Com duelo de artilheiros, Flu e Bota se enfrentam de olho na liderança
Fred e Loco Abreu são esperança de Tricolor e Alvinegro para evitar um confronto com o Flamengo na semifinal da Taça Guanabara
(Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
O primeiro lugar do grupo não vale apenas por uma questão de orgulho. Quem terminar a fase de classificação na liderança enfrentará na semifinal uma equipe de menor porte – Resende ou Boavista – e, de quebra, evitará um confronto com o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho antes da decisão da Taça Guanabara. O Fluminense entra em campo tendo somado 15 pontos em cinco partidas, enquanto Botafogo, que empatou com o Bangu na última rodada, tem 13 pontos.
saiba mais
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do confronto em Tempo Real, com vídeos. O PFC transmite ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. Gutemberg de Paula Fonseca apita a partida, auxiliado por Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massarra dos Santos.Botafogo: depois de um tropeço em dia de má atuação, o Botafogo precisa recuperar a moral vencendo um clássico. O empate garante a classificação para a semifinal da Taça Guanabara, mas os três pontos praticamente confirmam a liderança do Grupo B e, assim, um cruzamento teoricamente mais fácil na fase seguinte.
Botafogo: o último treino tático da semana teve sua maior parte fechada. Assim, Joel Santana mantém em segredo a formação a ser adotada no clássico contra o Fluminense. O treinador não descartou uma nova improvisação de Somália na lateral esquerda para conter os avanços de Mariano. Caso isso aconteça, Arévalo e Bruno devem concorrer a uma vaga no meio-campo. O Botafogo deve atuar com a seguinte formação: Jefferson, Fahel, João Filipe e Antônio Carlos; Alessandro, Marcelo Mattos, Somália, Renato Cajá e Márcio Azevedo (Arévalo ou Bruno); Herrera e Loco Abreu.
Fluminense: três gols em uma só partida, artilharia do Estadual com oito gols e um adversário que traz boas lembranças. Esses são os ingredientes para o atacante Fred, que vive boa fase e está ainda mais motivado para o clássico. E vale lembrar que, desde que chegou ao Fluminense, o camisa 9 já marcou quatro vezes contra o Glorioso.
Botafogo: recuperado de uma lesão no pé direito, Marcelo Mattos volta ao time no clássico. O volante, que está invicto em 19 partidas pelo Alvinegro, é considerado o ponto de equilíbrio da equipe, seja na marcação ou na saída de bola.
Fred, atacante do Fluminense: “Realmente fiz muitos gols contra o Botafogo, mas é uma das equipes que eu sinto mais dificuldades. Vai ser o jogo mais difícil. Na verdade, cada jogo é o mais difícil. Mas clássico tem um peso maior, afeta o emocional, chama mais o torcedor, dá moral.”
Joel Santana, técnico do Botafogo: "O Botafogo ainda não mostrou uma postura que me dê a tranquilidade de dizer que a equipe é essa. A coisa ainda não está da maneira que eu gosto. Vai ser um duelo dos dois ataques mais positivos da competição, e a promessa é de muitos gols. Num clássico como esse não se pode errar."
* Fluminense e Botafogo se enfrentaram 216 vezes. O Tricolor leva vantagem no duelo, com 86 vitórias, 61 empates e 69 derrotas. O Fluminense marcou 344 gols e sofreu 302.
* Esta será o sexto clássico entre Fluminense e Botafogo no Engenhão. O Alvinegro foi o único vencedor, levando a melhor na inauguração do estádio, dia 30 de junho de 2007 (vitória por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro). As quatro partidas seguintes terminaram empatadas - duas vezes em 1 a 1 e outras duas em 0 a 0.
* Em partidas do Campeonato Carioca, o Clássico Vovô não termina empatado há cinco anos, ou oito partidas. Desde então, o Botafogo levou a melhor, vencendo seis confrontos e perdendo dois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário