terça-feira, 15 de novembro de 2011

Uruguai encerra o ano com vitória sobre Itália; Alemanha goleia Holanda

Celeste faz 1 a 0 em Roma. Em Hamburgo, alemães vencem por 3 a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Roma
Comemoração gol Sebastian Fernandez - Itália x Uruguai (Foto: Reuters)Uruguaios comemoram o gol de Fernandez logo
no início do jogo em Roma (Foto: Reuters)
Campeã da Copa América e líder das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014, o Uruguai encerrou seu "ano mágico" com vitória por 1 a 0 sobre a Itália, nesta terça-feira, em amistoso realizado em Roma.
O gol da partida foi marcado por Sabastian Fernandez logo aos três minutos do primeiro tempo, com um chute da marca de pênalti após cruzamento da direita. Sem nomes como Loco Abreu, Diego Forlán e Luis Suárez, o técnico Óscar Tábarez montou a Celeste com Muslera, Cáceres, Lugano, Godin, A. Pereira, M. Pereira, Perez, C. Rodriguez, Rios, Fernandez e Cavani. Coates, Eguren, Gonzalez e Alfaro também jogaram.
Na Azzurra, que estreou a camisa que será usada na Eurocopa de 2012, Cesare Prandelli escalou Buffon, Maggio, Ranocchia, Chiellini, Balzaretti, De Rossi, Pirlo, Marchisio, Montolivo, Osvaldo e Balotelli. Pepe, Pazzini e Matri entraram na segunda etapa.
O próximo amistoso marcado da seleção uruguaia é contra a Romênia no dia 29 de fevereiro de 2012. Pelas eliminatórias, a Celeste volta a campo apenas em 2 de junho contra a Venezuela, em Montevidéu. A Azzurra está classificada para a Eurocopa, que ainda irá definir a tabela.
Alemanha faz 3 a 0 na Holanda
Em Hamburgo, a Alemanha dominou a partida contra a vice-campeã Holanda e goleou por 3 a 0, com gols de Müller (15 do primeiro tempo), Klose (26 da etapa inicial) e Özil (21 do segundo). A seleção alemã volta a campo somente em 29 de fevereiro contra a França, em amistoso. Os holandeses ainda não divulgaram quais jogos farão até a Eurocopa.
Joachim Löw escalou a Alemanha com Neuer, Boateng, Mertesacker, Badstuber, Aogo, Khedira,
Kroos, Müller, Özil, Podolski e Klose. No segundo tempo, Hummels, Howedes, Götze, Reus, Rolfes e Bender entraram (o brasileiro naturalizado Cacau não saiu do banco).
A Laranja, de Bert van Marwijk, entrou em campo com Stekelenburg, van der Wiel, Heitinga, Mathijsen, Braafheid, Van Bommel, Strootman, Kuyt, Sneijder, Babel e Huntelaar. De Jong, Beerens e Wijnaldum também atuaram.
Klose comemorando - Alemanha x Holanda (Foto: Reuters)Müller, Özil e Klose: trio fez os gols da Alemanha contra a Holanda em Hamburgo (Foto: Reuters)

Permanência de Neymar anima Ganso, revela Muricy Ramalho

Treinador do Santos diz que meia ficou muito contente com a continuidade do camisa 11 no clube até 2014. 'Acho que agora nem pensa mais em sair'

Por SporTV.com São Paulo
Na última semana, o Santos anunciou que Neymar irá continuar no clube até 2014. A permanência do camisa 11 não animou somente a torcida santista, mas também os jogadores. Segundo Muricy Ramalho, treinador da equipe, o meia Ganso gostou da notícia e pode permanecer por mais tempo no Peixe.

- Agora todo mundo está se animando com a presença do Neymar. O próprio Ganso, porque eles são como irmãos e estão o tempo todo juntos. Ele ficou muito contente também, e acho que agora nem pensa mais em sair – disse Muricy Ramalho no “Arena SporTV” desta terça-feira.

O próprio treinador ressaltou que a permanência de Neymar o faz pensar em continuar por mais tempo no comando do clube, já que seu contrato vai até abril do próximo ano.

Sobre Ganso, Muricy acredita que o jogador pode ser um dos trunfos da equipe no Mundial de Clubes da Fifa, a ser disputado em dezembro, no Japão. Mas, destacou, que para o jogador ter um bom rendimento, precisa estar bem fisicamente.

- Ele é um cara que faz coisas diferentes, é o famoso "pensador do time". Mas vai ser sempre diferente quando ele estiver bem fisicamente.
ganso neymar santos treino (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)Ganso e Neymar juntos no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)




Elogios a Neymar
Satisfeito com a permanência de seu principal jogador, Muricy não poupou elogios a Neymar e colocou o camisa 11 entre os três melhores jogadores do mundo, atrás somente de Messi e Cristiano Ronaldo.

- Se formos corretos, ele é o terceiro do mundo hoje. Ele é diferente, como é o Messi e o Cristiano Ronaldo.

Segundo Muricy, Neymar amadureceu muito e mostrou que é um jogador que escuta bastante o treinador. Para ele, o jovem atacante 11 fez bem ao permanecer no Brasil, já que atuando em outros clubes, como o Real Madrid, poderia não ser utilizado da melhor maneira.

- Não sei se ele não teria problema no Real Madrid para jogar. Vai saber se ele não ia ficar muito preso, não sei se ele ia ter toda esta alegria – concluiu.

Patricia canta parabéns e reza para todos os santos: 'Para ver se melhora'

Sob chuva, presidente participa da comemoração pelos 116 anos do Fla. Padre Benedito diz que, mais do que orações, o time tem que vencer

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
patricia amorim festa bolo 106 anos  (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)Patricia canta parabéns pelos 116 anos do Fla
(Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
O chuvoso feriado da Proclamação da República começou cedo na sede do Flamengo por contado aniversário de 116 anos do clube comemorados nesta terça-feira. A presidente Patricia Amorim varou a madrugada no show que aconteceu nesta segunda na Fundição Progresso e, às 7h, já estava na Gávea para a alvorada rubro-negra. A dirigente teve que receber auxílio de um segurança que carregava um guarda-chuva durante o seu discurso. Depois, ela rezou.
Judia, Patricia Amorim fez pedido para todos os santos.
- Vamos rezar para ver se melhora. Rezar para São Judas Tadeu, São Jorge... - brincou Patricia Amorim, enquanto pegava um santinho para estudar uma oração na capela de São Judas Tadeu, na sede da Gávea.
patricia amorim flamengo missa 106 anos  (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)Patricia reza na missa pelos 116 anos do Fla na Gávea (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
Padre Benedito, rubro-negro de carteirinha e figurinha carimbada nas intervenções do clube junto ao padroeiro, foi o responsável pela celebração religiosa. Além das orações, ele resumiu como deve ser rezada a missa do time.
- Tem que vencer, tem que vencer - afirmou Benedito.
Antes da missa, com alguns dirigentes do clube e antigos sócios e conselheiros, Patricia seguiu para o tradicional chocolate na Boca Maldita. Sem a presença de jogadores, a dirigente teve seu dia de Ronaldinho Gaúcho, distribuiu autógrafos, foi tietada, ouviu pedidos para apoiar a questão dos royalties, recebeu CD com músicas do clube, tirou fotos. E cantou o tradicional 'parabéns pra você'.
Patricia Amorim flamengo discursa protegida por um guarda-chuva (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Patricia discursa debaixo de chuva no aniversário do Fla (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
- Tomara que a caneta não falhe na hora de assinar os contratos - brincou Patricia, depois de conceder autógrafo a um torcedor.
A tradicional Charanga Rubro-Negra animou a festa. Porém, mesmo em meio ao clima festivo, conselheiros e torcedores de várias partes do Brasil presentes à Gávea ainda lamentavam a derrota por 2 a 0 para o Coritiba no último domingo.
- A festa poderia ser completa com uma vitória sobre o Coritiba, mas a coisa desandou. Foi um presente de grego - brincou Alexandre Martins, que acompanha as festividades.
O dia na Gávea será repleto de comemorações pelos 116 anos do Flamengo. E também de muita reza, já que com a derrota por 2 a 0 para o Coritiba, no último domingo, o time caiu para a sexta colocação, com 55 pontos, fora da zona de classificação para a Libertadores.
Clique e veja vídeos do Flamengo
charanga 116 anos do Flamengo (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)

Achei! Vascaíno, Odvan se encanta com Dedé e sonha voltar à Colina

À procura de um clube para 2012, ‘zagueiro-zagueiro’ relembra seus 20 anos de carreira e, aos 37 anos, diz que quer encerrar a carreira no Vasco

Por Renata Domingues Rio de Janeiro
Trinta e sete anos e uma lista de títulos invejável. Odvan já foi duas vezes campeão brasileiro, conquistou Libertadores, Copa Mercosul, Campeonato Carioca, Torneio Rio-São Paulo e até a Copa América. Com exceção do título pela Seleção Brasileira, em 1999, os momentos mais importantes da carreira do às vezes contestado “zagueiro-zagueiro” foram escritos com a cruz de malta no peito. Mas ele não se dá por satisfeito. Para Odvan, sua história no Vasco ainda não chegou ao fim. E, no que depender do próprio jogador, ainda terá novos e vitoriosos capítulos.
- O Vasco é um clube que eu amo de coração. Torço pelo Vasco, e meu sonho agora é encerrar a carreira lá. Alguns sonhos eu já realizei, como chegar à Seleção, por exemplo. Agora, o que está faltando é encerrar minha trajetória com a camisa do Vasco - afirmou o defensor.
Odvan comemora título brasileiro do Vasco com Romário e Viola (Foto: AFP)Odvan comemora o tetracampeonato brasileiro do Vasco ao lado de Romário e Viola (Foto: AFP)
Enquanto o dia de pendurar as chuteiras não chega, Odvan, que ainda pretende jogar bola por mais dois anos, segue à espera de convites para disputar um campeonato estadual em 2012. Para conter a ansiedade, toca um núcleo da escolinha de futebol do Vasco em Campos, cidade do norte do Estado do Rio de Janeiro, onde nasceu e vive com a família. A última vez que o zagueiro pisou oficialmente nos gramados foi pelo São João da Barra, na Segunda Divisão carioca deste ano. O jogador, no entanto, garante estar em plena forma.
- Ainda estou correndo atrás de um clube para voltar. Para zagueiro é mais fácil. Acho que dá para jogar mais uns dois anos. Tenho muita coisa para dar ainda. Posso contribuir com minha experiência - disse Odvan, que recentemente defendeu o Fluminense no showbol.
Sem deixar o futebol de lado nem por um minuto, Odvan torce a distância para que o Vasco seja pentacampeão brasileiro este ano. Presente nos títulos de 1997 e 2000, ele agora vê outro zagueiro trilhar o caminho do sucesso com a camisa cruz-maltina. Fã do futebol de Dedé, o veterano se encanta com o talento do jovem companheiro de posição, para quem vislumbra um futuro brilhante.
Gosto muito de ver o Dedé jogando. Ele tem uma coisa difícil em zagueiro, que é uma boa recuperação. Tem um futuro muito bom pela frente"
Odvan, sobre o zagueiro vascaíno
- Gosto muito de ver o Dedé jogando, porque ele tem uma coisa difícil em zagueiro, que é uma boa recuperação. Esse era o meu forte também. Sempre tive uma boa recuperação, e isso é importante para qualquer zagueiro. Ele tem um futuro muito bom pela frente. O garoto merece. É uma excelente pessoa e trabalha muito - opinou.
Mas enquanto Dedé curte o auge de sua ainda curta trajetória, Odvan já viveu muitos momentos marcantes em 20 anos de carreira. O defensor, no entanto, considera a Copa Mercosul de 2000 como o “mais bonito” deles. Na decisão fora de casa, o Vasco saiu perdendo para o Palmeiras por 3 a 0. No segundo tempo, porém, conseguiu uma histórica virada e, com o 4 a 3 no placar, se sagrou campeão. Como se não bastasse o jogo em si já ter sido inesquecível, o zagueiro lembra ainda das palavras de um amigo vascaíno, que, segundo ele, contribuíram muito para o surpreendente resultado.

- Foi bonito. Eu tinha um amigo vascaíno “pra caramba”. Fomos jogar a Mercosul contra o Palmeiras e essa pessoa me ligou. Conversando comigo, pediu, emocionado, para eu trazer o título para o Rio. Disse para ele ficar tranquilo. Mas no intervalo estávamos perdendo por 3 a 0 e fiquei quieto, concentrado, pensando naquela pessoa que me pediu o título. E aí entramos em campo e viramos o jogo. Quando entrei no vestiário, após a conquista, tinha milhares de ligações desse amigo, me agradecendo. Se não trouxesse esse título, ia ficar com vergonha de encontrá-lo de novo. A emoção dele falando do Vasco deu uma motivação a mais, me contagiou - lembrou.
Só que nem tudo foram flores na relação entre Odvan e o Vasco. Após defender o clube nas vitoriosas temporadas entre 1997 e 2001, o zagueiro retornou a São Januário no ano mais triste da história cruz-maltina. Em 2008, o Vasco foi rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro com jogadores consagrados como Pedrinho e Edmundo, além do próprio Odvan, no elenco. E o retorno do defensor ao clube foi conturbado desde o início. Antes de ter a contratação aprovada, em setembro daquele ano, o zagueiro ficou treinando por cerca de 15 dias. Depois disso, chegou a conquistar a vaga de titular, mas teve problemas com o técnico Tita, além de ter protagonizado uma desagradável polêmica com o então craque cruz-maltino Leandro Amaral.
Odvan no treino do vasco (Foto: Agência O Globo)Odvan ao lado de Edmundo e Madson em sua
última e tumultuada passagem pelo Vasco
(Foto: Agência O Globo)
Após uma entrada de Odvan durante um treino do Vasco, o atacante foi vetado pelos médicos e ficou fora do clássico com o Flamengo. O zagueiro se desculpou, julgou a repercussão do caso excessiva, mas levou uma dura do então técnico Renato Gaúcho. Sem Leandro Amaral e também Odvan, o time da Colina perdeu para o arquirrival por 1 a 0, gol contra do zagueiro Jorge Luiz.
Passados três anos do ocorrido, Odvan, que nesta segunda passagem atingiu a marca de 280 jogos com a camisa vascaína, garantiu que tudo ficou no passado. O experiente jogador, porém, acredita que o Vasco não teria sido rebaixado se ele tivesse entrado no time mais cedo…
- Não ficou nenhuma mágoa. Fui com o intuito de ajudar, mas infelizmente algumas pessoas não deixaram, não colaboraram com a gente (ele, Pedrinho e Edmundo). Começou errado porque eu estava treinando e com o intuito de entrar mais cedo para ajudar. O Vasco não cairia, deixaram muito para cima da hora e ficou mais complicado. Talvez se o Vasco tivesse aberto o olho mais cedo não teria caído. Mas já passou...
Fora o Vasco, Odvan, no Rio, também passou por Fluminense e Botafogo, além de Americano, onde começou, Cabofriense e Madureira, clube que ajudou a levar à conquista da Taça Rio e do consequente vice-campeonato estadual de 2007. Com todo esse histórico no estado, a boa fase dos cariocas no Brasileirão deste ano anima o defensor.
- É legal, a gente vê que os clubes se estruturaram mais. O Botafogo, por exemplo, não tinha água nem luz quando joguei lá. Muitas vezes cheguei a ajudar funcionários que não tinham condições nem de pegar um ônibus. Mas agora os times cariocas estão bem e acho que isso é ótimo para todos nós. Espero que permaneça assim para que os jogadores da casa possam ser valorizados. Isso é importante - afirmou o jogador, que teve curtas passagens pelo futebol de Portugal e dos Estados Unidos.
Entre os grandes do Rio de Janeiro, Odvan só não passou pelo Flamengo. Mas, apesar de se declarar vascaíno, não veria problema em defender as cores do arquirrival.
- Sou profissional acima de tudo e não posso desfazer. Sou trabalhador, não escolho serviço. Não vejo problema.
E foi justamente o atual técnico do Flamengo que criou o apelido mais famoso de Odvan. Ao explicar a primeira convocação do jogador para a Seleção Brasileira, em 1998 (veja vídeo ao lado), Vanderlei Luxemburgo o definiu como “zagueiro-zagueiro”, em referência ao seu estilo de jogo. A alcunha, usada até hoje, agrada ao ex-defensor do Vasco.
- Gosto porque zagueiro é defensor e quando está defendendo não tem que brincar. É sério, você tem o compromisso de não tomar gol. Esse nome caiu na boca do povo e até hoje sou conhecido assim. Fico muito feliz. É um trabalho bem reconhecido, e isso é o mais importante. Ficou como marca conhecida mundialmente.
Música de Roberto Carlos inspira nome do zagueiro
Fora das quatro linhas, Odvan ainda é o mesmo menino que deu o primeiro pontapé no Americano de Campos, apesar dos 37 anos de idade. Seu nome é uma homenagem de sua mãe, dona Vera, à música composta pela dupla Roberto e Erasmo Carlos chamada “O divã”. A grafia não saiu a mesma, mas a letra, que fala sobre recordações, até parece, em alguns trechos, com o momento vivido pelo zagueiro.
- Meu tio gosta muito do Roberto Carlos. Assim que eu nasci, ele estava ouvindo essa música, botou na cabeça e falou isso para minha mãe. Erraram e, graças a Deus, esse nome é conhecido e fico feliz por isso. Ainda mais sendo música do rei - disse Odvan, que, na verdade, gosta mesmo é de um bom pagode.
Odvan é apresentado no São João da Barra (Foto: Divulgação)Odvan na apresentação em seu último clube, o modesto São João da Barra (Foto: Divulgação)
No futebol, fora dinheiro e fama, ele fez também grandes amigos. E para o “zagueiro-zagueiro”, é isso o que realmente importa.
- Conheci muitas pessoas legais, muitos amigos, como Pedrinho, Felipe, Juninho, Edmundo, Ramon, Carlos Germano, Alex Pinho, Fabrício, Cerezo… muita gente.
Mas em casa, o pai de duas meninas ainda não conseguiu contagiar as filhas, que têm sete e 12 anos, com a paixão pelo Vasco. No entanto, ele acredita que o cenário será diferente se elas puderem ver as fotografias dele vestindo as cores do time da Colina ganharem novamente a realidade.
- Elas são vascaínas porque veem muitas fotos minhas com a camisa do Vasco, mas não ligam muito. Sonho em poder falar para os meus familiares que comecei e terminei bem no futebol - almeja o papai e vascaíno Odvan.

Kleber confirma sim ao Grêmio, que só espera a assinatura dos papéis

Diretoria do clube gaúcho garante que todos os detalhes já foram acertados com Palmeiras e Cruzeiro e deve anunciar o Gladiador nas próximas horas

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Kleber Palmeiras x Grêmio (Foto: Ag. Estado)Centroavante está a caminho do Grêmio
(Foto: Ag. Estado)
Em entrevista à Rádio Gaúcha no fim da tarde desta terça-feira, o centroavante Kleber confirmou ter aceitado a proposta apresentada pelo Grêmio. O clube gaúcho já havia se acertado com o Palmeiras, a quem entregará aproximadamente R$ 5 milhões por 50% dos direitos econômicos - e pelo direito federativo - do jogador.
Kleber assinou um pré-contrato com o Grêmio, prevendo acerto de cinco anos a partir de 1º de janeiro de 2012. Segundo a diretoria gremista, entre o Tricolor gaúcho e o Cruzeiro, proprietário da outra metade, tudo já foi acertado, faltando apenas a assinatura dos documentos para que a transferência seja anunciada oficialmente. O clube mineiro vai receber em 2012 o lateral-esquerdo Gilson, hoje emprestado pelo Grêmio ao América-MG, mas não será compensado financeiramente. Com isso, a Raposa segue sendo dona de 50% dos direitos econômicos do Gladiador, para o caso de uma futura venda.
Mais cedo, Kleber pediu calma aos torcedores gremistas. O "sim" do jogador foi ouvido pelo Grêmio. Mas faltava ainda o acerto com o Cruzeiro
- Eu disse sim, tenho certeza de que o Grêmio vai entrar forte e brigar por títulos. Infelizmente não podemos comemorar ainda porque tem a situação com o Cruzeiro - disse o centroavante.
E Kleber aproveitou para elogiar o Grêmio, pela história e pela torcida, que considera fanática, e com a qual pretende fazer os adversários "tremerem" no Sul:
- Hoje (terça-feira) acaba o prazo. Conversei com as pessoas que tinha de conversar, com a minha família. A gente concluiu que é um novo desafio, e eu disse sim para o Grêmio. Mas não depende só disso, tem o Cruzeiro. Com o Palmeiras e com o Kleber está tudo certo. Vai ser um prazer jogar em um time grande como o Grêmio, que tem muita história, uma torcida fanática, espero que a gente possa fazer os outros times tremerem quando jogarem no Sul.

Fã do City, garoto chama atenção do United aos três anos de idade

Olheiros do Manchester United esperam dois anos para 'contratar' a joia, apesar de o pai garantir: 'Ele é anti-United e ficou muito chateado'

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra
Charlie Jackson, novo 'reforço' do Manchester United (Foto: Reprodução / The Sun)Charlie é a nova aposta do Manchester United
(Foto: Reprodução / The Sun)
Charlie Johnson, de apenas cinco anos, é o mais novo reforço do Manchester United e foi "contratado" de uma forma inusitada, segundo uma reportagem publicada pelo jornal "The Sun". O menino tinha apenas três anos de idade quando chamou a atenção dos olheiros do clube, que tiveram que esperar dois anos para que o menino pudesse começar a treinar - cinco anos é a idade mínima permitida para se jogar futebol na Inglaterra.
O tempo passou, os olheiros voltaram a entrar em contato e o garoto começou a treinar oficialmente nas categorias de base. Apesar da idade e da expectativa, havia um outro problema: Charlie é fanático pelo rival Manchester City. O pai Andy Johnson admite que foi difícil convencê-lo a aceitar jogar pelo arquirrival.
- Ele realmente não queria ir por ser anti-Manchester United. Seus ídolos são Joe Hart e Mario Balotelli. Ele ficou muito chateado por ter que treinar com o United - explicou.
Para convencer Charlie, o pai teve que usar um bom argumento:
- Tive que dizer para ele: "Olha, deixaremos que o United treine você. Depois, quando estiver realmente bom, poderá ir para o City.

Bola do Mundial nem chegou e já preocupa Rafael: 'É horrível'

Goleiro treinou com o modelo que será utilizado no Japão quando foi convocado para o Superclássico das Américas, entre Brasil e Argentina

Por Adilson Barros Santos, SP
rafael santos vila belmiro festa (Foto: Grazir Junior / Globoesporte.com)Foco de Rafael já é o Mundial de Clubes no Japão
(Foto: Grazir Junior / Globoesporte.com)
O Santos ainda não começou a treinar com a bola que será utilizada no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Japão. Mesmo assim, o goleiro Rafael já está preocupado, pois sabe o que irá enfrentar. Ele afirma que experimentou a bola nos treinos da Seleção Brasileira para o primeiro Superclássico das Américas, contra a Argentina, disputado no dia 14 de setembro, em Mendoza (ARG). Por isso é taxativo.
- É horrível. Muito leve. Bem diferente do que estamos acostumados. É a mesma bola que usamos no amistoso contra a Argentina. Só a cor muda. Vai ser um obstáculo a mais.
Rafael disse que o clube deverá receber a bola do Mundial na próxima semana para que os goleiros possam começar a se preparar.
- Eu e o Oscar Rodriguez (preparador de goleiros) conversamos com o Muricy e pedimos para começarmos a treinar com o novo material. Chega na semana que vem.

Dono da casa de Balotelli exige R$ 1,1 mi por causa de incidente com fogos

Amigos do atacante destruíram o banheiro com fogos, e proprietário quer que o jogador italiano pague pelos estragos

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra
Balotelli faz campanha para o uso consicnete dos fogos (Foto: Divulgação)Após a polêmica, Balotelli passou a apoiar capanha
contra os fogos (Foto: Divulgação)
O atacante Mario Balotelli, do Manchester City, terá que pagar £ 400 mil (R$ 1,1 milhão) para consertar o banheiro da casa em que vive, por causa dos estragos causados por fogos explodidos por amigos do jogador. A casa, cujo aluguel custa £ 7,5 mil (R$ 21 mil), está avaliada em £ 3 milhões (R$ 8,4 milhões). O proprietário exige que o italiano se responsabilize pelos danos.
O banheiro ficou danificado depois que os amigos de Balotelli resolveram brincar com fogos. Os bombeiros foram acionados e conseguiram conter o fogo. Curiosamente, o incidente aconteceu na noite anterior à histórica goleada do City sobre o rival Manchester United por 6 a 1. O atacante foi o destaque, marcando dois gols.
- Não sobrou nada do banheiro, está tudo carbonizado e derretido. Por causa dos efeitos da fumaça, o local está inabitável - explicou uma fonte do jornal "The Sun".
Depois do episódio, o jogador passou a divulgar uma campanha contra os fogos e foi eleito como protagonista de uma tradicional festa de fogos na Inglaterra, ganhando um boneco que foi explodido durante a cerimônia.

Guga convoca seleção brasileira sem astros Buru, Benjamin e Bruno Malias

Em sua primeira lista, técnico chama 12 jogadores para a Copa Intercontinental de Dubai e troca cinco nomes da equipe vice-campeã mundial na Itália

Por GLOBOESPORTE.COM Serra, ES
Bruno Xavier, do Espírito Santo, comemora seu gol - Copa dos Campeões (Foto: Divulgação/Pauta Livre)Bruno Xavier, que não disputou o Mundial, está de
volta à seleção (Foto: Divulgação/Pauta Livre)
Anunciado há quatro dias como o novo técnico da seleção brasileira de futebol de areia, Gustavo Zloccowick, o Guga, já fez sua primeira convocação à frente da equipe, na tarde desta terça-feira, com 12 atletas e com surpresas na lista: os experientes Buru, Benjamin e Bruno Malias não foram chamados. Ao todo, o treinador mudou cinco nomes do time vice-campeão mundial em Ravenna, na Itália.
O primeiro desafio desse grupo será a Copa Intercontinental de Dubai, que acontece entre os dias 22 e 26 de novembro em Dubai, nos Emirados Árabes. O torneio vai reunir seleções de oito países: além dos Emirados Árabes, sede do evento, estarão presentes as equipes do Taiti, Suíça, México, Omã, Nigéria, Brasil e a Rússia, atual campeã mundial. Os brasileiros são os cabeças-de-chave do Grupo B, ao lado de Omã, México e Suíça. Ainda este ano, a seleção verde-amarelo disputará os Jogos Sul-Americanos de Praia, de 2 a 12 de dezembro no Equador, e a Copa Lagos, de 16 a 18 de dezembro na Nigéria.
Em Serra (ES) observando a Copa dos Campeões de futebol de areia, Guga justificou as ausências dos astros, ressaltando que eles não estão descartados de futuras convocações. Além de Buru, Benjamin e Bruno Malias, o goleiro Leandro Fanta e o atacante Fred são as outras ausências em relação à equipe vice-campeã mundial. Entre os 12 jogadores chamados, só o atacante Dieguinho ainda não defendeu a seleção.
- Acho que conseguimos montar um grupo equilibrado, tentando mesclar experiência com atletas mais novos, e alguns nomes ficaram de fora nesta lista, com Buru e Bruno Malias, para citar os que pude falar antes da convocação. Conversei com Buru e Bruno, expliquei a eles que preciso observar mais jogadores, que eles não precisam provar nada, e continuo contando com eles. O Benjamin está machucado, disputou a Copa do Mundo longe das suas melhores condições, e preferimos que ele cuide de sua recuperação para poder voltar bem - explicou.
Ainda na cidade de Serra (ES), a seleção fará treinos nesta quinta e sexta-feira. O embarque da delegação rumo a Dubai será na noite deste sábado, após a final da Copa dos Campeões.
Confira abaixo a lista dos convocados para a seleção:
Goleiros: Mão (Corinthians-SP) e Du Alves (Sampaio Correa-MA)
Defensores: Souza (Vitória-BA), Betinho (Botafogo-RJ) e Anderson (Vitória-BA)
Alas: Dino Tambaú (PB), Bruno Xavier (Vasco da Gama-RJ), Fernando DDI (Sampaio Correa-MA) e Sidney (Botafogo-RJ)
Atacantes: Dieguinho (PB), Jorginho (Vasco da Gama-RJ) e André (Corinthians-SP)

Revista americana divulga vídeo de ensaio sensual da namorada de CR7 ter, 15/11/11 por meiodecampo | categoria Sem categoria A modelo russa Irina Shayk, namorada do português Cristiano Ronaldo, é a estrela da edição de biquínis da famosa revista americana “Sports Illustrated”. A publicação já divulgou o making of do ensaio. Se você entende inglês, vale prestar ateção na entrevista (brincadeira, amigos).

Votação para Craque da Galera chega à segunda fase: veja os finalistas

Confira quais são os representantes dos 20 times do Brasileirão deste ano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Depois de 869.839 votos na primeira fase, a eleição para a escolha do Craque da Galera em 2011 chega ao segundo turno. Até o dia 23 de novembro o internauta poderá opinar sobre o jogador que mais se destacou no Campeonato Brasileiro deste ano. Na primeira fase, cada um dos 20 times tinha três representantes. Agora, só há um por equipe. Os três mais votados irão para a finalíssima.
Clique aqui e dê seu voto
Os finalistas são:
Kempes -  América MG
Márcio-  Atlético GO
Réver - Atlético-MG
Deivid - Atlético PR
William - Avaí
Marcelo Lomba - Bahia
Loco Abreu - Botafogo
Osvaldo - Ceará
Liedson - Corinthians
Rafinha - Coritiba
Montillo - Cruzeiro
Wellington Nem - Figueirense
Ronaldinho Gaúcho - Flamengo
Fred - Fluminense
Douglas - Grêmio
Leandro Damião - Internacional
Marcos Assunção - Palmeiras
Neymar -  Santos
Rogério Ceni - São Paulo
Dedé - Vasco

Armandão: Ronaldinho cai para quarto lugar no geral após má atuação

Montillo, do Cruzeiro, e Júlio César, do Figueirense, deixam R10
para trás, enquanto Neymar segue tranquilo na liderança absoluta

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho na partida do Flamengo (Foto: Ag. Estado)Ronaldinho vai mal diante do Coxa (Foto: Ag. Estado)
O Flamengo deixou a zona de classificação para a Libertadores após a derrota para o Coritiba, e esta queda de rendimento passa por mais uma má atuação de Ronaldinho Gaúcho. Assim como o Rubro-Negro, o craque também perdeu posições na disputa do Troféu Armando Nogueira, prêmio dado ao jogador de melhor média do Campeonato Brasileiro, de acordo com as notas de comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM - ele recebeu nota 4 pelo desempenho apagado no Couto Pereira. R10, que foi líder geral na maior parte da competição, já tinha perdido a primeira colocação para Neymar. Agora, caiu para quarto, ultrapassado pelo cruzeirense Montillo, que não jogou, e por Júlio César, atacante do Figueirense.
Por sinal, a subida do Figueirense na tabela se reflete também nas médias do Armandão. Além de Júlio César, que já figurava no top 5 e subiu para terceiro, Wellington Nem é mais um a aparecer no retrovisor de Ronaldinho. O meia-atacante alvinegro subiu para o quinto lugar após outra bela apresentação na vitória diante do Galo mineiro. Os laterais Bruno Vieira e Juninho são mais dois do Figueira firmes nas disputas por posição.
Duas lideranças mudaram de mãos. Entre os goleiros, Marcelo Lomba, do Bahia, foi o melhor da rodada do fim de semana e voltou a ser o camisa 1 do campeonato após 34 rodadas, no lugar de Vanderlei, do Coritiba. Na lateral direita, Mário Fernandes pode não querer disputar uma vaga nesta posição na Seleção Brasileira, mas pode ser o melhor do Brasileirão. Rafael Cruz, do Atlético-GO, caiu para a segunda posição.
parcial do Armandão 14/11 - 3 (Foto: arte esporte)
No mais, a zaga segue formada pelo vascaíno Dedé craque da 34ª rodada, e pelo são-paulino Rhodolfo, Dodô, do Bahia, aumentou a vantagem na lateral esquerda, enquanto o corintiano Paulinho é o melhor volante. A armação fica por conta de Montillo e Wellington Nem, enquanto o trio de atacantes segue sem mudar: Neymar, Júlio César e Ronaldinho.

Embalado na reta final, Peixe lamenta ter reagido muito tarde no Brasileirão

Muricy diz que convocações para a Seleção atrapalharam a equipe. Pontos desperdiçados na Vila Belmiro também fizeram diferença

Por Adilson Barros Santos, SP
neymar santos entrevista (Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)Neymar desfalcou o Peixe no Brasileiro em 14 jogos
(Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)
Depois de marcar passo no Campeonato Brasileiro, o Santos embalou na reta final. Nos últimos cinco jogos, quatro vitórias, um empate e a certeza de que se tivesse elenco para conseguir suprir as ausências de seus jogadores que serviram à Seleção Brasileira, o Peixe estaria brigando pelo título nacional.
Além de perder Neymar, Ganso e Elano, convocados para a disputa da Copa América, em julho, o Santos teve de deixar o Brasileirão de lado nas primeiras rodadas, pois estava disputando o título da Taça Libertadores. Os titulares só estrearam no Brasileirão no dia 27 de julho, 12ª rodada, contra o Flamengo, no histórico 5 a 4 para os cariocas, na Vila Belmiro.
Aliás, os pontos desperdiçados em seu estádio pesaram para o Peixe. A equipe mandou 14 jogos no Alçapão até o momento. Perdeu quatro, empatou dois e venceu oito. Sem considerar os dois empates (em clássicos com São Paulo e Corinthians), se o Santos tivesse vencido os quatro que perdeu (Flamengo, Grêmio, Figueirense e Coritiba), teria mais 12 pontos e lideraria a competição, com 63 pontos, dois a mais que Corinthians e Vasco. No entanto, tem 51 e está em oitavo lugar.
O técnico Muricy Ramalho não acha que o Santos abriu mão do Brasileirão ao priorizar a Libertadores no início. Ele lembra que o momento de maior instabilidade vivido pelo time aconteceu depois da competição continental. Houve um período crítico, que acabou comprometendo o campeonato santista: entre a 12ª e a 17ª rodadas, quando o Peixe acumulou cinco derrotas em seis jogos. Nesse período, a Copa América já tinha acabado, mas Neymar e Ganso seguiam sendo convocados para amistosos (o meia até se machucou a serviço da Seleção - sofreu uma lesão muscular no dia 5 de setembro, durante jogo do Brasil contra Gana, em Londres. Passou quase 63 dias parado).
- Nosso principal jogador (Neymar), ficou 14 jogos fora por causa de convocações. O Ganso se machucou com a Seleção e ficou dois meses sem jogar. Danilo perdeu 12 jogos. No dia seguinte ao título da Libertadores, perdemos cinco jogadores para seleções (principal e sub-20). Fica difícil. Ano que vem vai ser a mesma coisa, pois o calendário não muda. Então, temos de qualificar o elenco, para termos boas reposições depois da Libertadores.

Luxa admite que 'subestimou' Coritiba e errou ao escalar Thomás

Treinador afirma que trocou jovem meia por Willians para não perder 'de cinco' no Couto Pereira

Por SporTV.com São Paulo
O técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, admitiu que "subestimou a capacidade" do Coritiba ao montar o Flamengo muito ofensivo, no duelo que terminou com vitória paranaense por 2 a 0, no Couto Pereira. Em entrevista ao programa "Bem, Amigos", o Rubro-Negro não poderia entrar com três meias ofensivos, sendo um deles o jovem Thomás

- Eu errei no jogo contra o Coritiba. Errei ao colocar o Thomás para jogar achando que ele já está preparado para ser a solução do Flamengo. Ele é só um menino, que tem grande talento, mas não está preparado. Eu subestimei a capacidade do Coritiba, achando que jogando com três meias  e um atacante eu poderia chegar lá. Tinha que jogar mais fechado e deixar o risco para depois.
Luxemburgo rebateu a posição dos torcedores que pedem os jovens Thomás e Muralha como titulares e citou o caso de Neymar, com quem trabalhou no Santos em 2009.
- Quando eu voltei ao Santos, o Neymar estava queimado. De uma grande promessa, foi criada uma dúvida. Comecei a fazer um trabalho com ele, com fisiologista e nutricionista. Comecei a deixar ele no banco e colocar em campo gradativamente. Se você coloca o jovem antes do tempo, você queima - disse.

Ameaça à 'Libertadores carioca', Figueira é alvo de atenção no Rio

Representantes dos dois próximos adversários do Figueirense, Vanderlei Luxemburgo e Diego Cavalieiri elogiam muito o time dirigido por Jorginho

Por Fábio Leme, Fred Gomes e Richard Souza Rio de Janeiro
Julio Cesar e Wellington Nem comemoram gol do Figueirense (Foto: Ag. Estado)Júlio César e Wellington Nem: ambos cariocas,
eles vibram com gol do Figueira (Foto: Ag. Estado)
A ótima fase dos cariocas no Brasileiro indicava que pela primeira vez uma Taça Libertadores contaria com os quatro grandes numa só edição. Curiosamente, um "intruso" repleto de jogadores radicados esportivamente no Rio, o Figueirense, entrou com força no G-5 e, momentaneamente, barrou o Flamengo da "festa". Vice-líder do returno, com seis vitórias consecutivas e há 13 jogos sem perder, o time de Jorginho, atualmente quarto colocado, encara o Rubro-Negro nesta quinta-feira, às 20h30m (de Brasília), no Engenhão. Apesar de ser um clube menos tradicional do que o Fla e de ter a camisa listrada em preto e branco, ninguém se arrisca a tratá-lo como zebra.
- Temos que buscar nossa vaga na Libertadores. E para isso será importante vencer o confronto direto com o Figueirense. Nosso adversário é o time que mais cresceu nessa reta final. Precisamos nos preparar muito bem para esse jogo - avisou o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo.
Com passagens por Vasco e Fluminense, o volante Ygor, do Figueirense, também descarta o papel de azarão e acredita que os rubro-negros respeitarão muito a equipe catarinense, mesmo jogando no Rio.
- O Flamengo vai nos receber com outros olhos. O nosso time nem se compara em expressão com as equipes que estão na briga. Sabemos da nossas limitações, não temos vaidade, mas, como disse o Jorginho, podemos beliscar algo maior. O importante é que a responsabilidade é dos grandes. Temos dois confrontos (diretos), com Flamengo e Fluminense. Eles têm investimento maior, torcida maior e representatividade maior no cenário nacional. No início do campeonato, não esperávamos chegar numa condição dessas, mas agora temos chances de brigar de igual para igual - garantiu.
Último dos times que se classificariam para a Libertadores, caso o Brasileiro terminasse hoje, o Botafogo foi o principal alvo carioca do Figueira. Perdeu tanto no Orlando Scarpelli (por 2 a 0) quanto no Engenhão (1 a 0). O Glorioso está atrás um ponto e uma colocação na tabela de classificação em relação aos catarinenses. O excesso de atletas com passagens pelo futebol do Rio talvez tenha contribuído para o sucesso.
Sou profissional e tenho que pensar no meu lado agora. Seria algo histórico aqui no Figueirense. Não podemos deixar essa chance de Libertadores passar"
Jorginho, questionado se seria doloroso tirar um carioca da próxima Libertadores
- Conhecemos a maioria dos jogadores, não temos vantagem, mas é sempre bom jogar perto de casa, com pessoas que torcem por nós. Na quinta, a maioria vai ser flamenguista, mas nossos familiares estarão lá. Sabemos a maneira como eles jogam. Difícil é jogar contra time do Sul, onde os caras são mais fortes. Os clubes de São Paulo são mais competitivos. No Rio, os jogadores são mais habilidosos, jogam para frente, os laterais marcam menos e atacam bastante. O Jorginho jogou no Rio e sabe como funciona. Vencemos vários jogos difíceis fora de casa e agora esperamos ir bem contra Flamengo, Fluminense e Corinthians - disse o volante Coutinho, atulmente do Figueirense, mas que teve passagens por Vasco e Botafogo.
Único dos cariocas que venceu o Alvinegro catarinense no Brasileiro 2011, o Fluminense ainda reencontra o time de Jorginho no campeonato, na 36ª rodada. O goleiro tricolor Diego Cavalieri elogiou o concorrente a uma vaga na principal competição das Américas.
- Complicado porque temos muitos confrontos na reta final do campeonato. Nós temos quatro jogos, e três são confrontos diretos (Figueirense, Botafogo e Vasco). É uma equipe que vem fazendo um excelente campeonato e um grande trabalho. Estão de parabéns - felicitou.
'República carioca' do Figueira é fundamental
A gente está por dentro do futebol carioca, sabe como eles jogam, isso ajuda. Do time que vem jogando, apenas três não atuaram no Rio: os laterais (Bruno Vieira e Juninho) e o Roger (Carvalho, zagueiro)"
Ygor, volante do Figueirense
Também nascido no Rio, o técnico Jorginho diz que o fato de seus atletas se conhecerem há muito tempo certamente pesou na ótima campanha apresentada pelo Figueira até então. Doze jogadores do Alvinegro já atuaram no futebol carioca (Wilson, Edson Silva, Pablo, Coutinho, Túlio, Jônatas, Ygor, Maicon, Elias, Wellington Nem, Júlio César e Somália).
- Ajuda bastante, se conhecem há muito tempo e o estilo deles nos facilita. As peças se encaixaram e desenvolveram um bom sistema tático. Valorizamos o potencial de cada um, levamos tempo para encontrar o posicionamento do Nem, que é um meia, mas agora joga como segundo atacante. O Elias era segundo atacante e encaixou como um quarto homem de meio-campo, assim como o Fernandes - avaliou.
O comandante, entretanto, considera crucial o fato de terem adquirido no Rio de Janeiro tarimba para disputarem grandes competições.
- Atuaram em grandes equipes e são acostumados a jogos decisivos. Esse tipo de experiencia é fundamental para o equilíbrio no campeonato, conhecem bem o Brasileiro. Jogadores acostumados apenas à disputa da Série B teriam dificuldades, mas os nossos têm experiência em grandes clubes, e isso facilita muito. Temos também uma média de idade muito boa. No ataque, por exemplo, tem o Nem (Wellington), com 19, e o Júlio César com 31 - explica.
Jorginho do Figueirense (Foto: Carlos Amorim)Jorginho tem falado o 'carioquês' com a maioria de seu elenco e comemora isso (Foto: Carlos Amorim)
Embora concorde que faça parte de um grupo "rodado", Coutinho reconhece estar surpreso com a ótima campanha. Segundo ele, antes de a competição se iniciar, jamais pensaria em confrontos diretos com Fla e Flu.
- Sabíamos que era muito difícil chegar a quatro rodadas do fim com essa possibilidade (de Libertadores). Temos confrontos diretos contra Flamengo e Fluminense que não imaginávamos que seriam decisivos - prossegue.
Aproveitamento mediano contra os cariocas
Mesmo conhecedores do futebol carioca, os jogadores do Figueirense, apesar da ótima campanha e dos grandes feitos que vêm realizando, não apresentam números impressionantes contra times do Rio. Em seis jogos, são duas vitórias (ambas contra o Botafogo), três empates (dois com o Vasco e um com o Flamengo) e uma derrota para o Fluminense, o que representa um aproveitamento de 50%.
Vale destacar: na única derrota para cariocas, o Figueira não pôde utilizar um de seus principais jogadores por força contratual. Vinculado ao Fluminense, Wellington Nem ficou fora da partida realizada no Engenhão e vencida por 3 a 0 pelos tricolores. No próximo sábado, no Orlando Scarpelli, ele volta a ser desfalque alvinegro.

Mano promete Seleção Olímpica forte ao torcedor: ‘Será muito boa’

Treinador diz que preparação será priorizada e que amistosos de junho serão utilizados na preparação do grupo que vai a Londres

Por Márcio Iannacca Direto de Doha, Qatar
mano menezes brasil treino (Foto: Agência Reuters)Mano aposta na boa safra para uma equipe
competitiva em Londres (Foto: Agência Reuters)
Após os últimos amistosos da Seleção Brasileira na temporada 2011, o técnico Mano Menezes afirmou logo após a vitória do time canarinho por 2 a 0 sobre o Egito, em Doha, no Qatar, que a preparação da equipe olímpica será intensificada a partir do ano que vem. Além disso, para tranquilizar o torcedor mais preocupado, o comandante fez uma promessa.

- O torcedor brasileiro pode ter certeza que a nossa Seleção será muito forte em 2012. Tivemos dificuldade de reunir a Seleção Olímpica em sua totalidade e por isso optamos em fazer de forma paralela com a equipe principal – explicou.

Mano aproveitou para afirmar como será utilizado o calendário em 2012.

- Vamos preparar a parte final da equipe olímpica em junho quando teremos quatro datas. Vamos fazer isso de forma bem direcionada. Estamos preparando amistosos para os meses de março, abril e maio com os jogadores que atuam no Brasil. Estamos mostrando aos clubes um projeto sério para que eles tenham motivação para liberar os jogadores. Se isso acontecer, nós vamos ficar contentes.

Ao ser questionado se já havia tomado uma decisão sobre o aproveitamento dos três atletas acima dos 23 anos na Seleção, Mano se mostrou claro qual é a sua ideia para os Jogos Olímpicos.

- A ordem é ver primeiro os atletas abaixo dos 23 para ver o que temos de qualidade boa sem fazer isso. E depois atacar as carências para ver os acima de 23 – revelou o treinador da Seleção.

Em 20 partidas no comando da Seleção Brasileira, Mano já convocou 26 jogadores com idade olímpica. O setor mais carente é a zaga. Até agora, apenas o defensor Breno, do Bayern de Munique foi lembrado. Porém, dificilmente o atleta terá condições de defender o time canarinho, já que o atleta passou por recentes problemas pessoais e está sendo investigado pela Justiça da Alemanha.

Veja abaixo os jogadores com idade olímpica convocados por Mano:

GOLEIROS
Neto (Fiorentina)
Rafael (Santos)
Renan (Corinthians)
Gabriel (Cruzeiro)

LATERAIS
Rafael (Manchester United)
Fábio (Manchester United)
Danilo (Santos)
Alex Sandro (Porto)
Mário Fernandes (Grêmio)

ZAGUEIROS
Breno (Bayern de Munique)

VOLANTES
Sandro (Tottenham)
Casemiro (São Paulo)
Rômulo (Vasco)

MEIAS
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)
Philippe Coutinho (Inter de Milão)
Dudu (Dínamo de Kiev)
Giuliano (Dnipro-UCR)
Lucas (São Paulo)
Oscar (Internacional)
Elkeson (Botafogo)

ATACANTES
Alexandre Pato (Milan)
André (Atlético-MG)
Neymar (Santos)
Leandro Damião (Internacional)
Kleber (Porto)

Juvenal elogia Leão, mas afirma que
é cedo para pensar em renovação

Presidente diz que a chegada do novo treinador provocou uma mudança de atitude dos jogadores e acredita que o time vai brigar por vaga na Libertadores

Por Marcelo Prado São Paulo
Juvenal Juvêncio (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)Juvenal Juvêncio acredita na recuperação do time
(Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)
Quem observa os números da segunda passagem de Emerson Leão pelo São Paulo, percebe que o desempenho ainda está longe do esperado. Em quatro partidas, o time venceu uma partida (Avaí), empatou uma (Vasco) e duas derrotas (Libertad-PAR e Bahia), o que dá um aproveitamento de 33,3%. Porém, o presidente Juvenal Juvêncio, que trouxe o veterano treinador como uma “solução de emergência” para recolocar o time nos trilhos, está muito satisfeito.
- Os resultados podem não ser os melhores, mas eu já enxergo uma melhora no time com a chegada do Leão. Pessoalmente, vejo uma mudança de atitude nas últimas partidas e acho que isso é muito importante. Ele está fazendo muito bem a sua parte – afirmou o dirigente, em conversa com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM.

Juvenal acredita que a vitória sobre o Avaí, no último sábado, dará confiança ao time para buscar uma reação na reta final do Brasileirão e assim, garantir uma vaga na Taça Libertadores da América de 2012.
- Vejo um time que está começando se encaixar nessa reta final de campeonato. Precisava ganhar e conseguiu. É difícil prever o que vai acontecer, mas acredito que teremos um time que vai brigar – ressaltou.
Leão no treino do São Paulo (Foto: João Neto / Vipcomm)Leão não sabe se vai continuar no São Paulo na próxima temporada (Foto: João Neto / Vipcomm)
Apesar dos elogios ao trabalho de Leão, Juvenal não quis garantir a permanência do treinador na próxima temporada. O vínculo do treinador expira em 31 de dezembro e o clube vai esperar a movimentação do mercado para tomar a decisão.
- Ainda é prematura qualquer decisão a esse respeito – disse.

Infraero barra, e Corinthians é obrigado a driblar torcedores no Ceará

Cerca de 200 pessoas se aglomeraram no aeroporto de Fortaleza para receber o Timão, mas saíram decepcionados por não encontrarem os ídolos

Por Julyana Travaglia Fortaleza
Os mais de 200 torcedores que foram ao aeroporto de Fortaleza na noite desta segunda-feira saíram do local decepcionados. Por determinação da Infraero, que alegou preocupação com a segurança, o Corinthians desembarcou por volta das 23h30 (0h30 no horário de Brasília) por uma saída auxiliar. Na capital cearense, o Timão enfrenta o Ceará, às 21h50 (de Brasília), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Torcida do Corinthians em Fortaleza (Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)Torcedores se aglomerarm à espera da delegação alvinegra (Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)
Assim, os jogadores do Corinthians nem chegaram a ouvir os gritos de “o campeão chegou” ou as chacotas com os vascaínos que passaram pelo local, que eram chamados de “vice-campeões” pelos torcedores alvinegros.
Torcida do Corinthians em Fortaleza (Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)A alegria inicial da torcida deu lugar à frustração (Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)
Líder do Campeonato Brasileiro com 61 pontos – ao lado do Vasco, que tem uma vitória a menos (18 a 17), o Corinthians tenta engatar uma série de bons resultados rumo ao título. Se vencer o Ceará, o Timão fica a três jogos da taça, se não tropeçar pelo caminho.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians

Após início difícil, Cavalieri ganha a torcida e se firma no gol do Flu

Contratado para ser solução da camisa 1, goleiro explica começo irregular e mostra serenidade de sempre

Por Fábio Leme Rio de Janeiro
Diego Cavalieri Fluminense (Foto: Ag. Estado)Cavalieri à vontade no Flu (Foto: Ag. Estado)
Contratado no início do ano para ser o camisa 1 e acabar com o revezamento no gol do Fluminense, Diego Cavalieri passou por adversidades em seu novo clube a ponto de ser barrado pelo então técnico Enderson Moreira nas disputas do Campeonato Carioca e Taça Libertadores. Sem reclamar e sem deixar a peteca cair, o goleiro continuou trabalhando no dia a dia até conquistar uma nova oportunidade, principalmente após a chegada de Abel Braga, que já no seu segundo jogo no comando do time, recolocou Cavalieri no posto de arqueiro principal.
Hoje, com status de titular absoluto após 30 partidas seguidas, Diego mantém a mesma serenidade dos tempos difíceis e vem ganhando a confiança do torcedor jogo a jogo. Mesmo com o gol sofrido no último sábado, que para muitos foi falha sua, Cavalieri vem tendo uma média boa dentro do Brasileirão e mostrando que a camisa um do clube está em boas mãos.
- A questão não é nem a segurança, mas a adaptação. Eu sabia que no começo ia sofrer um pouco, pois era uma outra situação que eu vivia na Europa. Lá, o treinamento era totalmente diferente, desde o ritmo de treino até tecnicamente falando. Lá fora, eles exigem outras coisas do goleiro – justificou o camisa 12.
Diego sabe que precisa manter o que vem fazendo para que os momentos de instabilidade não retornem. Na avaliação dele, a posição que defende é sempre a mais delicada dentro de uma equipe.
- Sempre tive minha cabeça no lugar, tranquila, trabalhando. Goleiro é assim. Temos que estar sempre trabalhando e buscando a perfeição, pois somos muito cobrados numa posição complicada, onde não se pode errar muito. Precisamos estar sempre evoluindo – analisou Cavalieri.
Em 11 meses de Laranjeiras, Diego Cavalieri, de 28 anos, já atuou 35 vezes e sofreu 48 gols. Ele tem contrato com o clube até dezembro de 2013.

Dedé está garantido no Vasco apenas até a disputa da Taça Libertadores

Contrato vai até 2014 e multa rescisória é alta. Clube, no entanto, terá de se movimentar para segurá-lo. Projeto semelhante ao de Neymar é inviável

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Camisas em homenagem a Dedé (Foto: Divulgação)Dedé, o 'Mito', fica até ao menos até o fim da
Libertadores do ano que vem (Foto: Divulgação)
O contrato de Dedé com o Vasco vai até 2014. O compromisso foi renovado no fim do ano passado, quando o zagueiro ganhou um reajuste salarial - que teve um novo acréscimo após o título da Copa do Brasil - e foi estabelecida uma multa que ultrapassa os 20 milhões de euros (pouco mais de R$ 50 milhões). No entanto, nada disso significa que ele irá continuar por muito mais tempo em São Januário. Pelo contrário, já no meio do primeiro semestre de 2012, a diretoria vascaína vai ter de começar a trabalhar para manter o camisa 26 em São Januário.
Dono de 50% dos direitos econômicos do zagueiro, o Vasco firmou um acordo com o grupo que detém a outra metade para nem escutar qualquer tipo de proposta antes do término da Libertadores. A partir daí, tudo precisará ser renegociado. Sincero, o diretor de futebol cruz-maltino, Rodrigo Caetano, disse imaginá-lo no clube até o fim de seu contrato. No entanto, não há como garantir essa possibilidade, frustrando o sonho dos vascaínos, que gostariam de ver o clube fazer o mesmo que Neymar fez com o Santos recentemente.
Para Caetano, os casos são extremamente diferentes. Novamente com a sinceridade que lhe é costumeira, o dirigente disse que Dedé ainda não é um ídolo nacional como Neymar. Por si só, isto já muda as tratativas. Ele prefere pensar aos poucos e valorizar o trabalho que já foi feito para mantê-lo até, pelo menos, a Libertadores.
- Muitos achavam que ele iria sair no meio deste ano, e agora temos garantias de que ele não sai antes da Libertadores. Nós trabalhamos com a realidade, não com os sonhos. A verdade é que o Dedé não vai ficar aqui até o fim da carreira, por isso não adianta fazer prognósticos. A multa existe, mas ela não significa muito. O que tem de ser avaliado é o valor do mercado. Quem foi o último a sair com o valor da multa? Então trabalho com os pés no chão. Ano que vem podemos pensar em uma nova engenharia para depois da Libertadores. Por agora agora estamos protegidos - afirmou o diretor, que também ressaltou a vontade de Dedé.
- Ele não quer sair agora, e isso também é determinante. Quando o pensamento mudar, voltamos a nos preocupar. Tem de ser ressaltado também que o Vasco não é detentor de cem por cento dos direitos econômicos do jogador, o que requer negociações sempre - explicou.
Se o Brasil ainda não idolatra Dedé, o mesmo não se pode dizer dos vascaínos. O zagueiro é chamado de "Mito" pelos torcedores, que já o colocam na galeria dos grandes ídolos do clube. E o Vasco já vai buscando lucrar. O clube lançou esta semana duas camisas personalizadas do jogador. Tudo isso é levado em conta pelo departamento de futebol, mas eles voltam a dizer que não há como fazer hoje um projeto semelhante ao que o Santos fez com Neymar.
- O Santos tem seus patrocinadores e seus lucros. Mas foi o que eu falei, ele é uma referência nacional. A situação muda. Para os vascaínos, o Dedé é o Neymar deles, mas é diferente em termos de mercado. Por isso disse que não depende só da nossa vontade. Mas estamos buscando parceiros a todo instante para mantê-lo aqui o tempo que for - finalizou Rodrigo.
Dedé e o Vasco voltam a entrar em campo na próxima quarta-feira, diante do Palmeiras, às 21h50m (de Brasília), no Pacaembu. Com 61 pontos, o Vasco segue como vice-líder do Campeonato Brasileiro, atrás do Corinthians, que possui a mesma pontuação, mas está no topo por ter uma vitória a mais.

Ministro do STF anula mudança no estatuto que deixou Juvenal no poder

Através de uma mudança votada pelos conselheiros, atual presidente do
São Paulo venceu Edson Lapolla em abril e partiu para o terceiro mandato

Por Marcelo Prado São Paulo
A polêmica reeleição do presidente Juvenal Juvêncio no São Paulo ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira. Por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, está anulada a mudança no estatuto do clube que permitiu ao dirigente aumentar o prazo do mandato de dois para três anos e concorrer ao seu terceiro mandato no clube. O caso agora volta para a  8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), onde será julgado novamente.
Juvenal Juvêncio elegeu-se presidente do São Paulo pela primeira vez em 2006. Ficou no poder até 2008, quando se candidatou novamente. Ganhou e seguiu até 2010. O estatuto do clube só permite uma reeleição. O dirigente propôs uma mudança na lei, aumentando o tempo de permanência no poder para três anos. A mudança foi aprovada pelo Conselho Deliberativo e, alegando que era a primeira reeleição do novo estatuto, disputou o poder contra Edson Lapolla. No dia  21 de abril, ele foi reeleito com um placar de 163 votos contra sete do seu rival.
montagem candidatos São Paulo Juvenal Juvêncio e Edson Lapolla (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)Juvenal Juvêncio e Edson Lapolla disputaram eleição em abril (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)
Desde então, a oposição busca na Justiça anular essa eleição, alegando que a mudança no estatuto só tem valor quando votada pelos sócios do clube. E foi exatamente isso que o ministro Fux colocou no seu despacho nesta segunda.
Em conversa com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, Edson Lapolla falou grosso e disse que Juvenal precisa deixar o poder.
Em 60 dias, quero convocar os sócios a votar um novo estatuto. Hoje vale o do Juvenal, onde não vira conselheiro quem não é amigo do rei"
Edson Lapolla
- Falo isso desde fevereiro e ninguém me dá atenção. Afirmei que só concorreria contra o Juvenal porque ele estava manchando a história do São Paulo Futebol Clube. Se ele quisesse fazer o certo e colocar outra pessoa, eu também sairia. Agora ele tem de deixar o cargo. A eleição dele é nula. Para a Justiça, só teve um candidato na disputa, que é o Edson Lapolla – afirmou.
O opositor diz que não pretende ficar no poder.
- Em 60 dias, vou convocar todos os sócios do clube para votarem a criação de um novo estatuto. Um que seja justo, democrático. Hoje só existe o estatuto do Juvenal Juvêncio. Quem não é amigo do rei não vira conselheiro. Além disso, tem um monte de gente na gestão dele que diz que trabalha por amor ao clube e manda nota fiscal dos serviços prestados – acusou.

Juvenal vai esperar decisão final em Brasília
Logo após conversar com Lapolla, a reportagem entrou em contato com Juvenal Juvêncio, que não mostrou preocupação com o despacho do ministro Fux. Ele disse que vai esperar a decisão final do Supremo Tribunal Federal de Brasília, o que ainda não tem data para acontecer.
- Primeiro, preciso saber qual lei que é válida. O artigo 59 do Código Civil diz que as mudanças no estatuto só podem ser votadas pelos sócios. Mas o artigo 217 da Constituição Federal ressalta que o São Paulo, como entidade esportiva, um clube de futebol e torcida, tem liberdade de organização e que, por isso, pode ter o seu estatuto votado pelos conselheiros. É uma questão complexa e que já foi é enfrentada em outros clubes. Isso já teve no Vasco, no Palmeiras. O São Paulo não é como o Harmonia, o Paulistano, o Hebraica. Nada muda até essa decisão final, e os próprios advogados da oposição sabem disso. Senão vira bagunça. Imagina se a cada recurso você resolver cumprir a sentença. Não tem como - afirmou o dirigente.
Ele (Lapolla) é um sujeito despreparado, só quer aparecer e tumultuar. Está desmoralizado, que vá procurar emprego"
Juvenal Juvêncio
Na sequência, Juvenal diz que seria temeroso deixar a decisão do futebol do clube nas mãos dos sócios do clube, já que muitos nem torcem pelo São Paulo.
- Eu tenho em mãos uma pesquisa que diz que 53% dos sócios do São Paulo não torcem pelo clube, usam a parte social para nadar, jogar tênis, futebol ou outros interesses. Como essa pessoa vai votar a mudança do estatuto do clube? Tanto que criei uma emenda, que ainda não foi votada, na qual qualquer pessoa pode filiar ao nosso clube. Mas somente os são-paulinos terão direito a voto. E, mesmo que a Justiça diga que a eleição dos conselheiros é válida, vou levar isso para frente - ressaltou.
Por fim, o  presidente do São Paulo atacou duramente o seu rival das urnas.
- Ele (Lapolla) é um sujeito despreparado, que não tem representatividade nenhuma dentro do clube. Dentro dos 241 conselheiros, existem juízes, desembargadores, autoridades de muita importância do nosso país. O despreparo desse cidadão é alto, ele sabe que a única coisa que pode fazer é tumultuar. Para você ter uma ideia, na última eleição de dez conselheiros vitalícios, o grupo dele teve apenas um voto, do José Roberto Canassa. Ele fugiu antes da eleição. Ele está desmoralizado. Que vá procurar emprego - disse o dirigente.