Giro do Motor: capotagem de Kubica, explosão nos EUA e pódios brasileiros
Após anúncio da aposentadoria de Franchitti, fim de semana tem incêndio e hexa na Nascar, conquistas brasileiras pelo mundo e novos acidentes do polonês no rali
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A etapa de encerramento da Nascar Sprint Cup que foi vencida por Denny Hamlin. Mas os olhos dos torcedores estavam voltados para o nono colocado, Jimmie Johnson. Entrando em vantagem na reta final do playoff, o piloto do carro 48 terminou a temporada celebrando seu sexto título na principal divisão da Stock Car americana. O competidor já havia sido pentacampeão entre 2006 e 2010, e voltou a conquistar a taça em 2013. No círculo da vitória, Johnson chamou sua esposa e sua filha enquanto dava uma entrevista à TV, e chorou com elas em um demorado abraço. Prova de que as conquistas ainda mexem com o mais bem sucedido piloto desta década na categoria. Com a sexta taça, ele ficou a apenas uma de igualar as lendas Richard Petty e Dale Earnhardt, ambos detentores de sete títulos na Cup.
No dia em que Jimmie Johnson fez história na Nascar, Paul
Menard também tratou de aparecer. Se dentro da pista o campeão brilhou com o
sexto título em oito temporadas, Menard levou um grande susto na etapa de Homestead-Miami,
nos Estados Unidos, na última do ano. Quando o assoalho de seu carro começou a
pegar fogo na 230ª volta das 267 previstas, o piloto recolheu para os boxes. Mas
as chamas já estavam altas e o pneu traseiro direito explodiu no momento em que
os integrantes do time chegavam perto para conter o fogo. Menard foi retirado às
pressas do cockpit, e o incêndio foi controlado pelos bombeiros e fiscais, causando
muita fumaça e assustando torcedores e membros da equipe Richard Childress
Racing.
O cobiçado troféu da Nascar
Antes
da decisão do campeonato, a Miss Sprint Cup posou no alto de um
edifício usando um macacão igual ao dos pilotos, ao lado do troféu que
dois dias depois seria conquistado por Jimmie Johnson. Detalhe: a
varanda era envidraçada, do teto ao chão. Para quem acha que vida de
modelo é fácil, esta foi uma pose para quem não tem medo de altura!
Nelsinho e Paludo encerram o ano na Nascar
Os pilotos brasileiros da Nascar não venceram em 2013,
mas terminaram o ano com um saldo positivo. Pela Truck Series, terceira divisão
nacional, Miguel Paludo passou praticamente todo o campeonato brigando pelo
quinto posto na classificação, mas sofreu com um carro instável na última etapa
do ano e encerrou o ano em nono lugar, depois de ter feito poles e liderado
várias provas. Já na Nationwide Series, segunda divisão nacional, Nelsinho
Piquet viveu um ano complicado em sua primeira temporada completa na categoria.
Com o top 10 na última prova do ano, o filho do tricampeão Nelson Piquet fechou
o ano em 12º. Mais experientes, os dois devem permanecer em suas categorias em
2014, com o objetivo de buscar o título na próxima temporada.
Kubica bate duas vezes em sua estreia no Mundial
A
capacidade de Robert Kubica de se meter em apuros não tem precedentes. O
polonês que já sofreu um forte acidente na Fórmula 1 em 2007 e escapou da morte
em uma batida de rali em 2011, aprontou de novo neste fim de semana. E duas
vezes. Campeão da divisão secundária do Mundial de Rali (WRC2), Kubica foi
convidado por sua equipe, a Citroën, para fazer sua estreia na categoria
principal. E logo no primeiro dia de evento, na sexta-feira, o inconsequente
polonês rolou barranco abaixo. Não satisfeito, Kubica voltou no sábado e bateu
novamente, abandonado de vez a competição. Apesar dos sustos, ele e seu novo
navegador Michel Ferrara não se machucaram em nenhum dos incidentes.Após completar sua primeira temporada em monopostos, Pietro Fittipaldi, de 17 anos, voltou às pistas nesse fim de semana para o Torneio de Inverno da F-Renault Britânica. E mandou bem. O neto do bicampeão da F-1 Emerson Fittipaldi foi quinto colocado na primeira em Rockingham (Inglaterra) e subiu ao pódio em terceiro na corrida de número 2, disputada sob cuhva. Motivo de orgulho para o avô coruja, que pelas redes sociais elogiou bastante o desempenho do neto na pista molhada.
Pietro
não foi o único brasileiro a brilhar mundo a fora. Outra grande
promessa do automobilismo do país, Pipo Derani fechou a temporada
2013 com estilo. Neste domingo, o paulista de 20 anos subiu ao pódio no GP de
Macau de Fórmula 3, um dos eventos mais tradicionais do automobilismo mundial,
por onde já passaram lendas do esporte como Ayrton Senna e Michael Schumacher.
Piloto da equipe Fortec Motorsport, Derani chegou em terceiro após largar em
quinto.
Disputada desde 1954, a prova atrai os principais pilotos das
categorias de base do mundo e já foi vencida por grandes lendas do esporte,
como Senna e Michael Schumacher. Quatro brasileiros já conquistaram o título da
prova. Além de Ayrton (1983), também já triunfaram Roberto Pupo Moreno (1982),
Maurício Gugelmin (1985) e Lucas di Grassi (2005).
Vitória na homenagem a Ayrton Senna
O GP de Macau era especial: comemorava a 60ª edição do
evento e os 30 anos da vitória de Ayrton Senna. E o aniversário do triunfo do ídolo
brasileiro parece ter inspirado Alex Lynn. O britânico participou da prova com
um carro da equipe Prema pintado especialmente com as cores e o nome da Theodore Racing,
equipe de Senna em 1983 e venceu de ponta a ponta. Em segundo ficou o
português Antonio Felix da Costa, vencedor da corrida do ano passado e
integrante do programa de desenvolvimento de pilotos da RBR.
Felipe Guimarães é o mais novo campeão da Fórmula 3
Sul-americana. Neste domingo, no Autódromo de Cascavel, o piloto goiano
conquistou o segundo lugar na corrida 2 da oitava rodada dupla da temporada e,
contando com o abandono de Raphael Raucci, o único que poderia atrapalhar seu
título, conquistou a taça de forma antecipada. A temporada se encerra no dia 30
de novembro, em Curitiba.
Dario Franchitti abandona as pistas
A equipe Chip Ganassi, que contratou o brasileiro Tony Kanaan para a temporada de 2014,
não terá mais a sua principal estrela em ação. O time anunciou nesta quinta-feira
que o escocês Dario Franchitti, 40 anos, encerrará sua carreira. O tetracampeão
da categoria atendeu um pedido dos médicos para não se expor após o grave
acidente na última volta da etapa de Houston, em outubro deste ano. Na ocasião,
seu carro se tocou com o do japonês Takuma Sato e voou para o alambrado. Na
batida, 12 espectadores e um fiscal de pista também ficaram feridos.
- Correr tem sido a minha vida por mais de 30 anos e é
muito difícil pensar que não estarei mais pilotando. Eu estava realmente
ansioso para a temporada de 2014 com a Chip Ganassi Racing, com o objetivo de
ganhar pela quarta vez em Indianápolis e conquistar meu quinto campeonato na
Fórmula Indy. Sempre vou ter boas lembranças da minha carreira, e as relações
que estabeleci no esporte vão durar uma vida inteira – frisou Dario.
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