sexta-feira, 16 de março de 2012

Placar de São Januário passa por testes e tem data de inauguração

Montagem está finalizada e equipe ligou o equipamento para realizar últimos ajustes antes da partida contra o Libertad, na próxima quarta-feira

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
novo placar eletrônico em São Januário em teste (Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)Novo placar eletrônico em São Januário em teste
(Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)
Finalmente o novo placar eletrônico do Vasco foi ligado. E a inauguração oficial já tem data: o confronto contra o Libertad, na próxima quarta-feira, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Nesta sexta, a equipe técnica realizou alguns testes em São Januário. O placar passou algumas imagens de paisagens e animais para que fossem feitos os últimos ajustes. Os poucos torcedores presentes no clube se mostraram impressionados com a qualidade dos vídeos.
Nos dois primeiros jogos da Libertadores, o clube teve de alugar um placar eletrônico para cumprir as exigências do regulamento. Em outros jogos no Campeonato Carioca, o Vasco teve de reviver a época em que o placar era manual e não informava nem mesmo o nome do rival. Com todos os detalhes acertados, o placar agora vai funcionar normalmente não só na competição internacional como também no Estadual.
Antes do Libertad, o Vasco entrar em campo no próximo domingo, às 18h30m (de Brasília), para enfrentar o Botafogo, no Engenhão. O jogo é válido pela Taça Rio. O clube é o líder do Grupo B com sete pontos conquistados.
Clique aqui e assista a vídeos do Vasco

novo placar eletrônico em São Januário em teste (Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)Telão será inaugurado oficialmente na próxima quarta-feira (Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)

Edmundo ganha armário personalizado em São Januário

Atacante volta a treinar para seu jogo de despedida, em 28 de março

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Armário do Edmundo (Foto: Divulgação / Site Oficial do Vasco)Armário personalizado com imagem do Edmundo
(Foto: Divulgação / Site Oficial do Vasco)
O ídolo está de volta, e com toda pompa, a São Januário. Para receber Edmundo, o Vasco preparou um armário personalizado com sua imagem na época de jogador do clube. O atacante voltou a treinar nesta sexta-feira depois de três anos longe da Colina. Tudo para o jogo de despedida, que será no dia 28 de março, contra o Barcelona do Equador, às 19h30, no estádio cruz-maltino.
- Hoje foi um dia muito feliz, fui muito bem recebido pela comissão técnica e pela diretoria. Embora não pareça, eu sou meio tímido, mas como conheço a maioria dos jogadores facilitou muito. Aos poucos fui me ambientando e deu para treinar, mas no fim cheguei à conclusão que estão bem à frente, bem melhores que eu – comentou o ex-jogador ao deixar o gramado de São Januário nesta sexta-feira.

Juninho condena ato de racismo e parabeniza zagueiros do Vasco

Reizinho lembra que presenciou poucos casos em oito anos na Europa, se mostra triste com o fato e pede melhorias na arbitragem da Libertadores

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Juninho Pernambucano no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Juninho Pernambucano no treino do Vasco
(Foto: Marcelo Sadio/Site Oficial do Vasco da Gama)
Na última quarta-feira, Dedé e Renato Silva foram alvos de racismo por parte da torcida do Libertad durante o empate em 1 a 1, pela Libertadores. Dedé revelou que foi chamado de macaco pelos paraguaios presentes no estádio. Apesar de já ter passado, o assunto ainda dá o que falar em São Januário. Experiente, Juninho Pernambucano fez questão de mostrar toda sua tristeza com o fato, além de elogiar os companheiros que em nenhum momento reagiram podendo gerar um clima ainda mais violento.
- É lamentável que em 2012 com tantas campanhas que são feitas no esporte a gente ainda tenha episódios como esse. Fico triste, mas acredito que seja uma minoria que vai ao estádio para fazer um tipo de terapia e expressa seus sentimentos usando um preconceito que machuca e estando ciente de que nada vai acontecer com ele. Respeito é fundamental e o Dedé e o Renato estão de parabéns pela maneira como reagiram. Ambos são maiores do que isso - afirmou.
O apoiador lembrou que jogou oito anos no futebol francês e presenciou poucos episódios como esse, principalmente pelo fato de a França ser um país onde é comum encontrar jogadores naturalizados. Mas, em alguns raros jogos pela Liga dos Campeões, chegou a ter notícias de alguns raros casos de racismo.
- Na França quase não vi. Na Champions League talvez. De qualquer maneira é algo muito triste - disse.
Queixas contra a Libertadores
Além do racismo, Juninho Pernambucano se mostrou incomodado com a conivência da arbitragem sul-americana com a violência nas partidas da Libertadores. O camisa 8 percebeu como seus companheiros se reapresentaram nesta sexta-feira com as marcas da batalha violenta que foi travada contra o Libertad. Ele lamentou o fato e disse que o Vasco terá de superar esta questão.
- Fiquei tantos anos sem jogar a Libertadores e vi que não mudou muita coisa. Os clubes que não são brasileiros têm certos privilégios e facilidades. A língua, por exemplo. Por mais que a gente entenda o espanhol, não dominamos. E uma reação no jogo pode ser considerada inadequada. A violência também impressiona. É preciso mudar e isso tem de partir da CBF. Não peço ajuda e sim uma arbitragem correta aqui ou fora de casa. Que sejam mais enérgicos em relação à violência. O Santos sofreu muito também nesta semana. Catimba existe desde que eu me entendo por gente, mas é preciso ser leal. Fomos prejudicados quarta - finalizou.

Dedé e Diego Souza treinam normalmente em São Januário

Zagueiro e meia entram em campo. Titulares fazem apenas regenerativo. Juninho Pernambucano fica na academia do clube

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Edmundo treina no Vasco com bola (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Vasco treina em São Januário
(Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
Após o empate contra o Libertad, o grupo completo do Vasco se reapresentou na manhã desta sexta-feira para iniciar a preparação visando o clássico contra no Botafogo, no próximo domingo. Os jogadores que disputaram os 90 minutos em Assunção fizeram apenas um leve treino físico regenerativo. As exceções foram o zagueiro Dedé e o meia Diego Souza, expulso na partida contra o Libertad. Os dois participaram normalmente das atividades comandadas por Cristóvão Borges com a presença ilustre de Edmundo.

Quem não apareceu em campo foi Juninho Pernambucano. Apesar de ter sido poupado diante dos paraguaios, o Reizinho ficou fazendo apenas um trabalho específico na academia do clube. A tendência é que ele retorne ao time no clássico e também participe do segundo confronto contra o Libertad, na próxima quarta-feira.
Cristóvão Borges comandou um leve treino físico para iniciar os trabalhos. Em seguida, o treinador observou a movimentação dos jogadores em um treino tático em campo reduzido. O dia foi finalizado com uma ativade técnica para aprimorar a finalização.
O Vasco volta a entrar em campo no próximo domingo, contra o Botafogo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. O Vasco é o líder do Grupo B da Taça Rio com sete pontos conquistados.

Juninho defende planejamento e não adianta se joga contra o Libertad

Meia diz que só enfrentará paraguaios se se sentir bem após clássico contra Botafogo: 'Não é fácil jogar 90 minutos no domingo e na quarta'

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
carrossel - juninho pernambucano vasco (Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)Juninho: "Graças ao planejamento, tenho jogado
bem" (Foto: Mariana Kneipp/Globoesporte.com)
Um dos assuntos mais comentados no Vasco no decorrer desta semana foi a ausência de Juninho Pernambucano no empate por 1 a 1 diante do Libertad, na última quarta-feira, pela Libertadores. A justificativa foi um planejamento feito pelo próprio jogador junto com a comissão técnica e o departamento médico. O fato gerou alguma polêmica, já que o meia teoricamente poderia ter sido poupado três dias antes, pelo Carioca, no jogo contra o Madureira - em que foi o destaque. Nesta sexta-feira, Juninho, que volta ao time diante do Botafogo, defendeu a estratégia e explicou os motivos que o levaram a tomar essa decisão.
Segundo ele, somente desta maneira o seu rendimento vai ser o que todos esperam. Ressaltou que não é fácil atuar bem em duas partidas consecutivas, principalmente quando envolve uma viagem cansativa como foi a para o Paraguai.
- Foi muito falado do planejamento do Vasco, e eu queria que o torcedor entendesse. É graças a esse planejamento que eu tenho jogado bem. É algo feito em conjunto pela comissão técnica e é isso que me permite jogar em excelente condição aos 37 anos. Depois do Madureira, ninguém imaginava que eu pudesse render o mesmo diante do Libertad. Por isso foi assim e vai continuar desta maneira para que eu sempre possa render o meu melhor - afirmou.
Na quarta-feira não entrei, e o
time foi bem. Só não venceu por tudo que vocês todos viram"
Juninho
Para domingo, ele está confirmado. Em relação ao jogo contra o Libertad, na quarta-feira, ele não adiantou a resposta.
- Tudo depende de como vai acabar o clássico. Não é fácil jogar 90 minutos no domingo e na quarta, mas vou tentar fazer o meu melhor. Fiz isso na estreia na Libertadores, contra o Nacional, e o time acabou sentindo. Se eu entrar, vai ser bom. E, se não jogar, a mesma coisa. Na quarta não entrei, e o time foi bem. Só não venceu por tudo que vocês todos viram - afirmou Juninho, que, apesar de ser consultado em relação ao planejamento, garante que respeita as decisões da comissão.
- Jogador não tem que querer. Existe uma hierarquia que precisa ser respeitada. Hoje não me sinto um titular absoluto. Quero jogar sempre, mas temos muitos jovens aqui que estão voando. Por isso, há o planejamento. Só comigo no máximo eu consigo brigar por um lugar - finalizou.
Cristóvão defende estratégia e também deixa escalação em aberto
O técnico Cristóvão Borges também defendeu o planejamento montado por sua comissão. Ele lembrou que nem sempre tudo pode ser levado na ponta do lápis e que cada escalação é feita em função do que aconteceu ao longo da semana e, principalmente, após os jogos.
- Dou como exemplo a participação do Eder diante do Libertad. Era nossa ideia colocá-lo, mas em função do que aconteceu isso não foi possível. Com o Juninho é a mesma coisa. Ele ficou fora de um jogo recuperando a melhor condição. Volta no clássico e ainda pode jogar na quarta. Mas precisamos esperar e ver o que vai acontecer - explicou.
O clássico contra o Botafogo será às 18h30m de domingo, no Engenhão. Na quarta-feira, o Vasco encara o Libertad em São Januário, às 22h. A situação do time é mais tranquila na Taça Rio, em que lidera o Grupo B, com sete pontos. No Grupo 5 da Libertadores, está em segundo lugar, com quatro pontos, três a menos do que o Libertad.

Da vergonha ao cansaço: Edmundo vive 'série de sentimentos' em treino

Preparando-se para a despedida da carreira, ex-atacante se disse emocionado com volta ao campo de São Januário: 'Muitos me viram criança'

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Edmundo acordou na manhã desta sexta-feira, pegou seu carro, chegou a São Cristóvão, pegou a Rua Francisco Palheta e estacionou em São Januário. Entrou no vestiário, vestiu o uniforme de treino do Vasco e subiu ao campo para treinar. Desta vez não vai ser para disputar um jogo do Carioca ou da Libertadores, e sim visando à sua despedida oficial dos gramados, que será no dia 28 de março, contra o Barcelona de Guayaquil.
Ele havia feito essa trajetória pela última vez em 2008. Mas foi uma rotina que o marcou. Justamente por isso, um filme passou pela sua cabeça, a ponto de deixá-lo emocionado. E ofegante também, afinal de contas Edmundo, aos 40 anos, participou normalmente com o grupo de todas as atividades comandadas pelo técnico Cristóvão Borges. Com o sorriso aberto, admitiu que não esperava por tudo isso e que a emoção foi grande.
Edmundo na coletiva do Vasco (Foto: Rafael Cavalieri)Edmundo em entrevista após treino: atacante se prepara para despedida da carreira (Foto: Rafael Cavalieri)
- Nem eu imaginava tudo o que aconteceu aqui. Em um primeiro momento, passou uma série de sentimentos na minha cabeça. Foi um caminho que fiz durante muitos anos. A primeira coisa foi vergonha. Depois de mais de três anos parado, entrar e participar de um treino na véspera de uma partida importante para o Vasco... Mas, assim que cheguei, encontrei ex-companheiros como Diego Souza, Rodolfo, Juninho e Felipe, que me deixaram bem tranquilos. Comentei com velhos amigos da comissão que faz 32 anos do meu primeiro dia aqui. Muitos me viram criança. Isso emociona. Depois ainda veio a parte difícil, que é o treinamento. Querendo ou não, estou em outro ritmo. Mas o Cristóvão me deixou confortável. Fiquei surpreso e desgastado. Tanto é que ainda estou ofegante (risos) - brincou.
Seu espírito de competitividade é algo que levo até hoje. Foi muito bom revê-lo bem e feliz"
Juninho, sobre Edmundo
Ao longo dos próximos dias, Edmundo vai continuar frequentando São Januário. Ele quer entrar em forma para aguentar os 90 minutos do jogo de despedida e agradeceu ao Vasco e ao Barcelona-EQU por ter concordado com a homenagem.
- É o jogo que gostaria de ter disputado (Edmundo deixou o Vasco no fim de 1997 e não jogou a Libertadores). Estou muito emocionado por tudo que o Vasco está fazendo, e vou procurar me preparar bem. O ritmo é outro, mas se uma bola sobrar para mim vou fazer meu gol. Quero continuar vindo em São Januário, mas sempre sem atrapalhar o planejamento da comissão. Espero que tudo dê certo, e a torcida compareça - afirmou.
Edmundo em São Januário com Cristóvão Borges (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Edmundo cumprimenta Cristóvão Borges diante de Dedé (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
Juninho e Cristóvão felizes com o reencontro
Não foi só Edmundo que mostrava felicidade. Juninho Pernambucano curtiu rever o velho companheiro e disse que aprendeu muito na convivência que teve com o ex-atacante no Vasco.
- Seu espírito de competitividade é algo que levo até hoje. Foi muito bom revê-lo bem e feliz. Até em forma ele está. Vai ser uma honra participar da sua despedida - disse.
Cristóvão Borges exaltou o respeito com que o Vasco trata seus ídolos. O treinador, que trabalhou com o atacante no Fluminense em 2004, também se sentiu honrado.
- É um prazer para todos nós. Que seja uma festa bonita proporcionada pelo Vasco e que a torcida lote São Januário. Tem tudo para ser uma noite inesquecível - finalizou.

Santos confirma contratação de Bernardo, por empréstimo

Superintendente do Peixe diz que já resolveu pendências com o Vasco e que contrato já está sendo redigido. Meia se diz aliviado por voltar a jogar

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro e São Paulo
Bernardo, Vasco (Foto: Marcelo Sadio/Flickr Vasco)Bernardo chegou a voltar a treinar no Vasco antes
de retirar a ação (Foto: Marcelo Sadio/Flickr Vasco)
Depois de retirar a ação trabalhista que o deixou sem clima no Vasco, Bernardo passará a vestir a camisa do Santos em 2012. De acordo com o empresário do meia, Léo Rabello, ele será emprestado ao time de Neymar até o fim do ano com preço dos direitos econômicos fixado. Agora, Bernardo é aguardado na Vila Belmiro para exames médicos e assinatura do contrato, o que, segundo o procurador e o próprio jogador, deve acontecer até a próxima terça-feira.
- Estou esperando apenas o Vasco me liberar para fazer os exames médicos e assinar o contrato. Acredito que isso acontecerá segunda ou terça-feira. Da minha parte está tudo acertado. Estou aliviado por saber que em breve vou poder voltar a fazer o que mais gosto, que é jogar futebol - disse o meia, através de sua assessoria de imprensa, ressaltando que sentirá falta dos companheiros e da torcida vascaína:
- Deixarei muitos amigos no Vasco e um carinho enorme pela relação que tive com o torcedor durante esse período.
Superintendente de futebol do Santos, Felipe Lobo Faro, diz que as últimas pendências com o Vasco já foram resolvidas.
- Começamos a negociar há três dias e definimos os detalhes pendentes. Ele vem por empréstimo. Nosso departamento jurídico já está trabalhando na minuta do contrato. No começo da semana que vem estará tudo pronto para o jogador assinar. É um empréstimo até 31 de dezembro. O Santos tem opção de adquirir 100% do jogador - confirmou.
Faro explica ainda que o Peixe vinha mantendo a negociação em sigilo porque Bernardo movia uma ação na Justiça contra o Vasco.
- Sabíamos que havia essa pendência. Nos informamos sobre o caso. Eles acabaram entrando num acordo judicial há dois dias. Precisava disso feito para evoluirmos na negociação. É um jogador com perfil que gostamos, jovem, mas com certa experiência, muito bom jogador. É amigo de Neymar e de outros jogadores nossos por convivência em Seleções de base - concluiu o dirigente, garantindo que o Peixe não está pagando nada pelo empréstimo.
Na última terça-feira, o vice de futebol do clube, José Hamilton Mandarino, já havia dito que as chances de reintegração de Bernardo eram muito remotas e que o clube da Colina estava perto de liberar o empréstimo desde que não fosse para outro grande do Rio de Janeiro.
Bernardo, no entanto, não poderá disputar a Libertadores com a camisa do time da Vila Belmiro. Isso porque o regulamento da competição não permite que atletas inscritos por um clube atuem por outro. É o caso do meia, que foi inscrito pelo Vasco com o número 20 e chegou a ficar no banco de reservas na estreia do Cruz-Maltino, contra o Nacional-URU, em São Januário. No ano passado, o Santos passou por situação semelhante ao contratar o Borges, que já havia atuado pelo Grêmio e não também pôde disputar a Libertadores.
O Vasco investiu R$ 3 milhões na compra do jogador no fim do ano passado. No dia 15 de fevereiro, ele entrou com ação na Justiça salários, luvas e Fundo de Garantia, atitude que causou insatisfação no restante do elenco. Bernardo tem contrato com o clube da Colina até o fim de 2015.

Em Búzios, Adriano se empolga com gritos da torcida: ‘Tô chegando’

Jogador acompanha empate por 3 a 3 do Flamengo com o Olimpia e fica eufórico ao ouvir cântico ‘Imperador voltou’

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro
Adriano comemora gol pelo Flamengo na estreia contra o Atlético-PR (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Adriano comemora gol na época do Flamengo
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Antes e durante o jogo contra o Olimpia, na noite de quinta-feira, a torcida convocou Adriano para o elenco do Flamengo. O grito de “Imperador voltou”  levantou os torcedores no Engenhão e chegou à Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Depois de curtir o dia com os filhos na Barra da Tijuca, o atacante seguiu para o seu refúgio em Búzios e soube da manifestação dos rubro-negros. Empolgado, comentou para quem quisesse ouvir:
- Tô chegando - disse o jogador, que lamentou o empate por 3 a 3 com os paraguaios.
O encontro com dirigentes do Flamengo só deve acontecer quando ele retornar de viagem – provavelmente na segunda-feira. Porém, o vice de futebol Paulo César Coutinho está com a tarefa de localizá-lo e fazer um contato telefônico.
- O Coutinho vai falar com ele hoje (sexta). Há interesse em tê-lo conosco – disse o vice de relações externas do Fla, Walter Oaquim.
Adriano precisa de mais um mês de recuperação da lesão no tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo. Ele rescindiu contrato com o Corinthians na segunda-feira e deve voltar aos treinamentos na próxima semana. O Flamengo vai oferecer médico e fisioterapeuta para acompanhá-lo e, posteriormente, decidir se discutirá um vínculo contratual.

Na quinta-feira, a Conmebol informou que o jogador não poderá jogar a Taça Libertadores no Rubro-Negro porque já foi inscrito na competição pelo Corinthians - embora não tenha sido relacionado para nenhum jogo.

Federação afasta trio que teria apitado jogo da Série A3 'de ressaca'

Fato aconteceu em partida da 3ª divisão do Campeonato Paulista. Comissão de arbitragem analisa caso, e envolvidos podem ser desligados da entidade

Por João Fagiolo Ribeirão Preto, SP
O árbitro José Roberto Marques e os assistentes Marcos Sehnem e Bruno Silva de Jesus estão suspensos por tempo indeterminado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Segundo o presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, Marcos Marinho, os três foram afastados por má conduta profissional no último fim de semana, quando apitaram o jogo entre Batatais e Inter de Bebedouro, pela Série A3 do Campeonato Paulista.
A FPF apurou denúncia feita pelo Batatais de que o trio responsável pela arbitragem da partida teria passado a madrugada de sábado para domingo em uma boate. A partida no estádio Osvaldo Scatena, em Batatais, aconteceu no domingo, às 10h.
- O árbitro (José Roberto Marques) chegou desesperado no estádio, alegando muita dor de cabeça e pedindo remédio. Achei estranho porque ele pediu mais de 20 copos d’água. Depois chegou um torcedor nosso e disse que o encontrou em uma boate durante a noite. Ele estava muito mal, estranho, apitou o jogo com ressaca mesmo – disse Luis Antonio de Oliveira, diretor de futebol do Batatais.
Árbitro José Roberto Marques apitou Batatais x Inter de Bebedouro no dia 11 de março (Foto: Rogério Moroti/Divulgação)José Roberto Marques é acusado por apitar "de ressaca" jogo da Série A3 (Foto: Rogério Moroti/Divulgação)
Ainda de acordo com Oliveira, o árbitro e os assistentes foram flagrados por câmeras de segurança de um posto de combustíveis, no centro de Batatais, comprando bebidas alcoólicas.
- A câmera os filmou ao lado de umas moças, e elas seguravam o juiz (Marques) para ele não cair no chão – afirmou.
A existência das imagens foi confirmada por Marcos Marinho, que assistiu ao vídeo e lamentou o fato.
- É uma conduta não recomendada pela FPF. Árbitros ou assistentes não podem ter uma exposição dessas, é preciso que se resguardem e se concentrem no que deveriam – afirmou o presidente da Comissão de Arbitragem.
O jogo terminou 5 a 1 para o time da casa e transcorreu sem nenhum erro da arbitragem. Apesar disso, Marinho diz que o caso está sendo analisado pela comissão e o trio pode ser desligado da FPF.
- É mesmo uma questão de conduta. Eles estão suspensos, fora da escala e vão responder pelos atos. Podem ser advertidos, suspensos ou até mesmo desligados do quadro da Federação Paulista.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM ligou para os celulares de José Roberto Marques e Bruno Silva de Jesus, deixou recados, mas não obteve resposta. Já o auxiliar Marcos Sehnem atendeu a ligação, mas logo que soube do que se tratava, desligou o telefone.
Sindicato condena trio
O presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo, Arthur Alves Júnior, disse que o fato envolvendo o trio é grave.
- O sindicato defende seus associados, mas não podemos passar a mão na cabeça de quem comete um ato desses. É um caso complicado, um erro que fica difícil defender - lamentou o presidente.
Segundo Arthur Alves Júnior, é grande a possibilidade de os três serem desfiliados da FPF.
- São árbitros experientes e eles cometeram um outro erro, que foi o de pernoitar na mesma cidade do jogo, isso não é recomendado nem pelo sindicato, nem pela FPF. Um fato desses machuca a categoria. Foi muita falta de responsabilidade - concluiu.

Inter e AG se acertam, e assinatura do contrato será na segunda-feira

Informação foi confirmada pelo presidente do clube Giovanni Luigi. Obras do Beira-Rio, interrompidas há oito meses, serão retomadas

Por Tomás Hammes Porto Alegre
presidente luigi inter andrade gutierrez obras beira-rio (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)Em coletiva, Luigi celebrou acerto com AG
(Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)
Enfim, se encerra a novela das obras do Beira-Rio. Após oito meses de impasse, o Inter e a Andrade Gutierrez chegaram a um acordo e assinarão o contrato para a parceria na próxima segunda-feira, em cerimônia marcada para as 11h.
- Depois de inúmeros contratempos e reuniões, chegamos a um bom termo com a construtora e segunda-feira, às 11h, será assinado o contrato no Salão Nobre do Conselho Deliberativo - confirmou o presidente do Inter, Giovanni Luigi, em entrevista coletiva, após mais de três horas de reunião com a Comissão de Obras.

Sem cláusula de saída
Um dos principais entraves que impedia o acordo era a cláusula de saída, aquela que permitiria a empreiteira desistir da negociação, mesmo com contrato assinado. De acordo com Luigi, ela foi excluída e o projeto inicial foi plenamente mantido.

Luigi também disse que já comunicou o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e também conversou com o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo.

Inter trabalhava com plano B

Visivelmente aliviado com a aproximação do fim do imbróglio, Luigi defendeu-se, afirmando que só fez defender os interesses do clube nesse complicado processo. Também revelou que já estava se preparando para não assinar o acordo.
- Eu estava pronto para não assinar esse contrato, achei que isso não aconteceria mais. Estávamos trabalhando com uma possibilidade muito forte - recorda, em alusão a um plano B como alternativa à empreiteira mineira.
Os trabalhos no estádio estão parados há 266 dias. A construtora tem 20 meses, até dezembro de 2013, para finalizar a reforma visando à Copa do Mundo de 2014.
O acordo ocorre exatamente no prazo dado pelo governador Tarso Genro, que havia estipulado um limite de 15 dias, a contar de 1° de março, para encerrar o imbróglio. Diante das dificuldades, Tarso chegou a cogitar que a reforma poderia ser feita por empresas gaúchas ou pelo próprio clube.
Entenda o caso

- Em maio de 2009, Porto Alegre foi confirmada como uma das sedes da Copa de 2014. O Beira-Rio foi escolhido para abrigar os jogos. Porém, teria de ser reforçado para atender exigências da Fifa.
- No início de 2011, o Inter fechou parceria com Andrade Gutierrez para a realização dos reparos no estádio. A previsão de conclusão da obra era de dois anos e meio. Pouco mais de seis meses depois de iniciar a demolição das arquibancadas, o Inter interrompeu as obras, para evitar os gastos que seriam da construtora.
- Desde junho de 2011 nenhum operário é visto no estádio, e a obra segue estagnada. A construtura buscava parceiros para bancar a reforma. Semanas atrás, divulgou nota e culpou o Banrisul por não liberar o financiamento que garantiria a continuidade dos trabalhos.
- Em uma das últimas reuniões entre clube e construtora, o Inter exigiu um documento que apresentasse essas garantias, o que ainda não ocorreu. A construtora buscava uma linha de crédito de R$ 205 milhões junto ao BNDES e chegou a divulgar nota avisando que havia conseguido as garantias necessárias.

Com seis campeões no grid, F-1 tem melhor geração dos últimos tempos

Pela primeira vez na história, categoria terá na pista seis pilotos com títulos mundiais: Schumacher, Vettel, Alonso, Button, Hamilton e Raikkonen

Por Felipe Siqueira Rio de Janeiro
Parafraseando o ex-presidente Lula, "nunca na história" da Fórmula 1 houve tantos campeões mundiais no grid quanto em 2012. Com a volta do finlandês Kimi Raikkonen à categoria, a temporada contará com seis pilotos que já tiveram o gostinho de comemorar pelo menos um título da principal categoria do automobilismo mundial.
Além de Kimi, a F-1 2012 tem também o heptacampeão Michael Schumacher, os bicampeões mundiais Sebastian Vettel e Fernando Alonso e os campeões Jenson Button e Lewis Hamilton. Uma grande quantidade de talentos na pista, que torna a geração atual uma das melhores de todos os tempos. Juntos, os seis pilotos somam 14 títulos mundiais, 999 GPs disputados, 186 vitórias, 160 poles e 156 melhores voltas.

Na madrugada deste sábado, às 3h (de Brasília), a Rede Globo transmite o treino classificatório para o GP da Austrália, em Melbourne. A prova é no domingo, no mesmo horário, também com transmissão ao vivo.
montagem Fórmula 1 campeões Button Alonso Schumacher Hamilton Vettel Raikkonen (Foto: AP)Button, Alonso, Schumacher, Hamilton, Vettel e Raikkonen: F-1 tem grid estelar em 2012 (Foto: AP)
- É a melhor geração dos últimos anos. É a melhor desde a geração de Senna, Prost, Piquet e Mansell. Em termos de quantidade de talentos pode ser até a maior, mas não é a maior em termos de intensidade, pois uma geração com Senna, Prost e Piquet é difícil de superar - afirmou Lito Cavalcanti, comentarista do SporTV.
Se houver equilíbrio entre os carros, na mão de seis campeões do mundo o show vai ser dos melhores, porque competência não vai faltar"
Luciano Burti, comentarista da TV Globo
E o ano promete. Pela pré-temporada, RBR e McLaren mostraram que continuam fortes, o que garante boas possibilidades para Sebastian Vettel na equipe austríaca e para Jenson Button e Lewis Hamilton na escuderia inglesa. Já a Mercedes mostrou tanto nos testes quanto nos treinos livres desta sexta-feira que evoluiu em relação a 2011. Caso a tendência se confirme, Michael Schumacher poderá disputar o título neste que pode ser seu último ano de F-1.
Outra equipe que mostrou evolução foi a Lotus, de Kimi Raikkonen. Entretanto, ainda parece estar um degrau abaixo das adversárias. Enquanto isso, a Ferrari não mostrou um bom desempenho nos testes, o que pode complicar a vida de Fernando Alonso.
- Seis campeões no grid é um atrativo a mais. A geração atual é muito boa, muito talentosa. Se houver equilíbrio entre os carros, na mão de seis campeões do mundo o show vai ser dos melhores, porque competência não vai faltar - comemorou Luciano Burti, comentarista de Fórmula 1 da TV Globo.
Em outras três ocasiões, a F-1 contou com cinco campeões mundiais no grid. Em 1968, 1970 e 2011. Já por 13 vezes houve quatro detentores de títulos em um mesmo campeonato. Apenas duas vezes a Fórmula 1 não teve campeões mundiais na pista: na primeira temporada da história, claro, e em 1959, com as aposentadorias de Juan Manuel Fangio e de Mike Hawthorn, morto meses depois em um acidente automobilístico.
Confira a quantidade de campeões no grid por temporada em toda história da F-1:
Ano Nº de campeões no grid Campeões no grid
1950 - Primeira temporada da história
1951 1 Nino Farina
1952 1 Nino Farina
1953 3 Nino Farina, Juan Manuel Fangio e Alberto Ascari
1954 3 Nino Farina, Juan Manuel Fangio e Alberto Ascari (2)
1955 3 Nino Farina, Juan Manuel Fangio (2) e Alberto Ascari (2)
1956 1 Juan Manuel Fangio (3)
1957 1 Juan Manuel Fangio (4)
1958 1 Juan Manuel Fangio (5)
1959 0 -
1960 1 Jack Brabham
1961 1 Jack Brabham (2)
1962 2 Jack Brabham (2) e Phil Hill
1963 3 Jack Brabham (2), Phil Hill e Graham Hill
1964 4 Jack Brabham (2), Phil Hill, Graham Hill e Jim Clark
1965 4 Jack Brabham (2), Graham Hill, Jim Clark e John Surtees
1966 4 Jack Brabham (2), Graham Hill, Jim Clark (2) e John Surtees
1967 4 Jack Brabham (3), Graham Hill, Jim Clark (2) e John Surtees
1968 5 Jack Brabham (3), Graham Hill, Jim Clark (2), John Surtees e Denny Hulme
1969 4 Jack Brabham (3), Graham Hill (2), John Surtees e Denny Hulme
1970 5 Jack Brabham (3), Graham Hill (2), John Surtees, Denny Hulme e Jakie Stewart
1971 4 Graham Hill (2), John Surtees, Denny Hulme e Jakie Stewart
1972 4 Graham Hill (2), John Surtees, Denny Hulme e Jakie Stewart (2)
1973 4 Graham Hill (2), Denny Hulme, Jakie Stewart (2) e Emerson Fittipaldi
1974 2 Denny Hulme e Emerson Fittipaldi
1975 2 Graham Hill (2) e Emerson Fittipaldi (2)
1976 2 Emerson Fittipaldi (2) e Niki Lauda
1977 3 Emerson Fittipaldi (2), Niki Lauda e James Hunt
1978 3 Emerson Fittipaldi (2), Niki Lauda (2) e James Hunt
1979 4 Emerson Fittipaldi (2), Niki Lauda (2), James Hunt e Mario Andretti
1980 3 Emerson Fittipaldi (2), Mario Andretti e Jody Scheckter
1981 2 Mario Andretti e Alan Jones
1982 3 Niki Lauda (2), Mario Andretti e Nelson Piquet
1983 4 Niki Lauda (2), Alan Jones, Nelson Piquet e Keke Rosberg
1984 3 Niki Lauda (2), Nelson Piquet (2) e Keke Rosberg
1985 4 Niki Lauda (3), Alan Jones, Nelson Piquet (2) e Keke Rosberg
1986 4 Alan Jones, Nelson Piquet (2), Keke Rosberg e Alain Prost
1987 2 Nelson Piquet (2) e Alain Prost (2)
1988 2 Nelson Piquet (3) e Alain Prost (2)
1989 3 Nelson Piquet (3), Alain Prost (2) e Ayrton Senna
1990 3 Nelson Piquet (3), Alain Prost (3) e Ayrton Senna
1991 3 Nelson Piquet (3), Alain Prost (3) e Ayrton Senna (2)
1992 3 Nelson Piquet (3), Alain Prost (3) e Ayrton Senna (3)
1993 3 Alain Prost (3), Ayrton Senna (3) e Nigel Mansell
1994 2 Ayrton Senna (3) e Nigel Mansell
1995 2 Nigel Mansell e Michael Schumacher
1996 1 Michael Schumacher (2)
1997 2 Michael Schumacher (2) e Damon Hill
1998 3 Michael Schumacher (2), Damon Hill e Jacques Villeneuve
1999 4 Michael Schumacher (2), Damon Hill , Jacques Villeneuve e Mika Hakkinen
2000 3 Michael Schumacher (2), Jacques Villeneuve e Mika Hakkinen (2)
2001 3 Michael Schumacher (3), Jacques Villeneuve e Mika Hakkinen (2)
2002 2 Michael Schumacher (4) e Jacques Villeneuve
2003 2 Michael Schumacher (5) e Jacques Villeneuve
2004 2 Michael Schumacher (6) e Jacques Villeneuve
2005 2 Michael Schumacher (7) e Jacques Villeneuve
2006 3 Michael Schumacher (7), Jacques Villeneuve e Fernando Alonso
2007 1 Fernando Alonso (2)
2008 2 Fernando Alonso (2) e Kimi Raikkonen
2009 3 Fernando Alonso (2), Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton
2010 4 Michael Schumacher (7), Fernando Alonso (2), Lewis Hamilton e Jenson Button
2011 5 Michael Schumacher (7), Fernando Alonso (2), Lewis Hamilton, Jenson Button e Sebastian Vettel
2012 6 Michael Schumacher (7), Fernando Alonso (2), Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton, Jenson Button e Sebastian Vettel (2)

Cielo faz melhor tempo do ano nos 50m livre e manda recado para rivais

Recordista mundial da prova nada abaixo dos 22s, faz dobradinha com Bruno Fratus e diz que adversários vão ter que começar a ficar atentos

Por SporTV.com Belém, PA
Os olhos procuraram rapidamente o placar eletrônico. Cesar Cielo estava ansioso para saber se tinha vencido o duelo com Bruno Fratus. Depois de ter segurado nas eliminatórias e avançando à final com o quarto tempo, o recordista mundial dos 50m livre mostrou que os adversários vão ter trabalho para tentar roubar dele o ouro olímpico em Londres.  Nesta sexta-feira, Cielo não foi o mais rápido apenas no Sul-Americano de Esportes Aquáticos de Belém. Com o tempo de 21s85, é agora também o mais veloz do mundo na temporada. Até então, o americano Nathan Adrian era o líder do ranking (21s94).
Fratus, que tinha se classificado com a melhor marca, ficou com a medalha de prata (22s13). Ele é dono do sexto melhor tempo do ano. O bronze ficou com o argentino Federico Gabrich (22s50).
Cesar Cielo no Campeonato Sul-Americano de natação em Belém (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)Cesar Cielo confirma favoritismo nos 50m livre (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)
- A gente está caminhando para essa mesma dobradinha em Londres. Na progressão de competições que a gente tem, os tempos que ele está fazendo e os que eu estou fazendo dá para sonhar alto assim. Hoje a sensação foi melhor do que o tempo. Achei que estava um pouquinho mais rápido do que isso, mas é sempre bom estar dando uma mensagem para os adversários. É mais uma prova com o melhor tempo do mundo e espero que o pessoal comece a ficar mais esperto com a gente - sorriu Cielo, que na quarta-feira, também estabeleceu a melhor marca da temporada nos 50m borboleta.

Blatter despede-se do Brasil satisfeito: 'Curta, mas importante visita'

Presidente da Fifa ganha garantias da presidente Dilma e admite que precisa reunir-se com maior frequência com os responsáveis pela Copa de 2014

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília
Joseph Blatter, presidente da Fifa, deixou o Brasil na noite desta sexta-feira, menos de 24h antes de ter chegado a Brasília, onde participou de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e de um churrasco com deputados. Apesar do curto período em território brasileiro, o dirigente mostrou-se satisfeito com o resultado da viagem.
- De volta ao aeroporto em Brasília, apenas 21 horas após nossa chegada. Curta, mas importante visita - afirmou através de sua conta oficial no Twitter.
Joseph Blatter, presidente da FIFA, comendo churrasco na Câmara dos Deputados (Foto: Ed Ferreira / Ag. Estado)Está gostoso? Sepp é surpreendido pela carne
brasileira (Foto: Ed Ferreira / Ag. Estado)
Blatter encontrou-se com a presidente Dilma Rousseff para acalmar os ânimos após as polêmicas declarações de Jérôme Valcke, o secretário-geral da Fifa, que afirmou que o Brasil precisava de um "chute no traseiro" por causa dos atrasos nas obras. O encontro, que também contou com a presença de Pelé (embaixador honorário do Brasil para a Copa), Ronaldo (membro do conselho de administraão do Comitê Organizador Local) e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, deixou o suíço satisfeito.
- A ideia agora é o governo federal trabalhar em conjunto com a Fifa para estreitar melhor esses laços e não esperar tanto tempo, já que a última reunião que tivemos com a presidente Dilma foi no ano passado. A presidente Dilma também afirmou que todas as garantias necessárias para a Copa do Mundo serão entregues à Fifa. Nós ficamos muito contentes com o desfecho da reunião - disse.
O presidente da Fifa também participou de um churrasco com deputados, onde esquivou-se de perguntas sobre os atrasos nas obras do Beira-Rio e ganhou "mimos" como uma camisa do Grêmio. O responsável pelo presente foi o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que é gremista.
blatter dilma rouseff encontro palácio do planalto (Foto: Agência EFE)Sepp Blatter sela a paz com a presidente Dilma Rousseff (Foto: Agência EFE)

