quinta-feira, 8 de março de 2012

À la Robinho, filho de Jorge Henrique vira atração no treino do Corinthians

Atacante celebra fim do jejum de 27 jogos brincando com aniversariante Thiago Henrique. Garoto de três anos arriscou até pedaladas

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
A quinta-feira foi de descanso para os titulares do Corinthians depois da vitória por 2 a 0 sobre o Nacional-PAR, no Pacaembu, pela Taça Libertadores. Para Jorge Henrique, o momento é de alívio e curtição. Após quebrar um jejum de 27 partidas sem marcar, o atacante festejou ao lado do filho Thiago Henrique.
O garoto, que completou três anos nesta quinta, foi a sensação do treino alvinegro. Enquanto os reservas faziam um trabalho tática sob os olhares de Tite, Jorge Henrique e o filho aproveitaram para jogar bola no gramado ao lado.
Com o cabelo moicano igual ao pai e usando a camisa do Corinthians, Thiago Henrique não desgrudou da bola. Com o pai como goleiro, ele arriscou alguns chutes e, mostrando habilidade, tentou “pedalar” para cima do atacante Bill, arrancando risos por não conseguir passar a perna sobre a bola.
Filho de Jorge Henrique brinca no treino do Timão (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Filho de Jorge Henrique brinca no treino do Timão (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)
Jorge Henrique, aliás, tem muito o que sorrir. Na quarta, o jogador quebrou uma sequência de 27 jogos sem balançar as redes. Ele não marcava desde o dia 3 de agosto de 2011, quando fez um gol na vitória por 2 a 1 sobre o América-MG, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro.
Depois de um início de temporada discreto, o jogador recuperou a vaga de titular após a grande atuação no clássico contra o São Paulo, pelo Paulistão. Ele foi titular nas duas rodadas da Taça Libertadores, mas deve ser poupado neste sábado, diante do Guarani, às 18h30m, no Pacaembu.
Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians
Jorge Henrique filho Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Jorg Henrique observa o filho em treino do Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)

Goiás vence Paulista por 3 a 2 em partida de tempos distintos

Na estreia da Copa do Brasil, equipe goiana abre três gols de vantagem, mas perde força no segundo tempo. Rivais voltam a se enfrentar em Goiânia

Por GLOBOESPORTE.COM Jundiaí, SP
O Goiás abriu boa vantagem contra o Paulista, na estreia das duas equipes na Copa do Brasil, mas deixou escapar a chance de eliminar o rival. Após fazer três gols no primeiro tempo, o time goiano não segurou a pressão na etapa complementar e sofreu dois gols. Com a vitória por 3 a 2 no estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, o Verdão terá que fazer o jogo da volta contra o Paulista no dia 21 de março, em Goiânia. Além de ter a vantagem do empate para se classificar à segunda fase, a equipe esmeraldina poderá perder por 1 a 0 em casa.
O técnico do Paulista, Luiz Carlos Martins, escalou três zagueiros com o intuito de proteger o sistema defensivo e incomodar pelos lados do campo. No início da partida, o time da casa até conseguiu pressionar um pouco a saída de bola, assim como o Goiás. O resultado em campo foi um festival de passes errados por parte das duas defesas. No ataque, o Galo tentava chegar principalmente com Reinaldo pela lateral-esquerda.
Iarley gol Goiás (Foto: Denny Cesare / Ag. Estado)Iarley comemora segundo gol do Goiás em Jundiaí (Foto: Denny Cesare / Ag. Estado)
Mas todo esquema de jogo do Paulista foi abaixo após o primeiro gol dos visitantes. Mesmo com zagueiros de alta estatura, a equipe de Jundiaí não conseguiu parar a jogada forte do Goiás na temporada: a bola aérea. Aos 16 minutos, Egídio cobrou falta na cabeça de Ramon, que subiu sozinho e abriu o placar: 1 a 0.
Os visitantes começavam a superar outra adversidade. Depois de perder Felipe Amorim e Amaral, contundidos, Enderson Moreira não pôde contar com o volante Alan Bahia, que seria titular, mas não entrou em campo. O jogador pertence ao Atlético-PR e deve retornar ao Furacão. Outra baixa, já com bola rolando, foi Ernando, substituído aos 24 minutos do primeiro tempo após lesão no joelho.
Sem se importar com os desfalques, o Goiás ficava mais à vontade a cada minuto que passava na etapa inicial. A única boa oportunidade do Paulista ocorreu aos 29 minutos. Wellington tocou de calcanhar para Barboza, que chutou na trave. Após o susto, o time goiano deu pintas de que sairia de Jundiaí classificado. Em mais uma jogada pelo alto, Vítor cruzou na cabeça de Ramon, que ajeitou para Iarley. O atacante chegou antes do goleiro Vagner e ampliou o placar.
Antes do fim do primeiro tempo, o Verdão encontrou espaço para balançar as redes mais uma vez. Ricardo Goulart invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado. Ramon apareceu livre, finalizou de bico e marcou mais um: 3 a 0 Goiás.
Richely e Cassiano mudam a partida
Luiz Carlos Martins se viu obrigado a fazer duas alterações do intervalo. A entrada de Cassiano no lugar de Welton surtiu efeito imediato. Incisivo pela ponta direita, o jogador do Paulista foi responsável por várias jogadas perigosas. O primeiro gol do Galo surgiu de um erro na saída de bola. Aos 4 minutos, Rafael Toloi perdeu a bola na defesa. Reinaldo lançou Richely e o atacante dividiu com o goleiro Harlei. Na sobra, o próprio Richely mandou a bola para o fundo das redes.
Três minutos depois, Cassiano driblou Leandro e cruzou na cabeça de Richely, que finalizou com precisão. Harlei fez defesa milagrosa. A única jogada perigosa do Goiás na etapa complementar foi um chute de Egídio, que passou próximo à trave. Dono do segundo tempo, o Paulista Diminuiu o placar mais uma vez com Richely. O atacante sofreu pênalti de Valmir Lucas e cobrou com categoria, no canto esquerdo de Harlei: 3 a 2.
O goleiro esmeraldino ainda evitou o pior para os visitantes no estádio Jayme Cintra. Aos 31 minutos, Harlei fez duas grandes defesas em chutes de Reinaldo e Correia.
paulista 2 x 3 goiás
Vagner; Diego Ivo, Diogo e Eduardo Praes; Samuel Xavier (Correia), Bruno Formigoni, Wellington, Barboza (Carlão) e Reinaldo; Richely e Welton (Cassiano) Harlei; Vítor, Ernando (Leandro), Rafael Toloi e Egídio; Valmir Lucas, Marcos Paulo, Ramon (Juliano), Thiago Humberto (David) e Ricardo Goulart; Iarley
Técnico: Luiz Carlos Martins Técnico: Enderson Moreira
Gols: Richely, aos 4' e aos 27' do 2º tempo (Paulista); Ramon, aos 16' e aos 44' do 1º tempo, e Iarley, aos 31' do 1º tempo (Goiás).
Cartões Amarelos: Samuel Xavier, Diogo e Eduardo Praes (Paulista); Leandro (Goiás)
Local: Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí. Competição: Copa do Brasil. Árbitro: Leandro Júnior Hermes (PR). Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Luciano Roggenbaum (PR). Público: 1.694 pagantes. Renda: R$ 28.250,00
Com gol de Love e vaias a R10, Fla sua para vencer Emelec no Engenhão
Equipe supera desfalques, mas, mesmo com um a mais por 45 minutos, passa por dose de sofrimento para virar líder do Grupo 2 da Libertadores
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Foi no sufoco, mas o Flamengo virou líder do Grupo 2 da Libertadores ao superar o Emelec por 1 a 0, na noite desta quinta-feira. Com um gol de Vagner Love no início do segundo tempo, a equipe deixou os seis desfalques para trás e fez o dever de casa. Mas Ronaldinho Gaúcho não escapou das vaias, apesar da atuação razoável. O torcedor, que compareceu em grande número (27.826 pagantes e 31.859 presentes) no Engenhão, não gostou nada do desempenho irregular do time, que teve um jogador a mais em campo por 45 minutos e viu o rival ser perigoso.
Com o resultado, o Rubro-Negro chega a quatro pontos e assume a ponta de sua chave, deixando Olímpia-PAR - que bateu o Lanús-ARG, há duas semanas - e o próprio Emelec para trás, com três. Na próxima rodada, o clube carioca recebe o vice-líder, enquanto os equatorianos vão medir forças com o lanterna Lanús, fora de casa.
Equilíbrio e jogo frenético
Sem a maioria de suas peças titulares no meio de campo, o Flamengo tentou se impor, mas teve dificuldades desde o início diante da postura do Emelec, que se armou para sair nos contra-ataques, especialmente nas costas de Léo Moura. Como o esquema com três zagueiros foi improvisado para suprir as ausências, o time carioca demorou a se acertar na compactação entre os setores. Os espaços facilitavam a chegada de Valencia, Mondaini e Figueroa.
O cartão de visitas dos equatorianos foi entregue logo aos três minutos. Lançado no mano a mano com Welinton, Figueroa chutou para a defesa com o pé do goleiro Paulo Victor. No rebote, de Marlon de Jesús desperdiçou. Além do susto, o então líder do Grupo 2 não inventava no toque de bola. De pé em pé, se aproximou até de dividir a posse de bola com o Rubro-Negro.
Mais na base da vontade do que da organização, o Fla criava suas chances apoiado na velocidade e sempre pelo lado direito, com Léo Moura, Bottinelli e Ronaldinho. Por duas vezes, pelo menos um sobrou em boas condições de finalizar, mas a pontaria não estava afiada. Ainda assim, Love sentia a falta de alguém para tabelar e ficou apagado. Tanto que nenhum chute foi desferido de dentro da área no primeiro tempo. Já R10, de falta, esteve perto de inaugurar o placar.
O terço final da etapa teve queda de ritmo, com mais faltas e catimba. Uma baixa importante, aliás, fez com que Joel Santana precisasse mexer: Léo Moura sentiu lesão muscular na coxa direita e, aos 30 minutos, foi substituído por Negueba, que ocuparia, portanto, a ala direita com obrigações um pouco defensivas. A torcida, ressabiada, vaiou a decisão. Logo depois, o zagueirão Jose Quiñonez também saiu de cena, com problema parecido.
Quando tudo caminhava para um intervalo de pura apreensão, o atacante Marlon de Jesús deu uma cotovelada em Welinton no meio de campo e foi expulso, já nos acréscimos. A vantagem numérica incendiou a torcida imediatamente e trouxe um fôlego maior para superar o bloqueio estrangeiro nos 45 minutos finais. Na volta, o Emelec veio com um atacante no lugar de um meia, e o Fla, com Deivid no de Welinton. Indicação de pressão no Engenhão.
Gol, pressão e... vaias?
Não deu outra. Empurrado pelos gritos da arquibancada, o time rubro-negro partiu para cima e, em ágil tabela com Ronaldinho Gaúcho, Vagner Love teve sua primeira chance clara na partida e não perdoou: chute certeiro de pé esquerdo no canto cruzado do goleiro, aos três. Pouco depois, aproveitando a desestruturação do rival, não deixou barato e quase ampliou. Com uma avenida à frente, Deivid arriscou uma bomba, Dreer espalmou para frente e Negueba chutou por cima.
O Emelec sentiu o golpe e só foi se recuperar após os 15 minutos, quando teve a coragem de adiantar sua marcação, complicando novamente a saída de bola do mandante. Aos 22, como prova de que a paciência não é uma virtude da relação, R10 tentou um lance de futevôlei, estragou um cruzamento e passou a ser muito vaiado por quase todo o estádio.
A instabilidade do Flamengo equilibrou o duelo outra vez, apesar do homem a mais. Com medo de ser surpreendido, Joel era a imagem do nervosismo e chegou a esbravejar que "não aguentava mais". Ainda assim, eram seus comandados que criavam as melhores chances. Negueba e David Braz, em bolas de Junior Cesar, erravam o alvo, de cabeça.
O jogo ficou nervoso nos minutos finais, já bem fraco tecnicamente, com erros de lado a lado, exibindo o cansaço dos times. Até o fim, os equatorianos não chegaram a pressionar, o que não trouxe uma dose a mais de drama. Um chute de Gaibor foi o único momento de silêncio no Engenhão. Negueba também perdeu mais uma, já sem goleiro.

Vonn domina Copa do Mundo de Esqui Alpino e é recordista na super G

Na Bulgária, americana faturou sua quarta vitória da temporada na categoria. Tina Weirather e Daniela Merighetti fecharam o pódio neste domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Bansko, Bulgária
A americana Lindsey Vonn garantiu, neste domingo, sua quarta vitória da temporada na categoria super G pela Copa do Mundo de Esqui Alpino, em Bansko, Bulgária. Com o título, Vonn, que está com 413 pontos na competição e 1.602 na classificação geral, tem 18 conquistas em Copas do Mundo na categoria super G, o que confere a ela o recorde mundial, passando a frente da austríaca aposentada Renate Goetschl, que havia faturado 17 títulos.
Lindsey Vonn Copa do Mundo Bulgária ski (Foto: Reuters)Lindsey Vonn vence a categoria super G da Copa do Mundo de Esqui Alpino (Foto: Reuters)
Lindsey já assegurou por antecipação os títulos de downhill e supercombinado da Copa do Mundo. Faltando apenas uma prova para ganhar a categoria super G, a americana está 94 pontos à frente da austríaca Anna Fenninger, a única que pode impedi-la de vencer.
Tina Weirather (em sétimo no ranking da categoria e oitavo geral) fechou a prova em segundo lugar, enquanto a italiana Daniela Merighetti ficou com o terceiro, garantindo seu segundo pódio na temporada.
Veja a classificação da Copa do Mundo de Esqui Alpino
Categoria super G
1. Lindsey Vonn (EUA) 413 pontos
2. Anna Fenninger (Áustria) 319
3. Julia Mancuso (EUA) 301
4. Fabienne Suter (Suíça) 226
5. Maria Hoefl-Riesch (Alemanha) 225
6. Tina Maze (Eslovênia) 221
7. Tina Weirather (Liechtenstein) 187
7. Lara Gut (Suíça) 187
9. Elisabeth Goergl (Áustria) 181
10. Jessica Lindell-Vikarby (Suécia) 150
Geral
1. Lindsey Vonn (EUA) 1602 pontos
2. Tina Maze (Eslovênia) 1074
3. Maria Hoefl-Riesch (Alemanha) 1046
4. Elisabeth Goergl (Áustria) 822
5. Julia Mancuso (EUA) 794
6. Anna Fenninger (Áustria) 764
7. Marlies Schild (Áustria) 689
8. Tina Weirather (Liechtenstein) 593
9. Kathrin Zettel (Áustria) 503
10. Michaela Kirchgasser (Áustria) 463
10. Viktoria Rebensburg (Alemanha) 463

Lindsey Vonn Copa do Mundo Bulgária ski campeãs  (Foto: AP)Pódio da Copa do Mundo, categoria super G (Foto: AP)

Copa Internacional de Mountain Bike
é realizada em Araxá-MG

As inscrições vão até o dia 18. Nos dias 24 e 25 de março serão disputadas a prova internacional, a Copa Amadores e o Desafio Integração

Por Andréia Candido Uberlândia
Para uma disputa de força e muita técnica, a cidade de Araxá recebe a 9ª edição da Copa Internacional de Mountain Bike, nos dias 24 e 25 de março. É a primeira fase da competição que vai definir o atleta que vai representar o Brasil nas Olimpíadas de Londres, em julho deste ano. A somatória de pontos conta ainda com parciais em São Lourenço, nos dias 4 e 5 de maio, e Divinópolis, nos dias 22 e 23 de junho.
Copa Internacional de Mountain Bike de 2011, em Araxá (Foto: Divulgação / CIMTB)Etapa Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike em 2011
(Foto: Divulgação / CIMTB)
A expectativa é que cerca de 900 ciclistas percorram a pista do Cross Country Olímpico (XCO) mineira. Com trilhas fechadas e descidas íngremes, especialmente adaptadas para essa edição, a disputa de alto nível promete, mais uma vez, destacar o circuito do interior do estado como um dos principais da América do Sul.
- A pista é o grande diferencial e o principal chamariz. O número de competidores e a qualidade dos participantes também são ítens que tornam a competição uma das principais do calendário internacional de Mountain Bike - disse o organizador do evento, Rogério Bernardes Ferreira.
Copa Internacional de Mountain Bike de 2011, em Araxá (Foto: Divulgação / CIMTB)São esperados cerca de 900 ciclistas, em Araxá
(Foto: Divulgação / CIMTB)
Ainda segundo o organizador, a beleza natural da região aliada às dificuldades dos cinco quilômetros de percurso são os fatores responsáveis por atrair atletas de várias regiões do Brasil e do exterior.
Nomes favoritos na modalidade como Rubens Donizeti, representante da Seleção Brasileira em Pequim, já confirmaram a presença.
- Quanto mais difícil, mais a qualidade do atleta é colocada em xeque. Não adianta ter apenas força, é preciso técnica e saber passar bem pelos obstáculos. Alguns ciclistas participam de campeonatos difíceis em outros países, mas falam que nenhum deles é tão desafiador como o de Araxá. São cinco ou seis voltas e vence o atleta que fizer o menor tempo - explicou Rogério.
Três eventos em um
O fim de semana em Araxá terá, no sábado, o Desafio Integração/Sprint Eliminator e no domingo a Copa Internacional e a Copa de Amadores.
Segundo Rogério Ferreira, o Sprint Eliminator é o que há de melhor e inovador na velocidade sobre duas rodas. Na prova, evolução do short track, e permitida pela International Cycling Union (UCI), apenas em países que sediaram Copa do Mundo de Mountain Bike, quatro atletas vão disputar o direito de ser o mais rápido de todos.
Para isso, no sábado, os ciclistas participam das tomadas de tempo, em várias largadas, que vão definir os 32 mais rápidos. Logo depois estes ciclistas disputam baterias que vão reduzindo o número de participantes até chegar na fase final com os oito ciclistas mais rápidos. O resultado da prova vai somar pontos na busca do título de melhor biker da temporada.
Copa Internacional de Mountain Bike de 2011, em Araxá (Foto: Divulgação / CIMTB)Inscrições para a Copa Internacional de Mountain Bike de 2012, em Araxá, terminam dia 18/3
(Foto: Divulgação / CIMTB)
É uma prova de habilidade e força. Podem participar do Desafio somente os atletas da Super Elite masculina, Elite Feminina, Júnior e Sub-23. Além de melhorar a pontuação no ranking os atletas vão receber premiação em dinheiro. Os campeões de 2011 são Rubens Donizete e Roberta Stopa.
A TV Integração transmite ao vivo, para 128 cidades mineiras e quase quatro milhões de telespectadores,  dois momentos deste desafio: o início das tomadas de tempo, a partir das 8h30m e a grande final, ao meio-dia, dentro do programa Carona.
As inscrições podem ser feitas no site da competição que tem também o regulamento de cada prova do evento. A programação do evento em Araxá tem ainda passeio ciclístico, treino livre e congresso técnico.

Bob Burnquist tira melhor nota das
semis do Mundial de Skate Vertical

Com 89,33, brasileiro bate Paul Luc Ronchetti por um ponto. Oito vezes
campeão mundial, Andy MacDonald também avança à final de domingo

Por Breno Dines Rio de Janeiro
Se a nova geração comandou o show nas eliminatórias, neste sábado a experiência falou mais alto. Com 89,33 pontos na segunda bateria, o carioca Bob Burnquist teve o melhor desempenho das semifinais do Mundial de Skate Vertical, que está sendo disputado na pista montada na Praça do Ó, na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (confira no vídeo ao lado). O brasileiro ficou um ponto à frente do inglês Paul Luc Ronchetti, que terminou em segundo. Os dois estão na final do evento.
- Foi uma semifinal com cara de final, com nível muito alto. Acho que vai ser a decisão mais disputada da história do evento. Cheguei em cima da hora, não consegui treinar direito. Estranhei um pouco a pista, mas consegui uma volta rápida. Tentei ser um pouco mais inteligente, não quis observar o que os adversários estavam fazendo. Tenho um estilo diferente dos outros e executei as minhas manobras - disse Bob.
Bob Burnquist no Mundial de sakte vertical no Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)Bob Burnquist foi o melhor das semifinais deste sábado (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)
As eliminatórias classificaram sete skatistas para a decisão deste domingo. Atual bicampeão da etapa, o brasileiro Marcel Bastos já estava pré-classificado com a oitava vaga. A TV Globo transmite ao vivo, neste domingo, o último dia da etapa carioca do Mundial de Skate Vertical, no Esporte Espetacular.
Os 20 competidores das semifinais foram divididos em duas baterias. Oito vezes campeão mundial, Andy MacDonald conseguiu uma boa nota logo na primeira descida, com 88,33. O americano liderou a classificação da primeira parte até o fim, quando foi superado por Ronchetti. O brasileiro Dan Cezar, com 85,33, também assegurou uma das vagas na primeira bateira da competição.
- É bom estar de volta ao Brasil. No ano passado terminei em quarto. Digo que fui o campeão entre os não brasileiros, já que Marcelo, Bob e Rony dominaram o pódio (risos). Neste domingo, quero no mínimo ficar entre os primeiros - afirmou a lenda Andy Mac.
Os principais nomes do evento estavam escalados para a bateria de encerramento deste sábado, que viu um domínio de Burnquist. Sensação do skate brasileiro e o melhor das eliminatórias, Pedro Barros, de 16 anos, repetiu o bom desempenho e levou a segunda posição na segunda parte, com 87 pontos. O americano Mitchie Brusco, de 15 anos e um dos favoritos da torcida, também avançou com 86,33. Já o atual hexacampeão mundial, Sandro Dias, só conseguiu a vaga no fim, após cair em suas duas primeiras tentativas.
Confira o resultado da primeira bateria (em negrito, os classificados):
1 - Paul Luc Ronchetti (ING) - 88,33
2 - Andy MacDonald (EUA) - 87,33
3 - Dan Cezar (BRA) - 85,33
4 - Renton Millar (AUS) - 83,67
5 - Rony Gomes (BRA) - 81,00
6 - Ítalo Penarrubia (BRA) - 78,67
7 - Digo Menezes (BRA) - 77,00
8 - Vitor Simão (BRA) - 70,67
9 - Elliot Sloan (EUA) - 40,00
10 - Mizael Simão (BRA) - 38,33
Confira o resultado da segunda bateria (em negrito, os classificados):
1 - Bob Burnquist (BRA) - 89,33
2 - Pedro Barros (BRA) - 87,00
3 - Mitchie Brusco (EUA) - 86,33
4 - Sandro Dias (BRA) - 86,00

5 - Edgard Vovô (BRA) - 84,67
6 - Danny Mayer (EUA) - 83,67
7 - Neal Hendrix (EUA)- 75,67
8 - Nathan Beck (AUS) - 75,33
9 - Marcelo Kosake (BRA) - 75,00
10 - Lincoln Ueda (BRA) - 58,33

Temporal cancela final do Mundial de Skate Vertical, e Burnquist leva o título

Chuva chegou a parar, mas rampa não oferecia segurança para os atletas. Resultado da semifinal passa a valer como o definitivo da etapa do Rio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O temporal que atingiu o Rio de Janeiro na manhã deste domingo cancelou a final da etapa carioca do Mundial de Skate Vertical, na pista montada na Praça do Ó, na Praia da Barra da Tijuca. O início estava marcado para as 10h (de Brasília), mas o forte vento e a água empoçada nos cantos deixou a situação insustentável. A chuva chegou a parar, mas o half pipe não oferecia mais condições de segurança para a realização das voltas decisivas. Com isso, a organização deu o título ao brasileiro Bob Burnquist, que teve o melhor desempenho das semifinais disputadas no sábado.
Bicampeão da etapa carioca, o brasileiro Marcel Bastos não participou das semifinais porque já estava pré-classificado com a oitava vaga. Como ele não andou neste domingo, ele passará a pontuar em dobro na próxima etapa do Mundial de Skate Vertical, que será disputada na China. O inglês Paul Luc Ronchetti ficou com o vice-campeonato e o americano Andy MacDonald completou o pódio no Rio de Janeiro com a terceira posição.
- Não havia condições de a final acontecer. Mesmo assim, como o nível das semifinais foi muito alto, acho que o resultado acaba se justificando. Já vivi situações parecidas em outros campeonatos e o procedimento é sempre o mesmo - disse Burnquist.
Mundial de sakte vertical no Rio de Janeiro atrasado pela chuva (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)Final da etapa do Mundial de Skate é atrapalhada pela chuva (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)
Confira o resultado final da etapa carioca do Mundial de Skate Vertical:
1 - Bob Burnquist (BRA) - 89,33
2 - Paul Luc Ronchetti (ING) - 88,33
3 - Andy MacDonald (EUA) - 87,33
4 - Pedro Barros (BRA) - 87,00
5 - Mitchie Brusco (EUA) - 86,33
6 - Sandro Dias (BRA) - 86,00
7 - Dan Cezar (BRA) - 85,33

Com carinho da torcida e futuro incerto, Carlos Alberto treina no Vasco

Jogador faz trabalho físico em São Januário, e Dinamite afirma que situação precisa ser resolvida com urgência

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Na sala de imprensa de São Januário, na tarde desta quinta-feira, o presidente Roberto Dinamite falava sobre a situação de Carlos Alberto. No mesmo momento, o jogador cumpria no campo mais um dia de treinos à parte, já que permanece afastado do elenco principal do Vasco. Ao lado do volante Renato Augusto, o meia mostrou-se recuperado da lesão na região pubiana trabalhando com bom humor e atendendo a pedidos de autógrafos e fotos dos torcedores que o observavam e pediam sua volta. As palavras, entretanto, foram poucas:
- A única que posso dizer no momento é que sigo trabalhando - afirmou.
Carlos Alberto treino Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Carlos Alberto recebe o carinho do pequeno João Paulo (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Pouco antes, um torcedor se dirigiu a Carlos Alberto e disse:
- Você tem que voltar para jogar a Libertadores e acabar com o Urubu - brincou um vascaíno, diante de um Carlos Alberto que apenas sorriu.
Vou sempre buscar o entendimento
a partir do momento
que a outra parte deseje
o mesmo"
Roberto Dinamite
No momento em que o Vasco vive internamente a discussão sobre a possível reintegração de Carlos Alberto, que tem contrato até agosto de 2013, Roberto Dinamite não afastou qualquer hipótese, seja do retorno ou de negociação. No entanto, deixou claro que tudo depende de um entendimento entre diretoria, jogador e seu representante. Segundo o presidente, a discussão entre ambos após a derrota para o Boavista, no Campeonato Carioca de 2011, está superada.
- Entendo que neste momento precisamos conversar, dialogar. Vou sempre buscar o entendimento a partir do momento que a outra parte deseje o mesmo. Hoje não depende apenas de mim ou da comissão técnica. Queremos solucionar o caso da melhor maneira possível, e as partes têm que sentar para discutir em benefício do clube e do atleta.
Dinamite também admitiu que a resolução da situação de Carlos Alberto também passa pelo fato de tratar-se de um grande custo para o clube sem que atualmente haja resultados técnicos.
- O Vasco tem urgência em resolver a situação, já que se trata de um patrimônio nosso. Ele custa ao clube, mas nem sempre o que custa caro é o melhor. Será uma decisão a ser tomada em conjunto - disse o presidente.
CARLOS ALBERTO TREINANDO (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Carlos Alberto treina à tarde em São Januário (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

Vasco anuncia diretor executivo, que vai trabalhar junto com Daniel Freitas

Franck Assunção, que em 2009 tentou negociar Vieri com clubes brasileiros, é apresentado em São Januário como homem-forte do futebol

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Numa convocação de entrevista coletiva feita de forma surpreendente, o Vasco apresentou na tarde desta quinta-feira seu novo diretor executivo. Ainda desconhecido, Franck Assunção, de 35 anos, chega para trabalhar com Daniel Freitas, que ocupava o cargo desde o início do ano em substituição a Rodrigo Caetano, que foi para o Fluminense. Ele trabalhou no Ascoli, da Itália, e como diretor no Chiasso, da Segunda Divisão da Suíça.
- Hoje é um dia muito importante, no qual espero fazer um trabalho com Daniel Freitas. Vivi 18 anos na Europa, entre Itália, Portugal e Inglaterra - disse Franck Assunção em suas primeiras palavras como dirigente do Vasco.
Frank Assunção é apresentado no Vasco como diretor de futebol (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Franck Assunção é apresentado no Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
O novo diretor intermediou em 2009 a negociação entre o italiano Christian Vieri e alguns clubes brasileiros, entre eles o Botafogo-SP e o Boavista-RJ. O atacante, então com 36 anos, chegou a afirmar que estava tudo certo com o clube paulista, mas a negociação acabou não se concretizando.
Em sua página no Facebook, Franck Assunção exibe fotos dos trabalhos que desenvolveu em sua carreira no futebol e também de momentos de lazer, como algumas imagens suas em casas noturnas. Há também algumas curiosidades. Seu atleta favorito é o meia Wesley, que surgiu no Santos, foi para o Werder Bremen e deve ser confirmado  como reforço do Palmeiras. O desenho "Bananas de Pijamas" aparece como seu programa de TV predileto.
Roberto Dinamite garante que a contratação de Franck não vai diminuir o espaço de Daniel Freitas, que assumiu o cargo em janeiro e, em pouco tempo, teve de lidar com a decisão dos atletas de não se concentrarem por conta dos atrasos dos salários e também com a polêmica criada por Bernardo ao entrar na Justiça contra o clube cobrando o não-recolhimento do FGTS.
- Franck foi indicado pelo Henrique, ex-jogador. Conversamos durante mais de um mês. Tem experiência internacional. Vai ajudar muito e trabalhar em conjunto com o Daniel Freitas. Daniel é diretor de futebol e vai seguir com sua autonomia, lidando com os profissionais. Não tem mudança, é um acréscimo de um profissional que vai dar contribuição de acordo com o que é melhor para o clube - garantiu o mandatário cruz-maltino.
Frank Assunção diretor do Vasco facebook Vieri (Foto: Reprodução / Facebook)Frank Assunção com Amoroso e com o italiano Christian Vieri (Foto: Reprodução / Facebook)
Franck seguiu o discurso conciliatório de Dinamite e disse que quer trabalhar em conjunto com Daniel e com a comissão técnica.
- Quero trabalhar em paralelo ao Daniel Freitas. Estou chegando agora, preciso me reunir com ele e saber um pouco mais do clube e do elenco. Preciso saber as exigências e o que é preciso junto com a comissão técnica para definirmos o trabalho e o melhor para o Vasco.
Coube ao vice-presidente de futebol Jose Hamilton Mandarino tentar explicar - sem muito sucesso - os motivos de contratar mais um diretor executivo. A ideia, segundo o dirigente, é ampliar a atuação do Vasco no mercado.
- A vinda dele tem como objetivo o fortalecimento da estrutura profissional do futebol. A primeira ideia é sempre o campo, mas a rede é mais complexa. Franck vem com perspectiva de trabalhar o lado econômico no futebol, a estruturação de equipes e ampliar o espaço de atuação de maneira mais eficaz, enquanto o Daniel vive mais o dia a dia, sabendo das necessidades da comissão técnica, da logística.

Idolatrado, Felipe teve oferta para voltar a jogar 'futebolzinho' no Qatar

Destaque de amistoso em janeiro, meia recebeu proposta para retornar, mas acabou por ficar no Vasco, onde briga por posição

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Felipe na partida do Vasco contra o Alianza (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)Felipe na partida do Vasco contra o Alianza
(Foto: Dhavid Normando / Futura Press)
Felipe deixou o gramado na última terça-feira ovacionado pela torcida do Vasco que foi a São Januário assistir à vitória por 3 a 2 sobre o Alianza Lima. No entanto, também mostrou sua insatisfação com a reserva, dizendo que se não pudesse mais colaborar, levaria seu “futebolzinho” de volta para o Qatar. A declaração não foi da boca para fora. No início de 2012, o meia recebeu proposta para retornar ao país onde jogou por cinco anos e no qual tem tratamento de ídolo. Mas por fim permaneceu no clube de coração tendo que a cada partida brigar por uma vaga de titular.
A oportunidade de retornar ao Qatar surgiu em janeiro, quando Felipe participou de um amistoso, realizado em Doha, do Al Sadd, seu ex-clube, contra o Schalke 04, da Alemanha. O jogo, que aconteceu no dia 10 de janeiro e celebrava a despedida de Muhammad Ghulam, acabou por ser um show do brasileiro, que marcou o gol da vitória por 2 a 1 de virada (clique aqui e assista ao vídeo). Então não demorou muito a surgir uma sondagem do Comitê Olímpico do Qatar, que é responsável pelas contratações de jogadores para os clubes locais. O mesmo já havia ocorrido no início de 2011. Por conta da participação no jogo festivo, ele começou a pré-temporada do Vasco uma semana depois.
O Vasco tomou conhecimento da proposta, mas conseguiu fazer Felipe seguir em São Januário e foi além. Alguns dias depois ainda firmou um acordo para a renovação do jogador até o fim de 2013. Mesmo assim, o jogador deixou Doha sendo avisado de que tem as portas abertas para retornar quando quiser. Não está descartada uma nova conversa em junho.
- Realmente houve essa possibilidade de o Felipe retornar ao Qatar. Existiu uma oferta, mas que não foi à frente - disse José Hamilton Mandarino, vice de futebol do Vasco.
A algumas pessoas, Felipe admitiu o desejo de voltar a jogar no Qatar e encerrar sua carreira no país do Oriente Médio, já que sua família adaptou-se perfeitamente ao local. No entanto, ao mesmo tempo, pesam o coração vascaíno e a vontade de terminar seus dias como jogador desfilando seu “futebolzinho” em São Januário.

Rodolfo admite falhas, mas garante: 'Estou pronto para enfrentar tudo'

Zagueiro afirma não estar na forma ideal, mas promete se recuperar para voltar à melhor forma com a camisa do Vasco

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Rodolfo durante a coletiva do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Rodolfo durante a coletiva do Vasco, nesta quinta
(Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
Se Felipe foi o personagem do Vasco pelo lado positivo, Rodolfo terminou a partida da última terça-feira marcado pela falha que resultou o primeiro gol do Alianza Lima, pela Libertadores. Mais um erro na temporada do qual o zagueiro não fugiu. Contratado no início do ano, o jogador admitiu que não vive um bom momento, segundo ele por conta de deficiência física agravada pela falta de tempo para se recuperar, mas garantiu estar de cabeça erguida para superar.
- Houve mais de um erro por causa da falta de treinos, infelizmente não há tempo. Fiquei surpreso com os erros, que estão me incomodando. Principalmente em relação a tempo de bola, o que nunca havia acontecido. Tive uma lesão muito grave no ano passado e por conta disso disputei apenas 35 minutos do Brasileiro pelo Grêmio. Sabia que o nível cairia, mas não dessa maneira. Estou trabalhando em cima disso e sei que que tenho a confiança de todos aqui. Joguei oito anos fora do Brasil e defendi a Seleção. Estou pronto para enfrentar tudo de novo - disse ele, que em 2011 sofreu com uma fratura na perna esquerda.
Rodolfo preferiu não entrar detalhes sobre as circunstâncias de sua substituição no intervalo do jogo contra o Alianza. Disse que é um assunto que deve ser mantido em sigilo, mas admitiu que não estava em plenas condições psicológicas para seguir em campo.
- Talvez não, talvez sim. Era um jogo quente, difícil e traiçoeiro. O resultado foi positivo, mas poderia ter sido o contrário. Estava preparado quando entrei em campo, mas numa partida de Libertadores, se você não estiver 100%, é complicado. Se o jogador estiver bem fisicamente, sabe que vai trabalhar bem em campo e, por isso, estará bem de cabeça - afirmou Rodolfo, que minutos antes do jogo contra o Alianza realizou um teste por causa de dores na panturrilha.
Resignado por conta das falhas, Rodolfo mostrou-se tranquilo quanto à possibilidade de ser barrado. Douglas foi seu substituto no jogo contra o Alianza, já que Renato Silva, reserva imediato, estava suspenso. Portanto, sua posição está ameaçada para a partida contra o Libertad, na próxima quarta-feira, pela Libertadores, quando o grupo titular retorna.
- Se o Cristóvão quiser me deixar no banco, vou cumprir. Quero preservar meu nome, mas o mais importante é que o Vasco saia bem nessa história. Estou aqui para acatar o que for decidido. Mas quero deixar claro que não vai existir um minuto que vou deixar de honrar a camisa do Vasco - destacou.
Por fim, Rodolfo garantiu que pretende treinar ainda mais, vencendo as dificuldades do calendário, e mostrou confiança em se superar, acreditando que vive apenas um mau momento.
- Não encaro como uma má fase. Mas chega a hora em que o jogador vai diminuindo a performance. Não existe um jogador que não passe por momento ruim. Sei que tenho que trabalhar mais. Às vezes é melhor dar dois passos para trás e depois um passo à frente. Sei que tenho qualidade suficiente para voltar a ser o Rodolfo que saiu daqui novinho e chegou à Seleção.
Rodolfo também havia falhado no segundo gol do Nacional do Uruguai na derrota por 2 a 1 em São Januário, pela Libertadores. Além disso, errou no clássico contra o Flamengo, no lance que resultou no gol inacreditavelmente perdido por Deivid, pela semifinal da Taça Guanabara.

Jorginho marca a 12 segundos do fim, e Vasco derrota o Sport na estreia

Empurrado pela torcida, equipe cruz-maltina vence por 4 a 3 e começa
com pé direito sua campanha pelo grupo A da Copa Brasil, em Manaus

Por Igor Christ Manaus
Empurado pela torcida, que não parou de incentivar um só minuto, o Vasco estreou com pé direito pelo grupo A da Copa Brasil de futebol de areia, que está sendo realizada na arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus. O destaque da partida foi o capitão Jorginho, que marcou duas vezes e garantiu a vitória por 4 a 3 sobre o Sport Recife a 12 segundos do fim. O defensor Gil fez os outros dois gols do time da Colina. Juninho Alagoano, Léo Ribeiro e Adnan anotaram para a equipe pernambucana.
Jorginho Vasco da Gma Copa Brasil de futebol de areia Manaus (Foto: Marcus Melgar)Ao marcar a 12 segundos do fim do jogo, o craque Jorginho assegura vitória do Vasco (Foto: Marcus Melgar)
- Estreia é sempre complicada e nervosa. Sabíamos que o Sport iria fazer um jogo de correria e marcação forte. Mas vencemos e agora é pensar no próximo jogo contra a Suíça - afirmou Jorginho.
O Vasco iniciou o jogo no ataque e acertou a trave do Sport por duas vezes, com Jorginho e Bruno Xavier. O Rubro-Negro pernambucano equilibrou as ações e levou perigo em duas tentativas de Juninho Alagoano. Mas os gols só foram sair mesmo na segunda etapa.
Aos três minutos, Juninho Alagoano abriu o placar para o Sport ao completar de voleio após escanteio. O Vasco reagiu dois minutos depois, em bonito gol do defensor Gil. Ele recebeu na esquerda e bateu do meio da quadra para empatar. Aos nove,o Leão mostrou suas garras novamente e fez o segundo, com Léo Ribeiro batendo colocado no alto.
Vasco da Gama e Sport Recife Copa Brasil de futebol de areia em Manaus (Foto: Marcus Melgar)Em duelo disputado, jogadores do Vasco e do Sport
saltam para alcançar a bola (Foto: Marcus Melgar)
Mas o Rubro-Negro queria mais. Aos dois minutos, Adnan bateu falta com precisão e fez 3 a 1. Em desvantagem, só restou ao Vasco se lançar ao ataque e pressionar o adversário na saída de bola. A tática deu certo. Em chute cruzado, Gil diminuiu e deu fôlego para o time da Colina.
No minuto seguinte, o capitão Jorginho deixou tudo igual cobrando falta e colocou fogo no jogo. A 12 segundos para o fim do jogo, brilhou a estrela do atacante cruz-maltino. Após rápida tabela com Rafinha, Jorginho chutou firme e garantiu a vitória por 4 a 3. O Trem-Bala da Areia voltou.
Na quinta-feira, o Vasco encara a Suíça, enquanto o Sport pega o Flamengo.

*O repórter do GLOBOESPORTE.COM viaja a convite da organização do evento

Sem descanso necessário, gramado de São Januário cria ‘buraco-zagueiro’

Dirigente do Vasco afirma que solo recentemente trocado e excesso de treinos permitiram defeito reclamado por Alecsandro

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Alecsandro chegou ao jogo contra o Alianza Lima detendo a marca de dez gols em 11 partidas disputadas na temporada. Mas na última terça-feira enfrentou talvez seu melhor marcador em 2012. Não se tratou de um zagueiro peruano, mas um buraco localizado ao lado da marca do pênalti de uma das áreas de São Januário. Segundo o atacante, a imperfeição do gramado foi determinante para que ele desperdiçasse duas cobranças e passasse a noite em branco.
O gramado de São Januário foi totalmente reformado. As obras começaram em dezembro do ano passado e terminaram no fim de janeiro, após a instalação de um tipo de grama com qualidade certificada pela Fifa. No entanto, desde o início da temporada a equipe intensificou os treinamentos no local e, segundo o vice-presidente de patrimônio do clube, esse fato determinou o surgimento do “buraco-zagueiro”.
Buraco marca do pênalti Vasco são Januário (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Buraco na marca do pênalti em São Januário logo após jogo entre Vasco e Alianza Lima (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
- Existe um acordo para que não ocorram treinos em São Januário em três dias da semana, exatamente para que haja tempo de recuperação. Por isso, o Vasco vinha treinando no Cefan (Centro de educação física da marinha), mas a grama de lá agora está em fase final de reformas. O gramado de São Januário é novo e ainda sente um desgaste maior porque o solo que serve como base ainda não está totalmente assentado. Com o número de treinos e locais mais forçados como a marca do pênalti, surgem buracos como aquele - explicou o vice de patrimônio Fred Lopes.
funcionários no gramado de São Januário (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Funcionários acertam o gramado nesta quarta
(Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
A previsão é que na próxima semana o Vasco volte a treinar alguns dias no Cefan. De segunda a quarta-feira, por exemplo, o time estará em viagem ao Paraguai, local da partida contra o Libertad, pela Libertadores. Desde 5 de fevereiro de 2012, São Januário recebeu oito jogos oficiais, sendo que cinco do Vasco, um do Fluminense, um do Botafogo e a último nesta quarta, quando Boavista e América-MG se enfrentam pela Copa do Brasil.
- Nesse caso, os treinos específicos como os de pênalti e os dos goleiros são mais prejudiciais ao gramado do que os jogos. Nosso planejamento está mantido. Vamos dar o descanso necessário ao gramado e, com o assentamento do solo, ele ficará ainda melhor - ressaltou o dirigente.

Renato e Felipe têm penas reduzidas, mas ficam fora de dois jogos

Punição vale para as primeiras rodadas do Brasileiro. Meias foram punidos por ofensas relatadas por Péricles Bassols no clássico da última rodada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Flamengo e Vasco não poderão contar com dois de seus principais jogadores nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Em julgamento no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta quinta-feira, os clubes conseguiram reduzir a pena inicial imposta aos meias de quatro para dois jogos de suspensão.
Tanto Renato quanto Felipe foram punidos por ofensas relatadas pelo árbitro Péricles Bassols no clássico entre as equipes válido pela última rodada do Brasileirão do ano passado. O julgamento em primeira instância ocorreu no fim do ano passado.
Assim, Renato Abreu desfalcará o Flamengo nos jogos contra Sport e Internacional. O jogador está afastado dos treinos e dos jogos da equipe por tempo indeterminado desde que exames realizados na última segunda-feira constataram uma arritmia cardíaca.
Já Felipe não poderá ser escalado por Cristóvão Borges diante de Grêmio e Portuguesa.

SporTV vai transmitir ao vivo a despedida de Edmundo pelo Vasco

Partida contra o Barcelona, do Equador, vai ser na quarta-feira, dia 28 de março, às 19h30m (de Brasília), em São Januário

Por SporTV Rio de Janeiro
Edmundo durante coletiva no Vasco (Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)Edmundo vai ter jogo de despedida pelo Vasco
(Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)
O SporTV vai transmitir ao vivo o jogo de despedida de Edmundo pelo Vasco no próximo dia 28, às 19h30m (de Brasília), em São Januário. O duelo vai ser contra o o Barcelona de Guaiaquil (Equador), derrotado na final da Libertadores de 1998, e você pode acompanhar todos os detalhes no Canal Campeão. O Animal não participou da conquista continental porque já não estava no elenco cruz-maltino desde o fim de 1997, quando acertou sua transferência para a Fiorentina-ITA.
O objetivo da diretoria é que a despedida de Edmundo seja nos mesmos moldes da apresentação de Juninho, que teve um grande evento antes da partida. O Animal vai jogar com o time principal do Vasco, no lugar de um dos atacantes, e treinará com o grupo durante alguns dias.
Edmundo teve cinco passagens pelo Vasco. Na mais marcante delas, foi o grande nome da conquista do Campeonato Brasileiro de 1997, tornando-se artilheiro, com 29 gols. Apesar da idolatria, ele também fez parte de um dos momentos mais tristes da história do clube: o rebaixamento para a Série B, em 2008, data de sua última passagem.

Lucas evita atrito com Leão e nega críticas ao treinador: 'Não foi com ele'

Camisa 7 do São Paulo afirma que tem bom relacionamento com treinador e explica desabafo no Twitter após vitória em Belém, contra o Independente

Por Marcos Guerra São Paulo
Lucas entrega camisa do São Paulo para o apresentador Serginho Groisman (Foto: Felipe Zito / Globoesporte.com)Lucas e o pai mostram presente para Serginho
Groisman (Foto: Marcos Guerra / Globoesporte.com)
A magra vitória do São Paulo por 1 a 0 diante do Independente-PA, na estreia da equipe na Copa do Brasil, continua dando o que falar no clube. Depois de desabafar no Twitter, o meia Lucas negou que tais comentários tenham sidos direcionados ao técnico Emerson Leão, que criticou o individualismo de alguns jogadores do Tricolor em entrevista coletiva, ainda no Mangueirão.
O jogador, que esteve na TV Globo na tarde desta quinta-feira para a gravação do programa 'Altas Horas', negou qualquer problema com o comandante são-paulino e afirmou que tem um bom relacionamento com Leão.
- Não teve nada a ver com o Leão. Meu relacionamento com ele é muito tranquilo - disse o camisa 7 do São Paulo.
Não teve nada a ver com o Leão. Meu relacionamento com ele é muito tranquilo"
Lucas
Logo após a partida, Lucas se mostrou decepcionado com algumas críticas e postou um desabafo no Twitter.
- Às vezes, não entendo. Se parto pra cima, estou errado. Se toco de lado, também estou errado. Não sei mais o que faço - escreveu o jogador, que nesta quinta-feira tentou explicar a manifestação na rede social.
- Na hora você fica com a cabeça quente, sabe que poderia ter feito melhor, tanto no coletivo quanto individualmente. Foi mais um desabafo mesmo. Às vezes as pessoas ficam falando coisas de mim, mas recebo todo dia mensagens de fãs que me apoiam, que gostam de mim. Isso me deixa contente, mas às vezes é coisa de duas ou três pessoas, que falam e acaba incomodando.
Apesar de o técnico não ter criticado publicamente Lucas na entrevista coletiva, esta não é a primeira vez que Leão entra em atrito com o jogador. Nesta temporada, o treinador já havia reclamado do individualismo do meia em algumas partidas do Campeonato Paulista.
- O Leão não falou nada para mim no vestiário. Não criticou diretamente ninguém. Ele, assim como a gente, ficou triste com o resultado. Apesar da vitória, queríamos um placar mais elástico para eliminar o jogo da volta - afirmou Lucas, tentando encerrar a polêmica com o treinador.

CBF divulga tabela: RJ e SP terão clássicos diferentes na rodada final

Brasileirão começa no dia 20 de maio e se encerra em 2 de dezembro. Fla, Vasco, Corinthians e Santos terão dois duelos regionais seguidos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A CBF divulgou na manhã desta quinta-feira a tabela básica do Campeonato Brasileiro deste ano, que começa no dia 20 de maio e termina em 2 de dezembro. A tabela detalhada, com o desdobramento das rodadas e os horários das partidas, será publicada pela entidade nos próximos dias.
Clique e confira a tabela do Brasileirão 2012
Os clássicos estão mantidos na última rodada, mas com algumas mudanças em relação ao ano passado. O último Gre-Nal de 2011, por exemplo, foi no Beira-Rio. Desta vez o encerramento está marcado para o Olímpico. No Rio e em São Paulo os duelos mudaram. O Corinthians, que foi campeão com um empate em 0 a 0 com o Palmeiras no Pacaembu, desta vez fecha o ano contra o São Paulo no Morumbi - o Santos recebe o Palmeiras na Vila. Já o Vasco, que terminou a temporada passada empatando com o Flamengo em 2 a 2, desta vez pega o Flu - o Fla pega o Botafogo.
Outra mudança: em 2011, São Paulo, Palmeiras, Fluminense e Vasco fizeram dois duelos regionais seguidos nas partidas finais. Neste ano, só o Vasco teve o mesmo destino - antes do Flu na rodada derradeira, terá o Fla pela frente na penúltima. Flamengo, Corinthians e Santos são os outros que fecharão a competição com dois clássicos seguidos.
Flamengo x Botafogo e Fluminense x Vasco estão marcados para o mesmo local, o Engenhão. Em 2011, o Vasco, que brigava pelo título, tentou levar o clássico com o Flamengo para São Januário, mas não conseguiu devido a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelos clubes durante o estadual daquele ano, inviabilizando a realização deste tipo de duelo na casa cruz-maltina. A solução encontrada no fim do ano passado foi levar o jogo entre Botafogo e Fluminense para o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Ou seja, neste ano a decisão dos estádios das rodadas finais também só deverá ser tomada em cima da hora.
Reproduçào CBF tabela brasileirão 2012 última rodada (Foto: Divulgação CBF)Clássicos cariocas na última rodada estão novamente marcados para o mesmo local (Foto: Divulgação CBF)
Outro dado interessante na tabela é que o Fla-Flu do primeiro turno foi marcado propositalmente para o dia 8 de julho em homenagem aos cem anos do clássico, que será completado no dia anterior.
Punido pelo STJD no ano passado, o Cruzeiro tem duas perdas de mando de campo a cumprir. Assim, os jogos do time na primeira e na quarta rodada ainda não têm locais definidos.
Portuguesa, Náutico, Ponte Preta e Sport voltam a integrar a elite do futebol brasileiro em 2012.
A rodada de abertura terá alguns importantes duelos regionais, como Botafogo x São Paulo, Vasco x Grêmio, Corinthians x Fluminense.
Confira os jogos da primeira rodada:
Botafogo x São Paulo - Engenhão
Vasco x Grêmio - São Januário
Palmeiras x Portuguesa - Pacaembu
Corinthians x Fluminense - Pacaembu
Internacional x Coritiba - Beira-Rio
Cruzeiro x Atlético-GO - a definir
Ponte Preta x Atlético-MG - Moisés Lucarelli
Figueirense x Náutico - Orlando Scarpelli
Sport x Flamengo - Ilha do Retiro
Bahia x Santos - Pituaçu

Ricardo Teixeira pede licença da CBF, diz presidente da Federação Paulista

Marco Polo Del Nero confirma afastamento do dirigente do comando da entidade. José Marin foi indicado para assumir o cargo interinamente

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Ricardo Teixeira durante coletiva (Foto: Getty Images)Ricardo Teixeira pede licença (Foto: Getty Images)
Por conta de problemas de saúde, Ricardo Teixeira pediu licença da presidência da CBF na tarde desta quinta-feira. O dirigente, que chegou a comparecer à sede do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, na Barra da Tijuca, na parte da manhã, preferiu se desligar do cargo na confederação para se dedicar aos cuidados médicos de que necessita.
A informação foi confirmada pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero. O dirigente informou ainda que José Maria Marin foi indicado por Teixeira para assumir o cargo de forma interina.
- Quando se está com a saúde ruim é preciso cuidar dela. Ele pediu licença e indicou o José Maria Marin para ficar em seu lugar - disse Del Nero por telefone.
O pedido de licença, de acordo com o presidente da Federação Gaúcha, Francisco Noveletto, foi enviado às federações através de um comunicado interno da CBF. Os presidentes dos 27 estados receberam via fax a informação do afastamento de Teixeira do comando da entidade. A indicação de Marin à presidência é por tempo indeterminado.
Teixeira pode tirar no máximo três licenças da CBF por ano, totalizando 180 dias. No ano passado, o dirigente se ausentou do cargo ao ser internado para tratar de uma diverticulite (processo inflamatório e infeccioso do divertículo - bolsas circulares da parede do colón que têm ligação com o intestino grosso).
Na semana passada, na Assembleia Geral Extraordinária, que aconteceu na sede da CBF, na Barra da Tijuca, alguns dirigentes pediram a Teixeira que fizesse um revezamento entre os vice-presidentes da entidade enquanto estivesse fora do cargo para cuidar da saúde.
Atualmente, a CBF conta com cinco vice-presidentes, cada um representando uma região do país: Fábio Marcel Nogueira (Sul), Fernando José Macieira Sarney (Norte), Marco Antonio de M. Ferreira (Nordeste), Weber Magalhães (Centro-Oeste) e José Maria Marín (Sudoeste).
Antes da Assembleia Geral na semana passada, Teixeira passou mal durante uma reunião na sede da CBF e teve que deixar o prédio com dificuldades de se locomover, com dores na perna. Após a reunião, o presidente da federação cearense, Mauro Carmélio, confirmou que o presidente passaria por uma bateria de exames e poderia se licenciar do cargo, o que se confirmou nesta quinta-feira.

Filho de Bebeto marca, Fla goleia o Flu por 6 a 1 e é líder nos juniores

Na abertura da décima rodada da Taça Guanabara da categoria, Rubro-Negro bate o Tricolor e o ultrapassa na tabela

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Futebol Juniores-Flamengo x Fluminense (Foto: Fernando Azevedo/Fla Imagem)Mattheus comemora gol no Fla-Flu
(Foto: Fernando Azevedo/Fla Imagem)
O dia começou bem para o Flamengo. Poucas horas antes de o time profissional enfrentar o Emelec pela Libertadores, a equipe de juniores venceu o Fluminense por 6 a 1 e assumiu a liderança da Taça Guanabara.
Lorran abriu o placar, de cabeça. Na sequência, foi a vez de Mattheus, filho do ex-jogador Bebeto, marcar de pênalti. Leandro anotou mais um, e Nixon fechou a goleada com três gols. Ygor descontou para o Tricolor.
Com a vitória, o Flamengo passou o Fluminense e o Nova Iguaçu na tabela, chegando a 25 pontos. Porém, o time da Baixada ainda não jogou na décima rodada. A partida contra o Duque de Caxias será no sábado, às 13h45m. Caso vença ou empate, a equipe passa a rubro-negra.
O Flamengo volta ao campo para enfrentar o Friburguense no próximo sábado, às 15h30m, no Eduardo Guinle. Já o Fluminense pega o Macaé, no mesmo dia e horário, nas Laranjeiras.
Futebol Juniores-Flamengo x Fluminense (Foto: Fernando Azevedo/Fla Imagem)Flamengo vence o Fluminense e vira líder nos Juniores (Foto: Fernando Azevedo/Fla Imagem)

Após derrota, torcedores do Inter fazem protesto durante treino

Integrantes de torcida organizada reclamam da postura do time

Por Diego Guichard Porto Alegre
Treino Inter Beira-Rio protesto torcida (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Torcedores foram retirados por seguranças
(Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
Após a derrota por 3 a 1 para o Santos, os titulares do Inter realizaram apenas corridas leves no Beira-Rio no período da tarde desta quinta-feira. Antes das 16h, já haviam sido liberados. Já os reservas participaram de um coletivo e foram surpreendidos por um protesto de torcedores.
Integrantes de um torcida organizada realizaram reclamaram da postura do time diante do clube paulista. Com palavras ofensivas, protestaram contra o técnico Dorival Júnior ao lado do gramado suplementar e foram retirados por seguranças.
Treino Inter Beira-Rio protesto torcida (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Alvo de protesto foi o técnico Dorival Júnior (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
No final da atividade, os atletas treinaram a pontaria, Dorival comandou um treino de finalizações. Do outro lado do campo, Jackson, Romário e Alan trabalhavam fundamentos para zagueiros.
Dorival volta a realizar treino na tarde desta sexta-feira. Será quando encaminhará a equipe para enfrentar o Santa Cruz, pelo Gauchão.
Treino Inter Beira-Rio (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Titulares realizaram corridas leves e voltam aos treinos nesta sexta
(Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)

Cover de Neymar, atacante Neilton participa de coletivo no CT

Atacante, que atuou na Copa São Paulo desta temporada, entra na segunda parte da atividade, com outros garotos da base

Por Marcelo Hazan Santos, SP
cover do Neymar no treino do Santos (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Neilton em treino do Santos nesta quinta-feira
(Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)
Algum desavisado que passasse pelo CT Rei Pelé na tarde desta quinta-feira poderia se perguntar se Neymar estava treinando. Na verdade, tanto o craque quantoo os titulares do Santos ganharam folga, após a vitória por 3 a 1 sobre o Internacional, na Vila Belmiro, na última quarta-feira, pela Taça Libertadores. Quem estava em campo era o atacante Neilton, revelado na base e "cover" do jogador, com o mesmo moicano do camisa 11.
Após ganhar certo destaque durante a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior desta temporada, o atleta de 18 anos não subiu com Pedro Casto (meia) e Paulo Henrique (lateral-esquerdo) para o time profissional. Porém, ele e os demais jogadores ganharam a chance de atuar com o elenco alvinegro, na segunda parte do coletivo desta quinta-feira. Além de Neilton, Bruno Lamas (meia) e Jubal (zagueiro), entre outros jovens que atuaram na Copinha, participaram da atividade.
Porém, a equipe que enfrentará o Mogi Mirim, neste sábado, pelo Campeonato Paulista, será diferente, com o retorno de Adriano como principal novidade: Aranha; Maranhão, Bruno Rodrigo, Vinicius Simon e Paulo Henrique; Adriano, Anderson Carvalho, Elano e Tiago Alves; Felipe Anderson e Alan Kardec.
Clique aqui e assista a vídeos do Santos
cover do Neymar no treino do Santos (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Cover de Neymar, atacante Neilton treinou com os profissionais  (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)

As mulheres do futebol


qui, 08/03/12
por Cíntia Barlem |
categoria Sem categoria
Por Cíntia Barlem, Débora Vives, Jessica Mello e Tati Lopes
Dia 8 de março, dia da MULHER. Mas como fazer uma homenagem em pleno blog de futebol? A maneira encontrada pelo Donas do Campinho foi citar alguns exemplos de superação de obstáculos em um mundo por vezes com regras ditadas pelo padrão masculino.
Marta, sempre entre as melhores

Ela é mulher, jogadora de futebol, e está sempre entre as melhores do mundo. É mais um belo exemplo de força e superação de quem lutou por uma paixão e conseguiu alcançar seu objetivo. Isso tudo em um meio super masculino, que agora já se acostumou com a presença feminina, mas que durante muito tempo lutava em aceitar que elas – nós – também podemos amar o esporte.
E a Marta está aí para provar que é possível. Em Alagoas, onde morava e era criada pela mãe e a avó, ela aproveitava para se divertir jogando bola na rua com os amigos. A carreira começou no CSA-AL. Depois, ela passou pelo Santa Cruz-PE. Decidida a buscar algo maior, foi para o Rio de Janeiro. E foi jogando pelo Vasco que a vida dela começou a mudar.
Veio a Seleção Brasileira, a ida para clubes do Exterior, títulos e mais títulos, e muitos troféus de melhor jogadora do mundo. Em 2012 ela não levantou esta taça. Mas é ela a dona de cinco conquistas seguidas. Em 2010, ainda recebeu o convite para ser embaixadora da ONU. Marta, a dona dos dribles desconcertantes, a dona de belos gols, a dona do campinho, é e seguirá sendo exemplo de meninas que um dia sonham em chegar lá.
Maurine, superação pelo Brasil

Maurine Dornelles Gonçalves conquistou o Brasil nos últimos Jogos Pan-Americanos. Enquanto a seleção masculina decepcionava (sendo eliminada ainda na primeira fase, sem nenhuma vitória), a feminina chegava à final contra o Canadá e emocionava o país com uma bela história de superação da sua lateral-direita.
Dois dias antes da semifinal contra o México, Maurine havia recebido a notícia da morte do seu pai. Optou pela permanência na seleção e fez uma excepcional partida, marcando, inclusive, o gol da vitória. A dor virou motivação. Na grande final, fez a parte que lhe cabia: converteu a cobrança na disputa de pênaltis. Mas, infelizmente, viu a goleira Karina LeBlanc defender o chute de Débora.
A garra da gaúcha de Rio Grande atraiu os olhares para o futebol feminino, ainda sem grandes incentivos no Brasil.
E falando em falta de incentivos, com a decisão do Santos de fechar o ‘Sereias da Vila’, a gaúcha de Rio Grande teve que procurar um novo clue. A jogadora, que tem no currículo conquistas de Libertadores, Copa do Brasil, Mundial, Sul-Americano (pela Seleção) e Liga Norte-Americana (pelo New York Flash), fechou com o ADECO. O clube é mantido pela prefeitura de São Paulo e está disputando a Copa do Brasil.
Mulheres + futebol
As mulheres não ocupam o cenário do futebol somente dentro de campo. Muitas jornalistas também rompem padrões e barreiras para que possam ter suas opiniões respeitadas. Exemplos são os mais variados. Sara Carbonero ficou marcada pelo beijo que levou do namorado Casillas na final da Copa do Mundo. Sua beleza e o tal episódio serviram de empurrão e ao mesmo tempo desconfiança quando ao seu potencial. Nada que análises qualificadas sobre o esporte e reportagem na beira do gramado vivenciando o `clima’ não tenham dado um carimbo de qualidade para a repórter. O blog lembra ainda das tantas fisioterapeutas, médicas, árbitras…que dão um novo colorido ao futebol.

O Donas do Campinho tem em suas quatro componentes o objetivo não só de escrever sobre curiosidades fora das quatro linhas. A análise também é parte importante do nosso ideal. Hoje, dia 8 de março, dia da mulher, começa mais uma etapa do blog. Um ano depois, com nova equipe. Para celebrar o aniversário do espaço teremos um bate-papo online com vocês. Esperamos todos às 18h30 aqui mesmo no blog. Um debate sadio sobre futebol. Esse é o objetivo.

Rivaldo estaria insatisfeito em clube angolano, diz imprensa local

Pentacampeão teria faltado a um treino por conta do não cumprimento de algumas cláusulas contratuais com o Kabuscorp

Por GLOBOESPORTE.COM Luanda, Angola
Rivaldo Esporte Espetacular (Foto: Reprodução/TV Globo)Rivaldo estaria insatisfeito no futebol de Angola
(Foto: Reprodução/TV Globo)
De acordo com a imprensa angolana, o pentacampeão Rivaldo estaria insatisfeito no Kabuscorp. O veterano de 39 anos teria, inclusive, faltado a um treino do clube devido ao não cumprimento de algumas cláusulas contratuais de acordo com o “Jornal dos Desportos”.
A ausência de Rivaldo no treinamento preocupou dirigentes e torcedores do Kabuscorp por conta da atitude ter acontecido na antevéspera do clássico local diante do 1º de Agosto.
“A sua ausência em campo é sempre notória, já que, além de assumir o papel de capitão do grupo, é o jogador mais midiático no plantel, fato que centraliza as atenções dos torcedores”, diz um trecho da matéria do “Jornal dos Desportos”.
Uma fonte próxima da direção do clube, entretanto, garantiu não existir qualquer pendência com Rivaldo.
- Cumprimos todas as cláusulas contratuais. Essa informação não passa de comentários para desestabilizar o grupo antes de um jogo importante - garantiu.

Circuito Radical: dupla de gatas da Tucano faz ensaio sensual em Goiás

Conheça as musas que participaram da aventura do Verão Espetacular, em Rio Quente: Caroline Sica, modelo, e Bianca Trench, produtora de moda

Por GLOBOESPORTE.COM Rio Quente, GO
Durante uma semana, essa dupla teve que suar a camisa pela equipe Tucano na quarta temporada do Circuito Radical. Neste domingo, o Esporte Espetacular vai mostrar o desempenho de Bianca Trench e Caroline Sica na aventura que levou 12 convidados para Rio Quente, em Goiás. No vídeo ao lado, o GLOBOESPORTE.COM preparou um ensaio sensual com essas duas gatas.
Caroline é de Porto Alegre e tem 27 anos. A modelo gosta de pegar onda nas horas vagas e já foi capa da revista "Playboy".
- Adoro praticar esportes, sou extremamente competitiva e queria superar meus limites. Foi uma ótima oportunidade participar do Circuito Radical, poder fazer novas amizades e sentir sensações diferentes - disse Carol.
Produtora de moda, Bianca Trench tem 30 anos e foi remadora do Corinthians. No vídeo acima, a paulista também mostrou que tem habilidade no skate
- Pela diversidade dos esportes, quis testar os meus limites. Sou melhor na água, mas queria testar um pouco minhas habilidades em terra - explicou Bianca.
Clique na imagem abaixo e confira a galeria de fotos desse ensaio sensual. Para saber mais dos outros participantes do Circuito Radical, fique conectado no GLOBOESPORTE.COM.
Caroline Sica gatas circuito radical  (Foto: Manoel Campos/GloboEsporte.com)Capa da "Playboy", Caroline Sica foi uma das gatas em Rio Quente(Foto: Manoel Campos/GloboEsporte.com)