quinta-feira, 1 de março de 2012

Lucas e Casemiro brilham, e Tricolor derrota o Guaratinguetá no Morumbi
Mesmo cansado após maratona, meia faz golaço no primeiro tempo, e volante dá duas belas assistências na vitória são-paulina por 3 a 0
 
 
A CRÔNICA
por Marcelo Prado e Marcos Guerra
Duas partidas dentro do mesmo jogo, uma importante vitória e a volta da confiança após dois empates consecutivos no Campeonato Paulista. No primeiro tempo, enquanto o Guaratinguetá jogou fechadinho no campo defensivo, o São Paulo teve enormes dificuldades. Errou muitos passes, abusou das jogadas individuais e só conseguiu marcar um gol aos 42 minutos, com Lucas, que, apesar da maratona dos últimos dias, teve boa atuação. Na etapa complementar, quando a equipe do Vale do Paraíba se expôs para buscar o empate, o Tricolor deitou e rolou. Com passes açucarados de Casemiro e dois gols em três minutos, a equipe chegou aos 3 a 0, resultado que fez a torcida voltar a comemorar nas arquibancadas.
Com o resultado, a equipe comandada por Emerson Leão deu sinal de recuperação, mas segue estacionada na sexta posição na tabela de classificação, com 22 pontos, sete a menos que o líder Corinthians. O Tricolor tem a mesma pontuação de Mogi Mirim e Guarani, que levam vantagem nos critérios de desempate.
Já  o Guaratinguetá, que sofreu sua sétima derrota em 11 jogos disputados, fechou a rodada na 15ª colocação, com nove pontos, dois a mais que o Comercial, primeiro integrante da zona de rebaixamento.
As duas equipes voltarão a campo no fim de semana. O Tricolor seguirá até Piracicaba, onde no domingo enfrentará o XV, que faz péssima campanha e ocupa a lanterna da competição. Já o Guaratinguetá buscará a reabilitação no mesmo dia, contra o Paulista, em Jundiaí.
Lucas, do São Paulo, tenta jogada contra o Guaratinguetá (Foto: Idário Café/VIPCOMM)Lucas deixa adversário no chão e chuta para abrir o placar (Foto: Idário Café/VIPCOMM)

Golaço de Lucas salva o primeiro tempo no Morumbi
O primeiro tempo não despertou grande interesse do pequeno público que compareceu ao estádio do Morumbi. O São Paulo entrou em campo com uma baixa de última hora: Piris, com um desconforto na coxa esquerda, foi sacado do jogo. Como o recém-contratado Douglas segue em recuperação de lesão no púbis, Leão foi obrigado a improvisar o volante Rodrigo Caio na posição. Do lado do Guaratinguetá, desde que a bola rolou, a postura dos comandados de Vilson Tadei era clara: marcação forte, sem a menor preocupação de avançar ao ataque. Tanto que Denis, nos primeiros 45 minutos, só foi notado em campo em cobranças de tiro de meta.
Com um adversário retrancado, o São Paulo, mais uma vez, explicitou suas deficiências. Jadson, novamente, esteve muito apagado. Sem um armador em campo, o time só levou perigo quando seus atletas buscaram as jogadas individuais. Pelas laterais, o jogo não existia. Isso porque Rodrigo Caio, apesar de ter iniciativa, errava todos os cruzamentos que tentava, enquanto Cortez, que seria a válvula de escape pela esquerda, era vigiado constantemente por dois jogadores.
Sem inspiração, o jogo se tornou amarrado. O Guaratinguetá mal conseguia trocar passes no campo ofensivo. Do outro  lado, nas poucas vezes em que o Tricolor chegou, Jailson evitou o pior para o time do Vale do Paraíba.
A torcida já dava sinais de impaciência. Até que, aos 42, quando finalmente o São Paulo conseguiu tramar uma jogada, saiu o gol. E foi um golaço. Após toque de calcanhar de Cícero, Lucas avançou pela direita, tocou para Jadson, que devolveu para o meia-atacante. Dentro da área, ele deixou o zagueiro Baggio no chão e bateu no canto direito da meta do Guará: 1 a 0 e festa para o camisa 7, que desembarcou na madrugada desta quinta - após defender a Seleção Brasileira contra a Bósnia - e descansou o dia inteiro no CT para poder jogar.
Willian José, do São Paulo, contra o Guaratinguetá (Foto: Idário Café/VIPCOMM)Willian José tenta o cabeceio diante do Guaratinguetá (Foto: Idário Café/VIPCOMM)
Garçom Casemiro se destaca, e Willian marca seu nono gol em 2012
O ferrolho armado pelo Guaratinguetá no primeiro tempo perdeu força na etapa complementar pela necessidade de buscar o empate. Isso fez com que o São Paulo atuasse como mais gosta, com espaço para contra-atacar. Em dois passes açucarados de Casemiro, a equipe marcou dois gols em apenas três minutos e decidiu a partida. Aos 14, Willian José invadiu a área e bateu por cima de Jailson. Aos 17, foi a vez de Fernandinho, que havia acabdo de entrar na vaga de Lucas, disparar uma bomba e marcar um belo gol.
Com 3 a 0, o time se tranquilizou em campo. A festa tomou conta das arquibancadas. Em campo, Leão colocou Osvaldo na vaga do apagado Jadson, e Maicon no lugar de Casemiro. Na saída do campo, o volante passou pelo banco, ganhou sorrisos, cumprimentos e até um tapinha carinhoso de Emerson Leão - ano passado, o treinador, irritado com a postura do jogador, deixou-o por um tempo na "geladeira".
O Guaratinguetá, entregue, seguia com seu futebol inoperante e que, em nenhum momento, assustou a equipe do Morumbi. A defesa, após ser vazada em nove jogos consecutivos, finalmente conseguiu sair de campo zerada.
Até o apito final de Luiz Vanderlei Martinucho, o São Paulo esteve perto do quarto gol. Cortez ganhou terreno pelo lado esquerdo e fez uma dupla perigosa com Fernandinho. Pela direita, Osvaldo também levava vantagem nas jogadas individuais. Jailson, aos 39, fez boa defesa em falta cobrada por Cícero. Aos 44, na última jogada, Willian José quase fez de cabeça. Mas nem precisava de mais. Depois de um período de instabilidade, o São Paulo, enfim, voltou a animar seu torcedor.
Botafogo supera retranca, vira sobre o Americano e salva os grandes
Time faz 4 a 2 em Campos, com gols de Fellype Gabriel, Renato, Herrera e Caio, e se torna o único entre os favoritos a abrir vantagem na Taça Rio
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Pouco inspirado, mas muito persistente, o Botafogo arrancou uma vitória difícil sobre o Americano na noite desta quinta-feira, em Campos, deixando seus desfalques para trás. Mesmo com muitos erros, o time de Oswaldo de Oliveira conseguiu virar o resultado e saiu de campo com um 4 a 2 suado, construído nos 20 minutos finais, gols de Fellype Gabriel, Renato, Herrera e Caio. Marcos Felipe e Hugo descontaram para o mandante, que jogou fechado por quase 90 minutos e não mereceu sorte melhor.
Com o resultado, o Glorioso foi o único grande a estrear com os três pontos na Taça Rio, depois das derrotas de Flamengo e Fluminense e do empate do Vasco, salvando a honra dos favoritos. E continua soberano como o invicto do Campeonato Carioca. Pelo saldo de gols construído, lidera o Grupo A, deixando o adversário na lanterna da outra chave. O Godofredo Cruz recebeu 3.609 pagantes (3.906 presentes), com renda de R$ 80.555,00.
O estreante Fellype Gabriel, além de marcar o primeiro gol botafoguense na partida, entendeu-se bem com Andrezinho e, pela esquerda, criou bons lances de ataque, sobretudo na primeira etapa. Sofreu muito com faltas e aguentou quase a partida inteira - foi substituído aos 44 minutos do segundo tempo por Lucas Zen - após três meses parado. Já o prata da casa Willian, a outra novidade no jogo, teve atuação decepcionante, errando muitos passes. Ambos ocuparam as vagas de Elkeson e Maicosuel, machucados.
O Botafogo volta a campo pela Taça Rio neste domingo, para enfrentar o Volta Redonda, em São Januário, às 16h. O Americano visita o Madureira, no mesmo horário.
Fellype Gabriel americano x botafogo (Foto: Rui Porto Filho/Foto Arena)O estreante Fellype Gabriel comemora o primeiro gol do Botafogo (Foto: Rui Porto Filho/Foto Arena)

Domínio sem inspiração
Quem começou melhor, e assim permaneceu durante a etapa inicial, foi o Botafogo, que chegou a ter 70% de posse de bola. Logo no primeiro minuto, Andrezinho deu um cartão de visitas - agora com suas tranças presas à la Vagner Love - ao girar e chutar rente à trave. E Herrera, na sequência, fez Erivélton trabalhar, ao escorar cruzamento na pequena área.
Passada a empolgação, o Americano entrou mais no ritmo do jogo e abriu o placar na primeira tentativa. Marcelo Mattos se enrolou, e o lateral-esquerdo Marcos Felipe pegou na veia, de pé direito, acertando o ângulo de Jefferson, aos oito. Balde de água fria no Glorioso, que, a partir daí, teve a dura missão de furar o bloqueio do rival, que abdicou de atacar.
Com o campo ruim e pequeno, além da grama alta, a bola pouco rolou e as trombadas se multiplicaram. Alguns jogadores ficaram mais no chão do que em pé. Mas, apesar da baixa qualidade técnica, o duelo era movimentado. Em desvantagem, o Botafogo não caprichava nos passes, porém, na marra, conseguia chegar. Só esbarrava na má pontaria e na aglomeração dos defensores, muito recuados, que formaram uma barreira em frente ao gol.
O esquema 4-2-3-1 trouxe novos meias abertos. Fellype Gabriel acertou na maioria das vezes, à vontade no setor. Faltava mais sorte na conclusão das jogadas e espaço em meio à confusa marcação. Já o jovem Willian estave sem inspiração, demorou a se adaptar às condições e tomou decisões erradas. Resultado: foi substituído no intervalo por Caio. Não antes de ver o empate, com o próprio Fellype, depois de disputa na área, aos 32 minutos.
Segundo tempo com quatro gols
O time de Oswaldo de Oliveira seguiu apertando, criando perigo, e o panorama não mudou uma vírgula no segundo tempo. De cara, Herrera sofreu um pênalti não marcado. E os erros no último passe se sucediam. Do lado do Cano, Hugo, com muita velocidade mas pouca inteligência, e o hábil veterano Pachola, buscando organizar o meio, eram os sopros de criatividade. Foi dos pés de Pachola, aliás, o melhor momento campista, em forte cobrança de falta que Jefferson espalmou.
Nos 15 minutos posteriores, pouca ação e muita paralisação de jogo. O Americano bateu um bocado e levou três amarelos no período - foram cinco na partida. De tanto persistir - e errar -, enfim o Botafogo foi eficiente. Precisou que o volante Renato saísse lá de trás para completar cruzamento rasteiro de Márcio Azevedo, após lançamento na medida de Andrezinho, aos 28.
A virada inflamou a torcida, presente em ótimo número no Godofredo Cruz, e fez com que o time de Luiz Antônio Zaluar saísse para o jogo. Então, os buracos na defesa se tornaram evidentes, e o Glorioso, mais relaxado, passou a contragolpear. Sem perdão, Herrera deixou o seu, aos 32, aproveitando-se de passe de Lucas, e pareceu dar tranquilidade.
Só pareceu, porque dois minutos depois uma pane aérea da zaga permitiu que Hugo completasse cruzamento da direita, desviado por Adalberto: 3 a 2. O confronto ganhou em emoção e ficou aberto. Oswaldo de Oliveira, no entanto, mexeu no time mais duas vezes, administrou o tempo e não teve mais problemas para sair com a vitória na estreia da Taça Rio, a única entre os grandes cariocas. No fim, Caio ainda marcou o quarto gol, aproveitando rebote de Erivélton em cabeceio do lateral Lucas, e fechou o marcador em Campos.

Coritiba vence Toledo por 1 a 0 com gol salvador nos últimos minutos

Time da capital não consegue boa atuação e encara visitante bem montado, que quase surpreende no Couto Pereira

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
Quem foi ao Estádio Couto Pereira demorou quase 90 minutos para comemorar um gol. O Coritiba suou e conseguiu uma vitória somente aos 43 da etapa final, quando todos já estavam conformados com o empate sem gols. Após cruzamento do meia Gil, o atacante Marcel cabeceou e garantiu a vitória alviverde sobre o Toledo.
Antes de balançar as redes, o que se viu foi uma partida sonolenta e sem grande emoções. Coritiba e Toledo realizaram um jogo concentrado no meio-campo e quase ficaram no zero a zero. O Alviverde sentiu a cobrança de precisar faturar o título do returno e, consequentemente, ter de evitar tropeços. Entrou em campo tímido e sem um poder de criação. O Porco teve méritos e jogou empolgado, mantendo uma atuação equilibrada até o final da partida.
Com a vitória, o Coxa fica na vice-liderança do returno, empatado com Operário-PR e Arapongas. O Toledo perde uma invencibilidade de cinco jogos no regional e continua zerado na segunda fase. Na classificação geral - válido para as vagas na Copa do Brasil e Série D - o Coxa fica em primeiro lugar, com 28 pontos. O Toledo continua na quinta posição, com os mesmos 17 pontos.
Os dois times disputam a segunda rodada do Paranaense no próximo domingo. O Coritiba vai até ao Ecoestádio e enfrenta o Corinthians-PR, às 15h50m (de Brasília). Dez minutos mais tarde, o Porco recebe o Paranavaí, no Estádio XIV de Dezembro.
Toledo joga solto e dificulta para o Coxa
Ao lado da torcida, o Coritiba poderia começar mais empolgado com a derrota do rival Atlético-PR, mas, pelo contrário, sentiu a pressão de precisar vencer o segundo turno a qualquer custo.
O Toledo entrou com uma proposta tática equilibrada. Não se limitou ao recuo natural dos visitantes e foi para o ataque, com o intuito de defender as cinco partidas invictas. Bem postado na defesa, o Porco tocou bem a bola e a dupla de ataque tinha uma boa visão de jogo, conseguindo sair nas costas da zaga alviverde. Logo aos seis minutos, o atacante Diego Dedoné recebeu um bom lançamento e, de frente para Vanderlei, chutou cruzado, exigindo boa defesa.
O Coritiba demorou a dar sinais de entrosamento. Pela direita estava Everton Ribeiro, com boa movimentação. Na esquerda, Rafinha fez jus ao título de maestro do time. O problema estava no meio. Lincoln não conseguia dar continuidade para as jogadas e começou a ser vaiado pela torcida coxa-branca.
Os lances mais perigosos foram por iniciativas individuais, como chutes de longa distância de Tcheco, Everton Ribeiro e Lucas Mendes.
Coritiba x Toledo (Foto: Divulgação / Coritiba)Tcheco domina: Coritiba só garantiu a vitória no final da partida contra o Toledo (Foto: Divulgação / Coritiba)
Sem emoção
O técnico Marcelo Oliveira não demonstrou contentamento com o primeiro tempo. No retorno do intervalo, projetou duas mudanças no Coxa. No meio, Renan Oliveira por Lincoln; no ataque, Marcel por Caio Vinicius.
Em campo, a etapa final começou sonolenta. Em dez minutos, nenhuma chance clara de gol. O destaque foi a boa defesa do Toledo, que conseguiu neutralizar a meia-cancha alviverde e provocou um abafa eficiente.
Quando o técnico Rogério Perrô pensava na primeira substituição, Oliveira já queimava a última cartada. Saiu o meia Everton Ribeiro para a entrada do volante Gil. No Toledo, mudança no ataque: Guilherme por Anderson.
A sensação que os 9.076 pagantes tiveram era de que, com 30 minutos de jogo, o segundo tempo nem tinha começado ainda, de tão monótono que estava. Com o final se aproximando, os jogadores alviverdes começaram a ficar impacientes e irritados. Em menos de dois minutos, Tcheco e Rafinha foram amarelados.
A torcida coxa-branca se dividia entre os que vaiaram, os que permaneceram em silêncio e a parte em que tentava esboçar um coro de ânimo.
O gol salvador saiu aos 43 minutos. Gil acreditou e cruzou pela direita. No meio da área estava o atacante Marcel, apagado em campo, mas que selou o gol da vitória. Três pontos garantidos no sufoco.

Neymar posta foto com Davi Lucca no Twitter: 'Amor sem fim'

Craque desembarcou em São Paulo na madrugada desta quinta-feira após amistoso com a Bósnia, na Suíça, na última terça

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
Neymar deixou a rotina de gols, dribles e viagens para curtir um momento em família. Na tarde desta quinta-feira, o jogador do Santos postou em seu Twitter uma foto com o filho Davi Lucca, que nasceu em agosto do ano passado.
- Amor sem fim! - escreveu o atacante.
Neymar e o filho David Lucca (Foto: Reprodução do Twitter)Neymar postou foto com o pequeno David Lucca nesta quinta-feira (Foto: Reprodução do Twitter)
A agenda de Neymar não está das mais tranquilas. No último sábado, o jogador foi destaque da vitória do Santos contra a Ponte Preta, em Barueri, e depois seguiu viagem para a Suíça, onde se apresentou ao técnico Mano Menezes para o amistoso da Seleção Brasileira contra a Bósnia, disputado na terça-feira, em St.Gallen.
Na madrugada desta quinta-feira, o jogador desembarcou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ao lado dos santistas Rafael e Ganso.

Vasco assume fase ruim, mas avisa: 'Não tem crise nenhuma'

Volante Eduardo Costa reconhece que equipe precisa melhorar, mas confia em reação em momento de decisões na temporada

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Eduardo Costa coletiva Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Eduardo Costa concede entrevista coletiva
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Uma campanha que até então era de 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca foi ofuscada por uma derrota na final da Taça Guanabara e um empate em casa com o Bonsucesso. Perto de voltar a campo em clima de decisão pela Libertadores, o Vasco rejeitou o rótulo de time em crise. O volante Eduardo Costa admitiu que o momento não é bom, mas garantiu que o panorama ainda não é preocupante.
- Vencendo por 2 a 0 e permitir o empate, independentemente do adversário, é uma derrota. Mas foi o primeiro jogo da Taça Rio, e não se pode dramatizar muito. Perdemos para o Fluminense e tentaram criar uma crise no Vasco. Mas é muito cedo. Não se pode negar que não jogamos bem, mas não tem crise nenhuma. Mesmo em março já estamos num período decisivo da temporada. Precisamos vencer na Libertadores e temos que vencer o segundo turno do estadual - destacou o volante.
Eder Luis, que se recuperou de uma fratura no pé esquerdo, sabe que voltará a campo após quase quatro meses – neste sábado, contra o Olaria –, num momento em que o Vasco vive sob pressão. Mesmo assim, acredita que os últimos resultados ainda não fizeram o grupo perder o controle da situação.
- Na primeira partida depois de conquistarmos a Copa do Brasil no ano passado, jogamos contra o Figueirense em São Januário, empatamos e o torcedor vaiou. Lógico que a nossa equipe ainda entraria em campo abatida depois da derrota para o Fluminense, mas nesse momento a gente pede a ajuda da torcida. Nós temos a certeza de que voltaremos a vencer logo - disse o atacante.

Hit no Twitter, Mateus evita entrevista, mas ganha homenagem dos colegas

Volante do Caxias proferiu a frase: 'Só bate quem erra'

Por GLOBOESPORTE.COM Caxias do Sul, RS
Tão comentado quanto o título da Taça Piratini na noite desta quarta-feira foi a declaração do jogador Mateus, do Caxias, a equipe vencedora. ‘Só bate quem erra’, disse o volante de 25 anos, após desperdiçar a única cobrança da equipe grená na vitória sobre o Novo Hamburgo. A frase equivocada virou febre no Twitter, lançou o nome do jogador para todo o Brasil, mas também o deixou ressabiado. Nesta quinta-feira, Mateus era aguardado para entrevistas em programas de televisão, mas não apareceu. (assista à brincadeira dos jogadores do Caxias ao lado)

Os companheiros de equipe, porém, não esqueceram o volante. Durante participação no Globo Esporte, o grupo recebeu o apresentador Paulo Brito, marcado pelo bordão ‘Tudo belezinha’, com uma brincadeira. Assim como os internautas fizeram nas redes sociais, os jogadores inverteram desta vez a famosa frase de Brito na saudação.
- Tarde boa. Belezinha tudo? – brincaram em referência ao erro do colega na noite anterior.

Colega de Mateus no meio-campo do Caxias, Paraná entrou no clima. Lamentou o erro, mas lembrou que o volante ganhou projeção nacional depois do deslize (assista aos pênaltis e à declaração ao lado).

- É claro que a pessoa fica um pouco chateada, mas era para ser assim. No fim das contas, ficou famoso para o Brasil inteiro. E isso só acontece com quem é campeão. Até o Ronaldo entrou na brincadeira! E nós também, claro, estamos brincando com ele - disse.
Memória EC: Mateus amplia lista de pérolas do futebol. Relembre outras frases
O clima de descontração parece não ter contagiado Mateus. Segundo a assessoria de imprensa do clube, diversos veículos de comunicação tentaram entrevistas com o jogador, que não foi localizado.

- Esta tudo certo. Ele participaria dos programas hoje, mas não apareceu. Deve estar ressabiado, mas com o tempo vai entender que tudo isso é uma brincadeira. Será até bom para ele – explicou Geremias Orlandi, assessor de imprensa do clube.

Logo depois do erro, a frase se espalhou pelo Twitter. Não demorou para os internautas de plantão começarem a seguir a moda de Mateus e inverter outras frases populares, como "em terra de rei, quem tem um olho é cego" e "antes nunca do que tarde".

mateus Novo Hamburgo x Caxias (Foto: Wesley Santos/Futura Press)Mateus foi um dos destaques na campanha do
Caxias (Foto: Wesley Santos/Futura Press)
A pérola proferida pelo jogador tornou-se imediatamente uma febre no Twitter. A hashtag #sobatequemerra subiu na lista das mais citadas no microblog em todo o Brasil. Até Ronaldo Fenômeno entrou na brincadeira.

- Pra encerrar a noite leio que alguem disse a frase “só bate pênalti quem erra”… @mlkdentinho fazendo escola - postou o ex-atacante, aproveitando para sacanear o jogador Dentinho.

Depois do título do primeiro turno do Gauchão, o grupo de Caxias se reapresenta às 18h no Centenário. Logo depois, sairão em carreata pelas ruas da cidade em um desfile em um caminhão do Corpo de Bombeiros.

Paraguaia


Larissa Riquelme veste a camisa de nove clubes pernambucanos


qui, 01/03/12
por bernardo.pombo |
categoria Curiosidades


Larissa Riquelme mostrou seus atributos em comercial da marca que patrocina nove clubes do Campeonato Pernambucano – América, Central, Petrolina, Porto, Serra Talhada, Araripina, Belo Jardim, Ypiranga e Salgueiro. A musa só não vestiu o uniforme dos três grandes.

Com feras de 15 a 50 anos, Mundial
de skate do Rio começa nesta quinta

Maiores nomes do esporte vão abrir a temporada da modalidade vertical na Barra da Tijuca. O SporTV e a TV Globo vão transmitir o evento ao vivo

Por Breno Dines Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro será, a partir desta quinta-feira, a capital mundial do skate vertical e palco de um confronto histórico de gerações. Com idades entre 15 e 50 anos, 39 competidores de cinco países estarão na pista armada na Praça do Ó, no Posto 3 da praia da Barra da Tijuca, para a primeira etapa do circuito da World Cup Skateboarding (WCS). O SporTV vai transmitir ao vivo o Rio Vert Jam 2012, sexta e sábado, e a TV Globo, no domingo, dentro do Esporte Espetacular.
Será a décima edição do evento que, depois de nove anos na Lagoa Rodrigo de Freitas, se muda para a Zona Oeste carioca. Atual bicampeão da prova, o paulista Marcelo Bastos será um dos representantes do Brasil na competição, ao lado de Bob Burnquist, Sandro Dias Mineirinho, Lincoln Ueda e de uma garotada que promete um futuro de vitórias para o país. Nessa turma, as maiores apostas estão sobre Rony Gomes, de 20 anos, e Pedro Barros, que tem 16 e neste início de temporada já venceu três competições na Oceania (confira no vídeo acima). O time verde-amarelo ainda vai contar com o atleta mais experiente da competição, o paulista Sergio Negão, que entrará no half-pipe aos 50 anos.
Marcelo Bastos, Sandro Dias e Bob Burnquist (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)Marcelo, Mineirinho e Bob são os grandes nomes do Brasil no Rio(Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)
A legião estrangeira também chega ao Rio com nomes consagrados do esporte. O americano Andy MacDonald, oito vezes campeão mundial, encabeça a lista, que também conta com o australiano Renton Millar, campeão do Rio Vert Jam em 2009, e o fenômeno Mitchie Brusco (EUA), de 15 anos, que roubou a cena na MegaRampa 2011, em São Paulo, ao executar três vezes o 900º (duas voltas e meia no ar).
skate mitchie megarampa troféu (Foto: Luiz Doro / adorofoto)Revelação da MegaRampa 2011, Mitchie Brusco, de
15 anos, vai competir no Rio (Foto: Luiz Doro)
- Vai ser muito louco. Participar de um evento com um moleque de 15 anos, que já anda como profissional. Do outro lado tem o Negão, com 50. Acho que tudo pode acontecer, a experiência nessas horas também conta, mas vai muito do controle emocional da pessoa - disse o hexacampeão mundial da modalidade, Sandro Dias, de 36 anos.
Nesta quinta-feira, a pista será aberta às 15h para os treinos. Na sexta, os competidores serão divididos em três baterias para as eliminatórias. Os dez melhores avançam para a semifinal, que será disputada no sábado, ao lado de outros dez skatistas pré-classificados. Destes 20, apenas nove vão se juntar ao atual campeão, Marcelo Bastos, na grande decisão de domingo.
- É um trunfo que eu tenho já estar na final e um alívio não ter que participar da eliminatória. Os outros estarão mais cansados. O nível vai estar alto como nos últimos anos. Tenho que acertar a minha volta, arriscando manobras de alto grau de dificuldade - explicou Marcelo Bastos, de 25 anos.
Rony Gomes skate (Foto: Divulgação)Rony Gomes, de 20 anos de idade, treina na sua pista recém-inaugurada em Atibaia-SP (Foto: Felipe Puerta)
Terceiro colocado na competição do ano passado, o paulista Rony Gomes chega à competição motivado com a inauguração da sua pista em Atibaia, uma das poucas no Brasil com dimensões oficiais.
- Tenho treinado bastante na nova rampa. É uma oportunidade para mim e também para os outros brasileiros terem um lugar para se preparar. Quero arriscar o Flip 540º e, se acertar, vou levar para a final. Espero que o público compareça como aconteceu na Lagoa no ano passado, queremos mostrar o melhor do skate - disse Rony.
Além da competição masculina, as brasileiras Renata Paschini e Karen Jonz, bicampeã mundial, vão fazer uma demonstração no half-pipe. O evento será aberto para o público.
Confira os campeões do Rio Vert Jam:
2002 - Sandro Dias
2003 - Rune Glifberg (DIN)
2004 - não teve
2005 - Bob Burnquist
2006 - Bob Burnquist
2007 - Sandro Dias
2008 - Bob Burnquist
2009 - Renton Millar(AUS)
2010 - Marcelo Bastos
2011 - Marcelo Bastos
A programação do evento:
Quinta-feira
15h–18h treino livre
Sexta-feira
11h - treino livre
14h - eliminatórias
16h - treino pré-qualificados
Sábado
11h - treino livre
14h - semifinais
15h30 - treino livre
Domingo
8h30 - treino livre
9h30 - final

No aniversário do Rio, feras do skate celebram início do Mundial de vertical

Maiores nomes do esporte fazem o primeiro treino na pista armada na Praça
do Ó, no Posto 3 da Barra da Tijuca. Eliminatórias começam nesta sexta-feira

Por Breno Dines Rio de Janeiro
Sandro Dias treino vert jam (Foto: Fábio Minduim)Mineirinho treina para buscar o tri no Rio de Janeiro
(Foto: Fábio Minduim)
Em um típico fim de tarde do verão carioca, os melhores skatistas do mundo deram início ao Rio Vert Jam 2012. No dia do aniversário dos 447 do Rio de Janeiro, a nata da modalidade vertical celebrou o início da 10ª edição do evento e fez o primeiro treino na pista armada na Praça do Ó. De frente para o Posto 3 da praia da Barra da Tijuca, competidores de Brasil, EUA, Austrália, Reino Unido e Colômbia puderam "sentir" as curvas do half-pipe e curtir a paisagem a cada manobra executada.
Os mais animados com o visual carioca eram os estrangeiros, principalmente, pelo inverno rigoroso que está castigando o Hemisfério Norte.
- A gente sai de um frio enorme nos EUA e chega aqui nesse sol e com essa praia linda ao fundo. O Rio é o meu evento favorito. E olha que eu estava na Austrália, nos últimos dias, que é outro lugar maravilhoso - disse o barbudo Neal Hendrix, de Lewisville, na Carolina do Norte (EUA).
Com as ausências do brasileiro Bob Burnquist e do americano Andy MacDonald, que chegam ao Rio no início da noite, todos os 37 atletas puderam testar o half antes das eliminatórias desta sexta-feira. Dono da pista, o hexacampeão mundial Sandro Dias aprovou o novo local onde a estrutura foi armada. Nas outras nove edições do Rio Vert Jam, a rampa foi montada no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
- A nova casa ficou bem legal. Tenho certeza que vamos ver coisas maravilhosas aqui. Ainda mais com essa garotada. Há dez anos atrás, essa geração estava vendo a gente competindo aqui no Rio pela TV e agora estão botando pressão nos veinhos - brincou Sandro, de 36 anos e bicampeão do Rio Vert Jam.
marcelo bastos oi vert jam (Foto: Fabio Minduim/Divulgação)Atual bicampeão, Marcelo Bastos é um dos favoritos ao título da competição (Foto: Fabio Minduim/Divulgação)
A garotada a qual Sandro se refere tem dado trabalho para o pessoal da "Old School". Um dos expoentes da nova geração brasileira, o catarinense Pedro Barros, de 16 anos, está imbatível neste início de temporada. Chegou ao Rio trazendo na bagagem três títulos do circuito mundial de Bowl.
- Cheguei da Austrália há três dias, onde venci duas provas em Sydney. Ainda não saí do fuso, de 12 horas de diferença. Mas chegar nesse paraíso que é o Rio é demais. Fico motivado para competir em casa e quem sabe vencer no Brasil - disse Pedro.
Quem não compete em casa, mas teve recepção de estrela no primeiro dia de treinos foi o fenômeno americano Mitchie Brusco. Acompanhado da mãe, Jennifer, o garoto de 15 anos foi muito assediado pela imprensa e pela garotada que veio acompanhar o evento.
- Conheci o Brasil no ano passado, quando fui na MegaRampa, em São Paulo. Agora estou podendo conhecer o Rio e já estou amando - confessou Brusco.
atletas oi vert jam (Foto: Fabio Minduim/Divulgação)Nata do skate vertical mundial reunida para o 10º Rio Vert Jam (Foto: Fabio Minduim/Divulgação)
O Rio Vert Jam será transmitido ao vivo pelo SporTV, na sexta e no sábado, e pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular, no domingo.
Confira a programação do evento:
Sexta-feira
11h - treino livre
14h - eliminatórias
16h - treino pré-qualificados
Sábado
11h - treino livre
14h - semifinais
15h30 - treino livre
Domingo
8h30 - treino livre
9h30 - final

Rampage admite uso de testosterona e planeja seguir carreira no cinema

Lutador revela que usou testosterona antes de luta com Ryan Bader
no UFC 144. Problema com Joe Rogan, segundo ele, já foi resolvido

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Ryan Bader se apresentou melhor e derrotou Rampage Jackson no Japão (Foto: Getty Images)Ryan Bader se apresentou melhor e derrotou
Rampage Jackson no Japão (Foto: Getty Images)
A performance de Quinton Rampage Jackson diante de Ryan Bader no UFC 144, no último fim de semana, foi bem abaixo do esperado para quem possui uma massa de fãs japoneses ávidos por vê-lo em ação novamente anos após o Pride. Depois de exceder em 2kg o peso limite de sua categoria, que é de 93kg, o americano foi derrotado pelo rival na decisão unânime dos jurados. E ele revelou que, antes da luta, fez uso de testosterona para ajudar na recuperação de uma lesão no joelho:
- Eu quase não lutei. O médico me testou e disse que minha testosterona estava baixa. Ele me receitou testosterona para trazer os meus níveis de volta aos que eu tinha quando estava com 25 anos, e isso ajudaria na recuperação do meu joelho. Em um mês, fiz três vezes uso de testosterona, isso me deu muito peso e muito músculo e curou meu joelho o suficiente para que eu pudesse lutar - disse à revista "Fighters Only".
O médico explicou a Rampage que a testosterona, por si só, é 100% natural e não influencia no doping. Algumas substâncias que combinadas à testosterona é que acusam doping nos exames realizados antes e depois das lutas. O lutador afirmou que chegou a chorar por causa da lesão:
Joe Rogan comentarista do UFC (Foto: Divulgação/UFC)Problema com Joe Rogan foi resolvido, de acordo
com o veterano lutador (Foto: Divulgação/UFC)
- Quando eu machuquei meu joelho, eu me ferrei, mas foi uma bênção disfarçada. Eu realmente queria lutar para os fãs japoneses, fui ao médico e ele me disse para não lutar. Eu não gosto de dizer às pessoas que eu choro, mas eu sou um ser humano e chorei. Acordei às 3h da madrugada e chorei. Eu não podia treinar e eu não sabia se seria uma lesão que encerraria minha carreira.
Rampage voltou a falar na possibilidade de se aposentar e revelou que planeja fazer carreira no cinema. Ele já participou do filme "Esquadrão Classe A", no qual fez o papel de destaque:
- O motivo de eu ter falado em me aposentar foi porque eu estava lutando machucado por um tempo. Cotovelo machucado, ombro, pulso, os dois joelhos, problemas no tornozelo. É por isso que meu objetivo é ser astro de filme de ação. Sou um garoto crescido, eu atiro nas pessoas e coisas do tipo, isso é engraçado. Não quero ser ator para ser famoso. Quero ser ator para me divertir com os brinquedos. Quero me divertir enquanto ganho dinheiro.
O ex-campeão meio-pesado do UFC lembrou ainda o desentendimento que teve o repórter e comentarista da organização, Joe Rogan, e disse que os dois já se resolveram:
- Eu respeito Joe Rogan porque ele veio falar comigo como homem. Sempre gostei dele por ele ser um cara engraçado, e eu gosto de caras engraçados, e ele me machucou com alguns dos seus comentários. Mas ele tem um trabalho a fazer. Mas às vezes eu pensava: "Cara, é só me perguntar antes, aí você vai comentar já tendo aquela informação".

Sósia de Carolina Dieckmann vira queridinha dos torcedores da LBF

Ala de 34 anos do Basquete Clube, Cléia Crepaldi não se considera uma mulher bonita e vê poucas semelhanças com atriz de Fina Estampa

Por Marcello Pires Rio de Janeiro
Cleia crepaldi/carolina dickmman (Foto: arquivo pessoal)Ala do Basquete Clube, Cléia Crepaldi não se acha bonita e tampouco parecida com Carolina Dieckmann, mas afirma que as comparações com a atriz de Fina Estampa vêm de muito tempo (Foto: arquivo pessoal)
Com 14 vitórias em 14 jogos, Americana soma 28 pontos e lidera com folgas a Liga de Basquete Feminino (LBF). Mas, curiosamente, quem mais tem despertado o interesse dos fãs da modalidade é a equipe do Basquete Clube, que venceu apenas quatro vezes na competição e amarga a penúltima colocação na tabela. Tudo graças a uma paulista de 34 anos, natural de Catanduva. Com 1,73m, 67 quilos, loira e de olhos verdes, Cléia Crepaldi vem chamando a atenção dos torcedores e arrancando suspiros do público masculino por sua semelhança com a atriz Carolina Dieckmann, que vive a vilã Teodora na novela Fina Estampa.
Treze centímetros mais alta e um ano mais velha que a atriz, a ala do time de Araçatuba não se acha bonita e tampouco se considera parecida com uma das musas da televisão brasileira. No entanto, sem conseguir disfarçar a timidez, ela se diverte com os elogios e afirma que a comparação vem de muito tempo.
- Quem me dera! (risos) Ela é uma das mulheres mais lindas do país. Eu não me acho parecida com ela, sou normal. Mas desde pequena as pessoas dizem que tenho uma semelhança enorme com a Carolina Dieckmann. Talvez por causa do nariz e dos olhos verdes. Aqui em Araçatuba é comum as pessoas me pararem na rua e falarem que eu pareço com alguém. Dou muita risada e deixo as pessoas pensarem um pouquinho antes de responder – disse, às gargalhadas, por telefone, a ala do time de Araçatuba, que enfrenta o líder da competição, sábado, às 18h, em Americana.
Embora tenha adotado o sobrenome Crepaldi às costas na camisa 50 do Basquete Clube, Cléia já se acostumou a ouvir os gritos de Teodora e Carolina Dieckmann durante os jogos. Como ser apresentada à sósia famosa é um sonho muito distante, ela revela um desejo bem mais possível de ser realizado.
- Sabe o quadro ‘espelho mágico’, do programa Vídeo Show, que eles desafiam uma pessoa comum a ficar parecido com um personagem da ficção? Então, eu adoraria participar – disse a jogadora, quase em tom de apelo e sem conseguir segurar o riso.
Apesar da semelhança com uma das mulheres mais bonitas do país, ela jura que o assédio masculino não aumentou em nada. Solteira, a ala de 34 anos nunca trabalhou como modelo, mas revela uma passagem inusitada de dez anos atrás que mexeu com sua cabeça quando ainda defendia a equipe de Guarulhos.
Cleia crepaldi/carolina dickmman (Foto: Alessandro Iwata/Ideali Comunicação)Cléia tem o 2º melhor aproveitamento nas bolas
de três pontos da LBF(Foto: Alessandro Iwata)
- A Vanessa Menga (ex-tenista) tinha acabado de ser a capa de uma revista masculina e surgiu um boato que eles também tinham interesse em me convidar para posar nua. Oficialmente, nenhuma proposta chegou e naquele momento eu não aceitaria. Era uma menina, tinha saído de casa muito cedo e não tinha cabeça para pensar nisso. Hoje sou uma mulher madura e acho até que toparia - afirmou a ala, mesmo sem mostrar muita firmeza.
Embora a comparação com Carolina Dieckmann seja encarada numa boa, a jogadora, que dispensou uma provável convocação para a Seleção Brasileira em 2005 para jogar quatro temporadas no basquete italiano, prefere ser lembrada por suas qualidades dentro de quadra.
Dona do segundo melhor aproveitamento nos arremessos de três pontos e oitava colocada entre as cestinhas da competição, com uma média de 14,4 pontos por partida, Cléia não se arrepende de ter trocado a amarelinha pelo Viterbo e San Martino Del Lupare, da Itália, mas torce por uma nova oportunidade de representar seu país.
-Nunca pensei em fazer outra coisa. Jogo basquete desde os 13 anos e não me arrependo de nada. Comecei em Catanduva e joguei ainda em Jundiaí, São Bernardo e no basquete italiano. Sinceramente, não me iludo mais com uma convocação, mas gostaria muito de poder disputar os Jogos Olímpicos de Londres pela Seleção Brasileira – disse a atleta formada em educação física pela FG (Faculdades Integradas de Guarulhos).

Após 19 anos na F-1, Rubinho assina com a KV Racing e vai correr na Indy

Recordista de participações na principal categoria do automobilismo mundial, Rubens guiará ao lado do amigo Tony Kanaan por toda a temporada 2012

Por Alexander Grünwald São Paulo
O recordista de participações na Fórmula 1 vai correr na Fórmula Indy em 2012. Dono de 11 vitórias, 14 poles, 68 pódios e dois vice-campeonatos na principal categoria do automobilismo mundial, Rubens Barrichello iniciará nesta temporada uma nova fase em sua carreira, mudando-se para os Estados Unidos. Ele disputará todas as corridas – inclusive as provas em circuitos ovais – na equipe KV, com o carro número 8, como companheiro de seu amigo de longa data, o baiano Tony Kanaan, que renovou por dois anos. O patrocínio para a nova empreitada será de uma empresa brasileira, a mesma que apresentou, no fim do ano passado, uma proposta para que o piloto seguisse na Fórmula 1 pela Williams.
- Essa é uma nova fase na minha vida, e muito feliz. Quando o convite veio, fui com a cabeça aberta. Mas, como piloto profissional, competitivo, você quer fazer as coisas bem feitas. Me adaptei muito rápido e tive muito apoio de toda a equipe. No final daquele primeiro dia de testes, recebi o convite e começamos a correr atrás dos parceiros que pudessem viabilizar isso. Aos 39 anos de idade, aos 39 do segundo tempo, só tenho a agradecer por esta oportunidade – frisou Barrichello, sem esconder o sorriso no rosto.
VOANDO BAIXO: Assista a uma volta de Barrichello nos testes em Sonoma
entrevista barrichello Tony kanaan fórmula Indy (Foto: Carsten Horst / Divulgação)Rubens Barrichello posa com o novo macacão e o carro que usará nesta temporada (Foto: Carsten Horst)
O envolvimento de Rubens com a Indy começou quando ele recebeu um convite de Tony, no fim de janeiro, para testar o novo chassi que a categoria adotará neste ano, o DW12, após sete anos utilizando o mesmo carro. A intenção, segundo eles, era ter a opinião de um piloto experiente como Barrichello na busca pelo melhor acerto da nova máquina. Inicialmente programado para andar por dois dias no circuito de Sebring, nos Estados Unidos, Rubens fez também um terceiro dia de testes, quando foi o mais rápido da sessão.
  •  
entrevista barrichello Tony kanaan fórmula Indy (Foto: Carsten Horst / Divulgação)O brasileiro anunciou sua decisão ao lado do
amigo Tony Kanaan (Foto: Carsten Horst)
- Não começo do zero, pois  tenho uma experiência longa no automobilismo. Será o meu 34º ano, o que faz com que eu comece em um patamar que não é o zero. Mas tenho muito o que aprender com o Tony. É impressionante como ele é rápido com pneu frio. O motor turbo é uma nova experiência. O uso dos freios de carbono é algo que carrego da Fórmula 1. Então, tem coisas do zero e coisas que estão andando. Mas no oval, por exemplo, não tenho ideia de como é o acerto, precisarei aprender. Meus companheiros serão importantes para isso.
Sem vaga na Fórmula 1 após a confirmação de Bruno Senna na Williams e diante do bom desempenho em seu primeiro contato com um carro da Indy, piloto e equipe deram início às negociações. Durante este processo, a presença de Tony Kanaan, piloto da KV desde o ano passado, pesou na decisão. Amigos desde a infância, ele e Rubens são sócios no IBK, uma entidade que atende instituições de caridade no Brasil. Dentro das pistas, já conquistaram oito vezes as tradicionais 500 Milhas de Kart. Compartilhando o mesmo box, a cooperação mútua no aspecto técnico, onde ambos são reconhecidamente fortes, pode fazer a diferença.
- Vou fazer todas as provas, estou entrando nessa com muita força, muita coragem e muita determinação. Estou feliz em anunciar esta nova parceria com meu ‘irmão’ Tony e com o Jimmy Vasser. Agora vou poder guiar o meu carro, porque até então era o carro do Tony. Agora posso ter o meu para abusar mais. O Tony, para mim, é a razão de eu estar fazendo isso. Eu tentei comprar o número 11, mas ele não vendeu. O Eduardo, que desenhou meu capacete, me perguntou se dava para botar o número oito - disse.
Rubens Barrichello teste Fórmula Indy Sonoma (Foto: Divulgação/KV Racing)Rubens Barrichello testou o carro da equipe KV Racing em Sonoma (Foto: Divulgação/KV Racing)
No último fim de semana, Barrichello e a KV voltaram a trabalhar juntos em uma nova sessão de treinos, desta vez na pista de Sonoma, também nos Estados Unidos. O desempenho não foi similar ao do primeiro encontro. Àquela altura, no entanto, um acordo já estava encaminhado para a disputa da temporada 2012 da Indy. Algo que fez com que Barrichello, que completa 40 anos em maio, precisasse vencer também um grande adversário: o receio da esposa Silvana com os perigosos circuitos ovais.
- A situação da Silvana era verdade, era uma coisa que havia prometido a ela. Imaginava correr 25 anos na F-1 e depois numa Stock Car, no Brasil. Muitas vezes, assistindo às corridas do Tony e do Felipe Giaffone, víamos algumas batidas e ela me fez prometer que não faria isso. Tenho que agradecer a ela, pois foi daí que se desenvolveu o negócio - confessou.

Tony pede desculpas e se defende: ‘Cheguei atrasado. Não fui desleal’

Atacante do Boavista diz que não teve a intenção de machucar Willians e teme punição: ‘Fico preocupado de quererem me massacrar’

Por Richard Souza Macaé, RJ
Assim que chegou ao hotel, Tony se apressou para assistir ao lance da falta que fez em Willians na vitória do Boavista sobre o Flamengo, por 2 a 1, nesta quarta-feira, pela primeira rodada da Taça Rio. Na imagem, aos 37 minutos do primeiro tempo, ele viu a si mesmo solando o tornozelo direito do volante rubro-negro, que teve de ser substituído com suspeita de fratura – sofreu uma entorse grave. O atacante levou cartão amarelo, mas a punição severa, segundo ele, está sendo recebida nesta quinta. Preocupado com o que pode acontecer e assustado com a repercussão do caso, Tony se defende.

- Eu revi o lance assim que cheguei no hotel, uma e pouca da manhã. Vi que foi um lance duro porque cheguei um segundo atrasado. Nada que fosse desleal, para machucar. Achei normal para um jogo truncado, disputado. Fico chateado pela repercussão. Por conta do tamanho que tem o Flamengo, tudo que acontece repercute mais. Fico chateado por estarem falando algumas coisas ao meu respeito, de que fui para quebrar o Willians. Me deixa chateado, preocupado. Essa é a imagem que eu não quero passar para ninguém. Fico preocupado de quererem me massacrar, falam que fui desleal. Foi jogada dura, sim, mas não desleal. Não queria fazer alguma coisa com ele. Podem querer me tirar dos jogos, o TJD/RJ, por conta da pressão, pode tomar decisão por ser Flamengo. Isso me preocupa.

Achei normal para um jogo truncado, disputado. Fico chateado pela repercussão. Por conta do tamanho que tem o Flamengo, tudo que acontece repercute mais"
Tony
O atacante diz que quer pedir desculpas a Willians. Ele tentou contato com o zagueiro Gustavo, que jogou no Boavista no ano passado e está no Flamengo.

- Passou pela minha cabeça (pedir desculpas), só que não tenho contato de ninguém de lá. Tentei falar com o Gustavo, mas não consegui. Queria pedir desculpa, é um companheiro de profissão, não tenho nada contra ele, nem contra ninguém. Da mesma maneira que minha família fica preocupada quando estou em campo, a família dele pode ter ficado também, ficam sem saber direito o que aconteceu. Queria pedir desculpas para ele agora por esta matéria. Vou tentar entrar em contato com ele. Quem me conhece há quatro anos no futebol carioca sabe que nunca fui desleal, nunca machuquei ninguém. Num lance duro, acabou acontecendo.
willians tony  flamengo x boavista (Foto: Rui Porto Filho/Foto Arena/Agência Estado)Willians conduz a bola observado por Tony  (Foto: Rui Porto Filho/Foto Arena/Agência Estado)
O Flamengo vai pedir a exclusão do árbitro Felipe Gomes da Silva do quadro da Ferj pela atuação na partida. O clube também quer que Tony seja responsabilizado pelas despesas do tratamento de Willians.
- Isso tudo eu deixo para a diretoria e o jurídico.
Queria pedir desculpas para ele agora por esta matéria. Vou tentar entrar em contato com ele. Quem me conhece há quatro anos no futebol carioca sabe que nunca fui desleal"
Tony
Segundo o técnico Joel Santana, o Boavista usou do jogo violento para tentar controlar o Flamengo. O atacante não concorda.

- Acho que foi um jogo duro para os dois lados. O scout mostra 24 faltas do Boavista e 12 do Flamengo, mas foi o dobro porque no fim do jogo o árbitro marcou muitas faltinhas perto da nossa área. Tanto que deu cartão amarelo para um dos nossos zagueiros num choque com o Vagner Love. Acabou dando muitas faltas no fim do jogo. Tem que ver como foram as faltas que aconteceram, a gravidade delas. A minha jogada com o Willians foi mais forte, mas aconteceram faltas do Vagner Love, o Bottinelli tomou amarelo. As outras faltas foram normais.

Zizao vai a campo e faz o primeiro treino com companheiros no Timão

Apresentado nesta manhã, chinês correu no gramado do CT alvinegro no período da tarde e teve o primeiro contato com o restante do elenco

Por Carlos A. Ferrari e Daniel Romeu São Paulo
Zizao corinthians tite (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Zizao cumprimenta Tite, em treino no CT Joaquim Grava (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
O primeiro dia do meia-atacante Zizao como reforço do Corinthians foi movimentado. Apresentado na manhã desta quinta-feira, no Parque São Jorge, o chinês seguiu para o CT Joaquim Grava no período da tarde e fez o primeiro trabalho no campo com os companheiros de Timão. Após um aquecimento com bola ao lado dos atletas que não enfrentaram o Catanduvense, nesta quarta, o jogador fez um trabalho físico, separado do grupo.
No tradicional “bobinho”, brincou com os colegas e tentou superar a barreira da língua com mímica. Logo em seguida, cumprimentou o técnico Tite e seguiu para o campo ao lado. Sob orientação do preparador Fabrício Prado, correu diversas vezes ao redor do gramado e mostrou simpatia. Acenou para os jornalistas de uma rede de televisão chinesa e, sempre que podia, “espiava” o que estava acontecendo no campo ao lado – onde o restante do elenco fazia coletivo.
O treino, no entanto, não foi o primeiro de Zizao pelo Corinthians. Nesta quarta-feira, o chinês já havia realizado treino físico e de finalizações no campo. Sem jogar uma partida oficial há bastante tempo, ele ainda deve aprimorar as condições físicas antes de ter condições de disputar uma partida oficial.
Zizao corinthians   (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Zizao treina no CT, após ser apresentado no Parque (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

Neymar posta foto com Davi Lucca no Twitter: 'Amor sem fim'

Craque desembarcou em São Paulo na madrugada desta quinta-feira após amistoso com a Bósnia, na Suíça, na última terça

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
Neymar deixou a rotina de gols, dribles e viagens para curtir um momento em família. Na tarde desta quinta-feira, o jogador do Santos postou em seu Twitter uma foto com o filho Davi Lucca, que nasceu em agosto do ano passado.
- Amor sem fim! - escreveu o atacante.
Neymar e o filho David Lucca (Foto: Reprodução do Twitter)Neymar postou foto com o pequeno David Lucca nesta quinta-feira (Foto: Reprodução do Twitter)
A agenda de Neymar não está das mais tranquilas. No último sábado, o jogador foi destaque da vitória do Santos contra a Ponte Preta, em Barueri, e depois seguiu viagem para a Suíça, onde se apresentou ao técnico Mano Menezes para o amistoso da Seleção Brasileira contra a Bósnia, disputado na terça-feira, em St.Gallen.
Na madrugada desta quinta-feira, o jogador desembarcou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ao lado dos santistas Rafael e Ganso.

Antes de novo confronto, Thiago Neves diz: 'Boca tem trauma do Flu'

Camisa 7 lembra jogos pela Libertadores de 2008, sonha com vitória na Bombonera e afirma que hoje situação é diferente: 'Vão respeitar mais'

Por Edgard Maciel de Sá e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
A cada dia que passa, a ansiedade e a expectativa aumentam. No dia 7 de março, próxima quarta-feira, o Fluminense vai enfrentar pela terceira vez em sua história o Boca Juniors em uma Libertadores. Mas um detalhe faz com que esta data seja ainda mais aguardada: o jogo será no mítico estádio da Bombonera. Presente nas duas partidas anteriores - pela semifinal da edição de 2008 - e destaque em ambas, Thiago Neves não vê a hora de encarar um novo confronto contra o badalado camisa 10 dos argentinos: Juan Román Riquelme.
Thiago Neves na Entrevista (Foto: Andre Durão)Thiago Neves olha para o passado: "Na época, o Riquelme falou que não conhecia o clube" (Foto: Andre Durão/GLOBOESPORTE.COM)
Na ocasião, o craque e outros jogadores causaram uma certa polêmica ao dizerem que tinham poucas informações a respeito do Fluminense. Foi um fator de motivação a mais para o elenco conseguir a classificação para a final da Libertadores, eliminando os argentinos, algo que só o Santos de Pelé havia feito. Agora, Thiago Neves acha que o contexto será bem diferente.
- O Boca tem um trauma não só comigo, como do Fluminense também. Na época, o Riquelme falou que não conhecia o clube, e demos a resposta em campo. Agora que sabem como é, vão respeitar mais - afirmou o jogador, em papo com o GLOBOESPORTE.COM.
Quero poder dizer para minha família, para minha filha e para os meus amigos: eu venci o Boca e o Riquelme na Bombonera. Lá dentro, com torcida e tudo"
Thiago Neves
Thiago Neves sabe que uma vitória seria marcante, por tudo o que envolve a partida. E o que ele mais deseja é poder contar para a filha, Maria Carolina, e para os amigos que esteve presente em um triunfo sobre o badalado apoiador na temida Bombonera - algo que nao aconteceu em 2008, já que o estádio estava interditado.
- Certamente, esse jogo vai ser mais especial. Em 2008 não foi na Bombonera. Era o Boca, tinha o Riquelme, mas o estádio faz a diferença. Agora vamos encarar tudo isso de novo, mas na casa deles. E eu quero poder dizer para minha família, para minha filha e para os meus amigos: eu venci o Boca e o Riquelme na Bombonera. Lá dentro, com torcida e tudo - disse.
Fluminense e Boca Juniors se encontraram na semifinal da Libertadores de 2008. A partida de ida foi realizada no El Cilindro, estádio do Racing, pois a Bombonera estava interditada por um mês por causa de um objeto arremessado no auxiliar durante partida contra o Cruzeiro, pelas oitavas. Houve empate por 2 a 2, gols de Riquelme (dois), Thiago Neves e Thiago Silva. No jogo de volta, no Maracanã, Palermo abriu o placar, mas os tricolores viraram com Washington, Conca e Dodô. Após a partida, em entrevista coletiva, o técnico Renato Gaúcho soltou a frase:
- Boca, muito prazer. Fluminense.
Nesta sexta-feira, você confere a íntegra da entrevista exclusiva de Thiago Neves no GLOBOESPORTE.COM e ainda uma matéria especial no programa "Globo Esporte", da TV Globo.

Hit no Twitter, Mateus evita entrevista, mas ganha homenagem dos colegas

Volante do Caxias proferiu a frase: 'Só bate quem erra'

Por GLOBOESPORTE.COM Caxias do Sul, RS
Tão comentado quanto o título da Taça Piratini na noite desta quarta-feira foi a declaração do jogador Mateus, do Caxias, a equipe vencedora. ‘Só bate quem erra’, disse o volante de 25 anos, após desperdiçar a única cobrança da equipe grená na vitória sobre o Novo Hamburgo. A frase equivocada virou febre no Twitter, lançou o nome do jogador para todo o Brasil, mas também o deixou ressabiado. Nesta quinta-feira, Mateus era aguardado para entrevistas em programas de televisão, mas não apareceu. (assista à brincadeira dos jogadores do Caxias ao lado)

Os companheiros de equipe, porém, não esqueceram o volante. Durante participação no Globo Esporte, o grupo recebeu o apresentador Paulo Brito, marcado pelo bordão ‘Tudo belezinha’, com uma brincadeira. Assim como os internautas fizeram nas redes sociais, os jogadores inverteram desta vez a famosa frase de Brito na saudação.
- Tarde boa. Belezinha tudo? – brincaram em referência ao erro do colega na noite anterior.

Colega de Mateus no meio-campo do Caxias, Paraná entrou no clima. Lamentou o erro, mas lembrou que o volante ganhou projeção nacional depois do deslize (assista aos pênaltis e à declaração ao lado).

- É claro que a pessoa fica um pouco chateada, mas era para ser assim. No fim das contas, ficou famoso para o Brasil inteiro. E isso só acontece com quem é campeão. Até o Ronaldo entrou na brincadeira! E nós também, claro, estamos brincando com ele - disse.
Memória EC: Mateus amplia lista de pérolas do futebol. Relembre outras frases
O clima de descontração parece não ter contagiado Mateus. Segundo a assessoria de imprensa do clube, diversos veículos de comunicação tentaram entrevistas com o jogador, que não foi localizado.

- Esta tudo certo. Ele participaria dos programas hoje, mas não apareceu. Deve estar ressabiado, mas com o tempo vai entender que tudo isso é uma brincadeira. Será até bom para ele – explicou Geremias Orlandi, assessor de imprensa do clube.

Logo depois do erro, a frase se espalhou pelo Twitter. Não demorou para os internautas de plantão começarem a seguir a moda de Mateus e inverter outras frases populares, como "em terra de rei, quem tem um olho é cego" e "antes nunca do que tarde".

mateus Novo Hamburgo x Caxias (Foto: Wesley Santos/Futura Press)Mateus foi um dos destaques na campanha do
Caxias (Foto: Wesley Santos/Futura Press)
A pérola proferida pelo jogador tornou-se imediatamente uma febre no Twitter. A hashtag #sobatequemerra subiu na lista das mais citadas no microblog em todo o Brasil. Até Ronaldo Fenômeno entrou na brincadeira.

- Pra encerrar a noite leio que alguem disse a frase “só bate pênalti quem erra”… @mlkdentinho fazendo escola - postou o ex-atacante, aproveitando para sacanear o jogador Dentinho.

Depois do título do primeiro turno do Gauchão, o grupo de Caxias se reapresenta às 18h no Centenário. Logo depois, sairão em carreata pelas ruas da cidade em um desfile em um caminhão do Corpo de Bombeiros.

Gramado do estádio de Brasília está pronto. Para o torneio de operários...

Trabalhadores farão torneio durante este mês com nomes de seleções

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília, DF
O gramado já está se fixando no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Não é o da Copa do Mundo de 2014, mas também receberá jogos do Brasil. Isso porque as seleções nacionais darão nome aos times do operários da obra, que jogarão um campeonato interno com início no dia 17 deste mês.
Instalado há duas semanas, o gramado temporário está protegido para se fixar e permitir as partidas. Já o gramado definitivo - que será licitado ainda no primeiro semestre deste ano - receberá a abertura da Copa das Confederações em 2013 e sete partidas do Mundial de 2014. A inauguração da arena está prevista para o fim deste ano. Segundo dados divulgados pelo comitê do Distrito Federal, o estádio está com 52% das obras concluídas.
Estádio de Brasília com gramado para campeonato de operários (Foto: Divulgação/Hmenon Oliveira)Campo já está pronto para torneio de operários do Estádio Nacional (Foto: Divulgação/Hmenon Oliveira)
Estádio Nacional de Brasília com gramado (Foto: Divulgação/Hmenon Oliveira)Segundo comitê local, obras já estão 52% concluídas (Foto: Divulgação/Hmenon Oliveira)

Após nova reunião, Bernardo deve retirar ação e ser reintegrado ao Vasco

Encontro na próxima semana deve selar acordo entre as partes e evitar audiência na Justiça do Trabalho. Segundo dirigente, meia está arrependido

Por Gustavo Rotstein e Renata Domingues Rio de Janeiro
bernardo treino vasco (Foto: Divulgação/Flick Vasco da Gama)Bernardo está perto de voltar a treinar com o grupo
do Vasco (Foto: Divulgação/Flick Vasco da Gama)
A audiência que analisará o processo que Bernardo move contra o Vasco está marcada para o próximo dia 12, mas a solução para o imbróglio entre o jogador e o clube deve sair antes mesmo do encontro judicial. Nesta quinta-feira, a diretoria cruz-maltina se reuniu mais uma vez com os representantes do meia e obteve boas notícias. Segundo o vice jurídico do Vasco, Aníbal Rouxinol, uma nova reunião segunda ou terça-feira confirmará a retirada da ação e a consequente reintegração de Bernardo, que, ainda de acordo com o dirigente, reconheceu que errou e fez juras de amor ao clube.
- A reunião foi extremamente proveitosa. Praticamente chegamos a um acordo. Na verdade, o Vasco mostrou que está tudo pago, então não há muito mais a fazer. O jogador reconheceu que errou e fez juras de amor ao clube. Vamos ter uma última reunião para assinatura de acordo, retirada da ação. Vamos fechar os detalhes dessa briga, comunicar à Justiça e encerrar isso - explicou Rouxinol.
O dirigente cruz-maltino fez ainda questão de ressaltar que Bernardo será muito bem recebido no Vasco e que não haverá nenhum tipo de resistência por parte do elenco.
- O que houve por parte dos jogadores foi uma insatisfação pelo momento em que tudo aconteceu. Mas ninguém tem nada contra o Bernardo, pelo contrário. Estão todos esperando ele de braços abertos.
No dia 15 de fevereiro, Bernardo entrou com ação na Justiça do Trabalho pedindo tutela antecipada por conta do atraso no pagamento de salários, luvas e Fundo de Garantia. Na última sexta-feira, o Vasco enviou à Justiça comprovantes de que está em dia com o jogador. O diretor executivo, entretanto, preferiu não confirmar se o jogador será reintegrado.
- A única coisa que posso adiantar neste momento é que o encontro foi bom e que está próxima uma solução positiva para os dois lados - resumiu.
O lado de Bernardo também optou por não adiantar o futuro do jogador. Mas João Marcos Siqueira, advogado, admitiu que a tendência é que o processo seja encerrado antes da audiência na Justiça.
- Hoje, a expectativa é a retirada da ação, desde que também haja um acordo profissional com o Bernardo. Do ponto de vista jurídico, a questão está praticamente concluída - explicou.
Também presente à reunião desta quinta-feira, Léo Rabello, empresário de Bernardo, lembrou que haverá mais um encontro na próxima semana, que selará o futuro do jogador.
- Por enquanto eu não acho nada. Mas o principal é respeitar a vontade do jogador. Ainda vou bater um papo com o Bernardo para saber o que ele quer.

Livre de lesão, Romulo volta a campo para iniciar recondicionamento

Expectativa é de que volante seja entregue à preparação física daqui a uma semana. Allan volta a treinar com bola

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Com Allan e Eder  Luis recuperados, a expectativa do Vasco agora é pelo retorno de Romulo. O volante, que se apresentou para a pré-temporada com um edema ósseo no pé direito, apareceu nesta quinta-feira para seu primeiro treino no campo no ano. O volante iniciou trabalho de fisioterapia, a primeira etapa da recuperação depois que um exame comprovou a consolidação da fratura por estresse.
Treino Romulo Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Romulo em treino desta quinta-feira: primeira atividade do volante no campo em 2012 (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
- O Romulo vai fazer exercícios com bola dentro da fisioterapia. Daqui a uma semana ele será liberado para a preparação física. A recuperação tem que ser feita no dia a dia. Aí vai depender dos preparadores físicos dizerem quanto tempo ele precisa para se recondicionar. No lado clínico, ele ficará totalmente apto a partir da semana que vem - afirmou o médico vascaíno Fernando Mattar.
Já em relação a Eder Luis - recuperado de fratura no pé esquerdo -, a expectativa é de que seja relacionado para o jogo contra o Olaria, neste sábado. A intenção é prepará-lo para o jogo contra o Alianza Lima, nesta terça, pela Libertadores. Allan, que sofreu estiramento na coxa esquerda, realizou nesta quinta seu primeiro trabalho com bola.
- O Allan vai começar um trabalho de preparação física agora. Até então, ele ainda estava entregue à fisioterapia. O Eder Luis já está totalmente apto e o Cristóvão que vai decidir se ele joga ou não - disse Fernando Mattar.

Treino no Vasco tem volta de Dedé e Nilton com visual careca

Zagueiro retorna às atividades após convocação para a Seleção Brasileira, e volante reaparece com novo corte de cabelo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Logo que entrou em campo para treinar, na tarde desta quinta-feira, o Vasco mostrou duas novidades. A primeira atividade em São Januário depois do empate em 2 a 2 com o Bonsucesso teve como um dos destaques a volta de Dedé algumas horas depois de desembarcar após defender a Seleção Brasileira. Além disso, o volante Nilton reapareceu com a cabeça totalmente raspada, com um visual similar ao que apresentou quando foi contratado pelo Vasco, em 2009.
Nilton careca treino Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Nilton com visual careca em treino do Vasco nesta quinta-feira (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Dedé chegou ao Brasil dizendo estar à disposição de Cristóvão Borges para enfrentar o Olaria, neste sábado, pela Taça Rio. No entanto, a tendência é que o zagueiro seja poupado para entrar na melhor condição diante do Alianza Lima, na próxima terça, pela Libertadores.
Dedé treino Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Dedé voltou a treinar com o Vasco após defender a Seleção (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

Preparador diz que Eder Luis está pronto para voltar ao time no sábado

Rodrigo Poletto acredita que partida será importante para o atacante ganhar ritmo para terça-feira. Allan também está perto do retorno

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Após três meses, o retorno de Eder Luis ao time do Vasco está cada vez mais perto. De acordo com o preparador físico Rodrigo Poletto, o atacante não sente mais dores no pé operado e tem condições de entrar em campo já neste sábado, contra Olaria, quando Cristóvão Borges utilizará um time misto. O preparador acredita que jogar alguns minutos nesta partida será fundamental para Eder recuperar o ritmo de jogo.
- Eder vem evoluindo muito bem, não sente mais qualquer tipo de dor. A intenção é que ele participe no sábado com a equipe para ganhar ritmo de jogo. A gente acha interessante ele participar ao menos de uma parte do jogo já que ele vem se movimentando muito bem com bola. Se tudo correr bem, ele deve participar para adquirir uma condição específica de jogo, progredir para que terça-feira esteja em uma condição melhor ainda - explicou Poletto em entrevista à Rádio Brasil.
O preparador cruz-maltino disse ainda que Allan, que se recupera de um estiramento grau 2 na coxa, também está perto de voltar.
- Allan precisa de um tempo maior até para ganhar um condicionamento físico melhor. Para sábado é difícil - afirmou.
Segundo Poletto, Eder Luis e Allan vão ter um pouco de dificuldade no início, por isso, é importante que a torcida tenha paciência e não espere grandes atuações logo no retorno.
- Acredito que o Eder pode sentir um pouco mais dificuldade que o Allan porque ficou mais tempo parado. Temos que levar de forma gradativa, é complicado. Logo vamos ter os dois prontos para nos ajudar muito. Peço um pouco de paciência para eles se readaptarem e voltarem a apresentar as grandes atuações do não passado - concluiu.

O Vasco enfrenta o Olaria pela segunda rodada da Taça Rio neste sábado, às 16h, em Moça Bonita. Nesta partida, Cristóvão Borges utilizará um time misto para poupar os titulares para a partida de terça-feira, contra o Alianza Lima, às 21h45m, em São Januário, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.