segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Meia Jéferson é o novo reforço do Bahia para 2012

Jogador assina contrato e fica no Tricolor baiano por três temporadas

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
jeferson vasco treino (Foto: Bruno de Lima / Fotocom.net)Jéferson fica no Bahia até dezembro de 2014 (Foto:
Bruno de Lima / Fotocom.net)
Após se arrastar por pouco mais de duas semanas, a novela Jéferson chegou ao fim. O meia fechou contrato com o Bahia e será jogador do Tricolor por três temporadas. Jéferson fica no Bahia até dezembro de 2014. Para contar com o futebol do meia, o time baiano venceu uma disputa contra o Náutico.
Jéferson Rodrigues Gonçalves tem 27 anos e é natural de Brasília/DF. Revelado pelo Brasiliense, o meia ainda passou por Atlético-GO, Guarani e Santo André, onde se destacou e foi contratado pelo Vasco em 2009. O meia foi um dos destaques da equipe cruzmaltina na conquista da Série B daquele ano.
Em 2010, Jéferson foi emprestado ao Avaí. Em 2011, o meia voltou ao Vasco e fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil. No segundo semestre, Jéferson foi emprestado ao Kansas City dos Estados Unidos. O novo reforço do Bahia se apresenta na próxima quinta-feira, no CT do Fazendão, com o restante do elenco do Tricolor baiano.

Nome - Jéferson Rodrigues Gonçalves
Data de Nascimento - 15 de julho de 1984
Local de Nascimento - Brasília/DF
Altura - 1,80m
Peso - 75kg
Clubes que atuou - Brasiliense (2005), Atlético/GO (2005), Guarani (2006), Santo André (2007 e 2008), Vasco (2009-2010 e 2011), Avaí (2010) e Kansas City (2011).

Especulado no Vasco, diretor de futebol do Vitória espera acerto

Newton Drummond afirma saber de possível interesse cruz-maltino e afirma que quebra de contrato com baianos seria facilmente resolvida

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
newton drummond executivo de futebol do vitoria (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)Newton Drummond espera contato do Vasco
(Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)
O ano começou sem que o Vasco cumprisse o objetivo de anunciar um novo diretor-executivo, apesar de a questão ser tratada como urgência desde a saída de Rodrigo Caetano. Assim, o clube se movimenta para contratar o comandante do futebol até a reapresentação do elenco, nesta quinta-feira, em São Januário.
Desde que Rodrigo Caetano anunciou seu pedido de demissão, alguns nomes foram especulados. Além de Mauro Galvão, Newton Drummond é um profissional que poderia ser contratado. Atualmente no Vitória, ele afirma não ter sido contactado oficialmente pelo Vasco, mas se mostra motivado com a possibilidade de mudar de clube.
- Fico feliz com a lembrança e desde já estou à disposição para uma possível conversa. Entendo que meu nome foi falado pelo meu trabalho no Internacional, conquistando duas Libertadores, a Copa Sul-Americana e a Recopa. Mas não houve nenhum contato oficial com o Vasco, apenas sei que meu nome foi cogitado - explicou Newton Drummond em entrevista à Rádio Brasil.
Com contrato em vigor com o Vitória, Newton Drummond admite que uma possível transferência para o Vasco implicaria no pagamento de multa. No entanto, ele garante que não haveria problemas em acertar a mudança, caso fosse desejo do clube da Colina.
- O contrato prevê multa rescisória. O Vitória pode solicitar minha saída e fazer o ressarcimento, e se eu receber uma proposta, o clube será ressarcido. Mas minha relação com o presidente Alexi Portela é transparente. Se houvesse possibilidade de uma troca, seria feita de forma bem simples e tranquila - disse o diretor.

Mesmo com proposta milionária, Sheik diz que fica no Corinthians

Atacante rejeita oferta de clube do Qatar, que pagaria a ele cerca de
R$ 2,8 milhões durante dez meses de contrato

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Emerson Sheik Corinthians (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Emerson Sheik diz que ficará no Corinthians
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
O atacante Emerson Sheik afirmou, na manhã desta segunda-feira, que vai continuar no Corinthians, mesmo após receber uma milionária proposta do Al-Sadd, do Qatar - ele levaria 1,2 milhão de euros (R$ 2,8 milhões) durante dez meses de contrato. O jogador confirmou sua reapresentação ao Timão na próxima quarta-feira, no CT do clube.
- Foi muito alta (a proposta), né? Mas a minha ideia é ficar no Corinthians, já conversei com meu empresário (Reinaldo Pitta) e está tudo certo, vou continuar - afirmou o atacante, em entrevista à rádio Bandeirantes.
Emerson foi um dos principais jogadores do Corinthians na campanha do pentacampeonato brasileiro. Curtindo seus últimos dias de férias no Rio de Janeiro, o jogador falou sobre a manutenção do elenco campeão.
- Acho muito importante a manutenção do grupo e a contratações de novos jogadores. Teremos uma temporada com disputa de competição internacional e sabemos que isso é muito desgastante. A Libertadores é o grande sonho este ano.
O Corinthians estreia na competição sul-americana no dia 15 de fevereiro, às 21h30, contra o Deportivo Táchira, na Venezuela.

Vida pós-Copa SP: o risco para os que não são promovidos

Jogadores acostumados com estrutura de primeira na base de grandes equipes precisam se sujeitar a más condições em times menores para jogar

Por Israel Stroh Itu e Bauru, SP
 A Copa São Paulo de Futebol Júnior está prestes a começar e, com ela, vem o sonho dos jovens de atuar entre os profissionais. É verdade que a competição lançou nomes como Neymar, Lucas e Ganso, mas a grande maioria das promessas não terá espaço na equipe principal. É aí que começa uma verdadeira batalha para salvar uma carreira das mais promissoras.
Sem espaço, alguns jogadores ainda conseguem se transferir para equipes de menor porte, mas bem estruturadas, do futebol europeu, mas o caminho natural dos garotos é buscar espaço em equipes de menor porte. O problema é que a maioria delas oferece pouquíssimos recursos. Quem tinha estrutura de time grande, então, precisa se adaptar a uma nova realidade.
Ano Os campeões Quem foi promovido, mas saiu Quem ainda está na equipe
2011 Flamengo Lorran, Adryan (voltaram aos juniores), Alex e Anderson (Vitesse-HOL)
 
César, Negueba, Thomás e Muralha
2010 São Paulo Zé Vitor e Lucas Gaúcho Casemiro, Lucas, Bruno Uvini
2009 Corinthians Marcelinho, Fernando Henrique, Boquita, Jadson e Bruno Bertucci Elias Oliveira
Daniel Grando é um dos que tentam dar a volta por cima. Em 2004, foi campeão da Copinha pelo Corinthians em time que ainda tinha Julio Cesar, Abuda, Élton, Bruno Octávio e Rosinei, todos promovidos ao time de cima. Ele ainda passou rápido pelos profissionais, marcou um gol salvador (veja acima), mas depois passou a ter problemas até para receber seu salário.
Hoje no Noroeste, ele ainda sonha crescer, mas diz ter o que precisa para trabalhar. Antes, no entanto, chegou a jogar de graça.
- Só 10% das equipes do interior dão uma estrutura que temos aqui. Nas outras falta tudo. Joguei no ano passado na Francana, não recebi e vi jogadores com problemas sérios. A Copinha é uma chance de ouro, mas quando ela passa fica mais difícil.
Depois, quem não é promovido costuma ser emprestado para outras equipes, até que haja uma chance ou até que termine o contrato. Foi o que aconteceu com Rodrigo Calchi, goleiro titular do Santos na Copinha de 2005, com passagem pela Seleção Brasileira Sub15. Ele foi emprestado ao Taubaté depois de jogar o torneio e tinha a esperança de retornar, mas foi dispensado assim que acabou seu contrato.
Ele chegou até a defender o Jabaquara, na quarta divisão estadual, para tentar voltar a um time grande. Ano passado foi reserva no Oeste e, em 2012, vai defender o Ituano. Antes, jogou em divisões inferiores por Olímpia, Portuguesa Santista e Francana.
Atacante Daniel Grando, ex-Corinthians, vai depender o Noroeste na Série A2 (Foto: Divulgação/ Noroeste)Atacante Daniel Grando, ex-Corinthians, vai defender
o Noroeste na Série A2 (Foto: Divulgação/ Noroeste)
- É complicado porque nesses times falta tudo. Não só o salário, mas a alimentação e a suplementação são ruins. Falta material esportivo, campo... Já vi até faltar bola. É muito difícil de se acostumar, quando se começa com a estrutura do Santos.
No entanto, todos se esforçam para não abandonar suas carreiras e manter vivo o sonho de voltar a um time grande. É verdade que a vontade de desistir passa pela cabeça de jogadores como eles, mas apesar dos problemas, o objetivo e a paciência têm falado mais alto.
- Quando crescemos e temos uma família para sustentar, chega a ficar inviável jogar recebendo quinhentos ou mil reais, mas fazemos uma força e quando uma chance como essa no Ituano chega, dá um incentivo, mas dar a volta por cima é muito difícil - diz Rodrigo.
Rodrigo Calchi em treino pela Portuguesa Santista, quando teve de jogar a Série A3 (Foto: Israel Stroh)Rodrigo Calchi em treino pela Portuguesa Santista, quando teve de jogar a Série A3 (Foto: Israel Stroh)

Contratações dos clubes do Rio caem pela metade antes da virada

Botafogo, Fla, Flu e Vasco terminaram 2010 com 10 reforços oficializados, enquanto apenas cinco novos nomes foram confirmados até o fim de 2011

Por Thales Soares Rio de Janeiro
wagner fluminense apresentação (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Wagner, a principal contratação do futebol carioca
(Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
Depois de um 2011 com bons resultados e três clubes classificados para a Taça Libertadores, o torcedor carioca já começa a ter motivos para se preocupar. Depois do fim do Campeonato Brasileiro, quando os quatro representantes do estado terminaram entre os 10 primeiros colocados, sendo três deles entre os cinco melhores, apenas cinco reforços foram anunciados por Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco somados. Exatamente a metade do que aconteceu em 2010, usando como critério a publicação da informação pelos sites oficiais.
A maior diferença aconteceu justamente com o clube que viveu a melhor temporada entre os quatro. Campeão da Copa do Brasil e vice do Brasileiro, o Vasco, até o momento, não anunciou qualquer contratação, enquanto ao fim de 2010 quatro jogadores já haviam sido oficializados como reforços: Eduardo Costa, Anderson Martins, Misael e Marcel. O zagueiro Rodolfo, do Lokomotiv-RUS, e o lateral-esquerdo Thiago Feltri, do Atlético-GO, estão próximos de serem contratados, mas ainda não assinaram.
- Atualmente o custo dos jogadores é muito alto. Estamos trabalhando seguindo o critério do treinador, mas também dentro da nossa realidade. Vamos disputar a Taça Libertadores e achamos interessante a possibilidade de incluir estrangeiros no nosso elenco. Sabemos que essa não é uma conta exata, mas esperamos que dê certo – explicou o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, lembrando que o mercado sul-americano é uma opção importante na situação atual do futebol brasileiro.
O Fluminense foi o responsável pela maior contratação do futebol carioca. O clube repatriou o meia Wagner, que estava no Gaziantepspor-TUR. O lateral-direito Bruno, ex-Figueirense, também entrou na lista de reforços depois de um bom Campeonato Brasileiro. O zagueiro Anderson, ex-Atlético-GO, ainda não foi oficializado e só assinará contrato no dia 4. Em 2010, apenas o goleiro Diego Cavalieri havia sido anunciado antes da virada do ano.
- Posso falar pelo Fluminense. Contratamos dessa forma, pois já temos uma base formada e de qualidade – afirmou o gerente de futebol do clube, Marcelo Teixeira, que vai ganhar a companhia de Rodrigo Caetano, executivo do Vasco em 2011, no comando do departamento.
Andrezinho é apresentado no Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)Andrezinho apresentado como reforço do Botafogo
(Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)
Único carioca fora da Libertadores, o Botafogo investiu em Andrezinho, jogador que já havia tentado contratar no meio de 2011. O clube negociou a compra de 50% dos direitos econômicos junto ao Internacional e assinou um contrato de três anos. Do Paraná, a diretoria trouxe o zagueiro Brinner. Na comparação com 2010, Lucas e João Filipe foram contratados junto ao Figueirense, enquanto Márcio Azevedo, do Atlético-PR, só foi anunciado em janeiro deste ano por problemas burocráticos.
- Essa situação foge do esporte. Estava vendo outro dia quem tinha contratado. Os valores estão em um patamar que não dá para entender. Jogador que foi reserva a vida inteira está pedindo salário fora da realidade. É preciso uma reformulação nessa questão salarial. Do jeito que está os clubes não vão aguentar – disse o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção.
Em 2010, o Flamengo terminou o ano com três reforços confirmados. O goleiro Felipe havia sido contratado para assumir o lugar de Bruno, que foi preso, acusado de sequestrar Eliza Samudio. Vander, do Bahia, chegava como uma aposta. Já o argentino Bottinelli, que pertencia ao Universidad Católica, do Chile, assumia o papel de fazer a torcida esquecer os dramas vividos contra o carrasco Montillo, quando defendia a Universidad de Chile. Agora, tem apenas o lateral-esquerdo Magal, ex-Americana, como novidade no elenco para 2012.
- Às vezes, os negócios ocorrem num timing que é diferente do nosso. No ano passado, havia a mesma pressão. Muita gente criticou, mas depois trouxemos Ronaldinho, Thiago Neves e montamos uma equipe qualificada – explicou o diretor de futebol do Flamengo, Luiz Augusto Veloso.

Santos se recusa a comprar os 10% de Ganso, e DIS vira majoritária

Diretoria do Peixe diz não à oferta do jogador, que queria R$ 5 milhões pela cota dos seus direitos econômicos. Empresários ficam agora com 55%

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
chamada carrossel ganso  santos (Foto: Agência Estado)Ganso vendeu 10% dos direitos a empresários
(Foto: Agência Estado)
A diretoria do Santos anunciou nesta segunda-feira que não vai exercer a preferência de compra dos 10% dos direitos econômicos de Paulo Henrique Ganso. Essa quantia era de propriedade do próprio meia e foi oferecida ao Peixe há dois meses. Assim, a DIS, grupo que gerencia a carreira do jogador, fica com 55%.
A empresa se torna, então, majoritária nos direitos do camisa 10 do Peixe, que segue com os 45% que tinha inicialmente. A negativa do Santos em relação aos 10% de Ganso foi confirmada oficialmente pela assessoria de imprensa do clube. O meia tem contrato com a equipe da Baixada Santista até 2015.
No ano passado, a relação entre Ganso e Santos começou a ficar estremecida por conta das discussões para uma renovação de contrato com aumento salarial. O meia queria se igualar a Neymar, mas a direção alvinegra não topou. Fez uma contraproposta, recusada pelo camisa 10 e seus agentes.
O fato é que, além disso, a temporada de 2011 não foi das melhores para Ganso. O jogador sofreu seguidas lesões, fracassou na Copa América e não conseguiu mostrar o mesmo futebol que o consagrou em 2010. Mesmo assim, o meia comemorou os títulos do Campeonato Paulista e da Libertadores da América.
Embora tenha se recusado a pagar R$ 5 milhões pelos 10% de Ganso, o Santos espera poder se acertar com o jogador para que ele siga motivado no elenco. Em carta ao meia, o presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro explicou a decisão do clube de negar a preferência.
Assinado pelo mandatário do Peixe, o documento explica que não faz sentido o Santos comprar 10% agora já que pretende ter o jogador até o fim do seu contrato, em 2015. Assim, teoricamente, não receberia nada a mais em uma futura negociação - os jogadores podem assinar um pré-contrato com outro clube, sem ônus, seis meses antes do término do vínculo.
Além disso, Luis Alvaro ressalta na carta que o clube acha desproporcional o aumento do valor dos direitos econômicos de Ganso, já que em 2009 o grupo DIS comprou 25% do meia por 178 mil euros. O jogador pediu R$ 5 milhões pelos 10% que ficaram com seus empresários.

Fla envia proposta por Love, e acerto pode acontecer a qualquer momento

Clube rubro-negro sugere parcelamento dos cerca de R$ 15 milhões e espera posição do CSKA Moscou

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
vagner love visita o treino do flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Diretoria está confiante em acerto com Love
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Ao mesmo tempo em que definirá o futuro de Thiago Neves nesta terça-feira, o Flamengo segue confiante no desfecho com Vagner Love. A proposta formalizada foi enviada ao CSKA na última sexta-feira, com o pagamento previsto em parcelas. O número, porém, não foi divulgado. O clube se dispõe a pagar cerca de R$ 15 milhões para contar com o atacante. No clube, todos estão confiantes no acerto. A resposta não tem data certa para acontecer, mas pode sair a qualquer momento.
- Agora, começa a esquentar. Enviamos a proposta, e os russos não estão atrasados. Eles não estipularam prazos para dar uma resposta, mas acredito que isso acontecerá em breve. Será sim ou não. Estamos confiantes. Não estamos procurando outro atacante. É o Love – afirmou o vice-presidente de finanças do clube, Michel Levy.
Além da proposta oficializada, o pedido de Love junto ao presidente do CSKA, Yevgeny Giner, é outro trunfo em que a diretoria do time da Gávea aposta. Apesar da confiança, as negociações prometem se desdobrar em alguns capítulos.
O nome de Love é o de maior consenso no clube. Por mais de uma vez, Vanderlei Luxemburgo entrou em contato com o atacante para deixar clara sua intenção de contar com ele em 2012.

Olho grande


seg, 02/01/12
por Thiago Dias |
categoria Fotos

Nada de burca. Para felicidade dos jogadores do Milan – incluindo Robinho -, as praias de Dubai também têm mulheres de biquini.


Como de costume, o time italiano deixou o inverno europeu para virar o ano treinando em Dubai. Na quarta, a equipe fará um amistoso com o Paris Saint-Germain, que marcará a estreia do técnico Carlo Ancelotti – ex-Milan, no comando do PSG.

Rivaldo, ex-Palmeiras: 'Levei bronca de Felipão por torcer pelo Sport'

Jogador diz que assistiu à partida do acesso do Leão à Série A durante concentração do Palmeiras no ano passado

Por Lula Moraes Recife
Rivaldo - Sport (Foto: Divulgação/Sport)Rivaldo jogou no Palmeiras, mas diz que sempre
torceu pelo Sport (Foto: Divulgação/Sport)
O volante Rivaldo foi oficialmente apresentado à torcida pelo Sport Club do Recife. Nesta segunda-feira, o jogador, que estava no Palmeiras, conheceu os demais companheiros de time durante uma atividade realizada em uma academia da capital pernambucana. O atleta inclusive chegou a treinar com o restante do elenco rubro-negro.

Na sala de imprensa, Rivaldo, que é pernambucano de nascimento – nasceu na cidade de Salgadinho, a 84 km do Recife, se mostrou tímido. Mas quando os microfones foram ligados para suas primeiras declarações ele fez questão de declarar seu amor pelo Sport.

- Assisti ao jogo Sport 1 x 0 Vila Nova no hotel em que o Palmeiras estava concentrado, para o jogo com o São Paulo. Foi uma festa, porque saí gritando, acordando todo mundo, inclusive o técnico Luiz Felipe Scolari, que me deu uma bronca por causa da minha vibração na hora do gol – afirmou.

Cria do Santos, Rivaldo chega ao Recife por empréstimo do Palmeiras, com contrato de dois anos. O volante já vestiu a camisa do Guarani, Marília, Oeste-SP, Bahia e Avai e não teve nenhuma passagem pelos times pernambucanos
- Tudo começou em 2008, quando segui com meu irmão para a Baixada Santista. Lá tive a minha oportunidade em começar pelo Santos, em 2001, e tudo decolou – explicou, detalhando sua falta de experiência no futebol local.
Além de Rivaldo, o goleiro Matheus, os zagueiros Wagner Silva, Willian Rocha e Ailson, os volantes Milton Júnior e Diogo e o atacante Jheimy formam o time de reforços do Sport para a temporada 2012.
 

Falcão é indicado a prêmio de melhor jogador do mundo da Futsalplanet

Camisa 12 concorre com mais quatro jogadores, dentre eles o brasileiro Wilde, do Barcelona. Resultado será divulgado no próximo dia 15 de janeiro

Por SporTV.com Rio de Janeiro
A segunda-feira foi movimentada para o craque Falcão. Depois de anunciar o acerto com o Orlândia, o camisa 12 ficou sabendo que foi indicado ao prêmio de melhor jogador do mundo, em eleição promovida pelo site especializado "Futsalplanet". O prêmio é considerado um dos mais tradicionais da modalidade. Concorrem com o ala orlandiano: o brasileiro Wilde (Barcelona-ESP), o iraniano Mohammad Keshavarz (Giti Pasand-IRN), o japonês Kenichiro Kogure (Nagoya Oceans-JAP) e o brasileiro naturlizado italiano Marcinho (Montesilvano-ITA).
pelé falcão santos coletiva (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Falcão posa ao lado de Pelé: brasileiros no topo do planeta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O anúncio do vencedor será feito no próximo dia 15 de janeiro. O prêmio conta ainda com mais seis categorias individuais, sendo que há mais dez brasileiros indicados, dentre eles os técnicos Marcos Sorato (seleção brasileira), Vander Iacovino (seleção brasileira feminina), Fernando Ferretti (ex-Santos e atualmente no Joinville) e o goleiro Gustavo (naturalizado russo).
Apesar do alto número de indicados aos prêmios individuais, o Brasil não tem nenhum time masculino dentre os finalistas do prêmio "Melhor clube do mundo em 2011". Bicampeão mundial feminino, o Chapecó é o único concorrente brasileiro na categoria.
Confira todos os indicados ao prêmio:
Melhor jogador do mundo:
Alessandro Rosa Vieira “Falcão” - Orlândia (Brasil)
Mohammad Keshavarz - Giti Pasand (Irã)
Kenichiro Kogure - Nagoya Oceans (Japão)
Marcio Venicius Forte “Marcinho” - Lazio (Itália)
Wilde Gomes da Silva - Barcelona (Espanha)
Melhor clube do mundo:
Barcelona (Espanha)
Montesilvano (Itália)
Nagoya Oceans (Japão)
Sporting (Portugal)
Chapecó (Brasil-feminina)
Melhor treinador de seleção do mundo:
Carlos Eduardo Estrada - Guatemala
Vander Iacovino - Brasil-feminina
Marcos Sorato “Pipoca” - Brasil
Esten Oddmund Saether - Noruega
Sergey Skorovich - Rússia
Melhor treinador de clube do mundo:
Adil Amarante - Nagoya Oceans (Japão)
Marc Carmona - Barcelona (Espanha)
Fulvio Colini - Kaos Futsal (Itália)
Fernando Ferretti - Joinville (Brasil)
Eder Popiolski - Chapecó-feminino (Brasil)
Melhor jogador jovem do mundo:
Sergey Abramov - Sinara Ekaterinburg (Rússia)
Dione Alex Veroneze “Bateria” - Inter Movistar (Espanha)
Jackson Vanriel Dalcanal - Corinthians (Brasil)
Sergio Lozano Martínez - Barcelona (Espanha)
Dario Marinovic - Split Brodosplit (Croácia)
Melhor árbitro do mundo:
Marcelo Bais (Argentina)
Vadim Baratov (Turcomenistão)
Fernando Gutiérrez Lumbreras (Espanha)
Mário Fernando Lobo Silva (Portugal)
Renata Neves Leite (Brasil)
Melhor goleiro do mundo:
Cristian Domínguez Barrios - Barcelona (Espanha)
Rabie Jamil El Kakhi - Al Sadaka (Líbano)
Gustavo Lobo Paradeda - Sibiryak (Rússia)
Juan José Angosto Juanjo - Inter Movistar (Espanha)
Stefano Mammarella - Montesilvano (Itália)
Melhor jogadora do mundo:
Ana Patricia Abreu Azevedo - Vermoim (Portugal)
Jessika Karoline Manieri - Chapecó (Brasil)
Lucileia - Kindermann (Brasil)
Sara Moreno Molina “Sarita” - Ponte Ourense (Espanha)
Vanessa Cristina Pereira - Chapecó (Brasil)

Com percurso mais longo, favoritos dominam segundo dia do Rally Dakar

Marc Comá salta para a liderança nas motos e Nasser Al-Attiyah, atual campeão, vence nos carros; melhor brasileiro é Guiga Spinelli, em sétimo

Por GLOBOESPORTE.COM San Rafael, Argentina
Com um percurso mais longo, de 295km cronometrados, recheado por alguns obstáculos pelo caminho, enfim os favoritos ao título deram as caras na edição 2012 do Rally Dakar. No segundo dia da competição, os participantes enfrentaram um trecho rápido na primeira parte do dia, encontrando algumas dunas e um traçado mais sinuoso na segunda metade, deixando Santa Rosa de La Pampa com destino a San Rafael, ainda em solo argentino.
Rally Dakar Marc Coma (Foto: EFE)Tricampeão do Dakar, o espanhol Marc Comá assumiu a liderança nas motos (Foto: EFE)
As características do trecho que passava pela região vulcânica do vilarejo de Sierra Nevada, frequentemente castigado por erupções vulcânicas, fizeram o espanhol Marc Comá, que busca seu quarto título, saltar para a liderança nas motos. Entre os carros, o campeão em exercício Nasser Al-Attiyah superou a estréia difícil e foi o melhor do dia, subindo de 38º para sexto na classificação geral. Uma posição à frente de Guilherme Spinelli, melhor brasileiro na prova.
Confira como está cada categoria após o segundo dia de competição:
CARROS
Após uma estreia bastante complicada, na qual precisou ser rebocado por seu companheiro de equipe para cumprir todo o percurso, o atual campeão entre os carros mostrou sua força. Nasser Al-Attiyah, do Qatar, foi o melhor do dia e assim pulou da 38ª para a sexta posição no geral. O segundo lugar ficou com o líder da competição, Stephane Peterhansel, que chegou a apenas 54 segundos do vencedor. Robby Gordon, companheiro de Al-Attiyah, chegou a liderar na primeira parte do dia, mas terminou em terceiro – mesma posição que ocupa no geral.
Com 290km cronometrados, cinco a menos que as demais categorias, os brasileiros também brilharam no segundo dia de competição entre os carros. Guilherme Spinelli, que terminou o primeiro dia em décimo, fechou a etapa em sétimo, ganhando três posições no geral. Jean Azevedo terminou o dia em 16º e agora ocupa a mesma posição na classificação geral.
Vencedor da etapa
Nasser Al-Attiyah (QAT) – 2h47m18s
Classificação geral
1 - Stephane Peterhansel (FRA) – 0h20m33s
2 - Robby Gordon (EUA) – 3h23m01s (a 2m28s)
3 - Krzysztof Holowczyc (POL) – 3h23m06s (a 2m33s)
4 - Giniel de Villiers (AFS) – 3h24m22s (a 3m49s)
5 - Joan Roma, o Nani (ESP) – 3h26m05s (a 5m32s)
7 - Guilherme Spinelli (BRA) – 3h31m40s (a 11m07s)
16 - Jean Azevedo (BRA)– 3h57m56s (a 37m23s)

MOTOS
Em busca de seu quarto título no Dakar, o espanhol Marc Comá fez valer sua experiência após ser surpreendido no primeiro dia pelo chileno Francisco López. Nesta segunda, ele disputou a liderança com seu companheiro e rival direto, Cyrill Després. O francês chegou a liderar a etapa em alguns pontos de cronometragem, mas terminou o dia a mais de um minuto do atual campeão. Outro que subiu na classificação foi o também espanhol Joan Barreda Bort, terceiro melhor do dia, que subiu para a quinta posição no geral.
Entre os brasileiros, Felipe Zanol conseguiu avançar seis posições e agora ocupa a 15ª, a pouco mais de 17 minutos do líder. Zé Hélio Rodrigues subiu do 28º para o 23º lugar, enquanto Ike Klaumann manteve seu 33º posto.
Vencedor da etapa
Marc Coma (ESP) – 3h07m21s
Classificação geral
1 - Marc Coma (ESP) – 3h40mm12s
2 - Francisco López, o Chaleco (CHI) – 3h42m42s (a 2m30s)
3 - Cyrill Despres (FRA) – 3h43m04s (a 2m52s)
4 - Jakub Przygonski (POL) – 3h45m04s (a4m52s)
5 - Joan Barreda Bort (ESP) – 3h48m28s (a 8m16s, inclui 5m de penalização)
15 - Felipe Zanol (BRA) – 3h57m34s (a 17m22s)
23 - Zé Hélio Rodrigues (BRA) – 4h01m19s (a21m07s)
33 - Ike Klaumann (BRA) – 4h12m16s (a 32m04s)

QUADRICICLOS
Na única categoria sem representantes brasileiros, o polonês Lukasz Laskawiec venceu a etapa entre Santa Rosa de la Pampa e San Rafael, mas não teve o resultado computado por usar um quadriciclo com potência acima da regulamentada. Assim, a liderança da competição permanece com o uruguaio Sergio La Fuente, ganhador do primeiro dia, que chegou a 1m37s do polonês e foi o primeiro a ter seu tempo computado. O segundo mais bem colocado do dia foi o argentino Alejandro Patronelli, atual campeão do Dakar, que ocupa a mesma posição na classificação geral.
Os sul-americanos continuam mostrando força nesta categoria. O também argentino Tomas Maffei segue em terceiro lugar no geral, posição idêntica à que encerrou a etapa desta segunda-feira. Seu compatriota Marcos Patronelli, irmão mais novo do vice-líder, caiu de segundo para o quarto posto na classificação, após ter dois pneus furados ao longo do dia.
Vencedor da etapa
1 - Sergio la Fuente (URU) – 3h49m56s
Classificação geral
1 - Sergio la Fuente (URU) – 4h30m09s
2 - Alejandro Patronelli (ARG) – 4h36m43s (a 6m34s)
3 - Tomas Maffei (ARG) – 4h39m51s (a 9m42s)
4 - Marcos Patronelli – 4h39m57s (a 9s48m)
5 - Lucas Bonetto (ARG) – 4h50m36s (a 20m27s)
CAMINHÕES
Entre os caminhões, os holandeses continuam dando as cartas. Depois do domínio de Marcel Van Vliet no primeiro dia, a vitória nesta segunda etapa ficou com o trio liderado por Gérard De Rooy, que havia ficado com o segundo lugar no dia anterior, e que desta forma alcançou a liderança. Devido à duração da prova e às características do percurso, muitas mudanças aconteceram entre os primeiros colocados. O segundo posto na classificação agora está nas mãos do trio capitaneado por Eduard Nikolaev, que fechou o dia a pouco mais de três minutos do vencedor, que completou o trecho em exatas 3h10m.
O caminhão da equipe brasileira, guiado por André Azevedo, que neste ano comemora sua 25ª participação num Rally Dakar, ganhou uma posição em relação ao primeiro dia. Ao lado do compatriota Maykel Justo e do tcheco Jaromir Martinec, André completou a especial desta segunda-feira a 25 minutos do vencedor, em 14º lugar – mesma posição que ocupa no geral.
Vencedor da etapa
1 - De Rooy/Rodewald/Colsoul (HOL/HOL/BEL) – 3h10m00s
Classificação geral
1 - De Rooy/Rodewald/Colsoul (HOL/HOL/BEL) – 3h48m11s
2 - Nikolaev/Savostin/Rybavoc (RUS/RUS/RUS) – 3h53m41s (a 5m30s)
3 - Stacey/Van Goor/Der Kinderen (NZL/NZL/NZL) – 3h54m00s (a 5m49s)
4 - Mardeev/Shibalov/Belyaev (RS/RUS/RUS) – 3h54m20s (a 6m09s)
5 - Ardavichus/Kuzmich/Turlubaev (CAZ/RUS/CAZ) – 3h55m31 (a 7m20s)
14 - Azevedo/Justo/Martinec (BRA/BRA/TCH) – 3h35m03s (a 28m07s)
Nesta terça-feira, terceiro dia de prova, os competidores enfrentam um percurso entre as cidades de San Rafael e San Juan, ainda em solo argentino.