sábado, 9 de abril de 2011

Há três anos no hipismo, Marcelo Alexandre já garante vaga em Londres

Cavaleiro de 24 anos atinge índice necessário na prova de adestramento

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Marcelo Alexandre hipismo (Foto: Divulgação / Alexandre Vidal)Marcelo Alexandre carimba o passaporte para
Londres-2012 (Foto: Divulgação / Alexandre Vidal)
Ainda falta mais de um ano para as Olimpíadas de 2012, mas já tem brasileiro com o passaporte carimbado para Londres. Marcelo Alexandre, do hipismo, garantiu sua vaga ao atingir o índice necessário na prova de adestramento do Serra e Mar, na noite de sexta-feira, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro.
Conduzindo Signo de Pinhais, Marcelo garantiu o segundo índice classificatório necessário para os Jogos, com média final de 66,191%. Embora tenha começado a montar há apenas três anos, já defendeu o país no Mundial de Kentucky, no ano passado.
- Aconteceu tudo muito rápido. Fazia equitação de trabalho, com 14 anos comecei a andar a cavalo e depois percebi que poderia levar o esporte a sério. A experiência em Kentucky foi maravilhosa, aprendi muito observando os melhores do mundo de perto. Quero fazer algumas clínicas, para que se tudo der certo, representar bem o Brasil em Londres - comentou Marcelo, de 24 anos.

Planeta Extremo faz descoberta arqueológica nas Bahamas!

 

Era pra ser apenas mais um mergulho na carreira do pesquisador Americano Brian Kakuk. Ele explora as cavernas das Bahamas há quinze anos. Desta vez, Brian levou a equipe do Planeta Extremo para as profundezas da caverna Stargate, o portão das estrelas. A caverna fica em Andros, no arquipélago das Bahamas.
Clayton Conservani descendo no blue hole
Clayton e espeleotemas
Stargate
descoberta de um crânio de 800 anos.
o arquipélago das Bahamas é assim...
No mergulho estavam Brian e outros três brasileiros. O instrutor Romeu Dib o câmera subaquático Gustavo Abah e o repórter Clayton Conservani. O mergulho durou uma hora e sete minutos a uma profundidade de trinta e seis metros. Os mergulhadores entraram cento e sessenta metros caverna adentro, pelos espaçosos labirintos deste santuário escondido na ilha de Andros.
indo mais fundo...
no salão do Stargate
Stargate
“Foram momentos mágicos, de muita observação e concentração. Brian ia na frente mostrando cada detalhe, as estalactites, estalagmites e dezenas de formações. A impressão que dava era de que estávamos em uma imensa catedral”, disse Clayton. Do lado de fora, a equipe do Planeta Extremo esperava ansiosa pela volta dos mergulhadores. O produtor Claudio Moraes, o editor Marcelo Outeiral, os repórteres cinematográficos Ari Jr e Claudio Carneiro sabiam da dificuldade do mergulho.
caveira do índio.
800 anos vos contemplam
os crânios com a testa achatada é um mistério para a ciência.
Era um dia especial, afinal nenhum outro brasileiro tinha explorado a caverna Stargate antes da nossa equipe. Quando parecia que nada mais poderia surpreender o grupo, o pesquisador Brian começa a escavar a lama. Alguns segundos depois ele nos mostra um crânio que estava no fundo. Brian estava radiante com a descoberta e os brasileiros puderam compartilhar esse momento histórico para todos. Brian disse que foi o quarto crânio encontrado na caverna. Todos são dos índios Aruaques que habitaram as Bahamas. Os cientistas acham que os índios podem ter se se atirado na caverna porque não aguentavam viver como escravos. Desiludidos, se suicidavam na profunda caverna. Segundo Brian o crânio encontrado pode ter até mil anos. A equipe do Planeta Extremo está produzindo o quarto episódio da série, que será exibida em maio. Uma viagem pelos buracos Azuis, os blue holes do arquipélago das Bahamas. As fotos são do fotógrafo Gustavo Abah.
espeleotemas
espeleotemas
Brian Kakuk observa os espeleotemas
Brian Kakuk observa um peixe raro e cego no Stargate.
Antes da viagem para as Bahamas o repórter Clayton Conservani fez um curso avançado de mergulho em caverna com o professor Romeu Dib. Eles utilizaram o lugar aonde é o berço do mergulho em caverna no mundo, Ginnie Springs, na Flórida. Olha que lugar!!!
aula a céu aberto no olho do diabo
águas cristalinas
entrando no buraco do diabo
Clayton no olho do diabo!
um femur foi encontrado no buraco do diabo.
Clayton dentro da caverna na Flórida
Clayton passeia pelas cavernas da Flórida
mais genie springs...
Clayton dentro do olho do diabo
a parte externa vista de dentro dágua
Clayton nas profundezas de genie springs
entrada do olho do diabo
Clayton mergulha nas cavernas de High Springs
Romeu Dib orienta Clayton no mergulho na Flórida
berço do mergulho em caverna
Em pé: Gustavo Abah, Claudio de Moraes, Claudio Carneiro, Marcelo Outeiral, Ari Junior. Abaixo: Romeu Dib e Clayton Conservani
Anote aí na sua agenda: dias 8, 15, 22 e 29 de maio, dentro do Esporte Espetacular, você vai ver todas as nossas 4 aventuras extremas pelo Planeta Terra.
1-MARATONA NA ANTÁRTICA – os brasileiros Bernardo Fonseca e o repórter Clayton Conservani participam da corrida mais extrema da Terra!
2-OS SOBREVIVENTES DOS ANDES” – a equipe do Planeta Extremo vai até os destroços do avião que caiu em 1972 com o time de rugby do Uruguai, e um dos sobreviventes, Gustavo Zerbino foi com a gente até lá!
3-EM BUSCA DA AURORA BOREAL – fomos ao ponto extremo da Noreuga observar um dos fenômenos mais impressionantes do planeta, a AURORA BOREAL!
4-MERGULHO NAS CAVERNAS DAS BAHAMAS – o repórter Clayton Conservani, Romeu Dib e Gustavo Mendes, fazem descobertas arqueológicas nos BLUE HOLES, nas Bahamas!
Esse é só o começo!!!!!!

Com o cronômetro zerado, Vettel voa e marca a segunda pole da temporada

Alemão supera tempo de Hamilton por um décimo. Massa é o melhor brasileiro, em sétimo, mas fica duas posições atrás de Alonso. Barrichello larga só em 15º

Por GLOBOESPORTE.COM Sepang, Malásia
Foi mais difícil do que parecia no fim dos treinos livres de sexta-feira. Após dominar todo o primeiro dia em Sepang, a RBR teve muitas dificuldades para andar na frente dos rivais em todas as partes do treino classificatório para o GP da Malásia neste sábado. Só que, já com o cronômetro zerado, ele apareceu. Com uma volta em 1m34s870, Sebastian Vettel pulverizou o tempo de Lewis Hamilton, o melhor até então, e arrancou sua segunda pole de 2011 e a 17ª da carreira, quando nem a equipe acreditava mais. O inglês da McLaren teve de se contentar com a segunda posição, um décimo atrás do alemão.
Melhor de sexta-feira, Mark Webber ficou longe do ritmo conseguido por seu companheiro neste sábado. O australiano da RBR larga apenas em terceiro, logo à frente de Jenson Button, da McLaren, o quarto. Com uma Ferrari bem aquém das rivais, Fernando Alonso foi o quinto colocado, duas posições à frente de Felipe Massa, seu companheiro de equipe, o sétimo e o melhor brasileiro do grid. A dupla foi separada pelo alemão Nick Heidfeld, da Renault-Lotus, que ficou em sexto.
A Rede Globo transmite o GP da Malásia ao vivo na madrugada deste domingo, às 5h (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas as 56 voltas em Tempo Real com vídeos.
vettel rbr gp da malásia (Foto: agência Reuters)Após conseguir a pole já com o cronômetro zerado, Vettel é cumprimentado por engenheiro (Foto: Reuters)
Rubens Barrichello, da Williams, não passou da segunda parte do treino e sai apenas em 15º. Após a sessão, o brasileiro pareceu muito desanimado com o desempenho da equipe inglesa no GP da Malásia. Para ele, o comportamento do carro em Melbourne, na primeira corrida do ano, foi melhor.
- Performance. Não tem outra explicação. Consegui passar na risca na primeira. Depois fiz a volta dos meus sonhos na segunda, mas só fiquei em 15º. Em Melbourne fomos melhores, mas aqui no calor não fomos bem. Vamos tentar outros limites, porque o de agora é esse -  lamenta Barrichello.
Hispania larga pela primeira vez no ano
 A primeira parte do treino classificatório (Q1) começou com surpresas: os dois carros da Hispania entraram na pista e conseguiram marcar tempos suficientes para largar na corrida deste domingo. Vitantonio Liuzzi e Narain Karthikeyan ficaram dentro do limite de 107% (7% a mais que o melhor tempo do Q1) e vão sair na última fila do grid em Sepang: o italiano é o 23º e o indiano, o 24º.
Um incidente inusitado com o carro de Sebastien Buemi provocou a interrupção do treino a 12 minutos do fim do Q1. A carenagem dos radiadores do lado esquerdo do carro simplesmente se soltou e ficou na pista, atrapalhando os outros pilotos. A direção de prova teve de mostrar a bandeira vermelha e parar a sessão para que os fiscais pudessem tirar a peça do asfalto.
Rubens Barrichello, da Williams, passou sufoco no Q1, mas conseguiu avançar para a segunda parte do treino (Q2) com um tempo arrancado no último minuto, que o colocou em 17º. Ele ainda foi ameaçado pelo companheiro Pastor Maldonado, mas o venezuelano não foi rápido o bastante e ficou apenas com 18ª posição no grid deste domingo.
Barrichello e Schumacher fora na segunda parte
Apesar de ter entrado no Q2, Barrichello não conseguiu ir muito longe no treino em Sepang. O brasileiro marcou apenas o 15º tempo no grid de largada e ficou muito aquém do esperado. Outro eliminado antes da superpole foi o alemão Michael Schumacher, da Mercedes. O heptacampeão ficou a quatro décimos do tempo marcado por Kamui Kobayashi e vai largar apenas em 11º.
Outro eliminado no Q2 foi a sensação do GP da Austrália, o mexicano Sergio Pérez. O piloto da Sauber foi superado com facilidade pelo companheiro Kobayashi, que foi à superpole, a última parte do treino. Ele vai largar apenas na 16ª posição na corrida deste domingo, pouco à frente do alemão Adrian Sutil, da Force India, o 17º. O japonês é o décimo colocado.
Confira o grid de largada para o GP da Malásia, no circuito de Sepang:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m34s870
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m34s974
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m35s179
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m35s200
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m35s802
6 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m36s124
7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m36s251
8 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m36s324
9 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m36s809
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m36s820
Eliminados na segunda parte do treino:
11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m37s035
12 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m37s160
13 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m37s347
14 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m37s370
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m37s496
16 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m37s528
17 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m37s593
Eliminados na primeira parte do treino:
18 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m38s276
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m38s645
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m38s791
21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m40s648
22 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m41s001
23 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m41s549
24 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m42s574

Túlio demonstra frustração por ser barrado no Botafogo-DF

Atacante fica fora de partida importante do Campeonato Brasiliense e desabafa no Twitter: 'Eu estava com a adrenalina nos meus hormônios'

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília, DF
Túlio usa a camisa 950 na partida do Botafogo-DF (Foto: Adalberto Marques / Ag. Estado)Túlio: decepção por não estar sendo aproveitado no
Botafogo-DF (Foto: Adalberto Marques / Ag. Estado)
Em jogo de vital importância para sua sobrevivência no Campeonato Brasiliense, o Botafogo-DF visita o Formosa, neste domingo, pela terceira rodada da segunda fase. No entanto, o Alvinegro candango não terá em campo o seu jogador mais conhecido. O atacante Túlio Maravilha, de 41 anos, sequer foi relacionado para a partida.
A decisão partiu da diretoria e do técnico Walter Lima, anunciado na última quarta-feira, e pegou Túlio de surpresa. Pelo Twitter, o jogador desabafou.
- Eu estava e estou estressado porque não vou jogar. E agora eu pergunto por que não me escalaram para um jogo tão importante como este? Não dá para entender, se desde quinta-feira estou à disposição para os treinos coletivos. E o presidente do Botafogo-DF nem me deu uma satisfação...
Com uma expressão curiosa, o atacante demonstrou toda a vontade que tinha de estar em campo e voltou a lamentar o fato de ficar de fora da partida.
- Eu estava maluco para jogar este jogo de tamanha importância. Com a adrenalina nos meus hormônios. Com treinador novo, achei que fosse uma.
Nos últimos jogos do Botafogo-DF, Túlio vinha amargando o banco de reservas. Esse, inclusive, teria sido o principal motivo para a demissão de Augusto César, ex-treinador do clube, com quem o atacante não tinha uma boa relação.
Para Túlio, o fato de dividir seu tempo entre a política e o futebol seria o principal motivo da barração. O jogador é vereador em Goiânia.
- Sou um jogador com 957 gols, com 41 anos de idade. Tenho disposição para jogar os 90 minutos. Basta eu estar em Brasília desde quinta. Mas fazer o quê!? Eu estou à disposição depois dos meus compromissos políticos. Eles sabem disso! Mas pelo jeito não fizeram questão da minha presença... Será que é só porque tenho que conciliar as duas profissões, a política e a de jogador de futebol? Se treino todos os dias na academia... - ponderou na rede social.
O atacante também lamentou o fato de não ter mais oportunidades em outros clubes do futebol brasileiro.
- Eu não consigo compreender as pessoas de modo geral. Um atleta brasileiro com 957 gols, faltando apenas 43 gols para o milésimo, e certas pessoas, como dirigentes de clubes das série A, B e C, não darem oportunidade a um atleta que luta pelo seu milésimo gol. Que país é esse!?
Túlio garante já ter marcado 957 gols na carreira. Em várias oportunidades, o atacante demonstrou vontade de anotar seu milésimo com a camisa do Botafogo-RJ, no Engenhão.
 

Inter tem impressão ‘extremamente positiva’ de papo com Falcão

Roberto Siegmann pretende anunciar substituto de Roth na segunda-feira. Clube promete esforço para encerrar tratativas

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Falcão, comentarista e ex-jogador (Foto: Edu Rickes / GLOBOESPORTE.COM)Falcão deve ser apresentado na terça-feira
(Foto: Edu Rickes / GLOBOESPORTE.COM)
A diretoria do Inter conversou na manhã deste sábado com Paulo Roberto Falcão. E saiu do bate-papo mais convencida a contratá-lo como substituto de Celso Roth, demitido na sexta-feira. O dirigente-chefe do vestiário vermelho, o vice-presidente de futebol do clube, Roberto Siegmann, tirou uma imagem muito boa do contato inicial com o ídolo da torcida.
A conversa já serviu para uma troca de ideias sobre forma de trabalho - planejamento, treinamentos, estrutura. Falcão se mostrou interessado nas categorias de base do Inter, e o clube gostou disso. Siegmann quer anunciar Falcão até segunda-feira.
- A impressão foi muito boa. Conversamos sobre ideias de trabalho. Na segunda-feira, temos que ter o nome para já começar a preparação para o jogo contra o Emelec. Estamos em uma fase de especulação. Falamos com algumas pessoas. A conversa com o Falcão foi extremamente positiva - disse o dirigente.
Não há problemas financeiros nas tratativas entre o Inter e Falcão. O que falta é definir questões pontuais - tempo de contrato e multa, por exemplo. O clube promete criatividade para resolver as pendências.
- O Internacional tem grande interesse em resolver esse problema. Vamos usar de criatividade e talento para superar as eventuais dificuldades e concretizar a contratação de um técnico.
O Inter pretende anunciar Falcão na segunda-feira, um dia de folga do elenco. Se der certo, ele será apresentado na terça.

Ganso conhece empresa de Ronaldo e deixa portas abertas para negociar

Irmão do jogador diz que ter imagem do Fenômeno vinculada à de Paulo Henrique é 'sempre interessante'. Primeiro contato foi apenas social

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Paulo Henrique Ganso santos (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Paulo Henrique Ganso: na mira de Ronaldo
(Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
Depois que pendurou as chuteiras, Ronaldo passou a se dedicar exclusivamente ao trabalho nos bastidores. Dono da 9ine, o Fenômeno já manifestou o desejo de gerenciar a imagem de promissores jogadores, como Lucas e Neymar, que já estão em negociação. E agora Ganso pode ser o próximo da lista. O meia foi visitar a agência do ex-atacante. Ainda não sentou para falar de negócios, mas já deixou as portas abertas para uma conversa em breve.
- O Ganso foi conhecer a empresa do Ronaldo, mas ninguém conversou sobre negócios. Há dois ou três meses tivemos uma conversa com o Marcus Buaiz (um dos sócios de Ronaldo na 9ine), mas ainda não tem nada certo.Pode vir a ter, é uma grande empresa. Vincular a imagem do Ronaldo à do Paulo Henrique é sempre interessante - explicou Papito Lima, irmão do jogador.
A 9ine, que além de contar com Ronaldo e Buaiz tem uma parceria com o grupo inglês WWP,   administra a imagem e negocia contratos de patrocínio para o lutador Anderson Silva – destaque brasileiro do MMA.

Filme repetido: América empata com o Macaé e está rebaixado no Carioca

Equipe rubra fica no 1 a 1, soma oito pontos em toda a competição e disputará a Segundona pela segunda vez na história em 2012

Por Cahê Mota Macaé, RJ
O coração americano sangra novamente. Exatamente três anos e quatro dias depois da primeira vez, o América Football Club teve decretado neste sábado o segundo rebaixamento de seus 106 anos de história. Com a corda no pescoço, a equipe rubra empatou por 1 a 1 com o Macaé, no estádio Cláudio Moacyr, pela sétima rodada da Taça Rio, e disputará a Segundona em 2012.
torcida do América lamenta rebaixamento (Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)Um dos poucos torcedores do América assiste à queda do time (Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)
Com dez derrotas, dois empates e apenas duas vitórias, o América soma oito pontos em todo o estadual, é o lanterna, e não há combinação de resultados que o faça superar a 15ª colocação, ocupada atualmente pelo Cabofriense, também já rebaixado.
Na partida diante dos macaenses, Bruno Reis, com lindo gol de falta, até renovou as esperanças de uma salvação milagrosa, mas Hyantony, no segundo tempo, sepultou o Diabo e, de quebra, manteve o Macaé na elite. Na Taça Rio, os americanos também estão na última colocação, no Grupo A, com apenas quatro pontos. Já os macaenses, que têm vaga garantida na Série C do Brasileirão, estão em sexto no Grupo B, com sete pontos, e já pensam na competição nacional.
Quatro guerreiros abraçam o América
torcida do América lamenta rebaixamento (Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)Jair, de 69 anos, fez longa viagem para ver nova
decepção (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)
Desta vez, nem Romário - que não esteve em Macaé - deu jeito. Chamado às pressas ainda na Taça Guanabara diante da campanha vergonhosa da equipe, o Baixinho voltou ao clube como dirigente. O cargo de deputado e os compromissos particulares, porém, impediram que o envolvimento fosse o mesmo de dois anos atrás, quando comandou o acesso à elite do Carioca. Muitos jogadores foram dispensados, outros tantos foram contratados, e treinadores se alternaram no cargo em busca da permanência na elita. O último deles foi Marcelo Buarque.
À espera de um milagre, ele mandou para campo uma equipe ofensiva, mas muito nervosa diante do Macaé. Na arquibancada, apenas quatro americanos acompanharam de perto o rebaixamento. Como se agonizassem a cada passe errado, cada jogada perdida, cada susto do adversário, Marcos Batista, de 42 anos, Jair Rangel, 69 anos, Cesar Caruso, 65 anos, e Bernardo Chacon, 18 anos, foram ao Moacyrzão apostando no improvável, mesmo que o amor pelo clube fosse a única explicação para que acreditassem nisso.
- Sou América há 69 anos, desde que nasci. Sou de Belford Roxo, peguei uns cinco ônibus e estou aqui pela paixão - disse, orgulhoso, Jair.
Em campo, a falta de qualidade era compensada pela dedicação. Diante de um Macaé sonolento, o América se mantinha no campo de ataque, mas era pouco perigoso. Quando conseguia criar boas oportunidades, a sorte não ajudava. Rede? Só pelo lado de fora, em chutes de Hugo e Assis. Enquanto isso, os macaenses assustavam em subidas dos laterais Johnathan e Bill.
Os marasmo, porém, foi quebrado aos 41 minutos, quando Bruno Reis acertou um lindo chute em cobrança de falta da intermediária no ângulo esquerdo de Everton. Esperança rubra, desespero dos macaenses, que, com os resultados da rodada, passavam a correr riscos.

Hyantony é o carrasco americano

Com apenas 702 torcedores, sendo que só os membros da bandinha do Macaé demonstravam animação, a partida fazia jus à péssima campanha das duas equipes e tinha cara de segunda divisão. Bate e rebate, divididas pesadas, passes errados. O bom futebol esteve longe do Moacyrzão. Sendo assim, a partida seria decidida na disposição. E foi nisso que o técnico Toninho Andrade apostou. Na volta do intervalo, colocou em campo o jovem Hyantony, xodó dos macaenses e, agora, marcado eternamente na memória dos americanos.
torcida do América lamenta rebaixamento (Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)Decepção do torcedor Marcos Batista no Moacyrzão (Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)
Pressionado, o América se salvava como era possível. Principalmente pelas mãos de Paulo Wanzeler. Endiabrado, o goleiro pegava tudo e dava a impressão de que não seria superado. E realmente não seria, se não fosse a desatenção de seus defensores. Aos 25, logo depois do tempo técnico, o Macaé armou uma blitz no campo ofensivo, concluiu duas vezes na pequena área e parou no paredão americano. Já no terceiro rebote, não teve como fazer milagre. Diante de desatentos zagueiros, Hyantony chutou com força do bico da pequena área. Wanzeler ainda alcançou a bola, mas ela estufou a rede próximo do travessão.
Alívio azul e branco, desespero em vermelho. Os quatro torcedores na arquibancada pareciam já não ter mais unhas para roer. Em campo, os jogadores apelavam para o individualismo. O tempo se passou, e o pior aconteceu. Refém dos próprios erros, o América teve o rebaixamento decretado ao apito final de Pathrice Maia. Uma tragédia anunciada desde a Taça Guanabara, principalmente na derrota por 9 a 0 para o Vasco.
Resignação, preocupação e fé
torcida do América lamenta rebaixamento (Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)Os quatro torcedores americanos em Macaé
(Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)
Fiéis ao América até o fatídico fim - o que não aconteceu nem sequer com a diretoria, sem representante em Macaé -, os quatro torcedores demonstravam maior resignação do que revolta com mais um rebaixamento. Torcedor do América (e "só do América", como frisa, aos 18 anos), Bernardo Chacon é daqueles fanáticos, que seguem o time onde quer que esteja. Rotina que será mantida mesmo com a queda.
- Minha família me ensinou a ser América desde que cresci. Essa foi a primeira camisa que vesti e, onde o clube jogar, eu vou. Na Série D, fui em Minas, Espírito Santo... Não vi o auge das glórias do América, mas amo o clube. Não muda nada.
Diante do caos, justificativas são buscadas para o rebaixamento. Os motivos são os corriqueiros de todo time rebaixado. A diferença, porém, é no tom do discurso, já vislumbrando uma volta por cima no futuro.
- Tudo isso é gerado por péssima administração, trocas de técnico... Vamos esperar para tentar melhorar. O Edu voltou, o Válber também. Vamos torcer - disse o torcedor Marcos Batista.
A resignação, por sua vez, não impede a preocupação, evidenciada nas palavras do jovem Bernardo.
- Meu medo é o fim do futebol do América. Vemos tanto time pequeno crescendo, e o América sempre para baixo. É triste.
Triste para o América. Triste para o futebol carioca, que terá um estadual em 2012 sem um de seus clubes mais charmosos.

MAcaé 1 x 1 América
Everton, Jhonatan, Eduardo Luiz, Ciro e Bill; Gedeil, Danilo, Osmar e André Gomes (Hyantony);
Bruno Luiz (Romário) e Robson (Siston).
Paulo Wanzeler, Michel, Victor, Arcelino e Assis; Léo Oliveira (Emerson), Paulo Roberto, Bruno Reis e Leandro; Guilherme (Wellington) e Hugo (Bruno Suzano).
 
Técnico: Toninho Andrade. Técnico: Marcelo Buarque.
Gol: Bruno Reis, aos 41 minutos do primeiro tempo. Hyantony, aos 25 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Emerson (AME).
Estádio: Claudio Moacyr, em Macaé (RJ). Data: 09/04/2011. Arbitragem: Pathrice Wallace Maia, auxiliado por Jackson Lourenço dos Santos e Wagner de Almeida Santos. Público: 702 pagantes. Renda: R$ 5.500,00.

Vasco vence o Cabofriense com um gol no fim e fica perto da semifinal

Alecsandro marca de pênalti aos 41 minutos do segundo tempo e decreta o rebaixamento da equipe da Região dos Lagos

O torcedor que voltou a São Januário neste sábado, após a vitória sobre o ABC-RN pela Copa do Brasil, ficou com a sensação de ter assistido a um filme repetido. Estádio cheio, adversário de menor expressão, partida dramática e mesmo placar: 2 a 1, desta vez contra o Cabofriense.
E, assim como na quarta-feira, o Vasco criou muitas oportunidades, mas só conseguiu chegar ao triunfo depois que um jogador adversário foi expulso. O Cabofriense, que teve o goleiro Flávio em noite inspirada, viu decretado o seu rebaixamento. É o lanterna do Grupo B na Taça Rio, com quatro pontos, e soma apenas oito em todo o Campeonato Carioca.
Já o Vasco, com 16 pontos, está muito perto de garantir a sua vaga na semifinal do turno. Ela pode ser confirmada já neste domingo, caso Flamengo (12 pontos) ou Americano (11 pontos) não vença Botafogo e Fluminense, respectivamente. Se os dois tropeçarem, os cruz-maltinos asseguram a primeira colocação com uma rodada de antecipação. Na última rodada da Taça Rio, no próximo domingo, o Vasco pega o Olaria, atual líder do Grupo B.
Os gols da vitória deste sábado foram marcados por Bernardo e Alecsandro, de pênalti, aos 41 minutos do segundo tempo. Zotti garantiu a igualdade no placar da primeira etapa, deixando a torcida sob tensão.
Bernardo coloca o Vasco na frente, mas Cabofriense empata
Antes do início da partida, houve uma homenagem para as crianças da escola em Realengo que foram vítimas do atirador Wellington Menezes de Oliveira. O estádio - que recebeu 18 mil torcedores - ficou em silêncio absoluto, e os jogadores se abraçaram no meio de campo. Com a bola rolando, a torcida voltou a fazer muito barulho para empurrar o time. Desde o início, o Vasco deu amostras de que estava disposto a pressionar o adversário.
O ataque estava se entendendo bem. Alecsandro, que já havia chegado perto de marcar após o goleiro rebater uma bola em suas costas, ameaçou o Cabofriense aos 13 minutos, quando recebeu cruzamento de Anderson Martins e cabeceou. Flávio voou e fez excelente defesa. Ninguém conseguiu aproveitar o rebote. O arqueiro teve muito trabalho: pouco depois, salvou com o peito um chutaço de perna esquerda dado por Fellipe Bastos da entrada da área.
Alecsandro comemora gol do Vasco com a torcida (Foto: Celso Pupo / Ag. Estado)Alecsandro sobe no alambrado para comemorar o segundo gol, de pênalti (Foto: Celso Pupo / Ag. Estado)
O gol cruz-maltino estava amadurecendo. Felipe deu lindo lançamento para Bernardo, que cruzou para Eder Luis, de cara para o gol. O camisa 7 não pegou bem na bola e mandou no travessão. O placar foi alterado, enfim, aos 20 minutos, em jogada tramada pelos mesmos três jogadores. Felipe, desta vez, tocou para Eder Luis, que achou Bernardo dentro da área. O xodó dos vascaínos dominou, livrou-se do marcador com muita calma e chutou no cantinho direito: 1 a 0. Na comemoração, fez os gestos com a mão imitando um pombo em pedido de paz e, na sequência, celebrou dançando funk junto com o amigo Fellipe Bastos.
O Vasco seguiu melhor, mas errou na defesa e foi surpreendido. Aos 34 minutos, Léo Itaperuna recebeu nas costas de Allan e bateu cruzado. Fernando Prass defendeu e deu o rebote para o meio da área. Zotti aproveitou e mandou para o fundo da rede: 1 a 1. Antes do fim da primeira etapa, a equipe da Colina esteve perto de ficar à frente novamente. Eder Luis rolou para Felipe, que, de perna direita, chutou forte no canto. Flávio defendeu.
Alecsandro, aos 41 minutos, dá a vitória ao Vasco
Na volta do vestiário, o Vasco levou um grande susto logo no início, quando Luciano Totó desviou de cabeça e obrigou Fernando Prass a voar para tirar a bola do ângulo. Mas a equipe cruz-maltina comandava as ações. E o panorama ficou melhor após a expulsão de Assunção, aos 11 minutos. Este foi o terceiro jogo seguido em que um adversário do Vasco levou o vermelho. Com a vantagem numérica, o técnico Ricardo Gomes revolveu tirar o volante Fellipe Bastos e colocou o atacante Leandro para deixar a equipe mais ofensiva.
A pressão continuou. Em uma de muitas oportunidades, Leandro recebeu cruzamento da direita, deu lindo drible no marcador e chutou de perna esquerda. A defesa desviou a bola para a linha de fundo. Pouco depois, Dedé mandou de cabeça e André Paulino salvou em cima da linha o gol certo.
Aos 33 minutos, o Vasco abusou do direito de perder gol feito. Felipe cruzou na medida para Dedé, que desviou de cabeça para o meio da área. Romulo, dentro da pequena área, chutou para a defesa de Flávio. Aos 34 minutos, Ricardo Gomes colocou Enrico na vaga de Bernardo e ouviu os gritos de "burro" da torcida.
Os torcedores testemunharam mais uma sequência impressionante de gols perdidos, boas defesas do goleiro Flávio e uma dose de sorte do Cabofriense. Felipe, da entrada da área, mandou uma bomba rente à trave esquerda. Na jogada seguinte, após uma linda defesa de Flávio, André Oliveira salvou de bicicleta um gol. Depois, Leandro acertou o travessão em chute de fora da área.
Quando a torcida já estava impaciente, veio o gol. Allan caiu em uma dividida na área, mas o pênalti só foi marcado mesmo na sequência do lance, em que Eder Luis foi empurrado. Alecsandro cobrou no canto direito de Flávio, enfim superado, aos 41 minutos. Festa nas arquibancadas e provocações ao rival Flamengo, que está na final do Carioca: "Ô Urubu, pode esperar, a sua hora vai chegar".
Vasco 2 x 1 cabofriense
Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Fellipe Bastos (Leandro), Felipe e Bernardo; Eder Luis e Alecsandro. Flávio, Wagner, Zé Carlos, André Paulino e Éverton; Marcelo Cardoso, Luciano Totó, Zotti (André Oliveira) e Diego Sales (Arílson); Assumpção e Léo Itaperuna (Allan).
Técnico: Ricardo Gomes Técnico: Lucho Nizzo
Gols: Bernardo, aos 20, Zotti, aos 34 minutos do primeiro tempo. Alecsandro, aos 41 minutos da segunda etapa.
Cartões amarelos: Luciano Totó, Assumpção, Léo Itaperuna (Cabofriense); Anderson Martins, Fellipe Bastos, Ramon (Vasco). Cartão vermelho: Assunção (Cabofriense).
Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro. Data: 09/04/2011. Árbitro: Antonio Frederico Maciel dos Santos. Auxiliares: Lilian da Silva Fernandes Bruno e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá. Público: 13.793 pagantes (18.081 presentes). Renda: R$ 214.950,00

Em 'festa rosa', Vôlei Futuro vence o Cruzeiro e força terceiro jogo na semi

Em partida marcada pelas homenagens ao meio de rede Michael, time de Araçatuba vence no tie-break e leva para Contagem a decisão da vaga na final

Por Cassio Barco e João Gabriel Rodrigues Araçatuba, SP
Os gritos, desta vez, eram de apoio. A cada passo que dava rumo ao saque, Michael ouvia o incentivo da torcida, que pintou de rosa o ginásio em Araçatuba. Dentro de quadra, os jogadores do Vôlei Futuro também entraram na campanha, com camisetas em homenagem ao companheiro no aquecimento, ataduras rosas nas mãos e até o uniforme acro-íris do líbero Mário Jr. A festa estava montada, e o Cruzeiro, que chegou a liderar por duas vezes, fez de tudo para estragá-la. No tie-break, contudo, o time da casa fez a alegria da torcida e se manteve vivo na Superliga com uma vitória dramática por 3 sets a 2 (19/25, 25/17, 21/25, 25/22 e 18/16).
O resultado iguala a série semifinal e força a terceira e decisiva partida na próxima sexta-feira, às 20h30m. O jogo vale vaga na decisão, e o palco será o ginásio de Contagem, cenário do polêmico episódio em que Michael foi xingado pela torcida rival, criando um clima de tensão entre os clubes ao longo da semana.
Volei Futuro Michael (Foto: Divulgação / CBV )O Volei Futuro de Michael se manteve vivo na Superliga e forçou o jogo 3 na semi (Foto: Divulgação / CBV )
O nervosismo que antecedeu o jogo entrou em quadra com os jogadores do Vôlei Futuro. No início da partida, o time de Araçatuba cometeu muitos erros e viu o Cruzeiro abrir na liderança. Michael, por exemplo, mandou na rede o seu primeiro saque, apesar dos gritos de incentivo da torcida. O time mineiro, do outro lado, parecia não se importar com a pressão vinda das arquibancadas. Ainda assim, a diferença no primeiro tempo técnico foi mínima: 8/7.
Na volta, o Vôlei Futuro empatou pela primeira vez a partida, em 10/10, após uma pancada do cubano Camejo. Os passes de William e os ataques certeiros de Wallace, porém, mantiveram a vantagem mineira. O time da casa tentou reagir, mas perdeu o primeiro set por 25/19.
Torcida Vôlei futuro bate bate rosa (Foto: João Gabriel Rodrigues /  GLOBOESPORTE.COM)Torcida rosa: festa no ginásio do Vôlei Futuro (Foto:
João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)
Na mudança de lado de quadra, Ricardinho chegou a discutir com o técnico rival, o argentino Marcelo Mendez. O levantador avisou: “Agora, eu vou jogar”. Uma nova pancada de Wallace abriu o segundo set, mas o Vôlei Futuro realmente voltou melhor. Em uma boa bola de Camejo pela esquerda, o time de Araçatuba ficou pela primeira vez na dianteira do placar.
Com passes precisos, Ricardinho deixava a jogada pronta para os canhões de Lucão e Camejo. Foi a vez do Cruzeiro se perder em quadra. Sem reação, o time mineiro não conseguiu segurar o embalo do time da casa, que fechou o set em 25 a 17.
O terceiro set começou equilibrado. O Cruzeiro voltou a se encontrar no jogo e equilibrou as ações. Ricardinho, do outro lado, continuava a brilhar. Em um lance de categoria e esforço, salvou uma bola de cabeça. Na sequência, Mário Jr., que jogou com uma camiseta com as cores do arco-íris, símbolo gay, levantou para Dentinho marcar o ponto. Na primeira parada técnica, porém, o time mineiro saiu em vantagem, com 8/7.
A partida continuou equilibrada, mas, aos poucos, o Cruzeiro foi aproveitando melhor seus ataques. Assim, o time mineiro foi construindo a sua vantagem e foi com 16/13 no segundo tempo técnico. Um ace de Michael chegou a animar o time da casa e a diferença, que chegou a ser de quatro pontos, logo caiu para dois (21 a 19). Os visitantes, no entanto, retomaram o controle do jogo e fecharam em 25/21.
Em tie-break emocionante, Vôlei Futuro fecha o jogo
Ainda embalado pelo quarto set, o Vôlei Futuro abriu o tie-break voando, com 3/0 e os jogadores pulando a cada ponto como se fosse um título. O pedido de tempo do Cruzeiro deu uma esfriada no caldeirão e na força de Vissotto. Com três falhas do oposto e um ace de Douglas, os visitantes viraram para 4/3. O equilíbrio não saiu mais de quadra, e nenhum time conseguia abrir dois pontos.
Com Wallace no saque, os mineiros fizeram 13/12, mas uma deixada Lucão igualou o placar de novo em um momento crucial do jogo. O próprio Lucão foi para o saque, dificultou a recepção, e Camejo invadiu por cima da rede, mas arbitragem não marcou. Match point para o Vôlei Futuro.
Mas o Cruzeiro não se entregou e foi buscar o seu match point com um incrível bloqueio simples do levantador William. Os donos da casa viraram de novo, e o tie-break foi se arrastando como manda o figurino de um jogo decisivo. A vitória heroica veio no saque potente de Camejo, que encerrou a partida, manteve o Vôlei Futuro vivo na Superliga e fez explodir a festa rosa no ginásio.
Bandeira Vôlei Futuro Michael (Foto: João Gabriel Rodrigues /  GLOBOESPORTE.COM)A bandeira lembra a luta contra o preconceito (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)

Léo Moura espera Botafogo mais ofensivo com Caio Júnior

Lateral do Fla, que trabalhou com o técnico em 2008, diz que já percebeu mudanças no estilo do rival

Por Richard Souza Direto de Atibaia, SP
Léo Moura no treino do Flamengo (Foto: Fábio Borges / VIPCOMM)Léo Moura já trabalhou com Caio Júnior no
Flamengo (Foto: Fábio Borges / VIPCOMM)
Sob o comando de Caio Júnior, o Botafogo, aos poucos, torna-se mais ofensivo. As mudanças táticas do novo treinador em relação ao esquema que Joel Santana utilizava têm sido sentidas pelos alvinegros e pelos adversários. Léo Moura é um deles. O lateral-direito do Flamengo trabalhou com o técnico na Gávea em 2008 e acredita em uma nova postura do rival.
- Vi os jogos do Botafogo contra o Paraná pela Copa do Brasil e o time está mudando o esquema de jogo. Era o Joel e agora o Caio começa a implantar a filosofia dele. A equipe passou bem pela Copa do Brasil, é muito perigosa, joga com dois caras na frente que dão trabalho (Herrera e Loco Abreu) e não deixam a defesa sair jogando. Vão jogar mais para frente.
O antídoto, segundo Léo, é responder da mesma forma.
- Durante a semana aqui em Atibaia, procuramos acertar nosso posicionamento e adiantar um pouco mais o time. Também precisamos evitar erros de passe.

A delegação rubro-negra retorna ao Rio na tarde deste sábado. Flamengo e Botafogo se enfrentam às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. O Fla tem 12 pontos, um a menos que o Vasco, e é vice-líder do Grupo A. No B, o Alvinegro tem 11, dois atrás do Olaria.
 

Fenerbahçe vence, reassume a ponta e torce por rival para se manter líder

Canários precisam de um triunfo do Galatasaray diante do Trabzonspor neste domingo

Por Agências de notícias Istambul, Turquia
jogadores do Fenerbahçe comemoram vitória (Foto: Divulgação / Site Oficial)Jogadores do Fenerbahçe comemoram vitória
(Foto: Divulgação / Site Oficial)
Com André Santos, Cristian e Alex entre os titulares, o Fenerbahçe derrotou de virada o Eskisehirspor por 3 a 1 fora de casa neste sábado, em partida válida pela 28ª rodada, chegou aos 64 pontos e reassumiu a liderança do Campeonato Turco.
Veja a classificação do Campeonato Turco
No entanto, para se manter no topo, a equipe comandada pelo técnico Aykut Kocaman terá que torcer para que seu rival histórico, o Galatasaray, vença neste domingo o Trabzonspor, atual segundo colocado, com 63 pontos.
O Eskisehirspor saiu na frente, logo aos oito minutos do primeiro tempo, com gol de Karadeniz. A reação dos visitantes, no entanto, não demorou a acontecer: Erkin, aos dez minutos, e Niang, aos 14, alcançaram a virada. Na etapa final, aos 42, Sentürk fez o gol que tirou as chances de empate dos donos da casa.

Totti faz dois, um deles aos 49 do 2º t, e dá vitória ao Roma sobre o Udinese

Confira os resultados da 32ª rodada do Campeonato Italiano

Por GLOBOESPORTE.COM Udine, Itália
Com dois gols do veterano Francesco Totti, um deles nos acréscimos da etapa final, o Roma bateu o Udinese por 2 a 1, neste sábado, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Italiano. Com o resultado alcançado fora de casa, a equipe da capital chegou aos 53 pontos (sexto lugar) e se aproximou dos anfitriões, que somam 56 e seguem em quarto, na briga pela última vaga na próxima Liga dos Campeões.
Veja a classificação atualizada do Campeonato Italiano
Totti comemora gol do Roma contra o Udinese (Foto: EFE)Totti comemora gol do Roma contra o Udinese (Foto: EFE)
Armero na partida do Udinese contra o Roma (Foto: EFE)Armero em ação pelo Udinese (Foto: EFE)
O veterano meia-atacante abriu o placar para a equipe da capital italiana aos 12 minutos do segundo tempo, cobrando pênalti. O empate dos donos da casa aconteceu aos 43, com Di Natale, que se isolou na artilharia do Calcio, com 26 gols.
Logo após o árbitro anular um gol do ex-palmeirense Armero que decretaria o triunfo do Udinese - alegou mão do colombiano -, Totti voltou a balançar as redes aos 49, assegurando o triunfo do Roma.

Messi repete Kaká, faz dois e garante virada do Barcelona sobre o Almería

A uma semana do clássico contra o Real Madrid, clube catalão mantém vantagem de oito pontos na liderança do Campeonato Espanhol

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Messi na partida do Barcelona contra o Almeria (Foto: EFE)Messi em ação pelo Barça (Foto: EFE)
Sem show, mas com eficiência, o Barcelona não deu sopa para zebra e derrotou o Almería por 3 a 1, de virada, neste sábado, e manteve a diferença de oito pontos para o arquirrival Real Madrid na liderança do Campeonato Espanhol. No próximo final de semana, os dois gigantes, que somam 84 e 76 pontos respectivamente, se enfrentam no Santiago Bernabéu pela 32ª rodada da competição.
Se horas antes Kaká foi o protagonista ao fazer dois gols no triunfo merengue sobre o Bilbao, Messi não deixou por menos e também anotou duas vezes na vitória catalã. O jovem Thiago Alcântara, filho do tetracampeão Mazinho, completou o placar para os donos da casa.
Abidal na torcida
Com a presença nas tribunas do lateral-esquerdo Abidal, que se recupera de uma cirurgia para retirada de um tumor no fígado, o Barcelona começou a partida ao seu tradicional estilo: bola no pé e belos toques.
No entanto, apesar de ter terminado a primeira etapa com o total domínio do duelo - aproximadamente 80% de posse -, o clube catalão só conseguiu um lance de perigo após um chute de Messi, na trave, aos 45.
BLOG BRASIL MUNDIAL F.C.: Barcelona B também brilha na Segundona
A nota triste do primeiro tempo foi a saída de Bojan aos 30 por conta de uma lesão nos ligamentos do joelho esquerdo. De acordo com a imprensa catalã, o jovem atacante está fora do restante da temporada por conta do problema.
Gol histórico do Almería
Para surpresa de todos, o Almería, que não havia criado nada na etapa inicial, abriu o placar logo aos quatro minutos. Em rápido contra-ataque, Piatti tocou para Corona que chutou sem chances para Pinto - substituto do suspenso Valdés - para fazer um gol histórico. Pela primeira vez o Almería conseguiu balançar as redes do Barça no Camp Nou.
Mas a festa não durou muito. Dois minutos depois, o zagueiro Gabriel Milito deu uma de Xavi e fez um lançamento primoroso para David Villa. O artilheiro da última Copa penetrou na área e foi derrubado pelo goleiro brasileiro Diego Alves. Na cobrança, Messi, com maestria, colocou no fundo das redes.
Thiago Alcantara comemora gol do Barcelona contra o Almeria (Foto: EFE)Thiago Alcântara comemora gol do Barcelona contra o Almería (Foto: EFE)
Filho de tetracampeão decreta virada
Aos 18, o meia Thiago Alcântara, que começou a partida como titular, anotou de cabeça um escanteio de Messi e decretou a virada catalã. Foi o primeiro gol do brasileiro, que defende a seleção sub-21 da Espanha (ele também possui cidadania italiana e brasileira), na competição.
Com a vantagem, o Barça voltou a colocar a bola no chão e, nos acréscimos, fez mais um com Messi, que assumiu a artilharia do Espanhol com 29 gols ao lado de Cristiano Ronaldo. Agora o foco do Barça é o duelo contra o Real. Antes, porém, o time de Guardiola praticamente cumpre tabela contra o Shakhtar no jogo de volta entre as duas equipes pelas quartas de final da Liga dos Campeões. Na partida de ida, os culés venceram por 5 a 1 e só perdem a vaga nas semis se forem derrotados por 4 a 0.