sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Esposa de Junior Cigano confirma separação e diz: 'Sempre o apoiarei'

Ex-campeão dos pesos-pesados confirmou fim da relação de 10 anos.
Vilsana, no entanto, continua como empresária do lutador

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro
158 comentários
Mulheres do MMA Vilsana, esposa do Cigano (Foto: Arquivo Pessoal)Vilsana e o lutador Junior Cigano foram casados
por 10 anos (Foto: Arquivo Pessoal)
Além do cinturão dos pesos-pesados, perdido para Cain Velásquez em dezembro, Junior Cigano também se despediu de um relacionamento de 10 anos. O lutador se separou de Vilsana, sua companheira desde o início de sua trajetória, que, além de esposa, também exerce a função de gerir sua carreira. Ao SPORTV.COM, ela confirmou o fim do casamento, mas garantiu que continuará apoiando Cigano em todos os aspectos.
- Continuo cuidando de tudo dele, da carreira. Como empresária, nada mudou. Amo o Junior como a pessoa especial que ele é e nunca vou deixá-lo sozinho. Sempre o apoiarei em todas as decisões dele. Seremos amigos verdadeiros para sempre - disse Vilsana.
Cigano, emocionado, confirmou a separação ao site do ''Caldeirão do Huck''. Ele também disse que continuará amigo da ex-esposa, a quem classificou como a ''pessoa mais importante de sua vida''.
- Ela é a pessoa mais importante da minha vida, é a pessoa que cuida de mim e eu quero cuidar dela para sempre. Mas não a amo mais como mulher - disse o lutador, ao site oficial do programa.
Vilsana, também concordou com as declarações de Junior Cigano e concluiu:
- Separamos como casados, mas não separamos na vida.

Barão arma tática para Mcdonald:
‘Na paraibagem, meter a mão’

Potiguar brinca ao falar de sua preparação para defesa do cinturão interino

Por Adriano Albuquerque, Ivan Raupp, João Gabriel Rodrigues e Marcelo Russio São Paulo
18 comentários
A estratégia está pronta. Em preparação para fazer sua primeira defesa do cinturão interino do peso-galo, Renan Barão já sabe o que fará quando subir ao octógono. Conhecido pelo bom humor, o potiguar usou expressões inusitadas para falar sobre como pretende vencer o americano Michael McDonald, no dia 16 de fevereiro, em Londres.
- Pretendo combinar bastante (golpes) ali, começar quebrando as pernas para que ele não se movimente tão bem. E, na paraibagem, meter a mão! Rapadura é doce, mas não é mole, não! – brincou o lutador durante uma sessão de perguntas e respostas com torcedores, no ginásio do Ibirapuera, local onde será realizado o UFC de São Paulo, neste sábado.
Renan Barão, UFC autógrafos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Renan Barão arma estratégia para McDonald (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Barão tem feito sua preparação no Rio de Janeiro, na academia Upper, base da equipe Nova União. O lutador diz que o ritmo de treinamento é o melhor possível.
- É muito trabalho, muito treinamento. Faz parte. A preparação é a melhor possível. Estou treinando com os melhores do mundo. Vou lutar contra um cara realmente duro. Então, estou trabalhando meu muay tay, minha parte física, o jiu-jitsu. Quero poder mostrar meu trabalho da melhor forma possível mais uma vez.
Barão admitiu que preferia enfrentar o campeão absoluto, Dominick Cruz. O americano, no entanto, se recupera de uma nova cirurgia no joelho esquerdo e ainda vai ficar um longo período sem lutar. O potiguar, então, se diz pronto para a luta contra McDonald.
- O objetivo era lutar com Cruz, mas nada de ficar chateado. Sei que ele vai ficar afastado um tempo. Fiquei muito feliz de ter essa luta agora. Então, da melhor forma possível, vou treinar bastante. Estou “tranquilão” e o objetivo é manter esse cinturão no Brasil.
Barão enfrenta o americano Michael McDonald no evento principal do UFC: Barão x McDonald, em 16 de fevereiro de 2013, em Londres, na Inglaterra. Neste sábado, ele vai assistir ao UFC São Paulo, que tem como confronto principal o duelo entre Vitor Belfort e Michael Bisping.a

Sem Cigano campeão, Minotauro quer lutar pelo título dos pesos-pesados

Em sessão de perguntas e respostas com fãs, peso-pesado volta a sonhar com o cinturão. Técnico do TUF Brasil 2 enfrenta Werdum em junho

Por Adriano Albuquerque, Ivan Raupp, João Gabriel Rodrigues e Marcelo Russio São Paulo
55 comentários
Rodrigo Minotauro já conhece seu próximo adversário: Fabrício Werdum, com duela na função de treinador do reality show The Ultimate Fighter Brasil 2, que começa em março deste ano. Entretanto, o lutador já pensa adiante. Depois que seu amigo e companheiro de treinamento, Junior Cigano, perdeu o título da categoria peso-pesado, em dezembro, para Cain Velásquez, Minotauro voltou a sonhar com a conquista do cinturão. Em uma sessão de perguntas e respostas antes da pesagem do UFC São Paulo, ao lado do rival Werdum, ele falou da possibilidade.
  •  
Minotauro e Werdum no Q&A do UFC em São Paulo (Foto: Adriano Albuquerque)Minotauro e Werdum na sessço de perguntas em São Paulo (Foto: Adriano Albuquerque)
- Como todo mundo que está competindo, sonho com o cinturão. Com certeza não descarto essa possibilidade, se eu passar por essa luta (contra Werdum). É sim um grande sonho que todo mundo que participa desta competição tem. Não descarto - disse Minotauro.
Sobre o duelo contra Werdum, Rodrigo Minotauro mostrou respeito e reconheceu que o oponente está muito mais preparado do que na primeira luta entre eles, em 2006, pelo Pride. Na ocasião,  o duelo foi muito equilibrado no chão, com vantagem do baiano na parte em pé, exatamente o que o levou a ficar com a vitória por pontos. Os dois voltam a lutar em junho.
- Eu tive vantagem em pé, na trocação. Mas tem que passar uma borracha nisso. Cada luta é uma história. Werdum melhorou bastante desde então. Sempre vejo lutas e o desempenho dele. Vai ser uma grande luta. Espero um cara melhor do que o que lutei - completou.
O UFC São Paulo terá transmissão ao vivo e com exclusividade do canal Combate, a partir das 20h (de Brasília), e o SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real.
UFC São Paulo
19 de janeiro de 2013, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Michael Bisping
Daniel Sarafian x CB Dollaway
Gabriel Napão x Ben Rothwell
Thiago Tavares x Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Miltinho Vieira
Ronny Markes x Andrew Craig
Diego Nunes x Nik Lentz
Edson Barboza x Lucas "Mineiro" Martins
Iuri Marajó x Pedro Nobre
Ildemar Marajó x Wagner Caldeirão
C.J. Keith x Francisco Massaranduba

Após confusão, Belfort e Bisping não se encostam em pesagem oficial

Aos gritos 'Uh, vai morrer', lutador britânico brinca com a torcida e se pesa apenas de cueca. Todos os brasileiros do card bateram o peso regulamentar

Por SporTV.com São Paulo
299 comentários
 A encarada de Vitor Belfort e Michael Bisping foi bem mais distante durante a pesagem oficial, mas nem por isso menos tensa. Os dois oponentes, que precisaram ser contidos na coletiva de imprensa do dia anterior, mantiveram uma boa distância nesta sexta-feira. Entretanto, continuaram a trocar provocações diante das câmeras, apimentando ainda mais o duelo principal do evento deste sábado. O britânico, com sua ironia habitual, desafiou e chamou Vitor para perto durante a foto. Ovacionado pelo público, o brasileiro, mais contido, manteve o espaço entre eles. Ambos trocaram provocações antes de deixarem o palco.
+ Clique aqui e confira galeria de fotos da pesagem do UFC São Paulo
BELFORT X BISPING mma ufc sao paulo (Foto: Marcos Ribolli)Vitor Belfort e Michael Bisping mantém distância na encarada da pesagem (Foto: Marcos Ribolli)
Michael Bisping subiu na balança ouvindo gritos de ''Uh, vai morrer''. Bem humorado, ele brincou com a torcida presente no ginásio do Ibierapuera, gesticulando ao posar para fotos. O britânico ficou apenas de cueca e bateu 84,4kg. Vitor Belfort pesou 84kg.
BELFORT X BISPING mma ufc sao paulo (Foto: Marcos Ribolli)Lutadores trocam provocações após encarada da pesagem (Foto: Marcos Ribolli)
Protagonistas do coevento principal da luta, Daniel Sarafian e CB Dollaway também não repetiram a coletiva de imprensa desta semana e fizeram um encarada mais tranquila e amistosa. Eles, inclusive, se cumprimentaram antes da pose oficial, amenizando a tensão. Os dois pesos-médios bateram 84,4kg.
Michael Bisping  pesagem mma ufc sao paulo (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Michael Bisping fica só de cueca
(Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
Khabib Nurmagomedov, oponente do brasileiro Thiago Tavares, inovou. Na entrada para a pesagem, o lutador russo apareceu com uma peruca ''black power'' loira e a manteve durante a encarada. Em resposta, ouviu uma longa vaia da torcida do Ibierapuera, que não achou graça e apoiou o brasileiro. Os dois pesos-leves bateram 70,3kg na balança.
Gringo não bate peso e mostra demais
Rival de Francisco Massaranduba, C.J. Keith não bateu o peso e acabou mostrando demais diante das câmeras. Ele ficou apenas de toalha e deixou aparecer, rapidamente, o orgão genital. O americano passou uma libra do limite de sua categoria, pesando 71,2kg, e só alcançou o peso regulamentar cerca de um hora depois. O brasiliero, por sua vez, pesou 70,1kg.
Camila e Aline sãos as ring girls brasileiras
Antes do início da pesagem, o apresentador Jon Anik anunciou as duas musas brasileiras escolhidas para a função de ring girl no evento deste sábado. São elas as morenas Camila e Aline, que subiram no palco com roupas com as cores do país.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A luta principal do UFC São Paulo será entre Vitor Belfort e Michael Bisping. O canal Combate transmite o evento ao vivo e com exclusividade, a partir das 20h (de Brasília), e o SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real.
CARD PRINCIPAL
Peso-médio (até 84,4kg): Vitor Belfort (84kg) x (84,4kg) Michael Bisping
Peso-médio (até 84,4kg): Daniel Sarafian (84,4kg) x (84,4kg) CB Dollaway
Peso-pesado (até 120,7kg): Gabriel Napão (115,7kg) x (117kg) Ben Rothwell
Peso-leve (até 70,8kg): Thiago Tavares(70,3kg) x (70,3kg)Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Peso-pena (até 66,2kg): Godofredo Pepey (65,8kg) x (66,2kg)Miltinho Vieira
Peso-médio (até 84,4kg): Ronny Markes (84,4kg) x (84kg) Andrew Craig
Peso-pena (até 66,2kg): Diego Nunes (65,8kg) x (65,8kg) Nik Lentz
Peso-leve (até 70,8kg): Edson Barboza (69,8kg) x (69,8kg) Lucas "Mineiro" Martins
Peso-galo (até 61,7kg): Iuri Marajó (61,2kg) x (61,7kg) Pedro Nobre
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Ildemar Marajó (91,2kg) x (93,4kg)Wagner Caldeirão
Peso-leve (até 70,8kg): C.J. Keith (71,2kg*) x (70,1kg) Francisco Massaranduba
* O lutador tem duas horas para bater o peso.

Antes e depois: veja a mudança visual de um lutador para pesagem do UFC

SPORTV.COM mostra a diferença física do peso-pena Miltinho Vieira no
início da semana de luta e ao final do corte de peso, seis quilos mais magro

Por Adriano Albuquerque, Ivan Raupp, João Gabriel Rodrigues e Marcelo Russio São Paulo
Comente agora
A primeira luta dos atletas do UFC, eles frequentemente repetem, é contra a balança. Uma luta que começa já no início dos treinos, mas que se intensifica na semana do evento, quando os lutadores cortam a maior parte dos quilos para marcar o valor exato de suas categorias na pesagem de sexta-feira, véspera do torneio. O SPORTV.COM acompanhou o processo de perda de peso de Miltinho Vieira, que luta com Godofredo Pepey no UFC São Paulo neste sábado, para mostrar a diferença visual entre o atleta no início da semana de luta e no final do processo de corte de peso.
Miltinho chegou a São Paulo na terça-feira, pesando 72,2kg, uma marca já bem abaixo dos 80kg que alcança durante as férias e os 77kg de média que apresenta durante os treinamentos. Cerca de três semanas antes do combate, o lutador começa a dieta mais forte, planejada pelo preparador físico André Benkei, considerado o "mago da balança" da Brazilian Top Team.
UFC Miltinho Vieira (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Miltinho Vieira no início da semana (dir.) e na pesagem desta sexta (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Na "semana UFC", a última antes do combate, Miltinho precisa perder seis quilos para bater o limite do peso-pena - a categoria tem o valor de 65,8kg, mas inclui uma tolerância de uma libra (450g) para lutas que não valem cinturão. Desde terça-feira, o carioca troca a água comum pela água destilada, que desce rapidamente, e começa a treinar com roupas de plástico. O pior momento, porém, é a partir de quinta-feira.
- Depois do último treino - que teoricamente não é um treino forte, é mais para suar - a gente coloca aquela roupa de plástico, tenta suar o máximo possível e dorme sem comer. Dormir é muito ruim, sem comer e sem beber nada. Na última luta, fui dormir 1h da manhã e acordei às 7h já louco, ligando para o André Benkei, pedindo para vir para cá, "não estou aguentando, não consigo dormir, vem para cá me ver, estou com muita sede, preciso beber alguma coisa, colocar alguma coisa na boca, ver meu peso"… É agoniante. Você não bebe água, só água destilada, e só molha a boca e cospe. Tento deixar um balde ao lado da cama ou uma toalha no chão mesmo para não sujar o carpete. Na hora que acordo, molho a boca e cuspo, tento não engolir. No dia seguinte, se não deu para tirar, faço uma sauna - detalha o carioca.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A diferença no visual de um atleta alto para a categoria como Miltinho é menor que de alguns outros lutadores, como Gleison Tibau e Francisco Massaranduba, mas ainda é notória. Comparando a foto do lutador na terça-feira, com 72kg, com sua foto na ocasião da pesagem, com 66,2kg, suas costelas aparecem muito mais saltadas na sexta-feira. Seus braços e pescoço também afinaram, e seu rosto apresenta uma expressão mais abatida.
- Estava vendo as fotos do treino aberto e pensei, "Nossa, como estou feio". Eu cortei o cabelo para vir aqui, olho as fotos e penso, "Nossa, como meu cabelo cresceu". Não, na realidade, meu corpo inteiro que diminuiu, sou eu que estou mais fino, estou "chupado"… Já sou feio, fico mais feio ainda, dobra a feiúra! (risos) É estranho mesmo - reconhece.
pesagem mma ufc sao paulo (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Godofredo Pepey e Miltinho Vieira vão fechar o card preliminar (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
A diferença visual para a hora da luta será ainda maior. Através do processo de reidratação, que inclui soro, água, e alimentação com frutas, os lutadores são capazes de recuperar tudo o que perderam na semana, e até mais. Miltinho espera subir até 75kg na hora da luta, ou seja, mais pesado do que quando chegou a São Paulo.
O UFC São Paulo será realizado na noite deste sábado, no ginásio do Ibirapuera, com Vitor Belfort x Michael Bisping como atração principal. O coevento principal será o duelo entre Daniel Sarafian e CB Dollaway. O canal Combate fará a transmissão ao vivo e com exclusividade, a partir das 20h. O SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real.
UFC São Paulo
19 de janeiro de 2013, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Michael Bisping
Daniel Sarafian x CB Dollaway
Gabriel Napão x Ben Rothwell
Thiago Tavares x Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Miltinho Vieira
Ronny Markes x Andrew Craig
Diego Nunes x Nik Lentz
Edson Barboza x Lucas "Mineiro" Martins
Iuri Marajó x Pedro Nobre
Ildemar Marajó x Wagner Caldeirão
C.J. Keith x Francisco Massaranduba

Depois de muita expectativa, UFC apresenta as ring girls brasileiras

Paulistas Camila e Aline são as escolhidas por organização americana

Por Adriano Albuquerque, Ivan Raupp, João Gabriel Rodrigues e Marcelo Russio São Paulo
93 comentários
Antes do início da pesagem oficial do UFC São Paulo, nesta sexta-feira, o apresentador do evento, Jon Anik, acabou o mistério e anunciou as duas musas brasileiras escolhidas para a função de ring girl no evento deste sábado, no Ginásio do Ibirapuera. São elas as paulistas Camila Oliveira e Aline Franzoi, que subiram no palco com roupas das cores do país. Sorridentes, elas arrancaram aplausos dos marmanjos de plantão.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
RING GIRLS BRASILEIRAS ufc brasil são paulo (Foto: Marcos Ribolli)Camila (esq.) e Aline são as ring girls do UFC em São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)
Camila mora em São Paulo. A  modelo trabalha com eventos e no momento não está estudando. Ela não quis explicar como foi selecionada pelo UFC.
- Me encontraram, o UFC me encontrou. Apareceu (risos). Estou muito feliz de a gente estar sendo as primeiras brasileiras no UFC. É isso, estou muito feliz.
Aos 21 anos, Camila diz que acompanha MMA e mostra que tem conhecimento sobre o assunto:
- Sou fã do Erick Silva, porque acho que ele tem um futuro brilhante pela frente. Ele é jovem, promissor, confio nele. Minha luta favorita é a que o Anderson Silva nocauteou Vitor Belfort.
RING GIRLS BRASILEIRAS ufc brasil são paulo (Foto: Marcos Ribolli)
Aline mora em Guarulhos e também trabalha como modelo fotográfico e campanhas publicitárias. Ela disse que foi contratada apenas para o UFC São Paulo.
- Fui convidada para participar do UFC São Paulo e estou muito feliz, muito legal. Eles me encontraram, na verdade. Está sendo bem legal essa experiência. Adoro me cuidar, vou à academia, vou à igreja. Cuido da minha alimentação. Estou bem contente de estar aqui.
Namorando há três meses, Aline é fã de Vitor Belfort e Anderson Silva. Ela gostou de ser escolhida, mesmo sendo mais magra do que as mulheres que fazem sucesso na mídia.
- Está sendo bem diferente, é uma nova ideia. Estão enfatizando essa parte de beleza, de saúde, de meninas magras que também têm seu valor - declarou.
RING GIRLS BRASILEIRAS ufc brasil são paulo (Foto: Marcos Ribolli)
A luta principal do UFC São Paulo será entre Vitor Belfort e Michael Bisping. O canal Combate transmite o evento ao vivo e com exclusividade, a partir das 20h (de Brasília), e o SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Americano 'mostra demais' e mesmo assim não bate peso em São Paulo

Rival de Massaranduba subiu na balança com toalha e acabou sendo traído diante das câmeras. Ele conseguiu bater o peso cerca de uma hora depois

Por SporTV.com São Paulo
24 comentários
A pesagem oficial do UFC São Paulo, nesta sexta, foi marcada por um momento inusitado. Rival de Francisco Massaranduba, o lutador C.J. Keith não bateu o peso e, ainda por cima, acabou mostrando demais diante das câmeras. Ele ficou apenas de toalha e deixou aparecer, rapidamente, o orgão genital (assista no vídeo ao lado). O americano passou uma libra do limite de sua categoria, pesando 71,2kg, e só alcançou o peso regulamentar cerca de uma hora depois.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
C.J. Keith pesagem mma ufc sao paulo (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)C.J. Keith ficou apenas de toalha durante a pesagem oficial (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
A luta principal do UFC São Paulo será entre Vitor Belfort e Michael Bisping. O canal Combate transmite o evento ao vivo e com exclusividade, a partir das 20h (de Brasília), e o SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real.
Resultados da pesagem:
CARD PRINCIPAL
Peso-médio (até 84,4kg): Vitor Belfort (84kg) x (84,4kg) Michael Bisping
Peso-médio (até 84,4kg): Daniel Sarafian (84,4kg) x (84,4kg) CB Dollaway
Peso-pesado (até 120,7kg): Gabriel Napão (115,7kg) x (117kg) Ben Rothwell
Peso-leve (até 70,8kg): Thiago Tavares(70,3kg) x (70,3kg)Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Peso-pena (até 66,2kg): Godofredo Pepey (65,8kg) x (66,2kg)Miltinho Vieira
Peso-médio (até 84,4kg): Ronny Markes (84,4kg) x (84kg) Andrew Craig
Peso-pena (até 66,2kg): Diego Nunes (65,8kg) x (65,8kg) Nik Lentz
Peso-leve (até 70,8kg): Edson Barboza (69,8kg) x (69,8kg) Lucas "Mineiro" Martins
Peso-galo (até 61,7kg): Iuri Marajó (61,2kg) x (61,7kg) Pedro Nobre
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Ildemar Marajó (91,2kg) x (93,4kg)Wagner Caldeirão
Peso-leve (até 70,8kg): C.J. Keith (70,8kg*) x (70,1kg) Francisco Massaranduba
C.J. Keith chegou ao limite da categoria ao se pesar nos bastidores após a pesagem

Guia do Paulistão: Montillo, Ganso, Pato, Barcos... estrelas em campo!

Veja as principais contratações de 2013 e como seu time começa o torneio

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
189 comentários
Pato, Barcos, Montillo e Ganso montagem (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Pato, Barcos, Montillo e Ganso: quem vai brilhar?
(Montagem: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Considerado um dos estaduais mais fortes e competitivos do futebol brasileiro, o Campeonato Paulista terá início na tarde deste sábado com muitas novidades. Os clubes não economizaram e investiram pesado nas contratações para 2013.
A principal foi a de Alexandre Pato. Depois de cinco anos e meio vestindo a camisa do Milan, o atacante foi contratado pelo Corinthians em uma negociação que custou R$ 40,5 milhões aos cofres alvinegros.
Atual tricampeão do torneio, o Santos tentará o inédito tetracampeonato paulista com sotaque. O Peixe desembolsou R$ 16 milhões, mais os direitos econômicos do volante Henrique, para tirar o argentino Montillo da Toca da Raposa. Além do meia, o time de Muricy Ramalho se reforçou com o experiente volante Marcos Assunção.
Rebaixado para a Série B do Brasileirão, e vivendo expectativa interna por causa da disputa pela presidência, o Palmeiras foi o mais tímido nas contratações. Reformulado, o clube apostou em contratações pontuais para 2013: o goleiro Fernando Prass e o lateral-direito Ayrton. Vizinho de CT, o São Paulo teve postura diferente e montou um elenco forte para a temporada, com destaque para a contratação do zagueiro Lúcio, ex-Juventus de Turim.
Os clubes do ABC também investiram pesado. Depois de bater na trave no Campeonato Brasileiro da Série B e quase garantir o acesso à Série A do futebol nacional em 2012, o São Caetano manteve a base e apostou suas fichas em dois atletas experientes: Rivaldo e Jobson. Rival da região, o São Bernardo não ficou atrás e repatriou o atacante Fernando Baiano, que no Brasil teve passagens por Corinthians, Internacional e Flamengo.
Os clubes do interior não ficaram atrás e querem começar o Paulistão aprontando para cima dos grandes. Confira como o seu time chega para o estadual.

Carioca começa com menos astros, mas com dedicação maior dos clubes

Com exceção do Flu, que vai utilizar reservas por conta da Libertadores, demais clubes só terão a Copa do Brasil como compromisso a partir de abril

Por GLOBOESPORTE.COM* Rio de Janeiro
19 comentários
Charmoso por natureza, mas palco recente de jogadores reservas e partidas sem muito público, o Campeonato Carioca pode recuperar o prestígio dos velhos tempos na edição 2013, que começa neste sábado. Os maiores clubes - com exceção do Fluminense - terão o torneio como tarefa única do calendário até abril. Mas os torcedores que se motivarem a ir aos estádios não devem encontrar grandes novidades: apesar do mercado de transferências brasileiro estar aquecido com contratações como Alexandre Pato e Eduardo Vargas, os cariocas não trouxeram nenhum astro na última janela, além de terem perdido nomes importantes. Desta forma, os protagonistas serão poucos.
A grande estrela da competição deste ano não é brasileira. Contratado pelo Botafogo no meio da temporada passada, Clarence Seedorf terá a primeira experiência em um campeonato regional de sua carreira e chamará a atenção nos estádios que passar, seja no interior ou na capital. Em contrapartida, outros jogadores que eram atrações por si só já não atuam no futebol do Rio. No Flamengo, Ronaldinho Gaúcho foi embora para o Atlético-MG no meio do ano passado, enquanto Vagner Love retornou para o CSKA na última semana. Do lado vascaíno, os veteranos Juninho e Felipe já não fazem mais parte do elenco (este último, por sinal, agora vai defender o Fluminense). No Tricolor, atual campeão, as estrelas estão presentes - Fred, Deco e Thiago Neves -, mas não devem entrar em campo com tanta frequência por conta da disputa da Libertadores.
- Preciso viver o Campeonato Carioca para poder falar dele, como foi com o Brasileiro. Sei que a rivalidade esportiva entre os quatro grandes clubes do Rio é uma coisa histórica que nunca vai mudar. É preciso dar valor a essa taça como qualquer outra. A Copa da Itália fica boa mesmo a partir das quartas de final. Os jogos decisivos são muito bons para ver e participar. A mesma coisa acontece aqui - disse Seedorf.
Apesar das poucas estrelas em campo, os torcedores poderão ver seus elencos titulares em ação até mesmo nas fases de grupo dos dois turnos. Diferentemente de 2012, quando três times estavam envolvidos na disputa da Taça Libertadores, apenas o Fluminense jogará a competição sul-americana desta vez. Além disso, como a Copa do Brasil passa a durar praticamente toda a temporada, o Carioca terá a dedicação exclusiva de Botafogo, Flamengo e Vasco até abril, quando tem início a competição nacional.
Para se ter uma ideia, na Taça Guanabara de 2012, o Flamengo mandou a campo os reservas em três das sete partidas. Já o futuro campeão Fluminense jogou com os reservas em dois jogos. O Vasco mesclou seus titulares com jogadores do banco na maioria dos duelos. Único carioca a não disputar a Libertadores em 2012, o Botafogo jogou com os titulares todas as partidas do primeiro turno.
Engenhão Vasco x Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Semifinal da Taça Rio de 2012 entre Flamengo e
Vasco teve 15.911 pagantes (Foto: Richard Souza)
Mesmo com os principais atletas em campo, aumentar a média de público, que no ano passado foi de apenas 2.976 torcedores por jogo, não é tarefa simples. Embora tenha a chance de ver o melhor do elenco de seus times na primeira fase, os torcedores podem ser desencorajados pelo preço dos ingressos: as entradas custarão até R$ 60 em clássicos no Engenhão, nos setores oeste e leste, seja na parte inferior ou superior do estádio. No Brasileirão, havia a opção de pagar R$ 40 por um lugar nos setores de cima.
Candidatos a zebra mesclam jovens com medalhões
Com dificuldades para bancar elencos competitivos, os clubes fora do G-4 do estado parecem ter uma fórmula comum para disputar o Carioca. O investimento modesto, bancado apenas nas cotas de televisão e em patrocínios pontuais - seja do comércio local ou de prefeituras -, permite apenas a formação de elencos com a maioria dos jogadores muito jovens. Para 2013, a folha salarial dos pequenos custa, em média, de R$ 100 mil a R$ 150 mil mensais. A exceção fica por conta do Volta Redonda, que desembolsará cerca de R$ 200 mil por mês.
Para trazer mais experiência - e marketing - para dentro das quatro linhas, os medalhões sempre têm espaço nesses times. Em 2013, velhos conhecidos do Rio de Janeiro estão de volta. É o exemplo de Jean: herói do título estadual de 2004 para o Flamengo, o atacante de 30 anos defenderá o Madureira ao lado de Iranildo, com 36 anos.
No novato Audax, o volante Fabiano Eller, 35, é o destaque ao ladro de Leandro Bonfim, 29. Eleito melhor atacante do Brasileirão em 2007, o uruguaio Acosta defenderá o Resende, aos 35 anos. Ainda há as caras que são conhecidas, mas não carregam tanta experiência assim. É o caso dos ex-flamenguistas Getúlio Vargas (Bangu), Gustavo (Boavista), Fernando (Volta Redonda), Lenon (Macaé) e Erick Flores (Boavista). Os ex-tricolores Jancarlos (Volta Redonda) e Somália (Boavista) também terão seu espaço. Talles Cunha, formado no Inter na mesma geração de Alexandre Pato, é o destaque do Nova Iguaçu.
- Temos aí, dentro do nosso estado, o atual campeão brasileiro, com todos os méritos possíveis; uma equipe muito bem montada e que terminou o ano de maneira muito regular, que foi o Botafogo; o Vasco com algumas reformulações; e o próprio Flamengo. Além do que, sempre duas ou três equipes do interior chegam muito bem. Então, é um campeonato que tem tudo para ser difícil - avalia o técnico do Flamengo, Dorival Júnior.
Info_PEQUENOS-CARIOCA-2013 (Foto: infoesporte)
Menor chance de pênaltis, e Taça Guanabara com mais jogos
Apesar da intenção da Ferj e dos clubes menores de criar um turno extra - rejeitado pelos grandes -, o regulamento do Campeonato Carioca teve poucas mudanças para 2013. A principal delas é a implementação da vantagem de jogar pelo empate nas semifinais e finais de turno e por dois empates - mas não uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols - na grande decisão do torneio. Essa mudança diminui bastante a possibilidade de uma disputa por pênaltis, que tem sido comum no Carioca.
Outra alteração é a inversão entre as fórmulas de disputa da Taça Guanabara e da Taça Rio. Em 2013, o primeiro turno terá oito rodadas, com as equipes do Grupo A enfrentando as do Grupo B. Já o segundo confrontará as equipes dentro dos próprios grupos, em sete rodadas. Os dois turnos continuarão com semifinal e final em jogo único.
Na área disciplinar, o regulamento prevê uma possibilidade que pode gerar polêmica: o pagamento de multa para liberar um jogador da suspensão automática por causa do terceiro cartão amarelo. O desembolso, porém, não anulará os dois cartões anteriores. A cada novo terceiro cartão anulado, a multa para a liberação dobrará, sendo R$ 500 o valor inicial. O valor arrecadado com as multas será repassado à equipe mais disciplinada, segundo o regulamento.
*Jorge Natan, estagiário, sob a supervisão de Rodrigo Sirico

Álcool e bola: 30 anos após morte de Mané, bebida ainda estraga carreiras

O problema persiste: como o vício afeta jogadores e encurta trajetórias mesmo em tempos de profissionalismo

Por Felippe Costa Rio de Janeiro
23 comentários
Header_30anos_sem-Garrincha (Foto: infoesporte)
Completam-se neste domingo 30 anos do adeus a um dos maiores jogadores da história. Gênio e imprevisível, Garrincha encantou o mundo com seus dribles desconcertantes e a maneira simples de encarar os oponentes, que eram chamados por ele de “João”. Porém, não foi capaz de enfrentar seu maior adversário: o alcoolismo. Assim, no dia 20 de janeiro de 1983, o ídolo do Botafogo e campeão das Copas do Mundo de 1958 e 1962 faleceu no Rio de Janeiro, com apenas 49 anos, por consequência de uma cirrose hepática (relembre no vídeo). O aniversário de morte do craque traz à tona um assunto com o qual o futebol convive há décadas - e que ainda prejudica o rendimento de jogadores, a ponto de arruinar carreiras.
Ruy Castro, autor da principal obra sobre Mané, a biografia “Estrela solitária - Um brasileiro chamado Garrincha”, diz que o álcool foi apresentado para o mito alvinegro logo na infância. A dependência só apareceu com 30 e poucos anos, quando ele já não podia viver sem a bebida. O jornalista faz um paralelo e cita outros exemplos, como Sócrates e Adriano.
- O contato de Garrincha com o álcool começou praticamente ao nascer, quando sua família o alimentava com uma mamadeira contendo cachaça, mel e canela em pau - o popular “cachimbo” dos indígenas nordestinos. Ou seja, foi estimulado desde cedo a beber e, durante muitos anos, isso não representou um problema maior. Até que, por volta dos 30 e poucos anos, seu organismo lhe apresentou a conta - Garrincha já não podia funcionar sem bebida. Chama-se a isto dependência. Garrincha era amado por um país inteiro e, principalmente, por uma mulher e, mesmo assim, bebia. Por quê? Bebia porque bebia. Porque seu organismo era feito para beber. E não só o dele, mas o do Sócrates, o do Adriano e de tantos outros menos famosos. Já os do Bebeto, do Romário e, espero, do Neymar, não são. Esses últimos fazem parte dos 85% da população que passam mal se beberem um pouquinho demais; já Garrincha, Sócrates, Adriano [e, antes deles, Veludo, Canhoteiro e muitos mais] podiam ou podem beber quantidades descomunais sem acusar muita alteração. Até, repito, a dependência se instalar. A partir daí, só tratamento com internação. Mas até hoje o Brasil é medieval nesse departamento.
Garrincha na Seleção Brasileira (Foto: Ag. Estado)Garrincha com a seleção brasileira: álcool impediu carreira mais longa (Foto: Ag. Estado)
Considerado uma doença, o alcoolismo está relacionado ao consumo excessivo e prolongado do álcool. Uma das características mais importantes é a negação de sua existência por parte do usuário. Raros são aqueles que reconhecem o uso abusivo de bebidas, passo considerado essencial para livrarem-se da dependência, conforme alerta o médico Oscar Cox, membro do Conselho Municipal Antidrogas do Rio de Janeiro.
- Para a Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é considerado doença desde 1965. Todo individuo que não para de beber quando quer e como consequência muda de comportamento, fazendo coisas que não desejava e não gostaria, é portador do alcoolismo. Ele começa no social e vai tirando do individuo sua qualidade de vida. Chega um determinado momento em que essas pessoas perdem o poder de escolha, mesmo que aleguem o contrário. O Garrincha é um exemplo que o álcool destruiu. Nesse caso, é preciso uma internação compulsória. Serão sucessivas atenções que vão quebrando as resistências. O individuo joga a toalha e depois vai agradecer.
Álvaro, não joga mais pelo Flamengo (Foto: Agência Estado)Álvaro admite: chegou para treinar alterado nos
tempos de Flamengo (Foto: Agência Estado)
Além de ser um grande problema para os familiares, o álcool interfere diretamente na vida profissional das pessoas. No futebol, muitos jogadores reconheceram que o consumo exagerado acabou sendo prejudicial no rendimento dentro de campo. O zagueiro Álvaro, que teve passagens por São Paulo, Flamengo, Internacional e hoje atua no Linense-SP, lembrou de momentos complicados. Segundo ele, a luta ainda continua.
- Quando resolvi procurar ajuda, meu nível de alcoolismo ainda era baixo. Eu trouxe da Europa quando voltei para o Internacional em 2008. A questão familiar também ajudou, pois meu pai faleceu devido ao alcoolismo. Foi prejudicial principalmente no estágio psicológico. O álcool me tornou uma pessoa mais fraca. Estava me separando da minha esposa, ficando longe dos meus filhos e me sentindo inseguro na minha profissão. Queria suprir essa falta de carinho e passava noites bebendo. Em 2010, cheguei para treinar no Flamengo alterado e resolvi ir embora. Minha esposa pagou um preço muito alto e foi a grande responsável pela minha melhora. Não é fácil sair sem tratamento. Essa luta não acabou, ela ainda dura 24 horas por dia. Hoje, sou um vitorioso.

Agressividade, fuga, doenças
Como aconteceu com o zagueiro, a mudança de comportamento é um dos fatores que mostram o nível de alcoolismo de uma pessoa. Segundo Sâmia Hallage, doutora em psicologia pela USP e psicóloga da seleção brasileira de vôlei de praia masculino, o consumo exagerado pode causar uma ansiedade generalizada e atrapalhar o foco no trabalho.
O atleta profissional pode se tornar mais agressivo. O consumo pode causar uma ansiedade generalizada"
Sâmia Hallage, doutora em Psicologia
- O álcool vai agir no sistema nervoso central e fazer com que esse indivíduo fique dependente. É uma droga social. Às vezes, a pessoa bebe para acabar com a timidez e causa euforia. Esses exageros também são muitas vezes para se livrar de um problema como ausência da família, uma briga com o namorado, mas quando passa o efeito do álcool o problema volta. O atleta profissional, por exemplo, pode se tornar mais agressivo. O consumo pode causar uma ansiedade generalizada. O álcool prejudica o rendimento físico e vai mudar o comportamento. Quando a pessoa fica viciada em alguma coisa, ela se prende ao vício e esquece das outras obrigações. A vida de atleta é muito complicada e desgastante. Nesse sentido, a bebida pode servir como uma fuga.
Presidente da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas, o médico Joaquim Ferreira de Melo Neto alerta para o perigo de outras doenças, que podem ser relacionadas ao álcool. Além disso, diz que os atletas podem perder a capacidade normal de locomoção.
- O álcool abala o sistema nervoso e o aparelho digestivo. Quando você ingere, a bebida é absorvida no intestino e vai para o fígado. Ao metabolizar, uma parte é mantida no organismo. O uso abusivo abala a capacidade motora, de raciocínio e pode levar a diversas doenças. Demência alcoólica, hepatite alcoólica, cirrose e problemas cardiovasculares, por exemplo. Os dependentes perdem a capacidade de concentração. Aos poucos o fígado fica prejudicado e não vai conseguindo trabalhar. A pessoa começa a perder a capacidade normal de locomoção, as ações do cérebro ficam mais lentas.
Ídolo do Corinthians, Sócrates, que também era médico, cansou de falar publicamente sobre o assunto. Porém, em uma entrevista ao programa "Mais Você", da TV Globo, na manhã do dia 26 de setembro de 2011, ele afirmou que isso não chegou a prejudicar sua carreira. O ex-jogador morreu no dia 4 de dezembro, vítima de infecção generalizada de origem intestinal.
Socrates (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Sócrates foi mais um craque vitimado pelo álcool
(Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)
- O uso do álcool não afetou a minha carreira. Até mesmo porque eu nunca tive uma estrutura física para jogar futebol. Se eu fosse um atleta de verdade, aí, sim, teria alguma limitação. Mas como eu já não tinha uma condição física, então não prejudicou muita coisa. Comportamentalmente o álcool é importante para mim, talvez pela minha timidez. O álcool era um companheiro para mim.
Jogadores internacionais também ficaram marcados pela doença. O argentino Ortega, por exemplo, revelou em 2008 ter problemas com álcool, que prejudicou sua carreira e a permanência no River Plate. Ele se aposentou no ano passado, aos 38 anos, quando atuava no modesto Defensores de Belgrano, da terceira divisão argentina. Na Inglaterra, o polêmico Paul Gascoigne chegou a dizer que tomou quatro garrafas de uísque por dia durante três meses para contrabalancear o efeito das drogas.

Ruy Castro lembra que o envolvimento com o álcool envolve forte componente social. O alcoólatra não é visto como uma pessoa doente. Isso distancia a possibilidade de tratamento.
- Até hoje, o alcoólatra é considerado um vagabundo, um sem-vergonha, não um doente. Ou seja, há um estigma moral. É por isso que as pessoas não se importam de se dizer cardíacas, diabéticas ou até cancerosas, mas, alcoólatras, jamais. Eu, que deixei de beber há 25 anos, sou o único alcoólatra que conheço e que se diz alcoólatra... Sim, porque, assim como na diabetes o diabético não deixa de ser diabético - apenas deixa de comer açúcar -, o alcoólatra também não passa a ser ex-alcoólatra porque deixou de beber. Ele apenas deixa de beber - conclui o escritor.

Menino se candidata a técnico de time inglês, e dono 'agenda' entrevista

Torcedor de oito anos cria plano para elevar Doncaster Rovers da Terceira Divisão à elite em apenas três anos, e mandatário se sensibiliza com atitude

Por Fábio Lima e Felipe Schmidt Rio de Janeiro
38 comentários
Mac Wilson, torcedor do Doncaster Rovers. (Foto: Stevie Uttley)Mac sonha em ser técnico do Doncaster Rovers
(Foto: Stevie Uttley)
Quando o técnico Dean Sounders trocou o Doncaster Rovers, da Terceira Divisão inglesa, pelo Wolverhampton, da Segundona, o torcedor Mac Wilson, de apenas oito anos, resolveu tomar providências para ajudar seu clube de coração. Bolou um plano ambicioso e enviou a proposta ao presidente: gostaria de se candidatar ao posto de treinador para elevar a equipe à divisão de elite.
A audácia do jovem torcedor impressionou o empresário John Ryan, dono do Doncaster. O presidente não deixou o postulante ao importante cargo sem resposta e decidiu ligar para o menino, que não acreditou que estava falando com o "possível" novo chefe.
- Eu liguei para a casa dele na hora do almoço, domingo passado, ele pensou que fosse trote e passou o telefone para o pai. Confirmei que ele teria sua entrevista neste sábado, antes do jogo contra o Leyton Orient, e que depois eu mostraria o estádio antes de encontrar alguns jogadores. Os pais dele ficaram encantados pelo fato de eu ter doado tempo para responder ao pedido - explicou Ryan ao GLOBOESPORTE.COM.
O que chamou a atenção do presidente foram as metas traçadas por Mac, que planejou uma ascensão meteórica do time em um curto período de tempo.
- Eu amei sua abordagem direta e a excelente explicação no currículo, com um detalhado plano de nos levar à Premier League em três anos. Também gostei da honestidade ao admitir que a ideia era sua, mas que a carta havia sido escrita por seu pai, um torcedor de longos anos do Rovers. Fiquei tocado pelo fato de um estudante da sua idade ter tanta paixão pelo clube e querer garantir a manutenção de nosso sucesso atual (a equipe é a segunda colocada da Terceira Divisão) - disse.
John Ryan, presidente do Doncaster Rovers (Foto: Divulgação / Site Oficial)John Ryan realizou o sonho de jogar pelo clube por alguns minutos (Foto: Divulgação / Site Oficial)
John Ryan também tem um histórico incomum com o clube. Entrou no livro dos recordes como o jogador mais velho a entrar em campo profissionalmente, em abril de 2003, com 52 anos e 11 meses de idade. Mas na visão do empresário, sua fabulosa história não se compara à do novo talismã do Doncaster.
- Foi realmente tocante, e a paixão de Mac pelo Rovers é impressionante, mas eu tive alguns momentos excitantes. Claro que curti minha pequena perfomance saindo do banco contra o Hereford, mas o clube é muito maior do que eu, e tenho vivido momentos incríveis - ponderou.
jogadores do Doncaster Rovers comemorando (Foto: Reprodução / Facebook)Doncaster Rovers faz boa campanha na 3ª divisão
(Foto: Reprodução / Facebook)
Mac provou que sonhar não custa nada, por isso Ryan também se permite sonhar. Se pudesse contratar um nome de peso para o cargo, elegeria o treinador mais importante da história do futebol britânico. Mas, por enquanto, na vida real, acabou acertando com Brian Flynn, que já foi interino da seleção do País de Gales, até o fim da temporada.
- Escolheria Sir Alex Ferguson e traria um treinador jovem, entusiasmado e trabalhador com ele, já que desejamos voltar às divisões de elite e queremos permanecer lá.
O dirigente espera que Mac seja parte de um processo importante para o clube, que perdeu muitos torcedores nos últimos anos. A existência de crianças como o ilustre torcedor é a garantia de que o Doncaster terá um público fiel no futuro.
- Nos tempos ruins na década de 90 perdemos uma geração de torcedores para outros clubes como Yorkshire e Leeds United. Mas temos gente como Mac e seus colegas na escola para construir a base de torcedores novamente - concluiu um esperançoso John Ryan.

Grêmio repete receita, vence Galo nos pênaltis e avança às quartas

Equipes empataram em 2 a 2, no tempo normal. Clube gaúcho já havia eliminado o Coxa nas penalidades e espera por Juventude ou Bahia

Por GLOBOESPORTE.COM Marília, SP
96 comentários
Em um jogo emocionante, com gols e lances de perigo do início ao fim, nada mais justo do que a decisão sair no momento mais tenso do futebol: os pênaltis. Assim, diante da marca da cal, o Grêmio superou o Atlético-MG (4 a 2, após empate em 2 a 2 nos 90 minutos) nesta sexta-feira em Marília, pelas oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Repetiu a receita de sucesso da segunda fase, na qual também saíra atrás no placar e depois eliminara o Coritiba nas penalidades. Agora, aguarda por Juventude ou Bahia, que se enfrentam às 21h, para saber o rival das quartas.
Diante de um Grêmio desfalcado com ao menos cinco titulares, de seu técnico - recrutados para jogar o Gauchão - e com três opções no banco, sendo uma delas um goleiro, o Atlético-MG começou superior. As investidas do Galo, de tão insinuantes, renderam lances mais ríspidos dos gremistas. Henrique não se recuperou de uma falta e precisou sair, com dores no joelho.
O gol mineiro não demorou a sair. Aos 16 minutos, Dodô tabelou com Carlos e fuzilou Ygor: 1 a 0. A desvantagem animou o Grêmio, por mais paradoxal que possa soar. O time do auxliar Lucas Gonçalves começou a se encontrar, com tabelas envolventes. Aos 35, o centroavante André perdeu grande oportunidade. Que Rafael Thyery não desperdiçou. O zagueiro subiu mais alto que a defesa atleticana e, entre três mineiros, cabeceou às redes: 1 a 1.
Grêmio comemora vitória sobre o Atlético-mg, Copa SP (Foto: José Luis Silva / Futura Press)Grêmio comemora vitória sobre o Atlético-MG (Foto: José Luis Silva / Futura Press)
Se o Grêmio havia se energizado após levar o gol, imaginem agora, com o empate em Marília. No segundo tempo, colecionou chances perdidas, sempre em jogadas velozes de contragolpe. A merecida virada saiu aos 12 minutos. O paraguaio Fámian escorou para Lucas Gabriel fuzilar e virar. A resposta do Galo foi instantânea. Aos 16, em cobrança de escanteio, Eder se esgueirou entre os zagueiros tricolores e voltou a igualar tudo outra vez: 2 a 2.
Aos poucos, o Atlético-MG passou a dominar as ações. Desentrosado, cansado e com apenas três opções no banco, o Grêmio não conseguiu manter o ritmo forte muito menos a superioridade da primeira metade da etapa final. Mesmo assim, caiu nos pés de Dámian a bola do jogo, aos 32 minutos. Recebeu na área, matou no peito, mas carimbou o goleiro atleticano. A partir daí, virou roleta russa. As equipes, completamente abertas, trocavam chances de gol. O retruco chegou aos 42 minutos. Dodô arriscou de fora da área, e Ygor se esticou para fazer grande defesa.
Coube ao Grêmio começar a série de penalidade. Felipe Pires converteu. Dodô empatou. Santiago fez o 2 a 1. Gabriel isolou à la Baggio e deixou os gaúchos na frente. No entanto, Matheus Biteco permitiu a defesa do goleiro. Rafael empatou em 2 a 2. Antonio colcou o Grêmio novamente na frente. Rodrigo poderia ter empatado, mas Ygor defendeu. Luan fuzilou as redes e fechou o placar em 4 a 2.

Craques do Vasco brilham, e Brasil bate EUA na estreia da Copa América

Americanos surpreendem no início, fazem 2 a 0, mas o time comandado por Jr. Negão se recupera e vence os rivais por 7 a 4 nas areias de Santos

Por Ana Carolina Fontes Direto de Santos
Comente agora
Apesar do início nervoso, quando foi surpreendida pelos Estados Unidos, a seleção brasileira estreou na temporada com vitória e bom futebol, nas areias da Praia do Gonzaga, em Santos. Na estreia de Júnior Negão no comando, nesta sexta-feira, o time verde-amarelo demorou a se encontrar em quadra, saiu atrás no placar, mas venceu  de virada por 7 a 4, pela primeira rodada da Copa América.

Com uma base jovem e reforçados por atletas dos gramados e do futsal, os americanos abriram 2 a 0 no placar. Mas a experiência do Brasil falou mais alto. Os gols da equipe canarinho foram marcados por Daniel Zidane, do Flamengo, Anderson Wesley, que atua pelo Corinthians de Santo André, Datinha, do Sampaio Corrêa, e Jorginho (2) e Bruno Xavier (2), ambos do Vasco da Gama. Feld, Taguinod, Farberoff e Futagaki descontaram para os americanos.

- Foi a estreia da galera, com uma filosofia nova de trabalho e sofremos três gols por desatenção. Fiquei feliz por ter marcado duas vezes, queria dedicar a vitória à minha esposa, que está grávoda de gêmeos, e aos futuros filhos. Agora, vamos encarar todos os jogos como uma final - contou o defensor Bruno Xavier, que começou nas areias como goleiro.
Futebol de Areia, Brasil e Estados Unidos (Foto: Marcello Zambrana / Inovafoto)Jorginho acerta uma bicicleta diante de Farberoff (Foto: Marcello Zambrana / Inovafoto)
O jogo
Feld abriu o placar com um gol de bicicleta para os americanos. Na sequência, Palmerin deu um passe na medida para Taguidod, que encheu o pé para ampliar. O Brasil mal podia acreditar no que estava acontecendo e a torcida empurrou o time para frente. Aos seis minutos, o experiente Daniel Zidane, que voltou à seleção após uma lesão que o afastou por um ano e meio, acertou um lindo chute, diminuindo a diferença: 2 a 1. Mão se machucou, dando lugar a Fanta, e André entrou para reforçar o ataque. Quando o público se enchia de esperanças, os americanos voltaram a surpreender. Palmerin arriscou uma bicicleta, Mão espalmou e o brasileiro naturalizado americano Farberoff pegou o rebote para fazer 3 a 1.
Aos 12 segundos do segundo período, a experiência falou mais alto. O defensor Buru, do Corinthians, mandou a bola da lateral para Jorginho marcar de cabeça o segundo gol do Brasil. Inspirado, Jorginho recebeu lançamento de Bruno Xavier pela lateral, ajeitou com categoria e encobriu o goleiro McAndews, deixando tudo igual. Depois de ter sido convocado pela primeira vez, em fevereiro do ano passado, para um torneio no Paraguai, Anderson Wesley teve sorte no retorno à amarelinha. O atacante do Ceará, que atua pelo Corinthians de Santo André, emendou o cruzamento com um chute no ângulo, virando o jogo, aos seis: 4 a 3.
Futebol de Areia, Brasil e Estados Unidos (Foto: Marcello Zambrana / Inovafoto)Seleção de futebol de areia comemora gol contra os Estados Unidos (Foto: Marcello Zambrana / Inovafoto)
Eleito o atleta do ano no Maranhão, Datinha, destaque do Sampaio Corrêa, acertou uma linda bicicleta, sem chances para McAndrews: 5 a 3. O atacante, que era pescador antes de se dedicar ao futebol de areia, é conhecido como a "Joia de Tutóia" em sua terra natal e foi considerado o melhor jogador da Liga da Rússia 2012, onde defende o Kristall, ao lado de Jorginho e Bruno Xavier, destaques do Vasco no circuito nacional.
Os americanos sentiram a pressão e se perderam em quadra. No primeiro minuto do terceiro período, Bruno Xavier mandou uma bomba que Farberoff tentou tirar de cabeça, sem sucesso: Brasil 6 a 3. Os Estados Unidos responderam um chute de longa distância no ângulo direito de Mão, mas o atacante André, o "homem-gol" do Corinthians, afastou o perigo de cabeça. Embalado pelos gritos de "Sou brasileiro, com muito orgulho, com muitor amor", o time verde-amarelo levava perigo à meta adversária. No entanto, Futagaki arrancou com velocidade no contra-ataque e fez o quarto gol americano, aos oito. Não deu tempo para comemorar. Astro do Flamengo e da seleção, Benjamin tocou com categoria para Buru, que percebeu Bruno Xavier livre na área. Sem pensar duas vezes, deu um passe açucarado para o companheiro ampliar: 7 a 4.
Programação completa da Copa América:
18 de janeiro -  Sexta-feira
15h  - México x Argentina
16h30m - Estados Unidos x Brasil
19 de janeiro - Sábado
9h - México x Estados Unidos
10h30m - Brasil x Argentina
20 de janeiro -  Domingo
8h  - Argentina x Estados Unidos
10h - México x Brasil

Massa e Alonso disputam corridas de kart sobre lago congelado na Itália

Espanhol supera brasileiro em prova no gelo no 'Wrooom', evento realizado pela Ferrari nos alpes italianos para celebrar início da temporada de 2013

Por GLOBOESPORTE.COM Madonna di Campiglio, Itália
4 comentários
Felipe Massa - kart no gelo - Wrooom (Foto: EFE)Massa acena para os fãs durante prova (Foto: EFE)
No Kart das Estrelas, disputado no início do mês em Santa Catarina, Felipe Massa ganhou o duelo particular com o companheiro de Ferrari, Fernando Alonso. O brasileiro terminou o torneio que organiza desde 2005 em oitavo, enquanto o espanhol teve um “dia de cão” na primeira prova e terminou a competição nas últimas posições sem marcar nenhum ponto. Mas ao trocarem o verão brasileiro pelo intenso inverno dos Alpes italianos de Madona di Campiglio, Alonso deu o troco e levou a melhor nas duas corridas de kart disputadas sobre um lago congelado no último dia do “Wrooom”, tradicional evento da Ferrari e da Ducati para celebrar o início das temporadas da Fórmula 1 e da Motovelocidade.
Na primeira bateria disputada juntamente com o ex-F-1 Giancarlo Fisichella e os pilotos do time italiano da MotoGP (os americano Nicky Hayden e Ben Spies e os os italianos Andrea Dovizioso e Andrea Iannone), Massa chegou a sair na frente obtendo a pole position. Na corrida, porém, Alonso levou a melhor faturando a vitória, mesmo após rodar e cair para último. Na segunda prova, em razão do grid invertido, o bicampeão mundial novamente saiu de último para conseguir um novo triunfo.
Fernando Alonso - kart no gelo - Wrooom (Foto: EFE)Fernando Alonso levou a melhor e venceu as duas provas (Foto: EFE)
Alonso e Massa tiveram uma semana movimentada, mas divertida na Itália. NA 23ª edição do “Wrooom”, além de conceder entrevistas e distribuir autógrafos aos fãs, a dupla esquiou na neve e o espanhol chegou a fazer um mini-show com asas de penas após um jantar para delírio dos convidados.
Agora, eles se concentram para a temporada 2013, que começará no dia 17 de março, com o GP da Austrália. Alonso e Massa já irão à pista com os novos carros nos primeiros testes coletivos, que serão realizados de 5 a 8 fevereiro no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.
Nicky Hayden (MotoGP) e Fernando Alonso - kart no gelo - Wrooom (Foto: EFE)Nicky Hayden disputa posiçaõ com Alonso. Pilotos da Ducati (MotoGP) também participaram (Foto: EFE)

Promotor, sobre UFC: ‘Se tiver de investir, que seja em esporte olímpico’

Valter Foleto Santin admite ter poucos dados no inquérito instaurado contra o evento, mas cobra: ‘O que o MP não quer é que o município dê dinheiro’

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
4 comentários
Vitor Belfort e Bisping na coletiva do UFC em São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)UFC São Paulo terá Vitor Belfort e Michael na luta
principal (Foto: Marcos Ribolli/ Globoesporte.com)
Foram três denúncias por e-mail. O promotor Valter Foleto Santin, então, resolveu cobrar explicações à prefeitura de São Paulo sobre o valor de R$ 2,5 milhões gasto em patrocínio ao UFC deste sábado, no ginásio do Ibirapuera. O agente do Ministério Público admite que baseou o inquérito em números não oficiais, mas afirma que essa não é a principal questão.
Segundo Santin, o orçamento prevê investimento em esportes olímpicos, que não é o caso do UFC. Por isso, diz que a Prefeitura não deve repassar o dinheiro para o UFC. Mas, com a proximidade do evento e com a grande possibilidade de o valor já ter sido investido, o promotor afirma que os responsáveis poderão ter de devolver a verba do próprio bolso.
- Ninguém quer impedir que o evento ocorra, obviamente que não. O que pretendemos é que o município não dê o dinheiro. Se o evento é realizado através da iniciativa privada, isso é problema dela. O que o MP não quer é que o município dê dinheiro. É um ato abusivo e um desperdício de dinheiro  público. Essas lutas nem mesmo são consideradas esporte olímpico. Com a proximidade das Olimpíadas, se tiver de investir em esporte, que seja em esportes olímpicos.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O Ministério Público instaurou um inquérito afirmando que o acordo conta com irregularidades. Segundo o órgão, o valor acertado pelo ex-prefeito Gilberto Kassab não condiz com o previsto pela Secretaria de Esportes do novo prefeito Fernando Haddad. Segundo o MP, a verba que seria destinada ao evento de MMA corresponde a 70% de todo o valor previsto para a Secretaria de Esportes no ano de 2013. No entanto, a lei orçamentária da prefeitura para o ano diz que a verba seria de mais 300 milhões de reais, o que leva o valor do patrocínio para o UFC a não corresponder nem a 1%.
O Ministério Público alega que a verba contestada (cerca de 3 milhões) é apenas a reservada para organização e patrocínio de eventos. Mas fontes ligadas ao órgão afirmam que, ainda assim, o valor previsto é bem superior.
Santin admite que ainda tem poucos dados concretos, mas cobra uma resposta da Prefeitura sobre o caso.
- Ainda tenho informações parciais sobre o caso. Não está muito claro. Eu pedi informações. Tive conhecimento desses dados inicialmente, até pela imprensa, mas não são oficiais. É um material muito pequeno, são dados extra-oficiais.
O UFC São Paulo será realizado na noite deste sábado, com o duelo entre Vitor Belfort e Michael Bisping como luta principal. O evento terá transmissão ao vivo e com exclusividade do canal Combate, a partir das 20h (de Brasília), e o SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real.
UFC São Paulo
19 de janeiro de 2013, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Michael Bisping
Daniel Sarafian x CB Dollaway
Gabriel Napão x Ben Rothwell
Thiago Tavares x Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Miltinho Vieira
Ronny Markes x Andrew Craig
Diego Nunes x Nik Lentz
Edson Barboza x Lucas "Mineiro" Martins
Iuri Marajó x Pedro Nobre
Ildemar Marajó x Wagner Caldeirão
C.J. Keith x Francisco Massaranduba

UFC São Paulo terá ring girl brasileira

Musa será conhecida nesta sexta-feira, durante a pesagem oficial do evento

Por SporTV.com São Paulo
11 comentários
Jessica Cambensy e Ye-Bin Kang ring girls UFC (Foto: Getty Images)UFC Macau teve as ring girls com traços orientais
Jessica Cambensy e Ye-Bin Kang (Getty Images)
O Brasil terá um representante a mais no UFC São Paulo além dos 15 lutadores que vão participar do evento. Ou melhor, uma representante. O UFC divulgou na noite desta quinta-feira que a edição paulista terá um ring girl brasileira. O nome dela, entretanto, só será revelado durante a pesagem oficial desta sexta.
- É um prazer poder anunciar a primeira ring girl brasileira já no primeiro evento que teremos no Brasil em 2013. Amanhã (sexta) não só os fãs brasileiros, mas os fãs de todo mundo vão poder conhecer a nossa primeira representante - disse Grace Tourinho, representante exclusiva do UFC no Brasil, via assessoria de imprensa.
SporTV.com/Combate: confira as
últimas notícias do mundo do MMA

A luta principal do UFC São Paulo será entre Vitor Belfort e Michael Bisping. O canal Combate transmite o evento ao vivo e com exclusividade, a partir das 20h (de Brasília), e o SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real.
UFC São Paulo
19 de janeiro de 2013, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Michael Bisping
Daniel Sarafian x CB Dollaway
Gabriel Napão x Ben Rothwell
Thiago Tavares x Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Miltinho Vieira
Ronny Markes x Andrew Craig
Diego Nunes x Nik Lentz
Edson Barboza x Lucas "Mineiro" Martins
Iuri Marajó x Pedro Nobre
Ildemar Marajó x Wagner Caldeirão
C.J. Keith x Francisco Massaranduba
banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Central do Mercado: Guardiola quer Neymar. Gabriel agora é colorado

Imprensa espanhola diz que técnico do Bayern de Munique pode utilizar sua influência para levar estrela do Santos. Lateral muda de clube no Sul

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
133 comentários
neymar treino santos (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)Neymar pode entrar na mira do Bayern
(Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)
A quinta-feira foi movimentada por causa do futebol europeu, que mexeu com o principal astro brasileiro. O jornal espanhol "As" revelou que o Bayern de Munique pode utilizar a influência de Guardiola para contratar Neymar. O novo treinador do clube alemão, que firmou compromisso milionário surpreendendo muitos, conversou recentemente com o atacante do Santos durante a festa da entrega da Bola de Ouro da Fifa. Mas outros veículos apostam que o  craque brasileiro deve mesmo acabar no Barcelona, antigo clube de Guardiola.
Em crise com o Real Madrid e observado de longe por clube brasileiros que sonham com um possível retorno ao futebol brasileiro, Kaká deve mesmo retornar ao Milan. O canal de TV oficial do clube disse que os italianos já iniciaram as negociações para tentar um empréstimo.
Outra especulação que veio de fora envolve o artilheiro e craque do último Campeonato Brasileiro: Fred. De acordo com o site "Calciomercato", depois de tentativas frustradas por atacantes como Drogba, Borriello e Lisandro López, o Juventus tem como alvo o atacante do Fluminense. A diretoria tricolor nem pensa em se desfazer do camisa 9 e quer mais reforços. O atual campeão brasileiro demonstrou interesse em Ernandes, do Atlético-GO, que atua como lateral-esquerdo e volante, mas o Dragão só aceita negociar o jogador em definitivo.
Já no país, algumas novelas continuam sem solução. A principal delas é a que envolve Carlos Eduardo. O agente do meia-atacante recusou a proposta feita pelo Santos, que segue negociando, mas já com desânimo. Flamengo e Fluminense também sondaram o meia. Outro que ainda não acertou é Fellipe Bastos. O volante do Vasco interessa ao Internacional. O jogador seria escalado na estreia do Carioca, mas o clube definiu não utilizá-lo até que esta questão se resolva. Para tentar encerrar uma das novelas, o presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone, viajou nesta quinta para a Argentina com o objetivo de fechar a contratação de Riquelme, o que pode acontecer até a próxima segunda-feira.
Enquanto Bastos não vem, o Inter surpreendeu. Após rescindir com o Grêmio, Gabriel acertou contrato com o rival direto. Na saída, seu pai e agente Wladimir disparou críticas contra o técnico Vanderlei Luxemburgo e elogiou o Internacional. Já no Rio, o Flamengo surpreendeu e assinou com o zagueiro Wallace, do Corinthians. Ele já vestiu a camisa rubro-negra. Outro que deve deixar o Timão é o atacante Elton, que está na mira do Náutico.
Em anúncio surpreendente, o veterano Viola, de 44 anos, acertou com o Grêmio Osasco para a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista.

Sem o aval do COF, Tirone viaja para tentar fechar acordo com Riquelme

Presidente do Palmeiras foi a Buenos Aires na manhã desta quinta acompanhado do diretor financeiro do clube, Antônio Henrique Silva

Por Marcelo Prado São Paulo
132 comentários
Arnaldo Tirone, presidente do Palmeiras (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Arnaldo Tirone quer reforçar a equipe
(Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)
O presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone, se despede do cargo na próxima segunda-feira. Criticado por torcedores, oposicionistas e até por companheiros de chapa, o dirigente espera deixar o cargo com uma boa notícia para os palmeirenses: a contratação de Riquelme.
Acompanhado do diretor financeiro Antônio Henrique Silva, Tirone seguiu para Buenos Aires no início da manhã desta quinta-feira para se reunir com o empresário do meia, Daniel Bolotnicoff, e tentar fechar a contratação do argentino.
A proposta já foi apresentada há tempos: R$ 430 mil mensais por um contrato de três anos. Riquelme não disputa uma partida oficial desde 4 de julho, quando defendeu o Boca Juniors (ARG) na decisão da Taça Libertadores da América contra o Corinthians. Desde então, ele brigou com o presidente do clube argentino, Daniel Angelucci, e com o técnico, Julio Cesar Falcioni. Acabou tendo o contrato suspenso.
Tirone sonha anunciar a contratação do veterano argentino até a manhã de segunda-feira. O problema é que, se fizer isso, provocará uma séria briga interna. O negócio não teve o aval do Conselho de Orientação e Fiscalização do clube, conforme foi determinado pelo Conselho Deliberativo em reunião realizada em dezembro do ano passado. Um projeto de marketing chegou a ser montado pelo diretor Rodrigo Geammal, mas não teve sequência devido ao curto espaço de tempo para que o negócio seja concretizado.
Riquelme seria o terceiro reforço palmeirense para a temporada. Por enquanto, só o goleiro Fernando Prass, ex-Vasco, e o lateral-direito Ayrton, ex-Coritiba, foram contratados. O Palmeiras tenta também a contratação do zagueiro panamenho Torres.