sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Ultimate vai analisar lutadores de
três categorias para o TUF Brasil 3

Organização abre inscrições de atletas dos médios, meio-pesados e
pesados. Treinadores da próxima temporada ainda não foram divulgados

Por Rio de Janeiro
12 comentários
A partir do próximo dia 9 de outubro, os interessados em participar do TUF Brasil 3 já poderão fazer a inscrição para o processo seletivo do reality show, que ainda teve os treinadores da temporada revelados. O Ultimate divulgou nesta sexta-feira que lutadores de três categorias poderão se inscrever: peso-médio, peso-meio-pesado e peso-pesado.
Isso não significa que o programa terá atletas das três categorias. Geralmente, os dirigentes analisam durante o processo seletivo em que peso estão os melhores atletas, e então decide fazer o programa com uma ou duas divisões. No TUF Brasil 1, foram escolhidos pesos-médios e pesos-penas. Na segunda edição, a disputa foi apenas no peso-meio-médio.
Rony Jason coletiva de imprensa do UFC (Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)Rony Jason foi campeão do TUF Brasil 1 (Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)
Os testes serão realizados no hotel Windson, na Barra da Tijuca (RJ), no dia 11 de novembro, a partir de 18h. Confira outras informações e pré-requisitos divulgados pelo Ultimate:
- Todos os candidatos ao The Ultimate Fighter Brasil devem ter entre 18 e 35 anos de idade, e um histórico de, no mínimo, três lutas profissionais de MMA – com um saldo de mais vitórias do que derrotas (verificáveis).  Ex-lutadores do UFC não podem participar.
- O candidato deverá arcar com todas as despesas que envolvem sua participação na primeira etapa de seleção, tais como hospedagem, alimentação e transporte.
- As inscrições devem ser preenchidas pelo site  http://br.ufc.com/tuf-application-brasil3, a partir do dia 9 de outubro. Os candidatos devem apresentar documentos originais.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
- Os critérios de seleção para a primeira etapa são reservados única e exclusivamente à produtora e ao UFC. Apenas após a realização dos testes será decidido quais (ou qual) categorias de peso serão de fato incorporadas ao programa.
- Lutadores terão que fazer testes de luta agarrada de chão e manopla e devem o trazer equipamento apropriado - luvas de MMA, bandagens, protetor bucal, protetor genital e de canelas.
- Os candidatos serão notificados ao fim dos treinos se foram escolhidos para continuar no processo seletivo. Os selecionados devem se preparar para a possibilidade de ficar no Rio de Janeiro por mais três dias, para participar de testes médicos e toxicológicos. Em caso de prolongamento da estada, as despesas de acomodação e alteração de passagens serão pagas pelos produtores do programa. A passagem de volta, contudo, continua a cargo do candidato.

'Comportada', ring girl capixaba Syllvia Andrade faz ensaio em Vitória

Modelo cachoeirense aproveitou a passagem pelo Espírito Santo e fotografou para linha de roupas, antes de participação no Jungle Fight 59

Por Vitória, ES
6 comentários
A modelo capixaba Syllvia Andrade esteve no Espírito Santo na última semana para visitar o lutador Gabriel Diniz e aproveitou também para posar para uma linha de roupas. A ring girl oficial do maior evento de MMA da América Latina, o Jungle Fight, estava bem 'comportada' no ensaio fotográfico, que ressaltou o estilo casual das peças usadas.
Syllvia Andrade, ring girl capixaba do Jungle Fight (Foto: Divulgação/Bruno Cabral)Syllvia Andrade, ring girl capixaba do Jungle Fight (Foto: Divulgação/Bruno Cabral)
Aproveitando a temporada primavera/verão 2013, a modelo capixaba também usou roupas de academia de ginástica, ditando o ritmo da estação mais quente do ano e aproveitando a tendência normal dos últimos meses do ano, quando as academias ficam lotadas de pessoas que buscam ficar 'saradas' para desfilar nas praias.
Syllvia Andrade, ring girl capixaba do Jungle Fight (Foto: Divulgação/Bruno Cabral)Syllvia Andrade, ring girl capixaba do Jungle Fight (Foto: Divulgação/Bruno Cabral)
Também usando e abusando da sua sensualidade natural, Syllvia Andrade posou de biquini, para delírio dos fãs da bela jovem, de apenas 23 anos.
Syllvia Andrade, ring girl capixaba do Jungle Fight (Foto: Divulgação/Bruno Cabral)Syllvia Andrade, ring girl capixaba do Jungle Fight (Foto: Divulgação/Bruno Cabral)
A modelo capixaba Syllvia Andrade, que é ring girl oficial do evento Jungle Fight, tem presença confirmada na edição 59 do show de lutas brasileiro, marcado para o dia 12 de outubro, no Rio de Janeiro.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Dana, Spider e Weidman são atrações do 'Revista Combate' deste domingo

Os três estiveram no Brasil nesta semana para promover o UFC 168

Por Rio de Janeiro
4 comentários
Wanda e Anderson Silva UFC MMA (Foto: Combate)Anderson Silva concede entrevista exclusiva
ao canal Combate (Foto: Combate)
Pode-se dizer que Dana White, Anderson Silva e Chris Weidman são, hoje, três dos nomes mais comentados no mundo do MMA. E o programa “Revista Combate” deste domingo, no canal Combate, traz entrevistas exclusivas com o presidente do UFC e os dois personagens da última luta da organização em 2013, no dia 28 de dezembro.
- O Brasil é o maior mercado do mundo neste momento! O UFC explodiu aqui no Brasil e nós vamos continuar trazendo mais eventos para cá. Não apenas o público é grandioso, o talento aqui é incrível. Vamos continuar a trazer eventos pros fãs e a investir nesses jovens lutadores brasileiros - disse Dana White na passagem pelo Rio de Janeiro.
As três personalidades do mundo das lutas viajaram pelo mundo para divulgar a revanche no UFC 168, onde Anderson vai tentar voltar ao topo da categoria de médios do UFC.
- “Até agora eu não consegui descansar, até agora passei cinco dias com a família e só vou vê-los após a luta. Há muito tempo não luto no fim de ano, as últimas vezes foram na época do Pride, há milhões de anos. E vou ser o mesmo Anderson Silva de sempre, vou fazer as mesmas coisas que eu sempre fiz, não vou mudar nada - comentou o ex-campeão.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Já Weidman tem um pensamento diferente sobre a postura de Anderson no Octógono.
- Eu entendo o que ele faz, eu me preparei para isso, não vejo como desrespeito. Mas ali no cage, senti que ele foi desrespeitoso, fiquei chateado e o nocauteei - disse o campeão.
O “Revista Combate” vai ao ar neste domingo, a partir das 22h, no canal Combate. A atração também traz uma homenagem à Helio Gracie, que completaria 100 anos no dia 1º de outubro.

Ben Rothwell é suspenso em nove meses por alto nível de testosterona

Punição aplicada pelo UFC ao peso-pesado é superior à determinação de 'advertência administrativa' estabelecida pela Comissão Atlética de Wisconsin

Por Rio de Janeiro
15 comentários
O peso-pesado Ben Rothwell foi suspenso pelo UFC por nove meses, em função do alto nível de testosterona encontrado após o UFC 164, em 31 de agosto desse ano, quando o lutador nocauteou Brandon Vera no terceiro round. O detalhe no caso é que a decisão da entidade foi mais firme do que a da Comissão Atlética de Wisconsin, que aplicou ao atleta apenas um "advertência administrativa".
Através de um comunicado divulgado pelo site "MMA Junkie", Ben Rothwell explicou que aceita a decisão do Ultimate, apesar de não entender o resultado do exame, já que o atleta foi autorizado a fazer tratamento de reposição hormonal (TRT) em função de um hipotireoidismo.
- Após minha vitória no UFC 164, fui informado que os testes apresentaram alta concentração de testosterona. Isso foi um choque porque eu havia pedido e me foi concedido isenção de TRT, já que eu estava sob supervisão de um médico. Me submeti a testes semanais por oito semanas antes da luta, sempre apresentando níveis abaixo do limite. Comecei a fazer uso de TRT após um endocrinologista e médicos esportivos de Wisconsin me diagnosticarem com hipotireoidismo depois do meu acidente de carro em 1999, quando tive uma contusão no crânio e fiquei em coma. A Comissão Atlética de Wisconsin entendeu que eu não quis enganar ninguém, por isso, me deram uma "advertência administrativa". Mas agora fui informado que o UFC decidiu me punir por nove meses. Não vou recorrer da decisão, já que imagino que é minha responsabilidade me cercar dos níveis de testosterona. Lamento profundamente pelo erro e peço desculpas aos meus fãs, familiares e amigos - disse Ben Rothwell.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
UFC 164  Ben Rothwell e Brandon Vera (Foto: Agência Getty Images)Ben Rothwell em ação contra Brandon Vera, no UFC 164. Após a luta, o atleta testou positivo para altas concentrações de testosterona (Foto: Agência Getty Images)
O americano de 31 anos tem um cartel de 33 vitórias e nove derrotas. Atleta do UFC desde 2009, quando estreou sendo nocauteado por Cain Velásquez, Ben Rothwell lutou seis vezes na organização, alternando vitórias e derrotas.

Curtinhas: UFC faz atualização extra de ranking sem o demitido Okami

Japonês foi dispensado quando era o sexto da lista do peso-médio.
Campeão mundial de jiu-jítsu, Drysdale vai estrear no UFC 167

Por Rio de Janeiro
13 comentários
ranking UFC comparação Okami (Foto: Reprodução)Ranking dos médios à direita, com Okami, e à
esquerda, com a atualização (Foto: Reprodução)
Os rankings do Ultimate são atualizados apenas dois dias após a realização dos seus eventos, mas a organização se viu obrigada a renovar a lista do peso-médio depois que Yushin Okami foi demitido. O japonês estava em sexto lugar.
Com a saída de Okami, Luke Rockhold pulou para a sexta posição. Francis Carmont, que havia estreado no top 10 em oitavo, pulou para sétimo. Em oitavo e nono estão respectivamente Costa Philippou e Chael Sonnen. Quem estava fora e entrou na lista dos dez melhores foi Tim Boetsch.
Drysdale tem estreia remarcada
Escalado para estrear no Ultimate no UFC Rio 4, no dia 3 de agosto, Robert Drysdale saiu do card por conta de uma infecção. O americano, filho de mãe brasileira e campeão mundial de jiu-jítsu depois de morar alguns anos em terras tupiniquins, vai medir forças com Cody Donovan no UFC 167, evento que marca os 20 anos da organização. A informação foi divulgada pelo site "Las Vegas Sun".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Robert Drysdale MMA UFC (Foto: Adriano Albuquerque)Robert Drysdale foi campeão mundial de jiu-jítsu até 94kg em 2005 (Foto: Adriano Albuquerque)
Outra luta foi confirmada pelo Ultimate nesta quinta-feira: Cody McKenzie vai retornar ao peso-leve para enfrentar Sam Stout no UFC: Pettis x Thomnson, em 14 de dezembro, em Sacramento (EUA).
Spartan cerca de 7kg mais leve que Johnson
O Bellator 102 será disputado nesta sexta-feira e tem diversas lutas importantes de três torneios. Dois brasileiros estão envolvidos nesses combates. No peso-pesado, Vinicius Spartan fará uma das semifinais contra o ex-UFC Lavar Johnson. Na pesagem desta quinta, em Visalia (EUA), local do evento, o atleta da Team Nogueira ficou cerca de 7kg mais leve que o rival.
Já Rafael Morcego, finalista do GP dos galos, subiu na balança quase com o mesmo peso do adversário, Anthony Leone. Dois atletas não ficaram dentro do limite de suas categorias na pesagem oficial, mas depois conseguiram bater nos bastidores.
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado (até 120,7kg): Mark Godbeer (108,7kg) x Cheick Kongo (107kg)**
Peso-pesado (até 120,7kg): Lavar Johnson (114,8kg) x Vinicius Spartan (107,1kg)**
Peso-galo (até 61,7kg): Anthony Leone (61,5kg) x Rafael Morcego (61,7kg)***
Peso-médio (até 84,4kg): Jason Butcher (84,2kg) x Mikkel Parlo (83,9kg)****
Peso-médio (até 84,4kg): Joe Pacheco (84,5kg*) x Brennan Ward (84kg)****
CARD PRELIMINAR
Peso-pena (até 66,2kg): Scott Cleve (65,8kg) x Isaac DeJesus (65,9kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Javy Ayala (120kg) x Thiago "Big Monster" (120,1kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Brandon Girtz (70,7kg) x Poppies Martinez (70,3kg)
Peso casado (até 74,8kg): Stephen Martinez (74,5kg) x Bryan Travers (74,6kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Cain Carrizosa (70,3kg) x Juan Quesada (71kg*)
Peso-pesado (até 120,7kg): Brandon Cash (116,3kg) x William Richey (110,4kg)
* Lutadores não bateram o peso na primeira tentativa, mas conseguiram nos bastidores
** Lutas válidas pelas semifinais do Grand Prix peso-pesado
*** Luta válida pela final do Grand Prix peso-galo
**** Lutas válidas pelas semifinais do Grand Prix peso-médio
Matt Riddle desiste da aposentadoria
Depois de dizer que se aposentaria do MMA, Matt Riddle voltou atrás e teve a sua estreia marcada pelo Bellator. Riddle disputaria uma luta no GP dos meio-médios no Bellator 100, mas se machucou e foi retirado da competição. Alegando que a organização só teria uma luta para ele em 2014, o americano decidiu largar o esporte porque não estava conseguindo pagar as suas contas. Ele agora vai se apresentar no Bellator 109, no dia 22 de novembro. Ainda não há um adversário para ele.
- É água debaixo da ponte, e estamos prontos para avançar para pastos mais verdes. Eles (dirigentes do Bellator) só querem que eu lute para a frente e faça o trabalho para eles, e eles estão dispostos a me ajudar da maneira que puderem. E não se pode pedir muito mais de uma empresa. No fim das contas, me trataram bem, e estou feliz - disse Riddle ao site "MMAjunkie".

Junior Cigano divulga camisa oficial de seu camp de treinamento


sex, 04/10/13
por ultimmato |
categoria Junior Cigano
O peso-pesado Junior Cigano revelou nesta sexta-feira a camisa oficial de seu camp de treinamento para a terceira luta contra o campeão da categoria no UFC, Cain Velásquez, marcada para o UFC 166, em 19 de outubro, em Houston. A camisa inclui a marca do lutador e o escudo do Corinthians, clube o qual Cigano representa, e vem nas cores azul e

UFC anuncia estreia de Guto Inocente diante de Del Rosário, em dezembro

Oportunidade será dada no UFC 168, mesmo evento da revanche entre Anderson Silva e Chris Weidman. Brasileiro vem de quatro vitórias seguidas

Por Rio de Janeiro
14 comentários
Através de sua conta oficial no Twitter, o Ultimate anunciou nesta sexta-feira que Guto Inocente fará sua estreia na organização diante de Shane Del Rosário, no UFC 168, dia 28 de dezembro. Apesar de lutar na categoria meio-pesado (até 93kg), o brasileiro fará o combate na divisão dos pesados (até 120kg). O último evento da organização no ano terá como luta principal da noite a revanche entre Anderson Silva e Chris Weidman, além do combate entre Ronda Rousey e Miesha Tate, técnicas do TUF 18.
Aos 27 anos, Guto Inocente fará sua estreia no UFC após vencer Virgil Zwicker, em maio de 2012, no Strikeforce. Com um cartel de seis vitórias e duas derrotas, o atleta da Blackzilians/ Jaco Hybrid Training Center não perde uma luta desde 2007, alcançando uma sequência de quatro vitórias.
Guto Inocente shane Del Rosário mma (Foto: Editoria de Arte)Guto Inocente estreia no UFC diante de Shane Del Rosário, em dezembro (Foto: Editoria de Arte)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Já Shane Del Rosário, de 30 anos, chegará no confronto com o brasileiro pressionado por duas derrotas seguidas no UFC, para Stipe Miocic, em maio de 2012 e para Pat Barry, em dezembro do ano passado. O peso-pesado tem em sua carreira 11 vitórias e duas derrotas.

De olho em possível luta com Davis, Gustafsson deixa equipe nos EUA

Sueco cita saudades da família como motivo para saída da Alliance e reconhece que revanche contra amigo americano é possível em breve

Por Rio de Janeiro
79 comentários
Alexander Gustafsson está voltando para casa. O peso-meio-pesado sueco, derrotado por Jon Jones em luta muito parelha no UFC 165, há duas semanas, anunciou na quinta-feira que deixou a equipe Alliance, em San Diego, nos EUA, e fará seu treinamento exclusivamente na Suécia. Gustafsson citou as saudades da família e o cansaço das viagens aos EUA como motivos principais para a mudança, mas reconheceu que uma revanche contra o americano Phil Davis, seu companheiro de treino na Alliance, é possível em breve.
UFC Phil Davis e Alexander Gustafsson (Foto: Agência Getty Images)Phil Davis e Alexander Gustafsson se enfrentaram pela primeira vez em 2010 (Foto: Getty Images)
Davis foi o segundo adversário de Gustafsson no UFC e lhe impôs sua primeira derrota na carreira, com uma finalização no triângulo de mão, em 2010. O revés fez o sueco decidir levar seus treinos para os EUA, e ele escolheu treinar justamente no time do algoz, em San Diego. A partir daí, "The Mauler" ("o pugilista", na gíria americana) teve grande evolução técnica, venceu seis lutas seguidas e deu a Jones seu maior desafio até aqui em seu reinado como campeão da divisão, saindo derrotado por pontos. Porém, as constantes viagens entre Europa e América do Norte cansaram o lutador.
- É hora de voltar para casa. Agora estou no estágio da minha carreira em que vou competir três ou quatro vezes por ano, então não posso parar e viajar toda hora. Custa muito dinheiro e muito tempo longe da minha família. Simplesmente não vale a pena. É melhor eu me acostumar a fazer os camps de treinamento inteiros aqui na Suécia e criar uma rotina aqui. Agora, estou numa posição em que posso trazer sparrings de qualidade que eu precise que eu não tinha antes. Vou me desenvolver ainda mais - disse Gustafsson ao jornal sueco "Aftonbladet".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
UFC  Jon Jones e Alexander Gustafsson (Foto: Agência Getty Images)Gustafsson fez boa luta contra Jon Jones no UFC
165 (Foto: Getty Images)
Após a luta contra Jones, muitos fãs pediram por uma revanche, mas o campeão peso-meio-pesado foi confirmado nesta semana contra o brasileiro Glover Teixeira no UFC 169, em 1º de fevereiro de 2014. O presidente do UFC, Dana White, afirmou recentemente que Gustafsson lutaria na Suécia na mesma época. Davis, que vem de três vitórias consecutivas, é um dos principais candidatos a ser seu adversário, numa disputa pela posição de desafiante número 1. O sueco afirmou que, pressentindo a possibilidade de enfrentá-lo, já não estava mais treinando tanto com o americano.
- Não treinamos tanto juntos mais. Ambos estamos no topo e não é difícil de imaginar que vamos nos encontrar novamente em breve. Não é um oponente dos sonhos, porque somos amigos, mas nós fazemos o que o UFC decidir, então é melhor não treinarmos juntos agora - afirmou Gustafsson.

'No octógono, não é a mesma pessoa do treino', diz Muñoz sobre Uriah Hall

Para experiente peso-médio, a forma como o 'homem-ambulância' passa a enxergar o MMA será fundamental para sua recuperação nas próximas lutas

Por Rio de Janeiro
14 comentários
Mark Muñoz UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Para Mark Muñoz, que treina Hall, lutador precisa de
um "instinto assassino" (Foto:Evelyn Rodrigues)
Após superar uma grave depressão e perder quase 40kg antes de lutar contra Tim Boetsch, no UFC 162, Mark Muñoz ganhou experiência suficiente para avaliar o condicionamento psicológico de um lutador de MMA. E a partir disto, o peso-médio comentou sobre o que acredita que possa acontecer com Uriah Hall: "ex-homem-ambulância" do TUF 17, em função dos nocautes no reality show, mas que atualmente está em uma condição de quase demitido do Ultimate, devido as péssimas lutas nas duas derrotas na organização, contra Kevin Gastelum, em abril deste ano na final do programa, e para John Howard, em agosto.
- Quando ele pisa no octógono, não é a mesma pessoa que eu vejo nos treinamentos. Eu tenho conversado com ele sobre isso porque é algo que precisa ser trabalhado. Como lutador, eu acho que você deve ter lá no seu subconsciente: "Eu deveria estar fazendo isso?", e o Uriah pensa nisso com certeza: "Eu deveria fazer isso ou deveria estar ensinando para viver?". Mesmo antes da última luta, ele era como "Eu não sei se sirvo para isso". Então existe essa guerra psicológica que você precisa travar. Acho que durante o TUF ele não pensava muito nisso, mas depois de tantos nocautes ele ficou com um certo mal-estar, que precisa ser deixado para trás e ter um instinto assassino. Com isso no passado, eu asseguro que ele será um dos top da categoria dele - analisou Mark Muñoz ao site americano "Fox Sports".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
  •  
John Howard Uriah Hall ufc fight night (Foto: Agência Getty Images)Uriah Hall em ação na derrota por decisão dividida contra John Howard (Foto: Agência Getty Images)
Para Mark Muñoz, que tem luta marcada com o brasileiro Lyoto Machida no evento principal da noite do UFC em Manchester, dia 26 de outubro, a solução para o problema de Uriah Hall é encontrar o equilíbrio entre as partes fisicas, emocionais e psicológicas. Com isso, o lutador, que treina Uriah Hall em seu centro de treinamento na Califórnia (EUA), acredita que se faz necessário, antes de tudo, entender as diferenças entre lutar uma arte marcial e MMA.
- Uriah é um atleta incrível. Ele tem capacidade para derrubar qualquer um. Mas quando você está dentro do octógono, é preciso uma mentalidade diferente daquela que você tem quando está treinando no ginásio. Você tem que pensar nisso como uma competição, em primeiro lugar. É um difícil para um cara que competiu sob uma perspectiva diferente por toda a vida mudar para lutar MMA. No octógono, basicamente, você está ali para ferir alguém e você tem que saber que pode se machucar também. Por isso, acho que Uriah precisa trabalhar esse lado psicológico dele - comentou Mark Muñoz.

Peso-galo Cat Zingano faz cirurgia no joelho esquerdo com células-tronco

Treinadora original do TUF 18, lutadora teve de realizar procedimento médico para corrigir desnível com joelho direito, operado no início do ano

Por Rio de Janeiro
15 comentários
Invicta no MMA nas oito lutas disputadas, a peso-galo feminina do UFC Cat Zingano se submeteu na última quinta-feira a uma cirurgia no joelho esquerdo com células-tronco. Durante o programa oficial da organização "UFC Tonight", da última quarta-feira, a lutadora revelou a necessidade do procedimento e estabeleceu como março ou abril de 2014 a data de um possível retorno ao octógono.
- Eu tenho travado algumas batalhas com meus joelhos. Meu joelho esquerdo sofreu um desgaste muito grande porque tenho favorecido o joelho direito. Vou fazer um procedimento com células-tronco amanhã (quinta-feira) para corrigir isso - disse Zingano.
Encarada de Miesha Tate e Cat Zingano (Foto: Divulgação/UFC)Após vencer Miesha Tate em abril, Cat Zingano operou o joelho direito e deu lugar a adversária como técnica do TUF 18. Agora, ela operou o joelho esquerdo (Foto: Divulgação/UFC)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Escalada originalmente para ser uma das treinadoras do TUF 18 ao lado de Ronda Rousey, a lutadora teve de ser substituída por Miesha Tate após a necessidade de cirurgia do joelho direito no início do ano. Situação incômoda para Cat Zingano, que admitiu ter dificuldade em assistir o reality show, apesar de ver como se comporta Ronda Rousey, possivelmente sua futura adversária.
- É difícil para mim. Eu bati em Miesha em abril para isso, então é um pouco difícil assistir. Agora eu vou atrás da Ronda Rousey e continuar de onde parei. Sei que ela tem como característica as chaves de braço, mas não me preocupo com isso. Não treino pensando com quem eu vou lutar, mas treino para mim - afirmou Cat Zingano.

Charles do Bronx sofre estiramento
na coxa e está fora do UFC 166

Brasileiro viajaria para Houston (EUA), local do evento, nesta sábado

Por Rio de Janeiro
Comente agora
O Brasil vai ficar com menos um representante no UFC 166. O peso-pena Charles do Bronx sofreu um estiramento na coxa e decidiu não lutar mais no evento, como apurou o Combate.com com fontes próximas à organização. Ele faria uma das lutas do card preliminar contra Jeremy Larsen.
UFC charles do Bronx (Foto: Divulgação / UFC)Charles do Bronx (foto) vem de derrota para Frankie Edgar (Foto: Divulgação / UFC)
Do Bronx sofreu o estiramento na última quarta-feira, mas ainda tinha esperanças de lutar, tanto é que manteve a programação de viajar para Houston, local do evento, para este sábado. Entretanto, exames apontaram que a lesão era mais grave do que esperado.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Outros dois brasileiros seguem firme no card, ambos do peso-pesado. Junior Cigano vai tentar recuperar o cinturão diante de Cain Velásquez, e Gabriel Napão enfrentará Shawn Jordan.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Kyoji Horiguchi x Dustin Pague

Patolino comemora chance em card com Spider: 'Sempre me espelhei nele'

Vice-campeão do TUF Brasil 2 encara americano Bobby Voelker no UFC 168

Por Rio de Janeiro
12 comentários
Patolino UFC 162 (Foto: Adriano Albuquerque)William Patolino foi vice-campeão no TUF
Brasil 2 (Foto: Adriano Albuquerque)
William Patolino vai fazer sua primeira luta após a final do TUF Brasil 2 no último evento do ano, em Las Vegas (EUA), durante o UFC 168. Mais do que ter a oportunidade de se apresentar na cidade que é considerada a casa do Ultimate, o carioca comemorou o fato de poder atuar no mesmo dia de seu ídolo no esporte, Anderson Silva. O Spider vai ser a atração principal da noite ao lado de Chris Weidman na disputa pelo título dos médios.
- Eu já estava com a expectativa de lutar nesse evento, tinha pedido ao meu empresário para falar com a organização que eu queria lutar logo. Passou um tempo e o Ed (Soares, seu agente) ligou para cobrar. O Joe Silva falou para ele ficar tranquilo que não tinha esquecido do seu garoto, no caso eu (risos). Quando foi quarta à tarde, o Ed me ligou para falar que fechou a luta, e fiquei amarradão. Lutar no card do Anderson, para mim, é uma honra muito grande, o cara é meu ídolo no esporte, sempre me espelhei nele. Todos os olhos do mundo estarão voltados para esse dia e vai ser muito importante para mim - disse Patolino, via assessoria de imprensa.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O adversário do lutador carioca será Bobby Volker, americano que era do Strikeforce, tem um cartel de 24-10, mas que perdeu as duas lutas que fez no Ultimate. Apesar desses resultados, Patolino sabe que terá um adversário perigoso. Volker já nocauteou 15 adversários.
- Sei que ele é um striker, mas parece que faz um pouco de tudo, é um atleta completo. É um cara muito experiente, mas vou para cima, vou fazê-lo andar para trás. Meu time da Pejor já está analisando tudo sobre ele, e chegarei para a luta muito bem preparado e conhecendo bem meu adversário. Sei também que ele vem de derrota para o Côté e para o Lawler, e agora vai perder para o Willian Patolino (risos). Tem uma surpresa que eu estou guardando para a galera, no dia vocês vão ver - avisou.
Além de Anderson Silva e William Patolino, o UFC 168 está recheado com mais quatro brasileiros: Gleison Tibau, Guto Inocente, Fabrício Morango e Diego Brandão.
UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Travis Browne x Josh Barnett
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dustin Poirier x Diego Brandão
Chris Leben x Uriah Hall
Dennis Siver x Manny Gamburyan
Jim Miller x Fabrício Morango
Bobby Voelker x William Patolino
Guto Inocente x Shane del Rosario

Para Belletti, Dunga tem culpa em má fase: 'Vários jogadores não rendem'

Comentarista diz que técnico não conseguiu tirar o melhor do elenco
do Internacional: 'Ele tem que se responsabilizar por isso'

Por São Paulo
Comente agora
Dunga não é mais o técnico do Internacional. O anúncio foi feito nesta sexta feira, um dia após a derrota para o Vasco, por 3 a 1, em Macaé. Para o ex-jogador e comentarista Juliano Belletti, o treinador, que contava com um elenco qualificado, não conseguiu motivar os jogadores.

- Os números do Dunga não são ruins, mas acho que, quando um jogador não consegue atingir o nível mais alto dele, o treinador tem que se responsabilizar por isso. Principalmente quando vários jogadores não conseguem. Às vezes, um time mediano, bem treinado, bem orientado, pode surpreender pela motivação do treinador. A qualidade individual do Inter é boa, existia uma grande expectativa em relação a esse elenco. Mas, se o treinador vê que eles não conseguem jogar, ele tem que assumir isso, tem que comandar e motivar o elenco – analisou Belletti.
Para o duelo contra o Fluminense, domingo, em Novo Hamburgo, o Colorado passa a ser treinado pelo interino Clêmer. O ex-goleiro é técnico do sub-20 há menos de um mês. Antes, treinou o sub-17 por dois anos e meio, conquistando oito títulos. O treinador também revelou o garoto Otávio, que foi promovido para o profissional.
Dunga jogo Internacional contra o Vasco (Foto: Celso Ávila / Agência Estado)Dunga, em derrota para o Vasco: último jogo à frente
do Inter (Foto: Celso Ávila / Agência Estado)
Para o comentarista Maurício Saraiva, da RBS TV, o ex-goleiro é a melhor opção para comandar o Internacional neste momento, por conhecer bem o grupo de jogadores, principalmente os revelados no clube.
- Eu não tenho nenhuma dúvida de que há uma parcela importante de culpa do Dunga, que não estava tirando dos jogadores tudo o que eles poderiam dar. Mas não acho que o Abel Braga vai conseguir fazer isso. Acho a melhor solução o Clêmer, técnico do júnior, porque conhece todo mundo e inclusive os meninos que poderia utilizar. Mas eu não vejo como um treinador de fora possa tirar algo de jogadores que estão jogando tão pouco futebol e não conseguem mais correr. O contexto do Internacional é bem mais problemático do que só o treinador – disse Saraiva.
Para Belletti, a contratação de um novo treinador, que não trabalhe dentro do Internacional, pode ser benéfica e provocar mais disputas dentro do elenco pelas vagas no time titular.
- O Clemer, por estar lá dentro e acompanhar os jogadores, já chegaria com esse suporte, de saber quem se dedica no treino e quem não se dedica. Mas por outro lado, a chegada de um treinador de fora provoca a briga interna, a competitividade, que faria os jogadores se esforçarem mais, por não saberem quem será titular. Assim eles treinariam mais e acabariam rendendo mais nos jogos – afirmou Belletti.
Em 52 jogos, Dunga obteve 25 vitórias, 18 empates e nove derrotas, com aproveitamento de 59,62%. O próximo desafio do Internacional será no próximo domingo, contra o Fluminense, pela 26ª rodada, no Centenário, às 16h. O Colorado está em 10º lugar e tem 34 pontos no Brasileirão.

Processo que Muhammad Ali sofreu por não ir à Guerra do Vietnã vira filme

Um dos maiores pugilistas da história se negou a ir à Guerra do Vietnã em 1967 por motivos religiosos e foi processado pelo governo americano

Por Rio de Janeiro, RJ
3 comentários
O ex-boxeador Muhammad Ali esteve presente nessa semana na pré-estreia de mais um filme sobre sua vida. Com direção do inglês Stephen Frears, "A Maior Luta de Muhammad Ali" chega aos cinemas dos Estados Unidos em dezembro e mostrará todos os detalhes do processo que Ali enfrentou na Suprema Corte norte-americana por se recusar a ir à Guerra do Vietnã.
Aos 71 anos e sofrendo com o Mal de Parkinson, Ali raramente aparece em público, mas fez questão de estar presente ao lançamento do filme, que mostra uma de suas facetas mais marcantes: o ativismo político. Não é a primeira vez que o ex-pugilista é retratado nas telonas, já tendo sido vivido pelo ator Will Smith na cinebiografia "Ali".
Quando o boxeador conquistou o título dos pesos-pesados em 1967, ele ainda era chamado de Cassius Clay. Logo depois mudou seu nome para Muhammad Ali após se converter ao islamismo. Se declarou então impedido, por motivos religiosos, de servir às forças armadas, que naquele momento, estavam recrutando jovens para a Guerra do Vietnã.
Boxe Muhammad Ali  (Foto: Agência Reuters)Muhammad Ali sofreu as agruras do seu envolvimento político (Foto: Agência Reuters)
A ousadia custou muito caro a Ali. Ele perdeu o cinturão de campeão mundial, foi multado em USS 10 mil e punido com cinco anos de prisão. O boxeador apelou aos tribunais para não cumprir a sentença e o filme mostra toda a batalha jurídica que o pugilista enfrentou até sua absolvição pela Suprema Corte.

Fifa define datas do futebol em 2016
e dá prazo para países interessados

Assim como acontece desde Sydney 2000, as partidas de futebol dos Jogos Olímpicos começarão antes da abertura oficial, marcada para 5 de agosto

Por Zurique, Suíça
Comente agora
A Fifa adiou a decisão sobre as datas da Copa do Mundo de 2022, no Catar, mas já definiu o calendário para os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. Como já acontece desde Sydney 2000, os torneios de futebol terão início antes da abertura oficial da competição, marcada para o dia 5 de agosto. As partidas dos naipes masculino, com 16 seleções, e feminino, com 12 equipes, serão disputadas entre os dias 3 e 19 de agosto.
As confederações interessadas nas vagas para o Rio 2016 terão até o próximo dia 25 para enviar os formulários de inscrição para a Fifa. O torneio masculino novamente será disputado por jogadores de até 23 anos, com exceção de três atletas sem limite de idade em cada equipe. No feminino, não haverá restrições de idade mais uma vez. A Fifa ainda não confirmou a distribuição das vagas entre as confederações continentais, mas as seleções brasileiras não precisarão passar por competições classificatórias. Por ser país-sede, o Brasil está automaticamente classificado para os dois torneios.
estádio maracanã brasil espanha final copa das confederações (Foto: Agência Reuters)O Maracanã receberá jogos dos torneios de futebol olímpico em 2016 (Foto: Reuters)
O futebol foi introduzido no programa olímpico pela primeira vez em 1900, em Paris, como esporte de exibição. A modalidade só foi incluída de forma definitiva em 1908, quando Londres recebeu a competição pela primeira vez. A partir de então, o futebol só ficou fora do evento em 1932, em Los Angeles, por causa de divergências entre a Fifa e o Comitê Olímpico Internacional (COI). O futebol feminino fez sua estreia nos Jogos de 1996, em Atlanta.
O Brasil acumula sete medalhas no futebol olímpico - cinco (três pratas e dois bronzes) no masculino e duas pratas no feminino. Romário, com sete gols, foi artilheiro em Seoul 1988. Com seis gols cada, Bebeto e Leandro Damião foram os artilheiros de Atlanta 1996 e Londres 2012, respectivamente. No feminino, Pretinha, com quatro gols em 1996, e Cristiane, com cinco gols em 2004 e 2008, marcaram presença na lista de artilheiras.
peralta brasil x mexico londres 2012 olimpiadas (Foto: AFP)Em Londres 2012, o sonho do ouro olímpico foi interrompido pelo México na final (Foto: AFP)

Modelo e musa do hipismo, amazona atrai olhares no The Best Jump

Gaúcha Vitória Chaves Barcellos, de 25 anos, compete como na categoria amadora, mas garante que não troca o esporte pelo mundo da moda

Por Porto Alegre, RS
14 comentários
Ao se preparar para o salto a cavalo, a gaúcha Vitória Chaves Barcellos, de 25 anos, demonstra por que merece o status de musa do hipismo no Rio Grande do Sul. É com a mesma elegância dos trabalhos como modelo que a jovem se comporta para praticar o esporte. Seja pela beleza ou pela performance como amazona, Vitória chama a atenção e atrai olhares no The Best Jump, maior evento da modalidade no estado, que ocorre até domingo, em Porto Alegre.
A musa do hipismo com a égua Camberra (Foto: Paula Menezes/GLOBOESPORTE.COM)A musa do hipismo com a égua Camberra (Foto: Paula Menezes/GLOBOESPORTE.COM)
A intimidade com os animais chegou bem antes da carreira no mundo da moda, quando ainda nem sabia falar. Aos noves meses, montava a cavalo junto com o pai, na fazenda que era propriedade da família, em Alegrete, na Fronteira Oeste gaúcha. Quando passou a morar na cidade, Vitória não quis abandonar os antigos hábitos. Aos oito anos, increveu-se na escola de equitação da Sociedade Hípica Porto Alegrense, local que é a sede do The Best Jump. Atualmente, participa das competições como amadora, mas encara a modalidade com seriedade.
- Meu compromisso é vir aqui, todas as manhãs, para montar. Quando me chamam para um trabalho em que o horário coincide, eu vou, só que minha rotina é na hípica - contou ao GLOBOESPORTE.COM
Vitória com a roupa para competição (Foto: Paula Menezes/GLOBOESPORTE.COM)Vitória com a roupa para competição
(Foto: Paula Menezes/GLOBOESPORTE.COM)
Em algumas ocasiões, também é possível unir esporte e moda. Vitória participa de campanhas de marcas que produzem roupa para o hipismo. Neste ano, por exemplo, foi fotografada por uma grife do Paraná durante a prática do salto.
O acúmulo das atividades faz com que a gaúcha cuide da aparência em tempo integral. Além do cabelo escovado, preso somente durante a hora de colocar o chapéu, procura combinar os sapatos com as meias e não esquece de um cinto de couro para compor o visual.
As primeiras fotos como modelo foram feitas aos 15 anos, mas a atividade nunca tomou o lugar de sua paixão de criança. Ao completar 18, resolveu tentar a carreira das passarelas em São Paulo. Recebeu dinheiro do avô para se manter no período inicial da viagem, mas a tentativa não agradou a gaúcha.
- Eu fui morar em um apartamento onde havia outras modelos. Todas elas me trataram muito bem, só que eu passei a primeira noite lá e percebi que não era o que eu queria. Peguei o dinheiro do meu avô e comprei uma sela nova - diverte-se ela.
A vontade de permanecer perto de casa é a razão pela qual Vitória não tem o costume de competir fora do estado. Gosta de viajar para diferentes países e assistir aos outros cavaleiros, mas prefere estar em seu "território", como ela define. Na hípica, a bela sente-se à vontade para aproveitar a parceria com Camberra, égua da raça brasileiro de hipismo. O animal, desde 2005 sob seus cuidados, é a dupla da gaúcha na hora das disputas amadoras.
Vitória, antes de competir no The Best Jump, na companhia da égua Camberra (Foto: Paula Menezes/GLOBOESPORTE.COM)Vitória, antes de competir no The Best Jump,
na companhia da égua Camberra
(Foto: Paula Menezes/GLOBOESPORTE.COM)
Na estreia no The Best Jump 2013, na última quinta-feira, Vitória não bateu em obstáculos e zerou o percurso. Com tempo de 70 segundos, entretanto, não chegou à premiação. Nada que abale a musa do hipismo, que desceu de Camberra com um sorriso de satisfação. A tranquilidade com que trabalha como modelo não se repete na hora das disputas a cavalo e, por isso, comemora por conseguir driblar o nervosismo.
- Quando trabalho, sei que estou ali porque me conhecem e gostam de mim. Mas o hipismo é algo que eu escolhi, que quero fazer. Fico nervosa, receosa de não ir bem. Se vou deixar de saltar por causa do nervosismo? Não. Eu me obrigo a competir, porque depois o arrependimento pode ser maior - avalia.
Em seu ambiente, Vitória pretende saltar outras duas vezes na competição. Sem esquecer, é claro, de todo o glamour que o hipismo e a vida de modelo lhe ensinaram. O The Best Jump, na temporada em que completa 45 anos, passou a ganhar maior visibilidade internacional. Com o nome CSIO 4* - W, tem agora premiação que soma o equivalente a R$ 610 mil. A sigla CSI significa que a competição é internacional, e o O representa que o evento insere e pontua para a Copa das Nações e para a Copa do Mundo (W) que, em 2014, será realizada em Lyon, na França.
Vitória competiu no segundo dia de The Best Jump (Foto: Paula Menezes/GLOBOESPORTE.COM)Vitória salta um obstáculo no The Best Jump (Foto: Paula Menezes/GLOBOESPORTE.COM)

Ganassi acerta com Tony Kanaan e garante futuro do brasileiro na Indy

Após incertezas sobre permanência na categoria para 2014, baiano fecha
contrato com a equipe mais vitoriosa da Fórmula Indy na última década

Por Indianápolis, EUA
11 comentários
A indefinição do futuro de Tony Kanaan na Fórmula Indy chegou ao fim. O piloto brasileiro, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis deste ano, em maio, assinou com a Ganassi, equipe mais vitoriosa da categoria na última década. O baiano de 38 anos, que correu as três últimas temporadas pela KV, será companheiro dos pilotos Dario Franchitti, Scott Dixon e Charlie Kimball. Campeão de 2004, Kanaan chegou a negociar com times da Nascar e Stock Car antes de assinar com a nova equipe para 2014.
- Eu não poderia estar mais feliz com o acordo com a Ganassi. Eles certamente são uma das grandes joias da categoria. O Chip (dono da equipe) criou uma organização fantástica com um único objetivo: vencer, tanto corridas, como campeonatos. Estou ansioso para o próximo ano chegar para iniciar com esse pessoal. Hoje é um grande dia para mim - comemorou Kanaan.
Tony Kanaan ao lado de Chip Ganassi durante o anúncio da contratação (Foto: Divulgação)Tony Kanaan ao lado de Chip Ganassi durante o anúncio da contratação (Foto: Divulgação)
Em junho, o baiano foi convidado pela Ganassi para disputar uma prova da Grand-Am, categoria de protótipos do automobilismo americano, no circuito de Indianápolis. Chip, dono do time, também comemorou a contratação por "múltiplos anos" de Tony Kanaan. A equipe já teve os brasileiros Maurício Gugelmin e Bruno Junqueira entre seus titulares no passado.
- Não é todo dia que você, como dono de equipe, pode ter pilotos com cinco títulos das 500 Milhas de Indianápolis e mais de 75 vitórias. Eu penso que o Tony adiciona muito em nossa organização. Não apenas pelo seu talento na pista, mas com os seus conhecimentos de liderança fora da pista. Estou muito empolgado em adicionar o Tony como mais um talento do meu grupo de pilotos - afirmou o dono da Ganassi.
Nos bastidores, a contratação de Tony Kanaan pela Ganassi é vista como uma resposta ao retorno de Juan Pablo Montoya à Fórmula Indy. O colombiano, que correu pela Ganassi antes de chegar à Fórmula 1 e foi campeão em 1999, voltará para a Indy justamente pela maior rival da equipe de Chip, a Penske, onde corre o brasileiro Hélio Castroneves, líder do campeonato.
Tony Kanaan troféu 500 Milhas de Indianapolis Indy 500 (Foto: Agência Getty Images)Tony conquistou a inédita vitória nas 500 Milhas de Indianapolis neste ano (Foto: Getty Images)
Sem chances de título, Tony Kanaan é o 11º colocado no campeonato da Indy, com 346 pontos. O campeão de 2004 está 155 pontos atrás do líder Helinho, que soma 501. O futuro companheiro de equipe Scott Dixon é o segundo colocado, com 452 pontos. Faltam três provas para o fim da temporada. A próxima será a primeira corrida da rodada dupla de Houston (EUA), neste sábado.

Gramado da Arena da Amazônia tem plantio concluído, e obra chega a 84%

Estádio de Manaus para a Copa do Mundo de 2014 deve ser inaugurado no mês de dezembro, mas partida de estreia será em janeiro

Por Manaus
16 comentários
Gramado da Arena da Amazônia (Foto: Chico Batata)Imagem aérea mostra o status da obra na Arena da Amazônia (Foto: Chico Batata)
Foram apenas quatro dias. Esse foi o tempo necessário para que o gramado da Arena da Amazônia fosse todo plantado. Agora, resta aguardar a evolução do material para que esteja apto a receber partidas oficiais. De acordo com o sócio da empresa Greenleaf, Flávio Piquet, em dezembro o gramado estará 100%.
O estádio de Manaus para a Copa do Mundo de 2014 está com 84,03% da obra concluída e tem previsão para ser inaugurado no dia 20 de dezembro, mas a tendência é de que o primeiro jogo no local ocorra em janeiro com o clássico 'Rio-Nal', entre os clubes centenários Rio Negro e Nacional.
Gramado da Arena da Amazônia (Foto: Alex Pazuelo/AGECOM)Gramado da Arena da Amazônia
(Foto: Alex Pazuelo/AGECOM)
- Apesar de termos um gramado em condições de uso já na inauguração da Arena, em dezembro, só usaremos o gramado em janeiro, quando ele vai estar melhor ainda para receber uma partida de futebol”, declarou o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), Miguel Capobiango Neto.
A montagem e preparação das camadas do campo e plantio do gramado foi realizada pelas empresas Greenleaf e Royalverd. Uma das principais tecnologias foi o nivelamento a laser do campo antes de receber as mudas de grama. De acordo com o engenheiro responsável, Josep Codony, o nivelamento  é essencial para garantir que o campo tenha os caimentos necessários de 0,5% em todos os lados.
- O campo é dividido em quatro áreas que possuem um desnível partindo do centro do campo para as extremidades - explicou.
Gramado da Arena da Amazônia (Foto: Alex Pazuelo/AGECOM)Operários trabalham nos últimos detalhes do gramado da Arena  (Foto: Alex Pazuelo/AGECOM)
Obras não cessam
As principais frentes de trabalho continuam concentradas na montagem da estrutura metálica da cobertura e fachada. A expectativa é de que no fim de outubro esse processo esteja finalizado. Os acabamentos de piso, paredes e instalações também continuam.
Status da Arena da Amazônia
O estádio de Manaus para a Copa do Mundo está com 84,03% das obras concluídas. Atualmente, cerca de 6 mil assentos já foram instalados nas arquibancadas dos setores oeste, sul e norte e o sistema de drenagem do campo já foi concluído. A Arena da Amazônia está orçada em R$ 605 milhões e tem prazo de entrega para dezembro deste ano.

Timão ganha efeito suspensivo e recupera mandos na Copa do Brasil

STJD acata recurso do Corinthians e anula perda de dois mandos que time teria na competição. Confirmação ainda depende de novo julgamento

Por São Paulo
735 comentários
O Corinthians recebeu uma boa notícia do STJD na tarde desta sexta-feira. Com um efeito suspensivo concedido pelo tribunal, o clube conseguiu anular a perda de dois mandos de campo que teria na Copa do Brasil, caso passe pelo Grêmio nas quartas de final. A pena de multa também foi anulada nesta sexta. A decisão, porém, ainda depende de novo julgamento para ser consolidada.
Luverdense x Corinthians Copa do Brasil (Foto: Robson Boamorte)Timão perdeu mandos após derrota para o Luverdense, no Mato Grosso (Foto: Robson Boamorte)
A punição se deu por causa da utilização de sinalizadores por parte da torcida corintiana na derrota por 1 a 0 para o Luverdense, em agosto, no Mato Grosso. O clube entrou imediatamente com um recurso no STJD e venceu esta primeira etapa nos tribunais. Vale lembrar que o Timão precisa eliminar o Grêmio no próximo dia 23, em Porto Alegre – o jogo de ida, no Pacaembu, terminou 0 a 0.
A decisão não tem qualquer relação com a perda de quatro mandos que o Corinthians tem de cumprir no Campeonato Brasileiro – punição dada por causa da briga entre corintianos e vascaínos, em Brasília.
Por conta disso, a equipe enfrentou o Bahia em Mogi Mirim, na quarta-feira, e vai enfrentar o Atlético-PR no mesmo local. Os dois jogos seguintes, diante de Criciúma e Santos, ainda não têm palco definido.

Jayme deixa Adryan fora e critica euforia: ‘Dois chutinhos e vira craque’

Ex-zagueiro rubro-negro cita demora para Zico se firmar no clube na década de 70 e considera normal oscilação das jovens promessas

Por Rio de Janeiro
435 comentários
O erro custou caro, abalou Adryan emocionalmente e o levou para o fim da fila no grupo principal do Flamengo. A derrota por 4 a 2 para o Atlético-PR, em 19 de setembro, gerou o pedido de demissão de Mano Menezes e teve outras consequências. O meia, de 19 anos,  substituto de Carlos Eduardo durante a partida, errou um passe bobo no meio-campo que originou o contra-ataque e o gol da virada do Furacão marcado por Marcelo (veja vídeo ao lado). O erro deixou o jogador extremamente abatido. De lá para cá, não foi mais relacionado. Ficou fora contra Náutico, Criciúma e Coritiba, pelo Brasileiro, e Botafogo, pela Copa do Brasil.
Adryan também não vai participar do clássico contra o Vasco, neste domingo, em Brasília. As equipes se enfrentam às 16h, no Mané Garrincha, pela 26ª rodada do nacional. O técnico Jayme de Almeida decidiu dar um tempo para o jogador. Jayme trata as oscilações do jovem como normais, mas condena a badalação precoce (veja abaixo a íntegra da coletiva de Jayme nesta sexta-feira no Ninho).
- Tem jogador do time júnior que a imprensa, o empresário, falam que já é craque. Tem que jogar muito, muito, muito para ser craque. Aqui (no Flamengo), dá dois chutinhos e vira craque. Bota na cabeça que é craque e fica complicado. O jogador que está subindo é dificil chegar, entrar e ficar. Vai oscilando. Joguei com o Zico desde garoto. O Zico subiu em 71, voltou, subiu de novo em 72, mas voltou. Em 73, ficou, mas não jogava. Foi jogar em 74. Foi quando virou titular absoluto. Essas oscilações acontecem. Estamos nesse processo. O time do Flamengo não estava pronto. Pegar um time pronto e colocar um menino tendo que resolver é complicado. Oscila muito, vai bem, vai mal. Não é preservar, mas esses meninos precisam entrar no momento certo – disse.
Adryan derrota Flamengo Atlético-PR (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)Adryan lamenta na derrota do Fla para o Atlético-PR (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
Se Adryan passa por uma fase difícil, outros jovens têm conseguido espaço. O zagueiro Samir, que está machucado, virou titular. O volante Luiz Antonio também tem sido aproveitado. O atacante Rafinha, que andou um bom tempo sumido, também volta a ganhar algumas chances.
- O Samir entrou bem. Tento usar no momento que dá para colocar, com calma. O Rafinha tem ido para o banco. Agora fica mais fácil colocar o Rafinha. São bons jogadores, mas não sei se vão ser craques. Acontece muito. Não pode chamar de craque porque não fizeram nada ainda. E às vezes sobe para a cabeça. Se houvesse mais paciência, eles se desenvolveriam muito melhor.
O Flamengo está praticamente escalado para o jogo contra o Vasco. Jayme tem apenas uma dúvida no meio-campo: Carlos Eduardo ou Luiz Antonio. O time para o clássico terá Paulo Victor, Léo Moura, Wallace, Chicão e João Paulo; Amaral, Elias, Carlos Eduardo (Luiz Antonio) e André Santos; Paulinho e Hernane.

Em busca de ouro inédito, Zanetti tenta superar pressão e perigo chinês

Campeão olímpico em Londres 2012 luta por medalhas nas argolas neste sábado, na Bélgica. Yang Liu, de apenas 19 anos, é o principal adversário

Por Direto de Antuérpia, Bélgica
GINASTICA - ArthurZanetti e  YangLiu  (Foto: Amanda Kestelman ) Arthur Zanetti treina antes da disputa pela medalha
nas argolas (Foto: Amanda Kestelman )
Enquanto se aquecia para iniciar o último treino antes final, Arthur Zanetti podia observar de longe Yang Liu passar. Com o habitual semblante tranquilo, dividiu rapidamente o espaço com o jovem que é o seu principal adversário no Mundial de ginástica artística da Antuérpia, neste sábado. Na classificatória, o chinês de 19 anos obteve a melhor nota, com 15,866, e Zanetti ficou em segundo, com 15,733. Após observar atentamente Liu, o técnico do brasileiro, Marcos Goto, elogiou e considerou o jovem um ginasta completo para as argolas. Assim como seu atleta havia dito, logo após a eliminatória, ele acredita que o atual rival seja ainda melhor do que o campeão mundial Yibing Chen, que perdeu para o brasileiro na final olímpica.
- É um competidor muito bom. Ele é melhor que Yibing. Esse chinês é mais técnico que o Chen, que era usado também em outros aparelhos. Esse garoto é especializado nas argolas. Absolutamente tudo na série dele é muito bom. Tem a parte técnica muito boa e uma série bem limpa - disse Goto.
Orientado pela sua comissão técnica, Zanetti não concedeu entrevistas na véspera da final do Mundial. Mas seu treinador afirma que o ginasta já acertou os últimos ajustes para a apresentação deste sábado. Ele ressalta que o brasileiro sabe que a competição será difícil e já está preparado para lidar com a pressão de ser o campeão olímpico defendendo o posto de melhor do mundo.
- Ele está tranquilo. Sabe que não vai ser fácil, fizemos alguns ajustes ontem e hoje. E agora é hora da competição. Nervosismo é igual para todos. Para nós, pesa um pouco mais porque ele defende o título. Os outros não têm nada a perder. A pressão é maior para cima do Arthur, mas ele está preparado.
Novo elemento
Na Antuérpia, Zanetti apresentou um novo elemento, considerado de dificuldade F, a nota máxima no Código de Pontuação para cada um dos movimentos que formam uma série. No entanto, a decisão sobre usá-lo ou não na final está em aberto. Segundo Marcos Goto, tudo depende do que os ginastas apresentarem antes da atuação do brasileiro.
- Antes dele, outros três competidores se apresentam. Tudo vai depender. Vamos ver na hora – disse Goto.
Na Bélgica, a briga de Zanetti é por uma medalha inédita. Afinal, o campeão olímpico ainda não tem o título mundial em sua estante. Em 2011, em Tóquio, ele ficou com a prata. Para a comissão técnica, é importante não errar na conclusão da série.
- Ele está muito bem. Treinamos ajustes, principalmente a chegada. Essa competição vai ser decidida nas saídas da argola – concluiu Goto.
Hypolito em ação
Diego Hypolito Mundial de ginática na Bélgica (Foto: AP)Neste sábado, Diego Hypolito briga por medalha no
solo. No domingo, no salto (Foto: AP)
Bicampeão mundial no solo, Diego Hypolito também entra em ação na final deste sábado. Antes da competição, o ginasta declarou que chegava sem muita expectativa na Antuérpia. Afinal, passou por quatro cirurgias somente no ano passado. No entanto, ele surpreendeu a si mesmo. Neste sábado, Diego briga pela medalha no solo. No domingo, ainda disputa no salto.
- É inevitável não pensar que você tem chance de pegar medalha. Os oito da final têm essa chance. O meu objetivo ainda é acertar minha série. Como fiz no primeiro dia. Se eu fizer isso, vou estar muito satisfeito.
Neste sábado, o SPORTV.COM acompanha em tempo real as finais de Diego Hypolito (solo) e Arthur Zanetti (argolas). O canal SporTV também transmite ao vivo, a partir das 9h30m (de Brasília). No domingo, Sergio Sasaki briga, assim como Diego, por uma medalha no salto.

Contrariado com situação, Felipão quer testar Diego Costa em novembro

Preocupado com ataque da Seleção, técnico planejava dar nova chance ao atleta nos amistosos do próximo mês. Mas jogador pode optar por Espanha

Por Rio de Janeiro
411 comentários
A situação de Diego Costa deixou o técnico Luiz Felipe Scolari surpreso. Mesmo sem ter chamado o atacante do Atlético de Madri para pegar Coreia do Sul e Zâmbia, o treinador planejava convocar o atleta para os dois amistosos de novembro e confidenciou a amigos que ficou contrariado ao saber da possibilidade de o jogador defender a Espanha.
Titular e destaque do Atlético de Madri na temporada, Diego Costa tem dupla nacionalidade e já defendeu o Brasil em duas partidas sob o comando de Felipão: empates de 2 a 2 com a Itália, em dia 21 de março deste ano, e 1 a 1 com a Rússia, quatro dias depois. A federação espanhola consultou a situação do atacante com a Fifa, alegando que o atleta nunca disputou jogos oficiais pela Seleção (apenas amistosos). Como o impasse ainda não foi resolvido, Diego ficou fora da relação do técnico Vicente del Bosque nesta sexta para enfrentar Belarus e Geórgia, pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo.
Diego Costa no treino da Seleção (Foto: Mowa Press)Diego Costa treina com a Seleção em março: ainda nos planos de Felipão para testes (Foto: Mowa Press)
Felipão não convocou mais o atacante após os jogos com Itália e Rússia. Porém, durante o período de concentração, o treinador conversou com Diego e disse que tinha intenção em testá-lo mais vezes. Na cabeça do técnico, a oportunidade seria dada em novembro, quando a Seleção terá mais dois amistosos (com rivais ainda indefinidos), entre os dias 16 e 20 (datas das rodadas finais das eliminatórias).
O fato de Diego Costa não ter rechaçado a possibilidade de defender a Fúria deixou Felipão contrariado. O ataque é um dos setores que mais preocupam o pentacampeão para a Copa de 2014: o titular Fred tem sofrido com lesões, Alexandre Pato até hoje não se firmou na Seleção e Lucas decepcionou nas últimas oportunidades. Em novembro, o treinador poderia ver o atleta do Atlético de Madri de perto novamente e ter mais uma opção para o Mundial em casa.
Felipão treino seleção brasileira (Foto: Mowa Press)Felipão está na Espanha, mas conversa com Diego
Costa não está programada (Foto: Mowa Press)
A Seleção se apresenta na próxima segunda em Seul para o amistoso com a Coreia do Sul, que será realizado no dia 12 (sábado). Antes de chegar à Ásia, Felipão fez uma escala na Espanha, onde deverá ver alguma partida neste fim de semana. Porém, uma conversa com Diego Costa não está programada. Após anunciar os convocados para os jogos com Coreia e Zâmbia (dia 15, na China), Felipão comentou a situação:
- Eu acho um pouco estranho, porque daqui um ano, dois ou cinco, um país vai contratar 20 jogadores e fazer uma seleção. Aí o cara pode jogar um ou cem amistosos e o critério é de competição oficial. Para mim é um pouco diferente do que imaginava, mas se a Fifa acha isso não sou eu que vou bater de frente. Todos os jogadores brasileiros convocados anteriormente, ou não, fazem parte dos planos. Quem nós vamos escolher, não sei ainda. Tenho uma base e todo e qualquer jogador brasileiro no mundo tem chance.
Na última quinta, a federação espanhola divulgou uma nota oficial afirmando que Diego Costa manifestou ao técnico Del Bosque o desejo de jogar por La Roja. Nesta sexta, ao convocar para as eliminatórias, o treinador comemorou a decisão:
- Ele tem boas intenções e bom sentimento com um país que o acolheu. Ele quer jogar conosco. Ninguém pode escolher onde nasce. As obrigações para jogar na seleção, ele cumpre. Espero que possa estar conosco.
Diego Costa, Brasil x Italia (Foto: Mowa Press)Diego Costa em ação contra a Itália, em sua estreia com a amarelinha (Foto: Mowa Press)