sábado, 4 de dezembro de 2010

O que è Sandboard

Um sandboarder em uma das dunas de Fortaleza, Ceará, Brasil.
Sandboard é um desporto que consiste em descer dunas de areia, com a utilização de uma espécie de prancha similar à prancha de snowboard, usada na neve.
Foi criado por volta do ano de 1986, em Florianópolis, Brasil. A idéia surgiu como uma alternativa para os surfistas nos dias em que o mar não estava bom para a prática do surfe.
No início, para descer pelas dunas eram utilizados pedaços de pranchas quebradas, de madeira e até papelão. Hoje em dia, o formato é bem parecido com o de uma prancha de snowboard e já existem materiais como a fibra de carbono, considerado o material mais avançado do mercado.
Nos últimos anos, o esporte tem tido um grande crescimento e vem atraindo cada vez mais um número maior de adeptos, principalmente após a veiculação de matérias na mídia. Atualmente, o esporte é praticado em vários países, como: Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Austrália e África.



Thiago Camilo surpreende e larga na pole position da grande decisão

Piloto desbanca todos os candidatos ao título no treino classificatório da etapa de Curitiba e sai na frente na última da temporada 2010

Por Rafael Honório Curitiba
Somente quatro pilotos podem vencer ainda o título da Stock Car 2010: Max Wilson, Cacá Bueno, Ricardo Maurício e Allam Khodair. Mas nenhum deles irá largar na pole position da etapa de Curitiba, a última do ano. Quem ficou com a primeira colocação no grid de largada foi Thiago Camilo, que surpreendeu com um média de tempo de 1m20s701.
Stock Car: Thiago Camilo pole CuritibaT. Camilo desbanca os candidatos ao título e garante a pole em Curitiba (Foto: Divulgação/Carsten Horst)
- Fiquei muito emocionado quando eu conquistei a pole. Chorei dentro do carro, porque foi realmente um ano muito difícil para mim. Eu me cobrei e questionei muito, porque foram anos brigando entre os primeiros e agora, parece que mudou tudo ao contrário - disse Thiago na coletiva.
A primeira parte do treino contou com 32 carros: além de Gustavo Sondermann, que está afastado das pistas desde a Corrida do Milhão, Rodrigo Sperafico teve problemas mecânicos e não conseguiu correr. Com menos veículos na pista, os pilotos puderam acelerar ainda mais fundo.
Desses 32, os 16 mais rápidos que se classificaram para a segunda sessão foram: Ricardo Maurício, Daniel Serra, Allam Khodair, Thiago Camilo, Valdeno Brito, Popó Bueno, Max Wilson, Felipe Maluhy, Alan Hellmeister, David Muffato, Julio Campos, Ricardo Zonta, Cláudio Ricci, Ricardo Sperafico, cacá Bueno e Marcos Gomes.
Todos os quatro pilotos que ainda tem chances de conquistar o título da temporada 2010 estavam no Q2. Depois das ausências de Sperafico e Sondermann na primeira sessão, a segunda parte não contou com David Muffato, que também teve problemas. A pista ficou ainda mais livre e os pilotos tiveram mais facilidade para pisar fundo.
Stock Car: Thiago Camilo pole CuritibaThiago Camilo, feliz,  posa para a foto com os pais
em Curitiba (Foto: Divulgação / Carsten Horst)
No final desta sessão, apenas os seis primeiros passaram para a última parte do treinamento e foram eles: Thiago Camilo, Max Wilson, Allam Khodair, Popó Bueno, Marcos Gomes e Ricardo Zonta. Ou seja, dos quatro candidatos ao título, apenas dois ainda brigavam pela pole position de Curitiba.
E nenhum deles conseguiu largar na primeira posição na etapa paranaense.


Quem ficou com ela foi Thiago Camilo, piloto da Vogel Motorsport, com uma média de 1m20s701 nas suas três melhores voltas. Ele foi seguido de perto por Allan Khodair e Max Wilson.
Resta saber agora se Thiago conseguirá segurar os candidatos ao título e conquistará sua primeira vitória no ano. O melhor resultado do carioca foi um segundo lugar, em Salvador. Essa é a primeira vez que ele fica fora da SuperFinal, desde que o sistema foi adotado pela Stock Car, em 2006.
- Eu vou fazer de tudo para vencer amanhã. Já me perguntaram sobre intervenção no título e eu digo: não faz parte do meu caráter ajudar nenhum outro piloto. Eu estou aqui porque eu sou profissional e estou defendendo as cores do meu patrocinador - finalizou.
A etapa de Curitiba acontece neste domingo, dia 5. A largada da prova está prevista para às 11hs e o Esporte Espetacular, da TV Globo, transmite ao vivo, e na íntegra, a decisão da temporada 2010 da maior categoria do automobilismo brasileiro.
Confira o grid de largada da etapa paranaense
1 - Thiago Camilo
2 - Allam Khodair
3 - Max Wilson
4 - Marcos Gomes
5 - Ricardo Zonta
6 - Popó Bueno
7 - Daniel Serra
8 - Ricardo Mauricio
9 - Valdeno Brito
10 - Julio Campos
11 - Cacá Bueno
12 - Ricardo Sperafico
13 - Alan Hellmeister
14 - Felipe Maluhy
15 - Claudio Ricci
16 - David Muffato
17 - Xandinho Negrão
18 - Luciano Burti
19 - Átila Abreu
20 - Nonô Figueiredo
21 - Norberto Gresse
22 - Diego Nunes
23 - William Starostik
24 - Duda Pamplona
25 - Thiago Marques
26 - Lico Kaesemodel
27 - Antonio Jorge Neto
28 - Antonio Pizzonia
29 - Christian Fittipaldi
30 - Giuliano Losacco
31 - Alceu Feldmann
32 - Pedro Gomes
33 - Rodrigo Sperafico

Brasil encerra o Mundial Militar
de tiro em sexto. China lidera

Equipe brasileira não subia ao pódio da competição desde 2006. No Rio
de Janeiro, foram quatro medalhas: um ouro, duas pratas e um bronze

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Equipe feminina brasileira no Mundial de tiro no RioEquipe feminina brasileira no Mundial de tiro
(Foto: Divulgação)
O Brasil se despediu do Mundial Militar de tiro, no Rio de Janeiro, com a sensação de dever cumprido. O país, que não subia ao pódio desde 2006, conquistou um ouro, duas pratas e um bronze, conseguindo a sexta colocação na competição. No último dia, a China superou a Alemanha e ficou com a primeira posição geral, com três ouros, quatro pratas e dois bronzes.
O trio formado por Major Emerson Duarte, Iengo Batista e Júlio Almeida venceu a Pistola de Tiro Rápido Militar. Os brasileiros também foram prata na pistola de fogo central, mesma medalha conquistada por Júlio na individual. Ana Luiza Mello, Cibele Breide Martins e Roberta Boldrini Mota foram bronze na Pistola de Tiro Rápido Militar.
Classificação geral
1º China 3 ouros 4 pratas 2 bronzes
2º Alemanha 3 ouros 3 pratas 1 bronze
3º Noruega 2 ouros 1 prata 2 bronzes
4º Polônia 2 ouros 1 prata 2 bronzes
5º Áustria 2 ouros 1 prata
6º Brasil 1 ouro 2 pratas 1 bronze

Brasil garante vaga para o Pan de 2011 na ginástica rítmica

No Campeonato Pan-Americano da modalidade, seleção de conjunto fica com a prata e seleção individual leva o bronze

Por GLOBOESPORTE.COM Guadalajara, México
Brasil fatura prata e bronze no Campeonato Pan-Americano de Ginástica RítmicaApresentação do Conjunto do Basil, que levou a
prata (Foto: Divulgação / Enrique Jimenez)
O Brasil garantiu vagas na ginástica rítmica para os Jogos Pan-Americanos de 2011, que serão disputados em Guadalajara, no México. No Campeonato Pan-Americano da modalidade, disputado também na cidade mexicana, a seleção individual ficou com a medalha de bronze, enquanto a seleção de conjunto conquistou a prata.
A seleção de conjunto, de Ana Paula Alencar, Letícia Dutra, Larissa Barata, Jéssica Maier e Luísa Matsuo, terminou a competição na segunda posição, com a nota 40.750. O Canadá ficou com o ouro (44.725) e a Venezuela com o bronze (40.175).
- Foram 18 dias de treinos muito intensos, mas o trabalho está sendo muito compensador, pois o objetivo era classificar para os Jogos Pan-Americanos e essa medalha de prata mostra que estamos no caminho certo - disse Camila Ferezin, treinadora da seleção de conjunto há cerca de três semanas.
A seleção individual do Brasil, formada por Eliane Sampaio, Drielly Daltoé, Natália Gaudio e Simone Luiz, ficou com o terceiro lugar na classificação geral, com 224.500 pontos, atrás de México (238.475) e Estados Unidos (237.325).
Na competição individual geral, Eliane Sampaio foi a melhor brasileira, terminando na sétima colocação. Julie Zetlin, dos Estados Unidos, ganhou o ouro, seguida por Cynthia Valdez e Verônica Navarro, do México.

Casa de Slater, costa leste dos EUA deve ganhar etapa do Circuito Mundial

ASP reserva data no calendário de 2011. 'Vem coisa boa por aí', diz diretor

Por Gabriele Lomba Rio de Janeiro
Kelly Slater ganha estátua na FlóridaKelly Slater e sua estátua na Flórida (Foto: Cocoa
Beach Surfrider - cedida ao GLOBOESPORTE.COM)
Patinho feio do surfe americano, a costa leste dos Estados Unidos tem boas chances de entrar na elite do Circuito Mundial. A Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) reservou uma data para um possível campeonato na região e, embora ainda tenha que confirmar patrocinadores, está animada. E despita ao ser perguntada sobre a possibilidade de a escolha ter a ver com Kelly Slater, decacampeão mundial e local de Cocoa Beach, na Flórida.
- Temos que esperar. Vem notícia muito boa por aí! - respondeu Renato Hickel, diretor do Circuito Mundial.
Depois de conquistar o décimo título, Slater ganhou uma estátua em Cocoa Beach e, nesta semana, anunciou oficialmente a Kelly Slater Wave Company, ou KS WaveCo. Trata-se de uma empresa especializada em criar piscinas de ondas artificiais que possam, no futuro, receber competições. Ele, todavia, ainda não sabe se continuará competindo em 2011.

A competição da costa leste será em setembro, dias antes do campeonato de Trestles, na Califórnia. De lá, os surfistas seguirão para Portugal.
A etapa brasileira foi confirmada para o Rio de Janeiro, e não mais em Imbituba (SC). Será de 11 a 22 de maio, com a maior premiação da temporada: US$ 500 mil. As outras oferecem US$ 425 mil.

circuito mundial 2011
Data Local
26 de fevereiro a 9 de março Gold Coast, Austrália
19 a 30 de abril Bells Beach, Austrália
11 a 22 de maio Rio de Janeiro, Brasil
14 a 24 de julho Jeffreys Bay, África do Sul
20 a 31 de agosto Teahupoo, Taiti
3 a 12 de setembro - a confirmar costa leste americana
16 a 24 de setembro Trestles, EUA
15 a 24 de outubro Peniche, Portugal
1 a 11 de novembro Etapa móvel - lugar não divulgado
8 a 20 de dezembro Pipeline, Havaí

Veja o vai e vem de pilotos e equipes para a temporada 2011 da Fórmula 1

GP do Bahrein, no dia 13 de março, já tem dois brasileiros confirmados

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Massa faz testes com os novos pneus da F1 em Abu DhabiFelipe Massa está confirmado em 2011 (Foto: Getty)
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou no dia 30 de novembro a primeira lista de inscritos para a temporada 2011 da Fórmula 1. Por causa disso, a curiosidade sobre os pilotos que disputarão o próximo campeonato aumentou. E, como nos dois últimos anos, o GLOBOESPORTE.COM relança o vai e vem para acompanhar o movimentado mercado da categoria .
Até agora, 17 pilotos estão confirmados na temporada 2011. Dois são brasileiros: Felipe Massa na Ferrari e Rubens Barrichello na Williams. Bruno Senna e Lucas di Grassi brigam pelas sete vagas restantes na Renault, Force India, Hispania e VRT.
Confira o vai e vem das equipes e pilotos da Fórmula 1 para a temporada 2011 da categoria:
Em 2010 Equipe Em 2011
Sebastian Vettel
Mark Webber
RBR Sebastian Vettel
Mark Webber
Jenson Button
Lewis Hamilton
McLaren Jenson Button
Lewis Hamilton
Fernando Alonso
Felipe Massa
Ferrari Fernando Alonso
Felipe Massa
Michael Schumacher
Nico Rosberg
Mercedes Michael Schumacher
Nico Rosberg
Robert Kubica
Vitaly Petrov
Renault Robert Kubica
Vitaly Petrov
Adrian Sutil
Jerome D'Ambrosio
Rubens Barrichello
Nico Hulkenberg
Williams Rubens Barrichello
Pastor Maldonado
Adrian Sutil
Vitantonio Liuzzi
Force India Adrian Sutil
Nico Hulkenberg
Paul di Resta
Vitantonio Liuzzi
Bruno Senna
Kamui Kobayashi
Nick Heidfeld
Sauber Kamui Kobayashi
Sergio Perez
Sebastien Buemi
Jaime Alguersuari
STR Sebastien Buemi
Jaime Alguersuari
Jarno Trulli
Heikki Kovalainen
Lotus Jarno Trulli
Heikki Kovalainen
Bruno Senna
Christian Klien
Hispania Pedro de la Rosa
Bruno Senna
Christian Klien
Sakon Yamamoto
Timo Glock
Lucas di Grassi
VRT Timo Glock
Lucas di Grassi
Jerome D'Ambrosio
VItaly Petrov
Giedo van der Garde
Em negrito: pilotos e equipes já confirmados em 2011

