terça-feira, 5 de outubro de 2010

Red Bull X-Fighters 2006 Highlights - HUGE air!

esporte radical

O Que é Acrobacia aérea

Acrobacia aérea é um esporte radical praticado com pequenos aviões, planador e eventualmente com helicópteros, que envolve manobras aéreas em formações ou solo.A Acrobacia Aérea é praticada em aviões e planadores para treino, recreio, diversão e desporto. Alguns helicópteros, como o MBB Bo 105, são também capazes de manobras limitadas de acrobacia aérea.

Descrição

A maioria dos praticantes, são militares, com apoio da própria força aérea de seu país, há também pequenos grupos que realizam acrobacias aéreas apenas por entretenimento ou diversão.
A prática requer do piloto muita experiência e responsabilidade, ja que para faze-lo, é necessário levar em consideração que qualquer erro pode ser fatal tanto para o piloto, como para quem esta observando.Em alguns países, o uso de paraquedas em conjunto com sistema de ejeção é obrigatório.
Enquanto muitos pilotos fazem acrobacias apenas para diversão, centenas no mundo inteiro escolhem voar em competições de acrobacia aérea, um esporte com arbitragem.

Treinamento

Acrobacias aéreas são ensinados a pilotos militares como forma de desenvolver habilidades de voo precisas e para uso tático em combate. Acrobacias e formação de voo não são limitadas somente a aeronaves de asas fixas, helicópteros também são usados: o Exército Britânico, Marinha Real Britânica, Força Aérea Espanhola e a Força Aérea da Índia, entre outros, têm equipes de exibição de helicópteros.
Toda manobra acrobática aérea requer treinamento e prática para evitar acidentes. Tais acidentes são raro mas podem resultar em fatalidades, nos Estados Unidos, as regras de segurança são tais que não há morte de espectadores em shows aéreos desde a década de 1950.
Acrobacias rasantes exigem muito conhecimento e prática, e pilotos de shows aéreos precisam demonstrar suas habilidades antes de estarem autorizados a reduzir gradativamente a altura na qual eles podem se apresentar.

Competições

As competições são dividas em grupos de níveis primários ou graduados, são geralmente julgado por uma comissão de arbitragem, os pilotos que melhor se destacarem em diversos quesitos como, performance, maior dificuldade e melhor manobra, recebem maiores pontuações, é necessário grande resitência física dos pilotos, pois as forças g chegam a +8/-6g, e o limite observado em humanos é de 9.[9]

No Brasil

O Orgão responsável por campeonatos acrobáticos no Brasil é a ACRO Brasil (Associação Brasileira de Acrobacia e Competições Aéreas). Foi formalizada no 9 de janeiro de 1988, nas dependências do Departamento de Aviação Civil (DAC), na cidade do Rio de Janeiro[10].

Algumas esquadrilhas

The Australian Roulettes em formação
Avião Tucano da Esquadrilha da Fumaça
As acrobacias são realizadas geralmente em datas festivas com apresentações públicas: