domingo, 5 de fevereiro de 2017

Monitorado pelo Barça, Caio Henrique se apresenta aos brasileiros: "Saí cedo"

Capitão e referência do Brasil no Sul-Americano, volante do Atlético de Madrid pede mais atenção após Seleção permitir reações: "Temos que matar o jogo na hora certa"

Por Quito
Matheus Sávio e Caio Henrique seleção sub-20 (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)Caio Henrique e Matheus Sávio: volante do Atlético é o capitão da equipe de Micale (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Capitão e dono do meio de campo no Brasil no Sul-Americano Sub-20, o volante Caio Henrique é uma das sensações da competição no Equador. Jornalistas, torcedores e, especialmente, olheiros estrangeiros seguem o volante do Atlético de Madrid, que, segundo o jornal catalão "Sport", está sendo monitorado pelo Barcelona no torneio. Apesar do prestígio no exterior, esse paulista de 19 anos, que trocou o Santos por Madri há um ano, ainda é pouco conhecido no Brasil se comparado a outros companheiros que já atuam nos profissionais de suas equipes. E ele acha que está mudando isso...
- O Brasil inteiro está de olho. Eu saí muito cedo, e muitas pessoas não me conhecem. Quem acompanhava a base do Santos sim, mas o público em geral não. Então, para mim é uma visibilidade muito grande. Estou fora e tenho chance de o público brasileiro me ver na TV - disse o volante santista, após o treino deste sábado.
Caio Henrique no jornal Mundo Deportivo (Foto: Reprodução / Mundo Deportivo)Caio Henrique é um dos destaques do Brasil para o catalão Mundo Deportivo (Foto: Reprodução / Mundo Deportivo)
Entre aqueles que acompanham o torneio de perto, sobretudo os estrangeiros, o volante é a grande referência desta seleção. Inclusive, quando o Barcelona estava com os olheiros Pep Segura e Urbano Ortega no Equador, na primeira fase da competição, o jornal "Sport" noticiou que o volante era um dos alvos do time catalão, ao lado do uruguaio Rodrigo Bentancur e do argentino Santiago Ascacibar. O jogador garante que nada chegou até ele.
- Oficialmente não teve nada. Ouvimos rumores, é claro, mas para mim não chegou nada. É uma felicidade saber que grandes clubes estão interessados na gente. Mas ainda não chegou nada -disse o volante, negando ter recebido qualquer tipo de oferta oficialmente.
Caio Henrique no jornal Sport (Foto: Reprodução / Sport)Já o jornal Sport noticiou que Caio Henrique foi um dos monitorados pelo Barça (Foto: Reprodução / Sport)
Concentração e foco
Apesar de ainda estar integrado ao Atlético B, o volante vai ganhando aos poucos a confiança de Simeone na Espanha. Ele participou de alguns jogos da pré-temporada e, mais recentemente, fez sua estreia profissional na Copa do Rei, na goleada sobre o Guijuelo, em 30 de novembro. 
Apesar de ter menos experiência na equipe principal se comparado a companheiros como Dodô, Maycon, Richarlison, David Neres e Felipe Vizeu, ganhou a braçadeira de Micale. Agora, quer mais atenção do time para não deixar o adversário reagir na segunda etapa, como Equador e Uruguai.
- Precisamos ter mais concentração. Começamos muito bem e deixamos cair no segundo tempo. Acho que precisamos de mais concentração e foco. Temos que matar o jogo na hora certa - disse Caio Henrique, ao ser questionado sobre a queda de produção da equipe após o intervalo nos dois últimos jogos.
Rogério Micale e Caio Henrique Seleção Sub-20 (Foto: Lucas Loos / GloboEsporte.com)Caio Henrique acha que time precisa de mais concentração é foco (Foto: Lucas Loos / GloboEsporte.com)
Na quarta colocação do hexagonal final do Sul-Americano, o Brasil vai a campo às 19h (de Brasília) deste domingo para encarar a Venezuela - o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real com vídeos, e o SporTV transmite a partida ao vivo. Precisando de uma vitória para seguir sonhando com o título e não se complicar na briga por uma das vagas no Mundial, Caio Henrique sabe que a Seleção não poderá vacilar diante do vice-líder do torneio, que vem de vitória por 4 a 2 sobre o anfitrião Equador.
- Defensivamente a equipe deles é muito forte. Procuramos ver uns vídeos deles jogando a competição e analisamos as falhas e os pontos fracos. Temos que aproveitar as chances e matar o jogo para facilitar o nosso trabalho.

Manuwa revela torcida por Johnson, mas crê em vitória de "chato" Cormier

Lutador afirma que não gosta de ver o atual campeão dos pesos-meio-pesados em ação, e garante que pretende disputar o cinturão da categoria até o término deste ano

Por Rio de Janeiro
Jimi Manuwa lutador UFC (Foto: Divulgação)Jimi Manuwa acredita na vitória de Daniel Cormier, mas torce para Anthony Johnson (Foto: Divulgação)
Com uma luta marcada para março, contra Corey Anderson, no UFC Londres, Jimi Manuwa mostra que está pensando além deste confronto. Número 5 do ranking do peso-meio-pesado, o atleta planeja disputar o cinturão da categoria até o fim de 2017. 
Com o confronto entre Daniel Cormier e Anthony Johnson perto de acontecer, Manuwa já escolheu para quem vai torcer, e aproveitou para criticar o atual dono do cinturão dos meio-médios.
- Prefiro que "Rumble" vença, ele é um lutador que motiva mais. Cormier é um lutador chato. Não gosto de assisti-lo lutar. Até gostaria de enfrentá-lo em algum momento, mas adoraria encarar Anthony Johnson novamente. Estou um pouco inclinado a acreditar que Cormier vai vencer, por achar que ele é forte o suficiente para resistir às investidas de Johnson - disse o lutador, que já foi superado por "Rumble" em 2015, ao site "Bloody Elbow". 
Criado na Inglaterra, Manuwa revelou que entrou em contato com o presidente do Ultimate, Dana White, pedindo para fazer parte do card principal do UFC Londres, no dia 18 de março. 
- Mandei uma mensagem para Dana dizendo que achava que deveria estar no card principal de Londres. E quem mais estaria? Eu sou o número 5 do ranking e isso fala por si só. Ficou tudo combinado no mesmo dia.
Com um cartel de 16 vitórias e duas derrotas, Jimi Manuwa promete não dar vida fácil para o próximo adversário, Corey Anderson. O atleta garante que, para ele, o MMA é mais que um esporte, por isso pretende ser um adversário difícil de ser batido.
- Corey Anderson sabe o que está por vir, ele vai se deparar com muita raiva. Estou de saco cheio. Sinto falta dos meus filhos, sinto falta de Londres. Anderson está sempre na minha cabeça, penso nele até quando vou dormir. Ele vai pagar por isso quando estivermos cara a cara. O MMA não é só um esporte, nós podemos nos machucar lutando. Sou eu contra um outro homem que treinou para me machucar, e isso não é um esporte. Eu levo isso muito a sério, por isso vou com força total - finalizou. 

Pupilo de Anderson Silva, Khalil Rountree ganha por nocaute em 52s

Na primeira luta do UFC Houston, meio-pesado derrota Daniel Jolly com uma violenta joelhada no início 1º round. Em seguida, Niko Price nocauteia no "soar do gongo"

Por Houston, EUA
O card preliminar do "UFC: Bermudez x Zumbi Coreano" começou de forma impressionante. O meio-pesado Khalil Rountree, pupilo do brasileiro Anderson Silva na academia Black House, não tomou conhecimento do rival Daniel Jolly e venceu o combate com um nocaute avassalador em apenas 52 segundos do primeiro round. 
Daniel Jolly x Khalil Rountree (Foto: Getty Images)Khalil Rountree nocauteou Daniel Jolly em menos de um minuto no primeiro round (Foto: Getty Images)


- O antigo Rountree não existe mais. É esporte para dois homens e, no fim do dia, ele quer me machucar. Tenho que entrar no octógono, pensar na minha família e ficar saudável. Eu fiquei olhando, esperando ele se levantar para que eu acertasse a joelhada. Fiquei de olho na oportunidade e nocauteei - afirmou Khalil Rountree ao final da rápida luta. 
A luta começou com os atletas se estudando, procurando achar a melhor distância e, após uma tentativa de single leg de Jolly, Rountree se defendeu bem, levando o duelo para próximo da grade do octógono. Porém, sem dar qualquer chance para o rival, Khalil acertou uma violenta joelhada, que "apagou" o adversário. Com o árbitro Chris Reed longe do lance, o peso-meio-pesado ainda conectou mais uma joelhada antes de, finalmente, o combate ser encerrado.
Khalil Rountree entrou no UFC através do reality show TUF 23, quando acabou derrotado por Andrew Sanchez. Já dentro da organização, mais uma derrota. Desta vez, para Tyson Pedro. Com a vitória sobre Daniel Jolly, o meio-pesado ficou com um cartel de cinco vitórias e duas derrotas. 
NIKO PRICE NOCAUTEIA ALEX MORONO
A segunda luta do card preliminar teve como vencedor o meio-médio Niko Price, que bateu Alex Morono, por nocaute, literalmente, no soar do gongo no 2º round. Nos segundos finais do assalto, Price passou a pressionar Morono na grade. Em determinado momento, um gancho de direita acertou o queixo de Alex, que caiu "desligado", na hora em que o alarme decretou o fim do round. Com o triunfo, Niko Price continua invicto no MMA, agora, com 10 vitórias.
Niko Price x Alex Morono (Foto: Getty Images)Niko Price nocauteia Alex Morono no final do segundo round e segue invicto nas artes marciais mistas (Foto: Getty Images)
- Eu não fui bem no primeiro e não gostei disso. Joguei o gancho, porque vi que ele estava se abaixando muito e acertei. Eu não me importo com quem vou enfrentar, fiquem de olho em mim - disse Niko Price. 
TECIA TORRES VENCE BEC RAWLINGS POR PONTOS
Na primeira luta entre as mulheres desta edição, Tecia Torres venceu a australiana Bec Rawlings por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). Em um combate agitado, a americana tirou a grande diferença de envergadura para a oponente com uma movimentação muito rápida, boa angulação e golpes certeiros. Com o triunfo, Tecia Torres chegou à oitava vitória na carreira, que conta ainda com uma derrota. Já Bec Rawlings tem um cartel bem mais equilibrado: são sete vitórias e seis derrotas.
Tecia Torres x Bec Rawlings (Foto: Getty Images)Lutadora da American Top Team, Tecia Torres derrota Bec Rawlings por decisão unânime (Foto: Getty Images)

- Tem muito tempo desde que lutamos. Fiquei um pouco cansada, mas estive bem, forte. Estou feliz por estar de volta. Vou tentar o mestrado em maio, mas depois volto com tudo para o UFC - afirmou Tecia Torres ao final do combate. 
RESULTADOS COMPLETOS:
CARD PRINCIPAL
Chan Sung Jung venceu Dennis Bermudez por nocaute, aos 2m29s do R1
Felice Herrig venceu Alexa Grasso por decisão unânime (29-28; 29-28; 30-27)
James Vick venceu Abel Trujillo por finalização, aos 49s do R3
Volkan Oezdemir venceu Ovince St.Preux por decisão dividida ((29-28, 28-29, 29-28)
Marcel Fortuna venceu Anthony Hamilton por nocaute, aos 3m10s do R1
Jéssica Bate-Estaca venceu Angela Hill por decisão unânime (triplo 30-27)
CARD PRELIMINAR
Curtis Blaydes venceu Adam Milstead por nocaute técnico, aos 59s do R2
Chas Skelly venceu Chris Gruetzemacher finalização, aos 2 minutos do R2
Ricardo Carcacinha venceu Michinori Tanaka por decisão unânime (30-27; 29-28; 29-28)
Tecia Torres venceu Bec Rawlings por decisão unânime (triplo 30-27)
Niko Price venceu Alex Morono por nocaute, aos 4m59s do R2
Khalil Rountree venceu Daniel Jolly por nocaute, aos 52s do R1

Estreante no UFC, Ricardo Carcacinha vence Tanaka por decisão unânime

Peso-galo de Campinas domina japonês no primeiro round e consegue triunfo por pontos. No combate seguinte, Chas Skelly vence Chris Gruetzemacher por finalização

Por Houston, EUA
Brasileiro mais jovem a assinar com o UFC, com apenas 21 anos de idade, Ricardo "Carcacinha" Ramos estreou na organização com uma importante vitória sobre Michinori Tanaka por decisão unânime dos juízes (30-27; 29-28; 29-28). Com o triunfo, o peso-galo de Campinas acumulou a 10ª vitória e tem ainda uma derrota. Já o japonês perdeu pela segunda vez seguida no Ultimate, ficando com um cartel de 11 vitórias e três revezes.  
Ricardo Carcacinha x Michinori Tanaka (Foto: Getty Images)Ricardo Carcacinha celebra vitória sobre Michinori Tanaka por decisão unânime dos juízes (Foto: Getty Images)

O início do combate começou com o brasileiro procurando encurralar o japonês na grade, porém, Tanaka logo mostrou suas armas e conseguiu quedar Carcacinha, que ficou em pé rapidamente. Em seguida, Michinori tentou um cruzado de esquerdo, que passou no vazio. A partir da metade do primeiro round, Ricardo Carcacinha passou a dominar a luta, com um bom golpe de encontro, que derrubou o japonês. Na sequência, o brasileiro tentou encerrar o combate, desferindo muitos golpes em Tanaka, que resistiu bem e conseguiu ficar em pé novamente. Porém, o peso-galo de Campinas conseguiu mais um knock down, antes do fim do round. 
No segundo round, o japonês passou a ser mais agressivo e demonstrou seu poder com o judô. Conseguiu derrubar o brasileiro, que mostrou seu melhor jiu-jítsu e passou rapidamente a guarda, quase encaixando uma chave de braço. Michinori conseguiu sair da posição e passou a encaixar mais golpes contundentes em pé.
O terceiro round começou mais morno, com os lutadores se estudando bastante, mas com Ricardo Carcacinha "caçando" o japonês pelo octógono. A falta de combatitividade de Michinori Tanaka chamou a atenção do árbitro Herb Dean, que interrompeu o combate e advertiu o peso-galo japonês. Na sequência, os lutadores passaram a trocar socos e chutes e, no final, Tanaka conseguiu derrubar o brasileiro e partiu para o ground and pound até soar o gongo.    
CHAS SKELLY VENCE GRUETZEMACHER POR FINALIZAÇÃO
Com nove vitórias por finalização na carreira, o peso-pena Chas Skelly fez mais uma vítima no card do UFC: Bermudez x Chan Sung Jung. O americano venceu o compatriota Chris Gruetzemacher com um mata-leão, aos dois minutos do segundo round. O triunfo foi o 17º da carreira de Skelly, que possui no cartel ainda duas derrotas. Já Chris Gruetzemacher teve sua excelente sequência de 12 vitórias interrompida, acumulando, assim, a segunda derrota na carreira. 
Chas Skelly x GRUETZEMACHER (Foto: Getty Images)Chas Skelly encaixa mata-leão e vence Gruetzemacher por finalização no segundo round (Foto: Getty Images)

CURTIS BLAYDES DERROTA ADAM MILSTEAD POR TKO
Na última luta do card preliminar do UFC: Bermudez x Chan Sung Jung, o peso-pesado Curtis Blaydes derrotou Adam Milstead por nocaute técnico, aos 59 segundos do segundo round. A vitória foi a sétima na carreira do americano, que possui ainda uma derrota. Já seu oponente conheceu o segundo revés na carreira, que possui também oito vitórias. O confronto teve um verdadeiro monólogo no primeiro round, com Blaydes distribuindo quedas no adversário, totalizando cinco no assalto. Em uma das tentativas de defesa de queda, Adam torceu o joelho direito, mas aguentou chegar ao final do round. No entanto, logo após o intervalo, em mais uma tentativa de defesa de queda, novamente a torção e, dessa vez, sem possibilidade de continuar na luta. 
Adam Milstead x Curtis Blaydes (Foto: Getty Images)Curtis Blaydes distribuiu quedas contra Adam Milstead e venceu por nocaute técnico (Foto: Getty Images)

- Eu vim aqui com a mesma estratégia que tive de jogar o adversário no chão. Trabalhei, foi difícil, mas sabia que tinha força e alcance ao meu favor. As minhas mãos e minha cabeça querem continuar progredindo e sei que posso aguentar quantos rounds forem necessários. Estou bem, não quero escolher adversário e luto contra quem o UFC me der - afirmou Blaydes após o resultado oficial ser anunciado por Bruce Buffer. 
RESULTADOS COMPLETOS
CARD PRINCIPAL
Chan Sung Jung venceu Dennis Bermudez por nocaute, aos 2m29s do R1
Felice Herrig venceu Alexa Grasso por decisão unânime (29-28; 29-28; 30-27)
James Vick venceu Abel Trujillo por finalização, aos 49s do R3
Volkan Oezdemir venceu Ovince St.Preux por decisão dividida ((29-28, 28-29, 29-28)
Marcel Fortuna venceu Anthony Hamilton por nocaute, aos 3m10s do R1
Jéssica Bate-Estaca venceu Angela Hill por decisão unânime (triplo 30-27)
CARD PRELIMINAR
Curtis Blaydes venceu Adam Milstead por nocaute técnico, aos 59s do R2
Chas Skelly venceu Chris Gruetzemacher finalização, aos 2 minutos do R2
Ricardo Carcacinha venceu Michinori Tanaka por decisão unânime (30-27; 29-28; 29-28)
Tecia Torres venceu Bec Rawlings por decisão unânime (triplo 30-27)
Niko Price venceu Alex Morono por nocaute, aos 4m59s do R2
Khalil Rountree venceu Daniel Jolly por nocaute, aos 52s do R1