quinta-feira, 21 de junho de 2012

Regras, rivalidade e aposta: futevôlei vira febre nos treinos do Vasco

Comandada por Felipe, atividade com rede feita de atadura diverte jogadores diariamente em São Januário

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
52 comentários
Criado no Rio de Janeiro na década de 1960, o futevôlei tem como cenário a areia, a praia, o sol e o calor. Mas no Vasco houve uma espécie de reinvenção dessa prática. Mesmo com chuva, no frio e sobre o gramado, os jogadores fizeram do esporte uma verdadeira mania antes dos treinamentos da equipe, em São Januário.
Cerca de 30 minutos antes de o técnico Cristóvão Borges dar início à atividade já estão formados pelo menos dois trios formados para a série de disputas. Os jogadores demarcam os limites do campo com cinco passos. Em seguida, pegam duas hastes usadas em treinos físicos e fincam no gramado. A rede é feita do material das ataduras colocadas nos pés dos atletas. Dois jogadores que estão fora da disputa são encarregados de segurá-la, atuando também como árbitros durante as disputas, cada uma de seis pontos.
Futevôlei do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Jogadores do Vasco disputam partida de futevôlei ante de um treino. Fellipe Bastos (à esquerda) e Fabrício (à direita) sustentam a rede e atuam como árbitros (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Até mesmo aqueles que não costumam jogar se aglomeram em volta do campo para assistir às partidas. Felipe é o comandante da disputa. Adepto convicto do futevôlei das praias, o meia de 34 anos orienta e implica com os companheiros. Mas desconversa quando perguntado se é o dono da brincadeira.
- Eu sou mais experiente e jogo futevôlei há mais tempo. Então organizo. Mas isso começou como um aquecimento dos goleiros e virou febre aqui no Vasco. A rapaziada que sobe para o campo mais cedo gosta de jogar e usa como um aquecimento - disse Felipe.
Felipe no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Felipe joga futevôlei: 'dono' da brincadeira
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Apesar de ser recheado de gargalhadas, o futevôlei do Vasco tem muita rivalidade e algumas parcerias firmadas. Felipe, por exemplo, tem Fellipe Bastos, Allan, Romulo e Diego Souza como alguns de seus parceiros mais frequentes. Mas seus principais adversários estão bem claros.
- Eu não tenho um time fixo porque meu passe é valorizado. Mas a minha rivalidade é com Jonathan, Wiliam Barbio e Max - brincou.
Por causa da intensa disputa, algumas novas regras foram impostas. Para evitar ombradas ou cabeçadas, passou a ser proibido tocar na fita que serve como rede. Para o trio vencedor do dia, o prêmio é ter o café da manhã servido pelo time derrotado.
Rodolfo no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Rodolfo e Abuda fazem disputa acirrada em partida de futevôlei no Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)

Roberto Dinamite lidera comitiva em viagem à Europa para fechar parceria

Presidente e outros dirigentes do Vasco foram para Itália e Suíça em busca de um patrocinador para substituir a Eletrobras

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
42 comentários
Na última segunda-feira, Roberto Dinamite viajou para a Europa. Ao seu lado foram alguns vice-presidentes – entre eles financeiro e jurídico – e todos têm um objetivo: buscar uma grande parceria internacional para o Vasco, que poderá ser decisivo no equilibrio das finanças do clube.
A comitiva vai passar por Itália e Suíça. A previsão de volta é no mínimo esta sexta-feira e no máximo domingo. A expectativa é de que Roberto Dinamite e os demais dirigentes retornem ao Brasil com o acordo firmado, apresentando uma novidade que pode dar fim ao clima de incerteza a cada mês em relação ao pagamento dos salários.
Em São Januário, fala-se que essa parceria europeia chegaria para substituir a Eletrobras, atual patrocinador master, que tem contrato até o ano que vem, com uma cota de R$ 16 milhões anuais. Mas além de serem enviadas semestralmente, as parcelas precisam de liberação judicial para chegarem aos cofres do clube, o que prejudica o fluxo de caixa e causa problemas na quitação dos salários dos funcionários.
As boas notícias devem se estender à próxima semana. O Vasco está perto de acertar mais um patrocinador para a sua camisa. O espaço seria nos números do uniforme, e o principal candidato, nesse caso, é uma empresa de telefonia.

Alecsandro nega jejum, mas encara responsabilidade de voltar aos gols

Sem marcar há duas partidas, atacante se diz tranquilo quanto às cobranças e afirmar que marcar em casa tem gosto especial

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
35 comentários
Alecsandro no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Alecsandro em treino desta quinta: pela volta aos
gols (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
Apesar de ter passado em branco nas duas últimas rodadas, Alecsandro segue como artilheiro do Campeonato Brasileiro, com quatro gols – ao lado de Herrera, do Botafogo, e Vagner Love, do Flamengo. Neste sábado, o centroavante do Vasco terá a chance de retomar o caminho da rede no jogo contra o Cruzeiro, em São Januário. Embora tenha a consciência de que sua marca nas cinco primeiras partidas é positiva, ele se diz tranquilo quanto a eventuais cobranças.
- Já li algumas coisas sobre o meu jejum. Não acho que ficar dois jogos sem marcar seja jejum, mas tudo bem. Visto a camisa 9 e sou cobrado para fazer gols. Tem que ser assim - disse.
Alecsandro é o artilheiro do Vasco na temporada, com 19 gols em 31 jogos oficiais, média de 0,61. O atacante terminou 2011 com 13 gols em 39 partidas pelo Vasco, o que significa uma média de 0,33.
Depois de marcar quatro gols nas três primeiras partidas do Vasco no Brasileirão, Alecsandro não conseguiu manter o ritmo nos dois jogos seguintes, disputados fora de casa – contra Bahia e Palmeiras. Por isso, voltar a São Januário é visto pelo atacante como uma motivação a mais no objetivo de construir uma nova sequência e manter-se firme na briga pela artilharia da competição.
- A artilharia é importante, mas desde que venha com vitórias e títulos. Se a equipe vencer, mas eu não marcar, estarei feliz do mesmo jeito. Fazer um gol é casa se torna melhor por poder comemorar junto da torcida. Mas gol é gol aqui e em qualquer lugar - destacou.

Cristóvão diz que Vasco precisa 'urgente' de reforço para lateral direita

Técnico quer substituto para o titular Fagner. Max é considerado inexperiente

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
26 comentários
Cristóvão Borges no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Cristóvão Borges quer mais opções para direita
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Depois da ida de Allan para o Udinese, da Itália, o técnico Cristóvão Borges espera que a diretoria do Vasco contrate mais um jogador para a lateral direita. Fagner é o titular e não tem substituto. Max, das divisões de base, poderia ser uma opção, mas ainda é considerado inexperiente.
O clube tenta também não perder Fagner, cujo contrato termina no fim do ano. Como faltam seis meses para o fim do vínculo, ele pode assinar com outra equipe. A diretoria busca ainda um atleta para o meio de campo e outro para o ataque.
- Urgente é um lateral-direito, só temos o Fagner. Temos o Max, mas precisamos de outro mais maduro. Não podemos colocar muita responsabilidade nele. O Allan era versátil, foi uma grande perda - disse o técnico à Rádio Globo.
Na lateral esquerda, Cristóvão tem utilizado Felipe. Mas o treinador disse que prepara um esquema para que o jogador, de 34 anos, não tenha que se desgastar demais na marcação.
- Felipe é uma readaptação. Não é para ele ser o lateral. Estamos treinando para que ele ajude a equipe na criação das jogadas.
O Vasco, líder do Brasileiro com 13 pontos, enfrenta o Cruzeiro neste sábado, às 18h30m (de Brasília), em São Januário.

Vasco acerta a renovação de Juninho Pernambucano até 31 de dezembro

Novo contrato do Reizinho será nos mesmos moldes do atual, e assinatura está prevista para o início da próxima semana, segundo o seu procurador

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
66 comentários
Juninho Pernambucano comemora gol do Vasco contra o Náutico (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Juninho comemora gol: novo contrato pelo Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Uma conversa por telefone neste quinta-feira entre o diretor de futebol do Vasco, Daniel Freitas, e o empresário José Fuentes selou a renovação de Juninho Pernambucano com o clube. Foi firmado um acordo entre as partes, e a assinatura do vínculo, válido até 31 de dezembro, acontecerá até, no máximo, o início da próxima semana.
Juninho continuará a receber o pagamento por jogos disputados e gols marcados, mantendo o modelo do contrato firmado no fim do ano passado e que termina em 4 de julho. O anúncio do acordo será feito pelo Vasco em data ainda a ser marcada, de acordo com o trâmite da formalização do novo vínculo.
Empresário de Juninho, José Fuentes tem viagem marcada para a Europa nesta segunda-feira. Por isso, afirma que a formalização do acordo será feita até este domingo. Ainda em São Paulo, o representante do meio-campo de 37 anos deu a renovação como acertada.
- Já existe um acordo, falta apenas passar para o papel. Neste sábado vou ao Rio de Janeiro para receber o documento formal do Vasco e conversar pessoalmente com o Juninho. Ele vai assinar no máximo até o início da semana que vem - disse José Fuentes.
O diretor de futebol Daniel Freitas foi mais cauteloso ao comentar o acerto, mas admitiu que a renovação está muito próxima de ser anunciada.
- Conversei com o representante do Juninho e deixamos tudo acertado. Não posso revelar valores, mas o contrato será nos mesmos moldes do atual. Existiam alguns números divergentes e que hoje se aproximaram. Não está 100% fechado, mas nos próximos dias haverá novidades - afirmou Daniel Freitas.
Após dez anos de ausência, quando atuou por Lyon, da França, e Al-Gharafa, do Qatar, Juninho voltou ao Vasco em junho de 2011. Desde então, disputou 51 partidas e marcou 15 gols, sendo que cinco em cobrança de falta. No Campeonato Brasileiro de 2012, marcou três gols em quatro jogos. Entretanto, deve ser desfalque neste sábado, contra o Cruzeiro, por conta de uma gripe.

Herói, Danilo celebra vaga com bagunça em casa: 'Papai gol'

Autor do gol da classificação contra o Santos, armador tenta dormir após o jogo, mas não escapa da marcação dos filhos Lucas, Mateus e Davi

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
61 comentários
A euforia dos corintianos nas ruas contrastou nesta quinta-feira com a tranquilidade de um dos destaques da inédita classificação para as finais da Taça Libertadores. Danilo, autor do gol do empate contra o Santos, no Pacaembu, curtiu mais um dia de herói longe da badalação e da felicidade que tomou conta dos alvinegros. Mesmo avesso ao estrelato, o armador não escapou de uma "festa" feita em casa pelos três filhos fanáticos por futebol.
O meio-campista é pai de um trio da pesada: Lucas (dez anos), Mateus (seis) e Davi (dois). Como chegou do jogo somente na madrugada, Danilo tentou tirar toda a manhã para dormir e recuperar a energia perdida no gramado, mas não conseguiu fugir da empolgação da criançada.
– Foi complicado para dormir. Saí do doping quase 2h e fui dormir bem tarde. Quando era umas 10h, o Davi me acordou falando "papai gol", querendo assistir ao gol várias vezes. Fiquei em casa com a família, todo mundo alegre e comemorando a classificação.
Foi muito bom, mas já passou. A euforia tem de ficar com o torcedor. Nós não ganhamos nada"
Danilo
Com um jogador de futebol em casa, os garotos tentam seguir os passos do pai e já sonham com a carreira de profissional. Lucas, o mais velho, já mostrou habilidade em alguns treinos do Corinthians. O problema acontece apenas quando eles começam a exibir o talento em meio aos objetos de decoração
– Acho que tem umas 50 bolas em casa. Eles ficam jogando e quebram todas as coisas (risos).
Danilo garante que não se estressa com a bagunça. Dentro de campo, ele comprova toda a tranquilidade. Mesmo em jogos nervosos, o armador nunca perde a paciência, fator que vem sendo decisivo para o Corinthians seguir em alta na Taça Libertadores. Em seis partidas em casa, ele fez quatro gols.
– Isso é de natureza, a família da minha mãe é assim. Eu sempre fui assim e não tenho motivo para mudar. Sempre lidei com as situações da mesma forma, sejam boas ou ruins.
Danilo, Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Danilo, em entrevista coletiva no CT do Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)
A calma faz a euforia passar longe do meio-campista, ainda mais agora que o Timão está pela primeira vez em uma decisão da Libertadores.
– Foi muito bom, mas já passou. A euforia tem de ficar com o torcedor. Nós não ganhamos nada.
Clique e assista a vídeos do Corinthians

Humilde e decisivo: CR7 divide prêmio de craque do jogo com companheiros

Segundo camisa 7, Portugal foi absoluto diante da República Tcheca e mereceu a vaga nas semifinais

Por Marcos Felipe Direto de Varsóvia
35 comentários
Decisivo outra vez na Eurocopa, Cristiano Ronaldo foi escolhido pela Uefa o craque da vitória de Portugal por 1 a 0 sobre a República Tcheca, nesta quinta-feira, no estádio Nacional de Varsóvia. Autor do gol do triunfo, o camisa 7 recebeu o prêmio das mãos de Suker, ex-jogador da Croácia e artilheiro da Copa de 1998.
Confira a página especial da Eurocopa
Sorridente, CR7 agradeceu a honraria mas, num discurso humilde, dividiu os méritos da vitória com os companheiros.
- Esse é um troféu para a equipe, que jogou muito bem e mereceu essa vaga nas semifinais - disse Cristiano Ronaldo, que após o jogo fez questão de agradecer os companheiros através de mensagem publicada no Facebook.
- Obrigado equipe, obrigado Portugal.
Segundo ele, Portugal foi absoluto na partida e não poderia ter saído de Varsóvia sem a vitória.
Cristiano Ronaldo e Suker, PRÊMIO CRAQUE DO JOGO, Euro (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Cristiano Ronaldo recebe prêmio das mãos de Suker (meio) (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)
- Controlamos o jogo durante os 90 minutos, criamos muitas oportunidades e colocamos duas bolas na trave. Os tchecos quase não nos ameaçaram.
Suker elogiou o desempenho do camisa 7 lusitano.
- Era um goleador e gosto de jogadores que fazem gols como ele. Ele criou muitas chances e mostrou muita habilidade.
O craque do Real Madrid, por sinal, é o único atleta em atividade a ter conseguido fazer gols nas três últimas edições da Eurocopa (2004, 2008 e 2012) e nas duas últimas Copas do Mundo (2006 e 2010).

Boca se impõe em Santiago, elimina La U e encara o Corinthians na final

Time argentino domina partida na capital chilena, fica no 0 a 0 e alcança sua décima decisão da Libertadores, igualando recorde do Peñarol (URU)

Por GLOBOESPORTE.COM Santiago, Chile
93 comentários
A tradição prevaleceu novamente. Pela décima vez em sua história, igualando a marca recorde do Peñarol (URU), o Boca Juniors (ARG) está na decisão da Taça Libertadores da América e será adversário do Corinthians, que debutará na final da competição. Depois de vencer por 2 a 0 em Buenos Aires, o clube argentino visitou o Universidad de Chile (CHI), nesta quinta-feira, no Estádio Nacional de Santiago, e segurou o empate por 0 a 0, resultado suficiente para a vaga.

Os dois jogos diante do Timão serão disputados nas próximas quartas-feiras. No dia 27, os clubes se enfrentam em La Bombonera, na Argentina. No dia 4 de julho, o Boca vem a São Paulo encarar o Corinthians no Pacaembu.

A necessidade de inverter a desvantagem de, no mínimo, dois gols fez com que a Universidad de Chile entrasse para o confronto bem distante da sua tranquilidade habitual. Característica marcante do time chileno, o toque de bola mal foi visto na etapa inicial. Isso pesou para o rendimento da equipe treinada por Jorge Sampaoli, com desempenho muito aquém do que vinha apresentando desde a temporada passada, quando foi campeão da Copa Sul-Americana.
Numa estratégia inteligente, a calejada equipe do Boca Juniors bloqueou bem as jogadas pelas laterais e explorou os contra-ataques, principalmente com os precisos lançamentos de Riquelme. Soberano em campo, o camisa 10 distribuia passes na medida para os atacantes Mouche e Santiago Silva, que revezavam na incrível tarefa de perder gols. Em um desses toques de classe, Riquelme iniciou a jogada e apareceu para concluir. Porém, o craque foi barrado pela linda defesa de Herrera, que espalmou antes de a bola explodir no travessão.
Resignada com o domínio argentino, a La U só conseguiu assustar nos 45 minutos iniciais da maneira em que menos se esperava: a jogada aérea. Em um lance isolado, Rodríguez lançou pelo alto e Junior Fernandes subiu mais do que Schiavi para obrigar Orion a uma espetacular intervenção.
Riquelme e José Rojas, Universidad de Chile x Boca Juniors (Foto: Agência AFP)Riquelme ditou o ritmo do Boca Juniors, outra vez finalista da Libertadores (Foto: Agência AFP)
Mudança de postura chilena

Para o tempo complementar, Sampaoli voltou com Ubilla na vaga de Castro. No entanto, a principal mudança do Universidad de Chile foi sua postura. Mais ligada, La U buscou o gol desde o início. Logo no segundo minuto, Marino teve boa chance frente a frente com o arqueiro adversário, mas finalizou sem força. Instantes depois, Díaz acertou o travessão em cobrança de falta.

Enquanto isso, o Boca Juniors mantinha os contra-ataques como forma de atuar. Entretanto, numa clara falta de pontaria, Mouche desperdiçava uma chance atrás da outra. Assim sendo, a partida tornou-se um legítimo "toma lá, dá cá". Substituindo a técnica pela raça, a equipe chilena voltou a assustar em chute de longe de Díaz. Orión segurou as pontas outra vez.

Na reta final do duelo, a pressão chilena se transformou em afobação. Nem mesmo as duas alterações restantes surtiram efeito. Com esse panorama favorável, o Boca fazia bom uso da experiência de seus principais jogadores e deixava o tempo passar, com sabedoria.

Os chilenos ainda voltaram a acertar a trave com Ruidiáz, em mais uma evidência de que a noite era auriazul. O Boca comprovou a sua fama de time de chegada e fez por merecer o lugar na grande final. Será um excelente desafio para o Corinthians, que também tem uma equipe equilibrada e vencedora, mas que ainda segue atrás da afirmação continental.

Nos passos do Independiente
Com a classificação para a decisão e seis conquistas, o Boca Juniors está a um caneco de igualar o Independiente, também da Argentina. O Universidad de Chile viu ruir o sonho de repetir o feito do rival Colo Colo, que em 1991 faturou a principal competição sul-americana pela única vez na história do futebol chileno. O Corinthians, por sua vez, garante um representante brasileiro na decisão pela oitava vez seguida, fato inédito.
Com Valdivia decisivo, Palmeiras elimina o Grêmio e vai à final
Após duas semanas sem jogar, Mago começa no banco, entra, chama a 'responsa', empata o jogo e coloca o Verdão na decisão contra o Coritiba
 
 
A CRÔNICA
por Diego Ribeiro
105 comentários
Bem ao estilo da histórica rivalidade entre Palmeiras e Grêmio, o Verdão conseguiu superar o Tricolor gaúcho e, com um empate por 1 a 1 na noite desta quinta-feira, em Barueri, se garantiu na decisão da Copa do Brasil. Com ampla vantagem na disputa devido ao bom resultado conquistado em Porto Alegre - vitória por 2 a 0 - o time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari suportou a pressão dos visitantes, que abriram o marcador com Fernando, no segundo tempo.
Apesar do bom volume de jogo gremista, o Palmeiras se manteve vivo na competição com um belo gol de Valdivia. Na comemoração, o camisa 10, que recentemente viveu drama pessoal após ser vítima de um seqüestro-relâmpago em São Paulo, comemorou bastante, tirou a camisa e correu para abraçar Felipão no banco de reservas.
Depois do empate, o Tricolor gaúcho perdeu a cabeça e também o lateral-direito Edilson e o meia Rondinelly, expulsos. Após confusão, o zagueiro Henrique também recebeu o cartão vermelho e será desfalque na primeira decisão.
Pelo Campeonato Brasileiro, as duas equipes voltam a campo no próximo domingo. Pela sexta rodada, o Palmeiras faz o clássico paulista contra o Corinthians, no Pacaembu, às 16h. No mesmo horário, o Grêmio recebe o Flamengo, no estádio Olímpico.
Palmeiras x Grêmio (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)João Victor corta cruzamento e afasta perigo da área do Verdão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Chuva, divididas e nervosismo em Barueri
O trânsito que atrapalhou a vida do paulistano no início da noite desta quinta-feira prejudicou a chegada da torcida à Arena Barueri. A carga total de ingressos estava esgotada desde segunda-feira, mas, no começo do jogo, havia muitos espaços nas arquibancadas. Quem se atrasou não entendeu quando não viu Marcos Assunção entre os titulares – vetado nos vestiários por causa de dores no joelho – e perdeu também momentos de tensão no início do duelo.
Bem ao clima das marcantes decisões da década de 1990 envolvendo Palmeiras, Grêmio, Luiz Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo, a partida começou com os ânimos exaltados. Logo aos cinco minutos, o argentino Hernán Barcos ficou no gramado reclamando de dores nas costas, depois de jogada com dois defensores do Tricolor gaúcho. Revoltado com a postura do palmeirense, Werley foi tirar satisfação e acabou iniciando confusão. Depois de alguns empurrões entre o zagueiro gremista e Daniel Carvalho, e muita discussão, o árbitro Ricardo Marques Ribeiro mostrou cartão amarelo para ambos.
Palmeiras x Grêmio, Kleber (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Kleber reencontrou a torcida do Verdão em Barueri
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Quatro minutos mais tarde, após dividida entre Artur e Pará, na direita do ataque alviverde, os dois atletas se encararam e trocaram xingamentos. Enquanto isso, nas arquibancadas, comemoração mais animada a cada falta recebida por Kleber ou a cada desarme com sucesso da marcação alviverde.
Com a bola rolando, o Palmeiras, mesmo jogando com a vantagem de poder perder por até um gol de diferença, se mostrou mais perigoso nos primeiros minutos e teve duas boas chances de abrir o marcador.
Logo aos dois minutos, Mazinho fez boa jogada individual pela direita e cruzou na medida para Daniel Carvalho, que de carrinho não conseguiu completar para o gol. Aos 17, a melhor chance do primeiro tempo. Maurício Ramos apareceu nas costas da defesa tricolor e completou de cabeça ótimo cruzamento de João Victor, obrigando Victor a fazer ótima defesa com os pés.
O Grêmio só acordou depois dos 27 minutos, quando Souza assustou Bruno com um chute de longa distância. Aos 34, Pará recebeu na esquerda e achou Marco Antônio livre, na entrada da grande área. O meia bateu de primeira, rasteiro, para difícil defesa de Bruno.
Com o Palmeiras acuado e sem conseguir fazer a bola parar no campo de ataque, o Tricolor gaúcho cresceu na partida e pressionou nos minutos finais. Na melhor chance, Kleber aproveitou bobeira de Maurício Ramos, dominou na grande área, mas acabou travado por Artur na momento do arremate.
Palmeiras x Grêmio, Marcelo Moreno (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com) Marcelo Moreno tenta passar pela marcação palmeirense (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Valdivia sai do banco para definir classificação alviverde
Precisando de gols para levar, pelo menos, a decisão para a cobrança de pênaltis, o Grêmio manteve o espírito do fim da primeira etapa e voltou para o segundo tempo tentando pressionar o Verdão. Com o meia Rondinelly no lugar do volante Souza, Luxemburgo apostou no volume de jogo de seu meio-campo para encurralar o Palmeiras em sua defesa.
O único problema foi a chuva, que voltou a cair em Barueri, fato que prejudicou o gramado e o toque de bola das duas equipes. Com pouco espaço por baixo, o Tricolor gaúcho passou apostar nas jogadas aéreas, principalmente depois da entrada de André Lima no lugar de Marco Antônio.
Com pouco futebol, a solução encontrada pelas duas equipes foi apostar na vontade. Enquanto o Grêmio tentava pelo alto, o Verdão se posicionou com eficiência na defesa e passou a explorar os contra-ataques e o nervosismo do adversário. Para tentar diminuir a pressão dos visitantes, e tentar fazer a bola sair do campo de defesa, o técnico Luiz Felipe Scolari apostou na entrada do chileno Valdivia no lugar de Daniel Carvalho.
A aposta de Vanderlei Luxemburgo deu certo aos 21 minutos. Edilson cobrou falta da esquerda com perigo, Bruno bateu roupa e soltou nos pés de Fernando, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede e aumentar ainda mais tensão da partida: 1 a 0 para o Grêmio.
Com o Tricolor gaúcho cada vez mais se lançando ao ataque, o torcedor do Palmeiras só conseguiu respirar aliviado aos 28 minutos. Valdivia puxou contra-ataque pela esquerda, deu bom drible no marcador e passou para Juninho. O lateral do Verdão devolveu para o chileno, que dentro da grande área tocou de primeira, com categoria, sem dar chance para Victor.
Valdivia, Palmeiras (Foto: Rahel Patrasso / Agência Estado)Valdivia celebra o gol de empate (Foto: Rahel Patrasso / Agência Estado)
Nervoso, o Grêmio perdeu a cabeça e a classificação aos 34 minutos. Hernán Barcos puxou ótimo contra-ataque e só foi parado por Rondinelly, que deu um carrinho por trás no palmeirense e acabou expulso pelo árbitro. Na sequência do lance, Edilson deu um soco no rosto do zagueiro Henrique e também recebeu o cartão vermelho. Depois de seis minutos de paralisação, e muita conversa entre o trio de arbitragem, Ricardo Marques Ribeiro resolveu também dar cartão vermelho para o palmeirense antes de reiniciar a partida.
Logo na primeira jogada, Valdivia cobrou falta com categoria e acertou a trave. Mas, com ótima vantagem e um a mais em campo, a vaga ficou mesmo com o Palmeiras. Sem saber qual será futuro– o Mago vai discutir se continua no clube depois das finais da Copa do Brasil –, o camisa 10 do Verdão devolveu a alegria ao torcedor alviverde e recolocou o clube na decisão de um campeonato nacional após 12 anos de espera.
Sem Grêmio ou São Paulo na disputa, o título da competição já está nas mãos do Verdão. Resta agora saber se o vencedor será o paulista ou o paranaense.

Werdum revela possibilidade de ter Cigano x Velasquez em Porto Alegre

Gaúcho diz que lutaria no mesmo evento e que pode ter chance de disputar o cinturão se vencer seus dois próximos duelos

Por Adriano Albuquerque, Amanda Kestelman e Marcelo Russio Belo Horizonte
17 comentários
Fabrício Werdum belo horizonte ufc mma (Foto: Adriano Albuquerque/Globoesporte.com)Fabrício Werdum na coletiva desta quinta-feira
(Foto: Adriano Albuquerque/Globoesporte.com)
Único dos campeões brasileiros do UFC que ainda não se apresentou no Brasil em um evento da organização americana, Junior Cigano pode enfim lutar em solo tupiniquim ainda em 2012. A informação de bastidores foi revelada por outro peso-pesado do UFC, Fabrício Werdum, durante entrevista ao SPORTV.COM nesta quinta-feira, pouco após a coletiva doUFC 147.
- Estão dizendo por aí, embora ninguém tenha me confirmou nada, que vai ter Cigano x Velasquez em Porto Alegre, e que eu faria mais uma luta (depois de enfrentar o Russow) e, se vencer essas duas, teria uma chance de disputar o cinturão - disse Werdum, que também faria parte do card no Rio Grande do Sul.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Ainda segundo Werdum, o evento seria realizado na nova Arena do Grêmio, que tem previsão para conclusão das obras para novembro.
O UFC ainda não confirmou que o próximo adversário de Junior Cigano será Cain Velasquez. O brasileiro derrotou o americano em novembro do ano passado para se tornar o dono do cinturão dos pesados. Depois desse combate, ambos ganharam mais uma luta no UFC e podem se encontrar de novo na disputa do título.
Durante a coltiva desta quinta, o que foi confirmado pelo Ultimate é a realização de mais um evento no Rio de Janeiro, em outubro, e a realização de um outro no Brasil no fim do ano

Sharapova mostra estilo, e Venus
vai loira para festa Pré-Wimbledon

Melhores tenistas do circuito mundial desfilam modelitos em Londres

Por SporTV.com Londres
Comente agora
Maria Sharapova mostrou mais uma vez todo seu bom gosto e compareceu bela como sempre na festa pré-Wimbledon realizada nesta quinta-feira, em Londres. A chave principal do terceiro Grand Slam da temporada vai começar na segunda-feira (fotos: AP).
Maria Sharapova na festa de Wimbledon tênis (Foto: Getty Images)
O evento também contou com as presenças das irmãs Serena e Venus Williams. Venus, à esquerda na foto abaixo, tingiu o cabelo de loiro para o evento (fotos: AP).
Venus e Serena Williams na festa de Wimbledon tênis (Foto: Getty Images)
Outra beldade das quadras que deu o ar da graça na festa pré-Wimbledon foi a sérvia Ana Ivanovic, ex-número 1 do mundo. A jovem de 24 anos, atual número 14 do ranking mundial, segue sonhando com o retorno ao top 10 e seu segundo título de Grand Slam (fotos: Getty Images).
Ana Ivanovic na festa de Wimbledon tênis (Foto: Getty Images)
A atual campeã de Wimbledon, Petra Kvitova, ousou com um vestido vermelho. A ex-número 1 Caroline Wozniacki também experimentou algo diferente e vestiu um modelito preto com maga comprida em apenas um dos braços (fotos: Getty Images) .
Petra Kivitova e Wozniacki na festa de Wimbledon tênis (Foto: Getty Images)

Diante do presidente russo, Fedor vence Rizzo e dá adeus ao MMA

Ex-campeão do Pride nocauteia lutador brasileiro em 1m23s e
depois, em entrevista coletiva, anuncia a aposentadoria

Por SporTV.com São Petersburgo, Rússia
62 comentários
Fedor Emelianenko vence Pedro Rizzo por nocaute (Foto: Reprodução/Youtube)Fedor Emelianenko vence Pedro Rizzo
por nocaute (Foto: Reprodução/Youtube)
Fedor Emelianenko precisou de apenas 1m23s para vencer Pedro Rizzo por nocaute nesta quinta-feira, em São Petersburgo. Ambos foram a atração principal do evento da M-1 Global, que teve personalidades russas na plateia, como o presidente Vladimir Putin e o ex-campeão mundial de boxe Nikolai Valuev. Entretanto, a notícia mais importante da noite ficou para a entrevista coletiva após o combate. O ex-campeão peso-pesado do Pride, considerado o melhor da categoria em todos os tempos, anunciou sua aposentadoria.
- Eu acho que chegou a hora. Estou me aposentando do MMA. Ainda tenho o Campeonato Mundial de sambô. Minha família é a razão de eu não lutar novamente. Minhas filhas estão crescendo sem seu pai, então é o momento certo para sair. Não há nenhuma oferta "fantástica" que poderia tentar me tirar da aposentadoria - disse Fedor, que ainda ressaltou não estar "obcecado" por uma revanche contra Fabricio Werdum (primeiro lutador a derrotá-lo).
Fedor começou a luta caminhando para frente, já para encerrar o combate logo no início. Pedro Rizzo tentou manter a distância, mas não conseguiu deixar o russo longe por muito tempo. O ex-campeão aproveitou que o brasileiro se aproximou das cordas para encurralá-lo e acertar um cruzado de direita. Rizzo acusou o golpe e caiu. Fedor aplicou mais golpes no ground and pound até conseguir o nocaute.
Thiago Tavares, Patricio Pitbulll, Renee Forte e outros lutadores se juntam no lobby do Ouro Minas (Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)Lutadores se juntam em lobby de hotel para assistir
à luta (Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)
No Brasil, o mundo do MMA também se mobilizou para assistir à luta. Thiago Tavares, Patricio Pitbulll, Renée Forte e outros lutadores se juntaram no lobby do Ouro Minas, hotel que concentra os participantes do UFC 147, para assistir ao combate.
Carreira de sucesso
Fedor Emelianenko, atualmente com 35 anos, é considerado por boa parte da mídia especializada e dos fãs o maior peso-pesado da história do MMA e também rivaliza com Anderson Silva sobre qual é o melhor entre todos os pesos. O russo fez, ao todo, 39 combates no MMA, com 34 vitórias, quatro derrotas e um "no contest" (luta sem resultado).
No currículo, títulos no Pride e no Rings e muitas vitórias sobre lutadores que já foram campeões no UFC, como Rodrigo Minotauro (duas vezes), Mark Coleman (duas vezes), Tim Sylvia, Andrei Arlovski e Kevin Randleman. Também bateu outros grandes nomes das artes marciais, como Mirko Crocop, Mark Hunt, Semmy Schilt e Ricardo Arona.
Aos fãs de MMA, entretanto, faltou a Fedor Emelianenko uma passagem pelo UFC. Desde que o grupo que gerencia o Ultimate comprou o Pride, ele e seus empresários jamais chegaram a um acordo para lutar no atual maior evento de MMA do mundo.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Dois novos campeões
O evento desta quinta-feira também teve duas disputas de cinturão do M-1 Global. E os dois campeões que lutaram na noite foram desbancados de seus postos. No peso-leve, Musa Khamanaev encaixou uma chave de calcanhar em Daniel Weichel e venceu por finalização no primeiro round. Já no peso-pesado, Kenny Garner levou a melhor sobre Guram Gugenishvili e foi decretado vencedor por nocaute técnico após três rounds.
Confira os resultados:
Peso-pesado:Fedor Emelianenko venceu Pedro Rizzo por nocaute no round 1
Peso-pesado: Kenny Garner venceu Guram Gugenishvili por nocaute técnico no round 3
Peso-leve: Musa Khamanaev venceu Daniel Weichel por finalização no round 1
Peso-pesado: Jeff Monson venceu Denis Komkin por finalização no round 1
Peso-leve: Marat Gafurov venceu Mairbek Taisumov por decisão dividida dos jurados
Peso-leve: Mikhail Malyutin venceu Renat Gasanov por nocaute técnico no round 1
Peso-médio: Ramazan Emeev venceu Alberta Duraeva por nocaute técnico no round 1
Peso-meio-médio: Vugar Bakhshiev venceu Jerome Bouisson por finalização no round 1
Peso-galo: Pavel Vitruk venceu Radoslaw Piechnik por decisão dos jurados
Peso-médio: Akhmed Sultanov venceu Denis Goltsov por finalização no round 1
Peso-médio: Abdulmazhid Magomedov venceu Davreka Isakova por nocaute técnico no round 1

Adversários de longa data, Rony Jason e Pepey trocam alfinetadas

Finalistas da categoria peso-pena do The Ultimate Fighter Brasil prometem uma batalha intensa no decisivo duelo do UFC 147, em Belo Horizonte

Por Adriano Albuquerque e Amanda Kestelman Belo Horizonte
36 comentários
Rony Jason e Godofredo Pepey se enfrentam neste sábado, pela final dos pesos-pena do TUF Brasil. No entanto, os dois rivais do UFC 147 já estiveram frente a frente em 2009, quando Pepey levou a melhor em um torneio de jiu-jítsu, em Fortaleza. Com uma rivalidade ainda mais acentuada após a convivência na casa do reality show, o clima para a decisão é de guerra. Depois de garantir que só deixa o octógono vitorioso ou ''morto'', Jason mandou mais um recado para o oponente, afirmando que o duelo deste fim de semana será completamente diferente do primeiro encontro entre os dois.
FINAL TUF Coletiva Jason e Pepey (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)Rony Jason e Pepey se encaram antes da final (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)
- Jiu-jítsu de pano é uma coisa. Valendo soco é completamente diferente. Ele ganhou de mim em 2009, mas agora vamos experimentar jiu-jítsu com ''porrada'' para ver o que vai dar. Esse é o meu TUF. Ninguém vai tomar isso de mim. Só saio vitorioso ou morto e não quero minha mãe arrumando meu velório - disse Jason, com bom humor.
O discurso de Pepey não foi muito diferente. Sem falsa modéstia, ele afirmou que tem um jogo de chão melhor do que seu oponente, entretanto, está pronto para trocar muitos socos com o adversário se for necessário.
- Se for para rolar jiu-jítsu, estou pronto. Mas acho que ele vai fugir do chão, já que ali eu sou muito melhor do que ele. Mesmo assim, eu não vou fugir da trocação. A música que tocar eu vou dançar. Vai ser uma grande luta, uma boa batalha - disse Pepey, empolgado.
pepey jason tuf (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Os dois posam para foto ainda na casa do TUF (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
O duelo entre Pepey e Jason em 2009 ainda causa polêmica. O primeiro diz que venceu por 8 a 0, enquanto o segundo afirma que a diferença foi menor. Sobre isso, Godofredo Pepey fez pouco caso, pensando apenas no futuro.
- A gente se enfrentou em uma copa de jiu-jítsu. Eu ganhei dele por uma vantagem de 8 a 0. Ele fica dizendo que foi 2 a 0, mas tem vídeo que prova que eu estou falando a verdade. Mas isso não importa, vamos pensar no agora. Eu não costumo entregar nada fácil e nem dar nada de presente para ninguém - completou.
O UFC 147 será realizado no Mineirinho. A luta principal será entre o peso-médio Wanderlei Silva e o americano Rich Franklin, ex-campeão da categoria. Pela final do reality show "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões", Cezar Mutante e Serginho Moraes duelam pelos pesos-médios, enquanto Rony Jason encara Godofredo Pepey pelos penas.
A TV Globo e o canal Combate transmitem o UFC 147. O SPORTV.COM fará o acompanhamento em Tempo Real do evento na íntegra.

Em coletiva do UFC 147, dirigente promete novo TUF no Brasil em 2013

Marshall Zelaznik vê país em 'patamar elevado' no MMA. Rio sediará evento em outubro, e entidade abre processo para selecionar ring girls brasileiras

Por SporTV.com Belo Horizonte
40 comentários
O UFC já tem previsão para uma nova edição do The Ultimate Fight Brasil - Em busca de Campeões. Após a bem-sucedida primeira temporada, que teve Vitor Belfort e Wanderlei Silva como treinadores e terá as finais peso-pena e peso-médio neste sábado, no UFC 147, em Belo Horizonte, a organização planeja começar a selecionar os lutadores para a segunda edição já no fim deste ano. A ideia é começar as gravações em janeiro de 2013.
- A gente espera ter uma outra temporada aqui. Não temos categoria de peso ou os treinadores definidos ainda, mas vamos começar a filmar provavelmente em janeiro, para estar no ar em março - disse o diretor de desenvolvimento internacional do Ultimate, Marshall Zelaznik.
VEJA A GALERIA DE FOTOS DA ENTREVISTA COLETIVA DO UFC 147
Encarada Wanderlei Silva e Rich Franklin na coletiva de imprensa do UFC (Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)Encarada de Wanderlei Silva e Rich Franklin antes do UFC 147 (Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)
Sem Dana White e com os lutadores pouco inspirados na troca de provocações, a estrela da tarde na entrevista coletiva do UFC 147, em Belo Horizonte, foi mesmo o dirigente. Ele afirmou também que o Rio de Janeiro vai receber mais um evento em outubro deste ano, ainda sem data e local definidos. Disse também que o Ultimate já iniciou um processo para selecionar ring girls brasileiras. Marshall prometeu que o país vai sediar mais lutas de grande porte no futuro próximo.
- Os ícones do UFC daqui já colocaram o país em um patamar elevado. Nós vamos ver muitas disputas de cinturão por aqui. Podem esperar - disse Marshall.
 marshal belo horizonte ufc mma (Foto: Adriano Albuquerque/Globoesporte.com) Marshall Zelaznik deu boas notícias para o Brasil
(Foto: Adriano Albuquerque / Globoesporte.com)
Entre os atletas, as perguntas ficaram mais concentradas na luta principal do UFC 147, entre Wanderlei Silva e Rich Franklin. Os dois comentaram a respeito do grande número de lesões que vem prejudicando os cards do Ultimate - Vitor Belfort, por exemplo, saiu do evento de Belo Horizonte após se contundir na mão.
Home Combate: leia mais notícias
e saiba tudo sobre o mundo do MMA

- O treino é muito duro, a gente vai ao extremo. Para lutar nesse nível, o atleta é muito cobrado. O MMA é um dos esportes mais difíceis. O atleta tem que ser rápido, ter gás, perder peso. A gente se desgata, e acidentes acontecem. Quando eu treino e vejo que vou me machucar, eu paro. O atleta tem que se conhecer e tentar evitar as lesões - disse Wanderlei.
Franklin disse que falta uniformidade nos programas de treinamento.
- Um dos grandes problemas do esporte é que não temos consistência nos camps. O que faço no meu camp é diferente do que o Wanderlei faz no dele. O UFC não tem controle do treino de cada um. Cada lutador é responsável por isso e tem que ser maduro. Mas acidentes acontecem - completou Franklin.
O "Cachorro Louco" afirmou ainda que não teve problemas em aceitar que a luta fosse no peso combinado de 86kg, a pedido de Rich Franklin, escalado para substituir o lesionado Vitor Belfort e teve o tempo de preparação reduzido, uma vez que lutaria somente em 7 de julho, contra o vietnamita Cung Le, no UFC 148.
- Esses dois últimos quilos são os piores de perder. Estou na dieta há três meses, perdi quase 15kg. Agora faltam 4kg, mas se fosse lutar até 84kg seriam 6kg para perder. Para mim foi bom isso - disse, chamando a atenção dos jornalistas ao ouvir um toque de celular durante a coletiva. - Olha o telefone aí, vamos colocar no silencioso!
Fabrício Werdum wanderlei silva  belo horizonte ufc mma (Foto: Adriano Albuquerque/Globoesporte.com)Fabricio Werdum e Wanderlei sorriem durante a coletiva (Foto: Adriano Albuquerque/Globoesporte.com)
Já Fabricio Werdum, que enfrenta o americano Mike Russow também no card principal, voltou a deixar clara sua vontade de enfrentar o campeão Junior Cigano, para quem já perdeu por nocaute em 2008, e "cavou" uma vaga de técnico do TUF:
- Todo mundo sabe que meu objetivo é lutar pelo cinturão contra o Cigano. Essa luta (contra Russow) é mais uma, no mesmo evento de Cigano x Velásquez... Se o UFC permitir, seria bem legal fazer uma casa (do TUF) comigo e o Cigano (como treinadores). Seria interessante.
Rony Jason coletiva de imprensa do UFC (Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)Rony Jason não levou a máscara tradicional
(Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)
Entre os finalistas do TUF Brasil, Rony Jason chamou a atenção ao cometer uma gafe. O lutador confundiu Rich Franklin com Forrest Griffin ao dizer que se sentia honrado em poder lutar no mesmo evento do primeiro campeão do TUF.
Clique aqui e assista a vídeos de lutas
O UFC 147 será realizado no Mineirinho. A luta principal será entre o peso-médio Wanderlei Silva e o americano Rich Franklin, ex-campeão da categoria. Pela final do reality show "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões", Cezar Mutante e Serginho Moraes duelam pelos pesos-médios, enquanto Rony Jason encara Godofredo Pepey pelos penas.
A TV Globo e o canal Combate transmitem o UFC 147. O SPORTV.COM fará o acompanhamento em Tempo Real do evento na íntegra.
CARD PRINCIPAL
Wanderlei Silva x Rich Franklin
Cezar Mutante x Serginho Moraes
Godofredo Pepey x Rony Jason
Fabricio Werdum x Mike Russow
Yuri Marajó x Hacran Dias
CARD PRELIMINAR
Gasparzinho Medeiros x Rodrigo Damm
Delson Pé de Chumbo x Francisco Massaranduba
John Macapá x Hugo Wolverine
Thiago Bodão x Leonardo Macarrão
Marcos Vina x Wagner Galeto
Felipe Sertanejo x Miltinho Vieira

Fernando Alonso: ‘Massa não é ruim, mesmo que de fora possa parecer’

Piloto da Ferrari admite ter voz ativa na escolha do companheiro de equipe

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha
37 comentários
Forte nas pistas e também fora delas. Este é Fernando Alonso. Dono de personalidade imponente, o bicampeão mundial é conhecido pela influência que exerce nas escuderias que defende. E na entrevista coletiva desta quinta-feira, em Valência, palco GP da Europa no fim de semana, o "Príncipe das Astúrias" admitiu que seu reinado na Ferrari vai além do cockpit. O espanhol reconheceu que tem voz ativa na escolha dos companheiros de equipe e defendeu o brasileiro Felipe Massa de forma peculiar:
- Tenho muito respeito por Felipe. Acho que o momento é desafiador, de fora é difícil avaliar, é um desafio que ele me deu nos últimos três anos. Ele não é ruim, mesmo que de fora possa parecer - afirmou Alonso.
Alonso e Massa no paddock da China (Foto: AFP)Fernando Alonso e Felipe Massa no paddock do GP da China, o terceiro da temporada (Foto: AFP)
Sobre a influência na escolha dos pilotos da Ferrari, ele não se esquivou da resposta e disse que tem, sim, voz ativa na decisão
- No passado, não. Agora, na Ferrari, sim. Estou na Itália toda semana e, algumas vezes, vejo o presidente (Luca di Montezemolo), vejo Stefano (Domenicali, chefe da equipe) e nós conversamos sobre o desenvolvimento do carro, falamos sobre futuro na Fórmula 1, sobre clientes donos de carros antigos e sobre companheiros de equipe também. É uma conversa aberta, mas no fim, a decisão é deles - contou o vice-líder do Mundial 2012.
Com o poder de influência, a opinião de Alonso pode ser vital na permanência ou saída de Felipe Massa após a atual temporada. Com contrato válido apenas até o fim do ano, o brasileiro esteve com o lugar fortemente ameaçado após o mau início de 2012, mas tem se recuperado nas últimas corridas.
fernando alonso ferrari gp da europa (Foto: Agência Getty Images)Alonso na coletiva em Valência (Foto: Getty Images)
- Ele está ganhando boa confiança agora com as últimas mudanças no carro. Ele está tendo total apoio de todos dentro da Ferrari e agora estamos convencidos de que, na segunda metade da temporada, nós dois estaremos no pelotão da frente. Estou extremamente feliz com Felipe. Mas qualquer companheiro de equipe que vier no futuro será bem-vindo, será parte do time e parte da Ferrari e buscaremos trabalhar como fazemos com ele hoje.
Sobre a possibilidade de parceria com Vettel, não descartada pelo chefe da equipe Domenciali, Alonso brincou:
- Rumores, acredito, com a Ferrari é sempre a mesma coisa: quando venci o campeonato de 2005 com a Renault, fui ligado à Ferrari imediatamente e cheguei aqui em 2010. Então, se Sebastian está sendo ligado agora, talvez daqui cheguei daqui a cinco anos – disse aos risos.
O espanhol se prepara para mais uma corrida em seu país, desta vez válida como GP da Europa, que será disputada de 22 a 24 de junho. A prova nas ruas de Valência terá transmissão ao vivo dos treinos livres pelo SporTV e do treino classificatório (sábado, 9h, horário de Brasília) e da corrida (domingo, 9h) pela TV Globo e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.
horários GP da Europa Fórmula 1 f1 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

Acertado com Udinese, Maicosuel espera envio da proposta ao Bota

Empresário do meia voltará da Itália com contrato de quatro anos na mão. Negócio de R$ 13 milhões deve ser oficializado até a próxima segunda

Por André Casado Rio de Janeiro
30 comentários
Maicosuel na coletiva do Botafogo  (Foto: Satiro Sodré / Agif)Com quase tudo certo, Maicosuel se despede
até o início da semana (Foto: Satiro Sodré / Agif)
De malas prontas para deixar o Botafogo pela segunda vez, Maicosuel está apenas à espera do envio formal da oferta do Udinese. Seu empresário, o ex-jogador Lê, vai voltar da Itália com um contrato de quatro temporadas debaixo do braço, após reunião com os italianos. Agora, ao que tudo indica, basta a assinatura da diretoria alvinegra e posterior troca de documentos para que o negócio, que gira em torno de R$ 13 milhões (5 milhões de euros), se concretize.
Até então, o clube europeu apenas sinalizara com a intenção de contar com o meia, mas os valores agradaram e a conversa evoluiu logo. Até a última terça, ainda existia a possibilidade de o Glorioso fazer uma contraproposta, o que não acontecerá. Os cariocas são donos de 80% dos direitos econômicos e desembolsaram R$ 9 milhões ao Hoffenheim, em 2010, para repatriá-lo. Os alemães mantiveram uma parcela do jogador, de 26 anos recém-completados. A forma de pagamento desta transferência também é algo que permanece em discussão.
De lá para cá, Maicosuel sofreu algumas lesões (a do joelho o tirou de ação por oito meses, ainda em 2010) e não conseguiu repetir as atuações de sua primeira passagem, no primeiro semestre do ano anterior, que o alçaram à condição de ídolo. Agora, está prestes a defender uma equipe que disputará a próxima Liga dos Campões. Os volantes Allan, do Vasco, e Willians, do Flamengo, também foram contratados pelo clube de Udine.
Como prova de que ainda não deu adeus ao clube, o meia vem participando dos treinos normalmente. Nesta quinta-feira, foi até titular em uma atividade tática, já que Fellype Gabriel foi poupado. Entretanto, seu aproveitamento na partida de domingo, contra a Ponte Preta, no Engenhão, mesmo no banco de reservas, ainda é uma incógnita.
O caso de Herrera, em contrapartida, está um passo à frente. O argentino foi poupado das atividades com bola, sequer entrará em campo e deverá até viajar para os Emirados Árabes antes de anunciar sua transferência. Diferentemente do companheiro, que perdeu a vaga para Vitor Júnior, ele vinha sendo titular, no lugar de Loco Abreu, insatisfeito com a falta de espaço.

Messi não retruca as críticas de Cristiano Ronaldo: 'Nada a dizer'

Na Colômbia para amistoso beneficente, craque do Barça evita comentar palavras do português, que citara a eliminação argentina na Copa América

Por GLOBOESPORTE.COM Bogotá
4 comentários
Messi, Pelada (Foto: Agência Reuters)Messi está na Colômbia, onde vai disputar partida
beneficente nesta quinta (Foto: Agência Reuters)
Melhor jogador do mundo, Lionel Messi está na Colômbia para um amistoso beneficente nesta quinta-feira. Mas na última semana foi alvo das palavras de Cristiano Ronaldo, que - provocado pela torcida - lembrou do fracasso de Messi com a Argentina na última Copa América. Perguntado se teria uma resposta ao Gajo, o atacante do Barcelona preferiu não polemizar e ignorou o assunto.
- Não tenho nada a dizer - disse o argentino, na apresentação do amistoso desta quinta-feira.
O argentino foi abordado também sobre uma suposta transferência para o Real Madrid caso recebesse uma proposta algum dia. Messi, porém, negou categoricamente, dizendo que - inclusive - pensa em encerrar a carreira no clube catalão.
- Não penso no Real Madrid. O Barcelona é minha casa, e eu adoraria ficar aqui toda a minha carreira.
Por fim, Messi elogiou também a efetivação do ex-auxiliar de Guardiola, Tito Vilanova.
- Estamos muito felizes que o Tito tenha substituído Guardiola. É uma pessoa que conhecemos bem e que trabalha da mesma maneira como o Guardiola fazia. Obviamente, a saída de Pep nos machucou porque não esperávamos, mas Tito não vai mudar muito a forma de trabalho - concluiu o craque do Barça.

Sport anuncia contratação de Cicinho, ex-Real Madrid e Seleção

Jogador irá defender o Leão na Série A do Campeonato Brasileiro. Clube ainda tem mais três reforços para anunciar

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
34 comentários
A diretoria do Sport anunciou a contratação do lateral Cicinho, que teve passagens pelo São Paulo, Roma-ITA, Real Madrid-ESP e Seleção. O jogador, que já se encontra no Recife, chega para cumprir a promessa do presidente do clube, Gustavo Dubeux, de que contrataria um atleta que deveria ser 'recepcionado pela torcida no aeroporto'. O contrato de Cicinho, que estava no Villareal-ESP, será de um ano e ele será apresentado oficialmente nesta sexta-feira à tarde.

- O Cicinho tem um currículo espetacular e é um jogador que está com muita vontade de jogar e de mostrar seu futebol. Foi uma negociação tranquila, que já vinha ocorrendo há alguns dias. Ele chega a pedido de Mancini e até antes do jogo nós iremos anunciar outro reforço - informou Gustavo Dubeux, referindo-se à partida contra o Internacional neste domingo, às 18h30m, na Ilha do Retiro.

No currículo, Cicinho tem o Campeonato Paulista (2005), Copa Libertadores da América (2005) Mundial de Clubes da FIFA (2005) - todos pelo São Paulo; Copa das Confederações (2005) - pela Seleção; Campeonato Espanhol (2006-07) - pelo Real Madrid e Copa da Itália (2007-08) - pelo Roma.

O novo lateral do Sport começou no futebol no Botafogo-SP em 1999. Ele também passou pelo Atlético-MG e Botafogo, mas foi no São Paulo que ganhou destaque a ponto de merecer ser convocado para defender a Seleção. Na Copa de 2006, quando o Brasil foi desclassificado pela França nas quartas-de-final, ele foi o reserva de Cafu e teve a oportunidade de atuar na partida da eliminação e na primeira fase, contra o Japão.
Cicinho Villareal (Foto: Reuters)Cicinho é o jogador de 'ser recepcionado em aeroporto' que o presidente do Sport prometeu (Foto: Reuters)

Alex não se incomoda com seis horas de sono: 'estamos na final'

Meia do Corinthians só conseguiu dormir muito tempo depois do término do jogo com o Santos

Por Gustavo Serbonchini São Paulo
37 comentários
O jogo do Corinthians nesta quarta-feira acabou por volta da meia-noite, mas Alex só conseguiu pegar no sono nada menos do que seis horas depois. O motivo? A adrenalina e a emoção da classificação à inédita disputa da final da Taça Libertadores da América pelo Timão. Mesmo assim, o atacante não se importou em ter dormido por apenas seis horas.
E não é para menos, este grupo do Corinthians conseguiu se classificar para a tão sonhada decisão. Está é a vez que o Alvinegro chegou mais longe na Libertadores. Em 2000 o time acabou eliminado na semifinal diante do arquirrival Palmeiras.
– Fui dormir às 6h da manhã, mas não tem problema. O que importa é o resultado que nós conquistamos. Independentemente do que acontecer, já entramos para a história. Não tem problema dormir pouco, cheio de dor no corpo. Valeu a pena – disse o meia.
Alex Corinthians Libertadores (Foto: Gustavo Serbonchinni / GLOBOESPORTE.COM)Alex: 'Não tem problema dormir pouco. Valeu a
pena' (Foto: Gustavo Serbonchini)
Alex tem experiência quando o assunto é Libertadores. Em 2006 ele fez parte do time do Internacional campeão continental. E o clube vivia situação semelhante a do Corinthians. Com mais de 100 anos de história, o Colorado ainda não havia conquistado a competição.
– Estava conversando com um amigo que foi ao Pacaembu com que voltei para casa. É um sentimento de orgulho muito grande, pensamento de dever cumprido na semifinal. Não me importa ter dormido só às 6h. Não dava para dormir mais cedo. Foi uma emoção muito grande.
Nesta quinta-feira, dia seguinte ao empate em 1 a 1 diante do Santos e que rendeu a classificação ao Corinthians, Alex e os titulares farão um trabalho regenerativo no CT Joaquim Grava. Pelo raciocínio de Tite nas últimas partidas, ele não deverá usar os principais jogadores no Brasileiro. O Timão já pediu à CBF o adiamento das partidas.
Pela Libertadores, o Corinthians espera o vencedor do confronto entre Boca Juniors e Universidad de Chile. Os argentinos venceram a primeira partida por 2 a 0 e podem perder por um gol de diferença que ainda passam para a decisão.

Juvenal promete reforçar a defesa tricolor e sonha com Lúcio

Dirigente vai esperar a abertura da janela europeia de transferências para buscar zagueiros. Nome do pentacampeão está na pauta

Por Marcelo Prado São Paulo
78 comentários
Lúcio Inter de Milão (Foto: Getty Images)Lúcio está na mira do Tricolor, mas custa muito caro
(Foto: Getty Images)
Apesar de ainda acreditar no sucesso do time que foi montado para 2012, o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, reconheceu que o time tem carências. Por isso, revela que trará reforços para a sequência do Campeonato Brasileiro e para a Copa Sul-Americana. A intenção é fechar o ano com algum título, já que o time decepcionou no Paulistão e na Copa do Brasil. O dirigente reconheceu que o principal problema da equipe está na defesa e revelou o seu sonho: contratar Lúcio, pentacampeão pela Seleção, na Copa de 2002, e que já chegou a um acordo para deixar o Internazionale de Milão.
No entanto, Juvenal afirma que só haverá acordo caso o defensor aceite se adequar à realidade salarial do Tricolor.
- Virão reforços. Nessa janela europeia vamos procurar avançar aqui e acolá. Falta algo para o elenco, precisamos reforçar a zaga, pois sempre tivemos defesas fortes. O Lúcio quer ganhar muito. É o segundo salário no Internazionale e isso dificulta bastante. O que ele ganha lá é proibitivo, não fazemos o que faz o Fluminense, que paga R$ 650 mil por mês - disse.
Dos oito reforços contratados para a atual temporada, quatro foram para a parte defensiva: os zagueiros Paulo Miranda e Edson Silva, e os laterais Douglas e Cortez. Apesar das contratações, Juvenal reconheceu que a zaga está devendo rendimento.
Paulo Miranda é titular com Emerson Leão e voltará a atuar no próximo sábado, contra a Portuguesa, pelo Campeonato Brasileiro. Ele não jogou contra o Coritiba, na última quarta, pela Copa do Brasil, porque estava suspenso. O jogador, no entanto, não tem a confiança da diretoria e muito menos do torcedor tricolor, que o vaiou muito após a derrota para o Santos, na semifinal do Campeonato Paulista. Já Edson Silva, que veio do Figueirense, não cometeu nenhuma grande falha, porém seu estilo rebatedor também não tem muitos defensores no Morumbi.
Além de um zagueiro, a diretoria também analisa o mercado para buscar um volante e um atacante.

Paróquia leiloa imagem de barro
de CR7 para construção de igreja

Lance inicial é de R$ 258. Mas se alguém pagar R$ 1.288, fica com a peça

Por GLOBOESPORTE.COM e agência de notícias Óbidos, Portugal
Comente agora
A paróquia de Gaeiras, situada na cidade portuguesa de Óbidos, começou nesta quinta-feira a leiloar uma pequena imagem de barro do atacante Cristiano Ronaldo para financiar a construção de uma nova igreja. A pequena peça tem cerca de 30 cm de altura, pesa aproximadamente 1kg e foi autografada pelo astro, que em maio ficou concentrado com o restante da seleção portuguesa na cidade, que fica a 80 km de Lisboa.
escultura de Cristiano Ronaldo boneco  (Foto: EFE)Escultura de Cristiano Ronaldo vai servir para construção de igreja em Óbidos (Foto: EFE)
O lance inicial para a peça é € 100,00 (aproximadamente R$ 258,00). Porém, se alguém pagar € 500 (R$ 1.288) já fica automaticamente com a imagem, que está sendo leiloada em um site português especializado.

Promessa cumprida


qui, 21/06/12
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
A modelo polonesa Natalia Siwiec, que virou musa da Eurocopa por exibir um decote à la Larissa Riquelme nas arquibancadas, foi ao estádio de Varsóvia nesta quinta-feira com a camisa de Portugal torcer por Cristiano Ronaldo na semifinal contra a República Tcheca.
Ao GLOBOESPORTE.COM, a beldade revelou que é fã do craque lusitano e que irá torcer pelo galã do Real Madrid já que a Polônia está eliminada. Só faltou o decote…