sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ricardo Gomes dá duro para voltar logo a comandar a equipe vascaína

Cinco meses e meio depois de sofrer um Acidente Vascular Encefálico, técnico trabalha forte em academia buscando recondicionamento físico

Por Guilherme van der Laars Rio de Janeiro
Ricardo Gomes só faz cara feia para cumprir o rigoroso programa de reforço muscular imposto pelo preparador físico Francisco Javier Gonzalez, que há dois meses trabalha no processo de recuperação do treinador. De resto, tudo é festa. É uma alegria contagiante. Uma força de vontade impressionante. Cinco meses e meio depois de sofrer um gravíssimo AVE (Acidente Vascular Encefálico), que o deixou à beira da morte, o técnico faz força para voltar ao comando do Vasco. E com a mesma convicção com que levanta peso na musculação. O treinador recebeu a equipe da TV Globo e avisou:
- Vou voltar! Pode ser daqui a um mês, em agosto, em dezembro. Isso não importa. O que eu quero mesmo é me recuperar 100% - disse.
E no que depender da força de vontade do treinador, isso não vai demorar para acontecer. A obstinação para recuperar todos os movimentos é incrível. Ricardo Gomes ainda tem certa limitação no lado direito do corpo. Mas faz tudo sozinho. Não depende sequer de uma pessoa para levá-lo à academia de Francisco Gonzalez, na Barra. A fala é pausada, mas completamente nítida. Às vezes, lhe foge uma palavra ou outra. Absolutamente normal para quem precisou ter 80ml de sangue drenado do cérebro após o AVE hemorrágico sofrido no dia 28 de agosto, em pleno Engenhão, durante o Vasco x Flamengo do primeiro turno do Brasileiro de 2011. Impressiona vê-lo sobre uma bicicleta ergométrica fazendo um trabalho físico forte.
- A carga não é leve, não. É pesada. Ele chega a dar tiros de 15 a 30 segundos. A recuperação dele está ótima, muito boa mesmo – afirma Francisco Gonzalez, que se divide entre o trabalho com Ricardo Gomes, a administração de sua academia e a seleção de futebol da África do Sul, de quem é preparador físico desde os tempos de Parreira e Joel.
FRAME Ricardo Gomes durante tratamento  (Foto: Reprodução)Ricardo Gomes faz exercícios durante tratamento em academia (Foto: Reprodução)
Ricardo Gomes exala bom humor. Brinca até com a situação dramática que viveu.
- Eu já estou na hora extra. Toda vez que fico irritado com alguma coisa, lembro que estou na hora extra – sorri.
Ricardo não perde uma chance de soltar piadas.
- Vou escrever um livro de como recuperar o joelho com um AVC – diz, referindo-se aos problemas que teve no joelho direito durante a carreira como jogador e que agora estão melhorando por causa do intenso trabalho de recuperação muscular.
Ricardo também fala sem qualquer ressentimento sobre o que aconteceu com ele. Diz se lembrar de tudo. E, curiosamente, recorda que no dia que teve alta do hospital, quase voltou a ser internado por causa das dores no joelho, segundo ele, insuportáveis.
FRAME Ricardo Gomes durante tratamento  (Foto: Reprodução)Treinador diz que quer voltar a trabalhar
no campo (Foto: Reprodução)
E o Vasco da Gama mexe demais com o treinador. Ele, que já dá valor a coisas míninas, casuais, como uma boa conversa jogada fora, fala do clube com imenso carinho:
- Serei eternamente grato ao Vasco, à torcida, a todo mundo do clube.
Mesmo de longe, o Vasco faz parte do dia a dia de Ricardo. Ele tem freqüentes  conversas com Cristóvão, seu braço direito, que herdou o cargo após o afastamento. Eles trocam idéias sobre o time, a escalação, mas Ricardo garante que a palavra final é sempre de Cristóvão:
- Ele é que está no dia a dia do clube. Quem está de fora, só pode dar palpite.
Ricardo Gomes defende o amigo das vaias recebidas por ele na derrota por 2 a 0 para o Nacional-URU, na estréia do Vasco na Libertadores, quarta-feira passada, em São Januário:
- Isso já aconteceu comigo no Vasco, faz parte, é normal.
Mas com o instinto de treinador ainda pulsando firme, ele avisa.
- O time deles é bom, mas deu pra ver que tem algumas coisas que podem ser exploradas – analisa o técnico, que descarta ser dirigente, gerente de futebol ou qualquer outra função que não seja de treinador de futebol.
- Vou trabalhar no campo.
Assim tem sido a rotina de Ricardo Gomes. De segunda a sábado, faz trabalhos de recondicionamento físico, fisioterapia e fonoaudiologia. E, acima de tudo, dá um emocionante exemplo de força de vontade e superação.

'Treino de finalização’ de filho de Daniel Freitas rouba cena no Vasco

Menino, de seis anos, diz que sonha ser goleiro como o ídolo Fernando Prass

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
daniel freitas e filho vasco (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)Daniel Freitas abraça o filho após o 'treino'
(Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)
O treino do Vasco decorria de forma tranquila na manhã deste sábado. Os jogadores faziam o tradicional rachão de véspera de jogo na metade do campo de São Januário e os poucos torcedores presentes no estádio pouca importância davam à cena. Até que entrou em campo um jogador com camisa amarela e se posicionou para treinar finalizações e domínio de bola e chamou a atenção de todos. Não se tratava de nenhum atleta consagrado ou reforço trazido recentemente pelo clube. A figura em destaque era um menino de seis anos que chutava, gesticulava e comemorava os gols que fazia. Daniel Neto, ou vulgo Danielzinho, é filho de Daniel Freitas, diretor executivo do clube, e aproveitou o sábado para fazer o que mais gosta: jogar futebol.
É comum que funcionários levem os filhos para São Januário aos sábados e que eles brinquem com as bolas no campo. Mas o que chamou a atenção em Danielzinho foi a habilidade demonstrada pelo menino. O garoto mostrou intimidade com a bola e acertou chutes no canto do gol para alegria do pai que dividia sua atenção entre o filho e o treino dos profissionais.
- Ele joga em uma escolinha lá perto de casa e só pensa em bola. Está toda hora querendo jogar. Tem habilidade, mas é muito cedo para dizer se ele vai ser jogador – disse Daniel Freitas.
daniel freitas e filho vasco (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)Danielzinho mata a bola antes de chutar: habilidade mirim (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)
Interpelado pela reportagem, o garoto surpreendeu também nas palavras. Apesar de ter passado mais de uma hora driblando e chutando, Danielzinho disse que quer ser goleiro. E a culpa é da atenção que recebe do camisa 1 vascaíno.
- Eu quero ser goleiro igual o Fernando Prass. É o jogador que eu mais gosto – disse, timidamente.
Antes de realizar o seu sonho, Danielzinho vai ficar na torcida neste domingo pelo ídolo. Fernando Prass entra em campo junto com o Vasco para encarar o Fluminense, no jogo que pode dar a vaga nas semifinais da Taça Guanabara ao Gigante da Colina, caso o time vença. O duelo será disputado no Engenhão, a partir das 19h30m (horário de Brasília).
 

Fagner evita fazer lobby, mas Cristóvão diz que ele merece Seleção

Em grande fase, lateral está com esperança de ser chamado para amistoso

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Fagner no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Fagner está com esperança de ser convocado
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Fagner foi considerado o melhor lateral-direito do último Brasileiro e começou o ano apresentando um futebol de qualidade, sendo um dos destaques do Vasco no Carioca. Essa performance permite que o jogador sonhe com uma chance na Seleção Brasileira. Por isso, no dia 14, o lateral ficará na frente da TV para ver se seu nome será anunciado pelo técnico Mano Menezes como um dos que irão encarar a Bósnia Herzegovina, no amistoso do dia 28. Mas garante que não será uma decepção se isso não acontecer.
- Estou trabalhando duro e me sinto bem. Esperança sempre tem. Espero que aconteça. Se acontecer, vou ficar muito feliz. Se não acontecer, paciência, vou continuar trabalhando. Mas meu foco de trabalho é aqui no Vasco. É o clube que vai fazer eu me destacar.
Apesar da expectativa, o jogador evita fazer lobby por si mesmo. Ao ser questionado se se colocaria na lista caso fosse o técnico da Seleção, brincou:
- Vou pensar um pouquinho e depois te respondo (risos).
Porém, se Fagner saiu pela tangente sobre o assunto, o técnico Cristóvão Borges foi bem direto. Para o treinador, Fagner merece uma chance sim de vestir a amarelinha.
- Merece muito. Eu o convocaria sem dúvida.
Antes da convocação do dia 14, Mano Menezes ainda poderá ver Fagner em ação mais uma vez. O jogador será titular do Vasco no jogo deste domingo, contra o Fluminense. O duelo, válido pela Taça Guanabara, será disputado no Engenhão, a partir das 19h30m (horário de Brasília).

 

Morte de Wendel assusta meninos do Vasco que penam na base

Jovens que vivem em São Januário ou em pensões próximas se mostram abalados com morte de menino e enfrentam más condições no clube

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Nesta sexta-feira, os jogadores da categoria infantil do Vasco não tiveram treino. Assim, restou a alguns deles subir na laje de uma pensão na Rua Ferreira de Araújo e soltar pipa. O tempo livre é decorrência de uma tragédia: a morte de Wendel Junio Venâncio da Silva, de 14 anos, durante um treino na última quinta, quando realizava um teste com o time infantil do Vasco em Itaguaí (RJ). Por isso, as brincadeiras dividiam espaço com a apreensão de meninos da mesma idade e que têm como objetivo vencer num clube que garante projeção, mas que, segundo alguns relatos, está longe de dar boas condições àqueles que buscam vencer na carreira de jogador de futebol.
X. tem 14 anos e conviveu com Wendel nos três dias em que o menino de São João Nepomuceno (MG) esteve realizando testes no Vasco. Nascido num município da Região Serrana do Rio de Janeiro e há dois anos no clube, ele disse que não testemunhou a cena da convulsão do menino no gramado e sem assistência especializada. Assim, em meio à relutância de falar sobre o assunto, admitiu que o episódio assustou todos que vivem uma realidade semelhante.
wendel pensão vasco (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Entrada da vila onde Wendel morou nos três dias em que esteve no Rio. Ao fundo da rua, a sede de São Januário (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
- Estive com o Wendel algumas vezes, era gente boa. Não sei direito o que aconteceu, mas é claro que fiquei assustado. Ele buscava realizar o mesmo sonho que eu - disse X., para em seguida recolher a pipa caída na rua e retornar para a pensão, onde outros colegas de equipe o esperavam.
Do outro lado da rua, a vila de número 26 foi a última moradia de Wendel. O alojamento é de propriedade de Renato Velasco, que aluga o espaço e também atua como uma espécie de pequeno empresário, investindo em jovens que sonham com a carreira no futebol. Na última segunda-feira, ele recebeu Wendel e outros dois amigos de São João Nepomuceno, que se hospedaram no local sob a responsabilidade da parente de um deles. Chegou a ver o menino brincando no quintal e testemunhou sua felicidade por estar perto do sonho de defender seu clube de coração.
- Ele tentou entrar em São Januário para assistir ao jogo do Vasco na Libertadores na última quarta-feira, mas, como estava tumultuado e não tinha vínculo com o clube, não conseguiu. Mesmo assim, ficou aqui de cima da ladeira olhando a torcida e disse: “Um dia eu vou jogar ali” - lembrou.
Se a fatalidade não tivesse ocorrido, Wendel talvez pudesse ser aprovado e iniciar carreira no Vasco. Então, poderia seguir em frente ou se decepcionar com a realidade vivida pelos jovens que vivem no alojamento de São Januário ou nas redondezas. Uma das queixas frequentes é em relação à comida fornecida pelo clube. Alguns relatam ser de péssima qualidade – bife de fígado na maioria das vezes –, o que os força a gastarem R$ 8 por um prato na Pensão Gama, que fica na Rua Ferreira de Araújo.
Enquanto o alojamento de CT de Itaguaí - que pertence ao empresário Pedrinho Vicençote - não fica pronto, os jogadores a partir dos 14 anos que têm vínculo com o Vasco são instalados em São Januário. Recentemente, a hospedaria mudou de lugar, já que o local antigo vem sendo reformado para abrigar a equipe profissional. Alguns atletas afirmam que o clube vem se esforçando, mas que ainda é possível encontrar baratas na cozinha.
'O clima está péssimo'
vasco garotos base (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Pensão que abriga jovens: embaixo, restaurante
que é 'refúgio' da comida de São Januário
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Para quem é do clube, não falta comida. Porém, para aqueles que estão em fase de teste, os relatos são de que muitas vezes não há alimentação. Como foi o caso de Wendel e do time infantil, que teve o treino da tarde da última quinta-feira cancelado porque não haveria almoço. O menino, inclusive, não teria tomado café da manhã em São Januário no dia de sua morte, embora o Vasco afirme que o jogador se alimentou antes de seguir para Itaguaí.
- Essa questão de comida ruim é relativa. Muitos meninos têm empresários conhecidos e estão acostumados com algo melhor. Mas a maioria dos garotos passou a vida inteira do Vasco e nunca reclamou - contestou Renato Velasco.
Recém-promovido aos juniores, Waldir passou da pensão de Rua Ferreira de Araújo ao alojamento de São Januário. Cada vez mais perto de ser admitido pelos profissionais, o volante confessou que a sexta-feira foi um dia marcante no Vasco, mas pelo lado negativo.
- O clima está péssimo. Todos estão muito abalados - resumiu.
Um outro integrante das categorias de base do Vasco, que pediu para não ser identificado, tenta enxergar um lado menos ruim nessa história:
- Agora a diretoria vai passar a olhar com mais atenção para o pessoal da base porque todo mundo escutou o Roberto prometendo isso depois desse acontecimento - disse, referindo-se ao presidente Roberto Dinamite.
Procurado para comentar o assunto, Humberto Rocha, gerente das categorias de base do Vasco, não quis se pronunciar.

Felipe diz que sequência de jogos determinou volta da concentração

Meia afirma que fato do adversário deste domingo ser o Fluminense não influenciou na decisão

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Felipe, treino Vasco (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Felipe conversa com Cristóvão durante treino
(Foto: Jorge William / Agência O Globo)
Líder da equipe do Vasco, Felipe explicou os motivos que fizeram os jogadores voltarem a se concentrar antes do jogo contra o Fluminense, neste domingo. A causa do protesto dos atletas ainda não foi totalmente resolvida, já que apenas o 13º foi pago e há ainda salários a serem quitados. Contudo, o lado esportivo falou mais alto e o grupo entendeu que precisa de um descanso maior depois de encarar vários jogos seguidos.
- A gente achou melhor concentrar pela sequência de jogos. Os jogos estão sendo cinco horas da tarde e a recuperação não está sendo muito rápida. É jogo atrás de jogo, então a gente achou melhor concentrar para que possamos descansar melhor ainda e fazer uma bela apresentação contra o Fluminense.
O jogador garante que a derrota no meia de semana não influenciou na decisão de concentrar antes do clássico. E tampouco o fato do adversário deste domingo ser o Fluminense.
- Se a gente pensar dessa maneira de que em alguns jogos não tem necessidade de concentrar, não vamos estar respeitando esses adversários. Respeitamos os jogadores tanto das equipes pequenas, quanto das equipes grandes. No início de temporada, os jogadores não estão 100% bem, por isso decidimos concentrar antes desse jogo. Mas isso independe do Fluminense ser grande ou pequeno. A concentração é importante para você descansar e se alimentar melhor, mas tivemos que tomar essa postura pelo que vinha acontecendo.
O fato do time concentrar contra o Fluminense não quer dizer que o problema está resolvido. Pelo contrário. Caso os salários não sejam quitados, é possível que os jogadores voltem a se recusar a concentrar.
- A situação financeira continua na mesma. Não mudou nada nosso pensamento. Essa transparência tem que existir. A gente entende o lado da diretoria, mas eles também têm que entender o nosso lado. Eles não estão medindo esforços e a gente reconhece isso. Mas só vamos concentrar pelo desgaste dos jogos.
O Vasco encara o Fluminense neste domingo. O jogo, válido pela sexta rodada da Taça Guanabara, pode dar a vaga à semifinal da competição. Para isso, basta o Gigante da Colina vencer a partida, que será disputada no Engenhão, a partir das 19h30m (de Brasília), que não poderá mais ser alcançado pelos rivais do Grupo B.

Vasco goleia Flamengo em desafio de futebol de areia disputado no ES

Comandado pelo capixaba Bruno Xavier, Cruz-maltino fez 4 a 1 no Rubro-negro, que não pôde contar com o recém-contratado atacante Benjamin

Por GLOBOESPORTE.COM Serra, ES
Bruno Xavier, do Vasco, se livra da marcação do Flamengo em desafio de futebol de areia no ES (Foto: Pauta Livre/Divulgação)Bruno Xavier, do Vasco, se livra da marcação do Fla
em desafio no ES (Foto: Pauta Livre/Divulgação)
Por onde passam e seja no esporte que for, Flamengo e Vasco mobilizam as atenções. Na manhã deste sábado a história dessa rivalidade ganhou um capítulo a mais na arena montada na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, município de Serra, região metropolitana de Vitória. O público capixaba foi ao delírio no Desafio de Futebol de Areia. Mas a parcela vascaína saiu mais contente. Comandado pelo capixaba Bruno Xavier, o Gigante da Colina atropelou o Fla por 4 a 1.
Mais entrosado, o campeão do Mundialito de 2011, teve dificuldades somente no primeiro período, mas depois dominou as ações e soube aproveitar melhor as oportunidades que apareceram. Os gols vascaínos foram de Bruno Xavier, Maurício, Rafinha e Léo. Pelo Flamengo, o veterano Juninho descontou.
- Nosso time é isso aí: raça pura. Quando não dá para atuar na base da técnica, vai na garra mesmo. Partimos para cima e vencemos um adversário muito forte. É um ótimo início de temporada. Agora temos que nos concentrar para as disputas oficiais e tenho certeza de que não vamos decepcionar a imensa nação vascaína - disse Bruno Xavier, do Vasco.
Em março as duas equipes disputam a 2ª edição da Copa Brasil de clubes de Futebol de Areia. Até lá, o Flamengo certamente poderá contar com o atacante Benjamin, que acertou com o clube nesta semana, mas não teve condições de participar do desafio. Autor do gol rubro-negro, Juninho já foca na competição nacional, que terá Manaus (AM) como sede.
- Avaliar derrota nunca é bom, mas acho que o time lutou até o final. Treinamos pouco pois nosso time está ainda em formação e jogar contra uma equipe que vem se preparando há muito tempo é sempre complicado. Mas agora vamos levantar a cabeça, conversar muito e focar na Copa do Brasil. Derrotas são sempre um aprendizado - comentou Juninho, do Flamengo.
Jogadores do Vasco comemoram gol sobre o Flamengo em desafio de futebol de areia no ES (Foto: Pauta Livre/Divulgação)Vasco comemora gol sobre o Flamengo em desafio de futebol de areia no ES (Foto: Pauta Livre/Divulgação)
O jogo
Logo no primeiro minuto, Bruno Xavier marcou 1 a 0 para o Vasco cobrando falta cometida por Casé. Dois minutos depois, Juninho fez 1 a 1 também cobrando falta. No final do primeiro período, Rafinha passou para Maurício que não desperdiçou, anotando 2 a 1 para o Vasco, placar da primeira etapa.
No segundo período o Flamengo forçou o ritmo, mas Cesinha, em ótimo dia, evitou o empate com belas defesas. O Vasco também criou bastante, mas esbarrou na precipitação dos seus atacantes, sem grande precisão. O placar, desta forma, não foi movimentado.
No período final, o Flamengo deu sinais de cansaço e o Vasco não perdoou. Rafinha, sem ângulo, fez 3 a 1 e Léo, oportunista, consolidou a goleada: 4 a 1 para o Vasco.
O Vasco, do técnico Índio, jogou com Cesinha; Gil, Maurício, Rafinha e Bruno Xavier. Depois, entraram: Leandro; Alan, Catarino, Claudinho, Leo, André e Maguinho. Já o Flamengo atuou com Willian; Casé, Toinho, Juninho e Moska. Depois: Marquinhos; Diego, Raphael Cardoso, Thiago, Gabriel e Rafael. Técnico: Rogério Vilela.

Vasco faz pequeno treino físico e rachão antes de encarar o Flu

Debaixo de muito calor, jogadores fazem último trabalho na véspera do clássico

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
jogadores treino vasco (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Jogadores fizeram um rachão neste sábado
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
O Vasco fez, neste sábado, o tradicional rachão de véspera de jogo. A diferença é que os jogadores fizeram um pequeno treino físico no aquecimento da atividade. Ao fim dos exercícios, todos foram para o vestiário, menos Juninho que segue sua programação específica e realizou mais atividades para melhora de condicionamento. Alecsandro também teve que fazer sessão extra e deu uma corrida em torno do campo. O forte calor do Rio de Janeiro castigou os jogadores.
O Vasco se prepara para encarar o Fluminense neste domingo. O jogo, válido pela sexta rodada da Taça Guanabara, pode dar a vaga à semifinal da competição. Para isso, basta o Gigante da Colina vencer a partida que não poderá mais ser alcançado pelos rivais do Grupo B. O jogo será disputado no Engenhão, a partir das 19h30m (horário de Brasília).

Barcelona surpreende, perde para o Osasuna e deixa Real perto do título

Com Messi, mas sem Xavi e Iniesta, catalães caem por 3 a 2 em Pamplona e podem ver o maior rival abrir 10 pontos na liderança do Espanhol

Por GLOBOESPORTE.COM Pamplona, Espanha
O discurso prévio era de que o Barcelona lutaria até o fim para conquistar o Campeonato Espanhol pela quarta vez consecutiva. Mas faltou combinar com o Osasuna. O mesmo time que levou sonoros 8 a 0 no primeiro turno surpreendeu os campeões mundiais no Reyno de Navarra, em Pamplona, e venceu por 3 a 2, neste sábado, em jogo válido pela 23ª rodada.
O resultado deixa o título praticamente no colo do Real Madrid, que pode abrir uma diferença de dez pontos caso vença o Levante, neste domingo, no Santiago Bernabéu (58 a 48). Restariam 16 rodadas – ou 48 pontos em jogo. Catalães e merengues ainda se enfrentam mais uma vez.
lekic barcelona x osasuna (Foto: EFE)Com dois gols, Lekic foi o carrasco do Barcelona na noite deste sábado (Foto: EFE)
O atacante sérvio Dejan Lekic foi o grande carrasco da equipe do técnico Josep Guardiola ao marcar duas vezes, ambas no primeiro tempo. Alexis Sánchez diminuiu e deu nova esperança aos visitantes aos seis da etapa final, mas Raúl Garcia, aos 10, voltou a colocar o Osasuna em boa vantagem. Tello ainda fez o seu e ensaiou uma pressão, mas o placar não mudou. O Barcelona reclamou de um gol anulado, aos 35, mas Sánchez estava mesmo em impedimento após desvio de cabeça de Sergi Roberto.
messi barcelona x ossasuna (Foto: Reuters)Lionel Messi passou em branco (Foto: Reuters)
Se não tem o direito de reclamar da arbitragem, o Barcelona pode dizer que não "contou" com dois de seus craques. Visando ao confronto contra o Bayer Leverkusen, na próxima terça-feira, pela Liga dos Campeões, Guardiola deixou Xavi, Iniesta e Fàbregas no banco de reservas - o meia ex-Arsenal ainda entrou na etapa final, mas não conseguiu aproveitar chance de cabeça nos acréscimos.
Esta foi a terceira vez em que o Barcelona sofreu três ou mais gols na Era Guardiola. Anteriormente, os catalães haviam perdido para o Atlético de Madri, por 4 a 3, e empatado com o Villarreal, por 3 a 3, pelo Campeonato Espanhol 2008/2009. O Barça também conheceu sua segunda derrota na temporada – a primeira havia sido para o modesto Getafe, por 1 a 0, às vésperas do Mundial de Clubes.
barcelona x osasuna (Foto: AP)Jogadores do Barça lamentam mais um gol sofrido: foram três pela primeira vez desde 2009 (Foto: AP)

Apoiado por Andrés Sanches, Mario Gobbi é o novo presidente do Timão

Candidato da situação foi eleito com 60% dos votos, contra 40% do oposicionista Paulo Garcia, prometendo 'alegrias ao corintiano'

Por Gustavo Serbonchini São Paulo
Mário Gobbi  (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Mário Gobbi, novo presidente do Timão
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)
Mario Gobbi é o novo presidente do Corinthians. Com o apoio de Andrés Sanches, que deixou o cargo para assumir a diretoria de Seleções da CBF, o candidato da situação obteve 1.920 votos (60%) contra 1.280 do oposicionista Paulo Garcia. Gobbi comandará o Timão no triênio 2012/2014.
- Foi (uma eleição) limpa. Não tenho do que reclamar. É difícil combater quem está no poder há 20 anos - reconheceu Garcia.
- Estou emocionado. Ciente da responsabilidade que recai sobre os meus ombros. Isso foi bem pensado, calculado. Tudo farei para que as alegrias sejam dadas ao corintiano. Teremos uma gestão descentralizada, com autonomia para os diretores - prometeu Gobbi.
Delegado por profissão, o novo presidente corintiano era diretor de futebol no início da gestão Sanches. No fim de 2010, ele se afastou do cargo e já pensava em sua candidatura.
Gobbi irá continuar na mesma linha da gestão de Sanches. Estádio do Corinthians, o CT  Joaquim Grava e as contratações de Ronaldo, Roberto Carlos e Adriano foram lembradas na campanha e determinantes para a vitória da situação. O novo mandatário afirma ainda que pretende dar uma maior ênfase às categorias de base.

Esta é a terceira vez que uma chapa apoiada por Andrés Sanches ganha de Paulo Garcia. A primeira foi logo após o impeachment de Alberto Dualib, em 2007. Andrés e Paulo brigaram para comandar o Corinthians durante um mandato “tampão”. A eleição ocorreu apenas no Conselho Deliberativo. Logo depois, um novo pleito, com associados, elegeu novamente Andrés. Dessa vez, o atual diretor de Seleções da CBF fez o sucessor. Seu apoio a Gobbi foi determinante.
Galo solta o grito de carnaval: vence Caldense e é líder até o fim da festa
Time reclama da arbitragem, mas faz 2 a 0, gols de Rafael Marques e de Bernard, e não perde a ponta na tabela até a Quarta-Feira de Cinzas

A CRÔNICA
por Fernando Martins Y Miguel
O Galo já soltou o grito de carnaval no Campeonato Mineiro. Neste sábado, conquistou a terceira vitória seguida na competição e assumiu a ponta da tabela. Com os 2 a 0 sobre a Caldense, chegou aos nove pontos ganhos e garantiu a liderança isolada da competição até o fim da grande festa popular. O América-MG, com seis pontos, único que pode alcançá-lo, só jogará a terceira rodada no dia 22, na Quarta-Feira de Cinzas.
Por isso, a torcida já pode se considerar na folia, ainda que tenha comparecido em pouco número à Arena do Jacaré. E mesmo com reclamações sobre a arbitragem, o Galo conseguiu ser superior e chegar aos 2 a 0 com justiça. O resultado foi construído no primeiro tempo. O zagueiro Rafael Marques marcou o primeiro do jogo e dele com a camisa atleticana. Bernard desencantou de vez e fez um belo gol de falta. O time levou muito perigo à defesa da Caldense, mas foi parado pelas boas defesas do goleiro Glaysson e pelos erros de marcação do árbitro.
rafael marques atlético-mg x caldense (Foto: Bruno Cantini/Flick Atlético-MG)Rafael Marques marca o primeiro gol com a camisa do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/Flick Atlético-MG)
A Caldense tentou se impor no jogo, mas teve dificuldade para superar a forte defesa do Atlético-MG. O placar poderia ter sido maior, mas o Galo pecou nas finalizações. O time alvinegro reclamou muito da arbitragem. O árbitro Emérson de Almeida Ferreira deixou de marcar um pênalti claro em cima de Escudero.
Na próxima rodada, o Atlético-MG vai a Divinópolis, onde vai encarar o Guarani, às 17h (de Brasília). A partida será no próximo dia 26. Já a Caldense recebe o Nacional, no mesmo dia, às 10h30 (de Brasília), em Poços de Caldas.

O público na Arena do Jacaré deixou a desejar. Se o Galo brigava para se isolar na liderança, o torcedor alvinegro parecia ainda não se empolgar com o time. Apenas 3.752 pagantes foram acompanhar de perto a partida.

Ataque contra defesa
O Atlético-MG começou a partida tal como nos dois jogos anteriores. A equipe valorizava a posse de bola e pressionava com perigo. Neto Berola, que entrou na vaga de Danilinho, vetado por conta de dores no tornozelo esquerdo, era quem mais participava do jogo com boas chances desperdiçadas nas mãos do goleiro Glaysson.

Depois de tanto insistir, o Atlético-MG chegou ao seu gol, aos 29 minutos. O meia Escudero limpou o lance pela direita e cruzou na cabeça do zagueiro Rafael Marques, que abriu o placar.
Foi o quinto gol do Galo no Mineiro e o quarto de cabeça - e a terceira assistência de Escudero em três partidas no Estadual.

O jogo era ataque contra a defesa. E numa boa jogada de infiltração de Escudero, o argentino foi derrubado na entrada da área. Aos 43 minutos, o jovem Bernard cobrou no ângulo de Glaysson e a bola ainda bateu no travessão antes de entrar.

Foi o segundo gol de Bernard como profissional - já havia feito na estreia do Mineiro, na vitória por 2 a 0 sobre o Boa Esporte. Antes do gol, Bernard havia pedido ao técnico Cuca para sair por conta de dores no tornozelo direito, mas o treinador olhou para o relógio como se dissesse para o jogador permanecer, pelo menos, até o fim da etapa. Gol com a participação do treinador.

Controle do jogo

O primeiro lance de perigo na segunda etapa foi da Caldense. O zagueiro Leandrão cobrou falta da intermediária e acertou a trave esquerda de Renan Ribeiro. Depois, o meia Renatinho chutou com perigo, à direita do camisa 30 alvinegro.

Com a vantagem no placar, o Atlético-MG cedeu espaços ao time do Sul de Minas. A aposta do técnico Cuca era matar o jogo no contra-ataque, e o treinador colocou Guilherme na vaga de André e Fillipe Soutto no lugar de Pierre - o jogador deixou o campo por conta de uma virose que o deixou desgastado.
Aos 18 minutos, o Atlético-MG reclamou de um pênalti não marcado em cima do Escudero. O meia do Galo foi derrubado dentro da área na frente do árbitro, que mandou o jogo seguir. A torcida e os jogadores ficaram na bronca.
A situação da Caldense se complicou de vez quando Leandrão fez falta em Mancini e foi expulso. A partir daí, o que se viu foi o Galo controlando a partida como queria. Com passes rápidos, o time chegava com perigo e teve chances de ampliar, mas o goleiro Glaysson era um grande obstáculo para os jogadores alvinegros. O que não impediu o Galo de começar a festa antecipada da folia.
No carrossel de emoções, Botafogo bate Bonsucesso e assume a ponta
Técnico Oswaldo de Oliveira é chamado de burro, meia Felipe Menezes é vaiado, mas torcida alvinegra vibra no Engenhão com goleada de 4 a 1
 
 
A CRÔNICA
por Thales Soares
No ritmo de Maicosuel, com um gol de Loco Abreu e dois de Herrera, o Botafogo saiu de campo com a goleada por 4 a 1 sobre o Bonsucesso, neste sábado, no Engenhão, pela sexta rodada da Taça Guanabara e assumiu a liderança do Grupo A, com 12 pontos. Apesar do resultado, a relação com a torcida ainda não chegou no ponto pedido pelo técnico Oswaldo de Oliveira - o comandante foi chamado de burro, e Felipe Menezes, vaiado quando o time vencia por 2 a 0.
maicosuel botafogo x  bonsucesso (Foto: Satiro Sodré/Agif)Jogadores comemoram o gol de Maicosuel, o primeiro da goleada alvinegra (Foto: Satiro Sodré/Agif)
Loco Abreu marcou seu quinto gol no Campeonato Carioca e segue na busca por sua primeira artilharia com a camisa do Botafogo, desde que foi contratado em 2010. Ele ainda teve outras boas chances de marcar no jogo, mas parou no goleiro Saulo, no travessão e nos erros de finalização.
A vitória manteve a invencibilidade do Botafogo depois de seis jogos no Campeonato Carioca. Muito perto da classificação para a semifinal do primeiro turno do estadual, o time volta a jogar dia 18, contra o Macaé, às 16h20m (de Brasília), na última rodada da fase de classificação, no Estádio Cláudio Moacyr. Com cinco pontos ganhos, o Bonsucesso encerrra a sua participação no turno contra o Olaria, na Bariri.
O jogo
Sem Andrezinho, o técnico Oswaldo de Oliveira optou pela entrada de Felipe Menezes, mantendo a formação tática com três meias e apenas Loco Abreu no ataque. Com boa movimentação, o Botafogo começou a abrir a defesa do Bonsucesso. Elkeson e Maicosuel comandavam as ações de ataque e conseguiam dificultar o trabalho da marcação.
Mesmo com Renato num dia pouco inspirado e Lucas cometendo muitos erros, o Botafogo pressionou. Elkeson já teve uma boa chance aos 12 minutos, quando recebeu a bola pelo lado direito, entrou na área, driblou um marcador e chutou de esquerda na mão do goleiro Saulo.
Apesar da pressão, o Botafogo encontrava problemas para finalizar. O Bonsucesso pouco se arriscava no ataque. Num raro lance de perigo, o atacante Adriano Magrão rolou para chegada de Bóvio, que chutou colocado, nas mãos do goleiro Jefferson, aos 19 minutos. Felipe Menezes começou a aparecer no jogo. Aos 20, ele deixou Márcio Azevedo em boas condições de finalizar, ms a bola parou na mão de Saulo. Bóvio arriscou, mais uma vez, de fora da área, e Jefferson teve mais trabalho para defender, aos 29, em mais uma chegada tímida do Bonsucesso.
A pressão aumentou e Felipe Menezes apareceu novamente com perigo na área do Bonsucesso, aos 35, concluindo uma tabela de Maicosuel e Elkeson em cima do goleiro Saulo. Aos 40, o meia acertou a trave, aproveitando ótimo passe de cabeça de Marcelo Mattos. De tanto insistir, o Botafogo conseguiu abrir o placar, aos 43. Em ótimo dia, Maicosuel tabelou com Elkeson, tirou dois marcadores com um drible de corpo e chutou no canto esquerdo de Saulo. Um golaço que tranquilizou o time e evitou mais reclamações dos torcedores na saída para o intervalo.
Bonsucesso assusta
Na segundo tempo, o Botafogo voltou disposto a resolver rapidamente o jogo. Logo aos dois minutos, Maicosuel lançou Márcio Azevedo, que sofreu pênalti. A torcida pediu, e Loco Abreu cobrou com tranqulidade para fazer 2 a 0 e marcar seu quinto gol no Carioca. O Botafogo começou a ter mais espaço no jogo, e Elkeson estava à procura do seu. Primeiro pelo lado esquerdo, viu sua conclusão ser desviada pela defesa. Depois, aos sete, roubou a bola no meio, tocou para Loco Abreu, recebeu na frente, mas na hora de chutar foi atrapalhado por um marcador e mandou a bola para fora.
herrera botafogo x  bonsucesso (Foto: Satiro Sodré/Agif)Jogadores comemoram com Herrera, que construiu a goleada no Engenhão (Foto: Satiro Sodré/Agif)
O jogo parecia tranquilo. Mas dois erros seguidos de Felipe Menezes fizeram a torcida perder a paciência e pedir a entrada de Herrera, até vaiando o meia. Na sequência, o Bonsucesso aproveitou uma bobeira da defesa, e Adriano Magrão diminuiu a vantagem do Botafogo, aos 11 do segundo tempo.
Oswaldo não chamou Herrera, preferiu a entrada de Cidinho, que também foi aplaudido pela torcida. As vaias direcionadas a Felipe Menezes mudaram de endereço quando a placa subiu com o número 7 de Maicosuel, que era o melhor jogador do time. O treinador acabou sendo chamado de burro no Engenhão.
Cidinho fez jus aos aplausos ao puxar ótimo contra-ataque, aos 16. O jovem meia tocou para Felipe Menezes, que fez a bola chegar a Loco Abreu, sem marcação. O uruguaio, no entanto, chutou de pé direito, em cima de Saulo, para desespero dos torcedores.
Aos 25, Oswaldo tirou Felipe Menezes para a entrada de Herrera. O meia saiu entre vaias e aplausos. Não demorou para o argentino corresponder aos gritos da torcida. Depois de uma cabeçada de Loco Abreu na trave, ele aproveitou o rebote e aumentou a vantagem do Botafogo, aos 28, tranquilizando de vez o time e os torcedores. No fim, ainda fez um golaço, transformando a vitória em goleada, a segunda seguida no Campeonato Carioca.
Invicto e líder: Palmeiras bate Ituano, anima torcida e 'apresenta' Barcos
Verdão faz 3 a 0 com facilidade, com brilho do atacante argentino na etapa inicial. Time sai aplaudido e ocupa a ponta do Paulistão, com 17 pontos
 
 
A CRÔNICA
por Diego Ribeiro
Cada vez mais maduro, o Palmeiras vai fazendo as pazes com seu torcedor e mostrando que não é nem sombra daquele que decepcionou em 2011. Contra o Ituano, neste sábado, no Pacaembu, o Verdão resolveu o jogo no primeiro tempo, teve pouco trabalho e ganhou a liderança provisória do Campeonato Paulista com os 3 a 0 aplicados na equipe do interior. O time que dependia da bola parada de Marcos Assunção continua precisando dela - o capitão participou de nove dos 14 gols em 2012. Mas agora tem um artilheiro nato, Hernán Barcos, um meia criativo, Daniel Carvalho, e muita disposição.
barcos palmeiras x ituano (Foto: Ale Cabral/Futura Press)Hernán Barcos comemora o gol marcado em seu primeiro jogo como titular (Foto: Ale Cabral/Futura Press)
Barcos fez seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras, o segundo da equipe neste sábado. Bem ou mal, enchendo os olhos ou não, o time de Luiz Felipe Scolari ocupa a ponta da tabela do Paulistão, com 17 pontos em sete jogos - contando com o fim da temporada passada, já são 13 partidas de invencibilidade.
O Alviverde permanecerá na liderança isolada se Corinthians e São Paulo empatarem no clássico deste domingo, também no Pacaembu, no complemento da sétima rodada do Paulistão. Por outro lado, o frágil Ituano segue com quatro pontos na tabela, à beira do rebaixamento. O auxiliar técnico Doriva fez o que pôde, mas a equipe do interior teve poucas chances de surpreender.
Os dois times voltam a campo às vésperas do carnaval, pela oitava rodada do estadual. O Palmeiras enfrenta o Guaratinguetá fora de casa, sexta-feira, às 21h (de Brasília). Já o Ituano recebe o Catanduvense no sábado, às 18h30m, no Novelli Júnior.
Navegando sem sustos
Entre todas as escalações utilizadas por Luiz Felipe Scolari na temporada, a deste sábado era a mais ousada. No ataque, Maikon Leite e Barcos mostraram um entrosamento incomum, como se jogassem juntos há anos. Pela direita, Maikon fez sua melhor partida como titular do Verdão, infernizou a frágil zaga do Ituano e participou do primeiro gol. Daniel Carvalho esteve mais tímido, mas chamou a atenção com passes precisos – inclusive um de letra que quase resultou em gol.
O esquema era mais equilibrado, o sistema defensivo controlava bem a equipe do interior, mas a estrela da tarde vestia a camisa de número 29, arrumava os cabelos depois de cada jogada e era ovacionado pela torcida a cada toque na bola. Hernán Barcos caiu nas graças da torcida logo em seus primeiros cinco minutos. Um drible seco que tirou dois zagueiros da jogada fez nascer o gol de abertura do placar no Pacaembu. Segundos depois do lance, a bola passou por Maikon Leite na direita e terminou na cabeça de Patrik: 1 a 0, com apenas sete minutos.
A chuva não atrapalhou os planos do Palmeiras, que tinha em Barcos seu porto seguro no ataque. A fome de gol era evidente. Em todos os lances de ataque o argentino levantou os braços pedindo bola, querendo jogo. Aos 22, veio a recompensa – para variar, em uma jogada iniciada por Marcos Assunção. De cabeça, praticamente em cima da linha, Barcos desencantou e levou os palmeirenses a um outro nível de empolgação. Aquele time de 2011 está cada vez mais longe da memória do torcedor, substituído por uma equipe muito melhor, muito mais qualificada para levar o Verdão a voos altos na temporada.
Assunção? Que novidade...
Ainda há um problema sério a ser corrigido neste novo Palmeiras: a capacidade de complicar um jogo fácil. O Ituano, mesmo com o técnico interino Doriva e um time bem mudado, passou a pressionar no início do segundo tempo. Kleyton Domingues não teve marcação, Jefferson Luiz passou a arriscar de longe, e Deola teve trabalho. O Verdão errou passes demais e mostrou certo nervosismo com o domínio dos rivais.
Felipão agiu e fez sua substituição costumeira, tentando proteger melhor o meio-campo. Sacou um cansado Daniel Carvalho e lançou João Vitor. Desta vez a alternativa de colocar o volante se mostrou mais efetiva. O meio-campo acertou a marcação, e o jogo voltou para as rédeas do Palmeiras.
E lá no ataque? Barcos se garantiu na disposição, Maikon Leite fez mais algumas boas jogadas pela direita... Mas quando o time era pressionado e precisou de alguém, foi a arma de sempre que apareceu. Virou rotina falar de Marcos Assunção. Basta informar que de um escanteio cobrado por ele saiu o gol de cabeça de Artur, segundo do lateral-direito em dois jogos com a camisa do Verdão.
Não à toa, Assunção foi aplaudido de pé pela torcida quando substituído por Pedro Carmona, já nos minutos finais. Já faz um certo tempo que o capitão do Palmeiras é o cara do time, o jogador mais confiável que Felipão tem em mãos. A diferença é que em 2012 as companhias são mais qualificadas, e o Verdão começa a tomar corpo. Há tempos, o palmeirense esperava por boas notícias como essa.

Preciso na cobrança de falta, Bida dá vitória ao Atlético-GO sobre Vila Nova

Meia marca no segundo tempo o único gol da partida. Dragão ocupa a vice-liderança, enquanto rival pode entrar na zona de rebaixamento

Por Fernando Vasconcelos Goiânia
Nada como conseguir os três pontos e ainda deixar o rival em má situação. Com um belo gol de falta do meia Bida, o Atlético-GO venceu neste sábado o Vila Nova por 1 a 0, no Serra Dourada, na abertura da sétima rodada do Campeonato Goiano. A vitória levou o Dragão aos 15 pontos ganhos. O time está na segunda colocação, três pontos atrás do Goiás, que joga neste domingo contra o Goianésia. Já o Vila, sétimo colocado com sete pontos, ainda pode perder três posições no complemento da rodada e cair para a zona de rebaixamento. Apenas 3.169 pagantes viram a partida.
Na oitava rodada, na próxima quarta-feira, o Dragão receberá o Morrinhos no Serra Dourada. O Vila Nova só voltará a campo no dia 22, na Quarta-Feira de Cinzas, contra o Goianésia.
A maneira como o Atlético-GO controlava a bola nos minutos iniciais dava a impressão de que conseguiria se impor no primeiro tempo. Quando o Dragão tinha imensa facilidade para trocar passes, o Vila Nova parecia não saber o que fazer. Mas com o passar do tempo, o Tigre conseguiu executar sua proposta de jogo. Nada de sofisticado, porém, ao alcance de uma equipe ainda em formação.
Sem Marion, vetado por causa de dores musculares, o técnico Robélio Cavalinho optou pelo meia Rafael Carioca. No esquema 4-5-1, o Colorado jogava fechado e ainda conseguiu levar perigo em jogadas isoladas de Patric. O centroavante, destaque em campo, incomodava a defesa atleticana, mas jogava isolado.
O Dragão chegou com Ernandes aos 15 minutos. O lateral-esquerdo fez boa jogada com Juninho e rolou para o atacante dentro da área. Porém, Juninho finalizou para fora. Do outro lado, todas as jogadas de ataque passavam por Patric. Numa delas, o atacante recebeu bom lançamento de Diego, mas perdeu o melhor momento para chutar e finalizou fraco, em cima de Márcio, já com marcação dos zagueiros rubro-negros.
Vila Nova x Atlético-GO Goianão (Foto: Cristiano Borges/O Popular)William e Tiago Irineu disputam bola no Serra Dourada (Foto: Cristiano Borges/O Popular)
O Vila insistiu, e, após cruzamento na área, Patric ganhou de Paulo Henrique na jogada aérea. A bola sobrou para Diego, que perdeu grande chance de gol. O mesmo Patric faria a melhor jogada da etapa inicial logo depois. Em velocidade, superou Paulo Henrique, invadiu a área pelo lado esquerdo e bateu para boa defesa de Márcio, que cedeu escanteio.
A partir do susto, o Atlético-GO tentou reagir e quase abriu o placar. Aos 30, William girou para cima de Tiago Irineu e caiu na área pedindo pênalti em lance polêmico. O árbitro Elmo Resende nada assinalou. Aos 37, Elias cruzou para a área, Pituca subiu mais alto e finalizou de cabeça, tirando tinta da trave.
Movimentado
No segundo tempo, o ritmo das duas equipes foi outro. O jogo continuou equilibrado, porém, com mais chances de gol. Logo aos dois minutos, o Vila Nova perdeu boas oportunidades com Jonh Lennon e Patric. Em seguida, o volante Evandro cobrou falta com precisão, da intermediária, e quase abriu o placar.
Sumido em campo, William começou a aparecer. Após receber passe de Juninho, o atacante fez um belo giro e sofreu falta de Tiago Irineu, que recebeu cartão amarelo. Júlio César fez defesa incrível. Após jogada individual de Juninho, Nego tentou evitar que William fizesse o gol e por pouco não marcou contra. O goleiro do Vila Nova mostrou reflexo apurado para praticar a defesa.
A sina de jogar bem em clássicos e não vencer começou a virar realidade para o Vila Nova aos 17 minutos. A placa de substituição chegou a subir com o número de Bida, que daria lugar a Thiaguinho. Porém, o meia pediu para ficar em campo e cobrar falta na intermediária. O resultado foi o melhor possível para o Dragão. Com precisão, Bida bateu no canto esquerdo de Júlio César. A bola ainda tocou na trave antes de entrar: 1 a 0 para o Atlético-GO.
Depois de correr muito em campo e perder boas oportunidades, era de se imaginar que o Vila Nova se abatesse e também deixasse se levar pelo cansaço. Mas o Tigrão ainda perdeu sua melhor chance de balançar as redes de Márcio. Patric recebeu cruzamento na grande área, se livrou da marcação de Gilson e, ,já sem marcação, chutou para fora.
A partir do erro, ficou difícil para o Colorado. O Atlético-GO passou a ter mais posse de bola e criar jogadas de perigo. A situação do Tigre piorou aos 40 minutos. Tiago Irineu fez falta violenta em Marcão, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O Dragão agradeceu.

vila nova 0 x 1 atlético-go
Júlio César, Nego, Tiago Irineu, Rafael Vaz e Jonh Lennon; Luís Marques (Wescley), Evandro (Rafael Pedro), Ricardinho, Diego (Daniel) e Rafael Carioca; Patric. Márcio, Rafael Cruz, Gilson, Paulo Henrique e Ernandes; Pituca, Marino, Bida (Joilson) e Elias (Thiaguinho); Juninho (Marcão) e William.
Técnico: Robélio Cavalinho Técnico: Hélio dos Anjos
Gols: Bida (Atlético-GO), aos 17 minutos do segundo tempo.
Cartões Amarelos: Jonh Lennon (Vila Nova); Pituca (Atlético-GO). Cartão Vermelho: Tiago Irineu (Vila Nova)
Local: Estádio Serra Dourada. Competição: Campeonato Goiano. Árbitro: Elmo Resende. Assistentes: Cristhian Passos e Bruno Pires. Público: 3.169 pagantes. Renda: R$ 48.685,00

Felipe Melo dá vitória ao Galatasaray e volta a imitar um pitbull

Brasileiro marca único gol do duelo contra o Kayserispor, e equipe de Istambul aumenta vantagem na liderança do Campeonato Turco

Por GLOBOESPORTE.COM Istambul, Turquia
Soltaram os cachorros na Turquia. Neste sábado, o meia Felipe Melo voltou a "atacar", garantiu a vitória por 1 a 0 do Galatasaray sobre o Kayserispor e, na comemoração, apresentou sua marca registrada desde que chegou ao futebol turco: imitou um pitbull para delírio dos torcedores.
O resultado faz com que a equipe de Felipe aumente a vantagem na liderança do Campeonato Turco, chegando a 57 pontos - seis a mais que o segundo colocado Fenerbahçe, que joga neste domingo contra o Karabükspor, que está na zona de rebaixamento.
Jogando com incrível liberdade, Felipe Melo construiu a jogada do próprio gol. O camisa 10 avançou em direção à área e abriu o jogo na esquerda. A bola foi devolvida através de um cruzamento, e o brasuca tocou de cabeça para o fundo do gol aos 31 minutos do primeiro tempo.
Felipe Melo comemora gol pelo Galatasaray (Foto: Reprodução/Jornal Fanatik)Felipe Mello comemora o gol da vitória do Galatasaray (Foto: Reprodução/Jornal Fanatik)

Lateral-esquerdo Juan realiza
primeiro treino pelo Santos

Jogador de 30 anos mal chegou ao clube e já foi participar de atividade no CT Rei Pelé. Atleta vai estrear contra o The Strongest, da Bolívia

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Confirmado na última sexta-feira como novo reforço do Santos para a temporada 2012, o lateral-esquerdo Juan não perdeu tempo e já foi a campo. Neste sábado de manhã, ele participou de atividade no CT Rei Pelé. O jogador chegou por empréstimo até o final do ano, sem qualquer custo, fora o salário, para o clube.
Juan realiza o primeiro treino pelo Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Juan realiza o primeiro treino pelo Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)
Sua apresentação está marcada para a próxima segunda-feira, 13 de fevereiro, às 10h (horário de Brasília), no centro de treinamento do clube.
Em seguida, ele embarca com a delegação do Santos para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde o Peixe encara o The Strongest, em La Paz, pela Libertadores da América.
Muricy Ramalho já afirmou que pretende escalá-lo na estreia do time na competição sul-americana.