quarta-feira, 11 de maio de 2011

Palmeiras quebra série rival e sai aplaudido, mas Coxa se classifica

Time de Felipão faz 2 a 0 no Pacaembu, quebra as 24 vitórias seguidas do rival e ganha apoio. Coritiba pega o Ceará na semi da Copa do Brasil

Por Diego Ribeiro e Fernando Freire São Paulo
O Palmeiras está fora da Copa do Brasil, mas seu torcedor não saiu tão chateado do Pacaembu. O Coritiba viu sua série de 24 vitórias seguidas virar pó, mas o coxa-branca também saiu feliz de campo. Em um jogo que já não valia tanto, o Palmeiras fez 2 a 0 na noite desta quarta-feira e ao menos saiu com dignidade da Copa do Brasil. Com os 6 a 0 aplicados no Couto Pereira, o Coxa apenas administrou a vantagem e chegou à semifinal da competição, para enfrentar o Ceará, em jogos de ida e volta nas duas próximas semanas.
O milagre que Felipão pregava não aconteceu. Com dois tempos bastante distintos, o Palmeiras não teve força suficiente para fazer seis gols. Porém, a disposição e velocidade mostrados no segundo tempo dão esperança ao torcedor. Ficou mesmo a sensação amarga de ter ido tão mal na partida de ida. Tanto que a equipe saiu aplaudida em um Pacaembu de bom público: mais de 6.500 pagantes compareceram a um jogo iniciado às 21h50m e com o time praticamente eliminado. Número notável.
O Coxa perdeu sua sequência de 24 jogos só de vitórias e também sofreu sua primeira derrota na temporada, perdendo uma invencibilidade de 29 jogos. Mesmo assim, o time de Marcelo Oliveira vai forte para a semifinal. Nesta quarta, o Coritiba teve cinco desfalques e se precaveu na defesa, atacando apenas na boa. A pequena caravana coxa-branca apoiou demais e participou da festa da classificação.
Boa vontade
A torcida no Pacaembu foi bem maior do que a esperada, e ela veio em missão de paz. Aplaudindo muito o técnico Luiz Felipe Scolari e gritando os nomes de alguns jogadores, os torcedores mostraram um clima ameno. Sem as organizadas, que não entraram no estádio como forma de protesto, o cenário foi composto por muitas famílias. O fã "comum" tratou o jogo como um espetáculo, sem vaiar uma única vez, até mesmo nos lances errados.
Apesar do apoio maciço, o Palmeiras não engrenou na primeira etapa. O meio-campo foi fortalecido com Chico, o que impediu o Coxa de repetir o amplo domínio que teve nos 6 a 0 do Couto Pereira. Por esse lado, a tática de Felipão funcionou: nomes como Davi e Bill ficaram bem apagados.
O único lance de perigo do Coxa foi justamente na única escapada da dupla. O camisa 9 recebeu sozinho pela esquerda e chutou rasteiro, exigindo grande defesa de Marcos. Com cinco desfalques entre machucados e suspensos, o time de Marcelo Oliveira não foi sombra daquele que construiu a incrível marca de 24 vitórias seguidas na temporada - um recorde histórico no Brasil.
De resto, só deu Palmeiras - que não significa que o goleiro Edson Bastos teve trabalho. Faltava ímpeto no ataque, tanto que Kleber precisou retornar várias vezes para buscar a bola no meio-campo. Sem muita mobilidade, Wellington Paulista ainda não encontrou o entrosamento ideal no ataque. Natural para quem fazia apenas seu primeiro jogo como titular. No fim do primeiro tempo, ele sentiu dores no ombro e nem voltou para o intervalo. Foi substituído por Adriano Michael Jackson.
"Eu acredito"
Mal sabia o torcedor palmeirense que aí começaria a reação. Meio sem querer, Adriano invadia a área nos primeiros segundos da etapa complementar, ainda buscando seu posicionamento. Aí, a bola veio da esquerda e o camisa 19 deu um carrinho, meio que no susto. Mais assustado ainda, o zagueiro Emerson desviou contra as redes e fez 1 a 0 Verdão, com menos de um minuto.
Foi o suficiente para o Pacaembu explodir, ainda que sem a pressão de um estádio lotado. Ainda sem tanta organização, mas correndo demais, o Palmeiras conseguiu envolver o time paranaense na base da disposição. E aí, uma sucessão de lances fez o palmeirense começar, ainda que timidamente, a acreditar em um milagre. Primeiro, Marcos matou no peito um lançamento do Coxa, deu um chapéu em Bill e saiu jogando. Depois, o próprio Bill foi expulso após acertar uma bicicleta no rosto de Thiago Heleno.
Aos 19, o èxtase: o bom e velho Marcos Assunção, enfim, desencantou. A cobrança de falta perfeita, no ângulo esquerdo de Edson Bastos, fez o Palmeiras abrir 2 a 0. O camisa 20 não marcava desde o jogo contra o Paulista, em 27 de janeiro - mais de três meses de jejum. Se Marcos dava chapéu de craque e Assunção voltava a acertar uma falta no ângulo, por que o torcedor não podia acreditar na virada?
Porque o Coritiba mostrou que é um rival à altura, que merece mérito e respeito por tudo o que fez até agora na temporada. Para evitar um desastre, Marcelo Oliveira fechou o time e pediu marcação atrás do meio-campo. Os espaços rarearam e o Verdão teve mais dificuldade para achar os gols. Com um a menos, o Coxa só se arriscou nos contra-ataques e quase diminuiu com Marcos Paulo, que recebeu do calcanhar de Leonardo e tirou de Marcos. A bola passou raspando a trave.
A dez minutos do final, o palmeirense já sabia que não dava mais. Em um grupo bem menor, o coxa-branca comemorava a classificação para a semifinal. Aí, começou a provocação saudável, aquela em tom de brincadeira. Se o alviverde da casa chamava o rival de "Timinho", o alviverde visitante respondia na lata: "Eliminado". O milagre não aconteceu, e a invencibilidade não foi mantida. Mesmo assim, todo mundo saiu satisfeito.
palmeiras 2 x 0 coritiba
Marcos, João Vitor (Patrik), Thiago Heleno, Danilo e Gabriel Silva; Chico, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Lincoln (Tinga); Kleber e Wellington Paulista (Adriano). Edson Bastos, Jonas, Emerson, Demerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, William, Everton Ribeiro (Marcos Paulo) e Davi (Leonardo); Bill e Anderson Aquino (Maranhão).
Técnico: Luiz Felipe Scolari Técnico: Marcelo Oliveira
Gols: Emerson (contra), a 1, e Marcos Assunção, aos 19 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Kleber (PAL); Bill, Lucas Mendes, Marcos Paulo (COR). Cartão vermelho: Bill (COR)
Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP). Data: 11/05/2011. Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE). Auxiliares: Márcia Lopes Caetano (Fifa-RO) e Josemmar Diniz Moutinho (PE). Público: 6.541 pagantes. Renda: R$ 219.374,00.

Fla luta, mas só empata com o Ceará e dá adeus à Copa do Brasil

Rubro-Negro chegou a fazer 2 a 0, teve Ronaldo Angelim expulso no fim do primeiro tempo e não conseguiu bater a 'Carroça desembestada'

Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza
Em jogo cheio de emoção, o Flamengo lutou, chegou a fazer 2 a 0, mas cedeu o empate (2 a 2) para o Ceará na noite desta quarta-feira, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, e deu adeus à Copa do Brasil. O Rubro-Negro, que perdeu o jogo de ida por 2 a 1, no Engenhão, ficou pelo caminho no principal atalho para a Copa Libertadores.
Com a classificação, o Ceará enfrentará o Coritiba na semifinal da Copa do Brasil.
Para o Rubro-Negro, que teve Ronaldo Angelim expulso aos 38 minutos do primeiro tempo contra o Ceará, resta esperar a estreia no Campeonato Brasileiro, no próximo dia 21, contra o Avaí.
O jogo começou em ritmo acelerado. O Flamengo, que entrou com Ronaldo Angelim na lateral esquerda, teve as duas primeiras boas chances. Aos 4 minutos, Wanderley finalizou com força, por cima do travessão. No lance seguinte, Thiago Neves arriscou de fora da área, a bola quicou e Fernando Henrique espalmou para o lado.
O Rubro-Negro tinha amplo domínio da partida diante de um adversário acuado. Na primeira investida do Vozão, Thiago Humberto recebeu lançamento na grande área, Felipe saiu para fazer o corte e o atacante quase conseguiu tocar na saída do goleiro, mas não alcançou a bola.
Com dois gols, Thiago Neves coloca o Fla em vantagem
Pouco depois, Ronaldinho Gaúcho rolou para Bottinelli, que isolou. Com bom toque de bola e articulação de jogadas, a superioridade rubro-negra foi transformada em gol. Aos 19 minutos,  Diego Macedo saiu jogando errado e a bola sobrou para Ronaldinho, que deu belo toque de cobertura para Thiago Neves. Dentro da área, o meia matou no peito e tocou com categoria para fazer 1 a 0.
O Flamengo seguiu em ritmo acelerado. E novamente brilhou a estrela de Thiago Neves. Aos 28, o meia recebeu na entrada da área, cortou um adversário e bateu no canto direito de Fernando Henrique: 2 a 0. Na comemoração, Ronaldinho Gaúcho, sem esboçar um sorriso durante a partida, foi comemorar com o camisa 7.
Mas a tranquilidade do Flamengo parou por aí. O Ceará passou a arriscar mais e o jogo ganhou em emoção. Aos 35, o time da casa diminuiu. Depois de cobrança de falta alçada na área, a zaga rubro-negra vacilou, Washington subiu bem e, de cabeça, colocou no fundo da rede.
Angelim é expulso, Ceará empata e primeiro tempo termina em confusão
A situação do time de Vanderlei Luxemburgo ficou ainda pior, aos 38 minutos. Ronaldo Angelim, que já tinha cartão amarelo, deu uma trombada em Osvaldo. O árbitro Sandro Meira Ricci achou passível de penalização, e expulsou o jogador. Luxa, então, colocou Egídio na vaga de Bottinelli.
Na sequência, Thiago Humberto cobrou falta com força, e Felipe espalmou para escanteio. Na cobrança, Thiago Humberto ganhou de Willians na cabeça, e a bola sobrou para Washington, que pegou meio sem jeito, mas deixou tudo igual: 2 a 2. Os jogadores do Flamengo reclamaram muito com o árbitro, pedindo toque de mão de Thiago, que não aconteceu.
Aos 47, um lance incrível: Léo Moura recebeu na área, chutou, a bola desviou num adversário e acertou o travessão. Na sobra, Wanderley, na pequena área e com o gol aberto, cabeceou na trave.
O primeiro tempo terminou com confusão em campo. Jogadores do Flamengo foram questionar o árbitro e Vanderlei Luxemburgo entrou em campo para retirar os atletas. Um policial que estava no gramado acertou o escudo nas costas de Ronaldinho, o que gerou revolta de Felipe e de Luxa, que acabou sendo expulso na volta do intervalo.
Fernando Henrique faz grandes defesas no início do segundo tempo
No segundo tempo, quem brilhou foi Fernando Henrique. Aos 4 minutos, Renato chutou com força da intermediária e o goleiro fez grande defesa. Pouco depois, Egídio cruzou, Wanderley dominou, girou e a bola passou rente à trave.
Aos 10, novamente o goleiro do Ceará apareceu bem. Wanderley invadiu a área e chutou para grande defesa de Fernando Henrique. Na sobra, Ronaldinho finalizou sobre o gol.
E o Rubro-Negro seguiu pressionando, com o Ceará arriscando nos contra-ataques. Aos 12, Léo Moura sentiu cansaço e deu lugar a Fierro. Aos 20, Thiago Neves recebeu na área, bateu com força e FH fez outra grande defesa.
A partida seguiu emocionante, com chances para os dois times. Thiago Neves novamente parou em FH. Depois, Eusébio soltou a bomba e Felipe defendeu.
As duas equipes cansaram, mas seguiram lutando. O Ceará desperdiçou boas chances, mas o empate garantiu sua classificação.


ceará 2 x 2 flamengo
Fernando Henrique, Boiadeiro (Diego Macedo), Erivelton, Fabrício e Vicente (Osvaldo); Michel, João Marcos, Thiago Humberto (Eusébio) e Geraldo; Washington e Iarley. Felipe, Léo Moura (Fierro), Welinton, David e Ronaldo Angelim; Willians (Negueba), Renato, Bottinelli (Egídio) e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Wanderley.
Técnico: Vágner Mancini Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols:  Thiago Neves, aos 19 e 28 do primeiro tempo, e Washington, aos 35 e 41 do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Ronaldo Angelim, Felipe, Welinton, Willians, Egídio (Flamengo), Diego Macedo e Michel (Ceará). Cartão vermelho: Ronaldo Angelim
Estádio: Presidente Vargas. Data: 11/05/2011. Competição: Quartas de final da Copa do Brasil. Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF). Auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Marrubson Freitas (DF).

Muito prazer, este é Neymar: Santos supera cansaço e vence Once Caldas

Jornal colombiano ironiza atacante do Peixe, que comanda triunfo fora de casa, mas deixa o campo chorando após sofrer falta nos minutos finais

Por Adilson Barros Direto de Manizales, Colômbia
Muito prazer, este é Neymar. O jornal colombiano "Q'Ubo" publicou, nesta quarta-feira, uma matéria com a manchete: "Once pergunta: Ney quem?", referindo-se ao atacante do Santos. E o camisa 11 respondeu em campo, na vitória por 1 a 0 sobre o Once Caldas, na noite desta quarta-feira, no estádio Palogrande. Ele assumiu a responsabilidade e acumulou até as funções do amigo Ganso, machucado. Driblou, deu passe e resolveu. Certamente a cidade de Manizales e o jornal local não esquecerão mais da visita deste brasileiro. O lado negativo é que Neymar não deixou o campo sorrindo por conta da boa atuação, e sim chorando após sofrer uma falta dura.
Neymar na partida do Santos contra o Once Caldas (Foto: Reuters)Neymar comanda o Santos na partida contra o Once Caldas, na Colômbia (Foto: Reuters)
O resultado no primeiro jogo das quartas de final da Taça Libertadores permite ao Peixe jogar pelo empate na próxima quarta, no Pacaembu. Se vencerem por 1 a 0, os colombianos levam para pênaltis a decisão da vaga. Agora, o Santos fará a longa viagem de volta ao Brasil e passará a se concentrar apenas no duelo final contra o Corinthians, neste domingo, na Vila Belmiro, pela final do Paulistão.
Torcida local dá apoio, mas Neymar toma conta do jogo
A festa da torcida colombiana no estádio Palogrande foi enorme. Todos os ingressos foram vendidos, e cerca de 31 mil pessoas vibraram com com queima de fogos e cantaram o tempo todo para incentivar o Once Caldas.
O estímulo foi retribuído logo aos cinco minutos. A primeira boa chance do jogo foi do anfitrião, com Rentería, que cabeceou para fora a bola após cruzamento de Moreno. Neymar tentou dar o troco menos de 30 segundos depois. Ele tabelou com Zé Eduardo e chutou forte, ao entrar na área, mas também para fora.
Neymar cumpriu o que prometeu: que faria a função do Ganso na ausência do amigo, tentando compensar a falta que o meia faz ao time. Sempre que a bola esteve com ele, o Santos levou perigo. O atacante, ao lado de Zé Eduardo, fazia as melhores jogadas. Mas a marcação era forte. Muitas faltas, e nada de o árbitro Juan Soto marcar. A pontaria ruim também foi o destaque do primeiro tempo, dos dois lados.
Do lado do Once Caldas, Rentería e Moreno, dois jogadores que já atuaram no futebol brasileiro, até que tentavam, mas recebiam poucas bolas boas dos companheiros.
Foi só conseguir um pouquinho de espaço que Neymar mostrou categoria. Aos 42 minutos, ele deu um belo passe para Alan Patrick, que desceu pela esquerda e chutou forte, sem chances para Martínez: 1 a 0 para o Peixe, ótimo resultado parcial jogando fora de casa.
Santos não mata jogo e cansa, mas leva a vitória na mala
Se no primeiro tempo o juiz quase não marcou faltas, no segundo tempo ficou mais atento ao jogo violento. Neymar seguia sendo a referência santista na criação e até na conclusão. O atacante arrancou, aos 14 minutos, e obrigou Calle, que já tinha amarelo, a fazer falta. Vermelho para o colombiano. Melhor para o Santos, que agora tinha um a mais.
Léo, sentindo pontadas na panturrilha direita, pediu para deixar o campo. Mas tranquilizou a torcida santista, explicando que apenas resolveu não forçar o local dolorido para estar 100% contra o Corinthians. Neymar seguia atrapalhando a vida dos marcadores, mas em ritmo um pouco menor. O Once tomou um susto aos 20 minutos, quando Elano cobrou uma falta pela esquerda e carimbou a quina da trave. Quase o segundo do Peixe.
Rafael, que brilhou contra o América do México, com defesas impressionantes, foi bem menos exigido nesta partida, mas se destacou ao impedir um gol de Rentería, aos 30 minutos. O Once começava a se desesperar para tentar pelo menos o empate em casa. E o Santos, mesmo com um a mais, começava a demonstrar sinais de cansaço, provavelmente por causa da longa viagem que encarou até Manizales somada à altitude de 2.150 m. Muricy Ramalho, bastante inquieto à beira do campo, pedia que o time tocasse a bola com calma. O resultado se confirmou, e Neymar deu belos dribles nos minutos finais. Mas sofreu uma falta dura a poucos segundos do fim e deixou o campo carregado e chorando. Habilidade que só foi parada com violência.
ONCE CALDAS-COL 0 X 1 SANTOS
Martínez, Calle, Amaya, Henriquez e Nuñez; Mejia, Henao, Pajoy (Gonzalez) e Mirabaje (Palacios); Dayro Moreno e Rentería. Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Adriano, Danilo, Elano (Bruno Aguiar) e Alan Patrick (Felipe Anderson); Neymar e Zé Eduardo.
Técnico: Juan Carlos Osório Técnico: Muricy Ramalho
Gols: Alan Patrick, aos 42 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Calle, Palacios (Once Caldas); Rafael, Edu Dracena, Zé Eduardo (Santos). Vermelho: Calle
Local: Estádio Palogrande, em Manizales (COL). Data: 11/5/2011. Árbitro: Juan Soto (VEN), auxiliado por Luis Sanchez e Jorge Ullego

Mistura de surfe e skate, 'skimboard' vira moda nas praias de Salvador

A modalidade parece um surfe 'ao contrário': em vez de ir do fundo para a beira do mar, o praticante vai da beira para a parte mais funda da água

Por GLOBOESPORTE.COM, com informações da TV Bahia Salvador
Eles andam na contramão do surfe, são surfistas ao avesso. - No surfe, a gente vem do fundo para o raso. No skimboard, a gente faz exatamente o contrário, a gente vai do raso para o fundo – conta Lucas, praticante do esporte.
O skimboard é das antigas, uma brincadeira para quem gostava de fazer manobras na beira do mar, mas não tinha coragem de encarar as ondas. Ou pra quem não tinha grana para comprar uma prancha. Com pedaços de madeira, os caras faziam a festa.
Em Recife, virou opção em praias onde aconteciam ataques de tubarão. Bem mais prudente, né? Depois, o passatempo se transformou em esporte e o equipamento usado pela galera evoluiu muito.
Skimboard para matéria do Bahia Esporte (Foto: Reprodução/TV Bahia)Skimboard vira mania nas praias de Salvador (Foto:
Reprodução/TV Bahia)
- Aqui é uma prancha diferente. É uma prancha que é chamada de espuma. Não é aquela prancha de compensado naval, de madeirite, de madeira. Aqui ela é feita comum material que é de vinycel, airex, que é umas quatro vezes mais resistente que o poliuretano, que é o caso do surfe – explica Lucas.
As manobras são inspiradas em outras modalidades. O skimboard é uma grande mistura de surfe, skate e snowboard. Em Salvador, a praia de Amaralina é uma das melhores para a prática do skimboard. A habilidade da rapaziada chama atenção de quem passa pelo lugar.
Na areia, eles agem como caçadores. Olhos fixos na água, à espera do momento certo para atacar. É um "vai e vem" danado. O esporte exige explosão, técnica e muito preparo físico.
- Antes de praticar o esporte, eu pesava cerca de 90kg. Como é um esporte que requer uma explosão física na areia, com a prática, perdi 10kg. Hoje em dia, peso 80 – conta Matheus, outro praticante de skimboard.
A modalidade tem três tipos principais de manobra. Algumas são feitas na areia mesmo e lembram os movimentos do skate. Ao entrar na água, os atletas podem dar uma de surfistas ou usar a onda como rampa e decolar em saltos muito legais. O tempo em cima da prancha é curtinho, mas suficiente pra dar um show de criatividade.
Eles usam prancha, roupa de surfista, parecem surfistas, mas não são. A onda desses caras é surfar de trás pra frente.
 

Federer passa sem dificuldades por Tsonga e avança às oitavas em Roma

Número 3 do mundo vence por 2 a 0 e terá Richard Gasquet como adversário

Por SporTV.com Roma
No ano passado, Roger Federer não teve nem chances de tentar brigar por um título que não tem no currículo. Amargou a derrota, logo na primeira rodada do Masters 1000 de Roma, para Ernests Gulbis, da Letônia. Nesta quarta-feira, o número 3 do mundo não quis correr o mesmo risco e encontrou pouca dificuldade para passar pelo francês Jo-WIlfried Tsonga: 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/2.
masters de roma roger federer (Foto: AP)Roger Federer não teve muito trabalho para passar pelo primeiro adversário em Roma (Foto: AP)
O adversário do suíço - que foi finalista nas edições de 2003 e 2006 -  nas oitavas de final será o compatriota de Tsonga: Richard Gasquet, 16º do ranking.
Leia mais notícias de tênis!
Nas outras quatro vezes que se enfrentaram, Federer só perdeu uma. Com melhor aproveitamento no primeiro saque, ele dominou o primeiro set, com um quebra de serviço. No último game, Tsonga fez 15-40, mas não conseguiu evitar que o rival fechasse em 6/4.
Com um ace no começo do segundo set, Tsonga parecia estar disposto a dar trabalho ao suíço, mas a ameaça parou por ali. Com mais volume de jogo, Federer fez 4/0 e teve pouca resistência para fechar a partida.

Musa havaiana rouba a cena; Joel Parkinson quebra prancha preferida

Público em frente ao palanque parou para ver Alana Blanchard passar. Maya 'Gabreira' francesa faz organizadores trocarem as baterias femininas

Por Gabriele Lomba Rio de Janeiro
A surfista havaiana Alana Blanchard na Praia da Barra da Tijuca (Foto: Wilton Junior / Agência Estado)Alana passa correndo em frente ao palanque
(Foto: Wilton Junior / Agência Estado)
O Rio Pro pode ter sido adiado, mas os surfistas do Circuito Mundial não tiveram folga nesta quarta-feira: todos eles treinaram em alguns picos na Barra da Tijuca. Assim que soube do adiamento, a havaiana Alana Blanchard passou correndo pela areia, com a prancha debaixo do braço, em direção ao Postinho, bem no início da praia. Usando um biquíni bem pequeno - ao menos para os padrões do surfe -, ela deixou os marmanjos que estavam por ali de boca aberta. Os brasileiros Adriano de Souza, o Mineirinho, Jadson André e Alejo Muniz preferiram treinar em frente ao campeonato mesmo.

Leia mais notícias de surfe
Alana seguiu para o canto da praia junto com a australiana Tyler Wright, irmã de Owen Wright. Mas elas pouco treinaram. As ondas estavam bem pesadas, com cerca de dois metros.
- Vocês viram minha irmã? – perguntava Owen, também integrante da elite mundial.
A resposta, para riso geral, veio de Tracy, mãe e treinadora da americana Courtney Conlogue.
- Ela estava com a Alana e com a Coco (Coco Ho, também havaiana). Entraram, mas ficaram só um pouco. Pegaram uma ou outra onda e saíram - disse, rindo.
Confira uma galeria de imagens dos surfistas nesta quarta-feira

Courtney estava deixando a praia quando foi chamada por Maya Gabeira. A big rider, convidada pelos patrocinadores do campeonato, acabou provocando, sem querer, uma confusão nas chaves femininas.
- Há uma atleta francesa filiada à Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) que se chama Maya Gabreira. Com "r". O sistema puxou essa menina em vez da Maya. Tivemos que refazer a chave - disse Renato Hickel, diretor do Circuito Mundial.
Joel Parkinson no Postinho da Barra Rio Pro (Foto: Gabriele Lomba/Globoesporte.com)Joel Parkinson perdeu a prancha preferida
(Foto: Gabriele Lomba/Globoesporte.com)
Maya e Courtney conversavam no quiosque enquanto Joel Parkinson, vice-líder do ranking, lanchava ali perto. Um pouco antes, ele tinha saído da água. Depois de encarar algumas direitas no Postinho, ao lado do compatriota Taj Burrow, lamentava não estar mais com sua prancha preferida.
- Está difícil lá dentro, e estou sem minha prancha preferida - disse o aussie, campeão da última etapa, em Bells Beach.
A próxima chamada do Rio Pro será nesta quinta, às 7h. O campeonato vai começar com uma triagem em que os dois melhores passarão à chave principal. Jean da Silva, Simão Romão, Leandro Bastos e Igor Morais estão na briga. O SporTV.com transmite ao vivo.
Primeira fase masculina:
1: Owen Wright (AUS), Heitor Alves (BRA), Bobby Martinez (EUA)
2: Adrian Buchan (AUS), Adam Melling (AUS), Kai Otton (AUS)
3: Taj Burrow (AUS), Alejo Muniz (BRA), convidado
4: Mick Fanning (AUS), Dusty Payne (HAV), convidado
5: Jordy Smith (AFS), Patrick Gudauskas (EUA), convidado
6: Kelly Slater (EUA), Julian Wilson (AUS), convidado
7: Bede Durbidge (AUS), Jadson Andre (BRA), Gabe Kling (EUA)
8: Jeremy Flores (FRA), C.J. Hobgood (EUA), Josh Kerr (AUS)
9: Damien Hobgood (EUA), Tiago Pires (PRT), Raoni Monteiro (BRA)
10: Michel Bourez (TAH), Chris Davidson (AUS), Cory Lopez (EUA)
11: Adriano de Souza (BRA), Kieren Perrow (AUS), Daniel Ross (AUS)
12: Joel Parkinson (AUS), Matt Wilkinson (AUS), Taylor Knox (EUA)
Primeira fase feminina:
1: Tyler Wright (AUS), Courtney Conlogue (BRA), Claire Bevilacqua (AUS)
2: Silvana Lima (BRA), Paige Hareb (NZL), Felicity Palmateer (AUS)
3: Carissa Moore (HAV), Jessi Miley-Dyer (AUS), Maya Gabeira (BRA)
4: Sally Fitzgibbons (AUS), Laura Enever (AUS), Andrea Lopes (BRA)
5: Stepahnie Gilmore (AUS), Pauline Ado (FRA), Suelen Naraisa (BRA)
6: Coco Ho (HAV), Sofia Mulanovich (PER), Alana Blanchard (HAV)

Thiago Ribeiro é a grande novidade
no treinamento na Toca da Raposa II

Atacante deve formar o ataque com Wallyson, no jogo contra o Atlético-MG

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
thiago ribeiro cruzeiro treino (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Thiago Ribeiro deve voltar ao time contra o Galo
(Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
O Cruzeiro deverá mesmo contar com um grande reforço para a finalíssima do Campeonato Mineiro, neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Atlético-MG, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O atacante Thiago Ribeiro, que se recuperou de uma entorse no joelho esquerdo, voltou a treinar com bola, após um período de trabalhos físicos e médicos. Nessa terça-feira, o atacante chegou a falar sobre a expectativa de voltar aos trabalhos no campo.
Assim, o técnico Cuca ganhou uma boa opção para o ataque, considerada indispensável para o Cruzeiro levar o título. Para ser campeão, o time azul e branco terá que, obrigatoriamente, vencer por qualquer placar. Thiago Ribeiro tem oito gols na competição estadual, e é o artilheiro do clube no Mineiro.
Cuca na Toca
A quarta-feira do Cruzeiro também foi marcada pelo retorno do técnico Cuca a Belo Horizonte. Nessa terça-feira, quando a equipe iniciou os trabalhos da semana, o treinador celeste estava em Curitiba, tratando de assuntos particulares.
Antes do início do trabalho recreativo desta manhã, o técnico Cuca fez uma longa preleção com alguns jogadores, entre eles Roger, que não entrou em campo na primeira partida da final. Para a decisão deste domingo, Cuca não poderá contar com o meia Montillo, expulso no último domingo. A expectativa é que Roger ocupe o lugar do argentino.
O técnico chegou a esboçar a possível equipe que enfrentará o Galo: Fábio; Marquinhos Paraná, Gil, Victorino e Everton; Leandro Guerreiro, Henrique, Gilberto e Roger; Thiago Ribeiro e Wallyson.

Governo inicia nos próximos dias obras de fundação do Maracanã

Número de funcionários trabalhando no estádio aumenta de 725 para 800. Nos próximos meses, secretaria de obras vai contratar mais profissionais

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Governo do Rio de Janeiro vai iniciar nos próximos dias mais uma etapa das reformas do Maracanã para a disputa da Copa do Mundo de 2014. Até o fim do mês, o Emop (Empresa de Obras Públicas), responsável pelo projeto de reestruturação do estádio, começará as obras de fundação das arquibancadas e rampas de acesso do "Maior do Mundo".
Desde a última segunda-feira, outro dado chamou a atenção nas reformas do estádio. O número de 725 operários subiu para 800. Nos próximos meses, segundo a secretária de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, os funcionários envolvidos no projeto chegarão a 3.500, divididos em três turnos de trabalho (manhã, tarde e noite/madrugada).
- Está tudo dentro do cronograma. A previsão era que as obras de demolição se encerrassem em maio e as de fundação começassem logo em seguida. As obras serão de fundação na parte interna, externa e das novas rampas. O prazo da Fifa é dezembro de 2012 e não tivemos alterações nesse sentido. A obra licitada do Maracanã prevê a contratação de até 3.500 funcionários para o trabalho em três turnos e é isso que será feito para acelerarmos as reformas - afirmou Márcia Lins.
obras estádio maracanã  (Foto: Genilson Araújo / Agência O Globo)Com o aumento de funcionários, Maraca vai iniciar nova etapa de obras (Genilson Araújo / Agência O Globo)
A expectativa é que o Maracanã seja entregue até o fim de 2012. O projeto, antes orçado em R$ 705 milhões, pode chegar a R$ 1,1 bilhão, limite máximo permitido pela lei brasileira em obras de reforma. Apesar disso, o Governo do Rio de Janeiro não acredita que as obras ultrapassem os valores iniciais em 50%.
obras estádio maracanã  (Foto: Genilson Araújo / Agência O Globo)Gramado do Maracanã praticamente todo retirado
(Foto: Genilson Araújo / Agência O Globo)
O estouro no orçamento vai ocorrer por conta da nova cobertura. Após estudos técnicos, a secretaria de obras notou que a antiga estrutura estava comprometida por conta do tempo. Uma nova será construída para ser colocada no estádio, que terá capacidade para 76 mil torcedores.
O gramado do Maracanã já foi quase todo retirado. O processo começou no dia 6 de abril. Além disso, o anel inferior já foi completamente demolido. Após as obras de fundação, os novos anéis de arquibancadas serão construídos. Todo o entulho retirado do estádio será reciclado e reutilizado no processo de reformas.
A expectativa é que o estádio seja o principal palco da Copa das Confederações, em julho de 2013. O "Maior do Mundo" também vai receber a final da Copa do Mundo de 2014.

Geraldo, o G10: rival de Ronaldinho também investe no visual

Trancinhas, cordão dourado e pingente personalizado são marcas do capitão do Ceará. Meias se enfrentam nesta quarta, pela Copa do Brasil

Por Richard Souza Direto de Fortaleza
Quem chega ao treino do Flamengo normalmente passa os olhos pelo campo à procura de Ronaldinho. Qualquer movimento do astro atrai disparos frenéticos das câmeras fotográficas e atiça repórteres cinematográficos. Seja pelo estilo ou pelo futebol, o camisa 10 é sempre atração. Em campo, é o único do grupo com rabo de cavalo e faixa na cabeça. Fora dele, quase sempre compõe o visual com brincos, cordões e a boina tão famosa quanto ele. Ainda que atravesse um momento ruim no Rubro-Negro, o jogador monopoliza as atenções.
geraldo ceará cordão (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)Geraldo e seu cordão: estilo "ousado" como o de Ronaldinho (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)

Nesta quarta-feira, ele terá um rival no estilo. Ceará e Flamengo se enfrentam no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, em Fortaleza. Se os cariocas têm R10, o Vozão responde com G10. Aos 37 anos, o apoiador Geraldo é a principal figura do grupo alvinegro. Ídolo de profunda identificação com uma torcida apaixonada. A relação tornou-se ainda mais especial no domingo passado, com a conquista do 40º título estadual do clube.
É capitão assim como Ronaldinho. Erguer o troféu significou prolongar a permanência no Ceará. No início do ano, Geraldo fez um acordo com a diretoria.
- Disse que só renovaria se fosse campeão, e cumpri – afirmou.
ronaldinho gaúcho cordão (Foto: Reprodução/Rolling Stone)Cordão do gaúcho chama mais atenção
(Foto: Reprodução/Rolling Stone)
Meta traçada, meta cumprida, e o contrato que termina no próximo domingo foi prorrogado para 10 de dezembro. É a garantia de que ele fará parte do grupo no Brasileirão e na Copa Sul-Americana. E, se tudo correr bem para o Vozão, será figura certa nas semifinais da Copa do Brasil.
Para chegar lá, os cearenses precisam de um empate e podem até perder por 1 a 0. Isso por conta da vantagem conquistada no jogo de ida, no Rio, com a vitória por 2 a 1. Geraldo jogou bem no Engenhão e fez o segundo gol. Saiu de campo com um sorriso largo, bem diferente de Ronaldinho. Vaiado pela primeira vez pelos rubro-negros, o craque ainda não brilhou. Tudo bem que fez o gol do título da Taça Guanabara, mas parece pouco para uma torcida que espera, ansiosa, pela genialidade de quem foi duas vezes o melhor do mundo.
- As vaias vieram para a equipe toda. O torcedor tem todo direito de não ficar feliz quando a vitória não vem. É a primeira vez que isso acontece desde quando eu cheguei. Tem de saber administrar isso tudo. A equipe tem que estar unida para dar a volta por cima – disse R10, na saída de campo na semana passada.
Nos cabelos, Geraldo lembra Love
Geraldo chama a atenção pelo bom futebol e pela cabeleira. As tranças lembram mais o estilo do ex-rubro-negro Vagner Love, do CSKA, da Rússia. Alvinegras para combinar com as cores do clube. Em compensação, o acessório do pescoço tem tudo a ver com Ronaldinho. O Gaúcho costuma usar uma corrente de prata com o pingente com a letra R e o número 10. Geraldo segue a mesma linha, só que prefere a dourada. De tanto brilho, dá para ver o G10 de longe.
Ceará e Flamengo se enfrentam no estádio Presidente Vargas, às 21h50m (de Brasília). Para avançar, o Rubro-Negro tem de vencer por dois gols de diferença ou por um, a partir de 3 a 2. Se devolver o placar do primeiro jogo, leva aos pênaltis. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.

Massa lamenta problemas na Turquia, mas comemora evolução da Ferrari

Brasileiro quer mais atenção da equipe com os pit stops nos próximos GPs

Por GLOBOESPORTE.COM Maranello, Itália
Felipe Massa Ferrari GP da Turquia (Foto: Getty Images)Massa lamenta problemas (Foto: Getty Images)
Após o 11º lugar no GP da Turquia, Felipe Massa disse estar otimista com o progresso da Ferrari apesar da corrida decepcionante. O brasileiro teve vários problemas nos pit stops da corrida em Istambul, mas acredita que poderia ter chegado em quarto. Ele ficou feliz com o passo à frente no desempenho do carro no treino classificatório e na corrida.
- Se olharmos para meus resultados anteriores em Istambul, obviamente foi um resultado bem decepcionante. Terminei em 11º quando poderia ter lutado pelo quarto lugar, tudo isso graças aos pit stops ruins. No entanto, sendo positivo, o novo pacote aerodinâmico melhorou nosso desempenho, tanto que Fernando (Alonso) assegurou o primeiro pódio da Ferrari em 2011. Tivemos menos dificuldades na classificação e andamos bem na corrida - diz Massa no site oficial da Ferrari.
Massa disse que a Ferrari vai precisar analisar os problemas que ele sofreu os pit stops. O brasileiro lamentou a perda de tempo em três dos quatro pit stops feitos na corrida.
- Diria que tive problemas demais, porque sem eles lutaria por um resultado entre os cinco primeiros. Isto foi frustrante para mim e para a equipe. Fizemos muitos treinos de pit stops, mas não funcionou direito no domingo. Vamos estudar as falhas para nos tornarmos mais consistentes. Um pequeno atraso na troca dos pneus pode provocar a perda de posições como em Istambul.

Sem ser brilhante, Barcelona empata com o Levante e conquista o tri

Com duas rodadas de antecedência, time catalão deixa Real Madrid para trás e levanta 21º caneco da competição nacional. Rival tem dez a mais

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha
O Barcelona precisou apenas de um empate nesta quarta-feira, em Valência, para levantar o tri do Campeonato Espanhol com duas rodadas de antecedência. O time catalão ficou no 1 a 1 com o Levante, fora de casa, e levantou o 21º título nacional de sua história (o arquirrival Real Madrid tem dez a mais). Os gols da partida foram marcados por Keita, para os visitantes, e Caicedo. A partir de agora, o foco de Messi, Xavi, Iniesta & cia é a final da Liga dos Campeões, no dia 28, contra o Manchester United, em Wembley, na Inglaterra.
Diferentemente de toda a temporada, o Barcelona, que chegou a 92 pontos e não pode ser mais alcançado pelo time merengue (segundo colocado, com 86), brilhou pouco no jogo que garantiu mais uma taça. Pode-se dizer que a equipe comandada por Pep Guardiola jogou para o gasto. Lionel Messi, por exemplo, artilheiro do time no Campeonato Espanhol, com 31 gols, só acordou no segundo tempo com belas jogadas e uma bola na trave.
GALERIA DE FOTOS: imagens da festa do Barcelona tricampeão espanhol
Confira a tabela atualizada e os resultados do Campeonato Espanhol
keita levante x barcelona comemoração (Foto: EFE)Jogadores do Barcelona comemoram o gol marcado por Keita nesta quarta-feira (Foto: EFE)
Se ainda tem dez conquistas a menos que o Real, pelo menos na temporada 2010-2011 o Barça leva vantagem sobre o rival. Os últimos meses ficaram marcados pela disputa entre as equipes, principalmente pelos treinadores Guardiola e José Mourinho às vésperas dos confrontos pela Liga dos Campeões e pela Copa do Rei, conquistada pelos merengues após triunfo por 1 a 0. No Campeonato Espanhol, o time catalão venceu o clássico do primeiro turno, no Camp Nou, por 5 a 0. Na volta, no Santiago Bernabéu, empate por 1 a 1. E, na Champions, eliminou o Real garantindo uma vaga na decisão.
DONAS DO CAMPINHO: Barcelona campeão à la Rolling Stones
Na tabela de artilheiros, Cristiano Ronaldo leva vantagem sobre Lionel Messi. Enquanto CR7 tem 36 gols e está em busca do recorde de Hugo Sánchez, que marcou 38 vezes em 1990, defendendo o mesmo Real Madrid, o hermano permaneceu com 31. No entanto, contando todas as competições da temporada, o argentino tem 52 tentos contra 49 do português.
Primeiro tempo morno e de pouca ação do Barça
keita levante x barcelona (Foto: EFE)Keita brinca com Daniel Alves após o primeiro gol
do Barça, marcado pelo malinês (Foto: EFE)
No primeiro tempo, o Barcelona jogou visivelmente para o gasto. Sem Iniesta, poupado, Pep Guardiola optou pela entrada de Affelay no meio-campo. Com o título praticamente garantido, o time esperou mais os rivais ao invés de partir para o ataque para tentar sacramentar a conquista. As primeiras chances de perigo foram dos donos da casa.
Aos 17, Caicedo fez boa jogada pela lateral do campo e cruzou para Nadal. O espanhol chutou de primeira e a bola passou rente ao gol de Valdés. No lance seguinte, aos 20, Xavi Torres aproveitou bobeada da zaga do Barcelona e ficou de frente para o gol de Valdés. A finalização saiu errada e passou perto do gol do time catalão.
Na primeira do Barça, bola na rede. Aos 27, Xavi fez um lindo lançamento para Keita. O malinês subiu mais do que o defensor rival e testou para abrir o marcador. O resultado era mais do que suficiente para o título. Com o tento, a equipe voltou a tocar a bola, sem arriscar muito. E foi aí que o Levante chegou ao empate.
Aos 40, Piqué falhou feio na hora de cortar o lançamento e se enrolou com o goleiro Valdés. Caicedo levou a melhor, aproveitou a bobeada para roubar a bola e tocar para o fundo da rede. Tudo igual no Cidade de Valência.
Messi quase marca, Barça fica no empate e garante o título
messi levante x barcelona (Foto: EFE)Messi acordou no segundo tempo (Foto: EFE)
Na etapa final, o Barcelona voltou mais disposto a matar a partida. E para a alegria dos torcedores que compareceram ao estádio, Lionel Messi deu o ar de graça em dois lances mágicos. No primeiro, aos 12, o argentino passou por três defensores e ficou de frente para o goleiro Munúa. O hermano deslocou o arqueiro, mas acertou a trave.
No lance seguinte, aos 27, Messi recebeu pelo lado direito, passou por dois adversários, avançou para o meio e chutou prensado. A bola passou rente à trave de Munúa. Quase o segundo gol do Barcelona.
Após o apito final, festa do time catalão, que viajou a Valência com todos os atletas do elenco e toda a comissão técnica. Tudo sob o olhar atento de Martin Ferguson, irmão de Alex Ferguson, técnico do Manchester United, adversário do Barcelona na final da Liga do Campeões. Após a segunda conquista na temporada (Supercopa e Campeonato Espanhol), a luta agora é pela Champions.
Almeria é o primeiro rebaixado no Campeonato Espanhol
Com o empate por 0 a 0 com o Villarreal, em casa, o Almeria se tornou a primeira equipe rebaixada à Série B do Campeonato Espanhol. A equipe ainda tinha esperanças de lutar nas últimas rodadas, mas acabou sucumbindo. O time conta com os seguintes brasileiros: o goleiro Diego Alves, ex-Atlético-MG, e o zagueiro Michel, ex-São Caetano.
Confira a 36ª rodada completa:*Horários de Brasília
Terça-feiraDeportivo La Coruña 2 x 1 Athletic Bilbao
Málaga 2 x 0 Sporting Gijón
Racing Santander 2 x 1 Atlético de Madri
Real Madrid 4 x 0 Getafe
Quarta-feiraAlmería 0 x 0 Villarreal
Levante 1 x 1 Barcelona
Real Sociedad 2 x 1 Zaragoza
Espanyol 2 x 2 Valencia
Hércules 2 x 2 Mallorca
Osasuña x Sevilla

Maradona, Figo e outros ex-craques inauguram estádio na Chechênia

Amistoso é semelhante ao que reuniu campeões pela Seleção Brasileira em março. Papin, Barthez e Baresi também estarão em campo nesta quarta

Por Agência de notícias Grozny, Chechênia
Maradona com Figo em partida especial na Russia (Foto: AP)Maradona e Figo já estão na Chechênia (Foto: AP)
Ex-craques do futebol, como o argentino Diego Maradona e o português Luis Figo, chegaram nesta quarta-feira a Grozny, na Chechênia, para disputar um amistoso contra uma seleção russa. Eles foram convidados para inaugurar um novo estádio de 30.000 lugares em Grozny, a capital da Chechênia, reconstruída após duas guerras entre separatistas e o Exército russo.

Além de Maradona e Figo, os franceses Papin e Barthez e o italiano Baresi enfrentarão na noite desta quarta-feira uma seleção local de autoridades políticas, entre eles, Ramzam Kadyrov, o controverso presidente checheno de 34 anos, criticado por defensores Direitos Humanos por ter sido acusado de ser responsável assassinatos e sequestros de membros da oposição.
O time da cidade, o Terek Grozny, é comandadou por outro ex-craque, o holandês Ruud Gullit, e tem dois brasileiros o volante Maurício e o atacante Rodrigo Tiuí, ambos ex-Fluminense.
Amistoso semelhante reuniu brasileiros

No mês de março, Kadyrov, grande fã de futebol, organizou outro amistoso com a presença de ex-jogadores da Seleção Brasileira que participaram das campanhas do penta e do tetra em 1994 e 2002. Na época, o presidente afirmou que os brasileiros tinham aceito o convite de jogar "gratuitamente".

O ex-São Paulino Raí, tetracampeão em 1994, lamentou de ter participado daquele jogo e disse em seu blog que se sentiu "envergonhado" por ajudar a promover um evento "escancaradamente político e populista".

Ele também admitiu ter recebido dinheiro para jogar, apesar do valor não ter sido, segundo ele, nada astronômico.

– O que recebi não muda em nada a minha situação econômica. É o equivalente a pouco mais do que cobro para ministrar uma palestra de duas horas na cidade de São Paulo – disse na ocasião.

Ronaldo Fenômeno vai criar liga no Cartola FC

qua, 11/05/11
por victor.javoski |
categoria Sem categoria

Ronaldo Fenômeno deixou os gramados mas jamais vai deixar de respirar futebol. Para acompanhar o campeonato brasileiro de perto, o craque vai lançar até uma liga no Cartola FC. Ele jogou a ideia no Twitter e, diante da reação entusiasmada dos seus seguidores, já pediu sugestões para o nome da liga. Cogitou até dar camisa autografada para o campeão.
Vai jogar a liga do Fenômeno? Tem sugestão de nome?


Garotos em alta: sob elogios, Allan e Romulo completam 50 jogos

Menos badalados que os companheiros mais famosos, jogadores se tornam peças importante para o sucesso da equipe

Por Fred Huber e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
romulo vasco treino (Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NET)Romulo e Allan (de costas) no treino do Vasco
(Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NET)
Romulo e Allan têm 20 anos e ambos carregam nas costas a responsabilidade de vestir a camisa do Vasco, um dos clubes mais populares do Brasil. O primeiro já se firmou como titular, e o segundo ganhou mais notabilidade nas últimas semanas, mesmo jogando improvisado na lateral direita. Nesta quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), em São Januário, eles entram em campo para fazer a partida de número 50 pela equipe da Colina.
Natural de Picos, no Piauí, Romulo começou no Porto-PE, de Caruaru, e chegou ao Vasco com 19 anos para integrar o time de juniores e, após bom desempenho no título carioca da categoria, em 2010, foi incorporado ao elenco profissional pelo técnico Paulo César Gusmão. A estreia foi no Torneio de Florianópolis, em uma vitória cruz-maltina sobre o Avaí. Destes 50 jogos, dois ficaram mais marcados para o volante: a vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio Prudente, em 2010, quando fez dois gols, e a decisão da Taça Rio, contra o Flamengo, nesta temporada.
- Acho que foi a partida contra o Grêmio Prudente, no ano passado. Não estávamos bem na partida, mas consegui fazer dois gols e ajudar o Vasco a conquistar três pontos para, na época, deixar o time mais longe do rebaixamento (relembre no vídeo abaixo). A final da Taça Rio, contra o Flamengo, também foi marcante por ser a minha primeira decisão.
Neste ano, Romulo só não foi titular em uma partida, contra o Náutico, porque foi poupado. Apesar de não ter sempre os holofotes sobre si e de alguns torcedores ainda terem desconfiança, ganhou o respeito e admiração dos companheiros, até dos mais consagrados. Depois de Fernando Prass rasgar elogios ao atleta, nesta quarta Felipe disse que Romulo talvez seja o jogador mais importante do Vasco. O camisa 6 disse que ele deveria ser tão badalado quanto Willians, do Flamengo.
- O Romulo, se não for o mais, é um dos mais importantes da equipe. Ele não aparece para o público, mas para nós é fundamental. Passa tranquilidade para subir ao ataque. Falam do Willians (do Flamengo), mas pelo que o Romulo está jogando deveria ser mais exaltado. Perguntado se Romulo teria uma importância parecida com a que o volante Nasa tinha no fim da década de 90, Felipe disse que o atual camisa 37 do Vasco é mais completo.
- Tem vigor físico como o Nasa, mas é mais completo. O Nasa não tinha a mesma qualidade no passe. O Romulo é um jogador sensacional, com a cabeça boa e ainda vai crescer muito.
Apesar do bombardeio de fortes elogios, Romulo parece não se deslumbrar com nada. Ele, no entanto, afirmou que vai trabalhar firme para merecer um dia ser convocado para Seleção Brasileira.
- Fico muito feliz de receber elogios de jogadores assim, experientes e consagrados. Estou sempre dando ou meu máximo para tentar melhorar. Procuro pensar dia após dia, mas tenho o objetivo de um dia defender a Seleção. Vou em busca disso.
Allan: talento precoce usa versatilidade para ajudar o Vasco
allan vasco coletiva (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Allan irá voltar ao meio de campo em breve
(Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
Depois de passar pelo futsal do Olaria, Vasco e Fluminense, Allan começou a jogar no campo defendendo o Madureira. Retornou ao Vasco no juvenil e e se destacou bastante, tanto que foi convocado para Seleção. Ele estreou nos profissionais com 18 anos, em um momento complicado na história do clube, que disputava a Série B. A estreia foi contra o Atlético-GO, no Serra Dourada, e, de lá para cá, luta para ficar longe de lesões, conseguir se firmar e espantar qualquer tipo de desconfiança que vem da arquibancada. O jogador chegou a voltar para a base para ganhar ritmo após se machucar e, assim como Romulo, participou do título carioca de 2010 dos juniores.
Destes 50 jogos, o que não sai da cabeça do jogador é o contra o Juventude, no Maracanã, que marcou a volta do Vasco para a elite do futebol brasileiro.
Recentemente, após uma lesão de Fagner, foi escolhido para jogar improvisado na lateral direita. Deu tão certo que ele continua e a comissão técnica não precisou apressar a volta do titular.
Ricardo Gomes reconheceu a ajuda de Allan, mas adiantou que ele voltará a disputar vaga no meio de campo assim que Fagner retomar a posição.
- O Fagner está recuperado, mas o Allan segue. Ele está nos ajudando muito, mas o Fagner é o titular e quando estiver em boas condições, vai jogar. O Allan vai disputar vaga no meio de campo.
O volante disse que está tomando gosto de jogar na lateral, mas está pronto para atuar em qualquer posição que o treinador desejar.
- O importante para mim é jogar. Enquanto o Ricardo Gomes achar que estou correspondendo e posso ser útil, continuarei na lateral ou onde ele quiser me escalar. Ainda não pensei se pretendo continuar jogando nessa posição ou voltar ao meio campo. Mas me sinto a cada dia mais adaptado e confortável na lateral. É claro que ainda preciso melhorar algumas coisas e procuro evoluir, mas estou feliz jogando dessa maneira.
 

Lucas anuncia fim da carreira como jogador de futebol

Aposentadoria foi anunciada em site oficial do Atlético-PR. Jogador veio como um dos reforços para a atual temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
Lucas comemora gol pelo Atlético-PR (Foto: Ag. Estado)Lucas comemora gol pelo Atlético-PR neste ano
(Foto: Ag. Estado)
O atacante Lucas, 32 anos, decidiu encerrar a sua carreira no futebol. O comunicado foi feito na noite desta quarta-feira, através do site oficial. Segunda a nota, a decisão ocorreu após uma reunião com o presidente Marcos Malucelli e de forma amigável. O jogador deixará de atuar pelo Furacão após 122 jogos e 61 gols com a camisa rubro-negra. Ele não havia viajado com o time para o Rio de Janeiro, para a partida contra o Vasco, pois, segundo o técnico Adilson Batista, havia sentido um "pequeno incômodo".
A primeira passagem de Lucas pelo Furacão foi entre 1999 e 2000. Depois passou por Rennes-FRA, Cruzeiro, Corinthians, FC Tokyo-JAP e Gamba Osaka-JAP. O camisa 9 voltou ao Atlético-PR em dezembro de 2010 e, na atual temporada, é o artilheiro da equipe na Copa do Brasil, com três gols. No Campeonato Paranaense, marcou quatro vezes.
Lucas explicou que se sentia desmotivado no Japão e imaginou que, com a volta para o Brasil, recuperaria o ânimo. Apesar de ter sido bem recebido, o atacante diz que não tem mais condição de continuar com o ritmo imposto pelo futebol com concentrações, treinos e muitos jogos:
- Eu vi que eu não estava mais apto a praticar o futebol, à concentração, aos treinamentos e aos jogos excessivos. Essas coisas foram acumulando desde o primeiro dia até eu tomar essa decisão, que sei que é a mais correta no momento - disse o jogador em vídeo publicado no site oficial.
A nota oficial ainda informa que a diretoria atleticana fará uma homenagem ao jogador no próximo jogo disputado na Arena, que pode ser a próxima partida pela Copa do Brasil, caso o time passe pelo Vasco nesta quinta-feira, ou na segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Jorge Henrique fica mais próximo de renovar seu contrato com o Timão

Segundo Edu Gaspar, jogador aceitou a proposta feita pela diretoria do clube

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Jorge henrique máquina fotográfica treino Corinthians (Foto: Ag. Estado)Jorge Henrique brinca com máquina fotográfica
durante treino do Corinthians (Foto: Ag. Estado)
Enquanto corre atrás de reforços e pode se desfazer de alguns jogadores, a diretoria do Corinthians está muito perto de segurar um titular importante no esquema tático do técnico Tite. O atacante Jorge Henrique tem negociações avançadas para renovar seu contrato com o clube. O atual vínculo acaba no fim de 2011.
- É um caso encaminhado. Ele deu a palavra. Parece que ele está de acordo com as situações que colocamos. Deve renovar – afirmou o gerente de futebol Edu Gaspar.

Como o atual acordo se encerra em 31 de dezembro, Jorge Henrique estaria liberado para assinar um pré-contrato com outro clube a partir de julho. Há algumas semanas, o jogador surgiu como possível reforço do Corinthians em uma troca com o volante Fabrício. A transação, porém, não evoluiu.
Um dos poucos remanescentes do elenco campeão da Copa do Brasil e do Paulistão de 2009, Jorge Henrique teria pedido ao Corinthians praticamente o dobro de seu atual salário. Os dirigentes não aceitaram e fizeram uma contra-proposta. O novo acordo deve ter a duração de duas temporadas.
Jorge Henrique, de 29 anos, foi contratado pelo Corinthians no início de 2009 depois de se destacar pelo Botafogo. O atacante viveu grande momento com Mano Menezes, mas, atualmente, vem tendo atuações regulares jogando mais como meio-campista. Em 121 jogos com a camisa alvinegra, marcou 21 gols.

Celebridade até na Colômbia, Neymar inspira jovem da base do Once Caldas

Daniel Cassiani, do time sub-16, usa corte de cabelo igual ao do craque santista. Pai do astro fica orgulhoso com reconhecimento internacional

Por Adilson Barros Direto de Manizales, Colômbia
Que Neymar é uma celebridade no Brasil, não há mais dúvidas. Basta passar em alguma banca de jornal brasileira e ver a quantidade de pôsteres com fotos do craque do Santos. Agora, a fama do astro alvinegro já atravessou fronteiras. Em Manizales, Colômbia, onde o Peixe está para jogar contra o Once Caldas pelas quartas de final da Taça Libertadores, nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), há uma mobilização em torno do jogador. Até seu corte de cabelo moicano já é imitado no local.
fã neymar santos (Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)Daniel Cassiani posa ao lado de Neymar, pai do famoso atacante da Vila Belmiro (Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)
O jovem Daniel Cassiani, de 16 anos, atacante da equipe sub-16 do Once Caldas, esteve no estádio Palogrande, na última terça-feira, para acompanhar o treino do Peixe e ver de perto o ídolo. Cabelo moicano, ele logo chamou a atenção. Tentou a todo custo uma foto com o camisa 11 santista. Não conseguiu. Teve de se contentar em conversar com o pai do astro, Neymar da Silva Santos.
Neymar é um grande jogador, habilidoso, joga com magia. Procuro me espelhar nele"
Daniel
- Neymar é um grande jogador, habilidoso, joga com magia. Procuro me espelhar nele - comenta Daniel.

Para Neymar da Silva Santos, a popularidade do filho na Colômbia é motivo de orgulho. Ele não esperava esse tipo de assédio em Manizales. Quando viu a foto da pequena multidão que se aglomerou para esperar o garoto sair para o treino, ele se espantou:

- Isso foi para ele? Caramba...

Aguardando a saída da delegação alvinegra para o estádio, o grupo era tão numeroso que chegou a fechar a rua em frente ao hotel santista. Quando o atacante apontou na porta do hotel, a polícia teve de entrar em ação. As pessoas avançaram sobre Neymar a ponto de preocupar os seguranças da delegação santista.
treino santos hotel   manizales (Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)Multidão se aglomera para ver a delegação santista em Manizales (Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)


O pai da estrela assegura que o filho lida bem com esse assédio. Diz que, a cada dia, há um aprendizado, mas afirma que Neymar não se deixa levar.

- Ele sabe que é famoso, entende isso. Não dá para esconder. Mas não se sente uma celebridade, entende? Hoje em dia, mesmo sendo esse jogador que todos conhecem, ele continua do mesmo jeito que era antes. Claro que está mais consciente das coisas, sabe das repercussões que seus atos podem ter. É bastante tranquilo - diz.

Mesmo conhecendo bem a personalidade do filho, Neymar da Silva admite que se espanta com a naturalidade como o Neymar encara o assédio e as partidas. Para o garoto alvinegro, jogar uma partida corriqueira, num meio de campeonato qualquer, é igual a disputar uma final.

- Eu acho que é por isso que ele joga tão bem nas decisões. O que mais importa para ele é o que está acontecendo dentro das quatro linhas. Consegue se desligar de tudo o que envolve, o que está fora. Hoje, ele está treinando aqui na Colômbia, como poderia estar jogando na praia. Ele gosta é de jogar bola - conclui.

Europa de olho em Damião: Napoli também observa artilheiro do Inter

Careca, ídolo no clube italiano, diz que foi consultado sobre a contratação do centroavante da Seleção Brasileira. Ele só pensa no Gre-Nal de domingo

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Leandro Damião no treino do Internacional (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)Leandro Damião, com 20 gols no ano, desperta
interesse europeu (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)
Ainda não está desenhada, mas surge o esboço de uma disputa entre europeus por Leandro Damião. A enchente de gols do centroavante do Inter em 2011 fatalmente chamaria a atenção do Velho Continente. O clube gaúcho sabia que seria assim. Já estava preparado. E agora terá que lidar com as propostas. O Napoli, da Itália, é mais um interessado no jogador.
A diretoria colorada admite, desde o início da Libertadores, que recebe consultas, especialmente de empresários, sobre o atleta, mas diz que não há propostas por ele. A questão é quando elas virão. No caso do Napoli, houve uma consulta dos dirigentes italianos ao ex-jogador Careca, ídolo por lá. E ele deu seu aval aos europeus: disse que se eles realmente querem um camisa 9, Damião é uma boa.
Nesta quarta-feira, o jornal português “Record” noticiou o interesse do Benfica nele. Antes, a imprensa italiana já havia divulgado que o Roma também está de olho no jogador. Com 20 gols em 20 jogos em 2011, o centroavante superou as próprias expectativas do Inter, que viam no atleta o perfil adequado para o Leste Europeu, mercado menos rico que o italiano, por exemplo.
Damião tenta ficar alheio à situação. Ele diz que só pensa no Gre-Nal de domingo, no Olímpico, valendo o título do Gauchão.
- Não tem como pensar em clubes. O que quero é aproveitar o momento, e agora é o Gre-Nal. Quero vencer lá dentro. Não posso pensar no amanhã. Já teve um monte de especulação. Até agora, não chegou nada. Meu pensamento é no Inter, no Gre-Nal, nas próximas partidas...
A multa rescisória de Leandro Damião é de 50 milhões de euros (R$ 115 milhões), mas trata-se de um valor simbólico, de segurança. Por 20 milhões de euros (R$ 46 milhões), o clube aceita negociar, mas dificilmente os europeus chegarão a esse valor, mesmo que o atleta tenha sido convocado para a Seleção Brasileira.

Grêmio avalia contratação do lateral são-paulino Júnior César

Jogador pode trocar o Tricolor do Morumbi pelo Tricolor gaúcho

Por Marcelo Prado e Eduardo Cecconi Porto Alegre
Junior Cesar treino São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Júnior César pode deixar o São Paulo
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Ao final do Campeonato Gaúcho - domingo a equipe decide com o Inter, no Estádio Olímpico, o título do estadual - a diretoria do Grêmio pretende anunciar os nomes da reformulação elaborada no grupo de jogadores. Haverá contratações e liberações. E um dos atletas que pode chegar é o lateral-esquerdo Júnior César.
A saída do jogador do São Paulo pode acontecer ainda nesta semana. Segundo o assessor de futebol gremista José Simões, Júnior César foi sugerido à diretoria. Mas ele nega qualquer negociação em andamento.
- Sugeriram o nome ao Grêmio, mas nada além disso. Não houve qualquer avanço neste sentido - disse Simões.
Júnior César se recupera de cirurgia para corrigir uma ruptura no tendão de Aquiles do pé esquerdo, sofrida em setembro do ano passado. Ele voltou a ser relacionado pelo São Paulo para jogos em março deste ano.
O diretor de futebol do Tricolor, João Paulo de Jesus Lopes, disse que a decisão final será do técnico Paulo César Carpegiani.
- Eu não sou favorável a saída dele nesse momento, até porque o Campeonato Brasileiro é longo e é necessário ter um elenco forte. Mas se o treinador chegar até nós e dizer que não conta com o atleta, teremos que estudar essa situação. O Grêmio, através de um representate, nos procurou há três semanas - ressaltou o dirigente, que deixou claro que, se houver uma negociação, será por empréstimo até o final do ano, nos mesmos moldes de Cleber Santana, que acertou com o Atlético-PR até o dia 31 de dezembro. O contrato de Junior Cesar com o Tricolor se encerra no final do ano que vem. O Flamengo também tem interesse no atleta.

Surfistas ficam ilhados em pedras do Arpoador

Por: Felipe Sáles, em
A forte ressaca na orla carioca assustou até os surfistas. Esses aí ficaram ilhados nas pedras do Arpoador e, por pouco, não foram levados pelas ondas.

O flagrante é da leitora Elen Martins.





Richarlyson pega pena mínima e
está liberado para jogar a decisão

Volante pegou apenas um jogo de suspensão, cumprido no último domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
desembarque richarlyson atlético-mg (Foto: Charles Silva Duarte / Agência Estado)Dorival Jr. vai poder contar com Richarlyson na final
(Foto: Charles Silva Duarte / Agência Estado)
O Atlético-MG teve uma boa notícia na noite desta terça-feira. Em julgamento realizado no Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais – TJD/MG – o volante Richarlyson acabou punido com apenas um jogo de suspensão e poderá atuar na segunda partida da final do Campeonato Mineiro. Isto porque ele já cumpriu a suspensão no domingo anterior, quando desfalcou o alvinegro na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro.
Richarlyson havia sido expulso contra o América-MG, nas semifinais do estadual, com apenas 15 segundos em campo. Na ocasião, ele retornava ao time após mais de um mês parado devido a uma lesão no joelho. O volante foi julgado com base no artigo 258, ‘assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código’, que previa pena de um a seis jogos. O artigo foi citado já que na súmula do jogo, o árbitro Kleber Wellington Abade informou que, após uma disputa de bola, o jogador o ofendeu verbalmente.
- Já vai começar, seu filho da p...
Agora, o volante terá de disputar uma vaga no meio-campo com os pratas da casa Serginho e Fillipe Soutto. Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentam domingo, às 16h (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Chefe da Renault-Lotus está otimista: 'Kubica deu outro passo à frente'

Eric Boullier, entretanto, afirma que recuperação ainda deve demorar muito

Por GLOBOESPORTE.COM Roma
Kubica durante teste da F1 arquivo (Foto: Getty Images)Kubica continua reabilitação (Foto: Getty Images)
Eric Boullier, chefe da Renault-Lotus, está otimista com a recuperação de Robert Kubica. O dirigente visitou o polonês na Itália logo após o GP da Turquia, no último fim de semana. O piloto sofreu um acidente no rali "Ronde di Andora" em fevereiro, e já superou a primeira fase da reabilitação. Após sair do hospital Santa Corona, em Pietra Ligure, Kubica começará agora o trabalho mais pesado para tentar recuperar totalmente as funções da mão direita.
Algumas pequenas operações ainda estão planejadas para o polonês. Ele passou por uma nesta terça-feira com sucesso. Para Boullier, a recuperação de Robert Kubica será muito longa, mas ele está otimista quanto aos progressos feitos pelo piloto desde o acidente grave no rali.
- Robert Kubica deu outro passo à frente em seu processo de reabilitação e os médicos estão surpresos positivamente com sua condição. Agora é uma questão de tempo e até paciência, o que não é uma das primeiras qualidades dele. Ele sabe que o processo pode demorar muito. Falamos sobre os últimos desenvolvimentos do carro e da equipe e ele se mostrou muito interessado. Ele continua muito envolvido, falando com os engenheiros e sempre o deixo informado sobre as decisões da equipe. Ele continua como uma grande parte de nossa familia - diz Boullier.

Wouter Weyland é homenageado por ciclistas na 4ª etapa do Giro da Itália

Integrantes da equipe do belga cruzam a linha de chegada juntos em primeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Livorno, Itália
Wouter Weyland, que faleceu nesta segunda-feira após perder o controle de sua bicicleta na terceira etapa do Giro da Itália, foi homenageado pelas equipes que participam da competição nesta terça-feira. Os times se alternaram na liderança durante o percurso de Gênova a Livorno, e os ciclistas da Leopard-Trek, equipe do belga, cruzaram a linha de chegada juntos, em primeiro. Antes da prova, que não valeu pontos para o somatório da temporada, foi respeitado um minuto de silêncio em sinal de luto. Também não houve cerimônia de premiação.
ciclistas fazem homenagem para Wouter Weylandt (Foto: Reuters)Ciclistas de Leopard-Trek cruzam juntos a linha de chegada em Livorno, quarta etapa do Giro da Itália (Foto:Reuters)
torcida mostra faixa para Wouter Weylandt (Foto: AP)Torcida local estende faixa se despedindo de Weyland no percurso de Gênova a Livorno (Foto: AP)
Na manhã desta terça-feira, os pais, a irmã e a esposa de Weyland, grávida de cinco meses, estiveram no hospital de Lavagna para reconhecer o corpo. Em seguida, o pai foi levado ao local do acidente.

Bellucci culpa cansaço por derrota na estreia no Masters 1.000 de Roma

Número 1 do Brasil diz que não se recuperou após a campanha em Madri

Por SporTV.com Roma
Eliminado de forma surpreendente na primeira rodada do Masters 1.000 de Roma, Thomaz Bellucci culpou o cansaço pelo desempenho abaixo do esperado diante do desconhecido Paolo Lorenzi, 148º do ranking, que saiu do qualifying.
- Estes dois dias não foram suficientes para me recuperar. Acordei hoje sem energia, pensei até em não jogar. Tentei ficar firme no primeiro set, mas o Larri pediu para que eu ficasse no jogo e tentasse ir ao meu limite. Dei o máximo dentro de quadra, mas realmente me faltou energia - explicou o brasileiro de 23 anos, atual 22º colocado no ranking.
Bellucci esteve em quadra pela última vez no sábado, quando foi superado em três sets pelo sérvio Novak Djokovic, nas semifinais do Masters 1.000 de Madri. A boa campanha em solo espanhol foi a única vez em 2011 que Bellucci jogou cinco partidas na mesma semana.
O próximo passo do tenista nascido em Tietê (SP) é a preparação para Roland Garros, o Grand Slam do saibro. Antes, contudo, Bellucci pretende descansar pelos próximos três dias.
- Fico triste, Roma é um torneio lindo e tenho certeza que ainda vou voltar e jogar bem aqui. Não é fácil sair domingo de um torneio, depois de muito desgaste. Tenho que me acostumar a essas circunstâncias. Estou com muita confiança nos meus golpes. Sei como jogar com diferentes jogadores. Agora é descansar uns dias e pegar duro para Paris.
Confira os resutlados desta terça em Roma:
Primeira rodada
[9] N. Almagro (ESP) 2 x 0 [WC] S. Bolelli (ITA) 6/0 e 7/5
F. Lopez (ESP) 2 x 0 M. Llodra (FRA) 7/6(2) e 6/1
I. Ljubicic (CRO) 2 x 0 [WC] F. Cipolla (ITA) 6/3 e 6/3
M. Cilic (CRO) venceu I. Karlovic (CRO) 6/4, 1/0 e abandono
J. Chela (ARG) 2 x 0 J. Isner (EUA) 6/4 e 6/1
S. Querrey (EUA) venceu K. Anderson (AFS) 7/6(1), 1/0 e abandono
[14] S. Wawrinka (SUI) 2 x 1 [WC] F. Fognini (ITA) 6/7(5), 6/2 e 6/4
[Q] P. Lorenzi (ITA) 2 x 0 T. Bellucci (BRA) 7/6(5) e 6/3
Segunda rodada
[16] R. Gasquet (FRA) 2 x 0 [Q] I. Andreev (RUS) 6/1 e 6/2
[Q] J. Nieminen (FIN) 2 x 1 S. Stakhovsky (UCR) 6/7(3), 6/3 e 6/4
[7] T. Berdych (TCH) 2 x 0 J. Monaco (ARG) 6/2 e 6/2
[4] A. Murray (GBR) 2 x 1 X. Malisse (BEL) 6/2, 2/6 e 6/3
[5] R. Soderling (SUE) 2 x 1 F. Verdasco (ESP) 2/6, 7/5 e 6/4
 

Dirigente inglês levanta suspeita sobre Teixeira e membros da Fifa

Ex-presidente da Federação Inglesa afirma que dirigentes pediram vantagens na disputa pela Copa de 2018. CBF responde em nota

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
O ex-presidente da Federação Inglesa de Futebol (FA), o lorde David Triesman, fez uma grave acusação nesta terça-feira, em Londres. Segundo o dirigente, quatro membros do comitê executivo da Fifa teriam pedido vantagens para apoiar a candidatura da Inglaterra à Copa de 2018, que foi derrotada pela Rússia. Os alvos do dirigente foram Jack Warner (presidente da Concacaf, a confederação das Américas do Norte e Central), Nicolas Leoz (presdidente da Conmebol, confederação da América do Sul), Ricardo Teixeira (presidente da CBF e do COL, o comitê organizador do Mundial de 2014), e Worawi Makudi, representante da Tailândia na Fifa.  As informações foram divulgadas pela BBC (veja no vídeo ao lado).
No caso de  Ricardo Teixeira, o dirigente inglês disse ter interpretado uma frase do brasileiro como pedido de vantagem.
- Teixeira me disse "Lula não é nada, você venha e me diga o que você tem para mim. Entendo, claro, que isso possa ser ambíguo o suficiente para se referir a uma variedade de coisas - mas achei uma maneira surpreendente e chocante de falar - porque seria fácil interpretar - disse Triesman.
Contra os outros dirigentes, as acusações foram mais objetivas. Leoz teria pedido uma indicação para virar sir (cavaleiro) do Reino Unido. Já Warner teria pedido dinheiro para construir um centro de ensino em Trinidad e Tobago e para comprar direitos de TV do mundial. Makudi também teria pedido direitos de TV do Mundial.
Lord Triesman, ex-diretor da FA Cup (Foto: Getty Images)Lord Triesman, ex-diretor da FA Cup (Getty Images)
Triesman, disse que vai levar às acusações até o alto escalão da Fifa, e classificou a atitude dos dirigentes como "eticamente inaceitável". O ex-presidente da FA afirmou ainda que os membros do comitê da Inglaterra deveriam ter informado a atitude de alguns dirigentes de forma imediata, o que acabou não ocorrendo. Além da Rússia, que vai ser sede em 2018, o Qatar foi escolhido para receber o Mundial de 2022.
Na noite desta terça, a CBF publicou em seu site um comunicado oficial de Teixeira, que nega as acusações, diz que nunca esteve com Triesman e anuncia que vai processá-lo pelas "absurdas declarações que na verdade buscam esconder seu fracasso na condução da candidatura da Inglaterra, que só obteve um voto além do dado por ela mesma".
Triesman mal pôde acompanhar a candidatura inglesa. Em maio de 2010, pouco após o lançamento da mesma, o dirigente - que é casado -  enfrentou um escândalo que forçou sua renúncia: uma amante de 37 anos gravou uma conversa em que Triesman dizia que a Espanha tentaria subornar juízes na Copa de 2010 com ajuda da Rússia.
Apesar de estar disposto a levar o caso à frente, o ex-dirigente admitiu que a acusação não deverá dar em nada dentro da Fifa. Segundo Triesman, a federação inglesa não fez as acusações anteriormente por medo de uma represália contra a candidatura da Inglaterra. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, prometeu apurar os fatos para tomar as atitudes cabíveis contra os acusados.
- Eu fiquei chocado, mas é preciso ver as provas. Eles (membros acusados) estão vindo de outras confederações, por isso não posso dizer que são todos anjos ou demônios. Vamos agir contra todos que violaram as regras do código de ética - disse Blatter, afirmando que os membros do comitê executivo não foram eleitos em um pleito como ele.
Triesman detalhou os pedidos feitos pelos membros da entidade. Segundo o ex-presidente da FA, Jack Warner, atual vice-presidente da Fifa, pediu cerca de R$ 6,5 milhões para construir um centro de ensino em Trinidad e Tobago, além de R$ 1,3 milhão para comprar os direitos de televisão do Mundial para serem transmitidos no Haiti, nação atingida por um terremoto no início do ano passado.  O paraguaio Nicólas Leoz, presidente da Conmebol, teria pedido para receber o título dado aos nobres, personalidades ou cidadãos britânicos por serviços prestados à rainha ou à Inglaterra. Em nota oficial, a Conmebol afirmou que sempre apoiou à candidatura ibérica (Espanha e Portugal, que acabou derrotada) e lamentou profundamente as acusações.
Por outro lado, o tailandês Waziri, além dos direitos da Copa de 2018, teria pedido também direitos de um amistoso a ser realizado entre Inglaterra e Tailândia. Em entrevista à Sky Sports, Warner disse que as acusações feitas contra ele por Triesman eram "um pedaço de bobagem".
- Eu nunca pedi nada a Triesman nem para outras pessoas por meu voto. Estou na Fifa há 29 anos e isso vai surpreender muita gente - disse.
No ano passado, pouco antes da escolha das sedes da Copas do Mundo de 2018 e 2022, em reportagem da imprensa inglesa, dois membros do comitê executivo foram acusados de aceitar propina por seus votos. Na época, Issa Hayatou, de Camarões, e Jacques Anouma, da Costa do Marfim, foram envolvidas e afastados da escolha das sedes.