De reserva a capitão, Thiago Silva
tem ascensão meteórica na Seleção
Suplente na Copa de 2010, zagueiro tem rápido crescimento e vira líder do time nas Confederações. Na última Olimpíada, ele foi o dono da braçadeira
22 comentários
elenco da seleção brasileira (Foto: AFP)
A braçadeira, no entanto, não caiu no colo do zagueiro de um dia para o outro. Thiago viveu todas as etapas na seleção brasileira e, na Copa das Confederações, está tendo sua primeira experiência como capitão em um torneio oficial. Até então, ele havia sido o comandante nos Jogos de Londres, mas com o time olímpico.
- Toda vez que o hino nacional é executado, é uma sensação que não tenho como explicar. Lembro de todas as dificuldades que passei na minha vida e, hoje, sou o capitão da seleção brasileira. Sinceramente, isso é uma coisa que não esperava. Na hora do hino, fecho os olhos e penso na minha infância e em tudo o que passei. Isso me dá uma força muito grande para ajudar a Seleção em campo – disse o zagueiro.
A braçadeira veio pela primeira vez com o técnico Mano Menezes. Mas mesmo com o atual técnico do Flamengo, ela demorou a chegar ao braço de Thiago Silva. Com Mano, o primeiro capitão foi Robinho. Daniel Alves e Julio César apareciam como opções quando o atacante do Milan não estava em campo.
Em seguida, Lúcio retornou à Seleção no início de 2011 e retomou a braçadeira, inclusive na disputa da Copa América. Quando o zagueiro do São Paulo, então no Inter de Milão, deixou de ser convocado, foi a vez de Ronaldinho Gaúcho ser o comandante em campo. Thiago Silva só foi ser capitão pela primeira vez no último amistoso de 2011, contra o Egito, quando apenas jogadores que atuavam no exterior representaram o Brasil.
Sob o comando de Felipão não foi diferente. Nos dois primeiros jogos (Inglaterra e Itália), o capitão foi David Luiz, uma vez que Thiago não jogou. De volta contra a Rússia, o camisa 3 retomou o posto.
Passo a passo, Thiago Silva vai conquistando metas e realizando sonhos com a camisa amarelinha. O próximo objetivo está traçado: erguer a taça da Copa das Confederações.
- Penso nisso todos os dias. Se eu falar que não tem um dia que eu acordo e não penso, estarei mentindo. Todos os dias, em alguma hora, sempre penso na possibilidade e sonho com esse momento. Espero que eu possa realizar esse sonho, como eu realizei todos os sonhos da minha vida.
Contando apenas os jogos do time principal, Thiago Silva já foi capitão da seleção brasileira em 13 jogos. Com a braçadeira, ele venceu dez, empatou dois e perdeu apenas um. A derrota foi exatamente para o México, na final das Olimpíadas de Londres. Na última quarta-feira, porém, o rival foi derrotado pelo Brasil por 2 a 0, no Castelão, em Fortaleza.
No próximo sábado, o Brasil vai enfrentar a Itália, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O confronto é válido pela terceira rodada do Grupo A da Copa das Confederações. A partida será transmitida ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário