quarta-feira, 16 de maio de 2012

Vasco marca no início, segura a pressão do Timão e avança às semis

Com a vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, que teve um gol bem anulado no fim do jogo, time carioca vai lutar com o Flamengo por uma vaga na final

Por Ana Carolina Fontes Direto de Sáo Paulo
32 comentários
No duelo entre o atual campeão do Mundialito e o campeão brasileiro de futebol de areia, o Vasco levou a melhor. Num jogo pegado e cheio de polêmicas, com direito a confusão e gol anulado a 28 segundos do fim da partida, o time carioca venceu o Corinthians, por 1 a 0, com um gol de Catarino, se classificou para enfrentar o Flamengo pelas semifinais do Mundialito de Clubes e manteve vivo o sonho do bicampeonato.
Num primeiro tempo em que o Corinthians mandou no jogo, curiosamente os dois maiores destaques foram vascaínos. Questionado por parte dos próprios companheiros e dos dirigentes do clube carioca durante a primeira fase, o goleiro Salgueiro brilhou com três defesas sensacionais: duas vezes em dois chutes de longe do goleiro corintiano Mão e uma numa cobrança de falta de Juninho. O vascaíno ainda contou com a sorte em uma bicicleta de André e num chute de Buru que explodiram no travessão.
De bicicleta, André acertou o travessão do goleiro Salgueiro   (Foto: Wander Roberto)De bicicleta, André acertou o travessão do goleiro
Salgueiro (Foto: Wander Roberto)
Mas como diz o mais antigo ditado do futebol, quem não faz, leva. E é aí que entra o segundo personagem dos 12 minutos iniciais do jogo. Catarino recebeu falta no último e mais polêmico lance do primeiro período, no qual os corintianos reclamaram que o cronômetro já havia zerado no momento da marcação. A arbitragem manteve a decisão, e na cobrança, de muito longe, o camisa 4 de São Januário acertou o canto esquerdo de Mão e abriu o placar para o Vasco.
No dois períodos seguintes, o goleiro vascaíno continuou atrapalhando os planos do Corinthians, principalmente nos minutos finais da partida, quando Salgueiro operou um milagre numa bomba de André. O Vasco só se defendia e saía rápido nos contra-ataques. E, numa dessas investidas, Mauricinho levou a melhor sobre a zaga paulista e obrigou Mão a fazer grande defesa.
O Vasco só não aumentou porque os árbitros José Michel, da Venezuela, e Oscar Arosemena, do Panamá, ignoraram um pênalti claro de Buru em Mauricinho, que ainda levou cartão amarelo por simulação. A decisão errada da arbitragem ainda proporcionou uma falta ao Corinthians, que resultou na maior polêmica da partida.
Na cobrança de André, a bola bateu na trave e voltou sem tocar em ninguém para o próprio camisa 10 corintiano, que chutou para o fundo das redes. Imediatamente, os jogadores do Vasco reclamaram dois toques do jogador do Corinthians. Depois de muita confusão, a arbitragem confirmou a irregularidade e voltou atrás, anulando o gol.
Buru ainda teve um última oportunidade de empatar e levar a partida para a prorrogação numa cobrança de falta, mas Salgueiro, o melhor em campo, fez outra defesa sensacional.
- Foi um jogo muito difícil, entramos com dois jogadores a menos e tínhamos pela frente um grande elenco como o do Corinthians. Joguei mal na primeira partida da competição e precisava me redmiir com uma atuação como a de hoje. Quero agradecer o apoio dos companheiros que nunca deixaram de acreditar em mim - disse o goleiro argentino, que elegeu o goleiro Mão como o jogador corintiano mais perigoso na partida.
Catarino foi o autor da vitória do Vasco e da classificação às semifinais (Foto: Wander Roberto)Catarino foi o autor da vitória do Vasco e da
classificação às semifinais (Foto: Wander Roberto)
Autor do gol da vitória, Catarino fez questão de dividir os méritos com muita gente.
- Foi um jogo tenso e muito cansativo, mas fiquei feliz por ter feito o único gol do jogo. A união dentro e fora da quadra e o apoio dos mais jogadores experientes, como o Jorginho e Bruno Xavier, fizeram a diferença. Queria agradecer também ao Fábio, nosso preparador físico, e ao Júnior Negão, nosso coordenador técnico - disse o jogador de 22 anos revelado nas categorias de base do futebol de areia do Vasco.
Corinthians: Mão, Krash, Klebinho, Buru e André. Entraram: Juninho, Edgar e Minici Técnico: Alexandre Soares
Vasco: Salgueiro, Gil, Catarino, Jorginho e Mauricinho. Entraram: Bernardo, Técnico: Rodrigo Chumbinho

Melhores do mundo medem forças nas quartas de final do II Mundialito

Além do clássico entre Timão e Vasco, outros duelos esquentam a Arena Guarapiranga: Barça x Sporting, Lokomotiv x Boca Juniors e Fla x Santos

Por Ana Carolina Fontes Direto de São Paulo
24 comentários
Quatro times brasileiros e quatro estrangeiros carimbaram o passaporte para as quartas de final do II Mundialito de Clubes, torneio que está sendo realizado às margens da Represa de Guarapiranga, em São Paulo. Além do clássico entre Corinthians e Vasco da Gama, que jogam às 17h30, outros três jogos vão movimentar a rodada, nesta quinta-feira, a partir das 13h30m. Depois do duelo europeu Barcelona x Sporting, é a vez de Lokomotiv x Boca Juniors e, em seguida, Flamengo x Santos. Os canais SporTV transmitem tudo ao vivo.
Copa Brasil Vasco Rafinha Bruno Xavier e Leonardo Martins fazem o trem bala da colina futebol de areia (Foto: Divulgação/CBBS)Em busca do bicampeonato, Vasco tem pela frente o Timão, atual campeão brasileiro (Foto: Divulgação/CBBS)
Líder do Grupo B, o Barcelona enfrenta o Sporting, um dos dois melhores terceiros colocados, no primeiro confronto do dia, às 13h30m. Com uma campanha irregular, os portugueses somaram seis pontos na fase classificatória pelo Grupo C, atrás de Corinthians e Lokomotiv. Representados por craques como Madjer, maior artilheiro das Copas do Mundo, com 79 gols, Belchior, Alan e o pernambucano Fernando DDI, os lusos são referência nas areias. Invictos, os espanhóis entram na briga confiantes e apostam no talentos de Shishin, Bukhlitskyi, os gêmeos Christian e Javi Torres, assim como o português Torres para avançar às semifinais.
Enquanto o futebol de campo do Barça se caracteriza pela qualidade do toque de bola no chão, o azul e grená da praia tem se especializado no quesito "bolas aéreas". As jogadas pelo alto foram o grande diferencial dos espanhóis no torneio. Um dos símbolos da equipe catalã nos gramados nas décadas de 80 e 90, o ex-capitão Bakero conta que sua geração deu o pontapé inicial para o estilo de jogo consagrado por Messi e companhia.
- O Barcelona sempre teve jogadores muito técnicos. Na minha época, havia um equilíbrio entre técnica e força, digamos que seria 50% para cada um dos fundamentos. Atualmente, o que vemos é 90% técnica e apenas 10% força. O futebol catalão de hoje é uma evolução do trabalho das décadas de 80 e 90, onde a equipe passou a contar com atletas mais polivalentes. Sobre a comparação com o Puyol, acredito que somos diferentes, mas tivemos a sorte de passar por períodos vitoriosos com o Barça. Além disso, sempre prezamos pelo trabalho em equipe - comentou o reforço do Barcelona nas areias, dono de seis títulos em Ligas da Espanha, cinco Supercopas da Espanha e três Copas do Rei.
Português Torres autor de um dos gols do Barcelona no II Mundialito de futebol de areia  (Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto) Torres é um dos destaques do Barça, que encara o
Sporting em SP (Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Aos 49 anos, o ex-apoiador foi companheiro do brasileiro Romário e do técnico Pep Guardiola na equipe do Barcelona dirigida pelo holandês Johan Cruyff, e teve passagens marcantes pela seleção da Espanha. Pela "Fúria", foram 30 partidas oficiais, sete gols e duas participações em Copas do Mundo: em 1990, na Itália, e, em 94, nos Estados Unidos.
Com a base formada por jogadores da seleção russa, atual campeã mundial, o Lokomotiv tem uma difícil missão em busca de uma vaga nas semifinais. Segundo colocado do Grupo C, o time de Moscou precisa driblar a raça do Boca Juniors, que tem surpreendido pela garra nos últimos jogos. Após a virada para cima do Milan, os hermanos deram trabalho para o Vasco e desbancaram com facilidade o Santos, impecável até então. A partida está marcada para as 15h.
Benjamin teve sua melhor atuação no Mundialito (Foto: Gaspar Nobrega)Benjamin (à dir.) é uma das armas do Fla em busca da vaga nas semis do Mundialito (Foto: Gaspar Nobrega)
O terceiro jogo do dia será entre Flamengo e Santos, às 16h45m. Enquanto o Mengão deposita as suas esperanças em Benjamin, Anderson, Souza e Pampero, o Alvinegro Praiano tem em seu arsenal de possibilidades Bruno Malias, Sidney, Rafinha Carioca e o espanhol Kumam.
- Os próximos jogos são "mata-mata". Perdeu, está fora. Não gostei do jogo contra o Boca, estivemos muito apáticos. Talvez o fato de já estarmos classificados, tirou o ímpeto da equipe. Agora é acertar o emocional e entrar com tudo para as decisões - disse Rafinha, do Santos.
O último jogo das quartas de final do Mundialito irá colocar frente a frente duas potências do futebol de areia. De um lado, o atual campeão Vasco da Gama, de Jorginho, Bruno Xavier e Mauricinho. Do outro, o campeão brasileiro Corinthians, que conta com André, artilheiro do Mundial da Itália, Buru, Juninho Alagoano e Mão. Com uma campanha parecida (duas vitórias e uma derrota), as duas equipes prometem colocar fogo na Arena Guarapiranga, às 17h30m.
Confira a programação completa:
12 maio - sábado
10h15m - Sporting Portugal 4 x 3 Corinthians (TV Globo)
11h45m - Flamengo 2 x 3 Barcelona (SporTV)
13h - São Paulo 2 x 3 Seattle Sounders
14h15m - Al-Ahli 2 x 4 Lokomotiv
13 de maio - domingo
10h45m - Sporting Portugal 3 x 5 Lokomotiv
12h - Vasco 3 x 7 Santos (SporTV)
13h15m - Corinthians 9 x 3 Al-Ahli (SporTV)
14h30m - Milan 4 x 5 Boca Juniors
14 de maio - segunda-feira
15h15m - Barcelona 10 x 5 São Paulo (SporTV)
16h30m - Boca Juniors 3 x 5 Vasco (SporTV)
17h45m - Flamengo 4 x 1 Seattle Sounders
19h - Santos 6 x 3 Milan (SporTV)
15 de maio - terça-feira
12h30m - Barcelona 2 (1) x (0) 2 Seattle Sounders (SporTV)
13h45m - Vasco 3 x 2 Milan (SporTV)
15h15m - Corinthians 3 x 2 Lokomotiv (SporTV)
16h30m - Santos 2 x 3 Boca Juniors
17h45m - Sporting 3 x 1 Al-Ahli
19h - Flamengo 2 x 1 São Paulo

16 de maio - quarta-feira
13h30m - Barcelona x Sporting (SporTV)
15h - Lokomotiv x Boca Juniors (SporTV)
16h15m - Flamengo x Santos (SporTV)
17h30m - Corinthians x Vasco (SporTV)
17 de maio - quinta-feira
Folga
18 de maio - sexta-feira
17h30m - Semifinal (SporTV)
19h15m - Semifinal (SporTV)
19 de maio - sábado
8h45m - Decisão de 3º lugar
10h15m - Final (TV Globo)

Flamengo atropela o Santos e garante vaga nas semis do Mundialito em SP

Após abrir 4 a 0, Fla sofre apagão, deixa o Peixe encostar no placar, mas
se recupera a tempo e vence por 6 a 3, garantindo a vaga na próxima fase

Por Ana Carolina Fontes Direto de São Paulo
11 comentários
Com uma atuação espetacular do atacante Anderson e do defensor Pampero, o Flamengo atropelou o Santos por 6 a 3, nesta quarta-feira, na arena montada na Represa de Guarapiranga, em São Paulo. Anderson (3), Pampero (2) e Mena marcaram os gols do Bonde do Mengão sem freio, na melhor atuação dos cariocas na segunda edição do torneio. Ricar (2) e Sidney descontaram para o Peixe. Após abrir uma goleada de 4 a 0, o Fla bobeou e deixou o Alvinegro Praiano reagir nas areias paulistas. Foram três gols seguidos em poucos minutos, mas o Rubro-Negro se recuperou a tempo e anotou mais dois, eliminando os vice-campeões brasileiros. (Confira os gols acima)
- Esta foi a melhor partida do Flamengo até agora. Fiquei feliz por ter marcado três gols e ajudado na classificação. O time mostrou uma boa organização tática, jogamos bem, tivemos um pequeno apagão, mas tivemos tranquilidade para manter a vantagem e assegurar a vaga - contou Anderson, o nome do jogo.
Flamengo Santos Mundialito de futebol de areia (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)Sidney marca o atacante Anderson, que arranca com velocidade (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)
O uruguaio Ricar lamentou a derrota e disse que faltou atitude para o Alvinegro Praiano.
- Faltou atitude para o Santos, não podemos deixar uma equipe como o Flamengo abrir uma vantagem tão grande, é complicado reagir. Mas conseguimos manter a força e chegar perto. Brinquei com os jogadores que vestir a camisa celeste me trazia boas lembranças, mas, dessa vez, não tive sorte - analisou o atacante, autor de dois gols.
O jogo
Flamengo Santos Mundialito de futebol de areia (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)Rafinha chuta, enquanto é observado pelo uruguaio
Pampero (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)
Os times entraram em quara cheios de energia e com sede de gol. Logo nos primeiros instantes, Bernardo arrancou com velocidade e soltou a bomba, dando um susto no goleiro Leandro. E numa dividida com Bruno Malias, Anderson sofreu falta perigosa e mandou uma pancada de pé direito para abrir o placar para o Fla. Depois de uma tabelinha de Bruno Malias e Lekão, Malias soltou o pé, mas esbarrou no goleiro Robertinho. Souza respondeu com um tiro de canhão, mas Leandro espalmou para fora.
A primeira oportunidade clara de gol no segundo período foi de Rafinha, em cobrança de falta. O Santos tinha dificuldades em furar a marcação rubro-negra, que se fechou bem na defesa. Depois de um lançamento na medida de Robertinho, Anderson dominou e acertou no ângulo para abrir 2 a 0. Por pouco, Rafinha não diminuiu com um chute muito bem aplicado: a bola quicou na areia, exigindo reflexo de Robertinho, que afastou o perigo com a palma da mão.
Após uma disputa acirrada com Sidney no terceiro período, o uruguaio Pampero roubou a bola com raça, tocou para Benjamin que devolveu o passe açucarado para o uruguaio chutar sem dó nem piedade e anotar o terceiro do Rubro-Negro. Em um dia inspirado, Anderson, sempre ele, tirou de Kuman, girou e lançou um foguete para ampliar: 4 a 0. Logo na saída de bola, Ricar soltou uma bomba com endereço certo e correu para o abraço, mas Benjamin se adiantou e o gol foi anulado.
Flamengo Santos Mundialito de futebol de areia (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)Anderson vai até o banco de reservas comemorar um de seus três gols (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)
No lance seguinte, Ricar descontou, de falta: 4 a 1. Era o íncio de uma reação fulminante do Peixe. Aproveitando a apagão dos cariocas, Sidney e Ricar anotaram mais dois e encostaram no placar: 4 a 3. Sem deixar o Alvinegro Praiano crescer mais na partida, Pampero chutou forte para anotar o quinto, jogando um balde de água fria no rival. De falta, Mena ampliou: 6 a 3, diminuindo as esperanças de classificação do Santos.

Torcedora do São Bento pede ajuda a ator para levar ônibus ao 'Lata Velha'

Maria Helena vai entregar cópia da correspondência para o ator sorocabano Paulo Betti; torcida manifesta apoio nas redes sociais

Por Rafaela Gonçalves Sorocaba, SP
6 comentários
ônibus São Bento Sorocaba (Foto: Arquivo Pessoal)Ônibus está abandonado  (Foto: Arquivo Pessoal)
A torcida do São Bento abraçou a ideia da enfermeira Maria Helena Ramalho de inscrever o ônibus do time no quadro “Lata Velha”, do programa "Caldeirão do Huck". Nesta quarta-feira foi criada uma Fan Page no Facebook, e em menos de seis horas mais de 400 pessoas “curtiram” a ideia.
A carta já foi escrita e se será colocada no correio na quinta-feira, mas a torcedora pretende mobilizar mais pessoas para fazer com que a correspondência chegue mais rápido ao apresentador Luciano Huck.
- Vou entregar uma copia amanhã (quinta-feira) para o Paulo Betti (ator), que está em Sorocaba, e vou pedir para que ele entregue em mãos a carta para o Luciano – contou Maria Helena.
Paulo Betti é sorocabano e torcedor assumido do São Bento. Ele está na cidade para apresentar a peça “A Tartaruga de Darwin".
- Tenho certeza que ele vai apoiar também, todo mundo sabe do amor dele pelo São Bento.
A carta
Com mais de três páginas e diversas fotos, a carta conta a paixão das irmãs Ramalho pelo São Bento, fala sobre a criação da primeira torcida organizada feminina do clube e também descreve a situação crítica que o time se encontra (o Bentão segue na terceira divisão do Paulista, sem ter nem sequer um campo para treinar, e com diversas dividas trabalhistas).
Sobre o ônibus, a carta diz:
"Luciano, nosso ônibus está lá (no antigo estádio Humberto Reale) servindo de portão em nosso terreno, tendo que a qualquer momento ser retirado do local para que se iniciem as obras. E não é um ônibus qualquer: tem carroceria Nielsen, modelo Diplomata, ano 83 a 84, com motor Mercedez 355/5. Segundo um são-bentista “busólogo”, isto é, aficionado por ônibus, com a reforma será uma peça de luxo sobre quatro rodas. Reformado, ele poderia nos ajudar bastante no transporte de atletas, inclusive nas categorias de base".
São Bento - ônibus - campanha facebook (Foto: Reprodução / internet)Torcedores criam página no Facebook (Foto: Reprodução / internet)

Para Werdum, fato de ser mais leve determinou derrota de Massaranduba

Mesmo com revés, treinador do time de Wanderlei elogia performance do piauiense, que costuma lutar na divisão até 70kg: 'Não foi questão de treino'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
23 comentários
Apesar de ter sido considerado favorito ao posto de campeão na opinião do time azul e de muitos fãs que acompanham o The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões, Francisco Massaranduba acabou derrotado por Thiago Bodão logo nas quartas de final da categoria peso-médio (veja no vídeo ao lado). Após dois rounds disputados, o piauiense aparentou estar sem gás e desistiu da luta antes mesmo do início do terceiro e decisivo assalto, dando a vitória ao adversário. Para Fabricio Werdum, peso-pesado do UFC e um dos treinadores auxiliares da equipe de Wanderlei Silva, o que determinou a derrota de Massaranduba foi o fato de ele ser bem mais leve do que Bodão. Enquanto o primeiro luta normalmente na divisão peso-leve, onde já foi campeão do Jungle Fight, o segundo tem no currículo aparições na divisão mais pesada do MMA.
- Na real, o Massaranduba vem de categoria abaixo, até 70kg (peso-leve), e o Bodão vem da categoria até 93kg (meio-pesado) e baixou de peso. Se você procurar, vai ver que ele tem luta até como peso-pesado (até 120kg). Então está mais acostumado. Sem tirar o mérito do Bodão, foi uma luta excelente, mas o que o Massaranduba sentiu foi o peso. Ele não estava acostumado, sentiu bastante a diferença. Todos sabem que dois, três quilos fazem muita diferença na luta. Por isso é importante essa coisa de peder peso certinho. Não foi questão de treino, o que pesou bastante foi isso mesmo - disse, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.
francisco massaranduba equipe Wanderlei Silva (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Exausto, Massaranduba fica estirado no chão após a derrota para Bodão (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Mesmo com o revés, o time azul demonstrou grande apoio a Massaranduba, que ganhou elogios por sua performance aguerrida. Werdum reforçou o pensamento e o estendeu a Bodão:
- Ele foi muito bem. Até ali mostrou que é um guerreiro mesmo. Os dois, né?! A gente adorou a luta, até o "Massa" sentir essa coisa do peso. Ele é um cara que tem muita vontade e disposição, sempre ia bater um saco lá na casa, fazia musculação, treinava o tempo todo. É um cara que não tem preguiça de treinar, gosta do que faz. Ele aguentou até onde pôde.
Time Wanderlei TUF Brasil (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Babalu (à esquerda), com Werdum, Wanderlei e Massaranduba (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Bodão também foi elogiado por Fabricio Werdum por conta da bela atitude que teve ao incentivar Massaranduba a voltar para o terceiro round, quando este não se aguentava em pé. O lutador do time verde, de Vitor Belfort, gritou para o oponente pensar na família.
- Imagina eles conviverem quase dois meses juntos. Os caras lutaram entre eles, mas não adianta, não tem como não ficar amigo. Ficam muito tempo juntos na casa. O Bodão é impressionante. Ele sempre vem falar com a gente. E é um exemplo de vida. Todo mundo adora o cara - disse Werdum.

Massaranduba desiste, Bodão vence, e equipe de Vitor Belfort abre 6 a 1

Time verde volta a ter cinco vitórias a mais do que a azul. Só resta uma
vaga nas semifinais, que será disputada por Serginho e Pé de Chumbo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
177 comentários
Mesmo com a vantagem de poder escolher a luta do dia pela primeira vez desde que o TUF Brasil começou, a equipe de Wanderlei Silva não conseguiu emendar duas vitórias seguidas. No episódio exibido pela TV Globo neste domingo, Thiago Bodão superou Francisco Massaranduba por desistência - o piauiense não suportou voltar para o terceiro round - e avançou para as semifinais do peso-médio do reality show. Foi a sexta vitória da equipe de Belfort em sete combates disputados.
Bodão se juntou a Daniel Sarafian e Cezar Mutante entre os classificados, e a última vaga será disputada por Serginho Moraes, do Time Vitor, e Delson Pé de Chumbo, do Time Wanderlei. Os quatro pesos-penas das semifinais já estão definidos: Godofredo Pepey, Rodrigo Damm, Hugo Wolverine e Rony Jason.
Thiago bodão equipe vitor belfort (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Thiago bodão comemora vitória sobre Francisco Massaranduba (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
+ Leia mais notícias sobre o TUF na página do programa
O episódio
O programa começou com a reunião das duas equipes para o anúncio da próxima luta. Antes, porém, Wanderlei Silva quis voltar ao assunto que dominou o episódio passado: a luta entre os amigos Rony Jason e Anistávio Gasparzinho. Wand deu a entender que ia pedir desculpas pelo bate-boca com Vitor Belfort, mas disse que o duelo exibido na semana passada foi uma das cenas mais tristes que acompanhou no MMA.
- Nunca vi dois amigos lutando - disse Wanderlei.
Belfort interrompeu o técnico rival e afirmou que Rony Jason e Anistávio Gasparzinho jamais pediram para não se enfrentar. Mas um vídeo recuperado mostrou Jason, que é da equipe de Wanderlei, conversando com o Time Vitor e comunicando que não gostaria de enfrentar Gasparzinho.
- Você não procura saber sobre seus atletas? Temos respeito no esporte, não lutamos entre amigos, entre colegas de equipe. A não ser você, que não tem equipe - provocou Wand.
Vitor Belfort preferiu não iniciar nova discussão e pediu para Wanderlei Silva anunciar a próxima luta. Com a opção de poder escolher o combate pela primeira vez no programa, graças à vitória de Rony Jason, Wand então revelou que Francisco Massaranduba e Thiago Bodão farão o combate seguinte.
francisco massaranduba equipe Wanderlei Silva (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Exausto, Massaranduba cai no octógono e desiste da luta (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Massaranduba e Bodão se encararam de forma respeitosa, e depois se abraçaram.
 Gasparzinho continua 'assombrando'
Com os lutadores de volta à casa, a edição mostrou Anistávio Gasparzinho imitando Wanderlei Silva e cantando. O peso-pena do Time Vitor, assim como nas semanas anteriores, continuou atormentando a noite de todos. Rodrigo Damm reclamou de novo, queria que falasse baixo para que ele pudesse dormir. Serginho Moraes também deu bronca no potiguar.
Pé de Chumbo entrou na brincadeira e correu atrás de Gasparzinho pela casa. O peso-médio do Time Wanderlei deu uma chinelada no colega. Tudo na base da brincadeira, é claro.
Thiago bodão equipe vitor belfort (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Thiago Bodão se prepara para entrar no octógono (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Os lutadores deram seus palpites sobre o duelo da semana. Serginho Moraes disse que Bodão iria se sair melhor porque, fora do programa, luta na categoria de cima, e Massaranduba atua na de baixo. Pé de Chumbo, por sua vez, apostou em Massaranduba por ver que o colega está mais focado na luta. Macarrão votou no piauiense para vencer o programa.
Na balança, vantagem para Bodão
No dia da pesagem, Francisco Massaranduba bateu 83,6kg na balança. Thiago Bodão apareceu com 84,3kg. Na encarada, ambos mostraram muito respeito um pelo outro mais uma vez.
- É um dos caras mais bacanas da casa - disse Bodão sobre Massaranduba.
- Ele não tem nada contra mim, também não tenho nada contra ele. Mas trabalho é trabalho. Alguém vai ter que sair machucado. Sei que não vai ser eu. Quer dizer, tomara, né? - comentou Massaranduba.
A luta
Os lutadores mantiveram boa distância no início do combate, com Bodão arriscando alguns chutes frontais. Massaranduba então disparou bons diretos e acertou o adversário várias vezes. Ele apertou Bodão na grade e tentou a queda. O integrante do time verde, no entanto, conseguiu inverter a situação com uma queda, mas os dois logo voltaram a ficar de pé. Bodão ganhou confiança e desta vez foi ele quem pressionou Massaranduba contra a grade. O árbitro separou os atletas pela falta de movimentação, e o primeiro round chegou ao fim.
luta entre thiago bodão e francisco massaranduba  (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Francisco Massaranduba tenta derrubar Bodão no single leg (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Ambos voltaram mais agressivos para o segundo assalto, e Massaranduba acertou um soco e conseguiu um knockdown. Por cima, ele aproveitou a posição e começou a disparar socos que castigaram o rival. Ouvindo os conselhos de Vitor Belfort, Bodão empurrou Massaranduba com os pés e ficou de pé. Ele voltou a pressioná-lo contra a grade e melhorou muito no duelo, aplicando joelhadas no corpo. Bodão conseguiu ótima queda e acertou bons socos e cotoveladas no rosto do oponente até o encerramento do assalto. Pelo equilíbrio, os jurados optaram pela realização de mais um round.
Thiago bodão equipe vitor belfort (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Bodão é carregado pelos colegas da equipe
de Belfort (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Muito cansado, Massaranduba mal conseguia respirar no intervalo. Ele se sentou, de cabeça baixa, e mostrou não estar passando bem. O árbitro Mario Yamasaki perguntou se ele teria condições de lutar e disse que, caso não se levantasse, iria encerrar o combate. Em uma bela atitude, Bodão incentivou o adversário a voltar e gritou que ele deveria pensar na família. Mas não foi possível. Massaranduba desistiu, e Bodão foi declarado vencedor da luta.
Depois do duelo, Thiago Bodão comemorou a vitória com os companheiros, enquanto Massaranduba teve de ser amparado por Vina até o vestiário.
- Não sou invencível. Perdi, estou me sentindo derrotado. Não gosto, mas a derorta vem, e a gente não pode fazer nada. Vou seguir a minha carreira. Não posso parar no tempo. Eu senti a força dele (Bodão) maior que a minha. Vou treinar mais. A gente tem que assitir à luta, ver onde errou - justificou o lutador do time azul.
- Ele (Bodão) ficou em uma posição boa ali na guarda. (Massaranduba) aguentou umas bombas ali. Foi guerreiro. Não dava mesmo - disse Wanderlei.
Os dois lutadores foram bastante elogiados pelo combate que fizeram. Daniel Sarafian foi flagrado chorando depois do combate. Segundo ele, o gesto de Bodão em incetivar Massaranduba a continuar o emocionou.
Tanto Daniel Sarafian quanto Serginho Moraes foram convidados por Thiago Bodão para colocar sua foto no posto de vencedor da luta da semana. Mas Sarafian teve a ideia de também colar a imagem de Massaranduba bem ao lado da de Bodão.
- Este cara aqui (mostra a foto de Massaranduba) me ensina tanto quando o Bodão. Então, gostaria de colocar a foto dele aqui em cima - anunciou Sarafian.

Confusão entre Sarafian e Babalu agita os bastidores do TUF Brasil

Treinador do time azul tira satisfações com peso-médio do time verde por comentários sobre treinos no passado. Entre os lutadores, treino é secreto

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
53 comentários
Daniel Sarafian e Renato Babalu agitaram os bastidores do The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões. O peso-médio do time verde e o treinador auxiliar do time azul tiveram uma acalorada discussão e quase chegaram às vias de fato, até serem separados pelos demais integrantes do reality show. A confusão foi motivada por uma suposta declaração de Sarafian, que teria comentado alguns treinos que já havia feito com Babalu antes de entrar na casa.
Confusão entre o Daniel Sarafian e o Renato Babalu no TUF Brasil (Foto: Reprodução)Renato Babalu aponta o dedo para Daniel Sarafian no TUF Brasil (Foto: Reprodução)
Tudo começou com Renée Forte, que contou para os professores da equipe de Wanderlei Silva que Daniel Sarafian havia feito comentários sobre a época em treinava na mesma academia que Babalu. Segundo Renée, Sarafian afirmou que já tinha pegado o professor na guilhotina, causando a revolta do time azul.
- A gente tem esse lema, não uma regra, de que não se comenta treino. Treinou com quem for não tem esse comentário de que peguei, fiz, aconteci - disse Fabricio Werdum, outro treinador auxiliar de Wanderlei. Ele teve a opinião reforçada por Delson Pé de Chumbo:
Você anda falando por aí que está me pegando (na guilhotina)? Vou te meter a porrada, moleque! Está falando m... por aí"
Renato Babalu, para Daniel Sarafian
- Isso é uma coisa muito feia, e é um orgulho. A gente carrega isso com a gente. Se o Sarafian falou essa parada está errado.
Rafael Cordeiro foi conversar com os treinadores do time verde e disse se tratar de uma situação desagradável. Ele revelou que, assim que chegou a casa, Sarafian afirmou que não gostava de Wanderlei Silva. Logo depois, o peso-médio foi chamado até à sala onde estava Babalu, que logo quis tirar satisfações:
- Você anda falando por aí que está me pegando (na guilhotina)? Vou te meter a porrada, moleque! Está falando merda por aí... - detonou o treinador. Sarafian não se intimidou e retrucou:
- Como assim, brother? Acha que vai falar o que você quer na minha cara? Eu sou homem!
TUF Daniel Sarafian x Renee Forte (Foto: Divulgação - TUF Brasil)Na segunda luta do TUF, Sarafian venceu Renée
Forte, que o dedurou (Foto: Divulgação - TUF Brasil)
A turma do "deixa disso" entrou no meio da confusão, e cada um foi para seu canto. Para as câmeras, o semifinalista dos médios explicou o que havia comentado na casa com Renée Forte, exatamente quem ele venceu na fase de quartas de final:
- Eu perguntei para o Renée como ele (Babalu) sabe que eu era bom na guilhotina, porque não lembro de ele ter presenciado. Falei: "Como ele sabe? Será que eu encaixei alguma nele? Talvez eu tenha encaixado alguma nele". Aí o Renée foi lá que nem uma menininha falar para o cara que eu disse que encaixei guilhotina.
Em conversa com Vitor Belfort e os demais treinadores do time verde, Werdum atacou Sarafian:
- Ninguém ia bater em ninguém. Ele ficou grandão quando o Babalu foi falar com ele porque têm as câmeras e todo mundo para separar. Mas na rua é outro esquema, é outro papo.
Depois de ficar sabendo das palavras de Werdum, Daniel Sarafian respondeu, mais uma vez para as câmeras:
- O cara falou que na rua é diferente. Ele não me conhece. Como ele me ameaça? Não sabe nada da minha vida, nada sobre mim. Ele se precipitou.
Na sala com os membros de sua equipe, Sarafian se irritou e mandou um recado para Babalu:
- Se peguei, peguei mesmo! E vou pegar de novo se vier em uma aí, seu comédia!
Confusão entre o Daniel Sarafian e o Renato Babalu no TUF Brasil (Foto: Reprodução)Sarafian e Babalu se cumprimentam e colocam ponto final na discussão (Foto: Reprodução)
Fora da confusão, Leonardo Macarrão foi contra o companheiro de categoria:
- Talvez pode ter sido um mal-entendido, mas na hora que foram resolver ele foi um pouco peitudo, né? Quis peitar o Babalu, e acho que não deveria ter feito isso. Até porque não sei se ele tem peito para segurar o Babalu.
Com os ânimos um pouco mais calmos, Sarafian resolveu seguir os conselhos de Belfort e foi até o ginásio para se desculpar com Babalu, na frente de todos, e encerrar a polêmica:
- Você pode ter seu lado de razão. Eu te peço desculpa se te agredi de alguma maneira. O que eu posso te falar é que a história não foi como chegou em você. Se você depois quiser saber a verdadeira história, pode juntar você e o Renée, que é o leva-e-traz de tudo que rola em casa. Podem vir que eu falo para vocês como foi. Sempre gostei de você, admirei você e me dei bem com você. Não esperava aquilo ali, mas tudo bem - disse ele, que depois ironizou a própria declaração ao reforçar que não cometeu qualquer erro.