terça-feira, 2 de novembro de 2010

Na casa de Angelim, Flamengo recebe apoio antes de enfrentar o Ceará

Cerca de 400 pessoas acompanham o apronto para o jogo desta quarta-feira, no CT do Fortaleza

Por Richard Souza Fortaleza
Ronaldo Angelim FlamengoRonaldo Angelim descansa após a atividade desta
terça (Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
Ronaldo Angelim conhece cada palmo do campo do Pici, bairro onde está localizado o centro de treinamento do Fortaleza, na periferia da capital cearense. O zagueiro defendeu o Tricolor por cinco temporadas, antes de se transferir para o Flamengo, no início de 2006. Nesta terça-feira, voltou às origens, reviu pessoas que fazem parte da vida dele. Apesar de ter nascido em São Paulo, foi criado e começou a carreira de jogador de futebol em Juazeiro do Norte, distante cerca de 560 quilômetros da capital. Sempre que reaparece, é recebido com honras de filho ilustre.
- Sou muito feliz por ter jogado nos dois clubes grandes da capital e estar jogando no Flamengo. Estou me sentindo em casa, ainda mais treinando no Pici. Estou bastante feliz. Espero que possamos fazer um grande jogo e agradar a torcida do Flamengo e a do Fortaleza também - disse, sem esconder a preferência entre os rivais da cidade.
Angelim foi o mais festejado entre os jogadores do Rubro-Negro. O time de Vanderlei Luxemburgo realizou o último treino antes da partida contra o Ceará. As equipes jogam nesta quarta, pela 33ª rodada do Brasileirão. Cerca de 400 pessoas assistiram à atividade. Torcedores inquietos, ansiosos por fotos, autógrafos, qualquer contato que fosse.
No campo, os atletas disputaram apenas um rachão. Na parte final da atividade, houve um treino de finalizações. Os laterais cruzavam para que atacantes, meias e zagueiros concluíssem na área.
Ceará e Flamengo vão jogar às 21h50m (de Brasília). Jogo com clima de decisão. O Rubro-Negro está na 13ª posição, com 39 pontos, apenas cinco à frente do Atlético-MG, o primeiro do Z-4. O Vozão tem 43 pontos, em 11º, enquanto o Fla tem 39, em 13º. Ambos querem a classificação para a Copa Sul-Americana. Os rubro-negros, no entanto, sentem a ameaça de rebaixamento mais próxima.
A escalação do Flamengo: Marcelo Lomba, Léo Moura, Ronaldo Angelim, Welinton e Juan; Willians, Correa, Renato Abreu e Diogo; Diego Maurício e Deivid.

Sorato anuncia lista de convocados para amistosos diante da Hungria

Jogos serão em Cuiabá (MT) e Joinville (SC), nos dias 7 e 9 de novembro

Em GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
técnico Marcos Sorato da Seleção Brasileira de FutsalSorato anuncia lista para o Desafio Internacional
contra Hungria (Foto: Beto Costa / CBFS)
A Seleção Brasileira de Futsal terá pela frente dois amistosos diante da Hungria pelo Desafio Internacional. As cidades de Cuiabá (MT) e Joinville (SC), respectivamente, abrigarão os confrontos, nos dias 7 e 9 de novembro. O técnico Marcos Sorato, o Pipoca, anunciou nesta quinta-feira a lista de convocados para estes dois compromissos, os únicos do mês para o time hexacampeão mundial. Vai ser o primeiro amistoso do Brasil após a derrota para a Espanha na final do Grand Prix de Futsal.
Foram chamados atletas que atuam em times brasileiros. Com a Liga Futsal em sua fase final, clubes como Jaraguá e Carlos Barbosa, que estarão envolvidos na semifinal da competição nacional, não tiveram atletas convocados – as duas equipes se enfrentam pelo jogo de volta da semifinal no dia 5 de novembro.
O fixo Gadeia e o ala Dyego foram chamados pela primeira vez para vestir a camisa ‘amarelinha’. Outro que ganha a primeira oportunidade de servir a Seleção é o ala Jackson, do Erechim (RS). O jogador, de 21 anos, marcou 25 gols na Liga Futsal deste ano, ocupando, no momento, a quarta colocação na lista dos maiores goleadores do campeonato, atrás do ala Falcão, e dos pivôs Vander Carioca, do Petrópolis, e Simi, do Corinthians.
Confira a lista de convocados:
Goleiros: Djony e Franklin
Fixos: Gadeia e Darlan
Alas: Jackson, Pixote, Café, Murilo e Dyego
Pivôs: Deives, Dieguinho e Vander Carioca

Brasileiro relata clima de tristeza no Havaí por causa da morte de Irons

Longboarder Picuruta Salazar está em Makaha para disputa do Mundial

Por Guilherme Marques Rio de Janeiro
Não poderia ser diferente. A notícia da morte do surfista Andy Irons, divulgada nesta terça-feira, deixou todos consternados no Havaí. O tricampeão do circuito mundial de surfe, que faleceu no quarto de um hotel na cidade de Dallas, já deixa saudades na ilha, segundo o brasileiro Picuruta Salazar. O longboarder está em Makaha, no Havaí, para a disputa do Mundial da categoria.
- Hoje teve uma entrada forte de inverno aqui, foi o dia das maiores ondas, chegando de 18 a 20 pés. O cenário ficou estranho, e por incrível que pareça, no Dia de Finados. Claro que o clima é de muita tristeza aqui. O comentário geral é de lamentos, ainda mais porque a mulher dele estava grávida. Está todo mundo se ligando, se falando, porque é uma notícia que ninguém queria ter, mas todo mundo quer saber - lamentou Salazar.
De acordo com o longboarder, as informações de que Irons teria sido encontrado morto por um funcionário do hotel onde estava, em Dallas, procedem. O havaiano de 32 anos, que conquistou seu último título mundial no Brasil, teria contraído dengue quando esteve em Portugal.

'Happy Steph' leva o tetra mundial

Australiana Stephanie Gilmore garante, por antecipação, a quarta taça seguida ao vencer nas quartas da etapa de Porto Rico, penúltima da temporada

Em Isabela, Porto Rico
Stephanie Gilmore Surfe Tetra MundialStephanie comemora o tetra mundial (Foto: ASP)
De tão sorridente, Stephanie Gilmore ganhou o apelido "Happy Steph", e a marca logo virou linha de produtos de surfe. De fato, o que ela mais fez nos últimos quatro anos foi comemorar. Nesta segunda-feira, a australiana de 22 anos só precisou surfar uma bateria para sorrir de novo, desta vez pelo tetracampeonato mundial. Venceu a havaiana Melanie Bartels nas quartas de final na etapa de Porto Rico, a penúltima da temporada, e garantiu o caneco por antecipação. Quatro anos no Circuito Mundial, quatro títulos.
Porto Rico pode coroar outro campeão nesta semana. O americano Kelly Slater só precisa alcançar as semifinais para garantir o deca. O título, porém, irá para as mãos dele caso o sul-africano Jordy Smith caia antes das quartas de final.
Stephanie iguala o feito da americana Lisa Andersen, campeã de 1994 a 1997. Fica atrás apenas de Layne Beachley, hepta mundial (1998 a 2003 e 2006). Aposentada, a australiana agora disputa campeonatos como convidada e é dona de uma das etapas do Circuito Mundial.

Neste ano, o Beachley Classic, em Sydney, foi vencido por Steph, assim como as etapas australianas da Gold Coast e de Bells Beach. Apenas a havaiana Carissa Moore - campeã na Nova Zelândia e em Portugal - e a brasileira Silvana Lima - vencedora no Peru - conseguiram desbancar a loura de 1,78m.
Em Porto Rico, Stephanie abriu o duelo com duas notas boas - 7,50 e 6,50. Melanie tinha um 6,50 e precisa de 7,01 para virar. A dez minutos do fim, assustou ao remar para uma direita. Na última manobra, garantiu a virada. Melanie arrancou 7,27.
No palanque, Sally Fitzgibbons, única que podia impedir o tetra de Stephanie, pegou sua camiseta vermelha. Entraria na bateria seguinte. Estava na escada quando Steph partiu para uma direita. Precisava de 6,27.
As duas  irmãs de Stephanie olhavam atentamente para o monitor da área de atletas. Os juízes soltaram a nota: 6,37. A caçula estava de volta à liderança. Estava, sim, com o mão na taça. Mais uma taça para as meninas Gilmore.
Melanie saiu da água e deixou Steph, sozinha, surfar mais uma onda e sair da água, claro, sorrindo.
- Esse arco-íris hoje aqui. Parecia um sinal - disse, após a vitória.

Todas as campeãs mundiais:

2010 Stephanie Gilmore (AUS)
2009 Stephanie Gilmore (AUS)
2008 Stephanie Gilmore (AUS)
2007 Stephanie Gilmore (AUS)
2006 Layne Beachley (AUS)
2005 Chelsea Georgeson (AUS)
2004 Sofia Mulanovich (PER)
2003 Layne Beachley (AUS)
2002 Layne Beachley (AUS)
2001 Layne Beachley (AUS)
2000 Layne Beachley (AUS)
1999 Layne Beachley (AUS)
1998 Layne Beachley (AUS)
1997 Lisa Andersen (EUA)
1996 Lisa Andersen (EUA)
1995 Lisa Andersen (EUA)
1994 Lisa Andersen (EUA)
1993 Pauline Menczer (AUS)
1992 Wendy Botha (AUS)
1991 Wendy Botha (AUS)
1990 Pam Burridge (AUS)
1989 Wendy Botha (AUS)**
1988 Freida Zamba (EUA)
1987 wendy Botha (AFS)
1986 Freida Zamba (EUA)
1985 Freida Zamba (EUA)
1984 Freida Zamba (EUA)
1983 Kim Mearig (EUA)
1982 Debbie Beacham (EUA)
1981 Margo Oberg (HAV)
1980 Margo Oberg (HAV)
1979 Lynne Boyer (HAV)
1978 Lynne Boyer (HAV)
1977 Margo Oberg (HAV)

Em duelo de raros tie-breaks, Brasil pega Itália e espera estar no ‘seu dia’

Histórico entre as duas seleções mostra que confrontos têm duração rápida: geralmente, quem está melhor vence de forma tranquila por 3 sets a 0

Por Mariana Kneipp Direto de Hamamatsu, Japão
Vôlei Piccini JaquelinePiccinini e Jaqueline embelezam o jogo desta
quarta (Foto: Montagem sobre fotos Getty Images)
A notícia chega: tabela de jogos do Mundial foi divulgada. Na mesma hora, as jogadoras da seleção correm para a internet para conhecer quem serão suas primeiras adversárias na disputa pelo título inédito. Passam por Quênia, República Tcheca, Holanda, Porto Rico... e encontram o que queriam. Sim, a Itália está no grupo do Brasil. O duelo mais esperado pelo elenco verde-amarelo está marcado para esta quarta-feira, às 7h (de Brasília), e promete emoções fortes. O que não significa tie-break. Como lembrou o técnico José Roberto Guimarães, é raro o duelo entre os dois países chegar ao quinto set. Pelo histórico, quem está bem no dia vence com facilidade. A TV Globo transmite o confronto ao vivo.
Nos últimos três anos, ou oito partidas, só houve uma decidida no tie-break. O único longo duelo foi na primeira fase do Grand Prix e teve vitória brasileira. Em outros dois, o placar foi de 3 a 1. Mas em cinco oportunidades, foram apenas três parciais, com três triunfos do Brasil e dois das italianas. Resta saber de quem vai ser o dia nesta quarta-feira.
header o que esta em jogo
Brasil: Classificada para a segunda fase, a seleção disputa o primeiro lugar do Grupo B contra a Itália. Para conquistar o resultado, basta vencer. Deixar a primeira etapa do campeonato sem derrotas é importante porque todos os resultados serão válidos como critério de classificação para as semifinais.
Itália: Depois da derrota inesperada para a República Tcheca, a Itália precisa da vitória. Caso consiga, ficará com os mesmo pontos do Brasil no primeiro lugar do grupo, e a liderança será decidida no point average. Se perder, vai para a segunda fase com a segunda posição da chave.
header  vôlei as escalações
Brasil: A seleção entrará em quadra com força total para superar a rival. Para tentar manter a regularidade do time, Zé Roberto deverá escalar a equipe que começou jogando contra Porto Rico. Assim, o time titular contará com Fabíola, Natália, Jaqueline, Fabiana, Thaisa e Sheilla. Líbero: Fabi.
Itália: Piccinini voltou ao time titular na partida contra Porto Rico, após ficar afastada devido a um estiramento no músculo abdominal. Com isso, o técnico Massimo Barbolini terá todas as jogadoras à disposição. A seleção deve entrar em quadra com Lo Bianco, Piccinini, Gioli, Arrighetti, Del Core e Ortolani. Líbero: Cardullo.
header fique de olho 2
Brasil: Apesar de ter apenas 21 anos, Natália não está sentindo a pressão do seu primeiro Mundial. A ponteira terminou a partida contra Porto Rico como maior pontuadora e já disse que “vai entrar para matar” as italianas.
Itália: Considerada por Zé Roberto como a melhor levantadora do mundo, Lo Bianco está no caminho para ser o destaque do Mundial no fundamento. Com boas atuações contra Holanda e República Tcheca, ela promete confundir as brasileiras com sua distribuição de bolas.
header o que eles disseram
José Roberto Guimarães (técnico do Brasil): "É muito raro um jogo contra a Itália ir para o tie-break. É difícil ficar para a última bola, ser disputado até o fim. Ou a gente ganha de 3 a 0 ou perde da mesma forma. Tem que ver de quem é o dia"
Serena Ortolani (oposta da Itália): "Vamos esquecer a derrota para a República Tcheca e começar do zero. Contra o Brasil, é um jogo especial. É uma equipe forte, que vai exigir muito da gente. Estaremos preparadas para isso”.
header números e curiosidades
* Brasil e Itália apenas se enfrentaram uma vez em Mundiais. Foi nas oitavas de final de 1990, quando a seleção venceu por 3 sets a 0.
* As duas seleções já se enfrentaram 56 vezes na história, com 43 vitórias para o Brasil e 13 para a Itália.
* A soberania brasileira também vale no ranking da Fivb. O Brasil está em primeiro lugar, já a Itália em quarto.
header último confronto v2
Apesar das ausências de Mari e Paula Pequeno, lesionadas na partida anterior, o Brasil precisou de menos de uma hora para vencer a Itália na última vez que se encontraram. A seleção ganhou por 3 sets a 0, parciais de 25/18, 25/13 e 25/16, pela fase final do Grand Prix 2010.

Jogo do ideograma revela desejos e perfis da seleção feminina de vôlei

Com cinco tatuagens da linguagem japonesa, Sheilla vira consultora de Natália para revelar significados dos desenhos na folga da equipe no Mundial

Por Mariana Kneipp Direto de Hamamatsu, Japão
A brincadeira era simples: olhar para uma lista de ideogramas japoneses e escolher o que achava mais interessante, sem saber o significado. A intenção passava longe de fazer um teste psicológico com as jogadoras da seleção brasileira, mas o resultado revelou mais do que se imaginava, como coincidências de personalidades com as escolhas feitas na segunda-feira, dia de folga do Mundial. Com cinco tatuagens dos 25 desenhos apresentados, Sheilla virou cobaia de Natália para descobrir o que cada um representava. A curiosidade da ponteira sobrou até para o tradutor que acompanha a seleção em Hamamatsu.
Mundial Feminino de Vôlei - Natália Sheilla Jogo dos IdeogramasNatália e Sheilla participaram da brincadeira nesta segunda (Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)
- Ei, Sheilla, vira aí. Diz aí, o que quer dizer tudo isso? Poxa, é muita coisa que você tem desenhada aqui. Até parece que sabe o que todos significam (risos) – brinca Natália, implicando com a amiga.

Sheilla explica que seus ideogramas querem dizer amor, sonho, força, felicidade e honestidade. Mas, apesar de ser especialista no assunto, ela não deixa de escolher uma figura para participar da brincadeira.

- Deixa eu ver um que eu não sei o que é. Achei esse bem legal. É o quê? Beleza? Hum, que lindo – diverte-se a oposta, que fez a mesma escolha da líbero Fabi.
Mundial Feminino de Vôlei - Natália Sheilla Jogo dos IdeogramasLeo, supervisor da seleção, também participou
(Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)
Natália também aponta para um desenho da linguagem nipônica. Sua opção foi pelo amor. Ela gosta do resultado.

- Ai, ai, que coisa bonita (risos). Nem acredito que fui logo nisso – disse, sem dar mais detalhes sobre seus relacionamentos amorosos.

Capitã do Brasil, Fabiana escolhe 'autoridade'

A maior coincidência da brincadeira aconteceu quando chegou a hora de Fabiana participar. Capitã do time, a central olhou para o papel uma, duas vezes, e apontou para o seu preferido: o símbolo da liderança.

- Sério? Ah, mentira! Olha isso, Sheilla! Tudo a ver mesmo (risos) – brincou a camisa 1 do Brasil.

O verdadeiro chefe no comando da seleção não foi pelo caminho da liderança. O técnico José Roberto Guimarães colocou os óculos, olhou atentamente para a lista e optou por outro elemento importante na campanha pelo título inédito do Mundial.

- Esse aqui, o que quer dizer? Força? Bom, nem preciso dizer o quanto é importante para a gente nesse momento aqui, não é mesmo?

A maioria do time também quis participar da brincadeira. Dani Lins e Fernanda Garay foram direto em um ideograma. A explicação das duas para a mesma preferência pelo símbolo do “coração” foi igual.

- O desenho parece que é uma carinha feliz, sorrindo para a gente. Gostei mais dele – contou Garay.

Joycinha escolheu “proteção”, já Carol Gattaz e Adenízia também empataram. As centrais ficaram com a imagem do “desejo”.

- Está vendo? Estamos tão envolvidas com o desejo do título, que até aqui deu isso – admitiu Carol.
 

'Criatura' de Joel, Somália torce por permanência do técnico em 2011

Volante comemora temporada de sucesso e espera encerrar o ano com classificação do Botafogo para a Libertadores

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

somalia botafogo treinoSomália espera que Joel siga no clube em 2011
(Foto: agência Photocamera)
Quando Somália apareceu na sala de imprensa de General Severiano, Joel Santana parou a entrevista que concedia para brincar:
- Aqui está o criador e a criatura.
Apontado como um dos “filhos” do Papai Joel, Somália não esconde a importância do treinador em sua ascensão profissional. Pela primeira vez defendendo um time na disputa do Campeonato Brasileiro da Série A, o volante se destacou a ponto de garantir um contrato de três anos com o Botafogo. E ele espera que o treinador também permaneça por mais tempo no clube.
- Não tenho o que falar do Joel. Ele vem me ajudando da melhor maneira possível. Se alcançarmos nossos objetivos, realmente seria mais fácil que ele e os jogadores emprestados renovem os contratos, o que seria muito bom - disse.
Objetivos que Somália espera somar aos muitos já conquistados em dez meses de Botafogo. Para o volante, alcançar uma vaga na Libertadores seria fechar da maneira ideal uma temporada de conquistas.
- Este é um ano de realizações. Todo jogador tem objetivos pessoais, mas só os conquista com os objetivos coletivos. Desde que cheguei venho tendo sorte, e espero alcançar novas metas com a ajuda dos companheiros.

Conmebol diz que América do Sul poderá ter seis países em 2014

Segundo porta-voz, Fifa decidiu deixar anfitrião Brasil fora da divisão atual (quatro classificados pelas eliminatórias e o quinto com repescagem)

Por Das agências de notícias Assunção, Paraguai
A Conmebol divulgou nesta terça-feira que a América do Sul poderá ter até seis países na Copa do Mundo de 2014, contando com anfitrião Brasil. Segundo porta-voz da entidade, Néstor Benitez, a Fifa decidiu manter a divisão atual: quatro vagas pelas eliminatórias e a quinta seleção disputando repescagem com a Concacaf.
- É a última informação que vem de Zurique, depois da reunião do Comitê Executivo da Fifa, que respeitou o pedido de manter as vagas para a América Latina - afirmou Néstor Benítez.
Na África do Sul, a América do Sul contou com cinco seleções: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai. Este último, que chegou às semifinais e foi o melhor representante da região, classificou-se para o Mundial depois de vencer na repescagem a Costa Rica.
Desta forma, no Mundial do Brasil estarão 13 seleções da Europa, cinco  da África, 4,5 da América do Sul, 3,5 da Concacaf, 4,5 da Ásia, 0,5 da Oceania e o organizador, no total de 32 países (o 0,5 corresponde à repescagem).

Sem alarde, Fluminense chega a Porto Alegre para encarar o Inter

Apenas um torcedor uniformizado recepciona delegação na capital gaúcha. Ainda no Rio, porém, Washington recebe mais manifestações de apoio

Por Cahê Mota Porto Alegre
Diguinho Conca desembarque FluminenseDiguinho e Conca no desembarque do Fluminense
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Sem alarde dos tricolores ou qualquer tipo de pressão dos colorados, o Fluminense desembarcou em clima de paz em Porto Alegre, no início da noite desta terça-feira, para a partida contra o Internacional, quarta, às 19h30m (de Brasília), no Beira-Rio, pela 33ª rodada do Brasileirão. Apesar do feriado, apenas um tricolor compareceu uniformizado ao Aeroporto Internacional Salgado Filho para recepcionar os jogadores, que seguiram para o hotel sem maiores problemas.
Entretanto, se na capital gaúcha a procura por fotos e autógrafos não foi tanta, o mesmo não se pode dizer do embarque no Rio de Janeiro, quando dezenas de tricolores assediaram principalmente Conca e Washington. Enquanto o argentino foi festejado pela grande fase que vive, o Coração Valente recebeu gritos de incentivo, como já tinha acontecido durante a manhã nas Laranjeiras. Há dez partidas sem fazer gols, ele ouviu em alto e bom som no Aeroporto Internacional Tom Jobim a música “Coração Valente, guerreiro tricolor, Washington é matador”. Apenas um torcedor, ainda no treino da manhã, criticou o atacante e acabou sendo vaiado.
Já em Porto Alegre, o gaúcho Marquinho foi o único a atender a imprensa.
- Essa partida representa muito. São duas equipes que disputam o título, assim como foi contra o Grêmio, e dois elencos fortes. O Inter sempre briga por coisas grandes e não adianta pensarmos que eles vão amolecer por estarem no Mundial ou na Libertadores. Eles vão buscar o título.
Com 57 pontos, o Fluminense é o primeiro colocado no Brasileirão. O Tricolor tem a mesma pontuação que o Cruzeiro, mas leva vantagem no saldo de gols: 20 a 13.

Otimista, Tite espera ‘Ronaldo 360’ contra o Avaí no Pacaembu

Técnico do Corinthians acredita que jogador está preparado para atuar por mais 90 minutos. Seria o quarto jogo seguido inteiro do atleta

Por Diego Ribeiro e Leandro Canônico São Paulo
ronaldo comemora, flamengo x corinthiansRonaldo depois do gol marcado no Flamengo
(Foto: Jorge William / Agência O Globo)
Ronaldo ainda se recupera de uma gripe, mas ela não parece estar interferindo em seu fôlego. Depois de jogar os 90 minutos das últimas três partidas do Corinthians no Campeonato Brasileiro, o atacante deve atingir 360 minutos seguidos nesta quarta-feira, contra o Avaí, no Pacaembu. Essa é a esperança de Tite.
- Temos sempre um trabalho individualizado com o Ronaldo. E a sequência nos permite projetar que ele jogue os 90 minutos – declarou o treinador corintiano.
Recuperado de uma lesão na panturrilha direita, o Fenômeno voltou à ativa no empate por 0 a 0 contra o Guarani, depois de ficar fora por dez rodadas. Em seguida esteve em campo no clássico com o Palmeiras, vencido pelo Timão por 1 a 0, com um gol de fora da área do meia Bruno César.
A terceira partida consecutiva de Ronaldo foi o empate por 1 a 1 com o Flamengo, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o camisa 9 do Timão foi o autor do gol corintiano.
Desde que foi anunciado seu retorno aos gramados, o Fenômeno tem dito que pretende jogar todas as partidas do Corinthians até o final do Brasileirão. Se isso se confirmar serão nove duelos em sequência, seu maior recorde no Corinthians.
A maior sequência de Ronaldo no Timão foi em 2009, quando esteve em sete partidas seguidas. Mas vale ressaltar que na sétima, um clássico com o Palmeiras em Presidente Prudente, ele saiu aos 19 minutos com a mão esquerda quebrada.

Depois de 37 anos, Emerson volta a pilotar uma Lotus, leva multa e chora

Bicampeão mundial relembrou velhos tempos, andou com modelo de primeira vitória e primeiro título na Fórmula 1 e chegou a acelerar a 250 km/h 

Antes de entrar no carro, a ansiedade de um menino. Com o motor ligado, a velocidade de antigamente. Na manhã desta terça-feira, Emerson Fittipaldi relembrou os velhos tempos e pilotou a mesma Lotus 72 com que conquistou sua primeira vitória, em 1970, e seu primeiro título, em 1972, na Fórmula 1. O bicampeão mundial acelerou pelas ruas de São Paulo, chegou a 250 km/h e, ao passar por um radar, disse ter levado uma multa. Sem problemas. “Manda para a sede da Lotus”, brincou.
Emerson andou bem com o modelo, que já tinha 40 anos de idade. Apesar disso, a Lotus deu duas engasgadas: na descida da ponte estaiada e na chegada ao hotel, pouco antes de parar o carro. O brasileiro, em conversa com os mecânicos do Classic Team Lotus, perguntou sobre o problema, que teria sido causado por uma mistura muito pobre de combustível. Ou seja, nada dramático. Na chegada, Emerson não escondeu o choro. Emocionado, o piloto ressaltou as conquistas na Fórmula 1.
Confira galeria de fotos do evento
Emerson Fittipaldi pilota a LotusEmerson Fittipaldi pilota a Lotus na ponte estaiada, em São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Emerson Fittipaldi pilota a LotusEmerson recebe orientações na Lotus
(Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)
- É muita emoção, muita coisa boa na memória. Foi com esse carro que tive a minha primeira vitória, meu primeiro título. Nunca imaginei andar com ele pela Marginal. É emocionante. Entre tantos lugares que andei com ele pelo mundo, voltar a andar aqui, como da última vez, em 1973, é especial. A gente já se entende.
Emerson saiu de um shopping na Marginal Pinheiros, passou pela ponte estaiada e terminou em um hotel de luxo no Brooklin Novo, na zona sul da cidade. O evento foi uma homenagem à sua primeira vitória na categoria, ocorrida há 40 anos em Watkins Glen, no estado de Nova York, nos EUA. O chassi da Lotus era o mesmo, mas a pintura era vermelha e branca.
O GP do Brasil, neste domingo, é o penúltimo da temporada 2010, que termina com a corrida em Abu Dhabi, no dia 14 de novembro. Cinco pilotos ainda têm chances matemáticas de conquistar o título: Fernando Alonso, Mark Webber, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Jenson Button. O espanhol é o único que pode ser campeão no Brasil.

Em Interlagos, Massa admite chance de ajudar Alonso: 'Já fiz isso em 2007'

Piloto da Ferrari faz balanço do ano e diz que 2010 foi 'não-positivo' para ele

Por Rafael Lopes São Paulo
Felipe Massa Salão do AutomóvelMassa foi ao Salão do Automóvel nesta terça-feira
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
A polêmica do GP da Alemanha, quando Felipe Massa teve de ceder a vitória a Fernando Alonso, continua na memória dos torcedores e da imprensa. Com a proximidade da corrida no Brasil e o espanhol na primeira posição do Mundial de Pilotos, a expectativa sobre uma possível ajuda do brasileiro ao companheiro espanhol cresce muito. Perguntado sobre o tema no tradicional almoço da Ferrari realizado em São Paulo, o piloto não negou a possibilidade.
- Se depender de mim, com certeza (ajudando Alonso). Sou profissional e já fiz isso em 2007. Por que não? - lembra Massa, que também visitou o Salão do Automóvel nesta terça, no Anhembi.
Na ocasião, Massa liderava a corrida e cedeu a posição ao companheiro Kimi Raikkonen fazendo uma volta lenta antes de seu pit stop. No momento da parada do finlandês, ele teve tempo para recuperar a vantagem do brasileiro e superá-lo no retorno à pista. A ajuda seria decisiva na conquista do único título do "Homem de Gelo" na Fórmula 1.
O brasileiro fez um balanço de sua temporada, que foi considerada "não-positiva" por ele. Para Massa, o problema no aquecimento dos pneus nos treinos foi decisivo para seu mau desempenho.
- Foi um ano não-positivo. Imaginava andar melhor, não só pelo problema com o aquecimento dos pneus, principalmente nos treinos classificatórios - muitas vezes em corrida o carro andou bem, o ritmo era bom. Mas sofri mais para o pneu aquecer na classificação e fazer com que ele funcionasse como eu estava acostumado. Sabemos da importância dos treinos atualmente.

Tricampeão Andy Irons morre aos 32 e deixa o mundo do surfe em choque

Havaiano, que teria contraído dengue em Portugal, não disputou a etapa de Porto Rico no Circuito Mundial; sua mulher está grávida de oito meses

Em Dallas, EUA
andy IronsAntes de voltar para o Havaí, Andy Irons teve de fazer
uma parada em Dallas (Foto: Divulgação)
Uma notícia trágica pegou o mundo do surfe de surpresa nesta terça-feira. O havaiano Andy Irons, tricampeão mundial, morreu na cidade de Dallas, quando voltava de Porto Rico para o Havaí. O surfista de 32 anos estava com dengue hemorrágica, e ainda não se sabe onde ele contraiu a doença. As primeiras informações são de que ele teria ficado doente em Portugal. De lá, voou para Porto Rico, onde disputaria nesta semana mais uma etapa do Mundial, mas não conseguiu competir. Na volta para casa, fez uma parada no Texas e, passando mal, não conseguiu pegar o outro voo para o Havaí. Ele teria sido encontrado por um funcionário do hotel em Dallas, por volta das 10h no horário local.
Clique aqui e confira a galeria com imagens da carreira de Andy Irons
A mulher de Andy, Lyndie, está grávida de oito meses, e o filho do casal tem previsão para nascer em dezembro. Ela não viajou para Porto Rico. Na segunda-feira, colocou mensagens na página do Facebook comentando a festa de Haloween da família.
A Associação dos Surfistas Profissionais (ASP), que organiza o Circuito Mundial, suspendeu as atividades desta quarta-feira na etapa de Porto Rico. Na segunda, a australiana Stephanie Gilmore foi tetracampeã. A disputa no masculino está na terceira fase. A ASP divulgou uma nota em nome da família, que agradece o apoio dos fãs e pede um momento de privacidade.
Lyndie esposa Andy IronsLyndie (à direita), esposa de Andy Irons, grávida de
oito meses, em foto de aquivo pessoal
Único surfista que conseguiu se aproximar do mito Kelly Slater nesta década, com três títulos mundiais seguidos entre 2002 e 2004, Irons venceu uma das oito etapas disputadas até agora no Circuito de 2010. Ele foi campeão em Teahupoo, no Taiti, em setembro, derrubando Mick Fanning, Slater e, na final, o americano CJ Hobgood. Foi seu primeiro título desde Arica, no Chile, em 2007. Slater ganhou três etapas no atual campeonato e pode ser decacampeão ainda em Porto Rico, nesta semana.
Irons nasceu no dia 24 de julho de 1978 em Kauai, no Havaí. Começou a surfar aos 8 anos e venceu sua primeira competição como profissional em 96, aos 18 anos. Foi campeão mundial em 2002, 2003 e 2004, ficando em segundo lugar nos dois anos seguintes (atrás de Slater). Entrou para o Surfing Walk of Fame, na Califórnia, em 2008.

Efetivado na Argentina, Batista chama D'Alessandro para pegar o Brasil

Técnico chama 25 jogadores para amistoso do dia 17 de novembro, no Qatar

Em Buenos Aires
dalessandro internacional treinoD'Alessandro terá mais uma chance com a
camisa argentina (Foto: Lucas Uebel / Vipcomm)
Em seu primeiro ato após ser efetivado como técnico da seleção argentina, Sergio Batista anunciou nesta terça-feira a lista de convocados para o amistoso com o Brasil, dia 17 de novembro, no Qatar: o meia Andrés D'Alessandro, do Internacional, está entre os 25 jogadores.
Se Mano Menezes apostou no retorno de Ronaldinho Gaúcho para o clássico, Batista frustrou os planos de Riquelme e deixou o camisa 10 do Boca Juniors fora. Outros dois argentinos que brilham nos gramados brasileiros também não foram lembrados: Montillo, do Cruzeiro, e Conca, do Fluminense.
Os destaques da convocação são Lionel Messi, Carlos Tevez, Javier Mascherano, Javier Pastore, Sergio Agüero e Diego Milito. A maior novidade é a presença do meia Lucas Biglia, do Anderlecht (Bélgica), chamado pela primeira vez para defender a Albiceleste.
BLOG DO FUTEBOL ARGENTINO: entre e comente a lista de Sergio Batista
Após a demissão de Diego Maradona depois da Copa do Mundo, Batista ficou interinamente no comando da seleção argentina em três partidas: vitórias sobre Irlanda (1 a 0) e Espanha (4 a 1) e derrota de 1 a 0 para o Japão. O ex-jogador, campeão do mundo 1986, era técnico da seleção sub-20 e dirigiu o time que venceu a medalha de ouro em 2008.
Confira a lista completa:
Goleiros
Sergio Romero (AZ Alkmaar, Holanda)
Mariano Andujar (Catania, Itália)
Zagueiros
Javier Zanetti (Inter de Milão, Itália)
Gabriel Milito (Barcelona, Espanha)
Walter Samuel (Inter de Milão, Itália)
Nicolás Burdisso (Roma, Itália)
Pablo Zabaleta (Manchester City, Inglaterra)
Martín Demichelis (Bayern de Munique, Alemanha)
Gabriel Heinze (Olympique de Marselha, França)
Nicolás Pareja (Spartak de Moscou, Rússia)
Meio-campistas
Ángel Di María (Real Madrid, Espanha)
Javier Mascherano (Barcelona, Espanha)
Ever Banega  (Valencia, Espanha)
José Sosa (Napoli, Itália)
Mario Bolatti (Fiorentina, Itália)
Javier Pastore (Palermo, Itália)
Nicolás Gaitán (Benfica, Portugal)
Andrés D’Alessandro (Internacional, Brasil)
Lucas Biglia (Anderlecht, Bélgica)
Atacantes
Gonzalo Higuaín (Real Madrid, Espanha)
Lionel Messi (Barcelona, Espanha)
Sergio Agüero (Atlético de Madri, Espanha)
Diego Milito (Inter de Milão, Itália)
Ezequiel Lavezzi (Napoli, Itália)
Carlos Tevez (Manchester City, Inglaterra)

ACIDENTE COM CAMINHÃO EM BREJETUBA

Um Acidente com um caminhão pertencente a uma empresa de material de construção, causou a morte do motorista Renato Rufino, o acidente aconteceu na serra conhecida como serra do Roque, na rodovia ES 462 cerca de 3 km de Brejetuba, testemunhas disseram que o caminhão perdeu o freio e que o motorista se jogou do caminhão em movimento para tentar se salvar, porém bateu com a cabeça no asfalto e teria sofrido um traumatismo craniano.
Veja as fotos do acidente:





A Carga de Lajotas Espalhado
 
 

Parabéns aos organizadores pelo evento.

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2010/11/loco-abreu-13-manias-do-artilheiro-do-botafogo.html

Loco Abreu: as 13 manias do artilheiro do Botafogo

Atacante cultiva hábitos como predileção por um chuveiro ou a localização do assento nas viagens de avião

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
loco abreu comemora gol do botafogo contra o atlético-mgBarba é uma das últimas manias de Loco Abreu
(Foto: Alexandre Guzanshe / Agência Estado)
Loco Abreu costuma dizer que a opção pela camisa 13 foi para provar que no futebol não existe sorte ou azar, mas trabalho. No entanto, o atacante cultiva hábitos que, se não são superstições, podem ser vistos, no mínimo, como manias. E talvez elas, somadas aos gols marcados, ajudem a explicar a rápida e forte identificação do uruguaio com o Botafogo.
Quando perguntado sobre algumas delas, Loco Abreu costuma desconversar. Mas quem convive com o atacante diariamente conta que o uruguaio cultiva atitudes difíceis de serem explicadas, como a predileção por alguns chuveiros nos vestiários de General Severiano e do Engenhão, ou o fato de ser o último a entrar em campo com a equipe.
Recentemente o atacante passou a cultivar uma barba. Desde que iniciou a sequência de 12 jogos e oito gols marcados no Brasileirão, não a tirou mais. Quando fala sobre o assunto, o atacante brinca:
- É porque recentemente estou participando de um filme no papel de Jesus Cristo.
Abaixo estão 13 manias ou hábitos (ou superstições...) de Loco Abreu:

Blatter parabeniza Dilma e diz que a Copa vai trazer avanços para o Brasil

Mandato da presidente eleita neste domingo vai até 2014, ano do Mundial

Em Nyon, Suíça
Joseph Blatter no sorteio do Mundial de Clubes na sede da FIFAJoseph Blatter diz que a Copa vai trazer avanços
ao Brasil (Foto: Reprodução / FIFA)
A presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, foi parabenizada pelo dirigente máximo da Fifa, Joseph Blatter, nesta segunda-feira. Através de um comunicado divulgado no site oficial da entidade, Blatter felicitou a petista e disse ainda que a Copa do Mundo de 2014 vai representar avanços em diversas áreas para o país.
- É uma grande honra para mim parabenizá-la pela sua vitória na eleição para a Presidência da República Federativa do Brasil. Tenho certeza de que a Copa do Mundo de 2014 representará um importante impulso para o desenvolvimento a longo prazo e duradouro nas áreas de serviços sociais, cultura e educação e de que a força do futebol terá uma influência positiva sobre a sociedade brasileira - disse Blatter em comunicado.
A vitória nas eleições dá a Dilma a responsabilidade de administrar o país no período pré-Copa do Mundo. O mandato da presidente vai até o final de 2014, ano em que o Brasil vai receber a competição.

Coincidências com arrancada de rival marcam sonho de título alvinegro

A seis jogos do fim do Brasileirão, Alvinegro tem mesmo aproveitamento do Flamengo campeão do ano passado

edno e loco abreu comemoram, atlético-mg x botafogoBotafogo comemora gol: confiança no grupo
(Foto: Alexandre Guzanshe / Agência Estado)
Para o supersticioso torcedor do Botafogo, até mesmo a comparação com o seu maior rival pode ser motivo de satisfação. A seis rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro tem algumas semelhanças com a vitoriosa campanha do Flamengo na edição de 2009. Se for pelas coincidências, os alvinegros poderão ter ainda mais esperanças na conquista do título.

Assim como o Flamengo de 2009, o Botafogo começa a 33ª rodada somando 51 pontos e a seis do líder, embora o Rubro-Negro ocupasse a sexta posição, enquanto o Alvinegro é o quarto colocado. Em 2010, o Fluminense está em primeiro lugar. Em 2009 a ponta pertencia ao Palmeiras, então comandado por Muricy Ramalho, hoje treinador do Tricolor carioca.

Como se não bastasse, o Flamengo sagrou-se campeão brasileiro enfrentando o Grêmio na última rodada. E por coincidência, o Tricolor gaúcho será o mesmo adversário do Botafogo no dia 5 de dezembro, quando o Brasileirão se encerra. Sem falar que, assim como o Rubro-Negro de 2009, o time de Joel Santana vem da conquista do título estadual.
Adriano, do Flamengo, comemora o título brasileiro de 2009Adriano celebra o título após arrancada do Fla
em 2009 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Quando o assunto é matemática, a situação é menos favorável ao Botafogo de 2010, embora o panorama de pessimismo seja o mesmo nas duas campanhas. Antes da 33ª rodada de 2009, o Flamengo era apontado como tendo apenas 4% de chance de título, enquanto ao Alvinegro de Loco Abreu e companhia é atribuído 1% de possibilidade da conquista.
Mas o que ficou para a história foi a arrancada do Flamengo, que contradisse os números e conquistou o título nacional. Nas últimas seis rodadas a equipe comandada por Andrade conquistou cinco vitórias e um empate. Apesar do carinho que tem pelo Botafogo, o volante Fahel, do Botafogo, diz preferir deixar as coincidências de lado.
- Não sou supersticioso, acredito no grupo. O Botafogo tem um time que batalha muito, trabalha os 90 minutos, com um ajudando o outro. Os adversários acham que somos uma equipe chata, e realmente incomodamos muito. Todos buscam dar 110%, e é disso que o Botafogo necessita neste momento - disse.
Confira a arrancada do Flamengo campeão de 2009:
Flamengo 1 x 0 Santos
Atlético-MG 1 x 3 Flamengo
Náutico 0 x 2 Flamengo
Flamengo 0 x 0 Goiás
Corinthians 0 x 2 Flamengo
Flamengo 2 x 1 Grêmio
Confira os últimos seis jogos do Botafogo em 2010
Botafogo x Atlético-GO
Avaí x Botafogo
Ceará x Botafogo
Botafogo x Internacional
Botafogo x Grêmio Prudente
Grêmio x Botafogo

Bom de cabeça, atacante Robert alerta para a bola parada do São Paulo

Jogador, que marcou contra o Prudente, pede cautela contra o Tricolor

Se a bola parada é uma forte arma do ataque do São Paulo, o Cruzeiro não deixa por menos. O Tricolor é o time que mais fez gols de cabeça nesta edição do Campeonato Brasileiro, 13 no total. A Raposa fez apenas um a menos, 12, sendo o último deles do atacante Robert, na vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio Prudente, sábado passado, no interior paulista.
(Veja o gol no vídeo ao lado)
Situação que ele quer repetir no jogo diante do São Paulo, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Mas antes de atacar, Robert alerta para a força do Tricolor.
- O São Paulo tem jogadores altos, Fernandão, Miranda, o Pirulito (Alex Silva). São jogadores que tem que marcar bem de pertinho porque fazem muitos gols a partir da bola parada.Eles tem um time que costuma crescer nesta reta final de Brasileiro, então é bom ficarmos bem atentos.
Robert tem boas memórias de jogos contra o Tricolor Paulista. Pelo Campeonato Paulista deste ano, quando defendia o Palmeiras, o atacante fez os dois gols da vitória do Verdão por 2 a 0.
- Tenho boas lembranças de jogos contra o São Paulo. Na saída do Muricy e estreia do Antônio Carlos. No Parque Antártica eu tive a felicidade de fazer dois gols e sair com a vitória.
A família do atacante está em Belo Horizonte.No treinamento desta segunda-feira, na Toca da Raposa 2, o pai e o filho de Robert estavam presentes. Para ele, uma motivação a mais nesta reta final do Brasileirão.
- A família unida é sempre bom porque nas horas difíceis quem está perto, sempre ajudando, são eles. A esposa, os pais, enfim, quando a família está perto você está sempre mais estruturado.

Roberto Carlos pede desculpas a jornalistas por xingamentos

Lateral do Corinthians admite que não foi correto com profissionais do GLOBOESPORTE.COM durante transmissão por twittcam

Nove dias depois de ofender jornalistas do GLOBOESPORTE.COM em uma transmissão por twittcam promovida por Ronaldo, o lateral-esquerdo Roberto Carlos, do Corinthians, pediu desculpas via assessoria de imprensa do clube. Na ocasião ele usou termos como “safado”, “jegue” e “idiota”.
A polêmica toda começou no dia 21 de outubro, quando a ESPN Brasil divulgou parte do programa “Bola da Vez” em que o pentacampeão era o entrevistado. No trecho, Roberto Carlos falava sobre o Mundial de Clubes conquistado pelo Timão em 2000 e que ele participou como jogador do Real Madrid.

- Para o futebol europeu não é importante aquele título. A não ser aquele de Tóquio. Aquele lá, sim, é importante. Mas como eu estou jogando agora no Corinthians melhor não falar (ri alto)... Mas era um Mundialito. Muitos jogadores do nosso time ficavam acordados até as 5h, 6h... O pessoal não dormia. Os caras vieram aqui a passeio. Nós fomos jogar no Rio de Janeiro, um calor enorme... O pessoal do Manchester United ficava lá dentro da piscina, tomando café, tomando cerveja - disse Roberto na entrevista
Chateado com a repercussão que o GLOBOESPORTE.COM (outros veículos também divulgaram a nota) deu à declaração dele, Roberto Carlos participou no dia 23 de outubro de uma Twittcam aberta por Ronaldo. E para mais de 15 mil pessoas xingou os jornalistas do site.
- Mundialito tem a mesma importância. Aí aquele jegue do Globo.com coloca aquela besteira. Ele nem colocou o nome dele, é um safado, nem assinou (Nota da Redação: repórteres assinam matérias que apuram e não em conteúdo de divulgação como foi a entrevista de Roberto Carlos a um canal de televisão). Na hora da pergunta, soltei “Mundialito”, mas não é nada demais. O cara foi mal-intencionado, não poderia trabalhar num veículo de informação. Não quero demitir ninguém, só quero que ele se retrate – disse na transmissão.
Durante os últimos nove dias, a reportagem do GLOBOESPORTE.COM pediu, via assessoria de imprensa do Corinthians, uma retratação. E por ela veio o pedido de desculpas nesta segunda-feira.

Confira a íntegra do comunicado:

Prezados,
O jogador Roberto Carlos faz questão de, por meio da assessoria de imprensa do Sport Club Corinthians Paulista, pedir desculpas aos jornalistas do site GloboEsporte.com pelos termos usados por ele durante a Twittcam promovida pelo atacante Ronaldo.
Roberto Carlos também faz questão de declarar não acreditar em maldade, nem tão pouco em má índole do site para com ele; e considera o assunto superado.
Por fim o jogador coloca a assessoria de imprensa do clube à disposição dos jornalistas do site para checarem a veracidade de futuras matérias que envolvam o atleta.
Sem mais,
Guilherme Camilo Prado
Assessor de Imprensa

Depois do feito de 2009, Carlinhos dispensa matemática no Flu

Apesar de não ter participado da incrível arrancada do ano passado, lateral lembra campanha tricolor para esquecer os números

Por Diego Rodrigues e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Carlinhos no treino do FluminenseCarlinhos defende trabalho forte e vida regrada na
luta pelo título (Foto: Agência Photocâmera)
O Fluminense é o terror dos matemáticos. Contrariando todos os prognósticos, por duas vezes, o clube já jogou com a margem de erro e mudou o que era considerado quase certo. Foi assim em 2005, quando tinha 99% de chance de se classificar para a Libertadores, mas perdeu a vaga na última rodada do Brasileirão para o Palmeiras. E em 2009, quando tinha a mesma porcentagem de risco de ser rebaixado. Seis vitórias e um empate nas últimas partidas, porém, mudaram o script criado.
Desta vez os números não são tão expressivos, mas é sempre bom olhar com carinho para eles. Com o Flu na liderança da competição, com 57 pontos, o lateral-esquerdo Carlinhos não se apega aos 44% de chance do clube ficar com o título do Nacional e nem faz projeções matemáticas para o restante do campeonato.
- Eu confiava (nos números), mas depois que vi o que o Fluminense fez (no ano passado), dispenso qualquer matemática. A matemática é no fim do ano, quando o juiz apitar e nós levantarmos a taça.
A receita do atleta para não deixar qualquer conta atrapalhar é trabalhar forte e ter uma vida regrada.
- Tem que ter uma concentração dentro e fora de campo. Agora um pouco mais. Mas também não pode abdicar das suas coisas. Sua esposa vai estar te esperando para sair, para jantar, mas tem que ter consciência de que é um titulo importante para o clube e para sua carreira também.
O Fluminense volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Internacional, no Beira-Rio, pela 33ª rodada.

Substituição no Planalto


por thiago lavinas |

dilma_internacional_siteA mulher mais poderosa do Brasil não manterá as ideias de Lula quando no assunto futebol. Se o presidente era torcedor – e palpiteiro – do Corinthians, a nova presidente do Brasil tem o coração dividido entre dois clubes: Atlético-MG e Inter.
A paixão pelo Galo surgiu na infância, em Belo Horizonte. Curiosamente, em evento recente, ela recebeu a camisa dos três principais clubes mineiros e saiu na foto segurando o uniforme azul do Cruzeiro. Dilma só dividiu o coração na decada de 70, quando tinha pouco mais de 23 anos. Depois da luta armada contra a ditadura e de passar três anos detida, ela reconstruiu a vida em Porto Alegre e simpatizou com o Colorado.
De saída do Planalto, Lula prometeu voltar às arquibancadas do Pacaembu a partir de 2011:
- Uma coisa que eu quero fazer no ano que vem, prazerosamente, é comprar um ingresso no Pacaembu, sentar na arquibancada e ver um jogo de futebol. Há dez anos que eu não faço isso – disse.

Após atritos, Felipão quebra silêncio: 'Não sou obrigado a dar entrevistas'

Após recentes incidentes, técnico do Palmeiras rejeita pedido de desculpas a repórteres, reclama da postura da imprensa e diz ter carta na manga

Por Tiago Leme São Paulo
Scolari Felipão PalmeirasScolari se negou a pedir desculpar por ter chamado
um repórter de palhaço (Foto: Ag. Estado)
Quando menos se esperava, em um dia de retorno de folga no Palmeiras, o técnico Luiz Felipe Scolari resolveu falar. Nesta segunda-feira, o comandante concedeu entrevista coletiva pela primeira vez depois dos recentes atritos com a imprensa. Felipão se recusou a pedir desculpas por ter falado palavrões e chamado um repórter de palhaço.
- Por que eu tenho de pedir desculpas e vocês não? Por várias coisas que vocês fazem comigo - disse o treinador.
O comandante palmeirense mostrou insatisfação com a postura de alguns repórteres. Segundo ele, o acordo feito na reunião com o presidente da Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), em reunião na última sexta-feira, só está sendo cumprido por sua parte. Enigmático, ele não deu detalhes do tal acordo e do teor da conversa, mas fez ameaças e reclamou da divulgação de seu salário na mídia.
- Eu estou muito mais exposto do que vocês, porque meu salário é divulgado todos os dias, e não vi ninguém me defender. Tenho cópias das entrevistas, fitas, pois quando fazem isso deliberadamente, acabo ficando exposto. Por isso, espero nunca ter uma dificuldade, porque se tiver, também saberei reagir. Tenho um acordo com o presidente de vocês (da Aceesp) e mantive minha palavra, mas alguns de vocês tomaram atitudes. Tenho cartas na manga, tenho trunfos que posso usufruir. Cada um vai procurar os seus interesses, e os meus estão lá, em fitas e gravações - afirmou.
Felipão explicou os motivos de não ter se pronunciado depois da vitória por 3 a 2 sobre o Goiás, no sábado, mesmo dia em que repórteres protestaram com narizes de palhaço, em alusão ao xingamento disparado por ele após o duelo contra o Atlético-MG.
- Em primeiro lugar, não sou obrigado a dar entrevistas. Não tenho essa obrigação no contrato. Dou entrevista quando eu achar interessante, e naquele momento eu não achei interessante falar. Isso é democracia - disse Felipão.
Ao ser questionado se toda essa polêmica poderia atrapalhar o desempenho do Palmeiras dentro de campo, o técnico gaúcho disse que está acontecedendo justamente o contrário.
- Afeta o grupo positivamente. Os jogadores estão cada vez mais motivados. Não quero que isso (polêmica) siga assim, mas não posso determinar isso.
Os incidentes começaram no domingo passado, depois do clássico contra o Corinthians. Na entrevista, ele disparou palavrões depois de uma pergunta sobre a situação de Valdivia. Diante do Atlético-MG, indagado sobre o mesmo assunto, ele chamou um repórter de palhaço. Na sexta-feira, tradicional dia de entrevistas do técnico, não houve conversa com a imprensa.

Da cara fechada à música eletrônica, os contrastes entre as equipes da F-1

Times grandes aceleram o trabalho de montagem dos boxes em Interlagos, enquanto os rivais pequenos avançam em ritmo mais lento e descontraído

Por Rafael Lopes e João Gabriel Rodrigues São Paulo
Para quem acha que o circo milionário da Fórmula 1 é de luxo para todos, os autódromos se encarregam de mostrar que a categoria também tem seus contrastres. Com 12 no paddock, sendo três novatas, é fácil notar as diferenças de estrutura. Em Interlagos, times grandes como Ferrari, McLaren, RBR e Mercedes usam dois boxes - e ainda assim, dirigentes e funcionários reclamam de espaço. Enquanto isso, os pequenos têm de se espremer em um box e meio.
gp Brasil box FerrariNos boxes da Ferrari em Interlagos, nada de sorrisos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Nesta segunda-feira, era fácil notar em Interlagos as diferenças no modo de trabalho das equipes. Enquanto Ferrari, RBR, McLaren e Mercedes já tinham começado a montar seus boxes - e alguns deles já estavam próximos do estado final -, times como Hispania e Sauber sequer tinham retirado seus equipamentos dos contêineres. Além disso, poucos funcionários das equipes menores deram as caras no autódromo. Apesar do atraso, tudo precisa estar pronto até quinta-feira.
Conteiners F1 InterlagosOs contêineres da Hispania ainda fechados
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Outra diferença facilmente notada é o clima do trabalho. Nas grandes escuderias, os mecânicos mantinham suas expressões sisudas e não tanto simpáticas. Nas pequenas, imperava o bom humor. A Lotus montava seus boxes ao som de música eletrônica, para alegria dos funcionários da vizinha VRT. Alguns mecânicos chegavam a arriscar passos de dança, para diversão dos seguranças de Interlagos.
O GP do Brasil deste ano é um desafio especial para a logística. A corrida em São Paulo será realizada neste domingo, duas semanas após a prova da Coreia do Sul, que montou seu circuito na afastada Yeongam. Após o transporte terrestre, os equipamentos foram embarcados em aviões, que chegaram a São Paulo no fim da semana passada. Mas o pior ainda está por vir: haverá apenas uma semana de intervalo para a corrida em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio a última do ano. Os times terão de correr contra o tempo.
 

Lotus de Emerson Fittipaldi já está
em Interlagos para exibição no GP

Brasileiro andará novamente com o carro do primeiro título mundial na F-1

Por Rafael Lopes e João Gabriel Rodrigues São Paulo
Além das equipes e dos equipamentos que serão usados no GP do Brasil de 2010, marcado para domingo, uma presença ilustre atraiu as atenções nos boxes em Interlagos nesta segunda-feira. A Lotus 72, carro do primeiro título de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, já está sendo montada para a exibição no dia da prova. O bicampeão, que ganhou o primeiro dos seus dois campeonatos em 1972, andará com o modelo antes da largada da corrida, que pode decidir o título.
Lotus Emerson FittipaldiA Lotus preta de Emerson Fittipaldi já está em Interlagos (Foto: Rafael Lopes / Globoesporte.com)
Antes disso, na terça-feira, Emerson dará voltas com o carro em homenagem à sua primeira vitória na categoria, ocorrida há 40 anos em Watkins Glen, no estado de Nova York, nos EUA. O chassi da Lotus era o mesmo, mas a pintura da primeira vitória era vermelha e branca. O evento acontecerá no início da manhã nas ruas do bairro Cidade Jardim, em São Paulo, aberto ao público.
O GP do Brasil, neste domingo, é o penúltimo da temporada 2010, que termina com a corrida em Abu-Dhabi, no dia 14 de novembro. Cinco pilotos ainda têm chances matemáticas de conquistar o título: Fernando Alonso, Mark Webber, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Jenson Button. O espanhol é o único que pode ser campeão no Brasil.
Simulador: dê seu palpite para as últimas corridas e veja quem será o campeão!
Lotus Emerson FittipaldiO nome de Emerson Fittipaldi está gravado no carro (Foto: Rafael Lopes / Globoesporte.com)