quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Recuperando-se de cirurgia, Dillashaw quer enfrentar Cruz no início de 2015

Campeão peso-galo operou o ombro após primeira defesa de cinturão, em agosto. Ele acredita que possa enfrentar Dominick em fevereiro ou março

Por Las Vegas, EUA
O campeão peso-galo do UFC, TJ Dillashaw, está se recuperando de uma cirurgia no ombro, ocorrida após a sua primeira defesa de cinturão, em agosto passado, contra Joe Soto, no UFC 177. No entanto, o atleta do Team Alpha Male já está pensando em sua próxima defesa de título e planeja enfrentar o desafiante Dominick Cruz já no início de 2015.
TJ Dillashaw ufc (Foto: Evelyn Rodrigues)TJ Dillashaw quer defender cinturão pela primeira vez no início de 2015 (Foto: Evelyn Rodrigues)
Segundo o "UFC Tonight", programa de TV oficial do Ultimate nos EUA, o empresário de Dillashaw, Mike Roberts, afirmou que o atleta já retirou a tala do braço e está voltando aos poucos para a academia. O lutador tem um cartel de 11 vitórias e duas derrotas, e venceu o cinturão da divisão em maio, ao derrotar Renan Barão no UFC 173.
Dominick Cruz, por sua vez, fez o seu retorno à organização em setembro, ao nocautear Takeya Mizugaki no UFC 178, aos 1m01s do primeiro round. O lutador, que tem um cartel de 20 vitórias e apenas uma derrota, era o campeão dos galos há três anos e perdeu o cinturão após um período de inatividade devido a lesões seguidas. Depois de derrotar o atleta japonês, Cruz foi confirmado como o próximo desafiante ao título e terá a chance de recuperar o cinturão, que agora está nas mãos de Dillashaw.
Como o evento do dia 28 de fevereiro já trará duas disputas de cinturão entre Chris Weidman e Vitor Belfort, pelos pesos-médios, e Ronda Rousey contra Cat Zingano, pelos pesos-galos femininos, se a luta entre Dillashaw e Cruz realmente acontecer em março, é provavel que seja o duelo principal do UFC 185, que acontece no dia 14. O calendário completo de lutas para 2015 foi divulgado nesta segunda-feira pelo Ultimate em uma grade coletiva de imprensa em Las Vegas, EUA.

Ex-técnico do TUF Brasil reforça academia dos irmãos Pitbull em Natal

Especialista em wrestling, Eric Albarracin foi contratado pela Pitbull Brothers para melhorar desempenho dos potiguares. "Capitão América" está empolgado

Por Natal
O potiguar Patrício Pitbull ganhou nesta quinta-feira um grande reforço na preparação para a defesa do cinturão de campeão dos pesos-pena do Belattor, marcado para o dia 16 de janeiro. O americano Eric Albarracin, ex-integrante do centro olímpico de wrestling de seu país, será o responsável em aprimorar a luta em pé e as quedas do brasileiro. O duelo será contra o ex-campeão da categoria, o americano Daniel Strauss. Logo após chegar a Natal, Eric comandou o primeiro treinamento na academia Pitbull Brothers ao lado irmãos Patrício e Patricky Pitbull, do campeão do TUF Brasil 1 Rony Jason e do ex-integrante do UFC, Anistávio Gasparzinho.
Patricky Pitbull, Eric Albarracin e Patricio Pitbull - Natal - Pitbull Brothers (Foto: Matheus Aquino)Patricky Pitbull, Eric Albarracin (centro) e Patricio Pitbull: planejam "nova fase" para MMA potiguar (Foto: Matheus Aquino)


Empolgado com o novo trabalho, o "Capitão América" esteve nas últimas duas edições do TUF Brasil e conhece bem o estilo de luta dos brasileiros. Eric disse que já se sente em casa e espera contribuir para a melhoria no desempenho dos atletas nordestinos, que, segundo ele, são os melhores lutadores brasileiros.

- Cheguei a Natal ontem (quarta-feira) e já puxei o primeiro treino na academia hoje (quinta-feira). Vamos nos concentrar em aperfeiçoar o treinamento de lutadores como Patrício, Patricky, Rony Jason, Bethe Correia, Leandro Higo, Gasparzinho, que são excelentes 'strikers' e possuem um jiu-jitsu bem conceituado - analisa Eric.
Pitbull mais agressivo

Patricky Pitbull, Eric Albarracin e Patricio Pitbull - Natal - Pitbull Brothers (Foto: Matheus Aquino)Eric Albarracin (centro) tem conversa com atletas da Pitbull Brothers (Foto: Matheus Aquino)
"A agressividade e a força que nós demonstramos no octógono vai ficar ainda mais evidente". A frase do campeão dos pesos-pena do Bellator, o potiguar Patrício Pitbull, explica bem a empolgação dos lutadores da Pitbull Brothers. Para o lutador, o camp que está sendo montado para defesa do cinturão contra Daniel Strauss será um dos mais qualificados desde a sua profissionalização no MMA, principalmente com a chegada de Eric.
- Eric viveu no centro olímpico americano por mais de 10 anos. É um dos caras mais condecorados no Exército americano e treinou alguns dos melhores atletas de wrestling do mundo. Quando nos falamos, ele estava nos EUA sem equipe para treinar e fiz o convite para que viesse para Natal nos reforçar. O trouxemos para cá e espero tê-lo por muito tempo para que possa aprimorar a nossa luta. O reforço dele vai tornar o nosso plano de combate ainda mais intenso. A agressividade e a força que nós demonstramos no octógono vão ficar ainda mais evidentes - conta Patricio Pitbull.
Para que a hegemonia Pitbull seja mantida no Bellator, Patrício põe o cinturão em disputa numa das revanches mais aguardadas na organização. O desafiante, o americano Daniel Strauss, é ex-campeão da categoria e perdeu para o potiguar na final do GP em 2011, após decisão unânime dos juízes. Quatro anos depois, os dois podem fazer uma das lutas mais intensas do MMA mundial.

- Eu venci o (Daniel) Strauss na final do GP em 2011, por decisão unânime. Ele está mais experiente, mas estou mais confiante, mais explosivo e com o título de campeão da categoria. Podem esperar um Patrício ainda mais letal para manter esse cinturão em Natal - almeja.
Parceria com "Jason"

Patricky Pitbull, Eric Albarracin e Patricio Pitbull - Natal - Pitbull Brothers (Foto: Matheus Aquino)Atletas da Pitbull Brothers conversam com o novo técnico da academia (Foto: Matheus Aquino)
A primeira missão de Eric Albarracin já tem data marcada, no dia 20 de dezembro, quando estará no córner do peso pena e campeão da primeira edição do TUF Brasil, Rony Jason. O cearense encara o finlândes Tom Niinimaki, no UFC em Barueri. O brasileiro realiza toda a preparação para sua sétima luta no UFC em Natal e pode qualificar sua parte de luta com os ensinamentos do americano.

- Os atletas daqui são muito qualificados e espero contribuir em suas metas no MMA. Nosso primeiro trabalho será com o Rony Jason, que é um excelente atleta e foi campeão do TUF Brasil 1. Ele (Rony) domina o jiu-jitsu e faz um trabalho muito bom, mas tem algumas coisas no wrestling que precisam de melhorias. Vamos intensificar essa parceria para que ele saia do octógono com a vitória - conclui.
Para ler mais notícias do GloboEsporte.com Rio Grande do Norte, clique em globoesporte.globo.com/rn. Siga também o GE RN no Twitter e por RSS.

Cub Swanson: "Se eu vencer Frankie Edgar, desafiarei Aldo no octógono"

Americano, que enfrenta Frankie Edgar em Austin neste sábado, diz que não imagina lutar contra o irlandês para decidir quem desafiará José Aldo

Por Rio de Janeiro
Cub Swanson Pesagem UFC San Antonio (Foto: Evelyn Rodrigues)Swanson diz que já merecia ser o próximo a desafiar
José Aldo pelo título dos penas (Foto: Evelyn Rodrigues)
Aos 31 anos de idade, o peso-pena Cub Swanson já esteve muito perto do cinturão mundial dos pesos-penas. Lutando pelo extinto WEC, o americano teve a chance de desafiar José Aldo, então campeão da categoria no evento, em junho de 2009. Mas uma joelhada voadora dupla acabou com seu sonho em apenas oito segundos. A derrota foi um alerta para Swanson, que a partir dali colecionou oito vitórias em suas dez lutas seguintes - foi derrotado apenas por Chad Mendes e Ricardo Lamas. Com seis vitórias consecutivas e protagonizando pela primeira vez um evento do UFC - contra Frankie Edgar na cidade de Austin, no próximo sábado - o lutador acredita que a vitória definitivamente o colocará como o próximo desafiante ao cinturão da categoria, que continua em poder de José Aldo.
- Seis vitórias já são suficientes, mas acho ser o desafiante com sete seria ainda melhore. Aumentaria a confiança e eu me mostraria como um atleta ainda melhor do que já me mostrei até agora. Se eu vencer Frankie Edgar, vou desafiar Aldo no octógono em Austin, porque acho que é justo que eu receba a disputa de cinturão pelo que terei feito. Acho que a hora terá chegado.
Além de encarar a dificuldade de enfrentar Frankie Edgar, Swanson poderá ter de enfrentar mais um oponente, desta vez fora do octógono: Conor McGregor, o falastrão irlandês que vem sendo apontado como o novo fenômeno do UFC, que pode vir a "furar a fila" da categoria e lutar contra Aldo pelo cinturão se vencer Denis Siver em Boston, no mês de janeiro. Para Swanson, analisando pelo lado dos negócios, a possibilidade existe. Mas ele diz preferir acreditar que isso não acontecerá.
UFC Conor McGregor (Foto: Agência Getty Images)Para Cub Swanson, Conor McGregor é o elo perdido entre o WWE e o MMA (Foto: Getty Images)
- Existe a possibilidade pensando do ponto de vista dos negócios, mas quero crer que isso não acontecerá. Ele é um palhaço, entretém as pessoas e as faz rir. Mas, como lutador, não ligo para ele. É um cara mediano e super-confiante, nada além disso. Acho que todo o burburinho em torno de Conor McGregor é pelo que ele fala. Ele é divertido para os fãs, uma espécie de elo perdido entre o WWE e o MMA. E, além disso, é uma cara nova no UFC. Novidades ganham espaço por algum tempo, até que perdem a graça.
Para Swanson, uma luta entre ele e McGregor para decidir quem enfrentará José Aldo não é algo que ele ache que vá acontecer.
- Não acho que isso é possível, mas nunca se sabe. Estou me preparando para a maior luta da minha vida, contra um dos melhores lutadores de todos os tempos, que é Frankie Edgar. Não posso ficar pensando em outras coisas, porque o desafio é imenso. Vou levar meu melhor jogo para a luta contra Frankie Edgar. Estou confiante que finalizarei a luta, da forma que for, porque me preparei muito bem. Contratei lutadores profissionais de boxe e wrestling para o meu período de treinos, e acho que fiz um trabalho muito bom. Para enfrentar Frankie Edgar com chance de vencer é necessário dar o seu melhor nos treinos, e foi isso que eu fiz.
UFC: Swanson x Edgar
22 de novembro de 2014, em Austin (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pena: Frankie Edgar x Cub Swanson
Peso-leve: Edson Barboza x Bobby Green
Peso-mosca: Chico Camus x Brad Pickett
Peso-pesado: Oleksiy Oliynyk x Jared Rosholt
Peso-mosca: Joseph Benavidez x Dustin Ortiz
Peso-leve: Isaac Vallie-Flagg x Matt Wiman
CARD PRELIMINAR
Peso-pesado: Josh Copeland x Ruslan Magomedov
Peso-médio: Luke Barnatt x Roger Narvaez
Peso-leve: Nick Hein x James Vick
Peso-leve: Arreola Akbahr x Yves Edwards
Peso-palha: Kailin Curran x Paige VanZant
Peso-leve: Dooho Choi x Juan Puig

Frankie Edgar revela que luta mais pesado como pena que nos leves

Veterano diz que seu peso no dia da luta na nova categoria chega a 71,7kg, contra os 70,8kg que pesava quando atuava na divisão de cima

Por Rio de Janeiro
Frankie Edgar já viveu quase tudo no MMA: foi campeão dos leves, fez uma trilogia empolgante contra Gray Maynard, obteve a revanche contra Ben Henderson após a perda do cinturão, derrotou o lendário BJ Penn três vezes na carreira e disputou o cinturão dos penas contra o dono da divisão, o brasileiro José Aldo. Aos 33 anos de idade, pouca coisa parece ter o poder de surpreendê-lo dentro do octógono. Mas seu próximo adversário, Cub Swanson, definitivamente não pode ser ignorado. Vindo de seis vitórias seguidas, ele é visto pelo ex-campeão como um rival que não se compara a nenhum dos adversários passados de Edgar.
Frankie Edgar UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Edgar se diz mais à vontade entre os pesos-penas após fazer três lutas na divisão (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Acho que ele é certamente algo novo. Eu enfrentei alguns dos melhores caras do mundo tanto no peso-leve quanto no peso-pena, então essa parte não é novidade, mas, estilisticamente, acho que ele é certamente de outra classe. Não vou para uma luta pensando em derrubar ou lutar em pé. O que quer que se apresente é o que eu vou fazer. Ele é um bom lutador em pé, mas acho que posso trocar com qualquer um no mundo, então, o que quer que apareça na luta eu vou fazer.
Para Edgar, sua grande vantagem no combate pode vir a ser a transição para os diversos aspectos do combate.
- Acho que é minha transição sem falhas entre todas as facetas do jogo, do jogo em pé para o solo e de volta a lutar em pé. Ele é um lutador bem completo, mas acho que eu junto tudo um pouco melhor.
UFC 156 Jose Aldo e Frankie Edgar (Foto: Agência Getty Images)José Aldo venceu Frankie Edgar por decisão unânime
dos juízes no UFC 156, nos EUA (Foto: Getty Images)
A estreia de Edgar entre os penas foi justamente contra José Aldo, na disputa do cinturão. Passadas três lutas, ele se diz melhor adaptado ao peso e revela que luta mais pesado na nova categoria do que entre os leves.
- Eu certamente me sinto mais confortável agora, na minha quarta luta como peso-pena. Eu corto pouco peso, tem sido cada vez mais fácil. Eu entendi meu corpo, o que funciona melhor com meu corpo. Acho que o que eu faria de diferente com Aldo seria entrar um pouco mais cedo na luta. Eu me senti muito bem no peso, mas eu poderia ter sido mais agressivo no começo. Ainda corto o mesmo de antes. Eu estou fazendo uma alimentação mais saudável entre as lutas, mais para melhorar meu estilo de vida mesmo, e agora fico com um peso melhor. Na noite da luta, provavelmente estou mais feliz no peso-pena do que no peso-leve, porque cortava um mínimo de peso então só pesava 70,3kg ou 70,8kg na noite da luta. Agora, recupero e fico com até 71,7kg, só que numa classe de peso mais baixa.
Acostumado ao UFC - luta no evento desde 2007, na edição de número 67 - Frankie Edgar sabe que as decisões nem sempre são pautadas pela justiça ou pela lógica. Na sua opinião, por exemplo, Conor McGregor ter a chance de disputar o cinturão antes do vencedor de sua luta contra Cub Swanson não pode deixá-lo nervoso.
- As coisas nem sempre são justas neste jogo, infelizmente. Devia ser sobre quem merece mais, de acordo com onde está no ranking, mas não funciona desse jeito. Não posso ficar nervoso com isso, tenho que focar no que controlo e torcer para ter a oportunidade. Acho que ajudaria, com certeza, eu conseguir finalizar Cub. Faria meu nome ser mais falado e não daria chance a eles de não me dar a luta pelo título.
Por falar no irlandês, famoso por provocar seus adversários e ganhar notoriedade com isso, Edgar garante que não mudará seu estilo para seguir o exemplo do rival.
- Não sei, não sou esse tipo de cara. Sou desse jeito há muito tempo. Seria esquisito se eu começasse a falar muito mais besteiras como Conor. Vou continuar fazendo tudo da minha forma. Você pode falar tudo o que quiser, mas você tem que vencer suas lutas.
Frankie Edgar UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues) Edgar assume ser introvertido e diz que precisa ser mais vocal pela disputa de título (Foto: Evelyn Rodrigues)
O lutador, no entanto, garante saber que precisa expressar com mais ênfase a sua vontade de disputar o título
- Com certeza tenho de ser mais vocal sobre querer disputar o título. Não vou fazer como o Conor faria, mas vou certamente dizer porque quero e porque mereço.
Perguntado se pensa em voltar a lutar entre os leves, Edgar garante que a possibilidade não está descartada.
- No momento o meu foco é no peso-pena, é onde estou mais próximo do título, mas eu não descartaria subir de novo. Eu tive o título lá, então se a luta certa aparecesse, eu poderia subir.
UFC: Swanson x Edgar
22 de novembro de 2014, em Austin (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pena: Frankie Edgar x Cub Swanson
Peso-leve: Edson Barboza x Bobby Green
Peso-mosca: Chico Camus x Brad Pickett
Peso-pesado: Oleksiy Oliynyk x Jared Rosholt
Peso-mosca: Joseph Benavidez x Dustin Ortiz
Peso-leve: Isaac Vallie-Flagg x Matt Wiman
CARD PRELIMINAR
Peso-pesado: Josh Copeland x Ruslan Magomedov
Peso-médio: Luke Barnatt x Roger Narvaez
Peso-leve: Nick Hein x James Vick
Peso-leve: Arreola Akbahr x Yves Edwards
Peso-palha: Kailin Curran x Paige VanZant
Peso-leve: Dooho Choi x Juan Puig

Cyborg responde Ronda e se oferece
para ajudar Cat a calar a campeã

Brasileira se diz cansada de briga verbal com Rousey: “Diz que vai me
matar no cage e está com medo por conta de 4,5 kg?”, desabafa

Por Las Vegas, EUA
Depois que Ronda Rousey voltou a criticar Cris Cyborg, afirmando que se ela tentar estragar seu trabalho no MMA vai “tentar matá-la com as próprias mãos, sendo que o único que possa impedi-la é o árbitro”, a brasileira foi ao fórum do site “Underground” se defender:
- (Risos) Você diz que quer tentar me matar no cage? Mas você está com medo por conta de 4,5 kg? Vamos nos encontrar no meio, em 63,5 kg, estou cansada dessa conversa de valentona. Cat Zingano se você tiver procurando uma parceira de treino, me avise. Mal posso esperar para ver você calar a boca dessa mulher - escreveu a brasileira.
Cris Cyborg MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Cris Cyborg segue em troca de farpas com Ronda (Foto: Evelyn Rodrigues)

A rivalidade entre Ronda e Cyborg não é novidade, mas se intensificou depois que a curitibana anunciou, em fevereiro passado, que iria bater 61,2 kg (peso da divisão dos galos feminina) com o objetivo de derrotar Ronda no final do ano. Na oportunidade, Cris afirmou que aposentaria Rousey da mesma forma que fez com Gina Carano e que, após a vitória, lhe daria uma revanche imediata para provar que não vencera o primeiro duelo por pura sorte. Desde então, Ronda e Cris vem travando uma verdadeira guerra através da imprensa.
Invicta na carreira há 10 lutas, a campeã peso-galo do UFC vem se dividindo entre a carreira de atriz e a de lutadora e tem duelo marcado no próximo dia 28 de fevereiro contra Cat Zingano, em Los Angeles. Já Cris estava escalada para fazer a sua estreia no peso-galo feminino  no dia 05 de dezembro, no Invicta FC 10, mas sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo e foi retirada do card.
A brasileira tem um cartel de 12 vitórias, uma derrota e um "no contest" (luta sem resultado). Seu último duelo no MMA foi em julho de 2013, quando nocauteou Marloes Coenen. Em março de 2014, ela disputou o cinturão feminino até 65 kg do campeonato de muay thai Lion Fight, nos EUA, mas foi derrotada pela holandesa Jorina Baars.

Após descolamento de retina, Bethe deve voltar em "dois ou três meses"

Empresário da lutadora, Wallid Ismail afirma que atleta passou por pequena cirurgia no olho direito, mas está bem, após sofrer lesão durante um treino

Por Rio de Janeiro
Não foi a toa que Bethe Correia não pôde enfrentar Miesha Tate no UFC 183, que acontecerá no dia 31 de janeiro. A brasileira sofreu um descolamento de retina no olho direito durante um treinamento no mês passado e precisou passar por cirurgia para resolver o problema, mas passa bem, de acordo com informações de seu empresário, Wallid Ismail. A informação da lesão foi divulgada primeiramente pelo "UFC Tonight".
Bethe Correia (Foto: Arquivo Pessoal)Bethe Correia sofreu um descolamento de retina no olho direito (Foto: Arquivo Pessoal)
Ainda segundo Wallid, a expectativa é de que a atleta retorne aos treinamentos sem limitações em "dois ou três meses". Atualmente, ela segue treinando, mas sem qualquer tipo de contato físico.
- Ela teve um descolamento de retina, mas botou um apoio de silicone e fez uma pequena cirurgia, que foi um sucesso. Estamos torcendo para ela ficar boa nos próximos dois meses ou três meses. Acredito que após este período ela possa voltar a treinar 100% - disse o empresário, em conversa por telefone com o Combate.com.
Bethe Correia chegou a declarar nesta quarta-feira que estará liberada para voltar ao octógono em março e atacou Miesha Tate, que provocou a brasileira ao dizer que ela fugiu do duelo entre elas e, por isso, enfrentará Sara McMann.
- Eu ouvi a Tate dizendo que eu recusei a luta com ela. jamais! Me lesionei e só posso lutar em março! Ela sabe que, no momento, eu sou uma futura desafiante e tenta chamar a atenção para ela. Ela não soube aproveitar seu momento e agora fala um monte de besteira! (...) Espere meu médico liberar e sentirá a força de minha mão. Eu tenho licença médica pra lutar até com Hulk em março! Ela fugiu aceitando outra luta! - disparou.

Vitor Belfort faz exame antidoping surpresa, e resultados são negativos

Brasileiro enfrentará Chris Weidman no UFC 184, dia 28 de fevereiro, em Los Angeles. Os testes foram realizados pela Comissão Atlética de Nevada

Por Las Vegas, EUA
Vitor Belfort, Coletiva UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Os testes realizados em Vitor Belfort em novembro
tiveram resultados negativos (Foto: Evelyn Rodrigues)
Vitor Belfort passou no teste antidoping surpresa realizado pela Comissão Atlética de Nevada (NSAC) no dia 1 de novembro. Segundo o site "ESPN", o brasileiro foi submetido a testes de sangue e urina que buscavam medir seus níveis de testosterona e detectar todas as substâncias proibidas pelas regras da NSAC, e os resultados foram negativos. Apesar de Belfort ter concordado em pagar todos os custos dos exames no acordo que fez com a organização, a NSAC informou que o UFC pagou estes exames.
Vitor Belfort enfrenta Chris Weidman na luta principal do UFC 184, válida pelo cinturão dos pesos-médios do UFC. Apesar de a luta ter de ser sancionada pela Comissão Atlética da Califórnia (CSAC), a entidade concordou que a NSAC realizasse os testes em Vitor Belfort, se comprometendo a aceitar os resultados que forem informados pela entidade de Nevada, mas se manteve no direito de testar o brasileiro pouco antes da realização do evento.
UFC 184
28 de fevereiro de 2015, em Los Angeles (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Chris Weidman x Vitor Belfort
Peso-galo: Ronda Rousey x Cat Zingano
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Yoel Romero
Peso-pesado: Antônio Pezão x Frank Mir

Hamilton parece tenso; Rosberg tenta explorar possível fragilidade emocional

Apesar de ser um supertalento, piloto inglês tem histórico de falhar nos momentos decisivos. Rosberg sabe disso: “Tenho de fazer o possível para colocar pressão nele"

Header LIVIO ORICCHIO F1 (Foto: Infoesporte)
O que primeiro emergiu do primeiro dia da disputa do título entre Lewis Hamiton e Nico Rosberg, a dupla da Mercedes, nesta quinta-feira, no Circuito Yas Marina, é que o ambiente entre ambos está bastante tenso. Os dois pilotos foram convocados para a coletiva da FIA. Hamilton passou a nítida impressão, pela aspereza das respostas, que se dependesse dele jamais estaria lá diante dos jornalistas. Apesar de ser um supertalento, o controle emocional não é o seu forte. Ao menos é o que sua história reflete.

Para começar o campeão do mundo de 2008, pela McLaren, demonstrou não gostar da pergunta sobre a pressão de ser o líder do Mundial, com 334 pontos diante de 317 de Rosberg. “Eu não sinto nenhuma pressão”, falou, com semblante fechado, olhando nos olhos do repórter. “Eu acho que acumulei experiência suficiente nesses meus 15, talvez 20 anos de carreira.”

Curiosamente, a maneira como se sentiu atingido pela questão demonstra que Hamilton não está tão em paz como procurou passar. Rosberg disse que não usaria a palavra “pressão” no seu caso, mas “ter um fim de semana intenso”. Falou mais: “Será uma grande batalha. Eu a espero ansiosamente. Estou aqui para ganhar a corrida e preciso da ajuda de Lewis para não terminar em segundo.”
Hamilton e Rosberg coletiva GP Abu Dhabi (Foto: Reuters)Lewis Hamilton e Nico Rosberg apertam as mãos durante a coletiva para o GP de Abu Dhabi (Foto: Reuters)


A matemática do título é muito favorável ao inglês. Se Rosberg vencer, Hamilton será campeão se terminar em segundo. E o retrospecto da Mercedes este ano, com 11 dobradinhas, sugere que não será tão desafiador, assim, na corrida, obter a 12ª. O que Rosberg não disse é que enquanto ele ganhou cinco vezes, Hamiton venceu 10 GPs nesta temporada. É por isso que a maioria no paddock não só acredita que o inglês celebrará seu segundo título como será amplamente merecido.

Mas há ainda pela frente uma difícil corrida de 55 voltas num dos circuitos mais imprevisíveis do campeonato, com suas 21 curvas e 5.554 metros de extensão, e nas duas ocasiões em que Hamilton se apresentou em situação semelhante para ser campeão, em 2007 e 2008, cometeu erros comprometedores. Hoje é um piloto mais maduro. Porém, em Interlagos, rodou sozinho na pista. O fato não pode ser desprezado.

Não há dúvida de que Rosberg procurou explorar esse lado de eventual descompasso emocional de Hamilton. “Eu tenho de fazer o possível para colocar pressão nele. No Brasil, Lewis cometeu um erro, portanto há chance.” Olhando para o fundo da sala da coletiva lotada, procurando demonstrar indiferença com a resposta do adversário, Hamilton afirmou, em outro momento, sobre se os dois já conversaram a respeito de como se comportar na disputa que vale o campeonato. “Não precisamos disso”, falou, ríspido. “Já discutimos no começo do ano e em várias ocasiões ao longo da temporada, especialmente depois de Spa, portanto não há razão para voltarmos a falar disso. Não somos crianças, devemos saber o que é certo e errado”, complementou Hamilton.
Hamilton coletiva GP Abu Dhabi (Foto: Reuters)Hamilton na coletiva do GP de Abu Dhabi (Foto: Reuters)
O filho de Keke Rosberg voltou à carga contra Hamilton ao projetar o que poderia acontecer na corrida e lhe seria favorável: “Lógico, muitas coisas podem acontecer, como por exemplo uma Williams ter uma grande largada e se instalar entre nós dois. Essa pista é uma das mais difíceis para se ultrapassar. Estávamos estudando isso hoje de manhã. A diferença de velocidade que você precisa é realmente grande. Essa é portanto uma oportunidade que tenho”. A posição de franco atirador foi amplamente assumida por Rosberg. A sua mensagem ao concorrente foi algo do tipo: “Se aqui alguém tem algo a perder é você, que é o líder do Mundial”.

Os dois pilotos já foram amigos, apesar de adversários desde os 15 anos, quando competiam pelo time de kart da própria Mercedes e sonhavam com esse dia na F-1: chegar à etapa final do Mundial com chances de ser campeão. Mas como agora buscam exatamente o mesmo espaço, a relação se deteriorou. Hamilton chegou a chamar Rosberg de desonesto, por ter, segundo ele, provocado deliberadamente seu “acidente” na classificação do GP de Mônaco, manter a pole position e vencer. Como, de fato, ocorreu.

O inconformismo de Hamilton com o comportamento de Rosberg foi tão grande que comparou sua missão na Mercedes a uma luta de classes, uma espécie de operário x burguês. “Eu dormia num sofá na sala no apartamento do meu pai num subúrbio de Londres enquanto ele residia em Mônaco e viaja no jato e no iate do pai.”

Rosberg, por sua vez, já deixou claro a Hamilton não ser mais o mesmo piloto da época do kart, quando invariavelmente perdia a disputa. “Acho que cresci como piloto. Está bem mais difícil para Lewis me vencer.” E nesta quinta-feira, em especial, lembrou o seu companheiro de Mercedes sua maior eficiência nos treinos de definição do grid, algo realmente importante e que pode ser decisivo na luta pelo título por conta das características do traçado árabe: “Minha forma nas classificações tem sido realmente muito boa, o que deve ser algo extra a meu favor nesta corrida”.

O GP de Abu Dabi é o 19.º do calendário. Até agora foram disputadas 18 sessões de classificação. Rosberg obteve 10 pole positions e Hamilton, 7. O único piloto a quebrar a série de poles da Mercedes este ano foi Felipe Massa, no GP da Áustria.

Já nesta sexta-feira essa tensão toda poderá ser transferida para a pista. Serão realizados os dois primeiros treinos livres da prova de encerramento da temporada. Por conta de um sistema de pontuação único na história da competição, os pontos serão distribuídos em dobro, o que faz com que os 17 pontos de vantagem de Hamilton na classificação não tenham um peso excessivo na luta. Talvez a razão de ao menos nesta quinta-feira seu estado de desconforto, tal qual 2007 e 2008, ter sido vão visível.

De muletas, Kardec dispara contra goleiro: "Foi uma entrada criminosa"

Atacante também reclama do árbitro pela não marcação da falta no lance em que foi atingido no tornozelo direito, contra o Atlético Nacional. Jogador fará exames

Por Medelim, Colômbia
O atacante Alan Kardec criticou o goleiro Armani, do Atlético Nacional, e o árbitro uruguaio Daniel Fedorczuk pelo lance em que machucou o tornozelo direito na partida de quarta-feira, em Medelim, pelas semifinais da Copa Sul-Americana. Usando muletas para se locomover no embarque do elenco do São Paulo na cidade colombiana, o jogador chegou a pensar que tinha fraturado o local.
Alan Kardec de muletas no embarque em Medelim (Foto: Marcelo Prado)Atacante Alan Kardec chega de muletas ao aeroporto de Medelim, na Colômbia (Foto: Marcelo Prado)

- Foi uma entrada criminosa do goleiro. O juiz não deu falta porque teria de expulsá-lo - disparou o atacante.
Kardec partia sem marcação em direção à área e, ao tentar aplicar um drible, acabou derrubado pelo goleiro. O jogador permaneceu alguns minutos caído no gramado sentindo muitas dores na perna direita. O árbitro, porém, ignorou e sequer marcou falta (marcou tiro de meta), para revolta dos são-paulinos.
Depois de receber atendimento fora de campo, o jogador retornou, mas não permaneceu por muito tempo. Logo em seguida, levou outra entrada, desta vez do meio-campista Arias, e pediu substituição ainda no primeiro tempo. Alvaro Pereira entrou no lugar dele.
Foi uma entrada criminosa do goleiro. O juiz não deu falta porque teria de expulsá-lo
Alan Kardec
 - Na hora, pensei que tivesse quebrado. Fiquei assustado, a segunda entrada foi no mesmo lugar e não deu para continuar. Hoje, o tornozelo está menos inchado, o que me deixa mais otimista para o jogo de quarta. Assim que chegar a São Paulo vou fazer o exame - disse Kardec.
O departamento médico do clube não está tão confiante assim. O corpo clínico quer aguardar o resultado dos testes para dar qualquer previsão de quando ele poderá estar em campo. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Kardec já não enfrentaria o Santos, neste domingo, em Cuiabá, pelo Brasileirão.
Com a derrota por 1 a 0, em Medelim, o São Paulo precisa vencer o Atlético Nacional por dois ou mais gols de diferença, na próxima quarta-feira, no Morumbi. Quem passar pega Boca Juniors ou River Plate na decisão.
Alan Kardec Atlético Nacional x São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)Momento exato da falta do goleiro Armani no atacante Alan Kardec (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Roma anuncia que Leandro Castán terá de passar por cirurgia no cérebro

Ex-corintiano, que não joga desde setembro, fará procedimento em dezembro para poder retomar as atividades esportivas regulares, informa o clube italiano

Por Roma
Longe dos gramados desde setembro, o zagueiro Leandro Castán vai passar por uma cirurgia no cérebro. O Roma anunciou, nesta quinta-feira, que o brasileiro passará pelo procedimento em dezembro para corrigir uma má formação na região. O jogador, no entanto, não corre risco de morte, informa o comunicado.
De acordo com o clube italiano, o ex-corintiano passou recentemente por uma ressonância magnética e foi diagnosticado com um cavernoma - malformações vasculares do sistema nervoso central - e terá de passar por uma cirurgia para retomar as atividades esportivas regulares.
leandro castan klose roma x lazio (Foto: AFP)Afastado dos gramados desde setembro, Leandro Castán passará por cirurgia no cérebro (Foto: AFP)

Aos 28 anos, Leandro Castán não atua desde setembro, quando começou a sentir tonturas. Posteriormente, surgiram hematomas e inchaços na cabeça do brasileiro. Caso o procedimento não seja realizado, o quadro pode progredir para uma hemorragia.
Leandro Castán, que teve breves passagens pela Seleção com Mano Menezes e Luiz Felipe Scolari, ainda não tem previsão de retorno aos gramados. Em nota, o Corinthians, clube que o atleta defendeu entre 2010 e 2012, desejou boa sorte ao jogador na cirurgia e na recuperação.

América-MG vai denunciar Boa Esporte por inscrição de atleta irregular

Coelho cita a escalação do atacante Romão, que seria o sexto contratado pelo clube de Varginha oriundo de outra equipe da Série B. Time do Sul de Minas não vê erros

Por Belo Horizonte
Romão, atacante do Boa Esporte (Foto: Reprodução Premiere FC)Romão, atacante do Boa Esporte, é o pivô da denúncia (Foto: Reprodução Premiere FC)
Com a disputa pela última vaga no G-4 cada vez mais acirrada, o América-MG vai protocolar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma denúncia de irregularidade contra o Boa Esporte, quarto colocado na Série B do Brasileiro. De acordo com o superintendente geral de Futebol do Coelho, Alexandre Faria, o time americano irá formalizar a denúncia nesta sexta-feira e deve contar com o apoio de outros dois clubes, Avaí e Ceará, também interessados.

O América-MG entende que a equipe de Varginha teria desrespeitado o parágrafo único do artigo 7 do Regulamento Específico da Série B, que prevê que cada clube pode receber, no máximo, cinco atletas transferidos de outros clubes que disputam o Campeonato Brasileiro da Série B. O Boa, por sua vez, não vê irregularidades.
De acordo com a denúncia elaborada pelo Coelho, o atacante Romão, contratado junto a Lusa, teria sido o sexto homem transferido para o Boa oriundo de outro clube que disputa a competição. Os outros seriam: os zagueiros Denner, do Bragantino, e Lula, do América-MG; o lateral-direito Eric, do Oeste; o volante Wilian Magrão, da Portuguesa, que não chegou a ser relacionado pela Lusa na Série B, e o atacante Franci, do Joinville.
- Essa denúncia partiu de um levantamento feito por América, Avaí e Ceará. Nós entendemos que o artigo 7 do regulamento foi infringido. E achamos que era certo denunciar. Nós vamos protocolar essa denúncia em conjunto com os clubes amanhã (sexta-feira) - informou o dirigente do América-MG, Alexandre Faria.

A infração pode enquadrar o Boa Esporte no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A punição neste caso prevê a perda dos pontos equivalentes a uma vitória nos jogos em que o atleta irregular esteve relacionado, dos pontos conquistados pelo time mineiro nestes jogos e, ainda multa.

Romão foi relacionado em oito jogos do Boa Esporte e teria entrado em seis. De acordo com o advogado do América-MG, Henrique Saliba, o clube de Varginha poderá perder até 39 pontos. Destes, 24 seriam das partidas em que Romão teria sido relacionado - e outros 15 seriam os conquistados pelo Boa nestes jogos.
- O artigo 7 do Regulamento da Série B diz que, o clube só pode receber até cinco atletas de outros clubes que disputam a mesma competição. O Boa Esporte recebeu seis atletas que disputaram a Série B. O Romão, que veio da Portuguesa, estaria irregular em oito partidas. Ele foi relacionado em oito e jogou em seis. Então o time perderia 39 pontos. Vamos apresentar uma notícia de infração à procuradoria do STJD, que vai se manifestar se aceita a denuncia ou não - comentou o advogado do Coelho.
A CBF já interpretou casos idênticos, veiculados pela imprensa, e jamais entendeu pela irregularidade
Lucas Ottoni, advogado do Boa Esporte
Boa não vê irregularidade
O advogado Lucas Ottoni, do departamento jurídico do Boa Esporte, informou que o clube "entende que não há irregularidade" e que a CBF já teria interpretado "casos parecidos como esse envolvendo outros times antes e que o foco do Boa Esporte é apenas um: o jogo contra o Oeste neste sábado”. Segundo ele, a possibilidade de falhas nas contratações da equipe já havia sido levantada antes, mas não foi confirmada. Dentre os seis citados na possível denúncia do América-MG, Denner e Willian Magrão não chegaram a atuar na Série B pelos seus clubes anteriores.
Ottoni lembra da tentativa parecida de Coritiba, Fluminense e Vasco no ano passado. Os três clubes queriam retirar pontos de Criciúma, Ponte Preta e Portuguesa, também por ultrapassarem a cota de transferências de jogadores oriundos da mesma competição, no caso, a Série A. Na ocasião, a CBF entendeu que não havia infração. Para a entidade, um jogador só entraria na contagem caso tivesse atuado por outro clube no torneio.

Clubes interessados se dividem
O diretor jurídico do Avaí confirma que os clubes fizeram um levantamento, mas que ainda irão conferir os dados obtidos. Ainda de acordo com ele, apesar da denúncia feita pelo América-MG, ela só será protocolada após confirmada a procedência dos fatos.

- Vamos analisar com cuidado. Estamos refazendo as contas, para ver se tem fundamento. Aí vamos fazer uma reunião amanhã (sexta) e tomar as atitudes pertinentes com relação ao caso. Antes disso, não vamos fazer nada precipitado – disse Sandro Barreto, diretor jurídico do Avaí.
O diretor jurídico do Ceará, Guilherme Magalhães, confirmou que o Vovô estuda as possibilidades para protocolar uma denúncia contra o Boa Esporte no STJD.

- Está sendo analisada a possibilidade e vários clubes entrariam em conjunto no STJD contra o Boa Esporte.

Sobre o fato de o William Magrão ter rescindido com a Lusa com duas rodadas do Brasileiro e sequer ter atuado ou ter sido relacionado, o diretor foi enfático.

- O regulamento fala em inscrição de jogador, não em atuação. O clube inscreveu o atleta irregularmente. Ele descumpriu o regulamento. A irregularidade existe. Não há o que se questionar.
STJD vai avaliar
Em contato com o GloboEsporte.com, o procurador do STJD, Paulo Shcmitt, afirmou que prefere esperar receber a denúncia para avaliar o caso".

Confira os artigos que embasaram a denúncia contra o Boa Esporte:

Artigo 7 do Regulamento Geral da Competição:
rt. 7 - Um atleta poderá ser transferido de um clube para outro durante o Campeonato Brasileiro da Série B, desde que tenha atuado em um número máximo de seis partidas pelo clube de origem, sendo permitido que cada atleta mude de clube apenas uma vez.
Parágrafo único - Cada clube poderá receber até cinco atletas transferidos de outros clubes do Campeonato da Série B; de um mesmo clube da série B somente poderá receber até três atletas.

Artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva:

Art. 214. Incluir na equipe ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular paraparticipar de partida, prova ou equivalente.
Pena: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100 a R$ 100.000.
§ 1º Para os fins deste artigo, não serão computados os pontos eventualmente obtidos pelo infrator.
§ 2º O resultado da partida, prova ou equivalente será mantido, mas à entidade infratora não serão computados eventuais critérios de desempate que lhe beneficiem, constantes do regulamento da competição, como, entre outros, o registro da vitória ou de pontos marcados.
§ 3º A entidade de prática desportiva que ainda não tiver obtido pontos suficientes ficará com pontos negativos.
§ 4º Não sendo possível aplicar-se a regra prevista neste artigo em face da forma de disputa da competição, o infrator será excluído da competição.

Jobson rebate Mancini: "Ninguém teve coragem de pegar essa picanha"

Atacante nega ser irresponsável e diz que voltará a bater pênalti caso haja outro para o Botafogo nos próximos jogos

Por Rio de Janeiro
Jobson, coletiva Botafogo (Foto: Marcelo Barone)Jobson não se considera irresponsável (Foto: Marcelo Barone)
O atacante Jobson não concordou com o técnico Vagner Mancini, que o tratou como irresponsável por ter batido o pênalti marcado para o Botafogo na derrota por 1 a 0 para o Figueirense. Afirmou que foi o único candidato à cobrança, apesar de Mancini ter selecionado Murilo para fazê-la.

- Não me arrependo, peguei a bola para bater e ninguém teve coragem de pegar uma picanha dessas, desculpe o termo. Não sou irresponsável, não me acho isso. Jogo lesionado para ajudar o Botafogo, todo mundo saber o grau da minha lesão. Contra o Fluminense todos perceberam, ninguém é burro e estou me curando. Irresponsável eu não sou, não - afirmou, referindo-se ao problema na coxa.

Jobson pediu desculpas à torcida alvinegra e prometeu bater novamente caso o Botafogo tenha um pênalti marcado para si nos próximos jogos.

- Não estou muito bem da cabeça, não consegui nem dormir e assumo a responsabilidade. Peço desculpas ao meu torcedor e aos meus companheiros. Se tiver outro pênalti para bater, eu pego e bato de novo. Tenho personalidade para isso. Estou ali para acertar e errar também.
Confira abaixo os principais pontos abordados por Jobson na coletiva:
Arrependimento pela cobrança?

Não me arrependo, peguei a bola para bater. Por que não pegaram a bola para bater? Pegaram a bola e me deram. Ninguém teve coragem para pegar um picanha dessa, desculpe o termo. Ninguém quer. Assumo a responsabilidade e peço desculpas ao torcedor. Não era o que queria. Não sou irresponsável, não me acho irresponsável. Estou lesionado, me curando de uma lesão. Estou à base de tratamento com os médicos e fisioterapeutas durante três períodos para jogar e ajudar o Botafogo. Agora, irresponsável eu não sou, não. (veja o pênalti abaixo)


Enfrentará a Chapecoense?

- Tivemos uma conversa agora. Tive atitude de homem, de falar a ele o que eu senti no momento. Se a gente discutiu no vestiário, foi discussão de quem quer ganhar. Ele falou algumas coisas para mim, eu respondi. Sou homem, pai de família, posso responder respeitando. Ele é o treinador e decide o que faz. No momento em que perdi o pênalti, você sai de cabeça quente, não acredita no que aconteceu. Vou, sim, vou para o jogo. Ele vai me levar, e quero jogar. Não tem história. Vão me crucificar por que perdi um pênalti? E se a história mudar contra a Chapecoense? Dou minha cara a tapa até o fim, machucado ou não, quero jogar até o fim.

Arrependimento por voltar em um momento turbulento?

Depois que me reintegrei ao grupo, o Botafogo já estava com problema, fizeram um monte de merda aqui, com todo respeito ao antigo presidente. Não adianta falar que sou o culpado por que perdi um pênalti. Isso não é justo, vamos falar a verdade. O que sinto é tristeza. Tive chance de fazer 1 a 0, e o Botafogo poderia respirar. Enfrentaríamos a Chapecoense com três pontos para sair da zona, contando com a vitória do Flu (concedeu a entrevista antes de o Tricolor começar a enfrentar a Chape). Me sinto um pouco culpado, mas, assim como jogadores e comissão também têm que assumir essa responsabilidade, temos que nos fechar e não apontar o dedo para um e dizer que ele é culpado. Isso não é justo.

Murilo seria uma boa opção?

Depois que erra, é mole falar, até o roupeiro poderia ter batido o pênalti. Eu estava confiante na hora, bem no jogo. Treinei, não tinha batedor. O Murilo treinou de um lado, e eu do outro. Poderia ter acontecido com qualquer um de nós, como aconteceu com vários craques. Perdi em uma hora que não deveria. Naquele momento, ninguém pegou a bola como eu peguei, com personalidade para bater o pênalti.

Relação estremecida com a torcida?

Não, pelo contrário. O torcedor que torce de verdade e entende a situação do Botafogo, não vai querer só me julgar. Nas redes sociais há muita gente me xingando, o que não vai me abalar. Amanhã vão me aplaudir também. Quantas vezes já aconteceram episódios assim? Isso que dá, também, vir como salvador. Temos um grupo, a responsabilidade é de todos. Traz o Cristiano Ronaldo para cá, traz o Messi para cá, e tenta resolver o problema do Botafogo. Somos um grupo, não é para jogar a responsabilidade só em um.
O Botafogo atualmente ocupa a penúltima colocação, com 33 pontos. No próximo domingo, às 19h30, na Arena Condá, enfrenta a Chapecoense, também lutando contra o rebaixamento.

Tigre confirma saída de diretor, demite Cecílio, dispensa Baier e mais 12

Criciúma anuncia “choque” para os últimos três jogos no Brasileirão com faxina no elenco e avaliações de jogadores da base com comando de técnico do time júnior

Por Criciúma, SC
Paulo Baier meia Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)Paulo Baier está na lista de dispensas no Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)


A mudança no Criciúma é mais profunda que a transferência do diretor de futebol Claudio Gomes ao departamento comercial e de marketing. Minutos depois de definida a alteração no comando do futebol, o homem forte do setor, o executivo Raimundo Queiroz, anunciou a demissão de técnico, faxina no elenco e, ainda, o plano do Tigre para os três jogos que tem pela frente. Com os contratos por serem encerrados ao final da temporada, 13 jogadores tiveram o fim do vínculo antecipado. Entre os que não fazem mais parte do elenco estão o lateral-esquerdo Cortez, o meia Paulo Baier e atacante Souza.
Desta forma, o elenco para o final do ano ganha espaço para contar com jogadores da equipe sub-20 que serão avaliados para a próxima temporada, uma vez que é questão de tempo para que seja confirmado o rebaixamento do Criciúma à Série B do Campeonato Brasileiro.
- Todos estão liberados para as férias, seus contratos venciam entre o dia 15 e 31 de dezembro. A finalidade disso é prover a chance aos jogadores da casa. Se houver alguma chance de permanência da equipe, haveria com este grupo ou com o outro. Não acredito que isso aconteceria com um ou outro, mas se ocorrer com os garotos, seria bom. Temos que começar a ver estes garotos, vamos ver o que dá ou não para as competições de 2015 – justificou Raimundo Queiroz, em entrevista coletiva.
Raimundo Queiroz Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)Raimundo Queiroz anunciou as mudanças na tarde desta quinta (Foto: João Lucas Cardoso)
O executivo de futebol também informou que o treinador do time sub-20, Luizinho Vieira, vai comandar o time nos três jogos que restam no Brasileirão, contra Flamengo (fora), Sport (casa) e Corinthians (fora). É que Toninho Cecílio foi também desligado, juntamente com o seu auxiliar, Paulo Cesar. Da comissão técnica, ficam o preparador físico Alexandre Souza e o preparador de goleiros Rogério Maia. A saída de Cecílio tem a ver com o “choque” de fim de ano e o maior aproveitamento da base neste fim de temporada.
- O Luizinho vinha treinando os juniores. Por critério, ritmo e forma de jogar, fica mais fácil que ele comande a equipe. O Wilson pegaria um grupo em que é auxiliar e com juniores. Queremos ver o júnior com seu treinador. Se no fim não render, ninguém vai reclamar – explicou Queiroz.
Outros sete jogadores têm o contrato por encerrar no final deste ano - os zagueiros Ronaldo Alves, Fábio Ferreira e Rafael Pereira, os laterais Maicon Silva e Giovanni, os volantes João Vitor e Maylson – ainda terão sua continuidade no elenco para a próxima temporada avaliada. O mesmo vale para o próximo comandante.
- O novo treinador, só depois do campeonato. Vamos ver o que vai ser feito. Após o final do campeonato a gente faz uma nova avaliação e ver quem pode ficar no grupo, quem vai permanecer entres os juniores, quais atletas serão emprestados e liberados - finalizou.
Confira a lista dos 13 jogadores liberados:

Goleiro: Galatto
Laterais: Luis Felipe, Cortez
Zagueiros: Gualberto, Eli Sabiá
Meias: Martinez, Rodrigo Souza, Roger Gaúcho, Serginho, Rafael Costa, Higor, Paulo Baier
Atacante: Souza
Chapecoense goleia o Fluminense, cala o Maracanã e escapa do Z-4
Fred para em Danilo, catarinenses dão show e ganham no Rio de Janeiro por 4 a 1. Resultado deixa Tricolor mais longe do G-4
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • polêmica
    26 do 1º tempo
    Rafael Sobis recebeu de Conca na área e caiu pedindo pênalti após trombada com Danilo. Juiz mandou seguir. Lance aconteceu com placar ainda zerado.
  • pedra no sapato
    Chape x Flu
    A Chape só enfrentou o Flu três vezes na história, mas nunca perdeu: venceu as duas esse ano pelo Brasileiro e empatou um amistoso em 1976.
  • como fica?
    G-4 e Z-4
    O Flu perdeu a chance de colar no grupo da Libertadores e ficou a quatro pontos de distância. Já a Chape saiu da zona de risco e empurrou o Coritiba para lá.
A CRÔNICA
por GloboEsporte.com
648 comentários
O Maracanã ficou em silêncio na noite desta quinta-feira. Os 25.112 pagantes (29.482 presentes) pareciam incrédulos quando a Chapecoense construiu o placar de 4 a 1 e venceu o Fluminense com autoridade. Com dois gols de Bruno Silva, um de Camilo, outro de Leandro e um contra de Rafael Lima no fim. Além de grande atuação do goleiro Danilo, dono de dois milagres em finalizações de Fred. As expressões de descrença na arquibancada se justificavam por vários motivos: os catarinenses estavam em crise, em meio à demissão de técnico e dispensa de jogadores; sequer balançaram a rede no estádio este ano; e pela esperança tricolor de ver o time se manter no páreo por uma vaga na Libertadores. A renda da partida, que teve um pênalti reclamado no primeiro tempo pelo Tricolor, foi de R$ 616.125,00.
Com o auxiliar Celso Rodrigues como técnico interino pela segunda vez no ano, a Chape espantou a crise e se tornou uma pedra no sapato para o Flu: embora esta tenha sido apenas a terceira partida entre eles na história, os catarinenses nunca perderam: acumulam duas vitórias e um empate. O resultado deixou os cariocas distantes do G-4, com 57 pontos, a quatro de distância restando três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. Já o Alviverde foi a 39 pontos, escapou do Z-4 e empurrou o Coritiba para a zona de rebaixamento.
Bruno Silva comemora gol da Chapecoense contra o Fluminense (Foto: Buda Mendes / Getty Images)Bruno Silva marcou dois gols e foi um dos destaques no Maracanã (Foto: Buda Mendes / Getty Images)
As equipes voltam a campo neste fim de semana. No domingo, o Fluminense, ainda tentando perseguir o G-4, visita o Sport, às 17h (de Brasília) na Arena Pernambuco. Já a Chapecoense, às 19h30 do mesmo dia, recebe o Botafogo na Arena Condá, seu concorrente direto na briga contra o rebaixamento.
Gol anulado e reclamação de pênalti
Com o Fluminense em cima e a Chapecoense no contra-ataque, o jogo começou intenso. Quatro finalizações em menos de dez minutos e duas chances claras de gol para cada lado. Camilo errou a pontaria de frente para Cavalieri, e Fred parou na boa atuação de Danilo. O goleiro salvou os catarinenses e ainda contou com a sorte quando Rafael Sobis balançou a rede, aos 10. Mas Cícero estava impedido na jogada, e o lance foi anulado pela arbitragem. E quando Conca foi esperto e cobrou rápido uma falta no meio de campo, o atacante surgiu livre na área e caiu pedindo pênalti em dividida com o camisa 1. O juiz mandou seguir, e Jean, sem ângulo, não soube aproveitar o fato de o arqueiro estar fora do gol.
O ritmo alucinante aos poucos foi caindo, natural pelo desgaste físico. Mas em nenhum momento a Chapecoense deixou de atacar. Mesmo com menos posse de bola, finalizou mais que os anfitriões no primeiro tempo: seis a cinco. Incluindo mais uma grande oportunidade cara a cara com Cavalieri. Aos 33, Fabiano tabelou com Leandro na área e soltou a bomba em cima do goleiro tricolor. A torcida presente ao Maracanã demonstrou certa irritação no intervalo, e o recado dos visitantes estava dado: o Flu precisaria tomar cuidado.
Rafael Sobis, Fluminense X Chapecoense (Foto: Paulo Sergio / Photocamera)Autor de milagres, Danilo dividiu com Sobis na área e causou polêmica (Foto: Paulo Sergio/Photocamera)
Três gols e silêncio no Maracanã
E não tomou. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, numa bola simples de ser afastada na área, Guilherme Mattis e Edson bateram cabeça. O zagueiro chutou em cima do volante, e a bola sobrou à feição para Bruno Silva chegar batendo de primeira, um míssil, e Cavalieri nada pôde fazer desta vez. O gol sofrido fez a torcida do Flu incentivar ainda mais, só que Danilo voltou a frustrar o público em cabeçada à queima-roupa de Fred. Defesaça. A troca de Cristóvão Borges no intervalo - Walter substituiu Cícero - não surtia efeito, e o time aos poucos foi desanimando os torcedores. O silêncio precedeu o momento de vaias.
Dali para frente só deu Chapecoense. Aos 20, em contra-ataque, Camilo pegou de primeira na área e fez o segundo. Cinco minutos depois, foi a vez de Fabiano deixar Leandro, artilheiro do time na temporada com nove gols, na cara de Cavalieri. O goleiro chegou a tocar na bola, não o suficiente para mudar o trajeto da rede. E aos 39, o golpe final: em novo contra-ataque, Bruno Silva esperou a saído do camisa 1 e tocou por cobertura, fazendo um belo gol. No fim, Rafael Lima fez contra o gol de honra do Flu. E a resposta da torcida foi com gritos irônicos de "olé".