Comissão atlética da Califórnia proíbe uso de TRT em lutas no estado
Membros da comissão argumentam que distribuição de isenções para uso terapêutico de testosterona é prática clandestina e que substância é proibida
36 comentários
sua última luta na Califórnia (Foto: Divulgação)
Segundo o site "Fight Opinion", a decisão foi tomada durante uma reunião de oito horas. Uma sugestão de mudança de lei para facilitar o processo de pedido de isenção para o uso terapêutico de diversas substâncias proibidas, incluindo a testosterona, foi contestada pelo advogado Michael Santiago, do Departamento de Defesa do Consumidor. Enquanto Karen Chapelle, procuradora geral em Los Angeles, defendeu que os lutadores continuassem recebendo isenções para uso de testosterona apesar de não haver nenhuma lei na legislação estadual que permita isso, Santiago argumentou que a testosterona é uma substância banida, e que a comissão não deveria usar uma política "clandestina" de aprovar seu uso enquanto não houver um estatuto na legislação para isso.
A CSAC já aprovou isenções para uso de testosterona a lutadores como Dan Henderson e Frank Mir no passado, mas foi na Califórnia que Chael Sonnen foi pego por níveis elevados de testosterona após sua primeira luta com Anderson Silva, em agosto de 2010. O polêmico lutador perdeu uma batalha legal contra a comissão, na qual argumentou que havia pedido a isenção e informado sobre sua condição de hipogonadismo. Desde então, Sonnen não lutou mais no estado. Entre os lutadores que já usaram ou estão sob TRT, estão, além dos três mencionados, Vitor Belfort, Forrest Griffin, Todd Duffee, Nate Marquardt e Shane Roller. O TRT é um tratamento usado por pessoas que sofrem deficiência na produção de testosterona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário