sexta-feira, 10 de junho de 2011

Felipe se torna o jogador mais vitorioso da história do Vasco

Com a Copa do Brasil, camisa 6 é o atleta que acumula mais conquistas expressivas na Colina: são três títulos nacionais e dois internacionais

Por Fred Huber e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Felipe Vasco x Coritiba (Foto: Ag. Estado)Felipe durante a comemoração do título da Copa
do Brasil no Couto Pereira (Foto: Ag. Estado)
A conquista da Copa do Brasil foi muito importante para o Vasco, que colocou mais um campeonato de nível nacional em seu currículo, além de ter encerrado um jejum de oito anos sem título de Primeira Divisão. Mas, para um jogador em particular, esta taça virou um marco para lá de especial. Aos 33 anos, Felipe se torna o jogador com o maior número de conquistas de grande importância na história do clube.
O camisa 6 tem agora três títulos expressivos de nível nacional (Copa do Brasil e Brasileiros de 1997 e 2000) e dois de nível internacional (Libertadores de 1998 e Mercosul de 2000). Outros grandes ídolos da história vascaína não têm tantas conquistas. Roberto Dinamite e Edmundo, por exemplo, só têm um título brasileiro - 1974 e 1997, respectivamente. Falecido em abril de 2000, o goleiro Barbosa é o maior ganhador em quantidade: são 14 conquistas, mas boa parte delas em torneios de peso menor, como Torneio Municipal, Torneio Relâmpago e Torneio Início.
A Copa do Brasil coloca Felipe em um patamar acima dos jogadores que viveram um dos períodos mais gloriosos da trajetória centenária do clube, entre 1997 e 2000. São os casos de Juninho Pernambucano, Pedrinho, Luisinho, Mauro Galvão, Odvan, Nasa e Fabiano Eller, campeões brasileiros em 1997 e 2000, da Libertadores de 1998, da Copa Mercosul de 2000 e do Torneio Rio-São Paulo de 1999.
Ainda anestesiado com a conquista da taça, Felipe disse que não se deu conta da importância do que isso representa. Afirmou que está feliz de ter decidido largar o futebol do Qatar e ter retornado ao Vasco em busca de emoção. A torcida certamente também está satisfeita.
Libertadores dá uma motivação
a mais, sem dúvida. Mas prefiro não definir data de parar"
Felipe
- Realmente ainda não caiu a ficha sobre isso. Entrar novamente na história do Vasco é um sabor muito especial, agora já mais experiente. O desafio por que eu optei deu certo. Larguei uma vida pacata e tranquila no Qatar para voltar a viver essa emoção no Vasco. Estou muito feliz, agora é só comemorar. Fazer parte da família do Vasco é um prazer muito grande.
Felipe tem dito em suas entrevistas que pode se aposentar a qualquer momento, apesar de ter contrato até o fim de 2012. A chance de disputar a Libertadores do ano que vem e lutar pelo bi, no entanto, serve como um grande incentivo.
- Libertadores dá uma motivação a mais, sem dúvida. Mas prefiro não definir data de parar. Tenho contrato até o fim do ano que vem e pretendo cumpri-lo a partir do momento que eu estiver em um nível legal. Venho jogando bem, recebendo elogios. Então, a intenção é continuar.
Confira os títulos de alguns ídolos do Vasco:titulos jogadores vasco (Foto: arte esporte)

Alonso é o primeiro em sexta-feira recheada de acidentes no Canadá

Após batida de Vettel de manhã no 'Muro dos Campeões', pilotos exageram
à tarde. Massa fica em quarto, e Barrichello, em 12º após os treinos livres

Por GLOBOESPORTE.COM Montreal, Canadá
A proximidade dos muros, grande característica do Circuito Gilles Villeneuve, que recebe o GP do Canadá, foi a grande atração nos treinos livres desta sexta-feira em Montreal. Primeiro foi o tradicional "Muro dos Campeões", após a chicane que antecede a reta dos boxes, que foi apanhado pela manhã por Sebastian Vettel. À tarde, Adrian Sutil, da Force India; Kamui Kobayashi, da Sauber; e Jerome D'Ambrosio, da MVR, bateram e provocaram duas bandeiras vermelhas. Apesar disso, Fernando Alonso, da Ferrari, não teve problemas para fazer o melhor tempo do dia. Com 1m15s107, o espanhol foi 0s369 mais rápido que o alemão da RBR, atual líder do campeonato.
Alonso no treino do Canadá (Foto: AP)Alonso escapa de acidentes e é o melhor de sexta-feira nos treinos livres do GP do Canadá (Foto: AP)
Melhor do treino da manhã, Nico Rosberg foi um dos dois pilotos a não conseguir melhorar seu tempo à tarde - o outro foi Michael Schumacher, seu companheiro de Mercedes (o heptacampeão foi o 11º do dia). O tempo da primeira sessão livre o colocou na terceira posição do dia, apenas 10 milésimos à frente de Felipe Massa, o quarto. O brasileiro da Ferrari ficou quase meio segundo de Alonso, o melhor do dia. Ele ainda teve um problema inusitado, quando um detrito do carro de Kobayashi, que bateu à tarde, ficou presa em seu monoposto e ele teve de voltar aos boxes.
Após a polêmica do GP de Mônaco e ter de pedir desculpas a comissários e rivais, Lewis Hamilton começou o fim de semana em Montreal na quinta posição. O inglês também teve problemas com os acidentes, já que os destroços de um dos acidentes da tarde estragou seu único jogo de pneus supermacios do dia. Ele foi apenas 12 milésimos melhor que o compatriota e companheiro Jenson Button, o sexto. O escocês Paul di Resta, da Force India, conseguiu a sétima posição.
Uma boa surpresa desta sexta-feira foi o desempenho da Williams. Rubens Barrichello ficou com o 12º melhor tempo do dia, pouco mais de um segundo e meio atrás de Alonso. Pela manhã, o veterano brasileiro, que estreia uma série de atualizações do carro da equipe inglesa, chegou a ficar em quarto. O venezuelano Pastor Maldonado, seu companheiro, melhorou em relação à manhã e subiu para 14º.
Acidentes marcam o dia em Montreal
Os treinos livres desta sexta-feira em Montreal foram palco de uma série de acidentes. O primeiro aconteceu pela manhã, quando Sebastian Vettel errou o contorno da última chicane e acertou o "Muro dos Campeões", danificando sua suspensão dianteira direita. Por sorte, os danos não foram muito extensos e a RBR conseguiu aprontar o carro do líder do campeonato para a sessão vespertina. Além dele, vários outros pilotos deram escapadas no asfalto sujo do Circuito Gilles Villeneuve.
O cenário não foi diferente à tarde. Duas bandeiras vermelhas provocaram a interrupção da sessão. A primeira foi ocasionada por Kamui Kobayashi, que acertou o muro na primeira chicane da pista. Após o reinício do treino, Jerome D'Ambrosio errou no mesmo ponto e também bateu, causando mais uma pausa. Antes deles, Adrian Sutil, da Force India, colidiu na curva 7 e ficou fora da sessão.
Confira os melhores tempos dos treinos livres de sexta-feira para o GP do Canadá:
1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m15s107 (61 voltas)
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m15s476 (37)
3 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m15s591 (70)
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m15s601 (59)5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m15s977 (45)
6 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m15s989 (45)
7 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m16s089 (60)
8 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m16s102 (58)
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m16s324 (47)
10 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m16s422 (60)
11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m16s549 (58)
12 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m16s687 (56)13 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m16s905 (36)
14 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m16s941 (59)
15 - Sebastien Buemi(SUI/STR-Ferrari) - 1m17s051 (69)
16 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m17s549 (20)
17 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m17s662 (27)
18 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m17s684 (34)
19 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m17s757 (46)
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m18s470 (62)
21 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m18s482 (68)
22 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m18s536 (41)
23 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m18s648 (35)
24 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m19s810 (46)
25 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m19s838 (57)
26 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m19s960 (54)
27 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m20s311 (65)

Em 'novo começo', Daiane se inspira em Maurren e mira medalha olímpica

Ginasta gaúcha, que ficou quase três anos afastada por conta de lesão
no joelho e de um doping, comemora o retorno à seleção brasileira

Por Marcos Guerra São Paulo
Daiane dos Santos comemora novo recomeço (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Daiane dos Santos quer esquecer doping
(Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)
Após quase três anos afastada por conta de lesões no joelho direito e de uma punição por doping, Daiane dos Santos retornou aos tablados em grande estilo no último sábado. Ela teve a maior nota no solo do Troféu Brasil e garantiu o retorno à seleção brasileira permanente. A gaúcha de 28 anos ficou bastante animada com o resultado e contou, nesta quinta-feira, que se sente em um “novo começo”. Inspirada na saltadora campeã olímpica Maurren Maggi, sonha com uma medalha nos Jogos de Londres-2012.
- Duas semanas antes eu estava bem ansiosa, mas até que no dia não fiquei tanto. A sensação de pisar no tablado de novo é ótima. Sempre dá um friozinho depois de tanto tempo fora. Era um novo começo e tinha muita coisa em jogo. Era o tudo ou nada. Tinha de mostrar o que estava fazendo, se estava preparada ou não para voltar à seleção. Bom que deu tudo certo. Agora, é lapidar minha série - disse Daiane.
Durante o período em que ficou no estaleiro, a ginasta passou por uma situação embaraçosa: foi punida por doping. O exame acusou presença de furosemida, um tipo de diurético, substância proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada). Daiane diz ter aprendido a lição e quer deixar o doping como algo do passado.
Sou uma Daiane ainda melhor, mais madura e sem dores"
Daiane dos Santos
- Estou aprendendo muito com isso. Tiramos coisas positivas de todas as formas. Acho que todo mundo entendeu muito bem tanto aqui quanto na Federação Internacional de Ginástica (FIG). Isso passou. Foi uma fase complicada, mas já ficou para trás. Agora, a Daiane tem uma nova trajetória pela frente.
E Daiane espera percorrer um caminho dourado até as Olimpíadas de Londres, em 2012. Campeã mundial no solo em 2003, ela projeta brigar, novamente, pelo lugar mais alto do pódio em competições internacionais. Para isso, a ginasta se inspira em Maurren Maggi. Naquele ano, a saltadora foi punida por um doping e, nos Jogos de Pequim-2008, sagrou-se  campeã olímpica.
- Só quem está na nossa pele sabe o quanto é complicado. A Maurren é um ótimo exemplo de quem passou por um período assim e deu a volta por cima com todo gás. Mostrou que realmente não é preciso usar de outras formas (não lícitas) para chegar ao objetivo. Tomara que eu consiga fazer como ela e ser a campeã olímpica (risos). O que me motiva é a medalha, com certeza. É o que me falta – comenta Daiane.
Ginástica olímpica Daiane dos Santos (Foto: Ricardo Bufolin / Photo&Grafia)Daiane dos Santos teve a melhor nota no solo do
Troféu Brasil (Foto: Ricardo Bufolin / Photo&Grafia)
Bem humorada, a ginasta tem motivo para estar otimista, já que compete 100% fisicamente. Apresentar-se sem dores é algo tão raro que a gaúcha teve dificuldade para lembrar a última vez que entrou no tablado assim. Depois de muito esforço para puxar a data na memória, lembrou: foi em 2000.
- Sou uma Daiane ainda melhor, mais madura e sem dores, o que é a melhor parte, porque a dor causa insegurança. Não ter essa preocupação na hora de se apresentar ajuda muito.
Nova habilidade
Mesmo no estaleiro, a rotina de Daiane foi bastante puxada. Ela chegou a fazer quatro sessões de fisioterapia por dia - entrava às 6h e só saia às 19h. A longa jornada deu a Daiane intimidade com o tratamento.
- Construir uma perna nova não é fácil (risos). A coisa que mais fiz foi fisioterapia. Acabei até me especializando em fisio (risos), sei mexer bem em todos os aparelhos.

CBF confirma jogos da quarta rodada

Caos aéreo ameaçava a realização de até seis partidas neste fim de semana

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A CBF comunicou na tarde desta sexta-feira que os jogos  da quarta rodada do Campeonato Brasileiro das Séries A e B serão realizados normalmente. Havia a possibilidade de adiamento de seis partidas em função  do caos aéreo causado pela nuvem de fumaça originada das cinzas do vulcão Puyehue, no Chile.
Os jogos que tinham risco de remarcação eram Avaí x América-MG (sábado, na Ressacada), São Paulo x Grêmio (sábado, no Morumbi), Vasco x Figueirense (sábado, em São Januário), Internacional x Palmeiras (domingo, no Beira-Rio), Atlético-PR x Flamengo (domingo, na Arena da Baixada) e Botafogo x Coritiba (domingo, no Engenhão).
painel aeroporto vulcão (Foto: Agência Estado)Painel informa o cancelamento de vários voos na noite de quinta-feira (Foto: Agência Estado)
Com muita dificuldade, Grêmio consegue embarcar
No meio da tarde desta sexta-feira, o Grêmio teve seu voo para São Paulo marcado, mas algumas horas depois a viagem foi adiada.  O Aeroporto Salgado Filho, entretanto, estava em funcionamento. O atraso aconteceu em função da carência de aeronaves, uma vez que desde a noite de quinta até o início da tarde desta sexta o espaço aéreo da capital gaúcha permaneceu fechado.
O time só conseguiu embarcar às 20h para São Paulo. Durante o período de indefinições, a delegação permaneceu esperando em hotel próximo ao aeroporto. Às 18h30m deste sábado, no Morumbi, o Grêmio enfrenta o São Paulo pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
A Conmebol está preocupada com os transtornos causados pelo vulcão chileno e estuda a possibilidade de adiar a primeira partida da final da Taça Libertadores, entre Peñarol e Santos, na próxima quarta-feira, caso a situaçã

Editor de revista inglesa defende capa após polêmica: 'Amamos o Brasil'

Responsável pela 'Four Four Two', jornalista David Hall aponta Neymar como esperança para evitar a 'morte do futebol brasileiro'

Por Thiago Dias Rio de Janeiro
Four Four two  seleção brasileira (Foto: Reprodução)A capa da polêmica: 'A morte do Brasil" e "descanse
em paz?" no escudo da CBF (Foto: Reprodução)
"A morte do Brasil". Com essa manchete criticando o futebol brasileiro, a revista inglesa "Four Four Two" virou um dos assuntos mais comentados entre torcedores na internet nos últimos dias. Editor da publicação, o jornalista David Hall sabia que a capa seria recebida com polêmica, mas se defende: há "salvação" para a Seleção e a principal esperança é Neymar.
Em contato por telefone com o GLOBOESPORTE.COM, David mostrou-se um apaixonado pela Seleção pentacampeã mundial. Apesar da capa polêmica, com a sigla da CBF trocada por RIP ("descanse em paz", usada em túmulos), a reportagem aponta lados positivos do futebol brasileiro atual e apresenta as novas promessas, mas critica o sistema de jogo de Mano Menezes, a falta de bons atacantes e a desorganização da Copa do Mundo de 2014. O assunto que mais "incomoda" o editor é que os melhores jogadores do Brasil na Europa hoje são defensores, como David Luiz (Chelsea), Daniel Alves (Barcelona) e Thiago Silva (Milan).
- Nós, da "Four Four Two", amamos o Brasil. Sempre escrevemos sobre o futebol brasileiro. Mas a Seleção não vem bem há algum tempo, já com o Dunga questionávamos muito o estilo do Brasil. A reportagem é dividida em várias partes, explicando alguns pontos e apontando os desafios que virão para o país, como a Copa e a criação de um time de sucesso. Achamos que era uma boa hora para falarmos disso, um ano depois da eliminação na África do Sul - disse David.
A capa chama a atenção por decretar a morte do futebol brasileiro, mas a reportagem da revista adota um tom um pouco diferente. Em vez de uma afirmação, uma pergunta abre a primeira página dedicada ao assunto: "Quem morreu?", pergunta o título, com uma foto de Kaká e Robinho lamentando a derrota para a Holanda na Copa. Em seguida, a revista divide a matéria em tópicos, ouvindo opinião de ex-jogadores brasileiros para tentar explicar as dúvidas dos ingleses: "Quando os defensores ficaram tão bons?", "Por que as estrelas estão voltando para casa?", "Eles podem agir juntos para 2014?", "Pode um homem que pratica "futebol de resultados" levá-los à glória?" e "A turma de 2014".
reprodução Páginas da revista Four Four Two sobre a morte do futebol brasileiro (Foto: Revista Four Four Two)Primeira página da reportagem muda afirmação por pergunta: "Quem morreu?" (Foto: Revista Four Four Two)
Entre os textos, a "Four Four Two" publicou a opinião de alguns ex-jogadores da Seleção, como Zico, Toninho Cerezo, Rivelino, Mauro Silva e Careca, além do técnico Carlos Alberto Parreira. No tópico "A turma de 2014", a revista tenta projetar o time que estará na próxima Copa, escalando Julio César, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva, Marcelo, Lucas Leiva, Ramires, Ganso, Lucas, Neymar e Alexandre Pato. Os ingleses escolhem ainda cinco "reservas": Victor, Dedé, Sandro, Robinho e o jovem Jean Carlos Chera, que é das categorias de base do Santos e está negociando transferência para o Genoa.
A reportagem traz uma entrevista com Ganso, na qual o santista é comparado a Zinedine Zidane logo na primeira pergunta. Mas para David, Neymar é o principal candidato a reerguer a Seleção. Segundo o jornalista, o jovem é o sucessor natural de Ronaldo e precisa se firmar no futebol europeu para ser considerado um craque de verdade.
David Hall, editor da revista inglesa Four Four Two (Foto: Divulgação)David Hall, editor da 'Four Four Two': Neymar é
apontado como esperança (Foto: Divulgação)
- Neymar foi apontado por vários ex-jogadores que ouvimos como grande promessa do Brasil. Acho que ele está pronto para suportar essa pressão, me parece um rapaz muito confiante. Ele precisa jogar na Europa e se apresentar. Se jogar na Espanha ou na Inglaterra, por exemplo, pode virar um popstar. Neymar me parece um talento incrível, mas tem que provar num clube europeu - analisou.
Segundo o editor, a equipe da "Four Four Two" já esperava uma reação negativa da torcida brasileira sobre a polêmica capa, mas o risco valia a pena para buscar uma explicação para a fase atual do futebol pentacampeão do mundo.
- Sabíamos que a capa poderia ser mal recebida, mas sempre tivemos na cabeça a intenção de contar o que estava acontecendo com a Seleção. É claro que o Brasil pode "viver" de novo. Tem tudo para ganhar novamente. Depende de como os jovens vão evoluir e de como passar esse talento para um nível internacional - concluiu.

Fla anuncia a contratação de Airton: 'Espero repetir o bom trabalho', diz

Volante campeão brasileiro pelo clube chega por empréstimo de um ano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
airton benfica treino (Foto: Divulgação Site Oficial do Benfica)Volante Airton está de volta ao Flamengo
(Foto: Divulgação Site Oficial do Benfica)
O Flamengo confirmou nesta sexta-feira a contratação do volante Airton, que foi titular do time rubro-negro na campanha do título brasileiro em 2009 atuando como zagueiro. O jovem jogador chega por empréstimo de um ano, junto ao Benfica, e já integrará o elenco na próxima semana.
- Estou muito feliz com meu retorno ao Flamengo. Espero repetir o bom trabalho que tive na minha primeira passagem no clube e, como daquela vez, ganhar títulos. Foi muito bom para a minha carreira esse tempo que passei em Portugal. Amadureci e me ajudou. Sem dúvida isso vai ajudar no meu desempenho aqui no clube - afirmou Airton ao site oficial. do Flamengo, para em seguida falar sobre ótimas lembranças do título brasileiro de 2009.
- Aquele campeonato marcou muito. Ninguém acreditava que poderíamos ser campeões brasileiros. Mas, com seriedade, humildade e responsabilidade levamos o título. Farei tudo para que isso se repita.
A empogação por jogar ao lado de Ronaldinho Gaúcho é grande.
- Assim como foi com Adriano, realizarei o sonho de jogar ao lado do Ronaldinho Gaúcho. Ele é um astro, um dos grandes do futebol e espero ajudá-lo a conquistar muitas coisas no Flamengo - finalizou.
A contratação de Airton surge como um alento para a torcida do Flamengo nesta sexta-feira, já que horas antes o zagueiro Juan se manifestou através da assessoria de imprensa garantindo que ficará no Roma.

Cacá Bueno não engole punição e exige posicionamento da CBA

Piloto está revoltado com penalização em Campo Grande e CBA não sabe explicar por que o equipamento registrou velocidade de 137 km/h nos boxes

Por Alfredo Bokel Rio de Janeiro
Na quinta etapa da temporada 2011 da Stock Car, disputada no último domingo em Campo Grande, Cacá Bueno era o terceiro colocado e Daniel Serra, o sexto, quando ambos os carros da equipe RBR receberam penalizações simultâneas por excesso de velocidade nos boxes e tiveram que pagar um drive through (passagem pelos boxes), comprometendo o resultado final.
De acordo com o regulamento, o limite para os carros passarem pelos boxes é de 50 km/h, mas, segundo o equipamento oficial da categoria, Cacá e Daniel cruzaram a área dos boxes a 137km/h e 74km/h, respectivamente. A velocidade registrada, principalmente a de Cacá, chamou a atenção e gerou protestos da equipe. Ainda durante a prova, pelo rádio, o tricampeão reclamou da penalização, classificando-a como “um absurdo”. A prova já passou, mas o caso ainda gera polêmica e segue sem uma explicação definitiva.
Stock Car Cacá Bueno Daniel Serra (Foto: Bruno Terena)Cacá Bueno (0) e Daniel Serra (29) em ação (Foto: Bruno Terena)
- Fica um sentimento de frustração e revolta por uma decisão tão longe da realidade. Sinto que a categoria não tenha se posicionado. Eu queria um pedido de desculpas, mas nem um esclarecimento houve até agora. Credibilidade não se conquista escondendo erros, mas sim os assumindo - disparou Cacá, que, por conta da penalização, chegou em 13º lugar e ocupa a quarta colocação na temporada, com 58 pontos. Se tivesse chegado em terceiro, somaria mais 13 pontos e estaria empatado em pontos com Átila Abreu, na vice-liderança.
Daniel Serra, que recebeu a bandeirada em 15º, somou apenas um pontinho e chegou aos 22. Se tivesse terminado em sexto, ele somaria mais nove pontos e estaria com 31, mais próximo da classificação para a SuperFinal.
- Foi um erro absurdo, porque é impossível atingir essa velocidade naquele trecho. Fizemos tudo dentro das regras e já comprovamos isso com todas as informações possíveis. Sei que nossos pontos não serão recuperados, mas algo precisa mudar. Não podemos continuar vendo nosso trabalho ser desfeito por mecanismos que não são eficientes.
CBA ainda não sabe explicar o que aconteceu
O presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Nestor Valduga, reconhece que algo estranho aconteceu, mas ainda não tem uma resposta definitiva para o incidente.
- Foi estranho acontecer só com esses dois carros da mesma equipe, já que, durante todo o fim de semana, houve mais de duas mil passagens naquele ponto, somando os carros da Copa Montana e da Stock Car. Recebi um e-mail da empresa responsável pelo equipamento dizendo que nenhum problema foi constatado. Eu nunca vi nada assim em meus anos de automobilismo - admitiu.
Cacá acrescenta que durante a corrida realmente só ele e seu companheiro de equipe foram punidos, mas, nos treinos, somando Copa Montana e Stock Car, cerca de dez carros sofreram penalizações no mesmo ponto do pit lane.
- Nem um carro de Fórmula 1 chega a 140 km/h naquele ponto. O laudo da JL (fabricante dos carros) mostra que a minha velocidade nos boxes foi até inferior a de muitos carros - afirmou Cacá.
Perguntado por que os comissários aplicaram a penalização, mesmo sendo praticamente impossível um carro passar a 137 km/h no pit lane, Valduga esclareceu:
- Para os comissários que estão na torre, só chega a informação de que o carro número tal passou acima do limite de velocidade. Não chega a informação da velocidade que o carro atingiu.
Através da assessoria de imprensa, a RBR informou que não pretende recorrer à Justiça Desportiva, temendo ser penalizada. Mas Nestor Valduga esclarece que a equipe não correria esse risco, mesmo perdendo o recurso.
- O artigo 70 do regulamento desportivo foi modificado através do adendo 1, editado em 14 de março, portanto antes da primeira etapa, e não prevê punição em caso de recurso - disse.
- Ganhando ou perdendo o recurso, nada mudaria, porque eu já fui punido na corrida. Já ganhei e já perdi campeonatos por um ou dois pontos e eles me tiraram 13 agora - finalizou Cacá

'Sol' e chuva deixam pilotos sem
ação na nova pista de Silverstone

Setores mais novos do circuito drenam água mais rapidamente que a
parte antiga do traçado, o que provoca dúvidas e incertezas na pilotagem

Por SporTV.com Silverstone, Inglaterra
A MotoGP chega, neste domingo, à recém-reformada pista de Silverstone para o GP da Grã-Bretanha, num circuito com condições peculiares.
Nesta sexta-feira, na segunda sessão dos treinos livres, choveu na maior parte do tempo. Quando a chuva parou, uma parte da pista secou rapidamente e outra parte continuou encharcada. O circuito passou por reformas neste ano, e os setores mais novos drenam água mais rapidamente.
Valentino Rossi no GP de Silverstone (Foto: Reuters)Rossi guia sua Ducati em Silverstone: pista seca e molhada ao mesmo tempo intriga os pilotos (Foto: Reuters)
- O circuito parece muito bom, mas alguns trechos antigos retêm muito mais água. Isso causa dificuldades - disse o australiano Casey Stoner, da Honda HRC, vice-líder do campeonato, e melhor piloto nos treinos desta sexta. - Observando a maneira como os pneus molhados estão trabalhando neste momento, nós vemos que, por enquanto, não há problemas.
Para Nick Hayden, da Ducati, as condições foram difíceis, especialmente na segunda sessão de treinos livres.
- Percebemos diferentes superfícies e diferentes quantidades de água, mas a moto funcionou bem - disse Hayden. - Devemos ter cuidado para não destruir os pneus de chuva à tarde porque temos apenas quatro conjuntos para o fim de semana inteiro. Você precisa salvar dois para o treino classificatório e um para a corrida. Então, resta um para a prática.
Cal Crutchlow, da Yamaha Tech 3, classificou a pista como "inacreditável".
- Não dava para acreditar como a pista secou tão rapidamente - disse o britânico. - Uma curva podia estar molhada e a seguinte, seca. Era o caso de entender quando e onde você podia forçar para ganhar tempo no treino. Era fácil errar numa condição dessas: ir do seco para o molhado assim tão rapidamente não é fácil porque há muito calor gerado pelos pneus.
O SporTV transmite o GP da Grã-Bretanha, sexta etapa do Mundial de Motovelocidade, ao vivo neste domingo a partir das 7h15m (horário de Brasília), com narração de Guto Nejaim e comentários de Fausto Macieira.
Contratado recentemente pelo Al-Wasl, dos Emirados Árabes, o técnico Diego Maradona foi flagrado por torcedores nesta sexta-feira fazendo umas comprinhas em shoppings de Dubai. O argentino visitou o Dubai Mall, onde passou pela loja Louis Vitton e pelo Cafe Armani, e o Karamah Center.
O dia de turista do Pibe fez sucesso no Twitter, onde alguns fãs que encontraram o treinador publicaram fotos e detalhes do passeio. Segundo os fãs, Maradona foi muito assediado e foi responsável pela aglomeração de vários torcedores nos shoppings.

Neymar e Lucas são convidados pela Fifa para sorteio das eliminatórias

Wagner Ribeiro, empresário da dupla, divulga a novidade no Twitter

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
neymar lucas brasil sub 20  (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)Neymar e Lucas participarão de sorteio
(Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)
O sorteio das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, terá a presença de duas promessas da nova geração da Seleção Brasileira: Neymar, do Santos, e Lucas, do São Paulo. Wagner Ribeiro, empresário da dupla, postou em sua conta no Twitter que os meninos foram convidados pela Fifa como representantes do anfitrião Brasil no sorteio, que está marcado para o dia 30 de julho, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.
- Recebemos convite do Secretário Geral da Fifa, Jérome Valke, chamando Neymar e Lucas para o sorteio como representantes do Brasil - divulgou o empresário.
O Brasil, por ser a sede da Copa do Mundo de 2014, não disputa as eliminatórias. A etapa sul-americana também não entra no sorteio do dia 30, pois é jogada no sistema de pontos corridos, com todas as equipes se enfrentando

Maurício vai de vilão a herói, e Vitória vence a primeira na 'Era Geninho'

Zagueiro erra no primeiro gol do Duque de Caxias, mas se recupera e marca duas vezes no triunfo do Leão da Barra no Engenhão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O primeiro triunfo do Vitória na era Geninho teve o dedo do treinador. A partida contra o Duque de Caxias, nesta sexta-feira, no Engenhão, foi decidida graças à estrela do zagueiro Maurício. O time baiano venceu por 3 a 2, com dois gols marcados pelo defensor. O camisa 4 entrou em campo com a missão de substituir o capitão Léo Fortunato, barrado por Geninho. Com a vitória, o time baiano pulou para sétima colocação. Já o Caxias permanece na lanterna.
Maurício comemora gol do Vitória contra o Duque de Caxias (Foto: Fernando Soutello / Ag. Estado)Maurício comemora gol do Vitória contra o Duque de Caxias (Foto: Fernando Soutello / Ag. Estado)
O Vitória volta a jogar na próxima terça-feira, contra o líder ABC, no estádio Barradão, em Salvador, às 21h. No mesmo dia, o Duque de Caxias vai até a Ilha do Retiro enfrentar o Sport, às 21h50m.
Erro de vilão, gols de herói
A partida marcou a estreia de três jogadores do Vitória: os volantes Zé Luis e Rodrigo Mancha e o lateral-esquerdo Fernandinho. Pelo lado do Duque de Caxias, a novidade foi o atacante Valdiram, que ficou afastado do futebol para se recuperar da dependência de drogas.
Com a bola rolando, o nome do jogo foi o do zagueiro Maurício. No entanto, a primeira impressão não foi das melhores. O defensor falhou no lance do gol do Duque ao entregar a bola nos pés de Somália, que puxou o contra-golpe. Com a zaga aberta, o atacante tabelou com Valdiram e Erick Flores antes de abrir o placar.
Mas de vilão Mauricio tornou-se o herói da noite. Antes, Geninho mais uma vez colocou seu dedo na partida. O treinador sacou Xuxa ainda no primeiro tempo e colocou o atacante Rildo. Da cabeça do reserva saiu o passe para o primeiro gol do zagueiro rubro-negro.
O segundo tempo começou com o Vitória partindo para o ataque. Logo aos três minutos, Maurício marcou o segundo e colocou o time baiano em vantagem. Atrás no placar, o Duque não conseguiu repetir o bom futebol dos primeiros 30 minutos de jogo. A partida ficou amarrada, com o Vitória muito fechado e se defendendo muito bem.
A equipe baiana passou a explorar os contra-golpes e aos 34, após um erro na saída de bola do time do Duque, Geovanni carregou e serviu Neto Baiano. Na cara do gol, o atacante só teve o trabalho de empurrar para o fundo as redes.
No lance seguinte, o árbitro Emerson Almeida Ferreira viu pênalti para o time fluminense em um lance discutível. Somália cobrou e diminuiu. Depois disso, apesar dos esforços do time de Alfredo Sampaio, o Vitória segurou o resultado e volta para Salvador com os primeiros três pontos na bagagem.

DUQUE DE CAXIAS 2 X 3 VITÓRIA
Fernando; Léo, Santiago, Bruno Costa (Genilson) e Paulo Rodrigues; Leandro Teixeira, Júlio César, Erick Flores e Tony (Gilcimar); Somália e Valdiram (Bruno Veiga). Fernando; Nino, Alison, Maurício e Fernandinho; Mancha, Zé Luis, Jérson, Xuxa (Rildo) e Geovanni (Esdras); Neto Baiano (Léo Fortunato).
Técnico: Alfredo Sampaio Técnico: Geninho
Gols: Maurício (aos 36 do primeiro tempo e aos 3 do segundo), Neto Baiano (aos 34 do segundo tempo) (Vitória); Somália (aos 24 do primeiro tempo e 36 do segundo tempo)
Cartões amarelos: Maurício, Nino (Vitória); Leandro Teixeira, Leonardo, Bruno Costa (Duque)
Público: 517 torcedores
Renda: R$ 5.650,00
Estádio: Engenhão
Data: 10/06/2011
Árbitro: Emerson Ferreira (MG)
Auxiliares: Celso da Silva (MG) e Pedro Araújo Dias Cotta (MG)

Paraná Clube vence o Salgueiro, mesmo sem uma boa atuação

O único gol foi marcado por Luciano Castan, no primeiro tempo. Após a saída do atacante Kelvin, com dores no joelho, o time não criou mais

Por Gabriel Hamilko Curitiba
Em uma noite fria na Vila Capanema, o Paraná venceu a sua primeira partida em casa na série B. Com um gol marcado aos 20 minutos do primeiro tempo, pelo lateral Luciano Castán, o Tricolor venceu o Salgueiro, e acabou com invencibilidade do time pernambucano.
No lado tricolor, foi a estreia do técnico Roberto Fonseca, que promoveu algumas alterações no time titular. Sacou o lateral-esquerdo Lima, o volante Serginho e o meia-atacante Léo por Amarildo, Everton Garroni e Giancarlo, respectivamente.
Já o Carcará do Sertão - maneira como o Salgueiro é chamado pelos seus torcedores – só estava desfalcado pelo volante Pio, que sentiu dores no pé. No seu lugar, o técnico Neco colocou Wendell.
O Salgueiro surpreendeu no começo do campeonato. Ganhou do Duque de Caxias e empatou com ABC e São Caetano. Com a primeira derrota, o time vai para cinco pontos e cai para a nona posição. Já o Paraná se recupera de sua última derrota, contra o Americano, e sobre na tabela, com sete pontos, ficando temporariamente em quinto lugar até o fechamento da rodada, no sábado.
O Paraná Clube enfrenta agora uma maratona de jogos. Na próxima terça-feira, vai para o planalto central brasileiro, enfrentar o Goiás, às 19h30. Depois, viaja para o Nordeste para jogar contra Náutico, no sábado.
Os adversários do Salgueiro são os mesmos, mas a comodidade é maior. Na terça-feira, às 19h30, recebe o Náutico, e no sábado é a vez do Goiás.
Vantagem paranista
O Tricolor começou ameaçando ofensivamente o Carcará do Sertão. As mudanças do técnico Roberto Fonseca na lateral-esquerda foi bem assimilada pelo time, que caiu bastante por aquele setor. Diferente das outras partidas, o Paraná não concentrou suas investidas tanto pelo meio, variando bem as jogadas.
Apesar de dominar mais a posse de bola e levar mais perigo ao gol de Marcelo Silva, o Paraná também foi surpreendido pelo Salgueiro, mas a equipe do Sertão não chegou a assustar a meta paranista. O time pernambucano tinha muito dificuldade em sair da marcação de Cris e Amarildo.
No meio de campo, quem se destaca nas construções da jogada era o volante Welington, além do atacante Kelvin, que deixava os seus marcadores alvoroçados. As situações mais perigosas eram em lances de bolas paradas.
Em uma delas, o Paraná abriu o placar. Após escanteio de Welington, a zaga do Salgueiro errou, a bola tocou levemente no zagueiro Cris e Castan, livre, empurrou de cabeça para o fundo da rede.
O Salgueiro sentiu o resultado e não conseguiu reagir mais na etapa inicial. Pecava no toque de bola no meio de campo, que errava muitos passes.

Luciano Castán comemora gol do Paraná contra o Salgueiro (Foto: Heuler Andrey / Ag. Estado)Luciano Castán comemora gol do Paraná que deu a vitória contra o Salgueiro (Heuler Andrey / Ag. Estado)
Sem brilho nos dois lados
O Salgueiro voltou mais ligado no jogo. O técnico Neco colocou sua equipe mais a frente, tirando o volante Josa e colocando o meia Clébson. O time pernambucano ganhou mais velocidade com a alteração e não permitiu que o Paraná dominasse tanto a posse de bola.
O jogo perdeu qualidade. Quando o Salgueiro atacava, não conseguia finalizar com eficiência, principalmente nas investidas do atacante Edmar. O técnico paranista aproveitou e substituiu rapidamente, realizando possíveis testes na equipe. A única alteração “necessária” foi a de Kelvin, que sentiu o joelho. No seu lugar entrou Léo.
As outras duas mudanças foram a saída do lateral-direito Lisa e do meia Jefferson Maranhão, que deram lugar para Júlio César e o volante Serginho. A nova formação do Paraná era mais tímida e tirou o potencial ofensivo do Tricolor.
Com as duas equipes errando muito no meio de campo, a etapa final não foi agraciada por muitos lances de perigo aos goleiros de ambas equipes. O Paraná segurou o jogo e o Salgueiro não conseguiu esboçar uma reação.

