quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Vasco planeja fechar elenco com mais dois reforços

Centroavante é uma das posições consideradas carentes pela diretoria, que apresentou cinco caras novas no segundo semestre

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
270 comentários
Alecsandro no treino do Vasco (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Alecsandro é o único centroavante disponível
(Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Nesta quarta-feira o Vasco vai apresentar Jonas, contratado para suprir a saída de Fagner na lateral direita. Mas em São Januário, a procura por reforços ainda não terminou. A diretoria busca dois nomes, sendo que um centroavante, para fechar o elenco que disputa o Campeonato Brasileiro.
Carlos Tenorio ainda está em fase final de recuperação da cirurgia no tendão de Aquiles do pé direito. No entanto, a previsão é que o equatoriano volte a atuar apenas daqui a um mês, e atualmente o técnico Cristóvão Borges tem apenas Alecsandro como centroavante de ofício.
Desde o início do Campeonato Brasileiro, o Vasco contratou o volante Auremir, que também joga como lateral-direito, o lateral-esquerdo William Matheus, o meia-atacante Dakson, o lateral-direito Jonas e o meio-campo Wendel. Por outro lado, negociou o lateral-direito Fagner, os meias Allan e Diego Souza e o volante Romulo.
- Nossa ideia é realmente contratar mais dois jogadores. Mas tudo depende do que o mercado nos oferecer. Além disso, é preciso lembrar que, apesar desse planejamento, fica difícil prever algumas coisas no futebol - explicou Daniel Freitas, diretor de futebol do Vasco.
A tendência é que o Vasco busque um jogador de meio-campo com características ofensivas. Mas a maior celebração no clube foi a renovação dos contratos de Eder Luis, Fellipe Bastos e Renato Silva e a extensão do vínculo de Dedé.

Neymar lamenta gol desperdiçado:
‘O mais perdido da carreira’

Jogador explica lance no segundo tempo e aproveita para comentar evolução da Seleção na primeira fase das Olimpíadas

Por Márcio Iannacca Direto de Newcastle, Inglaterra
288 comentários
Neymar lamenta gol perdido do Brasil contra a Nova Zelândia (Foto: Reuters)Neymar lamenta o gol perdido do Brasil contra
a Nova Zelândia (Foto: Reuters)
O placar marcava 3 a 0 para o Brasil sobre a Nova Zelândia, mas faltava o gol do artilheiro da era Mano Menezes. Aos 16 minutos do segundo tempo, Rafael cruzou da direita, o goleiro ficou batido e a bola sobrou limpinha para Neymar. Gol? Que nada! O atacante da seleção brasileira jogou a bola na arquibancada. Sem acreditar, na sequência, ainda deu uma cambalhota. Antes de deixar o St. James Park, o camisa 11 explicou a jogada.
- A bola deu uma quicada. Tentei dar uma escoradinha, mas veio forte e acabou subindo. Esse foi o mais perdido da carreira.
Apesar da falha, Neymar segue como o artilheiro da Seleção desde que Mano Menezes assumiu o comando, em agosto de 2010. Foram 12 gols em 23 jogos. O atacante aproveitou para comentar a evolução da equipe canarinho.
- O primeiro jogo é aquela estreia, todos nervosos... Agora, o time está se soltando, controlou mais o jogo, soube trabalhar a bola. Essa maturidade nós vamos pegando aos poucos e vamos crescendo durante cada partida.
Neymar também falou do favoritismo dado à Seleção nos Jogos.
- O favoritismo é grande por se tratar da Seleção. Mas sabemos que o futebol precisa ser jogado. Se não jogar dentro do campo, você não consegue vencer. Tem que entrar sempre ligado para não acabar derrotado.
O Brasil volta a campo no próximo sábado, também em St. James Park, em Newcastle, pelas quartas de final das Olimpíadas, contra Honduras, às 13h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.

Após exame, corte é descartado,
e Ganso segue com a Seleção

Com dores na coxa esquerda, meia sequer foi relacionado para a partida contra a Nova Zelândia. CBF ainda não divulgou resultado

Por Márcio Iannacca Direto de Newcastle, Inglaterra
49 comentários
Após ser submetido a exames mais aprofundados para saber a gravidade do problema na coxa esquerda, na noite desta quarta-feira, em Newcastle, o meia Paulo Henrique Ganso segue com a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos. O corte do atleta, que chegou a ser cogitado, foi descartado após os resultados.

Ganso sequer foi relacionado para a partida contra a Nova Zelândia e assistiu à vitória brasileira na arquibancada do estádio St. James Park, em Newcastle. Após a partida, o meia seguiu com o médico José Luís Runco para uma clínica na cidade, onde realizou o exame. Por volta das 15h30 de Brasília, os dois retornaram ao hotel da Seleção. No local, se reuniram com o fisioterapeuta Odir Souza. A permanência do jogador do Santos foi definida no encontro.
Ganso nas arquibancadas do St James Park já à espera do jogo (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)Ganso acompanhou a vitória brasileira das arquibancadas do St James Park (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)
Mesmo com o corte descartado, a CBF ainda não divulgou o resultado do exame.
Antes de saber o resultado do exame, o técnico Mano Manezes admitiu a possibilidade de aguardar a recuperação de Ganso, mesmo que ele fique fora do próximo jogo.

- Se for algo leve, que permite uma recuperação rápida, ficar fora de uma partida apenas, poderíamos pensar (em deixá-lo no grupo) sem dúvida nenhuma. Vou esperar o exame porque sempre fizemos dessa forma. Não vamos apressar os fatos. Existe uma boa possibilidade de ele não ter uma lesão mais grave. A cabeça do jogador fica preocupada quando você tem sucessivas lesões. Uma pequena fisgada precisa de um esclarecedor material, que é o exame. Você já pensa que é algo grave. E cabeça de jogador significa 70%. Sem ela, ele não vai a lugar nenhum - analisou Mano Menezes, após a vitória por 3 a 0 sobre a Nova Zelândia.

O Brasil volta a campo no sábado, quando enfrenta Honduras, às 13h (de Brasília), em Newcastle, pelas quartas de final do torneio olímpico.

Histórico de lesões
Ganso estreou na Seleção junto com Mano: na vitória de 2 a 0 sobre os Estados Unidos, em Nova Jersey, em agosto de 2010. Camisa 10, o atleta do Santos foi um dos destaques da partida ao lado de Neymar e passou a ser considerado nome fundamental para a Copa do Mundo de 2014.

Mas enquanto o amigo santista virou a referência da equipe, Ganso sofreu com lesões, caiu de produção e perdeu espaço na Seleção. Nas Olimpíadas, ficou com a camisa 16 e viu Oscar, recém-negociado pelo Internacional com o Chelsea, assumir o número 10 e a vaga de titular.

Depois da estreia com a amarelinha, Ganso ficou fora alguns meses por uma grave contusão no joelho e retornou à Seleção na Copa América de 2011, sem brilho. Depois, foi chamado para o amistoso com a Alemanha, derrota de 3 a 2, em Stuttgart. No jogo seguinte, diante de Gana, em Londres, o meia começou como titular, mas sentiu uma lesão logo no início e deixou o gramado.

Em fevereiro de 2012, mais uma chance. Iniciou no banco contra a Bósnia, em St. Gallen, e entrou no lugar de Ronaldinho Gaúcho. Também teve atuação discreta. Depois, chegou a ser convocado para os amistosos com Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina entre maio e junho, como preparação para as Olimpíadas, mas acabou fora por causa de uma artroscopia no joelho.

Nos Jogos Olímpicos, o meia começou no banco nas duas primeiras rodadas e atuou apenas 18 minutos na estreia (3 a 2 sobre o Egito), em Cardiff, e 26 contra a Bielorrússia (3 a 1, em Manchester).

Flamengo está perto de acerto com o atacante Liedson

Sem contrato desde que deixou o Corinthians, nesta terça-feira, veterano pode ser anunciado pelo Rubro-Negro ainda nesta quarta

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
468 comentários
Liedson, treino Corinthians (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Liedson tem 34 anos de idade e defendeu o Fla
em 2002 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O Flamengo está perto de fechar a contratação do atacante Liedson. O jogador, que ficou sem contrato e deixou o Corinthians nesta terça-feira, pode ser anunciado ainda nesta quarta-feira pelo Rubro-Negro. A diretoria do clube trabalha em sigilo e está mobilizada para sacramentar o acordo com o atleta, que já esteve na pauta do Flamengo em outras ocasiões.
Via Twitter, a Think Ball & Sports Consulting, empresa que gerencia a carreira de Liedson, adiantou que o futuro do jogador será definido nas próximas horas. Liedson fez seis jogos pelo Timão neste Brasileiro e está dentro do limite que permite a um atleta defender um outro clube na mesma edição da competição. Ele chegou a ficar fora das partidas contra Botafogo e Náutico, nas últimas rodadas, para não estourar a cota.
O jogador, 34 anos, teve uma passagem pelo Flamengo em 2002. Na época, o time não foi bem e chegou a ficar ameaçado de rebaixamento, mas Liedson se destacou: foram 15 gols em 29 jogos. No ano seguinte, teve sua primeira passagem pelo Corinthians e acabou vendido ao Sporting, de Portugal, clube que defendeu até o ano passado. Chamado de Levezinho pelos portugueses, Liedson se naturalizou e defendeu a seleção lusitana na Copa do Mundo de 2010.
O retorno ao Corinthians se deu em 2011. Liedson foi peça importante na conquista do título brasileiro. Em 2012, entretanto, o jogador perdeu espaço e passou a coadjuvante no time que acabou campeão da Libertadores. O Timão optou por não renovar o contrato do atleta, que se despediu do clube dizendo estar "de cabeça erguida". Foram 23 gols na segunda passagem pelo Corinthians.
Ainda na terça-feira, o Santos fez uma sondagem a respeito de Liedson, mas desistiu de tentar levar o negócio à frente por conta da alta pedida salarial feita pelo atleta.

Cirurgia é bem-sucedida, Mattos tem alta e já inicia fisioterapia na segunda

Livre das dores no púbis, volante deve voltar a jogar em 45 dias

Por André Casado Rio de Janeiro
9 comentários
Marcelo Mattos treino Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Agif)Operado, Marcelo Mattos vai poder voltar a sorrir em
breve no clube (Foto: Satiro Sodré / Agif)
Realizada na noite da última terça-feira, a cirurgia na região do púbis de Marcelo Mattos foi tratada como bem-sucedida pelo chefe do departamento médico do Botafogo, Luiz Fernando Medeiros, responsável pela operação. O volante recebeu alta no início desta tarde e ficará em repouso até a próxima segunda-feira, quando está marcado o início de sua fisioterapia, no Engenhão.
A estimativa é que em cerca de 45 dias o camisa 5 já esteja apto a participar de todas as atividades comandadas pela comissão técnica. O drama de Mattos começou logo depois das eliminações das competições do primeiro semestre, no início de maio. Desde então, ele não conseguiu mais jogar. As dores na coxa direita se alastraram, e o tratamento não deu jeito.
- A cirurgia foi bem sucedida, alcançamos o objetivo de liberar os adutores dele. Agora é ter paciência. Claro que o Marcelo sente algumas dores, ninguém passa o bisturi na coxa do outro impunemente. Mas logo melhora - declarou o médico, que prevê a retirada dos pontos em 15 dias.
Para o setor, o Alvinegro deve confirmar a contratação de Amaral, do Cruzeiro, até o fim desta semana. Ela se tornou ainda mais necessária por conta da grave lesão de Lucas Zen, que rompeu os ligamentos do joelho esquerdo e só retorna em 2013. Hoje, Jadson, Renato e Rodrigo Dantas ocupam as vagas. Gabriel, constantamente utilizado na lateral, é outro nome. Na vitória sobre o Figueirense, sábado, pelo Brasileirão, Fellype Gabriel recuou com Seedorf para auxiliar Renato.

CBF confirma mudanças na tabela para preservar gramado do Engenhão

Flamengo x Atlético-MG não será mais no sábado, mas entidade ainda não divulga nova data e local da partida. Outros três jogos sofrem mudanças

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
209 comentários
A CBF acatou nesta quarta-feira o pedido do Botafogo para retirar do Engenhão os jogos de Flamengo e Fluminense pelos próximos dias, como uma medida para preservar e melhorar o gramado do estádio. Desta forma, duas partidas de cada clube sofreram alterações. Algumas mudaram apenas de local, outras também acabaram adiadas, conforme descrito abaixo.
Flamengo x Atlético-MG:  inicialmente marcado para este sábado, terá nova data e local definidos até segunda-feira, 06/08.
Fluminense x São Paulo: do Engenhão para São Januário, na mesma data e mesmo horário (dia 9 de agosto, às 21h).
Flamengo x Náutico: do Engenhão para o Raulino de Oliveira (Volta Redonda), mesma data e mesmo horário (11 de agosto, às 21h).
Fluminense x Sport: local a ser definido até segunda-feira, 06/08. Data e horário estão mantidos (18 de agosto, às 18h30m).
No ofício enviado às federações, o diretor de competições da CBF, Virgílio Elíseo, explica que foi até o Engenhão na última quarta-feira e constatou as más condições do gramado. Com as mudanças na tabela, o estádio ficará sem jogos pelo menos até a próxima quarta-feira, quando o Botafogo recebe o Palmeiras. Depois, com as mudanças de outras partidas, o gramado terá um tempo maior de recuperação.
Documento da Cbf sobre o Engenhão (Foto: Divulgação)Documento da Cbf sobre as mudanças na tabela do Brasileirão (Foto: Divulgação)
O Flamengo divulgou uma nota oficial agradecendo à CBF pelo empenho em solucionar o caso. O pedido inicial do Botafogo era apenas que os jogos do Rubro-Negro e do Fluminense mudassem de local, mas a entidade optou pelo adiamento de Flamengo x Atlético-MG, jogo que marcará o reencontro da torcida rubro-negra com Ronaldinho Gaúcho.