sexta-feira, 26 de novembro de 2010

COLOQUE SUA CAMISA E VENHA TORCE PRO SEU TIME DO CORAÇÃO

Favoritos na opinião dos rivais, EUA sonham ser sede de segunda Copa

David Downs, diretor executivo do comitê organizador, diz que país já está pronto para o Mundial-2022. Brad Pitt é um dos embaixadores da candidatura

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
Apontados pelos rivais durante a Soccerex, convenção de negócios e futebol, realizada no Forte de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, como favoritos para ser sede da Copa de 2022, os Estados Unidos estão convencidos de que podem fazer mais um belo Mundial daqui a 12 anos. Anfitriões do torneio em 1994, quando a Seleção Brasileira ficou com o caneco, os americanos estão na luta para serem escolhidos pela Fifa na próxima quinta-feira, em Zurique, na Suíça, para abrigar a competição.
estádios estados unidos - Rose Bowl Rose Bowl pode receber jogos da Copa do Mundo de 2022. Assim como o Maracanã, no Rio de Janeiro, e o Azteca, no México, estádio em Los Angeles participaria de seu segundo Mundial (Foto: Divulgação)
E as armas dos americanos são muitas. A principal delas é o fato de o país ter realizado o Mundial mais lucrativo para a Fifa. Na última segunda-feira, o presidente de honra da Fifa, João Havelange revelou os números da Copa do Mundo realizada na terra do Tio Sam e em outros países. Enquanto nos Estados Unidos os números bateram cerca de R$ 3,4 bilhões, na Alemanha e na África do Sul, por exemplo, chegaram a R$ 2,7 bilhões.
Confira a galeria de fotos dos estádios que serão usados no Mundial
- O futebol é o maior produto que existe no mundo.Temos 15 patrocinadores que vão ao campo, o sistema de televisão, de rádio e o estádio que recebe os jogos. A maior receita que já tivemos em uma Copa foi nos Estados Unidos. Todos os estádios tinham capacidade para mais de 80 mil pessoas e estavam sempre lotados. Tivemos um lucro muito superior a de outros países que já sediaram o Mundial - afirmou João Havelange
De acordo com David Downs, diretor executivo do comitê organizador dos Estados Unidos, todos os estádios para a realização do Mundial já estão prontos. Foram indicados à Fifa 19 arenas para receber a Copa do Mundo. Porém, o número pode ser reduzido caso o país seja, de fato, escolhido para receber o torneio de 2022.
Como embaixadores da candidatura, os Estados Unidos aproveitaram o atacante Landon Donovan, do time masculino e do Los Angeles Galaxy, e Mia Hamm, ex-jogadora da seleção americana. Além dos dois, o país não deixou de aproveitar os astros de Hollywodd: Brad Pitt e Morgan Freeman estão apoiando a escolha pela Fifa.
Brad PittO ator Brad Pitt é um dos embaixadores da candidatura dos Estados Unidos (Foto: Getty Images)
No último fim de semana, o Colorado Rapids se sagrou campeão ao derrotar o FC Dallas por 2 a 1, em Toronto. Nos últimos anos, a Major League Soccer tem se tornado atrativa aos torcedores, principalmente pela contratação de nome consagrados do futebol mundial. O inglês David Beckham defende o Los Angeles Galaxy. Já o francês Thierry Henry e o mexicano Rafael Marquez atuam pelo New York RB. Segundo Downs, com a Copa nos Estados Unidos, a expectativa é aumentar ainda mais o público na competição.
- A Major League Soccer foi criada em 1996 e conta com 18 equipes e um público médio de 16.500 pessoas por jogo. Isso foi fruto da Copa de 1994 em nosso país. Com um novo Mundial em solo americano, a tendência é só aumentar - afirmou o dirigente, em entrevista por e-mail ao GLOBOESPORTE.COM.
Confira abaixo a entrevista completa do representante do comitê americano:
David DownsDavid Downs explica os pontos fortes dos Estados
Unidos para receber a Copa de 2022 (Divulgação)
Qual é a expectativa de gastos para a realização do Mundial?
DAVID DOWNS: Nós não temos que gastar dinheiro algum para construir ou reformar estádios, centros de treinamentos ou de convenções, aeroportos ou hotéis para concorrer à Copa de 2022. Nossa proposta de orçamento, que a FIFA publicou em seus relatórios de avaliação das propostas diversas, é estritamente para cobrir despesas operacionais, tais como melhorar os estádios e cidades, o transporte das equipes e de pessoal para as partidas.
Todos os estádios já estão prontos?
DD: Todos os estádios estão prontos, exceto pelo fato de pequenas modificações como aumentar os campos nas laterais. Pode ser que uma de nossas cidades faça um novo estádio antes do processo final de escolha para o Mundial, em 2016. Caso ele esteja pronto nesse período, ele poderá entrar em nossa processo de seleção.
Qual é a diferença da candidatura dos Estados Unidos para os outros candidatos? Qual é o ponto forte da campanha?
DD: São vários itens que fazem a candidatura dos Estados Unidos ser única. Em primeiro lugar, a diversidade do nosso país garante que todas as equipes participantes se sintam em casa. O jogo entre Estados Unidos e Brasil, em Nova Jérsei, foi o grande exemplo disso. Com muitos brasileiros no estádio. Em um segundo momento, a paixão pelo esporte e a capacidade dos nossos estádios significa uma grande projeção para a venda de ingressos para as partidas dos Mundiais. E tudo muito maior do que os outros candidatos. Em terceiro, os Estados Unidos têm comprovado que uma Copa no país pode aumentar ainda mais o número de fãs, aumentando os investimentos no futebol. Atualmente, nós tempos 100 milhões de torcedores de futebol. Caso a Copa seja aqui, nós podemos chegar facilmente até 2022 a 200 milhões, o que causaria um impacto muito grande em todos os países do mundo.
Membros do comitê americano pretendem visitar o Brasil ou a África do Sul, local do último mundial?
DD: Nós estávamos na África do Sul durante todo o torneio e ficamos muito impressionados com os preparativos do país para a Copa do Mundo. Ficamos impressionados também com a paixão dos africanos pelo futebol. Imaginamos que no Brasil, em 2014, será tão bom ou melhor do que na África do Sul. Além disso, com jogos em nosso hemisfério, a audiência da TV nos os Estados Unidos vai quebrar os recordes do verão passado.
O fato de já ter sido sede de uma Copa do Mundo pode audar ou atrapalhar?
DD: Algumas pessoas argumentam que a Copa do Mundo deverá ser realizada em algum lugar que nunca foi sede antes. Estou certo de que os brasileiros estavam felizes pode terem sido escolhidos para ser sede de 2014 mesmo tendo organizado a Copa de 1950. Nós achamos que a candidatura dos Estados Unidos não deve ser penalizada por ter sido sede 28 anos antes de 2022. Os Estados Unidos não podem ser penalizados por terem feito uma Copa de sucesso, que estabeleceu o recorde de público de todos os Mundiais.
A Fifa apontou como ponto negativo da candidatura a falta de apoio do governo dos Estados Unidos. Isso pode prejudicar a campanha? Como será resolvido?
DD: Os Estados Unidos apresentaram à Fifa as garantias necessárias do governo em maio passado, e todas foram assinadas pelos membros das agências governamentais do país. No entanto, em nossa forma de democracia, há certos poderes reservados ao legislativo, e outros reservados ao Poder Judiciário. Por isso, nós tivemos que editar alguns itens das garantias para respeitar as leis dos Estados Unidos. Temos discutido o assunto com a Fifa, que entendeu a nossa situação, e o relatório entregue pela entidade tem uma menção especial ao fato de que mesmo com as modificações que a lei exige nós conseguiríamos realizar uma Copa do Mundo. Não teremos quaisquer problemas relacionados com vistos, autorizações de trabalho, segurança, proteção da propriedade intelectual ou outros.
Uma nova Copa do Mundo nos Estados Unidos pode deixar algum legado?
DD: O legado seria em  vários níveis. Gostaríamos de desenvolver o esporte dentro dos Estados Unidos. Gostaríamos de deixar um legado econômico, que teria um impacto a todos os envolvidos com o futebol ao redor do planeta. E temos um plano social de desenvolvimento humano social positivo para promover práticas ambientais sustentáveis, usando o poder da Copa do Mundo de inspirar os americanos. O povo costuma ajudar causas do mundo inteiro e pode fazer ainda mais para as pessoas menos afortunadas.
O que mudou no futebol do país após a Copa do Mundo de 1994?
DD: Os brasileiros que presenciaram o triunfo de sua seleção sobre a Itália na Copa de 1994 ficariam espantados de ver como o esporte tem mudado nos Estados Unidos. Hoje, cerca de 41% dos americanos maiores de 12 anos se dizem fãs do futebol. A participação dos jovens cresceu quatro vezes. Duas redes de televisão mostram partidas de mais de 20 ligas ao redor do mundo. Mais de 112 milhões de americanos assistiram à Copa do Mundo de 2010. A seleção dos Estados conseguiu dar um susto no Brasil na final da Copa das Confederações depois de eliminar a Espanha. Em um país com 307 milhões de pessoas, onde muitos estão criando raízes com o futebol, uma Copa do Mundo pode significar mudanças ainda mais drásticas na paixão da população.
Vários candidatos estão usando jogadores e ex-atletas como garotos-propaganda. Quais são os dos Estados Unidos?
DD: Dois jogadores dos Estados Unidos estão no nosso quadro: Landon Donovan e Mia Hamm, uma das melhores jogadoras do mundo. Mas nossa proposta é mais do que apenas um lance de futebol. Podemos incluir como nossos embaixadores personalidades famosas, como Brad Pitt e Morgan Freeman e políticos de renome mundial, como o ex-presidente Bill Clinton e Henry Kissinger.

Mano sinaliza nova chance a Gaúcho e dá apoio ao 'vilão' Douglas

Nesta sexta-feira, técnico da Seleção Brasileira falou sobre planos para Ronaldinho e disse que não vai culpar meia do Grêmio por derrota

Por Leandro Canônico São Paulo
Ronaldinho Gaúcho na partida entre Brasil e ArgentinaRonaldinho em ação pela Seleção Brasileira
(Foto: Mowa Press)
Ronaldinho Gaúcho não foi convocado para apenas uma partida. E Douglas ainda não foi descartado. Nesta sexta-feira, durante o anúncio dos finalistas do Prêmio Craque do Brasileirão, o técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, falou sobre os protagonistas do amistoso contra a Argentina, no último dia 17 de novembro.
O craque do Milan foi protagonista porque voltou à Seleção Brasileira depois de mais de dois anos, vestiu a camisa 10 e comandou o meio campo verde e amarelo.
- Eu não levaria o Ronaldinho Gaúcho para um jogo só. Não seria muito inteligente pensar dessa maneira, porque criaria um desgaste para o jogador e também para o técnico – comentou Mano Menezes, dando indícios de que pode convocar Ronaldinho para o amistoso com a França, em Paris, em fevereiro de 2011.
Já Douglas foi protagonista de outra maneira. No duelo com a Argentina, o meia do Grêmio entrou no lugar de Ronaldinho Gaúcho, perdeu a bola no meio-campo já nos acréscimos e deu início à jogada que originou o gol de Messi. Na hora, Mano Menezes xingou o jogador usando até um palavrão.
Não vamos culpar um só jogador. Tivemos a chance de neutralizar a jogada depois. Você não sofre gol no meio campo"
Mano Menezes
- O tamanho da nossa vida na Seleção Brasileiro não depende de uma decisão única, muito menos de pequenas falhas ou feitos isolados. Naquele momento com o Douglas foi mais um desabafo de beirada de campo, de momento. Fui até um pouco mal educado. Mas ali é assim mesmo – disse Mano.
O treinador da Seleção Brasileira amenizou para Douglas, que foi colocado como o vilão da derrota por 1 a 0 para a Argentina, em Doha, no Qatar.
- Não vamos culpar um só jogador. Tivemos a chance de neutralizar a jogada depois. Isso funciona assim. Você não sofre gol no meio campo – finalizou.
A Seleção Brasileira volta a se reunir em fevereiro. No dia 9 tem amistoso contra a França, em Paris. Será o primeiro desafio de 2011.

FOTO: Vicente Del Bosque apresenta 'cava' oficial da seleção espanhola

Fúria lança garrafa de bebida em homenagem ao título mundial deste ano

Por GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha
Vicente del Bosque apresenta garrafa de champanhe oficial da EspanhaO técnico Vicente del Bosque apresentou nesta sexta-feira a garrafa de 'cava' em homenagem ao título da Espanha na última Copa do Mundo. A empresa responsável produziu 400 mil garrafas, que serão vendidas por até € 10 (R$ 22) cada uma.  A 'cava' é um vinho espumante da Catalunha fabricado pelo mesmo método do champagne francês (Foto: EFE)

Fifa confirma que Brasil e Interpol já trabalham pela segurança da Copa

Em comunicado oficial, gerente de mídia da entidade diz confiar totalmente que as autoridades brasileiras consigam organizar um Mundial seguro em 2014

Por Renato Ribeiro Da TV Globo, no Rio de Janeiro
Policial Vila Cruzeiro Escudo CBFFifa diz que Interpol e Brasil já trabalham visando a
segurança na Copa de 2014 (Foto: Reuters)
Em comunicado oficial obtido com exclusividade pela TV Globo, a gerente de mídia da Fifa, Delia Fischer, informou nesta sexta-feira que as autoridades brasileiras já trabalham junto às principais agências de segurança do mundo, e também à Interpol, para o desenvolvimento do plano de segurança para a Copa do Mundo de 2014.
Segundo Delia Fischer, uma delegação composta por autoridades do país trabalhou em conjunto com membros do governo da África do Sul antes e durante o Mundial de 2010 para obter informações e conhecimento sobre a operação que envolveu o esquema de segurança da Copa do Mundo realizada naquele país. A gerente da Fifa afirma ainda que a entidade "confia totalmente que as autoridades brasileiras consigam desenvolver um plano eficiente de segurança para a Copa do Mundo de 2014."

Confira ao lado a íntegra do comunicado da Fifa e relembre uma matéria exibida três semanas antes do início da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, sobre como as autoridades sul-africanas conseguiram conter a violência em Joanesburgo, que tem um dos mais altos índices de criminalidade do mundo.

Raposa e Timão lideram indicações para o Prêmio Craque Brasileirão

Elencos de Cruzeiro e Corinthians concorrem em sete prêmios em lista que tem três jogadores concorrendo por cada posição. Líder Flu tem quatro

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Mano Menezes e Ney Franco indicados PRÊMIO BRASILEIRÃOMano Menezes e Ney Franco divulgam lista
(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
Se na briga pelo título brasileiro Cruzeiro e Corinthians estão atrás do Fluminense, na disputa do Prêmio Craque Brasileirão a situação se inverteu. Mineiros e paulistas têm sete indicações cada, contra cinco dos cariocas para o evento que será realizado no dia 6 de dezembro, no Rio de Janeiro.
O Cruzeiro tem seis jogadores indicados mais o técnico Cuca. Já o Corinthians tem cinco atletas na disputa, mas com o meia Bruno César concorrendo a três prêmios. Ele e o zagueiro Dedé, do Vasco, são os recordistas de indicações.
Líder da Série A no momento, o Fluminense teve indicados o técnico Muricy Ramalho e três jogadores. Conca está em duas categorias: meia pela esquerda e Craque da Galera, votação popular em que concorre com Dedé e Bruno César.
Clique aqui e vote no Craque da Galera 2010
Os nomes foram divulgados nesta sexta-feira pelo técnico da Seleção Brasileira principal, Mano Menezes, e pelo treinador da Seleção sub-20, Ney Franco, com uma novidade: desta vez não foram anunciados os três jogadores que concorrem ao prêmio de Craque do Brasileirão. A justificativa é que, divulgando os nomes, já se estaria antecipando os vencedores de suas respectivas posições.
O evento no Rio, que será no Teatro Municipal, terá como atrações musicais os sambistas Diogo Nogueira e Arlindo Cruz. A festa ainda terá números com Marcelo Adnet. O atacante Ronaldo, o Corinthians - por conta do centenário -, a Seleção Brasileira de 1970 e a torcida do Bahia serão os homenageados.
Confira os três indicados por cada posição:
Melhor goleiro:
Fábio (Cruzeiro)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Grêmio)
Melhor lateral-direito:
Jonathan (Cruzeiro)
Léo Moura (Flamengo)
Mariano (Fluminense).
Melhor zagueiro pela direita:
Alex Silva (São Paulo)
Chicão (Corinthians)
Dedé (Vasco)
Melhor zagueiro pela esquerdaLeandro Euzébio (Fluminense)
Miranda (São Paulo)
Réver (Atlético-MG)
Melhor lateral-esquerdo:
Kleber (Internacional)
Diego Renan (Cruzeiro)
Roberto Carlos (Corinthians)
Melhor volante pela direita:Fabrício (Cruzeiro)
Jucilei (Corinthians)
Willians (Flamengo)
Melhor volante pela esquerda:Arouca (Santos)
Elias (Corinthians)
Marcos Assunção (Palmeiras)
Melhor meia pela direita:
D'Alessandro (Internacional)
Montillo (Cruzeiro)
Paulo Baier (Atlético-PR)
Melhor meia pela esquerda:
Bruno César (Corinthians)
Conca (Fluminense)
Douglas (Grêmio)
Atacante 1:
Eder Luis (Vasco)
Jonas (Grêmio)
Thiago Ribeiro (Cruzeiro)
Atacante 2:
Kleber (Palmeiras)
Loco Abreu (Botafogo)
Neymar (Santos)
Melhor técnico:Cuca (Cruzeiro)
Muricy Ramalho (Fluminense)
Renato Gaúcho (Grêmio)
Reveleção:
Bruno César (Corinthians)
Dedé (Vasco)
Neto (Atlético-PR)
Melhor árbitro:
Carlos Eugênio Simon (RS)
Paulo Cesar Oliveira (SP)
Sandro Meira Ricci (DF)
Craque da Galera:
Bruno César (Corinthians)
Conca (Fluminense)
Dedé (Vasco)
Veja como ficou a votação da segunda fase do Craque da Galera:
1º Conca (Fluminense) - 265.938 votos
2º Dedé (Vasco) - 170.451
3º Bruno César (Corinthians) - 163.858
4º Léo Moura (Flamengo) - 158.693
5º Kleber (Palmeiras) - 144.894
6º Jonas (Grêmio) - 143.681
7º Rogério Ceni (São Paulo) - 138.601
8º Montillo (Cruzeiro) - 121.440
9º Loco Abreu (Botafogo) - 108.315
10º Neymar (Santos) - 105.226
11º D'Alessandro (Internacional) - 90.447
12º Obina (Atlético-MG) - 60.967
13º Giovanni (Prudente) - 57.942
14º Magno Alves (Ceará) - 29.594
15º Paulo Baier (Atlético-PR) - 20.834
16º Elkeson (Vitória) - 12.192
17º Rafael Moura (Goiás) - 6.345
18º Caio (Avaí) - 4.423
19º Elias (Atlético-GO) - 3.586
20º Mazola (Guarani) - 1.192

Com Emerson em campo, Muricy, enfim, escala quarteto tricolor

Recuperado de lesão, Sheik é escalado ao lado de Fred, Deco e Conca em coletivo realizado nesta sexta-feira, nas Laranjeiras

 

Por Cahê Mota e Fred Huber Rio de Janeiro
Com Emerson em campo, Muricy Ramalho armou nesta sexta-feira pela primeira vez em treino coletivo nas Laranjeiras a provável equipe do Fluminense que entrará em campo no próximo domingo para encarar o Palmeiras, às 17h (de Brasília), na Arena Barueri, pela 37ª rodada do Brasileirão. E na partida que pode garantir o título, o Tricolor terá pela primeira vez em campo o badalado “quadrado mágico”, formado por Deco, Conca, Fred e Emerson.

Recuperado de uma torção no tornozelo esquerdo, o Sheik volta ao time, após seis rodadas de ausência, na vaga de Washington. O Coração Valente, que não faz gol há 14 partidas, declarou na última quinta encarar a barração de forma tranquila e se preocupar somente em ser campeão.

No coletivo, realizado contra o time de juniores, Muricy escalou o Fluminense com Ricardo Berna, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Deco e Conca; Emerson e Fred.
Apesar de o "quadrado mágico" estar em campo, quem decidiu foi o lateral-direito Mariano. Após passe de Emerson, o jogador cortou para a perna esquerda e chutou no cantinho para fazer o único gol dos titulares sobre os juniores. A atividade durou cerca de 40 minutos. Depois, Muricy trocou praticamente todo o time. O treinador se preocupou bastante com a armação da equipe nas bolas paradas.

Com 65 pontos, o Fluminense é o primeiro colocado do Brasileirão, seguido pelo Corinthians, com 64, e pelo Cruzeiro, com 63. Para ser campeão antecipado, o Tricolor precisa, além de vencer o Palmeiras, torcer por derrota dos paulistas para o Vasco e tropeço do Cruzeiro diante do Flamengo.
 

Carpegiani perde oito titulares para o jogo de domingo, contra o Atlético-GO

Sete jogadores estão entregues ao departamento médico, enquanto que Richarlyson está suspenso pela expulsão ocorrida na partida contra o Flu

Por Marcelo Prado São Paulo
O técnico do São Paulo, Paulo César Carpegiani, mandará a campo um time totalmente desfigurado na partida de domingo, contra o Atlético-GO, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Na manhã desta sexta-feira, cinco titulares nem foram para campo: Miranda (trauma no joelho direito), o volante Rodrigo Souto (fissura na costela), os atacantes Fernandão (dores lombares), Dagoberto (dores na coxa direita) e Ricardo Oliveira (tendinite no joelho esquerdo). Todos ficaram no Reffis fazendo tratamento.
Fernandinho se machuca no treino do São PauloFernandinho cai no gramado após sentir lesão na perna direita. Ele não estará em campo na partida deste domingo, contra o Atlético-GO, no estádio Serra Dourada  (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)
O zagueiro Alex Silva, que tem um problema no joelho direito, começou o aquecimento com o restante dos companheiros, mas sentiu e voltou para o departamento médico. E durante o treino tático realizado em um dos campos do CT, Fernandinho sentiu o antigo problema na perna direita, que o afastou das últimas cinco partidas da equipe na temporada. Após uma dividida no gramado com o zagueiro Bruno Uvini, ele caiu no gramado reclamando de muita dor e seguiu com o médico José Sanchez para o Reffis para uma nova avaliação. Quem também não joga é o volante Richarlyson, que está suspenso. O jogador não apareceu no CT da Barra Funda nesta sexta-feira porque extraiu um dente. Outros dois reservas também não viajarão com a delegação: o zagueiro Xandão e o lateral-direito Ilsinho, também suspensos.
Carpegiani fez um treinamento tático em duas partes. Primeiro, ele trabalhou apenas a parte defensiva. Na parte inicial, escalou a defesa em linha de quatro, com Jean, Bruno Uvini, Renato Silva e Carleto. Depois, fez um teste, colocando três beques, com Samuel junto com os outros dois defensores. Ele não gostou do que viu e voltou à formação anterior. Depois, o treinador trabalhou com o restante da equipe. Já de volta ao 4-4-2, ele escalou Casemiro, Carlinhos Paraíba, Cleber Santana e Lucas. No ataque, Marlos e Lucas Gaúcho.
Mesmo com tantos problemas, o treinador mantém o otimismo e acredita que a equipe pode fazer uma boa partida.
- O ideal seria contar com todo mundo, mas perdi todos. Vou com o time que treinou nesta sexta. Eu, inclusive, chamei um centroavante do time júnior para completar o banco de reservas. Mesmo assim, temos condições de buscar o resultado - ressaltou o treinador, que neste sábado, comandará o último treino antes da viagem para Goiânia.