sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Namorada de Boateng diz que sexo pode ser razão das lesões do jogador

Melissa Satta diz que tem relações sexuais com o meia do Milan 'de sete a dez vezes por semana' e que isso pode estar prejudicando seu rendimento

Por GLOBOESPORTE.COM Milão
kevin prince boateng ao lado da mulher melissa satta (Foto: Leo Pix)Boateng ao lado de Melissa: casal 'exagera' nas
relações sexuais (Foto: Leo Pix)
O Milan confirmou que o meio campista ganês Kevin-Prince Boateng vai desfalcar a equipe no próximo mês por conta de uma lesão muscular, sofrida no clássico contra o Inter de Milão no último domingo. No entanto, a principal razão para esta contusão pode não ser nenhuma entrada dura de um adversário ou mal jeito durante um treinamento. Segundo a sua namorada, Melissa Satta, o que pode estar atrapalhando o jogador é o excesso de sexo.
Em declarações reproduzidas pelo site "SuperSport", Melissa afirmou que a vida sexual do casal é bem agitada para a média de um relacionamento comum e que este pode ser um dos motivos de o jogador, de 24 anos, acabar sofrendo tantas contusões.
- Acredito que a razão para ele estar sempre machucado é que fazemos sexo de sete a dez vezes por semana - afirmou a modelo italiana, que já é famosa por ter saído com outros jogadores, como o experiente Christian Vieri.
O clube não comentou o caso, mas emitiu uma nota oficial confirmando que o jogador tem, sim, uma contusão na coxa e que vai ficar parado por cerca de quatro semanas. Assim, ele perderá importantes oito partidas, incluindo o primeiro jogo da fase eliminatória da Champions League, contra o Arsenal, em San Siro.
Melissa Satta, namorada de Boateng, do Milan (Foto: Reprodução/si.com)Melissa já fez ensaio sensual com camisa da Itália pintada no corpo (Foto: Reprodução/si.com)

Vendido ao futebol chinês, volante Jumar está fora do Vasco

Guangzhou R&F paga cláusula de rescisão e garante contratação do volante/lateral

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Jumar no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Jumar não defende mais o Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco da Gama)
Jumar não faz mais parte do elenco do Vasco. O jogador foi vendido ao Guangzhou R&F e embarca nos próximos dias para a China. O volante pertencia ao Desportivo Brasil e estava emprestado ao Gigante da Colina. Porém, uma cláusula no contrato abria a brecha para que outro clube pudesse adquirir seus direitos desde que pagasse a multa rescisória.
Com a saída de Jumar, o Vasco vai intensificar a busca por um lateral-esquerdo. O clube já queria contratar mais um jogador para a posição, que conta apenas com Thiago Feltri. O volante, entretanto, era visto como alternativa para o setor, já que durante todo o Brasileiro de 2011 atuou improvisado e se saiu bem.
- Realmente, vamos ter que acelerar essa busca por um lateral. Jumar é um jogador versátil e, por isso, se torna importante. A gente já estava procurando um jogador para a posição e vamos ter que nos empenhar ainda mais agora. Precisamos de um atleta de qualidade porque precisamos ter um plantel grande por conta das competições que vamos disputar – disse o técnico Cristóvão Borges.
Já sem Jumar, o Vasco faz sua estreia no Campeonato Carioca neste domingo, contra o Americano. A partida será disputada no estádio Moacyrzão, a partir das 17h (horário de Brasília). As duas equipes estão no Grupo B da competição.

Carioca 2012: a análise do quarteto de ferro para o início do campeonato

Rivais comentam as situações de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco na abertura da competição. Veja ainda times-base, quem chegou ou saiu

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Campeonato Carioca tem início neste sábado. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, os quatro principais postulantes ao título, chegam à competição em situações e com motivações variadas. A pedido do GLOBOESPORTE.COM, Marcelo Mattos, Léo Moura, Fred e Fernando Prass deram suas opiniões sobre o que esperam da competição. O foco, entretanto, não foi o clube em que cada um atua. Os jogadores analisaram como chegam os rivais para a disputa.
Além das opiniões dos atletas, há ainda a análise de um especialista: Junior, comentarista da TV Globo. Por fim, cada integrante do quarteto de ferro do futebol carioca tem seu time-base esboçado e, de quebra, há um panorama sobre quem chegou em quem saiu no Glorioso, no Rubro-Negro, no Tricolor e no Cruz-Maltino.
Para conferir a análise de cada um, basta clicar no escudo dos clubes.



Confira abaixo alguns dados sobre o Carioca:

Últimos dez campeões

2011 - Flamengo
2010 - Botafogo
2009 - Flamengo
2008 - Flamengo
2007 - Flamengo
2006 - Botafogo
2005 - Fluminense
2004 - Flamengo
2003 - Vasco
2002 - Fluminense

Últimos dez artilheiros

2011 - Fred (Fluminense) - 10 gols
2010 - Vágner Love (Flamengo) - 15 gols
2009 - Maicosuel (Botafogo) - 12 gols
2008 - Wellington Paulista (Botafogo) - 14 gols
2007 - Dodô (Botafogo) - 13 gols
2006 - Dodô (Botafogo) - 9 gols
2005 - Túlio (Volta Redonda) - 12 gols
2004 - Valdir (Vasco) - 14 gols
2003 - Fábio Bala (Fluminense) - 10 gols
2002 - Fábio (Volta Redonda) - 16 gols

Jogos da primeira rodada da edição 2012


Sábado (21/01)
17h - Olaria x Nova Iguaçu (Rua Bariri)
17h - Madureira x Macaé (Conselheiro Galvão)
17h - Fluminense x Friburguense (Moça Bonita)
19h30m - Flamengo x Bonsucesso (Engenhão)

Domingo (22/01)
17h - Boavista x Duque de Caxias (Eucyr Rezende)
17h - Vasco x Americano (Moacyrzão)
17h - Bangu x Volta Redonda (Moça Bonita)
19h30m - Botafogo x Resende (Engenhão)

Chaparro: estreia como titular após 121 minutos em campo em 11 meses

Meia argentino chegou como promessa à Colina em fevereiro do ano passado. 'Ainda vai crescer muito', comenta Cristóvão Borges

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Chaparro vasco treino (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Chaparro é confirmado na estreia do Vasco
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
Em fevereiro de 2010, o Vasco anunciou a contratação de Chaparro, um meia argentino, canhoto e de 20 anos. Chegava do San Lorenzo e carregava grande expectativa depois de atuar pela seleção argentina sub-18 e sub-20. No entanto, o tempo foi passando, passando, e as oportunidades que surgiram foram escassas. Nos treinos, mostrava alguma habilidade, mas nada que fizesse Ricardo Gomes e Cristóvão Borges se questionarem sobre a possibilidade de lhe dar uma vaga entre os 11. Quase um ano depois, o argentino finalmente terá uma chance de começar uma partida com a camisa do Vasco.
Por conta da suspensão de Allan e dos problemas físicos de Felipe, o argentino está confirmado na equipe que enfrenta o Americano, neste domingo.
- Fico contente por poder dar uma oportunidade a ele. Sempre que possível, quero fazer isso com todos. No ano passado, a equipe já estava com um esquema, jogando de um jeito e não era hora para isso. É um jogador jovem, que tem um posicionamento tático muito bom. Ainda vai crescer muito. Tem qualidade - disse o técnico Cristóvão Borges.
Em um ano na Colina, Chaparro fez apenas quatro jogos - em todos, substituiu algum companheiro. Porém, se as oportunidades foram poucas, ao menos o retrospecto é positivo. Foram três vitórias e uma derrota, fazendo um aproveitamento de 75% dos pontos disputados.
Jogos de Chaparro no Vasco
Ceará 1 x 3 Vasco (21/05/2011), 1ª rodada do Brasileiro: entrou aos 30 minutos do 1º tempo, no lugar de Douglas
Vasco 3 x 0 América-MG (29/05/2011), 2ª rodada do Brasileiro: entrou aos 13 minutos do 2° tempo no lugar de Leandro
Coritiba 5 x 1 Vasco (05/06/2011), 3ª rodada do Brasileiro: entrou aos 19 minutos do 2° tempo no lugar de Jéferson
Vasco 2 x 0 Atlético-MG (18/10/2011),  30ª rodada do Brasileiro: entrou aos 42 minutos do 2° tempo no lugar de Allan
Um dos motivos apontados para a dificuldade de adaptação do jogador é sua timidez. Sempre mais reservado, Chaparro garantiu, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, que já se sente em casa, apesar das dificuldades iniciais de adaptação. O técnico Cristóvão Borges também aposta nisso e espera que o bom ambiente da Colina ajude o meia a se destacar.
- Os jogadores que vêm de fora não têm dificuldade de adaptação ao grupo porque o time é muito unido, muito descontraído. O ambiente é muito bom, e todos chegam aqui e se sentem bem. Ele é um pouco mais quieto, mas já está integrado com o grupo - garante.
Com Chaparro no meio, o Vasco faz sua estreia no Campeonato Carioca neste domingo, contra o Americano. A partida será disputada no estádio Moacyrzão, a partir das 17h (horário de Brasília). As duas equipes estão no Grupo B da competição.

Thiago Neves retorna ao Flu e revela ambição: 'Queremos todos os títulos'

Apoiador diz que está voltando para casa, promete 'vencer o Flamengo de qualquer jeito' e explica declaração polêmica na época do rival

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
A novela já havia acabado. Mas nesta sexta-feira a espera e a ansiedade terminaram de vez. Finalmente, após muitas semanas de negociações, disse me disse, trocas públicas de farpas com o Flamengo, Thiago Neves está de volta ao Fluminense. Com o sorriso estampado no rosto, o novo reforço tricolor deixou claro que estava voltando para casa. Agora, em sua terceira passagem pelas Laranjeiras, o apoiador chega com contrato de quatro anos de duração.
thiago neves fluminense apresentação (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Thiago Neves beija o escudo na apresentação aos torcedores (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Apresentado no Salão Nobre das Laranjeiras pelo vice-presidente de futebol Sandro Lima e pelo diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano, Thiago Neves não tirou o sorriso do rosto e resumiu em poucas palavras, antes da entrevista coletiva de imprensa, o sentimento de satisfação pelo retorno:
- É um momento de felicidade. Depois de uma negociação complicada, deu tudo certo. Estou voltando para o clube que me fez crescer no futebol. Tenho todo o suporte para jogar meu futebol. Espero ser feliz aqui, como sempre fui.
Memória EC: relembre momentos marcantes de Thiago Neves pelo Flu
Ciente das prioridades do clube para a temporada, Thiago Neves vê o Fluminense em condições de brigar por mais de uma conquista.
- Claro que a Libertadores é importante, mas queremos conquistar todos os campeonatos que vierem pela frente e temos elenco para isso - frisou o camisa 7, que chegou ao clube acompanhado da esposa e torcedora fanática do Fluminense, Marcella Di Biase Neves, que não tirou um minuto sequer o sorriso do rosto.
- Nem preciso falar como ela e toda a minha família estão felizes. Minha filha já fala Fluminense! A Marcella acompanhou tudo, sofreu comigo durante a negociação e fez questão de vir comigo aqui. Este era o desejo dela - explicou.
Durante a entrevista, Thiago Neves não fugiu de nenhum assunto. Disse que tem respeito ao Flamengo, fez amizades por lá, mas não hesitou em avisar que vai comemorar os gols normalmente. Em relação a uma possível desconfiança da torcida após a passagem pelo rival, Thiago admitiu que ainda tem dúvidas. No entanto, elas devem ter diminuído quando saiu do Salão Nobre e deu de cara com cerca de mil torcedores gritando o seu nome e repetindo os passos do "Créu", em referência à dança feita pelo apoiador quando marcou três gols em clássico contra o Flamengo, na Taça Guanabara de 2008. Além de fazerem a dança, os torcedores também exaltaram o poder financeiro do patrocinador tricolor.
- Urubu otário, o Celso Barros tem dinheiro para c... - cantaram.
thiago neves fluminense apresentação ao lado da esposa (Foto: Ralff Santos / Fluminense F.C.)Apoiador chega às Laranjeiras acompanhado da mulher Marcella Di Biase, torcedora fanática do Fluminense (Foto: Ralff Santos / Fluminense F.C.)
Confira os principais trechos da entrevista coletiva de Thiago Neves:
Declaração 'fui campeão por um clube grande', na época de Flamengo
- O Fluminense também é um time grande. É fácil jogar nesses clubes. Não sei se precisa de desculpas. Ao torcedor, basta ver minha escolha. Preferi voltar para minha casa, onde sou bem-vindo e feliz.
Forma física
- Vou sentir um pouco. Teremos de ter paciência. Em uma ou duas semanas, estarei preparado. Não tive pré-temporada, e isso dificulta. Vou compensar os dias sem treino com muita disposição, mas faço questão desde já de pedir aos torcedores muita paciência. Quando estiver pronto, o Abel decide a minha estreia.
O Fluminense também é um
time grande. Não sei se precisa
de desculpas. Ao torcedor, basta ver minha escolha. Preferi voltar para minha casa, onde sou bem-vindo e feliz"
Sobre frase na época de título pelo Flamengo
Possível gol sobre o Flamengo
- Reação normal, vou comemorar. Fiz amizades lá, tenho muito respeito pelo clube desde os funcionários até a presidente, mas não vou mudar o meu estilo, sempre com respeito. Agora é outro clube, é a minha casa. Vou querer vencê-los de qualquer jeito.
Responsabilidade no retorno
- Responsabilidade, todos têm. Sei que não foi uma contratação fácil, mas eu não jogo sozinho. O Fluminense tem um grande time, em que todos os jogadores chamam a responsabilidade. Eu nunca fugi da minha, e tudo vai dar certo, como foi no ano passado no Flamengo e nas minhas passagens anteriores. Mas aqui não vou ganhar, nem perder sozinho.
Favorito na Libertadores?
- Os rivais também montaram grandes elencos. Vejo o Santos, o Internacional e o próprio Vasco como grandes concorrentes. Não dá para dizer que seremos campeões, mas, se jogarmos o que sabemos com calma e tranquilidade, temos uma grande chance de alcançar as finais.
thiago neves fluminense apresentação (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Thiago Neves diz que volta ao Flu fez prevalecer a sua vontade (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Libertadores está engasgada?
- Quem passou por aqui em 2008 sabe como foi complicado. Mas acho que não só este elenco como também o clube aprendeu a disputar (a Libertadores). Temos um elenco hoje com jogadores que já venceram a competição, como o Sobis e o próprio Abel. Além deles temos o Fred, o Deco... Este elenco está mais preparado.
Amizade e importância de Celso Barros
- O Celso Barros foi importante, é claro. Tenho uma amizade grande com ele, que sempre teve o interesse no meu retorno. Encontrei com ele no ano passado, e ele disse que queria o meu retorno. Mas não foi o Celso sozinho. Teve o desejo do Fluminense, que também se esforçou. Fora que esta era a minha vontade também.
Quero deixar claro que o Fluminense me procurou
quando já não tinha mais contrato com o Flamengo. Comparam com a época do Palmeiras, mas foi completamente diferente"
Sobre o Fla-Flu por sua contratação
Relação com Flamengo e Léo Rabello
- Quero deixar claro que o Fluminense me procurou quando já não tinha mais contrato com o Flamengo. Comparam com a época do Palmeiras, mas foi completamente diferente. Daquela vez, eu tinha contrato com o Fluminense, foi complicado. Quanto ao Léo Rabello, seguimos trabalhando juntos e amigos. Ele não negociou com o Fluminense pois tinha o compromisso com o Flamengo. Mas, assim que o vínculo acabou e o Fluminense me procurou, deixei clara a minha vontade. O respeito pelo Flamengo continua, mas prevaleceu a minha vontade por tudo que me foi apresentado.
Camisa 7, e não a 10
- Sei que era o desejo de muitos no clube que eu vestisse a camisa 10. Mas vou vestir a 7 e honrar a camisa de um jogador que fez história no clube e é campeão brasileiro: o Marquinho. Além de tudo, é meu amigo pessoal e eu estou feliz em substituí-lo. O Marquinho fez uma grande história aqui e eu quero o mesmo. Aproveito também para desejar sorte a ele na Itália.

Contagem regressiva: Dorival espera definição por D’Ale até domingo

Argentino ganhou uma faixa da torcida Guarda Popular

Por Diego Guichard Porto Alegre
Dalessandro inter meia d'alessandro treino (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)D'Alessandro ganhou homenagem da torcida (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
Ninguém publicamente garante o futuro de D’Alessandro no Beira-Rio. Nem o próprio e muito menos Dorival Júnior. Mas uma coisa é certa: o clima é o de despedida, já que ele tem uma proposta vantajosa do Shanghai Shenhua, da China. Ficou bem claro isso ao final do treinamento desta sexta-feira, quando o argentino ganhou uma faixa personalizada da torcida Guarda Popular com as palavras “Dale show”.
O argentino caminhou vagarosamente até o grupo de torcedores. Cumprimentou os integrantes e escutava a todo momento o “valeu D’Ale”. Pegou a faixa e a colocou no pescoço.
O técnico Dorival Júnior ainda não descartou totalmente o argentino. Ciente da importância do jogador para o time, estipulou um prazo para a definição da transferência ou não para o futebol chinês: até domingo.
- Ou ele tem uma situação definida até domingo ou não (joga). Não há como colocá-lo na partida caso não aconteça alguma definição. Por isso estamos preparando duas situações – explicou o treinador. – Domingo é o prazo limite para que as coisas aconteçam.
Dalessandro inter meia d'alessandro faixa torcida beira-rio (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)D'Alessandro está perto de deixar o Beira-rio (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
Dorival não esconde a preocupação com a iminente perda do camisa 10. O treinador simplesmente havia definido o esquema tático em função do argentino. Sem ele, devem ocorrer alterações na estrutura da equipe.
- Nos últimos dois ou três anos o Inter viveu muito naquilo que o D’Alessandro produziu. É um dos grandes profissionais que trabalhei ao longo da minha carreira. Um jogador diferenciado, raro.
Dalessandro inter meia d'alessandro faixa torcida beira-rio (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Meia cumprimentou torcedores e levou a faixa (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
O Inter trabalha intensamente na busca de reforços. Na Europa, o diretor técnico Fernandão tenta acertar com Dátolo e Lucho González. A questão dramática é que o clube precisa enviar a lista da pré-Libertadores na segunda ou na terça-feira para não ser multado.
O treinador não conta com um reforço de última hora e ainda alimenta esperanças de contar com D’Ale. Há “50%” de chances de o argentino jogar pelo Inter ou na China.

Leão comete gafe e destaca perna esquerda de Jadson, que é destro

Jogador, que estava no Shakhtar Donetsk, é a principal aposta da diretoria

Por Marcelo Prado e Marcos Guerra São Paulo
Leão são paulo treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Leão prepara o time para a estreia no Paulistão
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O técnico Emerson Leão cometeu uma pequena gafe no treino desta sexta-feira, no CT da Barra Funda. Ao ser questionado pelos jornalistas presentes sobre a contratação do meia Jadson, o comandante são-paulino se confundiu na resposta ao falar que o novo camisa 10 era canhoto. Jadson, na verdade, é destro.
- Esperamos que se torne o grande atleta que é com sua perna esquerda. Teve o Rivaldo, um jogador maravilhoso, melhor da Copa (2002), tivemos o Alex. Desejo a maior felicidade para ele. Quero contar com ele e ele conosco - disse o treinador são-paulino, citando dois meias criativos que são canhotos.
Jadson é considerado pela diretoria como a grande esperança para resgatar os tempos áureos da camisa 10 do clube. Nesta sexta-feira, a apresentação do jogador teve a presença de ninguém menos do que Raí, grande ídolo tricolor nos anos 90.
- Isso é um fascínio dos brasileiros (a camisa 10). Por quê? Porque o Pelé usou. Deveria ter tirado e ninguém falaria. E grandes camisas 10 atuaram no futebol, como o Ademir da Guia. O maestro é o camisa 10 e o Jadson foi contratado para isso. Esperamos que se torne a cereja, um grande atleta, como demonstrou ser até agora - disse Leão.
O jogador, por sua vez, diz que pretende honrar a camisa que um dia foi vestida por Raí, que lhe entregou a camisa 10 na apresentação ocorrida nesta sexta-feira.
- Quando era criança e via o São Paulo conquistando títulos, sonhava em repetir a história do Raí. Agora eu recebi a camisa das mãos dele. Esse momento vai ficar  marcado para sempre na minha cabeça, espero honrar essa camisa com a qual ele fez tanto sucesso - disse o reforço.

A crise do Flamengo em seis ângulos


sex, 20/01/12
por thiago lavinas |
O (novo) alvo da ira de Luxa
A situação de Luiz Augusto Veloso no departamento de futebol do Flamengo é desconfortável. No momento, o técnico Vanderlei Luxemburgo o elegeu como alvo principal. A gota d´água aconteceu após o episódio em que o treinador investigou se Ronaldinho teria levado mulher para a concentração em Londrina.
Luxa solicitou respaldo da diretoria e, em vez de apoiá-lo, Veloso conversou com Ronaldinho e disse:
- Estamos com você.
Segundo o treinador, o diretor coloca a presidente Patrícia Amorim contra ele. O treinador fez acusações veladas – e impublicáveis – ao dirigente durante a pré-temporada em Londrina. Ele também reclama que a chegada do zagueiro chileno Marcos González, que não teve seu aval, foi arquitetada por Veloso.
No grupo, o desprestígio do diretor de futebol, que ganha cerca de R$ 30 mil, sempre existiu. Os atletas alegam que ele não resolve nenhuma pendência e se esconde nos momentos difíceis. Nas rodinhas, é chamado de Tonho da Lua, personagem interpretado por Marcos Frota na novela Mulheres de Areia (1993).
Luiz Augusto Veloso tem o apoio da presidente Patrícia Amorim. Ela é amiga de infância da esposa de Veloso, Cristina Callou, atual vice de esportes olímpicos do rubro-negro.
A gana de Michel Levy
O vice-presidente de finanças do Flamengo, Michel Levy, encara como uma questão de honra a contratação de Vagner Love. Ele está abatido desde a crise em que se envolveu por chamar os jogadores que reclamaram de luvas atrasadas de “marqueteiros”.
- Tenho que voltar da Rússia com o Love embaixo do braço. Preciso disso depois das pancadas que levei – disse, na quinta à noite, na Gávea.
Ele viaja no fim de semana para a Moscou ao lado do empresário de Love, Evandro Ferreira, e do próprio jogador. Em vez da oferta parcelada em cinco anos, o Flamengo planeja esticar a corda até 8 milhões de euros (R$ 17,68 mi) pagos em três prestações – a primeira de 3 milhões (R$ 6,8 mi). Love tem uma oferta formal de um clube francês e duas sondagens – uma da França e outra da Turquia.
A reunião da oposição
A ideia de romper com a Traffic e assumir o salário integral de Ronaldinho – R$ 1,25 milhão incluindo o pagamento de luvas – não foi bem digerida pela oposição. Na noite de quarta-feira, Marcio Braga, Delair Dumbrosck, Ronaldo Gomlevsky e outros conselheiros se reuniram em um restaurante italiano de Ipanema para discutir a situação do clube. E saíram com uma bandeira levantada pedindo a saída de Ronaldinho.
- Absurdo o valor do salário dele. E imagina como fica o resto do elenco? Alguns têm pendência. Se o Flamengo bancar o Ronaldinho vai aumentar o tumulto – disse Marcio Braga.
Ele explicou o porquê do encontro.
- A reunião não tocou no assunto eleições. As pessoas queriam expor a angústia com a situação do clube. Eu não consigo andar na rua porque todo mundo quando me encontra fala “fora, Patrícia”.
Conselhos à presidente
A presidente teve a quinta-feira de reuniões. Primeiro, passou algumas horas com o ex-vice de futebol Marcos Braz – a volta dele ao futebol não está em pauta. Depois foi a vez de se encontrar com o vice-geral Hélio Ferraz. Patrícia está abatida e merece atenção especial dos seus assessores. Preocupados com o nível de estresse dela, eles filtram notícias e evitam o contato com a imprensa.
Em 1999, o bombeiro não funcionou
Convidado pela presidente para chefiar a delegação do Flamengo na Bolívia, o empresário Jorge Rodrigues tem chance de assumir a vice-presidência de futebol do clube. Porém, na Gávea, há quem se recorde que Rodrigues era o chefe da delegação rubro-negra no episódio da Festa da Uva, em 1999, em Caxias do Sul. Na ocasião, Romário deixou a concentração – segundo ele, com autorização do chefe da delegação – e foi desligado do clube pelo presidente Edmundo dos Santos Silva pela suposta indisciplina.
Até 2009, Rodrigues frequentava o vestiário antes e após os jogos para incentivar os jogadores com gritos de guerra. Ele sempre terminava o discurso com a frase: “Esse time é do ca….”. Por causa disso é conhecido como Duca.
Em Búzios
Enquanto a parceria com a Traffic esteve por um fio, o vice de marketing do Flamengo, Henrique Brandão, desfrutou de dias de sossego em Búzios. Ele não participou da reunião entre a empresa, Assis e a cúpula rubro-negra clube, na quarta-feira, na Gávea, por esse motivo.
(Eduardo Peixoto)

Piloto brasileiro é preso depois de atropelar e matar homem nos EUA

João Paulo Mauro é acusado de homicídio culposo, posse de cocaína e de ter falsificado documento de habilitação para poder comprar bebidas alcoólicas

Por GLOBOESPORTE.COM Miami, EUA
João Paulo Mauro, piloto brasileiro (Foto: Divulgação/The Miami Herald)João Paulo Mauro: brasileiro foi preso após atropelar
homem nos EUA (Divulgação/The Miami Herald)
O piloto João Paulo Mauro foi preso em Miami, nos EUA, depois de atropelar o americano Russell Knudson, de 45 anos, que morreu em seguida. O brasileiro, que parecia estar alcoolizado, é acusado de homicídio culposo, posse de cocaína e de ter falsificado seu documento de habilitação.
Mauro, de 20 anos, dirigia seu carro, uma Mercedes SUV, a 96km/h em uma área de 48km/h, quando perdeu o controle e acertou Knudson, que colocava uma bicicleta no porta-malas de seu carro, na frente de casa. De acordo com o “The Miami Herald”, o brasileiro se defendeu dizendo que precisou desviar para não se chocar com um carro que estava à sua frente.
O brasileiro, que participou de campeonatos como a Copa Montana e negociava sua participação na Rolex Sports Car Series da Grand-Am, adulterou sua habilitação para poder comprar bebidas alcoólicas, já que a idade mínima exigida nos EUA é 21 anos. O policial que fez a prisão disse que Mauro tinha um pó branco em sua narina esquerda, o que gerou a suspeita de cocaína. O advogado do piloto, no entanto, disse que não houve consumo.
- O teste de sangue vai provar que ele não usou cocaína. O pó branco que estava em sua narina era do airbag - disse Howard Srebnick.
 

Rola a bola: fim de semana terá 15 estaduais em andamento

Dez campeonatos terão disputa da primeira rodada no sábado ou domingo, incluindo Carioca e Paulista. Veja todos os participantes e regulamentos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Depois do período de férias e pré-temporada, os estaduais começam a atrair a atenção dos torcedores. Neste fim de semana, dez dos 26 campeonatos terão a disputa da primeira rodada - incluindo o Gaúcho, que antecipou uma partida do Inter para a última quarta-feira. Além do Rio Grande do Sul, a bola rola em Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
O Paraense foi o primeiro a começar, em 14 de janeiro. Três dias depois, também tiveram início outros quatro: Pernambucano, Potiguar, Baiano e Cearense. Ainda janeiro, os campeonatos de Amazonas, Minas Gerais e Sergipe também abrem os trabalhos. No mês de fevereiro, será a vez de Brasília, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Em alguns estados, os torcedores terão de esperar um pouco mais para assistir a seus times. Os campeonatos no Acre e em Rondônia estão programados para março. Já Piauí e Roraima vivem situação complicada. Com times atravessando problemas financeiros, os estaduais sequer têm data para começar.
Confira abaixo um panorama dos estaduais.
ALAGOANO
Início:
neste sábado.
Times participantes: ASA, CEO, Corinthians-AL, Coruripe, CRB, CSA, CSE, Murici, Penedense e Sport Atalaia.
Atual campeão: ASA.
Times que subiram: CEO e Penedense.
Regulamento: as dez equipes disputam dois turnos. Tanto no primeiro quanto no segundo turno, todos jogam contra todos, classificando quatro times para as semifinais. Semifinais e final de turno são disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação durante a fase de classificação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) confronto direto; 4) mais gols pró ; 5) sorteio. Ao final dos dois turnos, os dois times com as piores campanhas serão rebaixados. Os vencedores de cada turno disputam a final em duas partidas. Se um mesmo time ganhar os dois turnos, conquista o título estadual de forma antecipada. Confira a tabela completa.
AMAZONENSE
Início:
em 28 de janeiro.
Times participantes: CDC Manicoré, Fast, Holanda, Iranduba, Nacional, Operário, Penarol, Princesa do Solimões, Rio Negro e São Raimundo.
Atual campeão: Penarol (bicampeão).
Times que subiram: CDC Manicoré, Iranduba e Holanda.
Regulamento: as dez equipes disputam dois turnos. Tanto no primeiro quanto no segundo turno, todos jogam contra todos, classificando quatro times para as semifinais. Semifinais e final de turno são disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação durante a fase de classificação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio. Ao final dos dois turnos, os dois times com as piores campanhas serão rebaixados. Os vencedores de cada turno disputam a final em duas partidas. Se um mesmo time ganhar os dois turnos, conquista o título estadual de forma antecipada. Confira a tabela completa.
Gabriel, Bahia x Atlético-BA (Foto: Felipe Oliveira/Agência Estado)Bahia estreou com empate por 3 a 3 com Atlético
(Foto: Felipe Oliveira/Agência Estado)
BAHIA
Início: em 18 de janeiro; vai para a sua segunda rodada.
Times participantes: Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Camaçari, Feirense, Fluminense de Feira, Itabuna, Juazeirense, Juazeiro, Serrano, Vitória e Vitória da Conquista.
Atual campeão: Bahia de Feira.
Times que subiram: Itabuna e Juazeirense.
Regulamento: as 12 equipes se enfrentam em turno e returno, sendo que os quatro primeiros avançam para as semifinais e os dois últimos são rebaixados à Segunda Divisão. Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate nas fases de grupo são: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) vonfronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio. Semifinais e final são jogadas em partidas de ida e volta para se apurar os finalistas e o campeão. Confira a tabela completa.
BRASILIENSE
Início: 12 de fevereiro.
Times participantes: Atlético Ceilandense, Botafogo-DF, Brasília, Brasiliense, Brazlândia, Capital, Ceilândia, Formosa, Gama, Legião, Luziânia e Sobradinho.
Atual campeão: Brasiliense.
Times que subiram: Brazlândia, Capital, Legião, Luziânia e Sobradinho.
Regulamento: ainda não foi definido pela Federação Brasiliense de Futebol.
CAPIXABA
Início: neste sábado.
Times participantes: Aracruz, Colatina, Conilon, ES de Anchieta, Linhares, Real Noroeste, Rio Branco, São Mateus, Serra, Vitória-ES.
Atual campeão: São Mateus.
Times que subiram: Conilon e Real Noroeste.
Regulamento: as dez equipes se enfrentam em turno e returno na primeira fase, sendo que os quatro primeiros avançam às semifinais e os dois últimos são rebaixados. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio. Semifinais e final são jogadas em partidas de ida e volta para se saber os finalistas e o campeão. Confira a tabela completa.
CARIOCA
Início:
neste sábado.
Times participantes: Americano, Bangu, Boavista, Bonsucesso, Botafogo, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Olaria, Resende, Vasco e Volta Redonda.
Atual campeão: Flamengo.
Times que subiram: Bonsucesso e Friburguense.
Regulamento: os 16 times se dividem em dois grupos e em dois turnos. No primeiro, os clubes jogam dentro de cada chave, e no segundo os de um grupo enfrentam os do outro, classificando-se os dois melhores de cada para as semifinais. Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate nas fases de grupo são: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos e amarelos; 5) sorteio. Jogos mata-mata de cada turno serão sempre em partidas únicas, e em caso de empate a decisão será em cobranças de pênaltis. As duas equipes com piores campanhas nos dois turnos, com exceção das finalistas, caem para a Segunda Divisão. Os campeões da cada turno decidem o título em dois jogos, e persistindo o empate em pontos e saldo de gols haverá decisão por cobranças de pênaltis. Confira a tabela completa.
CATARINENSE
Início:
neste sábado.
Times participantes: Atlético Ibirama, Avaí, Brusque, Camboriú, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Joinville, Marcílio Dias e Metropolitano.
Atual campeão: Chapecoense.
Times que subiram: Atlético Ibirama e Camboriú.
Regulamento: Os dez times se enfrentam em dois turnos. O campeão de cada turno e mais duas equipes por índice técnico garantem vagas para as semifinais. Se uma equipe vencer os dois turnos, um terceiro time se classifica para a semi por índice técnico. As duas equipes com piores campanhas nos dois turnos caem para a Segunda Divisão. Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate nas fases de grupo são: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio. Semifinais e final são jogadas no sistema mata-mata empartidas de ida e volta. Confira a tabela completa.
Ceará x Trairiense pela 1ª rodada do Campeonato Cearense de 2012 (Foto: LC Moreira/Agência Estado)Na primeira rodada, Ceará bateu o Trairiense por
2 a 1 (Foto: LC Moreira/Agência Estado)
CEARENSE
Início: em 18 de janeiro; vai para a sua segunda rodada.
Times participantes: Ceará, Crateús, Crato, Ferroviário, Fortaleza, Guarani de Juazeiro, Guarany de Sobral, Horizonte, Icasa, Itapipoca, Tiradentes e Trairiense.
Atual campeão: Ceará.
Times que subiram: Crateús e Trairiense.
Regulamento: As 12 equipes se enfrentam em turno e returno, sendo que os quatro primeiros avançam para as semifinais e os três últimos são rebaixados à Segunda Divisão. Em caso de empate na pontuação durante a primeira fase, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio. Semifinais e final serão disputadas em partidas de ida e volta para se apurar os finalistas e o campeão estadual. Na fase mata-mata, são considerados os critérios: 1) saldo de gols no confronto; 2) mais gols fora de casa no confronto; 3) soma de pontos nas fases anteriores. Confira a tabela completa.
GAÚCHO
Início:
neste sábado (a partida Avenida 0 x 1 Internacional, antecipada da quarta rodada, foi disputada na última quarta-feira).
Times participantes: Avenida, Canoas, Caxias, Cerâmica, Cruzeiro-RS, Grêmio, Inter, Juventude, Lajeadense, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Cruz, São José, São Luiz, Veranópolis e Ypiranga.
Atual campeão: Inter.
Times que subiram: Avenida e Cerâmica.
Regulamento: os 16 times se dividem em dois grupos e dois turnos independentes. No primeiro, os clubes jogam contra os da outra chave e, no segundo, dentro de cada grupo. Classificam-se os quatro melhores de cada para as quartas de final. Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate nas fases de grupo são: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio. Jogos mata-mata de cada turno serão sempre em partidas únicas, e em caso de empate a decisão será em cobranças de pênaltis. As duas equipes com piores campanhas nos dois turnos, com exceção das finalistas, caem para a Segunda Divisão. Os campeões da cada turno decidem o título em dois jogos, e, persistindo o empate em pontos e saldo de gols, haverá decisão por cobranças de pênaltis. Confira a tabela completa.
GOIANO
Início: neste sábado.
Times participantes: Anapolina, Aparecidense, Atlético-GO, Crac, Goianésia, Goiás, Itumbiara, Morrinhos, Rio Verde e Vila Nova.
Atual campeão: Atlético-GO (bicampeão).
Times que subiram: Itumbiara e Rio Verde.
Regulamento: as dez equipes se enfrentam em turno e returno na primeira fase, classificando quatro times para as semifinais e rebaixando os dois últimos para a Segunda Divisão. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio. Semifinais e final serão disputada em jogos de ida e volta para apurar os finalistas e, posteriormente, o campeão estadual. Confira a tabela completa.
MARANHENSE
Início: neste sábado.
Times participantes: Bacabal, Cordino, Imperatriz, Maranhão, Moto Club, Sabiá, Sampaio Corrêa, Santa Quitéria, São José e Viana.
Atual campeão: Sampaio Corrêa.
Times que subiram: Sabiá e Viana.
Regulamento: as dez equipes disputam dois turnos independentes. Tanto no primeiro quanto no segundo turno, todos jogam contra todos, classificando quatro times para as semifinais. Semifinais e final de turno são disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação durante a fase de classificação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio. Ao final dos dois turnos, os dois times com as piores campanhas serão rebaixados. Os vencedores de cada turno disputam a final em duas partidas. Se um mesmo time ganhar os dois turnos, conquista o título estadual de forma antecipada. Confira a tabela completa.
MATO-GROSSENSEInício: neste sábado.
Times participantes: Barra do Garças, Crac, Cuiabá, Luverdense, Mixto, Palmeiras-MT, Rondonópolis, Sorriso, União Rondonópolis e Vila Aurora.
Atual campeão: Cuiabá.
Times que subiram: Palmeiras-MT.
Regulamento: as dez equipes se enfrentam em turno e returno na primeira fase, classificando quatro times para as semifinais e rebaixando os dois últimos para a Segunda Divisão. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio. Semifinais e final serão disputada em jogos de ida e volta para apurar os finalistas e, posteriormente, o campeão estadual de 2012. Confira a tabela completa.
MINEIRO
Início:
29 de janeiro.
Times participantes:
América-MG, América-TO, Atlético-MG, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Democrata-GV, Guarani-MG, Nacional, Tupi-MG, Uberaba e Villa Nova.
Atual campeão: Cruzeiro.
Times que subiram:
Boa Esporte e Nacional.
Regulamento:
as 12 equipes se enfrentam em turno único, classificando-se os quatro melhores para a fase semifinal e os dois últimos sendo rebaixados à Segunda Divisão. Em caso de empate na pontuação nesta etapa inicial, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto. As semifinais e final serão disputadas no sistema mata-mata em jogos de ida e volta para se apurar os finalistas e o campeão. Confira a tabela completa.
PARAENSE
Início: 14 de janeiro; vai para a sua terceira rodada.
Times participantes: Águia de Marabá, Cametá, Independente, Paysandu, Remo, São Francisco, São Raimundo e Tuna Luso.
Atual campeão: Independente.
Times que subiram: São Francisco.
Regulamento: na primeira fase, oito equipes se enfrentam em turno único, e as duas primeiras avançam para a fase principal ao lado de Paysandu, Remo, Águia de Marabá, São Raimundo, Cametá e Independente, os seis melhores do último campeonato. Na segunda fase, as oito equipes se enfrentam em dois turnos independentes, sendo que os quatro melhores passam às semifinais de cada fase, disputadas no sistema mata-mata. Os vencedores de cada turno decidem o título estadual em dois jogos. Os critérios de desempate em caso de igualdade na pontuação nas fases de pontos corridos são os seguintes: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio. Confira a tabela completa.
PARAIBANO
Início:
5 de fevereiro.
Times participantes:
Auto Esporte, Botafogo-PB, Campinense, CSP, Esporte, Flamengo-PB, Nacional de Patos, Paraíba, Sousa, Treze.
Atual campeão: Treze (bicampeão).
Times que subiram: Flamengo-PB e Paraíba.
Regulamento: as dez equipes se enfrentam em dois turnos na primeira fase, sendo que os quatro primeiros avançam para a segunda fase e os dois últimos são rebaixados para a Segunda Divisão. O vencedor desta etapa da competição garante uma vaga na decisão do estadual. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) mais gols fora de casa; 5) confronto direto; 6) menos cartões vermelhos; 7) menos cartões amarelos; 8) jogo extra. Na segunda fase, os quatro melhores se enfrentam em jogos de ida e volta com cruzamento olímpico para decidir os finalistas e o vencedor da etapa. Caso uma mesma equipe vença as duas fases, será campeã estadual. Se times diferentes conquistarem cada etapa, será disputada uma final em ida e volta para se apurar o vencedor do campeonato. Confira a tabela completa.
PARANAENSE
Início:
neste domingo.
Times participantes
: Arapongas, Atlético-PR, Cianorte, Corinthians-PR, Coritiba, Iraty, Londrina, Operário, Paranavaí, Rio Branco, Roma e Toledo.
Atual campeão: Coritiba (bicampeão).
Times que subiram:
Londrina e Toledo.
Regulamento:
os 12 times se enfrentam em turno e returno. As duas equipes que fizerem o maior número de pontos em cada turno se enfrentam em dois jogos finais para decidir o campeão. Caso um time vença os dois turnos, fica com o título paranaense. Em caso de empate na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) maior saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio. Confira a tabela completa.
PAULISTA
Início: neste sábado.
Times participantes: Botafogo-SP, Bragantino, Catanduvense, Comercial, Corinthians, Guarani, Guaratinguetá, Ituano, Linense, Mirassol, Mogi Mirim, Oeste, Palmeiras, Paulista, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Caetano, São Paulo e XV de Piracicaba.
Atual campeão: Santos (bicampeão).
Times que subiram: Catanduvense, Comercial-SP, Guarani e XV de Piracicaba.
Regulamento: as 20 equipes se enfrentam na primeira fase em turno único, sendo que os oito primeiros avançam para as quartas de final e os quatro últimos são rebaixados à Segunda Divisão. Quartas e semifinais são disputadas em jogo único, enquanto as finais terão partidas de ida e volta para decidir o campeão estadual. Em caso de igualdade na pontuação da primeira fase são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio. Confira a tabela completa.
Náutico x Petrolina (Foto: Aldo Carneiro)Náutico ganhou suas duas partidas, contra
Petrolina (foto) e Porto (Foto: Aldo Carneiro)
PERNAMBUCANO
Início: 15 de janeiro; vai para a sua terceira rodada.
Times participantes: América-PE, Araripina, Belo Jardim, Central, Náutico, Petrolina, Porto, Santa Cruz, Salgueiro, Serra Talhada, Sport e Ypiranga.
Atual campeão: Santa Cruz.
Times que subiram: Belo Jardim e Serra Talhada.
Regulamento: as 12 equipes se enfrentam em turno e returno, sendo que os quatro primeiros avançam para as semifinais e os dois últimos são rebaixados à Segunda Divisão. Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate nas fases de grupo são: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) confronto direto; 7) sorteio. Semifinais e final são jogadas em partidas de ida e volta para se apurar os finalistas e o campeão. Confira a tabela completa.
POTIGUAR
Início: 15 de janeiro; vai para a sua terceira rodada.
Times participantes: ABC, Alecrim, América-RN, Assu, Baraúnas, Caicó, Corinthians-RN, Palmeira, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz.
Atual campeão: ABC (bicampeão).
Times que subiram: Caicó.
Regulamento: as dez equipes se enfrentam em dois turnos independentes, sendo que os quatro melhores passam às semifinais de cada fase, disputadas em jogo único no sistema mata-mata. A final de cada turno é disputada em partidas de ida e volta. Os vencedores de cada turno decidem o título estadual em dois jogos. Os critérios de desempate em caso de igualdade na pontuação nas fases de pontos corridos são os seguintes: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio. Confira a tabela completa.
RONDONIENSE
Início: 18 de março.
Times participantes: Ariquemes, Espigão, Gênus, Ji-Paraná, Moto, Rolim de Moura, União Cacoelense e Vilhena.
Atual campeão: Espigão.
Times que subiram: Ji-Paraná e União Cacoalense.
Regulamento: as oito equipes se enfrentam em dois turnos na primeira fase, sendo que os quatro melhores avançam às semifinais. Havendo igualdade de pontos, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) sorteio. Semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta para se apurar os finalistas e o campeão estadual. Confira a tabela completa.
SERGIPANO
Início:
28 de janeiro.
Times participantes: Confiança, Guarany, Itabaiana, Lagarto, Olímpico, River Plate, São Domingos, Sete de Junho, Socorrense e Sergipe.
Atual campeão:
River Plate (bicampeão).
Times que subiram:
Lagarto e Sete de Junho.
Regulamento:
as dez equipes estão divididas em dois grupos e se enfrentam em duas fases. Na primeira, os times encaram os adversários da outra chave e, na segunda, jogam contra os rivais do próprio grupo, sempre em dois turnos. Em caso de igualdade de pontos nas fases classificatórias, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio. Em ambas as fases, os dois melhores de cada grupo avançam para a semifinal, que será disputada em jogos de ida e volta, assim como a final. A equipe vencedora de cada fase da competição garante uma vaga na final do estadual. Caso um mesmo time vença as duas etapas será o campeão sem necessidade de decisão. Os dois rebaixados serão decididos na soma das duas fases classificatórias. Confira a tabela completa.
SUL-MATO-GROSSENSEInício: 11 de fevereiro.
Times participantes:
Águia Negra, Aquidauanense, Cene, Chapadão, Colorado, Comercial, Itaporã, Ivinhema, Maracaju, Misto, MS Saad, Naviraiense, Sete de Setembro e Urso.
Atual campeão: Cene.
Times que subiram: Colorado e Sete de Setembro.
Regulamento: as 14 associações estão divididas em dois grupos e jogam em dois turnos na primeira fase, sendo que os quatro primeiros de cada chave avançam na competição. Se houver igualdade de pontos, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) média em todo o torneio; 6) sorteio. Quartas, semifinal e final serão disputadas no sistema mata-mata com jogos de ida e volta para apurar quem passa de fase e, por fim, o campeão estadual de 2012. Confira a tabela completa.
TOCANTINENSE
Início: 25 de fevereiro.
Times participantes: Colinas, Guaraí, Gurupi, Interporto, Palmas, Paraíso, Tocantinópolis e Tocantins.
Atual campeão: Gurupi (bicampeão).
Times que subiram: Colinas e Tocantins.
Regulamento: as oito equipes se enfrentam em dois turnos independentes. Tanto no primeiro quanto no segundo, os dois melhores de cada turno se enfrentam numa decisão em dois jogos. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio. Os vencedores de cada turno decidem o título estadual em duas partidas. Caso um mesmo time vença os dois turnos, o mesmo será declarado campeão estadual. Confira a tabela completa.

Shakira está grávida de Piqué, diz revista espanhola


sex, 20/01/12
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
Segundo informações da versão espanhola da revista “People”, a cantora colombiana Shakira está esperando um filho do zagueiro Piqué, do Barcelona. Segundo os espanhóis, o casal deverá oficializar o matrimônio antes do nascimento do bebê. Os dois começaram a namorar em fevereiro de 2011.

Mudança radical


sex, 20/01/12
por Thiago Dias |
categoria Uniformes

Segundo o jornal espanhol “Sport” desta sexta-feira, o Barcelona terá uma mudança radical em seus uniformes para a temporada 2012/2013. Principalmente na camisa número 1, que deixará de ser listrada e passará a ter o azul e o grená em “dégradé” (um desenho que me lembra, um pouco, o do Paris Saint-Germain).

De acordo com a reportagem, a diretoria do Barça aceitou a sugestão da Nike de modernizar o uniforme, mas alguns pequenos detalhes ainda faltam ser definidos (como onde entrará a inscrição tradicional “som més que un club”).
A camisa número 2 voltará a ser laranja, cor que deu sorte na temporada 1992/1993 com a conquista da primeira Liga dos Campeões pelo clube. O terceiro modelo da foto, com a parte debaixo azul, será usado nos treinamentos.
Confira a evolução do uniforme do Barça no passar dos anos:

Ex-pescador, Datinha realiza sonho
de fazer parte da seleção brasileira

Maranhense da cidade de Tutóia é convocado para ganhar experiência e
treinar com os jogadores que disputarão o Desafio Internacional em SP

Por Igor Christ São Paulo
Datinha seleção brasileira de futebol de areia (Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)Datinha corre durante treino da seleção brasileira
em São Paulo(Foto: Igor Christ/Globoesporte.com)
Quando começou a jogar futebol de areia há pouco mais de dois anos, o maranhense Luís Alberto, o Datinha, não imaginava que em tão pouco tempo estaria na seleção brasileira. Para se dedicar ao esporte, o jogador deixou de lado a profissão de pescador na pequena Tutóia (52.111 habitantes), sua cidade natal, e foi tentar a sorte com a bola nos pés. A troca deu certo. Depois de se destacar na Copa Nordeste do ano passado, na qual foi campeão e artilheiro da última etapa, em São Luís, o ala foi convocado pelo técnico Guga Zloccowick para treinar com o grupo que vai disputar o Desafio Internacional contra a seleção do mundo, neste domingo, em São Paulo.
- Estar aqui, para mim, é um sonho. Foi tudo muito rápido e nem acreditei quando me chamaram. Eu pescava com o meu pai desde pequeno e gostava de jogar bola na praia. Entrei para a equipe da minha cidade e depois fui para a seleção do estado, onde despontei ao lado do meu camarada Fernando DDI (convocado para o Desafio). O legal é que hoje estamos na seleção brasileira. Pescaria agora só para acompanhar os meus irmãos, que ainda precisam disso para viver - contou Datinha, que além de jogador, trabalha como auxiliar da Secretaria de Esportes de Tutóia e dá aula de futebol para crianças.
Datinha ganhou a chance de treinar com o time brasileiro, mas não vai ser escalado para o jogo contra os estrangeiros. Com o objetivo de renovar a equipe e dar oportunidade a novos nomes, o técnico Guga o convocou apenas para ganhar experiência e se entrosar com o elenco. Mas a chance de estrear com a camisa canarinho não deve demorar a acontecer.
- Vou chamá-lo para o nosso próximo torneio, um quadrangular na Argentina. Ele é um jogador de força, é jovem, mas precisar se soltar mais. Esse contato com jogadores mais velhos e que já passaram por muita coisa na carreira é fundamental para ele se ambientar. Quando ele for convocado de novo, estará ainda melhor. Vai ser uma boa chance de mostrar serviço - explicou o treinador.
Benjamin, Datinha e Bruno Xavier no treino da seleção brasileira de futebol de areia (Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)Benjamin, Datinha e Bruno Xavier se preparam para o Desafio Internacional (Foto: Igor Christ/Globoesporte)
Os elogios do chefe mexeram com Datinha, que prometeu empenho para voltar a figurar na lista de convocações:
- Ainda vou escutar o hino nacional dentro de quadra. Minha família ficou em festa quando eu vim para cá, imagina quando eu jogar - finalizou o atleta.
O Desafio Internacional de futebol de areia será realizado neste domingo, na Arena Guarapiranga, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.

Baiano concorre a prêmio de maior onda surfada no mundo na temporada

Yuri Soledade, de 36 anos, é mais um brasileiro na disputa do ‘Oscar das ondas’: ‘Acho que essas foram as maiores ondas já surfadas na remada’

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Um ano após ver Danilo Couto ser coroado com o prêmio principal do “Oscar das Ondas”, Yuri Soledade tem a chance de sentir o mesmo gostinho que o amigo de infância. O baiano de 36 anos concorre em uma das categorias da premiação com uma onda gigante surfada em Jaws, no Havaí, no dia 4 de janeiro.
Yuri Soledade Surfe (Foto: Divulgação / Bidu)Yuri Soledade concorre ao prêmio na categoria de maior onda surfada na remada (Foto: Divulgação / Bidu)
Soledade é baiano, mas conhece bem as ondas havaianas. O surfista, que mora há 20 anos na Ilha de Maui, está concorrendo ao Billabong XXL Global Big Wave Awards 2012 na categoria Monster Paddle (maior onda surfada na remada). O fotógrafo carioca Bidu, que registrou a proeza de Soledade, também concorre a prêmio.
Surfe - Yuri Soledade (Foto: James Thisted)Yuri Soledade é baiano, mas já mora há 20 anos
na Ilha de Maui, no Havaí (Foto: James Thisted)
Quatro dias depois de ter surfado a onda cadidata ao prêmio, Soledade sofreu um acidente em Jaws e fraturou a mandíbula.
- Jaws é a onda mais perigosa e mais difícil do planeta devido às condições. O vento e a velocidade são absurdos. Vários surfistas entraram no dia e não conseguiram nem pegar uma onda sequer. Realmente estamos chegando ao limite. Acho que essas foram as maiores ondas já surfadas na remada – disse o brasileiro, que deve voltar para o mar em três semanas.
O Brasil já havia garantido outros representantes no premiação. Pedro Scooby, Pedro Manga, Carlos Burle, Everaldo Pato Teixeira, Rodrigo Koxa, Felipe Cesarano, Vitor Faria também concorrem em várias categorias do evento, que acontece no final de abril, na Califórnia.