quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Após passar por EUA e ES, Rodrigo Damm revela treinos com Nik Lentz

Peso-pena capixaba do UFC encara Hacran Dias na próxima semana e revela que treinou com último lutador que venceu o seu atual oponente

Por Vila Velha, ES
8 comentários
Rodrigo Damm treinou com Nik Lentz nos EUA (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Rodrigo Damm treinou com Nik Lentz na American
Top Team, nos EUA (Foto: Arquivo Pessoal)
Faltando menos de uma semana para o seu combate diante de Hacran Dias, no UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, o capixaba Rodrigo Damm se mostra motivado e preparado para essa luta, que será o seu quarto compromisso com a franquia norte-americana. O lutador peso-pena passou três semanas nos Estados Unidos, treinando na American Top Team e nos últimos dias, passou pelo Espírito Santo, antes de seguir para a reta final de preparação, na academia X-GYM, no Rio de Janeiro.
Animado com os treinos na 'terra do Tio Sam', Rodrigo Damm conta que recebeu algumas dicas com o último lutador que venceu Hacran Dias, o norte-americano Nik Lentz. Além disso, o capixaba ressalta que o intercâmbio feito na equipe americana serviu para afiar ainda mais o seu jogo.
- Estive nos Estados Unidos, fiquei três semanas lá fazendo um intercâmbio na American Top Team, com profissionais de alta qualidade. O Ricardo Libório me recebeu muito bem, lá é como se fosse minha segunda casa, fui muito bem recebido. Dei uma intensificada nos meus treinamentos e cheguei a treinar com um ex-adversário do Hacran, o Nik Lentz, que fez a última luta dele e o venceu. Aproveitei para pegar algumas dicas e ele me passou algumas coisas sobre o Hacran. Além deles, treinei com vários campeões e lutadores do UFC, como o Antônio "Pezão" Silva, o próprio Nik Lentz, o Hector Lombard, que já foi campeão do Bellator, o Jorge Masvidal, o Gleison Tibau, o Thiago "Pitbull" e o George Sotiropoulos. Foi muito bom o treinamento.
Rodrigo Damm recebeu auxílio do brasileiro Gleison Tibau nos EUA (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Rodrigo Damm recebeu auxílio do brasileiro
Gleison Tibau nos EUA (Foto: Arquivo Pessoal)
O capixaba, de 33 anos, se mostra bem confiante para mais esse desafio na carreira. Com um cartel de 11 vitórias e seis derrotas, Rodrigo Damm busca o 12º triunfo para se estabelecer de vez no UFC, após ter renovado seu contrato recentemente, para mais três lutas. Faixa-preta de jiu-jítsu e campeão no wrestling, Damm confia no seu jogo e enumera as vantagens que possui em relação ao adversário, que encara na luta que fecha o card preliminar do evento, que acontece no dia 9 de outubro, em Barueri, São Paulo.
- Sei que o jogo dele é parecido com o meu. O forte dele é botar pra baixo e ficar batendo de cima para baixo, no ground and pound. Eu acho que nas vezes que eu tenho lutado com atletas que tem características parecidas com as minhas, eu tenho complicado os caras. Eu sou um cara que derrubo bem, tenho bom wrestling, sendo campeão brasileiro sete vezes. Tenho um jiu-jítsu sem dúvida muito bom, pois já fui campeão mundial e brasileiro. Tenho mais do que ele para apresentar, mais qualidade, mais bagagem, mais tempo na luta. Posso complicar o jogo dele, talvez ele tentando me derrubar e se frustrar. Na trocação também me acho melhor, pois nas minhas últimas lutas eu tenho trocado muito e peguei caras de alto nível, como o Mizuto Hirota e o Antonio "Pato".
Montagem MMA - UFC - Rodrigo Damn e Hacran Dias (Foto: Reprodução/Site Oficial do UFC)Rodrigo Damn encara Hacran Dias, na categoria peso-pena (Foto: Reprodução/Site Oficial do UFC)
UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields
9 de outubro, em Barueri (SP)
CARD PRINCIPAL
Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Thiago Silva x Matt Hamill
Fábio Maldonado x Joey Beltran
Rousimar Toquinho x Mike Pierce
Raphael Assunção x TJ Dillashaw
CARD PRELIMINAR
Rodrigo Damm x Hacran Dias
Ildemar Marajó x Igor Araújo
Yan Cabral x David Mitchell
Iliarde Santos x Chris Cariaso
Alan Nuguette x Garett Whiteley
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Wanderlei Silva em desenho


qui, 03/10/13
por ultimmato |
categoria Wanderlei Silva
Nesta quinta-feira, Wanderlei Silva postou em sua conta no Facebook um desenho feito por um fã em que mostra o lutador à frente da bandeira do Brasil. Na legenda, o peso-médio deixou uma mensagem de perseverança no trabalho e amor à pátria.
- Brasileiro com muito orgulho. Você se torna realmente patriota quando você viaja ou mora fora do Brasil por 1 período. Dá uma saudade daí sabia? Mas não podemos ter duas mentes. Não podemos estar trabalhando achando que deveríamos estar com a família ou estar com a família achando que deveríamos estar trabalhando. Temos que estar felizes e gratos com o que temos, para que Papai do Céu possa nos promover ao próximo nível da nossa vida!! Continue no seu caminho! Quem sabe se você não está quase chegando, aí você pensa: “Mas eu não consigo fazer isso por mais cinco meses”. Você não precisa fazer por cinco meses. Faca só hoje!!! Faça seu melhor só hoje!!! Só hoje!! Tudo dá muito trabalho, por isso que é tão bom quando a vitória vem. Quanto mais difícil, mais saborosa ela é!!! – postou Wanderlei Silva.

Sonnen responde a Wand: 'Ameaçar um gângster pode ser perigoso'

Falastrão debocha de brasileiro por ter levado equipe de filmagem a evento e diz que ele perdeu o direito de desafiá-lo após se recusar a lutar com ele

Por Las Vegas, EUA
278 comentários
MMA - treino aberto UFC boston Sonnen (Foto: Evelyn Rodrigues)Chael Sonnen disse a Wanderlei Silva que ameaçar um
gângster em público é perigoso (Foto: Evelyn Rodrigues)
Demorou, mas aconteceu. Pouco menos de uma semana após Wanderlei Silva ir atrás de Chael Sonnen no Mr. Olympia e desafiá-lo para lutar em público, o falastrão americano deu a sua resposta. Em entrevista ao programa "UFC Tonight", nesta quarta-feira, Sonnen disse que o brasileiro perdeu o direito de provocá-lo após ter se recusado a lutar com ele, e fez uma contra-ameaça:
- Sou a favor de Wanderlei Silva se divertir, mas tenho três coisas a dizer. Em primeiro lugar, se você quer criar uma situação pública, não traga a sua própria câmera. Parece armação, que é o que foi. É um insulto aos seus fãs. Imagine se eles decidirem juntar os pontos... Apareça em algum lugar que tenha câmera, e aí, sim, pode continuar a sua rotina. Em segundo lugar, nesse país e nessa indústria, se você se recusa a lutar contra alguém, perde o direito de falar sobre essa pessoa, principalmente da forma como você fez. Cercar alguém em público pode te fazer se arrepender; mas cercar um gângster em público pode ser muito perigoso...
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Chael Sonnen e Wanderlei Silva vêm trocando ofensas e provocações há algum tempo, e uma luta entre os dois vem sendo pedida principalmente pelo brasileiro, e muitos fãs do MMA.

David Grant finaliza Fisette e iguala o placar para o time de Ronda no TUF

Ann Maria DeMars, mãe da campeã feminina dos pesos-galos do UFC, vai ao programa e ajuda time de sua filha a se preparar para o restante do evento

Por Rio de Janeiro
5 comentários
Após sofrer duas derrotas seguidas, o time de Ronda Rousey conseguiu, no quinto episódio do TUF 18 a sua segunda vitória, igualando o placar das quartas-de-final do reality show contra a equipe de Miesha Tate. Dominando a luta do começo ao fim, David Grant não tomou conhecimento de Louis Fisette e o finalizou com um mata-leão no início do segundo round, empatando em 2 a 2 a disputa. Amigos e companheiros dentro da casa, os dois lutadores se cumprimentaram muito no fim, mostrando esportividade.
O episódio começou com o dia seguinte da vencedora da última luta, Jessica Rakoczy, e da vencida, Roxanne Modafferi, em clima de cordialidade e respeito. Rakoczy chegou a fazer curativo no nariz da adversária, que disse estar devastada pela derrota, mas estar feliz por ter perdido para ela. Mais tarde, Modafferi é vista chorando muito no jardim da casa, escondida dos demais, mas acaba se recuperando e dizendo que precisa sorrir para provar que é o que seu apelido sugere: a "Guerreira Feliz".
FRAME vitória luta TUF Ronda Rousey e Miesha Tate (Foto: Reprodução)David Grant, do time Rousey, finaliza Louis Fisette e empata o placar do TUF 18 em 2 a 2 (Foto: Reprodução)
Em seguida, o programa mostra a boa relação entre os dois lutadores que se enfrentarão no episódio: David Grant e Louis Fisette. Amigos dentro da casa, os dois combinam de confraternizar após a luta, não importando quem saísse vencedor. Entre as mulheres, Raquel Pennington, da equipe de Miesha Tate, conta ser homossexual assumida, e que revelar o fato à sua família a afastou de sua mãe e a aproximou do seu pai. Mais tarde, em um bate-papo com outros atletas, David Grant mostra fotos de seus dois filhos e fala com orgulho sobre como eles e sua noiva o motivaram a mudar de uma vida de farra e bebedeira para a disciplina de um lutador profissional.
Mais tarde, durante um jogo de "verdade ou consequência", os lutadores se provocam, e após Josh Hill ter preferido "consequência" e ser desafiado a dar uma cantada barata em Roxanne Modafferi (e recebendo uma resposta engraçada), o clima fica menos leve quando Anthony Gutierrez, do time Rousey, é perguntado quem seria o mais fraco da casa, e apontar para Louis Fisette, do time Tate. Fisette mostra incredulidade e pergunta a razão de ser visto por Gutierrez como o mais fraco da casa. O rival lhe responde que ele foi o único a ter sido derrotado (foi vencido por Chris Holdsworth nas eliminatórias, mas voltou após o corte de Tim Gorman por lesão). Fisette elogia a coragem de Gutierrez por falar na sua cara o que pensava, mas se mostra incomodado com a opinião dada.
FRAME lutadores TUF Ronda Rousey e Miesha Tate (Foto: Reprodução)Os lutadores se cumprimentam amistosa e respeitosamente antes do combate (Foto: Reprodução)
Após a conversa, o programa mostra um perfil de Louis Fisette, que disse ter sido um adolescente calmo e que jamais esteve envolvido com violência, mas quando foi acompanhar um amigo a uma academia de MMA, se viu atraído pelo esporte, e não conseguiu mais parar de se dedicar aos treinos e lutas. O lutador também disse não se importar em ser o azarão da casa, por ter sido chamado de volta após uma derrota.
Ronda Rousey resolveu levar para uma visita ao seu time ninguém menos que sua mãe, Ann Maria deMars, a primeira americana a ser campeã mundial de judô.
- Tento imitá-la o tempo todo, mas não tenho energia para manter o nível dela. Minha mãe tem 1,55m de altura, mas seu olhar põe medo em um homem de 1,90m. Acho que as pessoas vão me entender melhor após conhecerem minha mãe. Um dos ditados dela é: 'você não está treinando apenas para ser a melhor do mundo, mas para ser a melhor do mundo no seu pior dia' - disse a campeã feminina dos pesos-galos do UFC.
FRAME mãe palestra TUF Ronda Rousey e Miesha Tate (Foto: Reprodução)Ann Maria DeMars, mãe de Ronda Rousey, conversa com os atletas da equipe da filha (Foto: Reprodução)
DeMars conversou com os atletas, e disse que não podia falar sobre eles sem vê-los treinar. Após observar sua movimentação, ela disse que esperava que eles se dedicassem mais.
- Se estiverem com dores no joelho, façam flexões, façam alguma coisa. Não fiquem parados. Isso vai fazer de vocês atletas melhores - disse a mãe da campeã, que depois foi conversar com David Grant. Viu as fotos dos filhos do lutador, e disse a ele que, por ter filhos, ele não perderia aquela luta. Bastaria a ele imaginar que o seu adversário, para tirar dos seus filhos o que era deles, teria que passar por ele.
- Nem em um milhão de anos - disse Grant, que agradeceu a conversa com a mãe de Ronda Rousey.
Brincadeira não é bem recebida por Ronda Rousey
FRAME brincadeira TUF Ronda boneco (Foto: Reprodução)O boneco alusivo a Edmond feito pelo time de Miesha
Tate irritou a rival Ronda Rousey (Foto: Reprodução)
Antes da pesagem a equipe de Miesha Tate levou para a sala da equipe rival um boneco do personagem "Conde", o vampiro de Vila Sésamo, que eles disseram parecer com Edmond Tarverdyan, treinador de Rousey, por ter sombrancelhas juntas. Ao lado do boneco, deixaram um tíquete de uma clínica de depilação. Ao entrar na sala, Ronda Rousey não gostou da brincadeira, que classificou como falta de respeito, e mesmo com o conselho de sua mãe de dar o troco de forma inteligente, preferiu não revidar e nem mostrar a brincadeira para Tarverdyan, por achar que ele perderia a cabeça e agrediria alguém.
- Eles sorriem para nós mas, assim que damos as costas, eles falam besteira e nos insultam. Não tenho respeito por gente assim. Nunca terei. Vão pagar quando eu quebrar Miesha de novo - disse Rousey.
Após os dois atletas bateram o peso sem problemas na pesagem, e no dia da luta, momentos antes de entrarem em suas salas de aquecimento, Grant e Fisette se cumprimentaram amistosamente.
A luta
O confronto foi praticamente um monólogo de David Grant. Com mais iniciativa e conectando melhor os golpes, o inglês castigou o adversário durante todo o tempo. Com boas sequências de socos e combinações de soco e chute, Grant foi minando a resistência de Louis Fisette, que se defendia como podia, e buscava contragolpear e levar a luta para o chão, o que conseguiu com cerca de 1m30s de luta, mas ficando por baixo, o que não lhe deu vantagem. Mais forte fisicamente, Grant continuava buscando o combate, tentando finalizações. Primeiro uma chave de braço, da qual Fisette se livrou, e depois, passando a guarda e ficando de joelhos ao lado do rival, uma série de cotoveladas na cabeça que abriram um grande ferimento no supercílio direito, e só não decretaram o fim do combate porque o round acabou sem que Fisette desistisse.
FRAME vitória comemoração TUF Ronda Rousey e Miesha Tate (Foto: Reprodução)Após a luta, Fisette levanta Grant nos ombros e aplaude a vitória do rival (Foto: Reprodução)
- Salvo pelo maldito gongo - disse Ronda Rousey ao fim do round.
No segundo round, muito castigado, Fisette tentava resistir às investidas de Grant, mas acabou sendo derrubado com força, e a partir daí o inglês dominou as suas costas e, vendo a chance de aplicar um mata-leão, conseguiu finalizar oi combate com apenas um minuto de luta no segundo round.
Após a luta, Ronda Rousey e Miesha Tate, juntamente com seus times, foram para a área de luta para anunciar o próximo combate, que seria entre mulheres. Como Dana White não estava presente, Rousey rapidamente decidiu que a próxima luta seria entre sua pupila, Jessamyn Duke, e Raquel Pennington. A escolha agradou Tate, que revelou que aquela era a luta que ela escolheria.
FRAME próxima luta TUF Ronda Rousey e Miesha Tate (Foto: Reprodução)Jessamyn Duke (esq.) e Raquel Pennington (dir.) farão a luta do próximo episódio do TUF 18 (Foto: Reprodução)
- Adorei a escolha. Essa era a luta que pretendíamos casar. Jessamyn é mais alta, e nas outras lutas dela, eu vi que ela gosta de explorar o clinche. Raquel vai entrar lá e socar forte a cara dela - disse Miesha Tate, que ao deixar a área de luta não disfarçou a felicidade por sua rival ter escolhido a luta que ela gostaria de ter escolhido.

Ranking com pontuação #9


qui, 03/10/13
por Klima Pessanha |
A vitória de Jon Jones sobre Alexander Gustafsson (no sufoco, diga-se de passagem) garantiu ao americano o recorde de pontos desde que este ranking foi criado. Jones chegou a 1.955 com os 230 somados (200 pela vitória em disputa de título e 30 por bater um top 10 de sua categoria) e abriu 335 pontos para o segundo colocado no peso por peso, José Aldo, que soma 1620.
A diferença para o segundo colocado nos meio-pesados é de incríveis 705 pontos. Glover Teixeira ganhou 125 pontos com a vitória sobre Ryan Bader, chegou a 1.250, mas ainda está longe de Jon Jones. Glover chegou à quarta colocação no peso por peso.
Ainda sobre a lista que engloba os lutadores de todas as categorias, Renan Barão saiu do 11º lugar para o sétimo ao chegar a 1.155 pontos. E Khabib Nurmagomedov entrou no top 20 com 1.100, em 11º. O russo também passou para terceiro no peso-leve.
Confira os rankings (colocação anterior entre parênteses – quando houver mudança):
Peso por peso
1 – Jon Jones: 1.955 pontos
2 – José Aldo: 1.620
3 – Michael Chandler: 1.295
4 – Glover Teixeira: 1.250 (14)
5 – Demetrious Johnson: 1.220
6 – Ben Henderson: 1.185
7 – Renan Barão: 1.155 (11)
8 – Daniel Cormier: 1.140 (4)
9 – Ben Askren: 1.135 (7)
10 – Anderson Silva: 1.125 (8)
11 – Khabib Nurmagomedov: 1.100 (21)
12 – Shinya Aoki: 1.085 (9)
13 – Chad Mendes: 1.055 (10)
14 – Pat Curran: 1.045 (12)
15 – Georges St-Pierre: 1.030 (13)
16 – Douglas Lima: 1.015 (19)
17 – Chris Weidman: 1.005 (15)
18 – David Rickels: 965 (17)
19 – Francis Carmont: 960 (26)
20 – Daniel Straus: 960 (18)
Peso-pesado:
1 – Daniel Cormier: 1.140
2 – Travis Browne: 890 (3)
3 – Junior Cigano: 875 (2)
4 – Cain Velásquez: 825
5 – Shawn Jordan: 825
6 – Stipe Miocic: 710
7 – Alistair Overeem: 675
8 – Stefan Struve: 600
9 – Fabrício Werdum: 475 (10)
10 – Josh Barnett: 460 (11)
Fora da lista até superar todos os pré-requisitos: Alexander Volkov (610 – precisa de mais três lutas no Bellator para entrar)
Peso-meio-pesado:
1 – Jon Jones: 1.955
2 – Glover Teixeira: 1.250
3 – Ovince St-Preux: 855
4 – Gegard Mousasi: 780
5 – Phil Davis: 775
6 – Alexander Gustafsson: 700
7 – Rashad Evans: 455
8 – Chael Sonnen: 400
9 – Dan Henderson: 340
10 – King Mo: 325
Fora da lista até superar todos os pré-requisitos: Atila Vegh (1.120 – precisa de mais uma luta no Bellator para entrar); Jimi Manuwa (560 – precisa de mais duas lutas no UFC para entrar); Emanuel Newton (490 – precisa de uma luta no Bellator para entrar)
Peso-médio
1 – Anderson Silva: 1.125
2 – Chris Weidman: 1.005
3 – Francis Carmont: 960
4 – Ronaldo Jacaré: 890 (5)
5 – Hector Lombard: 785 (4)
6 – Mark Muñoz: 605 (7)
7 – Brad Tavares: 525 (9)
8 – Luke Rockhold: 510 (11)
9 – Costa Phillippou: 480 (6)
10 – Brett Cooper: 480 (12)
Fora da lista até superar todos os pré-requisitos: Ronny Markes (600 – precisa de mais uma luta no UFC para entrar)
Peso-meio-médio
1 – Ben Askren: 1.135
2 – Georges St-Pierre: 1.030
3 – Douglas Lima: 1.015
4 – Johnny Hendricks: 900
5 – Andrey Koreshkov: 770
6 – Rick Hawn: 750
7 – Nick Diaz: 715
8 – Jake Ellenberger: 700 (11)
9 – Mike Pierce: 600 (8)
10 – Rory MacDonald: 580 (9)
Peso-leve:
1 – Michael Chandler: 1.295
2 – Ben Henderson: 1.185
3 – Khabib Nurmagomedov: 1.100 (6)
4 – Shinya Aoki: 1.085 (3)
5 – David Rickels: 965 (4)
6 – Anthony Pettis: 915 (5)
7 – Edson Barbosa: 855
8 – Gilbert Melendez: 735 (9)
9 – Rafael dos Anjos: 680 (8)
10 – Myles Jury: 660 (*)
* Entrou no ranking agora, depois de completar quatro lutas no UFC
Peso-pena:
1 – José Aldo: 1.620
2 – Chad Mendes: 1.055
3 – Pat Curran: 1.045
4 – Daniel Straus: 960
5 – Frankie Edgar: 775
6 – Alexandre Popó: 690 (10)
7 – Steven Siler: 650
8 – Darren Elkins: 630 (15)
9 – Ricardo Lamas: 625 (8)
10 – Dustin Poirier: 625 (9)
Fora da lista até superar todos os pré-requisitos: Magomedrasul Khasbulaev (930 – precisa de mais duas lutas no Bellator para entrar); Rony Jason (700 – precisa de mais uma luta no UFC para entrar)
Peso-galo:
1 – Renan Barão: 1.155
2 – Dominick Cruz: 855
3 – Bibiano Fernandes: 810
4 – Michael McDonald: 730
5 – Urijah Faber: 705
6 – TJ Dillashaw: 620
7 – Erik Perez: 545 (8)
8 – Roland Delorme: 470 (7)
9 – Iuri Marajó: 430
10 – Scott Jorgensen: 405
Fora da lista até superar todos os pré-requisitos: Dudu Dantas (730 – precisa de mais duas lutas no Bellator para entrar)
Peso-mosca***:
1 – Demetrious Johnson: 1.220
2 – John Lineker: 1.085
3 – Joseph Benavidez: 945 (4)
4 – John Moraga: 860 (3)
5 – Ali Bagautinov: 685 (*)
6 – Tim Elliott: 650
7 – Sean Santella: 540 (5)
8 – Darrel Montague: 530 (7)
9 – Joshua Sampo: 460 (8)
10 – Mitsuhisa Sunabe: 440 (9)
* Venceu no UFC e entrou no ranking
Peso-galo feminino
1 – Ronda Rousey: 1.140
2 – Liz Carmouche: 695
3 – Sarah McMann: 555
4 – Alexis Davis: 555
5 – Lauren Taylor: 550
6 – Cat Zingano: 550
7 – Sarah Kaufman: 550
8 – Miesha Tate: 465
9 – Jessica Andrade: 375
10 – Amanda Nunes: 290
Relembrando os critérios:
Disputas de título no UFC e dos pesados do Strikeforce e superluta entre campeões do UFC:
- Em caso de vitória: + 200 pontos (+ 50 pontos em caso de finalização ou nocaute)
- Em caso de derrota*: – 200 pontos (- 50 pontos em caso de finalização ou nocaute)
* Em disputas de cinturão, o desafiante que for derrotado não perde pontos pelo revés, apenas os pontos relativos ao bônus. No caso de campeão x campeão, o derrotado só terá descontado 200 pontos se perder o cinturão. Se não perder, o valor da derrota é – 140 (- o bônus por nocaute ou finalização, se houver).
Superluta (de campeões do UFC contra não campeões) do UFC, disputa de cinturão interino do UFC ou disputa de título no Bellator, no Strikeforce, no WEC, no Sengoku, no Dream, no ONE FC***** ou no WSOF*****:
- Em caso de vitória: + 140 pontos (+ 35 pontos em caso de finalização ou nocaute)
- Em caso de derrota: – 140 pontos (- 35 pontos em caso de finalização ou nocaute)
Luta sem valer título no UFC e no peso-pesado do Strikeforce:
- Em caso de vitória: + 100 pontos (+ 25 pontos em caso de finalização ou nocaute)
- Em caso de derrota: – 100 pontos (- 25 pontos em caso de finalização ou nocaute)
Luta no Bellator, Strikeforce, WEC, Sengoku, Dream ou ONE FC:
- Em caso de vitória: + 75 pontos (+ 15 pontos em caso de finalização ou nocaute)
- Em caso de derrota: – 75 pontos (- 15 pontos em caso de finalização ou nocaute)
Luta de outros eventos:
- Em caso de vitória: + 60 pontos (+ 10 pontos em caso de finalização ou nocaute)
- Em caso de derrota: – 60 pontos (- 10 pontos em caso de finalização ou nocaute)
Mais quatro itens importantes:
- Em caso de empate, o lutador vai receber 50% da pontuação que receberia se tivesse vencido. Em “no contests” não há pontuação.
- Para entrar na lista são precisos pelo menos quatro lutas seguidas no UFC nos últimos quatro anos ou seis seguidas nos eventos listados na segunda faixa de mais importantes do mundo. Se houver combates intercalados entre as organizações principais e outras menores, vou analisar caso a caso, dando sempre preferência aos melhores eventos do mundo.
- Também para entrar no ranking, o lutador precisará ter obrigatoriamente 50% dos pontos conquistados no UFC, no Bellator, no Strikeforce, no WEC, no Sengoku, no Dream e no One FC (este último passa a contar a partir de janeiro de 2013). Por exemplo, se o atleta fez 200 pontos no UFC e 700 em outros eventos, a sua pontuação no ranking será 400 (200 do UFC + 200 dos eventos menores, descartando 500 pontos que ficaram fora dos 50%). Isso evita um pouco que lutadores que faziam um combate por mês contra atletas de menor gabarito levem vantagem sobre os dos principais eventos, que lutam bem menos e pegam adversários mais fortes.
- Atletas que mudarem de categoria só aparecem na nova divisão depois que fizeram uma luta.
Desde fevereiro temos também o seguinte:
- Vitórias sobre lutadores do Top 20 peso por peso vão render mais 50 pontos de bonificação. Vitórias sobre atletas Top 10 de cada categoria valerão mais 30 pontos. Só é possível ter um desses dois bônus, com prioridade para o maior, é claro.
*** Como o peso-mosca é bem recente no UFC, tem poucos lutadores e não existe no Bellator, não usei o critério dos 50% dos pontos obrigatórios conquistados e mínimo de lutas disputadas nas principais organizações no ranking da categoria. Entretanto, para entrar no peso por peso, os critérios valem, e por isso alguns lutadores ficaram fora.
Mas para entrar no ranking do peso-mosca, o lutador precisa ter no mínimo dez lutas na carreira, pelo menos uma vitória no UFC ou então já ter sido campeão de algum dos principais eventos que têm essa categoria.
**** No peso-galo feminino, os eventos top de linha – os que geram pontuação máxima – são UFC, Strikeforce, Bellator e Invicta FC.
***** Mais eventos adicionados ao segundo escalão: devido à parceria com o Dream, o One FC se consolida de vez como principal organização de MMA asiática e também passa a fazer parte do segundo escalão. O mesmo acontece com o WSOF, principalmente depois da aquisição do AFC. Ou seja, vitórias em disputa de título podem valer até 175 (140 pelo triunfo mais 35 pelo nocaute ou finalização) ou 90 (75 + 15) em lutas “normais”. As lutas nesses eventos só passam a contar esses pontos, entretanto, depois que houver a primeira disputa de cinturão nas respectivas categorias.
Para quem ainda não entendeu, o ranking elaborado é como o ranking de entrada da ATP, a Associação de Tenistas Profissionais. No próximo mês, vou publicar a atualização, e os atletas que tiveram vitórias em outubro de 2009, por exemplo, vão perder pontos. Assim como os que sofreram derrotas naquele mês vão recuperar os que perderam. E por aí vai. O ranking será dinâmico e pode mudar a posição do lutador. Mesmo quando ele não lute, mas sim por causa de um resultado de quatro anos atrás.
Curiosidades sobre pontuações de lutadores fora da lista, dúvidas, sugestões e críticas, estou no @kli_MMA no Twitter.

Vice do TUF Brasil 2, William Patolino enfrenta Bobby Voelker no UFC 168

Card é o mesmo da revanche entre Weidman e Spider, dia 28 de dezembro

Por Rio de Janeiro
35 comentários
William Patolino vai voltar ao octógono no mesmo card da revanche entre Chris Weidman e Anderson Silva. O vice-campeão do TUF Brasil 2 encara o americano Bobby Voelker no UFC 168, dia 28 de dezembro, em Las Vegas (EUA). O site "Portal do Vale-Tudo" foi o primeiro a noticiar o duelo pela categoria dos meio-médios (até 77kg), que foi confirmado pelo Combate.com com fontes próximas ao Ultimate.
MMA William Patolino x Bobby Voelker (Foto: Agência Getty Images)William Patolino (à esquerda) vai enfrentar Bobby Voelker no UFC 168 (Foto: Agência Getty Images)
Patolino, de apenas 22 anos, venceu Thiago Marreta, Tiago Alves e Viscardi Andrade para chegar à final do reality show, onde acabou derrotado por Léo Santos por finalização. O atleta da Pejor tem um cartel de seis vitórias e apenas esse revés.
Bem mais experiente, Bobby Voelker, de 34 anos, tem 24 vitórias e dez derrotas na carreira. Ex-Strikeforce, ele estreou no UFC com revés por decisão unânime dos jurados para Patrick Cote. Depois, pegou a luta contra Robbie Lawler em cima da hora, após uma lesão do adversário escalado originalmente, e foi nocauteado.
UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora)
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Travis Browne x Josh Barnett
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dustin Poirier x Diego Brandão
Chris Leben x Uriah Hall
Dennis Siver x Manny Gamburyan
Bobby Voelker x William Patolino

Caso Spider vença revanche, trilogia contra Weidman é possível, diz Dana

Chefão confirma que existe chance de marcar o terceiro duelo seguido entre os dois, se o brasileiro vencer no UFC 168: 'Depende de como a luta vai ser'

Por Rio de Janeiro
293 comentários
Anderson Silva e Chris Weidman cansaram de ver a cara um do outro no grande trabalho promocional do UFC 168 que está sendo feito pela organização. Em oito dias, eles e o presidente Dana White foram a sete cidades diferentes, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo. E esse período pode ser só o começo da intensa convivência dos dois lutadores. Além das atividades na semana do evento, no fim de dezembro, em Las Vegas (EUA), eles podem ter de começar tudo de novo em caso de uma terceira luta. Se o brasileiro vencer a revanche, a trilogia imediata contra o americano é uma possibilidade, conforme admitiu Dana:
Anderson Silva e Chris Weidman tour UFC  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Anderson Silva (à direita), Chris Weidman (à esquerda) e Dana White (Foto: André Durão / GE.com)
- Depende de como a luta vai ser. Posso te dizer o seguinte, e não sei como as pessoas no Brasil se sentem, mas em 13 anos... Pense no fim de ano que vamos ter. Tivemos Pettis x Henderson, que foi uma grande luta. Jones x Gustafsson foi inacreditável. Teremos Cain Velásquez x Junior dos Santos, Georges St-Pierre x Johny Hendricks, e acho que nunca estive tão empolgado para uma luta quanto estou para essa segunda entre Anderson Silva e Chris Weidman. Estou muito empolgado para essa luta - disse o chefão ao Combate.com.
No primeiro duelo, no UFC 162, Chris Weidman surpreendeu o mundo ao nocautear Anderson Silva no segundo round. O Spider recebeu muitas críticas dos fãs de MMA por causa das exageradas provocações na luta, mas garantiu que não vai mudar o estilo para a revanche.

Garoto colecionador de presentes é o novo 'dono' do cinturão dos médios

Prêmio de Weidman é mais uma das conquistas de Felipe Adorno, que luta contra câncer. Corintiano, ele também já ganhou itens de Tite e Cássio

Por Poá, SP
127 comentários
Felipe MMA Poá (Foto: Thiago Fidelix)Felipe Adorno ganhou a réplica do cinturão de
Weidman (Foto: Thiago Fidelix)
Na última segunda-feira, o cinturão dos pesos médios do UFC retornou às mãos de um brasileiro. De maneira inesperada, e sem subir no octógono, Chris Weidman entregou a Felipe Adorno o símbolo máximo da entidade.
Na verdade, o atual campeão da categoria deu uma réplica do cinturão ao garoto de 11 anos, durante a coletiva de imprensa do World Tour do UFC 168, em São Paulo. Fato que surpreendeu a organização, os jornalistas e, principalmente, o próprio Felipe.
- Não acreditei. Pedi para tirar uma foto com o Anderson (Silva) e ele me levou para o palco. Weidman me entregou o cinturão e tiramos a foto. Achei que era só isso e devolvi o cinturão. Ele e mais uma mulher (da organização) apontaram para mim e eu não entendi nada. O Anderson confirmou que ele (Weidman) tinha me dado - disse o menino que sempre foi fã do Spider.
Levar para a casa em Poá, na região metropolitana de São Paulo, a réplica do cinturão dos pesos médios foi muito mais do que o menino esperava. A presença no evento foi uma surpresa preparada pela mãe, Dina Adorno.
- Ficamos sabendo que eles fariam essa coletiva de imprensa no Rio de Janeiro e em São Paulo assistindo ao Esporte Espetacular. Tinha tentado participar de uma promoção para que o Felipe almoçasse com o Anderson, mas não conseguimos. Procurei o hotel e consegui acesso à coletiva. Meu filho não sabia de nada até aquele momento, não gosto de ficar prometendo, porque pode dar errado. Estar no evento já era mais do que esperávamos – afirmou a mãe orgulhosa.
Apesar de não ter ciúmes e permitir que as pessoas segurem o cinturão, por enquanto, ele não sabe onde colocar o objeto. O lugar mais seguro é o próprio ombro.
- O sonho dele é um buggy. Falei para ele: vamos leiloar, aí eu compro o seu buggy. Afinal, onde vamos guardar isso? De imediato ele respondeu 'não' e disse que esse foi um dos melhores presentes dele.
Presentes Felipe MMA Poá (Foto: Artes GloboEsporte.com)Além do cinturão, Felipe tem o autógrafo de Zico (na camisa do Corinthians), 'amuleto' de Tite e faixa de Cássio (Foto: Arte Globoesporte.com)
Há cinco anos, Felipe foi diagnosticado com um câncer na membrana que reveste o cérebro. O que poderia se transformar em uma barreira para muitas pessoas, serviu de combustível para as conquistas do garoto. Ao lado da mãe, o 'dono' do cinturão dos pesos médios faz com que os seus ídolos se tornem fãs graças ao seu sorriso e simpatia.
- Costumo dizer que o anjo da guarda do meu filhão é o melhor. Eu não fico pedindo as coisas, eu só levo o Felipe para conhecer o que tem vontade. Mas quando as pessoas veem o sorriso dele as coisas acontecem - destacou a mãe.
Acervo
O cinturão foi mais uma conquista para o acervo de Felipe. Além dos autógrafos e fotos, que incluem Zico, Ronaldo Fenômeno, Neymar, Lucas, Alexandre Pato e Renato Augusto, o garoto, que torce para o Corinthians, recebeu a faixa do goleiro Cássio e um 'amuleto' do técnico Tite.
Moisaico Felipe MMA Poá (Foto: Artes GloboEsporte.com)

Renzo Gracie responde a Dana White: 'Idade é obstáculo para os fracos'

Lutador ainda tem contrato com o UFC e pretende voltar aos octógonos em fevereiro de 2014 para 'ser uma inspiração para as futuras gerações'

Por Rio de Janeiro
35 comentários
Renzo Gracie MMA UFC (Foto: Adriano Albuquerque)Renzo Gracie MMA UFC (Foto: Adriano Albuquerque)
Dana White pergutou e Renzo Gracie não demorou a responder o porque de querer voltar a subir no octógono mais famoso do mundo para lutar MMA. Para o peso-médio, que ainda tem contrato com o Ultimate, a paixão pelo esporte e a oportunidade de ser uma inspiração para os mais jovens seria o principal motivo para um retorno. Segundo o atleta, pela sua história no esporte, não há mais nada a provar para ninguém.
- Por não ter nada a provar nem nada a ganhar, quero lutar pela paixão de subir no octógono e ser uma inspiração para as futuras gerações de grandes lutadores. Para provar que a idade é um obstáculos apenas para os fracos. Eu estou lutando e faço isso em qualquer lugar. Até de graça - afirmou o lutador de 46 anos ao site "MMA Fighting".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A intenção de Renzo Gracie voltar a lutar não é recente, mas para o atleta, a previsão de retorno deve ser concretizada em fevereiro de 2014. A última vez do peso-médio no octógono do UFC foi em abril de 2010, quando o brasileiro perdeu por nocaute técnico para Matt Hughes no final do terceiro round. O lutador, único representante da família lendária no Ultimate após a demissão de Roger Gracie, possui um cartel no MMA de 13 vitórias, sete derrotas, um empate e um no contest (luta sem resultado). 

Velásquez recebe a faixa preta de jiu-jítsu 16 dias antes do UFC 166

Americano vai defender o título contra Junior Cigano. Luke Rockhold
também ganha a preta, e Daniel Cormier agora é um faixa-marrom

Por Rio de Janeiro
39 comentários
A quinta-feira foi de condecorações na equipe AKA. Avalizados pelo brasileiro Leandro Vieira, Cain Velásquez, Daniel Cormier e Luke Rockhold avançaram em suas graduações no jiu-jítsu. Velásquez e Rockhold agora são faixas-pretas, enquanto Cormier exibiu orgulhoso sua faixa marrom no Instagram, como mostra a foto abaixo.
Cain Velásquez, Leandro Vieira, Daniel Cormier e Luke Rockhold treino MMA (Foto: Reprodução / Instagram)Cain Velásquez, Leandro Vieira, Daniel Cormier e Luke Rockhold na AKA (Foto: Reprodução/ Instagram)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A graduação foi realizada apenas 16 dias antes das próximas lutas de Cain Velásquez e Daniel Cormier. Ambos estão no card do UFC 166, marcado para o dia 19 de outubro, em Houston (EUA). Velásquez vai defender o seu cinturão dos pesados contra Junior cigano, e Cormier enfrentará Roy Nelson no coevento principal.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Charles do Bronx x Jeremy Larsen
Kyoji Horiguchi x Dustin Pague

Ultimate oficializa Jon Jones x Glover Teixeira para o UFC 169, em fevereiro

Duelo será em Newark, nos Estados Unidos. Organização também
transfere o confronto Frank Mir x Alistair Overeem para o mesmo evento

Por Rio de Janeiro
35 comentários
O Ultimate oficializou nesta quinta-feira a luta entre Jon Jones e Glover Teixeira para o dia 1º de fevereiro. O americano vai defender o seu cinturão diante do brasileiro no UFC 169, em Newark (EUA). Enquanto boa parte de fãs e especialistas aguardavam por uma revanche de Jones com Alexander Gustafsson, a organização escolheu o brasileiro, que vem de 20 vitórias seguidas (cinco delas no UFC), confirmando o que o presidente Dana White já havia dito na semana passada.
MONTAGEM - Glover Teixeira e Jon Jones (Foto: Agência Getty Images)Glover Teixeira e Jon Jones vão se enfrentar em fevereiro (Foto: Agência Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Outra novidade foi o anúncio de que o duelo entre Frank Mir e Alistair Overeem, previamente marcado para o UFC 167, em 16 de novembro, agora será disputado também no UFC 169. O Ultimate e os representantes da Comissão Atlética de Nevada decidiram dar mais tempo para Mir após o nocaute sofrido por ele na luta contra Josh Barnett, no dia 31 de agosto.
- Enquanto não havia qualquer indicação de que Mir não estaria clinicamente liberado a tempo de competir em 16 de novembro, funcionários do UFC e representantes da Comissão Atlética de Nevada acreditam que um curto adiamento permitirá que ambos os atletas tenham mais tempo para treinar para a luta - explicou o UFC em comunicado ao site "Newsday".
Essas por enquanto são as duas únicas lutas acertadas para o card do evento, que deve contar com outros nomes importantes da companhia. A data é especial para o Ultimate por se tratar do fim de semana do Super Bowl, final da NFL, liga profissional de futebol americano.

Inventor da 'RBR de rua' amplia 'grid' com réplica de Ferrari na Inglaterra

Engenheiro desenvolve novo monoposto que possui placa e pode rodar em vias públicas, mas congestionamento frustra primeiro 'duelo' entre os carros

Por Essex, Inglaterra
Comente agora
RBR e Ferrari de rua em Essex Russ Bost Mark Harrison Fórmula 1 (Foto: Geoff Robinson / reprodução)RBR e Ferrari 'de rua' andam juntas na Inglaterra
(Foto: Geoff Robinson / reprodução)
O engenheiro britânico Russ Bost já tinha ficado famoso na região de Essex, na Inglaterra, por ter criado uma “RBR de rua”, que construiu praticamente do zero. Um carro visualmente semelhante ao Fórmula 1 da equipe tricampeã mundial de construtores, que ruma para seu quarto título consecutivo em 2013. O bólido desenvolvido por Russ é legalizado, possui placa, acomoda até duas pessoas e pode rodar em vias públicas, mesmo com a aparência de um monoposto com seus respectivos patrocinadores. Agora, Bost foi além. Depois de repassar o carro ao amigo Mark Harrison, um fã de Sebastian Vettel, o inventor de 56 anos resolveu ampliar o “grid” nas ruas inglesas, e criou uma Ferrari.
Assim como seu antecessor, o monoposto (que ganha um segundo assento quando é retirada a carenagem traseira) possui 190CV de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. Sua velocidade máxima é 170 km/h. A carenagem é feita de fibra de vidro, e o chassi é reforçado com placas de aço. Com sua curiosa invenção, que atualmente pertence ao amigo Mark, Russ já foi até Le Mans, na França, levando um passageiro e todo o equipamento necessário para acampar.
RBR de rua em Essex Russ Bost Mark Harrison Fórmula 1 (Foto: Geoff Robinson / reprodução)A RBR criada por Russ Bost pertence agora ao amigo Mark Harrison (Foto: Geoff Robinson / reprodução)
Pai de três filhos, o britânico construiu seu primeiro carro em 2005, adaptando um modelo da Fórmula Ford que foi cortado ao meio e ampliado, e usando dois motores de motocicleta que ganhara. Desde então, o engenheiro de Essex, que tinha uma oficina na cidade, já construiu 18 chassis. Após receber muitos elogios pelo veículo, ele decidiu criar kits para outras pessoas, caso do amigo Harrison, de 51 anos.
- Na verdade, é relativamente fácil de guiar. É uma sensação incrível – disse o novo dono da “RBR de rua" ao site do jornal Daily Mail.
RBR e Ferrari de rua em Essex Russ Bost Mark Harrison Fórmula 1 (Foto: Geoff Robinson / reprodução)Devidamente emplacados, carros circulam nos arredores de Essex (Foto: Geoff Robinson / reprodução)
O novo “brinquedão” de Russ levou três meses para ficar pronto, e ganhou as ruas ao lado do “rival”. Porém, nem a Ferrai nem a RBR conseguiram provar quem seria o carro mais rápido, já que ambos pegaram um congestionamento que afetou o tráfego nas estradas dos arredores de Essex.
- Por onde passo, todos olham. Geralmente dá pra saber o que estão falando só de olhar para os seus lábios. Quase sempre dizem: mas que diabos? – relatou Russ Bost à rede de TV britânica BBC.
RBR e Ferrari de rua em Essex Russ Bost Mark Harrison Fórmula 1 (Foto: Geoff Robinson / reprodução)Engarrafamento nas estradas inglesas frustrou o primeiro 'duelo' (Foto: Geoff Robinson / reprodução)

Bahrein substitui Barcelona nos testes da pré-temporada da F-1 em 2014

Com os circuitos de Yas Marina, em Abu Dhabi, e de Dubai no páreo, equipes que disputam a categoria se reúnem na Coreia do Sul e optam por Sakhir

Por Yeongam, Coreia do Sul
Comente agora
Palco do GP da Espanha, o circuito da Catalunha, em Montmeló, a 20km de Barcelona, deixará de receber os testes de pré-temporada da Fórmula 1. Em 2014, o circuito de Sakhir, no Bahrein, será o local das duas últimas baterias de testes, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, e de 27 de fevereiro a 2 de março. O tradicional circuito espanhol de Jerez foi mantido como destino da primeira sessão, que será realizada de 28 a 31 de janeiro.
Depois de meses de discussão, a decisão foi tomada nesta quinta-feira pelas equipes da categoria, que se reuniram na Coreia do Sul, palco do GP deste fim de semana. Apesar da instabilidade política que toma conta do Bahrein desde 2011, os construtores optaram por Sakhir mesmo após o interesse dos circuitos de Yas Marina, em Abu Dhabi, e de Dubai.
Palco da F-1 desde 2004, o circuito de Sakhir também receberá os testes da pré-temporada em 2014 (Foto: Divulgação)O circuito de Sakhir também receberá os testes da pré-temporada em 2014 (Foto: Divulgação)
Para Martin Whitmarsh, a decisão foi acertada. Na opinião do chefe da McLaren, o circuito do Bahrein é a melhor opção entre os grandes traçados do Oriente Médio, por causa das características do percurso de 6.299 km, que recebeu um Grande Prêmio de Fórmula 1 pela primeira vez em 2004.
- A ideia é que nós possamos fazer alguns testes de temperatura. Então, se olharmos para as opções disponíveis no Oriente Médio, Abu Dhabi não é um bom circuito para testes, e Dubai é simples demais. Bahrein é o melhor de todos e é por isso que estamos indo para lá - disse Whitmarsh.
O alemão Sebastian Vettel, da RBR, venceu o GP do Bahrein 2013, em abril (Foto: Getty Images)O alemão Sebastian Vettel, da RBR, venceu o GP do Bahrein 2013, em abril (Foto: Getty Images)
Em 2011, o circuito de Sakhir também estava escalado para receber o último teste da pré-temporada, mas a monarquia local decidiu cancelar o evento por causa das violentas manifestações que reivindicam a implantação de um sistema parlamentarista no país.
Naquele mesmo ano, o GP do Bahrein, que deveria abrir o campeonato no dia 13 de março, também foi suspenso em decorrência dos protestos. Em 2012, a organização da prova reforçou a segurança do circuito para que o pequeno estado insular do Golfo Pérsico pudesse retornar ao calendário oficial da categoria.
Horários GP da Coreia do Sul (Foto: Editoria de Arte)

À la Ceni, goleira salva o São José no
fim contra Ferroviária; confira o vídeo

No jogo de ida da decisão do Campeonato Paulista de Futebol Feminino,
Kaká faz belo gol de falta nos acréscimos e salva sua equipe da derrota

Por São José dos Campos, SP
14 comentários
Eram 48 minutos do segundo tempo, e a Ferroviária vencia o São José na primeira partida da decisão do Campeonato Paulista de Futebol Feminino. No último lance do duelo, a esperança das donas da casa estavam nos pés da goleira Kaká, que não decepcionou. Em cobrança de falta à la Rogério Ceni, a camisa 1 colocou a bola no ângulo direito do gol adversário, decretando o empate em 1 a 1 no centro poliesportivo João do Pulo.
O gol tornou menos complicada a vida da Águia do Vale, que agora precisa de uma vitória por qualquer placar para ficar com o título. A grande final acontece no próximo domingo, às 10h, no estádio Fonte Luminosa, am Araraquara. Dona da melhor campanha, a Ferroviária joga por um empate em casa – tivesse mantido o placar de 1 a 0, obrigaria as joseenses a venceram por pelo menos dois gols de diferença.
Equilíbrio total
Em casa e apoiado por cerca de 200 torcedores, o São José se lançou ao ataque desde o início. Com maior posse de bola, trocava muitos passes em busca de um espaço na defesa adversária. A Ferroviária, postada com duas linhas de quatro para marcação, se defendia bem e não dava brechas.
São José Feminino x Ferroviária no primeiro jogo da final do Paulista (Foto: Danilo Sardinha/ Globoesporte.com)São José e Ferroviária fizeram jogo equilibrado no João do Pulo (Foto: Danilo Sardinha/ Globoesporte.com)
Com o passar do tempo, as visitantes se soltaram e conseguiram equilibrar a partida. Enquanto o São José abusava das jogadas em velocidades com as atacantes Giovânia e Fabiana Baiana, a Ferroviária tinha a bola parada e os chutes de longa distância como principais armas. E foi num petardo de fora da área que as afeanas abriram o placar. Aos 31 minutos, a atacante Ludmila arriscou da intermediária e acertou o ângulo direito do gol defendido pela goleira Kaká. Um golaço.
Ataque x Defesa
Na volta para o segundo tempo, o técnico Márcio Oliveira sacou a meia Priscilinha para a entrada da atacante Alanna. Com três jogadoras e frente em campo (Giovânia, Michele Carioca e Alanna), a Águia do Vale voltou a ter o domínio do jogo e obrigou a equipe de Araraquara a ficar presa no campo defensivo.
Conforme o cronômetro corria, o São José aumentava os ataques e as visitantes se fechavam ainda mais na defesa. Quando o triunfo parecia nas mãos das afeanas, uma falta mudou a partida. Aos 48 minutos, a goleira Kaká foi para a cobrança e acertou o ângulo direito do gol, decretendo a festa no João do Pulo.
  •  
São José Futebol Feminino comemora gol contra Ferroviária (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)São José comemora gol de Kaká nos acréscimos contra Ferroviária (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)

São Paulo volta a ser o alvo das zoações


qui, 03/10/13
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
Após ter uma melhora com a chegada de Muricy, o São Paulo ganhou uma trégua dos rivais nas zoações na internet, e o alvo passou a ser o Corinthians. Mas, a cada rodada, tudo muda. O Timão venceu o Bahia na mesma noite em que o Tricolor paulista perdeu para o Santos. E, com isso, os são-paulinos tiveram que aturar as gozações dos torcedores dos outros times nesta quinta-feira. Confira as principais abaixo:




Sem nenhuma participação, Panamá recebe a taça e sonha com o Mundial

País nunca participou de uma edição do torneio, mas ainda pode se classificar

Por Cidade do Panamá, Panamá
Ministro dos esportes do Panama Javier Tejera taça copa (Foto: Diogo Venturelli)Ministro dos esportes do Panama, Javier Tejera,
com a taça da Copa (Foto: Diogo Venturelli)
Seguindo sua viagem pela América Central, a Taça da Copa do Mundo desembarcou nesta quinta-feira na cidade do Panamá, capital do Panamá. O troféu chegou por volta de 12h do horário local.
A taça foi recebida com festa no aeroporto por mulheres vestidas com a pollera, vestimenta típica do Panamá.
O ministro dos esportes do país, Javier Tejera, foi o responsável por recepcionar o troféu, que foi exibido no saguão do aeroporto em uma cerimônia rápida com danças típicas do país.
Resta apenas uma vaga direta nas eliminatórias da América do Norte e Central para o Mundial. Honduras, terceira colocada, é quem tem mais chances com 11 pontos. México e Panamá brigam pela vaga na repescagem contra um país da Oceania. Faltam apenas dois jogos para a definição dos classificados, e os panamenhos levam vantagem sobre os mexicanos no saldo de gols.
Após a exposição em solo panamenho, a Taça seguirá viagem para a Jamaica, onde desembarcará no próximo sábado.
Panamenhas vestidas com ropa tradicional do Panamá (Foto: Diogo Venturelli)Panamenhas vestidas com ropa tradicional do Panamá (Foto: Diogo Venturelli)

Após 5º lugar, Sasaki diz: 'Se tivesse mais estrutura, poderia estar no pódio'

Entre os melhores do mundo no individual geral, ginasta pede mais apoio: 'Estou em 5º com o freio de mão puxado. Só o COB ajuda a gente'

Por Direto de Antuérpia, Bélgica
O momento deveria ser só de alegria. Afinal, Sergio Sasaki obteve no Mundial da Antuérpia o quinto lugar histórico para o Brasil na prova do individual geral. Apesar de só querer comemorar seu feito, sabe que é inevitável lembrar dos problemas estruturais que enfrenta no país. Desde março, ele está sem clube e treina nas instalações do Pinheiros, em São Paulo, sem ter vínculo. Sasaki voltou a pedir um olhar cuidadoso para o esporte e acredita que, com apoio, poderia chegar ainda mais longe.
- Quero mostrar para as empresas minha capacidade para que de repente ajudem a gente. Sou o quinto melhor do mundo. Com mais estrutura, poderia estar no pódio. Se você vir a diferença do quinto para o segundo, não foi tão grande. Peço paras as empresas que ajudem a gente. Eu, Diego (Hypolito) e o resto da minha equipe.Trabalhamos duro e temos talento - desabafou o ginasta.
Sergio Sasaki Mundial de Ginástica Bélgica (Foto: Agência AFP)Sergio Sasaki conquistou resultado inédito para a ginástica brasileira (Foto: Agência AFP)
Entre a felicidade pelo bom resultado e a insatisfação com as condições de trabalho, Sasaki acredita que o fato de conquistar a quinta colocação sem muito apoio só mostra, ainda mais, sua capacidade para disputas futuras. Ele, no entanto, ressalta a ajuda que vem recebendo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
- Eu estou muito feliz. Estou em quinto lugar com o freio de mão puxado. Sem ter ajuda. Só o Comitê Olímpico ajuda a gente. Fico feliz pelo meu resultado. Apesar de tudo isso, provei que sou um bom atleta. Mas, ao mesmo tempo, fico triste porque poderia ser um pouco melhor. Mas não tenho estrutura. De repente, é disso que a gente precisa para se diferenciar dos outros.
Para chegar na quinta colocação, Sergio Sasaki obteve 88.849 na soma dos seis aparelhos do individual geral. Sua melhor performance foi no salto, onde conseguiu a nota 15,200. Neste domingo, ele disputa a final do aparelho e ainda pode ganhar medalha. Como esperado, o campeão foi o japonês Kohei Uchimura, que entrou na história ao conquistar quatro títulos seguidos na competição
Mais dois brasileiros brigam por medalha no Mundial da Antuérpia. No sábado, o campeão olímpico Arthur Zanetti briga nas argolas. Já Diego Hypolito disputa no solo.

Muricy antecipa concentração no São Paulo e pega elenco de surpresa

Jogadores dormirão no CT da Barra Funda já nesta quinta-feira. Tricolor enfrenta o Vitória, sábado, às 21h, no Morumbi, pelo Brasileiro

Por São Paulo
355 comentários
Milton Cruz Muricy Ramalho São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)Muricy Ramalho, com auxiliar Milton Cruz, em treino
do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)
As três derrotas consecutivas fizeram o técnico Muricy Ramalho alterar sua rotina de preparação para os jogos do São Paulo. Depois dos 3 a 0 sofridos diante do Santos, na Vila Belmiro, o treinador decidiu antecipar em um dia a concentração do elenco. No sábado, o Tricolor enfrenta o Vitória, às 21h, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. O time paulista voltou à zona do rebaixamento, após a vitória do Vasco sobre o Inter.
Os jogadores foram liberados depois do treino desta quinta-feira à tarde, no CT da Barra Funda, mas terão de voltar ao clube até 22h. Eles permanecerão toda a sexta-feira no local e só poderão ir para casa após a partida. O grupo folga no domingo e retorna às atividades na segunda-feira.
– Pegou (de surpresa), não sabíamos, ficamos sabendo agora. Somos funcionários do clube. Não é castigo. É difícil ficar longe da família, mas tudo agora é bem-vindo – afirmou o zagueiro Antônio Carlos.
Desde que chegou ao São Paulo, Muricy Ramalho vinha optando por períodos mais livres. Os jogadores entravam em regime de concentração sempre um dia antes dos duelos. Com os confrontos geralmente aos domingos, os atletas só dormiam no centro de treinamentos aos sábados.
Na passagem de Paulo Autuori, o grupo permanecia no clube a partir de sexta-feira. Isso também acontecia com Ney Franco, sobretudo em antes de confrontos decisivos e clássicos. Com ele também, o Tricolor ficou diversas vezes no CT de Cotia, destinado às categorias de base.

Empresa oferece prêmio para Duque, faz pedido, e técnico Allax é demitido

Treinador havia assumido o Tricolor na sexta rodada da Série C do Brasileiro. BRFoot agencia jogadores no clube e sugeriu nome de auxiliar

Por Duque de Caxias, RJ
4 comentários
Eduardo Allax, Duque de Caxias (Foto: Divulgação)Eduardo Allax, Duque de Caxias (Foto: Divulgação)
Eduardo Allax não é mais o técnico do Duque de Caxias. E o motivo não é o desempenho do treinador à frente do time da Baixada Fluminense. Na zona de rebaixamento da Série C do Brasileiro, o clube viu a BRFoot, empresa de agenciamento que tem jogadores no clube, oferecer um prêmio financeiro caso seja cumprido o objetivo de escapar da degola. No entanto, como parte do acordo, exigiu a demissão do comandante da equipe e a efetivação do auxiliar Mário Júnior.
Eduardo Allax assumiu o comando do Duque de Caxias na sétima rodada da Série C do Brasileiro, após a saída do técnico Mário Maques. Na época, a equipe já se encontrava na zona de rebaixamento do Grupo B da competição. Allax assumiu e ficou sete jogos sem perder. Foram cinco empates e duas expressivas vitórias em cima do Mogi Mirim e Guarani. Nas duas últimas rodadas, o Duque foi derrotado por Betim e Barueri, os dois fora de casa. Números que apontam um aproveitamento de 40,7%.
- Realmente aconteceu essa proposta da empresa. Entendemos que essa seria uma boa motivação extra para os jogadores nesta reta final. A equipe não vai sofrer nenhuma alteração mesmo, tudo segue igual. O erro não foi do Eduardo (Allax), foi nosso na hora da montagem do elenco. O Eduardo é um amigo da gente, uma grande pessoa. O futebol é assim mesmo. Agora, quem vai comandar a equipe é o Mário Júnior - disse o presidente do clube, Luiz Calos Arêas, se recusando a citar o valor da premiação.
O técnico Eduardo Allax garantiu que não sai magoado com a diretoria do Duque de Caxias. No entanto, confessa ter ficado insatisfeito com a decisão tomada pela empresa parceira do clube. O técnico acredita que esta mudança pode atrapalhar a equipe nas duas últimas partidas para escapar do rebaixamento na Série C do Brasileiro.
- Eu fico triste com a situação. O grupo tinha comprado o espírito de sair daquela zona de rebaixamento. Isso é claro que pode afetar o grupo. Não saio magoado com a diretoria. Não posso deixar de dizer que saio frustrado. Não recebi nenhuma proposta para deixar o clube. Não vou sai de um trabalho no meio, eu não sou covarde - desabafou Allax.
Luiz Carlos Arêas, presidente do Duque de Caxias (Foto: Vitor Costa/Divulgação)Luiz Carlos Arêas, presidente do Duque de Caxias
(Foto: Vitor Costa/Divulgação)
Presidente não vê problema ético
Arêas acredita que esta decisão não tem implicação ética. O dirigente considera normal o fato da empresa, que tem jogadores agenciados no plantel do Duque de Caxias, invista para manter o clube na Série C do Brasileiro e, consequentemente, manter seus clientes valorizados, evitando um traumático rebaixamento.
- Eles têm vários jogadores aqui conosco. Caso o clube caia, os jogadores serão desvalorizados. Eu achei razoável a proposta. Resolvemos aceitar como a última cartada para tirar o clube desta situação. O Eduardo não tem culpa de nada - finalizou o dirigente.
O elenco do Duque de Caxias tem um mês de salários atrasados. No sábado, a equipe tem um jogo decisivo contra o Crac, primeiro clube fora da zona de rebaixamento, pela penúltima rodada da primeira fase da Série C. Caso vença, o Tricolor da Baixada deixa a degola e só dependerá de si para consolidar a permanência.
A BRFoot foi procurada para comentar o caso, mas até a noite de quinta-feira não respondeu às ligações.

Agadir se apressa para concluir estádio para o Mundial do Marrocos

Local da semifinal com o Bayern vai ser inaugurado no dia 11 outubro

Por Agadir, Marrocos
395 comentários
Obras na área de estacionamento, acabamento em áreas internas e testes do sistema de som são alguns sinais de que a administração do estádio de Agadir, cidade litorânea e turística do Marrocos, se apressa para finalizar uma obra que começou há nove anos. A morosidade não afetou a construção, mas sim a derrota para a África do Sul, na luta para sediar a Copa do Mundo de 2010, além de disputas políticas. As obras foram interrompidas várias vezes e retomadas recentemente. O novíssimo estádio de Agadir, preparado para abrigar mais de 40 mil espectadores, segundo representantes da Federação de Futebol do Marrocos, receberá quatro dos oito jogos do Mundial de Clubes da Fifia, em dezembro. Os outros quatro serão disputados em Marrakesh. O mais aguardado é a semifinal que será jogada pelo Bayern de Munique, da Alemanha, e o vencedor de um confronto ainda a ser sorteado na próxima semana, em Marrakesh.
Agadir (Foto: Marcos Eduardo / TV Globo Minas)Estádio de Agadir (Foto: Marcos Eduardo / TV Globo Minas)
A fachada do estádio causa estranheza ao olhar de um torcedor. Com recortes  que lembram arquibancadas, o estádio dá a impressão de que foi construído ao contrário. Um dos conceitos adotados pela arquitetura do estádio de Agadir é a integração com a paisagem das montanhas desérticas, comuns na região da cidade. A entrada principal, dedicada às autoridades e convidados VIP, impressiona pela aparência de um lobby de um hotel de luxo. Dentro, muito conforto aos torcedores. Em quase todos os acentos, uma ótima visão do campo, apesar da distância do gramado, assim como no estádio de Marrakesh. Para a imprensa, o estádio oferece ótimas instalações, como a sala de entrevistas coletivas. Os jogadores serão muito bem recebidos em confortáveis vestiários e em uma imensa sala de aquecimento, bem ao lado da entrada para o campo. O gramado ainda precisará de algum tempo para estar em boas condições. Ao lado do estádio, tem sido construído um moderno centro de treinamento. De Marrakesh a Agadir, são três horas de carro, em uma rodovia duplicada, com tráfego tranquilo, bem controlada e assistida pela empresa que a administra.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO ESTÁDIO DE AGADIR

Apesar de pendências, a primeira partida do novíssimo estádio está marcada para a semana que vem, dia 11 de outubro, em um amistoso entre as seleções do Marrocos e da África do Sul. No dia 11 de dezembro, Raja Casablanca, representante do Marrocos no Mundial de Clubes, e Aukland City, da Nova Zelândia, farão a abertura da competição. Um dos dois times poderá enfrentar o Atlético-MG nas semifinais. Tudo dependerá do confronto da fase seguinte, que será realizada também em Agadir.
Definição dos confrontos
No dia 9 de outubro, representantes dos clubes e das federações que jogarão o Mundial, em dezembro, participarão do sorteio do chaveamento dos confrontos. Será o dia em que Atlético-MG e Bayern conhecerão os prováveis adversários nas semifinais. Em Marrakesh, cidade que acolherá o Galo, há uma grande expectativa para receber os brasileiros, principalmente Ronaldinho Gaúcho, que ainda é lembrado pelo tempo em que jogava no Barcelona. Camisas dos times europeus são facilmente encontradas nas lojas de material esportivo e de roupas em geral. Muitas camisas do Barcelona ostentam “Ronaldinho”. Camisas do Bayern são comuns, mas, para os marroquinos, “Dinho” e o “Mineiro” são os mais aguardados. R10, no entanto, ainda não tem presença garantida no Mundial, já que ainda se recupera de uma grave lesão no músculo adutor da coxa esquerda.
O Atlético-MG ainda não definiu o hotel em que ficará em Marrakesh. Mas o atendimento e luxo são características comuns a muitos dos estabelecimentos da cidade. Na semana que vem, a direção do clube visitará alguns hotéis para definir a base do time no Marrocos.
Agadir (Foto: Armando Oliveira / TV Globo Minas)Lojas vendem camisas do Bayern e com imagem de R10 no Barça (Foto: Armando Oliveira / TV Globo Minas)