Ferrari faz 'pedido de esclarecimento' à FIA sobre ultrapassagem de Vettel
Após sequência controversa de sinalizações de pista, entidade validou manobra do alemão no GP do Brasil, mas time italiano quer nova avaliação
102 comentários
A origem da confusão é uma sequência de sinalizações emitidas por painéis luminosos e por fiscais de pista no primeiro setor do circuito, que sugerem uma contradição entre a real situação da pista. Na quarta volta, já sob chuva, Vettel superou Vergne na reta oposta. A manobra se deu pouco antes de um painel com uma luz verde piscante, que indicava que a zona de bandeira amarela, que proíbe as ultrapassagens, havia terminado. No entanto, a câmera onboard do carro da RBR mostra também que havia um fiscal de pista entre um painel e outro, agitando uma bandeira verde.
O incidente foi verificado pelos comissários desportivos – entre eles, o octacampeão de Le Mans, o dinamarquês Tom Kristensen – e não foi investigado. O comitê verificou que o movimento de ultrapassagem ocorreu após a sinalização do fiscal, que indica pista livre e ausência de perigo naquele trecho.
O artigo 179b do Código Esportivo Internacional da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) diz que um resultado pode ser revisto se um novo elemento for descoberto, mas que a apelação deve ser feita até o dia 30 de novembro do ano corrente. Nem Vettel nem a RBR comentaram a ação da Ferrari. Alonso, no entanto, postou na terça-feira uma enigmática mensagem em espanhol na sua conta no Twitter.
- Eu não faço milagres. Faço das leis corretas os meus milagres – escreveu o piloto da Ferrari, campeão mundial em 2005 e 2006 com a Renault, atual Lotus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário