Hamilton vence com tranquilidade na China; Massa prejudicado em pit stop
De ponta a ponta, inglês triunfa pela terceira vez seguida em 2014; Rosberg completa dobradinha da Mercedes e mantém liderança no campeonato; brasileiro chega em 15º
Comente agora
saiba mais
Williams faz lambança em pit de MassaFelipe Massa, que chegou a ser tocado por Alonso na largada, poderia estar brigando com o espanhol por um lugar no pódio, mas uma lambança da Williams em seu primeiro pit stop, na volta 11, prejudicou completamente sua corrida. Os mecânicos trocaram os pneus traseiros entre si. Ao perceber o equívoco, eles se corrigiram, mas tiveram muita dificuldade para fixar as rodas corretamente por as terem forçado antes. Com isso, o brasileiro ficou uma “eternidade” nos boxes, caindo para a última posição. No fim, completou em 15º, longe da zona de pontuação. Confira a explicação detalhada do erro da Williams.
Quem ameaçou o pódio de Alonso foi um - mais uma vez - inspirado
Daniel Ricciardo. O australiano da RBR chegou a ser superado por Sebastian
Vettel no início, mas imprimiu um bom ritmo e forçou o tetracampeão mundial,
pela segunda prova seguida, a receber ordem dos boxes para abrir caminho. O
alemão chegou em quinto, seguido por Nico Hulkenberg (Force India) e Valtteri
Bottas (Williams). Novamente discreto, Kimi Raikkonen completou a prova na
oitava posição. Sergio Pérez (Force India) e Daniil Kvyat (STR) completaram a
zona de pontuação.
Comissário erra e dá bandeirada para Hamilton no fim da penúltima volta
Uma lambança da direção de prova por pouco não causou uma grande confusão. O comissário mostrou a bandeira quadriculada para Hamilton na penúltima volta. De acordo com
o regulamento, se a bandeirada é mostrada equivocadamente antes do
previsto, o resultado final é determinado pelo fim da volta anterior.
Com isso, foi levada em consideração a classificação da 54ª das 56
voltas. Por sorte, o erro não teve grandes consequências: a única
alteração foi a inversão das posições de Kamui Kobayashi e Jules
Bianchi, que haviam completado em 17º e 18º, respectivamente.
Após
uma etapa na Oceania e três na Ásia, a Fórmula 1 volta daqui a três
semanas para a chamada "temporada europeia" com oito das nove próximas
corridas disputadas no "velho continente". O GP da Espanha está marcado
para o dia 11 de maio, com transmissão ao vivo da TV Globo.
Partindo de sexto, Massa largou bem mais uma vez. O brasileiro colocou por dentro do pelotão, e vinha ganhando posições até levar um toque involuntário de Alonso, não saindo da prova por pouco. Hamilton manteve a ponta, enquanto Vettel passou Ricciardo e assumiu o segundo lugar. O australiano da RBR também perdeu a posição para Alonso. A decepção ficou por conta de Rosberg. Com problemas de leitura na telemetria de seu carro, o alemão da Mercedes foi engolido pelos rivais, caindo para sétimo e tocando em Bottas.
Com o bom carro da Mercedes, Rosberg recuperou terreno rapidamente. Primeiro, deixou Hulkenberg para trás. Pouco tempo depois, ultrapassou Massa e assumiu a quinta posição. O primeiro abandono da prova ficou por conta de Adrian Sutil, na volta 7, com problemas em sua Sauber. Lá na frente, Hamilton voava, abrindo quase 10 segundos para Vettel em dez voltas.
Felipe Massa foi para os boxes na volta 11 e teve problemas em seu pit stop. Primeiro, os mecânicos inverteram os pneus traseiros da parada. Na sequência, tiveram muita dificuldade para fixar a roda traseira esquerda, fazendo o brasileiro ficar uma “eternidade” esperando. Ele retornou à pista em último, mais de dez segundos atrás do penúltimo colocado, com a corrida completamente prejudicada.
Enquanto Hamilton e Ricciardo adiavam ao máximo suas primeiras paradas, Alonso ganhou a posição de Vettel nos boxes. Líder, o britânico da Mercedes, enfim, fez seu pit stop na volta 18, pouco depois de dar uma escapadinha de pista com os já desgastados pneus macios. Ele voltou 3s à frente do espanhol da Ferrari. Rosberg foi outro que ganhou colocação na parada, empurrando Ricciardo para o quinto lugar. Após 20 voltas, Hulk, Bottas, Raikkonen, Grosjean e Pérez completavam o top 10. Nesse momento, Massa era o 19º.
Vettel ignora ordem da RBR e tenta segurar Ricciardo
Com metade da prova completada, Hamilton sobrava, 15s à frente de Alonso. Enquanto isso, Rosberg forçava o ritmo para se aproximar do piloto espanhol. Ricciardo vinha em quarto, abrindo de Vettel, o quinto. Em corrida de recuperação, Massa era o 16º.
Em cena inusitada, Vettel – com pneus desgastados – foi deixado para trás pela Caterham de Kobayashi, que estava uma volta atrás. Pelo rádio, o alemão reclamou de ter sido ultrapassado pelo retardatário: “Está de brincadeira. Ele me passou porque está com pneus melhores. Duas voltas depois isso vai mudar”.
Massa fez sua segunda parada e, dessa vez, não teve problemas, voltando na 17ª posição. Após a rodada de pit stops, Alonso manteve a segunda posição, à frente de Rosberg, enquanto Hamilton seguiu confortavelmente na ponta.
Rosberg, enfim, colou em Alonso e conseguiu a ultrapassagem sem dificuldades na volta 42, assumindo a segunda posição. Hamilton seguia na ponta com folga, com 15s de vantagem. O espanhol passou então a ser caçado por Ricciardo.
O australiano não teve tempo para alcançar o espanhol da Ferrari, que terminou no pódio. E se tivesse, um erro do fiscal responsável pela bandeirada poderia ter lhe prejudicado. Pelo rádio, Hamilton disse ter visto a bandeira quadriculada na penúltima volta. Não era impressão. Segundo o regulamento, quando há um erro na sinalização do fim da corrida, é levada em consideração a a classificação da volta anterior. Com isso, o resultado final foi considerado após o fim da 54ª das 56 voltas. Assim, Haimilton venceu com 18s de vantagem para Rosberg, fechando a terceira dobradinha da Mercedes no ano. Massa completou a prova na 15ª posição.
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h33m26s338 (25 pontos)
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +18s0 (18)
3) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +23s6 (15)
4) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +27s1 (12)
5) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +47s8 (10)
6) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +54s3 (8)
7) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +55s7 (6)
8) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +1m16s3 (4)
9) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1m22s6 (2)
10) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +1 volta (1)
11) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +1 volta
12) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) +1 volta
13) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +1 volta
14) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1 volta
15) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +1 volta
16) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) +1 volta
17) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) +1 volta
18) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) +1 volta
19) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) +2 voltas
20) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) +2 voltas
Abandonaram:
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 27 voltas
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 4 voltas
Volta mais rápida: Nico Rosberg, com 1m40s402 na volta 39
* Como a bandeira quadriculada foi mostrada para o líder ao fim da 55ª das 56 voltas, o resultado final levou em consideração a classificação da 54, como previsto no artigo 43.2 do regulamento desportivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário