quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Teliana revela 'fúria' com Sharapova no US Open: 'Daria uma rasteira nela'

Brasileira lembra que abandono da russa um dia após prazo frustrou seus planos de jogar chave principal de Grand Slam pela primeira vez na carreira

Por Rio de Janeiro
Comente agora
Teliana Pereira atingiu marcas expressivas e históricas neste ano.  Disputou as semifinais do WTA de Bogotá, em fevereiro, e entrou pela primeira vez no Top 100 do ranking mundial. Apesar do saldo positivo de resultados na temporada, a número 1 do Brasil e 87 do mundo sentiu raiva de uma das maiores tenistas do circuito em um episódio que lhe daria muita alegria. Bem próxima de disputar pela primeira vez a chave principal de um Grand Slam, no Aberto da Austrália de 2014, Teliana poderia ter conquistado o feito inédito no US Open, em agosto. Porém, a desistência da russa Maria Sharapova já com o qualifying do torneio americano em andamento atrapalhou os planos da pernambucana.
Montagem Teliana Pereira e Maria Sharapova (Foto: Editoria de Arte)Se Sharapova tivesse desistido um dia antes, Teliana teria jogado na elite no US Open (Foto: Editoria de Arte)
Teliana chegou ao US Open na condição de número 105 do mundo. Ela precisava da desistência de duas tenistas antes de o Grand Slam começar para entrar direto na chave principal. A campeã de Wimbledon, Marion Bartoli, ajudou quando anunciou a aposentadoria. Faltava mais uma. Porém, passaram-se os dias e ninguém abandonou. A brasileira então teve que tentar a vaga no qualifying, mas caiu logo na primeira rodada do classificatório. Um dia depois da partida, Sharapova revelou a lesão no ombro direito da qual ainda está se recuperando e anunciou que não jogaria em Nova York.
-  Se a Sharapova tivesse se retirado um dia antes, eu teria entrado. Que raiva! Falei com o meu irmão (e técnico, Renato): se eu a vejo, acho que daria uma rasteira nela! Eu fiquei muito brava e até decepcionada. Fiquei tanto naquela esperança que no final das contas não consegui nada. Foi tudo horrível - lembrou Teliana, chegando a rir da própria falta de sorte.
Aberto da Austrália caiu na primeira rodada do quali
Roland Garros caiu na terceira rodada do quali
Wimbledon caiu na segunda rodada do quali
US Open caiu na primeira rodada do quali
Em Roland Garros, o cenário foi praticamente o mesmo. Ela perdeu na última rodada do qualifying e foi sorteada como a primeira "lucky-loser" (reserva). Se alguém abandonasse na primeira rodada da chave principal, seria substituída pela brasileira, o que não aconteceu.
- Foram três dias de horror - brincou.
Atualmente, Teliana está em uma situação bem mais confortável para o próximo Grand Slam do calendário. A pernambucana tem maiores chances de garantir vaga direta no Aberto da Austrália de 2014, que começa em janeiro, por estar presente entre as 100 melhores do ranking da WTA. Mas, por enquanto, ela prefere manter os pés no chão.
- Agora não quero saber mais. Quando eu estiver lá dentro (da chave principal), eu comemoro. A gente cria expectativa e às vezes acaba se decepcionando um pouco. Vamos deixar rolar e ver o que vai acontecer.
Se conseguir entrar na elite de um Grand Slam, Teliana vai quebrar um longo jejum para o tênis feminino brasileiro. A última vez que uma tenista do país disputou a chave principal de um dos quatro maiores torneios do circuito profissional foi em 1993, com a paulista Andrea Vieira no US Open.
Teliana Pereira tênis Bogotá semi (Foto: Reuters)Teliana elegeu campanha em Bogotá como feito mais marcante na temporada (Foto: Reuters)
Temporada de sucesso
Teliana teve o melhor ano da carreira em 2013. Com a campanha até as semifinais do WTA de Bogotá, ela repetiu o que Luciana Corsato fez há 23 anos em torneios de nível WTA. Em 1990, a paulista ficara entre as quatro melhores de um torneio realizado em São Paulo. No fim de julho, a pernambucana entrou pela primeira vez no Top 100. Passou apenas uma semana no escalão até retornar de vez desde 30 de setembro. No dia 7 de outubro, furou o Top 90, onde permanece até o momento. O ranking ilustra a fase da brasileira, que chegou a ter 18 vitórias consecutivas nos últimos meses e que conquistou cinco títulos neste ano, todos de nível ITF: os Challengers de Perigueux, Denain, Mont-de-Marsan, Saint Malo - todos na França - e Sevilha, na Espanha.
Teliana Tenis (Foto: Reprodução / Facebook)Teliana conquistou cinco títulos em 2013, todos
em Challengers (Foto: Reprodução / Facebook)
- Eu fiquei muito feliz quando consegui meu melhor resultado em torneios WTA. (Em Bogotá), joguei qualifying. O primeiro jogo do quali foi superduro, peguei uma menina mais fraca, mas estava jogando mal e me complicando. Eu senti meu ombro nesse jogo, olhava para meu irmão e eu não sabia se continuava ou se desistia. Eu estava vindo de Cali já. Praticamente joguei no mesmo dia em Bogotá e lá é muito alto e muito difícil de jogar. Tive que me adaptar muito rápido. Ali eu passei o quali e todo jogo acreditando. Foi um baque. Na semifinal não consegui jogar meu melhor, fiquei travada, era na quadra principal e sabia que a partida ia passar na TV. Foi o momento mais especial. O top 100 com certeza era um objetivo colocado desde o começo do ano. Mas depois de Bogotá, eu sabia que ia acontecer. Bogotá me deu aquele clima de que eu ia conseguir - contou a tenista, que, pelo cansaço, caiu na estreia no WTA Brasil, em Florianópolis, uma semana após o torneio colombiano.
Teliana agora descansa para a próxima temporada. A brasileira retorna aos treinamentos já em novembro, de olho nos torneios que disputará na Austrália em dezembro e em janeiro, antes do primeiro Grand Slam de 2014.
Reencontro com a vitória: em noite de Borges, Cruzeiro derrota o Flu
Contestado pela torcida e ameaçado de barração, atacante marca o único gol da partida no Mineirão. Já Samuel desperdiça três chances de empatar
 
DESTAQUES DO JOGO
  • opostos
    centroavantes
    Borges foi preciso em sua única finalização na partida. Samuel teve três chances: parou em grande defesa de Fábio em uma e perdeu outras duas, incríveis.
  • na tabela
    jejum
    O Cruzeiro, que vinha de duas derrotas seguidas (São Paulo e Atlético-MG), voltou a vencer. O Flu agora acumula cinco jogos sem ganhar (com três derrotas).
  • arbitragem
    tensão
    Assim que apitou o fim do jogo, Paulo Henrique Bezerra foi cercado pelos tricolores, que estavam revoltados. Felipe recebeu cartão vermelho.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
387 comentários
Mesmo com a liderança folgada do Cruzeiro no Brasileirão, Borges não vive exatamente uma lua de mel com a torcida. Contestado depois de marcar apenas dois gols nos últimos oito jogos que disputou, todos como titular, ele passou a semana sob a ameaça de barração. Porém, o atacante recebeu mais uma chance do técnico Marcelo Oliveira e retribuiu com o gol da vitória sobre o Fluminense por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Mineirão, encerrando a sequência de duas derrotas do líder da competição. O duelo recebeu 31.564 pagantes, com uma renda de R$ 1.270.930,00.
Enquanto o centroavante cruzeirense fez as pazes com a torcida do outro lado o tricolor Samuel desperdiçou três ótimas chances de empatar, uma delas parando em grande defesa de Fábio.
- Precisávamos de uma vitória e sabíamos da dificuldade que ia ser. Com muita luta conseguimos uma bela vitória - afirmou o goleiro.
A vitória levou o Cruzeiro a 62 pontos, abrindo provisoriamente 13 pontos de vantagem sobre Botafogo, que encara o Vitória na quinta, e Grêmio, que enfrenta o Corinthians ainda nesta quarta. Já o Fluminense, que não vence há cinco partidas, continua estacionado nos 35 pontos.
Após a partida, os tricolores cercaram o árbitro Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC), e Felipe recebeu cartão vermelho. Rafael Sobis já havia sido expulso durante o jogo.
- É brincadeira o que esse juiz mais uma vez aprontou. Duas faltas do Cruzeiro no primeiro tempo para cartão, e ele não deu. Depois segurou o jogo e inverteu várias jogadas. Nossa diretoria tem que tomar alguma providência - protestou o zagueiro Leandro Euzébio.
Wagner Cruzeiro e Fluminense (Foto: Paulo Fonseca / Photocamera)Egídio toca diante da marcação de Wagner, que saiu machucado (Foto: Paulo Fonseca / Photocamera)
Borges aproveita, Samuel desperdiça
O gol da vitória, aos 17 minutos do primeiro tempo, veio em um início de jogo em que o time da casa controlou a posse de bola, mas sem o mesmo ímpeto ofensivo de partidas anteriores no Mineirão. Coube a Ricardo Goulart lembrar a melhor fase do Cruzeiro no Brasileirão. Ele fez grande jogada pela direita, passou por Leandro Euzébio e, já na área, perdeu o controle da bola. Porém, Gum errou o corte de carrinho, e a bola sobrou para Borges finalizar, de primeira.
Logo depois do gol, o técnico tricolor, Vanderlei Luxemburgo, substituiu Wagner, lesionado, por Felipe. O time ganhou organização e passou a rondar com maior frequência a área adversária. As principais jogadas ocorriam pela direita: depois de um chute perigoso de Rafael Sobis, o próprio atacante cruzou rasteiro para Samuel, que, livre na linha da pequena área, finalizou por cima do gol.
Sobis e Felipe são expulsos
O Fluminense voltou do intervalo com mais duas substituições. Saíram os jovens Ailton e Rafinha, e entraram Igor Julião, também revelado na base, e Rhayner. A segunda etapa começou movimentada, com uma chance para cada lado nos dez minutos iniciais: um chute de Jean que desviou em Bruno Rodrigo parou na rede pelo lado de fora, e Ricardo Goulart perdeu boa chance após passe de Borges, que aproveitou falha de Edinho.
A noite da redenção de Borges se completou aos 19 minutos, quando ele saiu aplaudido para a entrada de Dagoberto. O Cruzeiro passou a tocar melhor a bola, mas ainda corria riscos defensivos e só não sofreu o empate graças a Fábio, que fez ótima defesa em cabeçada de Samuel. Aos 31 minutos, Sobis, que já tinha amarelo por reclamação, cometeu falta em Dagoberto, interrompendo contra-ataque, e levou o cartão vermelho. Mesmo com um a menos, o Fluminense novamente levou perigo quando Igor Julião avançou pela esquerda e bateu cruzado. Fábio espalmou, e Samuel, desequilibrado, perdeu mais uma chance.
 
Em noite de apagão e pouco futebol, Peixe e Inter empatam na Vila Belmiro
Debaixo de muita chuva, as duas equipes, que buscavam a segunda vitória seguida para se aproximarem do G-4, erraram muito e não saíram do 0 a 0
 
DESTAQUES DO JOGO
  • destaque
    Aranha
    Aranha mais uma vez ajudou o Peixe a sair de campo sem derrota. Não fosse o camisa 1, o Alvinegro poderia ter perdido o duelo contra o Colorado
  • alçapão em xeque
    público mínimo
    O Santos sempre se orgulhou de fazer da Vila o seu alçapão, mas na noite desta quarta-feira pouca gente resolveu prestigiar o time: apenas 3486 pagantes
  • país da Copa?
    apagão
    Aos 20 minutos do segundo tempo, o sistema de iluminação da Vila Belmiro "pifou", e o estádio ficou às escuras durante 16 minutos
A CRÔNICA
por Fernando Prandi
42 comentários
Santos e Internacional entraram em campo, nesta quarta-feira chuvosa, na Vila Belmiro, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, para tentar emplacar uma sequência de duas vitórias consecutivas e se aproximarem do G-4, mas falharam na missão. Diante de um público pequeno, as equipes não saíram do 0 a 0 e somaram apenas um ponto na embolada tabela da competição.
Se o futebol não saltou aos olhos, o que chamou atenção foi o apagão ocorrido no segundo tempo do jogo, que ficou paralisado por 16 minutos. Porém, o que se viu antes e depois do blecaute foram poucas boas defesas e muitos erros de pontaria dos dois lados.
Com o resultado desta quarta-feira, Santos e Internacional chegaram a 40 e 41 pontos, respectivamente. O Peixe volta a campo no próximo sábado, contra o Náutico, na Arena Pernambuco. O Colorado, por sua vez, tem pela frente o clássico diante do Grêmio, no domingo, no Estádio Centenário.
Chuva, frio e sono
O primeiro tempo de Santos e Internacional foi equilibrado, o que não significa que o pequeno público presente nas arquibancadas da Vila Belmiro tenha gostado do que viu. No começo, Damião e Montillo ainda fizeram Aranha e Muriel praticarem boas defesas em arremates de fora da área, mas foi só.
Com seus atacantes poucos inspirados, o Peixe mostrou mais uma vez o quanto depende de Montillo, que correu muito para procurar o jogo, mas foi pouco correspondido. Até mesmo Thiago Ribeiro, destaque desde que chegou à Baixada, não conseguiu acertar passes e dar sequência nas jogadas.
D´Alessandro e Montillo jogo Santos x Internacional (Foto: Lucas Baptista / Agência Estado)No duelo entre D´Ale e Montillo, muito sono no primeiro tempo (Foto: Lucas Baptista / Agência Estado)
Do outro lado, o Inter apostou na solidez defensiva e em rápidos contra-ataques, sempre armados pelos meias Alex e D’Alessandro. O problema é que Leandro Damião, homem-gol colorado, parecia não estar em uma boa noite. Tanto que, na melhor chance da primeira etapa, o camisa 9 foi lançado por Alex e avançou sozinho em direção ao gol de Aranha com toda pinta de que abriria o placar, mas perdeu a passada e a bola para Bruno Peres.
Sem luz e sem brilho
A partida recomeçou com as equipes procurando mais objetividade e se lançando mais ao ataque, o que deixou as defesas menos protegidas. Em um erro de saída de bola santista, Gabriel avançou pela direita e só não marcou porque Aranha se esticou bem para defender.
Aos 12, o técnico Clemer, em sua primeira partida como técnico efetivo, colocou Scocco na vaga de Alex e deixou o Inter com três atacantes. Mas o que mudou mesmo o jogo foi queda de energia na Vila Belmiro, que deixou o estádio às escuras dos 20 aos 36 minutos.
Do lado do Santos, Montillo seguiu no comando. O argentino quase marcou em chute cruzado e, em outro lance, fintou os zagueiros e passou para Everton Costa, que não conseguiu completar, levando os torcedores à loucura. O Inter apostou no contra-ataque, tática que também não deu certo. E assim terminou o jogo: um 0 a 0 frio, sonolento e sem sabor.
 
Fulminante no começo, Portuguesa vence e mantém Criciúma no Z-4
Lusa resolve a partida em 13 minutos, segura a pressão do Tigre e do Heriberto Hülse no segundo tempo e se distancia da zona de rebaixamento 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • deu certo
    pressão
    A marcação no campo de ataque da Lusa no início do jogo resultou no placar final. Em 13 minutos, abriu 2 a 0, com gol em bola roubada do zagueiro tricolor, perto da área.
  • nome do jogo
    Gilberto
    Mais uma vez o goleador da Lusa se destacou. Fez um, roubou a bola e deu assistência para o segundo tento da Lusa. Com 15, ele torna-se o artilheiro da Série A ao lado de Éderson
  • como fica?
    na degola
    Enquanto a Lusa ganha fôlego e três posições na tabela, o Tigre segue na zona de rebaixamento e pode ainda perder a 17ª posição para o Vasco, que joga na quinta
A CRÔNICA
por João Lucas Cardoso
2 comentários
Quem está na parte de baixo da classificação do Campeonato Brasileiro tem que estar ligado a todo momento. A Portuguesa entrou acesa e à mil, e resolveu o jogo diante do Criciúma em 13 minutos. Marcou os dois primeiros gols da vitória por 3 a 1 no começo do jogo e segurou a pressão do Tigre e do Heriberto Hülse. O reencontro da vitória após duas partidas significou à Lusa o distanciamento da zona de rebaixamento. Área da tabela que o time catarinense ansiava em sair com uma terceira vitória seguida – frustrada pela velocidade lusa do começo.

A Portuguesa surpreendeu o Criciúma e o Heriberto Hülse jogando em cima e com velocidade. Quando o time da casa foi entrar no jogo, a Lusa já havia colocado a bola duas vezes no fundo da rede, com Gilberto e Bergson. O técnico Argel Fucks mudou duas vezes e o esboço de reação do Tigre só foi ocorrer depois do 40º minuto da etapa. O goleiro Lauro suportou as investidas e manteve a vantagem parcial.

No segundo tempo, todo o time teve que suportar o Tigre. Com o gol de desconto de Matheus Ferraz, aos 25, a maioria das 11.633 nas arquibancadas quase entrou em campo. Se sobrou apoio, faltou ao Criciúma a organização e o passe certeiro para desfazer o prejuízo contraído nos instantes iniciais, ampliado já nos acréscimos, com Henrique. Asssim, o time paulista mantém o tabu de jamais ter pedido um jogo para o Criciúma no Campeonato Brasileiro. A façanha foi acrescida justamente no dia do aniversário do estádio Heriberto Hülse.
Ao chegar aos 37 pontos, a Portuguesa ganha três posições e mais fôlego contra o rebaixamento. Já o Criciúma, que tentava deixar a zona da degola nesta rodada, o revés o deixa estagnado na tabela e ainda pode perder a 17ª colocação após o duelo entre Vasco x Goiás, na quinta-feira. Para os próximos confrontos, os dois time invertem os mandos. O Tigre vai a capital paulista encarar o Corinthians, no próximo sábado, às 21h. Já a Portuguesa recebe o Vitória no domingo, no Canindé, em partida marcada para as 18h30m.
Criciúma Portuguesa (Foto: João Lucas Cardoso)Lusa ganha fora de casa: 3 a 1 fora de casa (Foto: João Lucas Cardoso)
Lusa a mil

Fulminante, a Portuguesa fez o jogo tomar rumo a seu favor tão logo iniciado. A marcação adiantada do time paulista fez a defesa do Tigre ser furada. E duas vezes. A primeira foi numa bola de escanteio em que o Criciúma não tirou da área. O chute de Gilberto foi desviado e o goleiro Galatto traído. Quem também se atrapalhou com a bola foi Matheus Ferraz, em lance claro da pegada lusitana no Heriberto Hülse. O zagueiro perdeu a bola para o artilheiro da Lusa, que achou Bergson e a Lusa um 2 a 0 com apenas 13 minutos.

Um prejuízo tremendo ao Tigre, que ansiava sair da zona de rebaixamento nesta rodada.
Ainda que tenha tomado duas pancadas, o Criciúma não conseguiu espantar a sonolência que parecia imperar no seu meio e defesa. Confortável, no campo e no placar, a Lusa recolheu a marcação, dando combate a partir de sua metade do gramado. No entanto, tinha as bolas paradas como aliadas para elevar o pavor à defensiva do time da casa. Como quando Souza carimbou o travessão e o goleiro do Tigre teve que salvar o segundo arremate, dado no rebote diante da ineficácia da retaguarda. A troca do meia Ricardinho pelo atacante Fabinho até permitiu aos catarinenses alguma aproximação à área lusitana. Diminuir o placar, no entanto, era algo distante.

Argel Fucks foi para a segunda alteração: Daniel Carvalho na vaga de Morais. Mas o sacode no time, como de costume, não partiu do banco ou de dentro das quatro linhas. A torcida da casa elevou o coro. Foi entre gritos de incentivo que o Carvoeiro foi equilibrar as ações, e esbarrar em intervenções importantes do goleiro Lauro. Primeiro, ele foi na altura do travessão para dar o tapa e evitar tentativa por cobertura de Fabinho. Depois o arqueiro espantou uma bomba cruzada na chegada do 'lateral-surpresa-esquerdo' Marlon dentro da área.
Segura a pressão
Com a vantagem na entrada da etapa, a Lusa se deu ao luxo de especular e até tocar a bola sem muito desejo de chegar à baliza de Galatto. Em alguns momentos, o Criciúma chegava a ter quase o time inteiro no campo de ataque. Porém, não era por falta de vontade ou posse de bola que o desconto estava longe. A carência era na armação da jogada ou nos cruzamentos para a área. O primeiro bom lance tricolor na etapa, por exemplo, só foi gerado com persistência. No tumulto dentro da área lusitana, o zagueiro Matheus Ferraz tentou se redimir da falha do primeiro tempo colocando dentro do gol. Ficou na boa intenção e bola na trave.

A Portuguesa começava a satisfazer com o resultado fora de casa que dava distância à zona de rebaixamento. Tanto que o técnico Guto Ferreira passou a lançar mão do ataque a partir da entrada do meia Wanderson na vaga do atacante Bergson, aos 19 minutos. A ambição que faltava aos visitantes enchia o fôlego do Criciúma. Se a torcida sentia a dificuldade, coube ao time colocar a arquibancada dentro de  campo e encurralar a Lusa.

Na persistência, o Criciúma chegou ao desconto. Matheus Ferraz ficou quite com a bobeira ao aparecer antes do goleiro Lauro na bola alçada à área. A maioria dos 11.633 espectadores passaram a jogar com o time a cada bola. Qualquer falta provocava urros do torcedor, gritos histéricos quando a bola entrava na área lusitana. Mas as falhas de armação apresentadas não mudaram. A Lusa manteve-se segura, e ainda aproveitou a desorganização tática do Tigre. O jogo já estava no acréscimo quando Henrique fechou a conta. Fez o terceiro dos visitantes e frustrou a festa ansiada pela torcida, pelo aniversário do estádio e em sair da zona de rebaixamento.
Ponte anula canhota de Alex e usa mesma arma para derrubar o Coxa
Maestro alviverde perde disputa com marcação pontepretana, que vence adversário direto com bomba de Uendel, no Moisés Lucarelli, em Campinas
 
DESTAQUES DO JOGO
  • como fica?
    Coxa e Ponte
    Coritiba precisa torcer contra o Vasco para não entrar no Z-4 nesta rodada. Ponte sonha com mais seis vitórias para escapar do rebaixamento à Série B
  • momento chave
    29'/1º tempo
    Macaca se livra de pressão do Coxa e abre o placar em uma bomba de Uendel. Assim, passa a jogar mais tranquila e garante um bom resultado.
  • bate-boca
    Adrianinho
    Meia discutiu com Fellipe Bastos por causa de uma cobrança de falta no primeiro tempo e desceu irritado para o vestiário. Depois, voltou abraçado ao colega.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
10 comentários
Quantos jogos o Coritiba ganhou graças ao pé esquerdo de Alex? Só lembrar do título paranaense, no primeiro semestre, para se ter uma ideia. Assim, o raciocínio lógico de quem enfrenta o Coxa é simples: anular o camisa 10 = maior chance de vitória. A Ponte, mesmo com notas baixas na matemática do Campeonato Brasileiro, aprendeu bem a equação. Não só impediu que o maestro jogasse, como também atacou o rival com a mesma moeda. Resultado final: bomba de Uendel, vitória simples da Macaca, nesta quarta-feira, pela 29ª rodada.
A lição de casa bem executada garantiu uma motivação extra na reta final do Brasileiro. A Ponte Preta de Jorginho soma agora 29 pontos e, apesar de permanecer em penúltimo lugar (acima somente do Náutico), diminuiu a distância para o Coritiba - primeiro time fora da zona de rebaixamento - para cinco. Além disso, reabilitou-se da derrota por 2 a 1 para o Santos, no Pacaembu.
Por outro lado, o Coritiba conhece a quinta derrota nos seis últimos jogos. Segue como a pior equipe do segundo turno do Brasileiro e acompanhará com atenção incomum o complemento da rodada nesta quinta-feira. Isso porque o Vasco - 18º com 32 pontos - enfrenta o Goiás em São Januário. Se os cariocas vencerem, empurram o Coxa para a degola.
O caminho para se livrar da volta à Série B em 2014 tem mais uma batalha para os dois clubes no fim de semana. No Maracanã, a Ponte encara o Fluminense, mais um adversário que luta para escapar das últimas posições. Já a missão do Coritiba é bem mais ingrata. Encara, no domingo, o Cruzeiro, líder e provável campeão brasileiro.
Caminho livre pela esquerda
Nem todo canhoto é habilidoso, mas a maioria sabe bem tratar uma bola. Basta ver o primeiro tempo no Moisés Lucarelli para se ter certeza disso. Se Coritiba e Ponte Preta protagonizaram bons momentos para o pequeno número de torcedores, foram graças aos "esquerdas". Júlio César e Alex lideraram os avanços paranaenses, enquanto Adrianinho e, mais tarde, Uendel, comandaram a Macaca diante da torcida.
O ritmo alviverde, é verdade, teve mais efeito no início. Inspirado pelo maestro e o principal atacante em campo, o Coritiba levou perigo ao gol de Roberto. Finalizou por cima, criou jogadas pelo meio, confundiu a zaga pontepretana e teve várias chances para dar uma dificuldade extra aos donos da casa. Mas Geraldo, outro canhoto, bateu em cima do camisa 1 pontepretano e perdeu a melhor oportunidade do duelo até então.
Passado o susto, a equipe da casa teve que mostrar porque estava em campo. Adrianinho, readaptando-se a jogar desde o início, foi o mais lúcido criador de jogadas. Sua perna esquerda, no entanto, era alvo das faltas dos volantes adversários. Para que a Ponte saísse em vantagem, era preciso uma surpresa. E ela surgiu feito um raio pela esquerda. Uendel invadiu a área livre e, claro, de canhota, mandou no canto (adivinhe qual?) de Vanderlei. Vantagem da Macaca, que aproveitou aquilo que o Coxa não conseguiu.
Muda o lado, mas não o placar
Apesar do bom desempenho dos canhotos, Ponte e Coritiba buscaram alternativas para surpreender o rival no segundo tempo. Assim como nos 45 minutos iniciais, o Coxa começou melhor. Robinho e Júnior Urso tiveram possibilidade de empatar a partida logo no começo, mas pararam na falta de pontaria. O volante foi azarado, acima de tudo: o chute passou por Roberto, mas César, em cima da linha, evitou o gol.
Se um arrisca com a direita, o outro responde da mesma forma. Uendel, mais contido na marcação, deu espaço para Régis subir ao ataque e ajudar Rildo. Os dois criaram a principal oportunidade, mas erraram a mira. Jorginho, destro de muito sucesso no futebol, apenas lamentava cada chance jogada fora. Ele sabia que poderia fazer falta.
Felizmente para a parte alvinegra, não fez. O Coritiba mudou de estratégia com as entradas de Jânio e Lincoln e passou a depender de bolas curtas e tabelas pelo meio-campo, tática complicada diante do ferrolho armado pela Ponte em frente à área. Com dois volantes descansados (Alef e Fernando Bob) e um atacante de velocidade para contra-atacar (Rafael Ratão), a Macaca segurou o quanto pôde e garantiu o resultado, importante para a sua briga.
 
Com golaço de Ganso, São Paulo vence e afunda Náutico no Morumbi
Meio-campista comanda vitória por 3 a 0 que melhora situação do Tricolor para fugir do rebaixamento. Timbu está cada vez mais perto da Série B
 
DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    20 do 2º tempo

    Ganso domina a bola na intermediária, passa por três marcadores e faz um golaço. Aplausos para o maestro no Morumbi.
  • fim da zica
    Ademilson

    O atacante do São Paulo não marcava um gol desde abril, pela Libertadores da América. Foi o primeiro dele no Campeonato Brasileiro.
  • como fica?
    situação difícil

    O Náutico sofreu a 20ª derrota em 29 rodadas e precisa de um milagre para conseguir escapar do rebaixamento.
A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari
47 comentários
Com uma grande exibição de Paulo Henrique Ganso, o São Paulo cumpriu nesta quarta-feira seu dever de bater o lanterna e respirar no Campeonato Brasileiro. Um passe de calcanhar para iniciar a jogada que Ademilson concluiu e um golaço coroaram a noite de gala do maestro. A vitória por 3 a 0 deixa o Tricolor em situação mais confortável para fugir do rebaixamento e coloca o Náutico bem perto da Série B.
Ganso gol São Paulo (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)Ganso é carregado por Wellington e Aloísio após golaço (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)
Desde o início, Ganso assumiu a responsabilidade de organizar o time e criar chances. Criou várias no primeiro tempo, mas o ataque só acordou quando o toque de costas do camisa 8 encontrou Aloísio e depois Ademilson. Na etapa final, ele garantiu a vitória ao passar por três marcadores e tocar rasteiro no canto esquerdo de Ricardo Berna. Um golaço. Welliton ainda entrou para fazer o terceiro.
O resultado faz a equipe de Muricy Ramalho ganhar fôlego, agora com 37 pontos, cinco acima do grupo dos quatro últimos (distância que ainda pode cair para três, já que o Vasco joga nesta quinta-feira). Já os pernambucanos se afundam ainda mais e estão muito próximos da queda. O Alvirrubro segura a lanterna, com apenas 17, exatamente a metade do que tem o Coritiba, primeiro time fora da zona da degola. Faltam nove rodadas para o fim.
Na próxima rodada, o São Paulo enfrenta o Bahia, domingo, às 16h, na Fonte Nova, em Salvador. O Náutico recebe o Santos, sábado, às 18h30m, na Arena Pernambuco.
Aloisio São Paulo e Náutico  (Foto: Miguel Schincariol / Agência estado)Aloisio passa pela marcação do Náutico (Foto: Miguel Schincariol / Agência estado)
Ademilson desencanta
Foram 30 minutos de uma angústia rotineira em 2013. Não há jogo fácil para o São Paulo. Nem mesmo contra o lanterna e quase rebaixado Náutico. Sobraram espaços para criar e oportunidades de marcar. O gol parecia ser questão de tempo. E foi. Mas, além da chuva, a torcida presente ao Morumbi teve de suportar um time que tropeça nas próprias pernas e sofre demais para ficar em vantagem.
Todo recuado na defesa, o Náutico apostou na velocidade de Maikon Leite para surpreender, como fez nos últimos suspiros que deu no torneio. Por pouco, não deu certo, logo aos dois minutos, em um vacilo defensivo dos paulistas. Rogério Ceni, vilão do clássico contra o Corinthians, salvou com o pé direito o chute cruzado do ex-palmeirense.
No mais, só deu São Paulo. Apesar da postura defensiva do adversário, o Tricolor teve muita facilidade para tocar a bola e pressionar. Ganso se movimentou, assumiu a responsabilidade de organizar a equipe, mas poderia ter sido mais ambicioso. Exagerou nos passes e esqueceu de chutar. Ademilson, com desvio da zaga, tentou e parou em ótima defesa de Ricardo Berna.
O passar do tempo sem gols deixou os são-paulinos ansiosos. Talvez, esse não seja o termo para resumir Aloísio. O “Boi Bandido” segue sua rotina de trombadas nos zagueiros com a vontade de um guerreiro, mas esbarra qualidade técnica. A falta dela. Na primeira grande chance, driblou dois rivais e só chutou quando a marcação se recompôs. Depois, errou uma cabeçada livre na pequena área.
O gol, aliás, saiu graças à luta de Aloísio. Após passe de calcanhar de Paulo Henrique, o atacante tentou fugir de um zagueiro e acabou travado. A bola sobrou limpa para Ademilson, quase na pequena, bater no canto direito de Berna. Foi o primeiro dele no Brasileirão.
Ademilson São Paulo x Náutico (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ademilson comemora o primeiro gol do São Paulo sobre o Náutico (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Ganso resolve
A necessidade de reagir fez o Náutico se abrir no segundo tempo. O técnico Marcelo Martelotte deixou o time mais exposto defensivamente, mas conseguiu ao menos incomodar os paulistas. Assim como na etapa inicial, o time perdeu uma chance clara de marcar nos primeiros minutos. Elicarlos, livre de marcação, errou a cabeçada de frente para Ceni.
Com ainda mais espaço, o São Paulo voltou a chegar facilmente ao ataque. No entanto, de novo, o time sofreu com o nervosismo para finalizar. A pressa em resolver a partida o quanto antes atrapalhou os planos e irritou a torcida. Aloísio, Wellington e Ademilson apareceram em condições claras dentro da área e...erraram.
Foi aí que Paulo Henrique Ganso decidiu o jogo, aos 20. Sem afobação, sem precisar correr em demasia, deixou para trás um, dois, três adversários e tocou com estilo no canto esquerdo do goleiro. A bola ainda tocou na trave e entrou. Um golaço que, por pouco, não é seguido de outro. Com um voleio de dentro da área, o meia quase fez o terceiro.
Com o Náutico sem mostrar reação, o São Paulo continuou em cima. Muricy trocou Aloísio por Welliton e obteve êxito logo de cara, aos 28. O atacante recebeu passe de Ademilson na área e bateu forte, cruzado, sem chances de defesa para Ricardo Berna. Fim de jogo bem antes do apito final.
 

Entre treinos e aulas, veterana Sarah Kaufman finalmente estreia no UFC

Lutadora de 28 anos enfrentará Jessica Eye, que vem de sete vitórias
seguidas, no UFC 166, em Houston. Ela já perdeu para Ronda Rousey

Por Direto de Houston, EUA
Comente agora
Com 18 lutas na carreira e apenas duas derrotas, para Ronda Rousey e Marloes Coenen, a veterana Sarah Kaufman não parece sentir a ansiedade própria dos estreantes no UFC. Aos 28 anos, a canadense subirá pela primeira vez no octógono diante da americana Jessica Eye, que tem dez vitórias e apenas uma derrota na carreira. Profissional desde 2006, Kaufman garantiu ao Combate.com que não imaginava fazer parte do evento quando iniciou sua trajetória no MMA:
- Eu levei muito tempo para chegar ao octógono do UFC, e eu ficarei muito feliz quando pisar lá. Primeiro porque é algo que nunca sonhei ver acontecer. Eu me inspirava no UFC e imaginava tentar ser uma lutadora de MMA para ver até onde poderia chegar. Eu via o UFC e, na medida em que melhorava e progredia como lutadora, começava a imaginar como seria legal estar aqui. Fui ficando cada vez mais próxima, e finalmente cheguei. É uma grande oportunidade, e vou fazer o máximo que puder com ela - disse ela, que era para ter estreado no evento de 28 de agosto, mas teve a luta cancelada após uma lesão da então adversária, Sara McMann.
Sarah Kaufman UFC  (Foto: Evelyn Rodrigues)Sarah Kaufman estará em ação no UFC 166, neste sábado (Foto: Evelyn Rodrigues)
Com o sorriso aberto e fala pausada e calma, além de um constante bom humor e sorriso estampado no rosto, a lutadora revelou que não treina em tempo integral, dividindo seu dia entre aulas e gerenciamento de sua academia. Mas se engana quem pensa que ela se incomoda com a dupla - e às vezes tripla - jornada diária:
- Eu me dedico totalmente à academia na qual dou aulas e treino. Ensino desde crianças até pessoas de idade. Eu faço de tudo lá, desde limpar o tatame até gerenciar a academia. Tenho uma agenda muito apertada, mas gosto de como levo a minha vida. Gosto de trabalhar e de ser tão dedicada às minhas funções, e não sei como algumas pessoas conseguem apenas lutar. Eu acho que ficaria entediada se só tivesse isso para fazer (risos). Me pergunto o que as pessoas fazem entre os treinos... Pode ser um pouco sacrificante quando estou em período de luta, mas consigo organizar a minha agenda, e tudo dá certo no fim. Acho que ser ocupada assim me faz ser uma lutadora melhor, porque consigo fazer meus treinos serem realmente intensos.
Parece que querem que eu enfrente Cat Zingano antes de disputar o título. Se quiserem
que eu lute com ela, tragam-na logo, para que façamos uma grande luta, e a vencedora disputará o cinturão"
Sarah Kaufman
Kaufman falou sobre a preparação para enfrentar Eye e revelou que, se vencer, espera uma luta contra Cat Zingano para depois pensar na sonhada disputa de cinturão:
- Meu período de treinamentos foi ótimo. Treinei muitas coisas, estou em ótima forma e o peso está em dia. Sobre Jessica Eye, é uma grande adversária, muito parecida comigo, e por isso acho que faremos uma bela luta. Estou ansiosa para subir logo no octógono e fazer o que tenho que fazer, que é uma boa luta para os fãs. Espero conseguir uma chance de disputar o cinturão logo, mas não sei quais são os planos do UFC. Esse é o trabalho dos matchmakers. Só quero ir lá e lutar, mas estou preparadíssima para disputar o cinturão. Parece que querem que eu enfrente Cat Zingano antes de disputar o título. Se quiserem que eu lute com ela, tragam-na logo, para que façamos uma grande luta, e a vencedora disputará o cinturão.
A lutadora também comentou a evolução do MMA feminino. Para ela, o tempo fará com que as lutadoras apresentem uma evolução similar ao crescimento que os homens tiveram, e ressalta o equilíbrio dos combates entre mulheres no UFC:
- A evolução do MMA feminino nos últimos anos tem sido incrível, e as pessoas estão podendo ver com mais clareza que podemos praticar este esporte com muita qualidade. Quanto mais tempo tivermos para aprimorar nossas habilidades, a exemplo do que aconteceu com os homens, teremos mais e mais atletas completas subindo ao octógono para lutar. As lutas femininas são muito equilibradas, não há praticamente nenhuma em que aconteça um domínio absoluto de uma das partes. É vontade contra vontade, técnica contra técnica, e os espetáculos têm sido excelentes.
Perguntada se tem assistido ao TUF 18, comandado pelas técnicas e rivais Ronda Rousey e Miesha Tate, Sarah Kaufman disse que tem visto apenas partes do programa:
- Sim e não (risos). Tenho estado em período intenso de treinos, e só vejo partes do programa. Como dou aulas durante uma parte do dia, só consigo ver algumas partes do TUF, mas sei que as meninas estão indo muito bem. Tento acompanhar o que acontece na minha categoria, porque é relevante para mim. Acho que a revanche entre Ronda e Miesha será mais longa que a primeira luta, mas acho que Ronda vencerá novamente, apesar de achar que será uma batalha com mais troca de domínio entre as duas.
Ronda Rousey na luta contra Sarah Kaufman (Foto:  Esther Lin / SHOWTIME / Strike Force)Ronda finalizou Kaufman para defender cinturão do Strikeforce (Foto: Esther Lin / SHOWTIME / Strikeforce)
Para Sarah, Ronda Rousey, que a finalizou quando se enfrentaram no Strikeforce, é uma grande campeã e tem méritos por ter levado o MMA feminino a um novo patamar de atenção dentro do UFC. Kaufman também falou sobre a sua relação com a rival, e analisou o temperamento dela:
- Não conheço Ronda Rousey muito bem. Já interagimos algumas vezes, e ela sempre foi muito cordial e nada provocativa. Eu não sou agressiva, mas acho que ela pode ser se for posta em uma posição de confronto, ou se for provocada. Mas acho que ela vem fazendo um belo trabalho ao colocar o MMA feminino no UFC e sofrer toda a pressão que isso traz para as suas costas. E é claro que às vezes ela fala muito. Não é algo que eu faria, porque não é da minha personalidade. Ela tem o temperamento forte e é facilmente irritável, mas luta muito bem, e usa o seu lado agressivo para superar suas adversárias.
O canal Combate transmite a pesagem do UFC 166 às 18h (de Brasília) desta sexta-feira e todas as lutas do evento a partir de 19h15m de sábado. O Combate.com também exibe a pesagem e acompanha todo o card em Tempo Real no sábado, além de transmitir o duelo entre Dustin Pague e Kyoji Horiguchi, pela categoria peso-galo (até 61kg), ao vivo.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Jeremy Larsen x Andre Fili
Dustin Pague x Kyoji Horiguchi

Entre treinos e aulas, veterana Sarah Kaufman finalmente estreia no UFC

Lutadora de 28 anos enfrentará Jessica Eye, que vem de sete vitórias
seguidas, no UFC 166, em Houston. Ela já perdeu para Ronda Rousey

Por Direto de Houston, EUA
Comente agora
Com 18 lutas na carreira e apenas duas derrotas, para Ronda Rousey e Marloes Coenen, a veterana Sarah Kaufman não parece sentir a ansiedade própria dos estreantes no UFC. Aos 28 anos, a canadense subirá pela primeira vez no octógono diante da americana Jessica Eye, que tem dez vitórias e apenas uma derrota na carreira. Profissional desde 2006, Kaufman garantiu ao Combate.com que não imaginava fazer parte do evento quando iniciou sua trajetória no MMA:
- Eu levei muito tempo para chegar ao octógono do UFC, e eu ficarei muito feliz quando pisar lá. Primeiro porque é algo que nunca sonhei ver acontecer. Eu me inspirava no UFC e imaginava tentar ser uma lutadora de MMA para ver até onde poderia chegar. Eu via o UFC e, na medida em que melhorava e progredia como lutadora, começava a imaginar como seria legal estar aqui. Fui ficando cada vez mais próxima, e finalmente cheguei. É uma grande oportunidade, e vou fazer o máximo que puder com ela - disse ela, que era para ter estreado no evento de 28 de agosto, mas teve a luta cancelada após uma lesão da então adversária, Sara McMann.
Sarah Kaufman UFC  (Foto: Evelyn Rodrigues)Sarah Kaufman estará em ação no UFC 166, neste sábado (Foto: Evelyn Rodrigues)
Com o sorriso aberto e fala pausada e calma, além de um constante bom humor e sorriso estampado no rosto, a lutadora revelou que não treina em tempo integral, dividindo seu dia entre aulas e gerenciamento de sua academia. Mas se engana quem pensa que ela se incomoda com a dupla - e às vezes tripla - jornada diária:
- Eu me dedico totalmente à academia na qual dou aulas e treino. Ensino desde crianças até pessoas de idade. Eu faço de tudo lá, desde limpar o tatame até gerenciar a academia. Tenho uma agenda muito apertada, mas gosto de como levo a minha vida. Gosto de trabalhar e de ser tão dedicada às minhas funções, e não sei como algumas pessoas conseguem apenas lutar. Eu acho que ficaria entediada se só tivesse isso para fazer (risos). Me pergunto o que as pessoas fazem entre os treinos... Pode ser um pouco sacrificante quando estou em período de luta, mas consigo organizar a minha agenda, e tudo dá certo no fim. Acho que ser ocupada assim me faz ser uma lutadora melhor, porque consigo fazer meus treinos serem realmente intensos.
Parece que querem que eu enfrente Cat Zingano antes de disputar o título. Se quiserem
que eu lute com ela, tragam-na logo, para que façamos uma grande luta, e a vencedora disputará o cinturão"
Sarah Kaufman
Kaufman falou sobre a preparação para enfrentar Eye e revelou que, se vencer, espera uma luta contra Cat Zingano para depois pensar na sonhada disputa de cinturão:
- Meu período de treinamentos foi ótimo. Treinei muitas coisas, estou em ótima forma e o peso está em dia. Sobre Jessica Eye, é uma grande adversária, muito parecida comigo, e por isso acho que faremos uma bela luta. Estou ansiosa para subir logo no octógono e fazer o que tenho que fazer, que é uma boa luta para os fãs. Espero conseguir uma chance de disputar o cinturão logo, mas não sei quais são os planos do UFC. Esse é o trabalho dos matchmakers. Só quero ir lá e lutar, mas estou preparadíssima para disputar o cinturão. Parece que querem que eu enfrente Cat Zingano antes de disputar o título. Se quiserem que eu lute com ela, tragam-na logo, para que façamos uma grande luta, e a vencedora disputará o cinturão.
A lutadora também comentou a evolução do MMA feminino. Para ela, o tempo fará com que as lutadoras apresentem uma evolução similar ao crescimento que os homens tiveram, e ressalta o equilíbrio dos combates entre mulheres no UFC:
- A evolução do MMA feminino nos últimos anos tem sido incrível, e as pessoas estão podendo ver com mais clareza que podemos praticar este esporte com muita qualidade. Quanto mais tempo tivermos para aprimorar nossas habilidades, a exemplo do que aconteceu com os homens, teremos mais e mais atletas completas subindo ao octógono para lutar. As lutas femininas são muito equilibradas, não há praticamente nenhuma em que aconteça um domínio absoluto de uma das partes. É vontade contra vontade, técnica contra técnica, e os espetáculos têm sido excelentes.
Perguntada se tem assistido ao TUF 18, comandado pelas técnicas e rivais Ronda Rousey e Miesha Tate, Sarah Kaufman disse que tem visto apenas partes do programa:
- Sim e não (risos). Tenho estado em período intenso de treinos, e só vejo partes do programa. Como dou aulas durante uma parte do dia, só consigo ver algumas partes do TUF, mas sei que as meninas estão indo muito bem. Tento acompanhar o que acontece na minha categoria, porque é relevante para mim. Acho que a revanche entre Ronda e Miesha será mais longa que a primeira luta, mas acho que Ronda vencerá novamente, apesar de achar que será uma batalha com mais troca de domínio entre as duas.
Ronda Rousey na luta contra Sarah Kaufman (Foto:  Esther Lin / SHOWTIME / Strike Force)Ronda finalizou Kaufman para defender cinturão do Strikeforce (Foto: Esther Lin / SHOWTIME / Strikeforce)
Para Sarah, Ronda Rousey, que a finalizou quando se enfrentaram no Strikeforce, é uma grande campeã e tem méritos por ter levado o MMA feminino a um novo patamar de atenção dentro do UFC. Kaufman também falou sobre a sua relação com a rival, e analisou o temperamento dela:
- Não conheço Ronda Rousey muito bem. Já interagimos algumas vezes, e ela sempre foi muito cordial e nada provocativa. Eu não sou agressiva, mas acho que ela pode ser se for posta em uma posição de confronto, ou se for provocada. Mas acho que ela vem fazendo um belo trabalho ao colocar o MMA feminino no UFC e sofrer toda a pressão que isso traz para as suas costas. E é claro que às vezes ela fala muito. Não é algo que eu faria, porque não é da minha personalidade. Ela tem o temperamento forte e é facilmente irritável, mas luta muito bem, e usa o seu lado agressivo para superar suas adversárias.
O canal Combate transmite a pesagem do UFC 166 às 18h (de Brasília) desta sexta-feira e todas as lutas do evento a partir de 19h15m de sábado. O Combate.com também exibe a pesagem e acompanha todo o card em Tempo Real no sábado, além de transmitir o duelo entre Dustin Pague e Kyoji Horiguchi, pela categoria peso-galo (até 61kg), ao vivo.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Jeremy Larsen x Andre Fili
Dustin Pague x Kyoji Horiguchi

Terno, gravata e luvas: o traje de Werdum para comentar Cain x Cigano

Gaúcho, que vai disputar cinturão contra o vencedor do duelo, diz que seu jogo casa melhor com Velásquez, mas tem desejo de revanche com compatriota

Por Direto de Houston, EUA
20 comentários
Werdum no estúdio ara comentar UFC (Foto: Reprodução - Instagram)Werdum no estúdio ara comentar UFC. No sábado,
estará em Houston (Foto: Reprodução - Instagram)
Fabricio Werdum vai viver uma situação inusitada neste sábado. Ao mesmo tempo em que estará comentando "in loco" o UFC 166 para países latinos de língua espanhola, ele poderá analisar em posição privilegiada o desempenho do seu próximo adversário. Afinal, o gaúcho foi confirmado recentemente como desafiante ao cinturão peso-pesado (até 120kg) da organização e está à espera do vencedor de Cain Velásquez x Junior Cigano. Comentarista contratado do Ultimate há alguns eventos, Werdum contou que preparou um detalhe especial para o traje desta vez:
- Com certeza vou ficar nervoso com a luta. Vou estar na expectativa. Nem nervoso, mas mais ansioso mesmo para ver o resultado. Vou estar colado no octógono, ali onde ficam os comentaristas. Somos três comentaristas, e vou deixar meus companheiros falarem mais, o Victor e o Mario. Nesta luta em especial vou falar bem menos, porque vou ficar bem ansioso para ver. E eu prometi para o Dana White que vou estar preparado no dia dessa luta. Então, vou estar de terno e gravata, como sempre estou para comentar, e com as luvas de MMA, como se já estivesse preparado. Já até avisei o meu chefe disso, e ele deixou e achou a ideia uma boa. Vou estar o tempo inteiro com terno, gravata e luvas. Vou estar ali para comentar e também para observar meu adversário - disse em entrevista ao Combate.com.
O comentarista Werdum prevê um duelo parecido com um dos dois primeiros entre Velásquez e Cigano: nocaute do brasileiro no começo da luta ou domínio do americano por cinco rounds.
Nesta luta em especial vou falar bem menos, porque vou ficar bem ansioso para ver. E eu prometi para o Dana White que vou estar preparado no dia dessa luta. Então, vou estar de terno e gravata, como sempre estou para comentar, e com as luvas de MMA, como se já estivesse preparado"
Fabricio Werdum
- O MMA está evoluindo muito hoje em dia. O favoritismo da luta está ficando para trás. Está 1 a 1 e tudo pode acontecer. O que todo mundo está esperando é o que todo mundo viu. Na primeira luta o Cigano foi lá e nocauteou no primeiro round. Na segunda o Velásquez foi lá com um gás impressionante e dominou a luta completamente em cinco rounds. Então, todos veem mais ou menos igual. No primeiro round o Cigano tem grande possibilidade de nocautear, e a cada vez que passa o tempo a gente vê o Velásquez com aquele ritmo de novo. É difícil ver a luta diferente disso. Mas é claro que o Velásquez também pode nocautear no primeiro round, e o Cigano pode dominar no ritmo e nocautear mais tarde - afirmou.
Werdum aprovou a ideia de ser chamado ao octógono para "desafiar" o vencedor logo após a luta deste sábado. E ele, que lutou pela última vez em junho, quando finalizou Rodrigo Minotauro, pretende estar em ação novamente o quanto antes:
- Vou amarradão. Claro que sim. Vou até comentar sobre isso. Não quero tirar o brilho de ninguém, mas vou ser o próximo adversário. Tomara que seja o quanto antes, imagino que em fevereiro ou março, porque não quero ficar esperando muito tempo.
MMA fabricio werdum e minotauro (Foto: Agência Getty Images)Werdum venceu três desde que voltou ao UFC; último triunfo foi sobre Minotauro (Foto: Getty Images)
O gaúcho tem motivação extra para querer enfrentar tanto Velásquez quanto Cigano. Ele acredita que seu jogo casa bem com o do atual campeão. Por outro lado, tem o desejo de fazer a revanche contra o compatriota, único a nocauteá-lo até hoje (no UFC 90, em 2008):
- É óbvio que meu jogo casa melhor com o Velásquez, porque ele gosta de dar a queda, de ficar por cima. Ele gosta do corpo a corpo. Já o Cigano é um cara do boxe, gosta de manter a distância e de nocautear, evita esse corpo a corpo. Se for para falar em jogo, seria o Cain Velásquez. Mas eu tenho vontade de fazer a revanche contra o Cigano. Perdi para ele numa época em que passou uma tempestade na minha vida. Eu não treinava o suficiente, não era completamente profissional. A revanche contra o Minotauro eu não sonhei a vida inteira em fazer, não era uma vontade, mas contra o Cigano eu tenho. O Cigano foi o cara que me nocauteou. Nem em treinamentos eu fui nocauteado. Aconteceu, e tenho essa vontade de lutar contra ele com 100% da minha forma, 100% profissional. Então tem essas duas coisas: o casamento de jogo, e a vontade de fazer a revanche.
O canal Combate transmite a pesagem do UFC 166 às 18h (de Brasília) desta sexta-feira e todas as lutas do evento a partir de 19h15m de sábado. O Combate.com também exibe a pesagem e acompanha todo o card em Tempo Real no sábado, além de transmitir o duelo entre Dustin Pague e Kyoji Horiguchi, pela categoria peso-galo (até 61kg), ao vivo.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Jeremy Larsen x Andre Fili
Dustin Pague x Kyoji Horiguchi

Jungle Fight lança Troféu Carlson Gracie em homenagem aos Mestres

Wallid Ismail, presidente da organização, institui premiação ao lutador mais guerreiro como forma de lembrança daquele que foi seu amigo e treinador

Por Rio de Janeiro
4 comentários
Comemorado em todo o Brasil na última terça-feira, o Dia dos Mestres também não passou em branco no Jungle Fight, que institutiu o Troféu Carlson Gracie como forma de homenagear aquele que foi um dos maiores treinadores de MMA de todos os tempos. O intuito da ação promovida por Wallid Ismail é para, além de lembrar de seu mestre, também premiar o lutador mais guerreiro de cada noite. O troféu passará a ser entregue a partir da próxima edição do evento, dia 2 de novembro.
- Nossa intenção é premiar os lutadores que mostrarem mais garra e espírito guerreiro dentro do cage. Nada melhor do que homenagear meu mestre Carlson Gracie, que é um dos maiores exemplos de esforço e dedicação dentro do mundo das lutas. Tenho certeza que os atletas vão se esforçar ainda mais para levar este prêmio - explicou Wallid Ismail, que como atleta foi octacampeão brasileiro de jiu-jitsu e acumulou um cartel de 9 vitórias e 3 derrotas como profissional de MMA.
Wallid Ismail e Carlson Gracie jungle fight (Foto: Divulgação/Marcelo Alonso)Wallid Ismail, hoje presidente do Jungle Fight, homenageou seu mestre Carlson Gracie com um troféu que será entregue ao lutador mais guerreiro de cada edição do evento (Foto: Divulgação/Marcelo Alonso)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Maior evento de MMA da América Latina, o Jungle Fight foi criado em 2003 e este ano comemorou dez anos na edição 58, realizada em São Paulo, no dia 14 de setembro de 2013.

Líder do time de Toquinho, Minotauro defende lutador: 'Nunca machucou'

Peso-pesado diz entender decisão do UFC em demitir peso-meio-médio mineiro, mas declara apoio ao atleta e comenta finalização polêmica

Por Rio de Janeiro
24 comentários
Após a chuva de críticas a Rousimar Toquinho pelo polêmico fim de sua luta contra Mike Pierce no último dia 9 de novembro, no UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, o líder de sua atual equipe, Rodrigo Minotauro, saiu em defesa do lutador nesta quarta-feira. O peso-pesado não chegou a comentar as declarações de Murilo Bustamante, seu ex-companheiro de equipe e treinador de Toquinho quando este estava na Brazilian Top Team (BTT), de que o peso-meio-médio lesionou vários atletas em treinos com suas chaves de calcanhar, mas negou que o atleta mineiro tenha machucado colegas de equipe na Team Nogueira.
- Posso afirmar que, dentro de nossa academia, o Toquinho nunca machucou ninguém. É uma pessoa de bem, excelente companheiro e um ótimo caráter. Eu acredito que ele jamais pensaria em fazer mal a nenhum adversário, pois simplesmente não é a conduta dele. Não questiono a decisão do UFC, pois as pessoas que estão no comando têm a visão global do negócio, e que entendem melhor que ninguém todo o "business" que envolve nosso esporte - afirmou Minotauro, através da assessoria de imprensa da equipe.
ufc 163 rodrigo minotauro (Foto: Adriano Albuquerque)Rodrigo Minotauro defendeu caráter de Toquinho: 'Jamais pensaria em fazer mal' (Foto: Adriano Albuquerque)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O peso-pesado contou que conhece Toquinho há anos, elogiou sua humildade e garantiu o apoio da Team Nogueira ao atleta. Faixa-preta de jiu-jítsu e ex-campeão mundial do Pride e do UFC, Minotauro também comentou a posição usada pelo meio-médio mineiro e deixou claro que ela oferece riscos aos adversários, mas entendeu que Toquinho precisava ser agressivo para não perder a finalização.
- É uma chave perigosa, o cara que aplica o golpe tem que ser explosivo. Na hora, você não olha para o adversário. Várias vezes, o Toquinho perdeu a posição, porque afrouxou um pouco o golpe. É uma posição que, ou você vai com tudo, ou perde o encaixe. É uma situação complicada, o juiz precisa estar bem atento e tem que intervir de maneira enérgica - analisou.
Rousimar Toquinho venceu Mike Pierce em apenas 31s em Barueri ao encaixar uma chave de calcanhar. Todavia, o brasileiro demorou para soltar a posição após Pierce admitir a derrota com os três tapinhas de submissão. Por ser reincidente, o lutador acabou cortado pelo UFC.

Técnico de Cain e Cormier vê os dois
e Cigano em nível acima na categoria

Para Javier Mendez, fim da trilogia não encerrará rivalidade entre Velásquez
e brasileiro. 'Tanto Cain quanto Cigano podem sair como campeões', afirma

Por Direto de Houston, EUA
79 comentários
Principal treinador de Cain Velásquez, com quem trabalha há mais de cinco anos, Javier Mendez acredita que a luta deste sábado, que valerá o cinturão dos pesos-pesados do UFC, não marcará o fim da rivalidade entre seu pupilo e o brasileiro Junior Cigano. Isso porque, segundo ele, tanto Cain quanto Cigano são atletas com um nível técnico superior ao dos demais lutadores do UFC:
- Os três melhores pesos-pesados hoje, para mim, são Cain, Daniel Cormier e Junior dos Santos, e qualquer um deles pode ser o campeão do UFC. Como o Daniel vai descer para os pesos-meio-pesados, eu vejo o Cain e o Junior como os dois melhores da divisão. Eu não acho que os demais lutadores estejam no mesmo nível técnico que eles, e  sempre pensei que o Cain e o Junior se enfrentariam de novo. Ainda acredito que, depois dessa luta de sábado, independentemente do resultado, o caminho deles vai voltar a se cruzar no octógono. Eles são muito melhores que os demais da divisão. São especiais - disse ao Combate.com.
Cain Velásquez recebe o cinturão após vencer Junior Cigano (Foto: Getty Images)Cain Velásquez recebe o cinturão após vencer Junior Cigano (Foto: Getty Images)
Dono da AKA (American Kickboxing Academy) e treinador de lutadores como Luke Rockhold e Josh Thomson, Mendez é cauteloso ao falar sobre a revanche:
- Nós temos que ir para essa luta com muito cuidado, porque o Junior dos Santos é um grande lutador e nós tivemos que trabalhar muitas coisas com Cain desde a última luta entre eles. Além de assistirmos à segunda luta repetidas vezes, toda semana nós estudávamos os erros e acertos daquele duelo e tentamos corrigí-los. Cain sabe que vai enfrentar o melhor lutador que ele já enfrentou na vida, e ele tem que estar pronto, pois Junior estará. Nós trabalhamos muito duro durante esse camp, e Cain está 100% para o duelo.
Daniel Cormier x Dion Staring MMA (Foto: Esther Lin / Showtime)Daniel Cormier nocauteia Dion Staring no
Strikeforce (Foto: Esther Lin / Showtime)
Questionado sobre a evolução técnica do pupilo ao longo do tempo, o treinador foi só elogios:
- Ele tem se desenvolvido ao longo desse tempo de forma incrível. Cain é muito completo em todas as áreas. É bom em kickboxing, wrestling, jiu-jítsu, é muito apurado em tudo o que se propõe a fazer. E ele merece, porque é um lutador muito dedicado.
O canal Combate transmite a pesagem do UFC 166 às 18h (de Brasília) desta sexta-feira e todas as lutas do evento a partir de 19h15m de sábado. O Combate.com também exibe a pesagem e acompanha todo o card em Tempo Real no sábado, além de transmitir o duelo entre Dustin Pague e Kyoji Horiguchi, pela categoria peso-galo (até 61kg), ao vivo.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Jeremy Larsen x Andre Fili
Dustin Pague x Kyoji Horiguchi

Mike Pierce sofre entorse 'severa' em ligamento após derrota para Toquinho

Lesão, todavia, não requer cirurgia. Equipe do peso-meio-médio americano ainda espera resultado de ressonância magnética no tornozelo esquerdo

Por Rio de Janeiro
111 comentários
A equipe do peso-meio-médio Mike Pierce divulgou nesta quarta-feira o diagnóstico da lesão no seu joelho esquerdo, sofrida na derrota para o brasileiro Rousimar Toquinho no último dia 9 de outubro, no UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, em Barueri-SP. De acordo com seu preparador físico Phil Claud, Pierce sofreu uma entorse "severa" no ligamento colateral medial do joelho, mas não precisará de cirurgia.
Claud, que divulgou o diagnóstico ao site "MMA Junkie", disse porém que ainda aguarda os resultados da ressonância magnética do tornozelo esquerdo, também lesionado na chave de calcanhar executada por Toquinho. Este resultado deve sair nos próximos dois dias. Um prazo para o retorno de Pierce ainda não foi estabelecido. A Comissão Atlética Brasileira de MMA suspendeu o americano preventivamente por 180 dias, mas ele pode ser liberado a treinar e lutar antes se um médico o avaliar e liberar.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Rousimar Toquinho venceu Mike Pierce em apenas 31s em Barueri ao encaixar uma chave de calcanhar. Todavia, o brasileiro demorou para soltar a posição após Pierce admitir a derrota com os três tapinhas de submissão. Por ser reincidente, o lutador acabou cortado pelo UFC.
Mike Pierce UFC MMA (Foto: Rodrigo Malinverni)Mike Pierce na pesagem em Barueri: lutador não vai precisar de cirurgia (Foto: Rodrigo Malinverni)

Weidman coloca treinamento na rede e 'convida' Anderson Silva a assistir

Novo campeão peso-médio do UFC lança website que vai acompanhar e dar detalhes de sua preparação para revanche com o Spider 24 horas por dia

Por Nova York
O novo campeão dos pesos-médios do Ultimate, Chris Weidman, vai dar acesso total ao público à sua preparação para a revanche contra o brasileiro Anderson Silva, que acontece no dia 28 de dezembro, em Las Vegas, no UFC 168. O lutador americano lança neste fim de semana um site em que fãs, mídia e até o próprio Spider poderão assistir aos seus treinos diários, através de câmeras ligadas 24 horas por dia em sua academia.
- Eu não me importo de as pessoas ficarem me vendo desde que não interrompam meu treino. Não tenho segredos. Anderson Silva, você pode saber tudo o que eu faço, não importa. Vou cruzar aquele cage e vou levar tudo para cima de você. Isso não me afeta. Eles vão ter de me derrotar e isso é o que torna tudo tão empolgante. Torna tudo ainda mais competitivo.  Isso não me incomoda. (Anderson) pode assinar, pode me observar o quanto quiser. Que o melhor homem vença em 28 de dezembro. Estou muito empolgado por esta luta, estou muito confiante, e ele me observar não vai mudar nada - garantiu Weidman, em entrevista ao site americano "Fox Sports".
MMA - UFC 162 - Treino Aberto Chris Weidman (Foto: Adriano Albuquerque)Chris Weidman (dir.) em treino aberto antes do UFC 162: agora, todos poderão ver (Foto: Adriano Albuquerque)
Além de câmeras que acompanharão Weidman todos os dias em sua academia, o site, entitulado TheChampChallenge.com ("O Desafio do Campeão" em português), terá descrições de cada treino, seja técnico ou físico, e até da dieta que o lutador vai adotar. Segundo o campeão, é uma oportunidade para que os fãs possam entender melhor a rotina de um lutador e testarem a si mesmos, seguindo o mesmo programa que ele.
- Agora eles vão poder testar a si mesmos com o que estou fazendo. Eles vão saber o que estou fazendo todos os dias, e eles podem desafiar a si mesmos para acompanhar. Nós vamos começar 10 semanas antes (da luta) e, se eles se dedicarem todos os dias, eles vão ver enormes melhorias. É algo bom em todos os aspectos - explicou Weidman.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Travis Browne x Josh Barnett
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dustin Poirier x Diego Brandão
Chris Leben x Uriah Hall
Dennis Siver x Manny Gamburyan
Jim Miller x Fabrício Morango
Bobby Voelker x William Patolino
Guto Inocente x Shane del Rosario
Siyar Bahadurzada x John Howard
Robbie Peralta x Estevan Payan

Junior Cigano rouba o show no treino aberto do UFC 166, em Houston

Mesmo com raro sorriso de Velásquez e as brincadeiras de Melendez com o pai e de Roy Nelson com os fãs, brasileiro é o mais aplaudido da tarde

Por Direto de Houston, EUA
121 comentários
Em clima de descontração e brincadeiras, o treino aberto do UFC 166 teve diversos momentos de brincadeiras e interação com os fãs nesta quarta-feira. Realizado na casa de shows "House of Blues", no centro de Houston, a movimentação dos principais atletas do card aconteceu em um palco, diante de cerca de cerca de 150 pessoas, em sua maioria latinos, que vibraram com a movimentação do campeão dos pesos-pesados, Cain Velásquez, e com as brincadeiras de Gilbert Melendez e Roy Nelson. Mas quem realmente roubou a cena foi Junior Cigano. Com muita simpatia e carisma junto aos fãs, o brasileiro conquistou os presentes ao evento e deixou o palco ovacionado, após uma movimentação intensa e totalmente voltada para os fãs.
- O passado é passado. Nós vivemos pelo presente e pelo futuro. E no futuro, eu serei o campeão - disse Cigano após a movimentação.
+ VEJA AS IMAGENS do treino aberto do UFC 166 na galeria de fotos
Cigano treino UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Cigano e torcida são só sorrisos após o treino aberto: brasileiro esbanjou simpatia (Foto: Evelyn Rodrigues)
Os primeiros a subir ao palco foram Velásquez e Daniel Cormier, que são amigos e treinam juntos. O treino de ambos durou pouco mais de seis minutos, mas o campeão dos pesos-pesados foi ovacionado em praticamente todos os movimentos que fez, e chegou a sorrir com as brincadeiras do público - uma imagem rara de quem é considerado um dos lutadores mais frios do UFC. A presença do descontraído Cormier soltou um pouco Velásquez, que ensaiou uma combinação de boxe a pedido de um fã, antes do companheiro de treinos dizer "Não!", arrancando risos do público.
No fim do treino dos dois, o público praticamente deixou o local em que estava e seguiu Velásquez por onde ele ia, desde o local para uma rápida entrevista aos repórteres até a área em que tirou fotos e deu autógrafos. Cormier o acompanhou durante todos os momentos.
Gilbert Melendez Ufc 166 (Foto: Reprodução Twitter)Gilbert Melendez participa do treino aberto do UFC
166 (Foto: Reprodução/Twitter)
O terceiro a subir ao palco foi Gilbert Melendez. Acompanhado do pai, fez uma rápida movimentação, e também fez a plateia rir quando tentou, sem sucesso, finalizar seu pai, que levantou e mostrou os braços, como se dissesse que ainda é mais forte que o filho. Bem humorado, Melendez posou para os fotógrafos e para os fãs antes de seguir para a área de entrevistas.
Em seguida, o sempre irreverente Roy Nelson se apresentou. Com os tradicionais barba, trança e boné, ele divertiu a todos ao executar alguns golpes em câmera lenta, anunciar que daria "o preferido do público: o chute rodado", e se justificar em seguida, ao ser questionado por um fã se não teria erguido a perna um pouco menos do que deveria: "É o melhor que eu consigo fazer...", arrancando risos de todos. Nelson também simulou diretos, overhands e cruzados. No fim, acariciou a barriga por sobre a camisa, dizendo que só a tiraria na hora da pesagem, frustrando uma fã que pediu para tirar uma foto sua sem blusa e na tradicional comemoração pós-luta.
Antes do treino de Diego Sanchez, foi chamado ao palco a lenda do beisebol Roger Clemens, que foi aplaudido pelos fãs, que não esperavam a surpresa. Fã de MMA, Clemens foi presenteado com um par de luvas por Cain Velásquez e posou para fotos abraçado ao campeão. Após alguns momentos, Sanchez subiu ao palco e, de cara, teve uma bela recepção do público. Regendo os gritos seguidos de "Yes" do público, uma de suas marcas registradas, o lutador aplaudiu a plateia e iniciou sua movimentação. Inicialmente sozinho no tatame, Sanchez mostrou muita concentração e executou manobras de wrestling e boxe, antes de chamar um parceiro de treino e fazer manopla por alguns minutos. Soltando gritos a cada golpe aplicado, o peso-leve foi o mais dedicado na apresentação ao público, e deixou o tatame muito aplaudido por todos.
Cain UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Cain Velásquez solta um raro sorriso durante o treino aberto do UFC 166 (Foto: Evelyn Rodrigues)
O último a subir ao palco foi Junior Cigano. E o UFC mostrou por que deixou o melhor para o fim. Com um show de simpatia e carisma, o brasileiro conquistou o público presente ao evento. Além de conversar com os fãs, ele executou diversos movimentos pedidos pelos fãs, como chutes rodados, saltos de capoeira, e encaixou uma sequência de golpes na manopla que levou os presentes ao delírio, sendo muito aplaudido por todos, até mesmo os inúmeros fãs de Velásquez, que gritavam seu apelido. Alguns brasileiros presentes também conversaram com o lutador. No fim, quando a organização encerrou o treino, o público vaiou, nitidamente querendo mais alguns momentos de apresentação do peso-pesado.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O canal Combate transmite a pesagem do UFC 166 às 18h (de Brasília) desta sexta-feira e todas as lutas do evento a partir de 18h45m de sábado. O Combate.com também exibe a pesagem e acompanha todo o card em Tempo Real no sábado, além de transmitir o duelo entre Dustin Pague e Kyoji Horiguchi, pela categoria peso-galo (até 61kg), ao vivo.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
TJ Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Jeremy Larsen x Andre Fili
Dustin Pague x Kyoji Horiguchi