terça-feira, 27 de setembro de 2011

Entregues à preparação física, Alecsandro e Eder podem retornar

Atacantes foram liberados pelos médicos do Vasco, e volta ao time vai depender do condicionamento físico de cada um

Por Fábio Leme e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Fora do time há quase um mês, Alecsandro está perto de voltar a vestir a camisa vascaína. O atacante que não entra em campo desde a vitória por 3 a 1 sobre o Ceará, no dia 31 de agosto, está recuperado de um estiramento na coxa esquerda e liberado à preparação física. Mesmo com a ausência do problema clínico, o jogador ainda não deve retornar contra o Corinthians, domingo, em São Januário, pois precisa recondicionar a parte física.
Alecsandro no treino do Vasco (Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)Alecsandro treinou com bola nesta terça em São Januário (Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)
Por outro lado, Eder Luis, que saiu do jogo com o Atlético-GO, no último dia 22, reclamando de dores na coxa direita, e não enfrentou o Cruzeiro, domingo, deve retornar ao time. O exame de ressonância magnética não apontou lesão, e o atacante também está liberado do departamento médico, que está vazio, segundo o médico Fernando Mattar. A chance de Alecsandro e Eder estarem em campo é de 60%.
Alecsandro e Eder Luis foram a campo na tarde desta terça-feira, mas não realizam o coletivo entre os não-relacionados para o jogo contra Cruzeiro e os juniores. Os dois fizeram apenas um trabalho com bola atrás de um dos gols e foram acompanhados de perto por vários torcedores, que compareceram em bom número na atividade em São Januário. Os titulares, por sua vez, realizaram um treino regenerativo.
Quem também já está à disposição de Cristóvão Borges é o meia Felipe. Recuperado de uma artroscopia no joelho direito, o jogador treinou na praia, ao lado de Alecsandro, nesta segunda-feira, com os jogadores que não enfrentaram o Cruzeiro em Minas.

Já o volante Jumar, que também atua na lateral esquerda, é o que mais preocupa e nesta terça nem foi ao campo. Ele dificilmente estará à disposição no domingo.

Vitória da líder Lusa deixa Goiás perto da zona do rebaixamento

No Canindé, Portuguesa goleia e abre seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Já o time goiano fica a um passo da zona da degola

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
De roupa nova, a Portuguesa deu mais um passo para voltar à Série A. A Lusa bateu o Goiás por 3 a 0, nesta terça-feira, no Canindé, e se isolou ainda mais na liderança da Segundona. O Goiás, por outro lado, ligou o alerta, aproximando-se da zona de rebaixamento.
O time do técnico Jorginho suou para passar pela defesa esmeraldina, mas conseguiu abrir uma goleada no segundo tempo na estreia do novo terceiro uniforme, na cor vinho, inspirado na seleção portuguesa.
Com mais uma vitória, a Portuguesa se aproxima cada vez mais do acesso à elite do futebol nacional. O time se mantém na ponta da classificação, com 53 pontos, e abre seis pontos de frente para o vice-líder, Náutico. A Lusa volta a campo no próximo sábado, às 16h20m, quando encara o São Caetano, no Anacleto Campanella.
O Goiás, por outro lado, chegou a sete partidas sem vitória, o que empurra o time para a 16ª posição e deixa o alerta ligado, já que tem só dois pontos de vantagem para o Vila Nova, primeiro da zona de rebaixamento. A equipe tenta se reabilitar no próximo sábado, às 16h20m, quando enfrenta o Boa Esporte, fora de casa.
rogério portuguesa x goiás (Foto: Agência Estado)Rogério comemora o primeiro gol da Portuguesa sobre o Goiás (Foto: Agência Estado)
Jogo truncado
Sem contar com Marco Antônio, vetado porque tomou remédio proibido para curar uma forte gripe, o técnico Jorginho promoveu o atacante Cleiton ao time titular, deixando para Henrique a função de organizar a Portuguesa. Ademir Fonseca, por outro lado, aproveitou a ausência do maestro da Lusa para congestionar o campo defensivo e apostar nos contra-ataques. A estratégia, de início, deu certo.
O anfitrião até teve boas chances no começo do jogo, mas foram do visitantes as melhores chances. Sempre no contra-ataque, aproveitando a velocidade de Felipe Amorim, o time goiano respondia a cada ofensiva da Lusa com investidas de tirar o fôlego da torcida. A Portuguesa sentia a falta de Marco Antônio e apostava nas jogadas pelas laterais. Foi em uma subida do ala Luis Ricardo, que o jogador conseguiu carimbar o travessão.
O início da partida foi um toma-lá-dá-cá. Logo aos 26 minutos, Ferdinando teve de deixar o campo com uma suspeita de fratura no braço direito e Ivo entrou no jogo. Daí em diante, a Lusa cresceu e o fôlego do Goiás acabou. Os contra-ataques rápidos passaram a ser coisa rara. A Portuguesa passou a se impor, mas ainda faltava um maestro. Luis Ricardo até tentou uma jogada individual, fazendo fila em toda a defesa esmeraldina, mas se atrapalhou para passar pelo goleiro Harlei.
Como de costume em jogos no Canindé, a Portuguesa teve dificuldades para vazar a defesa adversária, mas, como um filme repetido, conseguiu balançar a rede. Depois de tantos ataques, a Lusa chegou ao gol nos acréscimos do primeiro tempo. E foi chorado. Em cobrança de escanteio de Marcelo Cordeiro, Edno desviou de cabeça, mas a bola teimou em não entrar e bateu no travessão. No rebote, porém, o zagueiro Rogério, livre, não perdeu a chance de levar a Lusa em vantagem para o intervalo.
Lusa deslancha
Aliviada pelo gol no apagar das luzes da etapa inicial, a Portuguesa diminuiu o ritmo, mas o enredo não se alterou. O anfitrião continuou pressionando o Goiás. Edno e Marcelo Cordeiro perderam boas chances, mas a Lusa ainda não conseguia armar jogadas.
O técnico Ademir Foseca tentou mudar o rumo do jogo, sacando Douglas, Max Pardalzinho e Thiago Mendes para colocar em campo Tardelly, Leandro Silva e Johnatan. O Goiás ganhou um novo fôlego, voltou a correr, mas não chegou a assustar como fez no começo do jogo. Pelo contrário, foi a Portuguesa quem marcou.
Em um ataque pela esquerda, Guilherme cruzou rasteiro para Henrique escorar. A bola, bem devagar, ainda tocou a trave esquerda antes de entrar na meta. O golpe abateu o Goiás, que se perdeu em campo. A Lusa, por sua vez, seguiu pressionando, principalmente pelo lateral esquerda.
Jorginho colocou Júnior Timbó para estrear. E o atacante mostrou que tem estrela. Já no fim do jogo, ele soltou o pé de longe, Harlei ainda defendeu, mas deixou a bola nos pés de Marcelo Cordeiro, que só escorou para fechar o placar.

Mudanças no Brasil: Cortês, Romulo, Lucas e Borges serão titulares

Quarteto treina na equipe principal nesta terça-feira e começa jogando o duelo com a Argentina nesta quarta-feira, em Belém, às 21h50m

Por Gustavo Rotstein e Leandro Canônico Direto de Belém
Cortês na lateral esquerda, Romulo na vaga do cortado Paulinho, Lucas na armação e Borges de centroavante. Essas são as novidades da Seleção Brasileira para o duelo com a Argentina, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Mangueirão, em Belém, pela partida de volta do Superclássico das Américas. O GLOBOESPORTE.COM, TV Globo e SporTV transmitirão o duelo ao vivo.
Cortes e Lucas no treino da Seleção em Belém (Foto: Mowa Press)Cortês e Lucas no treino da Seleção em Belém (Foto: Mowa Press)
Mano Menezes optou por não dar um coletivo na noite desta terça-feira, mas, sim, um treinamento de ataque contra defesa, formada por três zagueiros, esquema utilizado pela Argentina recentemente. O atacante Fred e o defensor Dedé trabalharam separadamente finalizações no goleiro Rafael.

Em relação ao empate por 0 a 0 em Córdoba, a principal mudança é no meio, com Lucas no lugar de Renato Abreu, que sequer foi convocado novamente. A joia do São Paulo vinha buscando há tempos uma oportunidade como titular.

No ataque, muito embora Fred tenha sido convocado outras vezes e também esteja na lista para os amistosos da seleção “A” (conta com atletas que atuam no exterior) em outubro, contra Costa Rica e México, a opção de Mano Menezes foi por Borges. O atacante do Santos vive um grande momento e lidera a artilharia do Campeonato Brasileiro, com 19 gols.

Romulo, do Vasco, também tem sua primeira chance como titular da Seleção Brasileira. Mas nesse caso por conta do corte do corintiano Paulinho, com lesão na panturrilha esquerda. Na esquerda, chegou a vez de Cortês. O lateral do Botafogo substitui o experiente Kléber, agora reserva.

Assim, a provável equipe titular do Brasil é: Jefferson; Danilo, Réver, Dedé e Cortês; Ralf, Romulo e Lucas; Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Borges. Quem vencer fica com o troféu do Superclássico das Américas. Um novo empate leva a decisão para as penalidades máximas, sem prorrogação

Repercussão do 'caso Mário Fernandes' impacienta Celso Roth

Condução da entrevista coletiva deixa pouco à vontade o técnico do Grêmio

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
celso roth grêmio (Foto: Agência Estado)celso roth grêmio (Foto: Agência Estado)
Celso Roth não gostou da pauta da entrevista coletiva por ele concedida ao fim da tarde desta terça-feira. À frente de uma sala de conferências do Olímpico abarrotada de jornalistas, o treinador do Grêmio esperava falar sobre o próximo jogo, no domingo, contra o Cruzeiro.
Mas praticamente todas as perguntas voltaram-se ao caso de Mário Fernandes, que no dia anterior recusou apresentar-se à Seleção. O que levou o técnico a, com gestos, expressões faciais e respostas, demonstrar insatisfação com os repórteres.
- Obviamente, o que ele falou comigo é nosso. E minha opinião está externada pelo clube. O problema é pessoal, e quando é pessoal, acaba aí. Só isso - disse, na primeira pergunta, para emendar na resposta da segunda:
- De novo, quando é problema pessoal, acaba onde? No pessoal. Eu não tenho que achar nada. A carreira é dele, a decisão é dele, junto com seus familiares, com seu procurador. O Grêmio tem feito, e fez, e tomou uma atitude interessantíssima de renovação de contrato. O Mário continua, continua a vida, temos um jogo importante no domingo e estamos nos preparando para isso.
Roth mostrou-se preocupado com a repercussão. E bastante crítico na análise da cobertura do caso pela imprensa.
- O que me preocupa é a repercussão, não a coragem do jogador. Se ele não estava se sentindo bem, falou. É só isso. Teve repercussão, veio aqui gente (repórteres) que não está acostumada a vir. Não cabe a mim julgar a decisão dele. A opinião pública, como sempre, opina sobre tudo. É um problema pessoal, e é isso que vocês não estão entendendo. Não existe o respeito de ninguém. Se ele não está se sentindo bem, é melhor que diga em vez de ir e se sentir desconfortável, desequilibrado. Se não, a repercussão seria que ele foi, que não rendeu bem, que é jovem. Mas é importante respeitar. Está bem, foi um choque, é só ver a plateia que temos aqui. Mas temos de respeitar.
Diversas respostas foram curtas, para reiterar a insatisfação:
- É bom isso né, a gente não diz nem fala, mas "se comenta". A vida continua, o Mário está prestando bons serviços ao Grêmio. (rebatendo um repórter que atribuiu opiniões sobre o jogador a terceiros)
- Pensei que tinha terminado, mas parece que não. (descontente com mais uma pergunta)
- É um jogador absolutamente normal, como está sempre. (descartando desdobramentos do caso no vestiário)
Ao fim, entretanto, ele admitiu que a dimensão do caso se tornou maior porque é o segundo episódio envolvendo Mário Fernandes - assim que chegou ao Grêmio, em 2009, ele fugiu por um mês do clube.
- Óbvio que uma segunda vez tem uma dimensão maior. Sabemos disso. Mas ele tem os seus direitos. Como cidadão e como atleta profissional. Esse é o ponto que eu acho que é importante. Se dá a repercussão pelo histórico, pela reincidência. Dizer não à Seleção Brasileira dá uma repercussão mundial, sim. Mas ele tem seu direito.

Caso Breno: advogado pede habeas corpus, mas pode esperar 14 dias

Zagueiro do Bayern está em cela de 24 metros quadrados em casa de detenção para jovens e tem direito a jogar vôlei ou correr de manhã

Por GLOBOESPORTE.COM Munique, Alemanha
JVA Stadelheim é o nome da prisão do Breno em Munique (Foto: Divulgação)A casa de detenção onde está Breno em Munique:
almoço sempre às 12h (Foto: Divulgação)
O advogado do zagueiro Breno, Werner Leitner, entrou com um pedido de habeas corpus na Justiça alemã para tirar o ex-são-paulino da prisão, mas poderá ter que esperar até 14 dias para receber uma resposta. O atleta do Bayern de Munique está detido desde sábado como suspeito de ter provocado o incêndio na sua própria casa e, assim, poderá ficar mais duas semanas preso.
- Foi um pedido verbal de habeas corpus. Acreditamos que só teremos uma data em 14 dias. Aí poderemos esclarecer se ainda há uma forte suspeita - disse a promotora Barbara Stockinger ao site "Weld".
A Promotoria de Munique decretou a prisão preventiva do zagueiro no último sábado, alegando que havia risco de fuga. Breno estava sozinho em casa na hora do incêndio (semana passada, na madrugada de segunda para terça), enquanto a esposa Renata e os três filhos do zagueiro não estavam na residência. O fogo causou prejuízo de € 1,5 milhão (R$ 3,7 milhões).
O zagueiro, de 21 anos, está na Münchner Gefängnis Stadelheim, uma casa de detenção para jovens em Munique. Segundo o jornal "Bild", o atleta fica em uma cela de 24 metros quadrados e tem direito a fazer esporte nas manhãs (vôlei ou corrida no pátio).
O diário revelou também o cardápio de comidas oferecido ao brasileiro no almoço, sempre às 12h (horário local): frango, salada de batata, peru, arroz e salada. Em entrevista recente, o advogado Leitner defendeu a inocência de Breno:
- Ele atravessa uma difícil crise pessoal. Estou otimista e acho que vamos conseguir libertá-lo o mais cedo possível. Ele precisa de ajuda, não detenção – afirmou ao diário “Sueddeutsche Zeitung”, de Munique.

Náutico bate o ABC nos Aflitos e assume o segundo lugar da Série B

Equipe faz boa partida e vence por 2 a 0. Kieza marca mais uma vez e assume a liderança da artilharia ao lado de Ricardo de Jesus, da Ponte

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
kieza NÁUTICO X ABC (Foto: Agência Estado)kieza fez o seu 14º gol na Série B do Campeonato
Brasileiro (Foto: Agência Estado)
O Náutico venceu o ABC por 2 a 0 na noite desta terça-feira, no Recife, e assumiu a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Kieza e Marlon marcaram os gols do Timbu, que agora está com 47 pontos. O atacante agora tem 14 e é o artilheiro da competição ao lado de Ricardo de Jesus, da Ponte Preta.
A equipe de Natal segue com 33 pontos, agora na 14ª posição. O jogo foi amplamente dominado pelos donos da casa, que nesta sexta, às 20h30m (de Brasília), volta aos Aflitos para encarar o lanterna Duque de Caxias. No sábado, às 16h20m, o ABC recebe o Sport no Frasqueirão.
Kieza deixa sua marca mais uma vez
Apesar de um susto no início da partida em uma finalização de Leandrão, o Náutico logo dominou e passou a criar chances de gol em sequência. Ronaldo Alves, Kieza e Rogério perderam ótimas oportunidades. Quando o Timbu acertava o alvo, o goleiro Camilo estava lá para fazer boas defesas.
A pressão alvirrubra surtiu efeito perto do fim do primeiro tempo. Aos 38 minutos, Kieza recebeu bom passe, se livrou do zagueiro Irineu e chutou cruzado de perna esquerda. A bola foi no cantinho e balançou a rede: 1 a 0. Foi o 14º gol do atacante, agora artilheiro da competição ao lado de Ricardo de Jesus, da Ponte Preta.
Na volta do vestiário, o Náutico seguiu mais presente no campo de ataque, apesar da vantagem no placar. O ABC apostava nos contra-ataques e nos chutes de média e longa distância, mas a pontaria não estava calibrada. O time da Natal reclamou de um pênalti cometido por Ronaldo Alves ao colocar a bola na mão, mas o árbitro não viu intenção do atleta alvirrubro.
O Timbu ampliou sua vantagem aos 17 minutos. Everton fez boa jogada pela esquerda e tocou para o zagueiro Marlon, que dominou, girou e chutou para o fundo do gol: 2 a 0 no placar e festa da torcida nas arquibancadas dos Aflitos.
Os alvirrubros ainda tiveram outras excelentes oportunidades com Eduardo Ramos e Rogério, por exemplo, mas o placar não se alterou. A equipe pernambucana atuou na segunda etapa sem o goleiro Gideão, que se machucou e precisou ser substituído. Glédson jogou em seu lugar e fez boas defesas quando foi exigido pelo ataque potiguar.
 

Neymar é capa de game de futebol

Atacante do Santos é destaque do jogo 'Pro Evolution Soccer 2012'

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Neymar é a bola da vez no futebol mundial. Prova disso é que o atacante está na capa do mais novo game de futebol, o "Pro Evolution Soccer 2012". Ao seu lado, aparece o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.

Um dos idealizadores do game, Albertino Robelló, explica a opção pelo craque santista.

- Neymar é o jogador mais importante da América, é o atual campeão da Copa Libertadores e para a Konami era muito importante ter este tipo de jogador único na capa do jogo. Este jogo será muito vendido, principalmente no Brasil, mas também em toda a América Latina.

Lisonejado com o convite para ser capa do jogo, Neymar agradeceu a lembrança.
- Estou muito emocionado de estar participando da capa, de rever nossa campanha da Libertadores e de tentar vencê-la novamente.
Segundo Robelló, o Santos aparece como uma das equipes mais fortes do game.

* O vídeo acima foi produzido e cedido pela Santos TV.

Neymar, no Pro Evolution 2012 (Foto: Reprodução)'Neymar virtual' comemora gol em partida do game Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Reprodução)
 

Ídolo do Inter na década de 70, Escurinho morre em Porto Alegre

Ex-atacante colorado sofreu uma parada cardíaca nesta terça-feira. Ele estava internado desde abril para tratar a diabete

Por clicRBS e GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
Um dos maiores ídolos da história do Inter, Escurinho, de 61 anos, morreu nesta terça-feira, em um hospital de Porto Alegre, vítima de uma parada cardíaca. Desde abril, o ex-jogador estava internado para tratar sérios problemas de diabete. Há três semanas, ele teve a perna esquerda amputada acima do joelho. Antes, já havia perdido parte da perna direita, abaixo do joelho. Escurinho também lutava contra a insuficiência renal e se submetia três vezes por semana a hemodiálise.
Escurinho ex-jogador do Internacional (Foto: Agência RBS)Escurinho estava internado em hospital de Porto Alegre desde abril (Foto: Agência RBS)
Escurinho foi octacampeão gaúcho (1969, 70, 71, 72, 73, 74, 75 e 76) e bicampeão brasileiro (75 e 76) pelo Inter. No Colorado, jogou ao lado de outros craques como Falcão, Figueroa, Manga, Claudiomiro e Valdomiro.
O ex-jogador foi homenageado no dia 18 de setembro, no empate entre Inter e Coritiba, no Beira-Rio. Na ocasião, os jogadores dos dois times autografaram uma camisa para ele, que não pôde comparecer ao estádio, uma vez que já estava internado.
Além do clube gaúcho, Escurinho defendeu Palmeiras, Coritiba e Vitória. No clube paulista, ele foi vice-campeão brasileiro em 1978. O ex-atacante encerrou a carreira em 1986, pelo Avenida, do Rio Grande do Sul.

Ainda em obras, estádio de atletismo não preocupa organizadores do Pan

‘Estamos contentes porque está ficando belíssimo’, diz diretor

Por Das agências de notícias Guadalajara, México
obra pan americano guadalajara (Foto: EFE)Estádio do atletismo ainda em obra (Foto: EFE)
Faltando 17 dias para o início dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, o estádio de atletismo, uma das principais sedes do principal maior esportivo do continente, está com sua construção atrasada. Apesar de representantes do Comitê Organizador insistirem que 85% do estádio está pronto, ainda falta concluir as arquibancadas ao ar livre, e quase não foi colocada a última camada do material que cobre a pista.
O diretor do comitê, Carlos Andrade Garín, no entanto, reafirmou que a sede esportiva estará pronta entre os dias 8 e 11 de outubro, ou seja, três dias antes do começo dos Jogos. As disputas de atletismo começam no dia 23.
- Está avançado, vai muito bem e há muita gente trabalhando. Estão colocando as conchas das tribunas, os banheiros estão prontos. Estamos contentes porque está ficando belíssimo - declarou.
O estádio deveria ter sido entregue em junho, e o atraso é consequência de três mudanças da sede por questões ambientais e políticas, entre 2008 e agosto de 2010, quando sua construção começou em uma antiga unidade esportiva de 7,5 hectares de extensão.
O Comitê Organizador espera que a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) homologue a pista, que pode estar concluída no dia 4 de outubro. Caso contrário, os tempos conquistados pelos atletas precisão de validade oficial.
O estádio de atletismo tem uma capacidade para 8.500 espectadores e está situado a 19 quilômetros de distância da Vila Pan-americana.
obra pan americano guadalajara (Foto: EFE)Pista ainda precisa ser homologada (Foto: EFE)

Pênalti ou bola na mão? Lance gera debate entre Corinthians e São José

Jogada no fim da partida é contestada por atletas do time do interior, que dizem que toque na mão de Paulinho Japonês interferiu na trajetória da bola

Por Flávio Dilascio Rio de Janeiro
Pênalti ou bola na mão? O polêmico lance ocorrido a 35 segundos para o fim do jogo entre Corinthians e São José, pelas quartas de final da Liga Futsal, nesta quarta-feira, (veja vídeo ao lado) ainda vai render muita discussão.  O SporTV.com conversou com os protagonistas da jogada, que continuam divergindo sobre o lance. Pelo lado corintiano, o ala Paulinho Japonês alega que tocou com a mão na bola involuntariamente. Pelo São José, o pivô Keké não tem dúvidas de que o toque de Paulinho interrompeu a trajetória da bola em direção ao gol, portanto, pênalti.
O lance aconteceu em um momento em que o São José pressionava em busca do empate, no Parque São Jorge. Perdendo por 2 a 1, o time do interior lançou-se todo ao ataque nos minutos finais, criando várias chances de gol. Na melhor delas, Keké finalizou com o goleiro Leandro batido, quando Paulinho Japonês atirou-se em direção à bola, impedindo o gol com a ajuda do braço.  Jogada legal na interpretação do árbitro, para a revolta do time visitante.
- Não tenho dúvidas de dizer que foi erro do juiz (Sandro Stein Brechane). Se não houvesse o desvio do Paulinho, a bola teria entrado. Na hora em que chutei, até me virei para o lado para sair comemorando. Ao ver a reação dos companheiros, olhei para o gol e vi que a bola estava presa com o Paulinho. Em casa, na TV, vi que o corte foi com a mão. Infelizmente, fomos prejudicados, mas isso acontece - afirmou Keké.
Corinthians, de Simi, vence o São José, de Keké, pelas quartas de final da Liga Futsal (Foto: Divulgação/CBFS-Luciano Bergamaschi)Keké (à esquerda), reclamou de pênalti não marcado para o São José (Foto: Divulgação/Luciano Bergamaschi)
Apesar da crítica à não marcação da penalidade, o jogador não condiciona o resultado da partida apenas à atuação da arbitragem.
- Perdemos alguns gols, quando o jogo estava 0 a 0, daí levamos o primeiro gol do Lukaian. Mesmo em desvantagem, continuamos em cima deles e acabamos levando o segundo. Se tivéssemos feito gol em algum desses momentos, a história do jogo poderia ter sido outra. O Corinthians teve méritos de ser mais eficiente no ataque, por isso conseguiu a vitória. Agora é pensar em reverter esse resultado, domingo, em São José dos Campos (SP).
Pelo lado corintiano, Paulinho Japonês explicou que deu um carrinho para interceptar o chute de Keké. Segundo o camisa 10 alvinegro, o toque da bola em seu braço ocorreu por acaso.
Corinthians vence o São José pelas quartas de final da Liga Futsal (Foto: Divulgação/CBFS-Luciano Bergamaschi)Paulinho (à direita) também criticou a arbitragem
(Foto: Divulgação/CBFS-Luciano Bergamaschi)
- O toque houve, não vou negar isso, mas não foi com a intenção. Como a regra diz que só toque intencional deve ser considerado infração, não vi nada de errado na jogada - justificou Paulinho, que afirmou ainda que o Corinthians também tem algumas reclamações a fazer sobre a dupla de arbitragem Sandro Stein Brechane e Carlos Cesar Quaresma da Silva.
- Logo que o Douglinhas entrou em quadra, ele recebeu uma voadora de um jogador do São José (Jojo), que era para ter sido expulso, mas levou apenas amarelo. Este mesmo jogador cometeu outra falta dura depois e não foi punido novamente. Portanto, se eles têm algo a reclamar, nós também temos - finalizou o jogador.

Vasco tenta identificar homem que disparou extintor em torcedores

Homem acionou objeto para dispersar grupo que protestava em frente ao clube após o anúncio do fim dos ingressos para Vasco x Corinthians

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
A venda de ingressos para a partida entre Vasco e Corinthians, domingo, em São Januário, pela 27ª rodada do Brasileirão, acabou em tumulto nesta terça-feira, em São Januário. Ao saber que os 15.122 bilhetes destinados aos vascaínos haviam se esgotado, um grupo de torcedores iniciou um protesto em frente à portaria principal do clube, exibindo notas de R$ 50 e R$ 100. O clima ficou ainda mais tenso quando uma pessoa de dentro do clube disparou jatos de um extintor de incêndio em cima das pessoas.
Confusão na Venda de ingressos Vasco x Corinthians (Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo)Torcedores são atingidos por jato de extintor em São Januário  (Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo)
Mais tarde, a diretoria do Vasco emitiu um comunicado lamentado o ocorrido. O clube disse que ainda não sabe se a pessoa que acionou o extintor é um funcionário ou um sócio. Os dirigentes pretendem utilizar as imagens para fazer esta identificação.
- Tomei conhecimento há pouco do ocorrido, mas ainda não vi as fotos. É uma situação séria. Nós vamos averiguar, identificar a pessoa e tomar as medidas cabíveis - disse o presidente Roberto Dinamite, que ainda está de repouso em casa por causa de uma cirurgia no tornozelo.
O mandatário cruz-maltino comentou a grande procura por ingressos e a revolta dos que não conseguiram comprar entradas. Dinamite lamentou não ter o Maracanã aberto para um duelo que gera tanta expectativa na torcida.
- Nossa casa tem capacidade para 24 mil pessoas. Nós nem sempre colocamos isso atendendo aos pedidos dos órgãos de segurança para proporcionar mais conforto. Se tivesse capacidade para 40 mil, também venderíamos todos. Quem não conseguisse, ia reclamar da mesma maneira. Nossa campanha empolga o torcedor, que quer de qualquer maneira mostrar eu apoio. Mas hoje, infelizmente, não temos o Maracanã. Se tivesse, teríamos 100 mil fácil lá.
O Vasco é o líder do Campeonato Brasileiro com 49 pontos. O Corinthians vem logo atrás, com 47.  

Confusão na Venda de ingressos Vasco x Corinthians (Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo)De dentro do clube, homem dispara extintor nos torcedores (Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo)

Mudanças no Brasil: Cortês, Romulo, Lucas e Borges serão titulares

Quarteto treina na equipe principal nesta terça-feira e começa jogando o duelo com a Argentina nesta quarta-feira, em Belém, às 21h50m

Por Gustavo Rotstein e Leandro Canônico Direto de Belém
Cortês na lateral esquerda, Romulo na vaga do cortado Paulinho, Lucas na armação e Borges de centroavante. Essas são as novidades da Seleção Brasileira para o duelo com a Argentina, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Mangueirão, em Belém, pela partida de volta do Superclássico das Américas. O GLOBOESPORTE.COM, TV Globo e SporTV transmitirão o duelo ao vivo.
Cortes e Lucas no treino da Seleção em Belém (Foto: Mowa Press)Cortês e Lucas no treino da Seleção em Belém (Foto: Mowa Press)
Mano Menezes optou por não dar um coletivo na noite desta terça-feira, mas, sim, um treinamento de ataque contra defesa, formada por três zagueiros, esquema utilizado pela Argentina recentemente. O atacante Fred e o defensor Dedé trabalharam separadamente finalizações no goleiro Rafael.

Em relação ao empate por 0 a 0 em Córdoba, a principal mudança é no meio, com Lucas no lugar de Renato Abreu, que sequer foi convocado novamente. A joia do São Paulo vinha buscando há tempos uma oportunidade como titular.

No ataque, muito embora Fred tenha sido convocado outras vezes e também esteja na lista para os amistosos da seleção “A” (conta com atletas que atuam no exterior) em outubro, contra Costa Rica e México, a opção de Mano Menezes foi por Borges. O atacante do Santos vive um grande momento e lidera a artilharia do Campeonato Brasileiro, com 19 gols.

Romulo, do Vasco, também tem sua primeira chance como titular da Seleção Brasileira. Mas nesse caso por conta do corte do corintiano Paulinho, com lesão na panturrilha esquerda. Na esquerda, chegou a vez de Cortês. O lateral do Botafogo substitui o experiente Kléber, agora reserva.

Assim, a provável equipe titular do Brasil é: Jefferson; Danilo, Réver, Dedé e Cortês; Ralf, Romulo e Lucas; Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Borges. Quem vencer fica com o troféu do Superclássico das Américas. Um novo empate leva a decisão para as penalidades máximas, sem prorrogação

Mancini diz que Tevez se recusou a entrar: ‘Nunca mais vai jogar no City’

Técnico se irrita com comportamento do argentino em derrota para Bayern

Por GLOBOESPORTE.COM Munique, Alemanha
Roberto Mancini, técnico do Manchester City, no jogo contra o Bayern (Foto: AFP)Mancini ficou irritado com atitude de Tevez e
promete não usá-lo mais no City (Foto: AFP)
Foi de se estranhar que Carlitos Tevez não tenha sequer jogado alguns minutos na derrota do Manchester City para o Bayern de Munique, por 2 a 0, nesta terça-feira, na Allianz Arena, pela segunda rodada do Grupo A da Liga dos Campeões. Mas a explicação do técnico Roberto Mancini após a partida foi para lá de plausível: o argentino, que começou novamente no banco de reservas para o compatriota Agüero e o bósnio Dzeko, se recusou a entrar.
– Eu não posso aceitar que um jogador se negue a jogar. Não posso aceitar isso. Ele não quis entrar. É uma situação muito ruim – disse Mancini, que prometeu ainda consequências graves a Tevez.
BRASIL MUNDIAL F.C.: assista ao momento da recusa de Tevez
– Acabou. Tevez nunca mais vai jogar pelo City de novo – prometeu.
Ainda no estádio, Tevez, em espanhol, tentou explicar sua atitude. No entanto, foi um pouco contraditório.
- Eu quero sair por causa de razões familiares, mas sigo tentando fazer o meu melhor e venho sendo profissional. O treinador não mostra muita confiança em mim e eu não mereço esse tratamento. - disse Tevez em declarações publicadas pelo jornal "Daily Mirror".
Não é de hoje que Carlitos Tevez é famoso por polêmicas. Durante o próprio período em que defende o City, ele reclamou da cidade de Manchester em muitas oportunidades e fez questão de forçar sua saída do clube para “estar mais perto da família”. A transação de valor recorde para o Corinthians não se consumou, tampouco o interesse do Inter de Milão e outros gigantes, e o argentino teve de ficar. Pelo visto, não será por muito tempo.
Tevez após a derrota do Manchester City para o Bayern de Munique (Foto: Reuters)Tevez deixa a Allianz Arena após a derrota do Manchester City para o Bayern de Munique (Foto: Reuters)