quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Nenê confirma conversa com Santos: ‘Seria uma honra jogar com Neymar’

Meia-atacante desembarca em São Paulo e nega acerto com o Peixe, mas garante que não quer voltar para Paris e mira maior visibilidade pela Seleção

Por Daniel Romeu Guarulhos, SP
17 comentários
O meia-atacante Nenê já está no Brasil, mas seu futuro segue indefinido. O jogador do Paris Saint-Germain desembarcou em São Paulo na noite desta quinta-feira e garantiu que ainda não pode se considerar jogador do Santos. Mas apesar de despistar sobre o interesse do Peixe e de outros clubes, também da Europa, deixa transparecer a vontade de jogar no futebol brasileiro. A chance de atuar ao lado do atacante Neymar, segundo ele, pode pesar em sua decisão.
Uma coisa, no entanto, é certa: Nenê não tem mais interesse em permanecer no PSG. Contratado pelo clube francês em 2010, ele marcou 48 gols em 112 jogos e é considerado um dos ídolos da torcida, mas perdeu espaço com a chegada de jogadores como Ezequiel Lavezzi e o atacante Ibrahimovic. E as negociações com o Peixe estão em andamento.
NENÊ Paris Saint-Germain (Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)Nenê diz ainda não estar acertado com o Santos (Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)
– Por enquanto, não está nada acertado. Até agora foram só conversas, e estou falando com outros clubes também. Saí de Paris sem nenhuma novidade. Vou relaxar a cabeça, conversar com a família e ver o que decido. Minha intenção é mudar de ares, sair mesmo. Mas ainda não sei se seria no Brasil. Tenho essa vontade, mas posso continuar na Europa – disse Nenê, que está na mira também de clubes da Itália e Turquia, além de Flamengo e Botafogo. – Estar aqui (no Brasil) fica mais fácil para negociar, já poderia assinar e tudo. Mas não vai acontecer por isso. Vim para descansar, passar as festas, pegar um calor. Lá está muito frio. Se tiver que conversar, meu empresário me avisa e conversamos.
Caso Nenê realmente venha a defender o Santos, será sua segunda passagem pela Vila Belmiro. O meia-atacante atuou pelo Peixe em 2003, sendo vice-campeão da Libertadores e do Brasileiro. Se na ocasião Robinho era o grande destaque do time, a possibilidade de atuar ao lado de outra estrela entre os Meninos da Vila aumenta a chance de o Santos levar a melhor na negociação. Nenê se mostra muito animado pela proximidade de atuar ao lado de Neymar.
NENÊ Paris Saint-Germain (Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)Nenê diz que jogar ao lado de Neymar seria um
diferencial (Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)
- Seria uma honra muito grande jogar ao lado do Neymar. Ele é um jogador excepcional, bem cotado nos clubes mais importantes do mundo. Seria muito bom. Se tiver essa possibilidade e for bom para mim, seria muito gratificante. É um clube que conheço, onde tive a felicidade de jogar. Foi uma passagem rápida, mas boa. Torcedores têm carinho por mim. Ajuda conhecer a cidade. Mas não tenho preferência, não tive nenhuma decisão em relação a isso - declarou.
Já negociando os salários com o clube da Vila Belmiro, Nenê garante entender que os padrões do futebol brasileiro ainda não se equiparam à Europa, por isso admite uma redução salarial para voltar ao futebol brasileiro. Seu grande objetivo ao voltar ao país é chamar a atenção do técnico Luiz Felipe Scolari e ganhar uma chance na seleção brasileira. O próprio Nenê revela ter pressa para acertar o novo destino, apesar de não estipular um prazo.

- A quem não interessa jogar na Seleção? É o sonho de qualquer jogador, e eu ainda tenho esse sonho. Não acabou. Tenho uma pequena esperança, quem sabe com o novo treinador. Ele gosta de jogadores experientes, quem sabe não possa vir a ter essa oportunidade? – disse.

Esposa grávida é atropelada, e Abedi
vive drama antes de disputar cinturão

Mulher do lutador quebra dois braços e perde três dentes em choque
com moto. Mesmo abalado, peso-mosca passa na pesagem do Jungle Belt

Por Ivan Raupp Porto Alegre
2 comentários
Sidney Abedi viveu um drama para bater o peso no Jungle Fight 44, no fim de outubro, após ficar 21 horas em jejum e ter de ser carregado à balança na pesagem oficial. O final foi feliz: ele ficou dentro da marca dos moscas (57kg) e ainda derrotou Ralph Loren na semifinal pelo cinturão da categoria. Para não repetir o sacrifício da maneira como foi, o lutador começou a perder peso bem antes da final contra Arinaldo da Silva, no Jungle Belt, mas o esforço quase foi por água abaixo com uma notícia devastadora. Na noite dessa quarta, Abedi soube por um telefonema do sogro que a esposa, grávida de oito meses, havia sido atropelada por uma motocicleta. No acidente, ela fraturou os dois braços e quebrou três dentes da frente, mas felizmente o bebê ficou a salvo. Foi mais do que suficiente para Abedi perder o foco por um momento. Mas ele se recuperou do baque e, sabendo que a esposa já estava melhor, chegou à meta dos 57kg.
Sidney Abedi no Jungle Belt (Foto: Ivan Raupp /Globoesporte.com)Sidney Abedi usa toalha para a pesagem oficial do Jungle Belt (Foto: Ivan Raupp /Globoesporte.com)
- Tenho uma motivação a mais. Minha esposa é uma pessoa que sempre me ajudou muito, sempre me acompanhou em todos os eventos, e não poder estar com ela é como se eu estivesse sozinho. Ela é meu talismã. Isso me complicou um pouco, sou muito apegado a ela. Graças a Deus já me deram a notícia de que não houve nada com a criança. Mesmo assim, é como se eu tivesse tomado três knockdowns. Mas estou concentrado e vou dedicar essa vitória a ela. Estou preparado para dar mais um show, em nome de Jesus - disse ao SPORTV.COM.
Sidney Abedi no Jungle Belt (Foto: Ivan Raupp /Globoesporte.com)Atletas e o presidente Wallid Ismail
(Foto: Ivan Raupp /Globoesporte.com)
Os perrengues têm sido tão recorrentes na vida do atleta treinado por Robson Relma que ele teve de procurar um lado bem-humorado em toda essa história. Para Abedi, o sofrimento virou sua marca registrada:
- Falo sempre isso com meus amigos. No começo era uma brincadeira, mas agora virou uma marca registrada. Todas as vezes que vou lutar tenho que passar por algum problema, algum sofrimento. Mas acontece, e eu tenho que superar isso para poder lutar. Virou uma marca registrada minha mesmo. Se em uma luta eu não sofrer, não sou o mesmo. Tem que acontecer para eu quebrar a barreira, pular o muro do impossível e mostrar que sou o Abedi e consigo tudo que quero. Qualquer coisa que venha a me desanimar vai ficar por terra.
Fora o drama de Abedi, o único problema da pesagem foi o longo atraso do lutador Claudir Dutkevis para chegar ao hotel. Mas todas os sete combates estão confirmados, com destaque também para outra disputa de cinturão, o dos médios, entre Ildemar Marajó e Itamar Rosa. O evento terá transmissão ao vivo do SPORTV a partir das 21h (de Brasília), e o SPORTV.COM transmite a primeira luta da noite, entre os meio-médios Douglas del Rio e Giovanne Guedes.
Sidney Abedi no Jungle Belt (Foto: Ivan Raupp /Globoesporte.com)Sidney Abedi encara Arinaldo da Silva após a pesagem (Foto: Ivan Raupp /Globoesporte.com)
Card do Jungle Belt:
Final do GP peso-médio: Ildemar Marajó x Itamar Rosa
Final do GP peso-mosca: Sidney Abedi x Arinaldo da Silva
Semifinal do GP dos leves: Sean Cubby x Dimitry Zebroski
Semifinal do GP dos leves: Lúcio Curado x Ary Santos
Peso-pena: Edimilson Kevin x Mauro Chaulet
Peso-mosca: Claudir Dutkevis x Wagner Noronha
Peso-meio-médio: Douglas del Rio x Giovanne Guedes

Dana afasta rótulo de homofóbico e elogia Liz Carmouche: 'Eu a aplaudo'

Lutadora é primeira atleta homossexual do UFC. Presidente se diz a favor do casamento gay, e Ronda Rousey afirma que não vai trocar provocações

Por SporTV.com Burbank, EUA
54 comentários
A primeira luta feminina da história do UFC terá, também, a primeira atleta abertamente homossexual da história da companhia: a americana Liz Carmouche, ex-fuzileira naval, que será a primeira desafiante ao cinturão do peso-galo feminino, atualmente em posse de Ronda Rousey. O fato histórico agrada ao presidente do Ultimate, Dana White. Apesar de ser acusado de homofobia por ter usado termos depreciativos para gays num infame videoblog há alguns anos, em que insultava uma jornalista, o chefão garante ser a favor do casamento gay.
Liz Carmouche MMA (Foto: Getty Images)Liz Carmouche admitiu ser gay após deixar os fuzileiros navais e entrar no MMA (Foto: Getty Images)
- Adoro o que ela fez. Sei que tenho uma grande persona "homofóbica", que as pessoas acham que sou homofóbico. É a coisa mais distante do que sou. Acho que é ridículo que seja 2013 e o governo diz a duas pessoas que elas não podem se casar. Quem é o governo para dizer às pessoas que duas pessoas que se amam não podem se casar? É ridículo - afirmou White, num almoço promocional com a mídia americana na quarta-feira.
O presidente do UFC já afirmou, algumas vezes, que o uso do termo depreciativo no videoblog é seu maior arrependimento desde que assumiu a companhia, em 2001. Ele disse ainda que espera que outros lutadores "saiam do armário" após a revelação de Carmouche.
- Eu a aplaudo por ela ter se revelado e por ela ser a primeira (do UFC). Bom para ela. Espero que mais o façam. Não me incomoda nem um pouco. Não devia incomodar ninguém mais também.
Pôster UFC 157 Rousey  (Foto: Divulgação/UFC)Cartaz oficial do UFC 157 (Foto: Divulgação/UFC)
Já a primeira campeã peso-galo feminino do Ultimate, Ronda Rousey, conhecida por provocar suas adversárias com comentários às vezes politicamente incorretos, se vê numa situação difícil para cutucar Carmouche, que, além de ser homossexual, é uma ex-fuzileira naval. Talvez por isso, a californiana tomou um novo caminho e afirmou que não vai falar mal da adversária.
- Eu gosto da Liz. Ela é uma fuzileira, não vou conseguir intimidar essa garota. O negócio de intimidação pré-luta não funcionaria, não terei essa vantagem que tenho normalmente contra minha competição. Por ser um primeiro evento, por ser a primeira vez que mulheres lutam num card do UFC, e por ela ser a primeira lutadora abertamente gay, não precisa haver nenhuma discussão ou entrevero. É uma coisa extraordinariamente positiva, não precisamos de uma discussão para promover. É um evento positivo e eu não me importo que não haja provocações. É histórico, se vende sozinho - explicou Ronda Rousey.
O duelo entre Rousey e Carmouche acontece no UFC 157, em 23 de fevereiro de 2013, em Anaheim, EUA.

Roger Gracie: 'Bem treinado, tenho condição de ganhar de qualquer um'

Atual grande nome do jiu-jítsu no mundo, lutador brasileiro ainda se adapta
ao MMA e reprova as críticas de Thiago Silva à sua família: 'É uma pena'

Por Ivan Raupp e Klima Pessanha Rio de Janeiro
30 comentários
Criadora do jiu-jítsu, a família Gracie sempre lançou atletas que se tornaram ícones das artes marciais. De Carlos e Hélio, passando por Carlson, Rickson e Royce, o mais recente expoente desse clã é Roger Gracie. Aos 31 anos, ele já é decacampeão mundial na arte suave, mas a busca por novos desafios o fez entrar, em 2006, em um processo de migração gradual para o MMA que dura até agora. O ponto final está próximo, e culminaria com a ida de Roger para o UFC, maior organização de artes marciais mistas do mundo, como o SPORTV.COM já havia adiantado. E, se depender da confiança do peso-médio do Strikeforce, Anderson Silva que se cuide:
- Acho que se você perguntar para todo lutador se ele tem chance de ser campeão, ele vai falar que quer ser campeão e tem chance de ganhar. Acredito muito em mim e acho que, bem treinado, tenho condição de ganhar de qualquer um. A gente está no esporte para dar o máximo de si, para competir contra os melhores - disse ele, em entrevista exclusiva.
roger gracie mma (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Roger Gracie em frente à praia de Ipanema, no Rio de Janeiro (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
Do alto de seu 1,94m, Roger recebeu a reportagem do SPORTV.COM para um bate-papo à beira da praia de Ipanema. Com jeito calmo e a voz baixa, falou sobre a adaptação à categoria dos médios, o aprendizado com a derrota para King Mo, e as recentes críticas do meio-pesado do UFC Thiago Silva à sua família, dizendo que ela manipula o jiu-jítsu. Roger lamentou:
- É uma pena que um atleta do nível dele não consiga enxergar coisas que são claras na frente dele. A família tem uma história muito grande, praticamente inventou o vale-tudo no mundo. Então, por a gente estar envolvido com isso há tanto tempo, sempre existem pessoas que falam contra. É impossível você achar uma coisa que seja 100% a favor de todo mundo.
O próximo compromisso de Roger Gracie, que tem cinco vitórias e um revés no MMA, é contra o americano Anthony Smith. O Strikeforce ainda não anunciou de forma oficial, mas tudo indica que o evento de 12 janeiro, em Oklahoma, será o último da história da organização. Depois disso, a expectativa é que o decacampeão faça o sobrenome Gracie voltar a figurar no UFC, criado por Rorion e inicialmente estrelado por Royce. A seguir, leia a entrevista na íntegra:
SPORTV.COM: Qual o intuito de vir para o Brasil neste fim de ano? Teve a ver com a chance de poder treinar na Team Nogueira?
ROGER GRACIE:
Na real eu vim para o Brasil 100% de férias, né? Eu já tinha programado, já tinha comprado passagem até há um tempo, já estava tudo esquematizado de vir com minha família (esposa e filho) de férias. Então, 15 dias antes de eu viajar, meu empresário entrou em contato comigo e falou que o Strikeforce tinha ligado para perguntar se eu queria lutar em janeiro, no último evento. Conversamos e chegamos à conclusão que talvez seria legal participar deste último evento do Strikeforce. Vai ser uma luta interessante contra o Anthony Smith. Aí começou a mudança de planos. Fui conversar com a esposa: "Amor, senta aí. As férias não ver ser bem assim (risos)..." Mas foi tudo bem. Aqui tem minha família, minhas irmãs, consigo dar uma curtida. E aqui tem a Team Nogueira. Acho que se não houvesse eles aqui eu teria que ter cancelado a minha vinda para cá e iria para os Estados Unidos. Como eu já sabia que eles tinham um centro de treinamento e os irmãos Nogueira estão treinando... Minotouro vai lutar em fevereiro, está em um ritmo forte de treino, Pezão está por aqui também, então existem vários atletas.
A derrota me ensinou em
diversos aspectos. Primeiro, me acordou na parte em pé, apontou vários erros que tive na luta.
Erro estratégico, a forma como
me preparei psicologicamente
para aquela luta..."
Roger Gracie, sobre nocaute para King Mo
Achou algum parceiro da altura do Anthony Smith (1,93m) para treinar?
A gente tenta buscar o mais próximo possível. Alguém igual a ele é difícil (risos). Tem uns caras altos ali, não sei se da mesma altura, mas são parecidos.
Mas você treinou com o Stefan Struve (que tem 2,13m) recentemente. Ele até chegou a dizer que se sentiu um faixa-branca treinando com você.
Ele é grande, é alto. Treinei com ele no chão. Ele faz jiu-jítsu há muito tempo, mas é faixa-marrom, não chegou à preta ainda. Então, de repente lá no lugar onde ele mora (Holanda) ele não está acostumado a treinar com pessoas de alto nível no jiu-jítsu. Já sou faixa-preta há dez anos, é algo totalmente diferente. Para quem não conhece... Acho que ele não tinha treinado com alguém do meu nível no jiu-jítsu ainda, então ficou um pouco chocado.
Você já sabia que ia lutar contra o Smith quando foi treinar com o Struve? Isso ajudou na preparação?Não sabia ainda. Fui só para treinar, passar dois dias e conhecer o Melvin Manhoef, que também é ligado ao Joinha (Jorge Guimarães, seu empresário). O Joinha vive falando para eu ir lá treinar com o Melvin. Ele também ia lutar (no KSW 21), mas um dia antes de eu chegar ele machucou o pé. Acabou que nem aproveitei tanto o treino, mas deu para dar uma treinada.
Em uma entrevista recente ao SPORTV.COM, você disse que até poderia voltar ao peso-meio-pesado se sentisse dificuldade na perda de peso para chegar ao limite dos médios. Mas desta vez você aceitou a luta muito em cima da hora. Como está o processo?Está meio sofrido (risos). Estou sofrendo bastante já em relação à dieta. Meu peso já estava meio alto, fiquei meio relaxado lá em Londres, fui pego meio de surpresa. Fim de ano, eu não estava com plano nenhum de lutar, estava comendo bastante... Então, estou descendo bastante, vou perder um peso significante aí. Agora estou com 98kg, tenho um mês para perder 14kg. Este é um momento crítico, tenho que seguir o programa 100% para não deixar acontecer o que aconteceu em minha última luta, quando eu estava 12kg acima (do limite dos médios) quatro dias antes. Isso influenciou muito na minha performance. Ganhei, foi uma luta boa para mim, mas eu cansei. Já estava cansado antes de entrar no ringue. Isso mudou toda a minha estratégia. Antes de entrar na luta eu já sabia que não poderia acelerar muito o ritmo. Se ela fosse movimentada, teria que dar uma segurada no ritmo, porque se ele (Keith Jardine) viesse com um ritmo muito forte eu dificilmente aguentaria muito o terceiro round. Mas consegui controlar a luta, fomos para o chão em umas posições boas e ele cansou também, provavelmente por ter tentado sair ali de baixo. No último round ficou meio que uma luta de xadrez ali. Nos dois primeiros rounds, quando eu estava com gás, consegui levar a luta na boa. Agora, acho que vai depender disso: cada semana, tenho que perder 2kg até lá. Se deixar acumular todo quilo que não perco, vai ser mais sofrimento no fim. Isso pode afetar o meu rendimento na hora da luta. Se isso continuar acontecendo, vou ter de mudar de categoria, pois não posso prejudicar o meu rendimento.
MMA Roger Gracie, Melvin Manhoef e Stefan Struve (Foto: Reprodução / Twitter)Roger, Melvin Manhoef e Stefan Struve
treinando juntos (Foto: Reprodução / Twitter)
Muita gente diz que o peso-médio é a categoria menos disputada do UFC. Você acha que pode dar uma movimentada na divisão?É uma pergunta meio difícil de responder. Acho que se você perguntar para todo lutador se ele tem chance de ser campeão, ele vai falar que quer ser campeão e tem chance de ganhar. Acredito muito em mim e acho que, bem treinado, tenho condição de ganhar de qualquer um. A gente está no esporte para dar o máximo de si, para competir contra os melhores. Esta categoria está há muito tempo sem troca de campeão porque o Anderson Silva está há muito tempo dominando. Existem atletas muito duros, mas durante as lutas ele (Anderson) mostra que está muito à frente de muita gente. Luta é luta. Ele pode continuar ganhando para sempre, pode perder na próxima... É difícil prever. Ele tem uma predominância muito grande, mas se houver, de repente, uma chance de eu enfrentá-lo, é claro que, na minha cabeça, só estou lutando porque acho que posso ser campeão e que posso ganhar de todo mundo. Vai vir uma carga boa de lutadores aí, o (Ronaldo) Jacaré, o (Luke) Rockhold...
Acho que haveria algum tipo de empecilho por você e o Anderson serem empresariados pela mesma pessoa (Joinha)?Acho que iriam dificultar ao máximo (a realização da luta), ninguém nunca quer. Até porque às vezes vou para Los Angeles para treinar, a gente (ele e Anderson) acaba treinando junto. Então é chato você ter que lutar contra alguém do mesmo time, com quem treina junto. Como ele (Joinha) empresaria os dois, acho que vai tentar evitar o máximo possível. Mas é uma coisa que ele falou - não em relação a mim e o Anderson Silva -, e sim em relação aos atletas que gerencia... Também têm o Lyoto e o Glover, que treinam juntos, são dois meio-pesados... Se chegar ao ponto que tem que lutar pelo cinturão, então não tem jeito. No meu caso, acho que só lutaria contra o Anderson se fosse pelo título. Enfim, nem sei por quanto tempo ele vai lutar também, muita gente diz que ele já está perto de aposentar. Espero que continue lutando, ele é um cara fenomenal.
Várias pessoas da minha família me apoiaram. Me apoiam até
hoje, me incentivam. Claro que alguns vieram falar para mim
que achavam que eu não devia lutar porque as regras hoje em
dia mudaram muito, não eram como antigamente"
Sobre o apoio da família para migrar pro MMA
Acertando com o UFC, sua ideia é continuar morando em Londres?Acho que sim. Criei raízes muito fortes lá. Minha mulher, meu filho está no colégio, minha academia... Enquanto eu conseguir ter treinos de alto nível morando lá, vou continuar. Se de repente eu achar que estou sendo prejudicado, que tenho que sair para continuar sendo um atleta de ponta, aí eu acho que sairia. Tenho minha academia lá, não tenho ninguém que possa cuidar dela. Não posso deixar meus negócios na mão de ninguém, pelo menos no momento. Até agora, eu consegui morar lá e treinar perfeitamente. Mas se chegar a um ponto em que eu ache que não dá para me manter como um atleta de ponta, aí ou eu desisto e me aposento ou vou para outro lugar.
O que te faz mais falta lá em Londres em relação aos treinos?A parte de MMA é a que mais me faz falta, pois minha academia é de jiu-jítsu, estou lá há vários anos, e tem um pessoal com quem eu consigo treinar de quimono por lá, meus alunos, o Bráulio (Estima, campeão mundial de jiu-jítsu)... Mas de MMA é difícil porque não tenho nenhum atleta profissional treinando comigo lá. Até tento reunir uns caras para treinar lá, às vezes consigo, mas não é uma coisa constante. Não consigo achar uma academia boa de wrestling para treinar também. Boxe tem, preparação física também consigo coisas boas. Só que atletas de MMA de alto nível como aqui... A Team Nogueira tem os irmãos Nogueira, o Pezão, uma boa quantidade de atletas que competem MMA. Vou para Los Angeles e tem o Lyoto, o Glover... Vou para Nova York e tem o Renzo com os meus primos... Nesse nível, (Londres) não chega nem perto.
A derrota para o King Mo foi importante para você ver que tinha que treinar ainda mais a parte em pé?Acho que uma derrota só é derrota quando você não aprende com aquilo que aconteceu. Se você aprender com uma derrota, pode transformar aquilo em uma vitória. É claro que ninguém gosta de perder, nunca mais quero ser nocauteado na vida. É algo que não gostei e não quero que aconteça de novo. Mas tento tirar o maior proveito daquela luta. A derrota me ensinou em diversos aspectos. Primeiro, me acordou na parte em pé, apontou vários erros que tive na luta. Erro estratégico, a forma como me preparei psicologicamente para aquela luta... Me deu uma acordada boa, tenho que tirar o melhor proveito.
Keith Jardine e Roger Gracie Strikeforce MMA (Foto: Getty Images)Declarado vencedor por decisão unânime contra
Keith Jardine no Strikeforce (Foto: Getty Images)
Qual a sua maior motivação no MMA hoje em dia? É para mostrar a eficiência do jiu-jítsu, é financeira ou tem mais alguma outra?Acho que é um pouco de tudo. Eu sempre soube, desde moleque, quando comecei a treinar o jiu-jítsu mais a sério e estabeleci que o jiu-jítsu seria a minha vida, que era um caminho de todo Gracie (que luta) sempre se dedicar à parte de pano, competir o máximo que der, se aprimorar na parte técnica. E uma vez que ganhou a faixa preta, que essa pessoa está pronta, o próximo passo seria o MMA. Acho que para todas as pessoas da minha família, esse foi o caminho que todos eles fizeram. Eu já tinha isso muito dentro de mim, que já iria acontecer. Então vivo muito hoje em dia em função disso. Primeiro por eu ter o sobrenome Gracie, acho que, não por obrigação, mas acho que é como se fosse um dever eu representar a minha família perante a luta. Já competi bastante no jiu-jítsu, pretendo competir mais ainda, mas é meio que um dever. Luto MMA porque acho que devo, por causa dessa trajetória que escolhi por mim.
Você recebeu apoio da família quando migrou para o MMA?Várias pessoas da minha família me apoiaram. Me apoiam até hoje, me incentivam. Claro que alguns vieram falar para mim que achavam que eu não devia lutar porque as regras hoje em dia mudaram muito, não eram como antigamente - uma coisa sem tempo, para você provar a eficiência do jiu-jítsu. O que é verdade, as regras hoje em dia desfavorecem muito o lutador de chão. Acho que não existe mais aquela essência de provar qual a melhor arte marcial porque virou quase que um esporte, não a soberania do melhor lutador do mundo. É quem consegue combinar aquilo tudo, o fator físico, é jogar com as regras. Tem várias outras coisas ali que podem fazer uma pessoa ganhar que talvez, se mudassem as regras, como uma luta sem tempo, com certeza mudariam muitos campões. É muito pela adaptação das regras. Mas acho que, de uma certa foram, eu estou jovem, estou 100% saudável. É um prazer, eu gosto de treinar, desse sentimento de ter que competir, de ter de enfrentar um outro adversário, tudo isso me motiva a lutar também.
A Kyra está chegando em um momento em que ela ou vai agora e se dedica ou então começa a
ficar tarde demais. Porque não é uma coisa simples"
Sobre a ida de Kyra Gracie para o MMA
Muita gente diz que você e o Rickson foram os melhores lutadores de jiu-jítsu que existiram até hoje. Você concorda com isso?Acho difícil falar que eu e o Rickson fomos os melhores. Ainda mais porque na minha família são várias gerações. Cada geração, vamos dizer assim, teve o campeão da família, ou que naquela época foi considerado o melhor lutador da família. Começou com meu avô Carlos, depois vieram os irmãos, o Jorge, teve o Hélio, que saiu à frente. Depois do Hélio teve o Carlson. Depois do Carlson, o Rolls. Do Rolls, o Rickson. Daí, muitos hoje em dia falam que sou eu. Acho que não dá para comparar uma geração com a outra, seria uma coisa impossível. A época, o jiu-jítsu, as regras, o mecanismo que a pessoa tinha naquele momento ali para competir... Os desafios vão mudando, o jiu-jítsu vai evoluindo, as coisas mudam muito. Então, seria até injusto com outros atletas até, não só com os da minha família, falar que somos os melhores de uma coisa que não dá para comprovar com as gerações anteriores. Cada um teve a sua época, o seu momento.
Dos atletas que estão competindo no jiu-jítsu hoje, quem que ainda não estreou no MMA poderia se dar bem?(Pausa para pensar) Olha... Para falar a verdade, é difícil, cara. Porque há vários atletas aí que, pelo que fazem de melhor no jiu-jítsu, se fizerem esse tipo de jogo no MMA, não daria muito certo. Porque hoje o jiu-jítsu tem muito o fator da guarda, de você ganhar por uma raspagem... Você tem essa guarda 50-50, que tem muita gente usando... Esse tipo de coisa no MMA... Quando você coloca que pode socar, chutar, essas coisas não vão funcionar muito, não. Eles são grandes atletas para chegar aonde estão e conseguirem se adaptar, o que acho que todos conseguem, podem ser grandes lutadores de MMA também. Mas, se ficarem muito viciados naquele jogo de guarda, preocupados em segurar manga, no momento em que você coloca as regras de MMA nada disso vai funcionar. Isso já aconteceu com alguns, né? Não conseguiram se tornar grandes nomes no MMA. Ganharam algumas lutas, certamente são atletas muito bons, mas não conseguiram ser no MMA o que foram no jiu-jítsu.
Além de você, outro nome importante do jiu-jítsu que está começando bem a carreira no MMA é o Gilbert Durinho. Que outros lutadores você citaria?O Durinho, com certeza. O Demian Maia mudou de categoria agora, tem boas chances de ser campeão. Acho que o Bráulio (Estima), que já fez a primeira luta de MMA. Ele está querendo lutar mais e pensa até em se mudar para Miami para se dedicar exclusivamente aos treinamentos de MMA. Bráulio é um grande atleta, de todos eles é com quem eu treino mais (Bráulio também mora na Inglaterra), é o que eu mais conheço o jogo. Acho que o jiu-jítsu dele é fenomenal e, se conseguir se dedicar mesmo, pode ser um grande nome no MMA.
roger gracie mma (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Como um legítimo carioca na praia de Ipanema (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
Falando ainda em jiu-jítsu no MMA, você sempre teve uma finalização muito forte que é o estrangulamento da montada utilizando o quimono. Como foi essa sua adaptação ao MMA?Você tem que se adaptar um pouco às regras. Primeiro você tem que se adapatar ao fato de não ter quimono. Não existe pegada. Meu estrangulamento favorito, que é o estrangulamento da montada, já não existe mais quando você tira o quimono. E quando você coloca que vale a parte mais agressiva do striking, de você poder socar, dar cotovelada e tudo mais, muda mais ainda. Então, é aquele fato de você ter de adaptar, de conseguir pegar o que o momento está te dando. Mas ao mesmo tempo você dificilmente fica muito tempo na montada, porque no MMA não tem gola para finalizar, mas tem soco. Ninguém quer ficar deitado tomando soco na cara (risos). Então, todo mundo vira de costas. E a finalização das costas também é uma das que mais gosto. Acho que dá para compensar um pouco por esse lado.
A luta contra o Keith Jardine, quando você usou bem as cotoveladas da montada, foi um bom exemplo dessa adaptação?Eu não queria ficar socando muito, porque socar cansa e eu sabia que já estava meio cansado. Se eu ficasse socando, socando, socando, seria uma faca de dois gumes. Ou ele seria nocauteado ou eu teria gastado toda minha energia, e, se ele saísse dali, eu não teria mais. As cotoveladas são golpes bastante traumáticos e por isso achei que ele ia dar mais as costas. Ele até deu, mas acabou que ele sangrou bastante, ficou muito escorregadio, e o sangue acabou indo contra mim. Nunca pratiquei cotovelada da montada, mas é uma coisa que você sabe que existe. Não é uma coisa que você precisa aprimorar uma supertécnica para dar cotovelada por cima. Se os dois estão em pé, você precisa de uma técnica apurada para poder acertar, tem o lance da distância, da movimentação. Na montada, não tem movimentação, o cara está parado e não pode sair.
UFC - Thiago Silva (Foto: Getty Images)Thiago Silva: virou desafeto? (Foto: Getty Images)
Recentemente, o Thiago Silva fez uma crítica aos Gracie, dizendo que a família tem uma "falsa reputação", monopoliza o jiu-jítsu e prejudica "atletas que treinam duro e se dedicam de verdade". O que você tem a dizer sobre isso?
É uma pena que um atleta do nível dele não consiga enxergar coisas que são claras na frente dele. A família tem uma história muito grande, praticamente inventou o vale-tudo no mundo. Então, por a gente estar envolvido com isso há tanto tempo, sempre existem pessoas que falam contra. É impossível você achar uma coisa que seja 100% a favor de todo mundo. Sempre existem pessoas contra, que não gostaram de uma atitude, de um resultado, de alguma coisa, e acabam culpando a família. Uma coisa dessa não vale nem um comentário meu. São tantas coisas que minha família já fez, e faz até hoje, que não dá nem para responder esse tipo de comentário.
É uma motivação a mais para o Joe Silva casar um Roger Gracie x Thiago Silva no UFC?Ele é médio?
Meio-pesado.Quem sabe? (risos) Se eu resolver mudar de categoria...
O que você acha de ver a sua prima Kyra no MMA? Você teve apoio, mas sabemos que a família está um pouco dividida em relação a ela.A Kyra está chegando em um momento em que ela ou vai agora e se dedica ou então começa a ficar tarde demais. Porque não é uma coisa simples. Não é que ela vai acertar uma luta e treinar para ela por dois meses. Não é uma luta de jiu-jítsu ou de jiu-jítsu sem quimono, é uma modalidade totalmente diferente. Ela nunca lutou nessa regra, ela nunca trocou soco e chute com ninguém. Então, tem muita coisa ali que sai do que ela está acostumada. Simplesmente se preparar dois meses para uma luta dessa é muito pouco. É suficiente fisicamente. Tem gente que leva oito ou dez semanas para se preparar fisicamente para uma luta. Mas acho que tecnicamente, ainda mais para ela que nunca fez... Ou ela está mirando desde já e já começou o treinamento dela para isso ou daqui a pouco vai ser tarde demais.

Robbie Lawler volta ao UFC entre os meio-médios e enfrenta Koscheck

Veterano é mais um lutador do Strikeforce a fazer a transição para o Ultimate. Combate deve acontecer no UFC 157, em fevereiro de 2013

Por SporTV.com Anaheim, EUA
1 comentário
O veterano Robbie Lawler está de volta ao UFC, e no peso-meio-médio. Após uma passagem pelo peso-médio, o americano é mais um lutador do Strikeforce a fazer a transição para o Ultimate. Ele deve enfrentar o compatriota Josh Koscheck no UFC 157, no dia 23 de fevereiro de 2013, em Anaheim.
Robbie Lawler Strikeforce e do UFC (Foto: Getty Images)Robbie Lawler em ação pelo Strikeforce: lutador tem 19 vitórias e nove derrotas (Foto: Getty Images)
O jornal "Orange County Register" foi o primeiro a confirmar o combate. Lawler teve uma passagem pelo Ultimate entre 2002 e 2004, e deixou a companhia após sofrer uma derrota por finalização para Evan Tanner no UFC 50. Em seu tempo fora da companhia, conquistou títulos no Icon Sport e no EliteXC e fez oito lutas pelo Strikeforce, das quais perdeu cinco e venceu três. Sua última luta foi um revés por decisão unânime para Lorenz Larkin no Strikeforce: Rockhold x Kennedy, em julho. Lawler tem 19 vitórias, nove derrotas e um "No Contest" ("luta sem resultado") no cartel.
Lawler é o terceiro lutador do Strikeforce a fazer a transição para o UFC no último mês, e estará no mesmo evento da estreia de Ronda Rousey, a primeira a fazer a mudança para o Ultimate. Também nesta semana, o peso-médio Derek Brunson, ex-Strikeforce, foi anunciado como substituto de Karlos Vemola no combate com Chris Leben pelo UFC 155.
Koscheck, por sua vez, não luta desde maio, quando perdeu para Johny Hendricks por decisão dividida no UFC: Diaz x Miller. O polêmico meio-médio teve luta marcada com Jake Ellenberger para o UFC 151, mas teve de desistir do combate por conta de uma lesão nas costas. Mais tarde, o evento foi cancelado por causa de uma lesão sofrida por Dan Henderson, que enfrentaria Jon Jones na luta principal. Koscheck tem 17 vitórias e seis derrotas na carreira.
Confira o card atualizado do UFC 157:
UFC 157
23 de fevereiro de 2013, em Anaheim (EUA)
CARD PRINCIPAL*
Ronda Rousey x Liz Carmouche
Dan Henderson x Lyoto Machida
Urijah Faber x Ivan Menjivar
Brendan Shaub x Lavar Johnson
Michael Chiesa x Anton Kuivanen
Josh Koscheck x Robbie Lawler**
Neil Magny x Jon Manley**
Court McGee x Josh Neer**
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente
** Os combates ainda não foram anunciados oficialmente

Família visita treino de Belfort, que mostra boa forma antes do UFC SP

Joana Prado e filhos do atleta aparecem na sede dos Blackzilians, na Flórida. Lutador diz estar apenas cinco quilos acima do limite do peso-médio

Por SporTV.com Boca Ratón, Flórida
58 comentários
O peso-médio brasileiro Vitor Belfort recebeu um reforço nos treinos para o UFC São Paulo na quarta-feira: sua família. A esposa do lutador, Joana Prado, levou os três filhos do casal para a sede de treinos da equipe Blackzilians, em Boca Ratón, EUA, para prestigiar o marido e pai. Belfort publicou uma foto da visita em sua conta no Instagram.
- Meus tesouros vieram no meu treino ontem. Joana Prado, Davi, Kika e Vivi, amo vocês - escreveu Belfort, que também notou que esta quinta-feira marca o aniversário de nove anos de casamento com Joana.
Vitor Belfort posa com família na Blackzilians (Foto: Reprodução/Instagram)Vitor Belfort posa com família na Blackzilians (Foto: Reprodução/Instagram)
Em seguida, o lutador publicou uma foto durante sua atividade com cordas em que mostra ótima forma para o combate contra Michael Bisping. Belfort disse estar no momento com 89,35kg, apenas cerca de cinco quilos acima do que precisa bater para a luta (84,4kg em lutas que não valem cinturão).
- Eu trabalhei tão duro ontem que cheguei a bater 197 lbs (89,35kg). Faz mais de 15 anos que não bato esse peso em treinamento - disse o lutador, que agradeceu a todos os seus fãs, treinadores e até à imprensa no post.
Vitor Belfort posa durante treino (Foto: Reprodução/Instagram)Vitor Belfort posa durante treino (Foto: Reprodução/Instagram)
Vitor Belfort encara Michael Bisping no evento principal do UFC São Paulo. Confira o card completo do evento do próximo dia 19 de janeiro:
UFC São Paulo
19 de janeiro de 2013, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Michael Bisping
Daniel Sarafian x CB Dollaway
Gabriel Napão x Ben Rothwell
Thiago Tavares x Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Miltinho Vieira
Andrew Craig x Ronny Markes
Diego Nunes x Nik Lentz
Justin Salas x Edson Barboza
Michael Kuiper x Caio Monstro
Iuri Marajó x George Roop
Roger Hollett x Wagner Caldeirão
C.J. Keith x Francisco Massaranduba

Max Holloway substitui McKenzie na luta contra Garcia pelo UFC 155

Havaiano aceita seu quarto combate no ano com 10 dias de antecedência

Por SporTV.com Las Vegas
2 comentários
Max Holloway vence Justin Lawrence no UFC 150 (Foto: Getty Images)Max Holloway comemora o nocaute contra Justin
Lawrence no UFC 150 (Foto: Getty Images)
O Ultimate conseguiu um substituto para Cody McKenzie na luta contra Leonard Garcia, no dia 29 de dezembro, pelo UFC 155. O havaiano Max Holloway aceitou o duelo com apenas 10 dias de antecedência e vai lutar em Las Vegas.
Será como um "presente de aniversário" para Holloway, que completou 21 anos de idade na semana passada. O peso-pena fará seu quarto combate no ano: ele foi derrotado por Dustin Poirier em sua estreia no UFC, em fevereiro, mas se recuperou com vitórias sobre Pat Schilling e Justin Lawrence. No total, Holloway tem seis vitórias e uma derrota no MMA.
Garcia, por sua vez, busca um fim à sua série de três derrotas consecutivas no UFC - perdeu para Matt Grice, Nam Phan e Chan Sung Jung em suas últimas três lutas. Apesar dos resultados negativos, o lutador da academia Jackson's MMA é um dos mais empolgantes da companhia e acumula seis prêmios de "Luta da Noite" entre eventos do UFC e do extinto WEC. "Bad Boy" Garcia tem 15 vitórias, nove derrotas e um empate na carreira.
Confira o card completo do UFC 155:
UFC 155
29 de dezembro de 2012, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Junior Cigano x Cain Velásquez
Jim Miller x Joe Lauzon
Tim Boetsch x Costa Phillipou
Yushin Okami x Alan Belcher
Chris Leben x Derek Brunson
CARD PRELIMINAR
Melvin Guillard x Jamie Varner
Brad Pickett x Eddie Wineland
Erik Perez x Byron Bloodworth
Michael Johnson x Myles Jury
Leonard Garcia x Max Holloway
Philip De Fries x Todd Duffee
John Moraga x Chris Cariaso

Dirigentes do Bellator avaliam oferta do UFC ao peso-leve Eddie Alvarez

Organização tem direito de manter seu ex-campeão se igualar a proposta em até duas semanas. Atleta é um dos lutadores mais cobiçados do MMA

Por SporTV.com Las Vegas
9 comentários
luta Eddie Alvarez e Michael Chandler. bellator (Foto: Divulgação / Site oficial do Bellator)Eddie Alvarez em luta contra Michael Chandler em
2011 (Foto: Divulgação / Site oficial do Bellator)
Após meses de espera, o peso-leve americano Eddie Alvarez enfim recebeu uma proposta do UFC. O ex-campeão do Bellator, porém, pode continuar na organização que lhe deu fama no MMA, que tem o direito de igualar a oferta e reter o atleta.
Dirigentes do Bellator revelaram ao site "MMA Junkie" que seus executivos estão revisando a oferta feita pelo UFC e devem anunciar logo sua decisão. A companhia pode anunciar sua decisão até duas semanas depois de receber a proposta.
Eddie Alvarez é um dos lutadores mais cobiçados do mercado do MMA atualmente. O americano tem 24 vitórias e apenas três derrotas no cartel, e foi o primeiro campeão dos pesos-leves do Bellator. Ele perdeu o cinturão em novembro do ano passado, contra Michael Chandler, mas se recuperou com nocautes contra Shinya Aoki e Patricky Pitbull neste ano.
Outro campeão do Bellator, o cubano Hector Lombard, deixou a companhia neste ano para assinar com o UFC. O peso-médio perdeu para Tim Boetsch em sua estreia, mas venceu Rousimar Toquinho na última sexta-feira, por nocaute. O CEO do Bellator, Bjorn Rebney, estipulou que o contrato de Lombard com o UFC, incluindo um bônus, valia um mínimo de US$ 700 mil (cerca de R$ 1,450 milhão). Desta vez, o dirigente está confiante que pode igualar a proposta do Ultimate.
- Realmente se torna, para nós, uma análise matemática. Nós sabemos onde queremos estar com Ed, nós sabemos que tipo de estrutura de contrato funcionaria para o Bellator e nossos sócios, e estamos esperando. Gostaríamos de mantê-lo, mas vai tudo depender dos números - disse Rebney ao "MMA Junkie".

Aldo treina boxe com Yamaguchi e recebe elogios do medalhista olímpico

Campeão dos pesos-pena contou com a presença do pugilista na equipe
Nova União. Falcão confessa vontade de fazer um teste no MMA

Por Ana Hissa Rio de Janeiro
14 comentários
Yamaguchi Falcão e José Aldo Sportv (Foto: Ana Hissa / SporTV)Yamaguchi e Aldo (Foto: Ana Hissa / SporTV)
O campeão dos pesos-pena do UFC, José Aldo, recebeu uma visita especial no seu treinamento desta quarta-feira, na equipe Nova União, no Rio de Janeiro. O pugilista Yamaguchi Falcão, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, fez parte do seu trabalho de boxe, na parte da manhã. Os dois participaram da gravação do programa SporTV Repórter. Após uma boa trocação, Aldo recebeu elogios do especialista Yamaguchi.
- Achei o boxe do Aldo muito afiado, ele está muito rápido e com bom tempo de contra-ataque. Adorei a experiência hoje e espero voltar mais vezes. Apesar de ficar no boxe até 2016, tenho muita vontade de me testar no MMA - disse Yamaguchi Falcão.
José Aldo vai colocar seu cinturão do UFC em jogo pela quarta vez diante do americano Frankie Edgar no dia 2 de fevereiro, no UFC 156. o brasileiro não perde há 14 lutas, desde sua única derrota na carreira, em 2005, e tem atualmente um cartel de 21 vitórias e um revés.
Yamaguchi Falcão e José Aldo Sportv  (Foto: Ana Hissa / SporTV)Treino de boxe entre Yamaguchi Falcão e José Aldo no Rio (Foto: Ana Hissa / SporTV)

Condit: 'Rory MacDonald parece achar que eu fiz algo errado ao nocauteá-lo'

Ex-campeão interino dos meio-médios disse que revelação canadense parece achar que está destinado a ser o próximo campeão da categoria

Por SporTV.com Albuquerque, EUA
10 comentários
O americano Carlos Condit sabia que seria citado no "UFC: Henderson x Diaz". Apesar de não estar lutando no evento, o ex-campeão interino dos meio-médios do UFC imaginava que, caso o canadense Rory MacDonald vencesse BJ Penn, ele fatalmente seria entrevistado, e pediria a revanche da luta do UFC 115, quando ele se tornou o único lutador a tê-lo derrotado, com um nocaute a segundos do fim da luta.
Montagem, Condit e Rory MacDonald (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Carlos Condit e Rory MacDonald lutarão pela segunda vez no UFC 158 (Montagem: Arte / SporTV.com)
- Eu imaginava que Rory me desafiaria se vencesse, e foi o que aconteceu. Não vi problema em ele ter feito isso, apenas achei que o tom com que ele se expressou deu a entender que eu tivesse feito algo errado na nossa luta. Eu só fiz o que deveria fazer, que era nocauteá-lo. Acho que ele agiu daquela maneira pela forma como perdeu. Rory estava invicto até então, e era a grande novidade da categoria. Eu acho que ele imagina estar destinado a ser campeão, mas eu fui lá e destruí o seu sonho. Entendo a sua frustração, mas achei o discurso um pouco estranho - disse Condit ao site "MMA Junkie".
Após vencer BJ Penn, Rory MacDonald foi entrevistado no octógono e pediu para que lhe fosse dada a revanche contra Carlos Condit no Canadá, pois foi lá que, nas suas palavras ele foi "humilhado diante do seu povo". Dias depois, o UFC confirmou que a luta entre Condit e MacDonald acontecerá no UFC 158, que acontece em Montreal, dia 16 de março.
UFC 158
16 de março de 2013, em Montreal (CAN)
CARD ATÉ O MOMENTO
Georges St-Pierre x Nick Diaz
Carlos Condit x Rory MacDonald
Johny Hendricks x Jake Ellenberger
Patrick Côte x adversário a ser definido

Fã do Spider, ex-BBB Laisa será ring girl do Jungle Belt, em Porto Alegre

Gaúcha se impressiona com dedicação dos atletas do Jungle e 'esquece' relacionamento que teve com o lutador Yuri: 'Cada um no seu quadrado'

Por Ivan Raupp Porto Alegre
53 comentários
Mais uma beldade que apareceu na mídia no Big Brother Brasil vai desfilar sua beleza no Jungle Fight. A gaúcha Laisa Portela, de 23 anos, é a escolhida da vez para o evento da casa, que será realizado em Porto Alegre, nesta sexta-feira. Fã de MMA, a ex-BBB participou de um ensaio sensual nesta quinta no hotel onde os lutadores estão hospedados e pôde acompanhar um pouco da preparação deles antes de um combate.
- Eu gosto do esporte. Acho que tudo que envolve dedicação, adrenalina, esforço, tem que ser bem valorizado. Estou acompanhando o pessoal aqui do Jungle, e eles se dedicam muito, hein!? - impressionou-se a morena.
Ex-BBB Laisa será Ring Girl do Jungle Belt (Foto: Jefferson Bernardes / Preview.com)A bela Ex-BBB Laisa será ring girl do Jungle Belt (Foto: Jefferson Bernardes / Preview.com)
Laisa passou a acompanhar mais as artes marciais mistas após participar de um comercial de moto ao lado das feras Anderson Silva e Rodrigo Minotauro no ano passado. Foi quando virou fã de carteirinha do Spider. Ela, inclusive, fez papel de ring girl na ocasião e vai utilizar isso como experiência no Jungle Fight, onde terá a companhia de Geisa Vitorino, garota das placas já tradicional do evento.
E a gaúcha já teve um relacionamento com um praticante de artes marciais. No BBB deste ano, ela namorou o professor de muay thai Yuri Fernandes, mas os dois se separaram após o reality show. Yuri, por sinal, passou a treinar MMA na Team Nogueira, academia dos irmãos Minotauro e Minotouro, mas Laisa não quer nem saber das novidades do ex:
- Não tivemos mais contato. Cada um no seu quadrado (risos).
Ex-BBB Laisa será Ring Girl do Jungle Belt   (Foto: Jefferson Bernardes / Preview.com  )A gaúcha Laisa revelou ser fã de Anderson Silva (Foto: Jefferson Bernardes / Preview.com )
O Jungle Belt, ou Jungle Fight 47, terá duas disputas de cinturão: Ildemar Marajó e Itamar Rosa duelam nos médios, e Sidney Abedi e Arinaldo da Silva brigam pelo título dos moscas. O evento terá transmissão ao vivo do SPORTV a partir das 21h (de Brasília), e o SPORTV.COM transmite a primeira luta da noite, entre os meio-médios Douglas del Rio e Giovanne Guedes.
Card do Jungle Belt:
Final do GP peso-médio: Ildemar Marajó x Itamar Rosa
Final do GP peso-mosca: Sidney Abedi x Arinaldo da Silva
Semifinal do GP dos leves: Sean Cubby x Dimitry Zebroski
Semifinal do GP dos leves: Lúcio Curado x Ary Santos
Peso-pena: Edimilson Kevin x Mauro Chaulet
Peso-mosca: Claudir Dutkevis x Wagner Noronha
Peso-meio-médio: Douglas del Rio x Giovanne Guedes

Jogo contra a Pobreza tem Neymar pelado, piadas e preleção de Ronaldo

Globo Esporte teve acesso ao vestiário dos Amigos de Ronaldo e flagrou as brincadeiras dos atletas e a cobrança do Fenômeno por vitória

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
46 comentários
A reportagem do Globo Esporte matou a curiosidade de todo torcedor brasileiro: teve acesso ao vestiário de um jogo de futebol minutos antes da subida ao gramado. O jogo não valia para campeonato, mas muito para o ex-atacante Ronaldo e o francês Zinedine Zidane: o Jogo contra a Pobreza deste ano, na Arena do Grêmio, em sua primeira edição no Brasil. Em meio a astros, bem que Ronaldo tentou manter a seriedade, mas foi vencido: as piadas e até mesmo um flagra de Neymar pelado roubaram a atenção.

A forma física dos jogadores, bem diferente dos tempos de profissional, logo chamou atenção. Aposentado há mais de um ano, o lateral-esquerdo Roberto Carlos admitiu estar cerca de 3 kg acima do peso. Já o ex-goleiro Danrlei, ídolo do Grêmio, não fez questão de esconder que os 39 anos já pesam – está 14 kg acima do ideal.
Situação bem diferente da vivida por Ronaldo que, após passar pelo Medida Certa, do Fantástico, perdeu 17 kg e chegou à meta de 101 kg antes da partida. Depois de ouvir um elogio sobre a forma física após o rigoroso regime, o Fenômeno não perdoou:
– P..., você acha que era mentira? (risos) – disparou, admitindo que sofreu uma lesão muscular na virilha. O ex-atacante, inclusive, mostrou a marca da injeção de infiltração que levou para poder entrar em campo com menos dores.
Apesar de todo o papo sobre a seriedade com que encaravam o jogo e a vontade de vencer, os jogadores deixaram as piadas tomarem contra do vestiário. Até mesmo Neymar virou alvo...
Neymar pelado (Foto: Reprodução)Neymar aparece pelado (Foto: Reprodução)
Flagrado pelas câmeras vestindo o uniforme, o atacante quase apareceu pelado em rede nacional – sorte dele que a imagem foi censurada. Sempre inovador no visual, o jogador do Santos conseguiu surpreender mais uma vez na última semana ao aparecer com a barba pintada de loiro. Bem-humorado, o atacante ainda brincou, para delírio das fãs:
– Loiro, de olho claro e com cabelo fashion. Está bom, né? – perguntou.
O volante Amaral, com passagem por vários clubes do Brasil e da Europa, também esbanjou bom humor. Conhecido por ter trabalho como coveiro em Capivari, sua cidade natal, antes de iniciar nas categorias de base do Palmeiras, colocou seu cemitério à disposição para a disputa do Jogo contra a Pobreza do ano que vem. O jogador também arrancou risadas ao lembrar de uma passagem inusitada pela Seleção.
– Chegamos na África do Sul em uma época que eu estava me firmando na seleção brasileira. Era um jogo importante para mim. Um repórter me perguntou sobre o Apartheid, achei que fosse um jogador importante e falei: eu pego ele - lembra.
Na preleção, Ronaldo reuniu todo o time (teve até que chamar a atenção do goleiro Dida) e passou que realmente queria ganhar. O instrutor de Ronaldo no Medida Certa, Márcio Atalla, foi o treinador do time dos Amigos de Ronaldo, e ajudou na preleção. Mas não teve jeito... Depois de cobrar a vitória para dar o troco pelas derrotas nas últimas edições do tradicional amistoso contra Zidane, todos riram quando foi questionado sobre o “bicho” para os atletas caso vencessem.
– Importante: tem três edições que meu time não ganha. O bicho? Abaixa a câmera, aí (risos)... Isso é um perigo. Valeu, divirtam-se! – disse.
Disputado na recém-inaugurada Arena do Grêmio, na noite desta quarta-feira, o Jogo contra a Pobreza terminou com vitória do time de Ronaldo, por 3 a 2.

Fora de área: Zinho não atende ligações e desenha saída do Fla

Pelaipe e Wallim tentam e não conseguem contato. Situação gera desconforto e contrato que se encerra no dia 31 de dezembro dificilmente será prolongado

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
38 comentários
Zinho no CT do Flamengo (Foto: Marcos Tristão / O Globo)Zinho, ao celular, só em foto de arquivo
(Foto: Marcos Tristão / O Globo)
Durante toda quarta-feira, o vice de futebol Wallim Vasconcellos e o diretor Paulo Pelaipe tentaram contato com os telefones celulares de Zinho para definir a permanência ou não do dirigente em 2013. Nesta quinta, novas ligações. E nada. Só fora de área. Mensagens foram deixadas na caixa postal, mas não tiveram retorno. Não houve contato. Do outro lado da linha, Zinho não aceita uma redução salarial para ser gerente. A paciência da nova gestão com o “sumiço” do responsável pelo futebol na atual temporada chegou ao fim e a saída do Flamengo está desenhada.
A primeira rodada de negociações entre Zinho, Pelaipe e Wallim foi apenas verbal e pouco evoluiu. Eles questionaram se Zinho teria o desejo de permanecer em 2013. O dirigente disse que sim, mas teria que saber as condições. Foram passadas as atribuições da nova função, mas o tempo de contrato e salário ficaram em aberto.
Na quarta, o ex-jogador não respondeu aos chamados do departamento de futebol.
- O Wallim está tratando disso. Eu liguei duas vezes, deixei recado, mas não consegui falar com o Zinho – revelou Pelaipe.
Para pessoas próximas, Zinho reiterou que não aceita um corte nos seus vencimentos – fato que já é de conhecimento de Pelaipe e foi passado para Wallim.
O vice de futebol ficou incomodado com o “sumiço” do atual diretor de futebol.
O contrato de Zinho se encerra no dia 31 de dezembro. Trabalhando na transição, alguns relatórios apresentados pelo atual diretor tinham muitas questões em aberto.
Pelaipe tem trabalhado 24 horas por conta da proximidade do início da próxima temporada. A reapresentação do grupo está marcada para o dia 3 de janeiro. Situações como de Wellington Silva, Renato, Léo Moura, entre outras, seguem em aberto. A diretoria também faz um mapeamento para a contratação de reforços.
A reportagem tentou contato com Zinho, que tem evitado declarações públicas, mas o telefone estava desligado.

Americana de 17 anos vence na Copa do Mundo pela 1ª vez; Tina fica em 3º

Mikaela Shiffrin conquista prova de slalom em Are, na Suécia

Por GLOBOESPORTE.COM Are, Suécia
Comente agora
Sem poder contar com Lindsey Vonn, tetracampeã do esqui alpino, os americanos tiveram outro motivo para comemorar. Mikaela Shiffrin, de 17 anos, conquistou nesta quinta-feira sua primeira vitória em etapas da Copa do Mundo. Ela venceu a prova de slalom em Are, na Suécia, deixando em segunda a sueca Frida Hansdotter, melhor da primeira descida, e a eslovena Tina Maze, líder do ranking. No slalom gigante, a vitória ficou com Viktoria Rebensbur. A alemã, porém, não competiu nesta quinta.
esqui Mikaela Shiffrin vence Copa do Mundo de Are (Foto: AP)Aos 17 anos, Mikaela Shiffrin vence Copa do Mundo de Are (Foto: AP)
Apesar da derrota, Tina segue isolada na liderança, com 919 pontos, contra 532 da alemã Maria Hoefl-Riesch e 466 da austríaca Kathrin Zettel. Lindsey Vonn, tetracampeã geral, não competiu em Are. Ela resolver dar um tempo nas competições para recuperar as forças. Está na quarta colocação, com 414. Mikaela é a 11ª, com 254 pontos.
esqui Mikaela Shiffrin vence Copa do Mundo de Are (Foto: AP)Mikaela comemora a primeira vitória (Foto: AP)
A adolescente americana chamou atenção pela primeira vez no ano passado, em Lienz, na Áustria, quando conquistou o primeiro pódio na carreira. Neste ano, repetiu a façanha em Levi, na Finlândia, segunda etapa da temporada. Na ocasião, a equipe americana estava desfalcada de Lindsey e de Julia Mancuso. A etapa de Are, porém, não começou bem para Mikaela. Na quarta-feira, caiu na segunda volta.
Mikaela tinha sido a segunda pela manhã, com 54s53. Na segunda descida, baixou para 52s33 e, com 1m45s35, superou Frida (53s88 + 51s77= 1m45s65) e Tina (54s17 + 51s71= 1m45s88), quarta na primeira parte da prova.
A austríaca Marlies Schild, dona de três medalhas olímpicas, machucou o joelho direito durante os treinos na manhã. Retornou à Áustria para ser submetida a exames.
As próximas etapas serão nos dias 28 e 29, em Semmering, na Áustria, com provas de slalom gigante e slalom.
esqui Frida Hansdotter, Mikaela Shiffrin e Tina Maze em Are (Foto: AP)Frida, Mikaela e Tina no pódio em Are (Foto: AP)

Santos encaminha contratação por empréstimo de Cícero, do São Paulo

Meia de 28 anos assinará vínculo de dois anos, cedido pela Tombense, clube do empresário Eduardo Uram

Por Lincoln Chaves e Marcelo Hazan Santos, SP
62 comentários
Cícero no treino do São Paulo (Foto: João Pires / Vipcomm)Cícero, do São Paulo para o Santos(Foto: Vipcomm)
As negociações entre Santos e Cícero, do São Paulo, estão perto de um final feliz para as duas partes. As conversas entre Peixe e o meia estão encaminhadas, e o anúncio da contratação deve ser realizado na próxima semana, quando o jogador retornar de Castelo (ES), sua cidade-natal, para onde foi nesta quarta-feira.
Cícero assinará um contrato de empréstimo por dois anos com o Santos. O meia pertence ao Tombense (MG), clube usado por Eduardo Uram, empresário que cuida do acerto, para registro de jogadores. O Alvinegro terá direito a uma porcentagem do lucro da venda, caso haja uma negociação no futuro. Uram é o mesmo agente que trata da ida do volante Renê Júnior (Ponte Preta) e do lateral-esquerdo Guilherme Santos (Figueirense) para o Peixe. Os documentos dos três acordos já estão redigidos.
Apesar de ter a contratação encaminhada, o Santos ainda não confirma a negociação com Cícero, e é discreto para falar sobre o assunto. A cautela se justifica, já que recentemente o clube viu alvos próximos se transferirem para outras equipes.
- É um bom jogador, interessante, que o Muricy (Ramalho, técnico) gosta bastante, mas não adianta fazermos comentários, porque essas coisas criam expectativas na torcida e depois a própria imprensa diz que perdemos o jogador A ou B. O Santos só pode falar sobre jogadores que estejam com os contratos assinados - declarou Odílio Rodrigues, que atualmente é o presidente em exercício do Peixe, em razão da licença médica de Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro.
Cícero chegou ao São Paulo em julho do ano passado. Titular quando o Tricolor esteve sob comando de Emerson Leão, o meia perdeu espaço com a chegada de Ney Franco, tendo inclusive manifestado insatisfação com a forma como deixou o time. O jogador de 28 anos está emprestado pelo Tombense ao clube do Morumbi até o meio de 2013.
Até o momento, apenas o zagueiro Neto, ex-Guarani, foi anunciado pelo Santos como reforço para a próxima temporada. O Peixe ainda tenta as contratações dos atacantes Nenê (Paris Saint-Germain-FRA) e Robinho (Milan-ITA), além do meia Montillo (Cruzeiro).