sexta-feira, 4 de maio de 2012

Com liberação da Ferj, gandula musa vai trabalhar na final do Carioca

Fluminense pede veto da botafoguense, mas recebe negativa, e Fernanda Maia, personagem da decisão da Taça Rio, estará à beira do campo

Por André Casado Rio de Janeiro
A gandula Fernanda Maia, que ficou famosa após a rápida reposição de bola que originou primeiro gol do Botafogo sobre o Vasco (relembre no vídeo ao lado), na decisão da Taça Rio, vai trabalhar normalmente na primeira partida da final do Carioca, domingo, contra o Fluminense. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) não se opôs à manutenção da garota, mesmo após um pedido de veto do diretor executivo do Tricolor, Rodrigo Caetano, na reunião pré-jogo.
O estafe do Engenhão, responsável pela definição da escalação, também não a tirará de seu quadro. O receio de criar polêmica não mexerá na estrutura de logística do clássico. Entende-se que Fernanda não deve ser prejudicada pela exposição, uma vez que o lance em questão não se configurou como um erro da parte dela.
Entenda o caso:
No lance do primeiro gol na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, domingo passado, Fernanda passou a bola rapidamente para Maicosuel, que repôs para Márcio Azevedo. O lateral cruzou para Loco Abreu abrir o placar no Engenhão. Desde então, a gandula virou celebridade.
fernanda maia gândula engenhão botafogo e vasco maicosuel (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Fernanda Maia com Maicosuel após a vitória na Taça Rio (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

Entre ira da torcida e apoio interno, Cristóvão vive dias cruciais no Vasco

Vice de futebol diz que assunto demissão não entrou em pauta, mas ressalta avaliação constante dos resultados. Jogo contra Lanús ganha peso

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
31 comentários
 A vaia e os xingamentos recebidos durante e depois do jogo contra o Lanús-ARG, nesta quarta-feira, deixaram o técnico Cristóvão Borges em situação delicada perante a torcida. O técnico foi "escoltado" pelos jogadores até o vestiário e, na entrevista coletiva, decidiu não polemizar. Nos dias que se seguiram ao jogo, o treinador foi amplamente defendido pelos seus atletas. Diego Souza, Alecsandro e até Felipe, que saiu do duelo chateado com sua substituição, saíram em defesa do comandante.
O clima no vestiário após a vitória sobre a equipe argentina foi tenso, principalmente por conta das vaias a Cristóvão. Os jogadores, mesmo discordando de algumas escalações e substituições, têm em sua maioria um carinho pelo treinador. Felipe, que talvez tenha sido o que ficou mais irritado nesta quarta, tem grande apreço pelo técnico, demonstrado em pequenas situações, como na semifinal da Taça Rio quando, assim que o jogo acabou, em vez de ir comemorar com os outros atletas diante da torcida foi direto ao comandante para lhe dar um abraço.
O perfil tranquilo e conciliador de Cristóvão conta a seu favor. Os jogadores gostam da abertura que o técnico dá para as conversas. A inexperiência como treinador pesa contra, mas é contrabalançada com os bons resultados que a equipe tem obtido desde o ano passado. Nesta temporada, mesmo eliminado do Carioca, conseguiu chegar à final dos dois turnos e classificou o time para as oitavas de final da Libertadores com certa tranquilidade. Antes considerado um “tampão” até a recuperação de Ricardo Gomes, que sofreu um AVC, hoje o técnico já é visto com outros olhos.
As manifestações de aborrecimento do torcedor são comuns. Geralmente, o técnico atrai mais a ira. Não está na nossa pauta essa questão do Cristóvão. Independente da profissão, os profissionais são valorizados pelos resultados. São coisas normais. Longe disso aí resultar em uma preocupação ou uma prioridade"
José Hamilton Mandarino, vice de futebol do Vasco
- Espero que o Ricardo Gomes volte a trabalhar e fazer o que ele gosta. Todos nós gostamos muito dele e torcemos para que fique bem. Mas hoje o nosso treinador é o Cristóvão. Ele vem exercendo bem a função – respondeu Felipe, ao ser questionado se o grupo aguardava a volta de Ricardo Gomes.
Entre a diretoria, o técnico segue com boa reputação. Porém, o discurso dos dirigentes é um pouco mais comedido ao falar sobre ele. Segundo o vice-presidente de futebol, José Hamilton Mandarino, o trabalho do treinador não é questionado e o clube segue confiando nele. Porém, deixa claro que isso pode se alterar.
- Alguém falou um dia que o futuro a Deus pertence. Não passa pela nossa cabeça ficar especulando sobre demissão. Sabemos que São Januário é um local com grau de exigência alto da torcida. As manifestações de aborrecimento do torcedor são comuns. Geralmente, o técnico atrai mais a ira. Não está na nossa pauta essa questão do Cristóvão. Independentemente da profissão, os profissionais são valorizados pelos resultados. São coisas normais. Longe disso aí resultar em uma preocupação ou uma prioridade – garante.

Segundo o diretor de futebol Daniel Freitas, Cristóvão não tem com o que se preocupar a não ser com o seu time em campo.
cristovao borges vasco lanus (Foto: Wagner Meier / Agência Estado)Jogadores esperaram Cristóvão para sair com ele
de campo (Foto: Wagner Meier / Agência Estado)
- Temos total tranquilidade. O Cristóvão tem um excelente desempenho nos últimos meses, iniciado pelo Ricardo Gomes. Tanto que o Vasco subiu no ranking da IFFHS (é o melhor brasileiro, em décimo lugar). A diretoria está muito tranquila em relação ao trabalho dele. Temos um grupo experiente e jogadores tarimbados - disse Daniel Freitas em entrevista à Rádio Brasil.
Cristóvão comanda a equipe na próxima quarta-feira, contra o Lanús, no jogo de volta das oitavas de final. Caso se classifique, o treinador pode ganhar um voto de confiança da torcida, mas a eliminação significará uma pressão enorme sobre seus ombros. Com a vitória, por 2 a 1, conquistada em casa, o Gigante da Colina joga por um empate em Buenos Aires para se classificar. Caso o time argentino vença por 1 a 0 ou por dois gols de diferença, segue na competição. Vitória do Lanús por um gol, mas com o Vasco marcando dois ou mais gols (3 a 2, por exemplo) dá a vaga ao time carioca.

Felipe diz que revolta na substituição foi com o árbitro e não Cristóvão

Meia, que não concordou com a saída do jogo contra o Lanús, afirma que classificação é importante para o time e para que o treinador não corra risco

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
39 comentários
 Felipe foi o personagem central da vitória do Vasco sobre o Lanús-ARG, quarta-feira, pelas oitavas de final da Libertadores. Mas desta vez não foram os passes precisos ou as boas jogadas do Maestro que mais chamaram a atenção, mas sim a sua substituição. Ao deixar o campo, no segundo tempo, a torcida vaiou o técnico Cristóvão Borges com veemência. Para piorar, o jogador deixou o gramado esbravejando, em uma atitude que foi interpretada como reclamação direcionada ao treinador. Mas o meia garante que não foi isso (veja o lance no vídeo acima).
- Chateado todo mundo fica porque todo mundo quer jogar. Mas a revolta foi com o quarto árbitro que falou que teu inha que esperar o meu número aparecer na placa para eu sair. Eu não quis esperar e aproveitei que ele não sabe português para xingar mesmo - disse.
O jogador, entretanto, nega que sua reação possa ter incentivado os torcedores a vaiarem ainda mais o treinador. Felipe diz que uma coisa não teve relação com a outra e chegou a se irritar com esse questionamento.
- Cada substituição que o Cristóvão faz a torcida vai gostar ou não. Mas daí a incentivar a torcida, eu tiro a camisa e vou para o lado dela. Apesar de me chamarem de veterano, eu sou fominha de bola. Não gostei de sair. Mas é uma coisa normal o jogador ser substituído. Por que comigo teria que ser diferente? Tem que respeitar quem está entrando. Mas ficar chateado de sair é normal.
Vamos jogar pela classificação, mas sabemos que o futebol é de resultados. Se não passarmos, muita coisa pode acontecer"
Felipe, sobre risco de Cristóvão ser demitido
Para Felipe, as vaias dos torcedores não foram fruto apenas de sua substituição ou do gol que a equipe havia acabado de sofrer. O jogador acredita que foi uma soma de fatores que fizeram o torcedor ter essa atitude.
- Isso é um acúmulo de coisas. Perdemos a Taça Guanabara e a Taça Rio e a cultura do brasileiro é assim. Estamos fechados com o Cristóvão. Foi assim que ganhamos a Copa do Brasil, é assim que vamos perder alguns títulos, e é assim que vamos ganhar outros. De repente, por eu ser uma referência dos torcedores, eles ficaram mais chateados na hora da substituição. Ele optou por reforçar a marcação. Não vai ser a última vez que vaiam, nem foi a primeira. O Ricardo Gomes também foi xingado de burro. Acredito que seja exagerado. Eu também não concordei com a substituição, acho que poderia ficar um pouco mais. Mas respeitei, como o Fellipe Bastos também respeitou ao ficar no banco. É assim que funciona. O importante é o Vasco vencer.
Dentro do que chama de cultura do brasileiro, Felipe sabe que a cabeça do treinador é sempre a primeira a ser pedida depois de uma sequência de insucessos. Por isso, diz que o time vai se esforçar ainda mais para se classificar às quartas de final da Libertadores.
- Pela pessoa que ele é, merece continuar na equipe. Todo treinador tem direito de acertar e errar. Da mesma maneira que eu erro um passe, ele pode errar uma substituição. Mas todo mundo viu que o grupo está fechado com ele. Vamos jogar pela classificação, mas sabemos que o futebol é de resultados. Se não passarmos, muita coisa pode acontecer.
Com o resultado conquistado em casa, o Gigante da Colina joga por um empate em Buenos Aires, na próxima quarta-feira, para se classificar. Caso o time argentino vença por 1 a 0 ou por dois gols de diferença, segue na competição. Vitória do Lanús por um gol, mas com o Vasco marcando dois ou mais gols (3 a 2, por exemplo) dá a vaga ao time carioca.

Exame descarta lesão, e Romulo está liberado para encarar o Lanús

Jogador faz exercícios em campo e mostra estar recuperado das dores na coxa. Dedé segue sua preparação

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
3 comentários
Exame feito na noite dessa quinta-feira constatou que Romulo não tem nenhuma lesão no músculo adutor da coxa direita, e o jogador está liberado paraenfrentar o Lanús-ARG, na próxima quarta. O volante já foi a campo nesta sexta e realizou a primeira parte dos exercícios com os colegas. Na segunda metade, correu em torno do gramado enquanto Cristóvão dividiu o grupo em quatro para exercícios de posse de bola.
Romulo treino Vasco (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Romulo treina normalmente nesta sexta-feira (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
Durante boa parte do treino, Dedé esteve fora do gramado. O jogador ficou na fisioterapia realizando exercícios com bola. No fim das atividades, subiu para o campo e fez exercícios físicos com um dos preparadores da equipe. O zagueiro segue sua programação para tentar jogar na Argentina depois de ter se recuperado de uma inflamação da fíbula da perna direita.
Com o resultado conquistado em casa, o Gigante da Colina joga por um empate em Buenos Aires, na próxima quarta-feira, para se classificar. Caso o time argentino vença por 1 a 0 ou por dois gols de diferença, segue na competição. Vitória do Lanús por um gol, mas com o Vasco marcando dois ou mais gols (3 a 2, por exemplo) dá a vaga ao time carioca.

Eder Luis pede paciência no retorno de Dedé: 'Temos que ter calma'

Atacante diz que o defensor está se recuperando bem de um edema ósseo na perna esquerda e poderá voltar na próxima quarta contra o Lanús-ARG

Por SporTV.com São Paulo
27 comentários
Por conta de um edema ósseo na perna esquerda, o zagueiro Dedé está fora da equipe titular do Vasco desde o dia 3 de março, no duelo contra o Alianza Lima, pela fase de grupos da Taça Libertadores. Liberado pelo departamento médico, o destaque cruz-maltino pode voltar ao time no segundo jogo contra o Lanús-ARG, na próxima quarta-feira. Apesar de reconhecer o valor do defensor, o atacante Éder Luis não quer criar expectativas para o retorno do companheiro.
- Quando você fica um bom tempo sem jogar, você vem e, principalmente em um momento decisivo como o nosso, com um desgaste muito grande, a lesão pode acontecer - disse o atacante no "Arena SporTV".
Dedé voltou a correr no gramado e deve aumentar a carga nos treinos. Para Éder Luis, o jogador está mostrando uma boa recuperação e logo poderá voltar a ajudar os seus companheiros.
- Ele está se recuperando bem. Fez um exame agora, está para voltar. Mas, temos que ter calma. Mesmo o time precisando, temos que ter cautela.
Com o triunfo de 2 a 1, o Vasco joga por um empate na Argentina para avançar às quartas de final da Libertadores. Uma derrota por um gol de diferença, desde que faça pelo menos dois, também serve para o Gigante da Colina se classificar. Se o Lanús vencer por 2 a 1, a decisão da vaga será nos pênaltis.

Dedé, Vasco (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Dedé correu em volta do gramado na quinta-feira (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

Mosquito deixa o Vasco e acerta com o São Paulo

Craque e artilheiro do Sul-Americano sub-15 do ano passado, atacante já se apresentou ao Tricolor paulista

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
18 comentários
Grande nome da Seleção Brasileira sub-15 no Sul-Americano da categoria em 2011, o atacante Mosquito, de 16 anos, cansou de esperar por uma proposta do Vasco e, não só acertou com o São Paulo, como já se apresentou ao clube paulista. Thiago Rodrigues da Silva, como registra sua certidão de nascimento, tinha a expectativa de continuar no clube de São Januário, mas a diretoria cruz-maltina não fez qualquer proposta, afirmou o padrasto do jogador, Jéverson Faria.
- Ele acertou com o São Paulo e já foi apresentado (na quinta-feira). Ele estava angustiado, pois estava há cinco meses sem jogar, já que estava sem contrato. Esperou o máximo que deu, mas o Vasco não fez esforço para ficar com ele. Tivemos três reuniões com o Vasco, mas nenhuma proposta sequer foi oferecida, apenas ficou discutindo que modelo de projeto futuro para a carreira dele seria usado - disse Jéverson.
Em abril, Mosquito deu uma entrevista ao GLOBOESPORTE.COM dizendo que a prioridade era do Vasco, mas que não podia ficar refém do clube.
- Na entrevista que ele deu para vocês, já tinha deixado claro que queria ficar no Vasco e que esperava um contato do clube. Mas não podia esperar eternamente. O acerto com o São Paulo foi rápido. Tínhamos muitas propostas, afinal quem não gostaria de contar com um jogador como ele? - acrescentou o padrasto do atacante.
Mosquito com o troféu de artilheiro e de melhor jogador do Sul-Americano Sub-15 (Foto: Luna Vale/Globoesporte.com)Mosquito com o troféu de artilheiro e de craque do
Sul-Americano (Foto: Luna Vale/Globoesporte.com)
O coordenador das divisões de base do Vasco, Humberto Rocha, disse que o clube não sairá prejudicado e que vai aguardar para saber que medidas vai tomar para ser ressarcido:
- O Vasco vai procurar seus direitos como clube formador, mas vai esperar os próximos cinco dias para ver como fica a história.
A relação entre Mosquito e o clube carioca começou a ficar ruim poucas semanas depois da conquista no Uruguai. O atacante não se apresentou na data marcada e foi acusado pelo Vasco de ter desaparecido. Mas o jogador negou que tivesse sumido.

Preterido dos profissionais do Fla, Thomás é convocado para a sub-20

Meia ganha chance com Ney Franco dias após retornar aos juniores a pedido de Joel Santana. Palmeiras é o clube que teve mais convocados

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
50 comentários
Thomás no treino do Flamengo (Foto: André Portugal / Vipcomm)Thomás é o destaque da convocação de Ney
Franco (Foto: André Portugal / Vipcomm)
O técnico Ney Franco divulgou nesta sexta-feira a lista de convocados da Seleção Brasileira sub-20 para a disputa do Torneio Internacional 8 Nações, na África do Sul, entre os dias 24 de maio e 3 de junho. O destaque da lista é o meia Thomás, do Flamengo, preterido recentemente pelo técnico Joel Santana dos profissionais da equipe rubro-negra.
No  mês passado, o jogador foi liberado pela CBF a pedido do Flamengo por conta da disputa da Libertadores e ficou de fora da Copa Mediterrâneo. Além de Thomás, os clubes do Rio de Janeiro tiveram outros três convocados: Fabinho e Wellington Carvalho, ambos do Fluminense, e Luan, do Vasco. O grupo se apresentar no próximo dia 14.
O Palmeiras foi o clube que teve mais atletas relacionados por Ney Franco: três. O zagueiro Luiz Gustavo e os apoiadores Diego Souza e Bruno Dybal foram convocados.
Ney Franco afirmou que vai utilizar as próximas competições da sub-20 para observar o maior número de jogadores possíveis.
- Essas convocações do primeiro semestre servem para observar os jogadores com a camisa da Seleção. Analisamos tanto o aspecto técnico e tático, mas também o comportamento e a postura dentro da delegação. Na metade para o final do ano vamos começar a definir o time para o Sul-Americano e o Mundial - explicou Ney Franco ao site da CBF.
Confira abaixo a lista de convocados do técnico Ney Franco:
GoleirosMatheus Caldeira - Corinthians
Igor Rayan - Cruzeiro
LateraisFabinho - Fluminense
Romário - Vitória
Henrique - São Paulo
ZagueirosLuiz Gustavo - Palmeiras
Luan - Vasco da Gama
Wellington Carvalho - Fluminense
MeiasGomes - Corinthians
Filipe - Bahia
Misael - Grêmio
Diego Souza - Palmeiras
Bruno Dybal - Palmeiras
Deretti - Figueirense
Thomás - Flamengo
AtacantesVictor Andrade - Santos
Bruno Mendes - Guarani
Ademilson - São Paulo

Definida a tabela do Brasileiro, que começa no próximo dia 17 de maio

Competição terá as mesmas 12 equipes das quatro primeiras edições, com Santos x Botafogo fazendo a partida de abertura. Final será em Maricá (RJ)

Por SporTV.com Rio de Janeiro
21 comentários
A organização do showbol divulgou, nesta sexta-feira, a tabela do Campeonato Brasileiro da modalidade, que começa no próximo dia 17 de maio, uma quinta-feira, e terá todos os jogos transmitidos ao vivo pelo SporTV. Participam da competição as mesmas 12 equipes que disputaram as quatro primeiras edições do torneio. Os times estão divididos em quatro grupos, que jogam entre si. O primeiro de cada chave e o melhor segundo colocado avançam à semifinal.
Modelos chamam a atenção no Carioca de showbol (Foto: Ricardo Cassiano/Divulgação)Campeão brasileiro só será conhecido no dia 10 de junho (Foto: Ricardo Cassiano/Divulgação)
No grupo A estão Corinthians, Santos, Botafogo e Internacional, enquanto o B tem Fluminense, Vasco, Palmeiras e Atlético-MG. A chave C, a última a ser disputada antes da semifinal, tem Flamengo, Grêmio, Cruzeiro e São Paulo. Santos x Botafogo fazem a partida de abertura do campeonato, às 18h30m do dia 17.
As semifinais e a final estão marcadas para Maricá (RJ). Outra cidade que receberá jogos do certame será Porto Real (RJ). A maioria das partidas, entretanto, ainda não têm local definido. Confira a tabela do Brasileiro:
Grupo A: Corinthians, Santos, Botafogo e Internacional
17/05/12 (quinta-feira) - 18h30m - local a definir - Santos x Botafogo
17/05/12 (quinta-feira) - 19h30m - local a definir - Corinthians x Internacional
19/05/12 (sábado) - 10h - local a definir - Botafogo x Internacional
19/05/12 (sábado) - 11h - local a definir - Corinthians x Santos
20/05/12 (domingo) - 10h - local a definir - Santos x Internacional
20/05/12 (domingo) - 11h15m - local a definir - Corinthians x Botafogo
Grupo B: Fluminense, Vasco, Palmeiras e Atlético-MG
24/05/12 (quinta-feira) - 18h30m - local a definir - Palmeiras x Fluminense
24/05/12 (quinta-feira) - 19h30m - local a definir - Vasco x Atlético-MG
26/05/12 (sábado) - 10h - Porto Real (RJ) - Atlético-MG x Palmeiras
26/05/12 (sábado) - 11h - Porto Real (RJ) - Vasco x Fluminense
27/05/12 (domingo) - 10h - Porto Real (RJ) - Fluminense x Atlético-MG
27/05/12 (domingo) - 11h - Porto Real (RJ) - Vasco x Palmeiras
Grupo C: Flamengo, Grêmio, Cruzeiro e São Paulo
31/05/12 (quinta-feira) - 18h30m - Porto Real (RJ) - São Paulo x Cruzeiro
31/05/12 (quinta-feira) - 19h30m - Porto Real (RJ) - Flamengo x Grêmio
02/06/12 (sábado) - 18h30m - local a definir - Cruzeiro x Grêmio
02/06/12 (sábado) - 19h30m - local a definir - Flamengo x São Paulo
03/06/12 (domingo) - 10h - local a definir - São Paulo x Cruzeiro
03/06/12 (domingo) - 11h - local a definir - Flamengo x Grêmio
Semifinais
09/06/12 (sábado) - 10h - Maricá (RJ) -
09/06/12 (sábado) - 11h - Maricá (RJ)
Final
10/06/12 (domingo) - 11h - Maricá (RJ)

Pintura de Diego Souza vence a de Marco Antônio em disputa acirrada

Gol do meia vascaíno, após chapéu no adversário, teve 47% dos votos, enquanto gremista obteve 46% da preferência dos torcedores

Por SporTV.com Rio de Janeiro (RJ)
32 comentários
A disputa foi acirrada e a diferença entre primeiro e segundo colocados foi de apenas 1%. Mas Diego Souza pode comemorar, pois o gol dele na vitória do Vasco sobre o Lanús, no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores, foi eleito o mais bonito da rodada com 47% dos votos. No lance, ele deu um lençol no marcador e, sem deixar a bola cair, chutou forte para marcar.
O segundo lugar na votação ficou com o meia gremista Marco Antônio, que recebeu 46% dos votos. No primeiro duelo entre o tricolor gaúcho e o Fortaleza pelas oitavas da Copa do Brasil, ele não pensou duas vezes quando viu a bola chegando e completou cruzamento de primeira, no ângulo direito do goleiro cearense.
Marco Antônio, Diego Souza e Messi é gol sportv (Foto: Reprodução SporTV)Marco Antônio, Diego Souza e Messi concorreram ao gol mais bonito da rodada (Foto: Reprodução SporTV)
A disputa pela coroa de gol mais bonito foi tão grande que o argentino Messi, acostumado a brindar os torcedores com belos lances, ficou em quarto. O lance do argentino do Barcelona contra o Málaga teve 1% da preferência dos torcedores. À frente dele, o atacante Cisse. A trivela do senegalês do Newcastle contra o Chelsea, teve 6% da preferência.
Campeão espanhol pelo Real Madrid, o argentino Higuaín marcou belo gol, mas não teve muitas chances na disputa e terminou em quinto na votação.

Oswaldo lembra lance de gandula a favor do Flu: 'Ninguém reclamou'

Momento citado pelo técnico do Botafogo aconteceu na semifinal da Taça Guanabara. Agora, clubes decidem título carioca a partir de domingo

Por Thales Soares Rio de Janeiro
17 comentários

A polêmica esquentada pelo Fluminense sobre o trabalho dos gandulas no Engenhão ecoou no Botafogo. Tudo aconteceu depois do lance do primeiro gol na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, domingo passado, quando uma reposição rápida de bola de Fernanda Maia nas mãos de Maicosuel resultou no passe de Márcio Azevedo para Loco Abreu abrir o placar no Engenhão.
Desde então, a gandula Fernanda virou celebridade e a questão rendeu até mesmo um comunicado da Comissão Nacional de Arbitragem. O diretor executivo do Fluminense, Rodrigo Caetano, disse que a devolução de bola no primeiro jogo da final do Carioca, domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, seja feita da mesma forma para os dois clubes.
- Não fomos na Federação reclamar quando o gandula colocou a bola no local de cobrança de escanteio para o Thiago Neves bater rápido. Naquele lance, o Fluminense quase fez um gol na gente com o Fred. Existe gandula botafoguense, vascaíno, flamenguista e, provavelmente, tricolor, como aquele. Mas não se chamou atenção suficiente naquela instância - disse o técnico Oswaldo de Oliveira.
O lance citado por ele aconteceu na semifinal da Taça Guanabara, quando houve empate 1 a 1 e o Fluminense se classificou para a final nas cobranças de pênaltis. Numa situação semelhante, houve uma confusão entre o técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo, e um gandula no Beira-Rio, justamen por colocar a bola no local de cobrança de escanteio para um jogador do Internacional cobrar com rapidez.
Oswaldo tratou o fato a favor do Botafogo como um lance ocasional. Segundo ele, outros já aconteceram nesta temporada, mas por uma questão de filosofia, já que pede aos jogadores que cobrem rapidamente, independentemente de quem esteja mais próximo da bola no momento da lateral.
- Nós fizemos outros gols em situação semelhante, mas não chamaram a atenção. Prefiro me abster desta história, pois é extremamente desncessário diante da grandiosidade dos dois clubes nessa final - afirmou Oswaldo.
Para o treinador, o Engenhão deve ser tratado como campo neutro, apesar de o estádio ser administrado pelo Botafogo. Oswaldo comparou a situação dos clubes cariocas atual com a época em que o palco utilizado para os clássicos era o Maracanã.
- Não é o Engenhão que determina o favoritismo. O estádio não dá vantagem a ninguém. Aliás, o Fluminense está mais perto do Engenhão do que a gente - disse Oswaldo, sobre a distância das sedes do clubes até o estádio.

Achei! Ex-Seleção Brasileira, Warley vira ídolo e artilheiro na Paraíba

Goleador já jogou pelos dois rivais de Campina Grande: Treze e Campinense. No passado, atuou em times como Palmeiras e São Paulo

Por Silas Batista Campina Grande
14 comentários
Warley, atacante do Campinense (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)Warley é pelo segundo ano consecutivo e pelo
segundo time diferente o principal artilheiro da PB
(Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)
A experiência e o peso de já ter vestido as camisas de alguns dos principais clubes do futebol nacional, e até da Seleção Brasileira. Esse é um breve resumo da história e da carreira do atacante Warley, 36 anos, atualmente ídolo maior do futebol da Paraíba. Defendendo o Campinense desde o começo da temporada, Warley já marcou 21 gols no Campeonato Paraibano e é o artilheiro absoluto da competição. Na disputa pelo Prêmio Friedenreich, está ao lado do craque Neymar, talvez o maior atacante brasileiro da atualidade.
A trajetória de Warley no futebol profissional começou em 1997, defendendo as cores do Atlético-PR. Durante esses 15 anos de carreira, ele atuou por equipes como Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Náutico e Udinese, da Itália.
De todas as agremiações, no entanto, aquela pela qual ele nutre um carinho mais forte é o clube paranaense, e é nele, inclusive, que já vem investindo na carreira de seu filho, para sucedê-lo como jogador de futebol profissional.
- Pouca gente sabe que eu comecei lá no Atlético-PR. Entre 1996 e 1997, ganhei a chance de atuar na equipe principal do Atlético, foi lá que comecei a ganhar um maior destaque na carreira. Minha ligação com o clube ainda persiste, tanto que o meu filho, que também se chama Warley, começou e ainda joga nas categorias de base do clube. Essa é uma história que quase ninguém conhece, mas que faz parte da minha vida – explicou o atacante.
Eu meio que corria para os outros, que era um pessoal de muita qualidade, como Ronaldinho Gaúcho"
Warley, sobre sua passagem pela Seleção
Warley jogou também na Seleção Brasileira entre 1999 e 2001. Marcou dois gols. Para ele, a grande dificuldade foi brigar por uma vaga na equipe que tinha craques como Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho.
- Na época o treinador era Vanderlei Luxemburgo, e, entre as seleções principal e sub-23, eu acho que joguei umas 30 partidas. Naquela época, não tinha esse faro todo de artilheiro. Eu meio que corria para os outros, um pessoal de muita qualidade, como Ronaldinho Gaúcho. Uma vez, joguei com Ronaldo, que ainda não era chamado de presidente, era apenas um vereador, mas já tinha muita moral com o pessoal – destaca, relembrando do apelido que o Fenômeno ganhou entre os jogadores que usavam a amarelinha.
Além de partidas amistosas, Warley defendeu a Seleção durante o Pré-Olímpico de 1999 e também na Copa América do mesmo ano. Com as boas atuações, o atacante chamou a atenção de empresários europeus que, ainda no ano de 1999, o levaram para a Itália, onde defendeu o Udinese durante cinco temporadas.
warley como jogador do Treze em 2011 (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)Em 2011, Warley foi ídolo e campeão pelo Treze, o
maior rival da história do Campinense
(Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)
Paraíba, porto seguro
Há pouco mais de um ano e meio, Warley chegou à Paraíba como principal contratação do Treze, arquirrival de seu atual clube, e não demorou muito para cair nas graças do torcedor alvinegro. Ao lado do também atacante Cléo, atualmente no Fortaleza, Warley foi um dos responsáveis pela conquista do bicampeonato estadual pelo Treze e também pela boa campanha da equipe na Série D do Brasileirão.
- Meu pai é paraibano (e trezeano), e por causa dele eu já tinha essa ligação com o Estado. O que eu posso dizer é que me adaptei muito facilmente com o clima, a comida e tudo mais aqui da Paraíba. Posso garantir também que aqui eu encontrei meu porto seguro. E digo também que se engana quem não conhece o futebol daqui e acha que é fraco. Aqui tem disputas sensacionais, torcidas apaixonadas pelos seus times e que comparecem aos estádios. Acho que o futebol da Paraíba tem que aparecer mais para todo o Brasil – disse Warley.
Warley chega em Campina Grande ao lado do presidente do Campinense (Foto: Leonardo Silva/ Jornal da Paraíba)Chegada de Warley em jatinho particular como novo jogador do Campinense, depois de ter jogado pelo Treze, foi o maior acontecimento do futebol paraibano em 2012 (Foto: Leonardo Silva/ Jornal da Paraíba)
Após a vitoriosa passagem pelo Alvinegro de Campina Grande, quando foi o maior artilheiro do Estado, com 25 gols marcados, o futebol do atleta começou a despertar a atenção da diretoria rival. Em janeiro deste ano, após não renovar seu contrato com o Treze, Warley foi anunciado em alto estilo como reforço do Campinense, retornando em jatinho particular a Campina Grande. Logo se tornou a principal aposta do adversário trezeano para a temporada.
A expectativa não foi frustrada. O Campinense está perto de conquistar o título paraibano, que não vem desde 2008 (pode perder do Sousa por até um gol no domingo para ser campeão), e Warley já balançou as redes adversárias 21 vezes, alcançando uma média de um gol por partida. O jogador, inclusive, bateu o recorde de Ireno, que marcou 20 gols em 1968  e se tornou o maior artilheiro do Campinense numa única edição de Campeonato Paraibano - até ser superado por Warley, 34 anos depois.
Neymar CT Rei Pelé (Foto: Bruno Gutierrez)Warley está empatado com Neymar, mas prevê
disputa desigual (Foto: Bruno Gutierrez)
Warley é ainda o único atleta do futebol paraibano entre os líderes do prêmio de maior artilheiro do Brasil. Ao lado do atacante santista Neymar, o camisa 9 do Campinense aparece na terceira posição da disputa (o líder é Neto Baiano, do Vitória, seguido por Lúcio Maranhão, do ASA) e lamenta não ter a mesma quantidade de jogos que Neymar para subir na pontuação.
- Neymar tem a chance de participar de muito mais jogos que eu. Ele está disputando Paulista, Libertadores, e depois vem a Série A do Brasileirão. Mas mesmo assim eu vou tentar fazer minha parte aqui no Paraibano. Quem sabe na base do "devagar e sempre" a gente não consegue tirar uma casquinha – explicou o artilheiro rubro-negro.
Com contrato até o fim deste ano com o Campinense, os principais objetivos de Warley na temporada são a conquista do título paraibano e tentar colocar o Campinense de volta à Série C do Brasileirão, de onde foi rebaixado no último ano.

Cauteloso, Dorival Júnior ainda não confirma Oscar contra o Caxias

Técnico espera, porém, que reativação do nome do meia seja "o fim da novela"

Por Tomás Hammes Porto Alegre
13 comentários
Dorival Júnior técnico Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Dorival Júnior não sabe se Oscar suportará os 90
minutos caso seja utilizado no final de semana
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Se o treino foi marcado pela alegria por conta da reativação do contrato de Oscar, Dorival Júnior tratou de colocar panos quentes na euforia. Não que ele queira seguir sem o meia. Muito pelo contrário. Por mais de uma vez ressaltou que o camisa 16 é um dos seus principais jogadores. Mas o comandante manteve a cautela e não garante a presença do atleta até receber o aval do departamento jurídico.
O técnico admitiu ter treinado com Oscar em algumas das formações que trabalhou no exercício realizado com portões fechados na tarde desta sexta-feira. Dorival recebeu a notícia de que o nome do camisa 16 havia sido reinscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF através do assessor de futebol Cuca Lima e do presidente Giovanni Luigi. Mesmo assim, espera não ter um resquício de dúvida para confirmar o retorno do meia após mais de um mês e meio (seu último jogo ocorreu no dia 17 de março):
- Ele trabalhou com a equipe, mas ainda não temos certeza. Estamos aguardando o último parecer, até para definirmos a equipe. O Oscar é importante para nós. Estamos com jogadores fora de combates e com a confiança de sair com uma resposta positiva. No país em que nós vivemos, tudo pode acontecer. Vamos ter calma, prefiro esperar. Espero que isso seja o final da novela.

Dorival disse que o meia manteve o empenho durante o período em que ficou impossibilitado de defender o Inter. Garantiu que, mesmo com as expectativas criadas em que ele pudesse voltar a atuar, ele permaneceu com a mesma conduta, até pelo que era instruído por seus advogados.
Caso seja confirmada a utilização de Oscar no jogo deste domingo, o treinador colorado reconheceu que o camisa 16 é um reforço para a decisão, ainda mais neste momento em que o time está repleto de desfalques. Mas Dorival tem dúvidas se o meia conseguirá suportar os 90 minutos por conta do longo período inativo:

- Se vier a acontecer, é um grande reforço. Pode ser que ele venha a sentir caso participe dos 90 minutos. O ritmo de trabalho (dos treinos), por mais forte que seja, nunca é igual ao de uma partida disputada dentro de uma normalidade.
Técnico evita falar sobre utilização de Dagoberto
Outro jogador que pode aparecer diante do Caxias é Dagoberto. Durante os 15 minutos em que a imprensa teve acesso, o atacante, que se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda, participou normalmente.

Ao ser questionado sobre o aproveitamento do camisa 20, o treinador, novamente apresentou sua faceta misteriosa e não revelou quem atuará:

- Nao vou falar a respeito da equipe.

O time que enfrentará o Caxias neste domingo, às 16h, no Estádio Centenário deve ter Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Guiñazu, Tinga e Oscar; Jajá (Dagoberto) e Jô.

Com lesão no joelho direito, Werley desfalca Grêmio por um mês

Zagueiro se machucou em dividida com atacante Jaílson do Fortaleza

Por Hector Werlang Porto Alegre
4 comentários
werley grêmio zagueiro (Foto: Bruno Junqueira/TRATO.TXT)Werley foi vetado pelos médicos do Grêmio
(Foto: Bruno Junqueira/TRATO.TXT)
A suspeita se confirmou. Werley tem, sim, uma lesão no joelho direito e desfalca o Grêmio por até um mês. Ele deve ficar à disposição de Vanderlei Luxemburgo na terceira rodada do Brasileirão e, em caso de classificação, na semifinal da Copa do Brasil.
Foi o treinador quem revelou a baixa do zagueiro. Em entrevista coletiva, Luxa definiu o lance que envolveu o atacante Jaílson, do Fortaleza, na quarta-feira, no primeiro jogo das oitavas de final, como “criminoso”:
- Achei um absurdo o jogador deles não levar vermelho. Foi uma entrada criminosa. Se reclamasse ainda poderia ser expulso. Tirar um jogador de três semanas a um mês é complicado. Este é o primeiro diagnóstico.
Sem Werley para o jogo de volta com o Fortaleza, na próxima quarta-feira, Luxa terá a volta de Gilberto Silva de suspensão. Naldo, então, continua no time. O Grêmio treina de sábado até terça em preparação para a partida.

Assis, sobre atrasados de R10: 'Queria que as coisas funcionassem'

Empresário aguarda que o Flamengo pague quatro meses de salário do atacante. Valor é de quase R$ 5 milhões: 'Pediram paciência'

