quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Juninho lembra problema com Felipe e sonha em despedida contra o River

Apoiador diz à Rádio Globo que relação com o ex-jogador do Flu sempre foi boa apesar de algumas turbulências. Diretoria tenta convencê-lo a jogar o Carioca 2014

Por Rio de Janeiro
240 comentários
juninho Pernambucano vasco Coletiva (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)juninho Pernambucano vasco Coletiva (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
O futuro de Juninho Pernambucano no Vasco ainda é uma incógnita. Fora do time desde o início de novembro por causa de uma lesão muscular na coxa direita, o apoiador ainda não decidiu se vai continuar defendendo o clube em 2014. A diretoria tenta convencê-lo a jogar ao menos o Campeonato Carioca. Se tudo der certo, o Reizinho deve ter novamente a companhia de Felipe. Depois de defender o Fluminense, o meia deve voltar a São Januário para encerrar a carreira. Em entrevista à Rádio Globo, o camisa 8 afirmou que a relação entre os dois sempre foi boa, mesmo que tenha passado por algumas turbulências recentemente.
- Joguei com o Felipe a partir de 1996, quando ele subiu para o profissional e eu já estava no clube. Sempre tivemos uma relação boa. Eu casei muito cedo e o Felipe era mais jovem. Por isso a gente não se encontrava fora do clube, por exemplo, mas a relação era boa. Quando eu voltei em 2011, o Vasco tinha acabado de ser campeão da Copa do Brasil, um título após quase dez anos de jejum. O Felipe é o maior vencedor da história do clube. Quando eu cheguei foi uma grande festa. Era até natural receber esse reconhecimento do torcedor até porque no Brasil eu só joguei no Vasco. E fiz isso por decisão minha. É algo que conta para mim. Mas se existem vaidades no grupo, problemas e discussões, ninguém vai ter razão em 100% das vezes. Pedi a camisa 8 e recebi a faixa de capitão mesmo sem pedir. Obviamente demorei a me encaixar no grupo. O time era bom e quase foi campeão brasileiro. No ano seguinte realmente não joguei todos os jogos da Libertadores. Com o Carioca disputado ao mesmo tempo, deixei o Cristóvão à vontade para fazer o que ele achasse melhor. Se quisesse me deixar fora não teria problema algum. Ai coincidiu de o Felipe jogar os jogos fora de casa e eu atuar em São Januário. O Felipe não entendeu isso muito bem e achou que tinha sido uma exigência minha. Claro que fora de casa é mais desgastante, mas teve uma vez que voltamos de uma partida fora e o Cristóvão me chamou de manhã. Disse que estava na dúvida e querendo colocar eu, Felipe e Eduardo Costa no jogo em São Januário. Falei que achava que o meio-campo ficaria pesado e ele me tirou. Não teve problema, aceitei numa boa. Então acabou que eu e Felipe discutimos em algumas situações assim, mas nunca foi nada demais - frisou.
Certo é que o adeus de Juninho está cada vez mais perto. E ele sonha com um jogo de despedida contra o River Plate, da Argentina, para relembrar da semifinal da Copa Libertadores de 1998. Mas o apoiador quer algo diferente.
- Já tenho um jogo acordado em Lyon e tudo indica que vai ser realizado. Mas eu não queria uma partida de despedida como todos fazem. Claro que tenho muitos amigos e seria legal estar com eles, mas eu queria um jogo de verdade, no qual eu pudesse perder. Quero estar em forma, não simplesmente jogar por jogar. Quero competir e esse sempre foi o meu diferencial. Foi o que eu passei para o meu empresário. Só vou jogar se estiver bem. Não adianta ficar meses parado e organizar um jogo sem nem conseguir correr direito. Quero que o adversário venha para ganhar. Isso vai ser bom até para o torcedor que verá um jogo competitivo. Se eu perder o jogo, paciência. Por isso acho que o mais fácil em 2014 é jogar o Campeonato Carioca e depois fazer um jogo contra o River Plate em São Januário. Mas um jogo valendo, até porque os argentinos também não vão querer perder - resumiu o jogador.

Adriano Martins realiza últimos exames antes de luta no UFC

Amazonense lutou há cerca de dois meses e só precisou fazer exame de sangue e oftalmológico

Por Manaus
3 comentários
Adriano Martins realiza exame de sangue (Foto: Reprodução/Facebook)Adriano Martins realiza exames (Foto: Reprodução/Facebook)
Com a próxima luta marcada para o dia 25 de janeiro, o amazonense Adriano Martins realizou, na manhã desta quinta-feira (02), os últimos exames exigidos pelo o UFC.
O lutador fez exame de sangue e aguarda o relatório do oftalmologista. Os outros exames requisitados estão em dia, desde a sua luta de estreia - há cerca de dois meses - e têm a ‘validade’ de um ano.
Martins continua mantendo forte rotina de treinos e viaja no final do mês para Chicago, onde enfrentará Donald ‘Cowboy’ Cerrone, no card principal do UFC: Henderson x Thomson.

UFC anuncia fim de parceria com empresa de Eike Batista no Brasil

IMX deixa de organizar e comercializar eventos no país. Ultimate passará
a contar com equipe própria para projetos que envolvem a marca

Por Las Vegas, EUA
7 comentários
Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum encarada treino aberto UFC (Foto: Adriano Albuquerque)Diretora Grace Tourinho, em meio a Minotauro e
Werdum (Foto: Adriano Albuquerque)
O UFC anunciou nesta quinta-feira o fim de sua parceira com a empresa IMX, do empresário Eike Batista. O Ultimate informou que aumentou estrategicamente o seu time de profissionais no Brasil e passará, a partir de 2014, a realizar todas as operações e projetos que envolvem sua marca no país.
- Nossa parceria foi importante para o sucesso do UFC. Hoje, faz sentido termos uma estrutura e equipe local dedicada para os negócios - disse a diretoria geral do UFC Brasil, Grace Tourinho.
A empresa de Eike participava da organização e comercialização das edições do Ultimate no Brasil. Segundo o CEO da IMX, Alan Adler, fecha-se um ciclo com o fim da relação.
- É natural que as empresas sigam seus caminhos. Foi um ciclo extremamente positivo para ambas as empresas.
Líder na organização de eventos de artes marciais mistas do mundo, o UFC conta com escritórios em Pequim (China), Cingapura, Londres (Inglaterra), Toronto (Canadá) e São Paulo, além da base em Las Vegas, nos Estados Unidos. São cerca de 30 eventos e mais de 400 horas de programação por ano, com um acerco de 50.000 horas de conteúdo, segundo a organização.

Vítima de lesão idêntica, americano alerta Spider: 'Nunca serei o mesmo'

Corey Hill também sofreu fratura na perna e vê brasileiro com condições de retornar, apesar de admitir dúvida sobre o por quê do corpo ter falhado

Por Las Vegas, EUA
16 comentários
MMA - Corey Hill (Foto: Getty Images)Corey Hill sofreu lesão igual à de Spider
(Foto: Getty Images)
Antes da terrível fratura sofrida por Anderson Silva no UFC 168, o americano Corey Hill era o único lutador a ter sentido na pele o trauma de ter a perna quebrada em um duelo da organização. Em 2008, Hill disputava o segundo round contra Dale Hartt, no UFC Fight Night 16, quando aplicou um chute parecido com o de Spider. O impacto no adversário quebrou os ossos de sua canela direita ao meio. Sem ter acompanhado a disputa do cinturão dos médios ao vivo, entre o brasileiro e Chris Weidman, no último sábado de 2013, restou ao lutador ser informado pelo telefone sobre a lesão do ex-campeão e relembrar seu próprio drama.
Em entrevista ao site MMAJunkie, Hill disse apostar que, assim como ele, Anderson Silva tem grandes chances de voltar a lutar. Após ter vivido o mesmo problema, o americano acredita, porém, que o acidente deverá rondar a cabeça do brasileiro como um fantasma.
- Não conseguiria desejar isso a ninguém, amigo ou inimigo. Eu nunca mais serei o mesmo que entrou naquele octógono, em dezembro de 2008. Mas é o território que você vive quando assina o contrato. Ele vai se perguntar a si mesmo: "Meu corpo falhou, seria um sinal? Seria um sinal para deixar a carreira?". Ele vai ter perguntas sobre os por quês. A grande questão comigo era justamente "Porque eu e agora?". Apenas Deus sabe as respostas.
Anderson Silva lesão UFC Las Vegas Chris Weidman (Foto: Getty Images)Anderson Silva é atendido após grave lesão em Las Vegas (Foto: Getty Images)
Após a cirurgia e meses de fisioterapia intensiva, Hill voltou aos duelos treze meses depois da lesão, em janeiro de 2010. Vitorioso em sua estreia, desde então acumula um cartel de seis vitórias e seis derrotas. Em relação a Spider, ele disse acreditar que o ex-campeão dos médios, que ficou incríveis 16 vitórias seguidas com o cinturão, deve ter o seu prestígio no UFC como diferencial para o seu retorno.
- Caras como Silva não surgem todos os dias. Se há qualquer pessoa capaz de voltar dessa forma, ela é o Spider - declarou.
O sonho de retornar ao UFC tem sido o grande objetivo de Hill. Desde sua volta, o americano tem sido aceito apenas em lutas do circuito regional dos Estados Unidos. Segundo ele, o Ultimate ainda não o aceitou de volta, exigindo melhores resultados em seus combates. Pai de três filhos, ele segue treinando e também se dedica ao curso superior de administração.

Belfort concorre a prêmio de melhor lutador do ano no 'Oscar do MMA'

Carioca também está na disputa do principal nocaute de 2013, assim como Cigano e a promessa Morceguinho. Wand e Pezão tentam levar 'Luta do Ano'

Por Rio de Janeiro
486 comentários
Vitor Belfort será o representante brasileiro na disputa de melhor lutador do ano no "Oscar do MMA" de 2013. Ele terá como concorrentes quatro americanos: Urijah Faber, Demetrious Johnson, Chris Weidman e Cain Velásquez. Vitor entrou na lista após três vitórias sobre nomes importantes: Michael Bisping, Luke Rockhold e Dan Henderson.
O World MMA Awards, promovido pela revista inglesa "Fighters Only", divulgou no último dia 31 a lista de concorrentes do ano que passou. Pela primeira vez, o período de elegibilidade para concorrer ao prêmio foi de 15 meses, de outubro de 2012 a dezembro de 2013, para que, a partir de agora, a solenidade possa se referir somente a um ano completo - anteriormente, o período era de outubro de um ano a setembro do outro.
A eleição, através de votação online dos fãs, já está valendo e dura até o dia 31 do mesmo mês. A premiação acontece em 7 de fevereiro, no hotel "The Venetian", em Las Vegas. Clique e vote.
Belfort concorre também ao "Nocaute do Ano"
Além do prêmio de melhor lutador do ano, Vitor Belfort também concorre ao "Nocaute do Ano" por conta do chute rodado que aplicou em Luke Rockhold em maio (assista ao vídeo acima). O problema é que a concorrência é  dura. Chris Weidman, pela vitória sobre Anderson Silva no dia 6 de julho, também está no páreo.
UFC Vitor Belfort e Luke Rockhold (Foto: Agência Getty Images)Vitor Belfort acerta chute rodado em Luke Rockhold (Foto: Agência Getty Images)
Outros dois brasileiros concorrem ao prêmio de melhor nocaute do ano: Junior Cigano, por também ter vencido com um chute rodado, contra Mark Hunt, em maio; e Julio Cesar Morceguinho, dono de um chute na cabeça que levou Dener dos Santos à lona no Wocs 28, em agosto, mostrando que os organizadores estão atentos aos eventos do mundo todo. Morceguinho é uma promessa do MMA nacional. O peso-pena tem 28 vitórias em 28 combates e ainda não lutou em uma grande evento internacional.
Para a "Luta do Ano", os brasileiros escolhidos para participar da eleição foram Wanderlei Silva, pela luta intensa de apenas dois rounds contra Brian Stann em março - Wand venceu por nocaute -, e Antônio Pezão, graças à batalha de cinco rounds contra Mark Kunt em dezembro. País do jiu-jítsu, desta vez o Brasil ficou sem concorrentes para "Finalização do Ano".
Wanderlei Silva vence luta do UFC contra Brian Stann (Foto: Getty Images)Wanderlei Silva x Brian Stann concorre a 'Luta do Ano' (Foto: Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Histórias de superação também são destaque no prêmio. Lutador que não tem parte do braço esquerdo por conta de uma condição conhecida como amputação congênita, Nick Newell disputa o prêmio de "Revelação do Ano". Ele tem 11 vitórias em 11 lutas e em 2013 passou a se apresentar na terceira principal organização de MMA dos Estados Unidos, o WSOF. Já Blagoi Ivanov concorre à premiação de "Reviravolta do Ano" por conta de sua carreira. O búlgaro correu o risco de perder a vida em 2011 após levar uma facada no coração. Em 2013, mostrou que se recuperou bem e voltou ao MMA vencendo as duas lutas que fez no Bellator. Ele também está invicto nas artes marciais mistas, com 9-0-0, 1NC no cartel.
luta entre Nick Newell e Keon Caldwell. (Foto: Reprodução / Instagram)Lutador amputado Nick Newell vai tentar levar o prêmio de 'Revelação do Ano' (Foto: Reprodução / Instagram)
Confira todos os concorrentes ao "Oscar do MMA":
Lutador do ano
1. Vitor Belfort
2. Urijah Faber
3. Demetrious Johnson
4. Chris Weidman
5. Cain Velasquez
Lutadora do ano
1. Joanne Calderwood
2. Alexis Davis
3. Jessica Eye
4. Holly Holm
5. Ronda Rousey
Revelação do ano
1. Travis Browne
2. TJ Grant
3. Conor McGregor
4. Nick Newell
5. Khabib Nurmagomedov
Melhor lutador internacional do ano
1. Shinya Aoki
2. Alexander Gustafsson
3. Conor McGregor
4. Khabib Nurmagomedov
5. Alexander Shlemenko
Luta do ano
1. Wanderlei Silva x Brian Stann (UFC: Silva x Stann)
2. Michael Chandler x Eddie Alvarez II (Bellator 106)
3. Jon Jones x Alexander Gustafsson (UFC 165)
4. Gilbert Melendez x Diego Sanchez (UFC 166)
5. Mark Hunt x Antônio Pezão (UFC Fight Night 33)
Nocaute do ano
1. Vitor Belfort (contra Luke Rockhold, no UFC: Belfort x Rockhold)
2. Junior Cigano (contra Mark Hunt, no UFC 160)
3. Emanuel Newton (contra King Mo, no Bellator 90)
4. Julio Cesar Morceguinho (contra Dener Dos Santos, no WOCS 28)
5. Chris Weidman (contra Anderson Silva, no UFC 162)
Finalização do ano
1. Olivier Fontaine (contra Sofian Benchohra, no Lyon FC)
2. Josh Burkman (contra Jon Fitch, no WSOF 3)
3. Urijah Faber (contra Ivan Menjivar, no UFC 157)
4. Rose Namajunas (contra Kathina Catron, no Invicta 5)
5. Kenny Robertson (contra Brock Jardine, no UFC 157)
Reviravolta do ano
1. Travis Browne (contra Alistair Overeem, no UFC Fight Night 26)
2. Blagoi Ivanov (na carreira)
3. Robbie Lawler (na carreira)
4. Michelle Waterson (contra Jessica Penne, no Invicta 5)
5. Tom Watson (contra Stanislav Nedkov, no UFC: Barão x McDonald)
Técnico do ano
1. Henri Hooft
2. Duane Ludwig
3. Ray Longo
4. Dedé Pederneiras
5. Duke Roufus
Academia do ano
1. AKA
2. Jackson-Winkeljohn MMA
3. Nova União
4. Roufusport
5. Team Alpha Male
Árbitro do ano
1. Herb Dean
2. Marc Goddard
3. Yves Lavigne
4. John McCarthy
5. Mario Yamasaki
Ring girl do ano
1. Jade Bryce
2. Arianny Celeste
3. Kat Kelley
4. Brittney Palmer
5. Mercedes Terrell
Homem de negócios do ano
1. Victor Cui
2. Lorenzo Fertitta
3. Bjorn Rebney
4. Ray Sefo
5. Dana White
Personalidade do ano
1. Bruce Buffer
2. Kenny Florian
3. Joe Rogan
4. Bas Rutten
5. Chael Sonnen
Melhor organização de MMA do ano
1. Bellator MMA
2. Cage Warriors
3. One FC
4. UFC
5. WSOF

De muletas, Spider posta foto com a família e agradece apoio dos fãs

Após cirurgia para reparar fratura sofrida no embate com Weidman em Las Vegas, Anderson Silva recebeu alta na terça-feira e já está em sua casa

Por Los Angeles, Estados Unidos
94 comentários
Anderson Silva e família (Foto: Reprodução / Twitter)Anderson Silva e família (Foto: Reprodução / Twitter)
em casa iniciando processo de recuperação da fratura sofrida na perna esquerda, Anderson Silva usou sua conta no Twitter para, de muletas, postar foto com a família no fim da noite desta quarta-feira. De quebra, o Spider aproveitou para, em inglês, agradecer o carinho e o apoio enviados pelos fãs.
- Quero agradecer a todos os meus fãs e amigos por me apoiarem neste momento. Eu desejo um grande e feliz 2014 a todos – postou o ex-campeão mundial dos médios.

Anderson recebeu alta nesta terça-feira, dois dias depois de passar por uma cirurgia no University Medical Center Hospital, em Las Vegas (EUA), para reparar a fratura sofrida na perna durante o UFC 168, na luta contra Chris Weidman. O brasileiro saiu pela porta dos fundos do hospital em um ônibus especial em direção à sua casa em Los Angeles, também nos Estados Unidos.

Após vitória sobre brasileiro, Johnson pensa alto: 'Quero logo o cinturão'

Peso-leve americano, atualmente 14º colocado no ranking oficial do UFC, fala em disputa de título depois de conseguir dois triunfos seguidos em 2013

Por Rio de Janeiro
47 comentários
Com um início não muito promissor no UFC (duas derrotas e uma vitória nas três primeiras lutas), o bom segundo semestre de 2013 fez com que Michael Johnson pensasse alto na divisão e falasse em disputar o mais rápido possível o cinturão dos pesos-leves, que atualmente pertence a Anthony Pettis. Na temporada, o lutador que participou do TUF 12, nos Estados Unidos, perdeu para Reza Madadi em abril, porém se recuperou em agosto e dezembro, quando venceu Joe Lauzon (decisão unânime) e Gleison Tibau (nocaute), respectivamente.
- Eu quero o cinturão e quero o mais rápido possível. Estou conseguindo boas vitórias e elas que me levarão a conquistar o título da categoria. E como eu não gosto de ficar chamando lutadores ou fazendo promoção para os confrontos, eu não me importo quem será colocado na minha frente - disse Michael Johnson ao site "MMA Junkie".
Gleison Tibau luta UFC 168 derrota (Foto: Getty Images)Depois de nocautear Gleison Tibau, Michael Johnson já pensa em título nos pesos-leves (Foto: Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Com 14 vitórias e oito derrotas no cartel, o atleta de 27 anos da Blackzilians mostrou confiança e bom preparo psicológico ao afirmar que o período inconstante na carreira serviu para lhe fortalecer e ajudar a chegar na posição em que está na categoria.
- Aquelas derrotas não significam nada para mim. Foram apenas lições. Eu poderia muito bem vencê-los agora em uma nova oportunidade. Agora que eu estou no topo, aquelas derrotas com certeza não iriam acontecer - afirmou Johnson, atualmente na 14ª posição do ranking oficial do UFC.

Novo Beira-Rio avança e tem quase 100% das cadeiras instaladas; foto

Diretor de administração divulga que 98% dos assentos já foram colocados

Por Porto Alegre
227 comentários
Falta pouco para a totalidade das cadeiras ser finalizada. Nesta quinta-feira, o Inter, por meio do seu diretor de administração, Regis Shiba, divulgou que 98% dos assentos dos anéis inferior e superior estão instalados - são cerca de 55 mil peças.
A parte restante já está no complexo do Beira-Rio. O dirigente acredita que até a sexta-feira todas estejam colocadas. No entanto, as cadeiras não contam os skyboxes e camarotes, as partes mais nobres da casa colorada. 
Beira-Rio reforma cadeira (Foto: Divulgação / Inter)Beira-Rio tem quase 100% das cadeiras instaladas (Foto: Divulgação / Inter)
Outra parte que ainda precisa ser concluída diz respeito às membranas. Nem as opacas, que tinham a previsão de serem concluídas no dia 26 de dezembro, foram finalizadas. E ainda é preciso iniciar a instalação das membranas translúcidas. 
No final do ano, o Ministério do Trabalho constatou a presença de operários estrangeiros em situação irregular, o que atrapalhou a evolução da obra. A vice-presidente e responsável pelas obras Diana Oliveira disse não ter um parecer sobre a situação atual dos alpinistas: 
- Ainda não tenho uma resposta. Eles tiveram um contratempo do visto de trabalho. Iriam regularizar a situação para retomar com normalidade - afirmou em entrevista à Rádio Guaíba.
O Beira-Rio, de acordo com a nota emitida no final de 2013, está previsto para ser finalizado em sua totalidade até o dia 28 de fevereiro de 2014. O prazo inicial, acordado entre Inter e a construtora Andrade Gutierrez, era 31 de dezembro de 2013.
Confira as informações do esporte gaúcho no globoesporte.com.rs  

Família de Schumacher agradece
o apoio dos fãs: 'Ele não vai desistir'

Por meio de nota oficial no site do heptacampeão da Fórmula 1, familiares enviam mensagem de agradecimento pelos votos de recuperação para Michael Schumacher

Por Rio de Janeiro
Comente agora
Corinna Schumacher esposa (Foto: AFP)Esposa de Schumacher chega ao hospital em Grenoble, na França (Foto: AFP)
Em estado grave desde o último domingo, quando sofreu um acidente enquanto esquiava em Méribel, na França, o heptacampeão mundial da Fórmula 1 Michael Schumacher vem recebendo apoio dos quatro cantos do mundo. Através das redes sociais, por meio de cartas e até com fãs no hospital em Grenoble, também na França, as mensagens de recuperação não param de chegar. Depois de apresentar uma leve melhora na última terça-feira, o quadro do alemão se manteve estável, porém seu estado ainda é considerado crítico. Avessa às câmeras, a família Schumacher tem se mantido reservada desde o acidente do ex-piloto. Sua esposa Corinna, seus filhos Mick e Gina, seu irmão Ralf e seu pai, Rolf, evitam dar entrevistas e circular pelo hospital. Nesta quinta-feira, no entanto, os familiares arranjaram um jeito de agradecer a solidariedade de todos, através de um comunicado no site oficial de Schumi:
- Após o acidente de esqui de Michael, gostaríamos de agradecer às pessoas de todo o mundo que estão expressando sua simpatia e seus melhores votos de recuperação. Vocês estão nos dando um grande suporte - diz parte da nota oficial.
Por fim, a família de Schumacher, que desde o dia de sua internação acende velas ao redor do quarto do ex-piloto e o cercou de amuletos da sorte, garante que Schumi é um grande lutador.
- Nós sabemos que ele é um grande lutador e não vai desistir. Obrigado - finaliza o comunicado da família.
Recado da família de Schumacher no site oficial do piloto (Foto: Reprodução)Recado da família de Schumacher no site oficial do piloto (Foto: Reprodução)

O estado de saúde de Michael Schumacher continua crítico, porém se mantém estável desde a última terça-feira. Nesta quinta, os médicos e a família do heptacampeão mundial de Fórmula 1 informaram que não emitirão boletins oficiais nem darão entrevistas sobre o seu estado de saúde enquanto não houver mudanças significativas no quadro.

Elias se reúne com Sporting e mantém conversas por sequência no Fla

Ao chegar em Lisboa, volante tem longa reunião com presidente do clube de Lisboa e impasse continua. Pai não joga a toalha: 'Continuo confiante'

Por Rio de Janeiro
273 comentários
elias jogo das estrelas (Foto: CELSO PUPO/FOTOARENA/Agência Estado)Elias já em Lisboa e voltará a treinar pelo Sporting (Foto: CELSO PUPO/FOTOARENA/Agência Estado)
Reunião de cerca de quatro horas, muita conversa e a indefinição sobre o futuro de Elias continua. Já em Lisboa para se reapresentar ao Sporting, o volante teve um encontro com o presidente do clube, Bruno de Carvalho, e reforçou o desejo de ser adquirido pelo Flamengo. Eliseu Trindade, pai e agente do volante, também esteve presente e manteve a esperança dos rubro-negros viva.
Sem pressa, Elias começa a treinar na equipe lisboeta em dois dias. Para liberar o jogador ao Fla, o Sporting pede cerca de R$ 27 milhões por 50% dos direitos econômicos, valor fora da realidade dos cariocas, que projeta pagar metade deste valor. Eliseu Trindade falou sobre o caso e manteve as negociações abertas.
- Não chegamos a um acordo. Segue o impasse. Aguardamos até o fechamento da janela. A negociação com o Flamengo continua. Enquanto isso, o Elias começará a treinar. Ele não pode ficar parado. Esperamos que tudo se defina. Continuo confiante.
O pai de Elias não fecha as portas para outros clubes, principalmente do exterior. O desejo de sequência no Flamengo, por sua vez, é público. Clube e jogador, por sinal, já têm um acerto por um novo vínculo de quatro anos.
- Não temos um prazo, mas esperamos que tudo se resolva até o fechamento da janela, ver se aparece alguma proposta da Europa. Até porque, pelos valores que estão pedindo, não há quem tenha condição no Brasil.
Elias tem vínculo com o Sporting até 2016. Contratado pelos portugueses em 2011 por € 8,8 milhões (R$ 26,8 milhões), o camisa 8 foi a maior negociação da história do time de Lisboa. O jogador recebe no Sporting € 1,3 milhão (R$ 3,9 milhões na cotação atual) por ano – cerca de R$ 330 mil mensais. Na contratação do jogador, o Flamengo comprometeu-se a pagar € 500 mil (R$ 1,5 milhão) no fim do vínculo, mesmo que não tenha interesse em ficar com ele.

Central do Mercado: Inter contrata dois zagueiros, e Lúcio é do Verdão

Paulão, ex-Cruzeiro, e Ernando, ex-Goiás, são os novos colorados. Willian José fica ainda mais próximo do Botafogo

Por Rio de Janeiro
178 comentários
lucio são paulo (Foto: Divulgação/São paulo FC)Lúcio agora vai defender o Verdão
(Foto: Divulgação/São paulo FC)
O zagueiro Lúcio é o grande destaque desta quinta-feira. Rescindiu com o São Paulo e acertou com o rival Palmeiras. Clube que revelou o pentacampeão mundial, o Internacional também se mexeu, contratando os beques Paulão, ex-Cruzeiro, e Ernando, ex-Goiás.
Se Lúcio chega ao Verdão, Charles não permanece e retorna para o Cruzeiro. O meia Elano, do Grêmio e um dos alvos palmeirenses, teve seu nome ligado ao Bursaspor, da Turquia.
O Inter pode perder Ignacio Scocco. Contratado a peso de ouro, o atacante pode ir para o Sunderland, da Inglaterra. Quem certamente vai deixar o Colorado é o também argentino Bolatti, de 28 anos. O volante vai para o Botafogo, que teve uma quinta-feira movimentada. O Glorioso aproximou-se ainda mais do atacante Willian José, de 22 anos. Colega de posição de Willian, o paraguaio Zeballos foi oferecido ao clube carioca.

O Vasco, de olho na próxima Série B, aposta em contratações mais modestas. O atacante Fernando Karanga, do Boa Esporte, disse ter proposta do Cruz-Maltino, que ainda trabalha para manter Pedro Ken. A situação do último, porém, já não é mais tão simples, já que há outros interessados no futebol dele.

Atacante que interessa ao Vasco e também ao Bahia, o argentino Maxi Biancucchi ainda não definiu qual clube defenderá em 2014. Seu empresário, Régis Marques, quer vê-lo no Tricolor baiano. O primo de Messi jogou o Brasileirão pelo Vitória, mas não deve permancer no clube.

Previsões 2014: Pai de santo aponta José Aldo e Nacional como destaques

Pai Jeferson revela ano agitado, com grandes conquistas para amazonenses e provável UFC em Manaus. Sobre a Copa, aponta possível vitória da Argentina

Por Manaus
12 comentários
“As coisas, a princípio, vão correr bem em Manaus”. O acalento dado pelo pai de santo Jeferson é, no entanto, inicialmente – vale ressaltar.  Com o ano novo iniciando nesta quarta-feira, o GloboEsporte.com foi consultar os búzios em busca de desvendar os próximos capítulos esportivos no Amazonas durante o ano de 2014.
Nacional, José Aldo, UFC e acesso à Série C estão em destaque no ano regido por Iansã e Xangô, de acordo com pai Jeferson. Mas nem só de tranquilidade correrá o ano da Copa do Mundo. Confira as principais previsões para 2014.
Pai Jefferson previsão de 2014 para o Amazonas (Foto: Katiúscia Monteiro)Pai Jeferson jogou búzios e apostou em sucesso de amazonenses durante ano novo (Foto: Katiúscia Monteiro)


futebol amazonense

Com o Campeonato Estadual à vista, pai Jeferson é taxativo: “O ano será do Nacional”. A afirmativa, no entanto, vem acompanha de um recado ao setor administrativo do clube e ao técnico Francisco Diá, que comandará a equipe que disputa três competições neste ano.
Nacional campeão 2º turno (Foto: Divulgação)Nacional será destaque (Foto: Divulgação)
- O Nacional será o grande destaque no futebol local em 2014. É um time que aparece muito aqui e se sairá muito bem – inclusive nacionalmente. Mas isso vai depender muito da administração deles. Se conseguirem resolver as questões internas e o técnico da equipe organizar bem o time, o ano será do Nacional – prevê.
Mesmo com o Naça na ponta língua como principal destaque futebolístico do ano, um ou outro ponto deve chamar a atenção dos torcedores locais. Princesa do Solimões, atual campeão amazonense, conquistará o inédito acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, aponta pai Jeferson. Já deixando times de lado, outro acontecimento pode alterar a ‘estrutura’ do esporte. “Vai ser um ano de muita confusão e mudança na organização do futebol local”.
mma

José Aldo é o nome. De acordo com pai Jeferson, o amazonense está na lista de filhos do orixá Oxóssi (no Camdoblé). E a proteção é favorável ao campeão do UFC, que “se fosse defender o cinturão amanhã, venceria”, segundo pai Jeferson.
UFC José Aldo x Chan Sung Jung (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Campeão do UFC terá 2014 de muitas vitórias (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
- O ano é totalmente favorável ao José Aldo e as energias não poderiam ser mais positivas. O ano vai ser dele e tudo indica que vencerá as próximas lutas – afirmou Jeferson, que acredita em uma vitória tranquila do manauara sobre Lamas, no dia 1º de fevereiro.
Adriano Martins aeroporto de Manaus (Foto: Isabella Pina)Adriano Martins também tem futuro bom (Foto: Isabella Pina)
Coincidentemente, de acordo com Pai Jeferson, o orixá que cuida de Aldo também está de olho em Adriano Martins (outro atleta do UFC). Com um pouco menos de intensidade, mas ainda assim bem guardado, o amazonense deve conquistar bons frutos durante 2014, inclusive em sua próxima luta no UFC, no dia 25 de janeiro, contra Donald Cerrone.
Ainda sobre MMA, pai Jefferson cita que a lista de amazonenses no UFC aumentará no ano e, seguindo o tema, confirma: o UFC fará uma edição na capital durante o ano. “O responsável pela vinda será José Aldo, que articulará as negociações”.
copa do mundo

Em julho, Manaus receberá quatro jogos da Copa do Mundo. Aproveitando a visita à casa de Pai Jeferson, o GloboEsporte.com não poderia deixar de questionar quais as previsões para o Mundial. Apesar de brincar com a rivalidade Brasil e Argentina, ele não pôde fugir da probabilidade dos hermanos levarem a taça. Sem grandes certezas sobre o Brasil, o pai de santo afirma: “Vamos para a final, mas não acredito que o título seja nosso”.
Messi treino Argentina (Foto: Divulgação)Pai aponta Argentina como possível campeã (Foto: Divulgação)
- Não sei se o Brasil conquista a Copa. Acredito que a taça fica pela América Latina e é provável que seja com a Argentina. Imagina? Quanto a Copa em Manaus, vejo que a cidade receberá um dos melhores jogos de todo o campeonato e não terá muita harmonia em campo – mas nada de muito sério.
Só para lembrar, Manaus receberá quatro jogos do Mundial: Inglaterra x Itália; Croácia x Camarões; Portugal x Estados Unidos; além de Suiça x Honduras.
Fugindo um pouco do Estado nortista, pai Jeferson anuncia ainda que 2014 será marcado por denúncias gravíssimas que irão abalar o mundo do futebol. “Antes da Copa fraudes de pessoas envolvidas com o futebol nacional serão expostas”.
olimpíadas

Não é novidade que o Amazonas costuma ‘fabricar’ grandes desportistas. Em época de grandes eventos mundiais sediados no Brasil, as portas se abrem para que o Estado consiga emplacar talentos da terra nas Olimpíadas de 2016. Sem citar modalidades específicas, ele apenas garante: “O Amazonas vai conseguir alguns representantes lá"
- Não serão muitos, mas alguns amazonenses vão conseguir disputar as Olimpíadas. Nada será fácil e o caminho ainda é longo. Infelizmente, lá, não irão conquistar um ouro, mas ficarão entre os primeiros – apontou.
Atualmente, o Amazonas tem duas atletas praticamente certas nas Olimpíadas de 2016. Bianca Maia Mendonça, que integra a seleção brasileira ginástica rítmica, e Lucianne Barronas, na equipe nacional de polo aquático.
Pai Jefferson previsão de 2014 para o Amazonas (Foto: Katiúscia Monteiro)Pai Jefferson aponta ano conturbado, mas de sucesso no esporte amazonense (Foto: Katiúscia Monteiro)
Seguindo as apostas do conselheiro, o Amazonas tem tudo para que, assim como fez em 2013, faça história em 2014. Novos ídolos, emoções, grandes jogos e eventos aguardam os amazonenses que gostam de acompanhar a evolução do Estado como potência no esporte.

Treinador comemora o retorno de Patolino às raízes para voltar a vencer

Pedro Silveira acredita que meio-médio perdeu um pouco do foco com a fama no TUF Brasil 2 e que derrota para Léo Santos na final o recolocou nos trilhos

Por Direto de Las Vegas, EUA
9 comentários
A fama conquistada durante o TUF Brasil 2 atrapalhou um pouco a trajetória de William Patolino no MMA. Pelo menos essa é a opinião do treinador do meio-médio, Pedro Silveira. De acordo com Pedro, esse foi um dos fatores para a derrota na final do reality show, quando Patolino foi finalizado por Léo Santos. Com o revés, foi preciso recolocar a cabeça no lugar para voltar a fazer o que ele já fazia antes do reality show.
- Todo o time Pejor se uniu em um só propósito: resgatar o Patolino para as raízes dele. Fazer a programação de treinos, acordar, ter disciplina, ter a maturidade que sempre teve... Lutar com tranquilidade, com felicidade, com harmonia. Acho que a gente conseguiu recuperar isso, que estava um pouco vago em virtude de todo esse sucesso, de todas as coisas que aconteceram por causa da fama. A fama é uma faca de dois gumes, pode trazer muitos benefícios e pode te prejudicar. E a gente acredita que o que aconteceu foi uma maturidade do Patolino em relação a isso e o entendimento dele de que toda a equipe estava ali desde o início de tudo, quando ele tinha 13 anos - disse Silveira ao Combate.com.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Patolino com a equipe UFC Las Vegas (Foto: Adriano Albuquerque)Patolino e Silveira (os dois do centro) após a luta do UFC 168 (Foto: Adriano Albuquerque)
Após a derrota para Léo Santos, em junho, William Patolino só voltou a lutar pelo Ultimate no último dia 28 de dezembro. Integrante do card do UFC 168, o brasileiro, ainda com 22 anos, encarou o experiente Bobby Volker e não chances ao americano, 12 anos mais velho e com 27 lutas a mais no MMA.
- O fato de ele (Patolino) ser muito novo, de ter feito muitas lutas em um período curto, fez com que ele entrasse numa de curtir um pouco o que aquilo tudo do TUF proporcionou a ele. As pessoas o reconheciam, havia o carinho dos fãs... Ele desfocou um pouquinho do principal, que era de a gente ainda estar galgando um espaço no mundo do MMA. Então, o fato de ele ter perdido resgatou de novo esses valores que ele tinha na carreira, que fizeram com que ele chegasse onde ele está agora. A gente conseguiu fazer com que ele entendesse que aquela derrota na verdade não foi uma derrota, foi um degrau que ele desceu para subir dez agora - completou Pedro.
Com a vitória sobre Bobby Volker, Patolino chegou à sétima vitória na carreira. Sua única derrota até hoje foi justamente na final do TUF Brasil 2.

No peso-leve, Rodrigo Damm confia em evolução: 'Objetivo é surpreender'

Capixaba encara Ivan Batman, em 15 de fevereiro, no UFC: Machida x Mousasi. Querendo apoio da torcida, atleta revela que não gostaria de lutar contra um brasileiro

Por Vila Velha, ES
3 comentários
Capixaba Rodrigo Damm (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)Lutador capixaba Rodrigo Damm (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)
Os desafios de 2014 começam para o capixaba Rodrigo Damm no dia 15 de fevereiro, quando o lutador encara o também brasileiro Ivan Batman, no UFC Fight Night 36: Machida x Mousasi, em Jaraguá do Sul-SC. Depois de ter que desistir da luta diante de Hacran Dias por problemas físicos, o atleta do Espírito Santo anunciou que subiria de categoria, visando manter a saúde em dia. Após se recuperar, Damm retomou a rotina de treinos e pretende entrar mais forte em seu próximo combate.
Rodrigo Damm vai enfrentar um lutador que passou por uma situação parecida e diferente ao mesmo tempo. Ivan Batman também mudou de categoria, mas ao contrário de Damm, Batman desceu de peso, pois lutava nos meio-médios (até 77,1 kg) e agora está nos leves (até 70,3 kg). O fato não altera o pensamento do capixaba, que deseja entrar no octógono mais famoso do mundo com apenas duas metas: vencer e surpreender.
- Eu lutei minha vida toda nos leves. Mas mudei de categoria para entrar no TUF, já que na época não tinha minha categoria. Só que meu corpo não estava aguentando mais, não respondia. Tanto que tive que deixar meu último combate. Estava sofrendo muito para bater o peso. Volto para uma categoria que me sinto bem, onde realizei grandes combates. Já estou trabalhando para aumentar minha força e não vou chegar tão debilitado como estava na categoria peso-pena. Além disso tudo, também busquei evoluir em outras áreas, como o muay thai. Estou treinando bastante, fazendo trabalho de base, de escolinha mesmo. Isso vai me ajudar. E não fiquem surpresos se meus próximos combates terminarem de uma forma diferente. Meu objetivo é surpreender.
MMA Rodrigo Damm e Mizuto Horita (Foto: Agência Getty Images)Em sua última luta no UFC, Rodrigo Damm venceu o japonês Mizuto Hirota, em junho (Foto: Agência Getty Images)

Visando ter o apoio total da torcida no seu próximo combate, Rodrigo Damm revela que gostaria de lutar contra um oponente estrangeiro, mas que não titubeou quando foi cogitada a luta com Batman e aceitou prontamente. O capixaba, que recentemente esteve envolvido na ajuda aos desabrigados pelas fortes chuvas no Espírito Santo, se mostra bem motivado para fazer uma grande luta e conseguir desenvolver o seu jogo, para agradar aos torcedores do Brasil.
- Eu não gostaria. Minha vontade era pegar um cara de fora, mas já que não teve como, vamos em frente. Sempre quando lutamos no Brasil com um estrangeiro, a torcida empurra o tempo todo, é um incentivo a mais. Agora, espero uma torcida um pouco dividida. Isso faz parte. Eu gosto muito de lutar no Brasil. Além da torcida toda, tem como se concentrar melhor, treinar e bater o peso. Além disso, tem a comida e o clima, que já estamos acostumados. Sei que o Ivan Batman treina no Sul, e que a torcida deve estar dividida. Mas o torcedor do Brasil gosta de quem vai pra cima, de quem busca vencer suas lutas e que caça o adversário o tempo todo. E é isso que vou fazer. Tenho certeza que eles vão gostar da minha apresentação.
UFC: Machida x Mousasi
15 de fevereiro de 2014, em Jaraguá do Sul-SC
CARD DO EVENTO*
Lyoto Machida x Gegard Mousasi
Ronaldo Jacaré x Francis Carmont
Francisco Massaranduba x Jesse Ronson
Thiago Tavares x Zubair Tuhugov
Viscardi Andrade x Nicholas Musoke
Charles do Bronx x Andy Ogle
Rodrigo Damm x Ivan Batman
Cristiano Marcello x Joe Proctor
Erick Silva x Nate Loughran
Alan Nuguette x John Makdessi
Ildemar Marajó x Albert Tumenov
Iuri Marajó x Wilson Reis
*A ordem das lutas ainda não foi definida
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Bobby Green está fora do UFC 169 e Jamie Varner enfrenta Abel Trujillo

Causas para a retirada do peso-leve do card do evento não foram reveladas

Por Rio de Janeiro
9 comentários
ufc 146 Edson Barboza Jamie Varner (Foto: Agência Getty Images)No UFC 169, Jamie Varner vai tentar a terceira vitória
no Ultimate (Foto: Agência Getty Images)
O UFC anunciou nesta terça-feira que Bobby Green não irá mais enfrentar Abel Trujillo no UFC 169, dia 1º de fevereiro de 2014, em Newark (EUA). Sem alegar os motivos que causaram a saída do peso-leve do card, o Ultimate, através de seu perfil oficial no Twitter, informou que Jamie Varner irá substituir Green no evento que terá Renan Barão contra Dominick Cruz como luta principal da noite.
A última vez que Jamie Varner entrou no octógono foi na derrota para o brasileiro Gleison Tibau por decisão dividida dos jurados no UFC 164, em agosto de 2013. Aos 29 anos, o americano tem um longo cartel com 21 vitórias, oito derrotas, dois No Contest (Luta sem Resultado) e um empate. Entretanto, com quatro lutas no UFC, o peso-leve alterna vitórias e derrotas.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Atleta da Blackzilian, Abel Trujillo lutou recentemente no UFC. Dia 14 de dezembro, ele venceu por nocaute a revanche contra Roger Bowling, no UFC: Johnson x Benavidez, em Sacramento (EUA). Aos 30 anos, o lutador possui um cartel de 11 vitórias, cinco derrotas e um No Contest (Luta sem Resultado).
UFC 169
1º de fevereiro de 2014, em Newark (EUA)
CARD DO EVENTO
Dominick Cruz x Renan Barão
José Aldo x Ricardo Lamas
Frank Mir x Alistair Overeem
John Lineker x Ali Bagautinov
Abel Trujillo x Jamie Varner
John Makdessi x Alan Nuguette
Chris Cariaso x Kyoji Horiguch
Nick Catone x Tom Watson
Al Iaquinta x Kevin Lee
Clint Hester x Andy Enz
Tony Martin x Rashid Magomedov
Neil Magny x Gasan Umalatov

Treinador comemora o retorno de Patolino às raízes para voltar a vencer

Pedro Silveira acredita que meio-médio perdeu um pouco do foco com a fama no TUF Brasil 2 e que derrota para Léo Santos na final o recolocou nos trilhos

Por Direto de Las Vegas, EUA
9 comentários
A fama conquistada durante o TUF Brasil 2 atrapalhou um pouco a trajetória de William Patolino no MMA. Pelo menos essa é a opinião do treinador do meio-médio, Pedro Silveira. De acordo com Pedro, esse foi um dos fatores para a derrota na final do reality show, quando Patolino foi finalizado por Léo Santos. Com o revés, foi preciso recolocar a cabeça no lugar para voltar a fazer o que ele já fazia antes do reality show.
- Todo o time Pejor se uniu em um só propósito: resgatar o Patolino para as raízes dele. Fazer a programação de treinos, acordar, ter disciplina, ter a maturidade que sempre teve... Lutar com tranquilidade, com felicidade, com harmonia. Acho que a gente conseguiu recuperar isso, que estava um pouco vago em virtude de todo esse sucesso, de todas as coisas que aconteceram por causa da fama. A fama é uma faca de dois gumes, pode trazer muitos benefícios e pode te prejudicar. E a gente acredita que o que aconteceu foi uma maturidade do Patolino em relação a isso e o entendimento dele de que toda a equipe estava ali desde o início de tudo, quando ele tinha 13 anos - disse Silveira ao Combate.com.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Patolino com a equipe UFC Las Vegas (Foto: Adriano Albuquerque)Patolino e Silveira (os dois do centro) após a luta do UFC 168 (Foto: Adriano Albuquerque)
Após a derrota para Léo Santos, em junho, William Patolino só voltou a lutar pelo Ultimate no último dia 28 de dezembro. Integrante do card do UFC 168, o brasileiro, ainda com 22 anos, encarou o experiente Bobby Volker e não chances ao americano, 12 anos mais velho e com 27 lutas a mais no MMA.
- O fato de ele (Patolino) ser muito novo, de ter feito muitas lutas em um período curto, fez com que ele entrasse numa de curtir um pouco o que aquilo tudo do TUF proporcionou a ele. As pessoas o reconheciam, havia o carinho dos fãs... Ele desfocou um pouquinho do principal, que era de a gente ainda estar galgando um espaço no mundo do MMA. Então, o fato de ele ter perdido resgatou de novo esses valores que ele tinha na carreira, que fizeram com que ele chegasse onde ele está agora. A gente conseguiu fazer com que ele entendesse que aquela derrota na verdade não foi uma derrota, foi um degrau que ele desceu para subir dez agora - completou Pedro.
Com a vitória sobre Bobby Volker, Patolino chegou à sétima vitória na carreira. Sua única derrota até hoje foi justamente na final do TUF Brasil 2.

Retrospectiva 2013: ano inesquecível para o UFC e de tragédia no Brasil

Enquanto principal evento de MMA do mundo teve lutas incríveis e marcos históricos, cenário nacional foi marcado por morte de Leandro Feijão

Por Rio de Janeiro
33 comentários
Quando os fãs de MMA falarem de 2013 no futuro, é provável que se refiram a este espaço de 365 dias como "o melhor ano da história do esporte". O próprio presidente do UFC, Dana White, disse em entrevista ao Combate.com, às vésperas de seu último evento do calendário, que o melhor momento do ano foi "o ano inteiro". Para o UFC, 2013 certamente foi um período inesquecível, mas o MMA não se resume ao Ultimate, e o ano foi uma montanha russa de momentos muito altos e muito baixos. É impossível para o seguidor mais atento pensar em 2013 sem lembrar de uma morte e de uma das lesões mais infelizes da história da modalidade.
+ Confira galeria de fotos com momentos que marcaram o MMA em 2013
 leandro feijão enterro  (Foto: Adriano Albuquerque) Companheiros de equipe de Leandro Feijão deixaram uma mensagem em sua gaveta no cemitério do Caju, no Rio de Janeiro: "luta livre, sempre MMA"  (Foto: Adriano Albuquerque)
Após um 2012 marcado por contusões sérias que tiraram de ação por longos períodos de tempo alguns dos maiores nomes do MMA, 2013 foi um ano com poucos torneios cancelados por conta de lutadores lesionados. Mas o que é uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho, ou uma hérnia de disco, ou ainda uma mão quebrada, se comparadas a uma vida perdida? Isso, só a família de Leandro Caetano de Souza, o Leandro Feijão, pode responder. Na véspera do Shooto Brasil 43, em setembro, o lutador carioca faleceu, minutos depois de completar o processo de corte de peso para sua luta no evento. Seria sua estreia no peso-mosca (até 57kg). O laudo médico oficial apontou um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico como a causa da fatalidade e não comprovou relação com o esforço para perder líquidos, e o exame toxicológico, que poderia esclarecer se o atleta usou alguma substância que teria causado o acidente, não foi divulgado até o fim do ano. Todavia, o óbito deixou uma mancha na história da modalidade, e levantou um alerta quanto aos riscos envolvidos com a desidratação extrema para bater limites de peso, processo presente, em maior ou menor escala, na maioria dos esportes de combate, como boxe, judô, luta olímpica e taekwondo, entre outros.
UFC  Jon Jones e Alexander Gustafsson (Foto: Agência Getty Images)Jon Jones e Alexander Gustafsson fizeram uma das
melhores lutas de 2013 (Foto: Getty Images)
O Shooto Brasil 43 foi cancelado em homenagem a Leandro Feijão, falecido aos 28 anos de idade. A tragédia aconteceu cerca de uma semana depois do que talvez foi o melhor momento do ano para o MMA: a batalha de cinco rounds entre Jon Jones e Alexander Gustafsson no UFC 165, em Toronto, no Canadá. Aparentemente imbatível em seu reinado na categoria peso-meio-pesado, "Bones" pareceu bastante humano contra o sueco Gustafsson, que acabou com o aproveitamento de 100% do campeão em defesas de queda ao derrubá-lo ainda no primeiro round. Ele também foi capaz de defender a grande maioria das entradas de queda do rival e parecia ter uma mão no cinturão no meio do quarto round, quando Jones enfim encaixou suas perigosas cotoveladas rodadas e seus chutes altos. O americano acabou declarado vencedor por decisão unânime e se estabeleceu como o melhor lutador peso por peso do mundo.
A "tocha" de melhor artista marcial misto do planeta foi passada a Jones antes, em 7 de julho, quando Chris Weidman derrubou o mito Anderson Silva do topo da categoria peso-médio. "Spider" reinou sobre a divisão por 11 lutas, ou seis anos, oito meses e 23 dias, e venceu outros cinco combates no Ultimate antes de encontrar o americano de 29 anos, nove a menos que ele, no evento principal do UFC 162, em Las Vegas. Tido como um lutador perfeito, praticamente uma criatura mitológica, o brasileiro brincou com Weidman no octógono por pouco mais de um round, como fez com tantos outros oponentes, buscando uma oportunidade de "liquidar a fatura". Todavia, Anderson extrapolou, fingiu estar "balançado" e, ao fazer a esquiva de um ataque desesperado do americano, não conseguiu escapar de um certeiro gancho de esquerda, que o nocauteou e chocou o mundo. Foi talvez a maior zebra da história do UFC.
A queda do Spider abriu as porteiras para uma sequência de lutas em que o cinturão ou mudou de mãos, ou ficou muito próximo disso. Primeiro, José Aldo fraturou o pé contra Chan Sung Jung e viu o "Zumbi Coreano" crescer no combate, até que um ombro deslocado acabou por trair o desafiante e ajudou o brasileiro a manter-se campeão peso-pena no UFC 163, no Rio de Janeiro, em agosto. Depois, no final do mês, Anthony Pettis entrou de última hora no evento principal do UFC 164 e, pela segunda vez, tirou o título de Benson Henderson, desta vez com uma chave de braço ainda no primeiro round. Em seguida, veio a épica luta entre Jones e Gustafsson, e a conclusão da trilogia entre Cain Velásquez e Junior Cigano no UFC 166. A vitória de Velásquez foi a mais decisiva e indiscutível dessa sequência.
UFC Georges St-Pierre e Johny Hendrick (Foto: Agência Getty Images)Georges St-Pierre foi castigado por Johny Hendricks no UFC 167 (Foto: Getty Images)
Em novembro, viria a luta mais parelha e polêmica do ano, justamente no evento de comemoração dos 20 anos do UFC. A organização fez as pazes com sua história e celebrou os seus pioneiros, como Rorion Gracie, um dos idealizadores do torneio, e Royce Gracie, primeiro campeão do Ultimate, e colocou seu maior astro, Georges St-Pierre, na luta principal do UFC 167. O canadense suportou tudo o que podia aguentar e um pouco mais contra o poderoso Johny Hendricks, que não permitiu ao campeão dominar com seu jogo de wrestling e ainda ameaçou nocautear com sua forte mão esquerda, principalmente no segundo round. Ao soar do gongo, o americano, praticamente sem marcas da batalha, comemorou a vitória; no entanto, foi GSP, com o rosto bastante ferido, quem teve o braço levantado pelo árbitro Mário Yamasaki, após o anúncio de vitória por decisão dividida.
Se St-Pierre não perdeu o título para Hendricks, o próprio canadense deu fim ao seu reinado na categoria peso-meio-médio um mês depois, ao anunciar que se afastaria do esporte para cuidar de problemas pessoais e que devolveria o cinturão à organização. Se perder seu lutador mais popular já era ruim o suficiente, Dana White teve uma notícia pior ainda duas semanas depois, no UFC 168. O evento do dia 28 de dezembro deveria ser o desfecho perfeito para um ano espetacular para o Ultimate, com a luta mais esperada de 2013: a revanche entre Weidman e Anderson, acordada apenas uma semana depois do primeiro combate. Ninguém imaginava, porém, que o reencontro terminaria em anticlímax, com uma horrível lesão sofrida pelo brasileiro no segundo round. Ao tentar um chute baixo, Spider acertou o joelho do adversário, e sofreu uma fratura na fíbula e na tíbia. A forte imagem de Anderson gritando de dor, segurando seu pé solto, virou argumento para os detratores do esporte, assim como a morte de Leandro Feijão - que Anderson, aliás, disse ter conhecido pessoalmente. Foi como uma lembrança de que, apesar das grandes lutas e momentos que aconteceram em 2013, os lutadores ainda são humanos, e, num esporte que exige o máximo de sua dedicação física e até psicológica, merecem todo tipo de cuidado.
O PERSONAGEM
Amado ou odiado, celebrado ou criticado, Vitor Belfort voltou com tudo ao topo do esporte em 2013. Para seus fãs, o "velho leão" se renovou ao se juntar à equipe Blackzilians, na Flórida, e voltou ainda melhor do que o "Fenômeno" que assombrou o mundo aos 19 anos, no final da década de 1990. Com 36 anos de idade, Belfort apareceu para suas três lutas no ano com um físico invejável e mostrou uma habilidade até aqui inédita: o chute alto. Foi assim que nocauteou dois dos pesos-médios mais bem cotados do mundo, Michael Bisping e Luke Rockhold, e uma lenda do esporte, Dan Henderson. Em Rockhold, o carioca desferiu um incrível chute rodado no rosto, capaz de deixar até Edson Barboza orgulhoso. Em novembro, precisou de menos de dois minutos para fazer o que nem Anderson Silva, Wanderlei Silva, Maurício Shogun e Rodrigo Minotauro foram capazes: nocautear Henderson. Com tudo isso, ficou impossível para Dana White negar ao brasileiro uma nova oportunidade de disputar o cinturão - a quinta de sua carreira no UFC.
UFC Vitor Belfort e Luke Rockhold (Foto: Eduardo Valente / Agência Estado)Vitor Belfort venceu todas suas três lutas do ano por nocaute (Foto: Eduardo Valente/Agência Estado)
Para seus detratores, por sua vez, a boa fase de Belfort é produto da maior polêmica de 2013: o tratamento de terapia de reposição de testosterona, o famigerado TRT. Os críticos apontam para o exame antidoping positivo do carioca no Pride em 2006, em sua primeira luta contra Dan Henderson, como sinal de que a deficiência de testosterona do lutador é causada pelo abuso de esteroides no passado, algo que, segundo a Comissão Atlética Brasileira de MMA, é difícil de ser comprovado. Se o uso do tratamento já é controverso, a atitude de Belfort acerca dele alienou ainda mais seus desafetos. O atleta desconversou ao ser indagado sobre TRT no começo do ano e só admitiu que estava usando após sua vitória sobre Bisping. Mais tarde, após bater Rockhold, se recusou a responder novas perguntas sobre a terapia e ainda pediu, em tom jocoso, que jornalistas brasileiros agredissem um colega de profissão estrangeiro que insistia nessa linha editorial. Ele se desculparia pessoalmente ao repórter dias depois.
Num ano de paradoxos, Belfort é o símbolo perfeito. Enquanto seu discurso cristão e de cidadão engajado conquista fãs de todas as idades, outros não aguentam o estilo "showman" do lutador ao pegar o microfone, desconfiam da sua postura e reclamam até do seu cabelo. A esses, o "jovem leão" provavelmente responderia que "nem Jesus Cristo agradou a todos". Fato é que, gostando ou não dele, os fãs de MMA terão de lidar com Vitor Belfort por mais algum tempo, graças a um 2013 de protagonismo para o atleta carioca.
O DIA-CHAVE
O dia 23 de fevereiro de 2013 estará para sempre marcado nos registros históricos do MMA como a data em que as mulheres enfim chegaram dentro do octógono do UFC, e não apenas como ring girls ou namoradas e esposas dos lutadores, mas como protagonistas do espetáculo. Anaheim recebeu a primeira luta entre mulheres nos 20 anos de trajetória do Ultimate, e Ronda Rousey confirmou o cinturão conquistado ainda no Strikeforce ao derrotar Liz Carmouche por finalização ainda no primeiro round. A partir daí, as lutadoras do peso-galo feminino rotineiramente roubaram o show nos eventos do UFC e no primeiro The Ultimate Fighter com disputas em categorias de ambos os sexos. O sucesso das meninas culminou no anúncio de uma segunda divisão feminina na organização, o peso-palha (até 52kg), a partir de 2014, quando um novo TUF vai coroar a primeira campeã da categoria.
LEMBRA DISSO?
Benson Henderson luta UFC Melendez noiva (Foto: Getty Images)Benson Henderson beija a noiva após fazer o pedido
de casamento dentro do cage (Foto: Getty Images)
2013 teve tantos momentos memoráveis e lutas inesquecíveis que a batalha entre Benson Henderson e Gilbert Melendez, vencida por "Bendo" numa controversa decisão dividida em 20 de abril, ficou até um pouco ofuscada, principalmente após o faixa-preta de jiu-jítsu perder o cinturão para Anthony Pettis meses depois. Porém, um momento curioso e inédito que aconteceu logo após aquele combate merece registro na nossa retrospectiva: o pedido de casamento de Henderson à sua namorada, Maria Magana, em meio às vaias da torcida de San Jose, que torceu quase toda para Melendez, natural da cidade vizinha Santa Ana.
- Não sou perfeito, mas você me faz feliz todos os dias, me faz o homem que eu queria ser. Casa comigo? - disse Henderson à namorada, que disse "sim".
Quando veremos outro campeão noivar em pleno octógono? Talvez nunca mais. Bendo saiu da arena com o cinturão e com o anel.
A DECEPÇÃO
Num ano que viu o Strikeforce fazer seu último evento e fechar suas portas, dois torneios tentaram ocupar o espaço vago de "número 2 do mundo" no MMA. O World Series of Fighting (WSOF) realizou sete eventos em 2013 e, com um elenco formado em sua maioria pelas "sobras" do UFC, começará a se expandir internacionalmente em 2014, com eventos planejados para Nicarágua, Japão e Brasil. O Bellator, na ativa desde 2008, por sua vez, prometeu competir de igual para igual com o Ultimate neste ano e decepcionou.
Comprado pela Viacom, gigante das telecomunicações nos EUA, o torneio adotou nova logomarca neste ano e estreou no canal a cabo que era parceiro do UFC em seu país. Todavia, sua tentativa de emplacar um reality show como o The Ultimate Fighter, nomeado "Fight Master", não deu certo. Lutadores famosos contratados com expectativa de virarem astros da companhia, "King" Mo Lawal, Renato "Babalu" Sobral e Jon "War Machine" Koppenhaver ficaram pelo caminho nos torneios de suas respectivas categorias de peso, e Matt Riddle nem sequer lutou antes de ser demitido. No final do ano, a organização deixou seu campeão peso-meio-médio Ben Askren sair de graça com a expectativa de que ele iria para o UFC como uma espécie de "cavalo de Troia", mas Dana White o rejeitou e ele acabou assinando com o torneio asiático One FC.
Tito Ortiz x Rampage Jackson bellator (Foto: Reprodução / Site oficial do Bellator)Após meses de promoção, Tito Ortiz x Rampage Jackson não aconteceu (Foto: Reprodução)
A maior decepção, porém, foi quando a franquia anunciou planos de realizar seu primeiro evento em pay per view nos EUA. A luta principal, entre os ex-UFC Quinton "Rampage" Jackson e Tito Ortiz, foi criticada e esnobada por grande parte dos fãs de MMA ao ser anunciada. Todavia, com pouco menos de duas semanas restando para o evento, Ortiz revelou que não poderia lutar por conta de uma lesão no pescoço, e o Bellator foi forçado a adiar sua estreia em pay per view. Rampage acabou enfrentando outro rejeitado pelo Ultimate, Joey Beltran, e conseguiu seu primeiro nocaute em quase cinco anos.
O Bellator ainda realizou grandes lutas em 2013, incluindo a revanche entre Michael Chandler e Eddie Alvarez, cotada entre os melhores combates do ano, e teve outros momentos incríveis como os nocautes de Emanuel Newton sobre King Mo e de Douglas Lima em Ben Saunders. Para todos os propósitos, continua sendo o segundo maior evento de MMA do mundo. Todavia, não ganhou território na corrida para alcançar o UFC e ainda vê o WSOF se antecipando na disputa por exposição internacional.
OS MICOS
MMA Lutador Carlos Alberto Lobo, Cola (Foto: Ana Hissa)Carlos Alberto Lobo com o olho direito grudado e
restos de cola no rosto (Foto: Ana Hissa)
Dois micos incríveis mereceram registro em 2013. O primeiro aconteceu em abril, no  Wocs 25, no Rio de Janeiro. Era a segunda luta do card e Carlos Alberto Lobo vencia Marcos Nenê quando voltou para seu córner no intervalo do segundo para o terceiro round. Foi neste momento inoportuno que um funcionário da organização decidiu colar um adesivo no cage, exatamente acima de onde Lobo estava sentado e ouvia as instruções de seus segundos. A cola respingou e caiu na testa do lutador que, achando ser vaselina, passou a mão e acabou espalhando por seu olho direito. Resultado: não conseguia mais abrir o olho e ficou impossibilitado de continuar o combate. A luta foi inicialmente encerrada como "No Contest" (luta sem resultado), mas o árbitro Osíris Maia, da Confederação Brasileira de MMA, subiu posteriormente ao cage para explicar que, como Lobo venceu os dois primeiros rounds, ele venceu o duelo por decisão técnica.
Depois, em junho, foi a vez de o treinador Dedé Pederneiras tirar seu atleta, o peso-médio Ronny Markes, do TUF Brasil 2 Finale, em Fortaleza, momentos antes da pesagem. O técnico levava o lutador a um hotel para fazer banheira quente, parte do processo de corte de peso, quando bateu o carro alugado na traseira de um caminhão. Sentado no banco de carona, Markes sofreu uma concussão e lesionou as costas e o pescoço, ficando impossibilitado de lutar no dia seguinte.
A REVELAÇÃO
Conor McGregor Max Holloway ufc fight night (Foto: Agência Getty Images)Conor McGregor em ação por cima de Max
Holloway, em agosto (Foto: Getty Images)
O irlandês Conor McGregor foi a sensação de 2013. Apelidado de "Nick Diaz irlandês" ao chegar ao UFC, McGregor não decepcionou: já criou confusão em sua primeira pesagem e nocauteou o duríssimo Marcus Brimage no primeiro round de sua primeira luta, no UFC Suécia 2, em abril. Foi o suficiente para ser abraçado pela organização. Dana White levou o jovem peso-pena para andar de Ferrari por Las Vegas e o colocou no card principal do evento de agosto em Boston, cidade com enorme colônia irlandesa. McGregor novamente teve uma atuação dominante e, embora não tenha finalizado a luta, venceu a promessa Max Holloway de forma convincente. No combate, sofreu lesão no joelho que vai mantê-lo afastado do octógono pelo menos até a segunda metade do primeiro semestre de 2014, mas isso não fechou a boca de McGregor, que seguiu provocando 90% da categoria peso-pena e ainda comprou briga com o peso-leve Diego Sanchez. Ele é uma das grandes apostas do Ultimate para se estabelecer na Europa.
O DEPOIMENTO
- Luto há muito tempo, são 21 lutas no UFC. Estou lutando em alto nível há muito tempo, lidando com muita pressão e muitas críticas. Sim, decidi que preciso de um tempo "off". Estou deixando vago meu cinturão. Um dia eu posso voltar, mas agora preciso de uma pausa - Georges St-Pierre, ao anunciar que abandonaria o título dos pesos-meio-médios do UFC.
OS NÚMEROS
US$ 6,2 milhões 2.457 5h28m12s
renda arrecadada com o UFC 168, segundo maior valor da história do Ultimate nos EUA dias, duração do reinado de Anderson Silva nos pesos-médios do UFC, encerrado em 7 de julho tempo acumulado por Georges St-Pierre dentro do octógono do UFC, recorde da companhia
A IMAGEM
Anderson Silva x Chris Weidman UFC 162 (Foto: Getty Images)A foto de Anderson Silva agarrando seu pé solto após sofrer fratura na revanche é muito forte e ainda está fresca na memória, mas a imagem do ano é a que registra o fim de uma era: após acertar um gancho de esquerda no queixo, Chris Weidman desabafa frente a uma plateia incrédula, enquanto Anderson, ainda recobrando os sentidos, agarra as pernas do árbitro Herb Dean, no final do evento principal do UFC 162, em 7 de julho, em Las Vegas. Foi a primeira derrota do Spider em 17 lutas no octógono do Ultimate (Foto: Getty Images)