RBR e Ferrari 'de rua' andam juntas na Inglaterra
(Foto: Geoff Robinson / reprodução)
O engenheiro britânico Russ Bost já tinha ficado famoso na região de Essex, na Inglaterra,
por ter criado uma “RBR de rua”, que construiu praticamente do zero.
Um carro visualmente semelhante ao Fórmula 1 da equipe tricampeã
mundial de construtores, que ruma para seu quarto título consecutivo em
2013. O bólido desenvolvido por Russ é legalizado, possui placa, acomoda
até duas pessoas e pode rodar em vias públicas, mesmo com a aparência
de um monoposto com seus respectivos patrocinadores. Agora, Bost foi
além. Depois de repassar o carro ao amigo Mark Harrison, um fã de
Sebastian Vettel, o inventor de 56 anos resolveu ampliar o “grid” nas
ruas inglesas, e criou uma
Ferrari.
Assim como seu antecessor, o monoposto (que ganha um segundo assento
quando é retirada a carenagem traseira) possui 190CV de potência e
acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. Sua velocidade máxima é 170
km/h. A carenagem é feita de fibra de vidro, e o chassi é reforçado com
placas de aço. Com sua curiosa invenção, que atualmente pertence ao
amigo Mark, Russ já foi até Le Mans, na França, levando um passageiro e
todo o equipamento necessário para acampar.
A RBR criada por Russ Bost pertence agora ao amigo Mark Harrison (Foto: Geoff Robinson / reprodução)
Pai de três filhos, o britânico construiu seu primeiro carro em 2005,
adaptando um modelo da Fórmula Ford que foi cortado ao meio e ampliado, e
usando dois motores de motocicleta que ganhara. Desde então, o
engenheiro de Essex, que tinha uma oficina na cidade, já construiu 18
chassis. Após receber muitos elogios pelo veículo, ele decidiu criar
kits para outras pessoas, caso do amigo Harrison, de 51 anos.
- Na verdade, é relativamente fácil de guiar. É uma sensação incrível –
disse o novo dono da “RBR de rua" ao site do jornal Daily Mail.
Devidamente emplacados, carros circulam nos arredores de Essex (Foto: Geoff Robinson / reprodução)
O novo “brinquedão” de Russ levou três meses para ficar pronto, e ganhou as ruas ao lado do “rival”. Porém, nem a Ferrai nem a
RBR
conseguiram provar quem seria o carro mais rápido, já que ambos pegaram
um congestionamento que afetou o tráfego nas estradas dos arredores de
Essex.
- Por onde passo, todos olham. Geralmente dá pra saber o que estão
falando só de olhar para os seus lábios. Quase sempre dizem: mas que
diabos? – relatou Russ Bost à rede de TV britânica BBC.
Engarrafamento nas estradas inglesas frustrou o primeiro 'duelo' (Foto: Geoff Robinson / reprodução)
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