Por Richard Souza Rio de Janeiro
48 comentários
Assis Paulo Cesar Coutinho e Deivid treino Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)Assis conversa com Coutinho e Deivid no treino do
Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)
Mais uma semana chega ao fim, e o irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho, Roberto Assis, ainda não sabe quando o Flamengo vai pagar os salários atrasados do atacante. Segundo o clube, o débito estaria perto da casa de R$ 2,25 milhões e será dissolvido quando entrar dinheiro de algum patrocinador. No entanto, há discordâncias nos valores – o agente do camisa 10 cobra quatro meses, o que chegaria perto de R$ 5 milhões. Nessa sexta-feira, Assis disse que continua em compasso de espera e deve se reunir com clube na próxima semana. Não há prazo para o pagamento.
- Fica até difícil dizer. O Flamengo sabe que deve, a dívida existe, mas não sei qual vai ser a solução. Não tive reunião com ninguém do Flamengo. Só conversei com o Michel Levy (vice de finanças) por telefone e ficamos de agendar um encontro na semana que vem. Ele disse que estavam para acertar algo de patrocínio e pediram um pouquinho mais de paciência. Estamos numa situação de stand by.
Apesar de publicamente existir a intenção de apagar a fogueira, a situação desgasta a relação entre as partes. A postura dos dirigentes do Flamengo incomoda o empresário. A primeira ação de Assis foi notificar o clube extrajudicialmente.
- Foi a única coisa que eu fiz. Queria que tudo estivesse pronto, que as coisas funcionassem, mas tenho que resolver esse assunto bastante importante. É ano eleitoral no Flamengo, nesse período de política surge um monte de história, e os resultados em campo não foram bons. Tem saído conversa de tudo quanto é tipo. Só quem está dentro do Flamengo entende. O clube diz que está procurando uma solução e tomara que resolva para a rapaziada trabalhar mais tranquila.
Havia a expectativa de que nessa semana entrasse dinheiro no cofre do Flamengo referente às cotas de televisão. Parte da verba terá que ser destinada ao pagamento dos atrasados de Ronaldinho. Segundo Assis, essa é uma das garantias previstas em contrato.
O empresário e irmão de R10 esteve no Ninho do Urubu no fim da manhã desta sexta-feira, conversou com o atacante e com outros jogadores do clube e encontrou o filho Diego, que treina na base. Sorridente, ele também trocou algumas palavras com o vice de futebol Paulo César Coutinho. O objetivo inicial é tentar resolver tudo sem necessidade de recorrer à Justiça, mas a ideia não é descartada caso a dívida cresça e uma solução não seja apresentada.

Antes de ser notificado, São Paulo devolve Taça das Bolinhas à Caixa

Diretor jurídico diz que clube ainda espera decisão judicial sobre posse definitiva: 'Que fique claro que não estamos entregando ao Flamengo'

Por Gustavo Serbonchini São Paulo
153 comentários
Rogério Ceni, Juvenal Juvêncio e Zetti com a Taça das Bolinhas (Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)Rogério Ceni, Juvenal Juvêncio e Zetti com o troféu
(Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)
O São Paulo devolveu a Taça das Bolinhas à Caixa Econômica Federal antes mesmo de receber a notificação oficial de que teria que entregar o troféu. Kalil Rocha Abdalla, diretor jurídico do São Paulo, determinou a devolução na manhã desta sexta-feira para não criar mal-estar com a busca e apreensão na sede do clube.
– Já devolvemos, conforme o juiz do Rio mandou. Que fique claro que não estamos entregando ao Flamengo, mas à Caixa. O processo continua – explica Kalil.
Segundo o dirigente, o São Paulo ainda não recebeu a notificação de que teria de devolver o objeto. De acordo com o advogado, os trâmites demoram, já que o despacho tem de ser encaminhado até a capital paulista e um juiz local precisa autorizar a busca e apreensão.
Agora, o Tricolor espera a decisão da Justiça sobre quem deve ser o dono definitivo da Taça das Bolinhas. Enquanto isso, ela segue, até segunda ordem, na sede da Caixa Econômica Federal, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Entenda o caso
A Taça das Bolinhas foi criada para premiar o campeão brasileiro. Ficou determinado pela CBF que o primeiro clube que vencesse a competição três vezes seguidas ou cinco vezes intercaladas teria a posse definitiva do troféu. O Flamengo alega que conquistou seu quinto título em 1992 (há, até hoje, uma disputa sobre quem foi o campeão de 1987, Flamengo ou Sport - a CBF chegou a reconhecer o Flamengo como campeão, mas teve de voltar atrás por decisão da Justiça. Nesse ano, houve um rompimento entre alguns dos maiores clubes brasileiros e o órgão, que organizou o Brasileirão, enquanto os dissidentes disputaram a Copa União, vencida pelo Fla). O São Paulo só conquistou seu quinto título em 2007.
O Flamengo resolveu procurar a Justiça para que a Taça das Bolinhas volte a ficar em poder da Caixa Econômica Federal até que o clube termine seus processos legais pelo reconhecimento do título de 1987. O pedido foi acatado pela 18ª Câmara Cível do Rio de Janeiro, que emitiu medida cautelar ordenando o São Paulo a devolver o troféu. Em fevereiro, um oficial de Justiça foi ao clube paulistano, mas não conseguiu fazer a retirada porque, segundo o clube, o presidente Juvenal Juvêncio não estava presente e somente ele poderia tratar do assunto.
O Despacho da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro determinou que o troféu fosse retirado da sede do São Paulo e levado à Caixa a qualquer custo. A intenção é fazer valer uma medida cautelar que determinava a devolução da Taça das Bolinhas, que não foi cumprida pelo São Paulo no mês de fevereiro.
- Defiro o pedido formulado para que se proceda a busca e apreensão em qualquer das dependências do clube, incluído (sic) qualquer sala ocupado (sic) por diretor ou até mesmo da (sic) presidente da agremiação, podendo utilizar de força policial, se necessário - diz um trecho do despacho.

Guardiola na Seleção? 'Não precisa
de técnico estrangeiro', diz Parreira

Treinador do tetracampeonato mundial participa de palestra na Bienal
do Livro Amazonas, na útima quinta-feira, para falar de Copa e futebol

Por Silvio Lima Manaus
Parreira em Manaus (Foto: Frank Cunha/GLOBOESPORTE.COM)Parreira foi bastante assediado pelo público
(Foto: Frank Cunha/GLOBOESPORTE.COM)
Comandante da Seleção Brasileira na conquista do tetracampeonato mundial, em 1994, nos Estados Unidos, Carlos Alberto Parreira é contra a contratação de qualquer estrangeiro para treinar o time canarinho. Após o anúncio da saída de Pep Guardiola do Barcelona, uma campanha de torcedores foi feita na internet para que o espanhol assuma a equipe pentacampeã do mundo. Mas a ideia não foi bem recebida pelo ex-técnico.
- O Brasil não precisa de um estrangeiro. Mesmo porque ele não entenderia as nossas peculiaridades, a nossa cultura. Além disso, já conquistamos cinco Copas do Mundo com técnicos daqui - disse ele durante palestra na Bienal do Livro Amazonas, quinta-feira à noite, em Manaus.

Indagado sobre uma possível queda de rendimento da Seleção comandada por Mano Menezes, Parreira explicou que um dos motivos pode ter sido a falta de jogadores chamem a responsabilidade.

- Temos uma boa seleção, com um goleiro e outros jogadores experientes. Mas acredito que a queda de rendimento pode ter sido por causa da geração, que ainda não tem jogadores de referência.

Outro problema para o Brasil antes do Mundial, na opinião de Parreira, seria a ausência da participação nas eliminatórias.

- Acredito que ajudaria na identidade do time, na definição da base e para despertar o espírito coletivo. Os jogos eliminatórios são importantes para medir a temperatura e já preparar o jogador para uma disputa internacional, pois ele encara estádios lotados - disse o ex-técnico, que disputou 32 jogos de duas eliminatórias (para 1994 e 2006) no comando do Brasil.
Carlos Alberto Parreira na Bienal do Livro (Foto: Frank Cunha/Globoesporte.com)Carlos Alberto Parreira responde a perguntas do público em palestra (Foto: Frank Cunha/Globoesporte.com)
Olimpíadas

Na opinião de Carlos Alberto Parreira, a base do time que disputará as Olimpíadas será praticamente a principal. Além disso, os três jogadores acima de 23 anos convocados devem ser nomes certos no Mundial de 2014.

- Tem que levar quem pode atuar na Copa do Mundo. Além disso, sabemos que grande parte dos jogadores que ainda tem idade da Seleção tem também idade olímpica, como é o caso do Neymar - explicou.

Chelsea quer 'transformar' capa de álbum do Pink Floyd em estádio

Clube faz oferta para comprar usina de Battersea, do álbum "Animals", da banda britânica. No desenho, as quatro famosas chaminés são mantidas

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
21 comentários
O Chelsea anunciou nesta sexta-feira, em seu site oficial, planos para construir um estádio com capacidade para 60 mil pessoas. O clube formalizou a oferta de compra da termoelétrica de Battersea, em Londres, para transformá-la "em um dos estádios mais emblemáticos do mundo". A construção, situada à beira do rio Tâmisa, se tornou um dos pontos mais conhecidos de Londres graças ao grupo britânico de rock Pink Floyd, que utilizou a imagem da usina na capa do álbum "Animals", em 1977
Battersea Power Station - fábrica abandona, onde o Chelsea quer construior o estádio (Foto: Miguel Medina / Agência AFP)Battersea Power Station - fábrica onde deve ser o próximo estádio do Chelsea (Miguel Medina / Agência AFP)
Muitos torcedores do Blues são contra, mas o clube não pode aumentar a capacidade do Stamford Bridge, por diversas razões. Uma delas é o entorno do estádio.
O clube presidido pelo magnata russo Roman Abramovich afirmou que no revolucionário desenho, que transformaria a antiga central em um estádio moderno, as quatro famosas chaminés permaneceriam.
Battersea Power Station - fábrica abandona, onde o Chelsea quer construior o estádio (Foto: Facundo Arrizabalaga / Agência AFP) A Battersea é o maior edifício de tijolo da Europa
(Foto: Facundo Arrizabalaga / Agência AFP)
Confira alguns trechos do anunciado
Devemos ressaltar que fazendo uma oferta para o Battersea não significa que o clube tomou uma decisão definitiva para deixar Stamford Bridge. (...) Nossos planos iniciais incluem 15 mil lugares sentados na ala sul atrás do gol, provavelmente o maior estande de uma camada no futebol. (...) Como sugerido por muitos fãs, o estádio proposto é de forma retangular, com quatro suportes separados. O projeto inclui uma área maior de família e mais espaço para torcedores com deficiência.
A Battersea Power Station é o maior edifício de tijolo da Europa, que parou de produzir eletricidade a partir de carvão em 1983, e encontra-se na lista de imóveis protegidos na Inglaterra.

Minotauro toma dores de Cigano e responde a Mir: 'Falastrão mesmo'

Peso-pesado reforça treinamento do pupilo em Salvador e rebate algoz
sobre declaração polêmica: 'É menos rápido, menos forte e menos lutador'

Por SporTV.com Rio de Janeiro
16 comentários
Dórea, Cigano e Minotauro no córner de Norman Carlton (Foto: Adriano Caldas/Globoesporte.com)Minotauro e Cigano durante edição do Jungle
Fight (Foto: Adriano Caldas/Globoesporte.com)
A declaração antiga de Frank Mir, de que era "muito maior e batia muito mais forte do que Cigano", voltou com tudo nesta semana. O americano, que fez a afirmação antes de enfrentar Roy Nelson em maio do ano passado, levou a resposta do brasileiro na noite dessa quinta-feira, quando foi chamado de "mentiroso". Nesta sexta, quem apareceu para reforçar o lado de Cigano foi Rodrigo Minotauro. O ex-campeão interino peso-pesado do UFC chamou o americano de "falastrão".
Home Combate: saiba tudo sobre o MMA
- Ele é menos rápido, menos forte, menos lutador em pé e não tem segurança para falar esse tipo de coisa. O Mir é do tipo falastrão mesmo, mas o Cigano é bem melhor, já ganhou de caras bem melhores do que o Mir - disse, por meio de sua assessoria de imprensa.
Minotauro desembarcou na manhã desta sexta-feira em Salvador, onde vai ajudar o pupilo e amigo nos treinamentos para o UFC 146, no dia 26 de maio, quando Junior Cigano vai tentar defender o cinturão até 120kg exatamente contra Mir. O mentor gostou do que viu:

- Ele está bem mais forte do que da última vez que o vi, mais rápido e cada vez mais técnico e habilidoso. O camp está muito forte, o Cigano está muito bem treinado e bem fisicamente, muito disso porque conseguiu se recuperar bem da cirurgia e não ficar parado.
UFC 140 pesagem encarada Rodrigo Minotauro Frank Mirr (Foto: Reprodução SporTV)Encarada de Frank Mir e Rodrigo Minotauro antes do UFC 140, em dezembro (Foto: Reprodução SporTV)
Para o baiano, Cigano não terá problemas para encarar um lutador canhoto, como é Mir. Ainda segundo ele, o atual campeão não tem o que temer após a mudança de adversário, uma vez que quem estava escalado inicialmente para enfrentá-lo era o holandês Alistair Overeem, que foi pego no exame antidoping.
- Uma mudança (de lutador) é sempre chata, mas o Cigano está bem em todas as áreas. Ele está fazendo muito sparing com o Erivan Conceição, nosso treinador de boxe e campeão sul-americano, talvez o melhor do Brasil. O Erivan é canhoto, então o Cigano está acostumado com essa diferença. O Mir não vai achá-lo para colocar para baixo, não se movimenta como ele”, comentou o lutador.
Minotauro enfrentou Frank Mir em duas oportunidades, e o saldo foi bem negativo: na primeira, foi nocauteado pela primeira vez na carreira; na segunda, foi finalizado, também pela primeira vez. Nesta última, ainda teve o braço direito fraturado por conta da kimura aplicadada pelo americano.

Vitorioso no Velopark, Átila fecha o dia como mais rápido da sexta-feira

Com pista mais emborrachada na parte da tarde, 25 pilotos melhoram seus tempos na pista gaúcha, e sorocabano termina o dia com a melhor marca

Por Alexander Grünwald Nova Santa Rita, RS
Comente agora
Vencedor de uma das provas disputadas pela Stock Car em 2011 no Velopark, Átila Abreu mostrou mais uma vez que conhece os segredos da pista gaúcha. O sorocabano foi o mais rápido do treino livre da tarde em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, no qual 25 pilotos melhoraram seus tempos em relação à sessão da manhã. Com uma volta em 54s775, o competidor da AMG baixou a própria marca em cerca de sete décimos e ficou apenas três milésimos à frente de Allam Khodair, pole position nas duas provas disputadas nesta temporada.
Stock Car - Átila Abreu guia o carro 51 da AMG em Interlagos (Foto: Luca Bassani/ Divulgação)Átila Abreu foi o mais rápido da sexta-feira na pista gaúcha do Velopark (Foto: Luca Bassani/ Divulgação)
- Aproveitamos o final do segundo treino para testar numa condição parecida com a que esperamos para a tomada de tempo, com mais calor do que na corrida. Este é o tipo da pista em que, para ter um resultado bom, é necessário largar mais na frente – avaliou o piloto do carro 51.
Denis Navarro, companheiro de Khodair, fechou a sexta-feira como o terceiro mais rápido, logo à frente do tetracampeão Cacá Bueno, vencedor da primeira corrida deste ano, em São Paulo. No acumulado dos tempos, o líder do campeonato, Ricardo Maurício, terminou na quinta posição, enquanto Valdeno Brito, que faturou a etapa de Curitiba, terminou com a oitava melhor marca.
Por problemas financeiros, três pilotos não participarão da etapa deste fim de semana no Velopark. A Bassani Racing, que acertou o contrato com seus pilotos às vésperas da corrida de abertura, em Interlagos, sequer levou seus carros ao Rio Grande do Sul, deixando o bicampeão Giuliano Losacco e seu companheiro Felipe Maluhy a pé nesta corrida. Já o piloto Rodrigo Navarro, que aguarda a assinatura de um acordo com um novo patrocinador, também não correrá na pista gaúcha, retornando a competir em Ribeirão Preto, no fim de maio.
Veja o resultado acumulado dos treinos livres de sexta-feira da Stock Car no Velopark, RS:
1º) Átila Abreu, AMG Motorsport – 54s775
2º) Allam Khodair, Vogel – 54s778
3º) Denis Navarro, Vogel – 54s902
4º) Cacá Bueno, RBR Mattheis – 54s237
5º) Ricardo Maurício, RC Competições – 55s925
6º) Galid Osman, FTS – 55s049
7º) Thiago Camilo, RCM – 55s052
8º) Valdeno Brito, A. Mattheis – 55s074
9º) Luciano Burti, Boettger – 55s100
10º) Ricardo Zonta, RZ Motorsport – 55s130
11º) Julio Campos, Carlos Alves Competições – 55s175
12º) Daniel Serra, RBR Mattheis – 55s220
13º) Antonio Pizzonia, Nascar JF Racing – 55s269
14º) Marcos Gomes, Full Time – 55s284
15º) Popó Bueno, RZ Motorsport – 55s320
16º) Xandinho Negrão, Full Time – 55s344
17º) David Muffato, Boettger – 55s385
18º) Lico Kaesemodel, RCM – 55s436
19º) Duda Pamplona, ProGP – 55s532
20º) Nonô Figueiredo, AMG Motosport – 55s548
21º) Rodrigo Sperafico, Mico’s Racing – 55s556
22º) Diego Nunes, Hot Car – 55s580
23º) Max Wilson, RC Competições – 55s582
24º) Eduardo Leite, Hot Car – 55s612
25º) Alceu Feldmann, A. Mattheis – 55s616
26º) Tuka Rocha, FTS – 55s623
27º) Vitor Meira, ProGP – 55s644
28º) Pedro Boesel, Nascar JF Racing – 55s761
29º) Ricardo Sperafico, Mico’s Racing – 56s890
A terceira etapa da Stock Car 2012 tem largada prevista para as 9h30 da manhã deste domingo, com transmissão ao vivo e na íntegra pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.

Justiça nega habeas corpus a goleiro Ceni em ação por falsidade ideológica

Ele é acusado de assinar documento transferindo multa para um terceiro.
Caso corre na Justiça desde 2008; primeira audiência ocorre em maio.

Rafael Sampaio Do G1 SP
9 comentários
O goleiro Rogério Ceni, durante comemoração com o time do São Paulo (Foto: Wander Roberto/VIPCOMM)O goleiro Rogério Ceni, durante comemoração
com o time do São Paulo (Foto: Wander
Roberto/VIPCOMM/Divulgação)
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) negou habeas corpus ao goleiro do São Paulo, Rogério Ceni, em um processo no qual ele é acusado por falsidade ideológica. Ceni é suspeito de ter assinado um documento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) no qual responsabiliza outra pessoa por uma infração de trânsito. A defesa do jogador nega o crime e diz que houve um erro no preenchimento do documento.

Com  a decisão, o caso volta para a primeira instância da Justiça para ser julgado. De acordo com o TJ-SP, a primeira audiência está marcada para o dia 16 de maio no Fórum da Barra Funda.
A decisão que negou o habeas corpus foi expedida em 4 de abril, mas só se tornou pública no dia 25 do mesmo mês, após divulgação do tribunal. Os três advogados do goleiro - Antônio Cláudio Mariz, Sérgio Eduardo Mendonça e Gustavo Francez - entraram com o habeas corpus para trancar o processo afirmando que houve "constrangimento ilegal" contra o réu.

Entenda o habeas corpus
Consultado pelo G1, o presidente da Comissão de Direito Criminal da OAB-SP, Fernando José da Costa, explica que o habeas corpus pode ser impetrado contra qualquer questão que atente a liberdade de ir e vir. O instrumento jurídico não se aplica apenas para pedir a libertação temporária de alguém detido por crime. No caso do goleiro, a defesa alega "constrangimento ilegal" e usar o habeas corpus para tentar trancar o processo. "A liberdade de ir e vir é mais ampla do que o risco de uma prisão”, esclarece Costa.
Segundo os advogados, Ceni não possuía registro de pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na época do ocorrido, e portanto não teria razão em se arriscar a passar quatro pontos de infração para a habilitação de um estranho. O caso ocorreu entre os dias 16 de janeiro e 14 de fevereiro de 2008, de acordo com o TJ-SP.

Segundo a decisão do tribunal, o goleiro obteve um veículo em empréstimo do tipo comodato e seria responsável por eventuais multas. Contando com a ajuda de outro réu no processo, ele é acusado de assinar uma infração por excesso de velocidade que estava alterada, o que levou à transferência dos pontos para uma terceira pessoa.
A Justiça afirma que um laudo documentoscópico prova que a assinatura no documento é de Rogério Ceni, e que por isso "não há que se falar em trancamento da ação penal". A defesa afirma que o goleiro se enganou ao colocar seu nome no espaço reservado para o proprietário do veículo - o certo seria assinar no campo reservado para motorista.
Os advogados afirmam que, esse espaço depois foi preenchido por outra pessoa com os dados de outro motorista, que recebeu os pontos na carteira de habilitação.

Cauteloso, Dorival Júnior ainda não confirma Oscar contra o Caxias

Técnico espera, porém, que reativação do nome do meia seja "o fim da novela"

Por Tomás Hammes Porto Alegre
12 comentários
Dorival Júnior técnico Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Dorival Júnior não sabe se Oscar suportará os 90
minutos caso seja utilizado no final de semana
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Se o treino foi marcado pela alegria por conta da reativação do contrato de Oscar, Dorival Júnior tratou de colocar panos quentes na euforia. Não que ele queira seguir sem o meia. Muito pelo contrário. Por mais de uma vez ressaltou que o camisa 16 é um dos seus principais jogadores. Mas o comandante manteve a cautela e não garante a presença do atleta até receber o aval do departamento jurídico.
O técnico admitiu ter treinado com Oscar em algumas das formações que trabalhou no exercício realizado com portões fechados na tarde desta sexta-feira. Dorival recebeu a notícia de que o nome do camisa 16 havia sido reinscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF através do assessor de futebol Cuca Lima e do presidente Giovanni Luigi. Mesmo assim, espera não ter um resquício de dúvida para confirmar o retorno do meia após mais de um mês e meio (seu último jogo ocorreu no dia 17 de março):
- Ele trabalhou com a equipe, mas ainda não temos certeza. Estamos aguardando o último parecer, até para definirmos a equipe. O Oscar é importante para nós. Estamos com jogadores fora de combates e com a confiança de sair com uma resposta positiva. No país em que nós vivemos, tudo pode acontecer. Vamos ter calma, prefiro esperar. Espero que isso seja o final da novela.

Dorival disse que o meia manteve o empenho durante o período em que ficou impossibilitado de defender o Inter. Garantiu que, mesmo com as expectativas criadas em que ele pudesse voltar a atuar, ele permaneceu com a mesma conduta, até pelo que era instruído por seus advogados.
Caso seja confirmada a utilização de Oscar no jogo deste domingo, o treinador colorado reconheceu que o camisa 16 é um reforço para a decisão, ainda mais neste momento em que o time está repleto de desfalques. Mas Dorival tem dúvidas se o meia conseguirá suportar os 90 minutos por conta do longo período inativo:

- Se vier a acontecer, é um grande reforço. Pode ser que ele venha a sentir caso participe dos 90 minutos. O ritmo de trabalho (dos treinos), por mais forte que seja, nunca é igual ao de uma partida disputada dentro de uma normalidade.
Técnico evita falar sobre utilização de Dagoberto
Outro jogador que pode aparecer diante do Caxias é Dagoberto. Durante os 15 minutos em que a imprensa teve acesso, o atacante, que se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda, participou normalmente.

Ao ser questionado sobre o aproveitamento do camisa 20, o treinador, novamente apresentou sua faceta misteriosa e não revelou quem atuará:

- Nao vou falar a respeito da equipe.

O time que enfrentará o Caxias neste domingo, às 16h, no Estádio Centenário deve ter Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Guiñazu, Tinga e Oscar; Jajá (Dagoberto) e Jô.