terça-feira, 12 de maio de 2015

Donas de três dos quatro cinturões, brasileiras dominam o Invicta FC

Campeã no fim de abril, a lutadora de 24 anos Livinha Souza se junta a Hérica Tibúrcio e Cris Cyborg no quadro de campeãs do maior evento de MMA feminino

Por Rio de Janeiro
Três cinturões em quatro categorias. No Invicta FC, maior evento de MMA feminino do mundo, o Brasil reina quase que absoluto. Além de Cris Cyborg, campeã peso-pena e figurinha carimbada no MMA feminino, a nova geração também brilha: Hérica Tibúrcio conquistou o título peso-átomo em dezembro de 2014 e, no dia 24 de abril deste ano, foi a vez de Lívia Renata Souza sagrar-se campeã na divisão peso-palha.
Katja Kankaanpaa x Livia Renata Souza  (Foto: Scott Hirano/Divulgação)Lívia Renata Souza conquistou o título do Invicta com uma finalização no 4º round sobre Katja Kankaanpaa (Foto: Scott Hirano/Divulgação)
Contra a finlandesa Katja Kankaanpaa, considerada favorita no combate, Livinha precisou de muita raça para definir a luta no quarto round. Mais cansada que a adversária, segundo ela por conta da estratégia na perda de peso, a brasileira conseguiu encaixar um belo triângulo no minuto final do assalto. Ela conta que, quando pegou a posição, sabia que era "questão de vida ou morte", e que seguraria até o último segundo se fosse preciso.
- Enfrentei uma das melhores grapplers do mundo, que já venceu diversas meninas, inclusive brasileiras, além de ser a campeã. Ela valorizou a luta o tempo todo, não iria vender barato. Minha estratégia era tentar ser mais rápida que ela nos golpes, entrar, bater e sair. Mas, depois que ela fez bastante força comigo na grade, acabei me desgastando um pouco, ainda mais por estar muito leve na luta. Subi no ringue com apenas 2kg a mais do que pesei. Eu a senti mais forte, com mais volume e explosão muscular. Só que eu fui dosando o gás. Quando a peguei no triângulo, sabia que ali era vida ou morte, e que iria segurar até o último segundo. Essa é uma posição bem forte minha e, graças a Deus, consegui encaixar.
O caminho comum para atletas que se destacam no Invicta, como Livinha, é ir competir no UFC, maior organização de MMA do mundo. Cláudia Gadelha, brasileira mais bem posicionada no ranking peso-palha do Ultimate, é uma das que percorreram essa estrada. Com apenas uma derrota em 13 lutas, sendo essa uma decisão duvidosa frente a atual campeã da divisão, Joanna Jedrzejczyk, Claudinha acredita que o Invicta serve como porta de entrada para a carreira internacional das lutadoras, e afirma que o nível de competitividade do evento não é tão inferior ao do UFC:
Cláudia Gadelha UFC (Foto: Ivan Raupp)Com apenas uma derrota, Cláudia Gadelha é atualmente a segunda colocada no ranking peso-palha do Ultimate (Foto: Ivan Raupp)
- Eu acho que essas meninas são promessas para o MMA no futuro. Eu já lutei com a Hérica, e ela é super talentosa, muito esforçada. Torço muito para ela, e para a Livinha também. Estão chegando aí para ficar. Não vejo o nível do Invicta sendo muito inferior ao do Ultimate. Vejo como o começo da carreira de muitas meninas. Nem digo começo, até porque quem chega lá já tem uma bagagem grande em eventos nacionais. Mas, internacionalmente falando, é um início.
Lívia Renata Souza, no entanto, prefere não pensar no UFC por agora. A lutadora quer aproveitar o cinturão e continuar mantendo a paciência que a levou ao título. Para ela, ainda não é momento de pensar em sair do Invicta, visto que lutou apenas umas vez no evento, em um ano e meio de contrato. 
- O UFC é um grande sonho, mas tudo tem o seu tempo. Se surgir a oportunidade, não descarto. Até porque os eventos são parceiros, então eu acho que as coisas vão acontecer naturalmente - diz.
Natural de Araraquara, interior de São Paulo, a atleta revela que passou por dificuldades no caminho do título. Ela conta que largou a faculdade de fisioterapia para se dedicar ao sonho de se tornar campeã mundial. Diretamente "das ruas do gueto", como costuma colocar em postagens nas redes sociais, a lutadora de 24 anos começou nas artes marciais ainda criança, e acompanhou o crescimento do MMA feminino de perto.
Herica Tiburcio, INVICTA FC MMA (Foto: Divulgação)Herica Tiburcio é campeã peso-palha do Invicta FC desde dezembro de 2014, quando bateu Michelle Waterson (Foto: Divulgação)
- Treino judô desde os seis anos, sempre para competir. Trocava as brincadeiras de criança pelos treinos. As dificuldades foram enormes. Aqui no Brasil, no começo, não havia muitos eventos, muitas atletas e muitas divisões de peso. Graças a Deus o UFC abriu as portas, houve o "boom" e a gente acabou entrando nessa leva. Renunciei a várias coisas pela minha carreira, mas foram dificuldades que, no fim, valeram a pena. Sempre morei no meu bairro, zona oeste de Araraquara. Lugar humilde, de pessoas humildes, mas a galera é bem tranquila e lá é ótimo de morar. Sempre tive amigos por lá e o pessoal torce muito por mim. Esse reconhecimento é muito importante - conta.
Com 25 anos, Hérica Tibúrcio também integra esta nova leva do MMA feminino brasileiro. A atleta conquistou o cinturão peso-átomo do Invicta, categoria inexistente no UFC, em dezembro do ano passado sobre Michelle Waterson, e vê com ótimos olhos o recente título da conterrânea. Quanto ao futuro das brasileiras na modalidade, ela é otimista.
- Eu acho excelente. O Brasil está mostrando cada vez mais como somos fortes. É o terceiro cinturão brasileiro, fico muito feliz pela vitória da Lívia. Se Deus quiser outras vão entrar e trarão mais vitórias pro Brasil - prevê.
* Sob orientação de Marcelo Russio

Ronda Rousey se firma, cada vez mais, como uma celebridade esportiva mundial. A campeã peso-galo do UFC acaba de ser o principal destaque da edição de maio da revista "Sports Illustrated", uma das publicações esportivas mais importantes e conhecidas do mundo. A lutadora foi eleita a atleta viva mais dominante do mundo em eleição recente feita pela revista.

Confira a capa da publicação:

Ronda Rousey Capa Sports Illustrated

Medo de divulgação de fotos íntimas fez Ronda Rousey estrelar ensaio nua

Campeã peso-galo do UFC revela em eu livro ter descoberto que um ex-namorado a fotografava em situações íntimas sem que ela percebesse e guardava tudo no laptop

Por Los Angeles, EUA
Se há uma coisa que parece ser impossível é acuar Ronda Rousey. Com fama de determinada e imparável no octógono, a campeã peso-galo do UFC provou que é assim também em sua vida particular. Em entrevista à rádio "SiriusXM", a lutadora revelou o que a motivou a fazer um ensaio sem roupa para a revista "ESPN Body Issue".
Montagem Ronda Rousey, MMA (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Ronda Rousey posou nua para a "ESPN Body Issue" após descobrir fotos suas no laptop do namorado (Editoria de arte)
Capa livro Ronda Rousey (Foto: Reprodução)Capa da autobiografia de Ronda Rousey, no qual ela revela curiosidades da sua vida (Foto: Reprodução)


- Foi uma espécie de defesa. Eu descobri que um ex-namorado, que eu chamo de "Doente das Fotos" no meu livro, tinha fotos minhas nua sem que eu soubesse. Aconteceu duas semanas antes da minha primeira luta pelo cinturão, em 2012, contra Miesha Tate. Eu estava muito ativa nas redes sociais, tentando atrair a atenção das pessoas. Ele saiu para trabalhar e eu fiquei em casa, usando o seu computador. Quando baixei uma foto do Facebook para colocar no Twitter, vi a lista de dowloands que ele havia feito anteriormente. Quando abri as fotos, era um show de bundas. "O que é isso?", eu pensei. Pareciam fotos amadoras. Resolvi olhar, e vi que eram fotos minhas! 

A lutadora disse que elas foram tiradas sem que ela soubesse ou consentisse.

- Sabe quando você está relaxada, em casa, sem roupa, com o seu namorado? Tipo, jogando no celular na cama, ou escovando os dentes? Eu escovo os dentes nua. Era isso. Todas as fotos eram minhas assim. eu achava que ele estava mandando mensagens no telefone, ou acessando suas redes sociais, mas ele estava me fotografando. ele já havia pedido para tirar fotos minhas antes, e eu nunca deixei. Ele sabia que eu nunca concordaria. Então eu tomei duas decisões: apagar tudo que havia no HD do computador e, em seguida, posar nua para a revista. Poderia haver mais alguma coisa no celular, eu não sabia. Então, se eu iria aparecer nua em algum lugar, seria do meu jeito.

Para Ronda, a situação foi uma experiência que a ensinou diversas lições.

- A melhor maneira de lidar com o assunto era: "Quer saber? Vou tirar fotos nua e vou publicá-las do meu jeito. Se for para as pessoas não gostarem de mim, então que não gostem da forma que eu quiser. Vou ser a pior e mais fantástica vilã que eles já viram". A verdade é que se houvesse mais fotos minhas em algum lugar, elas poderiam vir à tona a qualquer momento. Essa também é uma das razões que me fizeram escrever esse livro. A verdade é sempre a melhor armadura. Informação é o maior poder hoje em dia. Se eu revelar tudo sobre o assunto, não haverá mais nada com que eu tenha que me preocupar. Prefiro que as pessoas saibam dessas coisas por mim a que saibam mais tarde, por outra pessoa.

Ronda comenta rumor de TUF Brasil com Cris Cyborg: "Nunca participaria"

Em entrevista ao programa "The MMA Hour", a campeã peso-galo do UFC rechaçou qualquer possibilidade de voltar a participar do programa The Ultimate Fighter

Por San Diego, EUA
Para quem achou boa a ideia de uma edição do TUF Brasil, colocando Ronda Rousey e Cris Cyborg como treinadoras, uma má notícia. Em entrevista ao "The MMA Hour", a americana campeã peso-galo do UFC eliminou qualquer possibilidade de isso acontecer. The Ultimate Fighter, para ela, que participou da 18ª edição nos EUA, nunca mais.
- Todos no UFC sabem que eu nunca participaria daquele show novamente. Você precisaria apontar uma arma para a cabeça da minha irmã mais nova para que eu faça isso. Nunca mais farei um TUF - declarou.
Ronda Rousey UFC 184 (Foto: Evelyn Rodrigues)Para Ronda Rousey, campeã peso-galo do UFC, participar do TUF novamente é impossível (Foto: Evelyn Rodrigues)
Lutar contra Cyborg algum dia, no entanto, ainda é uma possibilidade. "Rowdy" demonstrou interesse em enfrentar a brasileira, comparando a demora para o combate ser casado com o que aconteceu na luta de boxe do século.
- Pacquiao e Mayweather viveram cinco anos de expectativas para a luta. Estamos em três, ainda. Terei esperanças até chegar o quinto ano e, então, seguirei em frente com a minha vida - comentou.
O embate entre as duas ganhou mais força após a Zuffa, empresa que administra o UFC, adquirir os direitos do Invicta FC, pelo qual Cyborg é contratada. A brasileira é campeã da divisão peso-pena do evento desde 2013, e é considerada por muitos o maior desafio que Ronda poderia enfrentar no octógono. 

Ronda: "Mostro piedade sendo rápida. Mas eu não vou ser legal com Bethe"

Campeã dos pesos-galos do UFC também fala sobre a vitória sobre Cat Zingano e defende a desafiante: "Como ela iria esperar uma chave de braço que não existia?"

Por Los Angeles, EUA
UFC Ronda Rousey (Foto: Agência Getty Images)Ronda Rousey diz que não será piedosa contra Bethe Correia no UFC 190 (Foto: Getty Images)
Há quem ache Ronda Rousey arrogante, por conta da postura que tem diante de suas adversárias no octógono. A campeã peso-galo do UFC, que não tem papas na língua, dificilmente deixa de dizer o que pensa sobre qualquer assunto. E, ao falar sobre sua próxima luta, contra a brasileira Bethe Correia, no UFC 190, em agosto, no Rio de Janeiro, não foi diferente. Em entrevista ao site "Fox Sports", a loura revelou que sua forma de demonstrar piedade de suas rivais é um pouco diferente do que se poderia esperar.

- Quando eu finalizo minhas adversárias de forma rápida, é a minha forma mais honesta de mostrar piedade por elas. Mas contra Bethe Correia eu não serei legal assim - disse Ronda.

A americana não poupou elogios a si mesma ao falar também de sua vitória sobre Cat Zingano, no UFC 184, em Los Angeles. Perguntada sobre a chave de braço com a qual finalizou a adversária, Ronda disse que Zingano não poderia fazer nada além do que fez, por uma razão, no mínimo, muito curiosa.

- Ela fez tudo certo, não errou em nada. Esse é o ponto. Não existe antídoto para mim. Como ela poderia saber que eu inventaria uma nova chave de braço naquele momento? eu peguei o seu braço e me virei completamente para o lado. Ninguém jamais havia visto uma chave de braço como aquela antes. Ela não tinha como tentar uma defesa ou um contragolpe, porque aquele movimento não existia até aquele momento.
Ronda Rousey Cat Zingano UFC 184 (Foto: Getty Images)Ronda Rousey aplica a chave de braço que ela diz ter inventado contra Cat Zingano no UFC 184 (Foto: Getty Images)


A campeã também elogiou a sua categoria, e previu que, após se aposentar, o cinturão pulará de uma mão para outra.

- A competição entre elas é muito boa. Quando eu me aposentar você pode ter certeza que a rotatividade de campeãs será imensa, porque a categoria é muito equilibrada e essas meninas são muito boas. Mas quanto mais dura é minha adversária, melhor eu luto. Eu me supero e elevo o meu nível sempre que me dão uma adversária mais forte.