quinta-feira, 12 de junho de 2014

Comissão atlética chama Wanderlei Silva para prestar esclarecimento

Reunião do dia 17 de junho da entidade de Nevada vai analisar falta a exame antidoping e possíveis ações administrativas contra lutador brasileiro

Por Las Vegas
44 comentários
FRAME - Wanderlei Silva doping (Foto: Reprodução / Youtube)Wanderlei Silva em vídeo de justificativa após falta
a exame antidoping (Foto: Reprodução / Youtube)
O lutador Wanderlei Silva foi convocado pela Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC) para prestar esclarecimentos sobre sua recusa em participar de um exame antidoping surpresa no final de maio. O atleta brasileiro deve comparecer à reunião da entidade em Las Vegas na próxima terça-feira, 17 de junho.
De acordo com o site americano "MMA Junkie", o chairman da comissão, Francisco Aguilar, requisitou a presença de Wanderlei na reunião, mas o lutador ainda não confirmou presença. Mesmo que ele não compareça, Aguilar disse que a comissão vai analisar seu caso e decidir se alguma ação administrativa será tomada. O dirigente não soube informar quais opções de punição estariam disponíveis para a comissão, já que Wand não estava licenciado, nem em processo de pedido de licença, no momento do exame. O novo diretor executivo da NSAC, Bob Bennett, vai ser uma das testemunhas durante a reunião, assim como o coletor de amostras que Wanderlei teria recusado em sua academia em Las Vegas.
Wanderlei Silva estava escalado para enfrentar Chael Sonnen no UFC 175, no dia 5 de julho, em Las Vegas, evento regulamentado pela comissão de Nevada. O brasileiro foi retirado da luta e substituído por Vitor Belfort há cerca de duas semanas, quando foi revelado que ele teria faltado a um exame antidoping surpresa requisitado pela comissão. Wanderlei se justificou em mensagem em vídeo poucos dias depois, e disse ao Combate.com que o coletor apareceu sem identificação e com documentos em inglês para que ele assinasse; o lutador então alegou que precisava da presença de seu advogado por não dominar a língua o suficiente para entender do que tratavam os documentos, e saiu para outros compromissos. Ele afirmou que estaria à disposição para os exames após a final do TUF Brasil 3, no dia 31 de maio, e que tentaria recuperar a luta contra Sonnen.
A reunião do dia 17 de junho deveria incluir todos os personagens do "drama" que envolve esta luta no card de 5 de julho. Além de Wanderlei, Vitor Belfort estava programado para aparecer frente à comissão em seu processo de pedido de licença para enfrentar Sonnen. Porém, a entidade anunciou na noite desta quarta que, após sua luta contra Sonnen ser cancelada e seu nome ser retirado do UFC 175 devido à incapacidade da organização de obter um substituto, retirou Belfort da agenda do encontro. Sonnen, que havia dito na terça-feira que iria apelar do resultado, anunciou sua aposentadoria na noite desta quarta, mas continua na agenda da reunião por estar sujeito a ações disciplinares - ele recebeu uma licença de lutador da comissão em 17 de maio, seis dias antes de passar pelo exame antidoping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário