segunda-feira, 20 de maio de 2013

Zingano acusa Caraway de agressão nos bastidores do TUF 17 Finale

Lutadora teria recebido uma cotovelada na cabeça momentos antes da pesagem. Agressor é namorado de Miesha Tate, rival de Zingano no evento

Por Las Vegas, EUA
14 comentários
Bryan Caraway e Miesha Tate, MMA (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)O casal Miesha Tate e Bryan Caraway
(Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
A semana não está sendo fácil para o peso-galo Bryan Caraway. Após ser ofendido por Nate Diaz no Twitter e ser acusado de vender esteroides anabolizantes para atletas, o lutador recebeu uma nova acusação na última sexta-feira: a de ter agredido Cat Zingano, rival de sua namorada Miesha Tate, no TUF 17 Finale, com uma cotovelada por trás momentos antes da pesagem para o evento. A acusação partiu da própria Zingano e de seu nutricionista, que a acompanhava no evento.
Segundo o relato de Cat Zingano, dado ao site "Bloody Elbow", enquanto ela estava sentada esperando a hora de subir ao palco para a pesagem do evento, Caraway teria passado por trás dela e acertado sua nuca com uma cotovelada. O ato teria sido visto por outros lutadores e treinadores que estavam nos bastidores do evento, também aguardando a pesagem.
- Normalmente eu gosto das pessoas até que elas me deem motivos para não gostar. Eu vi Caraway durante toda a semana, e o tratei de forma respeitosa, sorri para ele normalmente. Não sou amiga de Miesha Tate, e não luto para fazer amigos, e sei que boas lutas são feitas de bons atletas, bons treinos, coração e talento. Bryan sorriu para mim durante toda a semana, mas nos batidores da pesagem ele me deu uma cotovelada na nuca. Eu o respeitava por ser lutador como eu, mas aquilo foi sujo e covarde, ainda mais contra uma mulher. Os dois pareceram ter combinado aquilo, o que me deixou ainda mais irritada. Se meu marido ou meu filho fizessem isso com alguém, eu seria o maior problema na vida deles. Não vou sofrer nenhum tipo de abuso, ou ser conivente com isso - disse a lutadora.
MMA - UFC - Cat Zingano acerta Miesha Tate (Foto: Getty Images)Cat Zingano acerta uma joelhada em Miesha Tate (Foto: Getty Images)
Segundo Josh Ford, nutricionista de Cat Zingano, e único que a acompanhou à pesagem do TUF 17 Finale, Caraway realmente teve a intenção de agredir a rival de sua namorada, e o fez na frente de todos, o que chamou não só a sua atenção como a de outros lutadores presentes ao local.
- Foi uma idiotice da parte dele. Estávamos nos bastidores, junto a todos os demais atletas que participariam do evento. Era um espaço meio apertado, porque tínhamos que ficar atrás de uma cortina, ocupando metade do palco. Havia duas fileiras de cadeiras e uma mesa, onde todos deixavam seus suplementos e garrafas de isotônico e água. Cat e eu estávamos sentados na primeira fileira e alguns membros da equipe de Gabriel Napão estavam do outro lado. Nós estávamos conversando, e eu estava de frente para Cat quando vi alguém vindo em sua direção, por trás. Não reparei quem era, mas havia bastante espaço para circular por lá. Quando ele se aproximou dela, ele deu uma cotovelada que pegou exatamente na parte de trás da cabeça e seguiu andando. Eu vi o golpe e imediatamente me virei para ver quem era, e era Bryan Caraway. Outros treinadores e membros das demais equipes também viram, e um lutador, acho que Uriah Hall, disse: 'Ei, esse cara te deu uma cotovelada na cabeça!' Cat levantou-se imediatamente e ficou muito nervosa. Meu instinto foi de ir em sua direção e falar com ele, mas não podíamos criar uma confusão lá. É o UFC. Mas achei uma loucura ele fazer isso e agredí-la antes da pesagem.
Segundo Ford, Cat imediatamente contou a seu marido, o lutador brasileiro Maurício Zingano, o que aconteceu através de uma mensagem de texto, e foi preciso muito trabalho do treinador de wrestling da atleta, Leister Bowling, para evitar que Maurício fosse até o local e confrontasse Bryan Caraway pelo ocorrido.
- Josh foi o único que viu o que aconteceu, e Maurício está até agora revoltado com tudo isso. No dia, Cat estava transtornada, e pude ver isso em suas mensagens de texto. Fui até lá e percebi que havia muita tensão no ar. Esse fato incendiou ainda mais Cat contra Miesha Tate. Quando cheguei, pude ver Caraway e Tate olhando para Cat com deboche, como se dissessem: 'Olhem essa louca, a cena que ela está fazendo...' Mas Cat estava furiosa de verdade. Eu não deixei Maurício ir até lá. É a esposa dele, e sei que ele reagiria como qualquer um de nós que tivesse a esposa agredida com uma cotovelada na cabeça. Se foi um acidente ou não, eu não posso dizer, pois não estava lá no momento. Mas algumas pessoas disseram que ele foi em sua direção e a agrediu. Após a luta, no entanto, tanto caraway quanto Tate foram muito respeitosos. Havia muita emoção envolvida, era a segunda luta feminina da história do UFC, com muitas coisas em jogo. Eu apertei a mão de Caraway após o combate, sem ressentimentos. No fim, nós vencemos - disse Bowling.
Segundo o site "Bloody Elbow", Bryan Caraway e Miesha Tate foram procurados, mas não retornaram as ligações para dar sua versão do ocorrido.

Werdum acusa Juliano Ninja de levar fezes para o vestiário de Minotauro

Técnico do time amarelo diz que lutador recusou participação na repescagem

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
37 comentários
Juliano Ninja TUF Brasil MMA UFC (Foto: Getty Images)Juliano Ninja foi eliminado nas oitvas de
final do programa (Foto: Getty Images)
O último episódio do TUF Brasil 2, exibido neste domingo pela TV Globo, revelou mais dois classificados (Viscardi Andrade e Leo Santos) para as semifinais e também ficou marcado por uma confusão. Juliano Ninja foi expulso da equipe amarela depois de discutir com o Fabrício Werdum.
No episódio, Juliano Ninja reclamou que Werdum passou dos limites ao soltar bombas perto do vestiário da equipe rival, comandada por Rodrigo Minotauro. O lutador discutiu com seu técnico no programa. Ninja foi expulso e também se retirou do time amarelo.
Pouco após a exibição do programa, Fabrício Werdum revelou um elemento a mais dessa confusão. Segundo o peso-pesado do UFC, Ninja não foi expulso apenas pelo bate-boca.
- Eu expulsei o Ninja porque ele passou m... humana no vestiário do Minotauro! Eu não tenho um amigo que brinca com m...!! Você tem? Vocês acham que uma pessoa (Ninja) que passa fezes em um pote e leva para academia é normal? - questionou Werdum no Twitter.
Para Werdum, as atitudes de Juliano Ninja durante o programa tinham como objetivo ganhar destaque fora das lutas, pois recusou uma oportunidade de continuar na disputa após ser eliminado nas oitavas de final por Leo Santos.
- Depois que  ele (Ninja) pediu para não participar da repescagem, vi que só queria seus 15 minutos de fama!! - escreveu Werdum.
Juliano Ninja ainda está proibido por contrato de dar entrevistas relacionadas ao programa. O lutador também não se manifestou sobre o assunto nas redes sociais.

Após segunda finalização seguida, Massaranduba 'reza' por nocaute

Conhecido pela mão pesada, peso-leve não nocauteia ninguém há três lutas e admite incômodo: 'A mãozona vai entrar na ponta do queixo de alguém'

Por Jaraguá do Sul, SC
29 comentários
O piauiense Francisco Massaranduba chegou ao UFC conhecido pela mão pesada, que já exibia desde os tempos em que lutava no circuito nacional. De 13 vitórias em seu cartel, cinco foram por nocaute, incluindo a sua primeira luta oficial pela organização. Todavia, desde o nocaute técnico contra Delson Pé de Chumbo em Belo Horizonte, em junho do ano passado, o peso-leve fez três lutas e não conseguiu mais encaixar seus melhores golpes. Perdeu uma vez por decisão unânime, contra Gleison Tibau, e venceu duas por finalização, com o katagatame.
Após finalizar Mike Rio neste sábado, no UFC no Combate 2, em Jaraguá do Sul, Massaranduba admitiu que o jejum de nocautes o incomoda um pouco.
- Estou pedindo a Deus que, na próxima luta, eu vá acabar com um nocaute. A mãozona vai entrar bem na ponta do queixo de alguém - contou o folclórico lutador.
UFC MASSARANDUBA (Foto: Ivan Raupp)Massaranduba comenta finalização após sua luta com Mike Rio (Foto: Ivan Raupp)
Com os dois kata-gatames em suas duas últimas lutas, Massaranduba igualou o seus números de finalização e nocaute na carreira: cinco de cada. O ex-campeão do Jungle Fight considera o katagatame sua posição favorita.
- Quando encaixa a posição, é muito difícil sair. Tem que ser um faixa-preta bem legal. Eu encaixei um katagatame no Tibau, mas ele conseguiu sair. Graças a Deus ganhei esta (risos) - comentou.

Maracanãzinho enfim entra na rota do UFC e pode sediar evento em breve

Dirigente da organização, Marshall Zelaznik acredita que ginásio não vai demorar a dividir as atenções com a Arena da Barra. Jaraguá do Sul agrada

Por Jaraguá do Sul, SC
45 comentários
O Ultimate oficializou a Arena da Barra, no Rio de Janeiro, como sede do UFC 163, dia 3 de agosto, com José Aldo x Anthony Pettis. Será a quarta vez que o evento vai desembarcar na Cidade Maravilhosa, e também a quarta no ginásio. Mas a organização já está trabalhando em outra frente no Rio: o Maracanãzinho, que vai passar a ser uma opção real para os cariocas. De acordo com o diretor de operações do UFC, Marshall Zelaznik, a famosa arena, reformada recentemente e que tem capacidade para cerca de 14 mil pessoas, tem boa chance de sediar um evento da principal organização de MMA do mundo em breve:
- No ano passado nós fomos atrás do Maracanã quando estávamos definindo aquele grande evento que estávamos planejando com o Anderson Silva (a revanche contra Chael Sonnen, que acabou sendo em Las Vegas, no UFC 148). Quando chegamos ao estádio nós vimos a arena menor (Maracanãzinho), e nossos olhos logo se abriram para lá. Achamos que seria ótimo um evento. Sempre vamos à Arena da Barra, mas o Maracanãzinho é uma opção real para nós. Sendo assim, passaríamos a ter duas boas opções no Rio de Janeiro. Queremos ir lá. Talvez no ano que vem, talvez este ano - disse em entrevista ao COMBATE.COM.
 maracanazinho volei rio de janeiro x cruzeiro   (Foto: André Durão) Maracanãzinho lotado na final da Superliga 2013, entre Rio de Janeiro e Cruzeiro (Foto: André Durão)
Depois de agosto, o UFC deve voltar ao Brasil no dia 4 de setembro, no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, conforme noticiado anteriormente. Marshall confirmou que a chance é grande, mas lembrou que a arena ainda não recebeu o alvará do Corpo de Bombeiros:
- Ainda estamos vendo, mas é uma das possibilidades. Eles têm pendências com essa arena, não foi aprovada ainda. Estamos trabalhando com as opções de lá e esperando que seja aprovada e que possa ser uma opção para nós. Queremos ir a Porto Alegre, essa é uma prioridade real.
Marshall Zelaznik na coletiva do UFC (Foto: Ivan Raupp)O dirigente Marshall Zelaznik (Foto: Ivan Raupp)
Brasília é outra cidade vista com bons olhos pelo UFC, como Marshall Zelaznik já havia afirmado. O ginásio Nilson Nelson, no entanto, tem problema parecido com o do Gigantinho, o que faz a organização também considerar o estado de Goiás como sede no Centro-Oeste:
- Nilson Nelson tem um problema similar. Goiânia é outra cidade onde estamos procurando.
De volta a Jaraguá do Sul?
Já Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, agradou ao Ultimate por conta da estrutura da Arena Jaraguá e do calor do público que compareceu ao local na noite de sábado. O dirigente colocou o ginásio entre as melhores sedes do evento até hoje e se animou para voltar:
- Estamos muito agradecidos e felizes. Você anda por Jaraguá do Sul, encontra as pessoas de negócios e o público daqui e vê que eles ficaram muito felizes, muito empolgados. Todos da região estão empolgados. A torcida fez muito barulho. Quando estávamos acertando o evento, ficamos preocupados com alguns problemas, mas tudo se acertou. A Arena é ótima, o pessoal da produção dos EUA disse que é uma das melhores sedes de qualquer evento do UFC. Estamos felizes. Acho que vamos voltar muito em breve.

Maldonado desabafa após primeira vitória desde 2010: 'Emocionado'

Peso-meio-pesado comemora com a torcida e admite que sentiu chute baixo no primeiro round: 'Parecia que minhas bolas iriam sair pela boca'

Por Jaraguá do Sul, SC
22 comentários
O brasileiro Fábio Maldonado conquistou uma das vitórias mais comemoradas pela torcida presente à Arena Jaraguá no último sábado, pelo UFC no Combate 2, ao derrotar o canadense Roger Hollett. O paulista de Sorocaba vinha de três derrotas seguidas - duas delas em decisões controversas dos jurados - e estava ameaçado na organização. Por isso, o "Caipira de Aço" se emocionou demais ao ouvir o announcer Bruce Buffer confirmar sua vitória, após três rounds duros.
- Eu estava muito emocionado no vestiário, não só pelo Brasil, mas hoje em dia eu tenho dois filhos para criar. Eu vinha de três derrotas, né? Imagina se eu venho aqui e acontece de o cara pegar meu braço ali ou alguma coisa. Queria muito vencer. Só que duas vezes os árbitros não foram muito com a minha cara. Lá na Virgínia (contra Igor Pokrajac), uns cornos decidiram minha luta e não gostei do jeito que eles fizeram. Então, na hora que acabou a luta hoje, eu não tinha certeza de nada. Só na hora que falaram meu nome que eu fiquei emocionado. Estou muito feliz mesmo. Eu não vencia uma luta desde outubro de 2010 - desabafou Maldonado.
UFC Fábio Maldonado (Foto: Ivan Raupp)Fábio Maldonado lembrou dos filhos após conseguir primeira vitória em três anos (Foto: Ivan Raupp)
A vitória esteve ameaçada no primeiro round, quando Hollett acertou um chute rodado na área genital do brasileiro, um golpe ilegal. A luta foi interrompida por cinco minutos para que Maldonado recuperasse o fôlego e a sensação na área. Ele admitiu que a dor foi suficiente para justificar um abandono, o que teria resultado num "No Contest" (luta sem resultado), mas resistiu.
- Doeu muito. Parecia que minhas bolas iriam sair pela boca. Mas seria muito chato ter um "No Contest", né?
Maldonado voltou para a luta, cresceu no combate e acabou vencendo, empurrado pelo público. Ele admitiu que a energia da arena foi determinante e retribuiu o carinho.
- A torcida ajudou. Eu vou ali para a arquibancada agora e vou beber com eles - disse, logo após a luta.

Pezão diminui o peso, mas garante: 'Continuo com a mesma potência'

Peso-pesado brasileiro espera lutar diante de Cain Velásquez com 5kg
a menos do que o de costume e espera não perder a força

Por Rio de Janeiro
15 comentários
Para a luta do próximo sábado, Antônio Pezão já disse que pretende usar a mesma estratégia que traçou para enfrentar Cain Velásquez no primeiro duelo entre eles, mas que não teve tempo de colocar em prática por ter sofrido um nocaute técnico no primeiro round. O brasileiro, entretanto, tem uma carta na manga. Ele diminuiu o peso durante a preparação e quer lutar mais leve do que o de costume para ganhar velocidade.
antônio Pezão team Nogueira MMA (Foto: Ivan Raupp)Antônio Pezão vai disputar o título do peso-pesado do UFC no sábado (Foto: Ivan Raupp)
Contra Alistair Overeem, por exemplo, Pezão bateu 118,8kg na pesagem e algumas horas depois postou uma foto em que já estava com 127,8kg.
- Estou muito bem condicionado. Venho treinando com 124kg, então estou bem mais leve que o habitual. Eu me sinto mais rápido para efetuar os golpes, mas continuo com a mesma potência. Se a luta fosse neste final de semana, eu já estaria preparado. Há nove semanas venho treinando em ritmo intenso, estou em uma ótima condição. É a primeira vez que faço essa experiência de treinar mais leve, e isso está me agradando bastante. Pretendo entrar no octógono com no máximo 123kg. Mesmo estando um pouco mais seco, vou estar pelo menos 15kg mais pesado que meu adversário - disse Pezão via assessoria de imprensa.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Com o peso controlado, Pezão espera que a ansiedade por que passou na estreia no UFC, exatamente no confronto contra Cain Velásquez, possa ser superada neste novo encontro.
- É normal sentirmos um pouco de ansiedade antes de um combate importantes igual a esse, mas o que eu tento fazer é administrar ao máximo o meu lado psicológico e procurar não cometer erros bobos. Estou mais experiente e maduro, acredito que essa ansiedade está sendo boa para me focar ainda mais e não vem me prejudicando em nada - concluiu.
Além de Velásquez x Pezão, o UFC 160 terá Junior Cigano x Cain Velásquez e Glover Teixeira x James Te Huna. Confira o card completo:
UFC 160
25 de maio de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Antônio Pezão
Junior Cigano x Mark Hunt
Glover Teixeira x James Te Huna
Gray Maynard x TJ Grant
Donald Cerrone x KJ Noons
CARD PRELIMINAR
Rick Story x Mike Pyle
Dennis Bermudez x Max Holloway
Colton Smith x Robert Whittaker
Khabib Nurmagomedov x Abel Trujillo
Stephen Thompson x Nah-Shon Burrell
Brian Bowles x George Roop
Jeremy Stephens x Estevan Payan

Recuperado de cirurgia, Serginho Moraes encara Neil Magny no Rio

Duelo será no UFC 163, mesmo evento de José Aldo x Anthony Pettis

Por Rio de Janeiro
4 comentários
Aos poucos, o card do UFC 163 vai ganhando forma. Anunciado oficialmente no sábado com duas lutas - José Aldo x Anthony Pettis e Demian Maia x Josh Koscheck -, o evento terá mais um duelo Brasil x Estados Unidos. O COMBATE.COM apurou que Serginho Moraes vai enfrentar Neil Magny no Rio de Janeiro, no dia 3 de agosto.
montagem UFC Serginho Moraes Neil Magny (Foto: Editoria de Arte)Serginho Moraes e Neil Magny vão se enfrentar no Rio (Foto: Editoria de Arte)
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Serginho Moraes volta ao UFC após se recuperar de uma cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho direito. Ele se machucou durante sua última luta, quando derrotou Renée Forte no UFC 153, no dia 13 de outubro do ano passado. O participante do TUF Brasil 1 tem sete vitórias e duas derrotas no cartel (1-1 no Ultimate).
Assim como Serginho, Neil Magny chegou ao UFC via TUF. Ele participou da 16ª temporada do reality show nos Estados Unidos e não chegou à final. Mesmo assim, ganhou uma oportunidade no Ultimate e venceu Jon Manley no UFC 157, em fevereiro. Magny tem 8-1 em sua carreira como profissional de MMA.
UFC 163
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD DO EVENTO
José Aldo x Anthony Pettis
Demian Maia x Josh Koscheck
Cézar Mutante x adversário a ser divulgado *
Serginho Moraes x Neil Magny
* Luta não confirmada oficialmente

Maldonado desabafa após primeira vitória desde 2010: 'Emocionado'

Peso-meio-pesado comemora com a torcida e admite que sentiu chute baixo no primeiro round: 'Parecia que minhas bolas iriam sair pela boca'

Por Jaraguá do Sul, SC
22 comentários
O brasileiro Fábio Maldonado conquistou uma das vitórias mais comemoradas pela torcida presente à Arena Jaraguá no último sábado, pelo UFC no Combate 2, ao derrotar o canadense Roger Hollett. O paulista de Sorocaba vinha de três derrotas seguidas - duas delas em decisões controversas dos jurados - e estava ameaçado na organização. Por isso, o "Caipira de Aço" se emocionou demais ao ouvir o announcer Bruce Buffer confirmar sua vitória, após três rounds duros.
- Eu estava muito emocionado no vestiário, não só pelo Brasil, mas hoje em dia eu tenho dois filhos para criar. Eu vinha de três derrotas, né? Imagina se eu venho aqui e acontece de o cara pegar meu braço ali ou alguma coisa. Queria muito vencer. Só que duas vezes os árbitros não foram muito com a minha cara. Lá na Virgínia (contra Igor Pokrajac), uns cornos decidiram minha luta e não gostei do jeito que eles fizeram. Então, na hora que acabou a luta hoje, eu não tinha certeza de nada. Só na hora que falaram meu nome que eu fiquei emocionado. Estou muito feliz mesmo. Eu não vencia uma luta desde outubro de 2010 - desabafou Maldonado.
UFC Fábio Maldonado (Foto: Ivan Raupp)Fábio Maldonado lembrou dos filhos após conseguir primeira vitória em três anos (Foto: Ivan Raupp)
A vitória esteve ameaçada no primeiro round, quando Hollett acertou um chute rodado na área genital do brasileiro, um golpe ilegal. A luta foi interrompida por cinco minutos para que Maldonado recuperasse o fôlego e a sensação na área. Ele admitiu que a dor foi suficiente para justificar um abandono, o que teria resultado num "No Contest" (luta sem resultado), mas resistiu.
- Doeu muito. Parecia que minhas bolas iriam sair pela boca. Mas seria muito chato ter um "No Contest", né?
Maldonado voltou para a luta, cresceu no combate e acabou vencendo, empurrado pelo público. Ele admitiu que a energia da arena foi determinante e retribuiu o carinho.
- A torcida ajudou. Eu vou ali para a arquibancada agora e vou beber com eles - disse, logo após a luta.

Aposentando, Cholish pede melhores salários aos lutadores do Ultimate

Americano deixa o MMA aos 29 anos após derrota para Gleison Tibau

Por Rio de Janeiro
10 comentários
Antes do UFC no Combate 2, o peso-leve John Cholish anunciou no Twitter que iria se aposentar do MMA, independentemente do resultado que teria diante de Gleison Tibau. Veio a luta em Jaraguá do Sul (SC), e o americano foi finalizado pelo brasileiro. Assim, Cholish, com apenas 29 anos, vai largar o esporte que tinha como hobby e se dedidará ao emprego em uma corretora de Wall Street, em Nova York. Não antes de fazer uma crítica construtiva ao UFC e pedir melhores salários aos lutadores que não estão no topo dos rankings.
- Eu dou muito crédito a esses caras que lutam nesse nível. Acho que eles poderiam ser muito mais bem compensados, com base na renda que o UFC ganha. Felizmente, eu posso simplesmente ir embora e estou tranquilo sobre isso. Os lutadores fazem um ótimo trabalho, e  espero que a Zuffa e o UFC comecem a pagá-los um pouco melhor - disse Cholish ao site "MMAjunkie".
UFC John Cholish e Gleison Tibau (Foto: Agência Getty Images)John Cholish (esq.) não resistiu a Gleison Tibau em Jaraguá (Foto: Agência Getty Images)
O americano citou, por exemplo, os gastos com o período de treinamento. Os lutadores precisam de material e muitas vezes têm que pagar para levar atletas de outras localidades para ajudar na preparação. Cholish revelou que teve prejuízo para atuar no UFC de Jaraguá do Sul.
- Tenho grandes treinadores que disponibilizam tempo e viajam. Eles merecem o dinheiro também. Para ser completamente honesto, em uma luta como essa (no Brasil), eu perco dinheiro para vir até aqui. Voos, quartos de hotel, alimentação... (Os salários) Não chegam a cobrir o custo que tenho com os meus treinadores. É engraçado porque as pessoas falam só sobre os lutadores, mas ao mesmo tempo há toda uma preparação e treinadores por trás que você não vê. Então, se um lutador está tendo um momento difícil em relação às despesas, como você acha que seus treinadores estão? - questionou Cholish.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Em quase seis anos de carreira no MMA profissional, John Cholish disputou 11 lutas. Foram oito vitórias e três derrotas. No Ultimate, ele disputou três combates, com dois reveses e apenas um triunfo.

Após segunda finalização seguida, Massaranduba 'reza' por nocaute

Conhecido pela mão pesada, peso-leve não nocauteia ninguém há três lutas e admite incômodo: 'A mãozona vai entrar na ponta do queixo de alguém'

Por Jaraguá do Sul, SC
29 comentários
O piauiense Francisco Massaranduba chegou ao UFC conhecido pela mão pesada, que já exibia desde os tempos em que lutava no circuito nacional. De 13 vitórias em seu cartel, cinco foram por nocaute, incluindo a sua primeira luta oficial pela organização. Todavia, desde o nocaute técnico contra Delson Pé de Chumbo em Belo Horizonte, em junho do ano passado, o peso-leve fez três lutas e não conseguiu mais encaixar seus melhores golpes. Perdeu uma vez por decisão unânime, contra Gleison Tibau, e venceu duas por finalização, com o katagatame.
Após finalizar Mike Rio neste sábado, no UFC no Combate 2, em Jaraguá do Sul, Massaranduba admitiu que o jejum de nocautes o incomoda um pouco.
- Estou pedindo a Deus que, na próxima luta, eu vá acabar com um nocaute. A mãozona vai entrar bem na ponta do queixo de alguém - contou o folclórico lutador.
UFC MASSARANDUBA (Foto: Ivan Raupp)Massaranduba comenta finalização após sua luta com Mike Rio (Foto: Ivan Raupp)
Com os dois kata-gatames em suas duas últimas lutas, Massaranduba igualou o seus números de finalização e nocaute na carreira: cinco de cada. O ex-campeão do Jungle Fight considera o katagatame sua posição favorita.
- Quando encaixa a posição, é muito difícil sair. Tem que ser um faixa-preta bem legal. Eu encaixei um katagatame no Tibau, mas ele conseguiu sair. Graças a Deus ganhei esta (risos) - comentou.

Time Nogueira garante um lutador na final, mas Viscardi passa às semifinais

Equipe de Minotauro coloca três lutadores nas semifinais após vitória de Léo Santos, com José Aldo no córner. Ninja desabafa e deixa Time Werdum

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
148 comentários
O Time Nogueira garantiu um integrante na final da segunda temporada do The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões, graças à vitória de Leonardo Santos sobre Thiago Marreta nas quartas de final, no episódio deste domingo. O Time Werdum, todavia, se manteve vivo na briga pelo título com Viscardi Andrade, que derrotou David Vieira e passou às semifinais. O último classificado para a próxima fase será definido no próximo capítulo, quando dois lutadores da equipe de Minotauro, Cleiton Foguete e Santiago Ponzinibbio, se enfrentarem.
Léo Santos TUF Brasil 2 UFC MMA (Foto: Divulgação/UFC)Léo Santos é erguido e comemora classificação às semifinais do TUF Brasil 2 (Foto: Divulgação/UFC)
O episódio
Rodrigo Minotauro expressou sua confiança que Léo Santos era o melhor lutador de chão de seu time e poderia vencer sua luta com uma finalização. O atleta, porém, disse que tinha muay thai e boxe para trocar com qualquer um e que forçaria seu jogo nas quartas de final. Já Fabricio Werdum afirmou que a vitória de Thiago Marreta era muito importante para sua equipe, mas que não colocaria pressão sobre o carioca. O atleta da Cidade de Deus estava ciente que sua melhor chance seria manter o combate em pé. Na pesagem, Léo Santos bateu 77kg. Marreta registrou o mesmo valor. Os dois se cumprimentaram e se encararam com olhos nos olhos.
Para esta luta, o centro de treinamentos do TUF recebeu a visita de José Aldo, campeão dos pesos-penas do UFC e companheiro de equipe de Léo Santos na Nova União. Assim que entrou no vestiário do Time Nogueira, Aldo deu um longo abraço no "irmãozão" e revelou que ele foi um dos maiores incentivadores de sua carreira.
- Eu morava na academia, ele passava lá e me deixava um dinheiro para tomar café. Já vem de longa data que ele sempre me ajudou, acreditou no meu potencial, sempre me deu força, então hoje ter a oportunidade de estar aqui acompanhando ele é maravilhoso - disse José Aldo, que entrou como um dos córneres de Santos.
Primeira luta: Léo Santos x Thiago Marreta
José Aldo no TUF Brasil 2 (Foto: Divulgação/UFC)José Aldo ficou no córner do amigo Léo Santos
(Foto: Divulgação/UFC)
Léo Santos surpreendeu no começo, ao se mostrar mais agressivo com jabs, cruzados e chutes. Com um minuto de luta, ele conseguiu quedar Marreta com um golpe de judô e já caiu na posição de 100kg. O atleta de verde passou a dar joelhadas no corpo. Marreta tentou afastar o quadril para remontar a meia-guarda, mas Santos não dava espaços e passou a atacar no ground and pound, com socos e marretadas. Santos voltou a atacar nas joelhadas até conseguir a montada. Por cima, o lutador do Time Nogueira abriu um corte na testa do adversário com uma cotovelada. Marreta conseguiu remontar a meia-guarda e sobreviver até o final do round.
No segundo round, Marreta voltou um pouco melhor, mantendo a distância com pisões laterais na coxa. Léo Santos, todavia, respondeu com uma boa sequência de jab e direto e voltou a tentar uma queda com um minuto de luta. O atleta de amarelo conseguiu defender num primeiro momento e desferiu joelhadas no corpo, mas o adversário insistiu e eventualmente o derrubou. Por cima, na meia-guarda, Léo Santos trabalhou para passar a guarda e golpeou o rival seguidamente na cabeça para pontuar. Marreta não conseguiu escapar e o lutador de verde passou o resto do combate por cima, mesmo sob protestos do time amarelo para que o árbitro recolocasse a luta em pé. Santos garantiu a vitória por decisão unânime, avançou à semifinal e pediu que José Aldo ficasse sempre em seu córner daqui em diante.
- Tenho condições de lutar com qualquer um aqui dentro e fazer bonito. Vou chegar na final - prometeu Léo Santos, que foi imobilizado pela equipe para levar um beijo de William Patolino, ritual após cada vitória do time.
Ninja desabafa e deixa o Time Werdum
Era a vez de David Vieira, substituto do lesionado Luiz Besouro nas quartas de final, enfrentar Viscardi Andrade. David admitiu que havia pressão na luta pela confusão de seu adversário com Minotauro nas oitavas de final, quando o paulista desabafou após a vitória sobre Thiago Jambo e provocou o peso-pesado. O carioca, porém, disse que estava concentrado apenas em fazer sua luta, com a estratégia de encurtar a distância, quedar e ficar por cima. Viscardi, por sua vez, esbanjou confiança, dizendo que estava cada vez mais claro que ele seria o campeão. Ele prometeu não dar bobeira contra David, manter a luta em cima e nocautear.
No vestiário, a equipe de Werdum notou que os adversários pixaram uma das fotos do treinador, desenhando um bigodão e uma barbicha e pintando seus olhos de vermelho. O peso-pesado gaúcho prometeu responder e passou a soltar bombinhas, que Minotauro admitiu que incomodavam demais seu time. Não só eles, mas também Juliano Ninja, atleta da própria equipe de Werdum.
Juliano Ninja TUF Brasil MMA UFC (Foto: Getty Images)Frustrado com Werdum, Juliano Ninja deixou o time
amarelo (Foto: Getty Images)
- Gosto muito do Werdum, mas a realidade é a seguinte: não é todo mundo que nasceu para ser líder. Queria ver se fosse ele que tivesse que lutar e alguém ficasse soltando bomba. Meu amigo, ninguém aqui é boneco. Tem que ter respeito com quem está indo lutar. Depois, ele vai render como? - reclamou Ninja em um depoimento à câmera. Ele foi além:
- O Werdum tem 150kg de bunda, uma bunda gorda desse tamanho, e não faz nada. Um baita de um bunda mole, bicho, não serve para nada!
Os dois bateram boca, e Werdum disse ter ouvido de outros lutadores que Ninja queria trocar de equipe. O gaúcho adorou a ideia e ofereceu o atleta a Minotauro, que, desconfiado, apenas riu da proposta.
Na pesagem, tanto Viscardi quanto David bateram 77kg. Na encarada, o paulista colocou o punho no rosto do carioca, que o agarrou e partiu para cima. Todos ficaram assustados e parecia que começaria uma confusão logo ali. Todavia, era tudo combinado: os dois se desvencilharam, riram, se cumprimentaram e voltaram a uma encarada cheia de sorrisos.
Antes do combate, o foco voltou a ser Ninja, que colou em sua camisa a inscrição "Time Ninja Oss". O atleta desabafou:
- Eu pensei em mudar de time antes. Não vou treinar com o Werdum, não vou treinar com o assistente Felipe, não vou treinar com nenhum deles. Desde que a gente começou, não existe uma estratégia traçada, porque ele fica se propondo a soltar bomba, fazer um monte de sacanagem, é só com o que ele se preocupa - afirmou.
- Vou ser bem sincero, acho que ele tem um problema psicológico, só pode ter. Não é normal ele chegar protestando como chegou hoje, com a camisa Time Ninja. Aqui só tem Time Nogueira ou Time Werdum - respondeu Werdum, que convidou Ninja a sair da equipe e retirar seu equipamento do seu vestiário.
Minotauro, por sua vez, preferiu se manter alheio à confusão. Ele expressou sua desconfiança sobre se o lutador seria um "cavalo de Troia", que entraria em sua equipe e contaria seus segredos para o time de Werdum. O gaúcho não quis nem saber: disse que Ninja faria sua "cabaninha" na academia e permaneceria isolado de seu time.
Segunda luta: Viscardi Andrade x David Vieira
Os dois se estudaram bastante no início. Quando Viscardi tentou o primeiro overhand de direita, David mergulhou por baixo e puxou para a guarda. O paulista, todavia, manteve-se por cima e conseguiu livrar a mão esquerda para golpear. Quando teve a oportunidade, Viscardi se recolocou de pé e chamou David. O carioca puxou o lutador do time amarelo novamente para baixo e tentou uma chave de braço, mas não conseguiu encaixar a posição. Viscardi rapidamente se levantou. Com dois minutos restando, ele acertou uma sequência de gancho no corpo e direto de direita que derrubou o atleta do time verde. No chão, David mostrou uma guarda ativa para se defender e acertou uma pedalada no rosto quando Viscardi estava sobre três apoios, o que é ilegal. Após breve interrupção do árbitro Mário Yamasaki para advertí-lo, o carioca puxou o paulista de volta para o chão. Viscardi, todavia, rapidamente se desvencilhou e se levantou. Ele ainda conseguiu mais um knockdown antes do soar da sirene.
Viscardi Andrade David Vieira TUF Brasil 2 (Foto: Divulgação/UFC)Viscardi Andrade acerta um cruzado de direita em David Vieira (Foto: Divulgação/UFC)
No início do segundo round, David parecia ainda mais preocupado com o poder das mãos de Viscardi. Ele mergulhou em falso numa queda e se curvou no chão quando o paulista ameaçou golpear. Mais tarde, ele novamente mergulhou na meia-guarda, mas Viscardi permaneceu por cima, se levantou e deu espaço para o adversário se levantar. O paulista chegou a baixar a guarda, ao perceber que o adversário não o golpearia. David tentou um carrinho que desequilibrou o lutador do time amarelo, mas este se recuperou e ainda conseguiu um knockdown com um direto de direita. Viscardi frustrou mais tentativas de queda e derrubou o lutador de verde novamente, desta vez com um Superman punch. Ele ainda perseguiu o adversário e jogou alguns cruzados no vazio. Não conseguiu o nocaute, mas saiu com a certeza da vitória.
Viscardi Andrade foi anunciado vencedor por decisão unânime. Ele manifestou uma certa decepção por não ter conseguido o nocaute, que garantiu que poderia ter obtido com um pouco mais de insistência. David admitiu que sentiu a mão do paulista. Viscardi encerrou o episódio demonstrando, novamente, sua confiança no título.
- Qualquer um que está ali é uma boa luta para mim. Acho que ninguém dali vai querer me enfrentar. Quem vier, vou botar para dormir - desafiou.

'Bom para cachorro': Hamilton põe Roscoe para 'pilotar' sua Mercedes

Após levar o bulldog para o paddock da Fórmula 1, em Barcelona, britânico brinca com mascote no cockpit do seu carro às vésperas do GP de Mônaco

Por GLOBOESPORTE.COM Monte Carlo, Mônaco
6 comentários
Às vésperas do GP de Mônaco, Lewis Hamilton segue em preparação para a corrida mais charmosa do calendário. Apegado ao seu cachorro Roscoe, sempre que tem tempo, o campeão de 2008 não desgruda do animal. De tanto desfilar pelo ambiente da equipe alemã, o cãozinho virou amuleto do time. Depois de tê-lo levado ao paddock da Fórmula 1, em Barcelona, com uma concessão de Bernie Ecclestone, Lewis pôs o bulldog para “pilotar” a sua Mercedes e brincou com a foto no Twitter.
- Estou online novamente. Aqui está o Roscoe no meu F-1. Haha – postou na rede social.
Cão de Hamilton, Roscoe, em sua Mercedes (Foto: Divulgação/twitter)Cão de Hamilton, Roscoe, em sua Mercedes (Foto: Divulgação/twitter)

Ronaldinho: 'Vamos continuar
lutando, agora, pela Libertadores'

Pela internet, meia continua a comemoração pelo título do Campeonato
Mineiro, embora o novo foco já esteja definido: ser o melhor das Américas

Por Lucas Catta Prêta Belo Horizonte
86 comentários
Ronaldinho Gaúcho Atlético-MG final (Foto: Agência Estado)Ronaldinho Gaúcho: agora, é a luta pela América
final (Foto: Agência Estado)
Ronaldinho Gaúcho ainda está empolgado com a conquista do Campeonato Mineiro, o primeiro dele com a camisa do Atlético-MG. O meia, usuário assíduo das redes sociais, usou a internet, mais uma vez, para comemorar o título. Mas, agora, ele já traçou uma nova meta para o time: não ser apenas o melhor de Minas Gerais, mas sim, das Américas.
- Estou muito feliz com o título mineiro. Muito feliz de fazer parte desse grupo guerreiro e vencedor, estamos de parabéns, lutamos até o fim e vamos continuar lutando, agora, pela Libertadores.
Na mesma mensagem, Ronaldinho também fez questão de dedicar o título estadual à torcida atleticana, que fez uma verdadeira festa nas ruas de Belo Horizonte. E chamou a Massa a continuar o apoio ao time.
- A Massa atleticana está de parabéns, esse título é de vocês. Conto com vocês para os próximos desafios. Parabéns a todos! O título é nosso! Aqui é Galo!
E a luta pelo título da Taça Libertadores recomeça nesta semana. O elenco alvinegro viaja para o México nesta segunda, onde, na quinta, enfrenta o Tijuana, primeiro jogo das quartas de final da competição.

Timão lança camisa comemorativa dos 27 títulos do Paulistão

Com a hashtag #naoparanunca, uniforme já pode ser comprado

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
196 comentários
camisa corinthians nova (Foto: Divulgação)Camisa listrada do Timão (Foto: Divulgação)
O Corinthians não perdeu tempo e lançou, nesta segunda-feira, a camisa comemorativa pelo 27º título do Campeonato Paulista, conquistado pelo Timão no último domingo, após o empate por 1 a 1 com o Santos, na Vila Belmiro.
O uniforme, disponível em branco e na versão listrada, vem com o número 27 nas costas e a hashtag #naoparanunca.
Os dois modelos da camisa já podem ser adquiridos em pré-venda (clique aqui para comprar) e têm entrega prevista a partir do dia 29 deste mês. O preço é R$ 219,90.
camisa corinthians nova (Foto: Divulgação)Versão branca da nova camisa comemorativa do Corinthians (Foto: Divulgação)

Teve Isso! Invasão de cachorro, declaração de amor e choro de pai

Fim de semana de decisões pelo Brasil teve ainda provocações na final do Mineiro, confusão no Goiano e goleiro reserva virando técnico no Amazonas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
50 comentários
Muitos torcedores soltaram o grito de "é campeão" no último fim de semana. Outros lamentaram a derrota de seus times. Mas as decisões por vários Estaduais pelo Brasil não renderam apenas a alegria e a tristeza de torcedores. Do choro de Romário ao ver o gol do filho na final do Candangão à invasão de um cachorro no gramado do Barradão pelo Campeonato Baiano, não faltaram provocações entre rivais, confusões, homenagens, declarações e revelações curiosas. Confira mais uma seleção de alguns destes momentos no "Teve Isso!" desta segunda-feira
Romário chora Brasiliense x Brasília Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques/GLOBOESPORTE.COM)Romário chora com o gol de Romarinho (Foto:
Fabrício Marques/GLOBOESPORTE.COM)
Orgulho de pai
O jogo já estava decidido, o título do Brasiliense assegurado, mas a festa de inauguração do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha só ficou completa para Romário aos 47 minutos do segundo tempo do duelo com o Brasília. Neste momento seu filho, Romarinho, que entrara na partida aos 23 minutos da segunda etapa, marcou o terceiro gol do Jacaré, o seu segundo como profissional. Para o pai, a alegria foi semelhante à que teve quando conquistou seu maior título como jogador.
- É como um título para mim. Dá pra comparar com a conquista da Copa do Mundo. Hoje posso dizer que eu entendo exatamente as emoções que meu pai tinha quando eu jogava. É uma satisfação muito grande. É diferente, muito legal – confessou Romário.
Pedro Neschling e Milena Toscano estádio mané garrincha (Foto: Fabrício Marques)Pedro Neschling e Milena Toscano prestigiaram a
reabertura do Mané Garrincha (Foto: Fabrício
Marques/GLOBOESPORTE.COM)
Ainda no Mané Garrincha: musa, celebridades e autoridades
Romário e Romarinho não foram as únicas estrelas na reabertura do Mané Garrincha. Primeiramente, autoridades participaram da cerimônia oficial da inauguração do estádio, que terminou com o ‘pontapé inicial’ dado pela presidente Dilma Rousseff. Durante a partida da final do Campeonato Candango, alguns atores, como o amigo de Romário, Thiago Martins, e o casal Pedro Neschling e Milena Toscano.
- Está lindo, padrão Copa do Mundo - disse Pedro, torcedor do Flamengo.
A – última – musa do Brasiliense, Vanessa Soares, também esteve presente e deu sorte para sua equipe.
- Eu avisei que daria sorte. Foi o sábado perfeito. O Brasiliense foi campeão no Mané Garrincha, que está lindo. Brasília, capital federal, merecia um estádio como este - disse a musa.
Viola e Boiadeiro: a dupla de 91 anos do Tanabi
Após receber o folclórico Túlio Maravilha, o Tanabi, da quarta divisão paulista, estreou outros dois nomes que se encaixam no grupo dos "andarilhos do futebol". Na vitória por 4 a 1 contra o Ilha Solteira, pela terceira rodada da competição, a dupla formada por Viola e Marco Antônio Boiadeiro levou duas mil pessoas ao estádio Alberto Victolo, em Tanabi, na região Noroeste de São Paulo.
Viola não marcou, mas deu assistências para três gols  (Foto: Marcos Lavezo)Viola, com sua bandana, não marcou, mas deu assistências para três gols (Foto: Marcos Lavezo)
Com uma bandana de caveira na cabeça, o ex-atacante de Corinthians e Vasco fez sua estreia pela equipe, não balançou as redes, mas participou de três dos quatro gols do Tanabi. Na segunda etapa, a torcida pediu e o meia Marco Antônio Boiadeiro, que atuou em clubes como Corinthians, Cruzeiro e Vasco, participou dos minutos finais do jogo, mesmo com seus 47 anos.
Sem médico, nada de jogo
Também pela quarta divisão paulista, Portuguesa Santista e Mauaense sequer entraram em campo. A partida, válida pela quarta rodada da competição, foi suspensa pelo árbitro do confronto devido à falta de médico no estádio Pedro Benedetti, em Mauá.
O médico da equipe da casa não estava portando o seu número de identificação do Conselho Regional de Medicina (CRM), e o jogo não pôde ser realizado. A Portuguesa é a terceira colocada no Grupo 8, com seis pontos em três jogos, e o Mauaense é o lanterna, com nenhum ponto.
Eterno herói da "Batalha dos Aflitos" fica fora de decisão por pênaltis
Emoção não faltou na decisão do Campeonato Alagoano. Após vencer o CSA no primeiro confronto por 4 a 2, o CRB perdeu por 1 a 0 no segundo jogo e o título foi decidido nos pênaltis. O goleiro Thiago foi o herói da noite para o time regatiano, ao defender duas cobranças de penalidades.
Galatto Final CRB (Foto: Viviane Leão/GLOBOESPORTE.COM)Machucado, Galatto sai chorando de campo na final do Campeoanto Alagoano (Foto: Viviane Leão)
No entanto, Thiago só conseguiu tal oportunidade porque o titular, Galatto, se machucou aos 41 minutos do primeiro tempo. O camisa 1 do CRB, que ficará sempre na memória dos gremistas por ter defendido um pênalti decisivo na famosa "Batalha dos Aflitos", na Série B de 2005, contra o Náutico, saiu de campo chorando e lamentou não ter participado do momento final da decisão no Campeonato Alagoano.
- Nos pênaltis, quando tudo acaba bem é mais gostoso. Foi sofrido mas graças a Deus deu tudo certo. Quanto ao fato de eu não ter podido participar dos pênaltis, se eu falar que não fiquei triste vou estar mentindo, claro que fiquei um pouco triste, mas o meu amigo conseguiu suprir a minha falta - disse se referindo ao goleiro Thiago.
De quem é o Mineirão?
A goleada no primeiro confronto da final do Campeonato Mineiro não desanimou a torcida do Cruzeiro. Mesmo após perder por 3 a 0 para o rival Atlético-MG no jogo de ida, os torcedores celestes prepararam uma grande festa na partida de volta. Os cruzeirenses aproveitaram o fato de terem a maior parte dos ingressos, lotaram o estádio e mostraram um mosaico com a seguinte frase: ‘“O Mineirão é nosso”, em provocação ao Galo, que tem mandado seus jogos no Independência (veja no vídeo ao lado).
No entanto, após a vitória por 2 a 1 da Raposa e o título assegurado do Atlético-MG, Ronaldinho Gaúcho não perdeu a chance de provocar os rivais. Após a conquista de seu primeiro título pelo Atlético-MG, o camisa 10 batia no peito e gritava:
- Ah, uhu, o Mineirão é nosso! Ah, uhu, o Mineirão é nosso!
Alexandre Kalil Atlético-mg mineirão (Foto: Mauricio Paulucci)Alexandre Kalil não deixou de alfinetar o rival (Foto:
Mauricio Paulucci)
Mais provocações na decisão do Mineiro
Os gritos ao fim da partida não foram as únicas provocações de Ronaldinho aos rivais. Após fazer uma espécie de “bonde” com os companheiros na comemoração de seu gol, o craque, antes do reinício da partida, simulou um arremesso de granada contra a torcida do Cruzeiro (clique aqui e veja o vídeo).
O meia não era o único que estava com a língua afiada. O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, também não perdoou mais um título em cima do rival.
- Gostoso, bater no Cruzeiro é sempre gostoso, mas agora está perdendo a graça, já foi melhor – declarou o dirigente.
A provocações não ficaram apenas no lado alvinegro do clássico. O goleiro Fábio, mesmo com a derrota, alfinetou o Galo ao lembrar das duas derrotas do rival para a Raposa no Mineirão em 2013.
- O Cruzeiro não tem que provar nada para ninguém. Mostramos dentro de campo. Vencemos a equipe deles duas vezes, a equipe que dizem que é a melhor do Brasil. Mas nós não vimos isso. Quando cai em outro estádio, não consegue jogar – disse o goleiro.
Concentração para final "prejudica" Tite em casa
Após ser eliminado para o Boca Juniors, nas oitavas de final da Libertadores, na última quarta-feira, o Corinthians teve pouco tempo para se preparar para o segundo jogo da final do Paulistão, contra o Santos. A preparação do Timão para o confronto com o Peixe se tornou mais mental, e não tática ou física. Para o técnico Tite, a concentração foi tanta, que ele teve pouco tempo para se dedicar à família (veja no vídeo acima).
- Sem brincadeira, não consegui namorar. A dona Rose deve estar... (risos) – brincou o comandante alvinegro.
Pato e Bárbara Berlusconi: "True Love"
Se Tite teve "dificuldades para namorar", a principal contratação do Corinthians na temporada, provavelmente, não terá. Mesmo reserva, Alexandre Pato não escondeu a alegria com a conquista do Campeonato Paulista e comemorou o título com uma homenagem à namorada, a italiana Bárbara Berlusconi. O atacante ostentava uma camiseta com a seguinte frase, em inglês: “True love. I love you” (Amor verdadeiro. Eu te amo) (veja no vídeo acima).
- Ela tem me dado bons momentos, a homenagem é para ela – declarou o jogador, que se diz tranqüilo com a reserva momentânea.
- Depois de quatro meses, sempre bom ser campeão. Estou tranquilo, trabalhando e quem manda é o professor Tite.
‘Tem cachorro no campo!!’
A decisão do Campeonato Baiano estava praticamente finalizada. Após a goleada por 7 a 3 no primeiro jogo, o Vitória só perderia o título para o Bahia se fosse derrotado por quatro ou mais gols de diferença. A situação ficou ainda mais tranquila quando, aos 18 minutos do primeiro tempo, Dinei abriu o placar para o Leão. A partir de então o jogo ficou desinteressante, com poucos atrativos para o torcedor.
Aos 43 minutos da primeira etapa, a final do Baianão ganhou um personagem inusitado. Um cachorro invadiu o gramado do Barradão e, com absoluta tranquilidade, caminhou entre os jogadores (veja no vídeo acima). O goleiro do Tricolor, Omar, tentou pegar o animal, mas não teve êxito. Foi o bastante para festa dos torcedores rubro-negros, que gritaram "uh, é cachorrão" na arquibancada. Após dois minutos, o cachorro deixou o gramado e a partida foi retomada.
Bolas "somem", e final do Goianão tem confusão
Pela segunda vez no ano, o Atlético-GO abriu dois gols de vantagem em um clássico com o Goiás e cedeu o empate no segundo tempo. No último domingo, a perda foi maior, e o Dragão deixou escapar o título goiano com o 2 a 2 diante do rival. No entanto, desta vez, os rubro-negros não aceitaram tranquilamente o resultado. Após o segundo gol esmeraldino, que garantiu o título para a equipe alviverde, os atleticanos se revoltaram com a postura dos gandulas, que não estavam repondo as bolas em campo normalmente, e a confusão se instaurou (veja no vídeo), para revolta do técnico do Atlético-GO, Waldemar Lemos.
- Estamos em 2013 e mesmo assim estas coisas acontecem. As bolas sumiram no fim do jogo, nunca vi isso acontecer em clássico. Além disso, minha comissão técnica foi desrespeitada pela comissão técnica do Goiás. Eu não fui desrespeitado porque não permito isso, mas chamaram minha comissão técnica para a briga, insultaram meus companheiros, mandaram a gente ‘bater na cara’. Isso não se faz, estamos no século XXI. O Goiás não precisa disso – disse o treinador.
Acesso, título e invasão de gramado
Após a vitória em casa de 3 a 0 sobre o Democrata de Governador Valadares, no Estádio Zama Maciel, a URT garantiu o seu acesso para a elite do Campeonato Mineiro em 2014 após sete anos no Módulo II. Como se não bastasse ainda garantiu o título da competição. Os gols do Trovão Azul foram marcados pela dupla de ataque Robinho e Peri (2). Com o término da partida, os torcedores da URT, empolgados com a conquista, invadiram o gramado para comemorar.
Técnico "showman"
Chamado de louco por muitos, o técnico Celso Teixeira, do Potiguar de Mossoró, comandou o time na conquista do segundo título estadual da história do clube. Em uma final que teve de tudo, o time mossoroense bateu o América-RN nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. Durante a decisão, Celso foi um show a parte. Antes do jogo, reclamou da enorme lagoa formada na área técnica destinada ao Potiguar, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim.
Segundo ele, é estranho chover, e só ter formado a poça no lado onde ficava a sua equipe. Mesmo assim, o treinador dobrou as calças e atravessou a lama várias vezes para chegar mais perto do gramado e orientar seus jogadores. Ao longo de toda a partida, ele foi provocado e teve que ouvir os gritos de “perereca” vindo das arquibancadas americanas. Retrucou de forma discreta, mas não ficou parado um minuto. No intervalo, na saída para o vestiário, cumprimentou o atacante Itamar, do América-RN, e, como retribuição, recebeu um “carinho” indesejado, digamos assim. Já na volta para o campo, se desentendeu com Roberto Fernandes, técnico adversário, que vencia o jogo por 1 a 0. Os dois precisaram ser separados por jogadores e seguranças.
No segundo tempo, Celso ainda provocou Renatinho Potiguar, do América, devolvendo a “gentileza” de Itamar. O quarto árbitro da final, Leandro Saraiva, evitou uma briga neste momento. Após a decisão nos pênaltis, que garantiu o título para o Potiguar de Mossoró, ele recebeu uma "voadora" de Renatinho Potiguar. Na queda, ele ainda teria sido chutado por Ricardo Baiano e Índio Oliveira. Após receber a sua medalha de campeão, Celso Teixeira puxou junto com o elenco a música "Sabor de Mel", da cantora Damares. No fim, ele ainda teve tempo de se desentender com uma radialista e chamá-la de “palhaça”, após ser questionado se havia provocado os jogadores adversários.
Celso Teixeira, técnico do Potiguar de Mossoró, dentro da poça de lama no Barretão (Foto: Augusto Gomes)Celso Teixeira, técnico do Potiguar de Mossoró, dentro da poça de lama no Barretão (Foto: Augusto Gomes)
Goleiro reserva "assume" time durante jogo no Amazonas
Quando um técnico é expulso de campo, normalmente o auxiliar passa a dar as ordens à beira do gramado. E quando o auxiliar também é expulso? Em Manaus, no jogo de ida da final do Campeonato Amazonense entre Princesa e Nacional, tal situação ocorreu. O treinador do Princesa, Marcos Píter, e seu auxiliar, conhecido apenas como Tição, foram expulsos aos 28 minutos do primeiro tempo após reclamaram de um pênalti marcado a favor do rival. Até o fim da primeira etapa, a equipe ficou sem comandante. No segundo tempo, sobrou para o goleiro reserva Milton Martins.
- Não esperava nem participar do jogo, no máximo tomar o lugar do Luis Paulo (goleiro titular), caso algo acontecesse. Infelizmente tivemos esse problema inesperado e quando voltamos ao vestiário, no intervalo, o professor pediu para que eu assumisse o comando do time na volta ao gramado. Não pensei duas vezes. Foi um prazer ser útil dessa forma. Fiquei o tempo todo no telefone com ele (treinador) e assim conseguimos levar a partida e garantir essa vitória. Foi uma boa estreia com treinador, quem sabe um dia eu não me arrisco - brincou o goleiro Milton Martins.
Milton, goleiro reserva do Princesa (Foto: Isabella Pina)Goleiro reserva do Princesa, Milton Martins assumiu comando da equipe na final do Amazonense (Foto: Isabella Pina)

R10 puxa pagode, e elenco do Galo filma a festa a caminho do Mineirão

Com celular, lateral Marcos Rocha grava jogadores impressionados com a torcida nas ruas de BH e pérolas no comentários: ‘Olha lá aquele bêbado’

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
99 comentários
O barulho era diferente dentro e fora do ônibus, mas o objetivo era o mesmo: empurrar o Galo rumo ao título mineiro. Nas ruas de Belo Horizonte, a torcida do Atlético-MG fazia a festa enquanto o time seguia para o Mineirão, palco da final contra o Cruzeiro. Dentro do veículo, pagode rolando solto, celulares em punho e o olhar atento do lateral Marcos Rocha, que registrou boa parte do percurso (veja no vídeo ao lado). O incentivo deu certo. Apesar da derrota por 2 a 1, o Galo levantou a taça do Estadual e fez a torcida explodir.
No estádio, o Atlético tinha pouco mais de 10% do público, já que o Cruzeiro era mandante. Coube então à torcida alvinegra, em dia de “visitante”, encontrar formas alternativas de apoiar o time. Foi o que aconteceu. Poucas horas antes de a bola rolar, centenas de torcedores do Atlético-MG foram para a porta da Cidade do Galo, centro de treinamento do clube. Dali até o Mineirão, muito barulho e festa sem parar.
Quando o ônibus deixou o CT, os atletas do Atlético-MG ficaram impressionados. O Enquanto Marcos Rocha registrava tudo no celular, outro grupo, liderado por Ronaldinho Gaúcho, tocava um animado pagode. O craque do Galo caprichava no tantã e puxava o ritmo no ônibus.
Do lado de fora, a empolgação dos torcedores era tanta que os jogadores não escondiam as expressões de espanto. E não faltaram pérolas, de atletas nem sempre identificados no vídeo.
- Olha lá aquele bêbado, o cavalo vai pisar nele - alertou um jogador.
Outro comentou a ação da polícia, que penava para manter a ordem diante das centenas de torcedores atleticanos.
- Os caras jogam pra cima mesmo - afirmou, sobre a ação dos policiais batedores que acompanhavam o ônibus.
Do CT, alguns torcedores partiram em carreata até o Mineirão. E deu certo. No fim, festa do Galo, com o bicampeonato em Minas Gerais.

Mira torta: jogadores erram palpites em 2012, mas têm nova chance agora

A partir desta terça-feira, GLOBOESPORTE.COM divulga a versão de 2013 da pesquisa que esmiuça opiniões e preferências dos jogadores brasileiros

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
683 comentários
O Corinthians não foi campeão, o Náutico não foi rebaixado, Neymar não foi o craque do campeonato, Luis Fabiano não conseguiu ser o artilheiro, Jefferson não conquistou o posto de melhor goleiro. No ano passado, em projeto do GLOBOESPORTE.COM e da revista Monet, os jogadores das séries A e B do Campeonato Brasileiro foram convidados a manifestar suas opiniões, previsões e preferências por meio de questionários entregues aos clubes - sempre sob a garantia de total anonimato. A mira deles esteve um tanto torta. A maioria errou suas apostas em 2012 (compare no infográfico abaixo). Mas agora os atletas têm nova chance. A partir desta terça-feira, o leitor conhecerá a versão 2013 da pesquisa.
Info Números Brasileirão CORRIGIDO (Foto: arte esporte)
Em quem os jogadores apostam como novo campeão brasileiro? E artilheiro? E craque do campeonato? E mais: quem é o jogador mais violento do futebol nacional? E o mais chato? Ou ainda: qual o melhor treinador em atividade no país e qual o pior entre aqueles que comandaram os jogadores que participaram da pesquisa?
As respostas serão esmiuçadas nos próximos dias. Nesta terça-feira, o GLOBOESPORTE.COM apresenta os favoritos dos boleiros para o título da Série A do Campeonato Brasileiro e as apostas deles para o acesso à primeira divisão.
Fluminense quebra previsões de 2012
A ótima campanha do Fluminense no Brasileirão do ano passado colocou por água abaixo as previsões dos jogadores. O Tricolor surpreendeu a maioria dos atletas. Ele foi apenas o quinto mais citado como principal candidato ao título antes de o campeonato começar, atrás de Corinthians, Santos, São Paulo e Inter, mas fechou a competição bem à frente deles. Foi campeão com cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Atlético-MG. O Corinthians, favorito da maior parte dos jogadores, terminou o campeonato em sexto.
De quebra, o Flu também teve Fred como artilheiro e craque do Brasileirão.No quesito bola na rede, as apostas dos jogadores foram quase certeiras. Luis Fabiano, do São Paulo, na época ficou um pouco à frente do camisa 9 das Laranjeiras em votos. No campeonato, eles efetivamente foram os dois principais goleadores, mas com Fred acima do ex-companheiro de seleção brasileira: 20 gols a 17.
Já para craque do campeonato, o mais votado no ano passado foi Neymar, disparado - citado por 60,5% dos jogadores que participaram da pesquisa. Porém, o eleito na Premiação Brasileirão 2012 foi Fred.
Diego Cavalieri também se deu bem. Destacou-se como melhor goleiro do campeonato. Assim, desbancou Jefferson, do Botafogo, o mais citado pelos jogadores. O curioso é que o guarda-redes do Flu sequer ficou entre os cinco mais votados no ano passado.
Só um acerto entre os rebaixados
Dos quatro rebaixados à Série B, apenas um esteve entre os favoritos dos jogadores para a queda. Foi o Atlético-GO. O Dragão só foi menos citado do que o Náutico, mas o Timbu conseguiu se manter na primeira divisão.
O mesmo aconteceu com Ponte Preta e Portuguesa. Apontados pelos jogadores como possíveis rebaixados, os dois clubes conseguiram se manter. Figueirense, Palmeiras e Sport decepcionaram e acabaram descendo para a Série B.

Da lama ao caos: estádio da final do Potiguar ainda apresenta problemas

Ainda inacabado, Barretão tem bilheteria improvisada, lama na área técnica e quedas de energia constantes durante final entre América-RN e Potiguar

Por Augusto Gomes Ceará-Mirim, RN
48 comentários
Nova bilheteria do Estádio Barretão, em Ceará-Mirim (Foto: Augusto Gomes)Nova bilheteria foi improvisada no Estádio Barretão,
que segue inacabado (Foto: Augusto Gomes)
Dez dias após a inauguração oficial, quando foram constatadas várias falhas, o Estádio Barretão, na Grande Natal, recebeu neste domingo a final do Campeonato Potiguar. Com improvisos por todo lado, a construção, ainda inacabada, apresentou problemas antes, durante e depois do jogo entre América-RN e Potiguar de Mossoró, vencido pelos mossoroenses nos pênaltis.
Fora do estádio, o torcedor precisou enfrentar a lama para chegar à bilheteria. E dentro dele o lamaçal chegou quase à beira do campo. Também foi preciso superar a desorganização para assistir à partida. As quedas de energia dificultaram a impressão de ingressos, e muitos torcedores ficaram mais de 40 minutos na fila. Lá dentro, as extremidades das arquibancadas, ainda sem acabamento, apresentavam ferros expostos.
Diferentemente do jogo anterior, desta vez foram abertos mais portões de acesso - um dos poucos positivos do domingo. O módulo 2, que fica atrás de uma das traves, foi dividido para receber as torcidas. No lado americano, de forma improvisada, foram colocadas catracas exclusivas. Do lado do Potiguar, ao entrar no estádio, os mesmos ferros expostos e a aparência de obra inacabada chamaram a atenção, apesar dos 10 dias que a empresa proprietária teve para concluir o estádio. O Barretão já tinha sido liberado pela Confederação Brasileira de Futebol, pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar para receber América-RN x Atlético-PR pela Copa do Brasil, no dia 9.
Lama dentro do estádio
Poça de lama foi formada na área técnica do Potiguar de Mossoró, no Barretão (Foto: Augusto Gomes)O técnico do Potiguar dobrou as calças para atravessar a enorme poça de lama (Foto: Augusto Gomes)
Devido às chuvas, uma enorme lagoa foi formada na área técnica destinada ao Potiguar. Durante o jogo, o treinador Celso Teixeira reclamou, mas dobrou as calças e atravessou a lama por muitas vezes para chegar mais perto do gramado e orientar seus jogadores. Mais perto da área vip,também havia muita lama e morros de areia e barro.
Acesso complicado
Estádio Barretão, em Ceará-Mirim: módulos não têm ligação (Foto: Augusto Gomes)Módulos são separados, mas torcedores pularam
grade com tranquilidade (Foto: Augusto Gomes)
O estádio possui dois módulos de arquibancadas, mas eles não têm ligação. Alguns torcedores aproveitaram a displicência dos policiais e dos seguranças particulares para pular a grade e se juntar a amigos do outro lado. Antes, se arriscaram em um barranco existente entre os dois módulos.
Do lado oposto, em outro barranco, torcedores que nem precisaram pagar ingresso tinham visão privilegiada do jogo. Próximo a eles, o médico da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, Aelson Moacir Silva, reclamou da falta de comunicação com o lado externo do estádio, já que alguns torcedores passaram mal, e a única ambulância oferecida estava à beira do gramado.
Grades envergam
As grades que sustentam a tela de proteção das arquibancadas quebraram durante a comemoração do gol do América-RN, ainda no primeiro tempo. Alguns torcedores se arriscaram ao subir na grade e quase causaram um dano maior. Militares do Corpo de Bombeiros ainda tentaram isolar a área, mas, ao fim da disputa de pênaltis, alguns americanos, mais exaltados devido à derrota, voltaram a forçar o alambrado, que terminou bastante degradado.
Estádio Barretão: alambrado cedeu durante a final do Campeonato Potiguar (Foto: Augusto Gomes)Estádio Barretão: alambrado cedeu durante a final do Campeonato Potiguar (Foto: Augusto Gomes)
Sem energia
Antes da partida, as equipes de rádio sofriam com as constantes quedas de energia e tiveram muita dificuldade para transmitir a decisão. Sem espaço reservado, assim como na inauguração, os cinegrafistas das TVs ficaram amontoados e escondidos entre os torcedores.
Para o narrador Glauber Nascimento, o Barretão é um "canteiro de obras com duas traves e um gramado".
Acesso da torcida visitante ao Barretão; ferros expostos (Foto: Augusto Gomes)Torcida visitante se depara com este cenário ao entrar; ferros ainda expostos (Foto: Augusto Gomes)
Com a presença de muitas rádios do interior, algumas se posicionaram na área vip do estádio, que possui tendas à beira do gramado. O radialista Cesário Júnior também reclamou da falta de estrutura do Barretão.
- A verdade é que o Barretão ainda não está pronto. É um estádio que precisa melhorar muito, que realmente não está pronto para jogo nenhum. Faltou energia ontem várias vezes, dificultando nosso trabalho. Colocaram parte da imprensa do interior em tendas no meio da torcida do América, e, por pouco, um comentarista da nossa rádio não foi agredido por um torcedor - destacou.
Ainda devido à falta de energia, o árbitro Alício Pena Júnior e seus auxiliares não foram para os vestiários no intervalo. Os times também sofreram com este problema, mas a empresa que administra o estádio conseguiu solucionar a tempo.
Pelo Twitter, o presidente da FNF, José Vanildo, destacou que a entidade "lamenta as ocorrências negativas ocorridas na decisão do Barretão. Urgem imediatas providências e esclarecimentos técnicos convincentes".