sábado, 28 de julho de 2012

Na estreia de Forlán, Inter e Vasco ficam no empate no Beira-Rio

Uruguaio teve boa atuação, saiu no segundo tempo, mas não conseguiu marcar

Por Diego Guichard Porto Alegre
Comente agora
Nem Forlán, nem Alecsandro. Na estreia do melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 no futebol brasileiro, a noite não foi dos atacantes. Inter e Vasco ficaram no 0 a 0, neste sábado, no Beira-Rio. Com o resultado, o Inter ficou em quinto na tabela, com 23 pontos, e pode ser ultrapassado no decorrer da rodada. Na próxima partida encara o Palmeiras, na Arena Barueri. Já o Vasco permanece na segunda colocação, com 30. No próximo domingo, recebe o Corinthians, no São Januário.

A partida começou equilibrada, disputada essencialmente no meio-campo. O Vasco atuava de forma condensada e justificava, pela força defensiva, o fato de não ter sofrido gols nas últimas quatro partidas. Aos cinco minutos, Alecsandro, ex-Inter, fez graça. Fez balãozinho no campo defensivo, marcado entre três adversários. Recebeu efusiva vaia das arquibancadas.
No Inter, o foco total era para Forlán. Como jogador mais avençado, o uruguaio se mostrava participativo, com intenção movimentação. A falta de entrosamento com os atletas era compensada com o diálogo. Foi assim aos 10 minutos, após chute de Fred, de fora da área. O uruguaio gesticulou para Guiñazu, cobrou, trocou orientações.
Guiñazu recebeu de cara feia a “dica” de Forlán, mas entendeu o recado. Aos 37, o volante lançou rasteiro, por trás da vaga vascaína. O uruguaio surgiu em diagonal, pelo lado direito e disparou com força. A bola passou rente a trave direita.

Antes disso, Fernandão teve problema sério na equipe. Ao cobrar falta, D’Alessandro voltou a acusar dores na coxa esquerda. Como é caso reincidente na temporada, foi sacado imediatamente, para ingresso de Marcos Aurélio.
Forlán Internacional Dedé vasco (Foto: Gustavo Granata / Ag. Estado)Forlán teve boa atuação na estreia, mas não conseguiu marcar (Foto: Gustavo Granata / Ag. Estado)
O Vasco ressentia falta de Juninho Pernambucano, suspenso, a equipe sofria na armação de jogadas. Substituto do Reizinho, Felipe pouco aparecia. Sobrou para Carlos Alberto, aos 32, produzir a melhor chance carioca da primeira etapa. Entrou a dribles na área e recuou para Wendel, que bateu sem direção da meta.
Depois de ter um gol anulado de Elton, corretamente por impedimento, o Inter ainda teve outra boa chance na primeira etapa. Na entrada da área, Marcous Aurélio viu a passagem de Forlán e rolou para o uruguaio chutar com perigo.
Forlán deixou uma primeira impressão nos primeiros 45 minutos pelo Inter. Na saída, trocou de camisa com o lateral Auremir, antes de entrar calado no intervalo.
D’Alessandro fez falta ao time colorado na segunda etapa. Marcos Aurélio não mantinha o bom ritmo da primeira etapa e o time caiu de rendimento. Dessa forma, o Vasco melhorou, principalmente com uma mudança no intervalo. Centralizado, Felipe passou a organizar jogadas, enquanto Carlos Alberto puxava a equipe pela esquerda.
A partida perdia emoção. Forlán acusou a falta de ritmo e foi substituído por Maurídes aos 22 minutos. Pelo lado vascaíno, Eder Luís saiu para entrada de William Barbio.
A partida tinha cara de empate. Chances de gol ficaram escassas. Felipe, em cobrança de falta, e Carlos Alberto, tiveram boas chances. O meia passou por dois e, na cara de Muriel, isolou por cima.
Ao Inter, faltava força ofensiva. Na única oportunidade da etapa final, Jajá aproveitou bom cruzamento de Fred, e cabeceou próximo ao poste.

Vasco ratifica acordo por Jonas, que é esperado na segunda para exames

Lateral-direito, que fez seis jogos pelo Coritiba neste Brasileiro, terá 50% dos direitos comprados pelo Vasco e vai assinar contrato até o fim de 2015

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
84 comentários
Jonas, ex-lateral do Coritiba (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)Jonas no treino do Coritiba
(Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)
O Vasco selou nesta sexta-feira o acordo para a contratação de Jonas. Foram acertadas as últimas pendências com o Coritiba e com o jogador, que vai assinar contrato de dois anos e meio de duração – até o fim de 2015. Para oficializar a chegada do lateral-direito, o clube depende apenas dos exames médicos, que deverão acontecer na próxima segunda-feira.

O Cruz-Maltino vai comprar 50% dos direitos econômicos de Jonas, pagando R$ 1,5 milhão. O jogador disputou seis partidas pelo Coritiba neste Campeonato Brasileiro, o que permite que ele defenda um outro clube da Série A.

Jonas chega a São Januário para substituir Fagner, recentemente negociado com o Wolfsburg, da Alemanha. Atualmente, o titular da lateral direita é Auremir, ex-Náutico, que é volante de origem.

Com jogo limpo, Wendel se destaca e cita instruções de Ney Franco e Luxa

Volante aponta referências no início da carreira e, com números positivos, diz que alto nível do time do Vasco o ajudou na surpreendente readaptação

Por André Casado e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
22 comentários
Wendel no treino do Vasco (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Wendel dá entrevista antes da viagem para Porto
Alegre (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Até Wendel admite que nem mesmo ele esperava um reconhecimento tão rápido em São Januário. Contratado para preencher a lacuna deixada por Romulo, vendido ao Spartak Moscou, da Rússia, o volante teve uma estreia de emergência, há nove dias, e não saiu mais. Melhor do que o encaixe no setor são os números do camisa 77, que só cometeu uma falta nas três partidas que disputou, além de ter ajudado a arrumar o lado esquerdo da equipe, por ser canhoto e se destacar tanto no apoio ao ataque quanto na marcação. Sua média de acerto de passe é de 89% - a do Vasco, por exemplo, é de 87%.
O técnico Cristóvão Borges, então, já o trata como peça versátil, dando-lhe liberdade para se movimentar. Segundo as palavras do tímido Wendel, que deixou o Santos em 2006 para jogar cinco anos no Bordeaux, da França, e quase dois no árabe Al-Ittihad, a ágil readaptação o surpreendeu, mas se deve à qualidade do Vasco, que o recebeu com uma forma de atuar definida.
- Cheguei no momento em que a equipe cresceu e se firmou. Fico feliz pelos elogios que tenho recebido, mas não entro em campo sozinho. Uma grande parcela é dos meus companheiros, porque me deixaram tranquilo para trabalhar. O bom ambiente no Vasco ajudou muito, e também tive a sorte de vir para uma equipe boa taticamente e com jogadores de alto nível em todas as posições. Esperava ter mais dificuldades de adaptação nessa volta ao Brasil. Mas sempre me cuidei e o que me favoreceu foi o fato de eu ter sempre jogado nesses seis anos em que estive fora - acredita o volante, de 30 anos.
A boa forma física tem sido motivo de elogios no clube desde sua apresentação e o credencia a roubar bolas limpamente. Atrelado a isso, ele carrega ensinamentos de treinadores antigos, citados de bate-pronto quando questionado sobre o passado.
NÚMEROS DE WENDEL EM TRÊS JOGOS
  Média de Wendel Média do Vasco
Finalizações 0,7 10,7
Passes 21 276
Índice de acerto 89% 87%
Faltas cometidas 0,3 18
Cartões amarelos 0 1,6
Roubadas de bola 2,7 16
Jogadas de linha de fundo 0,7 5,2
OBS: Números do Vasco são a média no campeonato
 - Fazer poucas faltas é consequência do meu jogo. Com a experiência, você consegue antecipar e prever algumas ações e não cometer faltas. O Ney Franco, com quem trabalhei na base do Cruzeiro, foi muito importante nesse sentido. Assim como o Vanderlei Luxemburgo naquele time do Cruzeiro de 2003. Estava começando nos profissionais, e ele me deu confiança. Sempre dizia que era preciso jogar em pé, porque o atleta que dá o carrinho perde muito tempo para se recuperar na jogada - recorda-se.
Em sua posição, Wendel aparentemente deixou para trás Eduardo Costa e Fellipe Bastos. Ainda assim, avisa que não está em suas melhores condições, uma vez que estava de férias.
- Ainda estou longe da forma. Nos últimos 60 dias, esse foi meu terceiro jogo. Além disso, fiz pouquíssimos treinos com bola, foram cinco antes de estrear pelo Vasco. Espero ficar 100% fisicamente em 15 dias. Infelizmente não é de um dia para o outro que você adquire confiança e consegue disputar 90 minutos numa intensidade boa - comentou.
Preparador físico do Vasco, Rodrigo Poletto ressalta que Wendel tem sido substituído para evitar o desgaste dos 90 minutos, de acordo com o planejamento. Isso deve continuar acontecendo até que a fase gradativa se encerre. Na semana que vem, um trabalho mais específico poderá ser feito, já que o Campeonato Brasileiro terá uma pequena pausa.
- Estamos dosando as energias nos treinos e jogos da maneira que é possível, está sendo importante para ele poder desempenhar as funções táticas sem limitação. É aquele caso em que o jogador melhora e adquire a forma durante as partidas. Isso também pode ser um problema, mas para quem é consciente, não veio com sobrepeso, o que é importante, é um atleta excelente e sabe o que quer, como o Wendel, é mais fácil. Todos sabiam dos riscos, mas não podíamos colocá-lo aos poucos. O que tranquiliza é que a evolução, quando atingir um nível que buscamos, vai ser bem mais visível - esclareceu Poletto.
Diante do Inter, neste sábado, às 18h30m, no Beira-Rio, o Vasco de Wendeal parte em busca da liderança em mais uma rodada. O time está a dois pontos do Atlético-MG e não perde há seis partidas. São quatro vitórias consecutivas - Atlético-GO, São Paulo, Santos e Botafogo.
campinho vasco (Foto: Reprodução)Blog Olho Tático mostra formação do meio-campo com a entrada de Wendel no lugar de Romulo

Quissamã e Audax vencem e sobem à elite do Carioca pela primeira vez

Goytacaz também triunfa, mas acaba em terceiro lugar e perde a chance de retornar à Primeira Divisão do futebol do Rio em 2013

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
20 comentários
O Campeonato Carioca terá duas novas equipes em 2013. Na tarde deste sábado, Quissamã e Audax Rio venceram seus jogos e confirmaram a classificação inédita para a elite do futebol do Rio de Janeiro. Líder da segunda fase, o Quissamã já estava praticamente garantido e entrou em campo contra o Barra Mansa precisando apenas de um empate. O time, no entanto, venceu o rival por 2 a 0 no Carneirão, foi a 46 pontos e se sagrou campeão da Série B estadual. Edson e Bruno Reis marcam os gols da partida.
- Essa torcida merecia demais esse título. Eles lotaram o Carneirão em diversas partidas e sempre nos apoiaram - comemorou o meia Bruno Reis, um dos destaques do jogo.
Clique e confira a classificação final da Série B do Carioca
Bruno Reis, Quissama (Foto: Divulgação)Bruno Reis comemora um dos gols da vitória que selou a classificação do Barra Mansa (Foto: Divulgação)
A segunda vaga ficou com o Audax Rio, que derrotou o São João da Barra por 4 a 1, fora de casa, e chegou aos 44 pontos que lhe garantiram a chance de enfrentar os grandes do Rio pela primeira vez. Léo Inácio, Hiury, Denilson e Wellington marcaram para o Audax, com Marquinhos descontando para o time da casa.
São João da Barra perde em casa e Audax Rio (Foto: Divulgação)Audax venceu o São João da Barra e ficou com a
segunda vaga na elite (Foto: Divulgação)
Já o Goytacaz, único dos três que tinham chances de acesso que já havia estado na Primeira Divisão, fez sua parte, venceu o Tigres por 3 a 2, mas ficou um ponto atrás do Audax, encerrando a disputa na terceira posição. Vandinho, Raphael e Tiago Bastos anotaram os gols do time de Campos. Giovani e Tiba marcaram para o Tigres.
Nos outros jogos da última rodada da Série B do Carioca, a Portuguesa venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 1, foi a 41 pontos e encerrou a competição na quarta colocação. Já o Ceres bateu o Rio Branco por W.O. e ficou em sexto lugar.
No domingo, o Serra Macaense enfrenta o Artsul no Moacyrzão apenas para cumprir tabela.
Localizado no município de mesmo nome no Norte Fluminense, o Quissamã existe desde 1919, mas estreou no profissionalismo apenas em 2004. No ano passado, já havia brigado até o fim pelo acesso, mas acabou em terceiro lugar, a apenas um ponto da vaga. Já o Audax Rio é um clube da cidade de São João de Meriti fundado em 2005 com o nome de Sendas Esporte Clube. Somente no ano passado, o clube-empresa passou a adotar o nome atual. Em 2010, conquistou a Copa Rio.
Confira os resultados deste sábado:
Quissamã 2 x 0 Barra Bansa
Goytacaz 3 x 2 Tigres do Brasil
São João da Barra 1 x 4 Audax Rio
Sampaio Corrêa 1 x 2 Portuguesa
Ceres 3 x 0 Rio Branco
 

Com gol no fim, Coritiba vence o Grêmio no Couto Pereira

Leonardo, aos 44 minutos do segundo tempo, em chute de fora da área, determina o 2 a 1 neste sábado

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
Comente agora
Willian Faria e Elano, Coritiba e Grêmio (Foto: Giuliano Gomes / Agência Estado)Coxa de Willian (E) segurou série do Grêmio de
Elano (Foto: Giuliano Gomes / Agência Estado)
Coritiba e Grêmio fizeram um confronto tão igual, mas tão igual que decidiram o jogo só aos 44 minutos do segundo tempo. Em um chute de fora da área, Leonardo tirou o empate do placar e determinou a segunda vitória seguida do time paranaense: 2 a 1. Foi o fim da série de quatro triunfos consecutivos da equipe gaúcha.
Além de frear a ascensão do rival, na noite deste sábado, no Couto Pereira, pela 13ª rodada do Brasileirão, o Coxa subiu, ao menos temporariamente, na tabela de classificação. Chegou a 15 pontos, ficando no 12º lugar. O Tricolor permaneceu em quarto, com 24 pontos.
Agora, antes de receberam Fluminense e Bahia, respectivamente, no próximo domingo, às 16h, Coritiba e Grêmio se enfrentam, terça-feira, às 21h15min, no Olímpico, no primeiro jogo da segunda fase da Copa Sul-Americana.
Deu sono
Muita transpiração, pouca inspiração. A frase retrata o primeiro tempo. Deu até pinta que as duas equipes se estudavam para o duelo internacional do meio de semana, afinal, foram poucas as chances de gol.
A verdade é que os sistemas defensivos tiveram larga vantagem sobre os ofensivos. O time paranaense até ameaçou mais, mas aquela chance clara, indiscutível, certeza de gol... nadinha. Então, a pouca emoção se resumiu a lances individuais e a jogadas de bola parada.
Foi assim que Airton, aos 11 minutos, quase surpreendeu Marcelo Grohe e abriu o placar para o Coxa. Dez minutos depois, Everton tabelou com Lincoln, e parou nas mãos do camisa 1 tricolor. O Grêmio, com a ausência de Kleber, ficou sem retenção de bola na frente. Pouco produziu. Ameaçou com duas faltas laterais, que viraram cruzamentos à área e acabaram defendidas por Vanderlei.
Deu sono.
Faltas? Gols
As dificuldades aumentaram no segundo tempo. Especialmente ao Grêmio. Ao voltar do intervalo, o time gaúcho apresentou duas mudanças: Elano (com indisposição estomacal) e Zé Roberto deram lugar a Vilson e Marquinhos, respectivamente – o Coritiba já estava com Chico, na vaga de Sergio Manoel, substituição feita ainda na primeira etapa.
Sem seus dois meias, o Grêmio passou a ter menos posse de bola. Permitiu que o Coritiba ‘alugasse’ meio-campo. Pressionou. Pressionou. E pressionou. O maior volume de jogo, porém, não significava oportunidades. Até que, aos 15, Fernando fez falta em Lucas Mendes. Na entrada da área, pelo lado direito. Airton bateu firme, no ângulo esquerdo: 1 a 0.
O Grêmio não se abateu e, tudo bem, contou com a sorte. No primeiro ataque em desvantagem no placar, empatou. Advinha como? Em cobrança de falta, claro. Edilson levantou da direita, e André Lima subiu mais do que a zaga e cabeceou para baixo: 1 a 1, gol típico de centroavante.
A partida se manteve igual, como desde o começo, a partir daí. Destaque para uma falta de Pereira em Marcelo Moreno, que merecia expulsão. Um impedimento de Roberto, mal assinalado, que geraria gol do Coritiba. E ainda deu tempo para Airton assustar em outra bola parada.
Até que Leonardo, aos 44, fez o 2 a 1. Um lindo chute, de fora da área. Sem chance de defesa.

Sorrisos e lágrimas: Sarah e Kitadai celebram medalhas com os familiares

Após protocolo de entrevistas e exames, primeiros medalhistas do Brasil em Londres têm encontro emocionado em estacionamento próximo ao Excel

Por Cahê Mota Direto de Londres
13 comentários
Lágrimas, sorrisos e uma enorme dose de orgulho marcaram o encontro de Sarah Menezes e Felipe Kitadai com seus familiares, neste sábado, após a dupla dar a partida em um dia histórico para o esporte brasileiro nos Jogos Olímpicos de 2012. Primeiros medalhistas do país em Londres, os judocas tiveram que cumprir todo o protocolo determinado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), com entrevistas coletivas e exame antidoping, até que deixassem o Complexo Excel. A espera, no entanto, valeu a pena e foi recompensada com abraços e beijos de quem sonhou e lutou junto na caminhada até o pódio olímpico.
Famílias Menezes e Kitadai juntas (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Famílias Menezes e Kitadai juntas para celebrar medalhas olímpicas (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
A arena já estava completamente vazia quando Sarah e Kitadai surgiram de repente no estacionamento de um hotel próximo ao local de competições ostentando suas medalhas no peito. Era a melhor forma possível para que os 12 familiares do paulista, bronze na categoria ligeiro, e irmãs e treinador da primeira campeã olímpica do judô brasileiro combatessem o vento frio das margens do Rio Tâmisa.
Sarah Menezes e irmã (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Aniversariante Sâmia ganha 'presentão' no dia que
completou 30 anos (Foto: Cahê Mota/Ge.com)
De sorriso aberto, Sarah mirou a irmã Sâmia, que completou 30 anos neste sábado, e ouviu a promessa de receber um buquê de flores de presentes, para logo ser tomada por abraços da aniversariante e de Samara, de 26 anos. Pouco depois, foi a vez de Expedito Falcão, seu treinador desde os 9 anos de idade, fazer um afago entre lágrimas.
Após o encontro, a campeã de 22 anos não segurou a emoção e caiu em prantos ao agradecer a todos que a ajudaram no percurso de Teresina, no Piauí, até o ouro em Londres.
- Minha vida vai mudar, da minha família, dos companheiros de treino, todo mundo que me ajudou... (Sarah não se contém e chora muito). Sempre que eu falo disso, eu não aguento. Quero compartilhar isso com todo mundo que me ajudou, que esteve comigo e me preparou para essas Olimpíadas. Quero que todas sintam o mesmo gostinho.
Gosto ainda mais doce para a aniversariante Sâmia, que fez questão de beijar a medalha de ouro enquanto a irmã atendia à imprensa:
- Que presentão! É uma emoção única, o maior presente da minha vida – disse.
Kitadai e o melhor aniversário de todos os tempos
Família Kitadai celebra pódio (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)Família Kitadai faz barulho no Complexo Excel pelo
bronze (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)
A pouco metros dali, a festa era mais barulhenta. Eram os 12 membros da família Kitadai, que paparicavam o bronze do parente ilustre. Todo orgulhoso, o judoca fazia questão de dividir a conquista:
- Todo mundo já colocou a mão nela? Pode vir, todo mundo tem que sentir um pouquinho - dizia Kitadai, exibindo, orgulhoso, a medalha de bronze.
Bem-humorado, o brasileiro, que completou 23 anos neste sábado, até brincou com a torcida reforçada e o fato de viver o dia mais importante da carreira justamente no aniversário.
- Não tenho dedos para contar tudo isso, não. Vou precisar de ajuda (risos). Mesmo que eu viva três gerações, nunca vou viver um aniversário como esse.
Aniversário sem bolo, sem vela, mas com canto de parabéns coletivo e o presente mais importante e esperado: o pódio olímpico.
Sarah Menezes e Felipe Kitadai (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Em estacionamento, Kitadai exibe sua medalha de bronze, e Sarah, a de ouro (Foto:Cahê Mota/Ge.com)

Por Seleção, novo contrato de Muricy não tem multa rescisória

Presidente do Santos confirma que renovação está assinada e diz que assumiu compromisso de liberar o treinador caso a CBF o 'convoque'

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
21 comentários
Muricy Ramalho no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Muricy assinou antes do jogo contra o Atlético-MG
(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)
O técnico Muricy Ramalho já assinou a renovação contratual com o Santos até dezembro de 2013. O novo documento não prevê multa por rescisão caso o técnico seja chamado pela CBF para treinar a Seleção, hoje comandada por Mano Menezes. Para justificar a opção, o presidente Luis Alvaro Ribeiro comparou um chamado da seleção brasileira ao de um cidadão comum ao Exército.
- Não tem sentido colocar multa, porque a convocação para a Seleção é uma espécie de convocação para o serviço militar. Se o país chama para defendê-lo, não dá para estabelecer multa. Ele já assinou a renovação pouco antes de ir para Belo Horizonte (onde o Peixe perdeu por 2 a 0 para o Atlético-MG), e eu devo assinar na segunda-feira - confirmou o mandatário, em entrevista à Rádio Globo.
Nem mesmo as recentes divergências quanto ao planejamento do time para o Campeonato Brasileiro minaram a relação entre diretoria e Muricy. Por mais de uma oportunidade, o treinador criticou os dirigentes pela falta de reforços, e o próprio presidente rebateu o técnico.
- Temos entendimento total. Parece que estamos juntos há 50 anos. Ele é vencedor, extremamente sério, honesto e tem uma liderança grande por ter sido jogador. Nosso sonho é que ele ficasse até o fim da minha gestão (dezembro de 2014), mas até o fim de 2013 dá tempo para conversar e prorrogar até o fim do meu mandato.
Muricy chegou ao Santos em abril de 2011 e já conquistou dois Campeonatos Paulistas e a Taça Libertadores do ano passado. Atualmente, o time tem dez pontos no Brasileirão, o pior ataque do campeonato, com sete gols, ao lado da Portuguesa, e está na zona de rebaixamento.

Felipe Massa sonha com pódio para espantar 'fantasmas' de Hungaroring

Brasileiro não tem boas recordações do circuito húngaro. Em 2009, sofreu pior acidente da carreira. Um ano antes, perdeu a vitória a três voltas do fim

Por GLOBOESPORTE.COM Budapeste, Hungria
14 comentários
Hungaroring, palco do GP deste fim de semana, não traz boas recordações para Felipe Massa. Foi neste circuito que o brasileiro levou dois de seus maiores golpes na Fórmula 1. Em 2009, sofreu seu pior acidente da carreira. Foi atingido por uma mola do carro de Rubens Barrichello durante o treino classificatório, precisou ser internado e correu risco de morte. Um ano antes, liderava a corrida e caminhava para a vitória, quando abandonou em razão de uma quebra de motor a três voltas do fim. O resultado fez muita falta naquele ano: perdeu o título por apenas um ponto para Lewis Hamilton.
Felipe Massa no paddock do GP da Hungria (Foto: Reuters)Massa quer espantar os 'fantasmas' de Hungaroring. Piloto larga na sétima posição (Foto: Reuters)
Após conquistar o sétimo lugar no grid para a corrida deste domingo, Massa relembrou os traumas do passado. Em razão dos contratempos vividos na Hungria, o brasileiro conta com um forte apoio da torcida local. Neste domingo, o piloto da Ferrari quer espantar os “fantasmas” e retribuir a força com uma boa exibição e, quem sabe, um pódio, que não vem desde o terceiro lugar na Coreia, em outubro de 2010.
- Hungaroring tem sido palco de vários momentos importantes da minha carreira, começando pelo golpe cruel da perda de uma vitória certa em 2008 em razão de uma falha do motor, seguido pelo acidente, um ano depois. Por isso, muitas pessoas aqui se aproximaram e continuam a torcer por mim até hoje. Estou duplamente desapontado (com o sétimo lugar no grid), pois queria recompensá-los com um grande resultado. Mas vamos tentar conseguir isso no domingo. Será uma longa corrida, mas acho que ainda temos chance de lutar pelo pódio, mesmo diante de adversários muito fortes – disse o piloto.
acidente felipe massa gp da hungria 2009 (Foto: Agência EFE)Em 2009, no circuito de Hungaroring, piloto sofreu
pior acidente da carreira (Foto: Agência EFE)
Massa se disse decepcionado com a sétima colocação no grid, pois tinha a expectativa de largar mais à frente em razão do bom desempenho demonstrado nos treinos livres de sexta-feira. Porém, ele e o companheiro de equipe, Fernando Alonso, enfrentaram dificuldades com os carros da Ferrari no Q3 e acabaram longe da pole position, que ficou com Hamilton, da McLaren – o espanhol ficou com o sexto tempo.
- Não foi um treino fácil para a equipe. Tanto eu quanto Fernando tivemos dificuldades para conseguir uma volta perfeita, o que pode ser visto com o fato de que fomos mais rápidos no Q2 do que no Q3. É uma pena, porque eu tinha feito um bom tempo no Q2 e esperava melhorar ainda mais. Porém, infelizmente, fiquei mais lento. De repente, tive menos aderência e comecei a sair de traseira. Agora precisamos descobrir o por quê – explicou.
O GP da Hungria está marcado para as 9h (horário de Brasília) deste domingo. Felipe Massa larga em sétimo e Bruno Senna, em nono. A prova no circuito de Hungaroring terá transmissão ao vivo da TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeo.
Em 2008, perdeu vitória na Hungria em razão de quebra de motor a três voltas do fim. Pontos custaram o título (Foto: Getty Images)Em 2008, perdeu vitória por quebra de motor a três voltas do fim. Pontos custaram título (Foto: Getty Images)

Brasil sofre, mas bate Nova Zelândia com gol no fim e avança às quartas

Triunfo em Cardiff, assegurado graças ao oportunismo da artilheira Cristiane, somado à vitória da Grã-Bretanha garantem vaga na próxima fase

Por GLOBOESPORTE.COM Cardiff, País de Gales
64 comentários
Ao contrário da estreia, quando goleou Camarões por 5 a 0, o Brasil sofreu para vencer a Nova Zelândia por 1 a 0 no torneio olímpico de futebol feminino. Diante de um rival retrancado e num dia não muito inspirado da craque Marta, a artilheira Cristiane salvou a Seleção com um gol de bastante oportunismo, aos 40 do segundo tempo.
Com o triunfo alcançado no Millennium Stadium, em Cardiff, no País de Gales, a equipe do técnico Jorge Barcellos garantiu a vaga antecipada às quartas de final por conta da vitória da Grã-Bretanha sobre Camarões (3 a 0) também neste sábado no outro jogo da segunda rodada do Grupo F.  Com seis pontos, ambas seleções não podem ser mais alcançadas por seus rivais, que não somaram ponto algum, na chave.
Comemoração Cristiane no jogo Brasil e Nova Zelandia (Foto: Agência Reuters)Jogadoras comemoram gol de Cristiane
(Foto: Agência Reuters)
Na competição de Londres, os primeiros e segundos de cada grupo se classificam. Os dois melhores terceiros colocados também seguem para as quartas. As semifinais serão disputadas em 6 de agosto, enquanto a final está marcada para 9 de agosto no Estádio de Wembley, em Londres.
Na última rodada, terça-feira, o Brasil encara a justamente a Grã-Bretanha, no lendário Estádio de Wembley, em Londres, para saber quem fica em primeiro no grupo (atualmente, o time de Marta, Cristiane e companhia lidera por conta do saldo de gols). No mesmo dia, a Nova Zelândia enfrenta Camarões em Coventry.
Cristiane do Brasil no lance contra Ria Percival (Foto: EFE)Cristiane salva o Brasil em Cardiff com o gol que decide a partida (Foto: EFE)
Chutando de longe
Como era esperado, a Nova Zelândia entrou bastante recuada, tentando explorar os contra-ataques. Apesar disso, logo aos seis minutos, após boa jogada iniciada por Marta, a meia Francielle apareceu na área, mas acabou chutando fraco na primeira chegada com perigo do Brasil.
No decorrer da partida, diante do ferrolho neozelandês, Marta, Cristiane (que começou a partida como titular, ao contrário da estreia contra Camarões, quando entrou no segundo tempo) e companhia passaram a arriscar de fora da área.
Aos 42, a veterana Formiga quase abriu o placar na melhor chance da Seleção com um arremate forte, mas que desviou na zaga e acabou indo para escanteio.
renata costa brasil Hannah Wilkinson nova Zelândia futebol londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Renata Costa tenta passar pela marcação de Hannah Wilkinson (Foto: Agência Reuters)
Pressão no segundo tempo
Na volta do intervalo, o Brasil manteve o mesmo ritmo do primeiro tempo, no qual deu nove chutes a gol (contra nenhum da Nova Zelândia). Aos quatro, a lateral Maurine desperdiçou boa oportunidade.
Marta brasil ria percival áfrica do sul futebolç londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Marta teve atuação apagada (Foto: Reuters)
Aos 12 minutos, o técnico Jorge Barcellos resolveu dar mais força ofensiva à equipe: sacou a meia Francielle e colocou a atacante Thaisinha, que foi titular na estreia.
Com três atletas na frente, a pressão sobre a seleção da Oceania, que se limitava apenas a defender, ficou ainda maior. Mas embora dominasse a partida completamente, a Seleção não conseguia criar grandes chances e ainda esbarrava em um dia sem muito brilho de Marta.
Artilheira resolve
Quando o jogo caminhava para um empate sem gols, a atacante Cristiane garantiu a vitória brasileira. Após bola alçada na área, a goleira Bindon saiu mal e a camisa 11, maior artilheira da história do torneio olímpico (12 gols), não perdoou.

Flamengo faz consulta por Ganso, mas investidor quer meia no Inter

Após conversa entre Patricia Amorim e o jogador no Rio, Zinho fala com empresários, que têm interesse em negociá-lo com o Colorado

Por Marcelo Hazan e Richard Souza Santos, SP e Rio de Janeiro
170 comentários
O Flamengo acompanha a crise na relação entre Paulo Henrique Ganso e Santos e sonha ter o meia como seu camisa 10. Durante a preparação da seleção brasileira para os Jogos de Londres, no Rio de Janeiro, a presidente do Rubro Negro, Patricia Amorim, esteve no hotel que serviu de concentração para o time de Mano Menezes para uma visita de cortesia, no dia 16 de julho. Na ocasião, ela aproveitou para fazer uma consulta ao jogador e quis saber quais seriam as chances de tirá-lo do clube paulista. A mandatária até conseguiu um quarto para conversar com Ganso. O próprio presidente Luis Alvaro Ribeiro, do Peixe, já revelou que o o atleta quer deixar a Vila Belmiro.
paulo henrique ganso brasil musculação (Foto: Rafael Ribeiro / CBF.com)Concentrado com a Seleção, Ganso é mantido à parte das negociações (Foto: Rafael Ribeiro / CBF.com)
Depois de ouvir a sondagem, Ganso pediu para que os dirigentes do Flamengo conversassem com o Grupo DIS, que detém 55% dos seus direitos econômicos e responsável por gerenciar sua carreira. O diretor de futebol Zinho, então, entrou em contato com os agentes do jogador e recebeu a resposta de que teria de tratar diretamente com o Santos. Duas fontes do GLOBOESPORTE.COM ligadas ao jogador confirmam a procura do clube carioca. Zinho, no entanto, nega.
- Fui ao hotel com a Patricia e algumas pessoas que estavam lá gritaram para contratarmos o Ganso. Cumprimentamos o jogador e vários outros atletas. Nem conheço o pessoal desse grupo - disse, por telefone.
O Flamengo, porém, terá dificuldades para contar com o jogador. Isso porque Delcyr Sonda, dono do DIS, só tem interesse em investir na compra dos 45% dos direitos do meia que pertencem ao Peixe se for para colocá-lo no Internacional - o Santos só libera Ganso por R$ 23,8 milhões, valor estipulado para os 45% dos direitos sobre o meia a que tem direito (a multa nacional está avaliada em R$ 53 milhões). O investidor ainda reluta em pagar tal valor.
Além de torcedor colorado, Delcyr tem confiança nos dirigentes do clube, com quem já realizou transações semelhantes no passado, e enxerga no time boas condições para que Ganso volte a atuar em alto nível. Além disso, os agentes do meia também estão reticentes com uma eventual transferência para o Fla, assim como o próprio atleta - o momento turbulento pelo qual a equipe comandada por Dorival Júnior passa assusta o jogador e seu estafe.
Quem paga?
Interesse do clube carioca à parte, Ganso e o grupo que toma conta de sua carreira estranharam a declaração do presidente santista dizendo que não tinha preferência pelo dono do cheque responsável pela compra do meia, desde que o valor pedido pelo clube fosse pago. Tudo porque no ano passado o Corinthians queria levar o meia, fato que gerou extrema polêmica.
- Pode ser que a DIS pague. Não importa de que lugar vem o cheque. Depositando na conta do Santos e completando o ritual do contrato, não tenho nenhuma preferência - disse Laor na ocasião.
Temendo a repercussão negativa que a eventual transferência causaria, o camisa 10 nunca aceitou a negociação com o Corinthians. Na última reunião com o Santos, inclusive, Ganso foi questionado por um dirigente. Queria saber se a proposta na qual Ganso pedia autorização para apresentar viria do Timão. O atleta negou.
Para não atrapalhar o foco do jogador na disputa dos Jogos de Londres, o DIS não tem conversado com o jogador sobre seu futuro, mas a esperança é de que até o regresso do atleta da Inglaterra esteja tudo resolvido.
O Santos, por sua vez, designou dois membros do Comitê de Gestão para tratar exclusivamente do caso. É possível que na próxima semana outra reunião seja feita entre as partes para evoluir nas negociações.