PARANÁ CLUBE 1 X 0 SALGUEIRO
Zé Carlos, Lisa (Júlio César), Amarildo, Cris e Luciano Castan; Júnior, Everton Garrone, Wellington e Jefferson Maranhão (Serginho); Kelvin (Léo) e Giancarlos. Marcelo Silva; Marcos Tamandaré, Henrique, Alemão e Piauí; Wendell, Josa (Clébson), Mateus e Edmar; Fagner e Fernando (Fabrício Ceará).
Técnico: Roberto Fonseca Técnico: Neco
Gol: Luciano Castan (Paraná), aos 21 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Lisa, Cris, Luciano Castan e Giancarlo (Paraná); Wendell e Josa (Salgueiro).
Local: Estádio Vila Capanema. Data: 10/06/2011. Árbitro: Fabrício Neves Correa (RS), auxiliado por José Antonio Chaves Franco Filho (RS) e José Javel Silveira (RS).
 

Luis Fabiano retira pontos do joelho e iniciará nova etapa na segunda

Médico diz que atacante está motivado, sem dores e que começará a fazer leves corridas no Reffis do CT da Barra Funda. Volta segue sem previsão

Por Marcelo Prado São Paulo
Luis Fabiano segue tratamento no Reffis (Foto: Site oficial do São Paulo FC)Atacante ainda não tem previsão de retorno aos
gramados (Foto: Site oficial do São Paulo FC)
Operado no dia 20 de maio para raspagem de uma fibrose que se formou em um tendão próximo ao joelho direito, o atacante Luis Fabiano completou nesta sexta-feira a sua terceira semana de recuperação. O jogador retirou os pontos do local e, segundo o médico José Sanchez, iniciará uma nova carga de exercícios a partir da próxima segunda-feira.
- Os pontos já poderiam ter sido retirados antes, mas o Renê (Abdalla) preferiu esperar um pouco para não correr nenhum risco do local abrir antes de cicatrizar. Na próxima semana, ele começará a fazer trabalhos aeróbicos, a fazer leves corridas e também a fazer musculação trabalhando o músculo perto do local da cirurgia – explicou o médico.
Sanchez também disse que Luis Fabiano está cada vez mais animado com o seu processo de recuperação.
- Ele está muito bem, super motivado, querendo se recuperar o mais rápido possível. Todos aqui querem que ele jogue, mas tudo ocorrerá dentro do momento ideal, não vamos antecipar nada. O Luis não sente nenhum tipo de dor, o que também é muito importante – ressaltou.
No início da próxima semana, o médico concederá uma entrevista coletiva para falar dar uma previsão sobre o retorno do camisa 9 aos gramados. Especula-se que isso deverá acontecer entre a segunda quinzena de julho e a primeira semana de agosto.
- Antes de falar com vocês, nós no departamento médico vamos conversar com o pessoal da fisioterapia para começar a estipular uma data – disse Sanchez.

Liedson e Jorge Henrique treinam e devem enfrentar o Flu no domingo

Dúvidas por causa de problemas físicos, atacantes participam de atividade no CT Joaquim Grava e estão praticamente escalados pelo técnico Tite

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
liedson corinthians treino (Foto: Agência Estado)Liedson no treino do Timão (Foto: Agência Estado)
O técnico Tite ganhou duas boas notícias no treino do Corinthians, nesta tarde de sexta-feira, no CT Joaquim Grava. Os atacantes Jorge Henrique e Liedson treinaram normalmente e devem enfrentar o Fluminense, domingo, às 16h, no Pacaembu, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Jorge Henrique era nome certo fora do confronto por causa de uma lesão na panturrilha direita. Na primeira avaliação dos médicos, divulgada no início da semana, ele ficaria afastado dos gramados por 15 dias. Entretanto, surpreendentemente, se recuperou com o tratamento intensivo e está praticamente escalado.
O jogador, aliás, assinou a renovação de contrato com o clube nesta sexta. Depois de uma longa novela, o atleta aceitou reduzir a pedida e firmou um novo vínculo até o encerramento da temporada de 2014.
Já Liedson participou do primeiro treino nesta semana. Ele levou uma pancada no joelho direito diante do Flamengo e virou dúvida. O inchaço, porém, apresentou uma grande diminuição, fazendo o departamento médico liberá-lo para o trabalho com bola. Tite espera apenas o treino de sábado para confirmar os atletas ao lado de Willian no setor ofensivo.
Com a recuperação da dupla, o treinador consegue ganhar tempo para escalar Emerson. O Sheik ainda passa por um processo de recondicionamento físico e não tem condições de suportar toda a partida. Diante do Flamengo, ele entrou no segundo tempo, depois que Liedson se machucou.

- O Emerson já está melhor do que a situação passada. Tem possibilidade para 45 minutos, tendo uma margem para 60 - explicou o comandante.
A única alteração do Corinthians está na defesa. O zagueiro e capitão Chicão cumpre suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ele será substituído por Wallace.
O Corinthians começa a partida com: Julio Cesar, Weldinho, Wallace, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Willian, Liedson e Jorge Henrique.