domingo, 12 de dezembro de 2010

Boa Festa!!!


For the third time I come to thank publishes. Now when we are completing three months of blog and have had the amazing number of 9048 visits. To all who are in prestige in Brazil, United States, Canada, Singapore, Holland, France, South Korea, Japan, Mexico, Chile, Croatia, Angola, Uruguay, China, Cuba, Portugal, Spain, Italy, England. United Kingdom, Malaysia, Germany, Thank you all who accompanies us.

Por la tercera vez que vengo a agradecer publica. Ahora, cuando estamos completando tres meses de blog y he tenido la increíble número de 9.048 visitas. Para todos los que están en prestigio en Brasil, Estados Unidos, Canadá, Singapur, Holanda, Francia, Corea del Sur, Japón, México, Chile, Croacia, Angola, Uruguay, China, Cuba, Portugal, España, Italia, Inglaterra. Reino Unido, Malasia, Alemania, gracias a todos los que nos acompaña.
Pour la troisième fois que je viens remercier publie. Maintenant, quand nous terminons trois mois de blog et j'ai eu le nombre incroyable de 9048 visites. Pour tous ceux qui sont en prestige au Brésil, les États-Unis, le Canada, Singapour, Hollande, France, Corée du Sud, Japon, Mexique, Chili, Croatie, Angola, Uruguay, Chine, Cuba, Portugal, Espagne, Italie, Angleterre. Royaume-Uni, la Malaisie, l'Allemagne, Merci à vous tous qui nous accompagne.
Zum dritten Mal komme ich zu danken veröffentlicht. Nun, wenn wir im Begriff sind, von drei Monaten Blog und habe die erstaunliche Zahl von 9048 besucht. An alle, die an Prestige in Brasilien, USA, Kanada, Singapur, Holland, Frankreich, Südkorea, Japan, Mexiko, Chile, Kroatien, Angola, Uruguay, China, Kuba, Portugal, Spanien, Italien, England. Großbritannien, Malaysia, Deutschland, Ich danke Ihnen allen, die uns begleitet.
对于我第三次感谢出版现在,当我们正在完成三个博客个月,曾在9048访问惊人的数字所有谁在巴西的威望,美国,加拿大,新加坡,荷兰,法国,韩国,日本,墨西哥,智利,克罗地亚,安哥拉,乌拉圭,中国,古巴,葡萄牙,西班牙,意大利,英国英国,马来西亚,德国,谢谢大家谁陪伴我们。


Prejudicado por lesões, Allan espera ter 'vida nova' no Vasco em 2011

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
 
  • Allan, que está com o Vasco disputando o Brasileiro Sub-20, espera vida nova em 2011 Allan, que está com o Vasco disputando o Brasileiro Sub-20, espera "vida nova" em 2011
Revelado nas categorias de base do Vasco, Allan, apesar de já ter jogado em 2009, virou promessa realmente somente nesta temporada. Após enfrentar algumas lesões, o meia espera não passar tanto tempo no departamento médico para ser mais aproveitado pelo técnico Paulo César Gusmão em 2011.
“O pensamento é o melhor possível. Agora eu espero ter uma sequência de jogos na equipe, que não pude fazer este ano devido algumas lesões”, salientou, acrescentando.
“Vou aguardar 2011 e fazer tudo de melhor para buscar minhas oportunidades”, emendou o jogador cruzmaltino.

O VASCO NO TWITTER

Por ainda ter idade para a categoria, Allan está com a equipe do Vasco disputando o Campeonato Brasileiro Sub-20, que vem sendo realizado em várias cidades do Rio de Grande do Sul.
Allan já disputou 33 partidas com a camisa cruzmaltina, sendo 19 nesta temporada. O meia anotou um gol, na vitória do Vasco sobre o Coritiba por 3 a 2, em julho, na disputa do Torneio da Hora, na Ressacada, em Florianópolis.

Tévez critica diretoria do Manchester City e volta a pedir para sair

Das Agências Internacionais
Em Manchester (Inglaterra)
 
Sonho de consumo de nove em cada dez corintianos, Carlito Tévez voltou a mostrar neste domingo que deverá fazer de tudo para forçar a sua saída do Manchester City. Após a diretoria do clube inglês vir a público para dizer que recusa o pedido de transferência do atacante argentino, o ex-corintiano divulgou nota afirmando estar triste com a situação.
“Meus sentimentos a este respeito não mudaram e é lamentável que tenhamos chegado a esta situação. Mas isso [a vontade de sair] é algo que eu venho sentindo há algum tempo e passei muitas horas pensando nessa decisão”, observou Tévez.
Na nota, Carlito confirmou que entregou uma carta pedindo sua transferência ao presidente do Manchester City. Ele ainda relatou um descontentamento com a diretoria do clube. “A minha relação com alguns dos executivos do clube foi quebrada e não tem mais conserto”.
Tevez mostrou ressentimento com as decisões dos cartolas do clube inglês. “Eu sinto enormemente as sugestões da administração, que foi indevidamente influenciada por outras pessoas. Eu queria sair no verão, mas fui convencido a retornar ao City”, contou.
Para deixar claro que o problema é com a diretoria, o atacante destacou que nada tem contra o técnico da equipe, nem contra o dono do clube. "Gostaria de esclarecer que não tenho problema pessoal com o Roberto Mancini”, disse ele, que completou: "O proprietário tem sido muito generoso com o que ele ofereceu a mim. Gostaria de agradecer ao Sheik Mansour para a sua compreensão e apoio".
Autor de 33 gols em 50 jogos pelo City, Tévez foi comprado do rival Manchester United no começo da temporada passada e tem contrato com o clube até 2014.

Brasil vira sobre a Holanda com gol aos 49min e fica a um passo da final

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção brasileira de futebol feminino tinha tudo para decepcionar neste domingo. Mas um gol de Gabriela aos 49min do segundo tempo mudou completamente a história da partida no Pacaembu. Apesar de abusar dos erros, o time verde-amarelo conseguiu a virada sobre a Holanda por 3 a 2 de maneira emocionante e ficou a um passo da final do Torneio Cidade de São Paulo.
"Ficamos muito contentes com o resultado. Não fizemos uma partida excelente, poderia ter sido melhor, mas não podíamos decepcionar essa torcida toda que veio ver a gente", celebrou Marta, autora dos outros dois gols da seleção.

Torneio Cidade de São Paulo

Foto 9 de 12 - Marta se livra da marcação holandesa e tenta levar Brasil ao ataque na vitória verde-amarela por 3 a 2, no Pacaembu Mais Fernando Santos/Folhapress
Com o triunfo, o Brasil chegou aos seis pontos no quadrangular contra nenhum da Holanda. Se o Canadá empatar ou derrotar o México na noite deste domingo, o time canarinho estará classificado para a decisão de maneira antecipada.
O Brasil entrou em campo sem contar com a presença da centroavante Cristiane, desfalque até o fim do torneio devido a uma luxação no ombro direito. O técnico Kleiton Lima aproveitou o jogo para fazer testes e mudou a formação da equipe com Erika mais avançada.
Quando o duelo começou, o time canarinho esbarrou na forte retranca rival. Ainda assim, fez o suficiente para abrir o placar aos 10min, com Marta. Quando parecia que as anfitriãs iriam deslanchar, o jogo complicou.
A Holanda acertou a marcação e passou a esperar por erros das brasileiras. E a falha aconteceu aos 34min, quando Kristen ganhou a bola de presente livre de marcação e empatou o confronto. Depois disso, a equipe europeia renasceu no jogo e pressionou até o fim do primeiro tempo.
“A Holanda veio com uma proposta defensiva e fizemos um mal primeiro tempo. Elas vieram para nos contra-atacar e tiveram sucesso. Precisamos furar o bloqueio delas para mudar isso”, avaliou o técnico Kleiton Lima no intervalo. “O contra-ataque delas está difícil de marcar, mas vamos tentar encaixar”, completou Érika à TV Bandeirantes.
A etapa complementar começou sem mudanças no panorama da partida. A Holanda voltou a capitalizar os erros verde-amarelos até conseguir a virada aos 14min, com Chantal.
Atrás no placar, o Brasil foi com tudo para o ataque. O time canarinho conseguiu o empate com outro gol de Marta. E depois de sofrer muito, decretou a virada aos 49min, com gol de Gabriela.
“Mostramos que o Brasil não é só diferenciado pela técnica. Quando precisa, a gente ganha na raça, na força, na vontade”, comemorou Gabriela.
Agora, o Brasil volta a atenção para o duelo válido pela última rodada do quadrangular. O time verde-amarelo encara o Canadá na próxima quarta-feira, às 22h, no Pacaembu. Já a Holanda encara o México no mesmo dia, às 19h45.
 

Luana Friedrich: a mulher por trás do campeão da temporada 2010 da Stock

Paulista é esposa de Max Wilson há dois anos e já tem um filho com o piloto

Por Rafael Honório São Paulo
Stock Car: Max Wilson e esposa na etapa de CuritibaLuana admira Max Wilson, que colocou a imagem
do filho no macacão da RC (Foto:Fernanda Freixosa)
Como diz o ditado 'por trás de um grande homem, existe sempre uma grande mulher'. E na Stock Car não poderia ser diferente. Por trás do campeão desta temporada, Max Wilson, está Luana Friedrich. A namorada sempre acompanhou de perto as corridas do paulista e não poderia ficar de fora daquela que garantiu o título à Max, em Curitiba. Depois de muitas emoções durante a prova - ele teve problemas de visibilidade nos vidros, foi penalizado com uma passagem pelos boxes e enfrentou um temporal na capital paranaense - a amada comemorou muito com o piloto no pódio.
- Foi uma das corridas mais sofridas, torci a cada segundo, rezei, chorei, vibrei. Senti junto toda angústia. Mas no final deu tudo certo, o Max mereceu ser campeão. Estou muito orgulhosa dele. O Max é um batalhador, com certeza é merecedor deste título! - declarou.
Eles estão juntos há apenas dois anos, mas já têm um laço para o resto do vida: o pequeno Max Wilson Friedrich, que nasceu no fim de setembro. Além de ser um campeão nas pistas, Max também é um vitorioso quando o assunto é ser pai. Pelo menos, é o que o diz a esposa.
- O Max é um super pai, muito dedicado e muito babão. Realizamos este sonho, queríamos muito ser pais. E nosso bebê trouxe mais força para o Max, mais energia e felicidade - afirmou.
O campeão da Stock Car 2010 ficou fora do Brasil por 13 anos: nesse meio tempo, correu a Fórmula 3 Alemã, a Fórmula 3000 Internacional, a V8 SuperCars, na Austrália, e foi piloto de testes da Williams, na Fórmula 1. Mas agora, Max está há dois anos correndo nos autódromos brasileiros. Mesmo com a distância menor, a esposa sofre com a saudade.
- Não posso deixar de dizer que existe a saudade, pois queremos estar juntos sempre, somos muito unidos, fazemos tudo juntos, então sentimos muito a falta do outro - disse Luana.
E Max não acelera fundo apenas nos autódromos. O piloto do carro 65 da RC também faz questão de ser muito 'rápido' nas tarefas diárias em casa. A esposa Luana faz questão de elogiar o desempenho do marido fora das pistas.
- O Max em casa é super companheiro, ajuda em tudo, quer lavar a louça, quer me poupar e não me deixa fazer diversas tarefas. E ajuda muito com o bebê, mas como fica muito tempo fora trabalhando, eu assumo esta função, com muito amor - revelou.
Stock Car: Max Wilson e Luana Friedrich na entrega dos prêmios de 2010O campeão e a esposa na festa de premiação da
temporada 2010 da Stock (Foto:Fernanda Freixosa)
Muitas mulheres poderiam ficar em dúvida sobre o futuro da relação ao conhecer um piloto: além de viajarem muito, os atletas acabam vivendo sob um grande risco, o que pode acarretar um estresse a mais para a companheira. Mas Luana não pensa desse jeito. Para ela, a velocidade inspira um outro sentimento.
- Quando soube que era piloto, senti admiração. É uma profissão arriscada, mas muito linda - falou.
O nascimento do filho poderia gerar uma preocupação em Max e Luana: afinal de contas, agora eles têm um filho para criar. Mesmo assim, a esposa admite que em nenhum momento pediu para o marido 'tirar o pé' ou tomar mais cuidado nas corridas.
- Sempre conversamos que agora temos a responsabilidade de criar nosso filho e, acima de tudo, de estarmos cada dia mais unidos e fortalecidos. Mas sobre ele ir mais devagar nas pistas, não. Acho que foi o contrário, nosso filho trouxe uma injeção de energia: ele está mais veloz que nunca - afirmou.
Luana também sabe que todo piloto precisa estar calmo e seguro para ter um bom desempenho nas pistas. Para ajudar Max na hora das corridas, ela acaba 'fingindo' que está tranquila com o risco que ele irá enfrentar. E, pelo que parece, pelo menos na temporada 2010 da Stock Car, ela é uma ótima atriz.
- Tento sempre estar bem para passar tranquilidade para ele, principalmente nos dias de corrida, não quero que nada dê errado. Procuro não deixar transparecer que estou preocupada e tensa. Mas não tem como ser de outra maneira - finalizou.

Primeira instalação construída para 2012 fica pronta: centro de canoagem

Antes e depois dos Jogos de Londres, local será área de lazer e treinamento

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
Centro olímpico de canoagem Londres 2012Centro de canoagem para 2012 (Foto: Getty Images)
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 anunciaram nesta quinta-feira, 18 meses antes do início das Olimpíadas, que ficou pronta a primeira instalação construída exclusivamente para a competição. O Lee Valley White Water Center fica entre as cidades de Waltham Cross e Waltham Abbey, e receberá as provas de canoagem slalom.
Antes e depois dos Jogos, o local será usado como áerea de lazer. Também servirá para treinamento de canoagem e rafting. As obras começaram em julho de 2009, e a abertura ao público está marcada para abril de 2011.
O parque tem duas raias: uma para slalom e outra para rafting. A raia olímpica tem 300m de extensão, com uma inclinação de 5,5m. A de treinamento tem 160m e inclinação de 1,6m. O lago tem 9.000 metros cúbicos e profundidade de 1,8m.
- O Lee Valley White Water Centre é um grande exemplo dos benefícios que os Jogos de Londres-2012 trouxeram à Inglaterra. Essa construção criou oportunidade de negócios e trabalho. Agora é um local de competição e treino para atletas de elite. E as facilidades para o público atrairão mais gente ao esporte e ajudarão a aumentar o legado dos Jogos - disse o ministro do Esporte, Hugh Robertson.
Centro olímpico de canoagem Londres 2012Vista aérea do parque de canoagem para Londres-2012 (Foto: Getty Images)
 

Ex-BBB Fernando comemora inclusão da canoagem nas Paraolimpíadas

Triatlo também passa a fazer parte do programa os Jogos Rio-2016

Por GLOBOESPORTE.COM Guangzhou, China
Canoagem Fernando Fernandes Fernando Fernandes com a medalha do Mundial
(Foto: Divulgação / CBCa)
Canoagem e triatlo ganharam a disputa com outras cinco modalidades e foram incluídas no programa dos Jogos Paraolímpicos Rio-2016. A decisão foi tomada na manhã deste sábado, em reunião na cidade de Guangzhou, na China. Para Fernando Fernandes, ex-participante do Big Brother Brasil que ficou paraplégico em um acidente de carro no ano passado, é um motivo de muita comemoração. Em agosto, ele foi campeão mundial de paracanoagem, título inédito para o país.
- Durante a minha recuperação tive a oportunidade de conhecer outras modalidades. Corri a São Silvestre, tentei o remo, mas foi na canoagem que me encontrei. A canoagem me proporciona uma sensação maravilhosa. Quando entrei pela primeira vez num caiaque e me vi cercado pela natureza e com condições iguais em relação a qualquer pessoa percebi que havia encontrado meu esporte - disse Fernando.
Fernando também foi eleito pela Confederação Panamericana de Canoagem (COPAC) o canoísta destaque de todo o continente americano no ano, recebendo o Troféu Charles Yatman 2010.
Badminton, golfe, futebol em cadeira de rodas elétrica, taekwondo e basquete para pessoas com deficiência intelectual também estavam na briga. Nos Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu, para 2016, rúgbi e golfe.
Os Jogos Paraolímpicos Rio-2016, de 7 a 18 de setembro, terão 22 modalidades: canoagem, triatlo, tiro com arco, atletismo, bocha, ciclismo, hipismo, futebol de 5 para cegos, futebol de 7 para paralisados cerebrais, goalball, judô, halterofilismo, remo, vela, tiro esportivo, natação, tênis de mesa, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, rúgbi em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.
- A entrada da canoagem no programa das Paraolimpíadas Rio 2016 vai nos ajudar a trabalhar essa boa geração de paracanoístas e desenvolver ainda mais a modalidade - disse o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA), João Tomasini Schwertner.
 

Ondas de meio metro provocam o quarto adiamento seguido em Pipeline

Janela de espera vai até o dia 20. Dois brasileiros seguem na briga

Por GLOBOESPORTE.COM Oahu, Havaí
Surfe adiamento em PipelineÚltimo desafio do ano, Pipeline Masters é adiado mais uma vez nesta sexta-feira (Foto: ASP)
Mais um dia de ondas fracas em Pipeline, mais um dia de adiamento, o quarto seguido. Neste domingo, as ondas no pico que recebe a última etapa do Circuito Mundial e da Tríplice Coroa Havaiana tinham apenas meio metro. A competição parou depois da segunda fase e só precisa de mais dois dias para terminar. A janela de espera vai até o dia 20.
O americano Kelly Slater é o campeão da temporada. Em Porto Rico, ele garantiu, por antecipação, o décimo caneco. Ainda aguarda a estreia em Pipeline, assim como o paulista Adriano de Souza, o Mineirinho. O potiguar Jadson André venceu na segunda fase e se juntou a Mineirinho. Já o cearense Heitor Alves, convidado da etapa, passou pela primeira, mas foi eliminado na segunda pelo australiano Joel Parkinson.
Joel é o líder da Tríplice Coroa - composta pelo Pipe Masters e pelos WQSs de Haleiwa e Sunset. O campeonato também decide os 32 surfistas que vão compor o Mundial de 2011. Apenas o lugar do americano Gabe Kling está aberto - o havaiano Dusty Payne precisa vencer na final para tomar a vaga. O Brasil tem garantidos Mineirinho, Jadson André, Heitor Alves, Raoni Monteiro e Alejo Muniz.
Terceira fase do Pipeline Masters:
1. Taj Burrow (AUS) x Matt Wilkinson (AUS)
2. Owen Wright (AUS) x Joel Parkinson (AUS)
3. Bede Durbidge (AUS) x Adam Melling (AUS)
4. Adrian Buchan (AUS) x Fredrick Patacchia (HAV)
5. C. J. Hobgood (EUA) x Jeremy Flores (FRA)
6. Kelly Slater (EUA) x John John Florence (HAV)
7. Adriano de Souza (BRA) x Kieren Perrow (AUS)
8. Damien Hobgood (EUA) x Jadson André (BRA)
9. Jordy Smith (AFS) x David Wassell (HAV)
10. Dane Reynolds (EUA) x Patrick Gudauskas (EUA)
11. Michel Bourez (TAH) x Taylor Knox (EUA)
12: Mick Fanning (AUS) x Dusty Payne (HAV)
 

Ator Marcos Pasquim está inscrito para o Desafio das Estrelas de 2010

Organizadores da prova anunciaram novidade nesta terça, em Florianópolis

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis
Marcos Pasquim Fabio Villa Verde Ricky Tavares kartMarcos Pasquim (à esquerda) vai correr no Desafio
das Estrelas (Foto: Divulgação)
O ator Marcos Pasquim foi convidado e vai estrear no Desafio das Estrelas de kart correndo ao lado dos pilotos profissionais em 2010. Os organizadores da prova, idealizada por Felipe Massa e que será disputada na Arena Sapiens, em Florianópolis, entre 17 e 19 de dezembro, anunciaram a novidade nesta terça-feira. Ele corre de kart há sete anos, mas nunca dividiu a pista com um grupo de pilotos reconhecidos mundialmente, como o próprio Massa, Rubens Barrichello, Bruno Senna, Lucas di Grassi, Jaime Alguersuari, Tony Kanaan, Hélio Castroneves e tantos outros.
- Já participei de campeonatos e até venci alguns, mas agora a história é diferente. Minha expectativa é a de aprender com eles. Por isso, minha estratégia será cercá-los - diz Pasquim.
O artista da TV Globo será também uma das atrações do Paddock das Estrelas, a exemplo dos colegas Fábio Villa Verde, Ricky Tavares, Marcos Breda, Nicola Siri e do cantor Maurício Manieri, além das presenças femininas de Ellen Roche e Adriana Colin. As duas baterias serão disputadas em dois dias. A prova do sábado à noite, marcando a abertura oficial do evento, será precedida por um show de iluminação, com fogos, cenografia e telões de LED.
O público verá a apresentação de motocross estilo livre com o piloto Jorge Negretti. O sábado ainda terá o show da banda de pop rock ABR3, com a participação especial de Maurício Manieri.

Diferenças e semelhanças entre Cielo e Bolt, os mais rápidos do mundo

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, recordistas mundiais da piscina e da pista respondem aos mesmos temas e mostram personalidades distintas

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro
Quando apontam para o alto, as palavras se tornam desnecessárias. As mãos ganham voz e parecem avisar: eles vão "voar". O gesto de Cesar Cielo tem relação com fé, busca de força extra no momento que antecede a prova. O de Usain Bolt, com confiança e procura por relaxamento. Um repete o ritual com semblante fechado e, mesmo que não tenha a intenção, intimida os adversários com os tapas que dá pelo corpo antes de cair na água. O outro parece dar de ombros para quem está na raia ao lado. O sorriso sempre precede um gesto novo, que mexe com os concorrentes e leva ao delírio os estádios. Poucos segundos depois, a festa termina com sua dança símbolo.
Donos de personalidades distintas, um sério e outro brincalhão, brasileiro e jamaicano têm em comum o fato de serem os homens mais rápidos de todos os tempos na piscina e na pista. Há dois anos, fazem parte dos pensamentos diários de seus rivais. E chegar à frente deles passou a valer tanto quanto uma medalha. Com a pressão como companheira, a saída foi encontrar uma forma de conviver da melhor maneira possível com ela. A externa incomoda vez ou outra, quando invade a vida privada e o anonimato volta a ter seu valor. Mas a vontade passa com a mesma velocidade que Cielo e Bolt imprimem quando estão em ação. É a cobrança pessoal que precisa ser controlada.
montagem - cesar cielo e usain boltCielo e Bolt antes de suas provas nos Mundiais do ano passado (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Para quem faz da disputa contra o relógio um exercício diário, é pela manhã, na hora de sair da cama, que os ponteiros parecem andar mais rapidamente. Nesse momento, a vontade é de se deixar bater com a mesma facilidade com que qualquer pessoa poderia vencê-los em outras atividades. Cielo pode ser superado no futebol, terreno em que Bolt se arrisca e não faz feio. Só que entre panelas... O jamaicano não tem dotes culinários nem boa relação com mar e afins, depois de quase ter se afogado num rio na infância. Esses são alguns dos poucos limites que os dois parecem conhecer aos 20 e poucos anos.
Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, os homens mais rápidos do planeta responderam sobre os mesmos temas e puderam fazer uma pergunta para o outro. Cielo direcionou a sua para as brincadeiras que Bolt costuma fazer minutos antes das disputas. Quis saber se ele é assim o tempo inteiro ou apenas nas competições.
- Eu não pratico isso nos treinos. Gosto de ficar relaxado antes de uma corrida. Eu só faço o que vier na minha mente - disse Bolt.
O velocista pretende seguir assim por mais seis anos, tempo suficiente para disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Se o brasileiro também pretende treinar até 2016?
- Vou nadar e espero ser competitivo. Meu foco, no momento, claro que é ser bem rápido nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Mas vou estar com 29 anos nos Jogos do Rio. Acho que para nadar os cinquentinha dá! Bom, tem por aí alguns exemplos de nadadores que foram ao pódio com mais idade do que a que eu terei em 2016. O Gary Hall ganhou aos 28 anos e repetiu aos 32. Acho que vou nadar bem os 50m livre, sim. Te encontro em 2016? - indaga o nadador.
No que depender dos planos de Bolt, confirmados em agosto deste ano, o adeus será mesmo no Brasil.
usain bolt comemora no mundial de atletismoUsain Bolt comemora mais uma vitória no Mundial de Berlim com sua tradicional dança  (Foto: Getty Images)
GLOBOESPORTE.COM: O que você consegue fazer em 9s58 (recorde mundial de Bolt nos 100m rasos) / em 20s91 (recorde mundial de Cielo nos 50m livre)?
Cesar Cielo: É tão pouco... Se for na piscina dá para nadar 25m. Fora dela, nada.                          Usain Bolt: Eu posso correr 200m e provavelmente um pouco mais. Talvez 210, 215m.
Quando você não é rápido?
C.C: Na hora de fazer escolhas. Analiso prós e contras e penso muito. Foi assim com relação ao Mundial de Dubai.
U.B: Para me levantar da cama pela manhã.
O que sabe sobre Usain Bolt / Cesar Cielo?
C.C: Eu gosto dele. Mas acho muita loucura brincar antes da prova. Se fosse do atletismo, eu ia ficar muito p da vida se ele fizesse as brincadeiras do meu lado. Já tinha dado um jeito na natação (risos).
U.B: Que ele é rápido na água e também ganhou o ouro em Pequim.
Em que atividade é facilmente batido?
C.C: No futebol. É uma piada, passo vergonha. Não jogo para não dar chance de ganharem de mim.
U.B: Na cozinha.
Como lida com a pressão? Está preparado para, um dia, perder a condição de número 1?
C.C: A pressão interna é mais forte do que a externa. Dessa última eu consigo me desligar quando a prova está chegando. O que eu quero é mostrar para mim que eu posso fazer. Mas sei que tudo tem que ser dosado. A influência de ser o número 1 sobre mim é buscar mais meus objetivos nos treinos e outros mais audaciosos nas competições.
U.B: A única pressão é a que você coloca em si mesmo. Eu nunca tomo nada como garantido, como certo, e sei que todos os outros atletas estão treinando duro para se tornarem o número 1.
Qual foi a melhor lição ou o melhor conselho que já recebeu?
C.C: Não tem melhor. O mais importante eu mesmo concluí: a busca no esporte é pela perfeição e não pelo ouro. Ele acaba vindo com consistência e dedicação.
U.B: Meu técnico me disse uma vez que você tem que aprender como perder, para então saber como vencer.
cesar cielo chora ao vencer os 50m livres nas olimpíadas em pequimCielo emocionou o Cubo D'Água com o choro após
o ouro  nos 50m livre, em Pequim (Foto: AFP)
Quando não é bom ser Cesar Cielo/ Usain Bolt? Sente falta de ser anônimo de vez em quando?
C.C: Às 6h30m não é nada bom. É a hora que acordo para treinar e de enfrentar uma piscina gelada. Não vou mentir, em 75% das vezes sinto falta do anonimato. É legal o reconhecimento depois que você ganha o ouro numa Olimpíada. Sabia que não ia continuar do mesmo jeito, mas me sinto incomodado quando saio com amigos e as pessoas olham para a mesa para ver se estou bebendo, por exemplo. A gente perde um pouco a privacidade.
U.B: Na maioria das vezes é bom, exceto quando você quer fazer algo sem que ninguém saiba.
Do que tem medo?
C.C: De agulha. Odeio fazer exame de sangue. Também tenho medo de ter uma lesão, por descuido ou exagero de treino, que não me deixe levar a carreira do jeito que levei até agora.
U.B: Eu não tenho medo de muitas coisas.
Tem alguma mania ou superstição?
C.C: Sou supermetódico com as coisas. Gosto de cuidar do meu material de natação. Ninguém encosta nas minhas coisas. Se faltar algo, atrapalha o treino desde o começo. Em competição arrumo a bolsa duas vezes por dia porque não gosto de ter imprevisto. O Andre Agassi (ex-tenista profissional) tinha algo assim de também não deixar ninguém carregar ou tocar na bolsa de raquetes dele.                                                                                                                                            U.B: Não, não sou supersticioso.
Como quer ser lembrado?
C.C: Como um bom atleta, que tentou o estilo de vida de fazer coisas certas. Quando eu olhar para trás quero ver que consegui chegar onde achava que era o limite do meu corpo.
U.B: Gostaria de ser lembrado como uma lenda no esporte - alguém que fez as pessoas gostarem de assistir ao atletismo.


FIA exclui do regulamento o artigo
que proibia as ordens de equipe

Medida passa a valer em 2011. No ano seguinte, televisões terão acesso a todas as conversas de rádio. Conselho também aprova motores ‘ecológicos’

Por GLOBOESPORTE.COM Monte Carlo, Mônaco
Bernie Ecclestone chega para congresso da FIABernie Ecclestone, chefe comercial da F-1, chega
ao congresso da FIA (Foto: AFP)
O Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se reuniu nesta sexta-feira, em Mônaco, e anunciou que excluiu a proibição às ordens de equipe. A regra vale para 2011. Para o ano seguinte, a entidade permitirá que as equipes de televisão tenham acesso a todas as conversas por rádio. Atualmente, apenas alguns trechos são disponibilizados.

- O artigo proibindo as ordens de equipe (39.1) foi apagado. Os times serão alertados que quaisquer ações que possam trazer má reputação ao esporte são abordadas de acordo com artigo 151c do Código Desportivo Internacional - diz a FIA, em comunicado.
O tal artigo foi criado depois do polêmico GP da Áustria, em 2002, quando Rubens Barrichello freou na reta de chegada para ajudar Michael Schumacher, então na Ferrari. Neste ano, uma nova polêmica envolveu a escuderia italiana. No GP da Alemanha, Felipe Massa recebeu ordens para deixar Fernando Alonso o ultrapassar.
A FIA também aprovou, para 2013, a utilização de motores “ecológicos” - quatro cilindros, de 1,6 litros - que aumentam em até 50% a eficiência no consumo de combustível. Para 2011, haverá a volta dos pneus intermediários.

Hispania, equipe de Bruno Senna,
é colocada à venda, diz jornal

Sem investidores, escuderia estaria sem opções para seguir em frente

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
fórmula 1 bruno senna hispania gp da coreia do sul YeongamBruno Senna no GP da Coreia do Sul
(Foto: agência Reuters)
Depois do fracasso nas negociações com a Toyota, a Hispania se vê em uma situação nada favorável, sem patrocinadores, sem casa e sem nenhum carro para 2011, contando apenas com motores Cosworth. A única saída do dono José Ramón Carabante e seus acionistas foi passar a equipe que estreou Bruno Senna na Fórmula 1 à frente, caso haja um comprador. As informações são do jornal espanhol "As".

A Hispania fez uma temporada muito ruim. Além de ter confirmado participação em cima da hora, a equipe não sabia se teria condições de levar seus carros para o Bahrein. Eles foram montados durante o primeiro treino livre, sem nenhum quilômetro em testes. Bruno levou para a equipe dois patrocinadores (a Embratel e o Banco Cruzeiro do Sul), que estavam estampados desde o início. Apesar disso, o piloto ficou fora do GP da Inglaterra, ao ser substituído pelo japonês Sakon Yamamoto, ex-Spyker e Super Aguri, que pagou US$ 5 milhões (aproximadamente R$ 8,8 milhões) pela vaga. Além disso, os carros da Hispania andavam cerca de oito segundos mais lentos que os primeiros colocados

Domenicali comemora o fim da proibição de ordens: 'Hipocrisia inútil'

Chefe da Ferrari diz que F-1 já possuía regras para evitar situações extremas

Por GLOBOESPORTE.COM Bolonha, Itália
Stefano Domenicali Felipe Massa Ferrari f-1 Formula 1Stefano Domenicali diz que proibição de ordens era
uma hipocrisia (Foto: Getty Images)
Chefe da Ferrari, Stefano Domenicali comemorou a mudança no regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) relativa às ordens de equipes. A partir de 2011, a artimanha não será mais proibida. No GP da Alemanha deste ano, a escuderia italiana foi multada porque mandou Felipe Massa deixar Fernando Alonso passar.
- Finalmente temos que dizer adeus a essa hipocrisia inútil. Para nós, a Fórmula 1 é um esporte de equipe e sempre mantivemos esse ponto de vista. Tem que ser tratada assim – disse à “Autosport”.
Apesar de ter apagado o articulo relacionado às ordens de equipe, a FIA disse que ainda pode haver punição aos times que possam trazer má reputação ao esporte. Tais ações passarão a ser julgadas pelo artigo 151c do Código Desportivo Internacional.
- Os regulamentos já incluem pontos que evitam certas situações extremas. A decisão foi muito importante - disse Domenicali.
Para 2011, a FIA permitirá que as equipes de televisão tenham acesso a todas as conversas por rádio. Atualmente, apenas alguns trechos são disponibilizados.

Meninas fazem pedágio e ‘dormem com inimigas’ para jogar rúgbi em SP

Atletas do Recife bancam própria viagem e se hospedam na casa de adversárias para disputa da segunda etapa do Brasileiro da modalidade

Por Julyana Travaglia São Paulo
Um voo do Recife para São Paulo dura, em média, três horas. Mas para as meninas do Recife Rúgbi Club, a saga para conseguir pagar esta viagem começou muito antes. E durou meses. Sem recursos para conseguirem participar da segunda etapa do Brasileiro de Rúgbi Sevens (modalidade com sete atletas em cada equipe e dois tempos de sete minutos), as atletas de Pernambuco não pouparam esforços para bancarem do próprio bolso passagens e alimentação na capital paulista.
Meninas da equipe Recife Rugbi ClubMeninas da equipe Recife Rúgbi Club competem em São Paulo (Foto: Divulgação)
- Fizemos pedágio nos semáforos, mostrando o que era o rúgbi e pedindo ajuda. Também vendemos rifas e adesivos na praia. Como não podemos gastar com hotéis, dormimos na casa de meninas que conhecemos e são nossas adversárias no campeonato. Aí nunca falamos sobre rúgbi para não saberem nossas estratégias – contou Renata Barros de Sá, aos risos com as companheiras de time.
Incluído no programa olímpico dos Jogos Rio 2016, o rúgbi ainda é um esporte amador no Brasil. Cerca de 10 mil pessoas praticam a modalidade no país e 5 mil atletas são federados. Pela dificuldade em arrumar patrocínios, não é raro encontrar um atleta que leva uma vida dupla, dedicando o tempo a um trabalho qualquer e ao rúgbi.
- Eu já fiz futsal e vôlei. Gostei do rúgbi depois de ver meu cunhado jogando e resolvi jogar também. Mas não vivo disso. Sou operadora de telemarketing – disse Gica Souza, outra atleta da equipe pernambucana.
Com os pedágios e rifas, o time do Recife arrecadou R$ 3 mil para a viagem até São Paulo. Além disso, cada atleta paga R$ 20 de mensalidade para ajudar a equipe. Quando retornarem para sua cidade, elas voltarão para o batente. Mas não aquele que tem trombadas ou arremessos de bola de formato oval.
- Vamos ter de trabalhar muito quando voltarmos. Parcelamos a viagem em várias vezes – afirmou Carmen Freire, atleta do Maceió que integrou a equipe pernambucana na disputa.

ila Velha bate Vasco e leva título do Brasileiro de futebol americano

Equipe do Espírito Santo vence a final doTorneio Touchdown por 7 a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
O Vila Velha Tritões não deu chances para o Vasco Patriotas. A equipe do Espírito Santo venceu a partida por 7 a 0 e conquistou o título do Torneio Touchdown de futebol americano, que foi disputado no gramado da Vila Belmiro, em Santos. Entre os jogadores do Vasco estava Airton, participante da sétima edição do BBB, que joga como linebacker no time.
jogadores do Vila Velha comemoram vitória sobre o Vasco no Torneio Touchdown 2010Jogadores do Vila Velha comemoram vitória sobre o Vasco no Torneio Touchdown 2010 (Foto: Ag. Estado)
Na grande final do torneio nacional, prevaleceram as defesas anulando os ataques. Num jogo muito equilibrado, o Vila Velha abriu o placar ainda no segundo quarto, aproveitando uma falha do atacantes adversários, com o linebacker Saulo recuperando a bola oval e correndo 75 jardas (3/4 do campo) até o touchdown.
Na sequência, José garantiu mais um ponto. O Vasco quase chegou ao touchdown nos minutos finais, mas novamente a defesa rival foi mais forte. Pelo time campeão, o grandes destaques foram o quarterback Big Bruno, com jogadas ousadas, e também o wide receiver Danilo.
Na preliminar, em jogo amistoso, o Santos Tsunami atropelou o Osasco Soldiers por 43 a 0.

 


Ginástica de Gala mostra atletas de fantasia e encerra o ano do esporte

Daniele Hypolito, de loba, e Jade Barbosa, de antílope, se apresentam nos aparelhos. Diego, vestido de leão, cumprimenta o público no final do evento


Magia, encantamento e fantasia. A Ginástica de Gala, evento deste domingo que marcou o encerramento da temporada da modalidade no Brasil, reuniu estes e outros ingredientes que fascinaram o público na Arena de Santos, no litoral paulista.
Em vez dos tradicionais uniformes, os atletas estavam vestidos de animais da selva e contaram a história da vida, tendo a natureza como principal foco. Sapos e pássaros, além de outros seres das florestas, trouxeram o lado artístico da ginástica. Nos aparelhos, Daniele Hypolito, com a fantasia de loba, e Jade Barbosa, de antílope, mostraram a parte técnica.
Recuperando-se de uma cirurgia no tornozelo esquerdo, Diego Hypolito foi a grande estrela da apresentação. Com uma fantasia de leão, o ginasta saudou o público já no final do evento, arrancando aplausos de todos os presentes.
 

Platini diz que é possível que a Copa do Qatar comece no mês de janeiro

Presidente da Uefa é a favor da mudança, já que assim o calor não prejudicaria os jogadores durante o Mundial de 2022

Por GLOBOESPORTE.COM Nyon, Suíça
Visita Platini UEFA a Geórgia - Europa League final 2013Presidente da Uefa, Platini gosta da ideia da Copa
do Qatar em janeiro(Foto: Reuters)
O presidente da Uefa, o francês Michel Platini, admitiu nesta sexta-feira a possibilidade de a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, começar  em janeiro, quando será inverno na região. Com a preocupação de que o forte calor possa prejudicar atletas e a qualidade do evento, a proposta começa a ser cogitada, e o dirigente deu seu apoio à iniciativa.
- É verdade que estamos conversando sobre a Copa do Mundo no Golfo em janeiro, que seria mais fácil de se jogar do que em junho. Eu concordo, por que não? É possível - a França antigo internacional foi citado como tendo dito pelos repórteres .
Apesar disso, Platini disse que outras questões precisam ser levadas em conta caso a Copa seja disputada em janeiro. Como a temporada europeia termina por volta de maio, ainda precisaria estudar a paralisação dos torneios no velho continente, por exemplo.
O Qatar foi escolhido na semana passada para sediar a Copa do Mundo de 2022. O país superou a concorrência de Estados Unidos, Austrália, Japão e Coreia do Sul.

Rivaldo diz que confiança o deixou um ano sem salário no Uzbequistão

Apoio do pentacampeão mundial ao trabalho do presidente do Bunyodkor comprometeu temporada do meia no país. Clube também deve a Felipão

Por Mayra Siqueira Mogi Mirim, SP
rivaldo mogi mirim coletivaHoje no Mogi, Rivaldo revela que clube uzbeque lhe deve salários (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Depois de pouco mais de dois anos no Uzbequistão, defendendo o Bunyodkor, Rivaldo anunciou seu retorno ao Brasil via Twitter. Sem explicar os motivos de rescindir com a equipe internacional, o meia pentacampeão brasileiro assumiu integralmente as atividades da presidência do Mogi Mirim, clube do interior paulista, meses antes de revelar que, aos 38 anos, voltaria a disputar o Campeonato Paulista pelo time.
GALERIA DE FOTOS: Rivaldo, craque e cartola do Mogi Mirim
No país asiático, conquistou o bicampeonato nacional e ainda foi porta de entrada para outros brasileiros que chegaram a defender o clube. Enquanto vestiu a camisa do Bunyodkor, ainda reencontrou o técnico da conquista da Copa do Mundo de 2002, Luiz Felipe Scolari. Quatro meses depois do seu retorno ao solo de sua nação, o jogador e cartola revelou o que motivou sua saída daquele país.
Rivaldo, revela que deixou o Bunyodkor do UzbequistãoRivaldo revela no Twitter que deixou o Bunyodkor
(Foto: Reprodução / Twitter)
- Eu tinha contrato lá até 2011, mas era tudo muito difícil. A cultura, as maneiras, os campos, o próprio futebol, que estava ainda iniciando. Levei o Zico para lá e ele mesmo disse que já passou por aquilo, no Japão, em campos de terra e tal. E não quero ver ninguém reclamar dos campos daqui porque, se eu mostrar as fotos dos lugares onde treinei no Uzbequistão, vão ver como era difícil. Mas aconteceram alguns problemas. Muitos falam que o presidente do país deixou o clube sem nada. E eu tinha tanta confiança no presidente do clube que fiquei um ano sem receber, e até hoje o processo está na Fifa para ser resolvido. Não recebi nada. Eles não são culpados, eu acredito que não é coisa do presidente do clube. Confio nele. Mas é complicado, tinha gente sob minha responsabilidade lá, como o Denílson, João Vítor, Felipão, toda a família... - contou Rivaldo.
O atacante Denílson, que nunca atuou em uma equipe profissional no Brasil, mas que se destacou pelo Pohang Steelers, equipe coreana que chegou ao Mundial de Clubes de 2009, foi convidado por Rivaldo para também atuar no Mogi Mirim. Hoje o centroavante integra o elenco para o Paulistão 2011. Já Felipão, atualmente no Palmeiras, também não escapou ileso dos problemas internos do clube uzbeque. Ele deixou o país em maio.

- Felipão recebeu quase tudo. Estão devendo ainda uma pequena parte, mas acho que 85% foi pago - completou.
Rivaldo, no  Bunyodkor do UzbequistãoRivaldo no Bunyodkor, do Uzbequistão (Foto: AFP)
Depois de terem vivido um período no país sob as dificuldades culturais locais, técnico e meia se reencontraram na volta do jogador ao Brasil. Na época, especulou-se que Rivaldo voltaria a jogar pelo Palmeiras, clube que defendeu entre 94 e 96 e onde conquistou um título brasileiro, mas o atleta negou qualquer tipo de conversa com Felipão sobre o assunto.
- Conversei muito com o Felipão por e-mail, mas nunca houve um contato para que eu voltasse ao Palmeiras, nem da parte dele, nem minha. Sempre falávamos do Uzbequistão. Nunca houve convite. Eu fui no jogo contra o Vitória no Pacaembu, mas a imprensa ficou em cima de mim e não consegui nem ir falar com ele no vestiário - lembrou.

Alemão Alexander Studzinski conquista o título de Rei do Mar

Luis Arapiraca, com a segunda posição, é o melhor brasileiro da prova

O alemão Alexander Studzinski não se intimidou. Neste domingo, no Posto 6 da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, deixou os favoritos para trás e conquistou o título de Rei do Mar, prova que mescla maratona aquática com corrida na areia e integra o calendário Verão Espetacular, da TV Globo. No ano passado, ele havia ficado com a terceira colocação. Luis Arapiraca, melhor brasileiro na prova, chegou logo depois de Studzinski. O sul-africano Chad Ro terminou em terceiro, seguido pelo americano Alex Meyer e o também brasileiro, Allan do Carmo.
O australiano Codie Grimsey, que veio ao Brasil para substituir o irmão Trent, vencedor da edição de 2009, largou mal. Apesar de ter a preferência, após ter feito o melhor tempo na prova de classificação, perdeu a posição para o brasileiro Samuel De Bona. Na segunda boia, no entanto, recuperou a frente.
Codie liderou até terceira volta, quando sentiu o cansaço e permitiu a aproximação dos rivais. Os nadadores passaram a revezar a dianteira. Uns tinham melhor desempenho na areia, enquanto outros conseguiam render melhor na água. Na sétima das 10 voltas da prova, Alexander Studzinski assumiu a primeira posição e dali não saiu.

Barros não descarta Thiago Neves, mas diz que ainda não o procurou

'Hoje, a notícia de que estamos atrás dele não procede. Semana que vem isso pode acontecer, mas aí é outra história', diz presidente do patrocinador

Por Guilherme Buarque Rio de Janeiro
Entre o desejo e a concretização, há um longo caminho. Pelo menos, esse é o ponto de vista dos profissionais que cuidam dos interesses de Thiago Neves e do Fluminense. O empresário Leo Rabello e o presidente do patrocinador tricolor, Celso Barros, adotam a cautela na hora de falar sobre uma possível contratação do meia para o próximo ano.
Celso Barros garante que o clube ainda não abriu negociações para o retorno de Thiago Neves. Ele ressaltou ainda que os possíveis reforços do Tricolor para 2011 serão discutidos em uma reunião que a diretoria do Flu terá com o técnico Muricy Ramalho nos próximos dias.
- Hoje, a notícia que o Fluminense está atrás do Thiago Neves não procede. Semana que vem isso pode acontecer, mas aí é outra história. No momento não existe nada em relação a isso. Nós vamos ter uma conversa com o Muricy e discutiremos os reforços. No meu modo de ver, o Fluminense tem um elenco muito bom, precisa de só contratações pontuais - disse Celso Barros, evitando prometer alguma 'bomba' para os próximos dias.
- A grande bomba recente foi a renovação do Conca, que fica por mais cinco anos - completou, em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.
Já Leo Rabello confirmou que Thiago quer muito voltar ao Brasil. Porém, ele prevê que os clubes precisam ter uma boa uma conversa com o Al Hilal, da Arábia Saudita, para liberar o jogador.
- O Thiago tem sim interesse em voltar ao Brasil. Mas a multa rescisória é muito alta, na casa dos 50 milhões de euros (cerca de R$ 113.230.000). Neste caso, os clubes têm que sentar com o Al Hilal e abrir negociação para conseguir um empréstimo.
Leo Rabello admite que seu telefone tem sido bastante acionado. O Flamengo seria outro time na briga para ter Thiago Neves. Mas ele não revela quais os clubes que já demonstraram querer contar com o futebol do meia.
- Fui procurado por alguns clubes, porém não posso dizer quais. Mas o Thiago quer voltar sim e essa possibilidade existe para janeiro - encerrou.

Teto de estádio se parte, e NFL adia partida entre Vikings e Giants

Metrodome, em Minnesota, não resiste a tempestade de neve

Por GLOBOESPORTE.COM Minneapolis, EUA
telhado do Metrodome destruído pela neve
O teto do estádio Metrodome, casa do Minnesota Vikings, não resistiu aos 43 centímetros de neve levados por uma tempestade e partiu na madrugada deste domingo. O incidente fez a NFL adiar a partida entre o time da casa e o New York Giants para a noite de segunda-feira (foto: AP).
Clique aqui e assista ao vídeo do rompimento do teto no blog Overtime!
Como os reparos no Metrodome não seriam feitos a tempo de receber o jogo, os times de Minnesota e Nova York se enfrentarão em Detroit.
A estrutura que cobre o Metrodome é inflável, feita de fibra de vidro revestida com teflon, e sustentada por 20 ventiladores, cada um com potência de 90 cavalos. É a quarta vez que um incidente deste tipo acontece no estádio, construído há 29 anos.