Audi sobra e fatura 6h de SP. Bruno Senna e Fernando Rees têm dia difícil
Etapa brasileira do Mundial de
Endurance tem Ferrari em chamas e vitória fácil do trio do carro #1 da
montadora alemã após batida feia de Toyota
Por GLOBOESPORTE.COM
Interlagos, São Paulo
2 comentários
Na pista, adrenalina, velocidade, batidas e até um incêndio durante as 6
horas de São Paulo, etapa brasileira do Mundial de Endurance da FIA.
Fora dela, emoção e diversão garantidas para as cerca de 40 mil pessoas
que prestigiaram a segunda passagem do evento que trouxe o espírito das
24 Horas de Le Mans para Interlagos. A vitória na categoria principal de
protótipos (LMP1) ficou com o trio do Audi R18 e-tron quatro de número
1, formado por André Lotterer, Marcel Fassler e Benoit Treluyer, atuais
campeões. Após serem superados pelo carro #2 da Audi (Tom Kristensen,
Loic Duval e Allan McNish) nos minutos iniciais, eles recuperaram a
ponta na primeira troca de pilotos e depois dispararam, completando 235
voltas, três a mais que o segundo carro da Audi, que completou a
dobradinha da montadora alemã.
Audi número 1 foi a grande vencedora das 6 Horas de São Paulo (Foto: Divulgação)
Filho do tetracampeão da Fórmula 1, Alain Prost, Nicolas fechou o pódio
com a Lola B12/60 Coup da Rebellion Racing. Ele se revezou com o ex-F-1
Nick Heidfeld e Mathias Beche. Os três primeiros colocados se
beneficiaram com a batida do carro #8 da Toyota (Anthony Davidson,
Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin). O time japonês defendia a vitória
de 2012 em Interlagos, mas se envolveu no acidente mais sério do dia. O
cronômetro marcava apenas 35 minutos, quando Sarrazin foi tentar
ultrapassar o retardatário Dominik Kraihamer (Lotus #32 da LMP2).
Entretanto, o austríaco mudou de linha repentinamente e acertou o
francês da Toyota, que perdeu o controle do carro e atingiu em cheio a
barreira de segurança. Sarrazin ainda fez de tudo para seguir na prova,
mas o esforço foi em vão, já que o carro não tinha mais condições. A
prova ficou sob bandeira amarela por quase uma hora para retirada do
carro e reparos na proteção de pneus. Na divisão secundária de
protótipos, a LMP2, a vitória ficou com o trio da G-Drive Racing, Roman
Rusinov, John Martin e Mike Conway, com um Nissan Oreca 03.
Stéphane Sarrazin tenta colocar Toyota de volta na prova após forte batida (Foto: Divulgação)
Dia difícil para os brasileiros
Não foi um bom dia para os brasileiros. Com cerca de duas horas de
prova, Bruno Senna – competindo na LM GTE-Pro de carros de turismo –
acabou envolvido em uma confusão com mais três carros. Ao tentar desviar
de uma Ferrari, o piloto acabou acertando um Porsche e sendo atingido
na traseira por uma outra Ferrari. Instantes depois, Bruno sofreu com a
quebra da suspensão traseira de seu Aston Martin Vantage V8 rodou e teve
que abandonar. Quem levou a melhor em sua categoria foi a dupla formada
pelos dois ex-Fórmula 1, Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni, a
bordo de uma Ferrari F456 Italia, da equipe AF Corse.
- Eu estava no lugar errado na hora errada. Nem sei se a Ferrari rodou
sozinha ou se alguém deu nela. Cheguei a pensar inicialmente que era um
pneu furado. Só vi que o problema era mais sério quando a suspensão
quebrou de vez. O carro estava competitivo. Não era o mais veloz, porque
sofríamos um pouco nas retas com o excesso de asa traseira. Mas
certamente isso traria um prêmio no consumo de pneus e aumentaria nossas
chance - lamentou Bruno.
Com a suspensão traseira quebrada, carro de Bruno Senna é rebocado em Interlagos (Foto: Reprodução)
Piloto foge de Ferari em chamas
E por falar em Ferrari, o outro carro do time pegou fogo, em um dos
momentos mais marcantes da prova. Para desespero de Toni Vilander, que
estava dentro. O finlandês, que fazia dupla com o japonês Kamui
Kobayashi, ex-F-1, saiu correndo com medo de uma explosão. Na pressa,
tropeçando e caindo duas vezes: uma ao deixar o carro e outra ao pular o
guard rail.
Ferrari de Toni Vilander ficou completamente destruída após incêndio (Foto: Divulgação)
Outro representante brasileiro na prova, Fernando Rees, que fez trio
com os franceses Patrick Bornhauser e Julien Canal, enfrentou problemas
eletrônicos no motor de seu Chevrolet Corvette C6-ZR1 durante toda a
corrida e amargou a sexta posição na categoria LM GTE-Am. A vitória
nesta categoria que reúne pilotos profissionais e amadores foi da dupla
britânica Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter, da Aston Martin.
Brasileiro Fernando Rees enfrentou muitos problemas durante a prova (Foto: Divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário