segunda-feira, 12 de maio de 2014

Sortudo


seg, 12/05/14
por Ivan Raupp |
categoria UFC
A ring girl do UFC Brittney Palmer se casou na tarde do último sábado. A loura postou nesta segunda-feira uma foto da cerimônia, mas não revelou o nome do sortudo. Brittney apenas se disse muito feliz por estar se casando com seu “melhor amigo”. Uma das convidadas, claro, foi Arianny Celeste, companheira da moça na tarefa de levantar as placas entre os rounds das lutas. O lutador Urijah Faber também compareceu. A lua de mel do casal tem como destino a Península de Baja Califórnia, no México. O primeiro registro abaixo é do Instagram de Brittney; o segundo e o terceiro são do Instagram de Arianny:


- Atualizado em

Pezão derrota Jollyson e semifinais são definidas; confira os confrontos

Equipe de Chael Sonnen iguala número de classificados à próxima fase do time de Wanderlei Silva com vitória por decisão unânime dos juízes nos pesos-pesados

Por São Paulo
Comente agora
Os "bandidos" de Chael Sonnen empataram o placar da temporada e igualaram o número de classificados às semifinais do TUF Brasil 3 no episódio deste domingo. O peso-pesado Marcos Rogério "Pezão" derrotou Jollyson Francino, do time de Wanderlei Silva, na última luta da fase quartas de final, através de decisão unânime dos juízes após dois rounds.
Com isso, os confrontos semifinais estão definidos. O presidente do UFC, Dana White, consultou os lutadores e os dois treinadores principais antes de casar as lutas, que ficaram assim: no peso-médio, Wagnão Gomes enfrenta Warlley Alves, e Ricardo "Demente" Abreu encara Márcio "Lyoto" Alexandre; no peso-pesado, Antônio Carlos "Cara de Sapato" pega Marcos Pezão e Rick "Monstro" Moreira luta com Vitor Miranda.
Semifinalistas do TUF Brasil 3 se encaram (Foto: Reprodução/TV Globo)Semifinalistas do TUF Brasil 3 se encaram, enfileirados (Foto: Reprodução/TV Globo)

O episódio
Após a vitória de Warlley sobre Ismael Marmota no episódio anterior, o time Sonnen ficou empolgado. No anúncio do combate entre Pezão e Jollyson, o americano esbanjou confiança em seu lutador, enquanto Wanderlei falou de Jollyson com um pouco mais de cautela.
- Há um motivo para ninguém ter escalado o Pezão ainda. Ele está pronto para entrar no octógono - disse Sonnen.
- É uma luta perigosa para nós, sabemos disso, mas o Jollyson tem tudo para ganhar, tem toda a qualidade técnica, tem toda a raça. Ele está pronto para sair com a vitória - respondeu Wand.
O pernambucano ainda teve a oportunidade de treinar com Dedé Pederneiras, técnico dos campeões do UFC José Aldo e Renan Barão, antes de seu combate. Dedé, que visitou a academia para assistir à luta de seu pupilo Marmota, mostrou algumas técnicas na luta agarrada e tentou demonstrar como Jollyson poderia jogar no clinche para quedar o adversário e cair em vantagem.
Hortência na banheira de gelo TUF Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)Hortência aceita o desafio e entra na banheira de gelo (Foto: Reprodução/TV Globo)
No time de Sonnen, o clima era de descontração. Dispensado após sua vitória no dia anterior, Warlley resolveu provocar a auxiliar técnica Hortência e a desafiou a fazer o circuito de treino dos lutadores, incluindo passar cinco minutos na banheira de gelo ao final. A ex-jogadora de basquete se negou a princípio, mas não "amarelou": não só cumpriu o circuito, como foi para a banheira, mesmo fazendo careta para entrar. Ao sair, entrou direto na sauna e deu um abraço em Sonnen.
Na pesagem, Pezão marcou 105,5kg. Jollyson estava pouco mais pesado, com 106,3kg. A encarada foi de perto e séria, mas sem nenhuma confusão.
Em seguida, os telespectadores conheceram uma nova candidata a musa do TUF Brasil: Wendy Meira, de 24 anos, estudante de Comunicação Social, natural de Campinas-SP.
- A importância da garota do octógono é trazer a feminilidade, esse glamour feminino a um evento tão voltado para homens - argumentou Wendy.
A luta
Pezão não esperou para soltar seus chutes de canhota. O primeiro parou na guarda de Jollyson, o segundo entrou no rosto quando o pernambucano se abaixou perigosamente ao jogar um overhand. Jollyson avançou e levou a luta para o clinche na grade. O paulista levou vantagem também na luta agarrada e desferiu joelhadas no corpo e nas pernas. Jollyson se soltou e voltou a buscar uma queda, mas Pezão defendeu com uma guilhotina muito apertada. O pernambucano conseguiu se soltar, jogou o paulista para baixo e tentou entrar já de guarda passada, mas Pezão se recuperou, se levantou e, após desferir bons golpes, quedou seu adversário. O lutador do time Sonnen caiu por cima e ia vencendo até Jollyson pedir uma interrupção, ao mostrar o dedo indicador da mão direita e reclamar de uma mordida em seu dedo.

- Mordeu meu dedo! Que é isso, briga de galo? É rinha? Mordeu meu dedo, brother, (tem que ser) desclassificado! - insistiu Jollyson.

Os médicos confirmaram que havia marca de dente no dedo, mas o árbitro optou por não punir Pezão e apenas advertir os dois - a Jollyson, disse que não podia colocar o dedo na boca do adversário. No reinício, com 1m35s restando, mais equilíbrio. Após muita troca de força na grade, Pezão tentou uma queda, mas Jollyson caiu por cima, já montado. O pernambucano, porém, teve menos de 20s para tentar uma finalização.
Marcos Pezão ground and pound contra Jollyson Francino TUF Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)Marcos Pezão bate Jollyson Francino com o ground and pound (Foto: Reprodução/TV Globo)


O segundo round começou e Jollyson voltou a buscar o clinche contra a grade. Ele tentou dar joelhadas nas pernas, mas logo parecia desgastado. Ele tentou uma queda e acabou colocado para baixo por Pezão, que caiu na meia-guarda e desferiu socos curtos na costela em sequência. Jollyson repôs a guarda, o paulista fez postura, se levantou e deu espaço para que o adversário levantasse também. Na trocação, Pezão acertou uma joelhada na cabeça e alguns diretos. Jollyson mergulhou em busca de uma queda e Pezão inverteu, caindo por cima na meia-guarda junto à grade, com cerca de três minutos restando. A partir daí, foi um monólogo: Pezão bateu sem parar em Jollyson, com ganchos e cotoveladas curtas de direita na cabeça. Tudo o que o lutador do time amarelo pôde fazer foi tentar se defender.

Ao final do segundo round, Wanderlei Silva ainda disse a Jollyson que a luta estava empatada, mas não foi o que aconteceu: os juízes comunicaram ao árbitro central que Pezão venceu a luta por decisão unânime.

Casando as semifinais
Marcos Pezão, Wanderlei Silva, Chael Sonnen (Foto: Reprodução/TV Globo)Pezão senta com Wanderlei e Sonnen para falar com Dana White (Foto: Reprodução/TV Globo)
Com os semifinalistas definidos, os treinadores se reuniram com Dana White por vídeo-conferência e, um a um, receberam os lutadores para ouvir suas opiniões sobre quem gostariam de enfrentar em seguida. Wagnão pediu para lutar com Lyoto, canhoto como seu primeiro oponente na competição. Lyoto também quis o mesmo confronto e prometeu uma luta movimentada. Warlley não hesitou em pedir para enfrentar Ricardo Demente, que por sua vez deixou a escolha nas mãos de Dana. Entre os pesados, Cara de Sapato e Rick Monstro se mostraram abertos a qualquer confronto marcado pelo patrão. Vitor Miranda surpreendeu ao pedir para encarar Rick, seu companheiro de treinos na Team Nogueira, e declarou que considerava que esse seria o caminho "menos difícil" para a final. Já Pezão pediu Cara de Sapato, de quem não gosta por causa de brincadeiras feitas dentro da casa.
- Ele fica com brincadeirinha de passar a mão na bunda, isso não é coisa de homem - disse Pezão.
Wanderlei Silva e Chael Sonnen concordaram também em suas escolhas: gostariam de ver Demente x Warlley, Wagnão x Lyoto, Cara de Sapato x Pezão e Vitor Miranda x Rick Monstro. Na hora do anúncio, porém, Dana manteve os confrontos dos pesados, mas trocou os médios: Demente x Lyoto e Warlley x Wagnão. Quem não gostou do anúncio foi Rick Monstro, que já fez cara de decepção quando ouviu o anúncio.
- Não era o que eu queria, não gostaria de pegar o Vitor nesta fase, mas aconteceu. Vou manter a mesma coisa, a mesma estratégia, a única coisa é que vou ter um amigo na minha frente. Esta é a diferença, mas não vai mudar nada - lamentou Rick.
- A gente está chegando na reta final. A gente não tem pra onde correr, não tem escolhas, e agora é luta. Ele é mais um adversário - analisou Vitor.
Confira a reprise do programa no Canal Combate, toda quarta-feira, às 22 horas.

Struve diz que Mitrione pediu por luta após saber de sua doença no coração

Peso-pesado holandês conta que ainda não estava liberado para voltar aos combates quando recebeu chamado para enfrentar Mitrione: "Patético"

Por Rio de Janeiro
19 comentários
O peso-pesado holandês Stefan Struve foi recentemente liberado para lutar novamente após lidar com um problema no coração que poderia ter encerrado sua carreira. Seu primeiro adversário em seu retorno será o americano Matt Mitrione, em 5 de julho, no UFC 175, em Las Vegas. Segundo Struve, o casamento desta luta não foi acidente: Mitrione pediu pelo combate - de acordo com o holandês, após uma conversa em que explicou sua condição ao americano. O encontro entre os dois pesos-pesados aconteceu em Macau, em março passado, quando Mitrione enfrentou e derrotou Shawn Jordan.
- Em Macau, quando Mitrione lutou, ele estava muito interessado (na minha condição), então eu expliquei para ele o que estava acontecendo. Então, ele sabia como eu estava. Aí, dois meses depois, antes de eu sequer estar liberado para lutar, você pede ao Joe Silva (matchmaker do UFC) para me enfrentar na minha luta de retorno? - resmungou Struve em entrevista ao site "MMA Weekly".
Stefan Struve UFC MMA (Foto: Reprodução/ Facebook)Stefan Struve não luta desde março de 2013 (Foto: Reprodução/ Facebook)
Joe Silva ligou para o empresário de Struve, Nima Safapour, enquanto os dois estavam em Los Angeles numa consulta com o cardiologista Dr. Ram Dandillaya. O peso-pesado passaria por uma bateria de exames com o médico para receber sua liberação para voltar ao MMA, mas Silva já ligava perguntando se ele estaria disponível para lutar no dia 5 de julho contra Mitrione. O matchmaker teria dito a Safapour que Mitrione pediu especificamente por Struve.
- Eu nem estava liberado para lutar ainda. Todo mundo sabia que eu estava voltando, as coisas estavam bem, mas eu não estava liberado ainda. Todos sabiam que eu tinha um problema no coração, e aí você liga para o matchmaker sem saber se estou liberado e pede pela luta? A única forma que você faz isso é porque você acha que tem uma chance melhor de ganhar esta luta. Na minha opinião, isso é muito patético e Matt Mitrione tornou isso pessoal - afirmou o holandês.
A última luta de Struve foi em março de 2013, uma derrota para Mark Hunt por nocaute, seu primeiro revés depois de quatro vitórias consecutivas. Pouco depois, o "Arranha-Céu" foi diagnosticado com um coração aumentado e uma válvula aórtica bicúspide, o que significa que seu coração bombeava apenas cerca de 60% a 70% da proporção de sangue que um coração normal manda para o resto do corpo. Struve teve de parar de treinar e lutar a pedido dos médicos. Todavia, ele respondeu bem ao tratamento e foi liberado para treinar. O holandês se sente um novo homem.
- Não sei todos os testes que eles fizeram, mas eles basicamente viraram meu coração do avesso. Realmente parece muito bom. Nunca me senti assim após os treinos, simplesmente energizado, pronto para amanhã. É incrível - comemorou o lutador.

Matt Brown: "Não disputarei o título. Quando eu lutar, eu vou conquistá-lo"

Após pedir para lutar pelo cinturão, peso-meio-médio garante que está pronto para enfrentar o campeão Johny Hendricks quando e onde o UFC determinar

Por Cincinnati, EUA
38 comentários
O pedido para que o público dissesse a Dana White que desejava vê-lo disputando o cinturão do UFC logo após a impressionante vitória sobre Erick Silva na luta principal do "UFC: Brown x Silva" na madrugada do último domingo mostrava a confiança de Matt Brown em sua boa fase - soma sete vitórias seguidas na categoria, sendo seis por nocaute. Após o evento, durante a entrevista coletiva, o lutador fez questão de esclarecer o que passa em sua cabeça quando o assunto é disputar o cinturão da divisão, atualmente em poder do também americano Johny Hendricks:
Matt Brown bate Erick Silva (Foto: Getty Images)Matt Brown é anunciado como o vencedor diante de
Erick Silva no UFC em Cincinnati (Foto: Getty Images)
- Vamos deixar uma coisa bem clara aqui. Eu não digo que vou disputar o cinturão, porque não é isso que vai acontecer. Digo que vai ser a minha luta do cinturão, porque eu vou conquistá-lo quando tiver a chance de lutar por ele.
O presidente do UFC, Dana White, disse também na coletiva de imprensa pós-evento que Brown alcançou um novo patamar dentro da companhia. Para o dirigente, ele agora é uma das estrelas do UFC.
- Essa luta definitivamente colocou Matt Brown em um patamar em que temos que colocá-lo para enfrentar um dos tops da categoria. Ele hoje foi fantástico. Imaginem que, mesmo quando já era campeão, Anderson Silva ainda levou algum tempo para chegar ao ponto de ser uma estrela. Matt Brown chegou a este nível hoje. A luta contra Erick Silva foi para Matt Brown o que a luta contra Jon Jones foi para Alexander Gustafsson. Ela colocou Matt Brown sob os holofotes - afirmou Dana White.

Erick Silva cai e Johnny Eduardo sobe no ranking oficial do UFC

Meio-médio, que estava em 14º, perde uma posição, enquanto peso-galo, que não aparecia entre os 15, ocupa a 12º colocação dentro da categoria

Por Rio de Janeiro
21 comentários
O UFC: Brown x Silva, disputado no último sábado, em Cincinatti, causou alterações no ranking oficial do Ultimate. Derrotado na luta principal, Erick Silva deixou a 14º colocação e agora é o 15º entre os meio-médios. Por outro lado, seu adversário, Matt Brown, ganhou uma posição, saindo da sétima para a sexta posição.
Matt Brown bate Erick Silva (Foto: Getty Images)Matt Brown ganhou uma posição no ranking dos meio-médios do UFC (Foto: Getty Images)
Quem se deu bem entre os brasileiros foi Johnny Eduardo. Depois de ficar dois anos sem lutar, o peso-galo teve a difícil missão de retornar ao octógono contra o então quarto colocado de sua divisão, Eddie Wineland. Porém, o longo período de inatividade não afetou em nada o atleta da Nova União, que venceu por nocaute ainda no primeiro assalto e passou a figurar em 12º no ranking do UFC. O americano perdeu duas posições e agora é o sexto.
No peso-mosca, Kyoji Horiguchi, que venceu Darrell Montague, agora aparece em 14º. Já Chris Cariaso, superou Louis Smolka e saiu da 10ª colocação para a oitava.
Ranking UFC 12/05 (Foto: Reprodução )
Banner Notícia UFC 173 (Foto: Editoria de arte)

Erick não entende falta de gás e diz: "Meu lugar ainda não é entre os tops"

Brasileiro leva 12 pontos no rosto, mas não sofre lesão grave. Ele anuncia que fará intercâmbio nos EUA. "Não vou desistir. Vou subir degrau por degrau", diz

Por Rio de Janeiro
277 comentários
 Erick Silva ufc (Foto: Ivan Raupp) Erick Silva faz sinal de positivo um dia após a luta:
tudo bem com o capixaba (Foto: Arquivo pessoal)
A preparação que Erick Silva realizou para o duelo contra Matt Brown foi focada na resistência física, com o objetivo de aguentar cinco rounds de uma verdadeira batalha. Mas o meio-médio brasileiro deu fortes sinais de cansaço bem antes do previsto, ainda no primeiro round, logo após pegar as costas do americano. Sem sucesso na tentativa de finalização, ele viu o adversário se recuperar do chute que levou na área abdominal bem no início e inverter a situação. Brown castigou Erick com muitos golpes e venceu por nocaute técnico no terceiro assalto. Em entrevista exclusiva ao Combate.com, o capixaba contou que ainda busca entender o que houve:
- No primeiro round eu estava bem. Fiz o planejado, que era explorar bastante os chutes e tal. Consegui conectar um chute muito bom, e a gente estava treinando bastante aquele golpe. Era uma brecha que eu via que poderia pegá-lo, e realmente entrou. Ele sentiu bastante, e tentei finalizar. Com certeza ele deve ter treinado muito jiu-jítsu, pegada de costas, defesa. Eu o ataquei, mas ele se defendeu bem. Confesso que realmente não entendi o depois. Eu treinei mais do que todo mundo. Treinei muito, fiz de tudo na academia para essa luta. Fazia cinco rounds com atletas diferentes. Eu e minha equipe estávamos muito confiantes para essa luta, porque sabíamos que eu estava bem treinado. Poxa, eu cansava de postar coisas falando que eu estava com gás para cinco rounds, e realmente eu estava. Na academia eu treinei mais do que todos, me dediquei mais do que todos, fiz todos os meus sparrings. Todos que treinaram comigo não conseguiram me acompanhar. Não entendi. Cansei muito no primeiro round, tanto que fiquei assustado quando me senti cansado. Quando senti minhas pernas cansadas, falei para o Distak: "Não entendo". Senti um golpe baixo, mas não sei o que foi. Não sei se foi a recuperação, a adrenalina, confesso que não sei - disse, por telefone.
Na academia eu treinei mais do que todos, me dediquei mais do que todos, fiz todos os meus sparrings. Todos que treinaram comigo não conseguiram me acompanhar. Não entendi. Cansei muito no primeiro round, tanto que fiquei assustado quando me senti cansado"
Erick Silva
Erick Silva valorizou o desempenho e a garra de Matt Brown e admitiu que ainda não está pronto para disputar espaço com os melhores lutadores da categoria dos meio-médios (até 77kg). Antes mesmo do duelo, ele já havia demonstrado humildade, quando afirmou que não estava preparado para encarar um top 5 da divisão.
- Encarei um cara muito duro. Fiquei surpreso com a garra do Matt Brown. Lembro que eu estava nas costas dele, e ele estava gemendo e gritando de dor. O cara persistiu ali, mérito dele. É muito duro, muito raçudo e mereceu ganhar. Ele veio para cima com tudo. A gente ouve as pessoas falando, por que eu não golpeei mais? Realmente não entendo. O corpo não estava respondendo. Falta de treinamento não foi. Não entrei despreparado. Entrei muito preparado e focado, mas não entendi como meu corpo reagiu ali. Agora é hora de sentar com a equipe e rever tudo, onde eu errei, onde não errei, como é a perda de peso, se é por causa disso. Enfim, não quero botar a culpa em nada. Nessa luta consegui ver que meu lugar ainda não é disputando entre os tops. Os caras estão muito na minha frente. Lógico que não vou desistir. Vou continuar no meu caminho e subir degrau por degrau, do jeito que tem que ser. Com certeza vou voltar e pretendo voltar logo com uma boa vitória - declarou.
O capixaba fica em Cincinnati (EUA), palco da luta, até quarta-feira, na companhia do irmão Gabriel Silva e de seu pai, José Nunes. Ele quer aproveitar o tempo para conhecer a cidade e fazer compras. Depois, Erick viaja para o Espírito Santo, onde ficará uma semana com o filho, Kalléu, antes de levá-lo para passar alguns dias no Rio de Janeiro. Apesar de ter sofrido bastante no combate, o lutador garantiu que está bem e explicou que as medidas tomadas pelos médicos, como ter deixado o octógono de maca, foram só por precaução. Não houve nenhuma lesão grave ou fratura, apenas 12 pontos levados no rosto:
Matt Brown bate Erick Silva (Foto: Getty Images)Erick Silva leva joelhada de Matt Brown (Foto: Getty Images)
- Fisicamente estou bem, tranquilo. Essas suspeitas (de concussão e fratura no maxilar) foram mais uma forma de precaução. As pessoas acabaram aumentando um pouco mais, mas é claro, ninguém sabia de nada. E os médicos americanos são bem cautelosos. Eu queria sair em pé, e eles não deixaram de jeito nenhum. Eu queria sair andando, mas me mandaram sentar e depois deitar. Realmente tomei muitos golpes, muita pancada, mas foi tranquilo. Fiz a ressonância, tive todos os cuidados dos médicos aqui em Cincinnati, e foi ótimo. Não tive nada, nenhuma lesão. Graças a Deus estou muito bem. Só tive alguns cortes, um na testa e outro no supercílio. Tomei 12 pontinhos e estou tranquilo. Hoje (domingo) já andei para cima e para baixo, comi. Enfim, fisicamente estou muito bem.
Erick admitiu que o nervosismo, apesar de ser uma coisa normal, pode ter prejudicado sua resistência no decorrer da luta, mas ainda busca uma razão maior e mais clara:
- Creio que sim, mas é o que eu falo. Se a gente está bem treinado, nosso corpo tende a responder bem. Eu realmente estava bastante preocupado com isso tudo, bastante nervoso, mas acho que todo atleta sente isso. Não entendi o porquê de aquilo ter acontecido. Quando peguei as costas dele, trabalhei e trabalhei, mas não entendi por que cansei tão rápido. Fiquei até assustado. Na hora até pensei, não era para aquilo estar acontecendo. Treinei muito e não entendi nada.
Com duas lutas em menos de três meses, Erick agora planeja descansar um pouco e depois focar nos treinos e na evolução como atleta. O capixaba vai seguir na equipe XGym, mas também vai em busca de aprendizado nos EUA, uma novidade para ele até aqui:
- Estou mais preocupado em voltar a treinar. Vou usar esse tempo para vir para os Estados Unidos. Estou fechando alguns treinos aqui, com umas pessoas ainda em "off". Com certeza vai ser muito proveitoso. Preciso conhecer novos ares. Não que eu vá trocar de equipe, lógico que não, mas tenho que treinar em outros lugares também. Vou participar de camps de grandes atletas, então tenho que ver como eles fazem. Quero realmente treinar bastante e focar como nunca para minha próxima luta. Não pretendo estar lutando agora, diferentemente do que fiz na última vez, quando tive que segurar um pouco para não treinar demais. Eu emendei um camp no outro e tomei cuidado para não entrar em overtraining. Pretendo focar no meu aprendizado agora, em aperfeiçoar minhas técnicas e evoluir bastante. Sei que tenho que evoluir bastante. É nisso que vou focar, em vir para os Estados Unidos, treinar aqui, evoluir, e depois eu penso em marcar alguma luta. Não tenho ideia de quando volto a lutar.
Sei que falta algo ainda no meu jogo. Sei também que tenho condições, sim, de estar chegando perto. Não é à toa que eu sempre tenho oportunidades de acabar com a luta, mas não consigo acabar. Então, tenho que procurar onde estão essas falhas. Tenho que procurar pessoas novas, que possam me ajudar"
Erick Silva
Erick fez questão de enaltecer o trabalho de sua equipe, comandado pelo treinador Josuel Distak, ao mesmo tempo em que falou da necessidade de encontrar o que está faltando:
- Sei que falta algo ainda no meu jogo. Sei também que tenho condições, sim, de estar chegando perto. Não é à toa que eu sempre tenho oportunidades de acabar com a luta, mas não consigo acabar. Então, tenho que procurar onde estão essas falhas. Tenho que procurar pessoas novas, que possam me ajudar. Meus treinadores para esse camp foram excelentes. Foi um camp maravilhoso. Mas tenho que procurar coisas para eu mesmo sentir se estou no caminho correto. Estou bem tranquilo em relação a isso e vou dar ênfase aos meus treinamentos agora.
Os detalhes dessa nova fase, no entanto, ainda são mantidos em sigilo por Erick Silva. Ele quer fechar tudo primeiro, antes de anunciar qualquer coisa:
- A gente está fechando. Estou combinando direitinho. Depois que estiver realmente certo, eu falo. Agora não adianta, porque a gente tem que ver tempo, quando vai ser o camp, tudo direitinho. E, se realmente sair, vai ser legal. É o que eu quero. Mas deixa rolar um pouco. Vai ser um aprendizado muito bom para mim. Tenho certeza que vou evoluir mais e mais.

Após derrota, Erick Silva recebe suspensão mínima de dois meses

Johnny Eduardo também é suspenso por 30 dias por conduta antidesportiva, após arremessar seu protetor bucal na direção da torcida

Por Cincinnati, EUA
107 comentários
Nocauteado no terceiro round da luta principal do "UFC: Brown x Silva", Erick Silva foi suspenso pela Comissão Atlética de Ohio por no mínimo 60 dias e precisará da liberação de um médico após sofrer lesão na mandíbula no combate contra Matt Brown. O americano também ficará de molho, mas por menos tempo a princípio: mínimo de 45 dias, além da liberação de um médico por conta de contusão no cotovelo direito. Além de Erick, outro brasileiro a ser suspenso foi Johnny Eduardo, por um motivo no mínimo inusitado. Na vitória por nocaute no primeiro round sobre Eddie Wineland, o lutador da Nova União arremessou seu protetor bucal para a torcida, o que foi considerado conduta antidesportiva para a comissão, que deu 30 dias e gancho ao peso-galo.
Matt Brown bate Erick Silva (Foto: Getty Images)Matt Brown venceu Erick Silva por nocaute no terceiro assalto (Foto: Getty Images)
Entre os suspensos, o único lutador que pegou tempo indeterminado, sem prazo mínimo, foi Manny Gamburyan, que precisará ir em um oftalmologista para receber a liberação pela lesão causada por Nik Lentz em seu olho direito. Rafael Sapo e Yan Cabral, os outros brasileiros do card, não pegaram suspensão.
As bolsas pagas aos lutadores também foram divulgadas. A maior delas foi para Matt Brown que, com o triunfo, faturou US$ 82 mil (cerca de R$ 182 mil). Derrotado, Erick Silva ficou com US$ 22 mil (cerca de R$ 49 mil). O brasileiro mais bem pago foi Rafael Sapo, com US$ 26 mil (cerca de R$ 58 mil).
Confira as suspensões do UFC: Brown x Silva
Matt Brown: Suspenso por no mínimo 45 dias e precisa da liberação de um médico para voltar a lutar após lesionar o cotovelo direito
Erick Silva: Suspenso por no mínimo 60 dias e precisa da liberação de um médico após lesionar a mandíbula
Lorenz Larkin: Suspenso por 60 dias
Erik Koch: Suspenso por 30 dias
Ruan Potts: Suspenso por 60 dias
Ed Herman: Suspenso por no mínimo 30 dias e precisa da liberação de um médico após lesionar a mão direita
Eddie Wineland: Suspenso por no mínimo 60 dias após perder por nocaute técnico e levar pontos na boca. Também precisa da liberação de um médico por suspeita de ter quebrado a mandíbula.
Johnny Eduardo: Suspenso por 30 dias por arremessar o protetor bucal na torcida.
Manny Gamburyan: Suspenso por tempo indeterminado e precisa de liberação de um oftalmologista após lesionar o olho direito.
Ben Wall: Suspenso por 60 dias
Anthony Lapsley: Suspenso por 60 dias
Confira as bolsas do UFC: Brown x Silva
Matt Brown: US$82,000 (incluindo US$41.000 de bônus pela vitória)
Erick Silva: US$22,000
Constantinos Philippou: US$46,000 (incluindo US$23.000 de bônus pela vitória)
Lorenz Larkin: US$28,000
Daron Cruickshank:: US$24,000 (incluindo US$12.000 de bônus pela vitória)
Erik Koch: US$18,000
Neil Magny: US$20,000 (incluindo US$10.000 de bônus pela vitória)
Tim Means: US$10,000
Soa Palelei: US$32,000 (incluindo US$16.000 de bônus pela vitória)
Ruan Potts: US$10,000
Chris Cariaso: US$42,000 (incluindo US$21.000 de bônus pela vitória)
Louis Smolka: US$10,000
Ed Herman: US$80,000 (incluindo US$40.000 de bônus pela vitória)
Rafael Natal: US$26,000
Kyoji Horiguchi: US$20,000 (incluindo US$10.000 de bônus pela vitória)
Darrell Montague: US$8,000
Zak Cummings: US$16,000 (incluindo US$8.000 de bônus pela vitória)
Yan Cabral: US$10,000
Johnny Eduardo: US$16,000 (incluindo US$8.000 de bônus pela vitória)
Eddie Wineland: US$21,000
Justin Salas: US$24,000 (incluindo US$12.000 de bônus pela vitória)
Ben Wall: US$8,000
Nik Lentz: US$58,000 (incluindo US$29.000 de bônus pela vitória)
Manny Gamburyan: US$25,000
Albert Tumenov: US$16,000 (incluindo US$8.000 de bônus pela vitória)
Anthony Lapsley: US$8,000
- Atualizado em

Em busca da redenção por 2010, Julio César mira a única Copa que não tem

Homem de confiança de Felipão quer espantar fantasma da eliminação para Holanda há quatro anos e sabe que só há uma maneira para isso: conquistar o título em casa

Por Rio de Janeiro
48 comentários
Um lance quase pôs fim a uma carreira de enorme sucesso. Há quatro anos, na Copa do Mundo de 2010, o primeiro gol da Holanda sobre o Brasil, que eliminou a Seleção do Mundial na África do Sul, mexeu com Julio César. Ele falhou e sentiu o peso disso em seus ombros. Para piorar, foi afastado do Inter de Milão quando voltou do Mundial por não querer ter os salários diminuídos. E, por tudo isso, pensou até em parar. No entanto, seu perfil, exibido nesta segunda-feira no Jornal Nacional, mostra que deu a volta por cima. Voltou a ser referência. Virou homem de confiança de Felipão e vê a oportunidade perfeita para se redimir e conquistar a Copa que lhe falta.
 
A carreira de Julio Cesar é marcada por vários títulos e prêmios individuais. O goleiro é um grande ídolo do Flamengo e também do Inter de Milão, além de ser, indiscutivelmente, o principal nome da posição nestes últimos anos entre os brasileiros. Mas aquele fatídico gol holandês, que abriu caminho para a vitória da Holanda por 2 a 1, quase o fez desistir de tudo e pendurar as luvas há quatro anos.
- Ele se abalou muito, muito mesmo - revela dona Fátima, mãe do goleiro.
O lance ainda está vivo na mente de Julio César, que admite que "perdeu um pouco o foco" e até pensou em se aposentar após a eliminação.
- Uma bola que o Sneijder jogou para dentro da área, no meio do bololô, e acabou que eu meio... Foi um gol, num vocabulário bem sincero, estúpido. Tenho dois momentos pós-Copa na memória. A entrevista que dei e minha chegada no Rio de Janeiro, quando entrei no carro, abracei minha mãe e não aguentei. Vou ser bem sincero, depois da Copa eu perdi um pouco o foco - conta.
Após a Copa, voltou para o Inter de Milão, recusou ter o salário reduzido e foi afastado dos treinos com o time principal. Só que uma proposta do Queens Park Rangers, da Inglaterra, recolocou tudo no lugar. Ele voltou a jogar, e isso bastou para Felipão, que o chamou em sua primeira convocação e apostou nele como titular na Copa das Confederações.
Eleito melhor goleiro da competição, ganhou seu segundo título do torneio, já conquistado em 2009. Em 2004, levantou a Copa América, também como um dos destaques. A única Copa que falta? A do Mundo. Com uma possível decisão no Maracanã, onde ele escreveu as primeiras páginas de sua história, ainda no Flamengo, e as de seu recomeço, coroado na final da Copa das Confederações. Agora, quem sabe, seja palco da última, e mais gloriosa, delas, aos 34 anos.
- Acho que seria a última página do livro, digamos, para mim. E eu espero fechar esse livro com um final feliz - completou.
PERFIL jogadores brasil - Julio Cesar (Foto: Editoria de arte)

Jayme critica postura “inadmissível” da diretoria do Fla e diz ter sondagens

Treinador soube pela imprensa sobre sua demissão do cargo de técnico do clube
e disse que ligação de dirigente aconteceu somente na noite desta segunda-feira

Por Rio de Janeiro
510 comentários
Jayme flamengo treino (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)Jayme flamengo treino (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Enquanto aproveitava a folga, o técnico Jayme de Almeida não sabia que sua demissão era questão de tempo. Informado ao longo do dia e com a saída anunciada pelo Flamengo oficialmente na noite desta segunda-feira, ele criticou a diretoria. A forma como aconteceu todo o processo deixou o treinador chateado. Além de Jayme de Almeida, o diretor executivo Paulo Pelaipe também foi demitido.

- Obviamente não gostei como as coisas foram conduzidas, principalmente pela relação próxima e acima de tudo bem franca que eu sempre tive com todos ligados ao futebol. Acredito que tudo poderia ter sido tratado de forma mais profissional. Por isso disse que estava perplexo com o fato de não ter recebido nenhum telefonema durante todo o dia, quando todos da imprensa já afirmavam que eu havia sido demitido e, inclusive, já davam um novo técnico. Só fui receber uma ligação do Wallim (Vasconcelos, vice de futebol) às 18h30 para me comunicar o que todos já sabiam. É inadmissível que uma coisas dessas aconteça em pleno ano de 2014 - disse através de sua assessoria de imprensa.

O Flamengo já corre para fechar com o novo comandante. Ney Franco tem tudo acertado para assumir o cargo. Ele trabalhou no clube em 2006 e 2007, quando conquistou uma Copa do Brasil e um Campeonato Carioca. Para o cargo de diretor, mudanças serão feitas e Marcos Braz, homem forte na conquista do Brasileiro de 2009, aparece como opção. Jayme de Almeida ficou oito meses no cargo de treinador com dois títulos conquistados (Copa do Brasil e Carioca). Antes, ele trabalhava como auxiliar. E, após descansar, pode ter novidades em relação ao seu futuro.

- Essa segunda-feira foi muito agitada. Agora só penso em descansar. Já sei que alguns clubes entraram em contato com meu empresário quando começaram as notícias de que eu deixaria o Flamengo, o que me deixa muito feliz, pois é o reconhecimento do meu trabalho, mas só vou parar para pensar nisso quando acordar amanhã (terça-feira). Acredito que em breve poderei estar no comando de outro grande clube para dar seguimento à minha carreira.

Obras atrasam, e último mês antes da Copa vai ser de correria pelas sedes

Estádios, aeroportos e mobilidade: ainda há obras em todos os setores de infraesturutra. Governo garante que atrasos não vão prejudicar realização do Mundial

Por Brasília
288 comentários
A um mês do início da Copa do Mundo, uma coisa é certa: ainda tem muita obra para terminar pelas 12 cidades-sedes. Há construções inacabadas em todos os setores de infraestrutura. Nas áreas de mobilidade urbana e aeroportos, muitas intervenções ainda estão em andamento e algumas não vão ficar prontas a tempo do Mundial. Nos portos, metade dos projetos tem entrega prevista apenas para o fim de maio. Até mesmo no caso dos estádios, ainda há muita correria para terminar as obras em São Paulo, Curitiba e Cuiabá. Segundo o governo, os atrasos não vão prejudicar a realização da Copa.
- Estamos bem confiantes com a qualidade do serviço que será ofertado - afirmou o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes.
Em 2010, o governo federal, em conjunto com governos estaduais e municipais das 12 cidades-sedes (incluindo o governo do Distrito Federal), apresentou a chamada Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo, que listava os investimentos que seriam feitos para o evento. A ideia era que todos os projetos fossem concluídos até dezembro de 2013. Após mais de quatro anos, muitas alterações foram feitas na lista. Obras foram retiradas, outras incluídas, e quase todas tiveram os prazos de entrega adiados.
Algumas foram entregues e já apresentam resultados. É o caso da maioria dos estádios, que vêm recebendo jogos regularmente de campeonatos regionais e nacionais. Nos aeroportos, novos setores de embarque e desembarque foram inaugurados nas últimas semanas, assim como algumas intervenções de mobilidade urbana. Mas o fato é que muito do que foi prometido ainda não está em operação.
Obras entorno arena Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)Operários trabalham no entorno da Arena Corinthians: sede do primeiro jogo, dia 12 de junho (Foto: Marcos Ribolli)

Em participação no programa Redação SporTV desta segunda-feira (veja a íntegra nos vídeos), o secretário Luís Fernandes minimizou os atrasos e disse que as obras de infraestrutura não são essenciais para a realização do Mundial.
- Não são obras para a Copa. Elas foram apresentadas, sobretudo aquelas que compõem a Matriz de Responsabilidades, como parte do "custo Copa", mas não são, pois não houve nenhuma especificação da Fifa em relação à necessidade dessas obras para a Copa. O que houve é que os três níveis de governo entenderam que seria uma oportunidade histórica de aproveitar o momento para acelerar o investimento em infraestrutura, que poderiam melhorar o ambiente do evento, mas não são essenciais - disse.
Nota enviada ao GloboEsporte.com pela assessoria de imprensa do Ministério do Esporte diz que "todas as obras essenciais para a realização com êxito da Copa do Mundo estarão prontas. Demais obras que não ficarem prontas até 12 de junho serão finalizadas e entregues à população brasileira, pois integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)".
A pasta destaca ainda os benefícios econômicos que devem ser gerados pelo Mundial: "dados da Fipe revelam que com a Copa das Confederações houve acréscimo de R$ 9,7 bilhões ao PIB e a geração de 303 mil empregos. A expectativa é de que a Copa do Mundo movimente cerca de R$ 30 bilhões. Isso é mais do que todos os recursos investidos nas 12 cidades-sede em estádios, aeroportos, portos, infraestrutura de transporte, segurança, telecomunicações".
Mosaico - Obras Copa 2014 (Foto: Editoria de Arte)Obras nas cidades-sedes da Copa: acesso São Paulo e Fortaleza; aeroporto de Manaus; o porto de Fortaleza; mobilidade em Manaus/; e a via do aeroporto em Brasilía. Sedes terão muita correria até o início do Mundial no Brasil

estádios
Item primordial para a realização da Copa do Mundo, os estádios sempre foram a maior preocupação da Fifa. Por diversas vezes, a entidade informou as autoridades brasileiras sobre a importância de se entregar as arenas com no mínimo seis meses de antecedência para que fossem feitos os testes necessários para o Mundial.

Seis estádios foram construídos ou reformados já para a Copa das Confederações de 2013 e deixaram um alerta: apenas dois - Castelão e Mineirão - ficaram prontos dentro do prazo pedido pela Fifa. Situação que piorou com relação aos outros seis.

Arena das Dunas, Beira-Rio e Arena da Amazônia foram entregues fora do prazo, mas começaram a ser testados com no mínimo três meses de antecedência para a Copa. Atualmente, os três vêm recebendo jogos regularmente, assim como os outros seis usados na Copa das Confederações, que não devem apresentar grandes problemas no Mundial.

No entanto, Arena Corinthians, Arena da Baixada e Arena Pantanal ainda estão em obras. Os casos mais preocupantes são os de São Paulo e Curitiba, onde ainda faltam muitos detalhes de acabamento.
Mobilidade Urbana em Natal - Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)Entorno da Arena das Dunas, em Natal, ainda em obras (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

No estádio paulista, que será palco da abertura da Copa, pessoas que acompanham de perto o andamento da obra afirmam que é praticamente impossível que tudo fique pronto até o dia 12 de junho e algumas partes internas inacabadas devem ser escondidas com decorações provisórias durante o Mundial.

Já em Curitiba, os responsáveis pela obra já admitiram, por exemplo, que o prédio que receberia as instalações de imprensa não ficará pronto e os jornalistas usarão estruturas temporárias.
Em Cuiabá, a obra está praticamente concluída, porém, houve um atraso na entrega das cadeiras e ainda há partes da arquibancada sem assentos. Na última semana, um acidente fatal com um operário ainda provocou a interdição das obras de acabamento na parte elétrica.
Estádio Maracanã (Foto: André Durão)Palco da final, Maracanã é um dos estádios que já está em operação regular (Foto: André Durão)


aeroportos
Apesar de não ter relação direta com a realização dos jogos, o bom funcionamento dos aeroportos é fundamental para o sucesso da Copa do Mundo. Principalmente em um país de grandes dimensões como o Brasil. Por isso, foram previstas obras para praticamente todos os terminais das 12 cidades-sedes. A um mês do início do Mundial, muitas ainda estão em andamento.

Em alguns casos, a situação assusta, como no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande (ao lado de Cuiabá). O local passa por obras desde 2011, quando um módulo operacional foi construído ao custo de R$ 2,53 milhões. Depois, começou uma ampla reforma, que, no entanto, não deve ser totalmente concluída a tempo da Copa.
Obras no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (Foto: Gustavo Poli)Obras no aeroporto de Confins, na região de Belo Horizonte, assustam os passageiros (Foto: Gustavo Poli)

No Aeroporto de Fortaleza, a situação também é grave. As obras de ampliação atrasaram e a Infraero admitiu que será necessário um terminal remoto temporário, que será entregue neste mês de maio. Trata-se de um improviso para receber o contingente maior de torcedores que chegarão para a Copa. Por conta nos atrasos na ampliação, a própria Infraero abriu processo administrativo com o intuito de rescindir o contrato com o consórcio responsável pela obra, que deveria ter sido entregue em março de 2014.
Problemas também no aeroporto de Viracopos, em Campinas, que apesar de não estar em nenhuma cidade-sede, será fundamental para o deslocamento de pelo menos sete seleções que ficarão hospedadas no interior de São Paulo. Na última semana, parte das obras de ampliação foram interditadas pelo Ministério Público, que apontou riscos para os operários. A concessionária responsável pela administração do aeroporto admitiu "pequeno" atraso nas obras, mas garantiu o uso da nova estrutura durante a Copa do Mundo. O terminal tem inauguração prevista em 3 de junho.
obras aeroporto Cuiabá (Foto: Luiz Claudio Amaral)Obras no aeroporto de Cuiabá só devem ser concluídas depois da Copa (Foto: Luiz Claudio Amaral)

Há casos, porém, de cidades em que as reformas já demonstram resultado. Os aeroportos de Manaus e Brasília, por exemplo, ganharam novas áreas, que já estão em funcionamento, assim como o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que teve um novo terminal para voos internacionais inaugurado no último fim de semana.
Em nota enviada ao GloboEsporte.com, a Infraero afirmou que "os aeroportos das cidades-sedes da Copa do Mundo 2014 têm capacidade superior à demanda de passageiros". Apesar das obras ainda em andamento, o órgão garantiu que "todos os planos operacionais estão prontos e estamos iniciando a fase de treinamento dos funcionários, envolvendo atendimento ao publico, atendimento as delegações, atendimento as autoridades, movimento operacional de pista, pátio, terminais, segurança operacional, operações de trafego aéreo, estacionamento de aeronaves etc".
mobilidade urbana
O principal benefício apontado pelo governo para a realização da Copa do Mundo no país é a capacidade do evento de potencializar investimentos que ficarão como legado para as cidades-sedes. Neste sentido, a mobilidade urbana era o setor com maior número de projetos na Matriz de Responsabilidades. Porém, se tornou também a área com mais atrasos.
Muitas obras previstas inicialmente não devem ficar prontas a tempo da Copa. Em Porto Alegre, por exemplo, dos dez projetos de mobilidade urbana, apenas um vai ser completamente concluído. E mesmo no único ponto que será entregue à população, a prefeitura terá de iniciar nesta semana uma força-tarefa para finalizar as obras.
Situação semelhante ocorre na cidade de Fortaleza, onde a prefeitura admitiu que apenas as duas avenidas principais do entorno do estádio Castelão devem ficar 100% prontas para a Copa. O BRT da avenida Alberto Craveiro, da Paulinho Rocha, além do Eixo Via Expressa/Raul Barbosa, têm conclusão prevista para este mês de maio. Mas, na prática, estão com obras bem longe do término. Outras intervenções, como o BRT Dedé Brasil e o Eixo Via Expressa/Raul Barbosa, ainda estão no início e não devem ser concluídas a tempo do Mundial.
Obras, Fortaleza, Arena, Castelão, Copa do Mundo, entorno (Foto: Juscelino Filho)Obras de mobilidade urbana no entorno do Castelão, em Fortaleza (Foto: Juscelino Filho)

No Rio de Janeiro, o BRT Transcarioca, obra de mobilidade urbana mais cara da Matriz de Responsabilidades (R$ 1,5 bilhão), deve começar a operar de forma parcial no dia 1º de junho, a apenas 11 dias do início da Copa. O corredor exclusivo ligará o aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca, com integração com o metrô, em Vicente de Carvalho. Em Salvador, o esperado metrô vai funcionar a partir do dia 11 de junho, mas apenas em sistema assistido: nos dias de jogos em Salvador, somente torcedores que estiverem em ônibus previamente credenciados poderão utilizar o novo meio de transporte.
Apesar dos atrasos, alguns projetos foram concluídos e já estão em operação. É o caso da ampliação da pista de acesso ao aeroporto de Brasília, entregue na última semana. No entanto, a obra foi inaugurada ainda sem toda a iluminação instalada e gerou reclamações. O governo prometeu tudo pronto a tempo da Copa. Em Belo Horizonte, também já está em operação o BRT da Avenida Cristiano Machado. Outros trechos como os das avenidas Antônio Carlos / Pedro I e Área Central seguem em obras, mas devem ser entregues a tempo do Mundial.
Em nota enviada ao GloboEsporte.com, o Ministério das Cidades informou que entre as 30 obras de mobilidade para a Copa acompanhadas pela pasta, apenas quatro foram concluídas: "Até o momento, quatro obras já foram concluídas, sendo três em Belo Horizonte (BRT Área Central, Via 210 e Boulevard Arrudas) e uma no Distrito Federal (Ampliação da DF-047). O restante está em execução e serão entregues na medida em que forem concluídas por parte das cidades sede. Estão sendo desenvolvidos Planos Operacionais de Mobilidade específicos para os dias de jogos em cada cidade-sede, como foi feito na Copa das Confederações, favorecendo o deslocamento dos torcedores e da população".
Obras do BRT do Rio de Janeiro, na Ilha do Governador, perto do aeroporto Galeão (Foto: Gabriel Benamor)Obras do BRT do Rio de Janeiro, na Ilha do Governador, perto do aeroporto Galeão (Foto: Gabriel Benamor)


portos
obras Porto de Salvador (Foto: Divulgação)Obras no Porto de Salvador  (Foto: Divulgação)
Obras com menor impacto na realização da Copa, os portos também não fogem à regra e estão com atrasos. Dos seis projetos previstos, apenas dois já foram entregues: Terminal Marítimo de Passageiros de Recife e alinhamento do cais de Outerinhos, no porto de Santos.
Segundo a Secretaria de Portos da Presidência da República, as obras nos terminais de Fortaleza, Natal e Salvador serão entregues até o fim de maio. Já as obras no porto de Manaus não devem ficar prontas a tempo da Copa.