terça-feira, 27 de agosto de 2013

'Meteoro de porrada': 'Luan Santana' do MMA impressiona no Jungle Fight

Com apelido de cantor sertanejo, lutador treinado por Cristiano Marcello
vence com facilidade em Foz do Iguaçu e ganha elogios de Wallid Ismail

Por Foz do Iguaçu, PR
9 comentários
Geraldo Coelho de Lima Neto saiu de Rondonópolis, no Mato Grosso, e há quatro meses ingressou na equipe CM System, de Curitiba. Com um visual no estilo sertanejo, cabelo em pé e o costume de cuidar das sobrancelhas, ganhou do novo mentor Cristiano Marcello já no primeiro treino o apelido de "Luan Santana". O cantor famoso, por coincidência, nasceu no estado vizinho de Mato Grosso do Sul, e os dois têm os mesmos 22 anos de idade.
- Foi por causa do meu cabelo. E eu tirava sobrancelha. Aí eles me colocaram esse apelido. Mas está tranquilo. Apelido a gente não escolhe. Esse ficou e eu não ligo. O negócio é chegar e ganhar a luta. Tive que cortar o cabelo depois, porque era muita zoação (risos) - disse Geraldo "Luan Santana" ao Combate.com.
O lutador "Luan Santana" fez sua primeira aparição em um evento de grande porte do Brasil no último sábado e foi muito bem. Ele finalizou Miller Nunes com apenas 1m11s do primeiro round round no Jungle Fight 56, realizado em Foz do Iguaçu-PR (veja o vídeo acima). O peso-meio-médio (até 77kg) da CM System encaixou o triângulo e disparou diversas marteladas na cabeça do adversário, o que rendeu até uma brincadeira do amigo e companheiro de treinos Pedro Souza, que também venceu no mesmo Jungle:
MONTAGEM - luan santana (Foto: Editoria de arte)O cantor (à esquerda) e o lutador no centro da foto ao lado (Foto: Editoria de arte)
- Não foi o "Meteoro da Paixão", foi o meteoro de porrada - disse, fazendo referência à musica que fez o cantor Luan Santana ficar conhecido no Brasil.
Com a vitória em Foz no Paraná, Geraldo chegou a um cartel de seis triunfos em seis lutas. Após conversar com o presidente do Jungle Fight, Wallid Ismail, que por sinal elogiou bastante o desempenho do atleta, ele contou que pretende baixar para a divisão dos leves (até 70kg), onde espera ir em busca do cinturão o mais rápido possível.
Geraldo 'Luan Santana', Cristiano Marcello e equipe (Foto: Ivan Raupp)Geraldo 'Luan Santana' (centro), Cristiano Marcello
(à direita) e equipe (Foto: Ivan Raupp)
Após vencer Miller Nunes, Geraldo agradeceu à família, à equipe e especialmente ao peso-leve do UFC Cristiano Marcello, dono e treinador da CM System, que o aceitou na academia após gostar de um vídeo enviado por um amigo do mato-grossense.
- Ele (Cristiano Marcello) é que nem um pai para a gente. Que nem um pai mesmo. Não tenho nem o que falar dele. Nota 10 - finalizou o "Luan Santana" do MMA.

Contra 'pensamentos perigosos', Cerrone enfrenta Rafael dos Anjos

Americano diz que precisa de ajuda psicológica para combater ansiedade, que pode tirar sua concentração na luta contra brasileiro, dia 28 de agosto

Por Indianápolis, Estados Unidos
5 comentários
Para Donald Cerrone, o maior problema a ser enfrentado na luta contra Rafael dos Anjos no UFC Fight Night Combate: Condit x Kampmann 2, dia 28 de agosto, em Indianápolis, EUA, é controlar sua própria cabeça. O lutador, que recentemente se envolveu em uma briga por causa de um incidente com barcos, no Colorado, garante estar 100% focado no combate com o brasileiro, porém, manter a concentração antes, durante e depois da luta será a tarefa mais árdua da noite.
Em entrevista ao site “MMA Junkie”, Cerrone comentou sobre as expectativas que ele mesmo cria para suas lutas e também, sobre como faz para afastar os pensamentos perigosos que surgem em sua cabeça enquanto está dentro do octógono, inclusive, segundo ele, tendo a necessidade de contar com a ajuda do psicólogo esportivo Brian Cain.
- Com certeza, isso (apoio psicológico) ajudou 100%. No meu primeiro ano de UFC, tudo foi muito rápido. Ter lutas, ganhar dinheiro, fazer luta de título. Foi tudo muito rápido e eu não estava preparado para isso. Mentalmente, eu não estava preparado.  E esses pensamentos que eu tenho são como quando estamos vendo nosso time de futebol e ficam aparecendo letras na parte de baixo da TV. Você acaba perdendo o foco. Além do que, tenho sempre a preocupação e o medo de decepcionar meus amigos e familiares que me assistem na televisão – revelou o americano.
montagem UFC Rafael dos Anjos x Donald Cerrone (Foto: Editoria de Arte)Contra Rafael dos Anjos, peso-leve Donald Cerrone terá de controlar a própria mente (Foto: Editoria de Arte)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Contra Rafael dos Anjos, o peso-leve afirmou que não mudará seu estilo agressivo de lutar. Segundo ele, a luta maior será contra ele mesmo, já que precisa encontrar um equilíbrio entre a vontade de ganhar e o medo de decepcionar.
- Eu acho que meu chão e meu wrestling são melhores do que os dele e sei que tenho uma trocação melhor. Mas, infelizmente, a mente não é algo que você possa tomar um remédio e controlar. Você tem que trabalhar tão duro quanto trabalha os socos e o wrestling. Eu gostaria de poder bloquear mais, de mexer a cabeça pro lado um pouco, mas é assim que eu luto. Indo para cima, dando 100%, dando socos até não aguentar mais. Mas, eu venho tentanto controlar essa ansiedade e esses pensamentos perigosos. As pessoas me perguntam com o que eu estou preocupado com o Rafael dos Anjos, e eu respondo que essa luta não é sobre ele. Essa luta, realmente, é contra como eu posso me controlar - disse Donad Cerrone.
UFC Fight Night: Condit x Kampmann 2
28 de agosto de 2013, em Indianápolis (EUA)
CARD DO EVENTO
Carlos Condit x Martin Kampmann
Donald Cerrone x Rafael dos Anjos
Kelvin Gastelum x Brian Melancon
Court McGee x Robert Whittaker
Takeya Mizugaki x Erik Perez
Brad Tavares x Bubba McDaniel
CARD PRELIMINAR
Dylan Andrews x Papy Abedi
Justin Edwards x Brandon Thatch
Darren Elkins x Hatsu Hioki
James Head x Jason High
Zak Cummings x Ben Alloway
Roger Bowling x Abel Trujillo

Prodígio mexicano, Erik Perez quase desistiu da carreira de lutador

Peso-galo do UFC volta ao octógono nesta quarta-feira depois de 8 meses afastado por conta de uma infecção por estafilococo

Por Direto de Indianápolis, EUA
4 comentários
O mexicano Erik Perez volta ao octógono mais famoso do mundo nesta quarta-feira,29 de agosto, depois de ter vencido uma batalha que quase custou a sua carreira.  Sem lutar desde que derrotou Byron Bloodworth, pelo UFC 155, em dezembro passado, o lutador tinha um duelo marcado contra Johnny Bedford no último mês de abril, mas teve que desistir do combate devido a uma infecção por estafilococo contraída durante os seus treinos em Albuquerque na Jackson's MMA.
- Eu tentei ignorar a infecção no começo porque não achei que era séria, mas um dia no cinema eu percebi que não conseguia mais mexer o joelho, e doía muito. Foi aí que fui para o hospital, e o pesadelo começou. - contou Perez em bate-papo com o Combate.com durante os treinos abertos do UFC Fight Night Condit X Kampmann em Indianápolis (EUA).
Erik Perez UFC 150 (Foto: Getty Images)Livre de infcção, Erik Perez  volta ao octógono nesta quarta (Foto: Getty Images)
"Goyito" contou que, foi só chegando ao hospital que ficou sabendo que a infecção era resistente a antibióticos. Os médicos que o examinaram recomendaram uma cirurgia que poderia colocar um fim à carreira do mexicano dentro do octógono.
- Eu realmente não fazia ideia de que era tão sério. A infecção não melhorava com os remédios, e os médicos começaram a falar em retirar um pedaço do meu joelho para tentar salvar a minha perna. Eu cheguei a pensar que teria que amputar parte da perna ou que eu poderia morrer, achava que a minha carreira de lutador tinha terminado, mas aí fui buscar mais informações e, depois de falar com um médico que trabalha para o Greg Jackson, acabamos decidindo por não fazer a cirurgia. Foi um alívio quando o tratamento funcionou! - relembra, contando os momentos de desespero pelos quais passou:
- A infecção foi a maior batalha que já venci na vida. Nunca pensei que passaria por uma coisa dessas, mas isso me deu mais força para estar aqui. Eu estou vindo de 8 meses sem lutar, mas venci uma luta muito grande e estou faminto pela vitória, por estar fazendo aquilo que eu amo, que é lutar.Eu estou me sentindo muito forte. O corte de peso não afetou nada, estou ligeiro e quase no peso. Estou ansioso para subir no octógono na quarta-feira. Eu me sinto muito bem agora que a infecção passou, estou 1000% para essa luta. Estou pronto para tudo. - completou o mexicano que fará a sua terceira luta pelo UFC tendo como adversário o japonês Takeya Mizugaki.
  •  
Erik Perez, UFC 155 (Foto: Getty Images)O prodígio mexicano à caráter antes de derrotar
Bloodworth, no último duelo (Foto: Getty Images)
Apontado como um lutador prodígio e com forte apelo nas comunidades latinas, Perez tem um cartel de 13 vitórias e 4 derrotas no MMA e vem de uma sequência de 8 vitórias seguidas. Na sua estreia no UFC, em agosto de 2012, ele bateu o recorde do nocaute mais rápido na história dos pesos-galos do UFC ao vencer Ken Stone aos 17 segundos do primeiro round. Na quarta-feira, ele espera voltar a vencer e continuar em busca de seu sonho de se aproximar da disputa pelo cinturão da divisão:
- Eu só quero lutar bem, ganhar e agradecer a Deus por ter permitido que eu chegasse até aqui.Todas as lutas são difíceis e eu nunca penso que o meu oponente vai desistir logo. Se a luta for até o terceiro round, me preparei muito bem para isso e vou lutar por 15 minutos como se fosse uma guerra. É engraçado como as coisas acontecem, eu nunca pensei que poderia perder tudo tão rápido e hoje eu valorizo muito mais tudo o que eu tenho! Que venha mais uma vitória! - finalizou.
O canal Combate transmite o UFC Fight Night Combate: Condit x Kampmann 2 ao vivo e na íntegra na quarta-feira, a partir de 17h30m (horário de Brasília). O Combate.com acompanha tudo em Tempo Real e exibe a primeira luta, entre Roger Bowling e Abel Trujillo, em vídeo ao vivo.
UFC Fight Night: Condit x Kampmann 2
28 de agosto de 2013, em Indianápolis (EUA)
CARD PRINCIPAL:
Carlos Condit x Martin Kampmann
Donald Cerrone x Rafael dos Anjos
Kelvin Gastelum x Brian Melancon
Court McGee x Robert Whittaker
Takeya Mizugaki x Erik Perez
Brad Tavares x Bubba McDaniel
CARD PRELIMINAR:
Dylan Andrews x Papy Abedi
Justin Edwards x Brandon Thatch
Darren Elkins x Hatsu Hioki
James Head x Jason High
Zak Cummings x Ben Alloway
Roger Bowling x Abel Trujillo

Jessica Andrade enfrenta Rosi Sexton em seu segundo desafio no Ultimate

Na história por ser a primeira brasileira a lutar pelo UFC, ela agora vai
até Manchester encarar a francesa naturalizada inglesa

Por Rio de Janeiro
6 comentários
Jéssica Andrade MMA UFC (Foto: Reprodução/Facebook)Jéssica Andrade tem um cartel com nove vitórias
e três derrotas (Foto: Reprodução/Facebook)
Primeira brasileira na história a lutar nlo Ultimate, Jessica Andrade tentará se recuperar da derrota para Liz Carmouche, em julho, atuando mais uma vez fora do Brasil. A paranaense vai até a Inglaterra para encarar Rosi Sexton no UFC Fight Night 30: Bisping x Muñoz, no dia 26 de outubro. A notícia foi divulgada pelo staff da organização no Reino Unido.
Sexton (13-3) nasceu na França, mas é naturalizada inglesa e mora em Manchester, cidade que vai receber o evento. Ela também só lutou uma vez no Ultimate e foi derrotada por Alexis Davis no UFC 161, em junho.
Mais Combate.com: confira as
últimas notícias do mundo do MMA

Jessica Andrade tem ao todo nove vitórias e três derrotas na carreira. Antes de perder para Liz Carmouche, vinha de sete triunfos nas últimas oito lutas.
UFC: Bisping x Muñoz
26 de outubro, em Manchester (ING)
CARD DO EVENTO
Michael Bisping x Mark Muñoz
Ross Pearson x Melvin Guillard
Jimi Manuwa x Ryan Jimmo
Gunnar Nelson x Jordan Mein*
John Lineker x Phil Harris
Anthony Njokuani x Paul Taylor*
Jimy Hettes x Mike Wilkinson*
Tom Watson x Alessio Sakara
Luke Barnatt x Andrew Craig
Michael Kuiper x Brad Scott
Rosi Sexton x Jessica Andrade
* Lutas não confirmadas oficialmente

Raiva no ar: quatro tocam testas e
são separados na pesagem do UFC

Bowling x Trujillo e Cummings x Alloway são as encaradas mais quentes do evento. Condit, Kampmann, Rafael dos Anjos e todos os outros batem peso

Por Indianápolis, EUA
63 comentários
UFC Condit X Kampmann pesagem encarada  (Foto: Evelyn Rodrigues)Roger Bowling (E) e Abel Trujillo fizeram a primeira
encarada da pesagem (Foto: Evelyn Rodrigues)
A parte inicial da pesagem do "UFC Fight Night: Condit x Kampmann 2" foi disparadamente a mais tensa do evento. Na encarada da primeira luta, os leves Roger Bowling e Abel Trujillo tocaram testas e tiveram de ser separados pelo matchmaker (casador de lutas) Joe Silva. O mesmo aconteceu na encarada seguinte, entre os meio-médio Zak Cummings e Ben Alloway.
Mas o clima quente parou por aí, e todas as demais encaradas foram tranquilas, inclusive as duas últimas: a do brasileiro Rafael dos Anjos com Donald Cerrone, e a de Carlos Condit com Martin Kampmann. A pesagem foi realizada na tarde desta terça-feira, em Indianápolis (EUA).
+ Clique aqui e onfira a galeria de fotos da pesagem em Indianápolis
UFC Condit X Kampmann pesagem encarada  (Foto: Evelyn Rodrigues)Condit (à esq.) e Kampmann na encarada da luta principal (Foto: Evelyn Rodrigues)
O UFC também pôde comemorar mais uma pesagem sem qualquer problema em relação a peso. Todos os lutadores ficaram dentro do limite de suas categorias. Rafaels Anjos, por exemplo, marcou 70,5kg, cerca de 300 gramas abaixo do máximo permitido. Já Condit e Kampmann pesaram 77,3kg e 77,1kg, respectivamente, sendo que o limite é de 77,6kg.
UFC Condit X Kampmann pesagem encarada  (Foto: Evelyn Rodrigues)Zak Cummings (à esq.) e Ben Alloway também
tocam testas (Foto: Evelyn Rodrigues)
Campeão da última edição do The Ultimate Fighter americano, Kelvin Gastelum mostrou estar bem mais seco agora se comparado ao reality show, onde competiu como peso-médio (até 84kg). Ele fará em Indianápolis a sua estreia como peso-meio-médio e pesou 77,1kg.
Home Combate.com: leia mais notícias
e saiba tudo sobre o mundo do MMA

O canal Combate transmite o "UFC Fight Night Combate: Condit x Kampmann 2" ao vivo e na íntegra nesta quarta-feira, a partir de 17h30m (de Brasília). O Combate.com acompanha tudo em Tempo Real e exibe a primeira luta, Roger Bowling x Abel Trujillo, em vídeo ao vivo.
UFC Condit X Kampmann pesagem encarada  (Foto: Evelyn Rodrigues)Cerrone (à esq.) e Rafael dos Anjos farão esperado duelo peso-leve (Foto: Evelyn Rodrigues)
UFC Fight Night: Condit x Kampmann 2
28 de agosto de 2013, em Indianápolis (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Carlos Condit (77,3kg) x Martin Kampmann (77,1kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Donald Cerrone (70,8kg) x Rafael dos Anjos (70,5kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Kelvin Gastelum (77,1kg) x Brian Melancon (77,1kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Court McGee (77,1kg) x Robert Whittaker (77,3kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Takeya Mizugaki (61,5kg) x Erik Perez (61,5kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Brad Tavares (84,4kg) x Bubba McDaniel (83,9kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-médio (até 84,4kg): Dylan Andrews (83,9kg) x Papy Abedi (83,7kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Justin Edwards (77,1kg) x Brandon Thatch (77,1kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Darren Elkins (65,8kg) x Hatsu Hioki (66,2kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): James Head (77,3kg) x Jason High (77,6kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Zak Cummings (77,3kg) x Ben Alloway (77,1kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Roger Bowling (70,5kg) x Abel Trujillo (70,3kg)

Mizugaki provoca Erik Perez: 'Não sei se é um lutador tão bom como dizem'

Japonês acredita que UFC tenha casado sua luta contra o mexicano para ver a real qualidade do prodígio latino, que vem de oito vitórias consecutivas

Por Direto de Indianápolis, EUA
19 comentários
UFC MMA Takeya Mizugaki (Foto: Evelyn Rodrigues)Mizugaki espera conquistar seu tercerio triunfo seguido
no UFC diante de Erik Perez (Foto: Evelyn Rodrigues)
Com seis lutas no UFC, sendo quatro vitórias e duas derrotas, o japonês Takeya Mizugaki ainda é desconhecido do público americano - mesmo já tendo enfrentado nomes como Urijah Faber, Scott Jorgensen e Miguel Angel Torres, ainda pelo extinto WEC. Na quarta-feira, ele espera ganhar os holofotes e chegar ao top 10 dos pesos-galos com sua performance no UFC Fight Night Combate: Condit x Kampmann 2, que acontece na Bankers Life Fieldhouse Arena, em Indianápolis (EUA). O japonês enfrentará o mexicano Erik Perez que, apesar de ter apenas duas lutas no UFC,  já conseguiu ser o dono do nocaute mais rápido da divisão dos galos na história da organização ao derrotar Ken Stone aos 17 segundos do primeiro round no UFC 150, em novembro passado.
Mizugaki sabe que terá pela frente um adversário perigoso, mas não acredita tanto nas habilidades do mexicano, que é visto como um garoto prodígio, vindo de oito vitórias seguidas:
- Eu sei que ele é um lutador muito habilidoso e está vivendo uma boa fase, mas eu na verdade não sei como mensurar todas as habilidades dele. Ele venceu essas lutas seguidas, mas as últimas duas lutas acabaram muito rápido, no primeiro round, e eu não o vi muito em ação. Eu treinei tanto para essa luta que eu nunca vou saber qual é a real habilidade dele dentro do octógono. Nem eu e nem o Perez estamos entre os top 10. Então, se eu vencê-lo, acredito que chegue ao top 10 para poder ficar mais perto da fila pelo cinturão - declarou.
O japonês, que vem de triunfos sobre Bryan Caraway e Jeff Hougland, quer tentar a sua terceira vitória seguida - algo que não acontece em sua carreira desde 2008.
- Eu venho tentando vencer lutas seguidas desde que assinei com a Zuffa, e finalmente consegui. Agora quero aproveitar este momento, quero que ele continue. Com relação ao Perez, eu não estou muito preocupado com as habilidades dele, só estou focado na minha luta. Eu sei que ele é o primeiro lutador mexicano do UFC e que ele vem de duas vitórias seguidas pela organização, então faz sentido para o UFC pressioná-lo. Mas eu venho lutando pela Zuffa desde 2011 e já enfrentei outros adversários de peso. Quando recebi a ligação para esse duelo, senti que o UFC me colocou contra o Perez para, talvez, mensurar as reais habilidades dele. Mas, para mim, o mais importante é vencê-lo e conseguir a minha terceira vitória consecutiva -  finalizou.
O canal Combate transmite o UFC Fight Night Combate: Condit x Kampmann 2 ao vivo e na íntegra na quarta-feira, a partir de 17h30m (horário de Brasília). O Combate.com acompanha tudo em Tempo Real e exibe a primeira luta, entre Roger Bowling e Abel Trujillo, em vídeo ao vivo.
UFC Fight Night: Condit x Kampmann 2
28 de agosto de 2013, em Indianápolis (EUA)
CARD PRINCIPAL:
Carlos Condit x Martin Kampmann
Donald Cerrone x Rafael dos Anjos
Kelvin Gastelum x Brian Melancon
Court McGee x Robert Whittaker
Takeya Mizugaki x Erik Perez
Brad Tavares x Bubba McDaniel
CARD PRELIMINAR:
Dylan Andrews x Papy Abedi
Justin Edwards x Brandon Thatch
Darren Elkins x Hatsu Hioki
James Head x Jason High
Zak Cummings x Ben Alloway
Roger Bowling x Abel Trujillo

Federação Paulista proíbe brigões da Gaviões nos estádios por 90 dias

Raimundo Cesar Faustino e Leandro Silva de Oliveira estão barrados nos jogos por envolvimento em confusão no Mané Garrincha, no último domingo

Por São Paulo
166 comentários
A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou, nesta terça-feira, uma resolução proibindo a entrada nos estádios, por 90 dias, dos dois membros da organizada Gaviões da Fiel que se envolveram na briga entre torcidas no último domingo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, durante o empate entre Vasco e Corinthians. Raimundo Cesar Faustino e Leandro Silva de Oliveira, identificados nas imagens de TV, não podem frequentar os estádios paulistas neste período. Ou seja, já estão barrados para o duelo desta quarta-feira, no Pacaembu, entre Corinthians e Luverdense, pela Copa do Brasil
Leandro Silva de Oliveira, inclusive, já esteve envolvido em um grave episódio de violência: ele era um dos 12 presos em Oruro após a morte do jovem boliviano Kevin Espada, atingido por um sinalizador no duelo entre San José e Corinthians, pela Libertadores.
Confira abaixo trechos da nota oficial da FPF:
"Considerando o que se depreende das imagens e reportagens veiculadas pela mídia esportiva, que demonstram o envolvimento de membros da torcida uniformizada “Grêmio Gaviões da Fiel Torcida”, em ocorrência de violência e promoção de tumulto no intervalo da partida no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, em Brasília/DF, entre as equipes do Clube de Regatas Vasco da Gama (RJ) e do Sport Club Corinthians Paulista, no dia 25 de agosto do corrente; considerando a identificação dos principais envolvidos no referido episódio e considerando que é dever desta Entidade preservar a disciplina nos campos de futebol, resolve proibir a entrada nos estádios, pelo prazo de 90 (noventa) dias, a contar desta data, dos seguintes torcedores associados da torcida organizada “Grêmio Gaviões da Fiel Torcida”:
1)  LEANDRO SILVA DE OLIVEIRA
2)  RAIMUNDO CESAR FAUSTINO             

                A Federação Paulista de Futebol oficiará aos Órgãos de Segurança do Estado, CBF e ao Ministério Público do Estado de São Paulo, para fins de fiscalização no cumprimento desta Resolução".
A diretoria do Corinthians também divulgou na tarde desta terça-feira comunicado oficial repudiando os incidentes. Sobre o envolvimento de Leandro Silva de Oliveira na confusão com os torcedores do time carioca, o clube defendeu apuração dos fatos e punição exemplar aos envolvidos. O clube ainda afirmou não ter qualquer ligação com as torcidas organizadas do Timão, garantindo que não paga viagens ou fornece ingressos para os corintianos em jogos fora de São Paulo.
Leandro Silva de Oliveira torcida corinthians briga estádio mané garrincha (Foto: Ed Ferreira / Agência Estado)Corintiano libertado em Oruro se envolveu em confusão em Brasília (Foto: Ed Ferreira / Agência Estado)
 

'Joia mirim' que recusou o Barça estreia e é blindada pelo Flamengo

Com menos de um mês de treinos, Cassiano, de 12 anos, já participou de duas partidas. Clube tenta evitar superexposição na mídia e breca marcação de entrevistas

Por Rio de Janeiro
286 comentários
Cassiano Mirim Flamengo (Foto: Reprodução / Facebook)Cassiano em ação pelo mirim do Flamengo
(Foto: Reprodução / Facebook)
Uma joia guardada a sete chaves durante o processo de lapidação. Assim tem sido o início da passagem do menino Cassiano, de 12 anos, pelo Flamengo. Com o acerto badalado por conta do histórico, que conta com recusa ao Barcelona após ser aprovado em período de testes, além de assédio do Fluminense, o garoto começou a treinar na categoria mirim há pouco menos de um mês, mas o clube tem vetado reportagens especiais para evitar superexposição na mídia. O pequenino meia-atacante baiano, no entanto, já estreou com a camisa rubro-negra e deixou boa impressão a quem assistiu de perto.
Depois de um longo período já morando no Rio de Janeiro à espera da definição de seu futuro, Cassiano realizou exames médicos e se juntou aos meninos de sua idade em treinamentos por três vezes na semana no Ninho do Urubu. Desde então, já entrou em campo duas vezes, em amistosos contra o Madureira, há dez dias, na Gávea, e o Duque de Caxias, domingo, no estádio Romário de Souza Faria, o "Marrentão". O garoto entrou em campo no decorrer das partidas e não marcou gols. Profissionais que acompanharam as exibições, entretanto, gostaram da participação, principalmente pelo pouco tempo no clube.
Cassiano Mirim Flamengo (Foto: Reprodução / Facebook)Aos 12 anos, Cassiano ginga em campo
(Foto: Reprodução / Facebook)
A rápida adaptação de Cassiano ao Flamengo chega também ao time profissional. Nascido em Salvador como o garoto, Gabriel, camisa 10 do time de Mano Menezes, se transformou em uma espécie de "padrinho" do menino e criou uma amizade com toda a família. Antes mesmo do acerto com o Rubro-Negro, o meia-atacante postou uma foto em seu Instagram ao lado da joia mirim, mas a imagem curiosamente foi apagada recentemente, aumentando os indícios de preocupação do clube com a badalação em cima do garoto.
Desde que o acerto foi noticiado, veículos de comunicação procuraram o clube em busca de informações e para marcar entrevistas com Cassiano, mas a resposta foi sempre a mesma: não. A postura é similar a que acontece com o atacante Caio Rangel, destaque da equipe que decide a Taça Brasil Sub-17 com o São Paulo a partir desta terça. Convocado constantemente para Seleção da categoria, o jovem de 17 anos teve pedidos de entrevista negados pela assessoria do clube.

Dia de Érika: dica de Luciano Correa no café, e mãe judoca na torcida

Prata no Mundial, brasiliense quase mata dona Maria Lucia do coração e ouve conselho de campeão mundial para vencer 4 lutas e, enfim, ir ao pódio

Por Rio de Janeiro
5 comentários
A primeira medalha de Érika Miranda em um Mundial bateu na trave várias vezes. Depois de dois 5° lugares (2010 e 2011), foi apenas na quarta participação em mundiais que ela conseguiu subir no tão sonhado pódio. Mas a prata no Rio de Janeiro começou a ser forjada muito antes. Aos 12 anos, ainda em Brasília, a mãe, dona Maria Lucia de Sousa, foi determinante na escolha da filha pelo judô. Praticante da arte marcial, ela proibiu Érika de fazer natação e a levou para os tatames. E deu certo. A menina tomou gosto pelo esporte e nesta terça-feira ouviu seu nome ecoando pelo Maracanãzinho.
- Treinei judô pela necessidade do trabalho, porque sou policial civil. E eu achava que eles tinham que fazer um esporte. Ela queria fazer natação, mas falei que ela ia pro judô mesmo. Fui estimulando, levando nas competições e ela está aí hoje. Ela tem que perseguir esse ouro olímpico e mundial sem desistir jamais - avaliou dona Maria Lucia, de 50 anos, que é faixa marrom e tem três filhos faixa preta (Érika, Yuri e Carol).
erika miranda e a mae maria lucia judo (Foto: Raphael Andriolo)Érika e a mãe, dona Maria Lucia, comemoram medalha após o pódio (Foto: Raphael Andriolo)
O dia de Érika estava traçado. Ainda no café da manhã, ganhou dicas preciosas do campeão mundial Luciano Correa, que compete no próximo sábado. Os conselhos do amigo foram de alguém que sabe muito bem o que é disputar uma competição desse porte em casa, já que em 2007 ele foi campeão do mundo no Rio de Janeiro. Inquieta e ansiosa, Érika questionou o também brasiliense logo cedo: qual o segredo?
erika Miranda x Birgit Ente mundial de judo maracananzinho (Foto: Leandra Benjamin/MPIX)Érika estreia com vitória sobre holandesa no
Mundial do Rio (Foto: Leandra Benjamin/MPIX)
- Hoje eu tive o privilégio de tomar o café da manhã com o Luciano (Correa). Perguntei para ele que é campeão mundial, antes de sair para vir para a competição, o que ele poderia me falar. Ele falou assim: "Vai para a competição e pensa que é um Grand Slam. Mas não dá tanta importância como se fosse um Mundial, com a pressão da torcida". E foi o que eu fiz. Fui lutando forte, claro, querendo ganhar, mas pensando que era uma competição menor. Graças a Deus deu certo - disse.
Deu tão certo que Érika entrou no tatame contra a holandesa Birgit Ente e estreou com ippon. É verdade que a luta foi difícil, com cinco punições para ambas, e a pontuação máxima só veio a 16 segundos do fim. Mas a pressão de lutar diante da torcida parecia não estar presente. Tanto que ela conseguiu administrar o segundo combate e venceu nos detalhes a russa Natalia Kuziutina. Inteligente, Érika avançou na competição porque levou apenas uma punição a menos que a rival.
Enquanto isso, da arquibancada, dona Maria Lucia gesticulava e lutava contra um oponente invisivel. Tudo isso sem a filha vê-la nervosa por conta de suas lutas. Érika mesmo, claro, "não queria matar a mãe do coração". A cada luta um sofrimento interno. E, apesar da conquista inédita para a brasiliense, Maria Lucia não quer que a filha pare por aí.
erika miranda e a mae maria lucia judo (Foto: Raphael Andriolo)Érika ganha um forte abraço da mãe ao
encontrá-la após pódio (Foto: Raphael Andriolo)
- Tenho que ter serenidade para não passar nervosismo para ela. Tenho que controlar a ansiedade. Estou muito feliz. Ela é muito dedicada e generosa. Vamos comemorar. Mas ela tem que treinar mais para justificar essa medalha. Ela vai ser mais estudada e para atingir a meta do ouro. Trabalho dá resultado. Entrega dá resultado. Renúncia dá resultado - desabafou Maria Lucia.
A finlandesa Jaana Sundberg e a romena Andreea Chitu sentiram o resultado de tanto trabalho. De tanta entrega e renúncia. Elas sucumbiram à brasileira. Nas quartas, Sundberg perdeu por ippon. Na semifinal, Chitu foi derrotada por wazari. E Érika marcava um encontro com a número um do mundo da categoria na decisão do Mundial. Majlinda Kelmendi, do Kosovo, testou os nervos da torcida e de dona Maria Lucia no Maracanãzinho. Apesar dos gritos de incentivo, a brasileira sucumbiu e teve que se contentar com a prata - que, para ela, valeu como um ouro.
Coroada com os aplausos dos torcedores, Érika continuou seguindo a dica do amigo Luciano Correa e ainda não acreditava que estava, finalmente, no pódio de um Mundial. A judoca só teve o que agradecer, e agora promete ficar na torcida por Luciano:
- Lu, obrigada. Agora espero que você conquiste o bi e eu estarei aqui na torcida.
O SporTV transmite o Mundial de judô do Rio ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real com vídeos. Nesta quarta-feira, Rafaela Silva, Ketleyn Quadros e Bruno Mendonça lutam na categoria leve (57kg feminino e 73kg masculino).

Advogado alega prioridade e bloqueia parte da verba da venda de Vitinho

Profissional que trabalha para dois ex-alvinegros consegue ordem para reter R$ 6 milhões dos R$ 18 milhões referentes à venda do garoto para o CSKA

Por Rio de Janeiro
253 comentários
vitinho embarque rússia (Foto: Caue Rademaker)Vitinho embarcou nesta terça para realizar exames
e assinar com o CSKA (Foto: Cauê Rademaker)
Enquanto a Procuradoria-geral da Fazenda Nacional (PGFN) busca o bloqueio total da parcela que cabe ao Botafogo na liberação de Vitinho para o CSKA - 60% do valor da transação, ou R$ 18 milhões -, o advogado Theotonio Chermont de Britto obteve nesta terça na Justiça do Trabalho do Rio duas ordens de execução que chegam a um terço desse valor. O ex-jogador Fábio Tavares (zagueiro revelado pelo clube em 1999, conhecido como Tavares, que pouco atuou entre os profissionais) e o zagueiro Renato Silva movem ações na 36ª e 24ª Varas do Trabalho, respectivamente. O primeiro cobra R$ 6 milhões, e o atual atleta do Vasco pede R$ 187 mil. O advogado afirmou que entregou ofícios pessoalmente na Ferj e na CBF, assegurando que o Banco Central também já está notificado do bloqueio.
Chermont de Britto alega que a Justiça do Trabalho tem prioridade na penhora sobre a PGFN por estar revestida de caráter alimentar.
documento Botafogo Vitinho (Foto: Reprodução)Despacho do juiz do trabalho que pede a retenção de R$ 6 milhões (Foto: Reprodução)
- O crédito trabalhista é privilegiado sobre os demais por ser revestido de natureza alimentar. Dos títulos legais de preferências, estabelecidos pelo direito material, o crédito trabalhista alcançou posição de destaque, sendo reconhecido como crédito superprivilegiado, por isso em qualquer concurso de credores deve ser pago em primeiro lugar. Espero que o Banco Central cumpra a determinação, pois os oficios das Varas do Trabalho já estão em Brasilia - disse o advogado.
A PGFN pediu a penhora do valor total da transferência de Vitinho para o CSKA, da Rússia. O jogador embarcou para a Europa nesta terça-feira. Os outros 40% do montante são do Audax.
Ponte segura Criciúma e carimba passaporte para estreia internacional
Empate por 0 a 0 leva Macaca às oitavas de final da Sul-Americana para disputar primeiro jogo oficial no exterior. Tigre se volta para o Brasileirão
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • histórico
    vaga da Ponte
    Pela primeira vez em 113 anos de existência, a Macaca disputará o seu primeiro jogo oficial no exterior. Destino será a Colômbia ou o Chile.
  • momento decisivo
    23'/2ºT
    Leonardo aparece livre na pequena área, com o gol vazio, mas manda fora. Era a chance de o Criciúma pressionar a Ponte em busca da vaga.
  • na mesma
    Brasileirão
    Se na Sul-Americana, a Ponte segue e o Criciúma está fora, os dois times são concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento no Brasileiro.
A CRÔNICA
por Heitor Esmeriz
112 comentários
As reviravoltas que o futebol proporciona levaram a Ponte Preta do inferno à redenção em três dias. Em baixa após a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro e o pedido de demissão de Carpegiani no último sábado, a Macaca aliviou a crise com uma classificação histórica na noite desta terça-feira. Na estreia do técnico Jorginho, o empate por 0 a 0 com o Criciúma, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, levou a Ponte às oitavas de final da Copa Sul-Americana e garantiu o direito de o clube disputar pela primeira vez uma partida no exterior em 113 anos de existência.
Ver a Ponte cruzar a fronteira era um desejo da diretoria e da torcida desde o início da temporada. A obsessão pela fase continental da Sul-Americana fez a Macaca até abrir mão de seguir na Copa do Brasil. Na terceira fase, contra o Nacional-AM, a Ponte utilizou apenas reservas e chegou a comemorar a eliminação no torneio nacional.
A estreia internacional será na Colômbia ou no Chile. Depende de quem avançar entre Deportivo Pasto (COL) e Colo Colo (CHI). O confronto será definido na quarta-feira, em Santiago. Os colombianos venceram o jogo de ida por 1 a 0. As oitavas de final serão disputadas em 18 e 25 de setembro. Independentemente do adversário, a Ponte fará o primeiro jogo como mandante e o segundo fora do Brasil.
Com a vitória por 2 a 1 no jogo de ida, em Santa Catarina, a Macaca poderia até perder por 1 a 0 para ficar com a vaga, mas não foi preciso passar sustos. Em um duelo fraco tecnicamente, o Criciúma criou as melhores oportunidades, mas não a ponto de ameaçar a classificação alvinegra. O resultado serve para dar tranquilidade ao início de trabalho de Jorginho no Majestoso e dar um fôlego para o Brasileiro. Após duas derrotas consecutivas, a Ponte tenta reagir contra o Grêmio, sábado, em Porto Alegre.
Enquanto a Ponte aguarda o próximo adversário, o Tigre volta as atenções para a luta contra o rebaixamento no Brasileiro, competição na qual bateu o Coritiba na última rodada, deixou a zona da degola e volta a campo domingo, quando tem pela frente o Vitória, em Salvador.
Ponte Preta x Criciúma (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Régis marca o atacante Lins de perto: Ponte fica com a vaga (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Temperatura baixa fora e dentro de campo
A partida começou mais fria que a baixa temperatura em Campinas, onde os termômetros marcavam 12º. Com a vantagem, a Macaca até atendia ao pedido de Jorginho de manter a posse de bola no ataque, com Fernando Bob ditando o ritmo, mas faltava objetividade. Quando tentava uma jogada mais aguda, esbarrava em erros individuais. Os laterais Régis e Uendel apareceram livres na linha de fundo, porém, falharam nos cruzamentos.
O Criciúma tinha dificuldade para sair da marcação adiantada da Ponte, o que forçava a ligação direta e reforçava o controle das ações dos campineiros. A primeira vez que um dos goleiros trabalhou efetivamente foi aos 17 minutos, em um chute de longe de Baraka que desviou e obrigou Galatto a ir buscar no canto.
Com poucas alternativas com a bola rolando, os times chegavam em lances despretensiosos. Foi assim em cobrança de falta fechada de Fabinho que fez Roberto mostrar reflexo e depois em um cruzamento direto de Régis que Galatto espalmou. Da metade para o fim da etapa inicial, o Criciúma cresceu e assustou em finalização de Lins dentro da área, desviada pela defesa, e depois em cabeçada de Marlon. Mas rapidamente a partida esfriou novamente.
Ponte Preta x Criciúma (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Everton Santos teve atuação apagada e saiu no
intervalo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Ponte joga com o regulamento
Na saída para o intervalo, o meia Morais já previa qual seria o comportamento do Criciúma no segundo tempo. Devido à necessidade de vencer, o meia pediu para o Tigre se expor mais. Do lado da Ponte, a preocupação de Jorginho era manter o Criciúma o mais longe possível da meta de Roberto. Foi com o objetivo de prender a bola no ataque que o técnico trocou Everton Santos por Dennis, centroavante de ofício.
Nem uma coisa nem outra aconteceram. A Ponte neutralizava as opções ofensivas do Criciúma, que pouco conseguia criar e ameaçar Roberto. Do lado da Ponte, Dennis era bastante acionado, porém, não segurava a bola para esperar a chegada dos meias. A partida seguiu morna até Sílvio Criciúma arriscar de vez aos 22 minutos, colocando Cassiano no lugar de Fabinho, deixando a equipe com três atacantes de referência – além de Marcel e Lins.
A substituição era um aviso de que o Tigre passaria a apostar todas as fichas nas bolas áreas. No minuto seguinte, Leonardo desperdiçou a melhor oportunidade do jogo até então. Após bate e rebate dentro da área, o zagueiro apareceu livre da pequena área, mas tocou de cabeça para fora. A pressão catarinense, no entanto, ficou apenas no esboço. Segura na defesa, a Ponte passou a atuar com o regulamento debaixo do braço para garantir a classificação inédita.

Joinville vence América-MG fora
de casa e dorme no G4 da Série B

Catarinenses conseguem quarta vitória fora de casa e seguem com ótimo aproveitamento como visitante. Mineiros lamentam chances desperdiçadas

Por Belo Horizonte
Comente agora
Na disputa direta para ver quem se aproximava dos líderes, deu quem poderia entrar no G-4, pelo menos, até o final da rodada. Mesmo jogando em casa, o América-MG foi derrotado por 2 a 0 pelo Joinville, que teve o atacante Lima como o nome do jogo ao marcar os dois gols da equipe catarinense.
O América-MG lamentou mais um jogo em que poderia encostar nos quatro primeiros. O técnico Paulo Comelli foi o alvo da torcida americana ao ser xingado durante o jogo, antes mesmo de o time da casa ter sofrido o primeiro gol.
América-MG x Joinville (Foto: Fernando Martins)Jogando no Independência, o Joinville derrotou o América-MG (Foto: Fernando Martins)
O Joinville, que não tinha nada a ver com a recente crise entre torcida e treinador americano, mostrou uma marcação consistente, soube jogar com inteligente ao aproveitar os contra-ataques e conseguiu a quarta vitória fora de casa na Série B.
Na próxima terça-feira, dia 03, os dois times voltam a campo. O Joinville recebe o Ceará, às 19h30 (de Brasília), na Arena Joinville, enquanto o América-MG vai a Natal, onde encara o ABC, a partir das 21h50 (de Brasília), no Frasqueirão.
Jogo equilibrado
Com mudanças em todos os setores do time, o Coelho foi a campo em busca de se aproximar do G-4 diante de um adversário direto à vaga entre os quatro que sobem para a Série A. Na zaga, Vitor Hugo voltou na vaga de Jailton, suspenso. Na lateral esquerda, Bryan ficou com a vaga de Danilo, também suspenso. No meio, Andrei Girotto entra na vaga de Leandro Ferreira, e no ataque, Wéverton estreou com a camisa do Coelho, com Marcão indo para a reserva.
O técnico Ricardo Drubsky mostrou conhecer os perigos do time americano e colocou o capitão Augusto Recife em cima de Rodriguinho. Com isso, o América-MG tinha muitas dificuldades de armar as jogadas. Em um dos poucos momentos de liberdade de Rodriguinho, ele lançou Nikão, que chutou em cima de Ivan, que fez boa defesa.
O Joinville mostrava boa marcação e saía com rapidez para o ataque, apesar de agredir pouco o gol de Matheus. Mas a melhor chance veio dos pés de Lima, que soltou a bomba, mas a bola, caprichosamente, bateu no pé da trave.
O jogo seguiu equilibrado até o final do primeiro tempo, com Rodriguinho e Nikão assustando o goleiro Ivan em chutes fortes de fora da área. A garoa que caiu ao final dos primeiros 45 minutos dificultou o domínio dos jogadores, já que o gramado molhado fazia a bola correr mais do que o normal.
Cirúrgico
Com Kléber no lugar de Wéverton, Paulo Comelli ouviu gritos de ‘burro, burro’, já que a maioria dos torcedores americanos presentes no Independência pediam a entrada de Alessandro, que não vem sendo muito aproveitado pelo treinador, desde a recuperação de cirurgia no joelho, há um mês.
Drubsky trocou o articulador de jogadas, Wellington Bruno, pelo atacante Martin Liguera, com o objetivo de segurar mais a bola no ataque. Mas o jogo não se alterou e o Coelho seguiu com mais posse. Até chegava mais ao gol de Ivan, que fez duas importantes defesas em chute de Willians e cabeçada de Kléber.
Mas o Joinville aproveitou falha da defesa do Coelho e azedou o clima no time mineiro. Se já era chamado de burro, a ira americana veio abaixo com o gol de Lima, após boa jogada de Liguera. O centroavante do JEC só teve o trabalho para empurrar para as redes.
E Lima resolveu jogar as esperanças americanas de empate por terra. Após rápido contra-ataque, ele recebeu da entrada da área e teve tempo de escolher o ângulo e bater, sem chances para Matheus.