quinta-feira, 21 de julho de 2011

Preparador diz que Juninho e Felipe podem ser poupados de partidas

Rodrigo Poletto afirma que, pela idade dos dois, será necessários evitar alguns confrontos para não haver problemas de lesões

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Felipe Juninho desembarque Vasco São Paulo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Felipe e Juninho podem ser preservados de alguns
jogos  (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
O técnico Ricardo Gomes tem chances de perder Juninho Pernambucano ou Felipe em algumas partidas do Campeonato Brasileiro. Segundo o preparador físico do Vasco, Rodrigo Poletto, será necessário poupar os jogadores de alguns confrontos, que geralmente são muito próximos, para evitar futuras lesões. O clube já faz um trabalho especial para avaliar a condições dos dois após cada jogo.
- São atletas que têm uma ótima condição física, mas pela idade elevada temos que priorizar alguns jogos para evitar qualquer tipo de lesão, porque os confrontos são muito próximos. Fazemos uma avaliação no dia seguinte (dos jogos) para ver o tempo de recuperação que cada atleta precisa. Estamos trabalhando com a fisiologia, a fisioterapia e a comissão técnica para ver o que é melhor para termos esses jogadores sempre à disposição e para que não haja nenhum prejuízo para eles - disse à Rádio Brasil.

Juninho Pernambucano treinou normalmente na tarde desta quinta-feira e deve enfrentar o Atlético-MG, às 16h, do próximo domingo, em Ipatinga. Suspenso, Felipe está fora.

Em busca da primeira vitória em casa, Vettel nega pressão: 'Não sinto isso'

Piloto alemão afirma que correr em seu país dará um incentivo extra na corrida

Por GLOBOESPORTE.COM Nurburgring, Alemanha
Vettel RBR gp da alemanha nurburgring (Foto: Agência Reuters)Vettel dá uma volta no circuito alemão (Reuters)
Nada de pressão ou expectativa extra. Sebastian Vettel está tranquilo. Líder do campeonato, o piloto da RBR se diz pronto para o GP da Alemanha, neste fim de semana, no circuito de Nürburgring. Em busca de sua primeira vitória em casa, o alemão diz que correr em seu país pode até ajudar.
Veja galeria de fotos de Vettel na Alemanha
- Para alguns, pode criar alguma pressão extra ou elevar as expectativas, mas eu realmente não sinto isso. Na verdade, isso pode dar um incentivo extra, talvez eu possa conseguir um centésimo de segundo aqui e ali, o que pode ser decisivo na pista.
Líder do campeonato, Vettel tem 80 pontos de vantagem sobre o vice-líder, o companheiro de equipe Mark Webber. O alemão, no entanto, reconheceu a evolução da Ferrari nas últimas corridas, principalmente no GP da Inglaterra.
- Eu acho que a Ferrari deu um grande passo à frente nas últimas corridas. Em Silverstone, eles tiveram o mesmo ritmo (que a RBR), se não mais rápidos. Precisamos ser realistas. É importante entender e aceitar isso.
Vettel também elogiou o circuito de Nürburgring. Para o alemão, é uma das pistas mais modernas da categoria.
- Neste ano voltamos a Nürburgring. Para mim, é um dos melhores e mais modernos circuitos.

Fluminense apresenta três reforços com 'espírito do Rio da Prata'

Presidente do clube, Peter Siemsen lembra a dificuldade para contratar Rafael Sobis, Martinuccio e Manuel Lanzini, novos reforços do Tricolor

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Em uma tacada só o Fluminense apresentou três jogadores. Depois de correr contra o tempo para finalizar as transferências dos meias argentinos Manuel Lanzini (ex-River Plate) e Alejandro Martinuccio (ex-Peñarol), e do atacante Rafael Sobis (ex-Inter), a diretoria tricolor apresentou os novos jogadores no dia do 109º aniversário do clube. Contratados no último dia da janela de transferências internacionais (quarta-feira), Martinuccio já teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e é o únicos dos três que já tem condições legais para estrear. - Todos sabem da dificuldade que tivemos para contratar esses jogadores que se completam e trazem para o clube o espírito do Sul do Brasil, da Argentina, do Rio da Prata. Isso se aproxima muito ao espírito guerreiro do Fluminense - disse o presidente do clube, Peter Siemsen.
rafael sobis fluminense lanzini Martinuccio (Foto: Caio Amy/Photocamera)Lanzini, Rafael Sobis e Martinuccio são apresentados no Fluminense (Foto: Caio Amy/Photocamera)
'Conca é Conca e Martinuccio é Martinuccio'
Destaque na campanha do vice-campeonato do Peñarol-URU na Taça Libertadores, Martinuccio, de 23 anos, chegou a acertar um pré-contrato com o Palmeiras. Os paulistas prometem lutar na Fifa para receber os R$ 50 milhões de multa que entendem ser de direito. O Fluminense, por sua vez, acredita que o pré-contrato apresenta irregularidades e não tem validade. Por isso, não oferecerá dinheiro ao Palmeiras. O Flu adquiriu 50% (cerca de R$ 1,3 milhão) dos direitos econômicos junto ao Peñarol e acertou um compromisso de quatro anos com o meia, novo camisa 25.
- Se estou aqui é por algo. Quero ficar aqui e fazer a equipe se tornar campeã.
Mas o argentino, também conhecido como “El Negro”, faz questão de deixar claro que não chega para substituir o ídolo da torcida Darío Conca:
- Agradeço aos diretores do Fluminense pela força que fizeram para contar comigo. Espero repetir as atuações da Libertadores e cumprir a expectativa de todos. Tomara que dê tudo certo. Conca foi um grande jogador, a torcida vai sempre se lembrar por ter sido campeão, mas Darío é Darío e Martinuccio é Martinuccio.
Sem jogar desde a final da Libertadores, no dia 22 de junho, quando perdeu o título para o Santos, Martinuccio ainda não estreará no domingo, contra o Palmeiras, apesar de estar regularizado no BID. O jogador acredita que precisará de uma semana para se recondicionar fisicamente. E também nesta semana ele será liberado para acompanhar o nascimento do seu primeiro filho.
Contra a desconfiança
rafael sobis fluminense fred (Foto: Ralff Santos/Fluminense F.C.)Rafael Sobis cumprimenta seu novo companheiro
de clube: Fred (Foto: Ralff Santos/Fluminense F.C.)
Desejo do técnico Abel Braga, Rafael Sobis, de 26 anos, revelado pelo Internacional, pertence ao Al Jazira, dos Emirados Árabes, e foi emprestado ao Fluminense por uma temporada. A contratação foi um pedido treinador, com quem o atacante conquistou a Libertadores de 2006 pelo Colorado. Apesar do histórico de lesões, o novo camisa 23 foi aprovado nos exames médicos sem problemas. Porém, ainda luta contra a desconfiança.
- Escutei muitas coisas durante os últimos dias, de que teria tendinite crônica, isso e aquilo. Não tem nada. Apenas uma cirurgia de ligamento, que muitos jogadores têm e outras lesões por consequencia dessa cirurgia. Agora é uma etapa nova e estou curado. Trabalho muito para estar bem em campo e espero não me machucar mais para começar uma nova história. Ele (Abel) sabe onde consigo render bem, me conhece bem. É uma nova etapa na minha vida - explicou o atacante.
Rafael Sobis acredita que, se for regularizado, pode estrear já no fim de semana. Sem muitas oportunidades no Inter, ele espera recuperar o bom futebol e o lugar na Seleção Brasileira:
- Já senti esse gostinho de vestir a camisa da Seleção Brasileira, joguei com o Fred, vai ser bom reencontra-lo aqui. O Fluminense é um clube de ponta e espero voltar.
Esperança
Conhecido como "A joia" do River Plate-ARG, o jovem Manuel Lanzini, de 18 anos, chega com a responsibilidade de vestir a camisa 11 de Darío Conca, negociado com o futebol chinês. Com 22 partidas como profissional e três assistências, a diretoria dos Millonarios, rebaixado no Campeonato Argentino, optou  por emprestá-lo por um ano ao atual campeão brasileiro para mantê-lo na vitrine.
- Pediram para escolher a 11 e escolhi porque gosto. Quando soube que era do Conca, melhor - disse o jogador, que elogiou seu novo clube:
- Estou agradecido por todos que me trataram muito bem esses dias. A expectativa é grande, é um clube muito grande e é um orgulho estar aqui. Vou dar o máximo pela equipe.
Lanzini aproveitou para explicar como é seu estilo de jogo.
- Tenho um estilo rápido, que está sempre em contato com a bola, mais para o meio-campo.

Liedson passará por artroscopia e desfalca Timão por até cinco semanas

Artilheiro do Corinthians em 2011 será operado nesta sexta-feira, em SP

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Liedson, do Corinthians, na Vila Belmiro (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Com problema no joelho esquerdo, Liedson será
operado (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O Corinthians ficará sem seu artilheiro por até cinco semanas. Nesta quinta-feira, assim que a delegação retornou do Rio de Janeiro depois de vencer o Botafogo por 2 a 0, o departamento médico do Timão confirmou que o atacante Liedson passará por uma artroscopia no joelho esquerdo, local que incomoda o centroavante desde o início do ano. A intervenção será realizada nesta sexta-feira, no hospital São Luís, em São Paulo.
Na previsão do corpo clínico, o jogador precisará de pouco mais de um mês para se recuperar totalmente e poder estar à disposição do técnico Tite novamente. Com isso, ele retornará praticamente no mesmo período que Adriano, em fase de recuperação pela cirurgia no tendão do pé esquerdo.
Em Portugal, onde defendeu a seleção local e o Sporting, Liedson já havia feito uma cirurgia no mesmo local. O jogador sente dores desde o início do Campeonato Paulista e, em decorrência disso, precisa de cuidados diários do corpo clínico. Recentemente, chegou a ganhar uma semana de folga da comissão técnica para descansar.
Na semana passada, o atacante voltou a apresentar problemas no joelho esquerdo depois que recebeu uma entrada do zagueiro Bolívia, do Internacional, em partida no Pacaembu. Mesmo assim, retornou para o jogo, mas passou por tratamento intensivo nos últimos dias para poder enfrentar o Botafogo, em São Januário, onde marcou um gol.
Sem o Levezinho, Tite ganha um problema no ataque. Emerson deve assumir a vaga de titular, acabando com as opções no banco de reservas. A única alternativa disponível é o garoto Elias Oliveira, que sequer realizou uma partida como profissional.

Thiago Neves: cartões dele e de R10 foram forçados e sem aval de Luxa

Durante o desembarque do Fla no Rio de Janeiro, meia revela que, visando a uma sequência difícil, ele e Ronaldinho preferiram ficar fora contra o Ceará

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
Durante o desembarque do Flamengo no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira, Thiago Neves surpreendeu e revelou que tanto ele quanto Ronaldinho forçaram o terceiro cartão amarelo no empate sem gols contra o Palmeiras, no Pacaembu. O meia admitiu que a ideia era mesmo ficar fora da partida contra o Ceará, no sábado, em Macaé, mas salientou que essa foi uma decisão conjunta com Ronaldinho, sem que a comissão técnica rubro-negra fosse consultada.
- Foi bem pensado. Tinha conversado com o Ronaldo que seria melhor ficar fora, para enfrentar os outros times que são confrontos diretos. Com todo o respeito ao Ceará, mas os outros vão brigar pelo título. Jogo certo para ficar fora.
O camisa 7 rubro-negro admitiu que o técnico Vanderlei Luxemburgo não foi consultado sobre o assunto.
- Não tive nenhum papo com o Vanderlei (Luxemburgo). Tive mais um papo com o Ronaldo, porque é o certo, acho que estamos fazendo a coisa certa. Se pensarmos, é melhor ficar fora desse, para jogar os outros jogos.

Após o confronto contra o Ceará, o Flamengo terá uma sequência complicada, com jogos contra o Santos, na Vila Belmiro, Grêmio, no Engenhão, e Cruzeiro, em Sete Lagoas. Para Thiago Neves, a série contra adversários diretos na luta pelas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro foi o motivo de terem forçado o terceiro cartão amarelo.

- É um pena. Gostaríamos de jogar todos os jogos. Mas, pensamos bem, e a melhor hora de ficar fora é contra o Ceará, porque depois teremos três jogos difíceis, contra Santos, Grêmio e Cruzeiro.
thiago neves flamengo   (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Thiago Neves durante o desembarque do Fla no
Rio (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Coincidentemente, o Ceará foi o único time que derrotou o Flamengo na atual temporada. Na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil, venceu o Rubro-Negro por 2 a 1, no Engenhão. Na volta, 2 a 2, e Vozão classificado.
- O Ceará foi o único time que venceu o Flamengo neste ano. É complicado. O único jogo em que não poderíamos perder, perdemos. Eles têm jogadores de qualidade. Mas eu, particularmente, preferi ficar fora contra o Ceará.

Durante o jogo contra o Palmeiras, Ronaldinho abusou da imprudência. Por três vezes, o craque deu motivos bobos para cartões e, por fim, foi punido, quase no final do segundo tempo. O cartão de Thiago Neves se deu após um carrinho em Gabriel Silva, na lateral do campo (vídeos acima).
Essa não é a primeira vez que Ronaldinho e Thiago Neves desfalcarão o Flamengo juntos por suspensão. Na Taça Rio, os dois ficaram de fora do jogo contra o Cabofriense, em Macaé. Na ocasião, o Flamengo empatou por 0 a 0.

Proposta, fair play... Kleber critica Flamengo e reclama de polêmicas

Após sair de campo calado, atacante dispara contra clube carioca. Mais sério, ele fala sobre negociações e se explica por lance polêmico contra o Fla

Por Diego Ribeiro São Paulo
Kleber confusão Palmeiras x Flamengo (Foto: Ag. Estado)Kleber é cercado por jogadores do Fla após não
adotar fair play (Foto: Ag. Estado)
Um dia depois de voltar a jogar pelo Palmeiras, participar do empate sem gols contra o Flamengo e sair em silêncio do Estádio do Pacaembu, o atacante Kleber resolveu falar nesta quinta-feira. Com a cabeça mais fria e um semblante sério, o Gladiador deu respostas fortes, principalmente sobre a confusão com os jogadores rubro-negros no fim do jogo. Depois de uma pausa para atendimento médico a Junior Cesar, o atacante entendeu que a posse de bola era do Verdão e disparou em direção ao gol, para revolta dos rivais.

- Acho que esse negócio de fair play é hipocrisia. Só é bom para o seu time, para os outros não – disparou o Gladiador.

Por mais de 30 minutos, Kleber discorreu sobre a proposta do Flamengo em contar com seu futebol (“Nunca conversei com eles”), contestou a nota oficial publicada pelos cariocas e disse ter aprendido muito com a polêmica. Como entrou em campo para sua sétima partida no Campeonato Brasileiro, ele não pode mais atuar por outra equipe da Série A. Um pouco de paz depois de semanas tão conturbadas na vida do Gladiador.

O atacante só sorriu ao falar de Marcos, principal “conselheiro” durante o momento de turbulência. Negou ter discutido aumento com o presidente Arnaldo Tirone, mas confirmou que se reuniu com ele na concentração, após a notícia da nova sondagem rubro-negra. Confira abaixo os melhores momentos da entrevista.
Confusão contra o Flamengo "A bola era de quem? Eles tinham de devolver... Eles seguraram o tempo o jogo todo, a bola ia ficar ali no chão por 10 minutos e ninguém ia fazer nada. Então fui para o gol. Se eu fizesse o gol não sei o que ia acontecer, talvez estivéssemos brigando lá até agora. Agora, é legal o lance parar, e o cara (Ronaldinho Gaúcho) chutar por cima do Marcos para ganhar tempo? É fair play o cara fazer a falta em mim e ainda pedir cartão amarelo para o juiz? O Flamengo achou que a bola deveria ficar ali até o fim do jogo."

Fair play no futebol
"Isso daí é um acordo até a página três, não é? Tem muita hipocrisia, fair play só é bom para a sua equipe, e para os outros não. O Felipão tem dito que sempre devemos jogar a bola no lugar que ela sai, e fazemos isso. Aí os outros devolvem a bola lá no nosso gol. Qual o fair play que tem aí? Eu achei que a bola era nossa, pedi várias vezes para que os caras do Flamengo jogassem para fora. Onde existiu o fair play deles?"

Nova proposta do Flamengo e conversa com Arnaldo Tirone
"Treinei normalmente na terça-feira, concentrei, não falei com ninguém e fui para a concentração com todo mundo. Soube que o presidente estaria lá para falar comigo, mas em momento algum disse que não jogaria. Também não falamos sobre aumento, não tivemos esse papo."

Nota oficial do Flamengo
"Fico espantado que isso só saiu depois das notícias que eu jogaria. Aí quando souberam que eu ia jogar, soltam a nota. Não preciso ser oferecido para nenhuma equipe, não sei por que publicaram essa nota. Foi infelicidade de quem escreveu. Não sei se dá para falar no Flamengo, mas quem soltou a nota o fez de forma errada. Todos sabem exatamente o que aconteceu."

Multa por falta ao treino
"A confiança do Felipão me deixa feliz, não vejo que deveria perder a faixa de capitão por esses acontecimentos. Tivemos uma discussão (ele e diretoria) e eles sabem que erraram comigo. Em relação ao dia que eu faltei, não sabia realmente que tinha treino, isso já aconteceu diversas vezes. Não lembro de ninguém ter tomado multa, mas eu vou tomar. Acho que tenho de tomar mesmo, deveria ter olhado a programação, mas a maioria não olha."

Relação com diretoria
"Não acho que existe briga, surgiu uma proposta de venda para o Palmeiras, o Palmeiras não quis vender. Se for bom para o clube e para o Kleber, a gente senta e conversa. Eu estava machucado, agora estou bom e voltei a jogar. Claro que dei declarações que ficaram meio desgastadas, mas já passou, acabou, já joguei e não tem mais o que falar. Peguei pesado em relação ao Frizzo (Roberto Frizzo, vice de futebol), mas ele sabe o que fez comigo. Já pedi desculpas em relação a isso (chamou o dirigente de medroso e mau-caráter)."

Marcos, o conselheiro
"Conversei bastante com o Marcos nesse tempo, ele contou algumas coisas da carreira dele, de histórias de Arsenal e Corinthians. Ele passou um pouco da experiência dele, deu alguns conselhos e opinou sobre a situação. Brinquei com ele, disse que se tivesse pênalti contra o Flamengo era ele quem bateria (risos)."

Eber desmaia em treino na Toca
da Raposa e vai parar no hospital

Na última terça-feira, o jogador já tinha assustado seus companheiros ao deixar o treino com um mal-estar. Departamento Médico suspeita de hipoglicemia

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Eber desmaia e durante o treinamento (Foto: Matheus Maciel / Globoesporte.com)Na terça, o jogador já havia se sentido mal em treino
(Foto: Matheus Maciel / Globoesporte.com)
O jovem volante Eber sentiu-se mal novamente em treino na Toca da Raposa II. Mas desta vez o atleta assustou pra valer todo o grupo celeste. Na manhã desta quinta-feira, o jogador desmaiou durante as atividades e foi levado para o hospital para realizar exames mais aprofundados. O departamento médico do Cruzeiro aguarda os resultados para confirmar a suspeita de hipoglicemia, ou mostrar se o atleta tem algo diferente.
É a segunda vez que Eber assusta todos em atividades na Toca II. Na reapresentação do Cruzeiro na última terça-feira, após vitória sobre o Bahia, o jogador deixou o treino físico pela manhã com mal-estar. Na ocasião, os companheiros de time até brincaram com o atleta, pelo fato de com apenas 19 anos ele ter sentido a puxada carga de treinos físicos. Na ocasião, o médico do Cruzeiro, doutor Sérgio Freire, disse que o jogador provavelmente estava com hipoglicemia por não se alimentar adequadamente.
Esta seria a oportunidade que o volante tanto esperava para estrear na equipe profissional do Cruzeiro. O volante, que é Campeão Brasileiro Sub-20 com a base celeste, poderia substituir o suspenso Leandro Guerreiro no próximo jogo da equipe, domingo, às 16h (de Brasília), no Pacaembu.

Inter não descarta Cuca e espera rejeição do torcedor diminuir

Clube gaúcho não tem urgência em contratar e espera, também, maior aceitação ao nome do ex-treinador do Cruzeiro

Por Eduardo Cecconi Florianópolis
fernandão internacional (Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)Fernandão inicia trajetória na diretoria do Inter
(Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)
Cuca é o preferido para assumir o comando técnico do Inter. Apesar da rejeição manifestada pelos torcedores, os dirigentes colorados querem contar com ele para substituir Falcão. Por isso não há pressa. A ideia é tentar esfriar a oposição dos colorados, e aos poucos convencer a torcida.
Esta é uma estratégia que pode ser capturada de forma quase subliminar nas palavras do diretor-técnico Fernandão, que concedeu entrevista nesta tarde de quinta-feira, em Florianópolis, onde à noite o Inter enfrenta o Avaí pelo Campeonato Brasileiro.
- Está muito em cima, não há necessidade de contratar um treinador tão imediatamente após a saída de outro. O Osmar Loss conhece muito de tática, confiamos nele, e eu pedi aos jogadores que confiem nele e ajudem o Osmar, para que não façamos uma escolha errada por ser emergencial - disse, referindo-se ao interino que comandará a equipe, para depois emendar:
Queremos fazer com que o treinador chegue tranquilo, em um ambiente calmo, para colocar seu pensamento em prática"
Fernandão, diretor-técnico do Inter
- O Dorival é um grande nome, tem uma capacidade imensa, acho que seria um grande nome para o Inter. Como o Dunga é, com quem não tive a oportunidade de conversar. E como outros nomes também são. Mas não adianta ficar sonhando com uma situação que talvez não aconteça, porque o Dorival está empregado. Se tiver de ser o Cuca, que venha tranquilo, ele tem uma capacidade imensa de organizar times. Todos estes grandes nomes nós estamos analisando, mas queremos fazer com que o treinador chegue tranquilo, em um ambiente calmo, para colocar seu pensamento em prática.
Sobre a rejeição dos torcedores a Cuca, Fernandão reiterou o mesmo pensamento: não há pressa em anunciar o novo treinador do Inter. O mais importante, primeiro, é arrefecer a turbulência.
- O torcedor é passional. O Tite tinha uma grande rejeição pela passagem no Grêmio e foi campeão da Sul-Americana. O Roth também e ganhou a Libertadores. O torcedor muda se o treinador chegar e fizer um bom trabalho em campo. Por isso não temos a urgência de colocar logo um nome em meio a um turbilhão de coisas, colocando o nome dele na fogueira - concluiu.

Contra o Flamengo, Muricy Ramalho deverá ter time perto do ideal

Edu Dracena, Adriano, Neymar, Ganso e Elano estarão à disposição do técnico Muricy Ramalho na próxima quarta-feira. E Ibson ainda pode estrear

Por Adilson Barros Santos, SP
Muricy conversa com jogadores antes do treino do Santos (Foto: Adilson Barros / GLOBOESPORTE.COM)Muricy terá bem mais opções para jogo de quarta
(Foto: Adilson Barros / GLOBOESPORTE.COM)
O zagueiro Edu Dracena e o volante Adriano voltaram a treinar no gramado do CT Rei Pelé nesta quinta-feira e deverão ser liberados para ficarem à disposição do técnico Muricy Ramalho para o confronto do Santos contra o Flamengo, na próxima quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Brasileirão. Com esses dois retornos e mais as voltas dos meias Elano, Paulo Henrique Ganso e do atacante Neymar, que estavam servindo à Seleção Brasileira, o Peixe fica bem mais encorpado. Só não terá força máxima porque o volante Danilo está com a Seleção sub-20. Por outro lado, há a possibilidade de o volante Ibson estrear.
- Aos poucos, o time vai se encaixando novamente e as coisas vão voltando ao normal - comemora o técnico Muricy Ramalho.
Dracena afirma que, graças aos reforços que vieram para o Brasileirão, principalmente o atacante Borges e os volantes Ibson e Henrique, o elenco santista fica mais forte do que no ano passado, quando conquistou Paulistão e Copa do Brasil, e até do que no primeiro semestre deste ano, quando venceu o estadual e a Taça Libertadores.
- A diretoria contratou jogadores importantes e ainda está conseguindo manter a base, com Neymar, Ganso, Danilo. Acho que estamos muito mais fortes que no início do ano. Agora é questão de o time se entrosar novamente - disse.
Ultimamente, Muricy vinha encontrando dificuldades até para comandar treinos. Não havia jogadores suficientes para formar dois times em coletivos.
Lesões
Adriano e Dracena estão liberados após se recuperarem de problémas físicos. Adriano sofreu uma lesão na coxa esquerda durante jogo contra o Figueirense, dia 29 de junho. Desde então não joga.
- Foi uma lesão de grau dois. O prazo para retorno é de três semanas. Esse período se completou na última quarta-feira. Como estou me sentindo bem, devo ficar à disposição para enfrentar o Flamengo - afirmou o volante.
Já Dracena vinha sentindo dores musculares na coxa direita desde a semana passada. Por isso, não pôde participar do confronto contra o Atlético-MG, sábado passado.
- Agora estou bem. Treinei o tempo todo hoje (quinta-feira) e não senti dor nenhuma.

Maradona rompe com Mancuso depois de ser 'massacrado'

Ex-homem de confiança teria usado nome do 'Pibe' para lucrar em partidas festivas. Participação de Dieguito em evento teria custado R$ 391 mil

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires
Mancuso e Maradona, seleção da Argentina (Foto: Reuters)Mancuso e Maradona ainda na seleção argentina:
auxiliar propôs devolver dinheiro (Foto: Reuters)
Diego Maradona não fica longe das manchetes por muitos dias. Depois de declarações polêmicas em torno do futebol da seleção argentina e de se envolver em um acidente de carro, o Pibe surge novamente nos jornais, mas desta vez como vítima. O eterno camisa 10 da Argentina rompeu suas relações com seu homem de confiança, Mancuso. O motivo, segundo Maradona, seria o uso de seu nome pelo ex-jogador de Flamengo e Palmeiras para lucrar com participações de Dieguito em eventos esportivos.
O Pibe, que atualmente trabalha como técnico do Al-Wasl, dos Emirados Árabes, comentou o caso em entrevista publicada pelo jornal "Canchallena" nesta quinta-feira.
- Tudo começou na China, no fim do ano passado, quando viajei para uma exibição. Me contaram e não quis acreditar. Agora percebo por que (Mancuso) quis me acompanhar. Vi que usava meu nome - disse Maradona, que revelou trechos da conversa que teve com Mancuso:
- Você sabia como ninguém que eu saia de uma relação com (Guillermo) Cóppola (antigo agente de Diego), que me massacrou. Você está fazendo o mesmo comigo! Não, não é justo. Eu deixei a seleção por nós (os dois integravam a comissão técnica argentina até a eliminação na Copa do Mundo de 2010), briguei com o país por nós, até com as minhas filhas eu briguei por nós e você me faz isso?
"Apareceu um contrato assinado por mim ou não sei quem"
Maradona revela que um documento com uma falsificação de sua assinatura o fez acionar o ex-companheiro na justiça.
- Há 15 dias apareceu um contrato em que Mancuso cobrava US$ 200 mil (R$ 312 mil), mais US$ 50 mil (R$ 78 mil), que ficavam com intermediários. Um contrato assinado por mim ou não sei por quem. Um contrato que eu nunca tinha visto em minha vida.
O treinador se mostrou decepcionado e contou como se deu a conversa com Mancuso.
- Mancuso me disse "tem razão, vou devolver o dinheiro". Então disse a ele: "Não se trata de devolver o dinheiro. Como não disse que ia fazer isso? Como pode se vender por tão pouco?".
Dieguito disse não ter pressa para a conclusão do caso e lamentou o rompimento.
- Mancuso foi meu amigo, mas cortei as relações com ele há uma semana. Espero que não apareçam outras coisas. Seria terrível.

Feliz com desempenho na Inglaterra, Massa espera pódio na Alemanha

Piloto brasileiro lembra que Ferrari foi bem nas últimas duas edições do GP

Por GLOBOESPORTE.COM Nurburgring, Alemanha
Felipe Massa GP da Europa (Foto: Getty Images)Massa acredita em pódio (Foto: Getty Images)
O bom desempenho da Ferrari em Silverstone animou Felipe Massa para o GP da Alemanha. O brasileiro espera que a Scuderia consiga manter o ritmo na corrida deste fim de semana, no circuito de Nürburgring.
- Nós trouxemos uma boa parte do acerto de Silverstone e foi lá a primeira pista onde conseguimos lidar bem com os pneus duros. Fizemos um bom trabalho lá, sendo competitivos em todas as situações. Aqui, temos uma outra pequena evolução e eu espero que possamos manter o ritmo dos melhores novamente neste fim de semana.
Massa também espera que a Ferrari mantenha a boa forma na Alemanha. No ano passado, no polêmico GP onde o brasileiro liberou passagem para Fernando Alonso em Hockenheim, e em 2009, em Nürburgring, a equipe esteve no pódio.
- Há dois anos, na última vez que estive em Nürburgring, eu terminei em terceiro. Na verdade, eu tive vários pódios com a Ferrari no GP da Alemanha e eu gosto desta pista. Então, mesmo que vencer seja sempre o que buscamos, um novo pódio seria um bom resultado no domingo.

Reinaldo chega ao Bahia: 'O Brasileiro para mim começa no domingo'

Novo atacante tricolor foi apresentado nesta quinta-feira no Fazendão

Por Raphael Carneiro Salvador
reinaldo atacante do bahia (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)Reinaldo foi apresentado no Fazendão (Foto: Raphael
Carneiro/Globoesporte.com)
O atacante Reinaldo chegou ao Bahia com motivação de sobra. Apresentado nesta quinta-feira, no Fazendão, o ex-jogador do Figueirense já se colocou à disposição do técnico René Simões para o jogo deste domingo, contra o Coritiba, no estádio de Pituaçu. Sem espaço na equipe catarinense, Reinaldo adiantou que pretende mudar a história em 2011 no Bahia.
- O Campeonato Brasileiro, para mim, começa no domingo - disse o atacante.
Como vinha treinando normalmente no Figueirense, Reinaldo garantiu que vai poder enfrentar o Coritiba.
- Isso se meu nome sair no BID (Boletim Informativo Diário da CBF) a tempo - ressaltou o jogador, que precisa ser regularizado para entrar em campo.
O atacante, que já conhece grande parte do elenco tricolor, afirmou que o projeto do Bahia foi o que convenceu a aceitar a proposta do clube.
- O Bahia hoje tem um dos melhores elencos do futebol brasileiro. Só tem que colocar o projeto em prática – acrescentou o atacante.

Na volta de Kleber, ninguém brilha: Palmeiras e Flamengo ficam no zero

Gladiador faz sétimo jogo no Brasileirão, mas pouco aparece no 0 a 0. Em duelo tático, Felipão e Luxa veem chances, mas sofrem com falta de criação

Por Carlos Augusto Ferrari e Diego Ribeiro São Paulo
Era natural que o duelo entre Palmeiras e Flamengo fosse cercado de expectativas, até pela recente polêmica envolvendo o atacante Kleber. Mas na volta do Gladiador ao time de Luiz Felipe Scolari, ninguém brilhou. Em um jogo muito brigado taticamente, mas de poucas chances reais, Verdão e Fla ficaram no 0 a 0 nesta quarta-feira, no Pacaembu, e mantiveram suas posições na tabela do Campeonato Brasileiro. A equipe da casa até buscou mais o gol, mas não conseguiu traduzir essa superioridade no resultado final. O atacante do Palmeiras fez seu sétimo jogo na competição e não pode mais jogar por outro clube da Série A, dando fim ao polêmico interesse do próprio Fla em seu futebol.
Quente, mesmo, só o final da partida. Revoltado com uma suposta falta de fair play de Kleber, o goleiro Felipe esbravejou em direção ao adversário e gerou um princípio de confusão generalizada. Leandro Vuaden, árbitro da partida, nada fez.
O empate revela o equilíbrio entre Palmeiras e Flamengo, duas das equipes mais organizadas desse Brasileirão. Os comandados de Luxa chegam aos 20 pontos e seguem na terceira posição, ainda invictos no campeonato e na perseguição ao líder Corinthians. Com 19, o Verdão mantém o quarto lugar, segue sem perder em casa, mas perde os 100% de aproveitamento como mandante.
Na próxima rodada, o Palmeiras vai até Volta Redonda enfrentar o Fluminense, às 16h. Já o Flamengo, sem os suspensos Ronaldinho e Thiago Neves, pega o Ceará no sábado, às 21h, em Macaé.
Jogo duro...
O clima amistoso fora das quatro linhas não se manteve em campo. Antes do apito inicial, Felipão e Luxemburgo se cumprimentaram e ainda abraçaram a maioria dos jogadores adversários. Mas nos primeiros três minutos, uma entrada de Marcos Assunção em Willians e outra de Renato em Cicinho mostraram que a temperatura seria alta – com a conivência do árbitro Leandro Vuaden, habituado a marcar poucas faltas.
Taticamente, o Fla conseguiu dominar o meio-campo pelos primeiros 20, 25 minutos. Isso porque a mobilidade de Airton, Renato e Willians confundiu a marcação palmeirense. Pelo lado direito do ataque, Thiago Neves levou vantagem sobre Gabriel Silva e criou as duas melhores chances rubro-negras – uma delas exigiu grande defesa de Marcos.
O ataque palmeirense era tímido, já que Cicinho se preocupava com a marcação em Ronaldinho Gaúcho. Quando resolveu deixar o camisa 10 do Fla um pouco de lado, o Verdão cresceu demais no setor ofensivo. Como Ronaldinho não costuma voltar para acompanhar o lateral, Cicinho avançou livre por várias vezes para tabelar com Maikon Leite. A partir daí, o Fla se resguardou na defesa, o Palmeiras começou a criar oportunidades, e a torcida inflamou.
Mesmo apagado, Kleber mostrou a habitual garra, deu carrinho e reclamou de um pênalti não marcado por Leandro Vuaden. Em tabela com o Gladiador, Maikon Leite quase abriu o placar. Depois, o próprio Maikon perdeu chance clara dentro da área. Sem guardar posição, o atacante se movimentou pela esquerda e também pela direita. O gol não saiu, mas o Verdão já havia achado o caminho para levar perigo ao rival.
E se os gringos jogassem?
O palmeirense Valdivia e o agora aposentado Petkovic assistiram de camarote ao duelo no Pacaembu. Se estivessem em campo, certamente, resolveriam a falta de criação que assolou as duas equipes. Na segunda etapa, o Palmeiras foi mais perigoso graças à intensa movimentação de Maikon Leite, que se fixou mais pela esquerda, próximo a Luan e Kleber – Patrik passou a cair pela direita, sem sucesso.
Do outro lado, Vanderlei Luxemburgo manteve Ronaldinho na dele, pela esquerda, recebendo passes e devolvendo com açúcar. Até gol por cobertura ele tentou, fazendo Marcos se esticar todo para espalmar (o lance já não estava valendo, é verdade). Também cobrou falta quase perfeita, exigindo outra intervenção do "Santo". A inoperância de Deivid no comando do ataque impediu que a habilidade do camisa 10 fosse mais útil – irritado, Luxa substituiu o centroavante por Diego Maurício.
Cada um a seu modo, Palmeiras e Flamengo tentaram desatar o nó provocado pelos setores de meio-campo. Kleber, Luan e Maikon receberam marcação forte. Assim, a bola parada de Marcos Assunção passou a ser o principal perigo. Sem domínio da posse de bola, o Fla ficou na dele, se defendendo e esperando um só contra-ataque para matar o jogo – que não veio.
Aos poucos, a torcida diminuiu o ritmo, contagiada pela partida sonolenta que se desenhava. Verdão e Fla também passaram a se conformar com a igualdade sem gols – ganhar um ponto ainda é melhor do que ficar sem nenhum. Faltou aquele “algo mais”, essencial para quem está na caça ao líder Corinthians. Algo mais que estava nas tribunas: Valdivia deve voltar no próximo jogo, contra o Fluminense. Pet, aposentado, não reforça mais o Flamengo.
palmeiras 0 x 0 flamengo
Marcos, Cicinho, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik (Tinga) e Luan; Maikon Leite (Dinei) e Kleber. Felipe, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Airton, Willians (Bottinelli), Renato e Thiago Neves (David); Ronaldinho e Deivid (Diego Maurício).
Técnico: Luiz Felipe Scolari Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols:
Cartões amarelos: Luan, Gabriel Silva (PAL); Ronaldo Angelim, Thiago Neves, Ronaldinho (FLA)
Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP). Data: 20/07/2011. Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa-RS). Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Kleber Lucio Gil (SC). Público: 33.575 pagantes. Renda: R$ 977.922,00.

Na volta de Kleber, ninguém brilha: Palmeiras e Flamengo ficam no zero

Gladiador faz sétimo jogo no Brasileirão, mas pouco aparece no 0 a 0. Em duelo tático, Felipão e Luxa veem chances, mas sofrem com falta de criação

Por Carlos Augusto Ferrari e Diego Ribeiro São Paulo
Era natural que o duelo entre Palmeiras e Flamengo fosse cercado de expectativas, até pela recente polêmica envolvendo o atacante Kleber. Mas na volta do Gladiador ao time de Luiz Felipe Scolari, ninguém brilhou. Em um jogo muito brigado taticamente, mas de poucas chances reais, Verdão e Fla ficaram no 0 a 0 nesta quarta-feira, no Pacaembu, e mantiveram suas posições na tabela do Campeonato Brasileiro. A equipe da casa até buscou mais o gol, mas não conseguiu traduzir essa superioridade no resultado final. O atacante do Palmeiras fez seu sétimo jogo na competição e não pode mais jogar por outro clube da Série A, dando fim ao polêmico interesse do próprio Fla em seu futebol.
Quente, mesmo, só o final da partida. Revoltado com uma suposta falta de fair play de Kleber, o goleiro Felipe esbravejou em direção ao adversário e gerou um princípio de confusão generalizada. Leandro Vuaden, árbitro da partida, nada fez.
O empate revela o equilíbrio entre Palmeiras e Flamengo, duas das equipes mais organizadas desse Brasileirão. Os comandados de Luxa chegam aos 20 pontos e seguem na terceira posição, ainda invictos no campeonato e na perseguição ao líder Corinthians. Com 19, o Verdão mantém o quarto lugar, segue sem perder em casa, mas perde os 100% de aproveitamento como mandante.
Na próxima rodada, o Palmeiras vai até Volta Redonda enfrentar o Fluminense, às 16h. Já o Flamengo, sem os suspensos Ronaldinho e Thiago Neves, pega o Ceará no sábado, às 21h, em Macaé.
Jogo duro...
O clima amistoso fora das quatro linhas não se manteve em campo. Antes do apito inicial, Felipão e Luxemburgo se cumprimentaram e ainda abraçaram a maioria dos jogadores adversários. Mas nos primeiros três minutos, uma entrada de Marcos Assunção em Willians e outra de Renato em Cicinho mostraram que a temperatura seria alta – com a conivência do árbitro Leandro Vuaden, habituado a marcar poucas faltas.
Taticamente, o Fla conseguiu dominar o meio-campo pelos primeiros 20, 25 minutos. Isso porque a mobilidade de Airton, Renato e Willians confundiu a marcação palmeirense. Pelo lado direito do ataque, Thiago Neves levou vantagem sobre Gabriel Silva e criou as duas melhores chances rubro-negras – uma delas exigiu grande defesa de Marcos.
O ataque palmeirense era tímido, já que Cicinho se preocupava com a marcação em Ronaldinho Gaúcho. Quando resolveu deixar o camisa 10 do Fla um pouco de lado, o Verdão cresceu demais no setor ofensivo. Como Ronaldinho não costuma voltar para acompanhar o lateral, Cicinho avançou livre por várias vezes para tabelar com Maikon Leite. A partir daí, o Fla se resguardou na defesa, o Palmeiras começou a criar oportunidades, e a torcida inflamou.
Mesmo apagado, Kleber mostrou a habitual garra, deu carrinho e reclamou de um pênalti não marcado por Leandro Vuaden. Em tabela com o Gladiador, Maikon Leite quase abriu o placar. Depois, o próprio Maikon perdeu chance clara dentro da área. Sem guardar posição, o atacante se movimentou pela esquerda e também pela direita. O gol não saiu, mas o Verdão já havia achado o caminho para levar perigo ao rival.
E se os gringos jogassem?
O palmeirense Valdivia e o agora aposentado Petkovic assistiram de camarote ao duelo no Pacaembu. Se estivessem em campo, certamente, resolveriam a falta de criação que assolou as duas equipes. Na segunda etapa, o Palmeiras foi mais perigoso graças à intensa movimentação de Maikon Leite, que se fixou mais pela esquerda, próximo a Luan e Kleber – Patrik passou a cair pela direita, sem sucesso.
Do outro lado, Vanderlei Luxemburgo manteve Ronaldinho na dele, pela esquerda, recebendo passes e devolvendo com açúcar. Até gol por cobertura ele tentou, fazendo Marcos se esticar todo para espalmar (o lance já não estava valendo, é verdade). Também cobrou falta quase perfeita, exigindo outra intervenção do "Santo". A inoperância de Deivid no comando do ataque impediu que a habilidade do camisa 10 fosse mais útil – irritado, Luxa substituiu o centroavante por Diego Maurício.
Cada um a seu modo, Palmeiras e Flamengo tentaram desatar o nó provocado pelos setores de meio-campo. Kleber, Luan e Maikon receberam marcação forte. Assim, a bola parada de Marcos Assunção passou a ser o principal perigo. Sem domínio da posse de bola, o Fla ficou na dele, se defendendo e esperando um só contra-ataque para matar o jogo – que não veio.
Aos poucos, a torcida diminuiu o ritmo, contagiada pela partida sonolenta que se desenhava. Verdão e Fla também passaram a se conformar com a igualdade sem gols – ganhar um ponto ainda é melhor do que ficar sem nenhum. Faltou aquele “algo mais”, essencial para quem está na caça ao líder Corinthians. Algo mais que estava nas tribunas: Valdivia deve voltar no próximo jogo, contra o Fluminense. Pet, aposentado, não reforça mais o Flamengo.
palmeiras 0 x 0 flamengo
Marcos, Cicinho, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik (Tinga) e Luan; Maikon Leite (Dinei) e Kleber. Felipe, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Airton, Willians (Bottinelli), Renato e Thiago Neves (David); Ronaldinho e Deivid (Diego Maurício).
Técnico: Luiz Felipe Scolari Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols:
Cartões amarelos: Luan, Gabriel Silva (PAL); Ronaldo Angelim, Thiago Neves, Ronaldinho (FLA)
Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP). Data: 20/07/2011. Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa-RS). Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Kleber Lucio Gil (SC). Público: 33.575 pagantes. Renda: R$ 977.922,00.

Sonolentos, Figueirense e Grêmio empatam em Florianópolis

Partida disputada no Estádio Orlando Scarpelli terminou com placar de 0 a 0

Por Eduardo Cecconi Florianópolis
O cronômetro parecia estar com as baterias fracas, demorando a fazer o tempo passar, tamanha a sonolência provocada pela partida desta noite de quarta-feira, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, Figueirense e Grêmio empataram em 0 a 0, com vasto repertório de erros - incluindo uma cobrança de pênalti, no minuto final, desperdiçada por Elias - Marcelo Grohe defendeu com os pés.
Com o resultado, o Figueirense chega a 15 pontos, na 9ª colocação. O Grêmio é o 13º, com 12 pontos. Às 18h30m de sábado o Figueirense volta a jogar, contra o América-MG, fora de casa. Na quarta-feira seguinte o Grêmio recebe o mesmo América-MG, em partida antecipada da 12ª rodada - o tricolor folga no final de semana porque o confronto com o Santos foi transferido para o dia 05 de outubro.
Mario Fernandes, Aloisio,  Rafael Marques Figueirense x Grêmio (Foto: Ag. Estado)Muitos erros marcaram o confronto entre Figueirense e Grêmio (Foto: Ag. Estado)
Bocejos
Ao invés do boné, da camiseta e do pacote de amendoim, os torcedores de Figueirense e Grêmio poderiam ter levado ao Orlando Scarpelli travesseiro, pijama e cobertor. Foi um catalisador de bocejos o primeiro tempo que defrontou uma equipe interessada, mas com limitações técnicas, e outra obstinada em não jogar, nem deixar jogar.
No 4-4-2 com meio-campo em losango, o Figueirense mostrou-se organizado. Melhor anfitrião do Campeonato Brasileiro, até então com 13 dos seus 14 pontos conquistados em casa, o time treinado por Jorginho teve maior posse de bola, e ambição ofensiva. Mas não conseguiu êxito em 11 conclusões. O predomíno territorial esbarrava nos erros dos jogadores na hora de finalizar.
Satisfeito com o empate inicial, Julinho Camargo desde o início posicionou o Grêmio com estratégia defensiva. Apenas bloqueando espaços, os tricolores entregaram Douglas à orfandade, alijando o camisa 10 de qualquer opção de passe no campo de ataque.
Mais bocejos
Apesar de retornar imaculado do vestiário, o time do Grêmio foi alterado logo nos primeiros minutos da etapa final. Julinho Camargo já havia proposto uma variação tática, configurando o mesmo 4-4-2 em losango do Figueirense, e do seu antecessor Renato Gaúcho. Em seguida, improvisou Lúcio no meio-campo - também a exemplo do ex-técnico tricolor - e Miralles, cujo nome tinha sido gritado pelos quase quatro mil gremistas presentes.
Jorginho também fez mudanças. Primeiro com Wellington, devido a uma lesão acusada por Aloísio; depois, mandou a campo o estreante Elias; e teve tempo ainda para Heber entrar. Mas o principal problema persistiu: maior posse de bola, alto número de conclusões, e péssima pontaria.
Com tantos erros nas conclusões e nos passes - foram mais de 60 equívocos neste fundamento, somadas as duas equipes - Figueirense e Grêmio fizeram notar no cronômetro de andar arrastado uma ausência importante: o despertador. Mas aos 44, Gilberto Silva acordou o estádio, derrubando Wellington. Na cobrança, o estreante Elias bateu, e Marcelo Grohe defendeu. E o placar voltou a dormir, inalterado.
Figueirense 0 x 0 grêmio
Wilson; Bruno, Edson Silva, João Paulo e Juninho; Túlio, Pittoni, Maicon e Fernandes (Elias); Aloísio (Wellington) e Rhayner (Heber). Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Bruno Collaço; Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Douglas (Marquinhos), Leandro (Miralles) e Escudero (Lúcio); André Lima.
Técnico: Jorginho. Técnico: Julinho Camargo.
Data: 20/07/2011. Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC). Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA), auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Gilson Bento Coutinho (PR).
Cartões amarelos: Túlio, Edson Silva, Elias (Figueirense); Leandro, Gabriel, Bruno Collaço, Gilberto Silva (Grêmio).