segunda-feira, 23 de abril de 2012

‘Motivado’, Carlos Alberto celebra vitória e inscrição na Libertadores

Meia entrou bem pela segunda vez desde que retornou ao Vasco

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
18 comentários
O clássico com o Flamengo foi apenas o segundo jogo de Carlos Alberto desde seu retorno ao Vasco. Assim como na vitória sobre o Nova Iguaçu, o meia entrou no segundo tempo. Desta vez, teve a missão de substituir o maestro Felipe, destaque do jogo até então, e não decepcionou. O meia fez algumas boas jogadas e chutou a gol. No fim, comemorou a classificação cruz-maltina à final da Taça Rio e também a inscrição nas oitavas de final da Libertadores.
- Estou motivado demais. Tive mais uma alegria com a inscrição na Libertadores. Agora é trabalhar cada vez mais e ir para cima deles - disse o meia em entrevista à Rádio Globo.
carlos alberto vasco flamengo (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Carlos Alberto substituirá Bernardo na lista dos jogadores inscritos na Libertadores (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Carlos Alberto falou ainda sobre a partida. Para ele, o Flamengo teve boa atuação e fez valer ainda mais o triunfo cruz-maltino.
- O Vasco fez a sua parte e se classificou. O Flamengo valorizou muito a nossa vitória. Foi um belo jogo e teremos uma bela final pela frente contra o Botafogo - comentou.
O Vasco só volta a entrar em campo no próximo domingo para decidir o título da Taça Rio com o Botafogo. Pela Libertadores, o time recebe o Lanús, na outra quarta, dia 2, no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores.

Palmas para o Maestro: Felipe faz
a diferença e decide contra o Fla

Camisa 6 mostra dedicação, balança a rede duas vezes e é o grande nome da semifinal. Na entrevista, ironiza rivais e sua falta de gols: 'Por isso é feriado'

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Bola debaixo do braço. Chamando a responsabilidade para si, faz sinal negativo para Diego Souza. Os instantes que antecederam a cobrança do pênalti marcado a favor da equipe vascaína, no início do segundo tempo, resumiram a atuação de Felipe na semifinal da Taça Rio entre Vasco e Flamengo. O camisa 6 assumiu a postura de líder e comandou o time na vitória por 3 a 2 sobre o rival.
Dois desses gols foram marcados pelo Maestro, um no pênalti que fez questão de bater, mesmo não sendo o cobrador oficial, e outro em um chutaço de fora da área, que bateu na trave antes de entrar. Em ambos, fez questão de correr em direção à torcida, bater no peito e beijar o escudo cruz-maltino.
- Em um clássico, é importante exercer a liderança em prol do grupo. A dedicação de todos é o que conta, como o sacrifício do Alecsandro em ajudar na marcação, por exemplo. O Vasco tem um elenco muito forte. O Juninho ficou no banco porque era o melhor para o grupo. O Vasco é uma família muito unida. Eu fui um pouco mais importante do que outros nesse jogo, mas na próxima partida vai ser outro. É assim que se ganha títulos – disse o meia.
Além dos gols, era dos pés do meia que saíam as melhores jogadas do time. Por várias vezes, o camisa 6 deixou seus companheiros em boa situação para finalizar. Isso até ser substituído, aos 25 do segundo tempo. Cansado depois de ter ajudado na marcação durante todo o tempo em que esteve em campo, o jogador de 34 anos foi ovacionado pela torcida, que reconheceu seu esforço. No banco, sofreu com o resto da partida e, nos minutos finais, foi para a beira do gramado pedir o fim do jogo. No apito final, abraçou o técnico Cristóvão Borges e entrou no campo para cumprimentar um a um seus companheiros.
Os números da partida mostram a importância do meia. Além de ter marcado dois gols, finalizou mais quatro vezes - no rebote de uma delas, Eder Luis fez o outro gol do time. Dos 18 passes que deu, apenas um não foi executado corretamente. O jogador ainda roubou duas bolas que ajudaram a puxar contra-ataques. E, embora tenha saído pouco do meio-campo (veja no mapa de calor abaixo), percorreu 7,2 km, um pouco menos que Rômulo (9,5 km), o vascaíno que maior distância percorreu, mas atuando os 90 minutos.
Mapa de calor - felipe vasco (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
- Felipe é um jogador experiente, com qualidade técnica muito grande. Era o articulador do nosso time. Montamos o time de uma forma que ele organizasse a equipe. Ele assumiu a responsabilidade, o que não é grande coisa para ele, que já está muito acostumado com isso. A equipe deu um suporte muito grande para ele – afirmou o técnico Cristóvão Borges.
Na entrevista coletiva, brincadeiras e ironias a Love
Mas não foi só dentro das quatro linhas que Felipe se destacou neste domingo. Na entrevista coletiva após a partida, o jogador arrancou risadas com as tiradas inteligentes e a resposta a Vagner Love. Ao adversário, que havia dito que queria o time do Vasco inteiro para “depois não ter desculpa”, o meia respondeu:
- As partidas se ganham dentro de campo e não fora. Agora posso responder ao Love. Ele tem 28 dias para descansar e se preparar para o Brasileiro. Futebol se ganha dentro de campo. Quem ganha a vida com a boca é cantor. Agora ele vai ter muito tempo para curtir com a família e, no domingo, às 16h, nos assistir na final.
Felipe contra o Flamengo:
Finalizações: 6 (foi o principal do Vasco; em 2º, Fellipe Bastos, Eder Luis e Diego Souza, com 4)
Passes: 18 no total, 17 certos
Faltas sofridas: 2
Roubadas de bola: 2
Distância percorrida: 7,2 km
Outro momento engraçado aconteceu quando foi questionado sobre a última vez em que marcara dois gols no mesmo jogo. Afinal, estava difícil achar uma resposta (foi a primeira partida em que isso aconteceu desde o retorno do meia ao clube, em agosto de 2010).
- Pergunta difícil essa. Não lembro. Acho que nunca fiz dois gols. Fico muito feliz em servir os companheiros. Por isso que amanhã (segunda) é feriado.
Felipe e o restante do time do Vasco têm uma semana para se preparar até a final da Taça Rio, contra o Botafogo. O jogo será disputado no próximo domingo, no Engenhão, a partir das 16h (horário de Brasília). A Rede Globo transmite ao vivo o duelo.

Cristóvão diz que Vasco busca o pouco que falta para ser campeão

Treinador evita comparações entre Flamengo e Botafogo, rivais na fase decisiva da Taça Rio

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Depois que Cristóvão Borges assumiu o Vasco, o time tem feito boas campanhas, mas ainda não conseguiu conquistar um título. Foi vice-campeão brasileiro e da Taça Guanabara e foi eliminado nas semifinais da Sul-Americana. Agora, chega a mais uma decisão, dessa vez da Taça Rio, contra o Botafogo. Para o treinador, a equipe vem amadurecendo durante esse tempo, mas ainda precisa melhorar em alguns quesitos para conseguir subir ao lugar mais alto do pódio.
- Já conversei com eles (jogadores) sobre isso. O Vasco vem mantendo a regularidade porque se mantém sempre no topo. A gente está sempre chegando perto. Se estiver ali, a gente vai chegar. Mas, para ser campeão, está faltando um pouco. E precisamos melhorar isso para conseguir nosso objetivo.
cristovão felipe vasco flamengo (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Cristóvão diz que Vasco ainda precisa melhorar para ser campeão (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
O técnico terá uma semana para buscar esse “algo mais” antes de enfrentar o Glorioso no domingo. Cristóvão disse que a equipe chega confiante depois de derrotar o Flamengo na semifinal, mas que o jogo contra o Rubro-Negro não pode ser usado como parâmetro.
- A comparação não cabe. Clássico, quando as equipes se encontram, independentemente do jeito que se encontra, é difícil. Você tem que obrigatoriamente aproveitar as situações. O Botafogo é um grande time, bem dirigido, temos muito respeito.
O treinador diz que o time vai entrar com sua força máxima e comemora ter quase todos os jogadores à disposição. A única dúvida é em relação a Dedé, que ainda se recupera de um edema na fíbula da perna esquerda e tem pouca chance de ser liberado para o clássico.
- Já posso contar com quase todos os jogadores. Isso me deixa mais satisfeito. Só o Tenório que está fora e o Dedé que ainda vai demorar um pouco. Com um grupo mais encorpado, podemos nos planejar melhor.
O jogo decisivo será disputado no próximo domingo, no Engenhão, a partir das16h (horário de Brasília). A Rede Globo transmite ao vivo o duelo.

Rodolfo decreta página virada e confia em reação: 'Sei que sou bom'

Zagueiro celebra nova sequência como titular, fala sobre abatimento com falhas seguidas, mas diz lidar bem com a pressão a cada partida

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
10 comentários
Rodolfo tem como um de seus princípios não levar para casa os problemas do trabalho. Mas nas última semanas, até mesmo Brenda, de 5 anos, e Giovanna, de 2, percebiam o abatimento do pai. As seguidas falhas afastaram o zagueiro do time titular do Vasco e o deixaram profundamente abalado. No entanto, em meio às cobranças pela recuperação e por substituir o lesionado Dedé sem causar danos à equipe, o jogador sobreviveu. Na vitória por 3 a 2 sobre o Flamengo, no último domingo, a felicidade geral do grupo tinha, para ele, o sentimento de vitória pessoal.
O zagueiro de 29 anos diz não gostar de esconder sentimentos e opiniões. Assim como confessou o abatimento pelos erros, também afirmou ser suficientemente bom para acreditar na volta por cima. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Rodolfo agradeceu o apoio do Vasco em sua recuperação e garantiu que a partir de agora, com a forma física muito perto da ideal, a torcida verá realmente quem foi o zagueiro contratado no início de 2012.
- Não joguei em grandes clubes à toa. Tenho qualidade e sei que sou bom. Por isso, tenho confiança em voltar a mostrar meu melhor futebol - disse.
vagner love flamengo rodolfo vasco (Foto: Jorge William / Agência O Globo)vRodolfo persegue Vagner Love em vitória do Vasco sobre o Flamengo, no último domingo: terceiro jogo seguido como titular (Foto: Jorge William / Agência O Globo)
Após cometer algumas falhas e assumi-las, você deixou a equipe titular. Como foi esse período de afastamento?
Sou uma pessoa alto astral e contagio meus companheiros com isso, mas fiquei muito abatido. É uma novidade na minha carreira, nunca havia passado por nada parecido. Acabei levando essa tristeza para casa, e minha família sentiu isso também. Mas já passei por muitas dificuldades na vida e nunca mudei a maneira de conduzir minha família. Então, consegui manter o controle. No clube, tive o apoio de todos: jogadores, presidente e do Cristóvão. Num momento como esse, muitas vezes um abraço pode atrapalhar, porque deixa você mais sentimental. Mas o carinho de todos me ajudou muito.
Como é entrar em campo sabendo que, depois de tudo o que aconteceu, sua margem de erro precisa ser ainda menor?
O frio na barriga é muito importante para o jogador. Enquanto ele sente isso, tem a certeza de que ainda que pode render. Quando não tem, é porque não pode mais fazer sua função. Cada um tem sua maneira de pensar, mas eu gosto de desafios. E jogar pelo Vasco é um grande desafio. A cobrança é enorme, porque é um grande clube que viveu um longo período sem títulos. Mas encaro tudo com tranquilidade, porque estou preparado e certo de que vou cumprir meus objetivos aqui.
Qual é seu pensamento a cada vez que recebe uma nova chance de ser titular do Vasco?
Encaro cada jogo como se fosse o primeiro da minha carreira."
Rodolfo
Sempre me cobrei muito. Acho que por isso, para mim os erros têm uma proporção ainda maior. Então, naquele momento buscava uma solução rápida e não encontrava. Agora, encaro cada jogo como se fosse o primeiro da minha carreira. Fiquei parado durante a maior parte do ano passado por causa de uma lesão grave, e isso me prejudicou. Com a inatividade, o zagueiro perde tempo de bola, perde malícia. Para mim, agora todo jogo é uma final.
Ainda é possível jogar sem deixar de pensar em tudo o que aconteceu?

Agora sinto que estou na mesma condição física dos outros jogadores do grupo. Mas ao mesmo tempo sei que não tenho mais 20 anos e estou sujeito a outras lesões. Digo com tranquilidade que aquela é uma página virada. Não esqueço o que aconteceu e não uso como desculpa para nada, mas passei uma borracha e agora meu sentimento é de recomeço no Vasco. Não preciso provar nada para ninguém a não ser para mim mesmo. Não joguei em grandes clubes à toa. Tenho qualidade e sei que sou bom. Por isso, tenho confiança em voltar a mostrar meu melhor futebol.
Desde que Dedé passou a ser desfalque – por causa de um edema ósseo na perna esquerda –, a defesa passou a sofrer uma cobrança maior. Como é atuar tendo que substituir um ídolo e principais nomes do grupo?
Não sou hipócrita em dizer que o Dedé não faz falta. Com certeza é um excelente jogador, mas eu e Renato Silva estamos nos entrosando a cada partida e temos feito bons jogos. Procuro jogar futebol e ficar tranquilo, pois fui titular na maior parte da minha carreira. Espero me firmar novamente na equipe e seguir com essa sequência de partidas.

Vasco e Benfica iniciam conversa para permanência de Eder e Bastos

Diretoria confia que vai adquirir os direitos econômicos: ‘Que arquitetura financeira vamos empregar não sei, mas vamos fazer’, diz vice de futebol

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
17 comentários
O torcedor do Vasco pode ter, no próximo mês, uma notícia muito boa. Sem fazer alarde, a diretoria já começou a negociar as contratações em definitivo de Eder Luis e Fellipe Bastos, que estão emprestados até o dia 30 de junho. Os dois pertencem ao Benfica-POR, que não admite a possibilidade de cedê-los temporariamente novamente. Por isso, o Gigante da Colina precisa adquirir em definitivo os direitos econômicos de ambos. E é isso que vai fazer, segundo o vice presidente de futebol, José Hamilton Mandarino.
- Que arquitetura financeira vamos empregar, eu não sei, mas vamos fazer. O bom relacionamento com o Benfica ajuda muito. E o interesse dos dois atletas em permanecer também. Tenho certeza que ambos ficarão - garantiu Mandarino.
fellipe Bastos vasco flamengo (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Fellipe Bastos tem se destacado, principalmente, na bola parada (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira está neste momento no Rio para discutir a situação do atacante e do volante. A conversa tem sido boa e o desfecho parece se encaminhar para um final feliz.
- Temos conversado com o presidente do Benfica. O meu convencimento de que ele vai dar certo é porque temos um interesse enorme. Naturalmente, muito provavelmente vamos chegar a um desfecho no sentido positivo - explicou Mandarino.
Eder luis vasco gol flamengo (Foto: Mauro Pimentel / Agência Estado)Eder Luis foi uma das principais peças do Vasco contra o Fla (Foto: Mauro Pimentel / Agência Estado)
O clube tem pressa em resolver a situação porque caso chegue em uma eventual final da Libertadores, não poderia contar com os dois já que seus contratos se encerram antes da data prevista para a segunda partida da decisão.
- Sem dúvida, temos essa preocupação. Queremos resolver o mais rápido possível. Durante o mês de maio vamos conversar e chegar a um acerto.

Sem julgamento em pauta, Vasco terá
punidos em campo contra o Botafogo

Tribunal não programa análise de recurso do clube cruz-maltino nos dias que antecedem decisão da Taça Rio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Kleberson flamengo fellipe Bastos vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Fellipe Bastos jogou contra o Fla sob efeito
suspensivo (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) não incluiu em sua pauta desta semana o julgamento do recurso do Vasco relativo à punição de quatro jogadores no clássico contra o Flamengo do dia 7 de abril. Isso significa que o técnico Cristóvão Borges terá à sua disposição Rodolfo, Fagner, Fellipe Bastos e Eduardo Costa no clássico contra o Botafogo, do próximo domingo, pela final da Taça Rio.
Em julgamento realizado na última quarta-feira, o TJD-RJ decidiu punir os quatro jogadores por envolvimento numa confusão com o árbitro Wagner dos Santos Rosa após a derrota por 2 a 1 para o Flamengo no Engenhão. Rodolfo e Eduardo Costa pegaram oito partidas de suspensão cada. Fagner e Fellipe Bastos foram punidos com seis jogos de gancho cada. Todas as penas válidas apenas para o Carioca. No entanto, dois dias depois o Vasco teve concedido um efeito suspensivo que o permitiu escalar os quatro atletas na semifinal da Taça Rio.
O tribunal ainda não divulgou a sua pauta das próximas semanas. Por isso, ainda não é possível saber se o Vasco poderá contar com seu time completo na decisão do Campeonato Carioca, contra o Fluminense, caso vença o Botafogo no domingo. Os dois jogos da final do estadual serão nos dias 6 e 13 de maio.
Info_PunicaoVasco (Foto: infoesporte)

Cristóvão exalta postura do Vasco: 'Uma equipe que não tem medo'

Técnico diz que o time cruz-maltino joga com personalidade contra qualquer equipe e espera equilíbrio contra o Botafogo na final da Taça Rio

Por SporTV.com Rio de Janeiro
4 comentários
Cristóvão chegou ao Vasco em fevereiro de 2011 para ser auxiliar de Ricardo Gomes. Porém, em agosto de 2011, o treinador sofreu um AVC (Acidente vascular cerebral) durante um clássico contra o Flamengo e o então escudeiro de Gomes assumiu o desafio de dar continuidade ao bom trabalho feito no clube, que já havia conquistado a Copa de Brasil. Hoje, pouco mais de oito meses no comando do Gigante da Colina, o baiano vive em lua de mel com os torcedores cruz-maltinos. Desde que assumiu o time profissional, a equipe terminou o Brasileirão na segunda posição, ficou entre os quatro da Copa Sul-Americana e já está classificada para segunda fase da Taça Libertadores.
Após a classificação para final da Taça Rio, com o triunfo de 3 a 2 sobre o rival rubro-negro, o treinador não se mostrou vaidoso e destacou o comportamento dos seus jogadores no último domingo, no Engenhão.
- Quando chegamos (ao clube), a gente percebia que a torcida estava com a autoestima baixa. O clube estava em baixa e essa coisa particular com o Flamengo existia. Havia sempre uma preocupação. Hoje, o Vasco joga contra qualquer equipe com confiança. É uma equipe que não tem medo. Na hora do jogo a equipe joga com personalidade e bastante seriedade - disse o treinador no "Arena SporTV" desta segunda-feira.
Sem jogos nesta quarta ou quinta-feira, já que o primeiro duelo pelas oitavas de final da Libertadores contra o Lanús-ARG será no dia 2 de maio, Cristóvão aproveitará os treinos da semana para preparar sua equipe para final da Taça Rio. Assim como no duelo contra o Flamengo, o treinador acredita que não encontrará facilidade frente ao Botafogo, no próximo domingo, contra o Botafogo.
- Quando os grandes se encontram, independente da situação, o que prevalece, na verdade, é o equilíbrio.


Assista a outros vídeos do programa
cristovão felipe vasco flamengo (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Cristóvão comemora gol com Felipe (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)

Vasco põe à venda parte do antigo alambrado de São Januário

Emolduradas, relíquias custam R$ 99,90 e estarão disponíveis na loja virtual do clube a partir desta terça-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
30 comentários
Em comemoração pelos 85 anos de São Januário, completos no último sábado, o departamento de marketing do Vasco colocou à venda partes do antigo alambrado do estádio, recentemente trocado por placas de vidro. Inicialmente, será vendida aos torcedores uma tiragem de cem unidades. As relíquias são emolduradas e custam R$ 99,90.
Os pedaços de alambrados podem ser encontrados somente na loja virtual do clube a partir desta terça-feira. Os objetos fazem parte de uma série de produtos especiais que serão lançados em homenagem ao estádio cruz-maltino.
Vasco vende alambrado são januário (Foto: Divulgação / Site Oficial do Vasco)Vasco vende partes do antigo alambrado de São Januário (Foto: Divulgação / Site Oficial do Vasco)

Site do Vasco requenta foto de Jon Jones como 'comemoração' de vitória

Canal oficial do clube publica retrato do peso-meio-pesado do UFC com sua bandeira, tirado em janeiro no Rio, e diz que registro foi feito no domingo

Por Adriano Albuquerque e Klima Pessanha Rio de Janeiro
20 comentários
O site do Vasco tentou pegar carona na "mania" do UFC nesta segunda-feira e publicou uma foto de um de seus fãs mais famosos, o lutador e campeão meio-pesado Jon Jones, com uma bandeira do clube. Segundo o site, "Bones" Jones teria posado para a foto no domingo em Atlanta, onde derrotou Rashad Evans no sábado, em comemoração pela vitória cruz-maltina sobre o Flamengo, por 3 a 2, pelas semifinais da Taça Rio. A foto, porém, é antiga, da passagem de Jones pelo Rio de Janeiro, no começo do ano, como convidado especial do UFC Rio 2.
jon jones mma site vasco (Foto: Reprodução/Site Oficial Vasco da Gama)A matéria publicada no site oficial do Vasco: foto foi tirada no saguão do Hotel Windsor Barra, onde Jones ficou hospedado em janeiro, durante o UFC Rio 2 (Foto: Reprodução/Site Oficial Vasco da Gama)
Jones está na verdade no saguão do Hotel Windsor Barra, onde ficou hospedado, e cujo letreiro aparece no fundo da foto. O lutador recebeu a bandeira de presente do departamento de marketing do clube, após declarar-se torcedor da equipe e posar com uma camisa vascaína de um companheiro de treino, Igor Araújo. O retrato foi tirado por Fábio Pateta, treinador de Chad Mendes - que enfrentou o brasileiro José Aldo Jr. na ocasião - e publicado em sua conta pessoal no Facebook no domingo.
- Essa foto estava no meu celular. Eu tirei no UFC Rio. A gente estava no bar do hotel. A diretoria do Vasco pediu para entregar para ele a bandeira e uma camisa. Ontem (domingo), eu soltei para comemorar a vitória do Vasco - explicou Pateta, que é torcedor cruz-maltino.
jon jones mma site vasco (Foto: Reprodução/Facebook)No detalhe, o letreiro do Windsor Barra ampliado, que aparece no fundo da foto (Foto: Reprodução/Facebook)
Naquela mesma semana, o campeão dos pesos-meio-pesados posou também segurando uma camisa do Flamengo - a qual disse que não vestiria por ser vascaíno - e vestiu uma camisa da seleção brasileira.
O SPORTV.COM tentou contato com o departamento de marketing, com a sede do clube e com o autor da matéria, mas não teve as ligações atendidas.

Teve isso! Beijinho de Neymar, time com camisas diferentes e gol de Túlio

No Amazonense, jogadores quase apanham na estrada, enquanto Rondoniense emplaca seis gols por jogo. Veja o apanhadão de curiosidades

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
14 comentários
O fim de semana comprovou a tradição de boas histórias no futebol brasileiro. Entre gols e pixotadas, muitas curiosidades pipocaram a alimentaram o imaginário dos torcedores. Teve isso!
Homenagem aos coirmãos pequenos
 O Salgueiro entrou em campo neste domingo com cada jogador vestindo a camisa de um time pequeno de Pernambuco. Único representante do interior na semifinal - os outros são Náutico, Santa Cruz e Sport -, o time fez uma bela homenagem aos 'coirmãos'.
Em campo, a iniciativa deu certo, e o Salgueiro venceu o Santa Cruz por 2 a 1.
Provocação de igual para igual
Na semifinal da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, contra o Botafogo, a torcida do Bangu mostrou que a rivalidade não era com os alvinegros, mas sim com um grupo que estava bem longe do Engenhão. Banguenses levaram para o estádio um caixão com o símbolo do América, clube tradicional do futebol carioca que vem sofrendo na segunda divisão estadual.
Bitoca de Neymar
  Logo no início das quartas de final entre Santos e Mogi Mirim, o lateral-direito Edson Ratinho conseguiu o que poucos adversários de Neymar fazem: desarmou o craque. De passagem pelo camisa 11, o jogador recriminou o atacante por ter caído no chão. Na hora, o santista procurou o árbitro Flávio Rodrigues Guerra para reclamar, mas não foi atendido. Então, ele passou pelo adversário, prometendo dribá-lo e fazendo sinal com a mão de que Ratinho estava "falando demais".
No lance seguinte, a promessa foi cumprida. Neymar partiu pela esquerda, driblou Edson Ratinho, que fez falta e levou amarelo. Os dois chegaram a discutir e Neymar, irônico, mandou um beijo seu marcador (assista ao lance no vídeo acima). Depois, quando o camisa 11 deu assistência que resultou no gol de cabeça de Maranhão - o primeiro da vitória santista por 2 a 0, o craque vibrou em direção as defensores do Mogi.
Time quase apanha na estrada
Duas pessoas foram atropeladas pelo ônibus do Iranduba, que voltava da partida disputada contra o Penarol, em Itacoatiara, a 265 km de Manaus, válida pelo Campeonato Amazonense. A Polícia Militar (PM) evitou que pessoas que estavam próximas ao local agredissem os jogadores do Iranduba logo após o acidente.
Ônibus do Iranduba acidentado (Foto: Marcos Mendonça/Divulgação)Jogadores do Iranduba em ônibus escolar (Foto: Marcos Mendonça/Divulgação)
O ônibus que transportava o time do Iranduba é escolar e pertence à Prefeitura do município. Por lei, só é permitido transportar estudantes no veículo. O prefeito de Iranduba, Raymundo Nonato Lopes, afirmou não saber que o ônibus escolar era utilizado no transporte de jogadores.
E lá se vai a renda
Antes da partida deste domingo, pelo Campeonato Paranaense, no Estádio dos Pássaros, entre Arapongas e Rio Branco-PR, que definiu a classificação do Arapongas para a Série D do Brasileiro, a tesouraria do clube no estádio foi invadida e teve parte do dinheiro em caixa roubada.
Segundo o diretor de futebol, Sidiclei Menezes, dois funcionários que estavam recolhendo os ingressos vendidos antecipadamente, por volta do meio dia, foram rendidos por dois homens armados, que chegaram em uma moto e levaram cerca de R$ 20 mil em dinheiro. (Clique para saber mais)
Quase seis gols por jogo no Rondoniense
Gol é vírgula no Campeonato Rondoniense. Neste fim de semana, em quatro partidas, foram 23 bolas na rede, média de quase seis por jogo. Destaque para o Ji-Paraná, que aplicou 7 a 2 no União Cacoalense. O Vilhena fez 5 a 1 no Moto, enquanto o Ariquemes bateu o Espigão por 3 a 1 e o Genus goleou o Rolim de Moura por 4 a 0.
Túlio deixa a sua marca na estreia pelo Tanabi
 Agora faltam 14. Túlio Maravilha marcou um gol na sua estreia pelo Tanabi, clube que irá disputar a quarta divisão do paulista, e começou a contagem regressiva em busca do milésimo gol de sua carreira. A partida, um jogo amistoso contra o RCA Cruzeiro - equipe do futebol amador de Rio Preto - foi realizada no estádio Prefeito Alberto Victolo e terminou empatada por 3 a 3. O gol de Túlio foi de falta.
Fim de jejum de 80 dias
No Campeonato Maranhense, o Sabiá finalmente voltou a cantar. Depois de 80 dias de jejum, conseguiu vencer. A vítima foi o Viana: 2 a 1.

Guardiola exagera no otimismo: ‘Não tenho dúvidas de que vamos à final’

Ao demonstrar confiança na volta por cima de sua equipe após as derrotas para Chelsea e Real, treinador crava o Barcelona na decisão da Champions

Por Cahê Mota Direto de Barcelona, Espanha
20 comentários
Com uma mistura de confiança com estratégia, Josep Guardiola chamou a atenção ao exagerar no otimismo nesta segunda-feira, no Camp Nou, em entrevista coletiva na véspera do confronto decisivo contra o Chelsea, pela semifinal da Liga dos Campeões da Europa. Vindo de dois resultados negativos, fato raro nos últimos tempos, e precisando reverter a vantagem de 1 a 0 conquistada pelos ingleses na última semana, no Stamford Bridge, o treinador do Barcelona se mostrou nitidamente preocupado em renovar a confiança de torcedores e jogadores, e para isso fez uma promessa:
- Não tenho dúvidas de que estaremos em Munique.
Josep Guardiola técnico Barcelona (Foto: Getty Images)Josep Guardiola em entrevista coletiva nesta segunda: confiança no Barcelona (Foto: Getty Images)
A resposta que “garante” o Barça na final da Champions League, no dia 19 de maio, na cidade alemã, veio acompanhada de uma mensagem de apoio e confiança total no poder de superação da equipe após as derrotas para Chelsea e Real Madrid nos últimos dias.
- Posso encarar as situações com a tristeza dos últimos resultados ou com o otimismo que a equipe me passa. E isso não vai mudar nos momentos bons ou ruins. Nunca entrei em um jogo pensando que vamos jogar mal ou perder.
Irritação ao falar de revelação
As declarações de incentivo de Guardiola, no entanto, perderam lugar para irritação quando a atuação do jovem Cristian Telló no clássico com o Real foi alvo de crítica. O treinador não pensou duas vezes antes de defender o atacante em tom firme:
- Para atacar a mim você vai atacar um garoto de 19 anos? Ataque os veteranos, mas os jovens, não. Como Thiago. Thiago esteve muito bem, aguentou toda a partida. Está analisando a partida de Cristian, não está dizendo que foi atrevimento meu escalá-lo ou que ele não devia jogar. Aí, sim, seria outra história. Mas dizer que ele não devia ter jogado? Por que? Por como jogou? Não, não, não. Jogou para c... - afirmou, em tom impaciente.
A confiança era até certo ponto justificada por tudo que o Barça atual fez nos últimos anos, mas que também tem muito de nervosismo pelo momento de pressão pelo qual a equipe vive. Se despedir das duas competições mais importantes da temporada em três dias seria um duro golpe para um time que até bem pouco tempo era aclamado como imbatível.
Guardiola admitiu que a importância do confronto com o Chelsea tem mexido com os nervos de seus jogadores, mas tratou o fato como algo normal diante de tudo que está em jogo.
- É impossível não se sentir ansioso para uma partida como essa. Trata-se de pessoas, com sentimentos, vontade de jogar as partidas e que também têm seus momentos de nervosismo. É o que gera uma partida como essa. É preciso saber conviver e controlar isso.
guardiola barcelona real madrid (Foto: Agência Reuters)Guardiola decepcionado com a atuação do Barcelona no superclássico (Foto: Agência Reuters)
Combustível para a torcida
Pep se mostrou tranquilo também sobre o apoio do torcedor na partida desta terça-feira. Entretanto, deixou claro que as cobranças serão ainda maiores em caso de eliminação e que não acredita que o passado recente vitorioso amenizará a situação.- Conheço bem essa torcida. Para que eles estejam conosco, é preciso ganhar. Não acredito que pelo que fizemos nos últimos anos já temos sua confiança. Sabemos que estamos juntos e estaremos contra o Chelsea, mas não é suficiente. É preciso seguir conquistando a confiança deles.
O comandante catalão falou ainda sobre a exibição no clássico com o Real Madrid no último fim de semana. Criticado pelas “entradas surpresa” de Thiago e Telló nas vagas de Fàbregas e Alexis Sánchez, Guardiola avaliou como boa a atuação do Barcelona e creditou méritos ao rival por saber conter o estilo “tic-tac” de sua equipe.
Não influencia em nada para minha renovação o resultado dessa partida"
Guardiola
- Sempre se pode fazer melhor do que já foi feito. Às vezes, parece que esquecemos do potencial dos nossos adversários. Ganhamos a admiração de todos e isso faz com que em determinados momentos não levemos em conta o nível dos outros. Jogamos muito bem contra o Madrid. Tivemos poucas chances diante de um rival que nos esperou atrás. Temos um estilo de jogo peculiar, mas enquanto eu estiver aqui seguiremos com este estilo.
Por fim, a imprensa catalã ainda tentou colocar o técnico na parede quanto ao seu futuro no clube. O tema foi abordado duas vezes durante a coletiva, mas as respostas foram evasivas.
- Não influencia em nada para minha renovação o resultado dessa partida.
Barcelona e Chelsea se enfrentam a partir das 15h45m (de Brasília) desta terça-feira, no Camp Nou. A TV Globo e o GLOBOESPORTE.COM transmitem o confronto ao vivo.

Astro, Neymar grava clipe do 'Tchu, Tcha, Tcha' na Vila Belmiro

Craque do Santos participa de videoclipe de hit de João Lucas e Marcelo. O som ficou famoso após ele comemorar gol com a dancinha característica

Por Marcelo Hazan Santos, SP
54 comentários
A atribulada agenda de Neymar teve mais um compromisso extracampo nesta segunda-feira. Antes do treinamento do Santos, o popstar do Peixe foi até a Vila Belmiro para fazer participação especial na gravação do clipe da música "Eu quero tchu, eu quero tcha", da dupla sertaneja João Lucas e Marcelo.
O som ficou famoso especialmente após o craque do Alvinegro Praiano comemorar seu centésimo gol da carreira, contra o Palmeiras, fazendo dancinha característica da música. Os passos, inclusive, foram inventados por seu amigo Gustavo, um dos "parças" escalados para participar da gravação.
Neymar grava clipe na Vila Belmiro (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar grava clipe na Vila Belmiro (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
No clipe, Neymar e os amigos jogam pela Seleção Brasileira em uma partida fictícia de Copa do Mundo. Após o camisa 11 do Santos marcar um gol, ele corre para a torcida, só que em vez de os torcedores comemorarem a bola na rede, aguardam a dancinha do 'Tchu, Tcha, Tcha' para então explodir de euforia com o gol.
Acompanhado dos amigos e de "cheerleaders" caracterizadas, todos dançam a música. Adriana Bombom e o ex-BBB Cadu também participaram.
Com a descontração que lhe é peculiar, Neymar brincou com todos, concedeu autógrafos, tirou fotos e até chegou a acertar uma bolada na cabeça de uma das dançarinas, sem intenção - o craque pediu desculpas pelo acidente.
Além da Vila Belmiro, o centro histórico de Santos também foi local de gravações do clipe, ainda sem previsão para ser lançado.
Apesar de Neymar ter dedicado pouco mais de uma hora de seu tempo ao clipe antes de participar do treinamento do Santos, às 16h, no CT Rei Pelé, as gravações ainda seguem nesta segunda-feira. Toda a produção permanece na Vila Belmiro e depois encerrará as filmagens em um show produzido exclusivamente para a música, em uma casa noturna no centro de Santos.
Clique e veja vídeos do Santos
Neymar (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar divide a cena com o 'parça' Gustavo, 'inventor' da dança do 'Tchu, Tcha, Tcha' (Foto: Marcos Ribolli)

Após queda, Sampaio cobra: 'Sem resposta, mudança será brusca

Recado após eliminação para o Guarani é bem direto. Gerente do Palmeiras espera que erros sejam corrigidos para a Copa do Brasil

Por Diego Ribeiro São Paulo
15 comentários
César Sampaio, gerente de futebol do Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com) Sampaio: mudanças podem ocorrer em todo o futebol
palmeirense (Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
A eliminação no Campeonato Paulista após a derrota para o Guarani, no domingo, desnorteou até mesmo o sempre sereno gerente de futebol César Sampaio. Nesta segunda-feira, o dirigente cancelou a apresentação dos reforços Mazinho e Fernandinho e foi à sala de imprensa para tentar explicar a queda brusca de rendimento do Palmeiras nos últimos jogos. Depois de poucas horas de sono, Sampaio foi cedo para a Academia de Futebol, fez cobranças ao elenco e ao técnico Luiz Felipe Scolari, e deu um aviso para a sequência da temporada.
– Hoje, os resultados de campo ditam o prazo das coisas. Se jogarmos mais dois ou três jogos do jeito que jogamos os últimos, as mudanças terão de ser mais bruscas. Não só com o Felipão ou a comissão técnica, mas com todo o departamento de futebol – disse César Sampaio.
De acordo com o gerente, a cobrança sobre Luiz Felipe Scolari foi estritamente técnica, com estatísticas e números esclarecedores do jogo contra o Guarani. As duas derrotas para a equipe de Campinas em menos de 15 dias (e com seis gols sofridos) deixaram o ambiente mais tenso na Academia de Futebol. Ao lado da comissão técnica, César Sampaio identificou os principais erros da equipe e deu uma nova chance ao elenco – que joga contra o Paraná, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil.
– Não cheguei a detectar uma mudança de ambiente, mas contra o Paraná teremos uma oportunidade para ver se estamos certos ou não. Os jogadores têm de se preocupar só em jogar, e eu e a diretoria temos de blindá-los. A derrota para o Guarani deixou algumas coisas claras, espero que a gente saia mais forte dessa eliminação. Mas se não houver resposta, a mudança será mesmo brusca – alertou.
Felipão vive seu momento mais conturbado desde que retornou ao clube, em julho de 2010. Contestado, o técnico se vê cada vez mais pressionado para obter bons resultados à frente do Palmeiras. Seu trabalho também está sendo avaliado por Sampaio. Em caso de eliminação precoce na Copa do Brasil, a situação do comandante será discutida.
– O Felipão recebe pelo que vale, está entre os melhores do mundo pelas conquistas que teve aqui. Quando deixar de existir a confiança no trabalho dele, não tem nem custo nem benefício que segure. Ele acha que pode ajudar, mas não quer atrapalhar. Se nós, diretores, não estivermos contentes, é só sentar e discutir com ele. O Felipão deixou isso bem claro – explicou o dirigente.
Luiz Felipe Scolari tem contrato com o Palmeiras até dezembro de 2012. O presidente Arnaldo Tirone e o vice Roberto Frizzo já disseram que vão com ele até o fim, mas uma sequência de resultados ruins pode aumentar a pressão sobre a cúpula alviverde.

Assis minimiza cobrança ao Fla e diz que Ronaldinho vai cumprir contrato

Irmão e empresário do jogador, ele esteve no Engenhão e assistiu à derrota por 3 a 2 para o Vasco, que eliminou o time do Campeonato Carioca

Por Thales Soares Rio de Janeiro
Ronaldinho gaúcho flamengo vasco (Foto: Marcos de Paula / Agência Estado)Ronaldinho tem contrato até 2014 com o Flamengo
(Foto: Marcos de Paula / Agência Estado)
No discurso, parece haver uma sintonia entre o Flamengo e Assis, irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho. Depois de cobrar do clube vencimentos atrasados do jogador, ele acompanhou a derrota por 3 a 2 para o Vasco, que tirou o time da disputa do Campeonato Carioca, e se mostrou disposto a manter uma relação saudável.
Assis garantiu que não há qualquer conversa para tirar Ronaldinho Gaúcho do Flamengo nesse momento. Ele usou as últimas entrevistas da presidente Patrícia Amorim como suporte para a sua afirmativa num momento em que o futebol do clube deve sofrer mudanças.
- Nossa relação é normal. Não há o que falar agora, depois de uma não classificação. A conversa sobre o futuro não existe. Ele tem contrato até 2014 com o Flamengo. Tem que falar com o clube. A Patrícia já falou que não teve conversa sobre isso, não sei mais o que dizer - afirmou Assis.
Apesar de ter feito uma cobrança formal ao clube sobre os vencimentos atrasados de Ronaldinho Gaúcho, Assis não fala em litígio. Ele confia no trabalho de Patrícia Amorim para que o caso seja resolvido.
- Vamos ter bastante tempo para sentar e conversar. São 27 dias sem jogo. Temos um relacionamento bom e sempre vamos chegar a um consenso - explicou Assis.
Em meio ao caso de Ronaldinho, o empresário também cuida da situação de seu filho, Diego Assis. Ele tem 18 anos e vem treinando com o time de juniores. No entanto, ainda não tem qualquer contrato assinado com o Flamengo.
- Ele chegou com o campeonato em andamento. O Flamengo já tinha um time formado e disputava as finais da competição. Vamos com calma, deixa o garoto evoluir - comentou Assis.

São Paulo x Santos e Bugre x Ponte: as duas semifinais serão domingo

Clássico San-São será às 16h, com transmissão da TV Globo. E o dérbi campineiro está marcado para 18h30m, ao vivo pelo SporTV

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
A Federação Paulista de Futebol confirmou na tarde desta segunda-feira as datas e horários das semifinais do campeonato estadual. As duas partidas serão no domingo. Às 16h, o São Paulo recebe o Santos, no estádio do Morumbi. E, às 18h30m, o Guarani encara a Ponte Preta, no Brinco de Ouro da Princesa.
neymar lucas são paulo x santos (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Neymar e Lucas se cumprimentam no San-São da 1ª fase (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
O clássico San-São terá transmissão ao vivo da TV Globo, enquanto o dérbi campineiro será exibido no SporTV. As duas partidas terão acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.
Vadão e Gilson Kleina participam do Globo Esporte (Foto: Bruno Teixeira/ Globoesporte.com)Vadão, treinador do Guarani, e Gilson Kleina,
técnico da Ponte, em encontro nesta segunda
(Foto: Bruno Teixeira/ Globoesporte.com)
Assim como na fase de quartas de final, o jogo que decide a vaga na final do Paulistão será único. São Paulo e Guarani têm a vantagem de atuar em casa, mas, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.
Os ingressos para os dois jogos das semifinais terão preço mínimo de R$ 50. No caso do clássico San-São, a renda será dividida pela metade, mas a torcida do Santos terá direito a apenas 3.900 ingressos - 5% da carga. Em Campinas, o vencedor ficará com 60% da renda. A torcida da Ponte também ficará com apenas 5% dos ingressos - o Guarani ainda não definiu a carga.
Troféu do Interior
No sábado, serão disputadas as semifinais do Troféu do Interior. Às 16h, o Mogi Mirim recebe o Oeste, em Mogi. Às 18h30m, Bragantino e Mirassol se enfrentam em Bragança Paulista. Os dois jogos serão transmitidos pelo SporTV e também terão acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.

Lesão muscular na coxa tira D'Ale dos gramados por até um mês

Argentino está fora das duas partidas contra o Fluminense, do Gre-Nal e, pelo menos, do primeiro jogo da final do Gauchão, caso o Inter conquiste a Farroupilha

Por Tomás Hammes Porto Alegre
15 comentários
D`Alessandro Inter Beira-Rio (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)D`Alessandro está fora das decisões da equipe (Foto:
Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
O que os colorados temiam se confirmou. D'Alessandro está fora do jogo contra o Fluminense nesta quarta-feira, às 21h50. E não é só. A lesão muscular na coxa esquerda era mais grave do que se previa e ele pode ficar até quatro semanas afastado dos gramados. A confirmação veio através do médico colorado Paulo Rabello.
- Ele fez a ressonância agora. Ele está fora dos jogos desta semana. Estamos calculando um período de três a quatro semanas.

O período deixa o atleta fora do clássico Gre-Nal deste domingo, do jogo de volta contra o Fluminense e, pelo menos, do primeiro jogo da decisão do Gauchão, caso o Inter seja o campeão da Taça Farroupilha (segundo turno do estadual).
O camisa 10 chegou por volta das 15h55 ao Beira-Rio. Silencioso, evitou falar com a imprensa para comentar seu estado clínico. Antes de entrar no vestiário, ele ainda parou para bater fotos e dar autógrafos aos torcedores que o aguardavam.
D'Alessandro Inter meia (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)D'Alessandro bateu foto com os fãs na tarde desta segunda (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Quando o grupo se dirigiu ao gramado para realizar o trabalho, ele permaneceu no vestiário, o que indicava que ficaria fora do próximo confronto. D'Ale, que havia retornado contra o Cerâmica, no dia 14 de abril, sofreu nova lesão no último domingo. O jogador deixou o gramado ainda no primeiro tempo.
Kleber é dúvida para o jogo contra o Flu
E os problemas colorados não param por aí. A situação de Kleber também inspira cuidados. O lateral-esquerdo não atuou contra o Veranópolis no último domingo e sequer foi ao gramado na tarde desta segunda.

O camisa seis está com dores no músculo adutor da coxa direita e na virilha direita. De acordo com Rabello, se suportar bem, ele trabalhará com o grupo na tarde desta terça:

- Se tudo correr bem, ele tem chances de participar do jogo.

Neymar se ‘declara’


seg, 23/04/12
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
O craque do Santos postou em seu Instagram uma foto ao lado da morena Luara Costa. Ela é amiga antiga do jogador, completou 18 anos na última semana e recebeu o seguinte elogio do astro, que esteve presente à sua festa de aniversário.
- Hoje e sempre, você merece muitos abraços e homenagens. Que Deus, nosso Pai, ilumine ainda mais seu caminho, para que possa conquistar todos os seus sonhos. Te Amodoro, Luuuu…
Os dois posaram juntos na festa dela:

Luara retribuiu em seguida, chamando o Menino da Vila de fofo.

Após visita ao Rio, Blatter diz que situação no Brasil 'não está fácil'

Em Roma, presidente da Fifa afirma que preparação para a Copa do Mundo de 2014 está atrasada, mas que acredita em recuperação do país

Por GLOBOESPORTE.COM Roma, Itália
8 comentários
Joseph Blatter itália fifa (Foto: EFE)Blatter na entrevista na Itália: suíço demonstra
confiança no Brasil para 2014 (Foto: EFE)
Depois de uma passagem rápida pelo Rio de Janeiro no sábado, quando visitou João Havelange no hospital e teve encontro com José Maria Marin, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, voltou a criticar nesta segunda-feira a organização da Copa do Mundo de 2014. Em Roma, o suíço afirmou que a preparação está atrasada, mas que confia na recuperação do Brasil para entregar o torneio.
Blatter participou na capital italiana da entrega do prêmio "Asas da Vitória", organizado pela federação local. Ao ser questionado sobre o andamento das obras para o Mundial de 2014, o dirigente respondeu com críticas ao Brasil, mas também demonstrou confiança no país:
- Estamos com atraso na organização da Copa de 2014, a situação não está fácil, perdemos tempo. Muitas cidades brasileiras ainda não cumpriram seus compromissos e promessas. Eu acabei de encontrar os novos membros do Comitê Organizador Local (COL), há tempo para recuperar o que ainda não foi feito, dos estádios aos hotéis e ruas. O Brasil hoje é a quinta ou sexta economia do mundo, tenho certeza que eles vão trabalhar duro para organizarem a Copa - disse Blatter.
No último sábado, o suíço desembarcou no Rio de Janeiro para visitar o presidente de honra da Fifa, João Havelange, que está há mais de um mês internado em um hospital por causa de uma infecção no tornozelo direito. Blatter aproveitou a viagem para fazer uma reunião com Marin, substituto de Ricardo Teixeira na presidência do COL e da CBF.
O presidente da Fifa é esperado em breve pelo Senado Federal para dar depoimento em audiência na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. A presença de Blatter é aguardada para a votação da Lei Geral da Copa.

Quase 100%, Cielo revela meta: ‘A ideia é fazer o melhor tempo da vida’

'A grande diferença daqui para Londres é que devo descansar um pouquinho mais para as Olimpíadas', diz o campeão olímpico, sobre o Maria Lenk

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro
Cielo e Thiago Pereira, Natação (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com)Cielo e Thiago Pereira lançaram novos trajes nesta
segunda (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com)
Cesar Cielo prefere não revelar os números exatos que escreveu desta vez nos tradicionais papeizinhos espalhados pela casa que usa para se motivar. Mas não esconde que as pretensões para o Troféu Maria Lenk, que começa na manhã deste terça-feira, no Rio de Janeiro, são altíssimas. O campeão olímpico quer fazer seus melhores tempos da vida, sem o uso do maiôs tecnológicos. Assim, acredita que terá uma prévia do que pode fazer daqui a três meses, nos Jogos Olímpicos de Londres.
- Falaria que estou 99%. A grande diferença daqui para Londres é que eu devo descansar um pouquinho mais para as Olimpíadas. E vou raspar com barbeador mesmo. Aqui, só devo raspar com a maquininha. A ideia é fazer, com os 99%, o melhor tempo da vida, para sentir que, com os 100%, vai ser melhor ainda - disse.
O técnico de Cielo, Alberto Silva, também espera de Cielo no Maria Lenk uma performance bem parecida com o que deve fazer em Londres.
- A gente acredita que ele vai estar 95% no Maria Lenk em relação a Londres. Vai ter 5 ou 10% para melhorar até a Olimpíada. Isso quer dizer uma performance bem significativa sim – ressaltou o treinador.
Natação cesar cielo sul americano (Foto: Agência AGIF)Cielo quer barter no Maria Lenk suas melhores marcas sem os trajes tecnológicos (Foto: Agência AGIF)
Fazer os melhores tempos da carreira de bermuda significa nadar mais rápido do que os 47s84 nos 100m livre e dos 21s52, nos 50m livre. Nesta temporada, o brasileiro aparece em terceiro no ranking dos 50m (21s85) e, em 19º, nos 100m (48s70). Apontado como um dos astros de Londres, o australiano James Magnussen domina a lista das duas provas (21s74 e 47s10).
- Nos 100m livre, o favorito com certeza é o Magnussen, pelo tempo que ele fez. E, nos 50m livre, vou tentar pegar o mesmo status de favorito na competição dessa semana. Apesar de estar em terceiro no ranking hoje, a nossa seletiva chegou, e vou tentar sair com o melhor tempo do mundo nos 50m.
O nadador brasileiro disse ter ficado surpreso com o desempenho do jovem nadador australiano na seletiva de seu país, no mês passado. Cielo, no entanto, evita responder às provocações de Magnussen, que disse que iria fazer de tudo para bater o recorde mundial do campeão olímpico.
- Eu quero nadar rápido para mim. Para quando chegar no momento crítico, estar psicologicamente preparado e confiante de que posso nadar rápido e bater na frente de todo mundo. A natação na Austrália é muito intensa, então a mídia deve estar muito em cima mesmo. E ele é um cara novo, que está falando bastante. Se isso faz bem a ele, que ele continue fazendo. Mas o meu jeito de pensar, o jeito que eu funciono, é tentando nadar mais rápido para ganhar mais confiança.
james Magnussen no campeonato australiano de natação (Foto: Agência Getty Images)James Magnussen surpreendeu o mundo na
seletiva australiana (Foto: Agência Getty Images)
Animado com a competição nacional três meses antes dos Jogos de Londres, Cielo acredita que o Maria Lenk 2012 tem tudo para ser a melhor edição de todos os tempos. Embora ainda cobre outras mudanças, elogiou as novidades do programa, que agora não terá mais semifinais e realizará as finais à noite.
- Finalmente a gente tem conseguido melhoras na competição. Semifinal no Brasil era um crime. Uma competição como o Maria Lenk em sete dias era muito cansativo. A final à noite foi uma outra vitória para melhores performances. Eu acho que faltou foi a não realização das provas que não são olímpicas e, talvez, a questão dos revezamentos. Qual é a função dos revezamentos em uma competição dessa? Mas estou vendo essa competição como uma das melhores que o Brasil já fez – avaliou Cielo, que vai nadar os 50m e 100m livre, os 50m borboleta e os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley.

Parceira do UFC faz pré-reserva no Mineirinho para o dia 23 de junho

Tendência é que o UFC 147 seja mesmo transferido para Belo Horizonte

Por Leonardo Simonini Belo Horizonte
23 comentários
A possibilidade de o UFC 147 sair do Rio de Janeiro ganhou mais um forte indício nesta sexta-feira. Parceira do Ultimate no Brasil, a IMX - uma joint-venture entre o Grupo EBX, de Eike Batista, e a IMG Worldwide - fez uma pré-reserva no Mineirinho para o dia 23 de junho. Coincidência ou não, essa é a data programada para o evento no Engenhão. Dois representantes da empresa já estiveram no ginásio da capital mineira nos últimos dias.
- Anteontem (quarta-feira), um técnico esteve no Mineirinho e observou a estrutura. É o mesmo que trabalhou em um show do Iron Maiden para o Brasil. Ontem, foi a vez de o vice-presidente da IMX (que preferiu não se identificar), fazer a pré-reserva do dia 23 de junho para um evento não definido - explicou Rivelle Nunes, assessor de imprensa da Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (Ademg).
Mineirinho lotado para final da Superliga de vôlei (Foto: Victor Schwaner/VIPCOMM)Mineirinho tem capacidade atual para 17.800 pessoas (Foto: Victor Schwaner/VIPCOMM)
A pré-reserva, entretanto, não garante ao Ultimate a disponibilidade do local para o UFC 147. Se algum outro evento for marcado para o dia 23, e os responsáveis assinarem o contrato de locação, confirmariam a utilização do ginásio. A pré-reserva não dá vantagem alguma, como por exemplo ter um prazo para poder decidir se vai ou não usar o Mineirinho em caso de uma segunda procura.
Coletiva no Rio na próxima terça
Na próxima terça-feira, Dana White estará no Rio de Janeiro para uma entrevista coletiva, e a tendência é que ele anuncie de forma oficial a mudança de local do UFC 147.
Na conferência de imprensa também estarão Chael Sonnen e Anderson Silva, que se enfrentariam na luta principal do UFC 147. Entretanto, também deve ser feito o anúncio de que o duelo, sem o Engenhão e a possibilidade de quebra de recorde de público da organização, seja transferido para os Estados Unidos, para outro evento.
Com isso, a luta principal no Brasil passaria a ser o duelo dos técnicos do TUF Brasil, Wanderlei Silva e Vitor Belfort. Completariam o card as finais do reality show e outras combates que ainda serão anunciadas pelo UFC.

TUF: integrantes da casa desconfiam que Belfort protege Cezar Mutante

Lutadores das duas equipes acreditam que escolha por Leonardo
Macarrão como adversário beneficiou o paulista do time verde

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
1 comentário
A principal polêmica do quinto episódio do TUF Brasil envolveu a já conhecida amizade entre Vitor Belfort e Cezar Mutante, respectivamente técnico e lutador do time verde. Para outros integrantes do programa, Belfort beneficiou Mutante ao escolher Leonardo Macarrão como adversário do pupilo na segunda luta do peso-médio do reality show.
Mutante foi a primeira escolha de Vitor Belfort entre os oito lutadores da categoria. Macarrão, pelo contrário, foi o último a ser adqurido por Wanderlei Silva. Entretanto, o duelo foi bastante equilibrado. Leonardo Macarrão chegou a aplicar um knockdown em Mutante no primeiro round, mas o paulista se recuperou no segundo e venceu por finalização (guilhotina).
TUF Brasil - leonardo marcarrão e Cezar Mutante (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Macarrão defende chute de Cezar Mutante (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
O programa do último domingo também contou com mais travessuras de Gasparzinho e um inusitado medo de Macarrão por abelhas. Confira as principais frases do episódio cinco:
"Se fosse escalar uma luta, eu ia colocar o Massaranduba com o Mutante. O playboyzão com o cara da periferia do Piauí. Em tem playboy gente boa, não que playboy seja ruim. Playboy é estado de espírito, né? Esse já é um estilo puxado pelo técnico (Belfort), né? O técnico é daquele tipo que pulava de sofá em sofá. Pode ver que ele é todo fresquinho. Faz a unha e tudo. Sei lá...".
Wanderlei Silva especulando uma luta entre Massaranduba e Mutante
"O Vitor é muito esperto, não vai colocar o Mutante comigo. Porque eu sou mais explosivo, né? Ele não vai arriscar e colocar uma luta difícil para o Mutante".
Francisco Massaranduba, sobre a amizade de Belfort e Mutante
"Meu objetivo é ganhar a luta. Todo mundo que subir ali vai ganhar a luta. A gente escolhe a pessoa que está preparada na semana, e quem estava preparado na semana era o Cezar".
Vitor Belfort justificando a escolha por Mutante para a luta da semana
"O Wanderlei otimizou esse defeito. Era a única coisa que ele podia fazer, ele vem perdendo três lutas. Eu não devo satisfação a ele, minha satisfação é para quem está em casa, minha satisfação é com o meu grupo".
Vitor Belfort respondendo a Wanderlei Silva sobre ausência de Rodrigo Damm no treino
"Encarada, isso não ganha competição, nunca ganhou. Olho no olho e estico o braço. Se quiser colar em mim, vai tomar um jab antes da hora".
Cezar Mutante, sobre a postura na hora da encarada na pesagem
"O Vitor protegeu... Não protegeu, deu uma luta boa para o Mutante, até porque eles são amigos lá fora".
Anistávio Gasparzinho, sobre a escolha da luta
"Acaba prejudicando de certa forma o Serginho ou o Bodão, porque vão sobrar os caras mais complicados para eles".
Rony Jason comentando que Thiago Bodão e Serginho Moraes vão ter adversários mais duros do que Mutante.
"Fiquei um pouco bolado. Achei, sim, que o Vitor estava protegendo o Mutante com a escolha".
Thiago Bodão, também reclamando de Belfort.
"Foi uma escolha inteligente do time, creio que todo mundo ficou feliz".
Cezar Mutante, provavelmente sem saber da opinião dos colegas
"Na verdade, não é... É até complicado falar. Acho que é melhor para a equipe mesmo o Mutante lutar com o Macarrão".
Serginho Moraes, depois de chorar, conformado com a definição da luta
"Não interessa o que você acha a meu respeito, Sergio. Eu sou seu amigo para te falar a verdade. Pode confiar em mim. O que você está sentindo aí, eu estou gostando. Você quer lutar".
Vitor Belfort para Serginho Moraes.
"Eles são soldados. Eu sou o técnico, tenho o poder de escolha".
Vitor Belfort ressaltando a hierarquia da equipe
"Todo mundo veio aqui com uma oportunidade de vida. É treinar, lutar... E os caras aqui não estão respeitando. Em vez de descansar, treinar, não, os caras veem uma câmera e querem ficar se exibindo, querem ficar aparecendo, cantando musiquinha nada a ver, provocando os outros".
Marcos Vina, sobre a bagunça na casa
TUF Brasil - Cezar Mutante (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Mutante após a luta contra Macarrão: camisa com o erro de português corrigido (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
"Vocês estão convivendo com um cara muito chato, um tal de Rodrigo Damm? O cara não deixa vocês brincarem, não deixa vocês fazerem nada, quer ser o dono da casa".
Gasparzinho imitando um radialista.
"Quero ver você dormir quando for lutar, Gaspar".
Rodrogo Damm, de cara fechada, para Gasparzinho.
  •  
Todo mundo está brincando, e você só fala comigo, é? Está todo mundo se divertindo. A casa é grande, vai para o seu quarto"
Anistávio Gasparzinho
"Ei, meu irmão. Não fala só comigo, não. Não tenho um par de ouvidos só para escutar, não. Todo mundo está brincando, e você só fala comigo, é? Está todo mundo se divertindo. A casa é grande, vai para o seu quarto".
Gasparzinho na tréplica com Damm.
"As minhas professoras de português que me perdoem, me perdoem, me perdoem. Cometi um erro de português ali que foi trágico. Essa eu não erro mais".
Cezar Mutante depois de escrever "vocêis" em uma camisa
"Todo mundo ganhou presente. Todo mundo. Então cada um fique com o seu, deixa as roupas dos outros em paz. Isso é ladrão, isso é roubo. Ladrão é para estar na cadeia. Só tem quatro, eu não sou otário, não".
Gasparzinho, de novo ele, reclamando que roupas dadas pelo TUF estão sumindo
"Gasparzinho é um moleque gente boa, entendeu? Mas tem hora que ele viaja na maionese com essa história de que estão pegando as coisas dele. Ele deixa as coisas largadas, veja se as minhas somem. Não tem nenhum ladrão aí. Se quiser olhar a minha bolsa, ele vai olhar. E se não tiver, vou ter que dar uma surra nele".
Massaranduba, sobre Gasparzinho
"Não gosto de abelha. Principalmente quando estou comendo, vai que como uma. Vão ter que furar aqui (no pescoço, para respirar). Ficar sem ar, já imaginou? Até vir um médico, estou frito. Abelha dói, mas porrada está tranquilo (risos)".
Leonardo Macarrão comparando picadas de abelha com golpes no MMA
"Eu tenho total confiança no meu jogo. Não quero saber no que ele é bom. Se ele é ninja, se dá golpe que sai fogo da mão. Eu sei no que sou bom, no que posso fazer".
Cezar Mutante mostrando confiança no seu jogo
"Tomei gostoso, mas foi ali, acordei. Não, na moral mesmo. Levei e falei: 'Bom, estou na luta'. Me fiz meio de bobo ali e acertei ele".
Macarrão, sobre o primeiro golpe que levou na luta
"Eu quero ganhar lá com gol de barriga. Eu quero ganhar".
Vitor Belfort avisando ao time verde que o que importa é vencer, seja lá como for