Zico lamenta escassez de talentos na base do Fla: ‘Abaixo do que é preciso’

Ex-diretor executivo de futebol rubro-negro diz que nível não é compatível com a tradição do clube

Por Clícia Oliveira e Richard Souza Rio de Janeiro
A gestão de Patricia Amorim se propõe a reconduzir o Flamengo à condição de formador de craques. Há seis meses, o diretor administrativo, Carlos Brazil, e o diretor geral da base, Carlos Noval, designados pela mandatária, arregaçaram as mangas e tocam projetos inéditos para evitar o desperdício de promessas. Pouco mudou estruturalmente. A iniciativa esbarra em obstáculos financeiros e até políticos. Na ausência de recursos, a criatividade é a válvula de escape para tentar deixar um legado de profissionalismo, reorganização e bons frutos.
No período em que foi diretor executivo de futebol do Fla, Zico aprovou a iniciativa da dupla e prontificou-se a ajudar no que fosse preciso. O Galinho, no entanto, faz um diagnóstico negativo das futuras gerações de jogadores rubro-negros.
Zico com proteção no braçoCom o braço direito imbobilizado, Zico sorri em entrevista (Foto: Clícia Oliveira / GLOBOESPORTE.COM)
- O Flamengo precisa de renovação. Infelizmente na categoria de base não tem tantos jogadores para se renovar. A única categoria que pode dar frutos é o juvenil. Os juniores deixaram muito a desejar. Só o Galhardo e o Diego Maurício (hoje entre os profissionais). No mais, os outros estão muito abaixo do que é preciso para ser jogador do Flamengo. Espero que o Vanderlei (Luxemburgo) possa aproveitar esses jogadores do juvenil – disse.
Infelizmente na categoria de base não tem tantos jogadores para se renovar. A única categoria que pode dar frutos é o juvenil. Os juniores deixaram muito a desejar."
Zico
A campanha sofrível no Campeonato Brasileiro escancarou as deficiências do Flamengo. Escapar do rebaixamento perdendo em casa para o Cruzeiro reforçou a necessidade de mudança, de reformulação. Luxemburgo iniciou o processo esta semana e as decisões serão anunciadas em breve. A principal missão é tornar o grupo mais jovem.
- Torci muito para que o Vanderlei desse jeito no time. Quando se tem uma equipe que não está autoconfiante, tudo dá errado, nem treinador consegue dar jeito. Mas poucos têm a competência do Vanderlei – elogiou.

A tão aguardada volta de Zico ao Flamengo durou pouco: apenas quatro meses. No dia 30 de maio, após uma reunião com a presidente Patricia Amorim, o maior ídolo do clube assinou um contrato como diretor executivo até dezembro de 2012 – o que acabou sendo bem mais curto, com o antigo compromisso de parceria do Rubro-Negro com o CFZ sob suspeita do Conselho Fiscal. Foi a gota d’água para o desligamento, no início de outubro. No tempo em que esteve na Gávea, o Galinho teve de lidar com o caso Bruno, além das negociações contestadas.

- Acho que foi um ano atípico. O Flamengo precisa de muitas mudanças. A maioria das vezes consegue armar bons times, mas deixa a desejar na infraestrutura e foi por isso que eu voltei ao Flamengo. Muitas coisas não dependem da gente. Não consegui realizar aquilo que eu pretendia. Procurei deixar alguma semente no sentido do que precisava ser feito. Ao ganhar o campeonato (Brasileiro de 2009), o Flamengo não fez um planejamento para o ano seguinte. Perdemos jogadores que são difíceis substituir no meio da competição. Eu peguei o trem andando. Não deu certo, mas foi uma experiência gratificante – comentou.
zico flamengo tijolinho pedra fundamental ctZico exibe o tijolinho com seu nome que ficará no
novo CT do Fla (Foto: agência Vipcomm)
No início do mês passado, Zico apoiou o projeto “Rubro-negro para sempre”, popularmente chamado de “campanha do tijolinho”. A iniciativa é o primeiro passo para o crescimento e modernização do CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, ainda com estrutura precária para atender a base e os profissionais, e foi uma das prioridades do ex-dirigente. A ligação com o clube está mantida, mas o tom ainda carrega certa mágoa.
- Em nenhum momento eu tive o apoio da Patricia Amorim e falei isso para ela. Ela não fez nada para me ajudar. Minha cabeça está tranquila. Não vou de maneira nenhuma ficar com sorrisinhos e falsidade com pessoas em quem eu não confio mais.
Na semana passada, Zico passou por uma artroscopia no ombro direito. A cirurgia foi um sucesso, mas o tempo de recuperação é de seis semanas. Como o Jogo das Estrelas, organizado por ele, será dia 26 de dezembro, no Engenhão, o camisa 10 da festa virou dúvida.

Neymar banca Papai Noel e faz festa para filhos de funcionários do Peixe

Craque surpreendeu a garotada chegando à comemoração de Natal do clube vestido de 'Bom Velhinho'. Distribuiu lembranças, autógrafos e fotos

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
Os filhos dos funcionários do Santos tiveram uma manhã especial, neste sábado, no CT Rei Pelé. O clube preparou uma festa com brinquedos e guloseimas para comemorar o fim de ano. Enquanto brincava no pula-pula, disputava partidas de futebol de sabão, se lambuzava com churros, pipoca e algodão doce, a garotada foi surpreendida pela chegada do Papai Noel.
Mas não um velhinho barrrigudo daqueles de shopping center. Quem chegou vestido de "Bom Velhinho" foi o craque Neymar, distribuindo autógrafos, fotos, lembrancinhas.
Após o evento, Neymar voltou para o hotel Recanto dos Alvinegros, que funciona no CT. Ele está concentrado para o jogo contra o Flamengo, neste domingo, às 17h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, última rodada do Brasileirão.
Neymar santos vestido de Papai NoelNeymar surpreendeu a garotada chegando à festa vestido de Papai Noel (Foto: reprodução Twitter)

Colecionador de convites, Dedé ganha o mais importante de sua carreira

Zagueiro recebe o convite do Prêmio Craque do Brasileirão e diz que esse vai para um local especial: ‘Talvez ganhe uma moldura’

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Desde pequeno, o zagueiro Dedé tem um hábito pouco comum: colecionar convites. A mania começou por influência da mãe, dona Maria Helena. Era ela quem guardava os primeiros objetos da coleção que conta até com convites para festas infantis de quando o jogador tinha seis anos. Agora, a coleção vai aumentar com um item muito cobiçado pelos jogadores que disputam o campeonato nacional. Concorrendo em três categorias (melhor zagueiro pela direita, revelação e craque da galera), o atleta recebeu o convite para o Prêmio Craque Brasileirão.
Dedé VascoDedé exibe convite do Craque Brasileirão: mais importante da coleção (Thiago Fernandes/Globoesporte.com)
- Minha mãe que sempre guardou esses convites e foi passando essa mania para a gente. Vou entregar esse convite do Craque Brasileirão para ela. Mas esse não vai para as nossas caixas não. Talvez ganhe até uma moldura. Vou guardar ele para sempre – disse o jogador.
Para o zagueiro, os convites servem como álbuns de recordação. Entre os objetos estão lembranças de aniversários de amigos de infância, festas de casamento, formatura e até alguns que o jogador nem sabe mais o que eram.
- Eu olho e lembro de festas de aniversários de amigos, como o André. É muito legal. Dos mais recentes, tem o convite de casamento do Nilton, que joga aqui no Vasco. É bom guardar essas coisas para recordar depois.
Expectativa por prêmio
Dedé VascoDedé segura os convites que acha mais legais da
coleção (Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
O Prêmio Craque Brasileirão será entregue na próxima segunda-feira aos vencedores. Mesmo dizendo que não ficará triste se não vencer nenhuma categoria, o zagueiro revela que está ansioso pelo evento.
- Estou quase sem dormir. A ansiedade é muito grande. Fico pensando na hora de receber os prêmios. Mesmo que não fique em primeiro em nenhum deles, já estou muito feliz de ser premiado. Vale como um título.
Durante a cerimônia, os vencedores não fazem discursos de agradecimento. Mas, se pudesse agradecer a alguém o jogador teria uma lista extensa.
- Eu teria que agradecer à minha família, à minha namorada, aos meus amigos e, principalmente, ao time do Vasco. Sem meus colegas eu não conseguiria estar disputando esses prêmios.

Enigmático, Joel reflete sobre iniciar, ou não, a 'festa' da temporada

Treinador ainda é evasivo sobre possibilidade de renovação, apesar do sucesso de seu trabalho pelo Botafogo

 

Por Gustavo Rotstein Porto Alegre
Joel Santana comandou neste sábado aquele que pode ter sido o seu último treino pelo Botafogo. A partir desta segunda-feira, quando a equipe entra em recesso após a partida contra o Grêmio e termina sua campanha no Campeonato Brasileiro, o treinador usará o tempo para refletir sobre a proposta de renovação feita pela diretoria alvinegra.

Sua ideia é responder na próxima terça-feira e possivelmente anunciar a decisão na quinta. O treinador garante que a classificação, ou não, para a Libertadores não influenciará sua escolha. No entanto, não se mostra preocupado se por acaso não permanecer no Botafogo e não acertar com qualquer outro clube.

- Primeiro vou parar e pensar o que quero em 2011 para minha vida particular. Quando cheguei, minha primeira ideia era ficar parado até o meio do ano para respirar. Mas o Botafogo surgiu, teve a coragem de contratar, tivemos um ano bom e me sinto muito bem aqui. Agora vou voltar no tempo e refletir. De repente você não começa na festa, mas entra na festa e a vida continua - disse.

Desde que comandou o Botafogo na conquista do Campeonato Carioca de 2010, Joel Santana foi procurado por Flamengo, Cruzeiro e por clubes do Oriente Médio. Além disso, houve uma especulação sobre possível interesse do Corinthians. No entanto, o treinador reafirmou seu desejo de cumprir o contrato com o Alvinegro.

Após 'título' no rachão, Renato Gaúcho não escapa de petelecos

Técnico deixa a bola cair em atividade que encerrou o último treino de 2010

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Rachão, no Grêmio, é coisa séria. Desde a chegada de Renato Gaúcho, formaram-se duas equipes protagonistas de acirrados duelos. É grande a rivalidade nos recreativos que antecedem jogos oficiais, embora a supremacia do time de coletes laranjas seja flagrante.
Na manhã deste sábado foi disputado o último rachão da temporada no Estádio Olímpico. Com torcedores nas arquibancadas, Renato Gaúcho esforçou-se em retribuir o carinho dos tricolores dando espetáculo. Líder do time laranja, não poupou gestos engraçados ao reclamar de companheiros, desculpas esfarrapadas nos erros de passe, ou sorrisos e frases de efeito ao acertar lances.
De virada, os laranjas - com Renato, Douglas, Gabriel, Fábio Rochemback e Paulão entre os principais jogadores - venceram os azuis (time de Jonas, Lúcio, Vilson e Rafael Marques, entre outros) por 4 a 2. Júnior Viçosa foi o destaque marcando os gols 'do título'.
- É sempre assim, os laranjas sempre vencem. Hoje foi de novo - brincou Rochemback.
Ao final, passadas as comemorações dos vitoriosos, houve tempo para uma troca de passes entre os jogadores. Nas regras, bola apenas pelo alto. Quem deixa cair, leva 'petelecos' nas orelhas. E Renato Gaúcho, empolgado pela vitória, resolveu participar.
Foi mal-sucedido, entretanto, no propósito. Deixou a bola cair. E o cargo de treinador não lhe permitiu receber habeas-corpus preventivo. Pelo contrário. Renato levou uma saraivada de petelecos.
douglas lucio vilson andre lima renato gaucho grêmio treinoRenato foge dos petelecos de Vilson. Douglas, Fábio Santos, André Lima e Jonas observam, rindo
(Foto: Divulgação / TXT Assessoria)
Castigar o chefe divertiu os atletas, que capricharam na pontaria e não pararam de rir durante muitos minutos.
– Esse estilo dele faz muito bem ao ambiente, fica tudo mais leve e isso faz diferença no dia a dia - disse o atacante Jonas.
Renato prometeu vingança. 'Vocês vão ver' disse ele, enquanto corria, protegendo as orelhas.
– Ele é assim mesmo, mas sabe hora certa de chamar a atenção e de falar sério, o que é fundamental para manter o grupo ligado - afirmou Lúcio, ainda esforçando-se para frear o riso.
jonas renato gaucho grêmio treinoRenato 'ameaça' Vilson (ao fundo). Jonas dá risada
(Foto: Divulgação / TXT Assessoria)
André Lima também elogiou o treinador, que renovou contrato após tirar o Grêmio da zona de rebaixamento e colocá-lo na briga pelo G-4:
– Não foi à toa que saímos da zona do rebaixamento e hoje estamos brigando na parte de cima. Ele conversa bastante, passa muita confiança para quem vai para o jogo.
O zagueiro Vilson, de contratação indicada por Renato, foi acusado de 'exagerar na dose' dos petelecos. Ele tentou limpar a barra com o treinador:
– Foi de leve! Com ele tem que ser de leve, afinal, é o chefe! - brincou.

Wellington Paulista espera superar
má fase e conquistar o título brasileiro

Atacante quer marcar contra o Palmeiras e torcer para resultados favorecerem

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte
Wellington Paulista CruzeiroWellington Paulista quer acabar com má fase
(Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)
Símbolo de alegria e descontração do grupo celeste, o atacante Wellington Paulista tem atravessado um momento que contrasta bastante com sua personalidade. A ausência de gols incomoda bastante o jogador, mas a fé de que o jejum acabe no domingo, diante do Palmeiras, às 17h (de Brasília), na Arena do Jacaré, é grande.

Apesar de ser titular absoluto do técnico Cuca, com quem já trabalhou no Botafogo, Wellington nem sempre foi unanimidade no clube, muito menos entre os torcedores. Até a metade do ano, quando o atacante Kleber deixou a equipe para atuar no Palmeiras, a titularidade no ataque era do Gladiador e de Thiago Ribeiro.

A situação era a mesma do ano passado, quando Kleber atuou grande parte da Libertadores. Porém, foi dos pés de Wellington que saíram gols importantes, como os marcados contra o Grêmio, na semifinal da competição continental, que classificou o time celeste para a decisão com o Estudiantes.

No Brasileiro do ano passado, a história se repetiu. Kleber ficou um bom tempo fora da equipe por conta de uma pubalgia, e Wellington soube aproveitar a chance e marcar gols importantes que ajudaram a levar a Raposa para a Libertadores desse ano.

O jogador recordou que chegou a ser questionado no início da temporada, mas não se incomodou ao ver os torcedores pedindo a contratação de um centroavante para o ano que vem.

- Não me incomoda isso. No início do ano, trouxeram o Robert e o Farías e falaram que eu não iria jogar, mas eu continuei jogando. Só quero fazer o meu papel de ajudar o Cruzeiro.

As saídas de Kleber e Adilson Batista, somadas à chegada de Cuca, abriram as portas da titularidade para o camisa nove. Mas as seguidas lesões musculares acabaram por atrapalhar Wellington, que marcou apenas 16 vezes na temporada, sendo ultrapassado por Thiago Ribeiro, que marcou em 23 oportunidades.

As atuações contra Corinthians e Flamengo no segundo turno, quando perdeu boas chances de marcar, foram a gota d’água para o jogador reconhecer a má fase vivida.

- É uma fase que todo jogador passa, e chegou a minha vez. Fico triste por chegar em uma etapa tão importante para o Cruzeiro. Mas o mais importante é correr. Uma hora a bola vai entrar, e os gols vão voltar. Nos times que eu passei, sempre fiz gol. É uma fase, e neste ano tive lesões que me atrapalharam muito.

Fã clube Wellington Paulista
No treino da última quinta-feira, um fã-clube do jogador foi à Toca da Raposa II presenteá-lo e mandar boas energias.

- A gente não pode apoiar só nas fases boas. Isso é apenas uma fase passageira. Vai passar e domingo, se Deus quiser, ele vai voltar a marcar – disse Caroline, presidente do fã-clube.

O jogador ficou emocionado com a recepção das três torcedoras, que compareceram ao treino vestidas com camisas com fotos do artilheiro.

- É muito importante o apoio, esse carinho do torcedor. Incentiva muito a gente. Nas ruas, o torcedor vem pra mim e fala que é má fase e vem me agradecer pelo que eu fiz ano passado e esse ano também. Espero que passe logo.

Timão chega a Goiânia, mas sai pela pista e frustra cerca de 200 torcedores

Torcida esperava contato com atletas no saguão, o que acabou não acontecendo. Paulistas ainda têm chance de título neste domingo

Por Carolina Elustondo e Leandro Canônico Goiânia
Desembarque Corinthians GoiâniaFãs de Dentinho fizeram cartazes para o atacante corintiano (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
Na noite deste sábado, cerca de 200 torcedores se reuniram no Aeroporto Santa Genoveva para acompanhar a chegada do Corinthians a Goiânia, palco da partida contra o Goiás, que será neste domingo, às 17h, no Serra Dourada. Os fãs queriam chegar perto dos jogadores, conseguir um autógrafo, uma foto, ou até mesmo um sorriso. Mas saíram frustrados. Às 19h40, a delegação corintiana deixou a pista do aeroporto de ônibus e sequer passou pelo saguão.
Ronaldo, como sempre, era o mais esperado pela torcida. O atacante, confirmado para a partida que pode decidir o título brasileiro a favor do Timão, não apareceu diante dos torcedores. Nenhum atleta se arriscou a enfrentar a multidão munida de bandeiras, camisas e gritos de incentivo. Após saberem que não veriam os ídolos, os torcedores foram deixando o local aos poucos, sem problemas.
Para ser campeão brasileiro, o Corinthians precisa vencer o Goiás, que entra em campo com time reserva, e torcer para o Fluminense tropeçar diante do Guarani no Engenhão, no mesmo horário.
Desembarque Corinthians Goiânia 3Jogadores do Timão entraram no ônibus pela pista (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

Flu se despede das Laranjeiras em 2010 com casa cheia e entusiasmo

Cerca de dois mil torcedores e familiares de jogadores acompanham último treinamento do ano, na véspera da partida que pode garantir título nacional

Por Cahê Mota, Fred Huber e Richard Souza Rio de Janeiro
Casa cheia, presença de familiares, treino divertido e apoio irrestrito. O sábado foi animado nas Laranjeiras. No último treino de 2010, na véspera da partida que pode garantir o título do Brasileirão, domingo, às 17h (de Brasília), no Engenhão, contra o Guarani, o Fluminense se equilibrou na linha tênue entre o otimismo e o oba-oba e, ao que parece, saiu intacto e com ânimo renovado para o dia mais importante dos últimos 26 anos.
torcida fluminense treino laranjeirasJogadores treinam nas Laranjeiras na véspera da decisão com o Guarani sob os olhares atentos da torcida tricolor (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Como de costume, os jogadores disputaram um animado recreativo no campo da sede social. O que fugiu do normal foi a quantidade de torcedores. Cerca de duas mil pessoas marcaram presença para dar apoio ao time antes do duelo contra o Bugre. Diante da escassez de ingressos, muitos resolveram fazer sua parte no último contato com os ídolos com faixas, bandeiras e gritos de incentivos.
bandeira conca fluminense treino laranjeirasÍdolo tricolor, Conca ganha bandeira personalizada
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Bastou os jogadores entrarem no gramado para começar o frisson nas Laranjeiras. O já tradicional grito “Time de Guerreiros” surgiu em uma só voz, seguido por “Olê, olê, olê, olá, Conca, Conca!”. O argentino e Fred, por sinal, foram os mais celebrados com bandeiras próprias.

Durante o recreativo, comemorações como se fosse um jogo decisivo. Com Belletti e Digão como goleiros, a atividade foi conduzida em ritmo descontraído, com a presença até mesmo do roupeiro Denílson. A cada gol, porém, a torcida fazia festa. Em especial nos marcados por Fred e Washington.

O trabalho não durou mais do que 30 minutos. A partir daí, o tempo foi utilizado para que os atletas aproveitassem os familiares, que marcaram presença em peso. Enquanto Belletti e Emerson seguiram com a bola nos pés para brincar com os filhos, Fred preferiu o chamego da filha Giovanna.
emerson fluminense ao lado dos filhosEmerson brinca com os filhos no gramado das Laranjeiras (Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
A todo instante, das arquibancadas, tricolores pediam a aproximação dos ídolos para fotos e autógrafos. Não tiveram sucesso. Os únicos no alambrado foram o goleiro Rafael e o lateral-direito Marquinhos. Este, inclusive, jogou o colete e o uniforme de treino para a galera.
torcida fluminense treino laranjeirasTorcedor ainda tenta conseguir ingresso para jogo
com o Guarani e coloca até o carro em jogo (Foto:
Cahê Mota / Globoesporte.com)
Discreto, Muricy pouco apareceu. Preferiu deixar o dia “livre” para os jogadores e os reencontrou no ônibus que levou todos para o hotel onde ficarão concentrados até a partida, em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A tarde de festa marcou também a despedida de alguns jogadores das Laranjeiras, como Cássio e Equi Gonzalez, que deixaram o clube já com seus pertences pessoais, como de costume por ser o último dia de trabalho do ano. Os dois, no entanto, dificilmente retornam na próxima temporada.

Com 68 pontos, o Fluminense é o primeiro colocado no Brasileirão, seguido pelo Corinthians, com 67, e pelo Cruzeiro, com 66. Para levantar o título nacional, a equipe carioca depende de uma simples vitória diante do Bugre.

Confira os relacionados para a partida decisiva:

Goleiros: Ricardo Berna e Rafael.
Laterais: Mariano, Thiaguinho e Carlinhos.
Zagueiros: Gum, Leandro Euzébio e André Luis.
Volantes: Diogo, Valencia, Diguinho, Fernando Bob e Belletti.
Apoiadores: Julio Cesar e Darío Conca.
Atacantes: Fred, Emerson, Rodriguinho e Washington.