sábado, 14 de maio de 2011

Prass e Elton veem o Vasco mais forte agora do que na semi de 2009

Na ocasião, time foi eliminado pelo Corinthians após dois empates. Agora, rival pela vaga na final da Copa do Brasil é o Avaí e eles querem outro resultado

Por Fred Huber e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
elton vasco x atlético-pr (Foto: FOTOCOM.NET)Comemora gol contra o Furacão que colocou o
Vasco na semifinal (Foto: FOTOCOM.NET)
Em 2009, ano que o Vasco disputou a Série B, a equipe, assim como agora, em 2011, conseguiu chegar na semifinal da Copa do Brasil. Depois de eliminar Flamengo-PI, Central-PE, Icasa-CE e Vitória, os cruz-maltinos mediram força com o Corinthians. A equipe paulista era campeã estadual, tinha em Ronaldo seu principal jogador e acabou se classificando para a decisão depois de duas partidas marcadas pelo equilíbrio.
No primeiro jogo, no Maracanã, o placar terminou em 1 a 1. Rodrigo Pimpão fez o gol vascaíno, e Jorge Henrique marcou para os corintianos. Este gol seria importantíssimo para a classificação dos paulistas, já que na segunda partida, em São Paulo, houve um empate em 0 a 0. O critério gol fora de casa acabou sendo determinante.
Este duelo no Pacaembu (confira os melhores momentos ao lado) ficou entalado na garante dos cruz-maltinos, já que consideram que o árbitro não marcou um pênalti em Elton, que foi puxado por Chicão dentro da área. Naquela ocasião, Ronaldo estava em campo e parou nas mãos do goleiro Fernando Prass. Em um lance, o Fenômeno partiu livre para o gol e o camisa 1 lhe tirou a bola na hora da tentativa do drible. Na próxima quarta-feira, em São Januário, o Vasco enfrenta o Avaí na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil. A equipe espera fazer uma história diferente e chegar na decisão. Prass acredita que esta equipe atual é mais qualificada tecnicamente do que a de 2009. Ele lembrou que aquele time havia sido formado há pouco tempo para a disputa da Série B.
- Nosso time atual é, teoricamente, mais qualificado. Aquele de 2009 tinha sido formado há pouco tempo, eram 20 e poucos novos jogadores. Não só a equipe, mudou a diretoria, comissão técnica... O time foi formado para a Série B e surpreendeu por jogar de igual para igual com o Corinthians, que era o campeão paulista. Saímos por detalhes. Um deles o gol marcado por eles na nossa casa, e o outro um erro de arbitragem.
Elton também aposta suas fichas no time atual, que tem jogadores mais rodados do que o Vasco de 2009.
- O Vasco deste ano está mais experiente e preparado do que o de 2009. Temos que trabalhar bastante para não sermos surpreendidos como fomos daquela vez. Sabemos que serão dois jogos difíceis.

‘Dividido’ entre Gre-Nal e Valencia, Jonas curte nova fase da carreira

Ídolo recente do Grêmio, atacante não acha que fará falta ao ex-time por muito tempo. Ele estará em campo durante a decisão do Gaúcho

Por Victor Canedo Rio de Janeiro
jonas valencia gol  (Foto: agência EFE)Jonas comemora um de seus gols com a camisa
Valencia no Espanhol (Foto: agência EFE)
Jonas já marcou em Gre-Nal, já venceu um dos maiores clássicos do país e até conquistou título em cima do maior rival em três temporadas defendendo o Tricolor gaúcho. Deixou como presente sua imagem na memória dos torcedores comemorando gols, 23 deles na última edição do Campeonato Brasileiro, na qual foi o artilheiro. Neste domingo, no entanto, o ilustre gremista terá de se dividir entre o segundo jogo da decisão no Olímpico e sua vida nova na Espanha. E no Valencia ele já engrenou.
Em 12 partidas – sete como titular –, o atacante foi de “pior atacante do mundo” à peça importante ao marcar três gols e dar outras três assistências, ajudando sua equipe a se garantir na próxima Liga dos Campeões. A confirmação direta na fase de grupos da principal competição do continente pode vir justamente neste domingo.
O clássico local contra o Levante, no estádio Mestalla, está marcado para o mesmo horário da finalíssima do Gaúchão 2011 – 16h (de Brasília). Jonas, que acompanhou pela internet a vitória do Grêmio no Beira-Rio, na última semana, por 3 a 2, estará em campo e só saberá do resultado com certo atraso. Que seja ao menos com um sorriso no rosto.
- Tenho que defender o meu ex-time. E pela amizade que tenho com o clube, o carinho da torcida que é recíproco... Vou torcer muito no domingo para ver o Grêmio sair campeão - disse Jonas, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone, parafraseando um dos cantos da torcida.
Esperançoso, Jonas não acha que o Grêmio sentirá sua falta por muito tempo. Na entrevista, ele também falou sobre seu futuro na Seleção Brasileira, prestes a disputar a Copa América, e traçou metas para a próxima temporada, como chegar abaixo apenas de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo na artilharia do Espanhol. Confira abaixo:
GLOBOESPORTE.COM: Você já fez 12 jogos (sete como titular) e tem três gols e três assistências. Podemos dizer que o Jonas está engrenando na Espanha?
JONAS: Aos poucos. Estou feliz pelo pouco tempo que estou aqui, estou me adaptando ainda, e espero atuar bem nos jogos restantes do campeonato para terminar esse poucos meses que estou aqui com uma impressão boa, para aí sim na próxima temporada começar voando. Pelos três meses que estou aqui fico muito contente pelo começo. Não é fácil mudar de estilo de jogo, de um futebol brasileiro para o espanhol tão rápido.
Pena que a temporada já vai acabar...
Cheguei no mercado de inverno, e quando comecei a pegar um pouco o estilo deles aqui praticamente acabou. Mas é um mês de férias, passa rápido, e a gente já volta com tudo de novo. Até porque o time vai para a Liga dos Campeões. Cheguei em cima das oitavas, nos primeiros jogos eu só era convocado para me ambientar. No jogo de volta (3 a 1 Schalke, na Alemanha), entrei no finzinho, faltando dez minutos. Agora eu quero pegar a Champions desde o início.
Você vê o Messi, Ronaldo, 36 gols só no Campeonato Espanhol... Não dá para competir com eles que estão sobrando"
Jonas
Começando do zero é possível para competir com Messi e Cristiano Ronaldo? Ou ao menos sonhar em ser o primeiro abaixo deles?
Sei que é muito difícil. Você vê o Messi, Ronaldo, 36 gols só no Campeonato Espanhol... Não dá para competir com eles que estão sobrando. Mas gostaria, sim, de estar com uma média boa de gols no ano. Aqui comentam que se você fizer de 20 a 25 gols na temporada é uma média boa, dão valor a isso aqui. Em 2010, fiz 42. Se eu fizer a metade disso aqui seria maravilhoso, já que o nível é muito melhor. Estaria satisfeitíssimo. Temos que pensar alto também, nos objetivos individuais.
Agora não mais de “pior atacante do mundo”, não é? A tendência agora é virem muitos elogios.
Dei uma reviravolta desde 2009 com esse pessoal. Depois, com o que fiz ano passado na artilharia, com o Grêmio, já me elogiaram muito. Nem tocaram muito nesse assunto, para falar a verdade. O que fiz no ano passado cobriu tudo.
Você recebeu sua primeira chance na Seleção Brasileira justamente na última convocação. Está esperançoso para ir à Copa América?
Prefiro esperar. Tive a felicidade de ter sido convocado pela primeira vez contra a Escócia, sei que é difícil, mas se pintar meu nome, vixe maria, vou vibrar muito. E se não for seguirei trabalhando aqui no Valencia para ser lembrado em outra oportunidade. Estar na Seleção é o auge do jogador, ainda mais numa pentacampeã mundial. Para chegar ali não é fácil. E depois que chega, toma o gostinho. O ambiente é bom. Na verdade, é maravilhoso.
Já sentiu alguma diferença do futebol brasileiro?
Só em relação a estilo de jogo mesmo. Aqui é mais rápido, e você vê também que antes dos jogos eles molham a grama, a bola fica muito rápida. No Brasil os campos são secos, a não ser quando chove, é claro (risos). Sou obrigado a pensar mais rápido quando jogo, pois mal pego na bola e já tem um ou dois na cola.
Jonas grêmio x lageadense (Foto: Ag. Estado)Jonas nos tempos em que defendeu o Grêmio
antes de se transferir para o Valencia (Ag. Estado)
O Grêmio não teve Borges no último Gre-Nal, mas o Júnior Viçosa apareceu como um bom substituto do Jonas...
É verdade. Acompanhei pela internet e fiquei feliz para caramba. Sabia que os dois estavam pressionados pela desclassificação na Libertadores, já participei daquilo e sei como é. Até acompanhei a entrevista do Renato (Portaluppi ou mesmo Gaúcho). Quem não for campeão vai ver a pressão aumentar ainda mais. E acho que vai sobrar para o Inter (risos). O grupo é bom, a garotada tem muito talento. O Inter também tem uma grande equipe, mas tenho que defender o meu ex-time. E pela amizade que tenho com o clube, o carinho da torcida que é recíproco... Vou torcer muito no domingo para ver o Grêmio sair campeão. E para o Renato também seria importantíssimo o primeiro título como técnico pelo Tricolor.
A eliminação precoce na Libertadores deixou clara a necessidade por um atacante. Até quando vão lamentar a sua saída?
Isso passa. Eu fiz um ano maravilhoso, mas com certeza outros já vão logo engrenar. Assim é o futebol. Uns saem, outros entram e continua. No elenco do Grêmio hoje tem jogadores de qualidade para dar conta do recado e estar fazendo gols. O Viçosa veio de uma equipe de menor expressão e está muito bem, o Borges é goleador, o André Lima está machucado, mas foi muito bem comigo no ano passado... Tem também o Clementino, Lins. Sobre o Leandro, vi um jogo dele na Libertadores, sei que é diferenciado mesmo, com pouca idade e muita personalidade. O Grêmio está bem servido e creio que se sair mesmo o titulo gaúcho vai ganhar mais moral para o Brasileirão.

Vice defende qualidade técnica de Valdivia, mas admite: foi mau negócio

Roberto Frizzo elogia o futebol do chileno, mas, a exemplo do que fez o presidente Tirone, reconhece que o clube não tem como pagá-lo

Por Marcelo Prado São Paulo
Roberto Frizzo  palmeiras (Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)Frizzo defende Mago, mas diz: foi mau negócio
(Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)
A entrevista do presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone, publicada neste sábado no Jornal da Tarde, causou enorme polêmica no clube. O dirigente criticou abertamente os meias Valdivia e Lincoln, dizendo que eles custaram muito e jogam pouco. Sobre o chileno, insinuou que o gringo “vive na noite”. O dirigente ainda atacou o ex-presidente Luiz Gonzaga Belluzzo (chamou-o de “amador”) e ironizou o técnico Luiz Felipe Scolari, dizendo que ele se desequilibra de vez em quando.
Em conversa com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, o vice-presidente de futebol, Roberto Frizzo, deixou claro que o presidente é livre para se manifestar da forma que achar melhor. Mas que gostaria de ver as coisas sendo tratadas internamente.
Ao falar do camisa 10 e ídolo da torcida, o dirigente defendeu Valdivia, dizendo que ele é um grande jogador, mas concordou com Tirone ao falar que o negócio está fora dos padrões que o clube pode pagar agora.
- O Valdivia é craque, ídolo da torcida, joga muito, faz o que poucos fazem dentro do futebol brasileiro. Quanto ao negócio, foi alto para o momento que o clube vive.
É como se fôssemos a Barcelona para contratar o Messi e pagássemos 200 milhões de euros com uma carta de um banco para vencer em 2015"
Roberto Frizzo
Valdivia foi contratado no ano passado, pela diretoria anterior, junto ao Al Ain, dos Emirados Árabes. Até o dia 15 de agosto o Palmeiras terá de desembolsar 6,5 milhões de euros (o equivalente a R$ 14,9 milhões) para pagar pela contratação, feita com empréstimo do banco Banif. Frizzo usou uma metáfora para ironizar o negócio.
- É como se fôssemos a Barcelona para contratar o Messi e pagássemos 200 milhões de euros com uma carta de um banco para vencer em 2015. Não sabemos como vamos pagar o Valdivia e temos que nos acertar com o banco.
Sobre as insinuações de Tirone de que Valdivia é “irresponsável”, Frizzo declarou:
- Eu não ando na noite. Não vejo nada nem ninguém. Nunca ninguém me trouxe uma prova que A, B ou C estivesse fazendo algo inapropriado. Se alguém tiver, que apareça e mostre.
Procurado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, o presidente Tirone não atendeu as ligações. E a caixa de mensagens dele está lotada.

Investimento na base: o segredo do sucesso do atletismo da Jamaica

'SporTV Repórter' foi ao país para entender as razões que o levam a formar tantos velocistas e acompanhou a competição que revelou Bolt

Por SporTV.com Rio de Janeiro
O músico Bob Marley tornou o reggae um ritmo mundial nos anos 70 e transformou a Jamaica em sinônimo deste estilo de música. Trinta anos após a sua morte, o país caribenho continua a trazer orgulho para seus moradores, mas por um outro motivo: tem os homens e mulheres mais velozes do mundo. Nomes com Usain Bolt, Asafa Powell e Shelly-Ann Fraser são resultado de um programa que incentiva as crianças desde cedo a entrar no mundo do atletismo. O "SporTV Repórter" viajou para a Jamaica em busca dos segredos destes esportistas e do país que os revela.
Nas escolas ou nas praias, a correria jamaicana está em todas as partes. Mas o caminho é um só: começa como uma brincadeira no colégio – durante as aulas de educação física -, fica mais sério na escola secundária – onde estudantes participam de grandes competições - e afunila nos clubes, no qual só os mais rápidos têm vez.
O resultado deste incentivo na base é uma tradição de 63 anos de bons resultados nas pistas. Desde 1948, a Jamaica conquistou 55 medalhas nas histórias das Olimpíadas. Cinquenta e quatro delas no atletismo. Quem mais contribuiu para este número expressivo foi uma mulher. Com 51 anos e ainda na ativa, Merlene Ottey tem sete Olimpíadas no currículo e o mais que triplo de medalhas em grandes competições: 23 (nove em Olimpíadas e 14 em Mundiais). Ottey, assim como Arthur Wint e Herbert McKenley, os primeiros medalhistas do país, estão imortalizados na entrada do principal estádio do país, o Nacional de Kingston, capital do país. Em pouco tempo, estas lendas terão a companhia de outras.
Os últimos resultados da Jamaica impressionam. Nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, e no Mundial de Atletismo em Berlim, em 2009, foram 24 medalhas em prova de tiro curto. Recordista mundial dos 100m durante três anos, Asafa Powell explica o motivo para o sucesso dos conterrâneos.
- O tipo de mentalidade do jamaicano é trabalhar sempre para ser o melhor. É como são os jamaicanos. Somos dedicados, sempre... Precisamos trabalhar muito pelo que queremos, então damos muito duro.
SporTV Repórter SporTV Jamaica Atletismo Usain Bolt 5 (Foto: Divulgação SporTV)Usain Bolt prestigiou a mais importante competição escolar da Jamaica (Foto: Divulgação SporTV)
Usain Bolt, atual recordista mundial e campeão olímpico e mundial, também credita o sucesso à determinação dos atletas.
- Somos um povo muito determinado e orgulhoso como raça. Queremos nos sair bem. Então, a gente dá duro.
Usain Bolt, Asafa Powell e Shelly-Ann Fraser, os novos “Bob Marleys” da Jamaica, hoje são celebridades. Mas o caminho para o estrelato não foi fácil. Os recursos eram escassos e as condições ruins, mas nunca faltou o fundamental: o incentivo na base.
O corredor jamaicano se forma na escola. Desde muito jovens eles correm nas milhares de pistas espalhadas pelos colégios do país e, ainda adolescentes, se acostumam à pressão das competições escolares. Na escola de Shortwood, em Kingston, a corrida é a atividade extracurricular mais procurada. A pista, que é de grama, tem marcações de terra feitas pelos pés das crianças, que correm o mesmo caminho todos os dias.
O próximo Usain Bolt, Asafa Powell ou Sherone Simpson pode sair daqui"
Roberto Clark, técnico de uma escola jamaicana
- Estamos dando a eles escolhas para que se tornem alguém. O próximo Usain Bolt, Asafa Powell ou Sherone Simpson pode sair daqui, entende? O nosso papel é facilitar para eles, identificando os seus talentos. As atividades extracurriculares os mantêm envolvidos em algo significativo. Se alguns não estivessem aqui, talvez estivessem nas ruas, se metendo em confusão – afirmou Roberto Clark, técnico da escola.
Criado há 101 anos, o campeonato local "Boys and Girls Championships” reúne atualmente cerca de 3 mil crianças de 100 escolas, que disputam as principais provas sob os olhares de 40 mil pessoas que lotam o Estádio Nacional de Kingston. Transmitido ao vivo para todo o país, é a hora das revelações aparecerem para as câmeras.
Jaqueline Stewart, diretora do museu do Bob Marley, relembra o impacto que a competição tem anualmente no país.
- O estádio fica completamente lotado, e não só de alunos, mas de adultos e representantes de todas as associações de meninos e meninas. Todos prestam atenção, porque é de onde sabemos que vem a nossa próxima geração de atletas. Portanto, é um grande evento. Para mim, é uma das razões de termos atletas tão bons.
SporTV Repórter SporTV Jamaica Atletismo Shelly Ann Fraser 3 (Foto: Divulgação SporTV) Shelly Ann Fraser se diz orgulhosa da escola que
defendeu nas competições (Foto: Divulgação)
Todos medalhistas olímpicos e mundiais da Jamaica, sem exceção, passaram por esse vestibular das pistas e relembram o amor à escola que defendiam.
- Eu amo muito a minha escola. Eu me sinto orgulhosa e privilegiada por ser da Wolmer. Ser da Wolmer é quase como pertencer a uma linhagem 'crème de la crème', a nata. Eu estou sempre apoiando a minha escola e faço sempre questão de dizer: "Eu passei pela melhor escola de garotas do mundo” – afirmou, orgulhosa, Shelly-Ann Fraser, medalha de ouro nos 100m rasos nas Olimpíadas de Pequim-2008 e no Mundial de Berlim-2009.
Bolt relembra a pressão que sentia durante o campeonato e reconhece a importância do torneio em seu amadurecimento como atleta.
- Quando você vê o Champs, ele nos ajuda, quando somos jovens, a chegar ao cenário mundial. Lutamos muito e desde cedo já sofremos muita pressão para irmos bem no Champs e ganharmos uma medalha de ouro. É como uma Olimpíada ou um Mundial para os mais jovens. E era assim que eu me sentia.
Medalha de prata em Seul-88 e mãe de uma competidora do campeonato nacional, Grace Jackson reconhece a noção de esportividade ensinada às crianças.
- O importante não é vencer sempre, e sim participar e auxiliar na jornada, ajudar as pessoas a sentir que elas têm um lugar no mundo. Nos fortalecemos e podemos ajudar os outros a subir na vida.
Depois do campeonato, uma minoria segue a carreira dos sonhos de milhares de jamaicanos: se tornar um profissional de atletismo e continuar morando no país. Estudar e treinar em universidades americanas é coisa do passado. Atualmente, a Jamaica está pronta para segurar todos os velocistas de alto nível.
Um dos fundadores do clube MVP, onde treinam Asafa Powell e Shelly-Ann Fraser, entre outros, Bruce James afirma que viu a possibilidade de manter os velocistas no país e dar as mesmas condições de treinamento que tinham no exterior.
Sabemos que podemos fazer dos atletas jamaicanos os melhores do mundo"
Bruce James, fundador do clube MVP
- No ano de 1999, dissemos que queríamos dar aos atletas jamaicanos a opção de treinar na Jamaica com treinadores e diretores locais. Na época, nós acreditávamos e agora sabemos que podemos fazer dos atletas daqui os melhores do mundo. Bem aqui. Sem precisar de bolsa para uma universidade nos Estados Unidos.
Acostumadas à pressão desde pequenas, as crianças se espelham nos ídolos e levam a corrida a sério para tentar ser o novo Bolt das pistas. O maior herói nacional de todos os tempos acredita que estes sonhos podem se tornar realidade, já que a estrutura existente é capaz de criar outros grandes velocistas como ele.
- Eu queria ser o melhor, ganhar a medalha de ouro. Então, eu trabalhei duro, e é assim que o talento aparece. Quando dizemos: "Esse garoto pode ser bom"... Quando se vê todo o talento você só precisa nutrir esse talento para conseguir ser alguém como eu.

Hacker invade site de Ronaldinho e coloca imagem de Bin Laden

Espaço virtual do camisa 10 do Flamengo sofre ataque e tem foto do terrorista morto recentemente estampada na página principal

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
O site oficial de Ronaldinho Gaúcho (www.ronaldinhogaucho.com) sofreu um ataque inesperado na tarde deste sábado. Um hacker que se identificou como muçulmano e adorador de Osama Bin Laden, morto no dia 1º de maio no Paquistão por forças do exército dos Estados Unidos, invadiu o espaço virtual que conta a trajetória do camisa 10, colocou foto do terrorista, do jogador e de Jar Jar Binks, alienígena do filme Star Wars.
Informado pelo GLOBOESPORTE.COM sobre o incidente, o irmão e empresário de Ronaldinho, Assis, se assustou.
- Que loucura que fizeram! Vou entrar em contato imediatamente com os responsáveis pelo site para resolver esse problema. Inacreditável!
Horas depois, o site voltou ao ar.
reprodução site ronaldinho gaucho.com (Foto: Ronaldinhogaucho.com)O site de Ronaldinho Gaúcho foi invadido por hacker (Foto: Reprodução Ronaldinhogaucho.com)
Textos escritos em inglês e árabe foram colocados na página de abertura do site, que travou e não pôde ser mais acessado. Em uma das mensagens, o hacker declara amor a Osama Bin Laden e ataca os Estados Unidos.
Confira a mensagem:
"Só existe um deus e Maomé é o profeta
Em nome de Deus, o piedoso
Essa é só uma pequena mensagem para essa nação culpada. E você Ronaldinho, acha que é um rei. Que Deus te amaldiçoe e amaldiçoe quem esteja com você.
Você é rancoroso com os muçulmanos e não ache que seus atos serão esquecidos por nós.
Seu m...., estamos te ensinando bons modos".

Djokovic derruba Murray, consegue o 38º triunfo e encara Nadal na final

Britânico foi melhor no segundo set, mas não conseguiu frear o sérvio

Por SporTV.com Roma
Andy Murray não queria, mas virou estatística. Caiu como todos os outros que enfrentaram Novak Djokovic nesta temporada. Neste sábado, o britânico se esforçou muito durante três horas, mas não encontrou uma forma de frear o número 2 do mundo. Ele venceu a partida por 6/1, 3/6 e 7/6(2) e colocou no bolso o seu 38º triunfo consecutivo. A missão de tentar pôr um ponto final na sequência fica agora com Rafael Nadal, com quem decidirá o título do Masters 1.000 de Roma.
tênis djokovic master 1000 de roma (Foto: agência Getty Images)Novak Djokovic passou sufoco, mas manteve a escrita na temporada (Foto: agência Getty Images)
Em 2011, Djokovic faturou os seis torneios que disputou, totalizando 36 vitórias: Australian Open, ATP 500 de Dubai, os Masters 1.000 de Indian Wells e Miami, o ATP 250 de Belgrado e o Masters 1.000 de Madri.
Leia mais notícias sobre tênis

Neste sábado, impôs seu jogo desde o início, quebrando o serviço do adversário. Murray não se abateu e lutou muito no terceiro game, conseguindo evitar que o sérvio confirmasse o saque: 2/1. Mas Nole estava atento e tratou logo de mostrar que o esforço foi em vão. Fez 5/1 e começou a minar a confiança do número 4 do mundo. Numa sequência de 19 pontos disputados, 14 foram conquistados por Djokovic. E não demorou muito para fechar o primeiro set: 6/1.
Murray voltou sacando melhor, passou a subir mais à rede e equilibrou mais o jogo. Do outro lado, o sérvio sentiu a mudança de postura do britâncio e passou  a lamentar suas falhas. Djokovic errava até smash e Murray aproveitava para se distanciar (5/2). Mas encontrou resistência para empatar a partida, com o adversário salvando dois sets points. O que não conseguiu evitar pouco depois: 6/3.
Djokovic ainda tinha fôlego e foco para sair da situação desconfortável. Fez 3/1 com facilidade, mas logo em seguida teve o serviço quebrado. Murray  persistia. Venceu três games seguidos e complicava a vida de Nole (4/3). Djokovic precisava reagir. Devolveu a quebra, vibrou mais, só que também passou a dar sinais de cansaço. Apesar das dores na perna, teve força para salvar um break point. Murray também não se entregava. Conseguiu a vantagem (5/4) e só precisava confirmar seu saque para fazer o que nenhum outro tenista tinha conseguido na temporada: quebrar a invencibilidade do sérvio.
A ansiedade foi maior e após cometer duas duplas faltas, Djokovic teve como respirar (5/5). Confirmou o serviço e mostrou tanto empenho que sofreu uma queda na tentativa de buscar uma bola no fundo da quadra.  Murray também "voava", mas pontuava  e levava o confronto para o tie-break.  Lá, Djokovic não lhe deu chances e mostrou a razão de estar invicto até agora.

Com dois de Robinho, Milan vence o Cagliari em 'festa' pelo título italiano

Brasileiro se destaca, até Gattuso deixa o seu, e com o San Siro lotado, jogadores comemoram a conquista do Scudetto em grande estilo: 4 a 1

Por GLOBOESPORTE.COM Milão
festa milan campeão italiano (Foto: agência AFP)Festa do Milan campeão italiano (Foto: agência AFP)
A festa estava armada. Mosaico gigante, estádio lotado e comemoração até mesmo no ônibus, que foi seguido por milhares de torcedores, a caminho do San Siro. Já com o título italiano garantido, o Milan entrou em campo neste sábado com um único objetivo: encerrar bem a temporada, que acabou com um jejum de oitos anos sem título do Scudetto, com chave de ouro diante de sua torcida. E conseguiu, em grande estilo. Com gols de Robinho (dois), Gattuso e Seedorf, o Rossonero bateu o Cagliari por 4 a 1, em jogo válido pela penúltima rodada do Campeonato Italiano, e garantiu a festa em vermelho e preto na cidade de Milão.
Como a conquista do título foi garantida com o empate com o Roma, na capital, esta foi a primeira vez em que a torcida pode assistir a uma partida de seu time, já como campeão, e festejar o Scudetto ao lado dos jogadores. Por isso, o clima era de muita comemoração no San Siro, antes mesmo de a bola rolar. E depois que a partida começou, eles tiveram ainda mais motivos para festejar. A equipe não foi ameaçada em nenhum momento e saiu com a vitória de maneira muito tranquila, chegando a 81 pontos na tabela.
Após a partida, todos os jogadores do elenco do Milan participaram da entrega oficial dos prêmios pelo título. Convocados um por um por um apresentador que estava em um palco, no centro do gramado, eles receberam suas medalhas ao som de "We Will Rock You", do Queen. Ao invés de utilizarem suas camisas de jogo, todos vestiram uma camisa com o número 18 e a palavra "Campioni" às costas, em referência ao 18º Scudetto conquistado pelo clube italiano.
robinho thiago silva alexandre pato seedorf milan gol cagliari (Foto: agência AP)Com direito à dancinha dos brasileiros, Milan venceu o Cagliari com autoridade no San Siro (Foto: AP)
Robinho faz dois, e Milan passeia no primeiro tempo
Engana-se quem pensa que o Milan, por já estar com o título garantido, poderia entrar em campo de ressaca, ainda mais após a derrota na semifinal da Copa da Itália, para o Palermo. O time da casa provou que estava disposto a presentear sua torcida com uma grande atuação desde os primeiros minutos de jogo, e não demorou a abrir o placar. As boas chances de gol começaram aos 13 minutos, em cabeçada perigosa de Alexandre Pato. Dois minutos depois, foi a vez de Robinho quase marcar em chuta forte da entrada da área, defendido pelo arqueiro do Cagliari.
robinho milan gol cagliari (Foto: agência EFE)Robinho fez dois gols e foi o grande nome do jogo
deste sábado em Milão (Foto: Agência EFE)
Aos 21, no entanto, não teve jeito. O mesmo Robinho recebeu bola na esquerda, partiu para dentro da defesa adversária, driblou dois zagueiros e chutou colocado, sem chances para o goleiro: 1 a 0. Mal comemorava o primeiro gol, o torcedor do Milan já viu sair mais um. Aos 23, Gattuso aproveitou sobra do goleiro em dividida com Alexandre Pato e, mesmo de fora da área, conseguiu completar de cabeça para ampliar a vantagem rossonera.
BRASIL MUNDIAL F.C.: camisas de Thiago Silva ganham as ruas de Milão
Em vantagem, o time chegou a tirar um pouco o pé do acelerador, mas mesmo assim, fez o terceiro, de novo com Robinho, agora completando, com categoria, belo cruzamento de Pato da esquerda. No fim, aos 37 minutos, o Cagliari conseguiu diminuir, com bonito lance de Cossu, que recebeu na entrada da área, deu um drible desconcertante em Yépes, que ficou no chão, e bateu sem chances para Abbiatti. Mas nada que impedisse os campeões italianos de irem para o vestiário muito aplaudidos no intervalo.
'Se despedindo', Seedorf fecha goleada e Inzaghi volta a jogar
A etapa final também foi de amplo domínio dos donos da casa. Trocando passes no campo de ataque e sempre buscando o gol, o Milan nem parecia que já estava com o título garantido, apenas cumprindo tabela. O Cagliari, que também não busca mais nada na temporada, não ficou atrás e aproveitou os espaços dados pelos rossoneros para contra-atacar, como aos 15 minutos, quando Agostini cruzou para Lazzari, que quase completou para o gol.
desfile de comemoração do título do Milan com cartaz (Foto: Cadu Machado / Globoesporte.com)Torcedores do Milan festejaram o título nas ruas de
Milão (Foto: Cadu Machado / Divulgação)
Flamini, em bom chute de fora da área, também esteve perto de marcar, mas para o Milan. Assim como Robinho, que teve ótima chance para fazer o seu terceiro gol no jogo aos 25, quando recebeu bom passe do próprio Flamini, dentro da área, mas chutou em cima do goleiro do Cagliari. De tanto insistir, o Milan chegou ao quarto gol. Curiosamente, com Seedorf, que estaria se despedindo do clube. Robinho iniciou a jogada e rolou para Pato, que deu excelente passe entre os zagueiros para o holandês completar para o fundo do gol: 4 a 1.
A nove minutos do final da partida, o atacante e ídolo do Milan e do futebol italiano, Inzaghi, que só tinha previsão de retornar aos gramados na próxima temporada, entrou em campo no lugar de Alexandre Pato, provando estar totalmente recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo feita ainda no início da temporada. Como não poderia deixar de ser, Pippo foi ovacionado pela torcida. Era o grand finale para uma comemoração digna do 18º italiano da história do Milan.
Confira os resultados da 37ª rodada do Campeonato Italiano
Sábado
Lazio 4 x 2 Genoa
Milan 4 x 1 Cagliari
Domingo
Fiorentina x Bologna
Bari x Lecce
Catania x Roma
Cesena x Brescia
Chievo Verona x Udinese
Parma x Juventus
Sampdoria x Palermo
Napoli x Inter

Maradona é o novo técnico de equipe dos Emirados, afirma jornal italiano

Ídolo argentino teria assinado por dois anos com o Al Wasl

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes
reprodução OLE maradona (Foto: reprodução Jornal ole)Maradona durante visita a Dubai (Foto:reprodução Olé)
De acordo com o diário italiano “La Gazzetta Dello Sport”, Maradona é o novo técnico do Al Wasl, dos Emirados Árabes. El Pibe, que comandou a Argentina na última Copa do Mundo, não tendo seu contrato renovado logo após a disputa do torneio na África do Sul, teria assinado por dois anos com a equipe do Oriente Médio.
Maradona, segundo a matéria, vai levar a mesma comissão com qual trabalho no Mundial, entre eles, Mancuso, ex-volante de Palmeiras e Flamengo.
No Al Wasl, atual quarto colocado do campeonato dos Emirados Árabes e perto de conseguir uma vaga na Liga dos Campeões da Ásia da próxima temporada, Maradona, que está no país visitando vários clubes locais, comandará dois brasileiros: Alexandre Oliveira, ex-Atlético-PR, e Alex, ex-Flu.
Se confirmada, essa será a terceira experiência de Maradona como técnico de clube. Na década de 90, ele trabalhou, em períodos curtos, no Mandiyú de Corrientes e no Racing.

Cacá Bueno domina classificatório e irá largar na pole de Nova Santa Rita

Piloto da RBR fez a melhor volta da atividade, com o tempo de 54s336; ele está na terceira colocação da tabela da temporada, com 46 pontos conquistados

Por Rafael Honório Nova Santa Rita, RS
Mais uma vez, não houve "repeteco" na etapa de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. Nos três treinos livres e no classificatório, foram quatro pilotos diferentes dominando cada uma das sessões. Mas na hora da "decisão", a atividade onde o grid da prova foi formado, o "currículo" fez a diferença. Tricampeão da categoria, Cacá Bueno fez a melhor volta, com o tempo de 54s336 e se garantiu na pole position do circuito gaúcho.
- Mesmo com uma volta nada espetacular, eu consegui fazer a pole. Eu fiz duas vezes a pole e isso mostra que, acima de tudo, o carro tem consistência. Eu briguei pela pole em São Paulo e Ribeirão Preto, e acabei largando em segundo. Em Curitiba foi um desastre. Hoje, fazer quatro voltas sempre baixando o tempo, mostra que estamos em um caminho acertado - disse.
A primeira parte do treino contou com todos os 30 pilotos do grid de largada - já que a equipe de Amir Nasr decidiu não participar da corrida, por falta de verbas. Com a pista cheia e o traçado aperto, o primeiro susto levou logo no começo. O gaúcho Cláudio Ricci entrou na curva, derrapou e rodou sozinho na pista. Mas nada que tenha atrapalhado o andamento da atividade.
Cacá Bueno no treino da Stock Car em Nova Santa Rita (Foto: Bruno Terena / StockCar)Tricampeão da Stock, Cacá cravou a melhor volta do classificatório de Nova Santa Rita (Foto: Bruno Terena)
No quesito velocidade, Thiago Camilo mostrava que está em excelente fase e dominava o treino. O piloto da Vogel Motorsport cravou a melhor volta desta parte do treino, com o tempo de 54s399. Popó Bueno, Marcos Gomes, Cacá Bueno e Ricardo Maurício completavam a lista dos cinco mais velozes.
Mesmo com a pista cheia, o treino corria sem maiores problemas. Até o carro de Max Wilson sofrer um "apagão" na reta e parar no meio da pista. A bandeira vermelha foi acionada e o campeão de 2010 teve que ser guinchado para os boxes.
Cacá Bueno comemora pole na Stock Car (Foto: Bruno Terena / StockCar)Piloto da RBR irá quarta na pole position da quarta
etapa da temporada 2011 (Foto: Bruno Terena)
Apenas os dez mais velozes passavam para a segunda parte do classificatório. E os pilotos foram: Cacá Bueno, Átila Abreu, Luciano Burti, Marcos Gomes, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Felipe Maluhy, Duda Pamplona, Nonô Figueiredo e Popó Bueno.
Nessa briga de craques do automobilismo, Cacá Bueno fez valer seu currículo e saiu na frente. Tricampeão da categoria, o carioca fez a melhor volta da sessão, com o tempo de 54s336, e se garantiu na primeira fila do grid de largada da etapa gaúcha.
- Agora a gente está começando a ficar rápido e isso anima para o restante do campeonato - disse.
A etapa de Nova Santa Rita, a quarta da temporada 2011, acontece neste domingo. A largada está prevista para as 11h30. O SporTV transmite ao vivo, e na íntegra, a corrida gaúcha. O Esporte Espetacular, da TV Globo, mostra um compacto de 20 minutos com os melhores momentos da corrida.
Confira o grid de largada da etapa de Nova Santa Rita
1 - Cacá Bueno
2 - Átila Abreu
3 - Luciano Burti
4 - Marcos Gomes
5 - Thiago Camilo
6 - Ricardo Mauricio
7 - Felipe Maluhy
8 - Duda Pamplona
9 - Nonô Figueiredo
10 - Popó Bueno
11 - Julio Campos
12 - Allam Khodair
13 - Daniel Serra
14 - Valdeno Brito
15 - Xandinho Negrão
16 - Eduardo Leite
17 - Ricardo Zonta
18 - Rodrigo Sperafico
19 - Diego Nunes
20 - Giuliano Losacco
21 - David Muffato
22 - Lico Kaesemodel
23 - Alan Hellmeister
24 - Alceu Feldmann
25 - Denis Navarro
26 - Tuka Rocha
27 - Cláudio Ricci
28 - Rodrigo Navarro
29 - Ricardo Sperafico
30 - Max Wilson

aqueline e Murilo vão ser pais

Grávida, ponteira pede dispensa da seleção brasileira, mas ainda pensa em disputar os Jogos Olímpicos de Londres

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Murilo e Jaqueline (Foto: Danielle Rocha / Globoesporte.com)Murilo e Jaqueline depois do título da Superliga
Masculina (Foto: Danielle Rocha/Globoesporte.com)
O vôlei brasileiro ganhará um herdeiro em breve. Casada com o ponteiro Murilo, a também ponteira Jaqueline está grávida do primeiro filho do casal, que está junto há 12 anos. A jogadora já pediu dispensa da seleção brasileira e não se apresentará no CT de Saquarema nesta segunda-feira, mas não descarta o sonho de disputar as Olimpíadas de Londres.
Faltam 439 dias para os Jogos Olímpicos, que começam no dia 27 de julho de 2012.
Jaqueline, de 27 anos, foi vice-campeã da última Superliga Feminina defendendo o Osasco. A ponteira estava negociando sua transferência para o recém-criado time feminino do Sesi, clube pelo qual Murilo conquistou a Superliga Masculina neste ano.

No GP de Belém, Maurren enfrenta rival americana pelo ouro no salto

Líder do ranking mundial, Funmi Jimoh é a adversária a ser batida pela
campeã olímpica, na manhã deste domingo, no estádio Mangueirão

Por GLOBOESPORTE.COM Belém, Pará
Com 137 atletas, 68 estrangeiros e 69 brasileiros, o GP de Atletismo de Belém invade a pista do estádio Mangueirão, neste domingo, a partir das 08h30m. Como se não bastasse a tradição do torneio, disputado pela décima vez na capital paraense, é hora de conferir quem está em melhor forma na reta final de preparação para o Mundial de Daegu, em agosto, e o Pan-Americano de Guadalajara, em outubro. O duelo entre a brasileira Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância, e a líder do ranking mundial, a americana Funmi Jimoh, é a principal atração do evento. A TV Globo exibe as provas dentro do Esporte Espetacular.
montagem Maurren Maggi e Funmi Jimoh (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Maurren Maggi e Funmi Jimoh lutam pelo ouro no salto (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Em Belém, Funmi e Maurren voltam a se enfrentar, após a etapa de Doha da Diamond League, na semana passada. Na ocasião, a americana saltou 6,88m e levou o ouro. A brasileira, por sua vez, conseguiu a marca de 6,87m e ficou com a prata. Estão na prova ainda Keila Costa, medalha de bronze no Mundial Indoor de Doha, no ano passado, a americana Brianna Glenn, número 15 do mundo, além da russa Elena Sokolova (28º).
- Sempre vou bem em Belém. O meu melhor resultado aqui foi 6,90m em 2004 - lembrou Maurren.
Dwain Chambers (GBR) - campeão dos 100 m (Foto: Fernando Pilatos/CBAt)Britânico Dwain Chambers vai brigar pelo ouro nos
100m rasos (Foto: Fernando Pilatos/CBAt)
Nos 100m rasos masculino, o americano Ivory Williams vai medir forças com o britânico Dwain Chambers (nº 13 do mundo e campeão mundial indoor em 2010), o americano J-Mee Samuels (nº 20), além de Marc Burns (nº 31), de Trinidad e Tobago, e Kimmari Roach (nº 31), da Jamaica.
- O calor é um problema, mas é nossa profissão, muitas provas são nessas condições e temos que nos acostumar. Mas senti uma química boa com a pista - disse Chambers, que correu os 100m em 9s99 em 2010.
Outra prova que deve ter uma disputa acirrada será a do salto triplo masculino. De olho na sua preparação às seletivas americanas, Walter Davis, campeão mundial em Helsinque 2006 e ouro no Mundial Indoor de Moscou 2006, espera saltar acima dos 17m. Ele terá como rival o cubano Osniel Tosca.
A disputa dos 800m reunirá Ismail Ahmed, do Sudão, vice-campeão olímpico, em Pequim 2008, o queniano David Mutinda, bicampeão mundial juvenil e vencedor do GP de Fortaleza, além do brasileiro Kleberson David, pré-convocado para o Pan do México.
Confira as provas do GP de Belém:
Salto com Vara - masculino
Salto Triplo - masculino
Salto em Altura - feminino
Salto em Distância - feminino
Lançamento do Disco - masculino/feminino
Arremesso do Peso - masculino/feminino
5.000m - masculino/feminino
100m c/barreiras - feminino
110m c/barreiras - masculino
100m - masculino/feminino
800m - masculino/feminino

Corrida da Nascar termina com batida forte entre vários carros

Na última volta, Joey Logano bate no muro, faz Clint Boyer levantar voo e leva outros pilotos com ele, em fim de prova confuso

Por GLOBOESPORTE.COM Dover, Estados Unidos
A corrida da Nascar desse sábado teve um fim conturbado. Na última volta, enquanto Carl Edwards assumia o primeiro lugar para ganhar a corrida em Dover, Joey Logano perdeu o controle de seu carro, bateu no muro e, na volta para a pista, acertou Clint Boyer, fazendo seu veículo sair do chão antes de ser acertado por outro competidor. Mais pilotos se envolveram no acidente. Apesar do susto, ninguém se machucou.
batida nascar Joey Logano Clint Bowyer (Foto: agência Getty Images)Logano acerta carro de Clint Bowyer, que sai do chão até ser acertado por outro piloto (Foto: Getty Images)
batida nascar Joey Logano Clint Bowyer (Foto: agência Getty Images)Clint Bowyer saiu em grande velocidade e só parou no muro do lado oposto da pista (Foto: Getty Images)

Em dia de folga, Hobgood e Wilson fazem desafio de irmãos no tênis

CJ e Julian levam família para passar a tarde em clube na Barra da Tijuca

Por Gabriele Lomba Rio de Janeiro
Julian Wilson joga tênis (Foto: Gabriele Lomba / Globoesporte.com)Julian Wilson joga tênis no Rio
(Foto: Gabriele Lomba / Globoesporte.com)
Dia de folga em campeonato de surfe, dia de praticar outro esporte. Campeão mundial de 2001, CJ Hobgood estava louco para jogar tênis e, quando soube que Julian Wilson já tinha reservado uma quadra na Barra da Tijuca, chamou o irmão caçula, Travis – Damien, gêmeo, surfava em São Conrado. A família Hobgood, americana, juntou-se à australiana Wilson para uma tarde de jogos, no saibro.
Leia mais notícias de surfe
Julian estava com os inseparáveis Barth e Seb. Barth é seu empresário; Seb, treinador. É a primeira vez que eles vêm ao Rio de Janeiro.
Julian Wilson joga tênis (Foto: Gabriele Lomba / Globoesporte.com)CJ (à esquerda) e Travis Hobgood
(Foto: Gabriele Lomba / Globoesporte.com)
Nas primeiras partidas, irmãos jogaram separados, um de cada lado da rede. Depois, foram revezando. Um amigo, o videomaker Tiago Garcia, também participava. O desafio entre famílias acabou ficando para a última partida. CJ e Travis contra Julian e Barth. Era uma melhor de três games, mas, quando estava 1 a 1, Travis, decidiu parar. Estavam jogando há 1h30m.
Na “pior” das hipóteses, eles ficarão no Rio até domingo, dia 22 - tempo suficiente para o tira-teima. A janela de espera do Rio Pro, terceira etapa do Circuito Mundial, começou na quarta-feira e, até agora, apenas a triagem entrou no mar. A próxima chamada será neste domingo, às 7h. O SporTV.com transmite ao vivo.
Irmãos Hobgood e Wilson jogam tênis (Foto: Gabriele Lomba / Globoesporte.com)Da esquerda para a direita: Travis, CJ, Seb, Barth e Julian (Foto: Gabriele Lomba / Globoesporte.com)

Marta marca, e Seleção feminina vence amistoso contra o Chile em Maceió

Primeira partida da jogadora em sua terra natal serve como preparação para o Mundial da Alemanha, que acontece em junho

Por GLOBOESPORTE.COM Maceió, AL
No primeiro amistoso preparatório para o Mundial da Alemanha, que acontecerá de 26 de junho a 17 de julho, a Seleção Brasileira feminina mostrou que pode conseguir o caneco na Europa. Com autoridade, a equipe de Marta e companhia fez 3 a 0 no Chile em confronto realizado no estádio Rei Pelé, em Maceió, capital Alagoas. Foi a primeira vez que melhor jogadora de futebol do mundo atuou em seu estado natal - ela é natural de Dois Riachos (assista ao vídeo ao lado com reportagem do Jornal Nacional).
A vitória começou a ser construída aos 18 minutos do primeiro tempo. Após escanteio cobrado por Marta - que atuava no seu estado natal -, a capitã Aline Pelegrino, de cabeça, fez 1 a 0. Antes do término da primeira etapa, Marta, após passe de Fabiana, deixou o seu.
No segundo tempo, o técnico Kleiton Lima fez várias alterações e o ritmo caiu um pouco. Mas, mesmo assim, o Brasil chegou ao terceiro com Rosana.
A equipe que começou a partida foi: Barbara, Marina, Aline e Daiane Rodrigues, Fabiana, Ester, Formiga, Bia e Maurine, Cristiane e Marta. O próximo compromisso da Seleção feminina será dia 16 de junho, contra a Argentina, em Recife.
Veja mais vídeos do Jornal Nacional
AMISTOSO BRASIL X CHILE - futebol FEMININO (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Seleção feminina posa para foto antes da partida (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Brasiliense conquista o sétimo título em oito anos no Distrito Federal

Jacaré empata sem gols com o Gama e levanta a taça. Na comemoração, meia Iranildo anuncia o adeus: 'Já deu. Quero respirar novos ares'

Por GLOBOESPORTE.COM Taguatinga, DF
O Brasiliense empatou sem gols com o Gama neste sábado, no estádio Serejão, em Taguatinga, e faturou o título do Campeonato Brasiliense. Depois de empatar o primeiro jogo em 1 a 1, o Jacaré dependia de mais um empate já que teve a melhor campanha na primeira fase. Este é o sétimo título da história do Brasiliense, que também foi campeão do Distrito Federal em 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009. Já o Gama põe mais um ano no jejum que dura desde 2003.
brasiliense campeão candango (Foto: Adalbaerto Marques / Agência Estado)Jogadores do Brasiliense erguem o troféu no Distrito Federal (Foto: Adalbaerto Marques / Agência Estado)
O Brasiliense só chegou à decisão após a derrota do Formosa na última rodada do Quadrangular contra o então laterna Botafogo, mas mais uma vez mostrou a sua força ao levantar a taça. Para a decisão, o time teve mudança no comando técnico: Marcos Soares substituiu o demitido Reinaldo Gueldini.
- Fomos muito criticados, falaram que a gente só chegou na final porque o Formosa perdeu. Mas provamos que fomos os melhores - disse o zagueiro Teco.
Já o meia Iranildo, que começou o jogo na reserva, aproveitou para dar adeus ao Jacaré.
- Estou muito feliz com o título. Mas eu fiquei surpreso com a minha barração. O Iranildo já deu no Brasiliense. Quero respirar novos ares - declarou.
Agora, o Brasiliense se concentra na preparação para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe estreia no dia 16 de julho, contra o Madureira, no Serejão. O Gama disputará a Série D.

No último teste antes do Brasileirão, Botafogo e América-MG empatam

Violência, golaço de Thiago Galhardo e situação surreal após expulsão de Jefferson marcam empate por 1 a 1 em Juíz de Fora

Por Gustavo Rotstein Juiz de Fora, MG
O território era mineiro, mas a casa era alvinegra. Amistoso, foi apenas intenção. Numa partida repleta de faltas violentas e cartões, América-MG e Botafogo ficaram no empate em 1 a 1, neste sábado, no Estádio Municipal de Juiz de Fora (MG). Na partida preparatória para o Campeonato Brasileiro, o Alvinegro teve Jefferson expulso aos oito minutos do primeiro tempo, num lance que criou uma situação inusitada. Pelo fato de ser um jogo treino, Caio Júnior convenceu o técnico do Coelho, Mauro Fernandes, a permitir a troca do goleiro por Renan, mas não o árbitro Emerson de Almeida Ferreira. Com a bola rolando, Thiago Galhardo, que pela primeira vez atuou como titular do Botafogo, e Camilo, de pênalti, fizeram os gols.

As duas equipes voltam a campo no próximo domingo, já pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O América-MG, que retornou à Série A em 2011, recebe o Bahia em Sete Lagoas. O Botafogo vai a São José do Rio Preto (SP) enfrentar o Palmeiras, depois de treinar por cinco dias na cidade de Porto Feliz (SP). Situação surreal e golaço
O Botafogo tinha praticamente toda a torcida a seu favor, mas começou a partida sem corresponder o apoio com bom futebol. Com muitos erros de passe, a equipe foi dominada pelo América, sofrendo grande perigo num grande erro. Aos oito minutos, Lucas cobrou uma falta na área de maneira primária, num lance exaustivamente treinado na véspera. A bola parou nos pés do time mineiro, que saiu em contra-ataque. Eliandro ficou frente a frente com Jefferson, que cometeu falta para não sofrer o gol e foi expulso.
Teve início, então, uma situação surreal. Caio Júnior se dirigiu ao banco do América-MG e convenceu o técnico Mauro Fernandes a permitir a simples substituição de Jefferson por Renan, em nome da jogabilidade do amistoso. Houve um grande debate que durou dez minutos, mas o árbitro não aceitou a manobra, exigindo que o Botafogo ficasse com um a menos em campo. Dessa forma, o goleiro reserva entrou no lugar do atacante Alex.
Mas surpreendentemente, foi a partir do momento em que teve a inferioridade numérica que o Botafogo cresceu na partida. Pelo lado esquerdo, Cortês, Cidinho e Thiago Galhardo tinham grande liberdade para combinar jogadas e, num dia em que o conjunto não ia bem, se aproveitavam do talento individual para desestabilizar a defesa do América.
E foi exatamente na base do talento individual – mesmo prejudicado pelo péssimo estado do gramado – que o Botafogo abriu o placar, aos 21 minutos. Thiago Galhardo roubou uma bola na intermediária pelo lado esquerdo e arriscou de fora da área. O belo chute foi parar no fundo da rede de Flávio, fazendo 1 a 0 para o Alvinegro. O meia de 21 anos, recém-contratado, comemorou combinando uma coreografia com Caio.

Com certa consistência defensiva, mesmo ainda sem a melhor articulação no ataque, o Botafogo se aproveitou da velocidade de seus jogadores para aproveitar os espaços deixados pelo América, que se lançava à frente em busca do empate. No entanto, o time mineiro abusava das faltas, dando um aspecto violento ao amistoso. Cidinho, que distribuída dribles, era o mais visado.
Mago entra, mas Coelho empata
O segundo tempo começou em ritmo lento para as duas equipes. Mas todo o estádio vibrou como se fosse um gol, quando, aos nove minutos, Caio Júnior chamou Maicosuel para entrar no jogo, ao lado de Everton e Somália. O Mago, que entrou no lugar de Caio, dava início à sua segunda partida desde que se recuperou de uma lesão no joelho esquerdo que o afastou dos gramados durante quase oito meses.

No entanto, foi o América quem mostrou superioridade, criando jogadas de perigo nas costas do lateral-direito alvinegro Lucas. Do outro lado, Maicosuel atuava isolado na frente e algumas vezes se irritava com a forte marcação sofrida. O Botafogo atuava mais cauteloso na defesa e, com um jogador a menos, se limitava a apostar nos contra-ataques.  Mas com o passar dos minutos, o fato de ter um jogador a mais começou a pesar a favor do América-MG. No momento em que o Botafogo mostrava cansaço físico, o time mineiro chegou ao empate após o árbitro marcar pênalti de Fábio Ferreira em Léo. Camilo cobrou aos 33 minutos fez 1 a 1. A equipe da casa seguiu pressionando o Alvinegro, mas não conseguiu marcar o gol da vitória.

américa-mg 1 x 1 botafogo
Flávio (Neneca), Micão (Camilo), Preto (Lula) e Gabriel; Sheslon (Marcos Rocha), Dudu (Caleb), Amaral (China), Irênio (Davi Ceará) e Carleto; Eliandro (Léo) e Fábio Júnior (Daniel Lovinho). Jefferson, Lucas (Alessandro), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Arévalo, Lucas Zen, Thiago Galhardo (Somália) e Cidinho (Everton); Caio (Maicosuel) e Alex (Renan).
Técnico: Mauro Fernandes. Técnico: Caio Júnior.
Local: Estádio Municipal Jornalista Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG).
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG). Auxiliares: Helbert Costa Andrade (MG) e Janette Mara Arcanjo (MG).
Gols: Thiago Galhardo, aos 21 do primeiro tempo; Camilo, aos 33 do segundo tempo. Cartões amarelos: Amaral, Micão, Dudu, Carleto, Gabriel, Preto, Marcos Rocha (AME), Lucas (BOT). Cartão vermelho: Jefferson (BOT)

Quebra do contrato de Carpegiani prevê multa rescisória de R$ 1 milhão

Clube chamou treinador na segunda para conversar sobre esse valor e pode até utilizar Rivaldo, com quem o treinador não trabalha mais, para ter êxito

Por Marcelo Prado São Paulo
Carpegiani treino São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Somente uma reviravolta muito grande vai segurar
Carpegiani no comando técnico do São Paulo
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Um milhão de reais. Esse é o valor da multa rescisória que o São Paulo terá de pagar ao técnico Paulo César Carpegiani para mandá-lo embora do Tricolor. Como estava empregado no Atlético-PR, o treinador pediu a colocação da cláusula de rescisão até como uma espécie de garantia. E o clube do Morumbi, que não utilizou esta prática nos vínculos de Muricy Ramalho, Ricardo Gomes e Sérgio Baresi, aceitou. Até para resolver isso é que o comandante foi chamado para conversar na próxima segunda-feira, no CT da Barra Funda.
- Essa questão do Carpegiani não é algo simples, precisa ser tratada pessoalmente – afirmou na tarde deste sábado o vice-presidente de futebol do clube, Carlos Augusto de Barros e Silva, ao repórter Jesse Nascimento, da Rádio Globo.
A situação permanece inalterada no final de semana. Carpegiani é carta fora do baralho e, na segunda-feira, vai conversar pela primeira vez com o presidente Juvenal Juvêncio desde da eliminação da equipe na Copa do Brasil. O treinador não seguiu com a delegação para a capital paulista e foi encontrar seus familiares em Cambouriú (SC).
A ideia dos dirigentes é buscar um desconto nessa multa, até para não abalar os cofres do Morumbi, que não vivem um momento de fartura. Se o treinador bater o pé, outra alternativa que poderá ser utilizada é colocar o meia Rivaldo na jogada. Carpegiani já deixou claro que, após a polêmica da última semana (quando o jogador disse que foi humilhado pelo treinador, que colocou em dúvida o caráter do atleta), não trabalha mais com o camisa 10. Só que o São Paulo não mandará o jogador embora. Se algo acontecer, o máximo será uma multa salarial. E aí caberá ao comandante honrar a sua palavra e ir embora.
Sobre quem será o novo técnico, as atenções da cúpula são-paulina estarão voltadas para a decisão do Campeonato Mineiro neste domingo, entre Cruzeiro e Atlético-MG, já que Cuca, da Raposa, e Dorival Júnior, do Galo, estão na alça de mira. O primeiro é considerado muito mais fácil pela forte amizade que tem com o presidente Juvenal Juvêncio. O obstáculo para Cuca seria uma rusga que ele tem com o goleiro Rogério Ceni, ocorrida na passagem do treinador pelo clube em 2004. Mas que, na ótica de Juvenal, é perfeitamente contornável.

Muricy vê Neymar feliz: 'Ele vai adorar ser pai, é uma coisa muito linda'

Treinador afirma que procurou explicar ao atacante a importância de ser pai

Por Julyana Travaglia Santos, SP
Foi dentro de um elevador em um hotel na Colômbia, onde o Santos disputou a primeira partida das quartas de final da Taça Libertadores contra o Once Caldas, que o técnico Muricy Ramalho soube que Neymar será papai. O atacante confirmou na última quinta-feira que assumirá a paternidade de uma criança que nascerá ainda este ano, por meio de nota oficial em seu site. A identidade da garota, que tem 17 anos, é mantida em sigilo.
neymar santos treino bola na barriga (Foto: Paulo Pinto / Agência Estado)Neymar brinca com a bola durante o treino do Santos, no CT Rei Pelé (Foto: Paulo Pinto / Agência Estado)
- Ele ouviu o que tinha de ouvir, que é uma coisa linda demais. Sei que ele ficou assustado, mas tem de ficar contente, não existe coisa mais importante. Queria deixa-lo à vontade e não preocupado. Agora caiu a ficha, e ele está contente. É algo positivo – disse o treinador, que conversou brevemente com o atleta sobre o assunto.
Muricy disse que se preocupou em mostrar ao jovem de 19 anos a importância do seu papel. Pai de três filhos, o treinador afirma que agora é o momento de Neymar se dedicar ainda mais ao futebol. O comandante santista ainda afirmou que o atacante soube lidar com a situação ao não se abater em campo. Contra o Once Caldas, o camisa 11 não marcou o gol da vitória (1 a 0 foi feito por Alan Patrick), mas teve um bom desempenho e deu trabalho aos defensores do time colombiano.
- Falei que ele ia adorar (ser pai), que tinha de ficar contente e desfrutar no jogo e foi o que aconteceu. Será a coisa mais importante do mundo e falo e eu posso falar porque sou pai de três. É mais um passo importante, por isso tem de pensar em jogar bastante para cuidar do filho – afirmou.
Joia brinca com a paternidade
Esbanjando bom humor antes de mais uma decisão na sua carreira, Neymar fez a festa dos fotógrafos no treino deste sábado, no CT Rei Pelé, ao colocar uma bola embaixo da camisa de treino para festejar o fato de que será pai pela primeira vez.