quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Gilberto anuncia aposentadoria para se dedicar ao marketing esportivo

Revelado pelo América-RJ em 1994 e destaque por Fla, Vasco, Cruzeiro e Grêmio, lateral reserva da Seleção na Copa de 2006 para aos 36 anos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Comente agora
gilberto cruzeiro (Foto: Matheus Maciel / Globoesporte.com)Gilberto se despede dos gramados aos 36 anos
(Foto: Matheus Maciel / Globoesporte.com)
Aos 36 anos, Gilberto decidiu pendurar as chuteiras. Revelado pelo América-RJ em 1994 e conhecido inicialmente mais como irmão de Nélio, campeão carioca e brasileiro no Flamengo no início da década de 90, jogou pelo clube rubro-negro, Vasco, Cruzeiro, Internazionale (ITA), Grêmio, São Caetano, Herta Berlin (ALE), Tottenham (ING), Vitória e América-MG, seu último clube. Em entrevista à Rádio Globo, disse que não é o fim da carreira no futebol, mas a continuidade dela.
- Está decidido. Particularmente, já estava com vontade de fazer isso por causa da empresa. Se Deus quiser, vai dar certo. É a continuidade de minha carreira. Não dentro de campo, mas junto ao futebol, tentando melhorar ainda mais essa questão de marketing dentro do esporte – disse.
O auge da trajetória de Gilberto pelo futebol, sem dúvidas, foi em 2006, quando serviu à Seleção na Copa do Mundo na Alemanha. Com a amarelinha, o jogador foi campeão da Copa das Confederações de 2005 e da Copa América de 2007.
Títulos nos clubes
Ainda no time de juniores do América-RJ, onde foi revelado, Gilberto da Silva Melo acabou se transferindo para o Flamengo, em 1995, quando tinha 19 anos. Atuou ainda pela equipe rubro-negra de juniores, mas não demorou a ser aproveitado no time profissional. Treinado por Joel Santana, ocupou logo a lateral esquerda. Ao lado do irmão, Nélio, meia-atacante criado nas divisões de base da Gávea, campeão carioca em 1991 e brasileiro em 1992, além de Romário, Sávio, Mancuso e outros, participou da campanha do título carioca.
Pouco depois, no entanto, Gilberto perdeu a posição para Athirson, recuperando-a em 1998, quando o jogador foi transferido para o Santos. Mas acabou indo para o Cruzeiro, onde foi campeão mineiro e ficou até 1999, quando se transferiu para o Internazionale de Milão.
A temporada na Itália não foi longa. Não demorou muito para o lateral retornar ao Brasil e ao Rio de Janeiro. Só que, dessa vez, Gilberto vestiu a camisa do Vasco para fazer parte do elenco campeão brasileiro e da Copa Mercosul que tinha Romário, Juninho Pernambucano. Mas uma contusão o deixou de fora das duas conquistas. Em São Januário, o lateral faturou a Taça Guanabara, em 2000, e a Taça Rio, em 2001.
Em 2002, Gilberto foi para o Grêmio. Atuou no clube gaúcho por dois anos e se transferiu para o São Caetano. Lá sagrou-se campeão paulista. Daí em diante, a estrela brilhou mais para o lateral-esquerdo, bom na marcação e no apoio. Contratado pelo Hertha Berlin em 2004, passou a atuar no meio-campo e ganhou mais visibilidade. Convocado para a Seleção, integrou o elenco campeão da Copa das Confederações (2005) e da Copa América (2007).  Além disso, foi um dos 23 convocados para a Copa do Mundo na Alemanha.
A passagem pelo Tottenham, da Inglaterra, em 2008, não foi boa para Gilberto, que retornou para o Cruzeiro em 2009. No ano seguinte, foi convocado por Dunga para a Copa do Mundo na África do Sul.
Antes de parar, ainda teve passagens pelo Vitória e o América Mineiro, onde disputou a Série B de 2012.
Com a inquestionável experiência adquirida durante os anos de jogador, Gilberto não descarta seguir o caminho de grande parte dos ex-jogadores: tornar-se técnico.
- A princípio, não. Vai ser mais um tempo de aprendizado. Mas, se vier alguma proposta interessante... Talvez com um estudo melhor, curso melhor e estágio com algum treinador. Mas, a princípio, não serei treinador – afirmou.

Empresário confirma saída do
volante Eduardo Costa do Vasco

Agente diz que clube da China e alguns do Brasil são opções para o jogador, que, após temporada em baixa, não terá contrato renovado

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
114 comentários
Eduardo Costa, Treino Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Eduardo Costa já foi avisado que não ficará no
Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Dos jogadores que têm contratos terminados em 31 de dezembro, apenas Juninho Pernambucano tem mais chances de renovar. Um dos jogadores mais experientes do elenco, Eduardo Costa já foi avisado que não terá o vínculo estendido. Após conversa com o diretor de futebol Daniel Freitas, o empresário do volante de 30 anos iniciou os contatos com outros clubes.
- Conversei com o Daniel há cerca de vinte dias, e ele me informou que o Vasco não vai contar com o Eduardo na próxima temporada. Ele gostaria de ficar, mas nós entendemos o posicionamento do clube - afirmou Paulo Afonso, agente do volante.
Segundo o empresário, Eduardo Costa negocia com outros grandes clubes da Série A do Brasileirão. Além disso, a China é uma possibilidade para o volante, que foi titular na conquista da Copa do Brasil de 2011 e vinha em baixa recentemente. Paulo Afonso admitiu que o Vasco tem pendências financeiras do jogador, mas confia numa solução tranquila.
- Confiamos na nossa boa relação e acreditamos num acordo para resolver a situação - disse.
Eduardo Costa chegou ao Vasco em 2011. Em duas temporadas, disputou 64 partidas e marcou somente um gol. Devem se juntar a ele na barca cruz-maltina o lateral William Matheus, os volantes Diego Rosa e Chaparro, e o atacante Pipico. O zagueiro Fabrício está em situação semelhante, mas teve mais chances e pode até ser aproveitado. Alguns outros, como William Barbio, sob contrato longo, devem ser emprestados na temporada 2013.

Ricardo Gomes aprova, e Cícero vira
alvo do Vasco para temporada 2013

Diretor de futebol do Vasco, Daniel Freitas confirma interesse no jogador do São Paulo, mas afirma que prioridade 'é resolver a questão dos salários'

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
125 comentários
Cícero no treino do São Paulo (Foto: João Pires / Vipcomm)Cícero durante treino do São Paulo em 2012: saída
para a Colina? (Foto: João Pires / Vipcomm)
Na busca pela renovação de seu elenco, o Vasco tem em Cícero um de seus alvos para a próxima temporada. O clube já iniciou os contatos com o empresário do meia para viabilizar sua contratação, aprovada pelo diretor técnico Ricardo Gomes. No entanto, ainda será preciso apresentar uma proposta formal que atenda aos interesses do atleta e de seu representante, já que há outros clubes na disputa para ter o reforço.
O contrato de Cícero com o São Paulo se encerra na metade de 2013. No entanto, após o Brasileiro o jogador vai negociar seu futuro: pode estender seu vínculo com o Tricolor, hipótese menos provável, ou acertar a rescisão, ficando livre ao fim da atual temporada. Ele está emprestado pelo Tombense (MG), clube do agente Eduardo Uram, que estreitou laços com o Vasco.
- Nosso maior interesse no momento é resolver a questão dos salários. Isso é o mais importante - limitou-se a dizer o diretor de futebol do Vasco, Daniel Freitas, sem negar a possibilidade.
A diretoria prefere não confirmar qualquer nome, mas já tem acertada a contratação do lateral-direito Elsinho, atualmente no Figueirense. Recentemente o Vasco viu frustrada a tentativa de repatriar Diego Souza, que fechou com o Cruzeiro, mesmo com Uram à frente da transação,o que causou mal-estar. Entretanto, contará também com a volta de Bernardo, que retorna de empréstimo ao Santos e será reintegrado ao elenco no setor de meio de campo.
Quanto a renovações e saídas, Juninho é o carro-chefe, mas ainda deve ser convencido, já que teme pela crise financeira do clube. Titulares sob contrato, como Fernando Prass, Jonas e Alecsandro, são outros que não estão certos e vêm recebendo sondagens. No mais, nomes como William Matheus, Eduardo Costa, Diego Rosa, Chaparro e Pipico são os favoritos para integrar a barca que deve ser anunciada no início da semana que vem.

'Time C' do Vasco bate titulares para
o clássico diante do Flu em coletivo

Gaúcho forma equipe com três zagueiros, dá férias antecipadas a parte
dos principais nomes, e coletivo acaba 2 a 1 com baixo rendimento

Por André Casado Rio de Janeiro
57 comentários
jogadores vasco treino (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Treino pouco concorrido no CFZ foi realizado sob
sol  forte (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Sem os principais nomes do elenco à disposição, Gaúcho teve de recorrer a um time composto praticamente por reservas do Vasco para o coletivo que deveria definir quem vai enfrentar o Fluminense, domingo, às 17h (Brasília), no Engenhão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Mas a alternativa não apresentou bom rendimento, e os titulares foram derrotados por 2 a 1 pela, em tese, equipe C, que foi fortalecida por Auremir e Carlos Alberto, por exemplo, que já tiveram papel mais destacado.
Os gols foram marcados por Maicon Assis e Fabrício, em bela cobrança de falta, com Romário descontando. No fim, quando repetia algumas jogadas ofensivas, Marlone ainda balançou a rede. A formação escolhida pelo treinador teve três zagueiros e a entrada de mais dois garotos em relação ao empate com o Flamengo, sábado passado: Jhon Cley e Romário. E foia seguinte: Alessandro, Douglas, Rodolfo e Renato Silva; Jonas, Abuda, Jhon Cley, Marlone e William Matheus; Eder Luis e Romário. O rival também terá apenas suplentes.
A atividade não chegou a durar uma hora e foi precedida por um longo aquecimento. Depois, somente o atacante Eder Luis praticou chutes a gol. O equatoriano Tenorio correu ao redor do gramado e ainda não está descartado. Já Nilton, Wendel, Felipe e Alecsandro têm comparecido apenas para realizar trabalho na academia e concluir o ano, mas não jogarão. Fernando Prass e Dedé estão machucados; Juninho e Fellipe Bastos estão suspensos.
O time preterido por Gaúcho na movimentação, realizada sob sol forte no CT do CFZ, foi escalado com Diogo Silva, Max, Jomar, Fabrício e Thiago Feltri; Renato Augusto, Auremir, Maicon Assis e Carlos Alberto; Jonathan e Dakson. Houve variaçõese mudanças durante o trabalho, mas o esquema 3-5-2 se manteve. Ainda há dois treinos antes do clássico.
carlos Tenório vasco treino (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Tenorio corre ao redor do gramado durante o treino (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

Eder Luis sonha com gol para fechar 'ano ruim', mas diz: 'Não muda nada'

Sem marcar há cinco meses, atacante é um dos poucos medalhões do
elenco na lista para pegar o Flu. No treino, hora extra nas finalizações

Por André Casado Rio de Janeiro
7 comentários
Eder Luis no treino do Vasco (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Eder Luis em ação no treino do Vasco: pouco brilho
em2012 (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)
A sensação é de que cada mês de 2012 passou como uma verdadeira provação para Eder Luis. Desde a falta de uma preparação adequada, em janeiro, por conta da recuperação de uma fratura no pé direito, o atacante do Vasco sofreu com várias outras lesões decorrentes disso e também com a demora para renovação de contrato, na qual o clube precisou comprá-lo ao Benfica (POR). Agora, só bate o alívio pelo fim da temporada negativa. Porém, para fechar com outra impressão, um gol e uma boa atuação contra o Fluminense cairiam bem.
Ainda mais para o camisa 7, que deixou sua marca pela última vez contra a Ponte Preta, em São Januário, há cinco meses. Depois, o desempenho elogiado na derrota para o Botafogo, em outubro, talvez tenha sido o único momento de brilho. No mais, perda de espaço para Tenorio no time e vaias. Por isso, Eder confessa que, independentemente do que acontecer domingo, o balanço geral não vai mudar em sua cabeça nem na dos torcedores cruz-maltinos.
- É bom estar marcando, mas não é um jogo que vai mudar a história. Desde que cheguei, trabalhei bastante, não vou ficar marcado por um jogo só. O ano foi ruim para todos e temos de pensar que o que vem vai ser bem melhor. Foi difícil por não ter feito a pré-temporada, e eu preciso da parte física. Tentei ajudar, mas espero que isso tudo se apague logo - frisou.
Afiar a pontaria foi uma maneira encontrada pelo jogador, nesta quinta-feira, após o treino, para tentar ser decisivo diante do Tricolor. Por cerca de meia hora, botou o goleiro Alessandro, que será titular pela primeira vez no Brasileirão, para suar. O clima de rivalidade do clássico, apesar de praticamente não movimentar a tabela, é um motivo digno.
- O ano não acabou, é uma decisão. Mesmo que não valha para o campeonato, é um clássico que precisa ser respeitado, e a motivação tem de vir sempre. Quem entrar em campo sabe que tem de fazer tudo para vencer. Queremos terminar bem, no mínimo conquistar essa vitória para sairmos mais tranquilos e termos a consciência de que não somos o que foi esse ano - disse.
Em sétimo lugar com 55 pontos, o Vasco pode passar o Corinthians, que tem 57, encerrar sua participação em sexto e com quatro partidas sem derrota. Já o Flu é o campeão antecipado (com três rodadas de antecedência) e está com 77 pontos na classificação geral.

Salvação? Em meio a caos financeiro, Vasco se recusa a vender Dedé

Dirigente declara que clube não vê zagueiro como solução econômica, e empresário garante que situação não cria pressa para negociação

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
22 comentários
Dedé se apresenta a Seleção na Polônia (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Dedé deve seguir no Vasco em 2013
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
O Vasco vive uma situação caótica em termos financeiros – com todas as suas receitas bloqueadas – e tenta encontrar soluções para pagar suas dívidas e acertar salários com jogadores e funcionários. Dessa forma, negociar um de seus principais atletas poderia ser uma solução. Mas na visão atual da diretoria, “sacrifcar” Dedé é algo impensável. Embora tenha consciência de que o valor de mercado é alto (a multa rescisória é cerca de R$ 70 milhões) e saiba que o zagueiro é constante alvo de interesse da Europa, o clube se recusa a enxergar o Mito como sinônimo do fim dos problemas.
- De todas as soluções que buscamos, nenhuma delas passa por negociar o Dedé - resumiu o diretor de futebol do Vasco, Daniel Freitas.
Na semana passada, Giuliano Aranda, um dos empresários de Dedé, esteve em São Januário. Em pauta estava a situação econômica do clube e as possíveis perspectivas para dar fim ao atraso de salários do Vasco, que chega a três meses. O agente reconheceu que essa é uma questão levada em consideração no momento de pensar o futuro do zagueiro. Mas deixa claro que, por enquanto, o jogador não tem a intenção mudar de ares.
De todas as soluções que buscamos, nenhuma delas passa por negociar o Dedé"
Daniel Freitas, diretor de futebol do Vasco
- Claro que sempre há consultas de clubes estrangeiros, mas nenhuma proposta concreta até o momento. Essa questão dos atrasos de salários é relevante, então é bom sabermos exatamente o que se passa. Mas de qualquer maneira, não será por isso que teremos pressa em fazer qualquer negociação. Tudo está sendo conduzido da forma mais tranquila possível - explicou Aranda, que é o ex-centroavante Magrão.
Depois de uma temporada de 2011 espetacular (61 partidas e 12 gols pelo Vasco), Dedé teve um ano de 2012 marcado por duas lesões, ambas na perna esquerda – disputou 38 jogos e fez apenas um gol. A segunda, já no fim do Brasileirão, causou seu afastamento dos gramados até 2013. O zagueiro recentemente estendeu seu contrato até o fim de 2015 e passou a ser um dos maiores salários do elenco.

Preocupado, Eder pede organização por melhor 2013: 'Começar lá de cima'

Atacante lembra que jogadores já mostraram potencial em 2011 e acredita que as posições carentes são as deixadas pelos titulares vendidos até julho

Por André Casado Rio de Janeiro
28 comentários
Para que 2013 seja parecido com 2011, ano da conquista da Copa do Brasil, o Vasco sabe que precisa arrumar a casa, após uma temporada negativa em todos os aspectos. Além do elenco profissional, setores da diretoria devem receber novos nomes, como René Simões para o departamento de futebol e Cristiano Koehler para a estrutura do clube. Segundo o atacante Eder Luis, um dos que está certo para a próxima temporada, os jogadores já demonstraram potencial, mas é fundamental se reorganizar para não afetar o campo.
- Não depende só de nós. Pelo que demonstramos, temos condições de fazer muito mais, de ajudar o Vasco a chegar aos títulos. Tem que começar lá de cima (diretoria). Desde que eu e vários outros chegaram, melhorou muito, mas não pode repetir os erros de agora - avisou.
Gaúcho e elenco no treino do Vasco (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Novo Vasco para 2013: com Gaúcho, mais juventude e diretoria mudada (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)
O Campeonato Brasileiro acaba em três dias, e o Cruz-maltino ficará em sexto ou sétimo - o Corinthians tem dois pontos a mais. Pouco para quem esteve por 54 rodadas no G-4 e até a virada do turno exibia gás para brigar pelo título, a exemplo de 2011, quando houve motivação até o final, sob um ambiente bem menos turbulento fora das quatro linhas.
Se pensarmos bem, os jogadores que saíram eram de posições que ficaram meio carentes"
Eder Luis
Para o atacante, uma reformulação do grupo não é teria de ser o alvo do presidente Roberto Dinamite. Ele indica que os setores de Fagner (lateral-direito), Romulo (volante) e Diego Souza (meia), trio titular que deixou a Colina entre junho e julho, contribuindo para a queda de rendimento, são os mais carentes. De fato, a procura acontece nestes casos e também é grande por atacante, onde houve até improvisação na competição, e lateral-esquerdo.
- O torcedor vai ficar apreensivo, mas é relativo. A impressão dos primeiros jogos será importante. Acho que só precisamos de reforços pontuais, há muita gente em condições de fazer um bom trabalho. Não precisa mexer muito - opinou Eder, para emendar pouco depois.
- Se pensarmos bem, os jogadores que saíram eram de posições que ficaram meio carentes. Alguns aqui vão ficar sem contrato, mas outros vão seguir e vão continuar ajudando.

Vitor Belfort não liga para provocação de Bisping: 'Falo com meus punhos'

Carioca revela que está pesando cerca de 94kg, dez a mais do que o limite
da categoria dos médios, e afirma: 'Todo dia é uma barreira a ser escalada'

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
22 comentários
Michael Bisping até demorou um pouco mais do que o normal, mas deu início às provocações contra Vitor Belfort, seu próximo adversário no octógono do UFC. Tradicional falastrão do MMA, assim como Chael Sonnen, o inglês afirmou que o brasileiro "será meu saco de pancadas ambulante" no evento de 19 de janeiro, no Ibirapuera, em São Paulo. No entanto, Belfort preferiu não abastecer a polêmica e respondeu de uma forma mais amena:
- Não tenho nada para falar disso. Eu falo com meus punhos. Isso é uma comédia. Ele faz isso para ganhar a atenção de vocês (mídia) - disse, por telefone, ao SPORTV.COM.
Paulo Braga, Vitor Belfort, Cosmo Alexandre e Gilbert Durinho (Foto: Ryan Loco)Paulo Braga, Vitor Belfort, Cosmo Alexandre e Gilbert Durinho na Blackzilians (Foto: Ryan Loco)
Já dentro da dieta para a luta, o atleta carioca revelou que está pesando 94,3kg (208 libras), cerca de dez a mais do que o limite da categoria dos médios (84,4kg, já com uma libra de tolerância). Ele falou rapidamente sobre sua preparação:
- Todo dia é uma barreira a ser escalada. Minha rotina é treino todo dia, com o Rashad (Evans), o (Gilbert) Durinho, o Zé Mario (Sperry)... Estou evoluindo a cada dia.
Vitor e Bisping se enfrentam na luta principal em 19 de janeiro. O vencedor vai se posicionar muito bem por uma chance de disputar o cinturão dos médios, atualmente nas mãos de Anderson Silva.
UFC São Paulo
19 de janeiro de 2013, no ginásio do Ibirapuera (SP)

CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Michael Bisping
Daniel Sarafian x CB Dollaway
Gabriel Napão x Ben Rothwell
Thiago Tavares x Khabib Nurmagomedov

CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Miltinho Vieira
Andrew Craig x Ronny Markes
Diego Nunes x Nik Lentz
Justin Salas x Edson Barboza
Michael Kuiper x Thiago Bodão
Iuri Marajó x George Roop
Roger Hollett x Wagner Caldeirão
C.J. Keith x Francisco Massaranduba

Ronaldo Jacaré é confirmado no card do Strikeforce contra Lorenz Larkin

Peso-médio substitui campeão Luke Rockhold no evento que pode ser o último da organização. Tim Kennedy também entra na programação

Por SporTV.com Oklahoma City, EUA
1 comentário
MMA Ronaldo Jacaré (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Ronaldo Jacaré venceu Derek Brunson em agosto
(Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
O lutador Ronaldo Jacaré é o segundo brasileiro confirmado no card do Strikeforce: Champions, evento do dia 12 de janeiro de 2013 que é especulado como último da organização, em Oklahoma City, EUA. O manauara vai enfrentar o americano Lorenz Larkin, que estava escalado para desafiar o atual campeão dos pesos-médios, Luke Rockhold. O detentor do cinturão, porém, se lesionou e não vai participar do evento.
Jacaré foi anunciado poucas horas após Roger Gracie, seu rival nos tempos de jiu-jítsu, também ter um combate confirmado no torneio, contra o americano Anthony Smith. Tricampeão mundial na faixa-preta no jiu-jítsu, Jacaré é ex-campeão do Strikeforce e perdeu o título para Rockhold em setembro de 2011. No MMA, o manauara tem 16 vitórias, três derrotas e um "No Contest" (luta sem resultado). Sua última luta foi a vitória sobre Derek Brunson em agosto, por nocaute, em 41s.
Larkin está invicto na carreira, com 13 vitórias. Sua única derrota, para "King" Mo Lawal, em janeiro deste ano, foi transformada em "No Contest" quando seu adversário foi pego no exame antidoping por uso de Drostanolona.
Outro combate confirmado na noite desta quinta-feira foi entre Tim Kennedy e Trevor Smith, também pelo peso-médio. Kennedy foi o último desafiante ao cinturão de Rockhold, e foi derrotado pela quarta vez na carreira. Ele tem 14 vitórias. Smith tem 10 vitórias e duas derrotas no MMA e vem de triunfo sobre o brasileiro Alexandre Moreno.
Confira o card atualizado do Strikeforce: Champions:
Strikeforce: Champions
12 de janeiro de 2013, em Oklahoma City (EUA)
CARD PRINCIPAL*
Nate Marquardt x Tarec Saffiedine
Daniel Cormier x Dion Staring
Gegard Mousasi x Mike Kyle
Ronaldo Jacaré x Lorenz Larkin
Pat Healy x Jorge Masvidal
Roger Gracie x Anthony Smith
Tim Kennedy x Trevor Smith
Ryan Couture x KJ Noons
Josh Barnett x Nandor Guelmino
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente

Roy Nelson propõe teste antidoping voluntário a Mitrione antes do duelo

Peso-pesado já havia feito o mesmo com Shane Carwin, que se machucou
e não poderá encarar o 'gordinho' do Ultimate na final do TUF 16

Por SporTV.com Rio de Janeiro
3 comentários
Campanha "Suporte ao Esporte Limpo" logo (Foto: Divulgação)Logo da campanha "Suporte ao Esporte
Limpo" a que Nelson aderiu (Foto: Divulgação)
Roy Nelson aderiu de vez à campanha "Support Clean Sport" (apoio ao esporte limpo) e fez mais uma vez uma proposta para o seu adversário. Ele quer que Matt Mitrione seja submetido a um teste antidoping voluntário, realizado pela VADA (Voluntary Anti-Doping Association), antes do evento que eles vão se enfrentar, no dia 15 de dezembro, em Las Vegas (EUA).
- Matt Mitrione, enviei as informações da VADA para a sua caixa de mensagens (no Twitter). Qualquer dúvida, basta me perguntar. Obrigado - postou Nelson na rede social.
A mensagem postada publicamente é uma forma de pressionar Matt Mitrione a aceitar o teste. Nelson já tinha feito o mesmo com Shane Carwin, que era o seu adversário antes de se machucar, mas o ex-campeão interino recusou.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
UFC146 Roy Nelson (Foto: Agência Getty Images)Roy Nelson vem de vitória sobre Dave Herman (Foto: Agência Getty Images)
Mitrione, o substituto de Carwin no evento principal do evento em Las Vegas, ainda não respondeu ao pedido de Nelson. De qualquer forma, ambos serão submetidos aos exames de praxe do UFC, que são realizados logo após o combate.
UFC - TUF 16 Finale
15 de dezembro de 2012, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Roy Nelson x Matt Mitrione
Final do TUF 16 - Lutadores ainda desconhecidos
Pat Barry x Shane Del Rosario
Melvin Guillard x Jamie Varner
Mike Pyle x James Head
CARD PRELIMINAR
Jonathan Brookins x Dustin Poirier
Johnny Bedford x Marcos Vinicius "Vina"
Vinc Pichel x Rustam Khabilov
T.J. Waldburger x Nick Catone
Reuben Duran x Hugo Wolverine
Jared Papazian x Tim Elliott
John Cofer x Mike Rio

Bisping: 'Quando lutarmos no Brasil, Vitor será o meu saco de pancadas'

Inglês busca a vitória contra o brasileiro para, enfim, se afastar da marca de ser o atleta com mais lutas sem jamais ter disputado um cinturão do UFC

Por SporTV.com Los Angeles, EUA
57 comentários
A busca pela vitória contra Vitor Belfort no UFC do dia 19 de janeiro é duplamente importante para Michael Bisping. Além de ter a chance de vencer Belfort na sua terra natal, o inglês quer afastar-se de um incômodo recorde: o de lutador com mais lutas feitas pelo UFC sem jamais ter disputado um cinturão. Atualmente com 17 lutas pela organização, Bisping é o terceiro colocado na lista, atrás apenas de Melvin Guillard (18), Chris Leben (19) e Chris Lytle (20). A diferença entre eles é que Bisping tem um cartel melhor, de 13 vitórias e quatro derrotas no UFC, contra dez vitórias e dez derrotas de Lytle, 12 vitórias e sete derrotas de Leben e onze vitórias e sete derrotas de Guillard.
Vitor Belfort x Michael Bisping mma ufc (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Vitor Belfort e Michael Bisping farão a luta principal do UFC de 19 de janeiro (Foto: Arte / SporTV.com)
Bisping teve uma chance real de conquistar a chance de disputar o cinturão dos pesos-médios em 28 de janeiro de 2012, quando enfrentou Chael Sonnen em Chicago, e foi derrotado em uma luta muito disputada - decidida a favor de Sonnen por unanimidade - que ele poderia ter saído vencedor. Com a lesão de Chris Weidman no ombro, que deixou o americano fora de combate por pelo menos quatro meses, Bisping passa a ser um dos nomes mais fortes para enfrentar Anderson Silva, ainda mais se vencer Vitor Belfort. A questão é quando o brasileiro defenderá seu cinturão, uma vez que há muitos boatos sobre as superlutas entre o Spider e Georges St-Pierre ou Jon Jones.
- Longe de mim pensar em algo além da luta contra Vitor. Quero que essa luta seja muito importante, e sei que terei que dar o meu máximo nela. Não vai ser fácil, nós lutaremos no Brasil. Vitor bate muito forte. Mas acho que vou ser uma tempestade, e ele será meu saco de pancadas - disse Bisping ao site "MMA Fighting".
UFC chicago chael sonnen e michael bisping (Foto: Agência Getty Images)Bisping foi derrotado por Chael Sonnen no UFC de
Chicago, em janeiro de 2012 (Foto: Getty Images)
Bisping também defendeu a ideia de que, como Anderson Silva não defenderá seu cinturão esse ano, a luta entre ele e Vitor Belfort se torne uma disputa de cinturão interino dos pesos-médios, ou que o Spider deixasse sseu cinturão vago.
- Sobre uma luta contra Anderson Silva, eu nunca quis um caminho fácil até o cinturão. Mas sua última luta foi pelos meio-pesados, e sua próxima provavelmente será em peso combinado. Quando ele luttará pelos pesos-médios? O que acontecerá se ele se lesionar e tiver que ficar afastado por algum tempo? Todo esse tempo terá passado, e os principais atletas da categoria terão ficado de lado. Todos queremos ser campeões mundiais um dia, porque trabalhamos muito e nos sacrificamos por isso. Nada acontece se Anderson não defender seu cinturão. E não fazendo críticas a ele. Anderson é o maior de todos, mas um campeão tem que defendder seu título, ou deixá-lo vago, para quando voltar, ganhar a chance automática de reconquistá-lo. Se nada disso acontecer, deve haver a disputa de um cinturão interino. Com Weidman fora por algum tempo - e eu não acho que Boetsch o venceria, ou que ele possa ser campeão mundial - eu acho que eu e Vitor deveríamos lutar pelo cinturão interino. Quem quer que o conquiste deve defendê-lo. Isso movimentaria a categoria, que está mais parada do que nunca porque o seu campeão não defende seu cinturão. Se Anderson quiser defender seu cinturão contra o vencedor da minha luta contra Vitor, ótimo. Vou com tudo pra cima dele. É o que eu quero. Mas se ele for lutar contra Georges St-Pierre ou Jon Jones, algo precisará ser feito na categoria dos pesos-médios.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
ufc154 Anderson silva (Foto: Agência Getty Images)Demora de Anderson Silva em defender o título dos
pesos-médios irrita Bisping (Foto: Getty Images)
Diante do adversário mais perigoso que já enfrentou, Bisping pensa em explorar as oscilações de Vitor Belfort que na última década, em lutas que passaram do primeiro round, tem um cartel de três vitórias e seis derrotas. No mesmo espaço de tempo, Bisping venceu doze e perdeu apenas quatro lutas que passaram do primeiro round.
- É um fato que, mal ou bem, Vitor se cansa facilmente. Ele diminui o ritmo após o primeiro round. Obviamente, quanto mais cedo na luta, mais perigosa ela fica para mim. Na medida em que ela se alongar, ele se tornará um saco de areia ambulante. Pelo menos isso é o que pensamos, mas falar é mais fácil do que fazer. Ele virá com tudo no início, e será muito perigoso. Vitor é grande para um peso-médio. Já lutou entre os pesados, e foi campeão dos meio-pesados no passado. Mas esse é o tipo de luta que eu busco, se quiser bancar o que eu falo. Acho que estou no meu melhor momento. Me mudei para o sul da Califórnia, e estou gostando muito dos meus treinos por lá. Tenho novos parceiros de treinos, e quanto mais tempo fico no ginásio, mais gente boa eu acho para treinar. Estou trabalhando de forma mais inteligente, e menos intensa. Ainda tenho muito tempo pela frente - finalizou Bisping, que fará 34 anos em fevereiro.

Roger Gracie luta no Strikeforce de janeiro de 2013, contra Anthony Smith

Brasileiro faz segundo combate como peso-médio no MMA. Organização confirma ainda Josh Barnett x Nandor Guelmino e KJ Noons x Ryan Couture

Por SporTV.com Oklahoma City, EUA
3 comentários
Keith Jardine e Roger Gracie Strikeforce MMA (Foto: Getty Images)Roger Gracie (dir.) comemora vitória sobre Jardine
no Strikeforce, em agosto (Foto: Getty Images)
O brasileiro Roger Gracie é o primeiro lutador do país confirmado para o potencial evento final do Strikeforce, em 12 de janeiro de 2013 em Oklahoma City, EUA. O decacampeão mundial de jiu-jítsu na faixa-preta fará sua segunda luta de MMA como peso-médio, contra o americano Anthony Smith.
A informação foi dada primeiro pelo site britânico "MMA Opinion" nesta quinta-feira. O Gracie de maior destaque do MMA na atualidade venceu sua estreia na categoria em agosto passado, contra Keith Jardine, após compilar quatro vitórias e uma derrota no peso-meio-pesado. Smith, por sua vez, vem de três vitórias consecutivas e estreou no Strikeforce em agosto, com uma vitória sobre Lumumba Sayers por triângulo. O "Coração de Leão" tem 17 vitórias, sendo oito por finalização e oito por nocaute, e oito derrotas.
Outras novas lutas anunciadas para o evento nesta quinta-feira foram o duelo entre pesos-pesados Josh Barnett e Nandor Guelmino, e o combate entre os pesos-leves KJ Noons e Ryan Couture, filho do lendário Randy Couture.
Confira o card atualizado do Strikeforce: Champions:
Strikeforce: Champions
12 de janeiro de 2013, em Oklahoma City (EUA)
CARD PRINCIPAL*
Nate Marquardt x Tarec Saffiedine
Daniel Cormier x Dion Staring
Gegard Mousasi x Mike Kyle
Josh Barnett x Nandor Guelmino
Roger Gracie x Anthony Smith
Ryan Couture x KJ Noons
Pat Healy x Jorge Masvidal
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente

Ben Henderson ainda não digeriu a derrota para Anthony Pettis no WEC

Campeão dos leves do UFC diz que não superou a sensação daquela luta, mas garante que usa o acontecido como combustível para a sua carreira

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
6 comentários
Uma das imagens mais espetaculares da história do MMA, o chute de Anthony Pettis na cabeça de Ben Henderson após caminhar pela grade do octógono do WEC 53, montado no Arizona, não decretou o nocaute de Bendo - Pettis venceu aquela luta por decisão unânime dos juízes -, mas fez com que aquela luta jamais saísse da cabeça do atual campeão dos pesos-leves do UFC. Não só por ser a última derrota da sua carreira, mas por ter lhe feito mudar a forma como encara a sua carreira a partir daquele 16 de dezembro de 2010.
ben henderson ufc (Foto: Reprodução / Site oficial UFC)Ben Henderson diz que derrota para Pettis é combustível na sua carreira (Foto: Reprodução / Site oficial UFC)
- Eu não superei aquilo. Mas procuro não compartimentalizar esse sentimento. É uma questão de encarar e aceitar o que aconteceu como um todo. Aquilo, a derrota, aconteceu uma única vez em seis anos, mas parece que foi ontem. O trabalho que faço hoje é que me faz vencer minha próxima luta. Eu faço questão de não esquecer aquela luta. É preciso usá-la como combustível para que ela me torne uma pessoal melhor, e um lutador melhor - disse Henderson ao site "MMA Junkie", referindo-se ao duelo contra o compatriota Nate Diaz, que será a luta principal do UFC de 8 de dezembro, em Seattle.
Após a derrota para Pettis, Henderson não foi mais derrotado, vencendo em sequência Mark Bocek, Jim Miller, Clay Guida e Frankie Edgar, este último duas vezes. Na última, a decissão dividida dos juízes gerou vaias por parte do público. Nada que abalasse a crença de Henderson de que saiu vencedor daquele combate.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
- A minha maturidade física, bem como a espiritual e emocional me levaram juntas ao ponto em que estou agora, e me deram a certeza de que fui vencedor daquela luta. Tenho hoje a condição de ver quando venço e quando perco as minhas lutas. E aquela eu venci.
Perguntado sobre as provocações que Nate Diaz normalmente faz a seus rivais, Henderson, que já declarou se preocupar com a sua reação a elas, lembrou os efeitos que as atitudes de Diaz trouxeram para seu último rival.
- Jim Miller jamais havia aplicado uma joelhada voadora em sua carreira. Contra Diaz, ele tentou uma a quase dois metros de distância. Por que? Porque Diaz o tirou do sério.

Mike Tyson ressalta amor pelo UFC: 'Se você não é fã, você não é legal'

'Como você pode não se apaixonar? Transmitem UFC toda hora, dá para assistir o ano inteiro, você só precisa querer ser fã', afirma o ex-pugilista

Por SporTV.com Rio de Janeiro
26 comentários
Mike Tyson boxe (Foto: Reuters)Mike Tyson: do boxe para o MMA? (Foto: Reuters)
Mike Tyson é um daqueles fãs de carteirinha do UFC. O famoso e polêmico ex-pugilista costuma comparecer a alguns eventos da organização e já revelou que, se fosse mais novo, adoraria tentar a sorte nas artes marciais mistas. Em nova entrevista, ele voltou a falar sobre sua paixão em especial pelo Ultimate:
- Eu amo o UFC, muito. Como você pode não se apaixonar? Transmitem UFC toda hora, dá para assistir o ano inteiro, você só precisa querer ser fã. Se você não é fã, você não é legal - disse ao site americano "ESPN.com".
Em outra declaração recente, Mike Tyson também elegeu seu lutador de MMA favorito de todos os tempos. "Nunca vi um atleta como ele, na luta, superando as probabilidades tantas vezes", foram as palavras que ele usou para se referir ao peso-pesado russo Fedor Emelianenko.

Griffin zomba Phil Davis: 'Não quero perder de um cara de short rosa'

Ex-campeão peso-meio-pesado do UFC brinca com traje e apelido do adversário, o 'Senhor Maravilhoso': 'Talvez ele tenha superpoderes, não sei'

Por SporTV.com Rio de Janeiro
14 comentários
Conhecido pela irreverência, o ex-campeão dos pesos-meio-pesados do UFC Forrest Griffin não perdeu a chance de tirar um sarro com seu próximo adversário, o também americano Phil Davis. Em vídeo lançado pelo Ultimate nesta quarta-feira, o lutador brincou com as cores dos shorts de Davis, que sempre entra para suas lutas com um sungão rosa, e com seu apelido, "Senhor Maravilhoso".
montagem Forrest Griffin e Phil Davis UFC  (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Forrest Griffin não perdeu a oportunidade de tirar sarro de Phil Davis (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
- Sabe, o negócio com o Phil Davis é que eu não quero mesmo apanhar de um cara vestido de rosa apertado... "Senhor Maravilhoso" é um apelido muito único. Eu não sei a história de origem por trás dele. Talvez haja uma história em quadrinhos que explica por que ele é poderoso. Não sei não quero julgá-lo... Talvez haja materiais nucleares que deixaram seus shorts cor de rosa. Não sei. Ele provavelmente tem superpoderes - zombou Griffin.
Davis já explicou que começou a usar shorts rosas por conta de um desafio de um amigo, e continuou o vestindo como forma de apoio à Sociedade Americana do Câncer e à campanha pela conscientização sobre o câncer de mama. Já o apelido veio por conta de um gato que Davis tinha na época da faculdade, que tinha o nome de "Senhor Maravilhoso".
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do MMA e do UFC
UFC 153 Wagner Caldeirão x Phil Davis (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Phil Davis em ação no UFC Rio III, com seu short
rosa (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Apesar das piadas, Griffin mostrou respeito pelas habilidades do oponente, que vai enfrentar no UFC 155, em 29 de dezembro, em Las Vegas.
- Ele é longo, ele é rápido, obviamente tem um ótimo soco, ótimo wrestling, ótimo triângulo de mão. Tenho que me preocupar com isso. O que ele faz é um bom trabalho de bater em você de cima abaixo, te frustrando, até você entrar numa posição ruim e é aí que ele procura pelo triângulo de mão - analisou o ex-campeão.
Confira o card completo do UFC 155:
UFC 15529 de dezembro de 2012, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL*Junior Cigano x Cain Velásquez
Forrest Griffin x Phil Davis
Tim Boetsch x Costa Phillipou
Jim Miller x Joe Lauzon
Yushin Okami x Alan Belcher
CARD PRELIMINAR*Chris Leben x Karlos Vemola
Brad Pickett x Eddie Wineland
Philip De Fries x Todd Duffee
Erik Perez x Byron Bloodworth**
Michael Johnson x Myles Jury
Leonard Garcia x Cody McKenzie
John Moraga x Chris Cariaso

* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente
** Os combates ainda não foram anunciados oficialmente

Fabricio Werdum assiste ao jogo do Lakers de perto da quadra em L.A.

Peso-pesado viu à derrota dos californianos para o Indiana Pacers em casa

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Comente agora
Enquanto não começa a gravação da segunda temporada do reality show "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões", o peso-pesado Fabricio Werdum aproveita o tempo livre com a família em Los Angeles, onde reside atualmente. Na terça-feira, o lutador gaúcho foi ao ginásio Staples Center conferir um jogo da NBA, entre o Los Angeles Lakers e o Indiana Pacers. Ele se sentou pertinho da quadra, logo atrás da tabela.
Fabrício Werdum no ginásio do Los Angeles Lakers, Staples Center (Foto: Reprodução/Facebook)Fabrício Werdum no ginásio do Los Angeles Lakers, Staples Center (Foto: Reprodução/Facebook)
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do MMA e do UFC
Werdum, porém, não deu muita sorte ao time californiano. O Lakers, que está fazendo campanha irregular nesta temporada e ocupa apenas a nona posição na Conferência Oeste, foi derrotado pelo Pacers por 79 a 77 em casa.

Team Nogueira inaugura filial em Joinville e já planeja mais seis

Minotauro e Fábio Maldonado marcam presença na cerimônia de abertura.
Ideia é abrir mais quatro no Brasil e duas no exterior

Por SporTV.com Joinville, SC
1 comentário
Rodrigo Minotauro inauguração Team Nogueira Joiville (Foto: Reprodução/ Facebook)Rodrigo Minotauro (dir.) na inauguração da Team
Nogueira Joinville (Foto: Reprodução/ Facebook)
Uma das mais fortes equipes de MMA do Brasil, a Team Nogueira segue em expansão. A mais nova casa do time comandado pelos irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro foi inaugurada na última terça-feira em Joinville, Santa Catarina. Acompanhado de Fábio Maldonado, o próprio Minotauro marcou presença em cerimônia na cidade.
- A academia está maravilhosa, é de encher os olhos. Estou muito feliz com a estrutura que foi montada aqui, os alunos terão um centro de treinamento de primeiro mundo ao seu dispor - disse o Minotauro, via assessoria de imprensa.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Minotauro e Maldonado inauguração academia Joinville (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)Minotauro e Maldonado têm sessão de autógrafos em shopping da cidade (Foto: Reprodução / Facebook)
A ideia do ex-campeão interino do UFC, de seu irmão e do sócio deles na Team Nogueira, Eric Lobão, é continuar expandindo a academia. Nos próximos meses serão inauguradas mais seis franquias do Team Nogueira, no bairro do Cachambi, no Rio de Janeiro, Londrina, Belém, São Paulo, Orlando, nos Estados Unidos, e Zurich, na Suíça.

Jungle Fight realiza evento em SP no próximo dia 13, com Silvério x Búfalo

Organização fecha ainda outro evento em parceria com a Cufa para o fim
do ano. Jungle Belt, em Porto Alegre, já estava programado para 21/12

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Comente agora
Elias silvério GIovanu Almeida Jungle Fight 42 (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Elias Silvério (E) venceu Giovanni Almeida no Jungle
Fight 42 (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
O Jungle Fight surpreendeu e fechou a realização de mais dois eventos ainda para 2012, além do que já estava programado para 21 de dezembro, em Porto Alegre. O Jungle 46 será realizado no ginásio Mané Garrincha, em São Paulo, no dia 13 de dezembro, e mais um evento em parceria com a Cufa (Central Única das Favelas) deve ocorrer nos últimos dias do ano, mas ainda sem local e data definidos. O presidente da organização, Wallid Ismail, justificou a decisão ao SPORTV.COM:
Home Combate: leia mais notícias
e saiba tudo sobre o mundo do MMA

- O desenvolvimento do MMA é tremendo, então faremos três eventos até o final do ano. Mostra a força do esporte no Brasil. O MMA está caminhando para ser o esporte mais popular do país.
O card do Jungle Belt, em Porto Alegre, como já havia sido noticiado, terá duas disputas de cinturão: Ildemar Marajó x Itamar Rosa, pelos médios, e Sidney Abedi x Arinaldo da Silva, pelos moscas. Já o de São Paulo tem o duelo meio-médio entre Elias Silvério e Luis Gustavo "Búfalo" como atração principal, além do peso-pena Alexandre Capitão contra Jackson de Pádua.
Card do Jungle Fight 46:
Elias Silvério x Luis Gustavo Búfalo - meio-médios
Alexandre Capitão x Jackson de Pádua - penas
Bazan Rojas x Warley Alves - meio-médios
Douglas Bertazini x Anderson Pirata - meio-médios
Oberdan Pezão x Claudieri Freitas - leves
Reginaldo Vieira x Luciano Boinha - galos
Adson Preguiça x Thiago Passos - penas

Palmeiras dispensa cinco jogadores e coloca mais 11 à disposição

Há ainda três jogadores com situação indefinida: o lateral-direito Artur e os zagueiros Román e Thiago Heleno

Por Diego Ribeiro São Paulo
372 comentários
O Palmeiras divulgou no início da noite desta quinta-feira uma lista com os nomes de cinco jogadores dispensados e outros 11 disponíveis para negociação. Estão fora o lateral-esquerdo Leandro, o volante João Vitor, o meia Daniel Carvalho e os atacantes Betinho e Obina. Todos estavam com contrato no fim.
Além deles, o Palmeiras divulgou uma relação de 11 jogadores que ainda têm vínculo com o clube, mas não serão aproveitados pelo técnico Gilson Kleina. São eles: os goleiros Pegorari e Carlos, os laterais Fabinho Capixaba, Luís Felipe e Gerley, os zagueiros Leandro Amaro e Wellington, o volante Tinga, o meia Patrik e os atacantes Daniel Lovinho e Tadeu.
Academia de Futebol Palmeiras Treino Grupo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Elenco do Palmeiras passará por reformulação para 2013 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Há ainda três jogadores com situação indefinida: o lateral-direito Artur e os zagueiros Román e Thiago Heleno. Os contratos dos três também terminam no fim do ano.
A divulgação da lista teve hora marcada. No início da tarde, o clube divulgou que os dispensados seriam anunciados às 19h20m. Não houve justificativa para o horário incomum, já que todos os jogadores estavam avisados de suas saídas desde a noite de quarta-feira. O site oficial do clube ficou inacessível minutos antes e depois do horário do anúncio.
Daqueles com contrato até o fim do ano, Correa é o mais próximo de uma renovação. A diretoria deve oferecer vínculo por mais uma temporada.
Dos jogadores com contratos mais longos, Valdivia é quem corre risco de sair, mas só se aparecer uma proposta de compra. O Palmeiras já recebeu o interesse da Universidad de Chile, mas por uma contratação por empréstimo. Depois de uma briga com Marcos Assunção, antes do jogo contra o Flamengo, o Mago ficou com clima ruim no vestiário da Academia de Futebol. A diretoria, que já quer negociá-lo há algum tempo, tomou a atitude como uma gota d’água para se desfazer do meia.
As dispensas marcam a continuidade do planejamento para a próxima temporada. O clube quer pelo menos quatro reforços de alto nível para complementar a chamada espinha dorsal do time, hoje composta por quatro jogadores principais: Henrique, Wesley, Marcos Assunção e Barcos.

Apelo patriótico: Felipão e Parreira pedem povo ao lado da Seleção

Treinador e coordenador lembram exemplos do passado, no Brasil, em Portugal e na África do Sul, para iniciar campanha de apoio popular

Por Alexandre Alliatti e Vicente Seda Rio de Janeiro
110 comentários
felipão scolari parreira coletiva brasil (Foto: Agência Reuters)Felipão e Parreira clamam por união entre povo e
Seleção (Foto: Agência Reuters)
A primeira medida da parceria Felipão-Parreira no comando da seleção brasileira não foi de ordem técnica, não envolveu questões táticas, não foi organizacional. Foi de oratória. Não por acaso, tanto o treinador quanto o coordenador esparramaram um discurso patriótico em sua apresentação oficial como novos comandantes do vestiário verde-amarelo, nesta quinta-feira, em um hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Desde já, eles apelam ao povo: querem o torcedor ao lado do time.
Eles se alicerçam em três exemplos de união entre fãs e jogadores: a seleção brasileira de 2002, com a chamada Família Scolari, a equipe portuguesa na Eurocopa de 2004 e a África do Sul em 2010. As duas primeiras foram treinadas por Scolari; a terceira, por Parreira.
Eles sabem que o momento não é fácil. Faltando menos de dois anos para a Copa, o trabalho na Seleção será praticamente reiniciado. Por isso, pedem a ajuda do torcedor, por mais desconfiado que ele esteja.
- A torcida pode não estar confiante, pode ter alguma dúvida, mas vamos trabalhar para que esse conceito, de que temos a obrigação de vencer a Copa, seja entendido por nosso torcedor. A ideia é fazermos novamente uma composição de união, de um ambiente de envolvimento entre a Seleção e a população, para chegarmos confiantes e termos uma participação importante - disse Felipão, citando o caso de 2002.
luiz felipe scolari felipão brasil copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)Felipão conquista apoio popular e ganha a Copa do Mundo de 2002 (Foto: Agência Getty Images)
Scolari e Parreira se apegam ao que viveram em seleções que sediaram torneios importantes e tiveram forte parceria popular. Foi assim com Portugal, finalista da Eurocopa em 2004. O país viveu uma forte onda patriótica - um movimento apagado desde a Revolução dos Cravos, com a queda da ditadura nos anos 70 no país.
- Lembra de Portugal? Vivi a situação em Portugal na Euro. Era assim. E o povo foi crescendo junto com a seleção, que fez um campeonato maravilhoso. É isso que esperamos que aconteça no Brasil - comentou o treinador.
Parreira viveu exemplo ainda mais recente. Em 2010, por sediar a Copa do Mundo, a África do Sul mergulhou em um clima de orgulho nacional. Uma frase dita pelos torcedores ao treinador virou lema da seleção: "Make us proud", que significa "nos deixe orgulhosos" em português.
- Cabe a nós fazer com que a seleção se envolva com o torcedor. Na África do Sul, o torcedor nos dizia: "Coach, make us proud". Virou até outdoor. Temos que fazer com que o torcedor se sinta orgulhoso da seleção. Uma semana antes da Copa, houve uma passeata de 300 mil pessoas em Joanesburgo para nos apoiar - relembrou Parreira.
áfrica do sul placa parreira copa do mundo 201 wake us proud (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)Outdoor na África do Sul em 2010 pede que seleção local deixe os torcedores orgulhosos
(Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
O novo coordenador da Seleção também resgatou um exemplo vivido por ele antes da Copa de 1994. Com Maracanã lotado, o Brasil fez 2 a 0 no Uruguai e garantiu vaga no Mundial.
- Em 1993, nós fomos ao Maracanã e levamos quase três horas para chegar lá, porque o povo nos parava na rua. Aquilo nos deu uma força. Chegamos em campo e fizemos uma das melhores atuações da Seleção em todos os tempos. Foram 120 mil pessoas no Maracanã pulsando num coração só - disse Parreira.
- A seleção precisa se sentir em casa, precisa se sentir amparada - completou.
Em 6 de fevereiro, a nova comissão técnica da Seleção fará sua estreia. Mas fora do Brasil. Será em Londres, contra a Inglaterra.

Advogado do Fla, sobre incêndio: 'Tudo indica que foi criminoso'

Marco Aurélio Asseff diz que ainda é preciso aguardar o resultado da perícia, mas lembra que vídeo mostra possível culpado: 'É muito suspeito'

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
161 comentários
O Flamengo enviou à Polícia as imagens feitas por seu circuito interno de TV (assista ao lado) que ajudariam a explicar como começou o incêndio no ginásio Cláudio Coutinho, nesta quinta-feira, na sede da Gávea. De acordo com Marco Aurélio Asseff, advogado que representa o Flamengo, há fortes indícios de ação criminosa.
- Na imagem fica nítido que uma pessoa passa por um local que estava fechado, que ninguém circulava porque estava em obras. Dá para ver que ele joga, faz alguma coisa. Alguns minutos depois começa o fogo, é muito suspeito. Esperamos que a perícia preliminar saia no mais tardar amanhã (sexta-feira). Temos que aguardar, pois é uma apuração lenta e gradual, mas tudo indica que foi criminoso - disse o advogado, por telefone.
O advogado revelou ainda que os dois funcionários terceirizados que trabalhavam com solda na sede do clube nesta quinta-feira já prestaram depoimento. Alguns sócios chegaram a levantar a hipótese de as fagulhas terem iniciado o incêndio, mas a possibilidade é descartada por Asseff.
- Os dois funcionários que trabalham na obra já depuseram e confirmaram que o incêndio não teve ação deles. É zero a chance do episódio da solda. Eles falaram que estavam longe de onde o fogo se iniciou - acrescentou.
Clube do Flamengo às escuras (Foto: Rafael Lopes / Globoesporte.com)Quadras às escuras na noite desta quinta. Fiação foi queimada (Foto: Rafael Lopes / Globoesporte.com)
No trecho do vídeo gravado pelo Flamengo um homem de camisa preta com mochila nas costas é mostrado perto do portão em que começaram as chamas no ginásio Cláudio Coutinho. Nas imagens, o suspeito se abaixa, deixa um objeto e sai do local rapidamente às 8h27m. Quinze minutos depois, às 8h42m, as chamas são notadas e alunos, responsáveis e professores correm para sair do local.
O incêndio destruiu cerca de um terço das instalações da ginástica artística e causou prejuízo de R$ 800 mil. Não houve feridos. Logo após o incidente, a Defesa Civil e a polícia realizaram uma perícia no local para descobrir a causa. O resultado inicial é aguardado para esta sexta-feira.
O incêndio deixou boa parte da sede rubro-negra às escuras na noite desta quinta-feira. A fiação que leva energia para as quadras de tênis e as duas alamedas principais do clube foi queimada e só deve ser consertada na sexta, de acordo com funcionários do Flamengo. Assim, as partidas de tênis precisaram ser encerradas às 19h30m, por falta de luz natural.
incêndio ginásio Flamengo (Foto: Fernando Azevedo / Fla Imagem)Ginásio do clube ficou completamente destruído após o incêndio (Foto: Fernando Azevedo / Fla Imagem)
A presidente Patricia Amorim foi comunicada sobre o incêndio por telefone e ficou muito abatida com o relato do pânico que tomou conta da Gávea. A mandatária ficou assustada com a hipótese de incêndio criminoso, mas prefere aguardar o desenrolar dos fatos.
Info_INCENDIO_GAVEA_Fla-3 (Foto: infoesporte)

Scolari pede desculpas por 'má colocação' sobre Banco do Brasil

Presidente do órgão federal, Aldemir Bendine, confirma conversa com novo treinador da Seleção: 'Traga aquela alegria que você nos deu em 2002'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
52 comentários
Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, o Banco do Brasil colocou panos quentes na pequena polêmica que o ligou ao novo técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari. Logo em seus primeiros minutos de entrevista coletiva, no Rio de Janeiro, o treinador afirmou que os jogadores que não souberem lidar com pressão deveriam ir trabalhar no órgão federal.
A resposta inicialmente veio em tom de repúdio e iniciou uma manifestação também da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. A Contraf-CUT alegou que o trabalho dos profissionais da categoria envolve alta dose de pressão e alfinetou o recomeço de Felipão no cargo que já ocupara em 2001 e 2002.
Não pretendia ofender o pessoal do Banco do Brasil. Foi apenas uma má colocação"
Felipão
O Banco do Brasil adotou postura mais leve. Na nota, o presidente Aldemir Bendine confirmou uma conversa com Scolari em que o técnico pediu desculpas.
- Eu estou lá é para pedir a colaboração do povo brasileiro à seleção e não pretendia ofender o pessoal do Banco do Brasil. Foi apenas uma má colocação - disse Felipão, ressaltando ainda que é cliente do banco há mais de 30 anos.
O mandatário respondeu em tom amigável.
- Você vai ter aqui uma família de 116 mil pessoas que estará torcendo pelo seu trabalho, que você seja muito feliz nessa nova empreitada e que traga de volta aquela alegria que você nos deu em 2002 - encerrou.
felipão scolari coletiva brasil (Foto: Agência EFE)Felipão se desculpou sobre comentário: 'Estou lá é para pedir a colaboração do povo brasileiro' (Foto: EFE)

Entre gafe com Parreira e exaltação, Marin explica 'não' a Tite e Muricy

Presidente da CBF dá a entender que não quis prejudicar Corinthians, por causa do Mundial, e Santos, que já tem Neymar sempre na Seleção

Por Alexandre Aliatti e Vicente Seda Rio de Janeiro
365 comentários
O discurso do presidente da CBF, José Maria Marin, na apresentação de Luiz Felipe Scolari como novo treinador da seleção brasileira foi marcado por um tom patriótico, explicações e algumas gafes. Em um hotel no Rio de Janeiro, Marin explicou a escolha do novo treinador, falou de alternativas, exaltou a fama internacional de Felipão e do coordenador técnico Carlos Alberto Parreira. Mas trocou o nome do tetracampeão duas vezes (chamou de "Antônio Carlos Parreira" e de "Carlos Alberto Parreiras") e se queixou de algumas reações aos nomes escolhidos.
- Lamento profundamente porque nós, brasileiros, algumas vezes não reconhecemos o idealismo de outros brasileiros. Precisamos dar valor às nossas coisas, aos nossos patriotas, e a nós mesmos. Se um Felipe Scolari, um Parreira, são conhecidos e respeitados no mundo inteiro, mesmo aqueles que não concordam, pelo menos respeitem o passado e os feitos realizados pelos dois homens escolhidos pela Confederação Brasileira de Futebol - reclamou exaltado, no fim da coletiva.
Ao abrir o evento, Marin fez um discurso explicando por que não escolheu Pep Guardiola (mesmo sem citar no nome do espanhol). O dirigente elogiou diversos técnicos brasileiros e explicou que Tite e Muricy foram descartados por motivos específicos, dando a entender que não quis prejudicar Corinthians e Santos no momento:
- Vamos falar do treinador Tite, do Corinthians. Tornou realidade o grande sonho de milhões de corintianos. A conquista da Libertadores. (...) Queremos que o Corinthians no estrangeiro, o seu treinador, a sua equipe, tenham a maior tranquilidade. Que o foco do treinador, a sua concentração, esteja voltada exclusivamente para esse título. (...) Temos Muricy Ramalho. Grande treinador com grandes conquistas e trabalho no exterior também. O Santos, através do seu presidente Luis Álvaro, tem dado grande colaboração à Seleção, cedendo aquele que é considerado o maior jogador do momento. O garoto Neymar. Já nos deu Neymar, não queremos desfalcar o Santos do seu técnico.
felipão scolari josé maria marin e Parreira marco polo del nero e rubens lopes coletiva brasil (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Del Nero (federação paulista), Felipão, Parreira, Marin e Rubens Lopes (federação do Rio) durante a apresentação da nova comissão técnica da Seleção  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Com Parreira, Marin cometeu duas pequenas gafes. Chamou o coordenador de "Antônio Carlos Parreira" e de "Carlos Alberto Parreiras" em momentos diferentes da coletiva. A seguir, elogiou todos os nomes especulados para a Seleção, do espanhol Pep Guardiola ao treinador do Corinthians, Tite. E surpreendeu ao falar de Andrés Sanches, ex-diretor de seleções - cargo que foi extinto de sua saída -, que oficializou sua demissão após ser voto vencido na demissão de Mano Menezes e na escolha do novo treinador - queria ver Tite à frente da seleção. Sanches afirmou que não queria ser a "rainha da Inglaterra". Marin não rebateu:
- Antes de encerrar, quero tornar públicos meus sinceros agradecimentos ao Mano Menezes, à comissão técnica e ao meu amigo Andrés Sanches. As portas da CBF sempre estarão abertas a ambos. Desejo felicidades a todos eles e torno a insistir, as portas da CBF sempre estarão abertas.