quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Gomes se emociona ao saber que Vasco espera por ele, diz Dinamite

Presidente fala pela primeira vez sobre o futuro do treinador e quase o leva às lágrimas. Recuperação segue positiva

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Desde que Ricardo Gomes sofreu o AVC (acidente vascular cerebral) que o deixou internado no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, há mais de duas semanas, o presidente Roberto Dinamite foi enfático ao dizer que o Vasco não vai procurar nenhum treinador enquanto não tiver qualquer definição sobre o processo de recuperação. Nesta quarta-feira, Dinamite deixou isso claro para o próprio treinador. Ao escutar as palavras, Ricardo não conteve a emoção.
Ao lado da esposa Liliane Marins, que confirmou a reação emocionada de Ricardo Gomes, e do chefe do departamento médico do Vasco, doutor Clovis Munhoz, Dinamite voltou a dizer que ninguém no clube está autorizado a falar nada sobre treinador e garantiu que espera por Gomes o tempo que for.
Roberto Dinamite visita Ricardo Gomes no hospital (Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)Roberto Dinamite conversa com Gomes sobre o futuro e quase leva treinador às lágrimas (Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)
- Já havia dito isso e volto a garantir. Seguimos esperando por ele e vi como ele se emocionou quando falamos isso. O Ricardo ameaçou até chorar. A evolução está ótima, ele está sorrindo, falando, se mexendo... Vamos continuar rezando e torcendo para que ele volte logo ao nosso convívio em campo e, fora dele, bebendo um bom vinho durante um jantar. Já existe essa possibilidade de ele estar totalmente recuperado - afirmou o presidente vascaíno, que voltou a agradecer às manifestações de carinho.
- A gente percebe como uma pessoa é querida em momentos como esse. Por todos os lugares pelos quais eu passo todos me mandam mensagens, pedem para entregar cartas de apoio com mensagens bonitas. E o Ricardo é isso - disse.
Dinamite não havia tido um contato tão próximo como o que teve nesta quarta. Em todas as visitas ele preferiu apenas dar apoio aos familiares ao invés de entrar no CTI, por exemplo. Agora que chegou até a conversar, não conseguiu tirar o sorriso do rosto e lembrou até dos tempos em que o enfrentou dentro de campo.
- Ele não está mais com aquela cara de doente. Pelo contrário, está com o mesmo semblante de quem o conhece bem. E em campo ele era assim. Chegamos até a relembrar nossos confrontos e ele riu bastante. O astral é positivo - finalizou.
Clovis Munhoz confirma evolução
Clovis Munhoz no hospital com Ricardo Gomes (Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)Clovis Munhoz diz que recuperação de Gomes tem
sido excelente (Foto: Rafael Cavalieri)
As palavras de Dinamite foram confirmadas por Clovis Munhoz. O chefe do departamento médico do Vasco afirmou que a evolução é mais do que satisfatória e que Ricardo Gomes interage com todos. A quetão da fala, a mais preocupante, também melhora a cada dia, principalmente com os trabalhos da equipe de fonoaudiologia.
- São 18 dias internados. Para quem é de fora pode parecer uma eternidade, mas em termos médicos é excelente em função da gravidade do caso. Ele ainda não conversa rapidamente, mas só de entender e conseguir responder ao que se pergunta é algo incrível. Existem pacientes que passam mais de um mês sem falar nada, por exemplo - afirmou.
Evolução segue positiva
O técnico Ricardo Gomes completou 48 horas em quarto privativo e sua evolução permanece constante. Ele não teve qualquer tipo de alteração clínica ou neurológica e segue lúcido, respirando de maneira espontânea e interagindo com os familiares e os demais visitantes. A grande novidade é que a sonda de nutrição foi retirada de maneira completa e ele passa a iniciar a dieta oral.
O comandante vascaíno ficou 15 dias internado no CTI. Os médicos não firmam uma data precisa, mas a previsão é de que em aproximadamente duas semanas ele possa ter alta do hospital e continuar a recuperação em casa. Neste meio tempo, são realizadas sessões de fisioterapia e fonoaudiologia para amenizar possíveis sequelas.

Entenda o caso
Ricardo Gomes sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco, no domingo, dia 28 de agosto, no Engenhão. Foi levado inicialmente para o centro médico do estádio e, em seguida, encaminhado para o Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foi submetido a uma cirurgia que durou cerca de três horas e meia. A hemorragia no cérebro em decorrência do AVC sofrido pelo treinador foi estancada, e a circulação, restabelecida.
No ano passado, quando ainda comandava o São Paulo, Ricardo Gomes teve uma vasculite, considerada um pequeno AVC, e precisou ficar internado após o clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista. No entanto, o médico do Vasco Clóvis Munhoz assegura que o problema não é relacionado com o enfrentado pelo treinador na outra ocasião

Choro de Bernardo não causa preocupação na diretoria vascaína

Rodrigo Caetano afirma que clube dará todo o suporte necessário e que renovação de Marcio Careca teve o aval da comissão técnica

Por Fábio Leme Rio de Janeiro
Bernardo chorando no treino do Vasco (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Bernardo chora e é consolado por Cristóvão no
treino (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Em algumas situações na vida de qualquer trabalhador comum, o lado pessoal pode influenciar na questão profissional, inclusive com jogador de futebol. Aparentemente, foi isso que ocorreu com apoiador Bernardo, que foi às lágrimas no treino desta manhã em São Januário durante uma conversa com o técnico Cristóvão Borges. O diretor executivo, Rodrigo Caetano, garantiu que o atleta terá todo o apoio necessário por parte do clube, mas afirmou que o lugar onde a tristeza foi externada poderia ter sido outro.

- Nós vamos dar o suporte necessário para ele, nós temos um staff para isso. A manifestação dele, talvez, tenha sido no local errado, se fosse em outro momento seria apenas mais um dos casos que acontecem internamente – afirmou.

Em relação à renovação de contrato do lateral-esquerdo Marcio Careca, que não vem tendo muitas oportunidades na equipe titular, inclusive, sendo reserva do improvisado volante Jumar, o diretor executivo revelou que a prorrogação do vínculo do atleta com o clube já estava definida anteriormente.

- Era algo definido lá atrás. O fato de o Jumar vir jogando é uma questão técnica. Hoje, o elenco do Vasco tem dois laterais, o Julinho e o Marcio. Quanto à torcida, nós não tomamos decisão no apupo ou aplauso do torcedor, nossa análise vai além. Se amanhã, ele não fizer parte dos planos, ele terá mercado, com certeza. Evidente que tudo teve o aval da comissão técnica – explicou.


Marcio Careca, de 33 anos, renovou o contrato com o clube até dezembro de 2012. O jogador, que chegou no início de 2010, não vem tendo muitas oportunidades. Dos 54 jogos do Vasco na temporada, o lateral atuou por 26 vezes, sendo 19 como titular e ainda não fez gol.
 

Site de Neymar responde a Rogério Ceni: ‘Chato pra c***’

Com aval do atacante santista, texto com críticas a goleiro são-paulino é publicado em sua página oficial na internet

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Neymar foto twitter (Foto: Reprodução / Twitter)Neymar "tuitou" o texto que está em seu site oficial
com críticas a Ceni (Foto: Reprodução / Twitter)
Neymar ainda não deu entrevistas sobre o recente ataque que recebeu de Rogério Ceni, mas, nesta quarta-feira, o atacante santista publicou em seu Twitter, que tem mais de dois milhões de seguidores, o link para um texto em seu site oficial com uma resposta ao goleiro são-paulino. E não foi uma resposta qualquer.
- Rogério Ceni é chato pra c*** - diz o texto, assinado por Alex Bernardo, membro do estafe de Neymar e responsável pelas publicações no site oficial do santista.
A frase, diz Alex Bernardo, é a reprodução de um comentário feito pelo narrador Milton Leite, da Rede Globo, que vazou na internet em 2009, sem nunca ter ido ao ar. O autor do texto disse ter lembrado da frase diante da acusação feita por Ceni, de que 50% das faltas sofridas por Neymar são simulações do santista.
- É o tipo de declaração que não condiz com a sua condição de ídolo. É inimaginável escutar a mesma coisa de outras pessoas idolatradas pelo torcedor brasileiro como Zico, Marcos, Romário, Ronaldo, Rivaldo, enfim... Todas as declarações destes atletas sempre serão de defesa do talento. Nunca o contrário! – diz o autor do texto.
Alex Bernardo entende que Rogério “vem se mostrando um tanto quanto vingativo sempre que a conversa gira em torno do Neymar” desde que tomou um gol de pênalti com paradinha, no Campeonato Paulista do ano passado.
- Lembro que naquele dia (Ceni) abordou a “joia” ainda dentro de campo, como quem quisesse lhe dar uma bronca. Depois saiu falando sandices. Disse que “só no Brasil” era permitida a “paradinha”, que seria covardia contra o goleiro etc. Semanas depois tentou imitar o Neymar. Foi se meter a bater com "paradinha" e... perdeu. Errou! Que coisa, né ? Quer dizer então que ele podia bater com paradinha, mas não poderiam executar a cobrança da mesma forma quando ele fosse o goleiro? – ironiza Alex Bernardo.
A declaração de Rogério sobre Neymar foi feita na segunda-feira, no programa “Bem, Amigos”, do SporTV. O caso vem tendo imensa repercussão desde então. Até um jogador do Corinthians – Emerson Sheik – resolveu sair em defesa de Neymar.
 

Bota descarta reintegração imediata de Jobson, mas tem plano de apoio

Clube terá reunião com o atacante nos próximos dias. Ele terá de cumprir normas rigorosas se quiser voltar a defender o Alvinegro no futuro

Por Richard Souza Rio de Janeiro
  jobson chorando bahia x fluminense (Foto: Agência Estado) Bota não descarta dar outra chance a Jobson a
partir de março de 2012 (Foto: Agência Estado)
Após a decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) sobre o destino de Jobson, que respondia por um processo de doping no Campeonato Brasileiro de 2009, a diretoria do Botafogo se manifestou sobre o caso. A entidade determinou uma pena de dois anos de suspensão para o atacante. O período, porém, não passa a contar a partir desta quarta-feira, mas sim de setembro de 2010. Como o jogador já cumpriu seis meses de suspensão no ano passado, tempo que é contado como parte da punição, ele poderá voltar a jogar em 6 de março de 2012.
Com os direitos presos ao Botafogo até 2015, Jobson terá um encontro com a diretoria nos próximos dias, possivelmente ainda esta semana. Na reunião, vai ouvir dos dirigentes alvinegros que terá de seguir um programa elaborado pelo clube se quiser ter a chance de voltar a defender o Glorioso após o cumprimento da pena. A reintegração imediata ao grupo profissional está completamente descartada, como informou o gerente de futebol Anderson Barros.
- A chance de ser reintegrado é nenhuma, nem cogitamos isso. Isso não vou autorizar, respaldado pela vice-presidência de futebol e pela presidência, claro. Desde o primeiro momento, quando houve a saída dele, considerando o ano de 2011, e a saída do Atlético-MG, fomos cobrados e dissemos que tínhamos o planejamento definido para que o Jobson pudesse voltar ao Botafogo. Teremos uma reunião em breve, nos próximos dias, e estamos autorizando a rescisão contratual dele junto ao Bahia. Automaticamente, retorna o seu vínculo ao Botafogo. Vamos apresentar uma série de situações para ele, para que possa ter um processo de reintegração ou recuperação. Somente depois desses seis meses o Botafogo tomará sua decisão.
O Botafogo não dá detalhes sobre esta programação, mas entende que o histórico de Jobson não permite ao clube apenas reincorporá-lo. A ideia é, passo a passo, auxiliá-lo num amplo processo de recuperação.
- O Jobson esteve no Botafogo, cometeu um erro, foi apenado por esse erro, pagou. Errou no Atlético-MG e tentamos corrigir. Esteve no Bahia, errou novamente. Todos que cometem erros precisam pagar e mostrar que merecem uma nova oportunidade. Algumas condições vão ser impostas. Passa por um processo de recuperação para que ele tenha a chance de ter apoio e uma relação com o Botafogo. Ele pode vir a fazer parte. Nem vou dizer a ele se vai ter ou não chance. Primeiro ele tem que provar. Faça isso primeiro e depois o Botafogo decide. Essa é a situação muito clara em relação ao Jobson.
Anderson Barros diz que o Botafogo considera viável dar um suporte financeiro ao atleta, algo que também será planejado a partir do comprometimento do jogador.

- Entendo que sim. Até porque eu não acredito que ele tenha economizado o suficiente para ficar seis meses sem nenhum tipo de auxílio. Como não vai poder exercer a função, cabe ao Botafogo dar todo suporte. Para que isso aconteça, ele vai superando as etapas. Temos profissionais específicos que vão cuidar do caso. Nesta situação (suspensão), o Botafogo teria direito a suspensão contratual, por exemplo. Temos um programa, se for todo ele cumprido, vamos poder dar um suporte a ele. É um investimento que o Botafogo fez, um patrimônio do clube. Se estiver em recuperação, não há razão para não auxiliá-lo.
Ex-companheiro torce pela recuperação
O zagueiro Antônio Carlos jogou com Jobson no Botafogo e comentou a decisão da Corte Arbitral do Esporte. Segundo ele, é hora de o atacante refletir sobre os erros que tem cometido. Ele, no entanto, lembra que é preciso apoiá-lo.
- O Jobson teve alguns deslizes, teve a carreira um pouco manchada pelas coisas que fez fora de campo. Espero que quando ele voltar da punição possa refletir um pouco mais do que a vida pode aferecer a ele, ele tem uma família por trás. Esses seis meses vão ser bons e ele vai poder ver o que pode acertar. Fora de campo tem de ser ajudado. Não adianta falar mal, do que ele faz, é momento de ajudar. Aqui, tentamos ajudar da melhor forma, foi uma decisão da diretoria e respeitamos. Torço para que ele volte da melhor maneira possível e com a cabeça bem melhor. Todo mundo aqui gosta dele. Ele não fazia mal para o grupo. Se estiver com a gente, vamos tentar ajudar. Conversei bastante com ele enquanto esteve aqui, disse que ele perdeu oportunidades, até de servir à Seleção Brasileira. É um cara novo e está deixando a chance passar. Nossa carreira é tão curta. Depois, quando ele perceber vai estar mais velho, numa divisão que não queria jogar, num time que não queria jogar – disse.
Entenda o caso
Jobson foi flagrado no exame antidoping na reta final do Campeonato Brasileiro de 2009, em partidas contra o Coritiba e o Palmeiras, quando defendia o Botafogo. O laudo apontou uso de cocaína; diante do juiz, o atacante admitiu ter usado crack. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgou o caso e condenou o jogador a cumprir dois anos de suspensão. No entanto, após recurso, a pena foi reduzida a seis meses e cumprida no primeiro semestre de 2010.

O processo terminaria aí, se a Wada (Agência Mundial Antidoping) não tivesse entrado com um recurso: a instituição considerou a punição muito leve e pediu a pena base para casos de doping, que é de dois anos de suspensão. O atacante foi julgado pela CAS, na Suíça, no dia 21 de junho, e a decisão foi anunciada nesta quarta-feira.

Convidado, Trabzonspor bate Inter e protagoniza 1ª zebra da Champions

Em outro jogo do Grupo B, CSKA de Vagner Love arranca empate com o Lille na França após sair perdendo por 2 a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
O Trabzonspor aprontou a primeira zebra da Liga dos Campeões 2011/2012. Convidado para disputa do torneio após a exclusão do Fenerbahçe por conta do escândalo de manipulação de resultados na Turquia, o "Maremoto negro", apelido da equipe, foi a Milão e, com autoridade, derrotou o Internazionale por 1 a 0 em jogo válido pela primeira rodada do Grupo B. Celustka fez o gol da vitória que deixa o técnico do time italiano, Gian Piero Gasperini, bastante pressionado.
Em outro jogo do grupo, o CSKA Moscou, do atacante brasileiro Vagner Love, visitou o Lille e arrancou um empate de 2 a 2 depois de sair perdendo por 2 a 0. Sow, de letra, e Pedretti anotaram para os franceses. Doumbia, em duas oportunidades, sendo a última delas aos 45 minutos do segundo tempo, marcou os gols do clube russo.
Veja os resultados da 1ª rodada, classificação e próximos jogos da Liga dos Campeões
Inter: lenta e previsível
Com Sneijder, Zárate e Pazzini formando uma espécie de tridente ofensivo, o Inter de Milão começou tentando pressionar o Trabzonspor, dos brasileiros Alanzinho (ex-Flamengo) e Paulo Henrique (ex-Atlético-MG).
No entanto, ainda sentindo falta de entrosamento, principalmente no setor ofensivo, o Inter foi perdendo aos poucos a empolgação inicial. Lenta e previsível, a equipe italiana, que teve os brasucas Julio César, Lúcio e Jonathan como titulares pouco produziu na primeira etapa e só ameaçou a meta adversária com perigo aos 33 em um chute de Pazzini.
Insatisfeito com o desempenho da equipe, o técnico Gian Piero Gasperini sacou de uma só vez o inoperante meia Obi e o sem pontaria Pazzini aos dez do segundo tempo. Nos seus lugares, respectivamente, o jovem Ricky Alvaréz, apelidado de “Kaká argentino” por conta de sua semelhança física com o craque brasileiro, e o experiente Diego Milito.
Wesley Sneijder e Gustavo Colman, Inter de Milão X Trabzonspor (Foto: Getty Images)Gustavo Colman e Sneijder disputam jogada (Foto: Getty Images)
Argentinos entram, mas não dão sorte
Com os dois hermanos em campo, o Inter tentou partir para cima do Trabzonspor que, seguro na defesa, explorava os contra-ataques. Em um deles, aos 31, abriu o placar com Celustka que aproveitou a sobra de um chute no travessão do meia Halil Antintop.
Em desvantagem, o Inter, já com o meia brasileiro Philippe Coutinho, tentou desesperadamente buscar o empate. Mas, atabalhoado e desorganizado, o time anfitrião não conseguiu o objetivo e deixou o campo vaiado pela sua torcida.
Confira os jogos desta quarta-feira:
Grupo A
Manchester City 1 x 1 Napoli
Villarreal 0 x 2 Bayern de Munique
Grupo B
Lille 2 x 2 CSKA
Inter de Milão 0 x 1 Trabzonspor
Grupo C
Basel 2 x 1 Otelul
Benfica 1 x 1 Manchester United
Grupo D
Dínamo Zagreb 0 x 1 Real Madrid
Ajax 0 x 0 Lyon

Matemático aponta números-chave do Campeonato Brasileiro: 76, 65 e 47

Para Tristão Garcia, média de dois pontos por jogo garante título. Matemático também faz contas para quem quer ir à Libertadores ou fugir da degola

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Passadas 23 rodadas do Campeonato Brasileiro, ainda é muito complicado apontar um favorito ao título. Com o primeiro e o oitavo colocados separados por nove pontos, a disputa está aberta e dá a pinta de que assim seguirá até as últimas rodadas. Os números-chave da competição apontam nesta direção. Afinal, ninguém está alcançando, no atual momento, um aproveitamento de campeão.
De acordo com o matemático Tristão Garcia, são necessários 76 pontos para assegurar a taça - o que significa um aproveitamento de 66,7%. O líder Corinthians, que soma 43 pontos, tem 62,3%. Se mantiver esse aproveitamento, terminará o campeonato com os mesmos 71 pontos do campeão de 2010, o Fluminense. Em 2009, o Flamengo faturou o título com 67 pontos.
- O que assegura o título é a média de dois pontos por jogo, ou muito próxima dela. Resumindo, com 76 pontos, é campeão. Mas o que está se desenhando de novo é a falta de fôlego, como aconteceu nos dois últimos anos - destacou Tristão, que, apesar de admitir a tendência, ainda não arrisca um número inferior a 76 pontos como certeza de título.
HISTÓRICO NAS EDIÇÕES DE CAMPEONATO BRASILEIRO COM O FORMATO ATUAL
  2006 2007 2008 2009 2010 2011 (para assegurar)
Campeão 78 pontos
(São Paulo)
77 pontos
(São Paulo)
75 pontos
(São Paulo)
67 pontos (Flamengo) 71 pontos (Fluminense) 76 pontos
Última vaga  Libertadores 60 pontos* (Paraná) 60 pontos* (Cruzeiro) 65 pontos (Palmeiras) 62 pontos (Cruzeiro) 63 pontos (Grêmio) 65 pontos
Fuga da degola 45 pontos (Fluminense) 45 pontos (Goiás) 44 pontos** (Náutico) 46 pontos (Fluminense) 42 pontos** (Atlético-Go) 47 pontos
* Paraná e Cruzeiro acabaram em quinto, mas tinham à frente Inter e Fluminense, que já estavam classificados
** Figueirense (2008) e Vitória (2010) caíram com estas mesmas pontuações (perderam nos critérios de desempate)
 Desde 2006, quando o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado no atual formato (20 clubes, por pontos corridos), em duas vezes o campeão bateu a marca de 76 pontos. Em 2006 e 2007, o São Paulo fez 78 e 77 pontos, respectivamente. Voltou a levar a taça em 2008, mas com 75 pontos.
Na outra ponta da tabela, a projeção do matemático para quem quer escapar do rebaixamento aponta a marca de 47 pontos. Historicamente, o pior quadro se deu em 2009, quando o Coritiba, com 45 pontos, acabou rebaixado. Em 2010, por outro lado, o Atlético-GO escapou com 42. Mas, por enquanto, segurança mesmo só chegando a 47.
Quanto às vagas na Libertadores, Tristão Garcia faz contas relativas apenas a três postos do Brasileirão. Isto se dá porque, no caso de o campeão da Sul-Americana ser um clube brasileiro, haverá uma vaga a menos. O tradicional G-4, que hoje é G-5 por causa do Vasco, viraria G-3.
As contas do matemático ainda excluem Vasco e Santos, que já asseguraram classificação por terem ganhado a Copa do Brasil e a Libertadores deste ano.
- No momento, eu trabalho com 65 pontos para três vagas. O quarto deve estar encostado nisso - disse Tristão, referindo-se à pontuação para uma quarta vaga, não calculada.
Desde 2006, a menor pontuação que valeu lugar na Libertadores via Brasilerão foi 60 pontos. Entretanto, nessa situação - que se repetiu duas vezes - os classificados ficaram em quinto lugar (Paraná, em 2006, e Cruzeiro, em 2007), beneficiados pelas colocações dentro do G-4 de Inter (campeão da Libertadores de 2006) e Fluminense (vencedor da Copa do Brasil de 2007).
Curioso é notar que, nos últimos três Brasileirões, após a 23ª rodada, liderava a competição uma equipe que não acabou campeã. Abaixo, um panorama completo das edições desde 2006 quando da 23ª rodada.
Retrospectiva G4 Rodada 23 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Quanto ao rebaixamento, é possível observar que, em geral, a situação também tende a sofrer alterações até o fim. Em 2009, Fluminense e Botafogo estavam no Z-4 na 23ª rodada e depois escaparam. No ano seguinte, os Atléticos de Minas e Goiás encontravam-se dentro da zona perigosa mas conseguiram se manter na elite.
Retrospectiva Z4 Rodada 23 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Restam 15 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. São 45 pontos em disputa e muitas emoções pela frente. Até 4 de dezembro, data da última rodada, as disputas pelo título, pelas vagas na Libertadores e para escapar do rebaixamento prometem ferver.

Maradona acusa Sergio Batista de aceitar suborno para escalar atletas

Ex-técnico da Argentina e atual comandante do Al Wasl, Dieguito ainda lamenta saída da seleção, mas ressalta que 'o luto já passou'

Por GLOBOESPORTE.COM Abu Dhabi, Emirados Árabes
maradaona al wasl coletiva  (Foto: Agência EFE)Maradona em coletiva do Al Wasl(Foto:Agência EFE)
Um microfone apontado para Diego Maradona é certeza de polêmica. Com a língua cada vez mais afiada, o ex-jogador argentino não perde a oportunidade de criticar e atirar para todos os lados. Desta vez, o ex-técnico da seleção (atualmente no Al Wasl, dos Emirados Árabes) acusou seu sucessor Sergio Batista de aceitar receber suborno para escalar atletas na equipe nacional, e insinuou que teve que deixar o cargo por não aceitar dinheiro em troca de convocações.
Em entrevista ao canal "Tyc Sports", Diego lembrou que Batista esteve cotado para assumir a seleção em 2008, antes do Pibe ser escolhido para o lugar do demitido Alfio Basile. Segundo Maradona, Batista e o ex-zagueiro José Luis Brown estariam negociando com a AFA e teriam um acordo com o ex-jogador e agora empresário Carlos Mac Allister para convocar jogadores representados por ele.
- Desde que chegamos à seleção acabaram os subornos. Vieram me oferecer suborno por alguns jogadores porque já tinham acertado com Checho (Sergio Batista) e com (Jose Luis) Brown para comandarem a seleção - disse.
Maradona ficou no comando da seleção até a Copa do Mundo de 2010, quando foi eliminado nas quartas de final pela Holanda. Sergio Batista assumiu a "albiceleste" em seguida e fracassou na Copa América deste ano: derrota também nas quartas para o Uruguai, nos pênaltis.
- O primeiro a se sentir magoado por não estar na seleção sou eu. O luto já passou e estou muito feliz em Dubai, querendo mostrar que quando te dão tempo você pode fazer as coisas direito - declarou.

Patricia tem conversa descontraída com Luxa e comissão técnica

Em meio à crise, presidente rubro-negra vai ao Ninho do Urubu e assiste ao fim do treinamento sem Ronaldinho, o seu principal bombeiro

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
patricia amorim luxemburgo flamengo (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Patricia dá abraço caloroso em Luxemburgo
(Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
O cenário registrava com precisão o momento do Flamengo. Sem vencer há oito jogos, em meio à pressão, o grupo se reapresentou, nesta quarta-feira, sob nuvens carregadas e forte chuva. A presidente Patricia Amorim encarou o céu cinzento para marcar presença no treinamento da tarde.
A dirigente chegou já no final da atividade e ficou na beira do campo, acompanhando os últimos toques da movimentação. Quando chegou, alguns jogadores já tinham ido para o vestiário. Ela teve uma conversa descontraída, ainda no gramado, com o técnico Vanderlei Luxemburgo, em quem deu um caloroso abraço. Depois, eles seguiram para uma conversa reservada.
Mas seu principal bombeiro pra pagar crises internas não estava presente. Ronaldinho Gaúcho, líder do grupo e responsável em debater questões como premiações e problemas internos, está com a Seleção Brasileira, que enfrentará a Argentina à noite. Assim como Thiago Neves e Renato, também vozes ativas no elenco.
patricia amorim luxemburgo flamengo (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Patricia conversa com Luxa e membros da comissão
técnica (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
O efeito de uma conversa sem a presença de R10 não é o mesmo. Além de resolver questões de premiações, ele ajuda alguns companheiros. No início da temporada, por exemplo, Bottineli teve diferença no pagamento do salário e recorreu ao companheiro para que solucionasse o caso junto à presidente.
Nesse momento ruim, Patricia prometeu ficar mais próxima ao grupo. Luxemburgo, que chegou atrasado ao treino da manhã por problema no voo de Palmas para o Rio, comandou o trabalho da tarde.

Ainda no banco, Martinuccio se diz tranquilo: 'Praia, calor... só falta jogar'

Destaque da última Libertadores, argentino não reclama da reserva, mas diz que está se esforçando ao máximo para conquistar uma vaga entre os titulares

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Martinuccio chegou ao Fluminense com status de craque. Destaque do Peñarol, finalista da última Libertadores, o argentino encheu a torcida de esperança ao vestir a camisa tricolor pela primeira vez no último dia 21 de julho. Desde então, no entanto, quase dois meses se passaram e o atacante ainda não conquistou sua vaga na equipe do técnico Abel Braga. Foram apenas cinco jogos, todos entrando no segundo tempo.
Martinuccio sorri durante treinamento do Fluminense (Foto: Photocamera)Feliz, Martinuccio brinca durante treinamento do Fluminense. Só falta a titularidade (Foto: Photocamera)
Mas engana-se quem pensa que a situação desanima Martinuccio. A expectativa, ele assume, é grande. Mas o argentino da camisa 25 garante estar se empenhando ao máximo nos treinamentos para conquistar o quanto antes o seu espaço na equipe.
- Penso muito nisso, mas o elenco tem muita qualidade. Não é fácil. O técnico é o Abel e ele decide quem joga. Posso não estar jogando muito hoje, mas amanhã tudo pode mudar. Estou me empenhando ao máximo nos treinamentos para aproveitar bem as oportunidades. O mais importante é que os resultados estão aparecendo. Estou no Rio, tenho a praia, o calor... só falta mesmo jogar (risos) - disse Martinuccio.
Gosto da cidade, o grupo me recebeu bem e tenho contrato por mais quatro anos. Só falta mesmo a oportunidade para voltar a apresentar o mesmo rendimento da Libertadores"
Martinuccio, atacante do Fluminense
Muito tranquilo em suas declarações, o atacante lembrou que já conversou com Abelão sobre o seu posicionamento em campo. E deixou claro que seu maior objetivo é voltar a apresentar o mesmo futebol que chamou a atenção do Fluminense na Libertadores.
- Estou tranquilo apesar das poucas chances. Abel sabe que me posiciono mais a frente, mas que pode me escalar no meio se for preciso. Gosto da cidade, o grupo me recebeu bem e tenho contrato por mais quatro anos. Só falta mesmo a oportunidade para voltar a apresentar o mesmo rendimento da Libertadores - garantiu.
Depois de quatro vitórias seguidas, o Fluminense agora busca a quina. O próximo adversário é o Bahia, no domingo, às 16h (de Brasília), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 37 pontos, o Tricolor ocupa a quinta posição da competição.

Fábio responde declaração de Gilberto: 'Ele foi um pouco infeliz'

Goleiro cruzeirense não gostou de ser cobrado pelo colega de clube
e disse que não foge das responsabilidades

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Fábio no treino do Cruzeiro (Foto: Lucas Catta Prêta / GLOBOESPORTE.COM)Fábio treinou com capacete de proteção especial
(Foto: Lucas Catta Prêta / GLOBOESPORTE.COM)
Se o meia Roger evitou polemizar sobre as declarações de Gilberto, o goleiro Fábio não se esquivou do assunto. O camisa 1 celeste, que voltou aos trabalhos com bola nesta quarta-feira, ao ser questionado do assunto, não gostou nem um pouco ao saber que o colega o cobrou publicamente. Segundo Fábio, em sete anos de clube ele nunca fugiu às responsabilidades e que, por isso mesmo, Gilberto foi infeliz ao citar o nome dele.

- Se o Gilberto citou (o nome dele), ele foi um pouco infeliz. Estou aqui há sete anos e sempre assumi minhas responsabilidades, e nem por isso vou ficar citando os jogadores. Eu nunca fugi de chamar a responsabilidade.

Fábio, indiretamente, deu outra cutucada no companheiro. Para ele, só aqueles com personalidade não fogem das obrigações.

Um único grupo

Apesar do clima um pouco tenso, Fábio buscou negar a existência de grupinhos dentro do elenco celeste.

- O grupo do Fábio é o Cruzeiro, e faço o melhor pelo Cruzeiro, independentemente de quem possa não gostar. O pensamento é sempre do grupo unido e visando o melhor para o Cruzeiro. Não tem grupo nenhum.
 

Guardiola diz que nem Bolt ou metralhadora evitariam gol de Pato

Técnico do Barcelona lamenta empate com o Milan pela Liga dos Campeões

Por Agências de notíicias Barcelona, Espanha
O técnico do Barcelona, Josep Guardiola, elogiou o atacante Alexandre Pato e afirmou que seria muito difícil pará-lo no lance do primeiro gol do Milan no empate em 2 a 2 entre aos duas equipes pela primeira rodada do Grupo H da Liga dos Campeões. O tento saiu aos 24 segundo de jogo no estádio Camp Nou (assista no vídeo ao lado).
- Ele deixaria para trás não só o Busquets, mas até mesmo o Usain Bolt. Nem com metralhadora seria possível pará-lo - disse o treinador.
Além disso, o comandante do Barça minimizou o tropeço em pleno Camp Nou, que, para ele, só aconteceu porque a equipe italiana soube aproveitar as poucas chances que teve na partida.
- Não tenho nada a dizer sobre o resultado. Há coisas a melhorar? Claro! É preciso, por exemplo, evitar que escanteios aconteçam sucessivamente, mas tentaremos corrigir esses erros. Estou contente, são apenas pequenos detalhes - afirmou o técnico.
O treinador disse ainda que é possível que seus jogadores não tenham aprendido a lição após o empate por 2 a 2 contra a Real Sociedad no último fim de semana, e voltaram a cometer erros de desatenção.

Brasil e Argentina empatam no primeiro Superclássico da noite

Jogando em Almirante Brown, distrito de Buenos Aires, times ficam no 2 a 2, pela Copa América de Futsal. Igualdade dá aos brasileiros o 1º lugar do grupo

Por SporTV.com Buenos Aires
No primeira batalha entre Brasil e Argentina nesta noite, o resultado foi um empate em 2 a 2, em partida válida pela terceira rodada da Copa América de Futsal. O jogo disputado em Almirante Brown (distrito de Buenos Aires) serviu apenas para definir as colocações das equipes na primeira fase, já que ambas estão classificadas para as semifinais. Como teve o melhor saldo de gols, o Brasil avançou em primeiro e espera agora a definição do grupo B, que tem Paraguai, Colômbia e Uruguai brigando por duas vagas.
Na noite desta quarta-feira, Brasil e Argentina voltam a se enfrentar, dessa vez nos gramados, onde os times iniciam a disputa da Copa Roca, em Córdoba (Argentina).
No futsal, a bola começou a rolar com 12 minutos de atraso. Mais presente em seu campo de ataque, o Brasil esbarrava no bom bloqueio defensivo da equipe argentina. Sem abdicar de jogar, os donos da casa foram também foram ao ataque e assustaram aos nove minutos, em um chute de Fafasuli.
A primeira boa finalização brasileira só foi acontecer aos 12, com Neto, que chutou forte para a defesa do goleiro argentino, Elias. Dois minutos depois, Simi desperdiçou a melhor chance de gol até então, ao finalizar por cima da trave, de dentro da área da Argentina.
Brasil e Argentina se enfrentam no futsal (Foto: Divulgação/CBFS)As seleções de Brasil e Argentina fizeram partida muito truncada em Almirante Brown (Foto: Divulgação/CBFS)
A quatro minutos para o fim, Jé voltou a assustar em um chute forte, mas, no lance seguinte, Elias lançou para o ataque, Djony saiu mal, trombou com Basile e a bola acabou entrando. A vantagem dos donos da casa não durou muito tempo. Depois de uma jogada de Rodrigo pela esquerda, Jé apenas escorou para o gol vazio: 1 a 1, placar da etapa.
No segundo tempo, o Brasil seguiu mais presente no ataque e, aos três, Falcão chutou cruzado e, Jé, por muito pouco, não chegou a tempo de marcar o segundo. Aos sete, foi a vez de Jackson soltar a bomba, para mais uma defesa de Elias. O goleiro argentino voltou a trabalhar, aos nove, em chute colocado de Neto, rebatido para escanteio.
O Brasil voltaria a marcar a oito minutos para o fim, em um lance de bola parada. O autor do gol foi Rodrigo, em cobrança de falta rasteira: 2 a 1. Três minutos depois, porém, a Argentina voltou a empatar, novamente com Basile, em falha da defesa brasileira, que não interceptou jogada ensaiada em uma falta no ataque argentino.
Nos minutos finais, a seleção do Brasil adotou uma postura mais ofensiva ainda, mas voltou a esbarrar na boa marcação da Argentina. Na melhor chance deste final de partida, Gadeia chutou por cima do gol, cara a cara com Elias.
Ficha técnica
Copa América 2011
Brasil 2 x 2 Argentina
Local: Ginásio Poliesportivo de Almirante Brown – Buenos Aires (ARG)
Data:: 14/9/2011 (quarta-feira)
Horário: 20h
Árbitro principal: Joel Ruiz (Paraguai)
Árbitro auxiliar: Ricardo Sosa (Uruguai)
Brasil: Djony, Neto, Jackson, Simi e Valdin Entraram: Rodrigo, Murilo, Simi, Falcão, Gadeia e Jé - Técnico: Marcos Sorato
Argentina: Elias, Planas, Tabarola, Rescia e Fafasulli -Entraram: Belsito, Basile, Amas, Gonzalez e Arellano - Técnico: Francisco Melgar
Gols
Brasil: Jé (16:36), Rodrigo (33:24)
Argentina: Basile (2) (16:12 e 34:00)
Cartões
Brasil: --
Argentina: Basile (34:40)