terça-feira, 31 de dezembro de 2013

De volta à cena, McMann promete usar erros de Ronda para levar título

Com oito vitórias no cartel, desafiante do cinturão peso-galo afirma 
que já sabia que enfrentaria vencedora do duelo contra Miesha Tate

Por Las Vegas, EUA
17 comentários
Longe dos holofotes desde agosto, Sara McMann está de volta à cena para desafiar o cinturão peso-galo de Ronda Rousey no UFC. O duelo está para marcado para a edição 170, que acontece no dia 22 de fevereiro, em Las Vegas. Em entrevista ao site MMAJunkie, McMann disse que já sabia que iria enfrentar a vencedora do duelo do último sábado pelo UFC 168 e aproveitou para analisar os erros do combate entre Rousey e Miesha Tate.
- Ambas as meninas foram bem. Ambas, obviamente, cometeram erros, como qualquer luta que você assistir. Não existe nenhum momento em que qualquer lutador não revele algo. Mesmo que Miesha não tenha conseguido explorar, ela revelou os erros - disse.
Sara McMann, UFC (Foto: Divulgação / Invicta FC)Sara McMann encara Rousey no dia 22 de fevereiro (Foto: Divulgação / Invicta FC)
McMann garante que, como uma atleta profissional, seu único interesse é conquistar o cinturão. O duelo contra Rousey coloca duas medalhistas olímpicas pela primeira vez frente a frente no UFC - a atual campeão foi medalhista de bronze no judô nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Prata nos Jogos de Atenas, em 2004, na luta olímpica, McMann acredita ter detectado fragilidades da adversária em técnicas de sua especialidade.
- Se alguém revela erros técnicos na trocação, seria mais difícil para eu explorá-los considerando o meu passado. Mas, quando são erros em luta agarrada, estou em grande vantagem - disse.
Com oito vitórias no MMA, sendo uma delas no UFC, McMann não luta desde agosto, quando desistiu de enfrentar a ex-campeã do Strikeforce Sarah Kaufman no UFC Fight Night 27. Rousey chegou à sua segunda vitória no UFC ao derrotar Tate no terceiro round com uma chave de braço, a oitava consecutiva em sua carreira que lhe rendeu o triunfo no octógono.

Horrorizada, Ronda Rousey grita e fecha os olhos com lesão de Anderson Silva

ter, 31/12/13
por ultimmato |
categoria Sem categoria


As fortes imagens da lesão de Anderson Silva no UFC 168, em Las Vegas (EUA), diante de Chris Weidman chocaram o mundo. E Ronda Rousey, campeã peso-galo do Ultimate, não ficou imune à cena. Ainda no vestiário do MGM Grand Garden Arena, após vencer Miesha Tate no coevento principal da noite, integrantes da equipe da americana registraram em vídeo o momento em que a loira acompanhava a luta. Horrorizada com o que via na televisão, como em um filme de terror, ela chegou a virar o rosto e fechou os olhos duas vezes, como se pudesse evitar o que estava acontecendo.
Clique aqui para ver o vídeo, divulgado no site americano “MMA Weekly” primeiramente.

Artur Mariano acredita que defesa com joelho de Weidman foi sorte

Ex-lutador, presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai, credita velocidade do golpe de Spider como fator crucial no acidente no UFC 168

Por Rio de Janeiro
175 comentários
Artur Mariano, ex-lutador e comentarista do Combate (Foto: Fabrício Mota/Divulgação)Artur Mariano crê que defesa de Weidman com o 
joelho foi sorte (Foto: Fabrício Mota/Divulgação)
Golpe de sorte? Treino à exaustão? Três dias após a grave lesão sofrida por Anderson Silvana luta contra Chris Weidman, no UFC 168, em Las Vegas (EUA), quando o brasileiro quebrou a perna depois de chutar a perna do americano, muito tem se falado sobre as razões que levaram o ex-campeão a sair de maca do octógono, e se o americano fez a defesa conscientemente. Por isso, Artur Mariano, comentarista do canal Combate e com 29 anos como praticante de muay-thai, tem conhecimento suficiente para analisar o fatídico golpe. Ele crava que a execução de Anderson Silva foi perfeita e, por mais que Weidman tenha treinado bastante, não defendeu com o joelho propositalmente, como tem afirmado.
- Esse foi um golpe clássico do muay-thai de ataque e defesa. O Anderson foi trabalhar um ataque com a perna esquerda, mas o Weidman bloqueou com o joelho. A intenção do brasileiro era acertar a parte interna da coxa do americano e castigar. Agora, a velocidade com que ele executou o movimento foi tão rápida, podendo até gerar uma potência de meia tonelada, que o americano não conseguiu defender com a canela, como é a técnica do muay-thai. Ou seja, o Anderson foi muito rápido, o Chris só levantou um pouco a perna, pegou no joelho, e resultou na fratura da tíbia do brasileiro. Se fosse canela com canela, a probabilidade dessa fatalidade acontecer seria bem menor - analisou Artur Mariano por telefone ao Combate.com
Presidente da Confederação Brasileira de Muay-Thai e ex-lutador de MMA (disputou o IVC 2 contra Wanderlei Silva, em 1997), Artur Mariano é categórico ao afirmar que Weidman estava preparado para defender os chutes de Anderson Silva, mas o bloqueio com o joelho foi fruto da sorte. Ele justifica sua opinião quando lembra que a potência do golpe do brasileiro poderia também causar sérios danos ao americano.
Anderson Silva lesão UFC Las Vegas (Foto: Reuters)Momento em que Anderson Silva é bloqueado com o joelho de Chris Weidman (Foto: Reuters)
- O Chris Weidman disse que vinha trabalhando esse tipo de defesa, mas não é bem assim. Um chute bem encaixado no joelho pode deixar até sem andar o defensor. Nenhum atleta de muay-thai é treinado para defender com o joelho, mas sempre com a canela, porque machuca muito quem defende uma pancada dessa potência no joelho. E ele bloqueou dessa maneira por conta da velocidade do golpe do Anderson, e acabou levando sorte. O Weidman, com certeza, treina esse movimento 200, 300, 400 vezes, mas não com o joelho porque ele corre sério risco de se machucar.
Na coletiva de imprensa após o UFC 168, Chris Weidman revelou que a defesa do chute de Anderson Silva foi treinada bastante com Ray Longo. Segundo o americano, os treinamentos só não foram maiores em função do alto risco de lesão de seus sparrings.
- Os chutes foram a única coisa com que o Anderson Silva levou real perigo na última luta. Então, isso foi provavelmente a coisa mais importante que nós nos concentramos para agora. Trabalhei muito essa defesa para parar os chutes dele com o joelho. Ray Longo quebrou pernas de algumas pessoas com o joelho na canela. Já fiz isso (usar o joelho como defesa contra chute) algumas vezes nos treinamentos, porque impede as pessoas de chutar. Mas eu nunca tinha quebrado a perna de alguém antes - disse Weidman.

Tricampeão mundial na torcida por Schumi: 'Que recupere a consciência'

Escocês Jackie Stewart espera que ex-piloto alemão possa recuperar todas as funções corporais e mentais após o grave acidente em estação de esqui

Por Rio de Janeiro
8 comentários
A torcida pela recuperação do ex-piloto alemão Michael Schumacher, que sofreu um grave acidente num estação francesa de esqui no último domingo, é cada vez maior. Tricampeão mundial de Fórmula 1, o ex-piloto escocês Jackie Stewart é mais um a ter pensamento positivo para que Schumacher deixe o coma e se recupere plenamente. O heptacampeão ainda está em estado grave no Centro Hospitalar Universitário de Grenoble, cidade francesa próxima à estação de Méribel, local do acidente (assista ao vídeo).
- É sempre uma coisa terrível descobrir que alguém que você conhece teve um acidente tão pesado. Para começar, não parecia ser um acidente tão grave e certamente não parecia ser fatal. Esse foi o primeiro relatório que vi na televisão, que ele não tinha risco de morte. Mas depois vi que foi muito mais sombrio do que isto. A única coisa que podemos esperar é que ele recupere a consciência. Médicos e professores estão preocupados no atual momento. Mas pela capacidade deles, espero que a recuperação não demore muito. E que ele volte a ter funções corporais completas e a agilidade mental que sabemos que o Michael Schumacher tem - disse Stewart.
A situação do ex-piloto de 44 anos, heptacampeão de Fórmula 1, comoveu todos os envolvidos na principal competição do automobilismo mundial. Schumacher tem contado com o apoio da família no hospital, onde estão a esposa Corinna e os dois filhos do casal, Gina-Marie, de 16 anos, e Mick, de 14.
- Acho que todos os entusiastas do mundo estão desejando isso para ele. Ele é um grande pai de família. Ele é um piloto de corrida de enorme sucesso, bem aposentado agora. E, por sinal, esquia muito bem. Por isso é muito triste ver algo assim acontecer com alguém que já passou por tanta coisa, sobreviveu tanto, e ainda algo desse tipo acontece durante uma atividade de lazer - concluiu o ex-piloto, campeão da Fórmula 1 em 1969 (Matra), 1971 (Tyrrel) e 1973 (Tyrrel).
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, médicos e um porta-voz do Centro Hospitalar Universitário de Grenoble negaram a realização de uma segunda cirurgia, noticiada pela imprensa internacional, e revelaram que o alemão será mantido em coma induzido.
Michael Schumacher hospital coletiva (Foto: AFP)Médicos explicaram nesta segunda a situação de Michael Schumacher (Foto: AFP)

R10 já teria acertado bases salariais com Besiktas, garante imprensa turca

Contrato do jogador brasileiro seria de dois anos, com salários estimados em cerca de seis milhões de euros anuais. Vínculo com o Atlético-MG termina nesta terça-feira

Por Belo Horizonte
756 comentários
Em busca do futebol do meia Ronaldinho Gaúcho, cujo contrato com o Atlético-MG termina nesta terça-feira, o Besiktas-TUR está próximo de anunciar oficialmente a contratação do jogador, segundo noticia a imprensa turca nesta terça-feira. Jornais afirmam que o empresário e irmão do camisa 10, Roberto Assis, reuniu-se com o vice-presidente do clube europeu, Ahmed Nurd Cebiyl, e teria acertado as bases salariais para que o atleta atuasse por dois anos pelo Besiktas.
Jornal-Turco_Print (Foto: Jornal Turco - Print)Jornal turco garante acordo entre Besiktas e Assis, irmão e empresário de Ronaldinho (Foto: Reprodução)
A informação do acordo entre as partes foi publicada pelo jornal de Istambul, "Vatan". O periódico garante que Assis acertou um contrato de dois anos para Ronaldinho, que receberia seis milhões de euros anuais, sendo que quatro seriam pagos pelo clube turco e dois pelo seu patrocinador – o Grupo Dogus. 
O acordo será oficializado, segundo o jornal, depois de uma reunião do conselho deliberativo do Besiktas, que ocorrerá na próxima quinta-feira. Se a contratação for aprovada, Ronaldinho será anunciado pela equipe turca.
Assis não atendeu aos telefonemas da reportagem para confirmar a informação da reunião com o vice-presidente do Besiktas. Porém, nessa segunda-feira, o empresário de R10 já havia confirmado que estava na Europa e que vinha conversando com dirigentes da equipe turca há mais de um ano.

Retrospectiva 2013: os melhores conteúdos do GloboEsporte.com

Notícias em primeira mão, como o inquérito de Oruro e o caso Lusa, bem como
séries e materiais especiais marcam a cobertura ao longo do ano de 2013

Por Rio de Janeiro
32 comentários
O ano de 2013 se despede cheio de assuntos palpitantes no que diz respeito ao esporte. E, dentro deste cenário, o GloboEsporte.com reúne abaixo aqueles que foram seus principais conteúdos. Furos de reportagem, como o inquérito sobre os corintianos presos na Bolívia, a polêmica passagem da seleção espanhola por Recife, a denúncia da enxurrada de associados no Vasco e, já em dezembro, o caso Lusa, que acabou por mexer na zona de rebaixamento do Brasileirão. Ainda, alguns especiais, como o do Maracanã e o dos 20 anos do UFC, foram pontos altos. Veja abaixo as nossas melhores produções do ano.
INQUÉRITO EM ORURO
 
Em fevereiro, um sinalizador disparado do setor destinado à torcida do Corinthians no jogo contra o San José, em Oruro, pela Libertadores, matou o adolescente Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos. Doze torcedores do Timão ficaram detidos na cidade boliviana e, dois dias depois da morte, o GloboEsporte.com teve acesso com exclusividade ao inquérito policial que era conduzido sobre o caso. O documento apontava que dois torcedores, Cleuter Barreto Barros, conhecido como "Manaus", de 24 anos, e Leandro Silva de Oliveira, conhecido como "Soldado", de 21 anos, seriam os responsáveis principais pelo acionamento do artefato que atingiu o menino. Os demais foram indiciados como cúmplices. Um menor que havia voltado ao Brasil assumiu a autoria do disparo, mas o grupo passou meses preso na Bolívia até ser, em partes, liberado para voltar. Clique aqui e leia a reportagem sobre o inquérito.
ESPECIAL MARACANÃ
chamada CARROSSEL Maracanã origem (Foto: arte esporte)As várias fases do Maracanã (Foto: arte esporte)
O ano de 2013 marcou o retorno do Maracanã ao cenário do futebol brasileiro. Repaginado, o outrora maior estádio do mundo diminuiu em capacidade, mas por outro lado mostrou-se mais moderno e adaptado às novas necessidades das arenas esportivas. Quando da reinauguração, o GloboEsporte.com preparou um detalhado material sobre a evolução do Maracanã na história, desde a construção até os dias de hoje. Clique aqui para navegar pela história do estádio.
NEYMAR - NEGOCIAÇÃO EM TEMPO REAL
 
O ponto mais alto do mercado de transferências em 2013, no que diz respeito ao futebol brasileiro, foi a transferência de Neymar do Santos para o Barcelona, em junho. No dia em que o negócio foi concretizado, o GloboEsporte.com acompanhou cada passo, em Tempo Real. A cobertura teve início às 17h40m, ainda com o início da reunião entre representantes dos dois clubes e do jogador, e só foi se encerrar à 1h11m do dia seguinte, quando Neymar já era um atleta do Barcelona. Clique e veja como foi o passo a passo da negociação.
NOITE DE FÚRIA DA ESPANHA
 
A passagem da seleção espanhola por Recife, durante a Copa das Confederações, deu pano para manga. Inicialmente, houve uma denúncia de furto de dinheiro no hotel por parte da delegação da Espanha. Posteriormente, a queixa foi retirada. A Polícia, entretanto, deu sequência a sua investigação, à qual o GloboEsporte.com teve acesso. Os relatos de testemunhas apontavam que, após assistirem a um show de uma banda de pagode no hotel, alguns espanhóis foram para seus quartos acompanhados de mulheres. A Espanha negou que os jogadores tenham levado moças a seus quartos e desmentiu até mesmo que qualquer atleta tivesse sido roubado. Leia a matéria sobre a investigação policial.
AQUI VOCÊ É NOTÍCIA!
Meia Maratona Rio de Janeiro equipe corrida eu atleta (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Meia Maratona Rio de Janeiro 
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
O "Eu Atleta" esteve entre os destaques da cobertura do GloboEsporte.com em 2013. E com a ferramenta "Aqui você é notícia!", os corredores que participaram da Meia Maratona do Rio puderam, ao fornecer seu número de inscrição ou CPF, ter um relato personalizado sobre seu desempenho na prova. 
Clique e veja como funciona a ferramenta "Aqui você é notícia!".
SÓSIAS MIRINS
Sósias David Luiz Thiago Silva fama (Foto: Wenner Tito)Sósias de David Luiz e Thiago Silva com familiares no Piauí (Foto: Wenner Tito)
Logo após o título da seleção brasileira na Copa das Confederações, uma foto de dois meninos muito parecidos com Thiago Silva e David Luiz, dupla de zaga titular do técnico Felipão, virou febre nas redes sociais. Os garotos, até então não indentificados, foram encontrados pelo GloboEsporte.com no Piauí. Lian e Murilo são primos e moram na Zona Norte de Teresina. A foto que rodou o mundo foi ideia de uma vizinha. Confira detalhes sobre a história dos garotos.
REI DOS IMPEDIMENTOS
Espião estatístico (Foto: Editoria de arte)(Foto: Editoria de arte)
Um levantamento feito pela equipe de Futdados do GloboEsporte.com mostrou que, ao fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Corinthians tinha sido o time mais beneficiado com erros de bandeirinhas nas marcações de impedimento. Por outro lado, o São Paulo era, até então, o clube mais prejudicado naquele quesito. O estudo detalhou as estatísticas sobre impedimentos de todas as equipes do Brasileirão ao longo do turno. Clique e confira todos os números.
DENÚNCIA NO VASCO
Programa Sócios Vasco (Foto: Raphael Zarko)Programa Sócios Vasco (Foto: Raphael Zarko)
No dia 30 de abril de 2013, nada menos do que 1.730 pessoas se tornaram sócias do Club de Regatas Vasco da Gama. Um recorde absoluto: em apenas um dia, houve mais gente que em todos os outros meses do ano juntos. O mês de abril trouxe 3.026 novos associados para o clube. A avalanche tem motivo: a eleição presidencial de 2014.O problema é que alguns desses novos sócios nem mesmo sabiam que haviam se filiado ao clube. Outros recusaram cobranças em seus nomes. A adesão em massa aponta na direção das campanhas de dois dos candidatos de oposição - o ex-presidente Eurico Miranda e o ex-vereador e ex-líder de torcida Roberto Monteiro.  Ex-aliado de Eurico, o grande benemérito Otávio Gomes diz que o motivo de novos sócios é um só: "O Vasco hoje tem mensalão". Veja a matéria completa.
ESPECIAL UFC 20 ANOS
Carrossel_20anos_UFC1 (Foto: Infoesporte)UFC 20 anos (Foto: Infoesporte)
Em 2013, o UFC, principal evento de MMA do mundo, completou 20 anos de existência. A equipe do Combate preparou uma série de reportagens que mostrou como tudo era no início, ainda com ares de vale-tudo, até os dias de hoje, com a consolidação de um esporte que movimenta milhões de dólares todos os anos. 
Clique e veja a primeira matéria da série - as demais estão linkadas no "saiba mais".
O CASO LUSA
 
O Campeonato Brasileiro se encerrou após 38 rodadas com quatro rebaixados: Náutico, Ponte Preta, Vasco e Fluminense. Um detalhe, entretanto, fez com que o Z-4 se alterasse após o fim das disputas de campo. A Portuguesa escalou o jogador Héverton de forma irregular na última rodada e foi denunciada pelo STJD. O erro custou quatro pontos à Lusa, que acabou trocando de lugar com o Flu na zona de rebaixamento. O imbróglio foi divulgado em primeira mão pelo GloboEsporte.com, conforme pode ser visto aqui.
BERNARDO NA FAVELA
bernardo vasco depoimento (Foto: Thiago Lontra/Agência Globo)Bernardo presta depoimento 
(Foto: Thiago Lontra/Agência Globo)
O apoiador Bernardo tomou um enorme susto dia 23 de abril. O jogador do Vasco foi sequestrado e agredido por traficantes dentro do Complexo da Maré. O motivo teria sido o seu envolvimento com Dayana Rodrigues, supostamente uma das mulheres de Marcelo Santos das Dores, o Menor P, líder do tráfico no local. Bernardo e Dayana teriam sido flagrados juntos por bandidos na Favela Salsa e Merengue, e de lá levados para uma casa na Vila do João, onde teriam sido deixados nus, amarrados com fita crepe, torturados com choques elétricos e espancados quase sem consciência. O GloboEsporte.com foi o primeiro a ter acesso à investigação policial. Veja a matéria completa.
LEGADO DO PAN
LEGADO DO PAN: Estádio de remo da lagoa (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Estádio de remo da Lagoa 
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Uma reportagem especial do GloboEsporte.com traçou um balanço do legado deixado pelo Pan do Rio, em 2007, e tudo o que ainda precisa ser feito para a Olimpíada de 2016. A conclusão foi de que ainda há muito a se trabalhar para a organização do novo evento, apesar de algumas áreas de competições já terem sido adiantadas.