sábado, 2 de março de 2013

Luis 'Sapo' Santos, cunhado de Rodrigo Damm, negocia com UFC

Atleta com extenso cartel no MMA é marido da também lutadora Carina Damm e, com apenas mais uma luta no contrato, foi liberado pelo Bellator

Por Richard Pinheiro Vitória, ES
Mais um brasileiro pode fazer parte do plantel de lutadores do UFC em 2013. Trata-se do meio-médio Luis 'Sapo' Santos, atleta da American Top Team e da Sapo Fight Team, que atuava pelo Bellator. Com apenas mais uma luta no contrato com a franquia norte-americana, Luís 'Sapo' foi liberado pela organização e agora, livre do compromisso, negocia com o maior evento de lutas do mundo.
Rodrigo Damm, Carina Damm e Luis Sapo mma (Foto: Reprodução/Facebook)Luís 'Sapo' Santos, Carina Damm e Rodrigo Damm, uma família de lutadores (Foto: Reprodução/Facebook)
Em entrevista ao site da revista 'Tatame', Luis 'Sapo' afirmou que preferiu não renovar o contrato com o Bellator e pediu para ser liberado e foi atendido. O foco agora é conseguir uma vaga no UFC, por meio do mesmo empresário do ex-UFC Carlo 'Neo' Prater, vencedor da polêmica luta contra o capixaba Erick Silva, que foi desqualificado após supostos golpes ilegais na nuca de Prater.
- Eu tinha contrato de cinco lutas, faltava uma e pedi para não estender mais e eles me liberaram. Estou esperando meu empresário, o Jason Chandler, que é o mesmo do Carlo Prater, finalizar as negociações com o Ultimate. Estamos trabalhando arduamente nisso - revela.
SporTV.com/Combate: as últimas notícias do MMA e UFC
Com um extenso cartel no MMA (54-8-1), Luis 'Sapo' Santos, que é cunhado do peso-pena do UFC Rodrigo Damm, sofreu com lesões em 2012, ano em que fez apenas uma luta e foi derrotado pelo canadense Ryan Ford, no Bellator 57, em maio, no Canadá. Mesmo assim, o marido da também lutadora Carina Damm, 'confia no próprio taco' e crava que poderia fazer frente aos melhores do mundo em seu peso.
- Este ano não foi muito bom para mim. Estou há seis meses sem lutar, fiz apenas uma luta no Bellator e o resultado não foi o esperado. Continuo trabalhando porque sei que tenho plenas condições de estar dentro do UFC, lutando com os melhores da categoria.
Carina Damm e Luis Sapo Jungle Fight 45 (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com) Luis 'Sapo' e Carina Damm no Jungle Fight 45
(Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
'Sapo' já teve números impressionantes, como 20 vitórias em sequência no início de carreira, além de triunfos contra brasileiros de expressão no MMA mundial como Jorge Patino 'Macaco' e Ildemar 'Marajó' Alcântara, de quem também já perdeu. Depois de um mês treinando no Brasil, o atleta acredita que os treinos no Pará não são inferiores em relação à preparação feita em solo estadunidense.
- Cheguei da América tem um mês e continuo dando ênfase no meu treinamento. Belém é terra de campeões. Temos vários atletas que estão despontando no Brasil e no mundo, como o Iuri Marajó, o próprio Lyoto, o Zezão 'Trator' e o Ildemar 'Queixinho' Marajó. Os treinos aqui na SFT MMA e na Dragões Negros não deixam a desejar - finaliza.
A última vitória de Luis 'Sapo' Santos no Bellator aconteceu em setembro de 2011, diante de Dan Hornbuckle, por decisão unânime dos juízes na edição 49 do evento, em Louisiana, nos EUA. Após enfileirar oito vitórias, entre 2009 e 2011, por diversas organizações de MMA, o brasileiro encara uma sequência negativa de duas derrotas, uma vitória e um empate. O atleta é paraense e tem 32 anos.

Curtinhas do MMA: Jon Fitch está próximo de acordo com nova franquia

Robbie Lawler assina novo contrato com UFC, que planeja evento em estádio na Austrália. Attila Vegh conquista cinturão meio-pesado no Bellator

Por SporTV.com Rio de Janeiro
15 comentários
Jon Fitch UFC Rio MMA (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)Jon Fitch foi demitido pelo UFC na semana passada
(Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)
Depois de ser demitido do UFC, o peso-meio-médio Jon Fitch já está em negociação com outra organização. Sem revelar para onde vai, o americano escreveu no Twitter que o desfecho está próximo.
- Contratos ainda estão sendo resolvidos. Terei uma nova casa em breve. Ainda não consigo acreditar em todo o apoio que todos têm me dado. Obrigado - disse Fitch.
A imprensa dos Estados Unidos tem especulado que Jon Fitch vai para o World Series of Fighting (WSOF). De acordo com o perfil da equipe de Fitch, a AKA, o contrato com a nova organização será de três lutas.
Veterano Jason MacDonald anuncia sua aposentadoria do MMA
Após 14 anos de carreira, o veterano canadense Jason MacDonald anunciou nesta sexta-feira que se aposenta do MMA. Com 41 lutas na carreira (25 vitórias e 16 derrotas), MacDonald fez 14 lutas no UFC, com seis vitórias e oito derrotas. Sua última luta na carreira foi a derrota para Tom Lawlor no "UFC: Jung x Poirier". Em suas duas primeiras aparições no UFC, MacDonald venceu em sequência dois membros do reality show "The Ultimate Fighter": Ed Herman e Chris Leben. Por essas vitórias, ganhou o apelido de "TUF Killer", ou "Matador do TUF".
- Tive uma grande carreira no MMA. Viajei, conheci muita gente e fiz coisas que jamais poderia sonhar fazer se não fosse o MMA. Foi uma honra fazer parte do UFC por muitos anos, mas agora é hora de seguir adiante. Estou ficando velho e tenho quatro filhos que estão crescendo muito rápido. Agora é hora de me concentrar na minha família e na minha academia - disse o agora ex-lutador.
Robbie Lawler assina novo contrato com UFC
Robbie Lawler Strikeforce e do UFC (Foto: Getty Images)Robbie Lawler (dir.) em ação no Strikeforce
(Foto: Getty Images)
O peso-meio-médio Robbie Lawler já colhe os frutos de sua vitória por nocaute sobre Josh Koscheck no UFC 157, no último sábado. O lutador ex-Strikeforce assinou novo contrato com o Ultimate nesta semana, segundo seu agente, Monte Cox, contou ao site "MMA Junkie" nesta sexta-feira. O empresário não revelou os termos do novo acordo. Lawler, que já lutou por praticamente todas as maiores companhias de MMA da última década (Pride, IFL, EliteXC e Strikeforce), tem 20 vitórias e nove derrotas no cartel e faz sua segunda passagem pelo UFC.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Attila Vegh conquista cinturão dos pesos-meio-pesados no Bellator
O eslovaco Attila Vegh é o novo campeão peso-meio-pesado do Bellator. Campeão do GP da categoria no ano passado, Vegh destronou o congolês Christian M'Pumbu por decisão unânime, no Bellator 91, em Rio Rancho, EUA, na madrugada de quinta-feira para sexta. O eslovaco dominou uma luta morna, com muito estudo e pouca ação. Os cartões dos jurados laterais apontaram sua vitória de forma curiosa: um juiz lhe deu três dos cinco rounds, outro deu quatro e o terceiro marcou sua vitória em todos os cinco assaltos.
O evento teve também a definição dos finalistas do GP dos pesos-leves. O americano Saad Awad impressionou ao nocautear o compatriota Will Brooks em apenas 43s e avançou à final, onde vai enfrentar David Rickels, que venceu Jason Fischer por decisão unânime. O card principal incluiu ainda uma luta entre pesos-galos, em que Ed West nocauteou Josh Montoya com um forte chute na cabeça no segundo round.
UFC discute evento em estádio na Austrália
O diretor de operações do UFC na Austrália, Canadá e Nova Zelândia, Tom Wright, revelou nesta sexta-feira, em entrevista ao programa de rádio "UFC Central Radio", que a organização está discutindo a possibilidade de fazer um evento num estádio na Austrália. O local seria o Docklands Stadium, em Melbourne, que abriga cinco times de Australian Rules Football, versão australiana de futebol americano, e tem capacidade para 55 mil pessoas, além de um teto retrátil. Uma lei da região oeste do país que proíbe lutas de MMA em jaulas e as limita a ringues, porém, seria um obstáculo para a realização do torneio.
Lavar Johnson festeja não ter sido demitido após derrota para Schaub
Lavar Johnson lutador UFC (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)Lavar Johnson (Foto: Reprodução/Facebook Oficial)
O gigante Lavar Johnson não conseguiu conter a felicidade após ser informado que a derrota para Brendan Schaub no UFC 157 não lhe custou o emprego no UFC. O peso-pesado postou em sua conta no Twitter a seguinte frase:
- Graças a Deus, ainda tenho o meu emprego no UFC.
A derrota para Schaub foi a segunda em sequência de Johnson, que antes havia sido finalizado pelo holandês Stefan Struve no UFC 146. Famoso tanto pela força dos seus golpes quanto pelas dificuldades por que passou na vida - ficou entre a vida e a morte em um hospital após levar um tiro no abdômen, que lhe rendeu uma grande cicatriz no local, o gigante californiano possui 17 vitórias e sete derrotas na carreira. No UFC, seu cartel é de duas vitórias e duas derrotas.

UFC em Jaraguá terá Paulo Thiago x Benoist e Massaranduba x Mike Rio

Duelos pela categoria dos meio-médios e leves, respectivamente, serão realizados no evento de 18 de maio, na Arena Jaraguá, em Santa Catarina

Por SporTV.com Rio de Janeiro
33 comentários
O UFC de Jaraguá do Sul ganhou mais duas lutas no card, que será realizado dia 18 de maio, na Arena Jaraguá: o meio-médio Paulo Thiago vai enfrentar o americano Lance Benoist, de acordo com notícia publicada pelo "Ag. Fight", e o peso-leve ex-TUF Brasil Francisco Massaranduba encara o também americano Mike Rio, ex-TUF dos EUA, segundo a "Tatame".
Paulo Thiago na XGym (Foto: Ivan Raupp)Paulo Thiago na XGym, sua equipe nova no Rio de Janeiro (Foto: Ivan Raupp)
Aos 32 anos, Paulo Thiago tem um cartel de 14 vitórias e cinco derrotas (4-5 no UFC). Nas últimas cinco lutas, perdeu quatro, todas contra bons nomes da categoria: Martin Kampmann, Diego Sanchez, Siyar Bahadurzada e Dong Hyun Kim. O triunfo foi sobre David Mitchell, por sinal na primeira vez que Paulo lutou no Brasil pelo Ultimate, no UFC Rio I.
Lutador Massaranduba  (Foto: Josiel Martins)Francisco Massaranduba (Foto: Josiel Martins)
Lance Benoist, de 24 anos, tem seis vitórias e duas derrotas na carreira (1-2 no UFC), estas exatamente em suas últimas lutas, contra Seth Baczynski e Sean Pierson. O único triunfo dele no Ultimate foi sobre Matt Riddle, em sua estreia na organização.
Massaranduba, de 34 anos, tem 12 vitórias e duas derrotas na carreira (2-1 no UFC). Ele foi eliminado nas quartas de final do TUF Brasil, mas foi contratado pelo Ultimate ao vencer Delson Pé de Chumbo no UFC 147, em Belo Horizonte. Depois disso, perdeu para Gleison Tibau no Rio, e venceu CJ Keith em São Paulo.
Por último, Mike Rio, de 31 anos, tem nove triunfos e uma derrota na carreira (1-0 no UFC). Ele foi eliminado por Andy Ogle nas oitavas de final do TUF 15, mas teve uma chance no "TUF 16 Finale" e a aproveitou, vencendo John Cofer por finalização.

Lesão no ombro deixa Demetrious Johnson parado por quatro meses

Campeão do peso-mosca tinha luta marcada para o dia 13 de abril

Por SporTV.com Rio de Janeiro
8 comentários
O UFC retirou Demetrious Johnson da luta principal do TUF 17 Finale, marcado para o dia 13 de abril, por causa de uma lesão do campeão do peso-mosca, mas não informou o que tinha acontecido com ele. Nesta sexta-feira, o técnico de Johnson, Matt Hume, revelou ao canal "AXS TV" que o lutador sofreu uma lesão no labro, um tecido que ajuda a dar estabilidade na articulação do ombro. Serão quatro meses de inatividade para o dono do cinturão da categoria mais leve do Ultimate.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Demetrious Johnson vence Ian McCall na estreia do peso-mosca no UFC (Foto: Getty Images)Demetrious Johnson terá de ficar 12 semanas sem lutar (Foto: Getty Images)
Demetrious Johnson iria enfrentar John Moraga, que também acabou sendo retirado do evento. No lugar desse combate, o UFC agendou Urijah Faber x Scott Jorgensen como luta principal. O card provisório é o seguinte:
TUF 17 Finale
13 de abril de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL*
Urijah Faber x Scott Jorgensen
TUF 17 - Finalista 1 x Finalista 2
Travis Browne x Gabriel Napão
Miesha Tate x Cat Zingano
CARD PRELIMINAR*
Cole Miller x Bart Palaszewski
Daniel Pineda x Justin Lawrence
Maximo Blanco x Sam Sicillia
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente
** Os combates ainda não foram anunciados oficialmente

St-Pierre: 'Após primeiro round, Diaz vai saber que será uma noite ruim'

Canadense ignora 'conselho' do rival, diz que levará luta para onde quiser e garante estar treinando com boxeadores melhores que seu adversário

Por SporTV.com Rio de Janeiro
82 comentários
Nick Diaz bancou o "conselheiro" em sua entrevista pré-luta para promover seu combate contra Georges St-Pierre, e disse que seria melhor não derrubá-lo, ou teria de lidar com problemas no chão. O campeão dos pesos-meio-médios, por sua vez, respondeu seco em sua entrevista de promoção do UFC 158, que acontece no dia 16 de março.
Georges St-Pierre MMA UFC (Foto: Reprodução/ Twitter)St-Pierre em treino aberto para a mídia: boxe com lutadores 'melhores' que Diaz (Foto: Reprodução/ Twitter)
- Quando quero que a luta vá para algum lugar, levo a luta para lá - disparou St-Pierre, em trecho divulgado pelo site oficial do Ultimate nesta sexta-feira. Ele esbanjou confiança em sua vitória.
- Depois do primeiro round, Nick Diaz vai saber que ele terá uma noite ruim, e que sou um lutador melhor do que ele.
Blog UltiMMAto: notícias, vídeos e curiosidades do mundo do MMA
Georges St-Pierre negou que as incessantes provocações de Diaz e sua equipe tenham surtido efeito nele, mas pareceu claramente motivado para enfrentar seu desafeto.
- Acredito que sou mais atlético do que ele, tenho mais ferramentas, e por isso que vou vencer a luta. Espero que ele esteja fazendo seu dever de casa, pois estou fazendo o meu. Ele é muito bom com suas mãos, ótimo boxeador, um dos melhores boxeadores do MMA, mas estou treinando com boxeadores melhores do que ele - declarou.
Georges St-Pierre e Nick Diaz se enfrentam no UFC 158, no dia 16 de março, em Montreal, Canadá.

Ídolo no Japão, Wanderlei Silva volta
a lutar 'em casa' após 78 meses

Brasileiro participa do evento principal do UFC Japão 2013, em Saitama. Cidade recebeu mais de um terço das lutas da carreira do 'Cachorro Louco'

Por SporTV.com Saitama, Japão
105 comentários
Wanderlei Silva no treino do UFC (Foto: Divulgação / UFC)Wanderlei Silva no treino aberto do UFC
Japão 2013 (Foto: Divulgação / UFC)
Wanderlei Silva nasceu em Curitiba, iniciou a carreira no MMA disputando boa parte de suas luas em São Paulo, mas o Japão definitivamente foi onde o "Cachorro Louco" viveu os melhores momentos de sua carreira. Neste sábado, na atração principal do UFC Japão 2013 contra Brian Stann, Wand volta a lutar na cidade que foi palco de mais de um quarto de seus combates. Saitama recebeu 13 dos 48 que o brasileiro disputou, e ele está pronto para escrever mais um capítulo dessa história com a cidade.
Foi em Saitama que Wanderlei Silva defendeu pela primeira vez o seu título do peso-meio-pesado (chamado de peso-médio no Pride), em fevereiro de 2002. Ele nocauteou Kiyoshi Tamura no segundo round. Foram lá também as duas históricas vitórias sobre Rampage Jackson. A cidade também presenciou triunfos sobre Kazushi Sakuraba (duas vezes), Hidehiko Yoshida e Ricardo Arona.
- Quando eu ganhei a primeira luta contra o Sakuraba, foi um grande momento. Foi quando meu nome realmente despontou e nasceu o Wanderlei Silva. Quando ganhei em 2003 do Quinton Jackson também foi um grande momento. Houve muitos grandes momentos que poderíamos citar, mas esses dois foram os melhores no Japão - disse Wand ao SPORTV.COM.
Mas nem tudo foram flores. Wanderlei Silva sofreu três derrotas em Saitama - para Mark Hunt, Ricardo Arona e Mirko Cro Cop. O duelo contra Cro Cop, aliás, foi o último de Wand na cidade e certamente foi quando o brasileiro sofreu um dos maiores nocautes de sua carreira. Issi ocorreu no dia 10 de setembro de 2006, há 78 meses - ou seis anos e meio. Até por causa disso, uma vitória sobre stann neste sábado ajudaria a esquecer um pouco aquele revés, que eliminou Wanderlei do Grand Prix peso livre do Pride.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Wanderlei Silva e Brian Stann encarada UFC (Foto: Divulgação / UFC)Wanderlei Silva e Brian Stann disputam o evento principal em Saitama (Foto: Divulgação/ UFC)
Mark Hunt, um dos que venceram Wanderlei Silva em Saitama e também ídolo no Japão, é mais um escalado pelo UFC para o evento na cidade. Ele vai participar do coevento principal em luta contra Stefan Struve. Os dois pesos-pesados vêm de boas sequências de vitórias - três de Hunt e quatro de Struve -, e quem vencer fica em boa situação na categoria.
Mais três brasileiros em ação
Além de Wanderlei Silva, mais três brasileiros marcam presença no UFC Japão 2013: Rani Yahya, Cristiano Marcello e Marcelo Guimarães. Deles, somente o último ainda não atuou na Terra do Sol Nascente.
A luta de Rani Yahya contra Mizuto Hirota é a segunda do card principal. No preliminar, Cristiano Marcello tem pela frente Kazuki Tokudome, pelo peso-leve. Nos meio-médios, Marcelo Guimarães vai tentar manter sua invencibilidade de nove lutas (8-0-1) diante de Hyun Gyu Lim.
Os combates serão disputados neste sábado, e o SPORTV.COM vai acompanhá-los em Tempo Real a partir de 21h. O SporTV (somente o card preliminar) e o canal Combate transmitem o evento ao vivo.
UFC Japão 2013
2 de março de 2013, em Saitama (JAP)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Wanderlei Silva x Brian Stann
Peso-pesado: Mark Hunt x Stefan Struve
Peso-leve: Takanori Gomi x Diego Sanchez
Peso-médio: Yushin Okami x Hector Lombard
Peso-pena: Mizuto Hirota x Rani Yahya
Peso-meio-médio: Dong Hyun Kim x Siyar Bahadurzada
CARD PRELIMINAR
Peso-médio: Riki Fukuda x Brad Tavares
Peso-galo: Bryan Caraway x Takeya Mizugaki
Peso-leve: Cristiano Marcello x Kazuki Tokudome
Peso-galo: Alex Caceres x Kyung Ho Kang
Peso-meio-médio: Marcelo Guimarães x Hyun Gyu Lim

Daniel Straus, lutador do Bellator, é preso por posse de drogas nos EUA

Algoz de Marlon Sandro no GP dos pesos-penas é detido com maconha, ecstasy e carteira de habilitação vencida em Fort Lauderdale, na Flórida

Por SporTV.com Rio de Janeiro
13 comentários
Foto de Daniel Straus ao ser preso nos EUA (Foto: Reprodução)Foto de Daniel Straus ao ser preso nos EUA
(Foto: Reprodução)
O lutador americano Daniel Straus, do Bellator, foi preso na noite de sexta-feira em Fort Lauderdale, na Flórida, EUA, sob quatro acusações, incluindo três de posse de drogas. O campeão do último GP dos pesos-penas da organização foi detido e acusado de dirigir com carteira de habilitação vencida, posse de mais de 20g de maconha, posse de MDMA/ecstasy e uso ou posse de parafernália de drogas.
A informação foi noticiada pelo site americano "MMA Junkie", que confirmou a prisão junto ao Escritório de Informação Pública do Xerife de Broward. Straus está preso na detenção de North Broward Bureau, em Pompano Beach. Sua fiança foi estabelecida no valor de US$ 2.200 (cerca de R$ 4.300), de acordo com o site do xerife.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Daniel Mason-Straus tem 28 anos e treina na American Top Team, em Coconut Creek, na Flórida. Ele conquistou o título do torneio dos pesos-penas do Bellator no ano passado, ao derrotar o brasileiro Marlon Sandro por pontos. Ele estava programado para enfrentar o atual campeão da categoria, Pat Curran, em abril, no Bellator 95, mas sofreu uma lesão na mão, anunciada nesta semana, e foi substituído pelo russo Shahbulat Shamhalaev. Straus tem 21 vitórias e quatro derrotas no cartel profissional, incluindo sete triunfos e um revés no Bellator.
A organização ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Antes da estreia, Rubens Barrichello comanda 'Harlem Shake' na Stock Car

Prestes a iniciar sua primeira temporada completa na Stock Car, recordista de GPs na F-1 curte a família no box e dança ao som de hit da Internet

Por Alexander Grünwald São Paulo
27 comentários
Para quem marcou o melhor tempo do sábado em Interlagos – 1m38s828 no treino livre da manhã –, a 14ª posição no grid de largada para a etapa de abertura da temporada 2013 da Stock Car pode parecer frustrante. Mas este não é o caso de Rubens Barrichello. O recordista de GPs na Fórmula 1 ficou fora dos dez que brigam pela pole position no treino classificatório, mas não perdeu o bom humor. Sempre acompanhado nos boxes pelos filhos Eduardo e Fernando, o piloto de 40 anos comandou o Harlem Shake da Stock durante a foto oficial, que reuniu os 34 competidores no heliponto de Interlagos. CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO.
Barrichello comanda o Harlem Shake na Stock Car (Foto: Miguel Costa Jr. / divulgação)Barrichello comanda o Harlem Shake na Stock Car (Foto: Miguel Costa Jr. / divulgação)
A versão estrelada pelos participantes da maior categoria do automobilismo brasileiro para a maior febre da Internet nas últimas semanas foi gravada para o programa Linha de Chegada, do SporTV. À frente dos demais pilotos, Rubinho dançou o hit sozinho, meio sem jeito, antes de ganhar a companhia dos demais competidores. Alguns deles ficaram empolgados com a brincadeira e chegaram a levantar no ar as cadeiras usadas para a foto oficial.
Barrichello comanda o Harlem Shake na Stock Car (Foto: Miguel Costa Jr. / divulgação)Pilotos entraram no clima durante gravação para o "Linha de Chegada" (Foto: Miguel Costa Jr. / divulgação)
A febre do Harlem Shake começou há um mês após um vídeo com quatro jovens australianos fantasiados parecendo ter um ataque epiléptico ser postado nas redes socias e atingir quase 30 milhões de visualizações. Depois disso, foram incontáveis versões bem criativas. Os pilotos dançaram freneticamente, da forma mais ridícula que conseguiam. Afinal, parece que o segredo de tanto sucesso do Harlem Shake é, justamente, não saber dançar. O autor da música que toca em todas elas, o DJ americano Baauer, já foi alçado a líder das paradas musicais, pela revista Billboard, referência fonográfica norte-americana.
Depois da brincadeira, foi a hora de falar sério. Ou melhor, de acelerar. Mas a temperatura mais alta em relação ao treino da manhã fez com que o carro de Barrichello não rendesse da mesma forma. O piloto ficou na 14ª posição, e por largar fora do top 10 terá direito a dez acionamentos do botão de ultrapassagem durante a prova – três a mais que os dez primeiros colocados no grid. Sempre na companhia dos filhos, ele brincou com o mais velho, Dudu, que na semana passada fez sua estreia em uma competição oficial de kart.
- Eu botei o vídeo da minha volta e falei para ele: “me dê uma dica, o que você acha?”. Ele disse “não, pai, eu só manjo de kart por enquanto!”. Foi muito engraçado vê-lo tirando o corpo da reta. Mas foi uma classificação um pouco atípica, porque eu tinha muita certeza de que o top 10 era uma coisa conquistável. O tempo de hoje pela manhã foi real, mas o carro ficou mais traseiro na classificação. O intuito é ficar entre os dez primeiros amanhã – disse o competidor.
Rubens Barrichello com os filhos Eduardo e Fernando no box da Stock Car (Foto: Miguel Costa Jr. / divulgação)Barrichello com os filhos Eduardo e Fernando no box da Stock Car (Foto: Miguel Costa Jr. / divulgação)
Stock Car terá transmissão ao vivo do SporTV
As 12 etapas de 2013 serão transmitidas ao vivo pelos canais SporTV, incluindo a Corrida do Milhão, que mais uma vez encerra a temporada e deve decidir o campeonato. A prova mais cobiçada do automobilismo brasileiro, que dá um prêmio de R$ 1 milhão ao vencedor, também será exibida ao vivo pela TV Globo. A emissora deve transmitir mais duas provas em TV aberta, sempre ao vivo. A corrida deste domingo, primeira do campeonato, tem largada prevista para as 11h de domingo, no SporTV. A prova terá a duração de 40 minutos + uma volta.

Massa melhora seu tempo, mas perde roda, e Hamilton é o mais rápido do dia

Piloto britânico fez melhor volta do ano, na parte da manhã; brasileiro sai
da terceira para a segunda colocação, mas fica sem roda no fim do teste

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
48 comentários
Hamilton em barcelona (Foto: Getty Images)Hamilton crava melhor tempo da temporada 2013
em Barcelona (Foto: Getty Images)
Os tempos pouco mudaram do treino da manhã para o da tarde. A chuva, muitas vezes presente nas últimas sessões, não apareceu neste terceiro dia de testes da pré-temporada em Barcelona, e Lewis Hamilton (Mercedes) foi o mais veloz, com 1m20s558. O tempo cravado pelo britânico na parte da manhã, com pneus macios, foi o melhor das duas sessões e do circuito espanhol em 2013.
Felipe Massa foi o único que chegou perto do campeão de 2008. Usando pneus macios e supermacios, o brasileiro fez várias simulações de voltas rápidas e saiu da terceira para a segunda colocação. O tempo de 1m21s266 fez com que o piloto da Ferrari superasse Adrian Sutil. No entanto, pouco tempo depois, uma das rodas da F138 se soltou do carro, e a bandeira vermelha entrou em ação, interrompendo o treino.
Massa em Barcelona (Foto: Getty Images)Felipe massa faz o terceiro melhor tempo no teste da tarde (Foto: Getty Images)
Assim como Esteban Gutiérrez (Sauber) e Jean-Eric Vergne (STR), Adrian Sutil (Force India), o segundo mais rápido de manhã, fez simulação de corrida à tarde. Entretanto, o tempo que fez mais cedo foi suficiente para lhe garantir o terceiro lugar, com 1m21s627. Apesar da demora nos ajustes da Williams, Pastor Maldonado ainda conseguiu ir para a pista para fazer a quarta melhor marca, virando 1m22s305. Mais tarde ele entregou a FW35 para o estreante Valtteri Bottas, que ficou em quinto, apenas 0.2s atrás do companheiro de equipe, após várias voltas com pneus duros.
Mark Webber (RBR) passou a maior parte do teste fazendo ajustes aerodinâmicos e testando pneus duros. Depois de uma rápida volta com pneus macios, ele conseguiu virar 1m22s658, tempo que lhe garantiu o sétimo melhor tempo. Em função de Kimi Raikkonen (Lotus) não poder treinar por estar com suspeita de intoxicação alimentar, Romain Grosjean foi para a pista na parte da tarde e ficou em décimo, com 1m23s380.
Confira os melhores tempos da manhã de testes em Barcelona:
1 – Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1m20s558 (117 voltas)
2 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m21s673 (94)
3 –Adrian Sutil (ALE/Force India) – 1m21s627 (109)
4 – Pastor Maldonado (COL/Williams) – 1m22s305 (34)
5 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1m22s468 (31)
6 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – 1m22s553 (99)
7 – Mark Webber (AUS/RBR) – 1m22s658 (59)
8 – Sergio Perez (MEX/McLaren) – 1m22s694 (101)
9 –Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m23s223 (114)
10 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1m23s380 (46)
11 – Davide Valsecchi  (ITA/Lotus) – 1m23s448 (16)
12 – Jules Bianchi  (FRA/Marussia) – 1m24s028 (74)
13 – Giedo Van der Garde (HOL/Caterham) – 1m24s235 (126)

Mourinho volta a se estranhar com Daniel Alves e o xinga no clássico

Treinador português do Real Madrid chama o lateral brasileiro do Barcelona de 'filho da p...' após falta em Cristiano Ronaldo no clássico deste sábado

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
142 comentários
Daniel Alves e Sergio Ramos no jogo do Real Madrid e Barcelona (Foto: AFP)Alves e Sergio Ramos se encaram (Foto: AFP)
José Mourinho, técnico do Real Madrid, e Daniel Alves, lateral do Barcelona, têm trocado farpas frequentemente em entrevistas, mas, durante o clássico deste sábado vencido pelo time da capital por 2 a 1, o embate entre os dois foi bem direto. Após um carrinho por trás do brasileiro no craque Cristiano Ronaldo nos acréscimos do segundo tempo, o treinador português saiu bastante nervoso do banco de reservas e xingou o jogador de "filho da p..." diversas vezes. Imagens da rede de TV "Canal Plus" exibem de forma clara a ofensa.
Em janeiro do ano passado, Daniel Alves disse que Mourinho não descobriu o futebol, em uma provocação ao estilo egocêntrico do técnico do Real. O português respondeu com ironia, comparando o jogador a Albert Einstein e lembrando que foi um compatriota luso que descobriu o Brasil.
Eladio Paramés, assessor do técnico, foi mais direto e chamou o camisa 2 do Barcelona de burro.
- Alves está diferente desde que chegou à Espanha. Operou as orelhas, as fez menores, usa óculos de intelectual... Mas um burro de orelhas pequenas e com óculos não vira doutor, continua sendo burro.
Em dezembro passado, Mourinho atacou de novo, chamando o jogador de ator, por simular muitas faltas em campo.

No sufoco, Náutico vence o Chã Grande por 5 a 3 nos Aflitos

Elton, ex-Vasco, Corinthians e Vitória, marca três vezes e assume a liderança da artilharia do Pernambucano, com oito gols

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
20 comentários
Em um jogo de oito gols e lances polêmicos no estádio dos Aflitos, o Náutico derrotou o Chã Grande por 5 a 3 e recuperou a liderança do Campeonato Pernambucano, pelo menos provisoriamente, já que a 3ª rodada do segundo turno será completada neste domingo. O Timbu venceu, mas, em muitos momentos, em vez de festa nas arquibancadas, os jogadores alvirrubros tiveram que ouvir um coro de vaias de 5. 718 torcedores, insatisfeitos com o desempenho da equipe.
O técnico Vágner Mancini se esforçou para evitar um novo fracasso. Depois da derrota para o Pesqueira na rodada anterior, o treinador promoveu algumas mudanças no time alvirrubro para o jogo. Trocou a zaga titular, escalando Jean Rolt e Alison, nos lugares de Alemão e Luís Eduardo. Vinícius Pacheco também ganhou uma vaga no meio de campo. O atacante Rogério, que era dúvida durante a semana por conta de dores musculares, apareceu na escalação.
Elton Náutico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Elton comemora gol, acompanhado por Vinícius Pacheco (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
O Chã Grande, buscando a primeira vitória no segundo turno, entrou em campo com alguns desfalques e três mudanças com relação à ultima partida, um empate com o Ypiranga.
A partida nos Aflitos foi em ritmo acelerado. O Náutico abriu o placar com Elton, em cobrança de pênalti, mas o Chã Grande conseguiu o empate, com Jhulliam, e em seguida Danilo virou o jogo, deixando a torcida alvirrubra bastante insatisfeita. Ainda no primeiro tempo, Elton empatou. Mais quatro gols saíram no segundo tempo, sendo 3 do Náutico, que sofreu pressão do início ao fim do confronto.
Na próxima quarta-feira, o Timbu vai ao sertão encarar o Salgueiro. O jogo está marcado para 21h50, no Cornélio de Barros. Já o Chã Grande recebe o Central, também na quarta-feira, no Carneirão, às 20h.
Primeiro tempo cheio de emoções nos Aflitos
Como é de costume no estádio dos Aflitos, o Náutico começou o jogo dominando as ações em campo. Aos três minutos, Rogério, arriscou de fora da área, obrigando o goleiro Davi a espalmar, afastando o perigo. Mas, aos cinco, o Timbu abriu o placar, em pênalti de Felipe em Rogério. Na cobrança, Elton deslocou o goleiro e marcou.
O Chã Grande teve a primeira boa oportunidade em uma cobrança de falta. Danilo mandou de longe, mas Felipe defendeu. Não demorou muito para sair o gol de empate. Celso tocou para Jhulliam, que fez o giro dentro da área e mandou sem chances para o goleiro alvirrubro.
E por pouco não saiu mais um aos 22 minutos. Um novo cruzamento de Celso encontrou Jaime sozinho, de frente para o gol. Felipe deu rebote, Thiago Lima ficou com a sobra e mandou por cima.
Elton Náutico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Elton vibra no Aflitos e assume a artilharia
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
O time visitante ganhou moral e, em um novo contra-ataque, conseguiu a virada, aos 28 minutos. Jaime desceu pela esquerda e serviu Danilo, que balançou a rede. A torcida já começava a mostrar insatisfação com o time alvirrubro quando Elton recebeu de Giovanni Augusto, chutou em cima do marcador na primeira tentativa, mas não falhou na segunda, deixando tudo igual nos Aflitos outra vez.
Mas a preocupação com o adversário continuava. O Chã Grande chegou com perigo de novo, em uma cobrança de falta de Jaime. Felipe deu rebote, e Auremir ajudou a defesa mandando para fora. Os adversários ficaram na bronca, alegando um toque de mão.
O Náutico deu o troco também numa cobrança de falta. Rogério bateu e Davi mandou para escanteio. Depois, Rogério voltou a testar o goleiro do Chã Grande. Antes do chute, foi a torcida nos Aflitos quem pediu mão na bola de Jaildo. Mas o primeiro tempo terminou 2 a 2 mesmo. E o Náutico deixou o campo para o intervalo debaixo de vaias.
Sofrimento para o torcedor do Timbu, com vitória no fim
O time de Vágner Mancini voltou mais ligado no segundo tempo. Aos nove minutos, depois de uma cobrança de falta de Rogério pela esquerda, o zagueiro Alison subiu para deixar o Náutico mais uma vez na frente no placar. As chances para ampliar o marcador apareceram. Elton recebeu um belo cruzamento de Maranhão e, em boas condições para marcar, errou o chute.  O castigo veio depois de uma cobrança de escanteio. Jaime mandou para a área, Jhulliam cabeceou, e Felipe não consegiu segurar. Danilo não perdoou e marcou o segundo dele no jogo, fazendo 3 a 3. Nas arquibancadas, a torcida começou a pedir pelo goleiro Gideão.
Elton esteve perto de desempatar a partida. Giovanni Augusto fez boa jogada pela esquerda e encontrou o artilheiro, que conseguiu sair da marcação para chutar para fora. O técnico Vágner Mancini arriscou todas as fichas no ataque e colocou Renato no lugar de Giovanni Augusto, que estava bem. O Náutico passou a jogar com três atacantes, e o Chã Grande investiu mais na marcação.
Somente quase no fim que o Náutico garantiu os três pontos. Aos 37, depois de uma cobrança de falta, a bola sobrou com Rogério, que teve dificuldades para dominar, mas conseguiu tocar para Marcos Paulo, que mandou para o gol, livrando o Náutico do sufoco. Aos 40 minutos, o alívio. Elton recebeu de Rogério e marcou o terceiro dele na partida, chegando a oito gols no Campeonato Pernambucano e sacramentando a vitória do Timbu.
Cruzeiro derrota Tombense por 3 a 1 e garante permanência na liderança
Vinícius Araújo, Everton Ribeiro e Élber fazem para o time de Belo Horizonte, Adeílson marca o único da equipe de Tombos
 
 
A CRÔNICA
por Tarcísio Badaró
335 comentários
O atacante Vinícius Araújo saiu do banco de reservas ainda no início do primeiro tempo para se tornar o nome do jogo. Com um gol e uma assistência, ele ajudou o Cruzeiro a bater o Tombense por 3 a 1, neste sábado, no Mineirão, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. De cabeça, o atacante Adeílson marcou o único da equipe de Tombos. Com a vitória, o time celeste chegou aos dez pontos e se manteve na liderança da primeira fase. O jogo, que marcava a estreia do meia Diego Souza no Mineirão, teve um camisa 10 apagado com atuação apenas razoável. Já o Tombense, estreante e surpresa do campeonato até então, mostrou bom futebol e muito disposição. A equipe do interior segue na terceira posição, com seis pontos, mas pode cair após os jogos deste domingo. Quatro equipes avançam às semifinais ao fim das 11 rodadas.
Na próxima rodada, o Cruzeiro vai até Araxá encarar a equipe da casa. O jogo será no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Fausto Alvim. Já o Tombense receberá o Boa Esporte no sábado, às 17h, no estádio Almeidão, em Tombos.
Vinícius Araújo luan cruzeiro gol tombense (Foto: Pedro Vilela / Futura Press)Vinícius Araújo comemora com Luan o gol do Cruzeiro (Foto: Pedro Vilela / Futura Press)
Todos no Cruzeiro esperavam um Tombense fechado na defesa. E não se surpreenderam quando a bola rolou. O time do interior se propôs a defender, apostando em algum contra-ataque. Com jogadores fortes, fez a retranca e não deu espaço para o Cruzeiro. O time celeste, por sua vez, apresentou a mesma dificuldade do jogo passado. Até teve paciência para rodar a bola, mas não conseguiu criar alternativas para chegar ao gol adversário.

Logo no começo do jogo, o Cruzeiro perdeu o atacante Anselmo Ramon. Ele sentiu uma fisgada no adutor da coxa esquerda e deu lugar ao garoto Vinícius Araújo. Com pouca criatividade, o time celeste só conseguiu uma finalização perigosa aos 18 minutos, com Diego Souza, após passe do zagueiro Paulão. Até então, o Tombense marcava bem e cumpria o plano de jogo. No entanto, não conseguia encaixar um contra-ataque.

E foi quando o Cruzeiro imprimiu um pouco mais de velocidade no ataque que o gol saiu. Éverton recebeu bom passe de Éverton Ribeiro pela esquerda e foi ao fundo. Ele bateu cruzado, e o goleiro Glaycon soltou. O garoto Vinícius Araújo mostrou ter estrela e comprovou a fama de oportunista. Foi só empurrar para o gol. Cruzeiro 1 a 0, aos 37 minutos.

O gol cruzeirense obrigou o Tombense a buscar um pouco mais o jogo. O que acabou dando mais espaço para o Cruzeiro. Poucos minutos depois, a Raposa quase ampliou. Após troca de passes envolvente pela direita, Ceará levantou no segundo poste. Luan finalizou de cabeça. A bola chegou a tocar no travessão antes de sair. No finalzinho, após cruzamento de Éverton Ribeiro, Vinícius Araújo quase marcou mais um.
Disputa boa
O segundo tempo começou agitado. Éverton Ribeiro tabelou com Vinícius Araújo, bateu no canto, e por pouco não ampliou para o Cruzeiro logo no início. O Tombense deu o troco em seguida. Após escanteio da direita, André ganhou de cabeça e quase marcou. O jogo era bom, lá e cá. Luan bateu cruzado da esquerda e Vinícius Araújo quase chegou a tempo de finalizar. A partida foi mais fraca nos primeiros quinze minutos, com uma leve vantagem para o time celeste.

Após os 15, o Tombense recuou. Voltou a dar mais atenção à defesa e a esperar por um bom contra-ataque. E aos 20 minutos encontrou. Após belo passe da defesa, Adeílson saiu sozinho na cara do goleiro. Ele teve tempo para pensar e escolher a melhor jogada. Mas Fábio cresceu no lance e defendeu. Foi a chance de ouro do time do Gavião.

O Tombense se animou e cresceu no jogo. Uma boa para a equipe vermelha eram as jogadas pelo alto. Após escanteio da direita,  André ganhou pelo alto, mas Paulão salvou o Cruzeiro. Mas quando o time visitante começava a se sentir a vontade no Mineirão, a Raposa marcou o segundo. Aos 27 minutos, Vinícius Araújo apareceu novamente. Ele fez boa jogada pela esquerda e cruzou. Éverton Ribeiro bateu de primeira e ampliou o placar.

O time de Tombos não desanimou e conseguiu descontar. Aos 33 minutos, a bola aérea, que já havia se anunciada como perigosa funcionou. Após falta da esquerda, Adeílson ganhou no segundo poste e marcou. O Tombense cresceu no jogo e foi buscar o empate. Por pouco, ele não veio com Adeílson novamente, que quase marcou após sobra da defesa.
Mas foi o Cruzeiro que acabou marcando. Aos 43, depois de um belo passe de Dagoberto, Élber soltou a bomba, sem chances para o goleiro Glaycon. E fim de jogo no Mineirão, que recebeu público de 21.152 pagantes e teve renda de R$ 898.780,00.
Diego Souza, atacante do Cruzeiro (Foto: Washington Alves / Vipcomm)Diego Souza: atuação discreta no 1º jogo pelo Cruzeiro no MIneirão (Foto: Washington Alves / Vipcomm)
Com Romário, Vasco, time da virada, bate Flu e vai à final para Gaúcho
Depois de abrir o placar e permitir virada tricolor, time faz 3 a 2 e dá vaga na decisão da Taça GB de presente para técnico, que domingo faz 60 anos
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • brilha a estrela
    Gaúcho
    Na véspera de chegar aos 60 anos, o técnico acertou ao lançar Dakson e Romário. O primeiro centrou para o segundo empatar a partida e iniciar a virada do time.
  • nome do jogo
    Dedé
    Além de cobrir algumas falhas de Renato Silva e ter tirado o time do sufoco no fim da primeira etapa, foi à frente para fazer o gol da vitória e dar presente a Gaúcho.
  • decepção
    Gum
    O zagueiro tricolor acabou sendo o ponto fraco da defesa. Falhou em dois gols do Vasco, o primeiro e o terceiro, e comprometeu o sistema defensivo tricolor.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
881 comentários
Não podia ser melhor para a torcida do Vasco e o aniversariante de domingo, o técnico Gaúcho. Na véspera de completar 60 anos, o treinador vascaíno mostrou estrela ao fazer boas substituições no segundo tempo e ver sua equipe devolver às arquibancadas, na noite deste sábado, no Engenhão, os gritos da torcida de "o Vasco é o time da virada, o Vasco é o time do amor". Numa partida emocionante, em que chegou a estar perdendo - também de virada - por 2 a 1 aos 34 minutos do segundo tempo, a equipe reagiu e chegou aos 3 a 2, com direito a gol de um outro Romário.
O primeiro tempo terminou 0 a 0, o que já dava ao Vasco a vaga na final da Taça GB, por melhor campanha no primeiro turno do Campeonato Carioca. Mas o grande destaque ficou por conta da segunda etapa, quando Bernardo abriu o placar aos 24 minutos. O Flu reagiu e fez 2 a 1 com Thiago Neves e Wellington Nem. Foi quando Gaúcho, ex-jogador do clube nos anos 1970 e 1980, lembrou da velha garra cruz-maltina nos momentos difíceis e injetou sangue novo. Dakson, 25 anos, e Romário, 20, entraram. O primeiro cruzou para o outro empatar. Depois, coube a Dedé, zagueiro como Gaúcho já fora um dia, fazer o gol da vitória com sabor especial.
O zagueiro cruz-maltino foi um dos destaques desse triunfo que deixa o time na briga para encerrar um jejum de nove anos sem conquistar um turno sequer. Após assegurar vaga na final da Taça Guanabara no próximo domingo, agora aguarda o vencedor de Flamengo x Botafogo, que se enfrentam neste domingo, também no Engenhão.
- Estou feliz não pelo individual, mas pelo grupo. Começamos como a quarta força do Estado do Rio, hoje já não somos mais a quarta força, estamos brigando para ser a primeira - afirmou Dedé.
Dedé comemora gol do Vasco contra o Fluminense (Foto: Guilherme Pinto / Ag. O Globo)No gol de Dedé, o da vitória, a comemoração em grande estilo (Foto: Guilherme Pinto / Ag. O Globo)
Ao Fluminense, resta seguir na Libertadores antes de estrear na Taça Rio, segundo turno do Carioca. Na próxima quarta-feira, o Tricolor volta a jogar na competição sul-americana contra o Huachipato, do Chile, que derrotou por 2 a 1 semana passada fora de casa. Agora, a partida será no Engenhão. Na saída de campo, Thiago Neves, autor do primeiro gol do Flu e um dos melhores do time, ainda lamentava a eliminação na Taça GB.
- Faltou atenção, né? No segundo gol do Vasco, principalmente. Foi fácil o toque de bola deles na lateral. O Abel insiste em diminuir espaço... Mas estamos de parabéns, faltou só segurar o resultado.
Flu começa melhor
O próprio Thiago Neves tentou impulsionar o Fluminense logo no começo. Num primeiro tempo em que o time teve o domínio da partida mas não contava com noite inspirada de seus principais jogadores, o Vasco, com a vantagem do empate, deu mostras desde o começo de ter entrado em campo com o regulamento debaixo do braço. E acabou já sendo o vitorioso com o 0 a 0 nos primeiros 45 minutos. Tudo bem que correu riscos ao usar a estratégia de chamar o adversário para depois tentar decidir nos contra-ataques. Principalmente porque o técnico Gaúcho não esperava ter uma defesa tão confusa na marcação e na saída de bola. A equipe tricolor, apesar dos sinais de cansaço por conta da viagem e do jogo pela  Libertadores no meio da semana, procurou se aproveitar disso. E por pouco não mudou o panorama logo na primeira jogada.
Renato Silva começou a complicar a defesa do Vasco antes de o ponteiro chegar a um minuto de partida ao jogar a bola desnecessariamente para a lateral tendo Dedé ao seu lado. Thiago Neves, armando pela direita, se aproveitou da situação após a cobrança do lateral e tabelou com Fred. O camisa 10 tricolor recebeu e mandou o cartão de visitas tricolor na trave de Alessandro, já batido no lance. O tempo cravava 55 segundos
Com dois volantes também se complicando na marcação e nas saídas de bola, o Vasco sofria com a apatia de Pedro Ken e Carlos Alberto, homens de criação da equipe sem espaços para produzir. Resumo: Bernardo e Eder Luis mal participavam da partida. Melhor para o Flu.
Vasco recuado
Pior para o Vasco é que os erros da defesa se repetiam. Em escanteio pela direita, uma falha de posicionamento - até de Dedé - deixou o zagueiro Anderson livre para marcar. Por sorte do time, o zagueiro tricolor bateu em cima de Alessandro, que no reflexo salvou em cima da linha. Tudo isso em menos de dez minutos.
Fred na partida do Fluminense contra o Vasco (Foto: Reginaldo Pimenta / Agência O Globo) Fred tem atuação apagada na derrota do Flu para o
Vasco (Foto: Reginaldo Pimenta / Agência O Globo)
A equipe tricolor viu que, se forçasse, poderia tirar partido. Se a equipe saía lentamente da defesa para o ataque, tinha um jogador no meio-campo capaz de mudar o ritmo com um simples toque. Esse cara era Deco. O camisa 20 deu uma linda virada de bola para a esquerda. Carlinhos arrancou como ponta, cortou Eder Luis, mas bateu também em cima de Alessandro. O lateral-esquerdo tricolor começou a ser mais acionado na partida. E foi dele o centro que Fred poderia ter aproveitado melhor. O camisa 9 tricolor cabeceou para o alto, e a bola subiu.
Para infelicidade do Flu, Deco não teve outro momento de inspiração como aquele. Fred, nem se fala. Acuado, o Vasco precisava acordar ao menos nos contra-ataques. Só aos 34 minutos o time tentou encaixar a jogada veloz com Eder Luis. Mas Pedro Ken lançou com força, e o goleiro Diego Cavallieri saiu bem e evitou o pior. No fim da primeira etapa, coube a Dedé o melhor momento do time até então na partida. O zagueiro arrancou da defesa e deu o passe certo para o veloz ponta-direita. Eder Luis fez tudo certo. Mas Carlos Alberto, não. Ao receber a bola, abusou do preciosismo. Quis fazer fila e desperdiçou uma boa jogada de ataque, irritando a torcida. Mas o primeiro tempo acabou sendo bom com o 0 a 0. E Dedé, que depois seria o herói da vitória, tirava o time do sufoco.
Mudanças e gols
No vestiário, o técnico Abel Braga resolveu mexer no Flu. Trocou o lateral-direito Bruno por Wellington Silva. Mas foi o Vasco empolgado pela garra de Dedé no fim do primeiro tempo que voltou melhor no começo do segundo. E teve mais uma vez nos pés de Carlos Alberto a chance de abrir o placar. Numa falha de Wellington Nem, apagado em campo, o camisa 10 cruz-maltino arrancou com a bola do meio-campo e, quando tinha Eder Luis pela direita e Bernardo e Wendel pela esquerda, com apenas dois tricolores na marcação, preferiu tocar para o camisa 31. Bernardo bateu, Cavalieri defendeu.
Deco já dava sinais de cansaço. Abel o trocou por Wagner. O Flu dava mais sinais ainda de desgaste. O Vasco, ao contrário, explorava mais os espaços para o contra-ataque. Com Pedro Ken mais ligado, Bernardo e Eder Luis mais efetivos, o time cresceu em relação à primeira etapa. O Fluminense já começava a olhar para o relógio.
Tenso, o time tricolor acabou falhando na defesa. E aos 24 o contra-ataque cruz-maltino foi letal: Gum rebateu mal de cabeça um lançamento, a bola sobrou  para Eder Luis. O centro do camisa 7 para Bernardo foi na medida. O camisa 31 bateu de canhota, de prima. A bola passou por baixo de Diego Cavallieri: 1 a 0 para o Vasco. Na comemoração, atropelou um radialista...
O tempo passava, e o Fluminense, agora, precisava de dois gols para sair com a vaga para a final da Taça GB. Abel, no desespero, sacou o zagueiro Anderson para pôr o atacante Rhayner, que não faz um gol há mais de dois anos. E o jogador acabou ajudando no empate. Num cochilo da defesa do Vasco em cobrança de lateral tricolor, o camisa 22 tentou matar a bola, que sobrou para Thiago Neves mandar para o fundo das redes, aos 32 minutos.
Duas viradas
Era o combustível que o tricolor precisava. E outro jogador que Abel botou na partida participou da virada tricolor: Carlinhos avançou pela esquerda e cortou para o meio. Bateu com força. Alessandro espalmou, e Wellington Silva tocou para Wellington Nem, num balaço, virar a partida, aos 34 minutos.
Se Abel Braga mexeu bem no time, o técnico Gaúcho mostrou que os cabelos brancos da terceira idade contam a favor num momento crítico. Na véspera de completar 60 anos, pôs dois jogadores que mudaram a partida. Dakson entrou no lugar de Eder Luis e Romário no de Thiago Feltri. E foi Dakson que centrou para Romário empatar, aos 38.
A partida estava emocionante. Os dois times buscavam o gol. Mas o Vasco justificou os gritos da torcida de ser o time da virada. Dessa vez, foi Bernardo quem cruzou. E Dedé, aquele chamado de Mito, que no fim do primeiro tempo tirou o time do sufoco, se aproveitou da falha de marcação de Gum e bateu por baixo das pernas de Diego Cavallieri, aos 41. O presente de aniversário para Gaúcho foi em alto estilo. De zagueiro para ex-zagueiro.