quinta-feira, 28 de julho de 2011

 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
O Vasco passou o jogo todo tentando. No total, foram 34 finalizações ao gol de Marcelo Lomba. Entretanto, apenas uma foi parar na rede, aos 49 da etapa final, e acabou por salvar o time da Colina de uma derrota dentro de São Januário. Elton fez o gol do empate por 1 a 1 com o Bahia, que havia aberto o placar na partida desta quinta-feira com um gol de Reinaldo, logo no início.
Com o resultado, o Vasco chegou a 21 pontos e ocupa a quinta colocação no Campeonato Brasileiro. O time, que já tem vaga na Libertadores por ser campeão da Copa do Brasil, tem sete pontos a menos que líder Corinthians. O Bahia, por sua vez, agora tem 12 pontos e, desta forma, se mantém fora da zona de rebaixamento, em 16º lugar. O time não vence desde 25 de junho, quando fez 2 a 0 no Atlético-PR (sequência de seis jogos). Na próxima rodada, neste domingo, o Vasco visita o São Paulo, no Morumbi, enquanto o Bahia recebe o Figueirense, em Pituaçu.
Diego Souza no jogo do Vasco contra o Bahia (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)

Diego Maurício ouviu ofensas racistas na Vila: ‘Me chamaram de macaco’

Atacante diz que parte da torcida do Santos o discriminou durante a partida de quarta-feira. Departamento jurídico do Fla estuda ir ao STJD

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
diego mauricio flamengo (Foto: Ricardo Ramos/VIPCOMM)Diego Maurício diz que foi chamado de 'macaco' por
torcedores do Santos (Foto: Ricardo Ramos/VIPCOMM)
Muito feliz com a importante vitória do Flamengo sobre o Santos, mas chateado com o que ouviu de parte da torcida do Peixe na Vila Belmiro. De volta ao Rio, o atacante Diego Maurício afirmou que foi vítima de ofensas racistas durante o confronto, nesta quarta-feira. Segundo ele, a discriminação ocorreu enquanto os atletas rubro-negros que estavam no banco de reservas faziam o aquecimento.
- Ouvi na hora de aquecer. Uma minoria da torcida do Santos, que estava acima dos camarotes, começou a fazer ofensas racistas, me chamaram de macaco. Fiquei chateado na hora. O grande ídolo do Santos é o Neymar, que é negro. Pelé, que é eterno, o maior ídolo da história do clube, é negro. Fiquei surpreso, muito chateado com isso. Não importa a raça, somos todos seres humanos. Além das palavras racistas, alguns torcedores jogaram cerveja em nossa direção – disse.
Não foi a primeira vez que Diego ouviu este tipo de ofensa. No dia 23 de janeiro, durante jogo da Seleção Brasileira no Sul-Americano sub-20, em Moquegua, no Peru, ele foi insultado por torcedores no estádio 15 de Noviembre. Alguns presentes no local imitavam sons de macaco e faziam gestos para atrapalhar o desempenho do jogador em campo. Na ocasião, a CBF fez uma reclamação formal na Conmebol.
O grande ídolo do Santos é o Neymar, que é negro. Pelé, que é eterno, o maior ídolo da história do clube, é negro. Fiquei surpreso, muito chateado com isso"
Diego Maurício
- Houve isso no Sul-Americano, foi uma coisa superchata também. Lá relevei por ser outro país. Mas aqui, no Brasil, a maioria dos ídolos é negra, são muitos negros na Seleção Brasileira. Ouvir isso no nosso país é constrangedor.
O atacante aguarda a decisão do Flamengo sobre o caso, mas diz que não fará nenhum pedido para que o clube procure o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
- Cabe ao Flamengo. Eles vão tomar a melhor decisão. Estou tranquilo, fiquei triste e isso não pode acontecer com ninguém.
Em nota publicada no site oficial, a diretoria do Flamengo repudia a atitude racista de parte da torcida do Santos e diz que o departamento jurídico do clube estuda tomar as medidas cabíveis no STJD.
A íntegra da nota oficial
O Clube de Regatas do Flamengo repudia a atitude racista de parte da torcida do Santos para com o atacante Diego Maurício, durante a partida entre as duas equipes, na última quarta-feira (27.07), na Vila Belmiro. Por isso, e para apoiar o atleta, o Departamento Jurídico do clube estuda entrar com as medidas cabíveis, cobrando uma apuração severa, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Enquanto fazia aquecimento, junto ao banco de reservas, o atacante Diego Maurício acabou sendo vítima de insultos racistas, que partiram de alguns torcedores do Santos que estavam posicionados logo acima dos camarotes da Vila Belmiro.

Loco se diz ansioso para jogar e brinca com ‘cavadinha’ no vestiário

Mais magro, atacante afirma que sentirá apenas a falta de ritmo de jogo

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Loco Abreu durante coletiva do Botafogo (Foto: Fábio Castro / Divulgação AGIF)Loco Abreu sorri durante entrevista coletiva
no Botafogo (Foto: Fábio Castro / Divulgação AGIF)
Depois de 13 jogos no Brasileiro, a torcida do Botafogo finalmente poderá ver seu ídolo em campo. Loco Abreu está de volta a General Severiano e, pelo menos no discurso, com muita vontade de ajudar o time a voltar a ocupar o G-4 do Brasileiro. Animado com o título do Uruguai na Copa América, o jogador quer continuar no embalo da conquista e fazer história também no Glorioso.
- Quando você ganha um título, ainda mais um tão importante, ganha uma motivação para buscar outros, para seguir nessa linha de conquistas. Agora, quero poder fazer historia com o Botafogo também. Tem a Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro aí. A gente tem que desfrutar desses torneios e a mentalidade tem que ser sempre positiva. Ano passado, a gente brigou e este ano estamos de novo entre os melhores. Quero jogar para ajudar meus companheiros a conquistar nossos objetivos.
Segundo o preparador físico do clube, Solivan Dalla Vale, Loco se apresentou em boas condições, apesar de estar mais magro. O jogador perdeu massa muscular no período em que esteve com a seleção do Uruguai. Mas, segundo o atacante, isso não o preocupa.
- A metodologia de treinamento de lá é diferente pelo tipo de torneio que disputamos. Tenho uma diferença de percentual de massa muscular. Mas isso acontece com todo mundo que disputa esse tipo de competição. O importante é ter treinado bem no dia a dia. O que está faltando é ritmo de jogo. E isso, só vou adquirir jogando. Eu estava com saudade do Botafogo. Aqui, a gente está ótimo. O ambiente está legal.
Marketing da 'cavadinha' do vestiário
 Assunto obrigatório na entrevista concedida pelo atacante, o vídeo postado por Forlán, em que Loco aparece rebolando com a cueca puxada para cima, foi encarado com bom-humor pelo jogador. Abreu explicou o motivo da comemoração inusitada e, em tom de brincadeira, diz que já pensa até em lucrar com a repercussão da dancinha.
- Vender a cueca? Dá para fazer marketing de tudo, tem problema não (risos). Foi uma comemoração íntima nossa. Não se é campeão da Copa América todo dia. Ficou legal, ficou legal (risos).
Com Loco Abreu, o Botafogo enfrenta o Cruzeiro, neste sábado. Os times se enfrentam pela décima terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será disputado na Arena da Jacaré, a partir das 18h30m (horário de Brasília).

Santos quer homenagear Neymar com placa pelo golaço contra o Fla

'Ele foi como um mágico de Las Vegas que faz o elefante subir', comparou o presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, empolgado com o lance

Por Adilson Barros Santos, SP
O Santos pretende conceder a Neymar uma placa pelo golaço que o craque marcou na derrota por 5 a 4 para o Flamengo, na última quarta-feira, na Vila Belmiro, pela 12 ª rodada do Brasileirão. Foi o terceiro gol santista (e o primeiro do astro no jogo, que fez dois) - assista ao lance no vídeo ao lado.
O presidente do Peixe, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, vai levar a ideia à diretoria. Se for aprovada, o clube fará uma solenidade para homenagear o camisa 11. Para Luis Alvaro, foi um lance mágico. O dirigente comparou Neymar a um ilusionista. Por isso, acredita que uma placa é merecida.
- Foi como um mágico de Las Vegas que faz o elefante subir. Só vi algo parecido com Pelé - comentou, empolgado, o mandatário santista.
Neymar ainda marcou um outro gol na partida, o quarto do Peixe, também numa bela jogada, mas reconhece que o primeiro foi mesmo um gol histórico. Ele até brincou quando lhe perguntaram se seria um gol típico de videogame, já que o jogador adota jogar futebol virtual.
- Olha, foi bem mais difícil que no videogame, pois no campo eu sinto as pancadas.
Neymar Santos x Flamengo (Foto: Ag. Estado)Neymar fez excelente partida contra o Flamengo, mas Peixe perdeu por 5 a 4 (Foto: Ag. Estado)

Secretário-geral da AFA confirma que Sabella será o técnico da Argentina

Ex-jogador do Grêmio deverá ser apresentado na próxima semana

Por Agências de notícias Buenos Aires, Argentina
Alejandro Sabella (Foto: Alexandre Alliatti / globoesporte.com)Alejandro Sabella será o substituto de Sergio
Batista na Argentina (Foto: Alexandre Alliatti)
Após o presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona, afirmar que Alejandro Sabella será o novo técnico da seleção do país, o secretário-geral da entidade, José Luis Meiszner, confirmou nesta quinta-feira que o ex-treinador do Estudiantes será o substituto de Sergio Batista, demitido depois do fracasso em casa na Copa América. Como jogador, Sabella defendeu o Grêmio entre 1986 e 1987.
- A determinação já está tomada. Sabella é o novo eleito - disse Meiszner à agência oficial Télam.
O dirigente anunciou ainda que Carlos Bilardo foi desvinculado de seu cargo de diretor do Departamento de Seleções Nacionais, função que assumiu antes da última Copa do Mundo. Bilardo, campeão mundial em 1986, teve vários problemas com Diego Maradona, que o acusou de traição.
A AFA anunciou na segunda-feira a rescisão do contrato de Batista depois de menos de um ano de ocupação do cargo e após o fracasso na recente Copa América. Sabella, de 56 anos, firmará seu contrato até a Copa do Mundo de 2014 e está previsto que sua apresentação formal seja realizada na próxima semana.
O novo técnico, contudo, precisa encerrar legalmente seu compromisso com o clube árabe Al Jazira, com o qual fez um acordo para voltar a dirigi-lo após passar pelo Estudiantes de La Plata (2009-2011).
O Sabella tem previsto estrear pela seleção em um amistoso pela Ásia, em setembro próximo, disse o dirigente. A Argentina jogará contra a Venezuela em Calcutá (Índia) na sexta-feira, dia 2, e depois enfrentará a Nigéria em Dacca (Bangladesh) na terça-feira, dia 6.

Sem Neymar, Brasil tenta acabar com reinado de Espanha e Uruguai

Em alta no cenário atual, Fúria e Celeste chegam ao Mundial Sub-20 como candidatas ao título na Colômbia. Coutinho, Oscar & Cia. estão no caminho

Por Victor Canedo Direto de Barranquilla, Colômbia
Um é campeão da Copa América, vice do Mundial Sub-17 e do Sul-Americano Sub-20. A outra ganhou de um ano para cá nada menos do que a Copa do Mundo e o Europeu Sub-21. Um retornou ao topo do cenário atual do futebol e provou que em um país menor do que o estado vizinho do Rio Grande do Sul há gigantes. A outra, com uma escola que prioriza a técnica absoluta, conquistou o respeito de todos que duvidavam de sua força e de seu poder de decisão. No momento, não há ninguém que possa bater no peito e gritar mais alto do que uruguaios e espanhóis. E é com todo esse status que as duas seleções chegam ao Mundial Sub-20, que se inicia nesta sexta-feira, na Colômbia.
Diante dos feitos e fatos, a geração sub-20 do Uruguai lutará para apagar a imagem deixada na “final” do Sul-Americano em fevereiro, no Peru, quando foi atropelada pelo Brasil por 6 a 0, ainda que tenha conquistado a vaga nas Olimpíadas de Londres, em 2012, quebrando uma marca de 84 anos de ausência. Os melhores da ocasião estão mantidos para tentar o primeiro título da categoria - foi vice em 1997: o zagueiro Diego Polenta, do Genoa (Itália), e apontado como sucessor de Lugano, e o atacante Adrian Luna, vendido recentemente ao Espanyol (Espanha).
Mesmo desfalcada, a Fúria apostará no entrosamento para ir longe. Para alívio dos adversários, o ítalo-brasileiro-espanhol Thiago Alcântara, estrela na conquista do Europeu sub-21 e cada vez mais à vontade no Barcelona, será uma das ausências. O atacante Iker Muniaín, do Athletic Bilbao, também está fora. A missão de manter a Espanha entre os protagonistas, portanto, sobrou para gente qualificada como o atacante Dani Pacheco (Liverpool), o meia Sérgio Canales (Real Madrid), o volante Oriol Romeu (Chelsea) e o atacante brasileiro e naturalizado Rodrigo Moreno (Benfica).
CONFIRA OS GRUPOS E A TABELA COMPLETA DE JOGOS DO MUNDIAL SUB-20
MONTAGEM - Rodrigo Moreno, Sergio Canales, Adrian Luna e Diego Polenta (Foto: Montagem sobre fotos da Reuters, AFP e AP)Rodrigo e Sergio Canales, da Espanha; Diego Polenta e Adrian Luna, do Uruguai (Fotos: Reuters, AFP e AP)
Com ‘Tropa de Elite’, Brasil encabeça lista de rivais
Espanha e Uruguai, no entanto, não estão sozinhas. Mesmo sem as grandes estrelas Neymar e Lucas, destaques da conquista sul-americana, o Brasil tem credenciais suficientes para acabar com tal reinado. A força individual está concentrada em nomes como Philippe Coutinho (Inter de Milão), Oscar (Internacional), Casemiro (São Paulo) e Danilo (Santos), que ao mesmo tempo evidenciam a coletividade da equipe de Ney Franco em uma espécie de “Tropa de Elite”.
Na teoria, outras seleções também podem almejar o caneco sem se deslumbrarem. É o caso da França, campeã europeia sub-19 em 2010 sob comando do meia-atacante Gaël Kakuta, do Chelsea. Sua contratação em 2007 gerou tanta polêmica que o clube inglês acabou punido em não poder contratar jogadores por duas janelas de transferência por ter induzido o francês a romper contrato com o Lens. Também vale ficar de olho no atacante Cédric Bakambu e no meia Antoine Griezmann.
Philippe Coutinho Brasil  Gael Kakuta  França James Rodríguez  Colômbia  Erick Torres México Juan Iturbe  Argentina  (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)Philippe Coutinho (Brasil), Kakuta (França), Rodríguez (Colômbia), Torres (México) e Iturbe (Argentina): promessas de craque no Mundial Sub-20 da Colômbia (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)
Os Bleus estão no Grupo A ao lado da Colômbia, que aposta no meio-campista James Rodríguez, do Porto, para não fazer feio diante de sua torcida. Nas ruas, a sensação é de que, com sorte nos cruzamentos e muito apoio nas arquibancadas, o time possa chegar às quartas de final.
 O Grupo F colocou outros dois favoritos juntos. Campeão do Mundial sub-17 que terminou no início do mês, o México voltou a levar o título da Concacaf sub-20 19 anos depois, sofrendo apenas dois gols em uma campanha com 100% de aproveitamento. O atacante Erick Torres, do Chivas, e o meio-campista Carlos Orrantia, do Pumas, são os melhores nomes.
Mustafa Amini - Austrália Sub-20 (Foto: Getty Images)Mustafa Amini, o 'Valderrama' da seleção
australiana no Mundial Sub-20 (Foto: Getty Images)
Ainda na chave está a Argentina, maior campeã da categoria, com seis canecos - o Brasil ainda busca o penta. Dessa vez não há a grife de um Diego Maradona, Juan Román Riquelme, Javier Saviola (maior artilheiro de uma só edição, com 11 gols), Sergio Agüero e Lionel Messi. Não há uma grande realidade na seleção albiceleste, mas são muitas as promessas que podem desabrochar. No Sul-Americano, o talento do atacante Juan Manuel Iturbe (Porto), comparado ao craque do Barcelona, chamou a atenção. Ele dividirá espaço com o meia Erik Lamela, ex-River, e vendido ao Roma por mais de R$ 26 milhões.
Australiano ao estilo de Valderrama
Se os craques ainda estão no plano da teoria, a grande figura entre os 504 atletas já está praticamente definida. Com um cabelo que lembra o de “El Pibe” Valderrama, ídolo da seleção colombiana, o australiano Mustafa Amini já virou capa de alguns jornais graças às suas madeixas ruivas e encaracoladas. Não à toa os torcedores do Central Coast Mariners, o seu clube, já o homenagearam com perucas no melhor estilo “Anderson Varejão”, jogador de basquete do Cleveland Cavaliers, da NBA.
Festa de inauguração com Carnaval
Apesar de o primeiro jogo ser disputado entre Inglaterra e Coreia do Norte, às 16h30m (de Brasília), em Medellín, será a partida da Seleção Brasileira o grande evento da noite. Ou melhor, o duelo contra o Egito, às 23h, em Barranquilla, fechará a noite de inauguração do Mundial Sub-20.
Uma grande festa está prevista para o Estádio Metropolitano, que receberá mais de 40 mil pessoas. Ao todo, serão cerca de 2.000 artistas de diferentes delegações de quase todos os 24 países que disputarão a competição. Entre eles, 140 músicos, 625 grupos folclóricos do Carnaval de Barranquilla e uma dezena de cantores.
SEDE ESTÁDIO QUEM JOGA
Pereira Hernán Ramírez (31.192) Equador, Costa Rica, Arábia Saudita e Nigéria
Medellín Atanasio Girardot (45.000) Argentina, Inglaterra, México e Coreia do Norte
Cartagena Jaime Morón (17.000) Áustria, Panamá, Egito, México e Inglaterra
Barranquilla Roberto Meléndez (49.612) Brasil, Egito, Áustria e Panamá
Cali Pascual Guerrero (35.000) Portugal, França, Nova Zelândia, Camarões, Uruguai e Mali
Armenia Centenário (21.900) Croácia, Nigéria, Arábia Saudita e Guatemala
Bogotá El Campín (40.000) Colômbia, França, Coreia do Sul e Mali
Manizales Palogrande (42.553) Austrália, Costa Rica, Equador e Espanha

O artilheiro involuntário: gols de Maurício Ramos decidem no Verdão

Antes descartado, zagueiro do Palmeiras faz três gols nos últimos cinco jogos. Com dois deles, de tornozelo e de peito, time garantiu quatro pontos

Por Diego Ribeiro São Paulo
Muitos centroavantes do Campeonato Brasileiro gostariam de ter a estrela do zagueiro Maurício Ramos, vice-artilheiro do Palmeiras na competição, com três gols. Graças a lances “involuntários” do defensor, o Verdão assegurou quatro pontos a mais na tabela, suficientes para colocar o time no grupo dos que se classificam para a Taça Libertadores de 2012. Nesta quarta-feira, ele deu o triunfo por 1 a 0 sobre o Figueirense com uma bola que explodiu em seu peito após rebote do goleiro Wilson.
Contra o América-MG, em lance semelhante, ele desviou de tornozelo depois de um bate-rebate na área e foi responsável pelo empate em 1 a 1, fora de casa. Hoje, a equipe de Luiz Felipe Scolari tem 22 pontos, na caça ao líder Corinthians. Sem os gols de Maurício Ramos, o Palmeiras teria apenas 18 e estaria na fase intermediária da tabela.
- O pessoal já está brincando comigo sobre isso. O mais importante é estar ajudando a equipe não apenas com um bom futebol, mas também com gols. Eu sempre fiz os meus golzinhos, mas agora admito que está um pouco exagerado (risos). Fico feliz com esse momento e espero continuar ajudando os meus companheiros com as vitórias – afirmou Maurício Ramos, ao site oficial do Palmeiras.
Sempre fiz os meus golzinhos, mas agora está exagerado"
Maurício Ramos
Os três gols já são superiores à média anual estipulada pelo próprio, de dois por ano. O outro gol, mais “normal”, foi de cabeça contra o Santos. Curiosamente, a bola saiu dos pés de Marcos Assunção nas três vezes em que Maurício Ramos balançou as redes.
- Procuro colocar a bola sempre no mesmo lugar, e os zagueiros sabem exatamente onde ela vai. Se estamos contando com um pouquinho de sorte, melhor ainda – disse Assunção, após a vitória sobre o Figueira.
A série artilheira dá fôlego à tentativa de Maurício Ramos em se manter na equipe de Luiz Felipe Scolari. Thiago Heleno já é dono de uma vaga, e a tendência é que ele forme a zaga ao lado de Henrique.
- Vai ser uma briga sadia, como sempre foi aqui. Não tem essa coisa de vaidade. Conheço o Henrique dos tempos de Coritiba e, além de um ótimo jogador, é uma pessoa de caráter e honesta. Para a nossa posição da zaga, é sempre bom ter atletas em quantidade e qualidade. Vai ser uma disputa saudável e é o Palmeiras quem vai sair ganhando – assegurou Maurício Ramos.
O zagueiro está garantido para o duelo deste sábado, às 21h, contra o Atlético-MG, no Canindé. Henrique segue treinando com o elenco mas ainda não reúne condições de jogo.
Mauricio Ramos comemora gol do Palmeiras contra o Figueirense (Foto: Futura Press)Mauricio é abraçado por Maikon Leite: gols involuntários também valem três pontos (Foto: Futura Press)

Velhos aos 15: captação de talentos é cada vez mais precoce na base

Tradicionais peneiras priorizam promessas até 13 anos e indicação de observadores se torna principal porte de entrada em grandes clubes

Por Cahê Mota e Pedro Veríssimo Direto de Apucarana, Paraná
A pergunta é comum durante a infância. Já a resposta, aqui no Brasil, mais normal ainda. Aborde uma criança na rua e questione: “O que você quer ser quando crescer?”. A imensa maioria emenda de primeira: “Jogador de futebol”. Pois então, trate de perguntar o quanto antes, porque, com a precocidade cada vez maior nas categorias de base, pode ser tarde demais. Aos 15 anos, por exemplo, um adolescente ainda sem pêlos no rosto é considerado velho para buscar o mundo de sonhos que uma bola é capaz de propiciar.
Primeira categoria com disputa em alto rendimento em âmbito nacional, o Sub-15 já exige da molecada cada vez mais conhecimentos táticos e estrutura física, o que torna o tradicional peladeiro de rua um extraterrestre se jogado as feras. Nesta idade, as velhas peneiras são cada vez mais escassas e o índice de aproveitamento beira o zero. Lógico com um termo de exceção: o jogador muito diferenciado.
São Paulo sub-15 preleção geração moicanos (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)São Paulo Sub-15: jovens com mesma idade são "velhos" para começar (Cahê Mota / Globoesporte.com)
- O processo de captação e seleção de talentos no São Paulo começa aos 10 anos. Aos 13, já temos a definição de quem vai para o alojamento para, aos 14, começar o trabalho dentro da nossa metodologia. Com 15 anos, dificilmente o jovem entra no clube. A não ser que tenha destaque em outra equipe. Com essa idade, creio que, quem não estiver em nível competitivo, dificilmente chegará ao profissional – explica Marcelo Lima, coordenador da base do clube paulista.
A teoria é regra em quase todos os grandes clubes do país, como ficou provado na Copa Brasil Sub-15. O tratamento dado a jogadores nesta idade, tanto em carga de trabalho quanto em nível de estrutura em alojamentos, escolas, ajudas de custos, entre outras coisas, torna inviável a captação de um talento “zerado”. A partir do Sub-15, a margem de erro é baixíssima em um caminho que cada vez mais estreito.
A partir de 16, 17, já fica muito complicado. Talvez tecnicamente até se aproxime, mas em outros quesitos já está perdendo muito tempo"
Marcelo Vilhena, técnico do Cruzeiro
- A partir de 16, 17, já fica muito complicado. Se considerarmos a carga de trabalho, que são sete treinos de duas horas por semana, multiplicado por um ano, um menino que nunca jogou fica para trás em questões físicas e táticas. Talvez tecnicamente até se aproxime, mas em outros quesitos já está perdendo muito tempo – diz Marcelo Vilhena, treinador do infantil do Cruzeiro.
O difícil não é impossível, mas não faltam fatores que tornam raros o sucesso de quem sai da rua em busca de oportunidade a partir dos 15 anos. No Grêmio, o treinador Gustavo Fragoso até admite que há casos. Entretanto, assim como o profissional do Cruzeiro, lembra que situações que independem do talento desportivo têm interferência determinante.
- Tem muita gente que leva em consideração que com 15 anos o garoto tem que ter experiência competitiva. Já aconteceu comigo de atleta de 15 anos se inscrever em peneira e dar certo, mas o normal é nesta idade um garoto que já fez uma base em outro clube se transferir. O garoto da várzea tem mais dificuldades, fica mais inibido, sofre com o hábito do equipamento. Às vezes está acostumado a jogar descalço, sem caneleira...
Cruzeiro sub-15 preleção geração moicanos (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Jovem cruzeirense durante Copa Brasil Sub-15:
funil cada vez mais apertado não permite erros aos
clubes  (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Referência na revelação de talentos pelas gerações de Meninos da Vila protagonizadas por Diego e Robinho, e Neymar e Ganso, o Santos tem uma tolerância maior e realiza testes com promessas de 9 aos 17 anos. O clube, no entanto, não conta com a descoberta de bons valores em grandes centros ou até mesmo interior dos principais estados nacionais. A busca é direcionada basicamente a lugares de difícil acesso, onde a joia está completamente escondida, conforme revela o supervisor da base, Bebeto Stival.
- As clínicas ajudam a permitir que o garoto da rua seja avaliado. Procuramos ir a locais que alguns clubes jamais tiveram acesso. Até mesmo para isso, achar a criança da rua, que joga descalço, de forma espontânea e com alegria. Esse é o garoto que o Santos quer. Porque é ele que vai preencher a nossa filosofia e forma de jogar.
Ainda assim, a crença não foge muito a regra:
- Quanto menor, mais fácil de se encontrar. Com o tempo, fica muito difícil. Com 17 anos, é complicadíssimo achar um menino diferente. Até porque, nessa idade, já vai estar jogando em algum lugar. Depois dos 15, a maioria já vingou ou não. Da categoria 97 para baixo, ainda há facilidade. Tem que correr atrás e buscar – conclui Bebeto.
A estatística, por sua vez, dá o tom do quanto é difícil entrar na longa fila até o futebol profissional. De acordo com o supervisor santista, a aprovação de talentos em avaliações no ano de 2010 ficou próxima dos 2%.

Ciclista brasileiro vence pela primeira vez uma etapa do Tour do Rio

Na segunda edição do evento, Rafael Andriato ganha prova com o tempo de 4h04m02s. Roberto Pinheiro é o terceiro, atrás do argentino Edgardo Simon

Por Ana Carolina Fontes Rio das Ostras, RJ
Na segunda edição do Tour do Rio, o Brasil conseguiu pela primeira vez o lugar mais alto do pódio. Se Rafael Andriato ficou insatisfeito com o segundo lugar na primeira etapa da competição, depois que seu pé saiu do pedal, nesta quinta-feira ele foi o mais rápido nos 166km da segunda etapa, entre as cidades de Volta Redonda e Rio das Ostras. O atleta, da equipe italiana Petroli Firenzi, cumpriu a estratégia de acompanhar o pelotão e acelerar no fim do percurso, terminando com o tempo de 4h04m02s. Já o campeão da primeira prova, o argentino Edgardo Simon, da Padaria Real, ficou em segundo lugar, com o brasileiro Roberto Pinheiro, da equipe Funvic/Marcondes/Cesar/Pindamonhangaba, em terceiro.
segunda etapa tour do rio três rios (Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET )Segunda etapa do Tour do Rio manteve o equilíbrio até o sprint final (Foto: Marcio Rodrigues/FOTOCOM.NET )
- Ontem perdi a chance de brigar pela vitória, mas hoje vim com mais raça e força de vontade. Meu objetivo era ganhar uma etapa. Estou muito feliz. Depois de quatro anos morando na Itália, ganhar no Brasil é muito emocionante. Me poupei durante a prova e acelerei no final, aproveitando o sprint. Agora é hora de pensar na classificação geral - afirmou o campeão Rafael Andriato.
Na próxima etapa, o sprintista afirmou que tentará se manter entre os primeiros colocados, se defender nas subidas da serra e aproveitar para acelerar nos trechos mais planos. Quem levou a camiseta branca de bolinhas vermelhas, que representa o líder de montanha, foi o cearense Antonio Nascimento, mais conhecido como Tonho, do time paulista de Pindamonhangaba. A camiseta verde, de melhor velocista, ficou com Andriato. Edgardo Simon continuou vestindo a camiseta amarela, que simboliza a liderança geral da competição. O argentino jogou a responsabilidade para os colombianos na terceira etapa, de Três Rios a Teresópolis.
segunda etapa tour do rio três rios (Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET )Ciclistas pedalam perto da cidade de Três Rios
(Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET )
- As montanhas são um terreno muito favorável para a equipe da Colômbia. Fiquei muito satisfeito com o resultado da prova de hoje e com a liderança geral. A nossa equipe (Padaria Real) soube controlar o ritmo durante o percurso e eu espero defender a camisa amarela da melhor forma possível amanhã - contou Edgardo Simon.
Numa etapa marcada pela beleza das montanhas, dos rios e o calor do público, os ciclistas pedalaram forte. Muitas crianças, famílias, curiosos e até praticantes amadores do esporte acompanharam a caravana pelo Vale do Paraíba. Pessoas com bandeiras do Brasil e de clubes mostravam o sucesso da passagem do comboio pelo interior do Rio de Janeiro.
Logo no início da prova, o brasileiro Jean Silva, da equipe São Lucas Saúde/Giant/Ciclo Ravena/Americana, e o argentino Mauricio Frazer, da espanhola MMR.COM, saltaram na fuga até os últimos quilômetros da prova. Os escapados conseguiram abrir uma vantagem de 4 minutos na frente do pelotão. A vitória da segunda etapa foi decidida no sprint final, quando os dois ciclistas foram alcançados. No final do circuito, os atletas chegaram a uma velocidade de 70km/h.
segunda etapa tour do rio três rios (Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET )Atletas percorreram 166km em mais de quatro horas de prova (Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET )
Apesar de estar no seu segundo ano de existência, o Tour do Rio já é considerado a maior prova de ciclismo de estrada da América Latina. Com a premiação mais alta da modalidade no país (R$200 mil), a super volta soma pontos no ranking da União Internacional de Ciclismo (UCI), valendo a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. A competição, que acontece entre 27 e 31 de julho, tem seu percurso 800km entre serra e litoral. A largada foi na última quarta-feira, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Após passar por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras, a caravana volta para a capital fluminense, numa arena montada na Quinta da Boa Vista.
Confira os 10 primeiros colocados da segunda etapa do Tour do Rio:
1º - Rafael Andriato (Petroli Firenzi - Cycling Team) - 4h04m02s643
2º - Edgardo Simon (Padaria Real/Caloi/Ceu Azul/Alimentos) - 4h04m02s676
3º - Roberto Pinheiro (Funvic/Marcondes/Cesar/Pindamonhangaba) - 4h04m02s732
4º - Anibal Borrajo (Jamis Sutter Home Pro Cycling) - 4h04m02s745
5º - Rodrigo Melo (Clube DataRo de Ciclismo/Foz do Iguaçu) - 4h04m02s976
6º - Andrea Da Col (Trevigiani) - 4h04m03s037
7º - Rafael Serpa (São Lucas Saúde/Giant/Ciclo Ravena/Americana) - 4h04m03s263
8º - Geovane Andriatto (GRCE Memorial/Prefeitura de Santos/Giant)- 4h04m03s485
9º - Tiago Nardin (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) - 4h04m03s529
10º - Jaime Castaneda (EPM-Une Colômbia) - 04h04m03s551

Escalado em treino, Bruno Senna diz: 'Tenho que aproveitar a oportunidade'

Mesmo com apenas um jogo de pneus, piloto quer usar treino livre do GP da Hungria para aprender mais sobre o Kers e as asas móveis na Renault-Lotus

Por GLOBOESPORTE.COM Budapeste, Hungria
Bruno Senna Lotus F1 (Foto: Lotus Renault GP / LAT/MF2)Bruno Senna em seu teste com a Renault-Lotus
na pré-temporada, em fevereiro (Foto: Divulgação)
A poucas horas do primeiro treino livre para o GP da Hungria de Fórmula 1, Bruno Senna não esconde a ansiedade. O brasileiro, que é reserva da Renault-Lotus, substituirá o alemão Nick Heidfeld, cujo desempenho vem sendo criticado pelos chefes do time, na sessão que abre os trabalhos nesta sexta-feira na pista de Hungaroring.
- O treino será limitado, porque só poderei usar um jogo de pneus, mas não dá para reclamar. Tenho de aproveitar a oportunidade e procurar fazer um bom trabalho. Estou superanimado para entrar no carro e não vejo a hora de acelerar – afirmou o piloto, que andou com o modelo R31 apenas uma vez neste ano, antes do início da temporada.
A pista húngara não é novidade para Bruno, que conquistou dois pódios na rodada de 2008 da GP2, considerada o último degrau antes da F-1. O importante, segundo o piloto, será a chance de aprimorar o entrosamento com os engenheiros do time e também o aprendizado sobre os sistemas eletrônicos.
Bruno Senna no teste em Jerez (Foto: EFE)Brasileiro quer aproveitar a chance em treino livre na Hungria para entender melhor o carro (Foto: EFE)
- Preciso aprender um pouco sobre as asas traseiras reguláveis, que influenciam no equilíbrio do carro, e sobre o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers). Tenho de me acostumar a isso e tentar ajudar a equipe o máximo possível no acerto do carro. Infelizmente é só um jogo de pneus, o de compostos macios que costuma desgastar com rapidez, então vamos ter de economizar um pouco.
F-1: Horário GP Hungria 2 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Em visita à Cidade de Deus, seleção bate bola com jovens de projeto social

Liderados pelo capitão Benjamin, atletas conheceram de perto a comunidade pacificada; crianças do projeto participaram de torneio em Pequim, na China

Por Thiago Correia Rio de Janeiro
As crianças do 'Projeto Social Zico 10 - Rio 2016', na Cidade de Deus, tiveram uma manhã para lá de especial nesta quinta-feira. Tudo por causa da visita dos jogadores da seleção brasileira de futebol de areia à comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro, pacificada em 2009. Liderados pelo capitão Benjamin, os atletas interagiram com os moradores e bateram bola com os jovens.
Firmado através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Escolinha de Futebol Zico 10, o projeto começou na Cidade de Deus e chegou ao outro lado do mundo. Um grupo de 18 meninos atendidos participou de um torneio de futebol em Pequim, na China, na semana passada. Este projeto já atende a duas mil crianças de nove comunidades que contam com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
Professor de educação física, o 2º sargento Orlando Luiz praticamente trocou a farda pelo uniforme e acompanhou as crianças durante a viagem ao país asiático. No campo, o resultado não foi dos melhores: perdeu quatro jogos e ganhou apenas um, terminando na sexta colocação. Entretanto, o legado cultural recebido pelas crianças valeu mais do que o título.
- Nós estamos resgatando a cidadania dessas crianças que ficaram perdidas ao longo de 40 anos aqui na Cidade de Deus. Eles só viam coisas horríveis e hoje têm passeios turísticos, futebol, área de lazer e, ainda, tiveram a oportunidade de visitar o outro lado do mundo - afirmou o sargento Orlando Luiz.
Ex-morador do Morro do Chapéu Mangueira, no Leme, o atacante Benjamin não escondeu a alegria em poder conhecer de perto o trabalho desenvolvido com as crianças da Cidade de Deus.
- Tive a chance de vir aqui antes da pacificação, então eu sei bem como era a realidade. Nasci em uma área carente, fui criado no Chapéu-Mangueira, hoje pacificado. Espero que a molecada tenha várias oportunidades, não só no esporte, como na educação, na saúde e que possamos vê-los crescerem cada vez mais. Poder dar esta contribuição não tem preço  - disse o craque Benjamin.
Futebol de areia (Foto: Reprodução)Bruno Malias e Benjamim posam com os jovens do projeto social da Cidade de Deus (Foto: Reprodução)

Sasha comemora aniversário em quadra e torcida canta ‘Parabéns’ em coro





f
Sasha comemora de uma forma diferente seu 13º aniversário, nesta quinta-feira. A filha de Xuxa, que participa da Copa Brasil de Vôlei Mirim Feminino, na cidade de Três Rios, foi recebida com festa na quadra, antes de mais uma partida da seleção carioca. A torcida, em coro, cantou “Parabéns pra você”. Luciano Szafir chegou cedo à cidade e acompanhou o jogo, ao lado de Xuxa. Coruja, o pai fotografou todos os momentos da partida. Na arquibancada, a apresentadora torceu muito e não escondeu o nervosismo.
Da partida, Sasha seguiu para o Ciep, onde está hospedada. À noite, a menina deve comemorar em família num hotel. Além dos pais, estão na cidade irmãs e o pai de Xuxa.