Thiago Neves melhora e tem chances de enfrentar o Zamora na Venezuela

Estiramento na parte posterior da coxa direita do camisa 7 já está em fase final de cicatrização e técnico Abel Braga mostra confiança na recuperação

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
thiago neves boca juniors x fluminense (Foto: Ricardo Ayres/Photocamera)Última partida de Thiago Neves foi contra o Boca
na Bombonera (Foto: Ricardo Ayres/Photocamera)
O esforço para ajudar o Fluminense a vencer o Boca Juniors na Bombonera custaram caro ao meia Thiago Neves. Mais precisamente um estiramento na parte posterior da coxa direita. A recuperação do jogador, no entanto, vem animando o técnico Abel Braga. Mesmo ainda sem previsão de voltar aos treinos no campo, o camisa 7 já está em fase final de cicatrização da lesão e tem chances de voltar ao time na partida contra o Zamora-VEN, no próximo dia 29 de março, em Barinas, pelo Grupo 4 da Libertadores. Pelo menos essa é a meta atual do departamento médico tricolor.
- Thiago evoluiu demais - resumiu Abelão em poucas palavras após a entrevista desta sexta-feira, nas Laranjeiras.
O jogador tem feito tratamento intensivo diariamente. Inicialmente, a previsão era de que o camisa 7 ficasse 15 dias longe dos treinamentos, o que praticamente o impossibilitaria de atuar na Venezuela. As dores na coxa direita de Thiago Neves surgiram na final da Taça Guanabara. Desde então, o Fluminense disputou mais cinco partidas e ele só entrou em campo diante do Boca Juniors mesmo sem estar 100% fisicamente.

Zidane acredita que Abidal voltará mais forte após transplante de fígado

'Quero pedir que tenha coragem, é o mais importante tanto para ele como para sua família', afirma ex-companheiro de seleção e atual diretor do Real

Por Agência de notícias Madri
O ex-jogador francês Zinedine Zidane, atualmente diretor do Real Madrid, enviou nesta sexta-feira uma mensagem a seu compatriota Eric Abidal, que deve submeter-se a um transplante de fígado.
– Conheço Eric muito bem, joguei muito com ele. É um combate difícil, mas sei que vai voltar mais forte. Quero pedir que tenha coragem, é o mais importante tanto para ele como para sua família – afirmou Zidane à emissora de rádio "RMC".
O técnico francês Laurent Blanc também enviou um recado ao jogador, a quem quis transmitir tranquilidade em relação à convocação para a Eurocopa.
– Não penso como treinador, hoje penso no jogador e no ser humano. Espero que demonstre que, com sua grande força mental, pode superar esta crise", completou Blanc, que em nome de toda a comissão técnica enviou "uma mensagem de força para ele e sua família – disse Blanc em comunicado divulgado no site da Federação Francesa de Futebol.
Através das redes sociais, outros jogadores como Samir Nasri, Karim Benzema, Bafétimbi Gomis e Djibrill Cissé também expressaram sua solidariedade a Abidal.
Na última temporada, a doença de Abidal gerou comoção na Europa. Seu retorno aos gramados após dois meses parado por conta da cirurgia, foi em clássico contra o Real Madrid e o jogador acabou sendo bastante festejado pro companheiros e torcedores do Barça. Posteriormente, ele chegou a renovar contrato com o Barça, mas agora terá que ser submetido à outra cirurgia.

Entre carrões e o sonho de ser pai, Kleber Pereira prepara aposentadoria

Aos 36 anos, atacante do Moto Club anuncia adeus aos gramados para
o fim do ano e constrói rotina como homem de negócios em São Luis

Por João Ricardo São Luís
Kleber Pereira mora em um bairro de periferia em São Luís, convive com pessoas de hábitos simples. As diferenças em relação aos demais moradores do Rio Anil começam a aparecer quando o atleta sai para trabalhar. Para atravessar o trânsito intenso da capital maranhense, o jogador escolhe um de seus quatro automóveis de luxo para ir ao treino do Moto Club. Quando não quer sair com a BMW vermelha, costuma usar o Camaro amarelo ou até mesmo o Veloster preto. Quando quer inovar, vai com o triciclo Spyder. E não vai sozinho. Costuma dar caronas a colegas de clube.
No fim do mês, quando todos esperam pelo pagamento, Kleber sabe que não vai aumentar seu patrimônio, pois joga sem receber salários. Fã de Michael Jordan, ex-estrela do basquete, ele adotou o número 23 até na placa dos seus carros. O artilheiro trabalha todos os dias por amor ao time que o revelou. "É uma forma de retribuição", diz ele. Kléber ainda arruma tempo para cuidar dos investimentos em imóveis em cidades como Santos, Porto Alegre e, principalmente, São Luís.
BMW vermelha do atacante do Moto Club, Kleber Pereira, na Praia do Calhau, em São Luís (Foto: João Ricardo/Globoesporte.com)Kleber Pereira vai treinar na Praia do Calhau, em São Luís, com sua BMW vermelha (Foto: João Ricardo/Globoesporte.com)
O atacante de 36 anos definiu para este ano a sua aposentadoria. Após interromper a carreira profissional no futebol, vai manter suas atividades no ramo imobiliário e pretende investir também no esporte com um dos irmãos. Só não definiu ainda como.
Contudo, o principal plano não são os negócios, mas, sim, aproveitar bastante o convívio com a família, em viagens para pontos turísticos, além de tratar do herdeiro. Após 11 anos de casamento, pensa agora em filhos. A mudança de endereço, após três décadas na mesma rua, também faz parte dos planos.
Esta é a vida de um dos artilheiros do futebol brasileiro. Foi goleador no Santos e Atlético-PR. Passou pelo futebol mexicano vestindo a camisa de clubes como Necaxa e América. O jogador conversou com o GLOBOESPORTE.COM/MA e revelou mais detalhes de sua carreira, polemizando na hora de falar de Seleção Brasileira.
Você se sente realizado como profissional do futebol?
Foram momentos maravilhosos da minha vida. A ida para o Atlético, depois o retorno ao Santos. Conheci pessoas maravilhosas, outras decepcionantes, mas fiz mais amigos, como o Neymar. É importante você deixar amigos por onde passa, pois isso vale muito mais do que dinheiro. Graças a Deus, fui feliz nesse ponto. Estou satisfeito com a minha vida, com tudo aquilo que conquistei.
Como você define essa nova etapa profissional já no fim de carreira?
O Moto é outra coisa marcante na minha vida. Não jogo por dinheiro, todos sabem disso. Jogo por amor, por carinho ao clube. Mas vai chegar o momento de dizer adeus. Conversei com minha família, e está tudo certo já para este ano. Chegou o momento de descansar.
A Seleção Brasileira fez falta na tua carreira?
Todo jogador sonha com isso. Uma criança que está começando a jogar diz que o sonho é jogar na Seleção. Mas depois que você conhece as coisas que acontecem dentro da Seleção, dentro da própria CBF, depois que você convive com pessoas que passaram pela Seleção e não querem mais voltar... Por aí você tira o desgaste.
Kléber Pereira treinando no Moto Club (Foto: Divulgação/Moto Club)Kléber Pereira treinando no CT do Moto Club
(Foto: Divulgação/Moto Club)
O que essas pessoas falaram para você? Que só joga na Seleção quem tem empresário influente, por exemplo?
É mais ou menos isso. Sabemos muito bem as coisas que acontecem no Brasil. Em outros países isso não acontece. Sempre são convocados os melhores. Quando comecei, buscava a Seleção, mas depois desgastou. Deus não quis. Acho que Ele estava me livrando de alguma coisa.
Não teve convocação, mas teve um título do Campeonato Brasileiro em 2001, pelo Atlético-PR. Foi tão importante que teve até comemoração pelos dez anos, não foi isso?
Isso. Fizemos aqui em São Luís um jogo festivo no CT do Moto. Pires (volante) e eu, que fomos campeões naquele ano. Estivemos nas comemorações no Paraná e fizemos a nossa aqui em São Luís. Pena que não deu para trazer todo mundo. O jogo aqui terminou 4 a 4. Nós colocamos até 3 a 1, mas deixamos empatar (risos).
Qual o motivo da sua preferência por camisas de Michel Jordan (ídolo do basquete), com o número 23, inclusive com sua camisa no Moto Club?
Gosto de assistir aos esportes dos americanos, como beisebol e futebol americano, além do basquete. Compro os livros do Michel Jordan, aprendo muito com ele. Ainda no Brasil já gostava do Jordan, mas passei a conhecê-lo mais na minha saída para o México. Vi as coisas que ele fazia, que ele sonhava e lutava. Isso foi bom para mim, por isso prefiro o número 23 até nos meus carros. O da minha esposa e da minha mãe também tem o número nas placas. Até hoje o 23 nos dá sorte. Espero que continue.
Você gosta de basquete, então deve acompanhar o time maranhense na Liga de Basquete Feminino?
Acompanho, mas não vou ao ginásio, pois é complicado (ele costuma atrair muita gente, o que pode gerar tumulto). Tenho que dar parabéns para a Iziane por ter voltado ao Maranhão também. Isso é importante. O Preto (zagueiro, ex-Santos) também voltou para jogar no Sampaio. Isso é legal.
Kléber Pereira em jogo pelo Moto Club (Foto: Divulgação/Moto Club)Kléber Pereira é a estrela do futebol maranhense. Partida contra Imperatriz, no Nhozinho Santos, pelo Campeonato Maranhense 2011 (Foto: Divulgação/Moto Club)
Iziane é a Kleber Pereira das quadras?
Ela joga mais. É muito melhor (risos). Mas depende do grupo também, ninguém faz uma trajetória sozinha na vida. Gosto muito do time. Tomara que o time dispute as finais, pois é bom para o basquete maranhense.
Sobre família. Hoje você tem vários imóveis, mas a compra da casa da sua mãe foi à base de muito sacrifício. Como foi que você conseguiu?
Fui artilheiro do Campeonato Maranhense em 2008 e ganhei um Gol (automóvel) do Governo do Estado (parceria com a Federação Maranhense de Futebol à época). Eu nem sabia dirigir, nem sonhava ter carro, não sabia o que era isso (risos). Aí com o dinheiro do carro comprei a primeira casa da minha mãe, que é a mesma até hoje.
Como é sua relação com esposa e irmãos?
Sou casado há 11 anos e estou com minha esposa há 16. Ela é maranhense, nascida em Viana. Sempre me deu força nas minhas decisões. Ela é motense e atleticana. Tem que ser (risos). Tenho irmãos que são motenses, bolivianos (torcedores do Sampaio), outros são maqueanos (torcedores do Maranhão). A gozação é grande, ainda mais quando perde. Mas a gente aceita, pois é família. Quando entro em campo penso muito neles. Penso em fazer o melhor por eles. Tanto que vou levar meus irmãos para visitarem alguns lugares, como Barreirinhas (cidade dos Lençóis Maranhenses). Alguns não foram ainda. Vou levá-los para descansarem comigo.
Tem filhos ou é o tiozão da família?
Ainda não tenho filhos. Sobrinhos tenho muitos. Acho que tenho mais de 30 (risos). Mas já penso (em ter filhos). Falei com minha esposa. Agora que estamos de volta ao Maranhão, já planejamos isso.
Depois da aposentadoria, vai fazer o quê?
Estou vendo alguma coisa com um dos meus irmãos. Queremos montar algo dentro daquilo que conquistamos no futebol. Não digo ser empresário, pois tem alguns que enganam as pessoas. Não tem nada decidido ainda. Outro negócio são os investimentos nos imóveis que temos em São Luís, Santos, Porto Alegre e outras cidades.
Não tenho filhos. Sobrinhos tenho muitos. Acho que tenho mais de 30. Mas sobre filho já penso. Falei com minha esposa e agora que estamos de volta ao Maranhão estamos planejando isso"
Kleber Pereira
Os carros são uma paixão pelo que demonstra. Quais são seus carros?
Tenho uma BMW vermelha, um Camaro amarelo, um Veloster preto e um triciclo Spyder. O carro da minha mãe é um Gol, e o da minha esposa, um i30. Procuro sempre dar coisas boas a eles (família), e Deus me deu essa oportunidade por meio do futebol.
Você não mudou de bairro mesmo com todas as possibilidades. Pensa em fazer isso agora?
Estou no mesmo bairro, na mesma rua, no mesmo lugar há 34 anos. Mas minha esposa pensa em sair. Ela está procurando outro bairro. Agora tenho que fazer o lado dela, pois está comigo há 11 anos, sempre me dando força. Mas vamos conversar ainda sobre isso.

Malias supera marca de 200 gols, e Brasil dá show sobre os EUA: 12 a 4

Com grande atuação, seleção brasileira massacra primeiro adversário pela Copa América. No jogo de abertura, o México derrota a Argentina por 5 a 2

Por Igor Christ Rio Quente, GO
No dia em que Bruno Malias completou 202 gols com a amarelinha, o Brasil massacrou os Estados Unidos na sua estreia pela Copa América, vencendo por 12 a 4, de virada, na arena montada em Rio Quente-GO. Com gols de Bruno Malias (3), André (3), Bruno Xavier, Datinha (2), Buru, Sidney e Souza, o time comandado pelo técnico Guga Zloccowick usou a a tática do rodízio de atletas, empregada com sucesso pela Rússia, campeã mundial, e foi soberana na partida. Astorga, Reyes, Leopoldo e Gil descontaram para os americanos. Invicto após dez jogos e quatro competições em 2012, a equipe canarinho busca a hegemonia no continente diante de Argentina, Estados Unidos e México, entre os dias 16 e 18 de março. (Confira os gols da vitória do Brasil no vídeo acima)
- É muito bom comemorar esses 200 gols e ver a força de nosso grupo, saber que conseguimos dividir bem os gols. Hoje, o André e eu tivemos a sorte de fazer três cada um. Mas tudo isso é fruto de um trabalho feito com vontade e determinação. A gente ainda não perdeu esse ano, e com esse foco, vamos pensar na partida contra a Argentina, depois pensamos no jogo contra o México - declarou Bruno Malias.

Bruno Malias Copa América de futebol de areia em Rio Quente Goiás (Foto: Divulgação/CBBS)Bruno Malias completa 202 gols com a camisa da seleção brasileira, em Rio Quente (Foto: Divulgação/CBBS)
Os estrangeiros saíram na frente no placar após um chute de longa distância de Astorga. A seleção brasileira teve dificuldades para balançar as redes no primeiro período, mas deslanchou depois que o atacante Bruno Malias marcou o gol de número 200 na carreira, aos oito minutos, deixando tudo igual. Após uma falha incrível de Faberhoff na defesa, André roubou a bola e soltou a bomba, virando o jogo a um minuto do fim. Os americanos demonstraram nervosismo ao ver o Brasil crescer na partida e ficaram perdidos em quadra. Bruno Xavier sofreu um pênalti no final, bateu no cantinho direito, mas a bola espirrou no travessão e foi para fora. Na sequência, ele não desperdiçou a oportunidade. O atacante deu uma arrancada espetacular e chutou forte, sem chances para o goleiro Montañez.
André Copa América de futebol de areia em Rio Quente Goiás  (Foto: Divulgação/CBBS)André, camisa 9 do Brasil, marca três gols diante da
equipe dos Estados Unidos (Foto: Divulgação/CBBS)
O Brasil começou o segundo período impondo seu ritmo de jogo, sem deixar o rival ver a cor da bola. Aos três minutos, Datinha recebeu um passe açucarado de Jorginho e ampliou: 4 a 1. Sidney, que entrou no lugar de Dino Tambaú (cortado da lista de convocados devido a uma luxação no pé), anotou o quinto. Os Estados Unidos responderam com um golaço de Reyes, que recebeu um cruzamento pela esquerda e bateu de primeira: 5 a 2. Marcando forte e explorando bem os espaços, a seleção canarinho foi soberana. Aos nove, Malias recebeu bom passe de Sidney e converteu para os donos da casa. E ainda de tempo deu tempo para mais. No último minuto, André aumentou a vantagem, após cobrança de falta perfeita: 7 a 2.
Absoluto, o time verde-amarelo já começou pressionando no terceiro período. Em dia inspirado, o atacante André recebeu bom passe de Malias, tirou do goleiro e soltou a bomba para anotar o terceiro dele no jogo. Depois de uma sequência de ataques, foi a vez de André deixar Malias na cara do gol para marcar o nono da goleada e o de 202 com a camisa da seleção: 9 a 2. Mesmo com um placar elástico, a seleção seguiu causando perigo à meta americana. E após um lindo toque de calcanhar de Fernando DDI, Buru fez o décimo. Sem deixar o time visitante respirar, Datinha marcou o dele. Após uma breve bobeada da defesa brasileira, os estrangeiros diminuíram: 11 a 3. Mas não deu nem tempo de comemorar. Experiente, o veterano Jorginho percebeu Souza em boa posição na área e deu um passe perfeito, para o companheiro completar e marcar o 12º. Fim de jogo: 12 a 4.
- O Brasil deu um show para a torcida aqui em Rio Quente. O começo foi duro, tivemos um pouco de dificuldade, mas conseguimos controlar o jogo e deslanchar no fim. Foi uma grande estreia - afirmou André, artilheiro da última Copa do Mundo, na Itália.
México bate Argentina na abertura
No jogo de abertura do quadrangular, o México goleou a Argentina, de virada, por 6 a 2. Rodríguez, Plata, López (2) e Mosco (2) anotaram os gols dos mexicanos, enquanto Hilaire e Vivas descontaram para os hermanos. (Confira os gols no vídeo ao lado)
- É importante ganhar de um adversário forte como a Argentina, mas a nossa equipe jogou bem e mereceu a vitória - comentou López, maior destaque do confronto.
O próximo desafio da seleção brasileira, contra a Argentina, será transmitido pelo SporTV, a partir das 10h15m. O terceiro jogo do Brasil na Copa América, no domingo, terá transmissão ao vivo da TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.
Tabela de jogos:
Dia 16 - sexta-feira
México 5 x 2 Argentina – 15h30m (horário de Brasília) – jogo 1
Estados Unidos x BRASIL – 16h45m (horário de Brasília) – jogo 2
Dia 17 - sábado
México x Estados Unidos – 9h (horário de Brasília)
Brasil x Argentina – 10h15m (horário de Brasília)
Dia 18 - domingo
Argentina x Estados Unidos – 8h (horário de Brasília)
México x Brasil – 10h (horário de Brasília)

Grupo 1
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Internacional
6
3
2
0
1
8
3
5
66.7
2
Santos
6
3
2
0
1
7
4
3
66.7
3
The Strongest
6
3
2
0
1
4
7
-3
66.7
4
Juan Aurich
0
3
0
0
3
2
7
-5
0
  • Ter 13/03/2012 - 22h00 Beira Rio
    Internacional
    INT
    5 0
    STR
    The Strongest
  • Qui 15/03/2012 - 19h45 Elías Aguirre
    Juan Aurich
    JUA
    1 3
    SAN
    Santos

Grupo 2
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Flamengo
5
3
1
2
0
5
4
1
55.6
2
Olimpia
4
3
1
1
1
5
5
0
44.4
3
Lanús
4
3
1
1
1
3
3
0
44.4
4
Emelec
3
3
1
0
2
1
2
-1
33.3
  • Ter 13/03/2012 - 19h45 La Fortaleza
    Lanús
    LAN
    1 0
    EME
    Emelec
  • Qui 15/03/2012 - 22h00 Engenhão
    Flamengo
    FLA
    3 3
    OLI
    Olimpia

Grupo 3
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Unión Española
7
3
2
1
0
6
2
4
77.8
2
Bolívar
4
3
1
1
1
3
4
-1
44.4
3
Universidad Católica
3
3
0
3
0
4
4
0
33.3
4
Junior Barranquilla
1
3
0
1
2
2
5
-3
11.1
  • Ter 20/03/2012 - 22h30 Hernando Siles
    Bolívar
    BOL
    JUN
    Junior Barranquilla
  • Qua 28/03/2012 - 22h00 San Carlos de Apoquindo
    Universidad Católica
    UCA
    UES
    Unión Española

Grupo 4
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Fluminense
9
3
3
0
0
4
1
3
100
2
Boca Juniors
4
3
1
1
1
3
3
0
44.4
3
Arsenal de Sarandí
3
3
1
0
2
4
3
1
33.3
4
Zamora
1
3
0
1
2
0
4
-4
11.1
  • Qui 29/03/2012 - La Carolina
    Zamora
    ZAM
    FLU
    Fluminense
  • Qui 29/03/2012 - 19h45 La Bombonera
    Boca Juniors
    BOC
    ARS
    Arsenal de Sarandí

Grupo 5
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Libertad
7
3
2
1
0
7
3
4
77.8
2
Vasco
4
3
1
1
1
5
5
0
44.4
3
Nacional-URU
3
3
1
0
2
3
4
-1
33.3
4
Alianza Lima
3
3
1
0
2
4
7
-3
33.3
  • Qua 21/03/2012 - 22h00 São Januário
    Vasco
    VAS
    LIB
    Libertad
  • Ter 27/03/2012 - 19h15 Parque Central
    Nacional-URU
    NAC
    ALI
    Alianza Lima

Grupo 6
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Cruz Azul
7
3
2
1
0
6
1
5
77.8
2
Corinthians
5
3
1
2
0
3
1
2
55.6
3
Nacional-PAR
3
3
1
0
2
4
6
-2
33.3
4
Deportivo Táchira
1
3
0
1
2
3
8
-5
11.1
  • Qua 21/03/2012 - 22h00 Pacaembu
    Corinthians
    COR
    CZA
    Cruz Azul
  • Ter 27/03/2012 - 20h00 Pueblo Nuevo
    Deportivo Táchira
    TAC
    NPA
    Nacional-PAR

Grupo 7
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Vélez Sarsfield
6
3
2
0
1
6
3
3
66.7
2
Deportivo Quito
4
3
1
1
1
4
3
1
44.4
3
Chivas Guadalajara
4
3
1
1
1
2
4
-2
44.4
4
Defensor
3
3
1
0
2
2
4
-2
33.3
  • Qui 22/03/2012 - 19h45 José Amalfitani
    Vélez Sarsfield
    VEL
    DPQ
    Deportivo Quito
  • Qua 28/03/2012 - 18h45 Luis Franzini
    Defensor
    DEF
    GUA
    Chivas Guadalajara

Grupo 8
informações atualizadas em tempo realclique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Nacional de Medellín
7
3
2
1
0
10
4
6
77.8
2
Universidad de Chile
4
3
1
1
1
6
4
2
44.4
3
Godoy Cruz
4
3
1
1
1
6
9
-3
44.4
4
Peñarol
1
3
0
1
2
1
6
-5
11.1
  • Qui 22/03/2012 - 22h00 Medellín
    Nacional de Medellín
    NMD
    GOD
    Godoy Cruz
  • Ter 27/03/2012 - 21h30 Nacional de Chile
    Universidad de Chile
    UCH
    PEN
    Peñarol
Classificados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento